
tem quase 7,6 mil contratos e R$ 42 milhões em empréstimos


>> Ministério Público aponta que grupo suspeito de matar prefeito de João Dias também cogitou assassinar viúva, eleita prefeita nas eleições 2024. Ex-vice-prefeita e vereadora estão entre os suspeitos.
ECONOMIA
Cerca de 60% das exportações do RN em março são da fruticultura
Levantamento destaca que cinco produtos ligados à cadeia produtiva representaram 58,6% do total exportado no mês.
POLÍTICA
EVENTO
Código Eleitoral criminaliza violência política contra a mulher Pesquisa revela importância econômica do “Dissé Folia”
Principal 3
Principal 4
Cia. Pão Doce de Teatro celebra 10 anos com “A Casatória...”
Companhia de teatro prepara apresentações especiais para celebrar os mais de 10 anos .
JÚLIO ROSADO
é escritor
juliorosadocorretordeimoveis@gmail.com
Minha primeira experiência profissional foi na adolescência, em torno dos 14 anos, como estafeta em uma editora de jornais. Depois fui para a parte de revisão e diagramação. Mas sempre gostei de percorrer o setor de arquivo dos exemplares mais antigos, onde, diariamente, afluíam diversas pessoas para pesquisar alguma publicação de seu nome, nos exemplares do Diário Oficial, a fim de servir como prova de vínculo para efeito de documentar seus pedidos de aposentadoria.
Contudo, em meio às estantes e caixas espalhadas pelo setor, indiferente à procura de memórias administrativas nem sempre fáceis de localizar, ali se formava um ambiente com um quê de nostalgia. Era um misto de mofo com o peculiar cheiro de cola e papel envelhecido pelo tempo devidamente saturados em uma sala abafada e sem ventilação. A essas sensações físicas, somava-se a expectativa das pesquisas, cada qual com um valor próprio para os pesquisadores.
Quando algum leitor encontrava o texto buscado, o semblante mudava e a satisfação assenhorava-se de suas feições. Muitas vezes era a certeza de conseguir sua aposentadoria.
Pois bem, todo esse preâmbulo é para falar do momento atual. Mexendo em exemplares da Coleção Mossoroense, herdados de meu pai, fui iniciado em um grupo restrito de pessoas que desejam conhecer a própria história. Pensei, erroneamente, que tal vontade estivesse inativada. A jornalista Lúcia Rocha e o bibliotecário Eriberto Monteiro, cada um a seu modo, colaboraram, definiti-
vamente, para fazer esse gérmen aflorar em mim. Então, de uns dias para cá, tenho imergido na leitura de textos de e sobre meu avô. Eriberto me forneceu os exemplares da Coleção Mossoroense necessários para iniciar os trabalhos. Mas vejam o que é o destino, o meu xodó tem sido a leitura de exemplares de jornais diversos disponíveis na Biblioteca Nacional que abordam o motivo de minha pesquisa. E essa pesquisa, apesar de envolver exemplares de jornais desde a década de 20 até a década de 60, do século passado, é toda feita através de meu notebook a partir da sala de minha casa. Que sensação de felicidade ter conseguido localizar esta hemeroteca.
A despeito de não haver a experiência sensorial de folhear papeis antigos em ambiente insalubre, para mim tem sido um desafio emocional diferente. À medida em que vou lendo os conteúdos e avançando na compreensão do homem e sua época, é como se eu estivesse mergulhando em um filme daqueles ainda em preto e branco. Vou passeando nas lutas de Mossoró, conhecendo o comportamento das pessoas, quais os valores de cada um e em suas vidas. Homens de ternos e chapéus. Mulheres de luvas e cabelos cobertos. Vejo debates sobre educação, religião, convivência com os problemas do Nordeste, leituras que estão sempre atuais, saúde debilitada, censura à projeção de sensualidades, formas de produção, influências do integralismo na sociedade, participação na Revolução Constitucionalista e na II Grande Guerra. São muitas nuances e essa leitura me faz respirar uma at-
mosfera noir . Algo instigante que me faz emergir no ambiente de 1930, caminhar pelas ruas de Recife antigo, ver os alunos no pátio do Ginásio Pernambucano ou da Escola Poli-
Organização: Clauder Arcanjo
técnica. Sentir o cheiro dos salões de festas e dos cafés, estar presente nas reuniões do Centro Norte-riograndense, do Clube da Imprensa, das Sociedades de Farmácia e de Quími-
ca, das redações e oficinas de linotipos dos jornais. Espero manter a empolgação para poder escrever sobre Tércio Rosado, meu avô, retratando o homem e sua época.
REFORMA / CCJ do Senado debate hoje reserva de 20% das cadeiras nos legislativos para candidaturas femininas
Acota feminina e a criminalização da violência política contra as mulheres, acolhidas no texto do novo Código Eleitoral, serão debatidas por senadores e especialistas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal em audiência a ser realizada nesta terça-feira, 8, a partir das 9h. Também estará em pauta a distribuição das vagas nas eleições proporcionais, a partir da chamada “sobra de votos”.
A reunião de hoje é a primeira das três audiências públicas para discutir as atualizações do Código Eleitoral (PL 112/2021). O Novo Código Eleitoral, da Câmara dos Deputados, chegou ao Senado há quatro anos e só agora o projeto ganhou ritmo. Na quarta-feira, 2, o relator senador Marcelo Castro (MDB-PI) apresentou na CCJ uma versão alternativa (substitutivo) com 898 artigos, que consolida e unifica a legislação eleitoral e partidária.
Os textos substituídos são: Código Eleitoral, Lei Geral das Eleições, Lei dos Partidos Políticos, Lei de Inelegibilidades, Lei 9.709, de 1998, sobre plebiscitos, referendos e projetos de iniciativa popular, Lei 14.192, de 2021, de combate à violência política contra a mulher, Lei 6.091, de 1974, sobre transporte gratuito a eleitores residentes em zonas rurais em dia de eleição.
O novo código terá 23 livros, regulamentando temas como crimes eleitorais, cassação de registro, diploma ou mandato, pesquisas eleitorais, propaganda política, financiamento e prestação de contas e atuação de observadores eleitorais.
A discussão atrai a atenção porque coloca em discussão a participação feminina na política, com alguns pontos relevantes. Um deles é que o relator reservou apenas
20% das cadeiras nos legislativos para candidaturas femininas. O texto original, aprovado na Câmara, previa limites máximo e mínimo de candidaturas por sexo (70% e 30%, respectivamente), que é o procedimento que já vem sendo adotado pela Justiça Eleitoral e que foi alterado por Castro após reunião com a Bancada Feminina da Câmara.
A apresentação do substitutivo de Castro recebeu críticas de senadoras, como Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Professora Dorinha Seabra (União-TO), pois o texto diminui o percentual de participação das mulheres no Parlamento em relação ao aprovado pelos deputados.
O projeto, por outro lado, criminaliza a violência política contra as mulheres.
O substitutivo considera violência política contra a mulher toda ação ou omissão para prejudicar o exercício do seu direito político, como fazer distinção ou restrição à liberdade política em função do sexo e perseguir ou ameaçar candidata ou detentora de mandato eletivo com menosprezo e discriminação à condição de mulher.
Esse trecho do novo Código Eleitoral deve chamar a atenção nas Casas Legislativas que têm maioria esmagadora de homens e, muitos deles, não respeitam a atuação das mulheres. A Câmara Municipal de Mossoró já registrou inúmeros episódios de violência política contra mulheres, inclusive, recentemente quando a vereadora Marleide Cunha (PT) foi atacada em plená-
CCJ pode votar PEC que acaba com a reeleição
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pode votar nesta quarta-feira, 9, a proposta de emenda à Constituição que acaba com a reeleição para os cargos de presidente da República, governador e prefeito (PEC 12/2022). A reunião está marcada para as 9h e tem outros dois itens na pauta.
A PEC 12/2022 foi sugerida pelo senador Jorge
Kajuru (PSB-GO). Além de acabar com a reeleição para os Poderes Executivos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a matéria fixa em cinco anos os mandatos para esses cargos. O texto recebeu um substitutivo do relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI).
A CCJ pode votar ainda o Projeto de Lei complementar (PLP) 164/2022, que estabelece normas ge-
nl@neylopes.com.br
www.blogdoneylopes.com.br
Orio por membros da bancada governista. A Câmara de Mossoró tem apenas duas mulheres com mandato. A outra vereadora é Plúvia Oliveira, também do PT, que cumpre primeiro mandato.
Para definir os deputados federais, estaduais e vereadores eleitos, a Justiça Eleitoral primeiro calcula um número mínimo de votos que os partidos precisam alcançar para que seus candidatos sejam eleitos.
No entanto, o cálculo costuma resultar em algumas cadeiras vagas na Casa legislativa, situação em que se aplica outra rodada de cálculos para as chamadas sobras eleitorais. É sobre essa segunda fase que os convidados também debaterão.
rais para identificação e controle dos chamados devedores contumazes.
De acordo com o texto, o devedor contumaz pode sofrer medidas como suspensão de benefícios fiscais, impedimento de firmar convênios com o governo e decretação de intervenção, liquidação extrajudicial ou falência.
O PLP 164/2022 foi proposto pelo ex-senador Jean Paul Prates (RN). O relator, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), apresentou um substitutivo à matéria.
ntem, 7, foi celebrado o Dia do Jornalista. Uma profissão difícil de ser exercida nos dias atuais. Tornaram-se comuns dificuldades que “comprometem a independência da atividade, tais como a concorrência das fake news nas redes sociais e o pior: a violência. Relatório da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) mostra que, no ano de 2022, os jornalistas brasileiros foram vítimas de 557 ataques, 23% a mais do que no ano anterior. Foram gritos, empurrões, socos, ameaças e intimidações, sofridos em pleno expediente ou fora dele”. Também é expressivo o número de jornalistas que perdem a vida fazendo a “cobertura de conflitos armados em diferentes partes do mundo. Em 2024, a ONG Repórteres sem Fronteiras contabilizou 54 mortos”. No Índice Mundial de Liberdade de Imprensa de 2024, mais da metade dos países da região das Américas viram sua situação se deteriorar. Ano após ano, o México continua a ser um dos países mais perigosos e mortais do mundo. Para os jornalistas no panorama global, 48,5% dos casos registrados até o fim de 2023 concentram-se nos países: China, com 121 jornalistas detidos, Birmânia, 69, Bielorrúsia, 39, e Vietnã, 36. Dentre os casos mais emblemáticos, está o do fotojornalista Sai Zaw Thaike, preso na Birmânia. BRASIL
A história do jornalismo brasileiro começou em 1808, ano da chegada da corte portuguesa ao Brasil. “Durante o período de Dom João VI, só se admitia a imprensa régia, isto é, meios de comunicação que estavam sob as asas do rei. Nesse ano, circulou pela primeira vez no país, de forma clandestina, o Correio Braziliense, editado em Londres pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa. A imprensa foi alvo da censura durante a ditadura instaurada pelo golpe civil-militar de 1964, que assumiu múltiplas formas: a lei da imprensa de 1967, a censura prévia, em 1970, a autocensura. Fato que merece registro é a postura do jornal Estado de São Paulo. Há 50 anos, o Estadão começava a publicar poemas de Camões ao invés de notícias censuradas. Versos do livro ‘Os Lusíadas’ foram publicados 655 vezes a partir de 2 de agosto de 1973 no lugar de notícias vetadas pela ditadura militar. Em 1975, a novela Roque Santeiro da TV Globo sofreu censura da ditadura – e dessa vez na “cara” dos telespectadores que assistiram à abertura em cores na TV. Em seguida, foi lido editorial tenso, pelo apresentador do Jornal Nacional Cid Moreira, narrando o veto da Censura Federal à novela das 8. O jornalismo assume uma posição relevante como catalisador de difusão da informação. É o jornalismo que permite e possibilita a interpretação de fatos, inclusive internacionais, avaliando os argumentos e, em última instância, promovendo ações racionalmente motivadas. O jornalismo se transforma em bússola de orientação permanente, de um mundo em mutação.
CURTINHAS
+ Mesmo ausentando-se do seu governo, Trump considerou Musk “fantástico” e “um patriota”. Disse: “Eu gosto de pessoas inteligentes, e ele é uma pessoa inteligente. Ele vai ficar um certo período de tempo e depois vai voltar para seus negócios em tempo integral. Mas ele está fazendo um trabalho fantástico.”
+ Ontem, 7, o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da segunda doença que mais mata pessoas. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
+ Estudo técnico avaliará obra de engorda em Ponta Negra, Natal. O prefeito Paulinho Freire não abre mão de proteger a orla marítima da capital potiguar. Aplausos!
HOJE NA HISTÓRIA
1455 — Alfonso de Borgia se torna o Papa Calisto III (foi um dos três sumos pontífices espanhóis).
1719 — O bandeirante paulista Pascoal Moreira Cabral notariza ata da fundação de Cuiabá, território considerado espanhol pelo Tratado de Tordesilhas.
1820 — A Vênus de Milo é descoberta na ilha egeana de Milos.
1946 — Fundação da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. 1963 — Fundação do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em São Paulo.
Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
Jornal de Fato
EVENTO / Dados do Instituto Fecomércio mostram Governador Dix-sept Rosado como um dos grandes carnavais do RN em 2025
Da Re Dação
OCarnaval 2025 de Governador Dix-sept Rosado está consolidado como um dos grandes destaques da festa popular do Rio Grande do Norte. É o que aponta a pesquisa do Instituto Fecomércio (IFC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, realizada durante os quatro dias do evento entre 1º a 4 de março.
O Dissé Folia movimentou diversos setores - como comércio, hospedagem, alimentação e entretenimento -, refletindo diretamente no aumento das vendas e no fortalecimento dos negócios. A combinação de atrações musicais de renome regional e nacional, somada à variedade de blocos de rua e festividades espalhadas por diferentes pontos da cidade, garantiu um ambiente vibrante e propício ao crescimento econômico.
Segundo a pesquisa, todos os segmentos econômicos atestaram aumento no faturamento diário. A grande maioria dos negócios, 44,6%, faturou até R$ 1.000,00 por dia. Esse dado reflete uma realidade de pequenos negócios ou de empreendimentos que não dependem diretamente do evento para a maior parte de suas receitas, mas ainda assim visam aproveitar a movimentação do Carnaval.
Contudo, 30,4% dos negócios faturaram entre R$ 1.001,00 e R$ 5.000,00, evidenciando uma faixa
considerável de estabelecimentos que projetaram ganhos moderados, mas ainda relevantes, em função do evento.
Uma parte dos empreendedores, 12%, faturou de R$ 5.001,00 a R$ 10.000,00, indicando que alguns negócios atingiram ótimo desempenho, talvez relacionados a serviços e produtos com maior demanda durante a festividade. Enquanto 13% dos empresários projetaram faturar acima de R$ 10.000,00 por dia, o que sinaliza que, para alguns segmentos, o Carnaval representa uma oportunidade de ganhos significativos, especialmente para negócios que atendem grandes volumes de turistas ou consumidores em busca de produtos e serviços específicos durante o evento.
A média geral de faturamento por dia por estabelecimento, que foi de R$ 3.559,78, indica que, em termos gerais, os negócios na cidade tiveram um desempenho positivo durante o evento, com uma média entre os dois setores. Essa
média também pode ser vista como um reflexo do impacto do Dissé Folia na economia local.
O setor de Comércio apresentou um faturamento médio diário de R$ 3.648,94 por estabelecimento, superando o setor de Serviços, que teve um faturamento médio de R$ 3.466,67. Essa diferença pode ser atribuída ao fato de que o Comércio, especialmente em eventos de grande porte como o Carnaval, tende a captar um maior volume de vendas devido à diversidade de produtos, como alimentos, bebidas, roupas e acessórios, que são altamente procurados durante o período festivo.
PoRte
As empresas de maior porte geraram o maior faturamento, com uma média de R$ 5.900,00 por dia. As Empresas de Pequeno Porte (EPP) também mostraram um desempenho robusto, com um faturamento médio diário de R$ 5.500,00, destacando-se especialmente nas festividades devido à
A quantidade média de clientes recebidos por dia durante o Carnaval de Governador Dix-Sept Rosado revela o impacto significativo do evento no comércio local. A pesquisa ouviu os comerciantes e empresários locais. A maioria dos estabelecimentos, 44,6%, registrou uma média de até 50 clientes por dia, indicando que a festividade, mesmo com seu apelo, teve um fluxo concentrado em
uma base de clientes mais restrita em alguns tipos de comércio.
À medida que 35,9% dos estabelecimentos atenderam entre 101 e 500 clientes por dia, refletindo um volume con -
Público do Dissé Folia teve quase 35% de visitantes e turistas
A pesquisa do Instituto Fecomércio-RN mostrou que o Dissé Folia em 2025 manteve sua forte conexão com a comunidade local, com 65,4% dos participantes sendo residentes de Governador Dixsept Rosado. No entanto, o evento também atraiu um número expressivo de visitantes e turistas, que representaram 34,6% do público.
nambuco (0,2%), Santa Catarina (0,2%) e Rio Grande do Sul (0,2%). Esses números, embora modestos, demonstram que o Carnaval da cidade já desperta interesse além das fronteiras estaduais, apontando para um potencial de expansão turística e cultural, capaz de atrair um público ainda mais diversificado nos próximos anos.
capacidade de gerar valor com produtos e serviços diversificados para o público presente.
Por outro lado, os Microempreendedores Individuais (MEIs) apresentaram um faturamento médio diário de R$ 4.274,19, um valor significativo, considerando o porte reduzido e a forma de operação dessas empresas. Isso demonstra o potencial de crescimento que esse segmento encontra nas festividades, especialmente em um evento como o Carnaval, onde a demanda por produtos locais e específicos é alta.
As microempresas (ME) tiveram um faturamento médio diário de R$ 2.166,67, refletindo uma realidade de menores investimentos e, portanto, uma menor participação no faturamento geral. Já os “Outros” (empresas informais ou de menor porte) tiveram um faturamento médio de R$ 2.821,43, o que indica que, apesar de sua natureza informal, também obtêm ganhos expressivos durante a festa.
siderável de visitantes, e mostrando que uma parcela significativa dos empreendedores conseguiu captar um público considerável durante a festa. Esses números são especialmente positivos, pois indicam que o evento tem capacidade de gerar fluxo de consumidores de grande porte em um espaço relativamente curto de tempo. Um número expressivo de 17,4% dos entrevista -
Essa diferença entre moradores e turistas reforça o duplo impacto positivo da festa: ao mesmo tempo em que fortalece a identidade cultural da população local, também impulsiona a economia ao movimentar setores como comércio e serviços. O crescente interesse de visitantes de outras localidades evidencia o potencial do Dissé Folia em consolidar o município como um destino festivo relevante no interior do RN.
“Esses dados comprovam que tomamos a decisão certa de investir no turismo de eventos. O Dissé Folia atraiu grande número de visitantes e, por consequência, beneficiou a circulação de moeda nova na economia local”, avalia o prefeito Dr. Artur Vale.
A grande maioria do público visitante veio do próprio Rio Grande do Norte, com destaque para Mossoró com 27,6%.
A cidade recebeu foliões de Caraúbas, Olho d´Água, Apodi, Tibau, Martins, Alexandria, Baraúna, entre outros municípios da região.
A presença de visitantes de outros estados também foi registrada, com destaque para o Ceará (0,7%), seguido por Per-
As razões pelas quais os foliões escolheram o Dissé Folia revelam aspectos importantes sobre o apelo do evento e os fatores que atraem tanto o público local quanto os turistas. A principal razão, citada por 51,2% dos entrevistados, são as atrações musicais, destacando o grande poder de encanto da programação musical.
Outro ponto relevante é o fato de 39,8% dos participantes já conhecerem o local, o que indica que muitos foliões já têm um vínculo com a cidade, seja por residirem nela ou por já terem visitado o evento em edições anteriores. Além disso, 35,6% mencionaram que a escolha foi motivada pela presença de amigos e familiares, refletindo o caráter comunitário e de convivência social do evento. A proximidade geográfica e a localização também foram destacadas por 17,9% dos entrevistados, demonstrando que a acessibilidade ao evento é um ponto positivo que atrai públicos da região.
Fatores como segurançaetranquilidade(16,4%), organização e estrutura (11,9%), e festas gratuitas nas ruas (11,4%) também são aspectos valorizados pelos participantes.
dos afirmou ter atendido entre 51 e 100 clientes, reforçando que a maioria dos empresários experienciou um impacto direto, mas não necessariamente no volume de clientes mais alto. A menor proporção, com 2,2% dos entrevistados, registrou um fluxo de clientes superior a 500 pessoas, o que aponta para um número mais restrito de estabelecimentos com alto volume de movimento, possivelmente ligados a serviços de grande porte ou atrações de maior relevância dentro do evento. Os resultados apontam que, durante o Carnaval de Governador Dix-sept Rosado em 2025, os estabelecimentos receberam, em média, 154 clientes por dia. O número reflete a capacidade do evento em atrair consumidores e movimentar o comércio local, reforçando o impacto positivo da festividade na economia da cidade.
CRÉDITO DO TRABALHADOR / No estado, 7.579 trabalhadores contrataram o novo consignado, que oferece taxas de juros mais baixas
Da Re Dação
Dados do Governo Federal, divulgados nesta segunda-feira, 7, revelam que o Rio Grande do Norte contabilizou 7.600 contratos negociados entre 21 de março e 3 de abril no novo consignado do Crédito do Trabalhador, disponível por meio da Carteira de Trabalho Digital.
No estado, 7.579 trabalhadores contrataram o novo consignado, que oferece taxas de juros mais baixas. O total emprestado ultrapassa R$ 42,52 milhões no Rio Grande do Norte, com valor médio por empréstimo de R$ 5.595,06 e parcelas e prazo de pagamento médios de R$ 304,64 e 18 meses.
Desde 21 de março, R$ 3,3 bilhões já foram concedidos em empréstimos consignados aos trabalhadores com carteira assinada nas 27 unidades da Federação. No total, 532.743 contratos foram firmados, com um valor médio de R$ 6.209,65 por trabalhador. As parcelas médias ficaram em R$ 350,46, com prazo médio de 18 meses. Atualmente, o Brasil conta com mais de 47 milhões de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Para o ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), o novo consignado inaugura um novo horizonte e uma nova cultura em torno dos empréstimos bancários.
“O Crédito do Trabalhador traz uma nova cultura de crédito e a cada dia tem se consolidado com sucesso, com novos bancos entrando, oferecendo taxas mais baixas e reduzindo dívidas dos trabalhadores”, comemora Luiz Marinho. A pasta alerta que os trabalhadores precisam ter calma e esperar pelas 24 horas para receber todas as propostas e, com isso, optar pela mais vantajosa.
A MP que criou o Crédito do Trabalhador foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 12 de março, em solenidade em
Brasília. Na ocasião, o presidente enfatizou que a intenção não é endividar brasileiros mas, sim, gerar oportunidades, tirar os mais vulneráveis dos juros caros, promover inclusão produtiva e gerar qualidade de vida.
esTaDo
A região Sudeste é a que mais negociou contratos por meio do Crédito do Trabalhador até agora, com 234.863 empréstimos fechados por 234.130 trabalhadores, num volume de crédito de R$ 1,44 bilhão. Em seguida aparecem Nordeste (111.081 empréstimos), Sul (88.174 empréstimos), Centro-Oeste (49.303) e Norte (49.170). São Paulo e Rio de Janeiro lideram a adesão ao novo consignado do Crédito do
Trabalhador, disponível por meio da Carteira de Trabalho Digital. São Paulo concentra a maior parte das liberações, com 131.306 trabalhadores beneficiados e um total de R$ 848,7 milhões concedidos. O valor médio dos empréstimos no estado é de R$ 6.446,90. No Rio de Janeiro, 51.124 trabalhadores contrataram o consignado.
O Distrito Federal se destaca com a maior média de empréstimos no país, superando a média nacional de R$ 6.209,65. Na capital do país, o valor médio concedido chega a R$ 9.809,75, totalizando R$ 112,4 milhões em crédito para 11.423 trabalhadores. Logo atrás, Mato Grosso registra média de R$ 7.477,51 por empréstimo, com um total de R$ 74,2 milhões liberados.
A Prefeitura Municipal de Martins/RN, por intermédio do seu Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 044/2025, torna público que às 13h:00 do dia 17/04/2025, fará realizar licitação, na modalidade Pregão, sob a forma eletrônica, de nº 014/2025 PE/SRP, decorrente do processo administrativo nº 0704001/2025, para REGISTRO DE PREÇOS, com critério de julgamento menor preço por lote, para Aquisição de combustíveis, (gasolina comum e óleo diesel S10), na cidade do Natal/RN, capital do estado, visando o abastecimento da frota de veículos pertencentes a Prefeitura Municipal de Martins/RN, pelo período de 12 (doze) meses, nos termos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto Municipal nº 006, de 08 de janeiro de 2025, e demais legislações aplicáveis.
A sessão pública será realizada no site https://www.portaldecompraspublicas.com.br/, com entrega das Propostas a partir da publicação deste aviso.
O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios https://www.portaldecompraspublicas.com.br/ - https://www.gov. br/pncp/pt-br, ou na Sala de Licitações da PMM, situada à Rua Dr. Joaquim Inácio, nº 102, Centro, Martins/RN – CEP 59.800-000, a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente.
Martins/RN, 07 de abril de 2025.
Francisco Cleber Henrique Silva Pregoeiro
A Prefeitura Municipal de Martins/RN, por intermédio do seu Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 044/2025, torna público que às 8h:00 do dia 22/04/2025, fará realizar licitação, na modalidade Pregão, sob a forma eletrônica, de nº 013/2025-PE/SRP, decorrente do processo administrativo nº 0704002/2025, para REGISTRO DE PREÇOS, com critério de julgamento menor preço por item, para Registro de Preços para a eventual Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de limpeza, lavagem e higienização dos veículos pertencentes a frota da Prefeitura Municipal de Martins/RN, nos termos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto Municipal nº 006, de 08 de janeiro de 2025, e demais legislações aplicáveis.
A sessão pública será realizada no site https://www.portaldecompraspublicas.com.br/, com entrega das Propostas a partir da publicação deste aviso.
O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios https://www.portaldecompraspublicas.com.br/ - https://www.gov. br/pncp/pt-br, ou na Sala de Licitações da PMM, situada à Rua Dr. Joaquim Inácio, nº 102, Centro, Martins/RN – CEP 59.800-000, a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente.
Martins/RN, 07 de abril de 2025.
Francisco Cleber Henrique Silva Pregoeiro
cesar@defato.com
PRECISAMOS DE MAIS MULHERES NA POLÍTICA
ACCJ do Senado debate hoje sobre a participação das mulheres na política, dentro do processo de discussão do novo Código Eleitoral, que será votado possivelmente em maio. Dois pontos merecem atenção: o primeiro diz respeito à reserva de cadeiras nos legislativos para candidaturas femininas. O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados com uma cota de 30%, mas no Senado o relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), baixou para 20%, o que é um absurdo. A participação da mulher na política não pode regredir por vontade daqueles que controlam o ambiente historicamente machista. Essa é uma questão que deve ser debatida à exaustão até convencer o Senado a ampliar a presença feminina na política. O segundo ponto diz sobre a criminalização da violência política contra as mulheres. O texto do novo Código Eleitoral considera violência política contra a mulher toda ação ou omissão para prejudicar o exercício do seu direito político, como fazer distinção ou restrição à liberdade política em função do sexo e perseguir ou ameaçar candidata ou detentora de mandato eletivo com menosprezo e discriminação à condição de mulher. A proposta ataca machistas de plantão que costumam intimidar mulheres no ambiente político. Isso ocorre quase como uma regra, inclusive, na Câmara Municipal de Mossoró onde ser mulher com mandato é visto como um pecado. Debate importante.
LAJES
Se a China não retirar seu aumento de 34%, vamos impor tarifas adicionais de 50%”
D o N a LD TRUMP Presidente dos Estados Unidos em dia de tensão na economia mundial
O prefeito de lajes, Felipe Menezes(MdB),seguenomandato mesmo depois de ter o diplomadocassadopelaJustiça eleitoral. Os seus advogados afirmamqueasentençadajuíza Gabriella edvanda Marques é frágil e que será revertida no TrE-rN. Felipe foi reeleito em 2024 com 53,56% dos votos.
É notícia...
1 2 3 4
LAJES ii a ação acolhida pela juíza edvanda Marques foi patrocinada pelo grupo político do deputado federal Benes Leocádio (União). ele, que foi o maior líder político de Lajes, perdeu a campanha eleitoral, quando a sua esposa, ana Karina (União), terminou em segundo lugar com 45,03% dos votos.
a governadora fátima Bezerra (Pt) vai nomear o promotor de Justiça Glaucio Pinto Garcia como novo procurador-geral de Justiça do rN. a lista uninominal se deve à renúncia da promotora de Justiça iara Maria Pinheiro à disputa pela chefia da instituição. dr. Glaucio tem 15 anos de carreira.
CADEiA E...
O Grupo de Teatro Baobá, da Uern, vai estrear o espetáculo A Farsa da Boa Preguiça, no complexo cultural da zona norte de Natal. A peça é uma adaptação da obra de Ariano Suassuna. Serão duas apresentações nos dias 11 e 12.
Nesta data, em 1976, o governador Tarcísio de Vasconcelos Maia inaugurava o Centro Social Urbano (CSU) no Walfredo Gurgel em Mossoró. Na solenidade, presença do prefeito Dix-huit Rosado e do bispo dom Gentil Diniz Barreto.
Há 20 anos, a governadora Wilma de Faria inaugurava a primeira farmácia popular em Mossoró, batizada de “Farmácia de Todos”, no bairro Paredões.
Hoje completa 33 anos da partida do jornalista Kleber Barros, que deixou seu legado nas redações de jornais e emissoras de rádio de Mossoró e do RN.
Nesta data, em 1880, era inaugurada o prédio da Cadeia Pública de Mossoró, no governo francisco Gurgel de Oliveira. Uma obra gigante à época, concebida pelo juiz da comarca municipal Manoel Hemetério raposo de Melo. Hoje, o prédio no centro da cidade sedia o Museu Histórico Lauro da escóssia.
Curioso é que na parte superior da Cadeia Pública funcionava a Câmara Municipal de Mossoró. foi lá, em 30 de setembro de 1883, que a Sociedade libertadora Mossoroense declarou a liberdade de todos os escravos da cidade, antecipando a Lei Áurea em cinco anos.
também foi nesse histórico prédio que a professora Celina Guimarães votou pela primeira vez em 5 de abril de 1928, tornando-se a primeira mulher eleitora do país. Na velha cadeia pública funcionava a primeira secção eleitoral de Mossoró.
Crimes em João Dias / Denúncia do órgão ministerial repercutida ontem pela imprensa digital deu conta de que morte de “Fatinha de Marcelo”, que teve marido e sogro assassinados, teria sido solicitada mesmo após prisão de parte do grupo suspeito
Aação criminosa que resultou nas mortes do então prefeito de João Dias, no Alto Oeste potiguar, Francisco Damião de Oliveira, mais conhecido como “Marcelo Oliveira”, e o do pai dele, Sandi Oliveira, em agosto do ano passado, continua tendo novos desdobramentos.
Nesta segunda-feira (7), a imprensa digital repercutiu denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) dando conta de que o grupo suspeito de matar Marcelo Oliveira e o pai dele também cogitou assassinar a viúva e atual prefeita eleita de João Dias, “Fatinha de Marcelo”.
A denúncia do órgão ministerial repercutida ontem apontou que a morte de Fatinha de Marcelo, que teve marido e sogro assassinados, teria sido solicitada mesmo após prisão de parte do grupo suspeito do duplo
“Marcelo Oliveira” e o do pai dele mortos em agosto do ano passado, em João Dias
homicídio. Segundo informação publicada ontem pelo site G1 RN, a peça do MP revela que a ex-vereadora foragida de João Dias, Leidiane Jácome, teria feito pressão pelo assassinato de Fatinha de Marcelo.
Leidiane era vereadora do município e irmã da então vice-prefeita da cidade, Damária Jácome, que também concorreu ao cargo de prefeita. As duas integrariam o grupo suspeito de
Lei Seca/CPRE autua 40 condutores
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da Seção Lei Seca e com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RN),
realizou, neste fim de semana, uma série de operações que resultaram na prisão de um condutor por fuga de barreira policial e dano ao patrimônio público. As
Estupro de vulnerável
Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia (DP) de Assú cumpriram um mandado de prisão decorrente de sentença penal condenatória, expedida pela 2ª Vara da Comarca de Assú, na manhã desta segunda-feira (7), contra um homem de 43 anos, condenado pela prática do crime de estupro de vulnerável. A prisão foi realizada no município de Carnaubais. Após a realização de diligências, os policiais da 97ª DP conseguiram localizar o homem e, na sequência, realizar a prisão. O homem foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, à disposição da Justiça.
mandar matar Marcelo. “Segundo o Ministério Público, o novo assassinato foi solicitado mesmo após a prisão de parte do grupo criminoso. As informações estão no aditamento à primeira denúncia, no qual o MP acusa mais nove pessoas por participação nos crimes”, pontua trecho do material do portal.
Ainda conforme o site, de acordo com a peça acusatória, a informação foi confirmada após a prisão e apreen-
ações ocorreram nas zonas Leste e Sul de Natal, onde 40 motoristas foram autuados por se recusarem a realizar o teste do etilômetro.
O balanço da operação foi divulgado nesta segundafeira (7) pelo próprio CPRE que informou que, além disso, foram lavrados 23 autos de infrações diversas. O órgão disse que durante as operações, alguns conduto-
são do celular de Marcelo Alves da Silva, chamado de “Pastor”, que teria recusado a investida alegando que seria difícil colocá-la em prática. Alguns dos suspeitos já se encontram presos em unidades prisionais de Caraúbas e Mossoró, enquanto outros são considerados foragidos. O MP aponta que a ação criminosa contou com a participação de, no mínimo, 14 pessoas, sob motivação de vingança pessoal e política.
res tentaram fugir das barreiras. Segundo a corporação, em um dos casos, uma mulher de 42 anos tentou se evadir, mas acabou colidindo o veículo. Ela foi autuada por recusa ao teste do etilômetro, e o carro foi recolhido ao pátio do DETRAN.
Outro caso que chamou a atenção envolveu uma caminhonete do tipo Amarok, cujo condutor fugiu da abor-
Surto em supermercado
Um homem em aparente surto psicótico causou neste fim de semana pânico entre clientes e funcionários de um supermercado em Mossoró. O fato aconteceu neste domingo (6), na loja localizada no bairro Alto de São Manoel. Após a intervenção da PM, o homem mobilizado foi levado pelo SAMU para uma unidade de saúde. As imagens com o momento do ocorrido dentro do estabelecimento circularam amplamente em redes sociais. O supermercado divulgou uma nota sobre o caso, informando que logo a situação foi controlada e reafirmando o “compromisso com a segurança e o bem-estar”.
Polícia Civil prende no interior do RN dois suspeitos de dois diferentes feminicídios
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) prendeu no interior do estado dois suspeitos de dois feminicídios. As prisões ocorreram neste fim de semana nos municípios de Assú e de Riacho de Santana, no Alto Oeste potiguar. Na primeira cidade, policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia (DP) de Assú cumpriram no último sábado (5) um mandado de prisão preventiva. O alvo foi um homem de 30 anos, suspeito da prática do crime de feminicídio.
A prisão foi realizada na cidade de Assú. De acordo com as investigações, a ação criminosa teria ocorrido no último dia 20 de fevereiro. Na ocasião, o suspeito teria entrado na casa da mulher e assassinado a vítima enquanto ela dormia. No decorrer das diligências, foi constatado que o suspeito era primo do companheiro da mulher. O ex-companheiro da mulher teria planejado o crime e teria oferecido dinheiro para o suspeito realizar o crime.
O homem foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, à disposição da Justiça. E policiais civis da 4ª Delegacia Regional (DR)
de Pau dos Ferros, com apoio da Polícia Militar de Riacho de Santana, prenderam em flagrante também no último sábado, um homem de 42 anos, suspeito da prática dos crimes de feminicídio e descumprimento de medida protetiva de urgência.
A prisão foi realizada na Zona Rural do município de Riacho de Santana. As diligências foram iniciadas após o recebimento de uma denúncia anônima informando o suposto cometimento da ação criminosa pelo suspeito contra a companheira, uma mulher de 36 anos. Ao chegar ao local indicado, os policiais civis e militares constataram a veracidade dos fatos e, na sequência, realizaram a prisão em flagrante do homem. De acordo com as investigações, o suspeito já possuía histórico de agressão contra a vítima e foi preso em julho de 2024, entretanto, respondia ao processo em liberdade, mediante restrições impostas pela medida protetiva. A ação contou ainda com o apoio da equipe de perícia do ITEP. O homem foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, à disposição da Justiça.
dagem policial, passando por cima do canteiro central da avenida Engenheiro Roberto Freire. As viaturas da Lei Seca realizaram acompanhamento tático por mais de quatro quilômetros, até a interceptação do veículo na vila de Ponta Negra. Durante a fuga, o motorista realizou uma manobra que causou danos a uma das viaturas. O condutor, de 28 anos, foi preso por direção perigosa e por conduzir sob influência de álcool. O veículo também foi removido ao pátio de custódia.
A Seção Lei Seca reforça a recomendação para que os motoristas não tentem fugir das barreiras policiais, pois essa atitude coloca em risco suas vidas, a dos agentes de segurança e de todos os usuários das vias públicas.
Policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia (DP) de Natal cumpriram mandado de prisão preventiva, expedido pelo Poder Judiciário, na manhã desta segunda-feira (7), contra um casal, um homem de 34 anos e uma mulher de 22 anos, suspeitos da prática do crime de roubo. A prisão foi realizada no bairro de Cidade Alta, localizado na zona Leste da capital potiguar. De acordo com as investigações, o casal teria realizado dois assaltos dentro de transportes públicos, utilizando uma arma branca, nos bairros da Cidade Alta e na Ribeira entre os dias 2 e 15 de fevereiro deste ano. No decorrer das diligências, os policiais da 2ª DP conseguiram identificar os suspeitos e, na sequência, realizaram a prisão. Eles foram conduzidos à Delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, à disposição da Justiça.
futebo l / Duelo vale pela segunda rodada e começa às 19h, no Estádio Nilton Santos
Rio – O Botafogo enfrenta o Carabobo, da Venezuela, nesta terçafeira, 8, tentando se recuperar da derrota na estreia para o Universidad de Chile. O duelo vale pela segunda rodada da Taça Libertadores e começa às 19h, no Estádio Nilton Santos.
O alvinegro carioca terá um desfalque importante contra os venezuelanos. O centroavante Jesus, que “renasceu” no fim de semana após marcar um dos gols na vitória sobre o Juventude pelo Brasileirão, está suspenso por conta da expulsão contra a La U. Mastriani deve ser o substituto, assim como aconteceu durante o jogo contra o adversário gaúcho.
Em contrapartida, o técnico Renato Paiva tem duas novidades. A saber: o atacante Savarino e o lateralesquerdo Cuiabano. O primeiro estava lesionado. O segundo, por sua vez, suspenso por levar o cartão vermelho na Recopa SulAmericano, contra o Ra -
cing/ARG. Os dois, aliás, apareceram no time no duelo contra os gaúchos, no fim de semana.
Uma outra possível mudança, mas por opção técnica, pode ser a saída de Patrick de Paula para a entrada do uruguaio Santí Rodriguez a fim de deixar a equipe mais rápida e ofensiva.
O Botafogo precisa da vitória para sair da terceira colocação da chave ou então não perder Universidad de Chile ou Estudiantes (ARG) de vista. O provável time será John, Vitinho, Jair, Barboza e Telles; Gregore, Freitas e Patrick de Paula (Santí); Savarino, Mastriani e Artur.
COMO CHEGA O CARABOBO?
O desafiante chega ao Rio de Janeiro com boa campanha no Venezuelano. São seis vitórias, três empates e duas derrotas, números que colocam o Carabobo na liderança do torneio local. Porém, na Libertadores, a equipe enfrenta dificuldades. Afinal, perdeu para o Estu-
A segunda rodada do Campeonato Brasileiro foi marcada por polêmicas envolvendo a arbitragem em pelo menos quatro partidas do fim de semana. Dirigentes demonstraram indignação e houve muita reclamação por parte dos clubes.
Cabe ressaltar que todas as agremiações das Séries
A e B do futebol nacional votaram pela reeleição do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que restringiu verba para a avaliação dos árbitros em 2024 apesar de a entidade ter aumentado o salário dos chefes de federações em 330% e ter gastado R$ 3 milhões com um grupo de 49 pessoas sem relação direta com a entidade durante a Copa do Mundo do Catar, como mostrou reportagem da revista Piauí.
O lance mais comentado da rodada foi o pênalti polêmico marcado para o
Palmeiras na partida contra o Sport, determinante para a vitória por 2 a 1 do time paulista no Recife. Aos 42 minutos do segundo tempo, o árbitro Bruno Arleu de Araújo marcou toque de Matheus Alexandre em Raphael Veiga dentro da área e assinalou a penalidade. O assistente de vídeo Rodrigo Nunes de Sá ratificou a decisão de campo e sequer chamou para revisão no monitor.
O vice-presidente de futebol do Sport, Guilherme Falcão, detonou a arbitragem em entrevista coletiva após a partida e classificou o lance como uma “vergonha para a arbitragem brasileira”.
EXPULSÃO EM
INTER X CRUZEIRO
Outro lance que gerou muita reclamação foi a expulsão de Jonathan Jesus, do Cruzeiro, aos 20 minu-
diantes por 2 a 0 na estreia e não contará com o principal destaque para visitar a Estrela Solitária. Tortolero foi expulso no segundo tempo do encontro com os hermanos.
tos do primeiro tempo na derrota para o Internacional, em Porto Alegre. O árbitro Marcelo de Lima Henrique viu falta do zagueiro em Enner Valencia próximo da grande área e indicou que apresentaria o cartão amarelo. Contudo, ainda durante a análise do VAR, definiu que aplicaria o vermelho por “dogso”, termo em inglês para “Denial of an Obvious Goal-Scoring Opportunity” (“Negação de uma Oportunidade Clara de Gol”), em tradução literal. Daiane Muniz, responsável pela operação do vídeo, validou a punição.
O Cruzeiro teve poucas chances de competir à altura com um jogador a menos e foi derrotado por 3 a 0. Pedro Lourenço, dono da SAF do time mineiro, criticou a atuação de Marcelo de Lima Henrique logo após a partida, em entrevista coletiva, e afirmou que a diretoria fez contato com a Comissão de Arbitragem da CBF para cobrar explicações pelo lance.
SEM AMARELO
O São Paulo segurou um
A provável equipe comandada por Diego Merino será Bruera; Bonilla, Neira, Rodríguez e Pérez; González, Núñez e Ramos; Mora, Londoño e Cañozales.
empate sem gols fora de casa com o Atlético/MG, mas a história poderia ter sido outra. A equipe tricolor reclamou com o árbitro Ramon Abatti Abel por ele não ter apresentado o segundo cartão amarelo para o zagueiro Lyanco por entrada em Ferraresi. O treinador são-paulino Luis Zubeldía chiou bastante e recebeu o vermelho por aplaudir o árbitro de maneira irônica.
QUASE PÊNALTI
Na Vila Belmiro, o árbitro Alex Gomes Stefano poderia ter cometido um erro crasso se não fosse o VAR. Após Thaciano desviar cruzamento, o responsável pelo apito viu toque na mão de Erick Pulga, do Bahia, dentro da própria e assinalou pênalti para o Santos. Porém, a bola bateu no rosto do atacante tricolor.
Apesar de o lance parecer simples, Alex Stefano precisou ser avisado pelo assistente de vídeo Gilberto Rodrigues Castro Júnior sobre o equívoco. A partida terminou empatada por 2 a 2.
Pregão eletrônico nº 012/2025 - PMDS
A Prefeitura Municipal de Doutor Severiano CNPJ: 08.355.489/0001-26, através de sua Comissão de Licitação, torna público que realizará o seguinte procedimento licitatório. Pregão Eletrônico nº 012/2025. Objeto: Aquisição de materiais e equipamentos destinados ao laboratório de análises clinicas de Doutor Severiano. Data e Horário da sessão: 22 de abril de 2025 às 08h30min (oito e trinta). O Edital e seus anexos estão à disposição nos sites: www.novobbmnet.com.br, www.doutorseveriano.rn. gov.br/ www.gov.br/pncp, conforme preceitua a Lei Federal nº 14.133/2021.
George Giovanne Fernandes Lopes. Agente de Contratação.
Doutor Severiano RN, 07 de abril de 2025.
O MUNICÍPIO DE CORONEL JOÃO PESSOA, por intermédio da SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, TRANSPORTES E SERVIÇOS URBANO torna público a realização de procedimento licitatório, em sessão pública, na modalidade CONCORRÊNCIA, do tipo menor preço global, sob a forma de execução indireta, no regime de empreitada por preço unitário, na forma ELETRÔNICA, nos termos da Lei nº 14.133, de 2021 e demais legislação aplicável, cujo objeto é a contratação de empresa para realização dos serviços de PAVIMENTAÇÃO EM PARALELEPÍPEDOS PELO MÉTODO CONVENCIONAL em diversos trechos, localizadas na zona urbana no município de Coronel João Pessoa/RN, conforme projeto básico. As propostas e documentos serão recebidos virtualmente no site https://www.portaldecompraspublicas.com.br até o dia 25/04/2025 às 08h00min, quando iniciará às 08h30min, conforme especificações e normas contidas no Edital e seus Anexos, disponíveis no endereço eletrônico acima ou no site www.coroneljoaopessoa.rn.gov.br.
Coronel João Pessoa/RN, 07 de abril de 2025. Miguel Ferreira de Aquino Agente de Contratação
MANIPULAÇÃO / Atacante é investigado por supostamente ter forçado punição para beneficiar apostadores
Relatório da Ibia (Associação Internacional de Integridade nas Apostas Esportivas) cita 111 usuários e aproximadamente R$ 56,7 mil em apostas suspeitas no cartão amarelo tomado pelo atacante Ênio, do Juventude, em partida contra o Vitória na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Os dados geraram alerta de possível manipulação no lance, como revelou o ge na sexta-feira.
De acordo com o documento, a maioria desses usuários tinha contas recém-criadas, e muitos deles faziam, na advertência ao atleta, suas primeiras apostas.
O relatório foi recebido pela CBF na semana passada e distribuído para órgãos de investigação, como o Ministério Público e a Procurado-
Atacante Ênio durante sua apresentação ao Juventude
ria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), além de federações estaduais. A confederação não se manifesta sobre o caso. Avisado da investigação,
o Juventude afastou Ênio na véspera da partida para o Botafogo, sábado, mas a princípio sob o argumento de que negociava a transferência do jogador – após a
msantos@defato.com
partida, o técnico Fábio Matias admitiu conhecimento prévio da investigação. O relatório da Ibia cita suspeitas em cinco casas de apostas diferentes. Uma de-
Decisão da CBF ao atleta que subir na bola é sensata e ao mesmo tempo óbvia
AConfederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que jogadores que subirem na bola durante os jogos do Campeonato Brasileiro serão punidos com cartão amarelo. Uma decisão sensata, embora óbvia, e que não é inédita.
Em 2023, Soteldo protagonizou uma cena polêmica ao subir na bola durante uma partida entre Santos e Vasco, gerando confusão em campo e resultando em um cartão do árbitro.
Tal atitude é um desrespeito ao adversário, um verdadeiro "chute" nos princípios do comportamento ético que todo atleta deveria manter.
No entanto, como deparamos em muitas situações, nem todos seguem esse princípio, e gestos assim continuam a acontecer em momentos estratégicos, como na reta final da decisão do Campeonato Paulista.
Nesse contexto, a punição parece branda: um simples cartão amarelo para o atleta que se comporta de forma debochada acaba perdendo seu peso.
Vale destacar que o comunicado da CBF foi divulgado pouco mais de uma semana depois de Memphis Depay, jogador do Corinthians, ter repetido a infração na decisão do campeonato contra o Palmeiras, subindo com os dois pés na bola.
Deveria ser o vermelho a decisão da CbF em relação ao atleta que subir na bola deveria ser mais enérgica, com a aplicação de um cartão vermelho, em vez de apenas um amarelo, como determina a entidade. ainda que não evitasse o gesto, isso causaria algum temor ao jogador desrespeitoso.
Memphis desaprovou
Memphis depay criticou a decisão da confederação. Subir na bola, escreveu em uma postagem, “não é um fator tão importante no futebol, mas eu não vejo problema nisso. E completou: “Fico, realmente, me perguntando: como é a diretoria da CbF? Quem está decidindo o futuro do futebol tão bonito desse país? Vamos nos concentrar em regras que realmente melhorem o esporte e no lado comercial do futebol, no que beneficia os clubes, os tor-
cedores e os jogadores, em vez desses anúncios sem sentido”. neymar, idem
Neymar também comentou sobre o ofício da CBf nas redes sociais. Para o camisa 10 do Santos, regras como esta deixam o futebol mais chato. “Futebol tá ficando cada vez mais chato. Muito nhênhênhê”, escreveu ele, que recebeu quase nove mil curtidas no comentário só naquele momento da postagem.
série D adiada
a Série d do Campeonato Brasileiro deve ser adiada em uma semana, passando dos dias 12 e 13 de abril para o fim de semana seguinte, 19 e 20. a mudança ainda não foi confirmada oficialmente pela CbF, mas clubes que disputarão a competição teriam sido informados previamente sobre a alteração no calendário.
las aponta 22 usuários com comportamentos estranhos. Desses, 12 estavam no Brasil e somaram R$ 27,6 mil em apostas que renderam R$ 40,3 mil de lucro aproximado. Outras contas, na Europa, apostaram o equivalente a mais R$ 3 mil.
Uma segunda operadora relatou 60 clientes suspeitos, sendo que dez tinham acabado de criar suas contas. As apostas somaram R$ 12,4 mil.
Outra empresa afirma que três das bets que tem como clientes identificaram 29 usuários suspeitos, todos novos em suas plataformas, que colocaram mais R$ 13,7 mil no cartão amarelo de Ênio. Cita, também, que vários apostadores tentaram apostar valores acima dos limites permitidos, mas foram barrados.
Além das cinco bets citadas no relatório da Ibia, o ge apurou que ao menos mais uma outra casa de apostas apontou suspeitas com relação ao lance.
Ênio foi punido com um cartão amarelo aos 36 minutos do primeiro tempo do jogo contra o Vitória, na estreia do Juventude no Bra-
sileiro. Segundo o árbitro Paulo Cesar Zanovelli, em súmula, a advertência se deu por reclamação.
Ao menos três dos apostadores são atletas profissionais, impedidos de participar de apostas esportivas pelos regulamentos da Fifa, da CBF e por lei federal.
Após a derrota para o Botafogo, no sábado, o técnico Fábio Matias confirmou que Ênio tinha sido afastado do elenco por causa da investigação:
“Recebemos a informação na quinta-feira à noite, esse alerta em relação ao que aconteceu, juntamente com a direção. Isso foi através do presidente do clube, fizemos uma reunião para decidir que ele estava fora desse jogo aqui até que se conclua a situação”.
A reportagem tentou contato com representantes do atleta, mas não houve retorno. A CBF informou que casos relacionados à Unidade de Integridade ficam sob sigilo. A Sportradar, parceira da confederação no monitoramento de apostas, também afirmou que não comenta investigações em andamento.
Justiça concede liminar para clássico ser em São Januário
Rio – A Justiça do Rio de Janeiro, na 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, concedeu uma liminar nesta segunda-feira para o clássico entre Vasco e Flamengo, do dia 19 de abril, pela quinta rodada do Brasileirão, ser realizado em São Januário. A decisão se o jogo será no estádio ou não está nas mãos do clube.
A decisão da juíza Regina Lúcia Chuqer de Almeida Costa de Castro Lima acata uma ação popular, movida por Pedro de Menezes Reis e Marcus Vinicius Reis, e determina a suspensão dos efeitos da decisão do Bepe e autoriza o mando de campo do Vasco em São Januário, com presença da torcida vascaína, independentemente de qualquer avaliação, e, a depender de avaliação téc-
nica específica devidamente fundamentada, com presença da torcida rubro-negra.
A magistrada cita que o Bepe “se recusa empregar todas as suas energias em benefício do serviço, optando, simplesmente, pelo caminho mais fácil ‘deixar de fazer’, com aparente abandono do entusiasmo, autoridade e eficiência que a instituição exige". Em outro trecho, a magistrada diz: “Nesse diapasão, a eventual incapacidade técnica de órgão público não pode privar os populares torcedores de determinada agremiação esportiva da utilização de seu Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio de Janeiro na atividade precípua prevista desde sua construção”.
Jornal de Fato • terça-feira, 8 de abril de 2025
Boletim / Levantamento destaca que cinco produtos ligados à cadeia produtiva representaram 58,6% do total exportado
edinaldo M oreno
Da Redação
Boletim da Balança Comercial divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDEC), nesta segunda-feira (7), apontou que a fruticultura foi destaque nas exportações de março no Rio Grande do Norte. O levantamento destaca que cinco produtos ligados à cadeia produtiva representaram 58,6% do total exportado no mês.
De acordo com o boletim, outros açúcares de cana liderou a pauta com US$ 7,1 milhões, seguidos por melões frescos (US$ 6,5 milhões), outros produtos de origem animal impróprios para alimentação humana (US$ 4,3 milhões), melancias frescas (US$ 3,2 milhões) e os mamões frescos (US$ 2,3 milhões).
O boletim mostrou ainda que cinco mercados foram responsáveis por quase 70% (69,9%) do total exportado pelo Rio Grande do Norte no período. O principal parceiro de exportação no mês passado, no tocante a produtos ex -
portados, foi os Estados Unidos (US$ 10,5 milhões). Na sequência aparecem Senegal (US$ 5,5 milhões), os Países Baixos (US$ 5,2 milhões), a Espanha (US$ 3,9 milhões) e o Reino Unido (US$ 2,8 milhões).
Segundo o levantamento relativo ao terceiro mês do ano, o estado movimentou US$ 39,9 milhões em exportações e US$ 36,9 milhões em importações. E
como saldo positivo das transações do Comércio Exterior, o RN teve US$3 milhões.
“Os resultados apresentados refletem na diversificação da pauta comercial do RN e da expansão cada vez maior de seus produtos em novos mercados. Além disso, o saldo comercial positivo evidencia o potencial que o estado possui em termos de competitividade”, frisa a pasta estadual.
PRINCIPAIS PRODUTOS EXPORTADOS EM MARÇO (em milhões U$ - Valor FOB)
OUtrOS açÚCareS de CaNa , SaCarOSe QUiMiCaMeNte PUra
MeLÕeS freSCOS
OUtrOS PrOdUtOS de OriGeM aNiMaL, iMPrÓPriOS Para aLiMeNtaçÃO HUMaNa
MeLaNCiaS freSCaS
MaMÕeS (papaias) freSCOS
Já em relação às importações, o destaque ficou para outros trigos e misturas de trigo com centeio, com o valor de US$ 7,9 milhões, seguido por outras gasolinas (exceto para aviação) com US$ 7,1 milhões, células fotovoltaicas com US$ 4,6 milhões, hulha betuminosa (tipo de carvão mineral que contém betume e tem um alto teor de carbono) com US$ 1,6
milhão e lulas congeladas com US$ 1,1 milhão.
A SEDEC ressalta que os cinco principais produtos importados, a presença de produto relacionado à energia renovável em terceiro lugar e a presença de um novo item - hulha, um tipo de carvão mineral. Juntos, esses cinco produtos representaram 60,4% do total importado pelo Rio Grande do Norte em março de 2025.
A China liderou como principal fornecedora do Rio Grande do Norte, com US$ 9,2 milhões, seguida pelo Uruguai (US$ 8,1 milhões), os Países Baixos (US$ 7,4 milhões), a Argentina (US$ 1,7 milhão) e a Colômbia (US$ 1,6 milhão). Juntos, estes mercados foram responsáveis por 75,8% do total das importações realizadas pelo Rio Grande do Norte no período.
PRINCIPAIS PRODUTOS IMPORTADOS EM MARÇO (em milhões U$ - Valor FOB)
OUtrOS triGOS e MiStUraS de triGO COM CeNteiO, eXCetO Para SeMeadUra traS GaSOLiNaS, eXCetO Para aViaçÃO
LULaS, CONGeLadaS 7,1 7,9 7,1 4,6 1,6 1,1 6,5 4,3 3,2 2,3
CÉLULaS fOtOVOLtaiCaS MONtadaS eM MÓdULOS OU eM PaiNÉiS
HULHa BetUMiNOSa , NÃO aGLOMerada
FONTE: BOLETIM ECONÔMICO SEDEC
No Encontro da família Dix-neuf e Odete: Noguchi Rosado, Neide Frota, Nayara, Isadora, Maria Fernanda, Pedro Henrique, Lorene, Górgias, Noguchi Neto, Esther, Letícia, Noguchi Filho, Ediane Fernandes, Jerônimo Guilherme, Jerônimo Eduardo, Jerônimo Arthur, Lorna, João Marcelo, e Marcela.
Desses encontros casuais... empresários Júnior Grafith e Alvanilson Carlos. Duas potências!
A empresária Sanzia Fernandes com o big bossa da Carmen Steffens, Mário Spaniol. Hoje tem lançamento da Coleção Winter’25 na CS Mossoró.
Todos os vivas à odontóloga Evelane Maia Fernandes, aniversariante de hoje. Parabéns!
O empresário Ângelo Siqueira festeja idade nova hoje e celebra ao lado da mui amada Luana Almeida, familiares e amigos. Parabéns!
Outrora eu era daqui, e hoje regresso estrangeiro, Forasteiro do que vejo e ouço, velho de mim.
Já vi tudo, ainda o que nunca vi, nem o que nunca verei. Eu reinei no que nunca fui.” Fernando Pessoa
A empresária Sanzia Fernandes, franqueada Carmen Steffens, convida para lançamento exclusivo da Coleção Winter’25 hoje, a partir das 17h, no Partage Shopping Mossoró. “Uma noite de elegância, moda e momentos inesquecíveis espera por você!”
A Carmen Steffens Mossoró está entre as cinco melhores franquias da marca no ano 2024. Bravo!
No dia 7 de junho, que marca a abertura do Mossoró Cidade Junina 2025, o bloco “Loucuras de Saboya” reunirá os amigos no Corredor Cultural. Chrystian de Saboya criou o bloco para celebrar a chegada do São João na terra que fez Lampião correr com seu bando. O bloco sairá no Pingo da Mei Dia, da casa 2472, a partir das 14h. Este ano homenageará Tia Gil, dona da Casa da Gil, ponto turístico na praia Redonda.
Festejam idade nova hoje, 8: Evelane Maia Fernandes e Ângelo Siqueira. Parabéns!!!
wr.ramalho@hotmail.com
A gratidão é, definitivamente, a forma de trazer mais para sua vida.”
Amo como ama o amor (Fernando Pessoa). O amor, ah, o amor!! Que prazer receber o convite para o casamento da sobrinha Gabrielle da Silva Ramalho com Gustavo Francisco da Silva. Ela, filha de Vanderlan de Menezes Ramalho e Laodiceia Soares da Silva Ramalho; ele, filho de Ademir Francisco da Silva e Wilza Andrade da Silva. O sim acontece dia 7 de junho às 16 horas, no Espaço Alamanda’s Buffet e Recepções, em Parnamirim/RN. Amar e ser amado... Como é lindo o amor!!
A amiga educadora Cláudia Virgínia Fernandes Gurgel hoje brindando à vida. Quanta felicidade! Parabéns!
Domingo, a linda psicóloga Sthefanny Lorrany celebrou a vida no Cathamax Grill junto com a família e raros amigos. Ela com seus pais Gilson e Débora e o irmão Júlio César. Gratos pelo convite.
Quem celebra a vida? Hoje, Cláudia Virgínia, Anne Marry, Fátima Vieira, Miquéias Mizá, Vitória Nayana e Paulo Rafael; amanhã, Ranilce Morais. A vida é um espetáculo! Então, aniversariantes, celebrem! Celebrem!
Cultura / A companhia mossoroense de teatro prepara apresentações especiais para celebrar os mais de 10 anos de sucesso do espetáculo que já foi apresentado em vários estados do país.
Para celebrar os mais de 10 anos ininterruptos de apresentações do espetáculo "A Casatória C’a Defunta", a Cia. Pão Doce de Teatro, coletivo artístico mossoroense com mais de 20 anos de história, está preparando um projeto especial intitulado “Casatória em Celebração –Turnê 10 Anos”. Com duas apresentações especiais que acontecerão nos próximos dias em Mossoró, o projeto está sendo realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, operacionalizado pela Secre-
Apresentações especiais serão realizadas para celebrar os mais de 10 anos do espetáculo "A Casatória C’a Defunta".
taria Municipal de Cultura. A primeira apresentação do espetáculo que levou a cultura potiguar para todo o Brasil vai acontecer no dia 11 de abril, às 20h, na Escola de Ar-
tes de Mossoró, com entrada liberada para todo o público. Já a segunda apresentação acontecerá no dia 16 de abril, às 16h, no Espaço Cultural Teatro de Quintal, sede da
companhia, e será destinada para os alunos que integram a rede municipal de ensino. "A Casatória C’a Defunta" estreou em 2014 e, desde então, já foi assistido por pla -
O prenúncio forte do convite da família: “Sempre presente, mesmo na ausência: Maria ivone da Silva Lopes para a Missa da Esperança de um ano de saudades na igreja Matriz de São Manoel, quinta-feira, dia 24 deste, às 19 horas em Mossoró/rN. dONa iVONe, terNa! eterNa!! ela deixou sua marca de luz, da amizade, ternura e respeito.
O médico ortopedista, o caraubense da gema, dr. thiago araruna agora fazendo parte do Complexo de Saúde da UNiMed como cooperador. Ele é um superprofissional que faz sua história bonita na área da ortopedia e que também atende em sua clínica, a CLiNiCAR. Parabéns e aplausos!
Festejar aniversario é uma bênção! A nossa primeira-dama, a simpática universitária do curso de Medicina, Eduarda Rosado recebeu sextafeira, 4, as homenagens do maridão, o prefeito Givago Barreto, da família e amigos. Hoje, os nossos vivas!
teias de todo o Brasil. O espetáculo mistura cultura popular, música ao vivo e o teatro nordestino, e é inspirado em causos e contos do imaginário popular. Em mais de dez anos de trajetória, a peça se consolidou como um dos espetáculos mais longevos do teatro potiguar, conquistando reconhecimento nacional ao participar de importantes festivais de teatro do país, levando a identidade cultural de Mossoró e do Rio Grande do Norte para diferentes estados. No elenco, os artistas Mônica Danuta, Lígia Kiss, Diogo Rocha, Paulo Lima e Raull Davyson. Tem a direção, cenário e figurinos de Marcos Leonardo. Textos e Músicas de Romero Oliveira. E preparação vocal de Diogo Rocha. Sobre essa celebração, o ator, iluminador e produtor técnico Paulo Lima enfatiza que se trata de um marco para qualquer grupo artístico brasileiro.
“Estar há 10 anos ininterruptos em cartaz é um feito raro para qualquer grupo ou artista brasileiro. ‘A Casatória C’a Defunta’ é um marco na nossa trajetória e também para a cultura mossoroense e potiguar. Celebrar essa década de história é reafirmar a força do teatro como manifestação cultural que resiste
e emociona”, disse o membro da companhia.
Para as apresentações de celebração em Mossoró, o coletivo artístico conta com mais de 20 profissionais e parceiros, que estarão envolvidos na execução do projeto. “O projeto ‘Casatória em Celebração – Turnê 10 Anos’ reafirma a importância da Cia. Pão Doce de Teatro na cena cultural do Rio Grande do Norte e convida o público a celebrar esse momento especial, relembrando a riqueza da cultura nordestina”, destaca a companhia.
O espetáculo “A Casatória c’a Defunta” narra, de maneira lúdica e divertida, as aventuras daqueles que já partiram desta vida para outra e daqueles que ainda estão vivos. Cinco atores em “pés-de-banco” (uma releitura das pernas de pau com banquinhos de madeira) conduzem a história de Afrânio, um rapaz medroso que, prestes a se casar com a romântica Maria Flor, acaba se casando acidentalmente com a fantasmagórica “Moça de Branco”, sendo levado para o mundo dos espíritos. Lá, ele faz amigos e aprende valiosas lições, mas não desiste do seu verdadeiro amor, mesmo que isso signifique enfrentar sua própria morte.
georgianoazevedo@gmail.com
A Governadora Fátima Bezerra reuniu secretários e empresários da moda na última quinta-feira, 3, para lançamento do Costura + RN, um programa que une qualificação, crédito e visibilidade para transformar o setor têxtil potiguar e gerar oportunidades para quem vive da costura. O programa vai capacitar 1.850 pessoas em 37 municípios com cursos em corte e costura e empreendedorismo, fruto da parceria entre a S ede C r N e o S e N ai r N. a lém da formação, o programa garante crédito facilitado, por meio da AGN RN, para quem quer começar ou fortalecer o próprio negócio, com aquisição de máquinas e equipamentos. Um avanço na moda potiguar!
Na ocasião do lançamento do programa “Costura + RN”, algumas marcas potiguares apresentaram seus trabalhos, como George Azevedo Arte, Vankoke, d ali e Matersol em pocket show com cast Tráfego Models.
a empresária Marluce Bezerra lançou a coleção Outono 2025 da Marluce Store com f ashion d ay na própria loja no último dia 3, apresentando as bossas da estação em pocket show com recheio da modelo a Sarah Saraiva, do cast Tráfego Models.
Sânzia Fernandes, empresária de sucesso na Terra de Santa Luzia, vai reunir a clientela Carmen Steffens para o lançamento da coleção i nverno 2025 de roupas, calçados, bolsas e acessórios em Happy Hour na própria loja no Partage Shopping Mossoró, hoje, às 17h. Na ocasião, vai celebrar mais uma conquista: a CS Mossoró se classificou entre as 5 melhores franquias da marca no ano 2024. Sucesso!
O Hotel Sibara, em Balneário Camboriú (SC), foi palco para os concursos: Miss Brasil Supranational 2025 e Mister Brasil CNB 2025. Os vencedores foram:
* eduarda Braum, do espírito Santo, eleita Miss Brasil Supranational 2025
* Lucas Laet, do r io de Janeiro, eleito Mister Brasil CNB 2025