>> Aumenta a polarização entre petistas e bolsonaristas
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn
NESTA EDIÇÃO: 48 PÁGINAS OPINIÃO P2 | POLÍTICA
NOSSOS CADERNOS
NEY LOPES DE SOUZA CÉSAR SANTOS MARCOS SANTOS
>>
Jornal de Fato
Governo do RN vai subsidiar novas moradias
>> Programa é instituído para atender famílias de baixa renda; governadora Fátima Bezerra também anuncia plano para a indústria potiguar.
Cirurgias eletivas ginecológicas estão suspensas há nove meses em Mossoró
Samba perde a genialidade do cantor e compositor Arlindo Cruz
Denúncia foi feita pelo Conselho Municipal de Saúde ao Ministério Público, afirmando que o motivo da suspensão é a falta de pagamento por parte da Prefeitura.
Um dos maiores nomes do samba de todos os tempos, o cantor, multi-instrumentista e compositor Arlindo Cruz morreu aos 66 anos. Candeia foi o “padrinho musical”.
Principal 7 Mossoró 3
DIA DOS PAIS
Vítima mostra o rosto na luta de combate à violência contra a mulher MARCA DA
Reportagem mostra a importância da figura paterna no desenvolvimento de crianças e adolescentes
Principal 5
Mossoró 8
Rio emplaca três clubes nas quartas da Copa BR após 12 anos
Raiane Andrade/Assecom
Governadora Fátima Bezerra na solenidade de assinatura da Lei da Política Industrial e do programa RN + Moradia
ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS
O TAQUÍGRAFO QUE FALTOU A
NELSON RODRIGUES...
EDMÍLSON CAMINHA
Escritor, membro da Academia de Letras do Brasil edmilson.caminha@gmail.com
Não bastassem a força humana e a grandeza literária que as enriquecem, personagens de Nelson Rodrigues, no romance Asfalto selvagem (Rio de Janeiro : J. Ozon, 1960), vão além de si mesmas para se tornar simbólicas, representativas das profissões que desempenham, sem a identidade e a padronização que as fariam caricatas, uniformes, artificiais. Assim, com agudeza e maestria, o autor põe a nu o que há de pior nas instituições, o modus operandi dos agentes que as levam a perder a confiança e o respeito da sociedade.
Veja-se, por exemplo, o repórter Amado Ribeiro, a serviço da imprensa marrom, para quem não há valores morais nem princípios éticos, capaz de tudo para ter manchetes sensacionalistas na primeira página do jornaleco em que trabalha. Relações indecentes com a polícia abrem-lhe os subterrâneos da delegacia carioca, na Zona Sul, onde o titular, Miécimo, tortura quase à morte o romeno Petruscu, para que confesse haver matado “Cadelão”, jovem suburbano que lhe daria em cima da esposa: começa o delegado, bem a propósito, por quebrarlhe os dedos, já que se trata de um professor de violino... Testemunha da crueldade, o jornalista permanece em silêncio, embora saiba que o assassino é outro. Afinal, como gosta de dizer, quem descobre criminoso, no Brasil, é a imprensa... Phocion é o típico advogado “porta de cadeia”, à espera de dinheiro que lhe pingue na conta, pouco que seja. Sempre de colete, gravata e paletó de linho branco: “Um advogado tem de ter um pouco de opereta, um pouco de óperabufa, para impressionar a besta do cliente”. Ante a suspeita de que Leleco praticara o crime para não servir de mulher ao companheiro de farras, comenta Phocion: “No Brasil, a pederastia é uma potência”... Em um consultório no centro da
cidade, Bergamini faz abortos e restaura himens – “fabrica virgindade, o canalha!”, como pensa Dr. Arnaldo, ao encaminhar-lhe para exame a filha Engraçadinha, supostamente grávida. Quando conversa com o ginecologista para que lhe solucione o problema, ouve a história que dá uma imprevista dimensão de humanidade àquele “fazedor de anjos”:
Eu era um médico que usava a ética tradicional, como todo o mundo. Achava o aborto uma indignidade, e nunca me passaria pela cabeça a ideia de devolver a virgindade a uma pobre moça. Note que eu falo ao pai e não ao deputado, ao homem público. Não me interessa o Poder, a Autoridade, o Estado. Mas eu tinha uma filha, justamente a mais velha, linda garota, linda. Minha filha gostou de alguém e, vamos usar a expressão do povo: deu um mau passo. Família rigorosa, muito preconceito e, resumindo: minha filha se matou. Ora, eu lhe digo, ao senhor que é pai, digo-lhe com a maior naturalidade: eu daria tudo, e insisto, absolutamente tudo para que minha filha tivesse encontrado um crápula. Um crápula igual a mim, sim, senhor. Entendeu?
Se figuras como Amado Ribeiro fragilizam o conceito da imprensa, outras o engrandecem, como Otto Lara Resende, uma das obsessões de Nelson Rodrigues, gozador do amigo com a irreverência que chegava a constrangê-lo. Apaixonado por Engraçadinha, o juiz Odorico Quintela busca inspiração na vítima do humor rodriguiano:
O diálogo com o escritor mineiro era, para ele, se assim posso dizer, um excitante, um afrodisíaco espiritual, de primeira
ordem. A inteligência jorrava do Otto Lara assim como a água dos tritões de chafariz. Foi encontrar aquele jovem espírito remexendo uma papelada imensa. Dr. Odorico deduziu que estaria, ali, a obra que o escritor ia construindo nos intervalos dos seus bate-papos antológicos. (...) De cócoras, a mão enfiada naquele torvelinho de papéis rabiscados, o Otto Lara deixa escapar um dos seus lampejos inumeráveis: “Eu sou o autor de muitos originais, e de nenhuma originalidade!”. Foi tal o deleite do juiz que chegou a perder a fala. Mais do que nunca, pareceu-lhe humilhante o brilho do Otto Lara. E lamentou que um taquígrafo não andasse atrás dele, as 24 horas do dia, pago pelo Estado, para imortalizar-lhe as frases perfeitas, irretocáveis. Só uma coisa admirava o Dr. Odorico: é que esse gênio verbal não arrancasse de si mesmo, todas as semanas, uma Comédia Humana, uma Divina Comédia ou As vidas dos Doze Césares
panhasse 24 por dia... De uma ou de outra pode-se até discordar, o que não o incomodaria. Afinal, ninguém mais polêmico, na literatura brasileira, do que o romancista de Asfalto selvagem, história em que frases, como estas, agradam ou desagradam, mas a que nenhum leitor deixa de reagir:
Todos os canalhas são magros!
O ginecologista é o adultério da mulher fiel.
Os verdadeiros órgãos genitais estão na alma.
Direção Geral: César Santos
Diretor de Redação: César Santos
Gerente Aadministrativa: Ângela Karina
Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos
Otto Lara Resende era, sim, autor de grandes frases, mas nunca maior do que Nelson Rodrigues, que as escreveu às centenas, com o talento de fazê-las curtas, concisas, completas, sem uma palavra a mais ou a menos. Pepitas a brilhar nas crônicas, nas memórias, nos romances, nas peças de teatro... e certamente nas conversas com amigos, ouro que se perdeu pela ausência, como sugeriu para Otto, de um taquígrafo que o acom-
Cada um de nós, individualmente, pode não ter o sexo na cabeça, mas o povo o tem.
Não há nada mais obsceno do que o rosto humano.
Só a cara é indecente. Do pescoço para baixo, podia-se andar nu!
Cada família tem suas trevas interiores, que é preciso não provocar.
Só o cúmplice é fiel!
Toda mulher bonita é um pouco a namorada lésbica de si mesma. Nenhuma mulher é bonita sem um umbigo bem-feito.
Todo tímido é candidato a um crime sexual.
A humildade é o disfarce de sombrias iniquidades.
Muitas vezes, a gratidão ajuda a deflagar o desejo.
Onde entra o sexo, tudo é possível.
A mulher entende mais o grito, entende mais a ameaça do que o argumento, o fato.
Só conhece o amor quem possui a cunhada impossível.
Só os que batem são amados pelas crianças e pelas mulheres.
A mulher gosta de ter medo!
Há uma ocasião em que o ginecologista precisa sentir-se um São Francisco de Assis.
Não amar é apodrecer.
alma. delícia
Num marido, a humildade, se não for bem medida, torna-se abjeta. Não há delícia mais profunda do que ver o ser amado traindo. Certos prazeres dão subitamente ao homem a sensação de que ele já foi Deus algum dia.
O homem mais íntegro pode desejar a irmã da esposa.
Os magros só devem amar vestidos.
Deus prefere os suicidas.
Todas as mulheres deviam ter 14 anos!
É preciso muito cinismo para que um casal, qualquer casal, chegue às bodas de prata!
da toda
A vida interior feminina é toda feita de fantasias obscenas.
Deus está nas coincidências! Com o marido, ninguém sobe pelas paredes.
Certos maridos fazem a esposa odiar o sexo.
O homem honrado é um gangster sem coragem!
O inimigo não trai nunca. O inimigo é o que vai cuspir na cova da gente!
Os grandes ódios nascem das subcausas.
Onde há progresso, há ladrões. O gatuno é uma fatalidade do subdesenvolvimento.
O suicida sempre tem razão. A mulher ou é contraditória ou, então, um macho mal-acabado.
A mulher não pode ter caráter. Toda volúpia é triste. Os simpáticos, via de regra, são irresponsáveis.
A única miséria que acha graça em si mesma é a brasileira.
As bodas de prata são, via de regra, uma festa cínica, que finge comemorar um amor enterrado. Para uma mulher, nada é mais importante que a calcinha. Ninguém canta uma protestante!
A confissão católica é, para a alma feminina, como um toque ginecológico, sem luva.
O segredo de tudo é não se ofender. Num casal, há sempre um infiel. É preciso trair para não ser traído. Só o imbecil não é ridículo!
Não é com escrúpulos, pudores e dúvidas que se conquista uma mulher.
O psicanalista é uma comadre bem paga.
Na vida, o importante é fracassar. dia...
Datafolha aponta aumento da polarização entre petistas e bolsonaristas
PESQUISA / 39% dos eleitores entrevistados em todo o Brasil se declararam petistas e 37%, bolsonaristas
Três em cada quatro brasileiros se veem como “petistas” ou “bolsonaristas”
DA REDAÇÃO
Oembate entre petistas e bolsonaristas, acirrado nos últimos dias com a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é um recorte da polarização política no Brasil. Esse processo, que caminha para a sucessão presidencial 2026, aumentou o nível de polarização desde as eleições de 2022 vencidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 8, revela que 39% dos eleitores se dizem petistas e 37%, bolsonaristas. Considerando a margem de erro, os percentuais dos dois grupos estão tecnicamente empatados. Outros 18% se declararam neutros, 5% disseram não apoiar nenhum deles e 1% não soube responder.
O percentual de quem se declara petista oscilou para cima, no limite da margem de erro. Na pesquisa anterior, realizada em junho, eles eram 35%, mesmo percentual de bolsonaristas.
VEJA OS NÚMEROS
- Petistas: 39% (eram 35%)
- Boslonaristas: 37% (eram 35%)
- Neutro: 18%
- Nenhum: 5%
- Não sabe: 1%
Essa é a primeira vez, desde o início da série histórica do Datafolha, em dezembro de 2022, que a parcela de eleitores que se dizem bolsonaristas empata com os que se declaram petistas. Nos últimos dois anos, os petistas lideravam as pesquisas. A maior vantagem foi registrada em março de
2023 e em março de 2024, com a diferença entre seis e oito pontos.
Os novos números do Datafolha afirmam maior cenário de polarização política neste momento, com 76% da população se identificando como bolsonarista ou petista - na pesquisa anterior, eram 70%.
A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 29 e 30 de julho, antes da prisão domiciliar de Bolsonaro. Nessa data, porém, o ministro Alexandre de Moraes já havia imposto restrições ao expresidente, como o uso de
tornozeleira eletrônica.
O levantamento ouviu 2.004 eleitores presenciais em 130 municípios do Brasil e margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O Datafolha perguntou: “considerando uma escala de 1 a 5, onde 1 é bolsonarista e 5 petista, em qual número você se encaixa?”. Quem respondeu “um” ou “dois” foi classificado como bolsonarista; quem disse “quatro” ou “cinco” foi categorizado como petista. Quem disse “três” foi considerado como neutro.
Ney Lopes
nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br
Constituinte: a luz no final do túnel
Não adianta insistir em pacto nacional. A hora já passou, embora esse fosse o caminho natural, a exemplo da Concertácion chilena e do Pacto de Moncloa da Espanha. Entretanto, para firmar um “pacto”, o país necessitaria de estadistas e todos sabem não existirem, no momento nacional. Fala-se em parlamentarismo, semiparlamentarismo, governo dividido com as oposições e tantas outras propostas. Permita-me arriscar um “palpite”. O Brasil está clamando uma decisão elevada do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não se trata de sugerir renúncia. O Presidente, ciente do que acontece e a certeza de que vem fazendo o que lhe é possível, teria que reconhecer perante a Nação, que chegou a hora de mudanças definitivas e inadiáveis, a começar pelas reformas política e econômica. O meio de encontrar uma alternativa para a nação seria o “grande gesto” de enviar imediatamente ao Congresso Nacional, a proposta de convocação de uma Constituinte originária, para reformular o hoje estraçalhado sistema jurídico brasileiro. O gesto de grandeza envolveria igualmente o Congresso, que deliberaria sobre a convocação de eleições gerais de Presidente, vice, deputados federais e senadores, o que poderia até ser conciliado, em termos de datas, com as eleições municipais. Outra alternativa, a exemplo do Chile, seria fazer um plebiscito para o povo decidir sobre convocar a Constituinte ou não. Como é notório, o país permanece no fio de navalha. Qualquer crise institucional mais profunda põe em risco a estabilidade política. Até quando irá continuar? A luz no fim do túnel é a convocação de uma Assembleia Constituinte, ratificada por plebiscito. Emito tais “palpites” por não ter mais nenhuma pretensão política. A idade e a experiência adquirida me dão o direito de dizer o que penso, sem outra preocupação que não seja priorizar princípios e valores. Farei sempre isto, quando possível, sem temores. O país não aguenta mais conviver com a perspectiva de tensão política permanente. A perspectiva de uma Constituinte, no mínimo, seria uma tentativa de melhorar.
Hoje na história
9 de agosto de 2025 - Dia Internacional dos Povos Indígenas: Celebrado desde 1995 pela ONU, reconhecendo a importância dos povos indígenas para a sociedade e a necessidade de apoio às suas causas.
48 a.C. — Júlio César derrota Pompeu na Batalha de Farsalo. Este acabaria fugindo para o Egito, onde seria assassinado.
1965 — Singapura torna-se independente da Malásia. 1974 — Como resultado direto do caso Watergate, Richard Nixon se torna o primeiro presidente dos Estados Unidos a renunciar ao cargo. Seu vice-presidente, Gerald Ford, torna-se presidente.
1995 — Conflito entre camponeses sem-terra e policiais em Corumbiara, Rondônia, resulta em 12 mortos, no que ficou conhecido como o Massacre de Corumbiara.
Curtinhas
FILME
“Uma lição de amor” – Amazon Prime Vídeo - Sam Dawson tem a capacidade mental de uma criança de 7 anos e trabalha em um Starbucks. Ele tem uma filha com uma mulher sem-teto; ela os abandona assim que saem do hospital. A sua filha Lucy faz 7 anos e começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam se opõe. Conta com a advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.
FRASE (AO MEU PAI JOSIAS)
A mesma pesquisa Datafolha aponta que 29% dos eleitores brasileiros avaliam o governo do presidente Lula (PT) com ótimo ou bom e 40% como ruim ou péssimo. Dos entrevistados, 29% avaliam o governo como regular e 1% não respondeu.
A avaliação da gestão de Lula não mudou, mesmo com o tarifaço de Donald Trump. Na rodada anterior da pesquisa, publicada em 12 de junho, Lula tinha 28% de ótimo e
bom, 40% de ruim e péssimo e 31% de regular. 1% não opinou.
VEJA OS NÚMEROS:
- Ruim/péssimo: 40% (eram 40% em junho);
- Regular: 29% (eram 31% em junho);
- Ótimo/bom: 29% (eram 28% em junho);
- Não sabem: 1% (era 1% em junho).
TRABALHO DO PRESIDENTE
O Datafolha também
perguntou aos entrevistados se eles aprovam ou desaprovam o trabalho de Lula como presidente. Entre os entrevistados, 46% afirmaram aprovar e 50% disseram que desaprovam o trabalho do petista.
VEJA OS NÚMEROS:
- Aprovam: 46% (eram 46 % em junho)
- Desaprovam: 50% (eram 50% em junho)
- Não sabem: 3% (eram 3% em junho)
“Mesmo na ausência física, carrego seu legado de amor, força e sabedoria dentro de mim, lembrando-me de que posso enfrentar desafios, alcançar meus sonhos e construir um futuro brilhante, honrando sua memória a cada passo”.
ALCOLUMBRE SE OPÕE
Alcolumbre diz que não pautará impeachment de Alexandre de Moraes. Recado do presidente do Senado foi dado antes da oposição protocolar o novo pedido de impeachment do ministro.
REATOR NUCLEAR NA LUA
NASA quer colocar um reator nuclear na Lua antes de todo mundo; Reatores nucleares geram energia na Terra há mais de 70 anos. Um reator produzindo 100 quilowatts de eletricidade — o suficiente para abastecer cerca de 80 residências nos Estados Unidos — que seria lançado à Lua antes de 2030.E isso poderia ser feito em menos de cinco anos? Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
Reprodução
Balanço zero de energia em edificações do clima quente
CALOR / Projeto da Universidade Federal do RN desenvolve soluções solares em edifícios para reduzir emissões
Especial UFRN
Ocalor extremo, que vem se intensificando com o avanço das mudanças climáticas, tem causado desconforto, colapsado sistemas urbanos e ampliado desigualdades sociais. Mas e se essa mesma radiação solar pudesse ser aproveitada para tornar os edifícios mais autossuficientes e sustentáveis?
É essa a proposta do projeto Balanço zero de energia em edificações do clima quente, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que busca integrar sistemas fotovoltaicos desde as primeiras etapas do projeto arquitetônico, com foco na realidade do Nordeste brasileiro.
A iniciativa, coordenada pelo professor Aldomar Pedrini, do Departamento de Arquitetura (DARQ/ UFRN), está vinculada ao edital de Iniciação Científica nº 03/2024. A ideia surgiu da necessidade de inserir o tema com mais força no ensino de Arquitetura, diante de sua relevância. “A Agenda 2030 da ONU e diversos países se comprometeram com a meta de zerar a emissão de CO2 de todas as edificações até 2050. Isso se deve ao fato de que elas são responsáveis por 34% do consumo de energia global e 37% da emissão de CO2”, destaca Pedrini.
No Brasil, o desafio está atrelado principalmente à segurança energética, especialmente frente a episódios como os apagões que motivaram, em 2001, a criação da Lei de Eficiência Energética. O documento estabelece que equipamentos, máquinas e edificações devem atender níveis mínimos de desempenho energético. A norma busca reduzir desperdícios e promover o uso racional da energia no país. Ela também orienta políticas públicas e regulamentações, como o selo de eficiência energética. No Nordeste, onde a incidência solar é alta, a produ-
ção própria de energia se torna cada vez mais atrativa financeiramente. Para o pesquisador, a integração de sistemas fotovoltaicos aos edifícios também é uma exigência crescente do mercado: “Todo projeto precisa prever essa integração em respeito ao cliente”, destaca.
d esafios
Entre os principais obstáculos, para implementar edificações com balanço zero de energia em regiões quentes como o Rio Grande do Norte, estão o processo projetual e a apropriação das tecnologias BIPV (Building Integrated Photovoltaics). Por meio
delas, os próprios elementos do edifício, como coberturas, janelas e paredes, funcionam como geradores de energia solar.
“O comportamento desses sistemas, especialmente no que se refere ao aquecimento indesejado das superfícies, precisa ser anali-
Viabilidade econômica
e uso de tecnologias
O avanço dos sistemas fotovoltaicos tem tornado esse tipo de solução cada vez mais viável economicamente e também para projetar, instalar e operar. Segundo a equipe do projeto, painéis instalados em coberturas na região Nordeste, por exemplo, já apresentam Taxa Interna de Retorno (TIR) superior ao do mercado, com valor presente líquido (VPL) de até R$ 4.500,00 por me-
tro quadrado.
A TIR indica quanto o investimento rende ao longo do tempo, chegando a superar aplicações financeiras tradicionais. Já o VPL mostra o lucro total previsto após descontar os custos iniciais.
Mesmo equipamentos verticais, aplicados em paredes, têm se mostrado lucrativos, com TIR entre 10% e 40%. “Esses sistemas
estão se tornando competitivos com os revestimentos de parede e logo serão comuns”, reforça Pedrini. O projeto conta com a contribuição do pesquisador Ricardo Rüther, referência nacional no tema, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para validar as soluções, a pesquisa utiliza simulações com os softwares OpenStudio e SAM. Essas
Aplicações locais e perspectivas futuras
Além da pesquisa acadêmica, o projeto já vem sendo incorporado em atividades de ensino e extensão. Há aplicações no cur-
so de Arquitetura e Urbanismo, no mestrado profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente (PPAPMA/UFRN). Há
ainda ações comunitárias como o projeto de extensão que desenvolve uma micro usina agrovoltaica em um assentamento lo-
sado em campo”, ressalta Aldomar Pedrini.
A pesquisa está diretamente relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, sobretudo os de número 7 (energia limpa e acessível), 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 12 (consumo
e produção responsáveis) e 13 (ação contra a mudança global do clima). Apesar de ainda não haver estudos que isolem o impacto dessas construções no Brasil, Pedrini aponta ganhos evidentes em termos de segurança energética e viabilidade econômica.
um grande potencial
geração de energia solar
ferramentas permitem explorar, com precisão, inúmeras combinações entre projetos arquitetônicos e instalações fotovoltaicas. As si-
mulações seguem os protocolos nacionais do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações e Normas Internacionais.
calizado na cidade de João Câmara, agreste potiguar. A extensão é coordenada pelos docentes Heitor de Andrade Silva e Alessio Dionisi (DARQ/UFRN).
A equipe também trabalha no contato com fabricantes e instaladores para testes em escala real. O ob-
jetivo é caracterizar o desempenho dos sistemas e desenvolver recomendações projetuais com base em dados de campo. “Projetistas interessados podem acessar a metodologia e contar com nosso apoio para desenvolver seus projetos”, destaca o professor.
Giovana Góis e Juliana Holanda
Energia solar já corresponde a mais de 22% da capacidade instalada na matriz elétrica brasileira
Brasil possui
para a
Governo do RN vai subsidiar construção de casas populares
RN + MoR adia / Programa é instituído para atender famílias de baixa renda; governo também anuncia plano para a indústria potiguar
Agovernadora Fátima Bezerra assinou nesta sextafeira, 8, o projeto de lei que institui a Política Industrial do Rio Grande do Norte. A proposta, encaminhada à Assembleia Legislativa, é considerada um passo importante para a promoção do desenvolvimento econômico e social do estado. Na mesma ocasião, também foi assinado o decreto que cria o programa RN + Moradia, voltado a subsidiar a compra da casa própria por famílias de baixa renda.
Resultado de um trabalho técnico conjunto entre Governo do Estado e o setor industrial, a Política Industrial do RN tem como objetivo impulsionar a competitividade das empresas, estimular a inovação tecnológica, gerar empregos qualificados e promover o desenvolvimento sustentável e regionalizado. O projeto de lei será enviado à Assembleia Legislativa para ser transformado em política pública de Estado.
Entre os destaques da proposta estão a criação do Plano Industrial Potiguar com horizonte de dez anos e interiorização da indús-
tria, fortalecendo cadeias produtivas locais e respeitando as vocações de cada região do estado. A iniciativa também estabelece bases para segurança jurídica e planejamento de longo prazo, garantindo continuidade independentemente de futuras gestões.
A medida está em sintonia com a “Nova Indústria Brasil”, política nacional de reindustrialização lançada pelo Governo Federal, que estabelece diretrizes e investimentos estratégicos para o setor. A expectativa é que, a partir da nova legislação, o Rio Grande do Norte disponha de um marco de planejamento sólido e de longo prazo, voltado para o crescimento sustentável, a geração de empregos e o aumento da competitividade da indústria potiguar no cenário nacional.
A governadora saudou a medida como um marco histórico para a economia potiguar: “O Rio Grande do Norte entra em uma nova fase. Com esta política, vamos organizar o setor produtivo, criar condições para que mais empresas se instalem e cresçam em nosso estado, levando desenvolvimento para todas as regiões e garantindo mais empregos para nosso povo”. Temos que pensar em ações de cur-
César Santos
cesar@defato.com
OS NEUTROS DECIDIRÃO
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 8, mostra como eleitorado brasileiro vive uma polarização política sem precedente entre petistas e bolsonaristas. O levantamento realizado nos 29 e 30 de julho, com 2.004 entrevistas presenciais em 130 municípios, revela que 39% se dizem eleitores do presidente Lula (PT) e 37% são eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PT). Levando em conta a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, temos um empate técnico. Comparado à pesquisa Datafolha de junho, houve avanço da polarização, com 76% da população se identificando como ou petista ou bolsonarista - na pesquisa anterior, eram 70%. Numa avaliação rasa, pode ser afirmado que a sucessão presidencial vai se concentrar nesses dois conglomerados políticos, que permanecem no palanque desde as eleições 2022 quando Lula derrotou Bolsonaro. Isso significa que o eleitor neutro, aquele que não é petista nem bolsonarista, será o fiel da balança, é quem vai desempatar o jogo para onde pender. Eles são 18% dos entrevistados pela Datafolha. Outros 5% disseram não apoiar nenhum deles, enquanto 1% não soube responder.
É impossível afastar o presidente do Congresso?”
NIKo L aS F e RR e IR a Deputado federal em indireta para o presidente do Senado Davi Alcolumbre
to prazo, sim — mas sem jamais perder de vista as estratégias de médio e longo prazo. O que estamos fazendo hoje é planejar o presente com visão de futuro, respeitando as vocações do nosso estado e ampliando horizontes”.
RN + Mo R a DI a
Instituído pelo Decreto Nº 34.769, de 30 de julho de 2025, o programa “RN + Moradia” irá subsidiar a aquisição da casa própria por famílias de baixa renda, especialmente aquelas enquadradas na Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.
A iniciativa prevê a concessão de um crédito de ICMS de até R$ 20 mil por unidade habitacional, valor que será utilizado como entrada no financiamento habitacional com recursos do FGTS e que terá a construção de mil unidades iniciais nessa primeira fase.
O crédito fiscal será direcionado aos estabelecimentos que fornecerem materiais de construção para as unidades contempladas, tornando o programa também um estímulo à cadeia produtiva local. A validade da concessão do benefício se estende até o dia 30 de abril de 2026, conforme estabelece o decreto.
É BARATO
Nos últimos dias tivemos pesquisas Consult, Sensatus, TS2, Exatus e de outros institutos com números para tod os os gostos e sabores sobre a disputa pelo governo do RN. Foram pesquisas fatiadas no estado, com focos pontuais, obedecendo ao interesse dos contratantes. E assim continuará. Faz parte.
1 2 3 4
PROFESSORES
A Prefeitura de Mossoró tem prazo de 72 horas para se manifestar sobre o desconto de 10 dias de férias nos contracheques dos professores readaptados. O prazo iniciado na quinta-feira, 7, termina neste domingo, 10. O juiz Pedro Cordeiro, da Fazenda Pública, está com o caso.
A Escola Municipal Marineide Pereira Cunha foi inaugurada nesta data, em 2003, para educar crianças e adolescentes do conjunto Santa Delmira. Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
Em 1947, nesta data, Mossoró passava a contar como novo prefeito, o professor Gerson Dumaresq. Ele substituiu ao militar José Paulinho de Souza, que renunciou ao cargo. Dumaresq governou o município até 31 de março 1948.
O sarapatel de bode do Restaurante da Baracho é a melhor pedida na Festa do Bode 2025. A gastronomia no evento elevou o nível. Confira que a festa termina neste domingo.
A Coex estima um volume de 90 milhões de reais em negócios durante a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada - EXPFRUIT 2025. Mossoró sedia o evento entre os dias 20 a 22 deste mês.
DÉCIMO
O governo Fátima Bezerra (PT) paga neste sábado, 9, o adiantamento de 40% do décimo-te rceiro salário para servidores ativos dos órgãos com arrecadação própria e da Educação, incluindo os temporários referentes ao exercício 2024. Os valores líquidos creditados totalizam R$ 66,3 milhões.
MANUELITO
Neste domingo, 10, completa 45 anos da partida do maior fotógrafo da história de Mossoró, Manuelito Pereira dos Santos Benigno Magalhães. Registrou a história da cidade por décadas e deixou de legado um acervo importante que está no Museu Histórico Lauro da Escóssia. Seu nome é lembrado em rua do bairro Planalto 13 de Maio.
EXPANSÃO
O Grupo Queiroz chega a Tibau, dentro do projeto de expansão. Também vai investir na loja de Pombal, Paraíba, e na segunda unidade de Natal, no Cidade Satélite, que ficará pronta em novembro. Recentemente, o grupo mossoroense anunciou a aquisição da rede Gil Atacarejo em Sousa, São Bento e Itaporanga, na Paraíba.
LIVRO
O escritor da Academia Brasileira de Letras João Almino marca presença na abertura da Feira do Livro de Mossoró, segundafeira, 11, na Faculdade de Serviço Social da Uern, às 16h.
Da Re Dação
Governadora Fátima Bezerra assinou lei ao lado do presidente da Fiern, Roberto Serquiz
Raiane Andrade
Figura paterna no desenvolvimento de crianças e adolescentes
DIA DOS PAIS / especialistas destacam como a presença paterna fortalece vínculos emocionais e impulsiona o desenvolvimento integral do indivíduo
A interação pai-filho traz benefícios importantes e estimula áreas cerebrais
Por Vagner Lima
Ao longo da história, a figura paterna foi tradicionalmente associada ao provedor financeiro e ao guardião da autoridade familiar, presente principalmente como símbolo de disciplina e sustentação econômica. Em eras agrárias e industriais, o pai raramente participava das rotinas afetivas do lar, concentrando-se no trabalho fora de casa enquanto a mãe cuidava dos filhos.
Na atualidade, a figura paterna vive uma redefinição: o pai participa ativamente da educação, do cuidado cotidiano e das expressões emocionais, comparti-
lhando tarefas domésticas e dedicando tempo de qualidade aos filhos. Essa evolução reflete mudanças culturais, maior valorização da paternidade afetiva e o reconhecimento, por parte da sociedade, de que a presença paterna é tão essencial ao desenvolvimento infantil e juvenil quanto o suporte materno.
A interação pai-filho traz benefícios importantes e estimula áreas cerebrais ligadas à regulação emocional e ao processamento de recompensas, podendo ser importante na construção da autoestima e na gestão de estresse. Além disso, crianças com laços paternos sólidos tendem a desenvolver relações interpessoais saudáveis, e capacidade de
empatia e cooperação.
Segundo a educadora e psicóloga Ana Claudia Favano, da Escola Internacional de Alphaville (SP), a importância da figura paterna se torna amplamente positiva quando os exemplos são valorosos e trazem bons aprendizados a serem absorvidos e incorporados na vida da criança, pois elas na verdade aprendem com as atitudes paternas que vivenciam e bem menos com o que ouvem deles.
“Quando o pai se envolve ativamente, oferecendo apoio emocional e participação nas rotinas diárias, ele fortalece a sensação de segurança dos filhos, essencial para que eles explorem o mundo com confiança”, diz Ana Claudia.
Como outra pessoa pode ocupar a figura paterna?
Em situações de ausência paterna por motivos diversos — como separação, falecimento ou distância profissional —, outras figuras de cuidado podem exercer papéis
fundamentais no desenvolvimento emocional e social das crianças. Avôs e avós, tios, madrastas ou padrastos, e tantos outros adultos significativos podem oferecer vínculos po-
tentes e inspiradores, desde que pautados na consistência afetiva e no compromisso com o bem-estar da criança.
“O que realmente fortalece esse vínculo é a presen-
“Os pais que hoje conseguem impor limites aos filhos com consistência e coerência, sem abrir mão de regras, combinando valores e princípios fundamentais, são os que mais terão contribuído para a verdadeira formação do caráter de futuros adultos equilibrados”.
Ela acrescenta, ainda, que em ambientes escolares, a presença paterna, quando é realmente efetiva, ajuda a ampliar a capacidade de formação de habilidades de autorregulação. “Assim quando ambos os genitores estão presentes, observamos como é fundamental, pois conseguimos um alinhamento único na tomada de decisões”.
ça sensível, a escuta ativa e a disponibilidade emocional. Independentemente do laço biológico ou do papel formal na família, é a qualidade da relação que proporciona segurança, referências emocionais e modelos de comportamento.” Observa Renata Alonso, coordenadora pedagógica da Escola Bilíngue Aubrick.
A figura paterna nas novas configurações de famílias
As configurações familiares na sociedade atual são amplas e diversas. Modelos como famílias monoparentais (com apenas um responsável), famílias recompostas (formadas após novas uniões), famílias homoafetivas e famílias multiculturais representam variações legítimas e enriquecedoras do convívio familiar.
Essas estruturas se afastam do modelo tradicional centrado exclusivamente na figura do pai e da mãe, mas mantêm algo essencial: a presença de adultos responsáveis, atentos e afetivos, que exercem de forma equilibrada os papéis de cuidado, orientação e referência emocional.
A orientadora educacional Maria Teresa Casamassima, do Brazilian International School, de São Paulo, destaca que em con-
As especialistas
figurações familiares não convencionais, o fator mais importante é a segurança emocional oferecida. Segundo ela, “a diversidade de figuras parentais enriquece a rede de apoio, ampliando as oportunidades de aprendizado e de expressão afetiva das crianças”.
Para o desenvolvimento saudável das crianças, é fundamental que exista: um ambiente de respeito, afeto e estabilidade emocional, comunicação clara entre os cuidadores e referências consistentes de afeto e disciplina
“Esse olhar valoriza não só a estrutura familiar, mas, sobretudo, a qualidade das relações entre adultos e crianças. É essa qualidade que forma o alicerce do desenvolvimento emocional, cognitivo e social dos pequenos”, diz Maria Teresa.
Ana Claudia Favano É gestora da escola Internacional de Alphaville. É psicóloga; pedagoga; educadora parental pela Positive Discipline Association/PDA, dos estados Unidos; e certificada em strength Coach pela gallup. especialista em Psicologia da Moralidade, Psicologia Positiva, Ciência do Bem-estar e Autorrealização, educação emocional Positiva e Convivência Ética.
Maria Teresa Casamassim É educadora, com formação em Letras e Pedagogia com especialização em bilinguismo. Atua há mais de trinta e cinco anos na área da educação, com sólida experiência na promoção de práticas pedagógicas. É orientadora educacional do ensino Fundamental – Anos Iniciais no Brazilian International school (BIs), em são Paulo.
Estado do Rio GRandE do noRtE Município dE VEnha-VER Rua José Bernardo de Aquino, 53, Centro -mail: licitacao@venhaver.rn.gov.br.
aViso dE cREdEnciaMEnto ELEtRÔnico 05/2025 pRocEsso adMinistRatiVo 2524055/2025
A PREFEITURA MUNICIPAL DE VENHA-VER, Estado do Rio Grande do Norte, torna público que abrirá Credenciamento, tudo na forma da Lei Federal n° 14.133/2021 e Decreto Municipal nº 009/2025, para o credenciamento para a aquisição de forma fracionada e contínua, de gêneros alimentícios para atender as necessidades das secretarias solicitantes. O edital completo e anexos, encontram-se a disposição nos sítios eletrônicos https://www.venhaver.rn.gov.br ou https://novobbmnet. com.br. Os interessados poderão apresentar o seu credenciamento, a partir do dia 11 de agosto de 2025 até o dia 11 de agosto de 2026, por meio eletrônico, no endereço https://novobbmnet.com.br.
A vigência do Edital será de 12 (doze) meses a contar de sua publicação, podendo ser prorrogado por igual período. Durante o período de vigência do Edital, o credenciamento ficará permanentemente aberto para inclusão de novos interessados na lista de credenciados, o envio dos documentos será realizado exclusivamente através do portal www.novobbmnetlicitacoescom.br.
Venha-Ver/RN, 08 de agosto de 2025. Sandro Pessoa de Carvalho Agente de Contratação
Ilustrativa
Samba perde a genialidade de Arlindo Cruz
LUTO / Cantor, compositor e multiinstrumentista morre no Rio aos 66 anos
Bi A r on A i
e TV Globo
Um dos maiores nomes do samba de todos os tempos, o cantor, multi-instrumentista e compositor Arlindo Cruz morreu nesta sextafeira, 8, aos 66 anos. A informação foi dada pela mulher do artista, Babi Cruz. Ele morreu no hospital Barra D’Or, na Zona Oeste do Rio. Arlindo sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico em março de 2017, depois de passar mal em casa, e ficou quase um ano e meio internado. Desde então, ele lidava com as sequelas da doença e passou por várias internações. O artista não se apresentava mais.
A família de Arlindo Cruz divulgou um comunicado de luto após a morte:
“Com imenso pesar, a família e a equipe de Arlindo Cruz comunicam seu falecimento. Mais do que um artista, Arlindo foi um poeta do samba, um homem de fé, generosidade e alegria, que dedicou sua vida a levar música e amor a todos que cruzaram seu caminho. Sua voz, suas composições e seu sorriso permanecerão vivos na memória e no coração de milhões de admiradores”.
Nascido no Rio de Janei-
ro em 14 de setembro de 1958, Arlindo Domingos da Cruz Filho era um dos cantores de samba mais conhecidos no Brasil. Ele era apelidado por admiradores e amigos de “o sambista perfeito”, em referência a uma de suas composições, em parceria com Nei Lopes. O apelido acabou virando título de uma biografia lançada este ano. Além de escrever e cantar, Arlindo ficou famoso por tocar cavaquinho e banjo. Ganhou o primeiro cavaquinho aos 7 anos. Aos 12, começou a tocar músicas “de ouvido” e aprendeu violão ao lado do irmão Acyr Marques.
‘Padrinho musical’
Ainda jovem, estudou teoria musical e violão clássico na escola Flor do Méier. Foi quando passou a atuar como músico profissional, em rodas de samba com vários artistas, incluindo um ícone do estilo, Candeia, uma espécie de “padrinho musical”. As primeiras gravações em estúdio feitas por Arlindo foram com ajuda de Candeia. Entre elas, está o primeiro LP, “Roda de Samba”, depois relançado em CD.
Ao completar 15 anos, foi para Barbacena (MG).
Por lá, estudou na escola preparatória de Cadetes do Ar. Em Minas Gerais, ganhou festivais em Barbacena e Poços de Caldas.
SSemana nacional de conScientização Sobre tdaH
Por o lgA g omes
Psicóloga - CRP 17/2983
Na primeira semana de agosto é trabalhado a Semana Nacional de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que tem como iniciativa ampliar o conhecimento da população sobre o tema, combater estigmas e incentivar a busca por diagnóstico e tratamento adequado.
transtorno neurológico que poderia ser tratado.
r oda de samba
Quando voltou para o Rio, passou a frequentar a roda de samba do Cacique de Ramos. Nela, tocou com Jorge Aragão, Beth Carvalho e Almir Guineto. Foi lá que virou parceiro de duas então revelações do samba: Zeca Pagodinho e Sombrinha.
Pouco tempo depois de passar a fazer parte da famosa roda de samba, teve 12 músicas gravadas por outros intérpretes. A primeira foi “Lição de Malandragem”. Na sequência, vieram “Grande Erro” (Beth Carvalho) e “Novo Amor” (Alcione).
Fundo de Quintal
Depois de chamar atenção como compositor, teve sua então maior chance como intérprete. Substituiu Jorge Aragão, quando ele saiu do Fundo de Quintal. Ficou 12 anos na banda e gravou sucessos como “Seja sambista também”, “Só Pra Contrariar”, “Castelo Cera”, “O Mapa da Mina” e “Primeira Dama”. Saiu do grupo em 1993.
Zeca Pagodinho e Beth Carvalho foram dois que mais gravaram canções dele. Zeca gravou “Bagaço de Laranja”, “Casal Sem Vergonha”, “Dor de Amor”, “Quando eu te vi Chorando”. Beth deu voz a “Jiló com Pimenta”, “Partido Alto Mora no meu Coração” e “A Sete Chaves”.
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento, que são condições neurológicas que aparecem precocemen te na infância, geralmente antes da idade escolar, e prejudicam o desenvol vimento do funcionamento pessoal, social, acadêmico e/ou profissional. A falta de informação é umas das principais barreiras, em que muitas pessoas passam a vida acreditando que são distraídas ou desorganizadas por falta de esforço/inte resse, quando na verda de convivem com uma
O diagnóstico do TDAH deve ser feito com especialistas (neuropsicólogo, neurologista ou neuropsiquiatra. O neuropsicólogo é adaptado a usar instrumentos (testes psicológicos), os quais vão mapear o perfil cognitivo, emocional e comportamental. Eles oferecem dados objetivos sobre a forma como a pessoa processa informações, organiza suas tarefas e mantém a atenção. É com os instrumentos adequados que é possível chegar a um diagnóstico mais seguro.
Paternando no c olégio s imples
Na última segunda-feira (4), o Colégio Simples promoveu pela primeira vez o Paternando, um encontro dedicado a
Em relação ao tratamento, deve incluir acompanhamento psicológico, psicopedagogo, orientação familiar, estratégias educacionais e, em alguns caso, tratamento medicamentoso, vindo a ajudar a reduzir os impactos e melhora significativa a qualidade de vida.
A conscientização e a busca por informações são fundamentais para que mais pessoas reconheçam os sinais e procurem ajuda. “O TDAH não é falta de capacidade, é falta de compreensão e de apoio.”
s orrisos antes da experiência: 2ª série “a” se prepara para aula prática de Química e m um momento de descontração, os alunos posaram para a foto durante as atividades do dia. O registro mostra a energia e a união da turma, que compartilha não apenas o aprendizado, mas também bons momentos de convivência e amizade no ambiente escolar.
fortalecer a relação entre família e escola. A atividade reuniu pais em um momento de escuta, diálogo e troca de experiências, no qual puderam conversar, tirar dúvidas e refletir sobre o papel de educar com presença e afeto. O evento, marcado por um clima leve e acolhedor, reforçou a importância da participação ativa das famílias no processo educativo, fortalecendo vínculos e ampliando a parceria com a comunidade escolar.
Professores do colégio simples em momento de integração
Na sala dos professores do Colégio Simples, o clima foi de descontração e boas conversas. entre um café e outro, os educadores aproveitaram para socializar, trocar ideias e fortalecer os laços que tornam o ambiente escolar mais colaborativo e acolhedor. Momentos assim reforçam a união da equipe e o compromisso conjunto com a educação de qualidade.
Cantor, compositor e multi-instrumentista Arlindo Cruz
Divulgação
Jornal
Mossoró
Jornal de Fato • SÁBADO, 9 DE AGOSTO DE 2025
Saúde descredencia mais de 130 unidades do programa “Farmácia Popular” no RN
EDINALDO MORENO
Da Redação
OMinistério da Saúde descredenciou 9.180 unidades do Programa Farmácia Popular, após a finalização do processo de renovação anual obrigatória do credenciamento, realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal. No Rio Grande do Norte, foram descredenciadas 137 farmácias, enquanto 420 continuam ativas, garantindo o acesso gratuito a 41 itens para a população.
A medida faz parte do esforço da atual gestão para fortalecer o programa, retomando ações de controle e monitoramento que haviam sido interrompidas desde 2018.
A maior parte das farmácias descredenciadas no território potiguar está localizada em Natal. A capital do estado registrou o descredenciamento de 71 unidades. Em seguida aparecem Parnamirim (11), Ceará-Mirim (7), Assú (4), Currais Novos (4), Caicó (3), Mossoró (3) e São Miguel (3).
Segundo o órgão federal, essas unidades não fizeram a renovação do cadastro ou não apresentaram a documentação necessária para continuar participando do programa. Em todo o país, continuam em funcionamento 24 mil farmácias,
FISCALIZAÇÃO / Essas unidades não fizeram a renovação do cadastro ou não apresentaram a documentação necessária para continuar participando do programa
Três unidades em Mossoró foram descredenciadas do programa
garantindo o fornecimento gratuito de 41 itens para quase 22 milhões de pessoas beneficiadas no primeiro semestre de 2025, com expectativa de atender 26 milhões até o fim do ano.
ATIVAS
No Rio Grande do Norte, 420 unidades continuam ativas. O Programa Farmácia Popular atua de forma complementar à assistência farmacêutica do SUS, sen-
do que a população tem acesso aos medicamentos nas Unidades Básicas à Saúde.
Em articulação com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério da Saúde realiza ações periódicas de monitoramento para assegurar a regularidade do programa, prevenir irregularidades e garantir o pleno acesso da população.
CIDADES
COM UNIDADES DESCREDENCIADAS NO RN
NATAL – 71 unidades
PARNAMIRIM – 11 unidades
CEARÁ-MIRIM – 7 unidades
ASSÚ – 4 unidades
CURRAIS NOVOS – 4 unidades
CAICÓ – 3 unidades
MOSSORÓ – 3 unidades
SÃO MIGUEL – 3 unidades
JOÃO CÂMARA – 2 unidades
MACAÍBA – 2 unidades
NOVA CRUZ – 2 unidades
PAU DOS FERROS – 2 unidades
RAFAEL FERNANDES – 2 unidades
SANTA CRUZ – 2 unidades
SÃO GONÇALO DO AMARANTE – 2 unidades
ACARI – 1 unidade
AFONSO BEZERRA – 1 unidade
ALTO DO RODRIGUES – 1 unidade
CANGUARETAMA – 1 unidade
CARAÚBAS – 1 unidade
DOUTOR SEVERIANO – 1 unidade
GOIANINHA – 1 unidade
GUAMARÉ – 1 unidade
ITAJÁ – 1 unidade
LAGOA NOVA – 1 unidade
MACAU – 1 unidade
MAXARANGUAPE – 1 unidade
SÃO BENTO DO NORTE – 1 unidade
SANTO ANTÔNIO – 1 unidade
SERRA CAIADA – 1 unidade
SERRA NEGRA DO NORTE – 1 unidade
Fonte: Diário Oficial da União
Mais de 5 mil unidades no país tiveram atividades suspensas
O Ministério da Saúde também destacou que 5 mil farmácias tiveram suas atividades suspensas pelo monitoramento do programa para coibir irregularidades. Nesse monitoramento, são avaliados 25 indicadores, como a frequência de retirada de medicamentos, a quantidade vendida em relação ao tamanho da população atendida e uso indevido de CPFs. Entre 2023 e 2025, com essas
ações, cerca de R$ 8 milhões foram ressarcidos aos cofres públicos. Nos três primeiros meses deste ano, foram bloqueadas mais de 12,7 milhões de tentativas de solicitação de medicamentos
com indícios de irregularidades no Programa Farmácia Popular, representando mais de 140 mil por dia.
O Ministério da Saúde divulga mensalmente a lista dos municípios aptos e com vagas disponíveis para o credenciamento ao Farmácia Popular. O estabelecimento interessado deve preencher o formulário de inscrição e apresentar a documentação necessária para o processo, como comprovante de CNPJ; licença sanitária estadual ou municipal; autorização de funcionamento emitida pela Anvisa; certidão de regularidade fiscal junto à Receita Federal; entre outros.
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn
Gente De fato
MARILENE PAIVA
marilene.paiva@gmail.com
Lis Maria é a debutante de hoje. Recebe convidados no Josué Buffet, na noite especial dos seus 15 anos. A filha de Wagner Paul Dantas Nogueira e Andrea Cristina da Costa Dantas Nogueira terá uma celebração em que os sonhos ganham forma, memórias são eternizadas e a delicadeza da juventude floresce em encanto. Georgiana Dantas, tia da aniversariante, grifa o magnífico bolo celebrativo.
CHAMPANHE NO GELO
Apagam velinhas hoje: Alexandre Soares Capistrano, Marcondes Morais, Rita de Cássia Vidal Negreiros, Leonardo Nascimento, Iza Angelica, Karisa Pinheiro, Gabriella Freire, Anna Paulla, Priscila Oliveira, Iezo Praxedes, Cláudia Lima e Carmem Porto Jales. E, antecipamos os votos de feliz aniversário aos aniversariante de amanhã, 10: Neide Lopes, Flávio Gurgel, Alexandre Capistrano, Apoena Barros, Érida Fernandes, Maria Lucineide, Katiúcia Carmo, Genildo Júnior, Francielle Costa, Marlize Sarmento, Margô Maia, Marquinhos Silva, Mariano Almir, Maderson de Andrade, Carina Silva, Francisco Carlos Carvalho de Melo, Richardson Castro, Valdécia Dantas e Lorena Walter Rosado de Sá. Parabéns, meus amores!
A Fazenda Poré, em Upanema, esteve em festa no último sábado. Em noite agradável, o jornalista Silva Júnior promoveu o lançamento do livro Milton Marques de Medeiros - Um dos Maiores Upanemenses de Todos os Tempos, que contou com integrantes das famílias Freire e Marques de Medeiros, como Zilene Freire Medeiros, viúva do biografado, e a filha Stella Maris, com Leonardo Melo.
A muitíssimo amada Isabel Helena, em Brasília, com os gêmeos comemorando o aniversário dos 3: Wilson Jr, Wilson Neto e João Neto. Uma dádiva divina celebrar em família! Parabéns, meus queridos!
Há metafísica bastante em não pensar em nada"
Fernando Pessoa
Semana inteirinha de vivas para a aniversariante Pascalle Falcão. No clique, com a mana Lorna. Lindíssimas essas meninas de Yatamura Falcão! Felicidades, meus amores.
No início de agosto, o querido engenheiro Yuri Pinto comemorou seu aniversário rodeado de muito amor e alegria. Entre os presentes mais especiais, o carinho dedicado da esposa Kátia Pinto. Que essa nova etapa seja repleta de conquistas, saúde e momentos felizes ao lado de quem você ama! Parabéns, Yuri!
Quem tem medo de Nazaré Tedesco?
Grazi Massafera está empenhada em mostrar um lado inédito na próxima novela das 21h da Globo. Em ‘Três Graças’, ela vai interpretar Arminda, uma socialite rica, esnobe e manipuladora. Um tipo de vilã que o público adora odiar. A atriz quer deixar sua marca com uma personagem à altura das mais memoráveis da teledramaturgia. Vale lembrar que a icônica vilã Nazaré, vivida por Renata Sorrah em ‘Senhora do Destino’, foi escrita pelo mesmo autor do novo folhetim: Aguinaldo Silva.
Estilo Berçário
Sempre de olho nas tendências, alguns adultos resolveram resgatar um acessório clássico: a chupeta. Um toque lúdico, um ar descolado… e, claro, um mergulho profundo nas lembranças do berço. Quem sabe a próxima temporada traga fraldinha bordada como item indispensável no look?
Neste Dia dos Pais
Celebro com o coração cheio de amor todos os papais, vovôs e sogros que, com sua presença e ensinamentos, tornam a vida mais completa. Aos que já partiram para o céu, como meu amado pai Mário Pinheiro, envio um abraço que ultrapassa o tempo e o espaço, guardado para sempre na alma. Com carinho especial, homenageio meu querido marido, o engenheiro Charles Paiva, pai dedicado do Charles Segundo e da Marina Luiza, exemplo de força, cuidado e amor incondicional. Que cada gesto de vocês continue a ser luz e inspiração para as gerações que seguem.
Jean Rodrigues
Instagram e Facebook @colunistajeanrodrigues
do
secretário Netinho.
Empresário Nonato Maia inaugurou a loja Atacado da Pesca ao lado da esposa Jeaneide e das filhas Natália e Rafaela. Boa sorte ao irmão!
Delas e À vontade, com Zezo, Raí e Luan neste Domingo dos Pais. Parabéns a todos!
Relembrar a cantora Taty Girl em visita ao Central Spetos do Kleilton, o point da madrugada, na calçada da Telern. Dia 14, ela fará show na Festa dos Navegantes 2025.
Parabéns duplo aos empresários amigo Manoel José do Restô FARTOT, pai de Milla e Ryan, e Carlos Augusto do Bar MANIBU, pai de Bruna e Beatriz. Os vivas com Saúde e paz.
Casal empresarial Show de Preço Medeiros Maia e Marciana Rafael, da Loja Areia Branca Center que abre amanhã, 10, com opções de presentes para os Pais. Sucesso, amigos!
Cirurgias eletivas ginecológicas estão suspensas há 9 meses em Mossoró
Saúde / Denúncia foi feita pelo Conselho Municipal de Saúde de Mossoró ao Ministério Público
OConselho Municipal de Saúde de Mossoró apresentou ofício ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) denunciando a suspensão das cirurgias eletivas ginecológicas no município desde novembro de 2024. A suspensão, segundo o documento enviado à 1ª Promotoria de Justiça da Comarca, ocorreu devido à falta de pagamento da Prefeitura de Mossoró às empresas responsáveis pelos procedimentos.
De acordo com o documento, assinado pelo conselheiro Luiz Avelino da Silva, a situação já se arrasta há nove meses e tem prejudicado diretamente milhares de mulheres de Mossoró. Ele destaca que a paralisação dos procedimentos não afeta apenas as cirurgias ginecológicas, mas também outros procedimentos eletivos, como os de hérnia e apendicite.
"Essa grave situação tem gerado severos prejuízos à saúde da população, que se vê obrigada a buscar atendimento na rede particular ou enfrentar longas e incertas esperas", destaca o ofício.
À reportagem ao JORNAL DE FATO, Luiz Avelino informou que a interrupção das cirurgias foi motivada pela suspensão dos repasses financeiros da Prefeitura de Mossoró às instituições prestadoras de serviço, como a Liga de Mossoró, o Hospital São Luiz e a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM), que realizavam esses procedimentos.
As informações da Central de Regulação indicam que a lista de espera, que contava com 793 solicitações em janeiro deste ano, já ultrapassa a marca de mil procedimentos pendentes. Com o intuito de reduzir essa fila
o camarote Sempre Mais e Restaurante Buscapé na Festa dos Navegantes 2025. Aplausos ao amigo Diego Araújo.
Atualmente, mais de 1 mil pessoas aguardam na fila de espera por cirurgias eletivas
de espera, Luiz Avelino informou que o Conselho Municipal tentou dialogar com a Secretaria Municipal de Saúde para que fosse realizada uma força-tarefa com várias cirurgias.
“O Conselho de Saúde vem cobrando desde o início do ano uma força-tarefa para retomar as cirurgias e atender a demanda que só cresce. A fila de espera acumula mais de 1 mil pessoas e não
existe previsão quando essas cirurgias vão ser realizadas. Tem mulher sangrando há mais de trinta dias, com quadro de anemia, e sem previsão de cirurgia”, afirmou o conselheiro, lembrando que muitas dessas mulheres precisam retirar miomas e, em alguns casos, fazer histerectomia.
bens dentro de casa para fazer a cirurgia na rede privada, outras estão conseguindo fazer em outros municípios pequenos, como Alexandria e Apodi. Ou seja, estão indo buscar o serviço fora da cidade porque em Mossoró ele não está sendo realizado”, relatou o membro do Conselho Municipal de Saúde. Diante da situação, o Conselho solicitou ao MPRN a abertura de uma ação civil pública e a adoção de providências urgentes para garantir o restabelecimento dos serviços. O ofício inclui documentos da Maternidade Almeida Castro e da Central de Regulação que confirmam a paralisação das cirurgias e o acúmulo na lista de espera.
Ainda segundo Luiz Avelino, muitas mulheres têm recorrido a outros municípios, como Alexandria e Apodi, para conseguir realizar os procedimentos, diante desse impasse gerado pela gestão municipal. Outras, sem alternativas, recorrem a empréstimos ou vendem bens pessoais para arcar com os custos na rede privada.
“Várias mulheres têm nos procurado cobrando pelas cirurgias porque precisam com urgência. Algumas pessoas estão vendendo alguns
“Considerando a essencialidade desses procedimentos para a saúde e o bemestar dos cidadãos, solicitamos a intervenção do Ministério Público do Rio Grande do Norte para que sejam tomadas as medidas necessárias para o imediato restabelecimento e normalização da oferta de cirurgias eletivas e ginecológicas em nosso município”, aponta um trecho do ofício enviado ao Ministério Público.
Na festa dos ex-alunos
Educandário Dr. Evandro Jales, reencontro de Lidiane Garcia e irmã Maria José, diretora do colégio.
Festa dos Navegantes, shows de A vontade
Amanhã, Dia dos Pais, parabéns ao empresário Toninho Cunha com o filho
Sucesso
Bispo Dom Francisco de Sales e Pároco Gilvan Tavares encerram a Festa da Padroeira dos Navegantes. Dia 15, procissão, missa e show com o padre Fábio de Melo.
Arquivo
Uern promove ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres
Adri A n A Mor A is Agecom
OAgosto Lilás é um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. Com abordagem educativa, a mobilização tem o intuito de orientar a população sobre os direitos garantidos pela legislação, os canais de denúncia e os serviços especializados de atendimento.
Ciente do seu papel social, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realiza todos os anos ações alusivas à campanha, com palestras, rodas de conversas e debates, construídas em consonância com a Resolução Nº 41/2022 – CD, que aprova a política de prevenção e enfrentamento das violências contra as mulheres no âmbito da Fuern e da Uern.
As iniciativas são promovidas em conjunto com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD), Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (NEM/ FASSO), Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e Ouvidoria, dentre outros setores da Universidade.
Para além das atividades de orientações, desde 2022, a Uern instituiu a política de prevenção e enfrentamento das violências contra as mulheres, que tem como objetivo promover a prevenção e o enfrentamento de todas as formas de violências contra as mulheres em seus espaços acadêmicos e administrativos.
Agosto LiLás / Proposta é promover um ambiente saudável e livre de violências, estimulando a participação das mulheres e a igualdade de gênero
A proposta é promover um ambiente saudável e livre de violências, estimulando a participação das mulheres e a igualdade de gênero.
“A Política de Enfrentamento da Violência contra a Mulher, instituída pela Resolução nº 41/2022 – CD, juntamente com o protocolo de atendimento previsto na Resolução nº 24/2024 – CD, expressa o compromisso da nossa Universida-
das violências contra as mulheres
de com a prevenção, a escuta qualificada e o cuidado com quem possa estar vivenciando situações de assédio ou outras formas de violência”, destaca a ouvidora Carmem Sousa.
Outras ações previstas pela política de prevenção e enfrentamento das violências contra as mulheres são o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão que contribuam
para a efetivação do direito das mulheres a uma vida sem violências.
Também são estabelecidas parcerias com outras esferas do Poder Público e da sociedade Civil para construção e execução de estratégias que visem a prevenção e o enfrentamento de todas as formas de violências contra as mulheres. Além disso, a Uern estabeleceu a Comissão Perma -
nente de Enfrentamento às violências contra as mulheres, com competência para acompanhamento e avaliação das atividades estabelecidas nesta Política.
As ações do Agosto Lilás e de combate à violência contra a mulher corroboram para o alcance do 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, que trata da igualdade de gênero.
Uern conta com protocolo de atendimento aos casos de violência e assédio contra as mulheres
Além de iniciativas permanentes de orientação, prevenção e enfrentamento das violências contra as mulheres, a Uern também conta com um protocolo de atendimento aos casos de violência e assédio contra as mulheres.
A criação do protocolo é um marco na trajetória da Uern, que reafirma seu compromisso com a segurança e o acolhimento da comunidade.
O protocolo é parte da política de enfrentamento à violência contra a mulher e representa um esforço concreto para que as mulheres encontrem na Universidade um ambiente de respeito e proteção.
Além disso, a Uern promove periodicamente a campanha “Não se Cale”, promovida pela Ouvidoria, que tem caráter educativo e preventivo. A iniciativa visa fortalecer uma cultura institucional de respeito, escuta e acolhimento, orientando a comunidade acadêmica sobre os caminhos disponíveis dentro da Uern para o enfrentamento dessas situações.
“Nosso papel, enquanto Ouvidoria, é escutar com responsabilidade, acolher com sensibilidade e contribuir para que a Uern seja, cada vez mais, um espaço de confiança e proteção para todas as mulheres”, frisa Carmem Sousa.
Jornal de Fato
Uern instituiu a política de prevenção e enfrentamento
Ilustrativa
Vítima de socos no elevador compartilha marcas da violência sofrida
Pós-agressão / Mulher esmurrada pelo então namorado em condomínio de Natal publicou ontem, em rede social, uma foto do rosto com os machucados da agressão brutal
Machucados roxos no rosto, marcas de cortes na face e olhos com sinais de vermelhidão. Foi assim que Juliana Soares, de 35 anos de idade, vítima de mais de 60 socos desferidos pelo então namorado dentro de um elevador, em um condomínio de Natal, apareceu nesta sexta-feira (8), em rede social. Passado cerca de duas semanas do ocorrido, Juliana compartilhou ontem uma foto do rosto dela ainda com as marcas da agressão sofrida. A imagem foi publicada
!Imagem mostra marcas roxas e sinais de cortes na face, além de olhos avermelhados pelos muros dados por Igor Cabral, 29 anos, que está preso e já foi indiciado pela Justiça por tentativa de feminicídio
no perfil dela em rede social, com a legenda “Dia 7 após a cirurgia”. Na foto, Juliana aparece meio de perfil com diversos machucados pela face.
São marcas roxas, sinais de cortes e olhos com certa vermelhidão. Após a agressão sofrida, ela já passou por cirurgia reparadora e outros procedimentos médicos.
Além de atualizar como anda a recuperação em casa, depois de internação hospitalar, Juliana também utilizou a rede social ontem para informar sobre uma caixa postal em prol dela que está no nome de uma amiga.
Ela explica que “por questões óbvias” não tinha conseguido ir pessoalmente em uma agência bancária
Justiça do RN muda local do júri de acusado de integrar bando responsável por 109 crimes contra a vida
O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) determinou o desaforamento de um júri popular, com o deslocamento do julgamento da Ação Penal da Comarca de Ceará-Mirim para a Comarca de Natal, de um homem acusado pelo crime de homicídio qualificado e apontado também como integrante de um grupo de extermínio de seres humanos. O pleito se baseou no fato de que o destaque so-
cial desencadeado pela participação no grupo criminoso gera temor em algumas pessoas e respeito por parte de outras, o que geraria dúvida sobre a parcialidade de toda população da cidade, principalmente dos jurados.
Segundo o Ministério Público, o réu é conhecido integrante do grupo criminoso/milícia privada, apontado como responsável por dezenas de crimes contra a vida no município
e região, com a contabilização de 109 crimes contra a vida, e que o órgão ministerial já apresentou 64 denúncias contra diversos membros da milicia.
Conforme os autos, a atuação no município de Ceará-Mirim e regiões conexas ocorreu nos anos de 2016 e 2017, quando foi observada a escalada na violência desses locais, sobretudo após o óbito de J. S. B., então líder do grupo criminoso, o que resul -
Polícia Civil do RN detalha golpe de mais de R$ 30 milhões
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor (DECON), com apoio da Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), deflagrou, na última quinta-feira (7), a “Operação Olho Grande”, com cumprimento de mandados judiciais nas cidades de Natal/RN, Brasília/DF e Tangará da Serra/MT.
A ação, detalhada nesta sexta-feira (8), teve como objetivo o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva em desfavor de um médico oftalmologista, investigado por liderar um suposto esquema de fraude financeira que teria movimentado mais de R$ 30 milhões.
Durante o cumprimento das medidas, foram apreendidos bens de alto valor, sem comprovação de origem lícita e incompatíveis com a renda declarada pelo investigado. A prisão foi realizada pela 1ª Delegacia de
Polícia de Tangará da Serra, da Polícia Civil do Mato Grosso, no município homônimo, onde o suspeito estaria atuando profissionalmente. As investigações apontam que o médico captava recursos de terceiros sob a promessa de investimentos no mercado financeiro, com promessas de altos rendimentos. Contudo, não há indícios de que os valores tenham sido efetivamente aplicados. A análise da quebra de sigilo bancário, realizada pela DRLD, revelou movimentações financeiras atípicas, saques em grande volume, ausência de repasses às vítimas e inexistência de saldo expressivo nas contas vinculadas ao investigado.
A ação também contou com o apoio do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LABLD). A polícia disse que o inquérito policial segue em andamento, com apuração dos crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos ou valores, entre outros delitos conexos.
resumão
abrir uma. Dias atrás, a Defesa Jurídica dela já tinha informado que a vítima tinha ficado com o rosto tão machucado que não tinha como proceder nem com reconhecimento facial bancário. O agressor foi preso logo após o crime. Igor Cabral, 29 anos, já foi denunciado pela Justiça por tentativa de feminicídio.
tou nas mortes “brutais” de 14 pessoas em pouco mais de 48 horas, fato que ganhou grande repercussão regional, estadual e até nacional.
“De acordo com o acervo documental juntado, é possível concluir sobre a probabilidade de parcialidade dos jurados”, reforça o relator, ao concluir que não há na Comarca de Ceará-Mirim ambiente propício a um julgamento isento e imparcial pelo Júri Popular, razão por que deve ser deslocada a competência do julgamento para a Comarca de Natal, conforme requerido pelo Ministério Público.
Carro em chamas
Na noite da última quinta-feira (7), por volta das 20h, o Corpo de b ombeiros Militar do RN foi acionado para atender a um incêndio em veículo na avenida alberto Maranhão, no bairro barrocas, em Mossoró. a corporação divulgou ontem detalhes da ação e disse que chegando ao local, a equipe encontrou o carro completamente tomado pelas chamas e imediatamente iniciou o combate ao fogo. o Corpo de bombeiros destacou que não houve vítimas e que a causa do incêndio ainda não pode ser confirmada.
Suspeitos mortos I
Um confronto entre policiais militares e suspeitos, registrado na manhã desta sexta-feira (8), na zona rural de assú, terminou com dois suspeitos mortos. a ocorrência aconteceu na RN-016, no trecho entre as comunidades de Linda Flor e santa Clara. a informação é de que a os suspeitos trafegavam em um veículo Fiat Mobi, que teria sido alugado em uma empresa de locação em Mossoró. o relato é de que eles estariam portando pistolas e escopetas calibre 12 e de que teriam reagido à abordagem da Polícia Militar, dando início a uma intensa troca de tiros.
Suspeitos mortos II
durante o confronto, os dois suspeitos foram atingidos e, mesmo recebendo socorro das equipes que atuavam na ocorrência, não resistiram aos ferimentos e morreram. até o fechamento desta edição, a identidade dos dois homens ainda não tinha sido confirmada. o caso deverá ser investigado pelas autoridades competentes para apurar as circunstâncias do confronto e a possível ligação dos envolvidos com outras ações criminosas na região.
Juliana Soares, 35 anos, em foto com a legenda “Dia 7 após a cirurgia”
Reprodução Rede Social
Policiais do RN prendem 15 e cumprem 18 busca e apreensão nas primeiras horas
“Nordeste I N tegrado” / Ação começou nas primeiras horas da última quinta-feira (7) e se estendeu até o fim desta sexta (8)
ASecretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) do Rio Grande do Norte divulgou na manhã desta sextafeira (8) um balanço parcial da operação “Nordeste Integrado”, que começou nas primeiras horas da última quinta-feira (7) e se estendeu até o fim desta sexta (8). A ação, inédita, reuniu agentes de segurança pública do RN e de mais sete estados. A missão é o combate à criminalidade nas divisas da região.
Até a divulgação do balanço parcial na manhã de ontem, somente nas atividades realizadas por poli -
ciais civis e militares do RN, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão. Ao todo, somando os flagrantes, 15 pessoas foram detidas. As ordens judiciais foram cumpridas em cidades localizadas nas divisas do RN com o Ceará e do RN com a Paraíba.
Ainda segundo a polícia civil potiguar, amas e drogas foram apreendidas. “Este é um esforço conjunto, que envolve inteligência, tecnologia e integração. É importante para a sociedade, para dar mais segurança à população”, ressaltou o titular da SESED, coronel Francisco Araújo.
apreendidas
A operação Nordeste Integrado mobiliza mais de 5.900 agentes de segu -
rança pública em ações simultâneas nos estados do Rio Grande do Norte,
Homem preso na Grande Natal por aplicar golpes em idosos
Policiais civis da 20ª Delegacia de Polícia (DP) de Macaíba, com apoio da Central de Monitoramento Eletrônico (CEME), deflagram, na manhã desta sexta-feira (8) a operação “Impostor”, que deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra um homem de 29 anos, suspeito de aplicar golpes contra idosos nos municípios de Macaíba e Natal.
De acordo com as investigações, o suspeito se passava por funcionário de uma empresa de assistência à saúde popular, utilizando crachá e uni -
forme com a logomarca da instituição. Com essa falsa identidade, ele visitava residências de pessoas idosas sob o pretexto de realizar “atualizações cadastrais”. Nessas abordagens, coletava dados pessoais, tirava fotos das vítimas e solicitava documentos como contas de energia e comprovantes de residência.
De posse dessas informações, o suspeito realizava contratações fraudulentas de empréstimos em instituições financeiras. Em um dos casos, uma idosa foi levada até uma agência bancária e
resumão
Foragido perigoso
bartogaleno alves saldanha, condenado pelo homicídio qualificado de José Vieira de Melo, conhecido como Zé Vieira, está foragido desde a última quarta-feira (6). o crime ocorreu em 2006, na zona rural de Campo grande, no interior do Rio grande do Norte. a informação é de que ele estava no regime semiaberto e tem mandado de prisão expedido e decretado pela Justiça. ele ainda teria participado de um júri de forma remota e rompido a tornozeleira eletrônica no dia seguinte ao julgamento. Na sessão, realizado no último dia 5 de agosto, na 3ª Vara da Comarca de assú, ele foi condenado a 18 anos e 9 meses de prisão.
induzida a sacar R$ 3 mil. Desse valor, apenas R$ 1 mil foi repassado à vítima, ficando o restante com o suspeito. Outras vítimas relataram prejuízos semelhantes, incluindo empréstimos não autorizados e cobranças indevidas inseridas em contas de consumo.
As investigações ainda apontaram que o homem já havia sido desligado da empresa cujo nome utilizava, caracterizando o uso indevido da imagem institucional. A 20ª DP também apura se o suspeito fez novas
vítimas em outros municípios da Região Metropolitana de Natal, especialmente em áreas com maior concentração de idosos. Diligências foram realizadas pela equipe policial, que localizou e prendeu o suspeito em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, à disposição da Justiça. A polícia disse que as investigações continuam para identificar possíveis comparsas e outras vítimas.
Mais procurado
Um homem de 26 anos que estava na lista dos 10 criminosos mais procurados do Rio grande do Norte foi preso nesta quinta-feira (7) no bairro Portal do sol, em extremoz, na grande Natal. a prisão foi feita por policiais da delegacia especializada em Narcóticos (denarc) após trabalho investigativo. a informação é de que ele estava foragido desde o começo do ano passado, após a operação que investigava um grupo criminoso armado apontado como responsável por pelo menos 41 homicídios em seis meses.
Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Sergipe. Ao todo,
foram expedidos 510 mandados de prisão e de busca e apreensão.
Policiais Penais do Rio Grande do Norte concluem curso de armamento e tiro
A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) do Rio Grande do Norte, por meio da Academia da Polícia Penal (ACADEPEN), concluiu, na última quarta-feira (6), o XV Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro (CAAT), voltado para 24 policiais penais lotados em unidades prisionais do estado.
Com carga horária de 80 horas-aula, o curso foi dividido entre atividades teóricas, realizadas na academia, e treinamentos práticos no estande de tiros da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal. A forma-
ção contemplou o estudo de conceitos legais e técnicos, além de treinamentos práticos com pistola, espingarda e fuzil, aplicados em situações simuladas. O diretor da ACADEPEN, Jackson Tavares, destacou que a capacitação contínua é um dos pilares para o fortalecimento do sistema penitenciário: “O CAAT não apenas atualiza o conhecimento técnico, mas também reforça a cultura de segurança e profissionalismo dos nossos policiais penais, garantindo que estejam preparados para agir com eficiência e dentro da legalidade em qualquer situação”.
Armamento apreendido
a Força Integrada de Combate ao Crime organizado do Rio g rande do Norte (FICC o/RN), na manhã desta quinta-feira (7), em operação conjunta com a Polícia Militar do RN, por meio do 16º bPM, cumpriu busca em endereço da região metropolitana de Natal, em desdobramento da operação “ b ate Lata”. d urante as diligências, as equipes localizaram armamentos e munições, que foram recolhidos para perícia técnica. a FICCo informou que o material apreendido está sendo submetido a exames periciais, enquanto as investigações continuam em andamento.
Armas e drogas foram
Fábio Oliveira
Fábio Oliveira
fabiowillard@hotmail.com
fabiowillard@hotmail.com
Além do horizonte
O ritmo dos anúncios de contratações e o foco do Baraúnas
ODepois de cinco anos distante da divisão de elite, o Baraúnas volta e já enche seu torcedor de esperanças, ao carimbar seu passaporte para a semifinal do primeiro turno do estadual. Creio que este é um feito que nem mesmo o mais otimista torcedor leonino esperava, pois ficou além dos investimentos do clube. Sem caixa, o Leão faz malabarismo financeiro para contratar e manter os compromissos. Não tem cota de nenhuma competição regional ou nacional para poder contabilizar, e sua longa ausência esfriou de certa forma o mercado de investidores. Sorte que a marca e a massa que a conduz ainda é forte e, portanto, relevante para investidores. É fato que a luta principal de quem está retornando nas condições descritas acima, é manter-se na elite. O que mais conseguir, acaba sendo lucro. Agora, mais que uma final de turno, o Baraúnas tenta distanciar-se de qualquer ameaça de rebaixamento como também beliscar uma vaga na Série D, situação perfeitamente possível. Os próximos dias dirão muito sobre o horizonte tricolor desta e da próxima temporada.
ritmo de anúncios de jogadores pelo Baraúnas para a segunda divisão potiguar de 2025 segue cadenciado, mas firme. A estratégia da diretoria, por meio do seu setor de marketing, tem sido divulgar aos poucos, mantendo o torcedor engajado. Os nomes revelados até aqui, embora não muito conhecidos localmente, indicam um elenco jovem, mas com experiência profissional e, espera-se, competitivo. A escolha por jogadores fora do circuito regional mostra que mudou o foco, saindo da mesmice, abrindo perspectivas de um engajamento diferente e abandonando os velhos “romances” que já não produziam tanto, como no passado. O clube adota um modelo de reconstrução completa. A aposta em nomes novos pode surpreender, se houver entrosamento rápido. O desafio será transformar anonimato em eficiência. A torcida cobra acesso, pois nem ela e muito menos o clube são de segunda divisão potiguar. Mas essa cobrança também vem com a compreensão que o contexto é de recomeço e, espera-se, de aprendizado com os erros cometidos. O projeto é mais nessa linha, e o tempo dirá se foi o caminho certo.
Imagem que
marca
representava a
em torneio nos Osnildo, Cleilton, Marcos Cunha, Toinho (falecido).
de 1982: Vildomar, Vilberto. Jotabê, Dão, Carlos Alberto e Vevé. Haroldo, Nêgo Chico, Dagoberto, Jorge Machado e Noé Soares (Macunaíma)
A semana na história
A semana na história
Na próxima quinta-feira, dia 14, o bicampeão mundial de Fórmula 1, Fernando Alonso, completa 44 anos de idade. Ícone do automobilismo, ele segue em atividade e é referência no esporte espanhol.
Quem aniversaria na próxima quinta-feira (15) é Neto Caraúbas, O caraubense tem história no esporte. Parabéns!
ANTÔNIO RIVELINO
MÁRIO JÚNIOR
Bairro Bom Jardim
Torcedor do Flamengo
Torcedor do POTIGUAR
Experiência
Modéstia à parte, eu sou um cara bem modesto”
Túlio Maravilha, ex-jogador do Botafogo
O Rafael (goleiro) tem conta a pagar com o TG. Ele vai no Tribunal de Justiça amanhã” J OÃO CA R LO S, zagueiro do Potiguar.
Ainda sobre a montagem do elenco, o Baraúnas tem mirado alguns atletas já com experiência no futebol potiguar. Como exemplo, o zagueiro Guizão, 22, e o atacante Noninha, 25, ambos do Laguna. Bons jogadores.
Contra rebaixamento
Figurinhas
Na contagem geral, o Baraúnas está seis pontos à frente que o Potyguar Seridoense, com quem tem um confronto direito na casa do adversário no segundo turno. Pode chegar.
Complicou
Enquanto o Baraúnas aposta em caras novas no futebol local, o Mossoró EC segue em direção oposta. Com um elenco repleto de veteranos como Giovani, Adalgiso Pitbull e Jozicley, o clube aposta na experiência.
Rodados
Com seis pontos atrás do Santa Cruz, o Potiguar se complica na pretensão de garantir vaga na Série D de 2024. Com um time abaixo do montado ano passado, o alvirrubro frustra sua torcida e, creio, seus próprios dirigentes.
Complicou de novo
O perfil do elenco indica que o Mossoró mantém a decisão de não se arriscar ao desconhecido, entendendo que a entrega de anos atrás pode ser repetida. São atletas rodados, mas que conhecem os atalhos do estadual.
Rodados III
Pior que ver a vaga para a Série D distanciar-se, é enxergar no retrovisor clubes aproximarem-se em luta contra rebaixamento. A diferença de dois pontos para Força e Luz e Globo, e três para o Potyguar Seridoense, tira-se em uma rodada. É grave.
Paredão
Resta saber se o ritmo de competição e a parte física acompanharão o peso das camisas, passados os anos das experiências anteriores. A Série B exige intensidade, e o sucesso dependerá do equilíbrio entre bagagem e preparo.
Fatalidade
O goleiro Edson, do Baraúnas, ainda mostra estar em excelente forma. Foi fundamental na classificação leonina, pegando finalizações e um pênalti, no segundo tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0.
Cena que se repete
O cancelamento do clássico Potiba no futsal, previsto inicialmente para o dia 2 de agosto passado, abalou o esporte local. A morte trágica do atleta Felipe Gurgel, 24, do Baraúnas, trouxe luto e silenciou momentaneamente a rivalidade.
Rejeitado pelo Potiguar, o atacante Wester vem se configurando no talismã leonino. Foi dele o golaço que abriu caminho para a vitória do Baraúnas, frente ao Força e Luz.
Respeito
Emocionados
É hora de respeito, de união entre torcidas e clubes. O futsal perde um atleta, Mossoró perde um talento que fazia parte da paixão pelas quadras e a família um filho. Nossos sentimentos a todos.
Alexandres Tavares e Djalma Júnior, presidente e vice, respectivamente, do Potiguar, provocaram o Baraúnas, durante entrevistas. Acabaram dando vestiário ao rival, que soube utilizar o desdém como combustível de superação no primeiro clássico e agora, contra o Força e Luz.
ABC
Combustível
O ABC encara o líder Caxias neste fim de semana com a corda no pescoço. A sequência ruim e a posição próxima da zona de rebaixamento tornam o duelo decisivo. Seu ataque precisará ser mais efetivo.
A dupla Alexandre/Djalma vem sendo bastante criticada. Teoricamente com mais dinheiro, o clube montou um elenco bem inferior ao que disputou a Série D, levando o alvirrubro a uma eliminação precoce, mas por si justificada.
América
Reconhecimento
Além de pedir a saída de Alexandre e Djalma, a torcida tem utilizado as redes sociais para pedir a volta de Márcio Mossoró, como dirigente. O torcedor não esquece o bom trabalho de MM8, que projetou o Potiguar, ano passado, dando calendário e grana.
Após o empate fora de casa, o América joga por uma vitória simples para avançar à terceira fase da Série D, o que em se tratando do adversário não parece tão simples. O confronto contra o Juazeirense promete ser nervoso, mas o fator casa pode ser decisivo.
Imagem que marca
fabio willard de oliveira
Reprodução
Baraúnas
fabio willard de oliveira
Reprodução
Flamengo tenta abrir vantagem na liderança diante do Mirassol
BASILEIRÃO / Se vencer neste sábado e o Cruzeiro tropeçar no domingo, o rubro-negro abrirá vantagem na ponta
Rio – O Flamengo recebe o Mirassol neste sábado, 9, às 18h30, no Maracanã, em busca de se isolar na liderança do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro carioca pode ter a estreia do meia colombiano Carrascal, regularizado na CBF e liberado para atuar.
Durante a semana, Carrascal treinou normalmente e mostrou estar bem fisicamente. Agora, o desafio é ganhar entrosamento e ritmo no futebol brasileiro, algo que virá com os jogos. Caso não comece como titular, a tendência é que seja utilizado no decorrer da partida.
O técnico Filipe Luís ainda tem dúvidas sobre as presenças de Bruno Henri-
que e Luiz Araújo, preservados no meio de semana na Copa do Brasil por controle de carga física. Já o meia Jorginho, suspenso, é desfalque certo.
Se vencer o Mirassol e o Cruzeiro tropeçar diante do Santos no domingo, o Flamengo abrirá vantagem na ponta. Atualmente, as duas equipes dividem a liderança, com 37 pontos.
A provável escalação rubro-negra é: Rossi; Varela (Emerson Royal), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Allan, Saúl e Arrascaeta (Carrascal); Plata, Pedro e Everton Cebolinha (Samuel Lino).
O Mirassol, sensação do campeonato, chega embalado por uma invencibilidade de nove jogos e ocupa a 5ª colocação, com 28 pon-
De Letra
MARCOS SANTOS
tos. Após cumprir suspensão na vitória sobre o Vasco, o lateral-esquerdo Reinaldo, artilheiro da equipe no Brasileirão com sete gols, retorna ao time titular.
A baixa é o técnico Rafael Guanaes, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O auxiliar Ivan Baitello comandará a equipe à beira do campo.
O Leão, que fará sua estreia no Maracanã, deve ir a campo com: Walter; Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Reinaldo; Neto Moura, Danielzinho e Gabriel; Negueba, Edson Carioca e Chico da Costa.
Carrascal foi regularizado na CBF e liberado para atuar
msantos@defato.com
Rio emplaca três clubes nas quartas da Copa BR após 12 anos
Com as classificações de Botafogo, Fluminense e Vasco para as quartas de final da Copa do Brasil, o Rio de Janeiro volta a ter três clubes nesta fase da competição depois de 12 anos. A última vez que isso ocorreu foi em 2013, quando Flamengo, Vasco e Botafogo avançaram até as quartas.
Além dos representantes cariocas, também garantiram vaga Corinthians, Cruzeiro, Athletico/PR, Bahia e Atlético/MG. Os confrontos da próxima fase serão definidos em sorteio na terça-feira, 12. O Fluminense eliminou o Internacional, o Botafogo passou pelo Red Bull Bragantino e o Vasco superou o CSA para chegar entre os oito melhores. O desempenho evidencia a força do futebol do Rio nesta edição do torneio.
Atual campeão da Copa do Brasil, o Flamengo acabou eliminado pelo Atlético/MG, em reedição da final da última temporada.
Caxias x ABC
O duelo deste sábado, 9, é complicado para o time potiguar, porque encara o líder da Série C. Se conseguir vencê-lo, voltará à briga por classificação. Se perder, praticamente estará eliminado. A bola rola a partir das 17h.
América x Juazeirense/BA
Este duelo será domingo, 10, na Arena das Dunas, valendo vaga para à 3ª fase da Série D. O alvirrubro natalense terá cenário favorável para avançar. O jogo começará às 16h.
Cabaré
O atacante Everton Cabaré, que defende atualmente a Juazeirense, tem acerto encaminhado para defender o Baraúnas no campeonato de acesso do RN. Seria o retorno,
pois ano passado Cabaré esteve no Leão mossoroense.
Artilharia do Brasil
Atacante do Vasco, Pablo Vegetti, mantém a liderança isolada na artilharia do futebol brasileiro em 2025. O “Pirata” marcou apenas duas vezes nos últimos oito jogos, mas soma 21 gols na temporada, cinco a mais que os vice-artilheiros Germán Cano (Fluminense), Giovane Gomez (São JoséRS), Neto Oliveira (Confiança) e Tiago Marques (CSA).
Camisa especial
O Mirassol apresentou um uniforme especial para marcar sua primeira partida no estádio do Maracanã. Inspirado na seleção brasileira de 1970, campeã mundial no México, a nova camisa será utilizada neste sábado, no duelo contra o Flamengo.
ABC
desafia 100% do Caxias para seguir vivo na Série C
Com chances remotas de avançar à segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, o ABC entra em campo neste sábado, 9, buscando um bom resultado diante do Caxias, no Estádio Centenário, no Rio Grande do Sul. A partida, válida pela 16ª rodada, começa às 17h e coloca frente a frente dois invictos: o time gaúcho, dono de 100% de aproveitamento como mandante, e o alvinegro potiguar, que ainda não perdeu fora de casa.
Apesar da distância de quatro pontos para a zona de classificação, o técnico Rodrigo Santana mantém o otimismo. “Enquanto houver chance, temos que acreditar. Se fizermos um bom jogo em Caxias, pode-
SÁBADO, 9
DOMINGO, 10
mos voltar de vez para a briga. Sabemos da dificuldade, mas precisamos somar pontos, até mesmo para evitar riscos na tabela”, afirmou. A escalação ofensiva segue indefinida. Insatisfeito com o desempenho do setor no empate contra o Figueirense, Santana mantém a disputa aberta entre Joãozinho, Jonatha, Wallyson e outras opções. “Estamos rodando o elenco. Quem estiver melhor, vai jogar. O Wallyson tem nos ajudado taticamente, principalmente na bola aérea, e isso conta muito. Mas esperamos que quem entrar resolva. Estamos precisando de alguém que chame a responsabilidade”, disse.
AGENDA JOGOS
BRASILEIRÃO SÉRIE A
18h30 – Flamengo x Mirassol 18h30 – Bragantino x Inter 18h30 – São Paulo x Vitória 20h30 – Fortaleza x Botafogo 21h – Bahia x Fluminense
16h – Palmeiras x Ceará 16h – Vasco x Atlético/MG 18h30 – Cruzeiro x Santos 20h30 – Grêmio x Sport
Mulher
Jornal de Fato • sábado, 9 de agosto de 2025
Segurar o xixi faz mal
cuidados / Nefrologista alerta para os danos causados pelo hábito de reter urina por longos períodos
Adiar a ida ao banheiro pode parecer um ato inocente, muitas vezes motivado por rotina corrida, reuniões longas, trânsito ou até falta de acesso a banheiros limpos. No entanto, esse hábito tão comum carrega riscos sérios à saúde do trato urinário — e pode causar prejuízos duradouros ao organismo.
A nefrologista Rogéria Medeiros, professora de Medicina da Universidade Potiguar (UnP), instituição integrante da Inspirali, reforça que o costume de “segurar o xixi” deve ser abandonado. “Prender a urina por muito tempo favorece a proliferação de bactérias na bexiga e pode desencadear infecções urinárias de repetição. Em casos mais graves, pode até comprometer o funcionamento dos rins”, explica.
Segundo ela, o acúmulo prolongado de urina pode provocar dor abdominal, sensação de peso na pelve e aumentar a pressão na bexiga — especialmente em pessoas que já enfrentam quadros de bexiga hiperativa ou incontinência urinária. E os impactos vão além: reter o xixi ativa o sistema nervoso simpático, aquele que prepara o corpo para situações de alerta, o que pode levar à elevação da pressão arterial. “Esse estímulo gera tensão e sobrecarga nos rins, especialmente em pessoas hipertensas ou com predisposição a doenças renais”, acrescenta.
Prender a urina por muito tempo favorece a proliferação de bactérias na bexiga e pode desencadear infecções urinárias de repetição”
A recomendação é clara: o ideal é esvaziar a bexiga a cada três ou quatro horas, mesmo que a vontade não seja urgente. A especialista explica que a bexiga é elástica, mas tem seus limites. “Quando forçada a reter mais do que deveria com frequência, ela pode perder parte da sua capacidade de contração, prejudicando o controle da micção”, afirma Rogéria.
Outro alerta importante diz respeito ao prolapso da bexiga, condição conhecida como cistocele, mais frequente em mulheres, especialmente no pós-menopausa. O problema ocorre quando a bexiga se desloca em direção à vagina
devido ao enfraquecimento da musculatura pélvica. “A pressão contínua, causada pelo acúmulo de urina, contribui para esse enfraquecimento. Entre os sintomas estão escapes de urina, sensação de peso na pelve, dificuldade para urinar e, em casos graves, necessidade de cirurgia”, destaca. Para preservar a saúde urinária, além de urinar com frequência, é essencial manter boa hidratação e estar atento a sinais do corpo. “Urina muito escura ou com cheiro forte pode indicar desidratação ou algum desequilíbrio. Esses sinais não devem ser ignorados”, finaliza a médica.
DICA DA ESPECIALISTA:
Beba bastante água, não adie idas ao banheiro e procure atendimento médico ao notar mudanças na urina. Seu corpo agradece.
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn
Contexto
SÉRGIO CHAVES
A Festa dos Destaques 2025
Lisboa Batista, colunista De Fato em Pau dos Ferros, comemora o sucesso da 23ª edição da Festa dos Destaques, evento que aconteceu sábado(02), lotando a AABB. Maria Elvira e Skema Sertanejo foram as atrações musicais. Decoração clássica e bonita sob o comando de Jarismar Silva da Comemore, buffet de Manuelle Cezário e a presença de muita gente querida. As fotos são de Eryc Medeiros.
Lisboa com a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida.
Nós da imprensa/De Fato com o anfitrião: César Santos/ Ângela Karina, Wandilson Ramalho/Tica Soares e o colunista.
O Casamento de Ednê & Jaime
O casal Oséas Rêgo/ Andressa, ele Destaque/ Fisioterapia e ela madrinha FD.
Lisboa com o casal dr. Nikólas Coelho/Leila Fernandes, eles Destaque Empresarial com A Graciosa.
Hoje trazemos mais fotos do casamento surpresa de Jaime Júnior e Ednê Soares que aconteceu no sábado(26), na Capela menor do CDSL. Depois os amigos se reuniram para uma festa emocionante no Requinte. As fotos são de Eduardo Kenedy!
Júnior e Ednê Soares com o Pe. Charles Lamartine.
O Livro de Samara Veras
Na terça(05), o Requinte Buffet abriu suas portas para a noite de autógrafos e lançamento do livro da dra. Samara Veras: “Entre Pele e Alma.” Uma noite emocionante com a presença de muita gente querida. Socorro Paiva e sua equipe assinaram buffet e serviço. As fotos são de Eduardo Kenedy.
Samara Veras recebendo Raíza Leite.
Dia dos Pais
A estilista Fátima Carlos, comemorando a vida na sexta, 15, foi prestigiar Samara.
O almoço especial do Dia dos Pais é no Requinte Buffet. Socorro Paiva promete cardápio especial para amanhã, inclusive com self de sobremesas. Juninho Voice canta para celebrar a data. Reservas e informações pelo 84/981080188.
com João Gentil, Walter
Marilene Paiva comemora idade nova na sexta(15), contando os dias para voltar a circular e rever os amigos queridos. Daqui o nosso desejo de saúde e
Nesta vida não importa o que conseguimos ou temos, mas sim o que oferecemos e somos.”
Festa
Hoje é dia de vivas para a sra. Carmem Porto Jales, Cláudia Lima, Alexandre Soares Capistrano, Fernando Leite e edglay gurgel. amanhã (10), é dia de festejar o ex-vereador Francisco Carlos Carvalho de Melo, Neide Lopes, genildo Júnior, andré Lopes, o jornalista Lamonier araújo e secretário Municipal da saúde, almir Mariano. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!
Destaques
Na Festa dos Destaques dividimos mesa com os casais jornalista César Santos/Ângela Karina e colunistas Wandilson Ramalho/tica soares. Conosco ainda Alvanir Carlos e o Chef Isac Maia. Prazer encontrar a prefeita Marianna Almeida, ex-prefeito Nilton Figueiredo/Maria José, Jenison Vilaça, Ilma Marcelino, soraya Vieira, Fernando/Socorro Batista, Bia Pontes, Adriano, Arlindo e tantos outros. em PdF fomos hóspedes do Hotel/ Pousada Jatobá, da amiga Doralice Medeiros, a quem agradecemos as gentilezas.
Salinas
Návila Vasconcelos convida para o aniversário de 01 ano das Óticas Salinas. Será na terça(12), das 07h30 às 17h30, na própria loja, na Ferreira Itajubá. Descontos em armações selecionadas, brindes especiais, sorteio de um pix de 1 mil reais, consulta com oftalmologista, coquetel, música e drinks. Vamos sim!
Carmen
Sânzia Fernandes nos convida de forma muito especial para celebrar os 20 anos da Carmen Steffens/ Mossoró e para o lançamento da coleção Spring summer. será na terça(12), a partir das 18h, na Maison do Partage Shopping. Vamos com muito prazer!
Jaime
Isadora
Júnior com Angélica e Kadu com Maria Eduarda, celebram o pai e sogro Walter Fonseca, com idade nova na sexta (15). Parabéns!
Casal Geílma/Francisco Carlos. Ele com idade nova nesse domingo(10). Parabéns!
paz!
Jaime e Ednê com a família dela: filho, irmãos, nora e sobrinhos.
O quarteto que organizou tudo: Socorro Paiva, Tereza Cristina Fernandes, Wanderlânia Lima e Eveline Soares com a noiva.
Larissa e Sandra Rosado. Roberta Rosado, Júnior Souza e Aninha Fagundes.
Conexão saúde
conexaosaude.defato@outlook.com
Dificuldades em andar, visão borrada, fala arrastada, tempo de resposta retardado e danos à memória. De maneira clara, o álcool afeta o cérebro.
Alguns dos prejuízos causados pelo consumo do álcool ocorrem já nas primeiras doses ingeridas, e tendem a desaparecer tão logo o organismo termine de processar o etanol ingerido. Por outro lado, consumos mais intensos e frequentes podem causar prejuízos mais duradouros, que persistem mesmo depois de retomada a sobriedade.
Uma série de fatores pode influenciar a maneira e a intensidade em que o álcool afeta o cérebro, a saber:
- Quantidade e frequência de consumo de álcool; - Idade de início e o tempo de consumo de álcool; - Idade do indivíduo, nível de
educação, sexo, aspectos genéticos e histórico familiar de alcoolismo; - Risco existente de exposição no pré-natal ao álcool;
- Condições gerais de saúde do indivíduo.
Baseado em uma revisão apresentada pelo NIAAA (National Institute of Alcohol Abuse and Alcoholism) e em outras pesquisas recentes, apresentaremos alguns dos prejuízos e efeitos deletérios que o consumo de álcool pode causar para o cérebro.
Os dados apresentados se referem, principalmente, ao uso nocivo, com foco no consumo abusivo e continuado de álcool.
Cabe sempre lembrar, contudo, que não há nível seguro para o seu consumo, e mesmo pequenas doses podem causar ou aumentar o risco de prejuízos ao sistema nervoso e às funções cognitivas.
Álcool e o seu potencial de gerar dependência
No estudo da drogadição, é ponto pacífico que qualquer droga que tenha potencial de gerar dependência afeta o sistema de recompensas do cérebro, alterando, direta ou indiretamente, a sinalização do neurotransmissor dopamina na via mesolímbica (que estabelece contato entre uma região do sistema nervoso chamada mesencéfalo, daí o termo “meso”, e uma região do sistema “límbico”, chamada núcleo Accumbens). Essa via está associada à atribuição do valor reforçador de qualquer estímulo, assim, se ele for classificado como reforçador, significa que há uma maior probabilidade de ser buscado outras vezes. Nesse sentido, o sistema de recompensa está associado a qualquer estímulo reforçador: seja comer, praticar esportes, socializar, entre outros. Há, todavia, um aspecto do sistema de recompensa em que as drogas, inclusive o álcool, possuem especial capacidade de alterar: aquilo que é chamado de “saliência” de um estímulo. A saliência de um estímulo aponta o quanto esse estímulo é novo, inusitado e potencialmente mais reforçador. Grosso modo, quanto mais saliente o estímulo, “melhor”.
A saliência de um estímulo
está diretamente relacionada ao aumento da sinalização dopaminérgica da via mesolímbica, implicando em um aumento de dopamina no núcleo Accumbens. Esse mecanismo de saliência, contudo, para a grande maioria dos estímulos naturais, é pontual e atenua-se tão logo o estímulo deixe de ser novo. No caso das drogas, contudo, o efeito de saliência tende a não se atenuar: a sinalização dopaminérgica se mantém acentuada, estimulando o núcleo Accumbens tal como se o estímulo fosse novo e muito reforçador.
Essa é a explicação do potencial de dependência do álcool e das drogas em geral: elas “sequestram” essa via dopaminérgica e a “enganam” a se comportar como se a droga fosse muito saliente e tivesse alto valor de sobrevivência, o que não só aumenta a procura por essa droga, mas diminui o valor reforçador de todos os outros estímulos que outrora eram tidos como importantes: alimentação, socialização, etc. Para uma explicação mais pormenorizada, veja o artigo de revisão publicado pela pesquisadora Nora Volkow, diretora do NIDA (National Institute on Drug Abuse), e seus colaboradores.
NEY ROBSON VIEIRA ALENCAR
Efeitos danosos do álcool no cérebro
Blecaute
Alcoólico
(Transtorno
Amnésico Alcoólico)
Mais rapidamente do que seu potencial de gerar dependência, o uso de álcool pode produzir danos detectáveis à memória e outras funções executivas após apenas algumas doses e, à medida que o consumo aumenta, também aumentam os danos ao cérebro. Altas quantidades de álcool, especialmente quando consumidas de maneira rápida e com o estômago vazio, podem produzir um “branco” ou um intervalo de tempo no qual o indivíduo intoxicado não consegue recordar detalhes de eventos ou até mesmo eventos inteiros. Os estudos sugerem que as mulheres são mais susceptíveis do que os homens para vivenciar esses efeitos adversos sob mesmas doses de álcool.
Síndrome de Wernicke-Korsakoff
Os danos causados pelo álcool no cérebro podem ser decorrentes tanto de causas diretamente ligadas ao uso de álcool como de fatores indiretos. A deficiência de tiamina, por exemplo, pode ser um desses fatores.
Conhecida também como vitamina B1, é um nutriente importante para todos os órgãos e tecidos, incluindo o cérebro. Mais de 80% dos alcoolistas apresentam deficiência desse nutriente. Uma parcela dessas pessoas sofrerá consequências severas no cérebro tais como a Síndrome de Wernicke-Korsakoff, caracterizada por duas diferentes síndromes, uma de curta duração chamada Wer-
nicke e outra permanente e bastante debilitante chamada Korsakoff. Os sintomas da Síndrome de Wernicke incluem confusão mental, paralisia dos nervos que movem os olhos e dificuldades de coordenação motora. Aproximadamente, 80 a 90% desses pacientes manifestam a Síndrome de Korsakoff, caracterizada por perdas de memória anterógrada (eventos futuros) e de memória retrógrada (eventos passados). A boa notícia fica por conta do fato de que a maioria dos alcoolistas que apresentam problemas cognitivos terão alguma melhora nas estruturas cerebrais a partir de 1 ano de abstinência do álcool.
O efeito na plasticidade do sistema nervoso
A neurogênese, a criação de novas células cerebrais (neurônios), é algo que ocorre intensamente durante o período de gestação e os primeiros meses de vida do ser humano.
Com o tempo, esse processo reduz drasticamente, mas nunca cessa. A neurogênese está implicada, por exemplo, no processo de criação e con-
solidação de novas memórias. Nesse sentido, estudos apontam que altas doses de álcool podem levar à interrupção da criação de novos neurônios.
Acredita-se, ainda, que é esse processo disruptivo que leva a lesões em áreas intimamente ligadas a funções cognitivas importantes, como a memória.
PAI PARA todas AS HORAS! Style
A Tráfego Models está presente em algumas campanhas publicitárias do Dia dos Pais, de marcas locais como Mahal, Del Rayssa e Equipaggio.
Cada uma mostrando o que tem de melhor para o paizão, em diferentes ocasiões!
E nesse embalo, aproveitamos para enviar um feliz Dia dos Pais para todos os nossos leitores!
GEORGIANO AZEVEDO
Moreira, Mister Rio Grande do Norte CNB 2025, para Mahal.
Rodrigo Medeiros para Del Rayssa.
Nel Albuquerque, Mister Brasil Sênior e Mister Sênior Pacific Universe 2025, para Equipaggio.
Livros por toda a parte, palavras por todo o canto
Celebrar 20 anos da Feira do Livro de Mossoró é reconhecer o poder da leitura como um elo entre gerações, sonhos e futuros possíveis. O evento, que começou como uma ousadia cultural do abnegado jornalista e editor Rilder Medeiros, idealizador da FLIM, consolidouse como o maior encontro literário do interior potiguar — e de 11 a 15 de agosto transforma a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em um imenso palco para livros, ideias e afetos. Mais que uma feira, a FLIM é um território de escuta, formação e pertencimento.
Ao reunir autores, leitores, crianças, escolas e figuras de destaque como o escritor e imortal João Almino, a Feira reafirma seu compromisso com a democratização do conhecimento e com a valorização da produção literária local. Em tempos tão desafiadores para a cultura, celebrar livros e palavras é, também, um ato de resistência. Que venham outros 20 anos — com mais encontros, mais histórias e, claro, mais páginas a serem viradas.
Nesta edição, DOMINGO traz reportagem especial da jornalista Izaíra Thalita sobre a Feira do Livro de Mossoró 2025, além de registros e depoimentos de participantes de edições anteriores da FLIM.
Boa leitura!
Ângela Karina
Balada do Impostor
Feira do Livro de Mossoró 2025
Edição celebrativa de 20 anos ocorre de 11 a 15 de agosto
Capacitar para crescer
Empresários investem em formações para obtenção de resultados objetivos e claros
artigo de opinião:
Na senda da paz
receita
• Edição – C&S Assessoria de Comunicação
• Diagramação – Augusto Paiva
• Projeto gráfico – Augusto Paiva
• Impressão – Gráfica De Fato
• Editora e Revisão – Ângela Karina
Redação, publicidade e correspondência
Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320
DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.
BALADA DO IMPOSTOR
O preço de não fazer cena
JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS
Jornalista
@paiva_reboucas
Quem é de bastidor aprende cedo a se mover em silêncio. A calibrar a luz para os outros brilharem no palco, mesmo que o próprio rosto permaneça apagado. Fazemos o que tem de ser feito, sem alarde, sem dancinha, sem trilha sonora dramática no fundo. A recompensa é o dever cumprido, a leveza de não ter pendências. Mas vivemos tempos em que a eficiência não basta. É preciso posar com ela nas mãos, como um troféu de plástico, e ainda sorrir enquanto acena para uma plateia imaginária.
O problema é que o mundo parece ter se apaixonado por quem grita. Quem faz muito barulho costuma ser confundido com quem tem muito a dizer. E quem deveria saber distinguir uma coisa da outra, chefes, avaliadores, coordenadores, muitas vezes também se rende ao espetáculo. Como se a performance validasse o trabalho, mesmo sem entrega. Como se precisassem ser notados por quem se exibe.
E aí estamos nós, cada vez mais invisíveis, porque ocupados demais em trabalhar para nos preocupar com a moldura do trabalho. Enquanto isso, os outros, os que aprenderam a teatralizar cada passo, vão tomando conta das narrativas, dos espaços, dos créditos.
Não se trata apenas de mostrar o que se faz, mas de transformar qualquer gesto em espetáculo. Se alguém entrega uma planilha, precisa postar
uma selfie com a legenda de superação. Se participa de uma reunião, vira “mais um dia vencido com garra”. Não importa se o conteúdo é frágil ou se a entrega nunca chega. O que vale é parecer ocupado, parecer produtivo, parecer engajado. A aparência virou o produto final. O conteúdo é só bastidor que não interessa.
E nós, os que seguimos silenciosos, começamos a nos perguntar se o mundo parou de nos enxergar. Porque quem aponta os holofotes para si mesmo é quem aparece. E os bastidores continuam fazendo o espetáculo acontecer, mas ninguém mais se lembra de olhar para trás.
A lógica se inverteu. A entrega vi-
rou detalhe. O planejamento virou rodapé. O esforço virou ruído abafado por vozes mais performáticas. E a qualidade se dissolveu no feed. O que importa é estar ali, presente na rolagem infinita. Mostrar que se está fazendo, mesmo que nada de fato seja feito.
Há dias em que penso se não deveríamos também aprender a performar. A inventar sorrisos, a ensaiar frases de efeito, a decorar o discurso de autoelogio. Mas penso e me envergonho. Porque, no fundo, não se trata de vergonha do mundo. É pudor comigo mesmo. Uma fidelidade antiga ao que acredito. Ainda que isso custe o anonimato. É que tem gente que prefere ser verdade a ser lembrança.
4 d omingo
L IT e RAT u RA
Livros por toda a parte, paLavras por todo o canto
A Feira do Livro de Mossoró chega aos seus 20 anos e constrói um legado de incentivo a leitores e escritores no coração do semiárido nordestino
Jornal de Fato
IzaíRa ThalITa lIma Especial para DOMINGO
Vinte anos é o tempo de alguém se tornar um jovem adulto, passar por muitas fases e finalmente se estabelecer com uma história própria que pode ser contada, de um percurso cheio de experiências e lembranças. Em 2025, é assim que chega mais uma edição da Feira do Livro de Mossoró, nessa semana – de 11 a 15 de agosto - a 19a edição da FLIM após uma caminhada de crescimento, desafios, intempéries, dificuldades, pandemia com afastamento e retorno com a força de quem chega aos seus vinte anos – jovem com inovações, discutindo o momento, mas sem perder o caminho de sua essência.
Nessas duas décadas, a Feira do Livro de Mossoró já foi tenda de circo (lúdica, alegre e encantadora), já foi um livro gigantesco com dezenas de estandes expositores no Expocenter, já esteve lotando os corredores de crianças no shopping e há alguns anos tem na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) o local de sua realização, ocupando áreas abertas e auditórios, transformando salas de aulas em livrarias, espaços de conversas sobre literatura, seus autores e obras.
A reitora da UERN, professora Cicília Maia, destaca o papel da Universidade como espaço de cultura e formação cidadã:
“Pelo quarto ano consecutivo a Uern receberá a Feira do Livro de Mossoró, um evento que incentiva a leitura, o contato com autores e o encontro de várias gerações. Este ano, a feira é ainda mais especial,
pois celebra 20 anos de um evento que virou um marco na cultura de nossa região. A Uern estará de portas abertas para toda comunidade. Convidamos todos e todas a ocuparem nossos espaços, participando das atividades e de toda programação que será desenvolvida na
Faculdade de Educação, Campus Mossoró”, afirma Cicília.
E esse é o espírito da feira, que abraça públicos de todas as idades com uma programação vasta e gratuita que acompanha os visitantes nos três turnos, durante toda essa semana. Mas apesar de feito para
Jornal de Fato
Reitora da UERN Cicília Maia: A Uern espera o público de portas abertas
Jean Lopes
6
d omingo
todas as idades, é no público infantil que a Feira se torna mais importante, pois um dos legados desse evento é o de incentivar a leitura e a escrita junto ao público infantil, deixando esses hábitos semeados para os adultos do futuro.
Assim, um total de 35 escolas confirmaram para levar seus estudantes, mas, independentemente do cadastro, as portas estarão abertas para todas as turmas que queiram participar. A expectativa é que a maioria dos jovens visitantes seja dos anos finais (6º ao 9º ano), contudo haverá representatividade de outras séries na FLIM 2025. O IFRN confirmou a presença de muitos alunos, e gestores de mais de 300 escolas, de Mossoró e do interior potiguar, também são aguardados para fortalecer o diálogo sobre formação literária.
Em relação aos autores da Feira do Livro de Mossoró, na edição desse ano, a feira contará com 72 autores participando, a maioria são independentes, realizando lançamento de livros e participando de conversas junto com o público. A abertura oficial da Feira do Livro de Mossoró será dia 11 de agosto às 16h, na Faculdade de Serviço Social – Campus Central, tendo como convidado especial, para esse momento, o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, João Almino.
Nascido em Mossoró, João Almino é o único potiguar na Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira nº 22 desde 2017, e também integra a Academia Paranaense de Letras. Formado em Direito, com doutoramento em Paris, teve uma carreira destacada como diplomata e professor em universidades no Brasil, EUA e México. Na literatura, é conhe -
cido pelo “Quinteto de Brasília”, uma série de romances ambientados na capital brasileira, com destaque para Cidade Livre e O Livro das Emoções. Sua obra explora temas como política, identidade e memória, e já recebeu vários prêmios literários, como o Casa de las Américas. No dia seguinte, João Almino irá conversar com os universitários pela manhã, às 9h, na companhia da professora e escritora Leila Tabosa.
sábado, 9 de agosto DE 2025
UM PALCO PARA AS LETRAS E ARTES
No palco das Letras, os autores ganham espaço para tratar de temas e suas obras: À noite, o protagonismo é dos autores potiguares com uma mesa de lançamentos de obras como “Viúva Machado: a grandeza de uma mulher”, de Maria Elza Bezerra Cirne; “E a vida? Um olhar para possibilidades”, de João Maria Souza da Silva; e “Bilhetes Misteriosos”, de Marcos An-
Jornal de Fato
Mossoroense, escritor e membro da ABL João Almino será a presença especial da abertura dia 11
Octávio
Vital Cordel
Leila Tabosa
tônio de Oliveira.
No dia 12/8 (terça-feira), o projeto “Ciência também é vida”, promovido pela EDUERN, abre a programação às 18h e trará por tema “Da ideia à publicação de um livro”, dando dicas valiosas para quem deseja publicar. Logo após, terá a Noite do Cordel reunindo os poetas Gustavo Luz, Augusto Araújo, Robson Renato e Vital Cordel, celebrando a força da cultura popular nordestina.
A quarta-feira, 13/8, traz o monólogo “Ancestralizar”, com a atriz Tony Silva, seguido de um Sarau Poético com a participação de mulheres escritoras. Estarão reunidas: Leila Tabosa, Bia Crispim e Araceli Sobreira para falar sobre suas obras, desafios e poesias.
No dia 14/8 (quinta-feira), a mesa com autores potiguares segue com Márcio Morais, autor de “Ecos do Cárcere”, e Octávio Santiago, com a obra “Só sei que foi assim!”. Às 19h40, será exibido o filme “Nas Trilhas do Poeta”, em homenagem ao poeta Antônio Francisco. A noite termina com o rapper e escritor Fábio Brazza, autor do livro “Fala tu, Brasil!”.
Encerrando a programação, o dia 15/8 (sexta-feira) no Palco das Letras será o momento dedicado à Nova Cena Cultural. O show musical “De vez em quando florescer” recepciona o público nessa note. Depois, os autores Sonali, Nayara e Gustavo Rosado, descendentes do casal Dix-Neuf e Odete Rosado, lançam o livro “Café da Tarde”, trazendo lembranças, encontros, acontecimentos, histórias e fotos de família. Na sequência, a jovem autora Mylena Queiroz apresenta “Sangue de Cabra”. A Noite de Quadrinhos reunirá no palco: Gabriel Dantas (“Bife de Unicórnio”), Ilustralu
Jornal de Fato
Jean Lopes
Jean Lopes
Jean Lopes
8 d omingo
(“Arlindo”) e Luckas Iohanathan (“Ouroborus”), vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura na categoria quadrinhos. O encerramento fica por conta novamente do show autoral “De vez em quando florescer”, que une poesia e música, com os cantores e compositores Symmara Fèrnandes e Emiliano Pordeus.
Mais que uma feira, o evento é
espaço de encontro entre gerações, incentivo à leitura, visibilidade para a produção independente e fortalecimento da identidade cultural do interior do estado. A presença de toda a sociedade mossoroense é fundamental para o sucesso da Feira.
A FLIM tem o patrocínio do Governo do RN, Lei Câmara Cas -
Coordenador relembra os 20 anos da Feira do Livro
O coordenador e realizador da Feira do Livro de Mossoró, Rilder Medeiros, vem revivendo
sábado, 9 de agosto DE 2025
Jornal de Fato
cudo, Fundação José Augusto, Progresso Atacado, Livraria Independência, TCM e Sesc RN (Fecomércio/Senac). Conta ainda com apoio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC), UERN, Prefeitura de Mossoró, Secretaria Municipal de Educação e Banco do Nordeste.
Rilder Medeiros:
Vi se formar geração de leitores ao longo de duas décadas na FLIM
“A Feira do Livro de Mossoró é, antes de tudo, um lugar de encontros. E é nos encontros – e a partir deles – que muita coisa bonita acontece. Ao longo desses 20 anos, vimos leitores se encantando com livros, autores reencontrando sua própria história, crianças descobrindo o prazer de uma boa leitura, e ideias ganhando corpo, forma e futuro.
Por meio da feira, conseguimos aproximar Mossoró e o Rio Grande do Norte da literatura contemporânea brasileira. E mais do que isso: vimos nascer, bem diante dos nossos olhos, uma literatura potiguar vibrante, feita por uma nova geração de escritores e escritoras que estão dizendo a que vieram.
Também acompanhamos, com alegria, o surgimento de uma geração de leitores. Gente que deu seus primeiros passos no mundo da leitura entre os estandes da feira, nas rodas de conversa, nas contações de histórias, e que dali saiu levando um livro nas mãos e muitos outros na cabeça.
as memórias e emoções que marcaram essas duas décadas de FLIM.
Celebrar os 20 anos da feira é celebrar tudo isso: o livro, o autor, o leitor, e o encontro entre eles. Que venham muitos outros encontros pela frente”.
lI vre I ro – Ir I neu Just I no
A Feira do Livro é um presente para Mossoró e para todos nós que acreditamos na força da leitura. É sempre uma grande honra representar a Livraria Independência em mais uma edição da Feira do Livro de Mossoró. Estamos presentes desde a primeira edição, em 2005 — são duas décadas caminhando lado a lado com esse projeto tão importante para a cidade e para a cultura local.
Acreditamos profundamente no poder transformador dos livros. Estar à frente da Livraria Independência há tantos anos é, para mim, mais do que um trabalho — é um compromisso com a educação. A Feira do Livro sempre foi um espaço integrativo, onde famílias e estudantes descobrem novos mundos. Para nós, da Livraria Independência, é uma honra fazer parte disso tudo, levando conhecimento, histórias e estímulos à imaginação de tantas pessoas.
Além de fortalecer o vínculo entre leitores e livros, a feira teve um papel decisivo no desenvolvimento do mercado editorial do Rio Grande do Norte. Ao longo desses anos, fez
nascer editoras, revelou inúmeros escritores potiguares e consolidou a literatura produzida no estado como uma força viva e crescente. Muitos nomes que hoje circulam nacionalmente deram seus primeiros passos aqui.
Quero destacar a importância de nomes que ajudaram a construir essa trajetória. A professora Niná Rebouças, que na época era secretária de educação, teve papel fundamental na idealização e fortalecimento da feira. Assim como Rilder, que também contribuiu para consolidar esse evento como um marco da cultura mossoroense.
Este ano, nossas expectativas são as melhores possíveis. Esperamos ver o espaço ainda mais cheio de vida, com muita gente circulando, escolhendo livros, participando de bate-papos, lançamentos e vivenciando os diferenciais que só uma feira como essa proporciona.
Estaremos mais uma vez de portas abertas, com a mesma alegria de sempre, para receber todos os visitantes. Que venham muitas novas histórias!
Tenho participado das feiras de livro organizadas por Rilder Medeiros, desde a primeira, em 2005, a Feira do Livro de Natal, quando eu estava lançando Catadora de Sonhos, meu primeiro livro autoral. Achei o projeto bastante ousado e bem recebido pelos leitores da capital, que são pessoas mais instruídas e que investem mais em literatura e nas artes de um modo geral.
No mesmo ano, ousadamente, com o apoio da Secretaria de Educação de Mossoró, Rilder iniciou a Feira do Livro de Mossoró, o maior evento literário da cidade. Rilder Medeiros praticamente carrega sozinho esse
piano que é a Feira do Livro de Mossoró, que já nos brindou com palestras de grandes autores, oportunizando-nos palestras gratuitas e presenciais com nomes da literatura brasileira que jamais professores universitários e secundários, estudantes e autores locais teriam acesso, sem precisar sair da cidade.
A Feira do Livro é um presente para Mossoró”
irineu Justino FiLho –Gerente da Livraria Independência Participante da Feira do Livro de Mossoró desde 2005
A Feira do Livro de Mossoró é o maior evento literário da cidade”
Lúcia rocha – jornalista e escritora.
Jornal de Fato
e s C r I tora – lú CI a r o C ha
e s C r I tor – r o B son r enato
Sou Robson Renato, poeta popular, escritor, declamador, produtor cultural e músico natural de Pau dos Ferros/RN. Professor graduado em Geografia e mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela UERN. Sou autor de 7 livros e possuo 33 folhetos e cordéis publicados.
Participo da Feira do Livro de Mossoró desde 2018. A FLM proporciona um espaço democrático e acessível aos escritores independentes, estabelecendo um contato direto com os leitores e as escolas do nosso estado.
Desde a minha primeira participação na feira que tenho excelentes retornos profissionais, através dos contatos estabelecidos, e financeiros, diante das vendas realizadas nas parcerias firmadas com as livrarias.
As expectativas para a feira desse ano são excelentes. Estarei lançando o meu sétimo livro “Tostão e Tomada: os amigos do sertão que queriam ver o mar”. Essa história
empolgante e emocionante, escrita em cordel, conta a saga de um porquinho (Tomada) e um pebinha (Tostão) que saem do sertão em busca do mar depois de serem instigados por um bando de aves de arribação que falaram sobre os encantos e a grandiosidade do litoral. O livro é ilustrado em xilogravuras de J. campos e tem um projeto gráfico maravilhoso assinado pelo grande Marcos Pê. A publicação independente foi impressa pela Editora e gráfica Offset de Natal. Que a FLM seja um sucesso e continue sendo fortalecida a cada edição!
As expectativas para a feira desse ano são excelentes”
roBson renato –Professor, poeta popular, escritor
proGramaÇÃo – FeIra do lIvro de mossorÓ 2025
AUDITóRIO DA FASSO - Faculdade de Serviço Social 16h – CERIMÔNIa DE aBERtURa CoNVIDaDo EsPECIaL: EsCRItoR JoÃo aLMINo – MEMBRo Da aBL
PaLCo Das LEtRas - Faculdade de Educação
DIA 11/8
10h - CoNtaÇÃo DE HIstÓRIas CoM FERNaNDa MaRtINs
19h – MEsa CoM EsCRItoREs PotIgUaREs - MaRIa ELZa BEZERRa CIRNE – LIVRo: “VIÚVa MaCHaDo: a gRaNDEZa DE UMa MULHER”
- JoÃo MaRIa soUZa Da sILVa – LIVRo: “E a VIDa? UM oLHaR PaRa PossIBILIDaDEs...” - MaRCos aNtoNIo DE oLIVEIRa –LIVRo: “BILHEtEs MIstERIosos”
DIA 12/8
10h - CoNtaÇÃo DE HIstÓRIas CoM FERNaNDa MaRtINs
18h – CIÊNCIa taMBÉM É VIDa (EDUERN)
19h – a NoItE Do CoRDEL - gUstaVo LUZ - aUgUsto aRaÚJo - RoBsoN RENato
19h30 – MEsa CoM EsCRItoREs PotIgUaREs - MÁRCIo MoRaIs – LIVRo: “ECos Do CÁRCERE” - oCtÁVIo saNtIago – LIVRo: “sÓ sEI QUE FoI assIM!”
20h – FaBIo BRaZZa – LIVRo “FaLa tU, BRasIL!”
DIA 15/8
18h – sHoW “DE VEZ EM QUaNDo FLoREsCER” – com sYMMaRa FÈRNaNDEs E EMILIaNo PoRDEUs
19h30 – NoVas EsCRItoRas - MYLENa QUEIRoZ – LIVRo: “saNgUE DE CaBRa”
20h - NoItE DE QUaDRINHos - gaBRIEL DaNtas – LIVRo: “BIFE DE UNICÓRNIo” - ILUstRaLU – LIVRo: “aRLINDo” - LUCKas IoHaNatHaN – LIVRo: “oURoBoRUs”
21h – sHoW “DE VEZ EM QUaNDo FLoREsCER” – com sYMMaRa FÈRNaNDes E EMILIaNo PoRDEUs
MINIAUDITóRIO
DIA 11/8
9h – a PoÉtICa DE BELCHIoR – CoM
aLBERto PERDIgÃo E CaIo CÉsaR MUNIZ
DIA 12/8
9h – CoNVERsa CoM JoÃo aLMINo E LEILa taBosa
DIA 13/8
9h – o CoRDEL Na saLa DE aULa - CoM VItaL CoRDEL, MaRCUs VINÍCIUs E ELMa CUNHa
14h – tRÊs DEDos DE PRosa CoM UM BEIJa-FLoR - CoM LEILa taBosa , BIa CRIsPIM E aRaCELI soBREIRa
DIA 14/8
8h30 – tEMas soCIaIs - EDUERN
10h – CINEMa E LItERatURa - CoM EMÍLIo RIBEIRo, JoRgE WItt E JoÃo PaULo CIRILo
DIA 15/8
9h – CoMo tRaNsFoRMaR UMa IDEIa EM UM LIVRo, CoM FaBIaNo DE FREItas, JoÃo PaULo CIRILo E FRaNCo MatHsoN
Ten D ênc IA
capacitar para crescer
De olho em planejamentos e metas a médio e curto prazo, líderes passam por capacitação visando à adequação a mercados cada vez mais exigentes
12 d omingo
naThalIa REbouças
Especial para a Revista Domingo
Arotina de um empresário costuma ser associada a decisões rápidas, planilhas, reuniões e pouco tempo para aprofundamento técnico. Mas um movimento cada vez mais evidente no setor produtivo mostra que essa lógica está mudando. Donos de empresas e gestores estão voltando a estudar, não por obrigação acadêmica, mas por necessidade de sobrevivência no mercado.
O perfil desse novo empresário é objetivo: ele quer formação voltada à prática, com foco em resultados mensuráveis. E está disposto a reorganizar sua agenda para adquirir competências que impactem diretamente a operação.
Segundo levantamento da consultoria especializada em desenvolvimento corporativo, 79% dos empresários de pequeno e médio porte que participaram de programas de capacitação relataram aumento direto na produtividade da equipe e no controle financeiro. A principal diferença apontada foi a adoção de métodos com metas claras e indicadores de desempenho.
Empresários investem em formações para obtenção de resultados objetivos e claros
Jornal de Fato
Ramon Pessoa é o idealizador do método Mentoria Comercial
Rafaella Feitosa é consultora e responsável pelo evento em Mossoró
Jornal de Fato
“Cada vez mais, a capacitação empresarial se afasta do conteúdo genérico e se aproxima da lógica de engenharia: o empresário precisa saber o que medir, por que medir e o que fazer com os dados coletados”, afirma a consultora Rafaella Feitosa, que atua com imersões empresariais focadas em Inteligência Comercial.
Para ela, o maior desafio não está na motivação, mas na falta de repertório técnico para estruturar processos. “Muitos empresários são ótimos na venda ou no atendimento, mas travam quando precisam criar uma equipe de alta performance, por exemplo. Isso exige método”, afirma.
I NVESTIMENTO EM
h ABILIDADES TÉCNICAS
E EMOCIONAIS
Nos novos programas voltados a empresários, é comum que o conteúdo aborde tanto as chamadas hard skills, como precificação, estruturação de funil de vendas, métricas (como CAC, LTV e ROI), quanto as soft skills, como liderança, comunicação assertiva e inteligência emocional.
Em Mossoró, por exemplo, empresários da região participarão em outubro de uma imersão em inteligência comercial que prevê módulos de estratégia de vendas, gestão de desempenho, comunicação e até análise financeira aplicada.
“No mundo corporativo atual, há pouco espaço para decisões baseadas em “achismo”, complementa Rafaella. O crescimento de qualquer negócio exige planejamento, monitoramento de indicadores e ajustes estratégicos. E isso se aprende, desde que haja abertura para sair do piloto automático e reconhecer que nem toda experiência prática substitui o estudo dirigido.
A escolha de Mossoró como sede do evento não é por acaso. A cidade se consolida como polo de negócios e de inovação comercial no interior do Nordeste, e abriga um empresariado cada vez mais atento às novas ferramentas de gestão e vendas.
Com uma proposta diferencia-
da, o evento reunirá líderes empresariais que buscam modelos estratégicos de vendas, inteligência emocional aplicada à negociação, análise de indicadores e estruturação de times comerciais de alta performance. Tudo com foco em aplicabilidade imediata e mensuração de resultados.
Aprendizado com ROI: o futuro das capacitações
A lógica do retorno sobre investimento (ROI), tão comum na análise de campanhas publicitárias e projetos financeiros, vem sendo aplicada também à formação empresarial. A pergunta que norteia essa nova mentalidade é simples: “Quanto isso melhora, de fato, o desempenho do meu negócio?”
A Mentoria Inteligência Comercial se posiciona como resposta a essa pergunta. Uma experiência focada em resultado, feita para empresários que não querem apenas ser inspirados, mas que desejam sair com ferramentas práticas e metas claras para aplicar no dia seguinte.
Mentoria Inteligência Comercial em Mossoró
Mossoró se prepara para receber um dos eventos mais aguardados do setor empresarial: a Mentoria Inteligência Comercial, que acontecerá em outubro no Hotel Thermas. O evento vai reunir CEOs, gestores, empresários e profissionais de vendas para uma imersão transformadora.
Conduzido por Ramon Pessoa, referência em estratégias de crescimento e performance, o encontro promete impac -
tar o cenário local com networking, conteúdos e ferramentas práticas.
O evento vai contar ainda com a presença da consultora empresarial Rafaella Feitosa, idealizadora em Mossoró do projeto.
Com uma metodologia aplicada e focada em resultados reais e mensuráveis, a mentoria abordará temas voltados a metas comerciais claras e alinhamento estratégico das equipes.
14 d omingo
ARTIgO De OPInIãO
Na senda da paz
A RTUR L EITE
Expositor Espírita prea838998@gmail.com
“Busque a paz e siga-a.” são pedro (1ª epístola; 3,11)
As virtudes que regem a boa conduta do ser humano, sendo uma conquista individual, não há como definir; é possível um conceito generalizado. Entre as virtudes, uma das mais desejadas e frágil, desde a gêneses das civilizações, talvez seja a Paz.
As florestas, indispensáveis para a vida do planeta, são compostas por muitas árvores de diversas espécies. Cada árvore nasceu de uma semente. Todo bem maior só é conquistado em coletividade, mas há sempre um ponto de partida.
O divino mestre Jesus exorta: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. (João; 14,27).
Portanto, a paz do Cristo é baseada em trabalho contínuo e edificante. Diferente do senso comum, que se baseia no ócio, na conquista de bens materiais e reserva monetária para garantia do futuro, residência confortável, beleza física, ilusões diversas. Esquecendo que a verdadeira paz não é a ausência de conflitos. Na vida, o homem há de enfrentar problemas de ordem variada. Na saúde, nos relacionamentos familiares e sociais, no trabalho e nas questões financeiras. Portanto, é em vão esperar vencer todas as dificuldades para alcançar a paz.
Na história da humanidade, há muitos personagens que perseguiram a paz, por vezes se tornando mártires.
Mahatma Gandhi, o Apóstolo da
Não Violência, entre tantas proezas, assevera: “Se um único homem atingir a plenitude do amor, neutralizará o ódio de milhões.” Foi exemplo vivo dessa máxima.
Grande líder político, social, religioso, um homem de massa, um homem que falava para que os outros o ouvissem, falava com bom senso. Lutou contra um império inteiro que dominava o seu país, sofreu as mais diversas atrocidades, apanhou, foi privado da liberdade física, mas seu âmago sempre foi livre, em prol de um propósito: a liberdade de seu povo pelas sendas da paz. Decidiu não fazer qualquer movimento com violência; seu propósito sempre foi a paz.
Outro personagem que merece destaque por seu trabalho incansável em prol do semelhante é Madre Teresa de Calcutá, que com maestria trabalhou pela paz. Alfabetizou crianças, dedicou-se ao tratamento de leprosos, tuberculosos, retirou das lixeiras os velhos que eram ali atirados pelos próprios filhos. Madre Teresa foi Prêmio Nobel da Paz, tamanho o trabalho que realizou na seara da paz.
O homem poderá atingir o processo de desenvolvimento moral e espiritual trabalhando pela sua reforma íntima e na prática do bem, para depois exteriorizar como um sol a brilhar em sua trajetória. Este caminho envolve a renúncia e hábitos negativos, prática do amor ao próximo e da caridade, atingindo um estado de harmonia interior e com as leis divinas.
No processo de autoconhecimento, o homem deve seguir alguns passos, por vezes simples.
“Fazei o que eu fazia, quando vivi na Terra: ao fim do dia, interrogava a minha consciência, passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se nin-
guém tivera motivo para de mim se queixar. Foi assim que cheguei a me conhecer e a ver o que em mim precisava de reforma. Aquele que, todas as noites, evocasse todas as ações que praticara durante o dia e inquirisse de si mesmo o bem ou o mal que houvera feito, rogando a Deus e ao seu anjo de guarda que o esclarecessem, grande força adquiriria para se aperfeiçoar. Porque, crede-me, Deus o assistiria. Dirigi, pois, a vós mesmos perguntas, interrogai-vos sobre o que tendes feito e com que objetivo procedestes em tal ou tal circunstância, sobre se fizestes alguma coisa que, feita por outrem, censuraríeis, sobre se obrastes alguma ação que não ousaríeis confessar. Perguntai ainda mais: “Se aprouvesse a Deus chamar-me neste momento, teria que temer o olhar de alguém, ao entrar de novo no mundo dos Espíritos, onde nada pode ser ocultado?”
“Examinai o que pudestes ter obrado contra Deus, depois contra o vosso próximo e, finalmente, contra vós mesmos. As respostas vos darão, ou o descanso para a vossa consciência, ou a indicação de um mal que precise ser curado. Santo Agostinho (livro dos Espíritos, item 919).
Todavia, o tempo vai mostrando que a paz é resultado do entendimento de algumas lições importantes que a vida nos oferece. Pode ser cultivada no dinamismo da vida, no trabalho, na esperança, na confiança em si; Fé no Senhor da vida e na certeza da Vida futura; ter a consciência tranquila na certeza de que se fez o melhor ou, pelo menos, tentou... assumindo um compromisso cumprir; ter serenidade nos momentos mais difíceis da vida, a prática da fraternidade. Ter o coração livre para brincar com crianças, voar com os pássaros, abraçar aromas das rosas.
Não esquecer de seguir a máxima, indispensável ao bem viver, “fazer ao outro o que queria que ele o fizesse.”
“Aparta-te do mal e faze o bem; procura a paz, e segue-a.” (Salmos 34:14).
Jornal de Fato
Jornal de Fato
arroz arretado
InGredIentes (10 porções)
1 fio de azeite
1 cebola
3 dentes de alho
200 g de carne-seca desfiada
1 xícara de arroz
pimenta-do-reino a gosto
150 g de abóbora
300 ml de caldo de legumes
1/2 xícara de coentro
modo de preparo
Modo de preparo: 15 min
Em uma panela de pressão, coloque o azeite
Frite a cebola, o alho e a carne
Junte o arroz, a abóbora e o caldo de legumes
Misture bem e feche a panela
Deixe 8 minutos depois de pegar pressão
Coloque o coentro e sirva.
Bom apetite!
Fonte: Tudo Gostoso
Televisão
Jornal de Fato • sábado, 9 de agosto de 2025
>> No elenco de “Vale Tudo”, Cauã Reymond se blinda para viver o malandro César
Sem amarras
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn
Mundo inédito Seriais
Destaques das séries e conteúdo “on demand”
por Geraldo Bessa
Peças raras
> "Spin-off" do famoso herói da Marvel, o Pantera Negra, a série "Olhos de Wakanda" foca nos bravos Guerreiros de Wakanda, que são designados a viajar pelo mundo em uma missão para resgatar perigosos artefatos feitos com vibranium, o poderoso metal que existe em abundância no Reino de Wakanda. Ambientada em diferentes períodos de tempo, a série explora o famoso país de T'Challa e aprofundará ainda mais as histórias vistas no Universo Cinematográfico Marvel.
Mesma profissão (Netflix, seg, dia 11)
Novo dorama da Netflix, em "Além do Direito", Yoon Seok-Hun (Lee Jin-Uk) é um brilhante advogado, que assume riscos e é admirado pelos colegas de trabalho apesar de sua frieza social. Kang Hyo-Min (Jung Chae-Yeon) é uma advogada novata e trabalha com Yoon SeokHun. e la é socialmente desajeitada, mas é justa e confiante. a pesar das diferenças com seu colega de trabalho, ela também consegue se tornar uma ótima profissional.
Dois na gangorra ( a pple t V+, ter, dia 12)
Na segunda temporada de "Amor Platônico", Sylvia (Rose Byrne) e Will (Seth Rogen) tentam redefinir os limites de sua intensa amizade após o caos que causaram no reencontro anterior. e nquanto enfrentam novos desafios pessoais, amores complicados e crises de meiaidade, a conexão entre eles continua forte e hilária. Com situações ainda mais absurdas e emocionais, a dupla descobre que amadurecer não significa perder a essência.
Mais que o acaso (Netflix, qua, dia 13)
Baseado no livro escrito pela autora Julia Whelan, o romance "Meu a no em o xford" conta a história de a nna d e La Vega ( s ofia Carson), uma nova-iorquina dedicada e ambiciosa que enfim realiza seu sonho de infância e é aceita para passar um ano estudando na renomada Universidade de o xford, no Reino Unido. e la chega determinada a focar nos estudos e na carreira, mas seu coração a pega de surpresa quando ela se envolve com o charmoso e intelectual Jamie Davenport (Corey Mylchreest), seu professor de literatura. e les prometem um ao outro que o relacionamento será estritamente casual, mas os sentimentos tomam conta com o passar dos dias.
Longa Viagem (Max, qui, dia 14)
" twisted Metal" é uma das franquias mais emblemáticas da história do Play s tation. d esde sua estreia em 1995, o caótico combate veicular conquistou uma legião de fãs e marcou presença na memória de muitos jogadores da era clássica do console da Sony. Adaptada ao formato de série, em 2023, a produção conquistou o público, garantindo uma continuação. Nos novos episódios, a trama continua
acompanhando John Doe (Anthony Mackie), um entregador que atravessa um mundo devastado, enfrentando perigos em troca de uma chance de recomeçar.
Lado mais sombrio (Netflix, sex, dia 15)
Na esperada segunda temporada de "Wandinha", Wandinha Addams (Jenna o rtega) está de volta à e scola Nunca Mais, mas desta vez, as sombras escondem mais do que segredos. e ntre os corredores góticos da academia, uma nova ameaça surge, desafiando sua astúcia e coragem. e nquanto enfrenta rivais antigos e dilemas familiares, Wandinha se vê no centro de um mistério sobrenatural ainda mais sombrio, um que pode abalar os próprios alicerces de seu mundo macabro.
principal / No elenco de “Vale
Tudo”, Cauã Reymond se blinda para viver o malandro César
Sem amarras
Arelevância e os comentários do horário nobre são amplamente conhecidos por Cauã Reymond. Por isso mesmo, o ator de 45 anos sabe que, ao entrar em um projeto das nove, algumas questões externas precisam ficar do lado de fora dos estúdios. No ar em “Vale Tudo”, Cauã, que vive o malandro César, se blindou de quase tudo que ia além do texto adaptado por Manuela Dias e dirigido por Paulo Silvestrini. “Estamos fazendo um clássico e cada um tem que encontrar à sua maneira de fazer esse clássico. É uma nova direção, um novo texto, uma nova ‘Vale Tudo’”, afirma.
Em “Vale Tudo”, César é um modelo mau caráter que se envolve com Maria de Fátima, papel de Bella Campos. Seu grande bilhete premiado veio em forma de uma beleza que chama a atenção e a falta de ética necessária para usar isso para se dar bem. Quando conhece Maria de Fátima, vê nela a parceira ideal para seus trambiques e se torna seu aliado no plano maléfico de conquistar Afonso Roitman, de Humberto Carrão, para nunca mais se preocupar com dinheiro. “O César é um cafajeste adorável”, defende.
P – Nos últimos anos, você tem engatado protagonistas e papéis de destaque no horário nobre. Qual detalhe chamou sua atenção no convite para integrar o elenco de “Vale Tudo”?
R – Eu nunca tinha feito um vilão em novelas. Em “Um Lugar ao Sol”, o personagem tinha um desvio de caráter, mas não era vilão exatamente. “Passione” era um dependente químico com algumas vilanias. Mas o César é o primeiro vilão mesmo que faço e estou me divertindo. Ele não é bobo. Se alguém vacilar do lado dele, ele leva.
P – Qual foi seu contato com a história original de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères?
R – Tive o cuidado de ver um pouco a versão anterior, mas não quis ver muito porque estamos fazendo um clássico e é um novo texto e uma nova “Vale Tudo”. Fiquei com medo de ficar preso ao trabalho do Riccelli (Carlos Alberto) e isso influenciar na minha construção do César.
P – Como foi esse encontro?
R – Conversamos por telefone e pedi a benção para ele. Falei que iria calçar os sapatos
dele. Sou muito fã do Riccelli. Ele é ótimo diretor e já acompanhava muito os trabalhos dele. Além de “Vale Tudo”, quero fazer “Riacho Doce” (risos). É verdade! Vou ficar falando para ver se acontece (risos). Foi uma conversa muito gostosa. Ele foi muito carinhoso e falou para que eu fizesse o meu César. Fiquei muito feliz pela forma gentil com que ele me tratou.
P – Desde antes da estreia, “Vale Tudo” contou com uma série de questionamentos e opiniões do público e da crítica. Como está sendo essa experiência ao longo do remake?
R – Está sendo muito divertido de fazer. É um personagem totalmente diferente do que já fiz em novela. Todo mundo conhece a primeira versão? Sim.
Mas a gente traz um novo César, uma nova Raquel, uma nova Maria de Fátima... São esses personagens na pele de outros atores. Natural que seja outra “Vale Tudo” e com o contexto da Manuela. Tenho me sentido bastante à vontade no set.
P – De que forma?
R – Me sinto muito livre para criar. Acho que não tem ninguém sentindo esse peso da comparação.
P – Nos próximos capítulos, o César engata um relacionamento com a Odete Roitman. Quais suas expectativas?
R – Sempre estive muito ansioso para contracenar com Débora (Bloch) e com Odete Roitman. Torcia para encontrar logo com ela, uma atriz que admiro muito.
close / Lorena Comparato vive recomeços em ‘Rensga Hits!’, brilha no humor do Multishow e encara papel polêmico na Netflix
Tudo ao mesmo tempo
Lorena Comparato retornou ao terceiro ano de “Rensga Hits!” explorando camadas bem distintas de Gláucia, personagem que a acompanha desde a estreia da série do Globoplay. A personagem, agora afastada dos palcos, vive lutos e repensa os rumos de sua vida após o rompimento com a irmã e parceira musical, Raíssa, interpretada por Alice Wegmann. “Nesta terceira temporada, Gláucia vive muitos lutos e amadurece demais. Teve uma dicotomia muito grande entre as duas irmãs e as minhas cenas com a Alice estão muito boas”, destaca ela, que é nascida em Lisboa, filha do roteirista Doc Comparato e da fonoaudióloga Leila Mendes. Entre conflitos familiares, uma nova dinâmica com Raíssa e desafios emocionais, Gláucia experimenta uma montanha-russa afetiva. “Ela está buscando novos horizontes profissionais, mas, ao mesmo tempo, vem esse contraponto com a
Raissa. Elas têm magnetismo”, pontua Lorena. A atriz também ressalta a transformação interna da personagem. “Ao longo desta nova temporada, a Gláucia tenta manter a pose, o controle, mas tem uma hora em que desaba. E é muito bonito de ver uma personagem tão autocentrada se quebrar um pouco. A sequência exigiu muito de mim emocionalmente e me conectou de uma forma diferente com a Gláucia”, entrega Lorena, que é irmã da também atriz Bianca Comparato e começou na televisão como apresentadora da “TV Globinho”.
Em paralelo ao drama sertanejo da série do Globoplay, Lorena mergulha no humor com “Volte Sempre”, novo programa de esquetes do Multishow, que estreou em julho. Na produção, ela encarna Narcisa, uma figura vaidosa, intensa e carente. “Ela é autocentrada. Muitos vão falar que ela é narcisista, mas acredito que ela é uma personagem muito insegu -
ra, que quer pertencer e criou um mecanismo de defesa porque não consegue pertencer a lugar nenhum”, analisa.
O ano também marca um novo e desafiador passo em sua carreira: ser protagonista de um filme inspirado no caso Elize Matsunaga, produção da Netflix ainda inédita. A trama resgata um dos crimes mais notórios do país, em que Elize assassinou e esquarte-
jou o marido em 2012. “Interpretar uma mulher com tantas camadas e uma história cheia de nuances como a da Elize é extremamente complexo para uma artista. Exige muita responsabilidade, pois a gente está falando de um crime real, com consequências reais. Espero que o filme contribua para debates importantes na sociedade”, afirma.
ponto de vista / “Casos de Família” retorna ao SBT após dois anos com a mesma fórmula de sempre: barraco, gritaria e pouca escuta
Confusão armada
Depois de dois anos fora do ar, o “Casos de Família” voltou à grade do SBT no fim de julho. A produção segue sob o comando de Christina Rocha, no ar de segunda a sexta, às 14h45, e permanece fiel à sua essência: expor conflitos familiares em um palco de emoções intensas, intervenções de psicóloga e uma plateia entusiasmada com o caos. A promessa é de debates sobre relacionamentos e questões do cotidiano. Mas, na prática, o que se vê é um festival de gritaria, interrupções e acusações cruzadas que mais confundem do que esclarecem.
A apresentadora, à frente da produção desde 2009, continua sendo o maior trunfo do programa. Christina Rocha domina o palco com firmeza e bom humor, conversando de maneira simples e direta tanto com os convidados quanto com o público presente. Ela já tem a cara do “Casos de Família” – e isso ajuda a manter uma certa familiaridade com o espectador. A plateia, por sua vez, embarca no mesmo clima de confronto, vibrando a cada nova provocação e atuando quase como mais um elemento cenográfico do conflito.
ApsicólogaAnahyD’Amico também segue como figura central ali, tentando dar contornos terapêuticos a uma dinâmica que prioriza o embate. Em meio ao tumulto, suas intervenções ganham destaque ao tentar conduzir os participantes a reflexões mais profundas – esforço que, no entanto, nem sempre é possível diante da bagunça instaurada.
Apesar do formato já bastante conhecido, o “Casos de Família” tenta algumas atualizações. Agora, além de anônimos, convida também figuras públicas que se encaixam no tema do dia. No episódio de estreia, por exemplo, participaram as irmãs Ana Paula e Tati Minerato, que ficaram seis anos sem se falar. Já Rico
Melquiades, ex-participante de “A Fazenda”, se envolveu em outro episódio e provocou ainda mais confusão com os anônimos, com ofensas em excesso.
A sensação de espetáculo planejado se intensifica pelo modo como o programa é editado. As cenas iniciais, os ganchos antes dos intervalos e as prévias do episódio seguinte sempre parecem destacar os momentos de maior gritaria — como se o conteúdo central da atração fosse mesmo o conflito em estado bruto. E, muitas vezes, é isso que sobra. Quando todos falam ao mesmo tempo, fica difícil entender as histórias, os sentimentos ou até mesmo o que está em jogo ali.
Em termos de audiência, o retorno não causou grande
alvoroço, mas também não foi um fracasso. Com médias quase sempre entre 2,6 e 2,9 pontos na Grande São Paulo na largada, o “Casos de Família” tem superado a novela infantil “A Caverna Encantada”, também exibida na parte da tarde, às 17h, mas com um investimento bem mais alto. Os números do “Casos de Família” são modestos, claro, mas confirmam que o programa ainda encontra algum respaldo junto ao público da tarde. Seja pela curiosidade em relação aos barracos ou pela identificação com os temas abordados.
No fundo, o “Casos de Família” nunca prometeu ser um exercício de escuta e acolhimento. Sua fórmula, baseada na exposição do conflito como entretenimento, permanece praticamente intocada — e, para quem aceita as regras desse jogo, a entrega é coerente. Mas, para quem espera mais do que barracos ou, de repente, reconciliações feitas às pressas, a sensação é de que o tempo passou e o programa não acompanhou.
resumo das novelas
Segunda - Dita se irrita com a presença de Zulma, e decide deixar Candinho. Clóvis tenta beijar Dita, que se esquiva. Dita afirma a Margarida que Candinho e Zulma estão juntos. e stela diz a Lauro que conseguiu o dinheiro para os exames de a nabela. a raújo planeja um novo golpe contra a fábrica de Candinho, e Celso se preocupa com a reação de estela se descobrir as falcatruas. Quinzinho e Cunegundes encontram a gruta das supostas esmeraldas, mas ficam presos no local. tamires conhece um Comendador. Medeia provoca Zulma.
Segunda - Katinha implora o perdão de Samuel. Jaques orienta Ricardo a demitir Katinha. Denise lamenta o esquecimento mais frequente de Rosa. Marlon desconfia das atitudes de Palmeira. Dedé pede que Ryan participe da batalha de rimas. Palmeira e Marlon invadem a batalha de rimas para deter Ryan, que foge e pede abrigo a Leo. Kami desabafa seu descontentamento com Marlon. Alan apoia Marlon. Jaques e Davi se aproximam. Sofia pede para ir com Samuel visitar Leo. Marlon encontra Ryan na casa de Leo e confronta o amigo.
Segunda - Walter consegue sabotar a comida da Paladar. Aldeíde conversa com Raquel sobre seu envolvimento com André. Ocorre um apagão na cidade. Lucimar come a maionese contaminada e passa mal. Raquel fica sabendo por Celina que foi Odete quem contaminou a maionese da Paladar e organiza um mutirão entre os funcionários para recolhimento do produto. g ilda confronta Walter sobre sua presença à noite na Paladar.
terça - e stela leva a nabela para Lauro analisar. Zulma e Medeia se enfrentam. tamires diverte o Comendador no dancing. Mirtes procura e rnesto e revela que está apaixonada. Dita e Candinho sofrem com o afastamento um do outro. Sônia termina com Quincas. tamires decide fingir para o Comendador que é duas mulheres diferentes. Zé dos Porcos resgata Cunegundes e Quinzinho da gruta. Maria Divina chama a polícia para confrontar Cunegundes sobre o roubo de sua peruca. e stela sofre pela saúde de a nabela, e Celso a apoia.
terça - Marlon adverte Ryan sobre a violação de sua liberdade condicional. Kami é fria com Marlon, e admira Ryan com Dedé. Lucas conversa com Marlon sobre Ryan. Vespa ameaça Ryan. Leo e samuel se divertem com Sofia e Dedé em São Cristóvão. Jaques se aproxima de Davi. Filipa tem uma crise e acaba demitida por aurora. Caco e g isele marcam um encontro de casais. Filipa exagera na bebida no bar de everaldo. Rosa pede que ayla não conte para Jaques sobre sua doença. everaldo liga para Nina.
Quarta - e stela conta sua história de vida Celso. As crianças do orfanato sofrem com a sência de e stela na escola. Candinho se entris tece ao ver Dita com Clóvis. Dirce se irrita perceber que as crianças fugiram da escola. Lau ro alerta e stela sobre a possibilidade de a nabela precisar de cirurgia. Zulma planeja conquistar Candinho, e Medeia alerta a sdrúbal. d irce can cela as aulas para as crianças do orfanato. Zulma prepara um piquenique para Candinho. Celso inventa para Samir que Candinho desconfia menino.
Quarta - Nina pede ajuda a Jaques para resgatar Filipa no bar de e veraldo. d urval ameaça Ryan, exige que Jeff lhe passe o contato do rapaz. Ryan, Kami, Leo e Samuel se divertem com Dedé e Sofia. Nina sofre ao ver o estado de Filipa, e agradece ajuda de Jaques. Pam percebe a aproximação tre Kami e Ryan. tânia reprova a atitude de Jaques para que Samuel não desconfie do golpe dos dois. Jeff vê quando Ryan se encontra com Durval, alerta Lucas. Nina e Jaques acompanham Filipa consultório de Nathan. Jaques se insinua para lipa.
terça - Walter é interrogado por todos da Paladar. Pascoal e g ilda decidem seguir Walter. s olange avisa a Sardinha que não quer contar a ninguém que está grávida. Solange fica presa no elevador da tCa com afonso. Pascoal e gilda descobrem que Walter e Odete são um casal. Odete termina o relacionamento com Walter e César se interessa. Poliana e Raquel confrontam Odete. Lucimar e Jorginho gostam de saber que Vasco conseguiu uma quitinete no prédio em que eles moram. Celina confessa a Raquel seu temor de ser descoberta por odete como sócia da Paladar. eugênio avisa a todos que Heleninha sumiu.
Quarta - Celina fica desesperada com o sumiço de Heleninha. César e Odete passam a noite juntos. tiago encontra Heleninha na rua em estado deplo rável e toma uma atitude drástica para dar uma lição na mãe. Renato leva Heleninha para casa. Heleninha diz a Celina que tiago sumiu. Renato Marco aurélio saem em busca de tiago. tiago abordado por três jovens, acaba sendo agredido roubado. Uma viatura da polícia avisa a Marco rélio que tiago está no hospital. Marco aurélio pa Heleninha, que promete a tiago que vai parar de beber. Maria de Fátima nota que César não pas sou a noite em casa.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora divulgou o resumo do capítulo.
vida a auentrisirrita ao Launabela conquistar canZulma Celso desconfia do
resgatar Ryan, e Ryan, Sofia. agradece a enJaques dois. Durval, e Filipa ao para Fi-
Quinta - Medeia desconfia das atitudes de Celso. Samir afirma a Jasmin que não quer mais saber de Candinho. estela conversa com as crianças sobre o cancelamento das aulas. Aladin visita a nabela no hospital. e rnesto e tamires armam contra Mirtes e o Comendador. Sabiá explica a Candinho como pode encontrar novas pistas sobre seu filho. estela faz compras para as crianças. tales mostra a d ita um bilhete especial de um fã. Clóvis pede que o primo o ajude a fingir para Dita que é rico. Candinho encontra Celso e a raújo conversando.
Quinta - Nina surpreende Jaques com Filipa. Ricardo tenta acalmar tânia. Lucas confronta Ryan sobre Durval. Ryan convence Fabiana a deixá-lo abrir o salão às segundas-feiras, conforme combinado com Durval. Dara nota o sofrimento de Lucas. Jaques chama tânia de Filipa, e ela reage. Rosa acolhe Filipa e Nina. Ayla não gosta de saber que g isele marcou de sair com Caco e b reno, e d avi ajuda a irmã. Jaques e Nina ajudam Filipa a se lembrar do ocorrido no bar. Pam se revolta com as atitudes de danilo na boaz. Jaques flagra tânia com Ricardo na empresa. Ricardo ameaça Jaques.
sumiço juntos. deplouma casa. Renato e iago é agredido e Auculparar pas-
Quinta - Renato questiona solange sobre a paternidade de seu bebê. Poliana diz a Raquel que talvez eles precisem escolher entre continuar como sócios de Celina ou brigar com Odete. Heleninha conversa com Afonso sobre sua intenção de procurar ajuda para parar de beber. Afonso acompanha Heleninha no AA. Ivan comenta com Raquel que pensa em procurar emprego fora da tCa . Maria de Fátima repara que César está de roupas novas. Afonso fica sabendo da gravidez de Solange. Odete avisa a Ivan que resolverá a dissolução do contrato do executivo com a tCa depois que ele ajudá-la em um problema com a Receita Federal.
não Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
s exta - Cunegundes implora para Quinzinho reconsiderar, mas ele deixa o sítio. Celso e a raújo despistam Candinho. Sabiá busca por Simbá. e stela se diverte com as crianças, e Zulma sente ciúmes. Quinzinho confessa a Zé dos Porcos que ama Cunegundes e que está apenas dando uma lição nela. Celso diz a Zulma que a polícia não pode encontrar s imbá. Celso confronta e stela sobre seus segredos. Clóvis pede Dita em casamento. Sabiá questiona Zulma sobre Simbá.
Sábado - Zulma afirma que Simbá não vive na casa, mas Sabiá percebe que Zenaide reconhece o menino. Clóvis pressiona Dita sobre seu pedido de casamento, e ela afirma que gosta de Candinho. Celso pede que e stela dê uma chance ao amor dos dois. Zulma exige que as crianças finjam para s abiá que não conhecem s imbá. Quinzinho pede abrigo a Candinho. Maria Divina conforta Cunegundes, que sofre com a falta de Quinzinho. Haydée passa mal, e e stela a acolhe no hospital. Zulma sabota os cafés de Zenaide e Sabiá, que acabam desmaiando. Clóvis procura Candinho.
Sexta - Ricardo chantageia Jaques. Nina e Leo cuidam de Filipa, que se emociona. Jaques assume a presidência da Boaz e Kami e Pam pressionam Samuel sobre as novas políticas impostas pelo tio. Ricardo confronta tânia, que disfarça seus sentimentos por Jaques. Ryan exige que Lucas se afaste do salão enquanto Vespa usa o local para suas negociações. Palmeira furta o dinheiro de um detido, e Marlon desconfia. davi apoia Jaques. tânia implora pelo perdão de Jaques. Nina se aproxima de Danilo e Pam vê. Leo e Samuel ficam juntos. Jaques deixa a casa de tânia e se muda para a mansão de Abel.
Sexta - Afonso avisa a Odete que descobrirá se há algo de errado na contabilidade da tCa . Maria de Fátima paga a Marina para descobrir algum segredo de Celina. Ivan hesita ao ser chantageado por Odete para participar da negociação com a Receita Federal de forma ilícita. Ivan revela a Raquel seu desejo de se casar com ela. Marina fotografa as multas que Jarbas levou quando estava dirigindo para Celina. Celina segue Maria de Fátima e descobre que ela aluga um apart hotel. Maria de Fátima descobre que Celina é sócia de Raquel na Paladar. Maria de Fátima ameaça Celina.
Sábado - Samuel se desespera com a mudança de Jaques. tânia jura vingança contra Jaques. Pam afirma que o namoro com d anilo acabou. tânia acusa Filipa de roubar seu marido, e Jaques expulsa a ex-mulher da mansão. Ayla inventa uma desculpa para gisele desmarcar o encontro com breno e Caco. Sofia ajuda Rosa a disfarçar sua doença na frente de Jaques. tânia ameaça Jaques.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Sábado - Maria de Fátima avisa a Celina que César é seu amigo. Consuêlo elogia Afonso para Marieta. Maria de Fátima revela a César que conseguiu engravidar. Solange descobre que está esperando gêmeos. Celina avisa a Maria de Fátima que Afonso é estéril e que Odete e o sobrinho não sabem. Celina ameaça Maria de Fátima, sem se importar com a chantagem da jovem. César sugere que Fátima interrompa a gravidez. Raquel não se sente confortável em ir à ópera com Ivan, sabendo que é um evento patrocinado pela família Roitman. Raquel se nega a falar com Maria de Fátima no evento no teatro Municipal.
cinco perGuntas / No ar em “Dona de Mim”, Vilma Melo
avalia oportunidades e aproximação com os estúdios de tevê
Alta produtiv idade
Vilma Melo passou as primeiras duas décadas de sua carreira focada no teatro. Conhecida professora de Artes Cênicas e premiadíssima nos palcos, foi só a partir de 2010 passou a investir na televisão. Destacando-se em personagens secundárias de produções como “Jóia Rara”, de 2013, e “Segunda Chamada”, de 2019, a relação de Vilma com o vídeo segue em uma crescente. Tanto que, só em 2025, ela deu as caras no telefilme “Fábrica de Sonhos”, do Globoplay, e gravou a terceira temporada de “Encantado’s”, onde vive a protagonista Olímpia. Por fim, atualmente interpreta a amargurada Jussara em “Dona de Mim”, da novela das sete. “Estou feliz com esse momento de alta produtividade e com o espaço que venho conquistando, que não é só meu. É sobre as mulheres pretas, as pessoas das comunidades”, avalia.
Carioca criada em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Vilma é formada em Artes Cênicas pela Uni-Rio e apareceu pela primeira vez na tevê na minissérie “Cidade dos Homens”, de 2002. Os inúmeros compromissos com os palcos e os convites pouco atra-
entes para a televisão fizeram da atriz uma presença bissexta no vídeo. Nos últimos anos, entretanto, o streaming ajudou a melhorar a situação, com Vilma assumindo papéis de destaque em produções como “Amar É Para os Fortes” e “Dom”, do Prime Video, e “Casamento à Distância”, da Netflix. “São papéis muito diversos, com histórias instigantes e que alimentam meu repertório como atriz. Sinto que é o momento de aproveitar as oportunidades e me dedicar totalmente ao trabalho”, valoriza.
P – Além de “Dona de Mim”, este ano você gravou um telefilme para o Globoplay e a terceira temporada de “Encantado’s”. De onde vem essa urgência em trabalhar?
R – Das oportunidades. As coisas foram acontecendo de forma muito natural. A nova temporada de “Encantado’s” já era certa. Aí no meio do processo, surgiu o convite para o “Fábrica de Talentos”, dirigido pelo Guel (Arraes). Por fim, a novela. São produções idealizadas e conduzidas por profissionais que eu admiro muito. Até pensei que seria um pouco uma overdose da minha imagem no vídeo.
P – Como assim?
R – Eu mesma reclamo quando vejo a cara da mesma pessoa muitas vezes na tevê (risos). Fiquei apreensiva, mas essa sensação passou rapidinho. A verdade é que sou do teatro e há pouco tempo que a minha relação com a tevê de fato engrenou. Estou me entur-
mando, trabalhando com pessoas diferentes, criando um espaço. É um movimento bonito e que estou curtindo.
P – Sua última novela foi “Joia Rara”, de 2013. Como é voltar às produções de longa duração em “Dona de Mim”? R – Estou amando. A verdade é que a proposta do protagonismo preto de “Dona de Mim” é incrível. Na estreia, rolava uma pressão por ser a nova trama da Rosane (Svartman), que tem feito um sucesso atrás do outro. Mas, aos poucos, essa história foi se firmando, o peso e a pressão foram se dissipando.
P – Em que sentido?
R – Fiz séries e filmes que repercutiram bastante. Mas as novelas realmente têm um poder de comoção incrível. Atinge milhões de pessoas no Brasil e a resposta do público é instantânea. Moro no subúrbio e fico impressionada em como as pessoas estão gostando e se identificando com a história de “Dona de Mim”. E olha que minha personagem pega muito no pé da mocinha.
P – Falando em protagonismo, a terceira temporada de “Encantado’s” mostra um lado mais romântico da Olímpia. É uma redescoberta da sua personagem?
R – Total. Para mim, a Olímpia é o suprassumo da representatividade da mulher negra. Ela está em todos os lugares ao mesmo tempo, sempre resolvendo os problemas de todo mundo e, às vezes, colocando a própria vida em segundo plano.
r aio-x / Fábio de Luca estreia
em novelas como o hilário Detetive Sabiá, em “Êta Mundo Melhor!”
Brincadeira a sério
Com grande parte de seus 27 anos de carreira dedicados ao humor, Fábio de Luca só agora estreia em novelas. Em “Êta Mundo Melhor!”, trama das 18h da Globo, o ator vive o Detetive Sabiá, contratado para encontrar Junior/Samir, vivido por Davi Malizia, filho de Candinho, protagonista interpretado por Sergio Guizé. “A produtora de elenco da novela entrou em contato comigo perguntando se eu teria interesse e me mandou uns textos para que eu gravasse em casa e enviasse, como teste. Fui, então, aprovado pela direção, pelo autor, por todo mundo que tem de aprovar. Aí, seguimos com a contratação”, lembra, orgulhoso. Na novela, seu personagem surge como uma figura atrapalhada, mas de bom coração. “O Sabiá é um detetive particular que se acha o máximo, com direito a bigodinho e tudo. Mas, na prática, é completamente atrapalhado. Ele é contratado para investigar o paradeiro do filho desaparecido do Candinho, mas suas pistas são sempre equivocadas”, diverte-se. A
pegada cômica se alia a um toque de ternura que torna o personagem mais carismático. “O legal é que, mesmo sendo trapalhão, ele tem uma vontade genuína de ajudar, o que o torna muito humano e querido”, defende.
A experiência de compor Sabiá passou por um mergulho em personagens clássicos da comédia. “Fui revisitar os clássicos dos detetives atrapalhados: Peter Sellers como Inspetor Clouseau foi uma referência forte, assim como o Leslie Nielsen em ‘Corra que a Polícia Vem Aí’. Como sou fã de Agatha Christie, dei uma estudada no Hercule Poirot também – não pela eficiência, porque o Sabiá não tem, mas pela vaidade e aquela pose toda, incluindo o bigodinho clássico. O Sabiá também tem o dele, com voltinha nas pontas e tudo”, detalha.
Apesar de não ter assistido a “Êta Mundo Bom!” quando foi ao ar pela primeira vez, em 2016, Fábio tratou de recuperar o tempo perdido. “Assim que eu soube que estaria na continuação, corri para o Globoplay e maratonei. Precisava mergulhar de cabeça no universo do Can-
dinho que o Walcyr criou”, conta. Fábio também destaca a combinação de gêneros que marca a dramaturgia de Walcyr Carrasco. “O que me chamou atenção foi justamente essa mistura única que ele consegue fazer entre farsa e humanidade. O Sabiá é um personagem hilário, quase cartunesco, mas que tem um coração gigante. A novela toda tem essa pegada de fábula com sangue real nas veias, como eu gosto de dizer. É um desafio delicioso para um ator: fazer o público rir, mas também se emocionar. Além disso, trabalhar com um elenco desse quilate é um presente”, valoriza.
Nome completo: Fábio Bastos de Luca.
Nascimento: 20 de março de 1980, no Rio de Janeiro.
Atuação inesquecível: “A estreia de ‘Morrendo e Aprendendo’ com meu grupo de teatro, o Amigos da Luz. Esse grupo é um tesouro precioso na minha vida”.
Interpretação memorável: “Todas as performances a que já tive o privilégio de assistir nas produções do grupo Armazém estão entre as mais memoráveis”.
Momento marcante na carreira: “Quando recebi o telefonema do João Vicente dizendo que eu seria contratado no ‘Porta dos Fundos’”.
O que falta na televisão: “Bons programas infantis, como ‘Castelo Rá-Tim-Bum’”.
O que sobra na televisão: “Programas jornalísticos sensacionalistas”.
Se não fosse ator, seria: Professor.
Ator: Marco Nanini.
Atriz: Fernanda Montenegro. Vilão marcante: Perpétua, personagem de Joana Fomm na novela “Tieta”.
Que novela gostaria que fosse reprisada: “Rainha da Sucata”, escrita por Silvio de Abreu e exibida originalmente pela Globo em 1990.
Que papel gostaria de representar: “Um vilão clássico de novela, desses que o público ama odiar”.
Filme: “Sociedade dos Poetas Mortos”, dirigido por Peter Weir e lançado em 1990.
Autor: Luis Fernando Verissimo.
Mania: “De comer lendo alguma coisa”.
Medo: “De não atender às expectativas alheias”.
inside / O thriller psicológico
“Dias Perfeitos” ganha
adaptação no Globoplay
Além das páginas
Transpor uma obra literária para o audiovisual pode ser um trabalho árduo e complexo. Ao assumir a adaptação da série “Dias Perfeitos”, baseada no “bestseller” homônimo de Raphael Montes, Claudia Jouvin utilizou o livro original como um guia primário, mas também se permitiu ampliar e criar em cima do universo imaginado pelo autor. O resultado desse esforço estreia no Globoplay partir do próximo dia 14 de agosto. “O tempo todo eu escrevi a série pensando nos fãs do Raphael. Tem lugares e objetos icônicos que não podem faltar e tem coisas novas que complementam. Nós expandimos dentro da própria história. Eu mapeei as grandes viradas, as grandes cenas e construí em cima disso. Falo que é como uma faixa extra de um disco”, compara Claudia.
A obra tem produção da Anonymous Content BR e apresenta a história da aspirante a roteirista Clarice, papel de Julia Dalavia, e do estudante de medicina Téo, de Jaffar Bambirra. Téo se
encanta por Clarice após conhecê-la por acaso e, diante das negativas da jovem, decide sequestrá-la acreditando que, com o tempo, ela irá correspondê-lo. Enquanto mantém Clarice distante de todos, Téo a leva para uma viagem horripilante pelas belas paisagens do Rio de Janeiro. “Acho que é interessante que as histórias sejam complementares e não idênticas. Isso mantém a essência e permite uma outra experiência. Eu gosto muito como os personagens paralelos cresceram”, defende Raphael.
A produção traz uma narrativa dividida em quatro fases – “Apresentação”, “Confinamento e Obsessão”, “Falsa Liberdade” e “Desfecho” –, cada uma marcada por uma evolução estética e emocional. Na fase inicial, os personagens e o cenário urbano são apresentados com uma atmosfera vibrante e realista, que aos poucos revela um tom inquietante. “Não é uma divisão da dramaturgia, mas uma ferramenta que usamos para guiar as escolhas visuais, sonoras e de atmosfera em ca-
da etapa da história. Essa estrutura nos ajudou a construir uma narrativa que o espectador sente também no decorrer dos oito episódios, acompanhando as transformações emocionais dos personagens”, ressalta Joana Jabace, que assina a direção da série.
O elenco também conta com Débora Bloch e Fabíula Nascimento, como as respectivas mães de Téo e Clarice, e outros nomes como
Teca Pinheiro, Felipe Camargo e Clarissa Pinheiro. Ao longo da temporada, a série ainda reúne outros elementos das demais criações de Raphael Montes, que ganhou repercussão no audiovisual ao assinar a trama de “Beleza Fatal”, novela original HBO Max. “Fizemos uma lista com nomes de todos os personagens dos livros dele e usei ao longo da série. Tem Cyrille, Miguel, Dante...”, adianta.
Bastidores / Feita para o sucesso, trama truncada e pretensiosa de “A Regra do Jogo” completa 10 anos de exibição
Na boca do lobo
Otrabalho de João Emanuel Carneiro na televisão é conhecido pela força de suas protagonistas e antagonistas femininas, além das viradas inusitadas que o autor propõe ao público. Depois do sucesso de “Avenida Brasil”, de 2012, era grande a expectativa em torno do próximo passo do novelista. A resposta veio com “A Regra do Jogo”, trama que completa 10 anos de exibição neste mês. Disposto a alterar um pouco a rota, Carneiro continuou fugindo do maniqueísmo e apostando na curiosidade do público para identificar as reais intenções de sua trama. No entanto, ao contrário de seus outros êxitos no horário das nove, quem mandava na história era um homem, o contraditório Romero Rômulo, protagonista de Alexandre Nero. “Esse trabalho nasceu a partir do Romero. A ideia de criar esse personagem veio da minha mãe, que sempre disse que eu precisava escrever a história de um santo. Fiz um santo, mas um santo torto. Afinal, ele gostava da ideia de parecer bondoso”, resume o ator.
Dividido entre o amor de Atena e Toya, papéis de Giovanna Antonelli e Vanessa Giácomo, várias dúvidas permeavam a vida do controverso Romero, um exvereador que se apresenta como um homem altruísta, atuando como defensor público e proprietário de uma ONG que visava a reintegração de ex-detentos. Aos poucos, o texto entrega que o anti-herói sempre teve um pé na marginalidade e, sem que ninguém suspeite, era integrante de uma das facções criminosas mais perigosas do Rio de Janeiro, liderada pelo misterioso Pai, cuja identidade todos desconhecem. Pensado para Murilo Benício, o papel acabou caindo nas mãos de Nero por conta de agenda. Mesmo recém-saído de “Império”, o ator topou a empreitada atraído pela complexidade do personagem. “Romero não conseguia se ver ou apresentar de outra forma que não um legítimo defensor dos fracos e oprimidos. Mas isso era só capa e a vida desse cara era sempre na corda bamba. É um sujeito errante, ambíguo, uma visão
muito próxima do que nós somos no cotidiano”, ressalta Nero.
A trama era essencialmente masculina. Os outros personagens importantes de “A Regra do Jogo” foram Zé Maria e Gibson, de Tony Ramos e José de Abreu. O primeiro é um criminoso procurado e principal desafeto de Romero, apesar de pertencerem à mesma facção. Já Gibson é um poderoso empresário da indústria farmacêutica que tenta a todo custo manter sua família unida. Por trás da fachada de patriarca exemplar, a história revela que o magnata também atendia pelo nome de Pai, o principal vilão e líder do grupo criminoso da trama. “O Gibson foi sem dúvida um dos tipos mais pesados que já interpretei. E olha que já fiz muitos vilões. Era um caso impossível de redenção e eu aproveitei isso para realmente mergulhar na história e nas coisas podres que ele era capaz de fazer. Ele era completamente psicótico, sem emoção ou remorso. Um prato cheio para qualquer ator”, elogia José de Abreu.
Por conta de “Avenida Brasil”, era grande a lista de atores e atrizes do primeiro time da Globo interessada em participar de “A Regra do Jogo”, ca-
sos de Eduardo Moscovis, Carolina Dieckmann e Susana Vieira. A novela também marcou a tardia promoção de Amora Mautner ao posto de diretora artística. Em alta na Globo à época, Mautner teve autonomia total para montar a equipe dos sonhos e, ambiciosa, também quis propor mudanças estéticas e técnicas na concepção das novelas da emissora. A principal foi a criação da caixa cênica: estúdios que contavam com cenários em 360 graus, com a boca de cena fechada e uma logística que permitia gravar as sequências de forma rápida e com diversas câmeras. “A ideia veio dos realities-shows. Eram mais câmeras em ação, posicionadas em diferentes e inusitados pontos do cenário e nem mesmo o elenco sabia onde elas estavam. A gente queria um resultado ainda mais natural do trabalho de atuação”, detalha. Apesar de todos os superlativos, público e crítica acabaram não embarcando na história truncada e, por vezes, confusa de “A Regra do Jogo”, que teve uma repercussão aquém do esperado. “A pressão de repetir o êxito de 'Avenida Brasil' foi enorme e esse excesso de expectativa acabou atrapalhando a produção”, assume Amora.
Zapping
Mundo inédito
por Caroline Bor G es
Estreia na tevê
> Davi Malizia faz sua estreia na televisão em “Êta Mundo Bom!”. No entanto, o pequeno ator já acumulava alguns trabalhos no currículo antes de viver o sonhador Samir no enredo de Walcyr Carrasco. “Antes da televisão eu fiz dois longas: ‘Homem com H’, em que atuei como Ney Matogrosso em sua infância, no final de agosto de 2024, e logo em seguida ‘Cartas para Deus’, que brevemente estará também nos cinemas. E agora estou sendo premiado com ‘Êta Mundo Melhor!’. Uma oportunidade extraordinária para atuar com esse grande elenco”, vibra. Na história, Samir é o filho sequestrado de Candinho, papel de Sergio Guizé. Sem imaginarem que são pai e filhos, os dois acabam se aproximando.
Momento de celebrar
Lívia gaudencio integra o time de roteirista da série “Raul seixas: eu sou”, original globoplay. Fã de Raul e única mulher a fazer parte do time, Lívia se debruçou sobre a vida de um dos maiores ícones do rock brasileiro para colaborar na criação do projeto. dona e diretora da gautu Filmes, focada na produção de projetos autorais para o mercado audiovisual, ela pretende lançar este ano o curta “onde está você agora?”, sobre uma mulher que lida com a perda gestacional e, ao mesmo tempo, precisa cuidar da mãe com Alzheimer.
Mais folia
a band e a Liga Independente das escolas de samba de são Paulo fecharam acordo para a transmissão do grupo de acesso I da capital paulista. o contrato prevê a exibição para todo o brasil até 2028. No próximo ano, as oito agremiações que buscam uma vaga na elite do samba entrarão na Avenida no domingo, 15 de fevereiro, no sambódromo do anhembi.
Clássico da tevê o projeto Resgate disponibilizará a trama de “dona Xepa” no globoplay. a clássica novela de 1970 estreia no próximo dia 25 de agosto. a produção contou com Yara Cortes, Reynaldo gonzaga e Nivea Maria no elenco.
Som na caixa
o Multishow transmitirá o “Circuito sertanejo” no dia 23 de agosto, direto de barretos. o evento celebrará os 70 anos da tradicional festa de peão. No elenco
Miwa Yanagizawa participará do filme sobre elize Matsunaga. a produção original Netflix é inspirada no caso real de elize, que chocou o país após assassinar o marido no apartamento do casal, em são Paulo, em 2012.
Sucesso nas redes
Com mais de 360 mil seguidores do Instagram, o influenciador Fabão estará no elenco do programa “Infiltrado na Cozinha”, do gNt a produção comandada por Paola Carosella estreia em breve.
Entre amigos
theresa Fonseca tem feito um exercício de memória atualmente. A atriz acompanha os capítulos de “guerreiros do sol”, original globoplay, para relembrar a saga de Adelzira. A novela, que estreou em junho, foi gravada há mais de um ano. “Fiz antes de ‘Renascer’ e já tinha esquecido o que tinha gravado. Foi um projeto bom e meus parceiros de cena foram essenciais”, afirma a atriz, que celebra o projeto da plataforma de “streaming”. “Fiquei muito feliz de estar rodeada de pessoas que amo muito. É uma personagem de muita coragem”, completa.