Page 1

consórcio imobiliário

Mais uma oportunidade para comprar a casa própria

Feira de novidades

CasaPronta terá dobro do espaço e um dia a mais em Tubarão

SEM MEDO DA

MISTURA

Projeto mescla sobriedade dos móveis, com linhas retas e tons neutros, à descontração de uma decoração colorida e a detalhes bastante arrojados Abril - Maio / 2013 - R$ 10,00 / diariodosul.com.br

5


EDITORIAL

Litiane Klein | Editora

ARQUIVO WALLGREEN

Muito mais conteúdo, mais inovação e muito mais alcance. É assim que a revista Construir & Decorar chega à 5ª edição. A publicação está agora presente em mais de 50 cidades do Estado, ampliando seu público para mais de 25 mil leitores. Além da revista chegar gratuitamente aos assinantes do Diário do Sul, os profissionais do setor de construção e decoração também recebem a publicação, e o sucesso fez com que a revista passasse a ser vendida nas bancas. O projeto editorial está diferente, com a ampliação da editoria Meu Projeto, que agora traz mais arquitetos mostrando trabalhos diferenciados, que oferecem ao leitor dicas e informações de primeira linha na hora de construir, planejar e decorar seu imóvel. Nem por isso, porém, a revista deixa de lado sua característica de contar com matérias que esclarecem e dão dicas incríveis nas áreas de construção, decoração e setor imobiliário. Nesta edição, destaca-se a versatilidade e a beleza dos sofás. Para quem está interessado em comprar imóveis, é imperdível a matéria sobre uma modalidade que vem ganhando força no mercado – o consórcio imobiliário. Para os empreendedores do setor, uma reportagem sobre um assunto que cada vez se torna mais indispensável – a gestão ambiental na construção civil. Também antecipamos algumas das novidades que as empresas vão levar para a CasaPronta, uma das grandes feiras do setor, que ocorre em maio.

Natureza em projetos verticais

Seja em apartamentos ou em casas, a tendência dos jardins verticais está cada vez mais em alta. Pensando em ofertar o que há de mais novo no mercado, a Floricultura Natureza e Vida começou a oferecer neste mês os Jardins Verticais WallGreen. Com a intenção de adaptar o paisagismo aos projetos cada vez mais verticais da construção civil, além de embelezar muros e paredes em áreas externas e internas, os jardins verticais podem melhorar a sensação térmica e a qualidade do ar. É importante lembrar que para este tipo de projeto é preciso observar algumas condições iniciais, como tecnologia, irrigação, condições de luminosidade, ventilação, incidência do sol, umidade, o substrato para plantio e principalmente as espécies de plantas selecionadas para cada projeto.

Detalhe que faz a diferença

Praticidade ecologicamente correta Redução do custo e o do prazo de execução da obra, impermeabilidade, melhor desempenho térmico e acústico, menor geração de resíduos, durabilidade e preservação do meio ambiente. Estas são algumas das vantagens de um sistema construtivo que está ganhando mercado – o Steel Frame, que faz parte do Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável). O sistema está na gama de produtos da Placo Center, e é composto por um conjunto de perfis de aço, permitindo a aplicação de diversos materiais de revestimento, como a Placa Cimentícia e o Drywall, proporcionando qualidade e excelência no acabamento da obra.

Para quem está construindo ou reformando um imóvel, um detalhe pode fazer toda a diferença - a escolha da argamassa. Este produto é utilizado em diferentes funções dentro de uma obra - nivelamento, assentamento, revestimento, impermeabilização, rejuntamento e decoração são algumas delas. E para cada caso, existem características e tipos diferentes. Revendedor exclusivo da Usina Fortaleza Argamassas e Rejuntes em Tubarão e região, Lessa Porcelanatos e Revestimentos fornece alguns dos produtos mais inovadores na linha de argamassas e rejuntes. Um destaque é o Rejunte Acrílico, produto impermeável que é voltado para o rejuntamento de porcelanato, piscinas e cerâmicas finas. O produto se destaca pelo acabamento de alta qualidade e pela resistência aos tratamentos químicos de piscinas e saunas. Já para quem quer renovar ou trocar a cor do rejuntamento de pisos e azulejos sem ter muito trabalho, o Zapt Cores faz isso em poucos minutos. abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

3


13

mistura de estilos Projeto mescla sobriedade e ousadia

19

estilo contemporâneo modernidade e aconchego marcam apartamento

24

de olho nos detalhes projeto de loja une beleza e sofisticação

27

minimalismo e conforto um escritório pensado para a criatividade

mercado setor em foco 07 coluna lindos e confortáveis 08 sofás você mesmo garrafas com estilo 11 faça

ambiental benefício evidente 32 gestão

como prevenir 35 infiltrações

Edição e textos: Litiane Klein e Lúcio Flávio de Oliveira Diagramação / Design gráfico: Adriano Fernandes da Silva e Vicente Andrade

projeÇÃO de crescimento 38 mercado feira com novidades 40 casapronta

Comercial: Evanir Ramos , Flávia Coelho, Giovani Dal-Bó, Jorge Albuquerque e Tomaz Viana Albuquerque

opção para os imóveis 42 consórcio

Fotos: Lougans Duarte e assessorias de imprensa. comercial@diariodosul.com.br | 48. 3631-5024 revista@diariodosul.com.br | 48. 3631-5012


Mercado

Construir & decorar Litiane KleIn

Arte Solidária A Paris Tintas está apostando em um projeto que vem mobilizando muita gente e que, além de ajudar instituições de atuação beneficente, também trabalha a conscientização sobre as diferenças e valores como a igualdade e a solidariedade. Trata-se do Arte Solidária, projeto no qual, inicialmente 2.200 pessoas, entre artistas plásticos, esportistas, empresários, políticos, atores, cantores, prêmios Nobel, empresários, escritores, personalidades de diversas áreas e de diversos países, além de meninos de rua, deficientes e outros cidadãos comuns, serão convidados a pintar telas com tema livre.

O que importa é a vontade Estas obras estarão com o nome do autor ocultado durante certo período, recebendo lances doação/habilitação via internet, SMS e no espaço temático Life Hope na cidade de Florianópolis. Quem fizer um lance, pode ser premiado com uma tela de uma pessoa famosa ou até de um menino de rua. O importante não é quem pintou o quadro, mas sim a mobilização e a vontade de ajudar. Com isso, o projeto destaca que todos são iguais, sem distinção de cor, religião, posição social, posses, cargos ou títulos. A Paris Tintas apoia e fornece materiais para o Arte Solidária, que também tem como um dos objetivos disseminar a arte e a cultura.

entrega das chaves Os proprietários de apartamentos no Residencial Hilton Maurício já receberam as chaves de seus imóveis. O empreendimento foi construído pela Prolincon e foi o segundo da empresa, que já projeta outro para o Centro da Cidade Azul. Os proprietários do Manhattan, empreendimento da Nova Construtora, também já estão com as chaves em mãos. Localizado na Vila Moema, o empreendimento foi entregue em fevereiro.

Informalidade na mira do setor de construção O Sinduscon está se mobilizando para tentar resolver um dos problemas que, segundo a entidade, mais afeta a construção civil hoje na região da Amurel – a informalidade. De acordo com o diretor Marcelo Martins Antonio, a construção de condomínios fechados, que não são feitos por empresas constituídas, tem prejudicado a competitividade do setor. No mês de março, a entidade se reuniu com a prefeitura de Laguna, para buscar alternativas para que naquela cidade a fiscalização também seja intensificada, como já foi em Tubarão.

Sociedade Segundo Marcelo, quando uma pessoa adquire um imóvel nestes condomínios, ela está na verdade comprando uma cota do estabelecimento e se tornando sócia do condomínio. “Dessa forma, depois que o imóvel estiver pronto, a responsabilidade é dos sócios, ou seja, não há com quem reclamar sobre problemas no imóvel”, pontua.

Contratações em alta A Criciúma Construções fechou os meses de janeiro e fevereiro com 363 novos trabalhadores contratados. Para o presidente da empresa, Rogério Cizeski, estas contratações vão dar um impulso às obras da construtora. “Vamos recuperar o tempo perdido por falta de mão de obra”, pontua o empresário.

abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

7


PARA DECORAR

E AMAR

Escolha quE FAZ A

diferença

Conforto, qualidade, estilo e harmonia com a casa são fatores que devem ser considerados na escolha do sofá

Um móvel que sem dúvida alguma faz toda a diferença em uma casa é o sofá. A escolha do produto, porém, deve ser tratada com cuidado especial, já que são muitos os fatores a serem considerados. O estilo da peça pode constituir um diferencial importante na decoração do ambiente, mas também não se pode deixa de avaliar a harmonia, o conforto, e a qualidade, que vai determinar a durabilidade do produto.

Poltrona Donnas, da Tironi

Fabricada em madeira de eucalipto tratada, com assento de percinta elástica e espuma de poliuretano certificada. O revestimento pode ser escolhido entre mais de 180 tipos de tecidos.

Lorenzo, da Sofani

Lançamento da coleção 2013, tem formas retas e tradicionais, com ênfase no conforto. Possui modulações de 70 cm e 90 cm e também pode ser feito em medidas especiais. Possui chaise long para melhor acomodação.

Otelo, da Sofani

Segue linhas contemporâneas, expressa muito conforto e aconchego. Pode ser feito em medidas especiais. O vermelho é uma opção para quem quer dar mais vida ao ambiente.

8

abril/maio - 2013

diariodosul.com.br


Tiziano, da Sofani

Modelo com funcionalidades para um maior conforto e comodidade, possui assentos retráteis nas modulações de 90 e 70 cm, podendo ser feito em medidas especiais. Possui encosto com catraca de cabeça.

Serviço: Produtos à venda na loja Suely Bianco Av. Getúlio Vargas, 1951 – Centro – Tubarão Tel: (48) 3626-9558

Sofá Taranto, da Tironi

No assento fixo, é usada mola bonel, para dar mais conforto, e no encosto, almofadas soltas com enchimento de manta siliconada, proporcionando maciez e leveza ao móvel.

Sofá Rimini, da Tironi

O sofá possui diferentes opções de medidas e tem assento com molas bonel e encosto retrátil, com almofadas soltas em fibra siliconada. O acabamento dos pés pode ser nas cores imbuia e mel. abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

9


Cor, alegria e sustentabilidade

1 2 3 4

faça

você mesmo

Para retirar o rótulo da garrafa, deixe-a imersa em um balde com água até que o papel descole totalmente. Deixe a garrafa secar de cabeça para baixo, até que saia toda água. Usando uma cor de sua preferência, pinte a garrafa por dentro, colocando a tinta e rodando a garrafa até que a tinta se espalhe por todo o interior. Se preferir, pode usar a garrafa sem pintar. Escolha a flor e pronto! Solte a imaginação para deixar a casa mais bonita. Os vasos podem ser utilizados em cima de mesas, balcões, prateleiras ou até mesmo pendurados na parede com fixadores.

Em tempos nos quais a sustentabilidade é o tema da vez, nada mais na moda do que reaproveitar materiais Na decoração, o reaproveitamento pode ser uma alternativa para se ter em casa peças lindas e super originais sem gastar uma fortuna, e o melhor, contribuindo para reduzir o lixo no planeta. As possibilidades são muitas, e uma delas é aproveitar as garrafas para soltar a criatividade e fazer uma decoração diferenciada. Tanto as garrafas pet quanto as de vidro podem ser utilizadas para diferentes peças, inventando revestimentos com tecido, barbante, tinta e muitos outros. Veja uma opção de utilização de garrafas de vidro para fazer decoração com flores. abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

11


meu projeto

mistura

atemporal

A combinação de estilos, como o moderno, o clássico, o básico e o arrojado, marca o projeto dos arquitetos Henry Oscar Demathé e Jussara Pulceno de Medeiros

Home Theater executado em laminado branco com gavetas em espelho bronze e painel em vidro branco de fundo com um papel de parede, de Marcelo Rosembaum, em cor magenta vibrante, para valorizar o home theater e a cristaleira, peça de família. Em contraponto, um sofá sóbrio com o tapete de sisal preto mescla o ambiente.

Quando Henry Oscar, arquiteto e engenheiro civil, e Jussara, arquiteta, ambos sócios da Orbe Arquitetos Associados, começaram o projeto, sabiam que ele seria pra lá de especial. Isso porque não era um projeto apenas, mas sim o ambiente onde o casal Henry e Aline escolheu para viver.

Fazer o projeto do próprio apartamento foi um desafio e tanto, assim como, para Jussara, decorar o imóvel do sócio e amigo também exigiu muita dedicação. O resultado foi um apartamento que inova pelos detalhes personalizados para o casal, e que quebra a sobriedade na escolha dos móveis.

Fotos: Lougans Duarte abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

13


A sala de estar é composta por um mix de acessórios em cores vibrantes, que quebram a robustez de algumas peças.

“As linhas do mobiliário são retas e contemporâneas. Mas a decoração quebra a sobriedade desse clima, e transformam o projeto em algo atemporal, informal e aconchegante”, avalia a arquiteta Jussara. Uma característica marcante do projeto é justamente a mistura de estilos. O antigo convive com o moderno, o clássico com o arrojado. “A intenção era justamente mesclar um pouco de tudo, de maneira comedida e harmoniosa”, diz Henry.

Na churrasqueira, a descontração impera na mistura de cores, frigobar retrô e peça de arte pop, que fazem a alegria do ambiente.

14

abril/maio - 2013

diariodosul.com.br


Na parede, a composição de telas em nanquim executadas pelo próprio arquiteto Henry dão o toque pessoal ao ambiente.

Orbe Arquitetos Associados

Edifício Medical Center - 5° andar – Sl 502 Tel: (48) 3632 - 5826 www.orbearquitetos.com.br contato@orbearquitetos.com.br Principais fornecedores deste projeto: LCL Design - Móveis Vieira - Sierra Móveis Luz Própria - Bermargran - Nandi Decorações

abril/maio abril/maio - 2013 - 2013

diariodosul.com.br diariodosul.com.br

15 15


A cozinha é um dos principais pontos de integração, pensada para ser compartilhada entre os amigos. Executada em MDF laminado amadeirado escuro, contrasta com a bancada em Ceaserstone Branco e eletrodomésticos em inox. Na sala de jantar, a mesa de madeira de demolição, toda em Peroba e Canela, convive com detalhes mais modernos como o lustre de design.

Jussara, formada há 10 anos, trabalhou como coordenadora de projetos em Criciúma, onde posteriormente montou seu próprio escritório. Hoje é sócia da Orbe Arquitetos Associados. Henry, formado há 18 anos em Engenharia Cilvil e há 10 anos em Arquitetura e Urbanismo, tem especialização em Gestão Ambiental. Também é sócio da Orbe.

16

abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

No lavabo foi usada cuba de apoio da Deca e bancada em Ceaserstone. O revestimento é papel de parede grafite com arabescos suaves e detalhes de iluminação que proporcionam requinte ao ambiente. Junto à sala de estar, a mistura de elementos de diversos estilos dão personalidade ao ambiente.


Transforme o desperdício de materiais em economia.

A Sem mear faz o Licenciamento Ambiental para a Consttruçãão Civil e realiza projetos de conscientização que transformam os resíduos das obras em economia para sua empresa.

Algumas ações para regularizar sua obra: Licenciamento ambiental. Elaboração do Plano de Gestão Ambiental – PGA, Projeto de Gerenciamento do Resíduo de Construção Civil – PG/RCC. Auxílio na contratação de empresas e profissionais responsáveis pela destinação dos resíduos gerados. Palestras sobre economia de recursos para os colaboradores. Elaboração e envio do relatório, aos órgãos competentes, sobre as etapas do licenciamento dos programas ambientais exigidos.

(48) 3626 9744

Av. Marcolino Martins Cabral • 1315 Praça Shopping, Sala 601 • Centro Tubarão-SC • CEP 88701-105

Agende uma visita e descubra tudo que a Semear pode fazer por você.


SUAVIDADE REFLETIDA

meu projeto

Com tons neutros, o projeto desta cobertura de 250 m2, localizada em Braço do Norte, é uma inspiração ao conforto Pensado para jovens recém-casados, modernos e práticos em sua essência, todos os espaços possuem características do casal, que não deixam o conforto e o aconchego em segundo plano, pois adoram receber familiares e amigos. Fotos: Lougans Duarte

abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

19


A monocromia do home e da churrasqueira variam sutilmente, passeando entre tons bege claro e marrom. Alguns detalhes de cor, como o turquesa na decoração, foram utilizados com pequenas inserções, com a preocupação em integrar espaços. As diferentes texturas dos materiais como a madeira, a pastilha de coco e silestone harmonizam-se sob uma iluminação suave. Destaque para a cristaleira com vidro 20 mm. No ambiente da churrasqueira, praticidade e luxo são evidenciados pelo uso de vidro pintado, filetes de inox no mobiliário de marcenaria e silestone Blanco Norte.

O mobiliário foi cuidadosamente escolhido. A sintonia entre clientes e profissional foi fundamental para alcançar o objetivo: uma cobertura requintada e contemporânea. O local prioriza as cores sóbrias, com amplo uso de tons terrosos e também do preto e branco. “A decoração fica responsável por quebrar um pouco essa sobriedade, levando cores mais

20

abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

fortes”, explica o responsável pelo projeto, o engenheiro Élcio Bianchini. “A cor está em peças que facilmente podem ser trocadas, como quadros e almofadas”, completa. A modernidade também fica visível no uso de fitas de LED (como para destacar as cristaleiras), e na iluminação que possibilita diversos cenários, através do uso de luzes pontuais.


O conjunto harmonioso promovido pela decoração prioriza as linhas retas, que norteiam todos os ambientes e dividem as atenções com um projeto luminotécnico pensado para criar diferentes cenários. A sofisticação está presente no pendente com cristais svarowski da Haver Metais sobre a mesa de jantar.

Élcio Bianchini

Rua Ataide Claudio, 46 - Braço do Norte - (48) 3658-3003 / (48) 9987-0298 elcioprojetos@yahoo.com.br | vbengenharia@yahoo.com.br

Élcio Bianchini é engenheiro civil formado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalha há 22 anos em projetos residenciais, comerciais e hotelaria. Busca inspiração em feiras e principalmente em viagens.

Principais fornecedores deste projeto:

LCL Design - Móveis Vieira - Sierra Móveis - Luz Própria Bermargran - Nandi Decorações abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

21


A suíte do casal tem a inserção do marrom café na decoração e na cabeceira da cama em couro, propiciando luxo. O papel de parede com rosas e os espelhos conferem romantismo ao ambiente.

Destaque para a bancada para maquiagem, que traz comodidade e atende ao pedido da cliente. A gaveta com divisões organizam maquiagem e acessórios. O banheiro da suíte foge da proposta da cobertura, com uso do preto e branco, tornando o ambiente luxuoso. Na área da piscina, o deck de madeira itaúba, mesas e cadeiras em fibra sintética e as espreguiçadeiras formam um conjunto harmonioso. As espreguiçadeiras coloridas foram usadas para alegrar o ambiente e deram um ar modernista ao local.

22

abril/maio - 2013

diariodosul.com.br


Produzindo móveis de alto padrão, com uma equipe especializada, utilizando matéria-prima de alta qualidade e moderno processo produtivo. Possui um dos maiores parques fabris da região. Para a Volg, o cliente tem que estar satisfeito. Esse processo vai desde o atendimento até a finalização do projeto.

3628.1725

(48) Rodovia SC 438, 600 - Km 213 São Martinho - Tubarão/SC projetos@volgmoveis.com.br www.volgmoveis.com.br


meu projeto

Visão ampla da loja, com destaque para o detalhe das pérgolas que compõem com o rebaixo revestido com papel de parede, um dos diferenciais do ambiente. O projeto é das arquitetas Isabela Faraco e Graziele de Souza, formadas pela primeira turma de arquitetura da Unisul de Tubarão, com várias lojas executadas, e que trabalham com obras residenciais, comerciais e interiores.

Detalhes

em evidência

Em um projeto no qual o essencial é destacar os produtos do cliente, já que se trata de uma loja de roupas, o luxo está presente para evidenciar os detalhes Fotos: Davis T Locks

24

abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

Ao serem contratadas para fazer o projeto da loja Onça Preta, localizada no Farol Shopping, as arquitetas Isabela Faraco e Graziele de Souza sabiam que o grande destaque do trabalho tinha que ser evidenciar os produtos do cliente. Em um conjunto harmonioso, moderno e sofisticado, o projeto dá lugar ao luxo em peças específicas e nos materiais, combinando e complementando o estilo das roupas. Com muitos detalhes que fazem toda a diferença, o projeto se destaca pelo clima intimista e sofisticado que foi obtido pelo conjunto.


O lustre em tom bronze, representa o luxo no contexto e é um dos destaques do ambiente. O painel de espelho em módulos, com botões da própria marca aplicados, faz o acabamento, e constitui uma forma de trazer o detalhe das roupas para o espelho. Outro detalhe, ao fundo, é o painel de tijolo cerâmico com aplicação em destaque da Marca Onça Preta. Um efeito diferenciado é obtido com as aplicações em fórmica dourada. O ambiente é completado pelo piso vinílico com textura em madeira. Mais um detalhe do projeto é o uso de molduras em estilo barroco nas imagens.

Isabela Faraco e Graziele de Souza Rua São José, 454 - Sala térrea - Tubarão Tel.: (48) 3626-9482 www.isaegrazi.com

Principais fornecedores deste projeto:

Gessolux - Volnei Pinturas - Disk Lar - Luz Própria - Lumins Iluminação - Profissionais dos Móveis - Edson Decorações - Sueli Bianco - Arts Crill - Mariquinha Decorações - Decormetais - MS Linhares - Bem Estar Climatização - LCL Design - Nandi Decorações - Estofaria Angelo Molduras Brilhante - Tok de Art - Welcome Granitos - Vidroform - JBettel

abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

25


meu projeto A recepção do escritório utiliza MDF e as placas cimentícias fazendo relevos. No espaço, destaca-se ainda o concreto aparente, materiais brutos, dialogando com materiais sofisticados como granitos, espelhos e couros. Os móveis ergométricos em couro preto visam à exclusividade e ao conforto. Na composição dos espaços aparecem os ângulos geométricos. O pé direito duplo amplia o ambiente.

para propiciar a criatividade O minimalismo, o conforto, a praticidade e o estilo clean foram as diretrizes deste projeto, desenvolvido para dar espaço à criatividade no ambiente de trabalho

Com 21 anos de história, sendo 18 deles na cidade de Tubarão, o escritório Andréa Projetos e Arquitetura apostou em um novo espaço para continuar fazendo aquilo que é sua especialidade: buscar a excelência em seu trabalho. Fotos: Lougans Duarte

O projeto do novo escritório das arquitetas Andréa Guglielmi e Fabiany Menghel teve como diretriz principal a criação de ambientes minimalistas calmos para dar vazão à criatividade. Sem excessos, em tons cinza, preto e prata, e utilizando mobiliários onde o conforto é prioridade.

abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

27


O escritório conta com duas salas de reuniões. Na menor delas, foram utilizadas linhas retas e limpas, mantendo um clima bem minimalista. A elegância dos materiais empresta sofisticação ao ambiente, assim como na sala de trabalho. A iluminação, ao mesmo tempo que propicia aconchego, também foi planejada para fornecer aos ambientes a luz necessária para o trabalho. A busca pelo conforto segue em evidência nas cadeiras ajustáveis.

28

abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

Andréa Guglielmi Piazza Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 1989 em Arquitetura e Urbanismo. Cursou Artes na Espanha. Fabiaby Meneghel Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em no ano de 1997.


A sala de reuniões preparada para receber mais pessoas é toda feita em tons neutros, mantendo a ideia do minimalismo. A área de trabalho é um espaço para a criação, com todos os móveis em Lino Piombo frisados na diagonal. O acabamento mantém o estilo clean, com a tonalidade cinza, e valoriza o visual moderno do ambiente.

Andréa Projetos e Arquitetura

(48) 3626-2546 - 8845-4588 - 9630-0006 andrea_projetos@brturbo.com.br

Principais fornecedores deste projeto: Alumínios e Vidros Tubarão - União Móveis - By Kaza - Luz Própria Iluminação - Atualle abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

29


Reduzir impactos para

otimizar os negócios Gestão ambiental é necessidade na construção civil e pode se traduzir em vantagens como redução de custos e mais eficiência para as empresas

Administrar tudo que está ligado às questões ambientais, com o objetivo de reduzir, minimizar ou evitar impactos ao meio ambiente. Esta é a função da gestão ambiental, que vem se mostrando uma etapa fundamental nos mais diversos setores econômicos, devido ao crescimento da preocupação com os recursos do planeta. Na construção civil isso não é diferente, e tanto pelo aumento das cobranças legais em relação ao tema, quanto pela exigência de mercado, se torna

32

abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

fundamental que a gestão ambiental esteja incluída no planejamento estratégico da empresa. No setor de construção, são diversas as questões a serem consideradas quando o assunto é meio ambiente: geração e descarte de resíduos, disposição do terreno, influência em cursos de água, impactos na fauna e na flora, poluição sonora, poeira e o uso correto de materiais, como tintas e solventes, são algumas delas.


Prevenir sempre De acordo com Andréa Izé Cecconi, engenheira agrônoma e especialista em perícia, auditoria e gestão ambiental, gerir os aspectos relacionados ao meio ambiente em uma obra inclui a realização de ações preventivas e medidas mitigatórias. “Uma obra sempre vai gerar impacto no meio ambiente, mas com a gestão adequada é possível reduzir esses danos e dar os encaminhamentos corretos. Dessa forma, investir em um planejamento ambiental adequado pode significar redução de custos, já que será previsto o reaproveitamento e reciclagem de materiais, por exemplo”, salienta. Para a química e especialista em engenharia da qualidade Graziella da Veiga, a gestão ambiental é um processo de melhoria contínua. “A destinação dos resíduos, o descarte de materiais, o reaproveitamento, a redução de impactos no entorno, tudo isso será avaliado. Dessa forma, tudo já estará previsto e planejado”, argumenta. “Existe um custo de implantação do sistema, mas depois a empresa tem retorno de diversas formas, já que até mesmo medidas de economia de recursos como energia e água estão previstos”, completa.

Andréa e Graziella apontam que o planejamento da gestão ambiental nas empresas gera redução de custos e previne danos ao meio ambiente

Facilidades A Resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) n°307 determina como deve ser feito o descarte de materiais na construção civil. Entre os pontos, está destacada a necessidade de um plano de gerenciamento de resíduos. “Cada material tem uma destinação correta, que deve ser respeitada. Os resíduos da construção civil não podem ser enviados para um aterro sanitário comum, devem ser encaminhados a um aterro industrial. Na nossa região, o mais próximo fica em Içara”, detalha Andréa. As especialistas Andréa e Graziella, que são sócias na Ipê Engenharia, empresa especializada em gerenciamento ambiental e licenciamentos, salientam que em Tubarão, para se construir uma edificação, é exigido o licenciamento ambiental, e um dos itens previstos é ter um plano de gestão ambiental. Para Andréa, porém, não basta ter o plano – é preciso fazer com que ele vire prática. “É preciso ter alguém especializado acompanhando os processos na obra, verificando se o planejamento está sendo cumprido”, aponta. Graziella enfatiza que um dos pontos importantes para que o planejamento não fique só no papel é a educação ambiental. “Capacitar os colaboradores para que eles levem para o dia a dia do trabalho as ações previstas no planejamento é fundamental”, pontua. Serviço:

Ipê Engenharia - Consultoria Agronômica e Ambiental Rua: Esteves Júnior, 22 sala 203 - Centro Tubarão/SC Fones: (48) 3628-1742 / 9109-3610 / 9953-9198

abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

33


Prevenção para a

segurança Um projeto de impermeabilização adequado pode evitar problemas com infiltrações e vazamentos, que normalmente representam muito gasto e dor de cabeça para os moradores do imóvel Quem nunca teve um problema com uma infiltração em casa? Se você respondeu não a esta pergunta, pode se considerar uma pessoa de sorte. Afinal de contas, os problemas com infiltrações e vazamentos são difíceis de resolver, onerosos e causam transtornos como a necessidade de quebrar paredes. É possível, porém, evitar muita dor de cabeça e até riscos para a saúde e segurança dos moradores investindo em um projeto de impermeabilização. De acordo com o engenheiro civil Ademilton Pavan, a impermeabilização deve ser pensada de forma detalhada desde a fundação de uma obra. “No projeto, são analisadas as melhores alternativas para as áreas úmidas, como banheiros, floreiras e lajes expostas, que devem ter um

cuidado especial”, destaca Ademilton. No entanto, um dos problemas mais recorrentes em obras é que a impermeabilização não nasce com o projeto – normalmente é feita depois. “Isso é uma perda muito grande para a obra, pois quando a impermeabilização é feita desde o começo, podem ser usados aditivos no reboco, no concreto, produtos que já existem e que podem dar uma durabilidade muito maior ao projeto”, pontua o engenheiro. Ele ressalta que o projeto de impermeabilização deve ser feito por um profissional habilitado, e que ele representa entre 1% e 2% do custo da obra. “Para remediar problemas que surjam em decorrência da falta de um projeto adequado, pode-se gastar até 25% a mais que isso”, afirma. abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

35


Para remediar problemas com infiltrações o custo pode ser até 25% maior que o investimento em um projeto de impermeabilização

Sinais de alerta Mofo, estalactites, manchas escuras na pintura e, claro, água vertendo, são sinais de infiltração. Os danos que podem ser causados para os moradores do imóvel vão desde alergias, devido ao mofo, até a possibilidade de danos na estrutura, se o problema se prolongar. Outro ponto que Ademilton enfatiza é que, no caso de uma infiltração já instalada, a emenda pode sair pior do que o soneto. Isso porque a forma de correção que será aplicada e o mate-

rial a ser utilizado deve ser avaliado caso a caso. “Dependendo do tipo de vazamento, aplicar uma manta asfáltica, por exemplo, pode piorar o problema, já que o asfalto à base de água vai atrair mais umidade e a água que não for absorvida não vai evaporar, pois ficará embaixo do asfalto”, detalha o engenheiro. Conforme Amilton, um projeto feito da forma adequada pode garantir que a impermeabilização do móvel tenha uma vida útil entre 20 e 25 anos.

O problema do condomínio Casos de infiltrações e vazamentos em prédios normalmente são de responsabilidade do condomínio. Para verificar se o que está causando o problema se origina na estrutura do edifício ou se relaciona apenas com o apartamento, um profissional deve ser acionado para realizar a avaliação. Alguns cuidados, porém, podem evitar problemas. Reformas no apartamento ou até mesmo coisas simples como furar paredes e instalar antenas podem ser a causa de futuras infiltrações. “Por isso, antes de fazer qualquer tipo de intervenção no imóvel, o condomínio deve ser informado, para que seja verificado se pode gerar problema. Em muitos edifícios, os compradores já recebem hoje um mapa com detalhes de onde passam canos e indicações dos cuidados que devem ser tomados”, pontua Amilton. Para quem compra um imóvel, se ele apresentar em seguida problemas de infiltração ou vazamento, o construtora deve ser acionada, pois é responsável pela solução do problema.

36

abril/maio - 2013

diariodosul.com.br


Mais Natureza e vida perto de você!

FLORICULTURA - PAISAGISMO - MÓVEIS RÚSTICOS Conheça mais serviços de jardinagem, plantas e vasos em nosso site:

www.floriculturanaturezaevida.com.br Rua Altamiro Guimarães, 1789 - Oficinas - Tubarão/SC - 48 4103.0697 / 3623.0019 - contato@floriculturanaturezaevida.com.br


Construção civil espera ano positivo Mesmo com alguns desafios como a falta de mão de obra, expectativas são boas. A projeção de crescimento para 2013 é de 9% Os programas de incentivo do governo federal e o aumento da renda das famílias devem garantir que em 2013 o setor imobiliário possa manter o bom desempenho que vem ocorrendo nos últimos cinco anos. A perspectiva de crescimento da construção civil na região da Amurel é de 9% em 2013, segundo o Sinduscon (Sinduscon Sindicato da Indústria da Construção Civil). Apesar disso, o setor tem desafios. Um deles, já conhecido e que deve se agravar com as obras que ocorrem hoje na BR-101, é a questão da mão de obra. De acordo com o diretor do Sinduscon, Marcelo Martins Antonio, a falta de trabalhadores qualificados na construção civil é um problema que é recorrente desde que o segmento começou a crescer significativamente na região. Este ano, os lançamentos também devem seguir em ritmo mais lento. “Quando temos muitos lançamentos imobiliários em um ano, é natural que o eguinte seja mais moderado, porque estes empreendimentos têm prazo de construção de cerca de dois anos, e estão sendo trabalhados neste período pelas construtoras”, observa Marcelo. Muitas construtoras, porém, prometem novidade para a feira CasaPronta, que acontece em maio. Uma delas é a Tartari e Almeida Empreendimentos, que vai apresentar o Royal Garden, que conta com apartamentos de três suítes e lazer completo. “Vamos lançar três empreendimentos na CasaPronta que vão surpreender o mercado da região”, revela o sócio proprietário da empresa, Alexandre Almeida. O Royal Garden é um dos empreendimentos que a Tartari e Almeida vai levar para a CasaPronta, em maio. A construtora promete surpreender com outras novidades na mostra

38 38

abril/maio - 2013 diariodosul.com.br diariodosul.com.br


Davi Cascaes, designer da La Casa di Mobile, vai projetar um espaço diferenciado na feira, batizado de “O sonho de todo solteiro”. No detalhe, a maquete do Seven, empreendimento da Eraldo Construções

CasaPronta cheia de inovações Feira que ocorre em maio, no Farol Shopping, terá espaço duas vezes maior que o da edição anterior e vai mostrar as novidades nos setores de construção, arquitetura, decoração e mercado imobiliário Em maio, Tubarão recebe pela segunda vez a Feira CasaPronta, que vai reunir em um único espaço as principais novidades em arquitetura e decoração, construção e do mercado imobiliário do Sul catarinense. A mostra ocorre de 22 a 26 de maio, no Terraço do Farol Shopping e contará com o dobro do espaço da primeira edição, além de ter um dia a mais. Para 2013, a Nossacasa Feiras e Eventos, organizadora da mostra, espera cerca de 120 expositores, sendo que cerca de 80% da feira já está comercializada. Segundo a gerente comercial da Nossacasa, Jaqueline Backes, a procura para expor na CasaPronta este ano está aquecida. “Graças ao sucesso de público e às excelentes negociações realizadas no evento em Criciúma e Tubarão em 2012, os antigos expositores anteciparam as reservas e novas empresas chegaram”, afirma.

40

abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

Um dos expositores que aposta alto na feira é a La Casa di Mobile, que terá este ano o dobro do espaço que teve em 2012, com um estande de 72m². “Vamos levar muitas inovações para a CasaPronta, inclusive teremos todas as noites eventos especiais dentro do estande”, conta Camila Gonçalves, proprietária da La Casa. O espaço da empresa na feira terá um ambiente batizado de “O sonho de todo solteiro”, projetado pelo designer Davi Cascaes. “É um espaço clean, que prima pela praticidade que todo solteiro quer, de fácil limpeza, dinâmico e bem diferenciado”, antecipa Camila. A Eraldo Construções, que já participou da mostra no ano passado, também optou por ampliar o espaço. Segundo o proprietário da construtora, Eraldo Tadeu da Rosa, um dos lançamentos que será apresentado na mostra é o Seven, empreendimento empresarial no Centro de Tubarão.


DESENVOLVIMENTO PRESERVAÇÃO A Ipê Engenharia é uma empresa especializada em gerenciamento ambiental e licenciamentos para as mais diversas atividades; florestais, industriais, agropecuária, mineração e consultoria para empresas, construtoras e órgãos públicos.

Contamos com uma equipe multidisciplinar, nas áreas de Agronomia, Geologia, Biologia, Engenharia Química, Topografia e Georreferenciamento. - Gestão administrativa e operacional para Licenciamento Ambiental - Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) - Estudo Ambiental Simplificado (EAS) - Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) - Plano e Relatório de Controle Ambiental (PCA/RCA) - Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) - Diagnóstico Ambiental - Educação Ambiental - Perícia Ambiental - Avaliação de Imóvel Rural - Investigação de Passivos Ambientais - Consultoria Ambiental - Projetos de disposição final de resíduos sólidos (aterros, compostagem, reciclagem) - Supervisão e Gestão Ambiental de Obras

3628-1742 / 9953-9198 / 9627-38042

ipe.agroambiental@gmail.com

www.facebook.com/pages/Ipê-Engenharia-Consultoria-Agronômica-e-Ambiental


Opção atraente

Consórcio imobiliário é uma das alternativas para quem quer realizar o sonho da casa própria ou investir no mercado de imóveis

Quando se fala em comprar um imóvel, logo se pensa em financiamento. As facilidades que esta modalidade oferece e que ficam cada vez mais convidativas com os programas de incentivo do Governo Federal são muitas e atraem diversos compradores. Existe, porém, outras possibilidades que podem ser atraentes, como o consórcio imobiliário, que tem ganhado mais adeptos nos últimos anos. O princípio do consórcio imobiliário é simples e segue a linha do consórcio de automóveis. O cliente escolhe o valor da carta de crédito que lhe interessa e, a partir do momento que o consorciado tem sua carta de crédito contemplada, ele pode adquirir o imóvel, desde que este esteja legalmente constituído. A compra pode ser de imóvel residencial, comercial, rural ou terreno. O consórcio imobiliário é uma possibilidade para quem quer comprar um imóvel e não quer ou não pode dispor de entrada. Como o financiamento cobre até um percentual do valor do imóvel – 80%, no caso da Caixa Econômica, por exemplo -, o cliente que não tem o valor da entrada pode ter no consórcio

42

abril/maio - 2013

diariodosul.com.br

uma possibilidade. Outro fator é a facilidade, já que o comprador não precisa de comprovação de renda para adquirir um consórcio, como ressalta o gerente regional da Construção Civil da Caixa Econômica, Altamir Durli. Mesmo assim, quem pretende aderir ao consórcio deve tomar cuidados. “Na aquisição de uma cota de consórcio não é feito análise de renda do cliente, porém é importante que a parcela não onere mais do que 30% da renda bruta familiar, que é o parâmetro utilizado para habitação”, alerta.


Custos devem ser avaliados

Dentro do perfil do cliente Quando faz a aquisição da quota de consórcio, o cliente escolhe, dentro das opções disponíveis, qual é o prazo do seu grupo. “Este é o limite para ele receber a sua carta de crédito, além disto, durante a vigência do grupo, ele pode ser contemplado por sorteio ou lances”, pontua Altamir. Na Caixa Consórcio, os grupos têm dois tipos de lance - um lance de valor fixo de 20% da carta de crédito e um lance livre que pode ser de qualquer valor. No lance livre, é vencedor o que ofertar o maior valor, e no lance fixo, havendo mais do que um lance será contemplado de acordo com o sorteio do grupo. Os lances podem ser deduzidos do valor da carta de crédito em até 50% desta, ou seja, não é necessário fazer o pagamento do lance, ele pode ser deduzido do crédito que o cliente vai receber. O FGTS também pode ser utilizado no consórcio, mas tem que seguir as regras do fundo: o imóvel tem que ser destinado à residência, a pessoa não pode ter outro imóvel residencial no município ou nos municípios limítrofes de onde mora e tem que ter residência ou domicílio na cidade na qual pretende adquirir o imóvel.

Na Caixa, os valores de cartas de crédito disponíveis são desde R$ 30 mil até R$ 1 milhão. O valor pago mensalmente é calculado de acordo com o valor da carta de crédito e o prazo do grupo. “Supondo que o cliente adquira uma cota de consórcio para uma carta de crédito de R$ 120 mil, em 10 anos, a parcela será de R$ 1.000,00 mais o fundo de reserva e a taxa de administração e também o seguro de Morte e Invalidez Permanente”, detalha Altamir.

Cuidados necessários Verificar a idoneidade e solidez da administradora do consórcio; Informar-se sobre a taxa de administração a ser cobrada;

Altamir pontua que é preciso verificar a idoneidade e solidez da administradora do consórcio

Verificar a constituição de fundo de reserva, item da liquidez para a emissão da carta de crédito quando da contemplação; Observar o histórico dos grupos em andamento da administradora.


NÓS ABRIMOS O CAMINHO PARA SEUS EMPREENDIMENTOS

Serdel Serviços de Drenagens e Escavações Ltda. começou suas atividades no ramo de terraplanagem. Hoje com mais uma empresa, BBB Construções, conta com uma equipe especializada e atua nos ramos de drenagens, loteamentos, alugueis de equipamentos para terraplanagem, aterros (jazida regularizada), construção civil e casas geminadas.

Rod. Alfredo Anacleto da Silva, S/N - Área industrial Sertão dos Correas - Tubarão - SC (48) 3622-0623 - serdelltda@hotmail.com


QUEM PROCURA

ACHA A Alumínios e vidros Tubarão 48 3626.8282 / 3622.5776 Tubarão Andréa Projetos e Arquitetura 48 3626.2546 / 88454588 Tubarão

Eletro-Jô Materiais Elétricos 48 3658.3202 Braço do Norte

Mariquinha Decorações 48 3622.2838 Tubarão

Estofaria Angelo 48 3622.1047 Tubarão

Marmoraria Jerônimo 48 3658.3325 Braço do Norte

F Feira CasaPronta 48 3437.0362 Criciúma

Arts Crill 48 3632.2681 Tubarão

Floricultura Natureza e Vida 48 4103.0697 / 3623.0019 Tubarão

Atualle 41 3029.8888 Curitiba

G

B Bello Traço Decorações 48 3658.4114 Braço do Norte Bem Estar Climatização 48 3628.2454 Tubarão Bermargran 48 3626.3525 Tubarão By Kaza 48 3626.2264 Tubarão

C Casa Bella Cortinas 48 3658.2057 Braço do Norte

D Decormetais 48 3626.1637 Tubarão

Gessolux 48 9905.5269 Tubarão

S Semear Consultoria Ambiental 48 3626.9744 Tubarão

Molduras Brilhante 48 3626.9253 Tubarão

Serdel Serviços de Drenagens e Escavações 48 3622.0623 Tubarão

Móveis Vieira 48 3628.0671 Tubarão

Sierra Móveis 54 3286.8900 Gramado

MS Linhares 48 3628-0058 Tubarão

Sueli Bianco 48 3626.9558 Tubarão

N

T

I

Nandi Decorações 48 3622.3704 Tubarão

Tartari e Almeida 48 3622.5100 www.tartarialmeida.com.br Tubarão

Ipê Engenharia - Consultoria Agronômica e Ambiental 48 3628.1742 / 9953.9198 Tubarão

Nova Construtora 48 3052.2771 www.novaconstrutora.net Tubarão

Tok de Art 48 3628.0075 Tubarão

J

O

JBettel 48 3257.1318 / 9973.1884 São José

Orbe Arquitetos Associados 48 3632.5826 Tubarão

L

P

LaCasa Di Mobile 48 3626.7163 / 3626.2112 Tubarão

Paris Tintas 48 3052.4722 Tubarão

LCL Design 48 3626-7637 / 48 3658.3879 http://www.lcldesign.com.br/ Tubarão / Braço do Norte

Pedreira Falchetti 48 3626.5333 Tubarão

U União Móveis 48 3628.0122 Tubarão

V Vendelar 48 3626.5555 Tubarão Vidraçaria União 48 3626.0037 Tubarão Volg Móveis 48 3628.1725 Tubarão

Lumins Iluminação 48 3632.6069 Tubarão

Perfetto 48 3658.0116 www.perfettofechaduras.com.br Braço do Norte

Edson Decorações 48 3622.4729 Tubarão

Luz Própria Iluminação 48 3632.0157 Tubarão

Profissionais dos Móveis 48 3462.9090 Criciúma

M

R

Volnei Pinturas 48 3632.3139 / 9956.6464 Tubarão

Élcio Bianchini 48 3658-3003 / 9987.0298 Braço do Norte

Madeireira Globo 48 3626.4559 Tubarão

Retrans / Tele-Entulho 48 3626.4272 / 3622.5555 Tubarão

Welcome Granitos 48 3628.2710 Tubarão

Disk Lar 48 9918.5006 Tubarão

E

46

abril/maio - 2013 diariodosul.com.br

Vidroform 48 3626.0918 Tubarão


Construir & Decorar - Abril/Maio 2013  
Construir & Decorar - Abril/Maio 2013  

5° Edição

Advertisement