







POLÍTICA
Ação contra cinco vereadores do PSD de Mossoró será julgada pelo TRE
Justiça local manteve os mandatos de Petras Vinícius, Vladimir Cabelo de Negro, Alex do Frango, João Marcelo e Kayo Freire, mas ação foi transferida para o Tribunal.
Principal 3
PRESSÃO
MPRN recomenda concurso público na Câmara Municipal de Mossoró
Único concurso do Legislativo de Mossoró ocorreu há 13 anos, em 2012, por atuação do Ministério Público do Rio Grande do Norte e pressão de sindicato de servidores.
Principal 5
>> Governadora apresentou planejamento de investimentos em educação e infraestrutura. Além de reformas e climatização das escolas, garantiu a segunda etapa do Programa de Restauração de rodovias que vai alcançar mais 600 quilômetros
Ferramentas digitais estão em 71% dos pequenos negócios
Principal 6
NOGUEIRÃO FECHADO
Empresário critica lentidão e diz que impasse ‘afasta investidor’
Jorge do Rosário critica gestão do prefeito Allyson Bezerra e afirma que processo de PPP pode não avançar devido ao estádio está sob avaliação judicial.
8
VERA LÚCIA DE OLIVEIRA
Escritora, membro da Academia de Letras do Brasil. (Brasília-DF) veraluciaoliveira@hotmail.com
Se se cruzassem na rua, não se reconheceriam. Eram, no entanto, avó e neto. Ela, Flora Tristán; ele, Paul Gauguin. Não se reconheceriam por não serem parecidos fisicamente e por serem pessoas tão opostas e de épocas diferentes. A escritora e ativista socialista Flora defendeu com unhas e dentes as mulheres de todo tipo de exploração e abuso pelos homens, seja na posição patriarcal de maridos com direito de vida e morte sobre elas, seja na condição de patrões exploradores do trabalho feminino. Já o genial pintor Gauguin, como homem, foi explorador e desrespeitador das mulheres de outra cultura, as taitianas. São dois universos distintos, dois mundos separados por duas gerações. A avó Flora Tristán (1803-1844) não conheceu o neto Paul Gauguin (1848-1903).
A vida de ambos foi uma luta constante, sem trégua, até a morte. Quem nos conta essa história dolorosa é ninguém menos que o maravilhoso Mario Vargas Llosa, o maior escritor vivo até o dia 12 de abril de 2025, no livro O paraíso na outra esquina (São Paulo: ARX, s/d), biografia romanceada, com rigor na pesquisa histórica e liberdade ficcional, uma das obras-primas do autor peruano, premiado com o Nobel em 2010.
Não deve ter sido nem um pouco fácil expor a vida de dois seres que se tornaram emblemáticos por seu trabalho ousado, que enfrentaram todo tipo de oposição, foram maltratados, punidos severamente pela teimosia em querer mudar a sociedade e a arte. Assim, a incansável defensora dos direitos das mulheres, assim o incansável reformador da pintura.
Ler esse belo livro é viajar no tempo e no espaço. Desde meados
Direção Geral: César Santos
Diretor de Redação: César Santos
Gerente Aadministrativa: Ângela Karina
Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos
do século 19 até o comecinho do 20, acompanhando não só a odisseia dos dois personagens, como também os avanços e recuos da vida na Europa, na América (especialmente no Peru) e na Polinésia Francesa. É inacreditável que os trabalhadores pobres possam ter sobrevivido a tanta crueldade e maus tratos! E onde havia injustiça lá chegava Flora Tristán. Viajou, viu, escreveu livros, fez denúncias, mexeu no vespeiro dos capitalistas e latifundiários frios e impiedosos. Não deixou pedra sobre pedra. Foi perseguida, ameaçada, presa e atingida por uma bala que se alojou perto do coração, a lembrá-la que a vida era uma roleta russa. Mas nem isso a intimidou. Ao contrário, fez com que se tornasse de extrema urgência o seu projeto reformista, pois não havia tempo a perder. A vida pulsava em seu peito abraçada com a morte. Não foi diferente com o neto Gauguin. Impulsionado por força indomável, com o diabo no corpo, só via a vida por meio da Arte. Depois de viver uma vida burguesa que incluiu sucesso financeiro, atendeu o clamor que vinha do lugar mais recôndito de sua alma e não titubeou: largou tudo, emprego na Bolsa de Paris, mulher e cinco filhos e partiu à procura do ser primitivo que o habitava. Viagem sem volta. A busca talvez do que Jung chamou de “individuação”, jornada muitas vezes dolorosa para tornar-se um todo espiritualmente, um ser completo, unindo o consciente e o inconsciente, enfrentando a própria “sombra” e eliminando as máscaras sociais.
Foi dessa maneira que Gauguin rompeu com a vida estabelecida em busca do mundo primitivo, que imaginava puro, antes do pecado, o Paraíso terrestre. Algo muito arcai-
Organização: Clauder Arcanjo clauderarcanjo@gmail.com
co com certeza aflorou em seu inconsciente, que o impeliu para jornada tão transformadora. De fracasso em fracasso, seguiu a bússola do seu destino de homem, muitas vezes degenerado, atraído pelo novo na Arte, sua única lei, sua religião. Queria ser livre junto à natureza primeva, sem os grilhões sociais que aprisionam a todos, ele que se considerava um inca por sua ascendência materna, talvez trouxesse essa força milenar no sangue, com a atração irresistível por totens, deuses e demônios que esculpiu como forma de preservar a cultura dos maoris, que via ser extinta pelos ocidentais. Uma luta solitária, uma resistência.
Era, assim como o “Holandês Louco”, com quem partilhara sonhos e decepções, como “o louco da imortal loucura” de que fala o belíssimo poema do nosso poeta Cruz e Sousa, também simbolista. Criou a chamada pintura simbolista que tanto impactou o mundo ocidental. Pintou sentimentos e sensações íntimas, buscando o mistério e a espiritualidade. Chocou a todos com a violência das cores saturadas, com traços fortes nos contornos escuros, com novas perspectivas e temas considerados sacrílegos. (Onde já se viu um Cristo amarelo em forma de autorretrato?) E fez obras-primas como o monumental e místico “De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?”. Tudo isso depois dos trinta e cinco anos de idade, pois até então nunca havia posto a mão num pincel... Foi a descoberta
tardia do talento, da força irreprimível que insistia em se expressar. Como a erupção de um vulcão. No fundo, o trabalho como missão, feito o da avó que não conheceu. Como o mestre Vargas Llosa trabalha o livro? Com o perfeito domínio do bom contador de histórias que é. Alterna os episódios da vida dos personagens, ao mesmo tempo em que entrelaça os fatos históricos e pessoais da avó e do neto. A fluência é o ponto alto. O romance transcorre como um rio, ininterrupto, com cachoeiras de emoções e placidez. Um épico moderno. Nele, o narrador dialoga com Flora, a quem chama Florita, e com Gauguin, a quem chama de Koke, assim chamado pelos taitianos. Alterna, dessa maneira, graciosamente, o discurso em terceira e segunda pessoa quando fala diretamente com os dois personagens. Não ficou mais interessante assim, Llosa? Vejamos.
Pelo menos disso estava segu-
ro, Koke. Sua pintura não era de um europeu moderno e civilizado. Ninguém se enganaria a esse respeito. Embora você o intuísse de maneira incerta havia muito tempo, fora na Bretanha, primeiro em Pont-Aven, depois Le Pouldu, onde entendera tudo de maneira absoluta. A arte tinha de romper essa moldura estreita, o horizonte pequenino em que haviam terminado por encarcerá-la os artistas e os críticos, os acadêmicos e os colecionadores de Paris: abrirse ao mundo, misturar-se às demais culturas, arejar-se com outros ventos, outras paisagens, outros valores, outras raças, outras formas de vida e de moral. Só assim recobraria a pujança que a existência macia, fácil, frívola e mercantil dos parisienses lhe haviam subtraído. Você o fizera, saindo ao encontro do mundo, indo procurar, aprender, embriagar-se daquilo que a Europa desconhecia ou negava. Tudo isso lhe custa caro, mas não é verdade que você não se arrependia, Koke? (p. 405).
E Florita?
(...) Se as coisas não tinham saído melhor, não fora por falta de esforço, convicção, heroísmo, idealismo. Se não haviam saído melhor era porque nesta vida as coisas nunca saíam tão bem como nos sonhos. Que pena, Florita! (p. 424).
Vencida pelo tifo, depois de muito sofrimento, no dia 12 de novembro de 1844, aos 41 anos, mas parecendo uma velhinha, depôs as armas, que eram na verdade sua palavra viva e em forma de livros, a exemplo de Peregrinações de uma excluída (1838), que lhe valeu aquela bala no coração, e A união operária, publicado um ano antes de sua morte, obra que, como a do neto que não conheceu, foi sua luta e sua religião.
E Gauguin, o iconoclasta e anárquico que venceu o mar como marinheiro durante seis anos, que venceu o frio de Paris sem agasalhos, agora, semicego e inválido, jogado numa cama – como Rimbaud, o poeta maldito – com as pernas dilaceradas, ambos marcados para morrer longe da pátria francesa, que tanto renegaram... Era o dia 8 de maio de 1903, prestes a completar 55 anos de genialidade e rebeldia...
AÇÃO / Justiça local manteve os mandatos de Petras Vinícius, Vladimir Cabelo de Negro, Alex do Frango, João Marcelo e Kayo Freire
Por r egy Carte
AAção de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) contra os cinco vereadores do PSD de Mossoró será julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Autores da AIME, Irmã Ceição e Edson Lobão protocolaram Recurso Eleitoral na Corte, no último dia 24 de abril, contra a decisão da Justiça Eleitoral da 33ª Zona de Mossoró, proferida no dia 9 de abril, que rejeitou o pedido para cassar os parlamentares do PSD.
Segundo a acusação, os vereadores Petras Vinícius, Vladimir Cabelo de Negro, Alex do Frango, João Marcelo e Kayo Freire, todos do PSD, beneficiaram-se nas eleições de 2024 da suposta candidatura “laranja” de Karla Poliana de Lima. Essa alegada postulação fictícia, conforme a Ação, burlou a exigência legal de percentual mínimo de candidaturas femininas (cota de gênero). Por isso, a AIME defende a anulação dos votos da chapa do PSD, com a cassação dos vereadores Petras, Vladimir, Frango, Marcelo e Freire.
Outra ação tenta contra as duas únicas vereadoras de Mossoró
Além das AIMEs contra o PSD e o MDB no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, tramita na 33ª Zona Eleitoral de Mossoró Ação de Investigação Judiacial Eleitoral (AIJE) contra a chapa à Câmara da Federação Brasil da Esperança, formada por PT/ PcdoB/PV, também por suposta fraude na cota de gênero em 2024.
De autoria do suplente de vereador Marckuty da Maísa (União Brasil), o processo, após oitivas, audiências, aguarda despacho do titular da 33ª, juiz Cláudio Mendes Júnior.
Caso prospere, a AIJE pode provocar a perda dos mandatos das duas únicas vereadoras da Câmara Municipal de Mossoró: Plúvia Oliveira e Marleide Cunha, ambas do PT.
MDB
Irmã Ceição e Edson Lobão, candidatos à prefeita e a vice-prefeito de Mossoró no ano passado, patrocinam outra AIME na Justiça Eleitoral, contra o MDB, também por suposta fraude na cota de gênero.
Nesse processo, o casal também recorreu ao TRERN contra a decisão da 33ª Zona Eleitoral, que julgou improcedente a ação contra o MDB. Eles protocolaram o Recurso Eleitoral na Corte no último dia 25.
No recurso, os autores reafirmam o lançamento em 2024 de candidaturas
“laranjas” de mulheres (Maria de Fátima Lima e Ítala Morgania da Silva Costa) pelo MDB, a fim de burlar a cota de gênero.
Como na ação do PSD, defendem a anulação dos votos da chapa do MDB e a consequente cassação do único eleito pelo partido, o vereador Cabo Deyvison.
Como são recém-protocolados no Tribunal Regional Eleitoral, os recursos ainda serão julgados pelo TRE e, se negados pela Corte Estadual, podem subir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF).
Confira os vereadores eleitos por partido:
UNIÃO BRASIL (7 eleitos)
- Lucas das Malhas: 3.504
- Wiginis do Gás: 3.214
– Genilson Alves: 3.038
– Raério Araújo: 2.964
- Tony Cabelos: 2.739
- Ozaniel Mesquita: 2.241
- Ricardo de Dodoca: 2.226
PSD (5 eleitos)
- Petras: 4.638 votos
- João Marcelo: 4.125
- Alex do Frango: 3.363
- Vladimir Cabelo de Negro: 3.109
- Kayo Freire: 1.938
SDD (2 eleitos)
- Thiago Marques: 4.272
nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br
INSS: porta aberta à fraude!
OBrasil assistiu à aprovação de uma reforma da previdência social que, embora necessária, em alguns pontos não poderia ter sido aprovada como foi. Incluíram-se verdadeiras crueldades em nome da “redução do déficit público”. Por exemplo: novas regras das aposentadorias especiais, concedidas a trabalhadores que desenvolvem atividades insalubres e perigosas; redução abrupta dos proventos do cônjuge servidor falecido; transformação do serviço público em “boi de piranha” etc.
Sangria
Agora, após tanto estardalhaço de que as contas públicas seriam reequilibradas, surge um revoltante escândalo com denúncias de corrupção no INSS. Outra vez é noticiado grande esquema de fraude contra a Previdência Social. Desta vez, a “sangria do dinheiro público” ocorreu com descontos realizados nos benefícios previdenciários, os quais ficariam bloqueados e somente poderiam ocorrer liberações com autorização prévia, pessoal e específica do aposentado ou pensionista. As investigações apontam que entidades que representavam aposentados e pensionistas vinham aplicando irregularmente descontos de mensalidades associativas nos benefícios previdenciários, sem autorização dos beneficiários.
O mais grave é que o INSS não criou as ferramentas adequadas para que os benefícios fossem devidamente fiscalizados e desbloqueados pelos aposentados e pensionistas. A Contag - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura -, que funciona por delegação de poderes, passou a acumular um alto volume de autorizações sem processamento. Cerca de 5,4 milhões de pessoas podem ter sido vítimas da fraude.
Combate à fraude
A melhor maneira de combater esse tipo de fraude é denunciando. Hoje a Previdência Social conta com um canal de denúncia anônimo exclusivo, que funciona pelo telefone 135, canal 3. As ligações podem ser feitas gratuitamente de qualquer telefone fixo, de segunda a sábado, das 7h às 22h. O site da Previdência Social também disponibiliza um link para denúncias de atravessadores (intermediação abusiva), basta o cidadão selecionar o canal “Ouvidoria Geral.”
A pessoa que se deparar com esse tipo de situação não deve ficar omissa, pois quem paga a conta desse verdadeiro roubo aos cofres da Previdência Social sãos todos os brasileiros, em especial os verdadeiros doentes, que acabam pagando o preço pelos falsos.
Curtinhas
+ “El País”: Trump completa 100 dias de vingança e ameaças consumadas.
+ De Mario Quintana – “Dizes que a beleza não é nada? Imagina um hipopótamo com alma de anjo… sim, ele poderá convencer os outros de sua angelitude – mas que trabalheira!”
+ Imprensa portuguesa: Jorge Jesus foi despedido pelo Al Hilal. Está sendo apontado como forte hipótese para treinar a seleção brasileira.
+ Em prisão domiciliar, Collor vai ficar em cobertura de 600 m² na orla de Maceió, avaliada em R$ 9 milhões. + Principais candidatos ao papado enfrentam acusações de omissão em casos de abuso sexual.
+ Maior operadora de saúde e odontologia da América Latina, a Hapvida se prepara para construir 10 hospitais –resultando em 1.811 leitos adicionais –, além da inauguração de mais de 35 novas unidades assistenciais.
Hoje na história
Dia Nacional da Matemática. No Brasil, o matemático Malba Tahan é homenageado. O 6 de maio é também o dia em que se celebra o Dia da Coragem.
Dia do Cartógrafo
Dia do Psicanalista
- John Kenneth: 1.730
PT (2 eleitos)
- Marleide Cunha: 3.408
- Plúvia: 2.599
PL (2 eleitos)
- Jailson Nogueira: 3.350
- Mazinho do Saci: 2.654
REDE (1 eleito)
- Vavá: 3.461
MDB (1 eleito)
- Cabo Deyvison: 1.776
PSDB (1 eleito)
- Dr. Cubano: 1.515
1682 – Luís XIV da França transfere a corte para Versailles. 1840 – A Inglaterra realiza a primeira emissão de selos postais do mundo, o One Penny Black. 1889 – A Torre Eiffel é oficialmente aberta ao público na França. 1889 – Os franceses reconhecem Paris como a “CidadeLuz”; e criação do Colégio Militar do Rio de Janeiro. 1937 – O desastre do Hindenburg: o dirigível alemão Hindenburg pega fogo e é destruído em menos de um minuto, causando 36 mortes.
1969 – Cacilda Becker sofre derrame cerebral quando representava na peça Esperando Godot. 1994 – Inauguração do Eurotúnel no Canal da Mancha. 1997 – Privatização da Vale do Rio Doce. 2010 — Em apenas 36 minutos, o índice Dow-Jones despencou quase 1.000 pontos no que é conhecido como o Flash Crash de 2010.
Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
PLANEJAMENTO / Governadora também confirmou o início das obras de restauração de mais 620 quilômetros de estradas
candidata nas eleições do próximo ano.
OGoverno do Rio Grande do Norte vai investir R$ 183 milhões em reformas e climatização de escolas até 2026. E no segundo semestre de 2025 dará início à segunda etapa do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais, com mais 620 quilômetros de estradas em todas as regiões do Estado. A licitação dos novos trechos será lançada até o fim deste mês de maio. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra nesta sexta-feira, 2, durante reunião com os secretários no auditório da Governadoria, em Natal. O encontro serviu para a governadora apresentar o planejamento dos dois últimos anos de sua segunda gestão. O vice-governador Walter Alves acompanhou a reunião. Ele poderá assumir o Estado a partir de abril de 2026, com a possível desincompatibilização da governadora para ser
Além da segunda etapa da restauração das rodovias estadual, Fátima Bezerra disse que estão sendo recuperados 135 quilômetros de trechos rodoviários que serviram de desvio durante o período de interdição da BR-304 em decorrência do colapso da ponte sobre o Rio Ponta da Serra, entre Lajes e Caiçara do Rio do Vento, fora os trechos estaduais em processo de federalização para implantação da BR-104.
Os recursos para as escolas são oriundos da segunda parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou até 2007. “Esses R$ 183 milhões serão aplicados em melhoria da infraestrutura de nossas escolas e também na climatização de todas as escolas da rede estadual nos anos de 2025 e 2026”, disse a governadora.
Os precatórios do Fundef totalizam R$ 653,4 milhões. Desse montante, R$
Governadora Fátima Bezerra reuniu o secretariado no auditório da Governadoria nesta sexta-feira, 2
392 milhões (60%) são destinados obrigatoriamente à valorização do magistério e serão rateados entre os profissionais da educação que atuaram na rede estadual entre os anos de 1998 e 2006 — período em que os recursos originalmente deveriam ter sido repassados. Os outros R$ 261,4 milhões (40%) serão inves -
Em saúde, segundo os dados apresentados pela governadora Fátima Bezerra, o Rio Grande do Norte alcançou a maior taxa de execução do Brasil em procedimentos de alta complexidade. Na área de transplantes, foram realizados 390 procedimentos, o maior número registrado desde
2021, indicando um fortalecimento do programa estadual.
O governo também reportou um recorde no número de cirurgias eletivas, totalizando cerca de quase 90 mil procedimentos. Os investimentos na infraestrutura da rede de saúde também foram ressaltados, com
mais de R$ 45 milhões aplicados em reformas e expansões de unidades hospitalares e de atendimento.
Na Educação, todas as escolas da rede estadual serão climatizadas. “Essa é uma demanda muito importante, dado esse contexto das mudanças climáticas. Então, faz-se
tidos na ampliação e na melhoria da infraestrutura das escolas da rede estadual, dos quais R$ 183 milhões até o fim de 2026. Fátima também confirmou para o segundo semestre o início das obras de restauração de mais 620 quilômetros de estradas, que irão se somar aos 800 quilômetros realizados na
primeira etapa do programa. Os trechos já reconstruídos em sua gestão foram com recursos do Governo Cidadão. Já as rodovias que estão sendo recuperadas pelo DNIT, como indenização pelo uso durante a interdição da BR-304, são os trechos de 40 km federalizado da BR-226 (Currais Novos/Florânia) e os que
estão no trajeto da BR-104, entre Macau e Jaçanã, na divisa com a Paraíba.
“Quando somamos o que já fizemos, os trechos em obras e os que serão restaurados, teremos o maior programa de recuperação das rodovias do Rio Grande do Norte, totalizando mais de 2 mil quilômetros”, ressaltou a governadora.
necessário que tenhamos nas nossas escolas um ambiente adequado. Essa é uma das principais reivindicações de nossos estudantes”, reforçou a governadora. Além disso, dezenas de escolas serão reformadas, somando-se às 130 em obras ou já entregues. O investimento ainda garante a ampliação da rede de Institutos Estaduais de Educação (IERN), o de Mossoró entre eles.
Na Segurança Pública, serão mantidas as parcerias com o Governo Federal para fortalecer ainda mais as ações de enfrentamento da criminalidade, aquisição de equipamentos, ampliação do efetivo e valorização profissional. A redução dos índices de criminalidade no Rio Grande do Norte, em especial a menor taxa de mortes violentas dos últimos 15 anos, foi destaque na apresentação do
Coronel Araújo, secretário da Sesed. Na área econômica, o Governo do Estado comemora os resultados alcançados pelo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi). O número de empresas participantes passou de 120, em 2019, para as atuais 303 e há 38 projetos em avaliação. No total, são 32 mil empregos diretos e mais 25 mil indiretos.
PRESSÃO / Único concurso do Poder Legislativo de Mossoró ocorreu há 13 anos, em 2012, por atuação do Ministério Público do Rio Grande do Norte
da redação
ACâmara Municipal de Mossoró deve adotar providência para a realização de concurso público para provimento de cargos efetivos. O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomenda medidas administrativas, técnicas, legislativas e orçamentárias cabíveis para o cumprimento de um cronograma para a realização do certame.
A recomendação leva em consideração, entre outros pontos, a desproporcionalidade entre o número de cargos comissionados e efetivos, constatada em uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/ RN), no ano de 2018. A inconstitucionalidade por ofensa ao princípio do concurso público já havia sido constatada desde 2013, sem que nenhuma providência tivesse sido tomada pela Casa Legislativa, para sanar a irregularidade.
O único concurso da Câmara Municipal de Mossoró ocorreu há 13 anos, em 2012, também por atuação do Ministério Público do Rio Grande do Norte, após pressão do sindicato dos servidores da Casa.
As medidas que a Câmara deve tomar incluem a realização, até maio, de
um estudo de dimensionamento da necessidade da força de trabalho, que deve analisar, inclusive, o número de cargos comissionados no gabinete dos vereadores. Até agosto de 2025, deverá elaborar e aprovar um projeto de lei para a criação, a transformação ou a extinção de cargos efetivos, fundamentado nas conclusões do estudo.
Além disso, as despesas relacionadas ao concurso precisam ser incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, garantindo o respaldo financeiro.
Outro passo indicado na recomendação é a elaboração do Termo de Referência para a contratação da banca examinadora, com conclusão até outubro deste ano. Em seguida, a licitação para contratação da banca terá que ser realizada até janeiro de 2026, com critérios claros, transparência e economia.
Foi orientado que a publicação do edital do concurso, por sua vez, ocorra em março de 2026, de forma ampla e acessível, detalhando requisitos e etapas, seguida pelo processamento das inscrições (até junho de 2026), observando princípios de publicidade e isonomia. Por fim, a aplicação das provas, com a homologação
cesar@defato.com
Observando uma enxurrada de pesquisas de opinião pública avaliando as gestões de prefeitos e prefeitas do Rio Grande do Norte, a impressão que se tem é que está tudo mil maravilhas nos municípios. Segundo os institutos, de variados nomes, os gestores municipais estão aprovados com índices acima de 70%. Alguns deles aparecem com mais de 80% de aprovação, inclusive, os que estão há apenas cinco meses no mandato. Ou seja, em 120 dias o gestor transformou o inferno em céu, algo espetacular. Dessa forma, se é verdade mesmo o que dizem os institutos de pesquisas, os municípios potiguares são exemplos para o país em gestão pública com saúde de qualidade, educação de elevado nível, assistência social perfeita, infraestrutura uma beleza. Um oásis em cada município. Daí, o povo feliz e amando os seus prefeitos e prefeitas. Essa é a impressão. Ou os institutos não conseguiram tabular os números de forma correta?
do resultado final e a convocação dos aprovados para agosto de 2026.
Caso haja impossibilidade de concretização de qualquer etapa prevista no cronograma, em razão de impedimento na legislação eleitoral no ano de 2026, tão logo superado o período vedado as etapas devem ser concretizadas a partir do mês seguinte ao fim da vedação.
A recomendação se baseia nas atribuições ministeriais, que incluem a defesa do Patrimônio Público e Social e o zelo pelos princípios constitucionais que regem a Administração Pública, dentre eles a legalidade, a moralidade e a impessoalidade. A Constituição Federal estabelece a obrigatoriedade de realização de concurso público para investidura em cargo ou emprego público.
Para o MPRN, a ausência de estrutura de cargos efetivos compromete a continuidade dos serviços públicos e pode gerar vínculos precários ou inconstitucionais, como contratações temporárias ou comissionadas em desvio de finalidade.
O Ministério Público considera ainda a necessidade de fortalecer a institucionalidade da Câmara Municipal de Mossoró, com estrutura funcional condizente com suas atribuições legislativas e administrativas.
Após quatro anos, o prefeito Allyson Bezerra voltou a receber os dirigentes do Sindicato dos Servidores de Mossoró. Foi na quarta-feira, 30, véspera do Dia do Trabalhador. Claro que a data foi escolhida pensando na propaganda oficial de que o prefeito “dialoga” e “respeita” os servidores públicos.
notícia...
Temos o maior programa de recuperação das rodovias do Rio Grande do Norte”
FÁTIM a B e Z erra Governadora na reunião de avaliação e planejamento com o secretariado estadual do RN
SERVIDORES II
A diretoria do Sindiserpum apresentou ao prefeito Allyson a pauta: pagamento do reajuste salarial dos professores de 2023 e 2025; licença-prêmio, concurso público da Educação; auxílio deslocamento, hora-relógio, entre outras demandas que estão represadas. Allyson prometeu “analisar”.
1
O ex-presidente COllOr, condenado a 8 anos de prisão, vai cumprir a sentença em sua cobertura de 600 metros quadrados, na orla de MaceióAL, avaliada em R$ 9 milhões. De lá, continuará mandando “banana” para o Brasil.
2
Maria Marçal, isadOra pOMpeO e thalles rObertO estão entre as 18 atrações do festival gospel “Mossoró Sal & Luz” 2025. O evento será realizado pela Prefeitura de Mossoró entre os dias 18 a 26 de julho na Estação das Artes Elizeu Ventania.
3 4
a Festa de sant’ana, em Caicó, terá quase 20 atrações nacionais e regionais como Xand Avião, Wesley Safadão e Zé Vaqueiro. Entre 23 a 28 de julho.
aCOnteCe neste dOMingO a 3ª edição da Corrida e Caminhada de Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Abolição II, às 5h. O evento faz parte da festa da padroeira que vai até o dia 13.
O último concurso da Câmara Municipal de Mossoró foi realizado em 2012, há 13 anos. Desde então, os cargos abertos são ocupados por indicação política. Agora, o Ministério Público do RN quer acabar com a farra e está recomendando a realização de concurso para provimento de cargos efetivos.
A Secretaria de Cultura inseriu os mercados públicos no Mossoró Cidade Junina. A partir da edição 2025, o projeto “Raiá do Dia” levará forró pé de serra aos três mercados populares da cidade, incluindo a antiga feira da Cobal. O MCJ será aberto no dia 7 de junho com o tradicional “Pingo da Mei Dia”.
A Igreja de São José, no bairro Paredões, zona norte de Mossoró, celebra hoje 89 anos. Foi inaugurada nesta data, em 1936, sob a administração do bispo dom Jaime de Barros Câmara. Coube ao monsenhor Leão Medeiros fazer a bênção e celebrar a primeira missa.
Os servidores da Ufersa aderiram à paralisação nacional que cobra do governo Lula o cumprimento integral do acordo de greve firmado em 2024. A categoria não vai trabalhar na segunda-feira, 5. Os servidores da UFRN também cruzarão os braços.
ECONOMIA / Empreendedores apostam em estratégias on-line para alavancar vendas no Dia das Mães
Um total de 71% dos pequenos negócios do Rio Grande do Norte utiliza ferramentas digitais para comercializar produtos ou serviços. A informação é da 9ª Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, elaborada pelo Sebrae Nacional, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recente estudo revela ainda que, no Brasil, o percentual alcança 72% de utilização.
Ainda de acordo com o levantamento, entre as opções de ferramentas existentes no mercado, 84% dos empreendedores potiguares responderam utilizar o whatsapp como principal meio de vendas. O Instagram é a segunda mais utilizada (60%), seguido pelo Facebook (35%) e Loja Própria on-line (9%) loja virtual própria. Desse universo, 48% já pagou propaganda nas redes sociais ou internet.
Aliado no dia a dia dos pequenos negócios, o uso de ferramentas digitais é intensificado por empreendedores, que buscam alavancar as vendas para o Dia das Mães, segunda melhor data para o comércio no país. A ideia é explorar ainda mais o potencial das plataformas on-line para promover ações mais assertivas e ampliar ainda mais o leque de clientes no período.
Em Mossoró, a estratégia digital é a aposta da empresária Naiana Leite para aumentar as vendas em até 45% neste mês das mães. Proprietária da Flora Pura Mossoró, marca de cosméticos e soluções naturais dedicada ao bem-estar, ela conta que viu o aumento nas vendas após investir na presença digital.
“Estou marcando presença ativa no Instagram e no WhatsApp Business. Com postagens frequentes, conteúdos interativos e promoções especiais, conseguimos nos aproximar mais do nosso público e gerar valor real.
Com essas iniciativas, nossa expectativa é de aumentar as vendas entre 35% e 45% neste mês das mães, com destaque para o crescimento no digital e a fidelização dos nossos clientes”, estima.
Rota Digital
Naiana faz parte de grupo de empreendedores atendidos pelo projeto Rota Digital, desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte a partir da Agência Sebrae no Oeste, com sede em Mossoró. A iniciativa orienta e aponta soluções digitais estrategicamente pensadas para fortalecer a presença on-line dos pequenos negócios.
“Participar do Rota Digital tem me ajudado muito a melhorar as vendas on-line. Consegui organizar melhor a loja nas redes sociais, alcançar mais pessoas e vender de forma mais prática. Já estou vendo a diferença e acredito que os resultados vão crescer ainda mais daqui para frente”, complementa Naiana Leite.
A empreendedora Rose Santos também faz parte do percentual de 71% de empreendedores potiguares que, segundo a pesquisa do Sebrae, não dispensam as ferramentas digitais quando o assunto é vender.
Ela acaba de participar do Rota Digital e já está aplicando as soluções e conhecimentos adquiridos na capacitação para divulgar, de forma mais assertiva, combos e ofertas especialmente preparados pelo Complexo Garagem com
foco no Dia das Mães.
“Aqui é um espaço bem diversificado, com salão de beleza, estética facial, corporal, depilação, e agora temos também um espaço de tatuagem. Sempre utilizei rede social para divulgar, mas, com o curso, vi
novas possibilidades e, nesse período que antecede o Dia das Mães, focamos no digital para atrair filhos e maridos que desejam presentear, com combos especiais e promoções. Queremos aumentar as vendas em pelo menos 20%”, prevê.
Para o gerente da Agência Sebrae no Oeste, Paulo Miranda, os números da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios revelam tendência que deve alcançar, cada dia mais, um maior número de empreendimentos. Segundo o gestor, iniciativas estratégicas, a exemplo das ações desenvolvidas pelo Sebrae, tendem a diminuir as barreiras entre os pequenos negócios e o mundo digital.
“É cada vez necessária a presença nas plataformas digitais como aliado nas vendas e no posicionamento. Enquanto Sebrae, estamos alinhados com essa tendência e buscamos sempre aproximar as soluções digitais dos pequenos negócios e promover novos meios de crescimento e fortalecimento das economias”, pontua.
A pesquisa Pulso Pequenos Negócios aborda ainda a situação dos pequenos negócios no Brasil, com enfoque, além do uso das ferramentas digitais, em temas como faturamento, endividamento, desafios enfrentados e custos.
De acordo com o estudo, o aumento dos custos (insumos/mercadoria, combustíveis, aluguel e energia, por exemplo) foi elencado por 35% dos empreendedores entrevistados como um gargalo no negócio. O segundo ponto mais votado foi a falta de clientes, apontado por 25% dos entrevistados.
A pesquisa desenvolvida pelo Sebrae Nacional foi realizada entre 25 de novembro e 17 de dezembro de 2024. O universo de pequenos negócios participantes da pesquisa é composto por 57% de microempreendedor i ndividual, 35% de m icroempresas, e 8% e mpresa de Pequeno Porte ( e PP), conforme porte declarado na pesquisa.
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE MUNICÍPIO DE CORONEL JOÃO PESSOA Rua São José, 05 – Centro CEP: 59.930-000 licitacao@coroneljoaopessoa.rn.gov.br
AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 019-006/2025
O MUNICÍPIO DE CORONEL JOÃO PESSOA, por intermédio do FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE, SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO E CONTROLE INTERNO, SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, TRANSPORTE, VIAÇÃO E SERVIÇOS URBANOS E FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, torna público a realização de procedimento licitatório, em sessão pública, na modalidade Pregão Eletrônico nº 019-006/2025, cujo objeto é o REGISTRO DE PREÇOS para aquisição de forma continuada de MATERIAL DE CONSTRUÇÃO para utilização nos serviços de manutenção, construção, recuperação e conservações das instalações prediais, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos. As propostas e documentos serão recebidos virtualmente no site https://www.portaldecompraspublicas.com.br até a nova data que será o dia 15/05/2025 às 08h00min, quando iniciará a fase de lances às 08h30min, conforme especificações e normas contidas no Edital e seus Anexos, disponíveis no endereço eletrônico acima ou no site www.coroneljoaopessoa.rn.gov.br. Coronel João Pessoa/RN, 30 de abril de 2025. Miguel Ferreira de Aquino Agente de Contratação
TRIBÔMETRO | Invenção recebeu o nome de dispositivo para ensaios tribológicos do tipo cilindro sobre disco em meio fluido ou seco
WILSON GALVÃO
Especial/UFRN
Um equipamento que pode ser utilizado para ensaiar o desgaste em vários materiais para componentes de sistemas automotivos, com maior versatilidade e facilidade no uso, acaba de ser patenteado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Os adjetivos dados a ele são fruto da possibilidade da realização de ensaios com diferentes amostras, sob diferentes meios, seja seco ou molhado, podendo variar tempo, rotação, temperatura e carga, por exemplo.
Orientadora da pesquisa que resultou na invenção, Salete Martins Alves pontua que o dispositivo é um tribômetro.
O nome peculiar remete a um equipamento que tem a função de realizar testes de desgaste de materiais, sobretudo aqueles que estão sendo desenvolvidos – uma nova peça que integre o sistema de freios de um automóvel, por exemplo.
“Essa deterioração acontece em uma condição específica de uso. No caso do tribômetro desenvolvido, classificamos ele como um do tipo de ‘cilindro sobre disco’, em que o cilindro atrita contra o disco, realizando então o seu desgaste”, salienta a professora da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT).
A invenção recebeu o nome de “Dispositivo para ensaios tribológicos do tipo cilindro sobre disco em meio
fluido ou seco” e foi depositada em dezembro de 2019. Leonardo Chagas da Silva, outro inventor envolvido, frisa que a aplicação deste tipo de dispositivo é direcionada a uma extensa gama de desenvolvimento de produtos. “Dentre estes, podemos nos concentrar mais especificamente em novos materiais, metálicos ou não metálicos, ou em novos revestimentos de superfícies de materiais. Há também a possibilidade de desenvolver lubrificantes líquidos ou sólidos e testá-los neste equipamento”, coloca. Leonardo ressalta que, durante todo o processo de desenvolvimento, as discussões sempre foram com o intuito de desenvolver algo que pudesse ser de fácil utilização e que gerasse bons resultados. “Foi um período de grande crescimento em termos de conhecimento sobre o assunto. Eu e a professora Salete pensamos em uma invenção que pudesse ser utilizada por qualquer pessoa que necessitasse desse tipo de ensaio”, destaca. Atualmente no Canadá, fazendo pós-doutorado, é da tese dele que a patente surgiu. “Nós desenvolvemos e confeccionamos um protótipo. O
tribômetro foi pensado e criado para realizar os ensaios do meu doutorado, à época, devido à falta de equipamento para as condições preestabelecidas pelos ensaios e os mecanismos de desgaste para o qual eu vinha estudando”, relata. Esse protótipo foi construído por ele mesmo, na oficina mecânica do IFRN, onde ele trabalha, envolvendo diversos processos de fabricação mecânica e de instalações elétricas.
Para além do protótipo, Salete Alves identifica que, no momento, o Grupo de Estudo de Tribologia e Integridade Estrutural (GET) analisa diferentes tipos de revestimentos com o objetivo de aumentar a resistência ao desgaste de componentes mecânicos. Nessa perspectiva, o equipamento patenteado pode ser usado para caracterizar os filmes. O GET tem como missão estudar a tribologia e a mecânica do contato. A tribologia é a ciência que estuda o atrito, o desgaste e a lubrificação entre superfícies em movimento relativo, tendo como característica ser uma área multidisciplinar que envolve física, química, mecânica e engenharia de materiais.
Para receber uma cartapatente, significa que a pesquisa se submeteu a avaliações que, no fim, buscam averiguar se ela atende aos três critérios de patenteamento: novidade, atividade inventiva e aplicação industrial. Ou seja, uma invenção deve ser nova, não podendo existir em nenhum outro lugar do mundo. Além disso, deve ser inventiva, ou seja, o processo de criação deve envolver engenhosidade e não ser óbvio para um técnico no assunto. Por fim, deve ser possível replicá-la em escala industrial.
Passada essa fase, os inventores adquirem o direi-
to exclusivo de explorar comercialmente a invenção, podendo fabricá-la, usá-la, vendê-la ou importá-la. Contudo, isso não significa que, uma vez registrada a patente, essa proteção legal seja válida para sempre. Essa validade, atualmente, é de 20 anos ou de 15 anos contados a partir da data do depósito, a depender da modalidade: se patente de invenção ou caso de modelo de utilidade. De maneira simplificada, a primeira é o tipo de patente que protege a atividade inventiva, enquanto a segunda protege objetos de uso industrial.
SOs pesquisadores destacam que, no horizonte de atuação de suas pesquisas, uma das importâncias da produção de patentes é ser um dos fatores de medição do Índice de Desenvolvimento Humano de um país. Para a dupla de inventores, o processo de patenteamento traz importantes considerações, como a proteção legal da inovação, valorização dos pesquisadores, fomento à pesquisa, desenvolvimento e impacto econômico, tudo isso indo além da proteção da propriedade intelectual propriamente.
POR MIKAEL ALMEIDA
Professor de Educação Física / CREF 5528
Osono é um dos pilares fundamentais não só para atividades práticas, mas também para os estudos e avaliações. Esse quesito, muitas vezes, é negligenciado pelos estudantes, em que se perpetuou o pensamento que utilizar as horas do sono para estudo ajuda o aluno a alcançar suas metas. Engana-se! Dormir bem não apenas recupera as energias, mas também consolida a memória, melhora a concentração e prepara o cérebro para desafios cognitivos, que são exigidos nas provas e atividades escolares. Durante o sono, especialmente na fase REM (Movimento Rápido dos Olhos), o cérebro processa e armazena as informações aprendidas ao longo do dia. Pesquisas mostram que estudantes que dormem adequadamente têm melhor desempenho em tarefas que exigem raciocínio lógico, memória e criatividade. Além disso, a privação de sono pode levar a dificuldades de concentração, redução da capacidade de resolver problemas, maior irritabilidade, problemas de socialização e quedas no rendimento em avaliações. Para melhorar a qualidade do sono, é essencial estabelecer uma rotina regular, dormindo e acordando no mesmo horário, mesmo nos fins de semana. Evitar telas antes de dormir é outra medida importante, pois a luz azul de celulares e computadores inibe a produção de melatonina,
GANHA VIDA E MOVIMENTO
No Colégio Simples, estudar física não é só resolver fórmulas no papel — é entender como o mundo funciona, enxergar lógica no movimento e despertar a curiosidade. Com as aulas dinâmicas do diretor e professor Rafael, aprender física passa a ser prazeroso, acessível e até divertido.
hormônio que induz o sono. Criar um ambiente confortável, com quarto escuro, silencioso e temperatura agradável, também favorece um descanso profundo. Além disso, é recomendável evitar cafeína, estimulantes energéticos ou pré-treino após as 15h, pois podem atrapalhar o relaxamento. A prática de exercícios físicos, como caminhadas, corridas, musculação e esportes, também contribui para um sono mais reparador.
O sono não age sozinho no processo de aprendizagem; ele faz parte de uma tríade essencial, junto com a alimentação balanceada e a prática regular de exercícios. Uma dieta rica em nutrientes, proteínas e bons carboidratos, aliada ao exercício físico, potencializa a capacidade de aprendizado e memória. Estudos demonstram que estudantes que cuidam desses três aspectos têm melhor desempenho cognitivo e emocional, o que se reflete diretamente nos resultados escolares.
Portanto, dormir bem não é um luxo, mas uma necessidade para quem busca excelência nos estudos. Quando combinado com hábitos alimentares saudáveis e exercícios físicos, o sono de qualidade se torna um diferencial crucial para um rendimento acadêmico satisfatório. O sono quando bem realizado também é treino, também é estudo; um cérebro bem descansado é uma mente preparada para a aprendizagem e pronto para o desafio do ENEM.
No Colégio Simples, aprender matemática vai muito além de decorar fórmulas — é entender, aplicar e enxergar sentido nos cálculos. Sob a condução do nosso diretor e professor Hugo Gomes, os alunos descobrem que números podem ser aliados, que gráficos contam histórias e que resolver problemas é, acima de tudo, ganhar confiança. Aqui, cada aula é pensada para tornar o caminho até o ENEM mais leve, sólido e cheio de propósito. Enquanto a cidade descansava, nossa 3ª série estava ali — dedicada, concentrada, comprometida com os próprios sonhos. É assim que a gente acredita: grandes resultados não nascem por acaso, mas são construídos dia a dia, com disciplina, apoio e propósito.
No Colégio Simples, cada simulado é mais do que um teste: é uma oportunidade para os alunos enfrentarem seus próprios limites, ajustarem estratégias e avançarem com confiança rumo ao ENEM. Enquanto a cidade descansava, nossa 3ª série estava ali — dedicada, concentrada, comprometida com os próprios sonhos. É assim que a gente acredita: grandes resultados não nascem por acaso, mas são construídos dia a dia, com disciplina, apoio e propósito.
Jornal de Fato • Sábado, 3 de maio de 2025
Estimativa / Segundo Ministério da Saúde, o número é o dobro do registrado no último levantamento
EDINALDO MO r ENO
Da Redação
Aprojeção da oferta de médicos para os próximos anos indica que o Rio Grande do Norte chegará a mais de 16 mil profissionais em 2035. A estimativa consta na pesquisa Demografia Médica no Brasil, que é conduzida há 15 anos pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). De acordo com o Ministério da Saúde, a edição de 2025 é a primeira realizada com o Ministério da Saúde. A pesquisa reúne dados nacionais e internacionais sobre formação, distribuição e atuação de médicos, com projeções para os próximos anos.
Em 2035, o estudo projeta um total de 16.090 médicos. Esse número é quase
o dobro do número do levantamento publicado nesta semana pelo Ministério da Saúde. O órgão federal destaca que o modelo utilizado indica crescimento substancial na quantidade de médicos em atividade nos próximos anos no território potiguar. Em 2023, o RN contava com 8.343 médicos. A maior parte deste número está concentrada na capital do estado. Segundo o estudo, Natal registrava o total de 5.740 profissionais. O número de médicos para cada 1.000 habitantes era de 7,31. Já no restante do Rio Grande do Norte o total de médicos chegava a 2.603 médicos registrados, o que era menos de 1 (0,98) para cada 1.000 habitantes nos municípios potiguares, exceto a capital.
O percentual de médicos especialistas atualmente no Rio Grande do Norte é de 56,8%, enquanto que os generalistas são 43,2% dos 8.343 médicos registrados
no estado na última pesquisa. O número de médicos por 1.000 habitantes no estado é de 2,42. Do total de médicos, 52,5% são do sexo masculino e 47,5%, feminino. O estudo apontou que 31% dos médicos e médicas registrados no Rio Grande do Norte têm até 35 anos e 27,6% deles têm 55 anos ou mais.
A pesquisa mostra também que o estado tem 6 escolas médicas com 615 vagas ao ano. O RN registra 1,3% em relação ao total de vagas de graduação em medicina no país. O Rio Grande do Norte soma 47 programas de Residência Médica, com total de 427 médicos residentes, o que representa 0,9% dos residentes do país. O estado tem 109,57 de estudantes de medicina para cada 100 mil habitantes. Em relação aos médicos residentes, o número é de 12,39 para cada 100 mil habitantes.
“O objetivo da Demografia Médica é fornecer uma
Mais de 1,15 milhão de médicos estarão em atividade no Brasil em 2035
O estudo divulgado pelo Ministério da Saúde indica que o Brasil chegará a 1,15 milhão de profissionais em 2035 e que a população médica será mais feminina, mais jovem e potencialmente mais concentrada em determinados territórios.
Em 2023, o país contava com 572.960 médicos, e esse número deverá ultrapassar 1,15 milhão em 2035, representando um aumento de mais de 100% em apenas 12 anos se mantidas as tendências atuais.
Além do crescimento absoluto, a razão de médicos por 1.000 habitantes seguirá uma trajetória ascendente. Em 2023, essa taxa era de 2,71 médicos por 1.000 habitantes. A projeção indica 5,25 médicos por 1.000 habitantes em 2035, mais do que o dobro do valor registrado no início do período analisado.
A pesquisa alerta que a distribuição dos médicos poderá se manter bastante desigual entre as unidades da Federação. Enquanto
O mais recente boletim apontou 8.343 médicos no estado
base empírica compartilhada para o debate sobre os diversos desafios enfrentados pela medicina e pelo sistema de saúde. Queremos produzir e divulgar evidências que possam apoiar a formulação e execução de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do SUS”, explica o coordenador do estudo, docente do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
(FMUSP), Mário Scheffer. Ainda de acordo com a pesquisa, o crescimento reflete a forte expansão das escolas médicas e do número de vagas ofertadas anualmente, consolidando um cenário de aceleração na formação de novos profissionais.
ESPECIALIDADES
Entre as 55 especialidades regulamentadas no Brasil, sete delas concentram
50,6% do total de especialistas: Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Anestesiologia, Cardiologia e Ortopedia e Traumatologia. No Rio Grande do Norte, o maior número de médicos é na especialidade de Clínica Médica. Ao todo, são 647. Na sequência vem Pediatria (601), Ginecologia e Obstetrícia (511), Cirurgia Geral (465) e Anestesiologia (405).
CLÍN i Ca m ÉD i Ca : 647
P ed I aTRI a : 601
GIN eC o Lo GI a e ob ST e TRÍCI a : 511
CIRURGI a G e R a L: 465
a N e ST e SI o
estados como Distrito Federal (11,83 médicos/ 1.000 habitantes) e Rio de Janeiro (8,11 médicos/ 1.000 habitantes) deverão seguir com índices elevados, outras regiões, especialmente na Amazônia Legal e no Nordeste, tendem a continuar com ofertas consideravelmente inferiores. O Maranhão possivelmente terá a menor razão do país, com 2,43 médicos por mil habitantes, seguido pelo Pará (2,56) e Amapá (2,76).
MARILENE PAIVA
marilene.paiva@gmail.com
A médica Aline
Gurgel é multifacetada e ilustra o livro
“Para todo mal, a cura” com sua veia poética. Aqui, com uma das organizadoras da coletânea, e interina neste espaço, Rafaella Costa
Luana Escóssia, uma médica de trajetória linda e um ser humano maravilhoso, em momento divulgação do livro “Para todo mal, a cura”, com Rafaella Costa.
A médica Patrícia
Camacho descreve sua trajetória em “Para todo mal, a cura”. Durante o lançamento, foi prestigiada pela filha Adriana Camacho e o seu amado Dida Pachequinho.
Oftalmologista das melhores, Keli Holanda tem história na medicina e nos inspira nas páginas do livro “Para todo mal, a cura”. Sendo recebida em lançamento por mim, Rafaella Costa Eu, Rafaella Costa, recebi o médico cirurgião, Alexandre Nonato, um dos participantes da obra, durante o lançamento do livro “Para todo mal, a cura”.
> O livro “Para Todo Mal, a Cura” está disponível para compra na loja Cia. Marítima, à avenida João da Escóssia, 259, Nova Betânia. Quem quiser conhecer histórias lindas de profissionais da Medicina e se encantar é só passar lá e garantir o seu.
> A médica endocrinologista Patrícia Jovelina foi a primeira médica a dizer “sim” ao projeto do livro “Para Todo Mal, a Cura”. Seu entusiasmo e confiança em nós deram muita sorte para o livro.
> Os 44 participantes da coletânea receberam o convite e muito respeitosamente responderam, disseram sim e estão conosco. São 44 profissionais compartilhando suas experiências. Um deles, in memoriam, Dr. Edgardo Be-
O lançamento do livro “ Para Todo Mal, a Cura” foi um momento de pura emoção! Eu, Rafaella Costa, e Marilene Paiva, como organizadoras, sentimos nosso coração transbordar de alegria com cada gesto de carinho dos leitores, parceiros e participantes. O apoio e as mensagens recebidas reafirmam que todo esforço valeu a pena. Obrigada por acreditarem nesse projeto! Seguimos juntos, cada vez mais fortes e inspirados.
Os frutos de um trabalho feito com dedicação sempre nos surpreendem. E assim seguimos, ainda absorvendo toda a energia e o impacto que Para Todo Mal, a Cura causou! O entusiasmo do público, o suporte dos parceiros e o retorno dos leitores foram além do que imaginávamos. Mais do que um evento, foi um verdadeiro encontro de afetos. Nossa gratidão é imensa a todos que tornaram isso possível!
Organizar “ Para Todo Mal, a Cura” foi uma jornada cheia de desafios e amor. Ver o livro ganhar vida e ser recebido com tanto carinho é uma alegria indescritível. A cada mensagem, ligação e depoimento, nossos corações se aquecem ainda mais. Que essa cura se espalhe não só pelas páginas, mas por encontros, palavras e conexões que transformam!
navides, teve a trajetória narrada pelo filho Cyrus Benavides.
> São histórias que ficarão para gerações futuras, de forma documentada. É um modo de se aproximar da sociedade como um todo; de fazer as pessoas conhecerem sua jornada como um todo.
> Não existe nada melhor do que investir energia em quem acredita em nós. E por esse motivo, nosso carinho especialíssimo a cada um e cada uma que compartilhou sua trajetória nesse livro de médicos potiguares.
> Esta coluna foi escrita interinamente por Rafaella Costa.
Manhã de sábado, 26, meu aniversário com café delicioso no Trailer Pasteizinhos da Praia, Calçadão, à beira-mar da Praia de Upanema, na companhia da minha salve, salve filha Dárian Rodrigues, engenheira elétrica da empresa Solar em Ourolândia/BA. Obrigado, coração, razão do meu viver.
Viva ao amor! Celebração festiva de casamento de Mateus & Kellen. A casa de praia dos pais da noiva, Kátia e Márcio, em Cristóvão, foi cenário elegante da cerimônia para família e convidados com serviços de Josué Buffet. Deus os abençoe unidos e felicidades sempre.
Jantar de Gideões Internacionais do Brasil, encontro da partilha do evangelho. Aplauso ao casal evangélico amigo Ailson Marcelino e Claudiane Oliveira, proprietários da loja Atacadão das Baterias, entrada do IPE-Areia Branca.
Casal empresarial das lojas Sport Line Calçados e Balão Mágico Taynara Campelo e Kenedy Duarte. Sempre gentis e atenciosos conosco, obrigado, amigos e parceiros!
Sucesso à empresária da loja AB Center no Show de Preço, Marceana Rafael, musa absoluta do empresário Medeiros Maia do Sempre Mais Atacadão, prestes a ser inaugurado em junho com 14 lojas e 200 empregos diretos. Obrigado, amiga!
Gratidão do filho vereador Renan Lima, presidente da CMAB, pelo exemplo seguido do seu pai, o exvereador e prefeito Djalma Souza, um evangélico ser de luz, íntegro e humilde. Justa homenagem a todos os trabalhadores no seu dia. Em nome do ex-padeiro, o popular Djalma.
Forrozão das antigas, especial com Jailson e Nara, hoje à noite no Intense Hall, point do casal empresarial Super Net Cleidemberg e Cristiane. Vamos recordar com a dupla o forró ex-Lagosta Bronzeada.
Os parabéns ao jovem aniversariante poeta e escritor Leonam Cunha, primogênito do casal prefeito Souza Neto/Joseane Nogueira que convida para superfesta em homenagem às Mães. Sábado, dia 10 de maio, às 16h na Tropical, com sorteios de prêmios valiosos.
Fazer a diferença com a melhor culinária e o gostoso churrasco de parrilha. Casal metre Emanoel José e gastrônoma Leomar Souza do Restaurante Fartot La Carte, point dos exigentes do bom paladar. Dia e noite, Centro de Areia Branca.
CAGED / De acordo com o Caged, o setor de serviços fechou o mês de março com o saldo de -470 empregos formais
Desde maio de 2020, quando o mundo vivia a pandemia da Covid-19, o setor de serviços de Mossoró não apresentava um saldo negativo de empregos tão alto como o que foi registrado no mês de março. De acordo com os dados divulgados recentemente pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), enquanto que em maio o setor de serviços registrou um saldo de -501 empregos formais, no mês de março de 2025 o saldo foi de -470 empregos de carteira assinada.
No terceiro mês do ano, o setor de serviços empregou 1.399 pessoas, mas realizou 1.869 desligamentos. Além de ter sido o mês com o maior saldo negativo de empregos dos últimos anos, março de 2025 foi também o mês que
menos empregou a população formalmente. Em janeiro, foram realizadas 1.435 admissões e em fevereiro, 1.780 pessoas foram contratadas formalmente para trabalhar no setor.
A queda acentuada no número de empregos ocorreu após uma leve recuperação do setor, ocorrida em fevereiro, quando foram criados 306 novos postos de trabalho. Mesmo com essa recuperação, o setor vinha acumulando saldos negativos de empregos desde setembro de 2024, apresentando uma pequena melhora em novembro, e voltando aos índices negativos em dezembro de 2024 e em janeiro de 2025. O grande número de demissões no setor iniciada no mês de setembro quebrou uma sequência positiva que vinha sendo registrada desde fevereiro de 2023.
O desempenho negativo do setor de serviços contribuiu significativamente para que a economia mossoroense fechasse o mês de março com o saldo de - 1.026 empregos formais, o maior índice negativo desde abril de 2020, quando Mossoró perdeu 1.146 postos de trabalho. Em março, foram realizadas um total de 2.870 admissões e 3.896 demissões, tornando-se o mês em que foram feitas menos contratações no ano de 2025.
Os saldos negativos de emprego em todos os setores econômicos da cidade ocorrem desde dezembro de 2024, quando Mossoró perdeu 701 postos de trabalho, quebrando uma sequência de nove meses de saldos positivos.
Além do setor de serviços, o setor agropecuário de Mossoró também registrou o seu pior saldo negativo desde março de 2022. Com 739 des-
O pior índice registrado pelo setor foi em maio de 2020, quando foram perdidos 501 postos de trabalho
ligamentos e apenas 47 admissões, o setor agropecuário do município encerrou o mês de março de 2025 com -692 empregos formais. Em março de 2022, o saldo foi de -917 postos de trabalho. Assim como ocorreu com o setor de serviços, em março ocorreu o menor número de contratações no setor neste ano, uma vez que em janeiro foram 133 admissões e, em fevereiro, foram 165. Historicamente, o setor apresenta
números negativos nos primeiros meses do ano e tende a se recuperar durante o segundo semestre.
SALDOS POSITIVOS
Os números do Novo Caged apontam que, apesar de Mossoró ter fechado o mês de março com saldo negativo de empregos formais, alguns setores da economia mossoroense conseguiram manter um desempenho positivo, realizando mais admissões
do que demissões. O comércio, a construção civil e a indústria apresentaram singelos saldos positivos de empregos formais gerados no terceiro mês do ano.
O comércio, que apresentou saldo de 30 novos empregos, conseguiu manter o número positivo pelo segundo mês seguido. O número é resultado de um total de 664 admissões e 634 demissões ocorridas no período. Em fevereiro, o setor fechou o mês com 65 novos empregos, conseguindo se recuperar de uma sequência de dois meses de queda (dezembro de 2024 e janeiro de 2025).
Apesar de ter permanecido com o saldo positivo de empregos, foi no mês de março que o setor menos contratou pessoas, comparado aos meses de janeiro (737 contratações) e fevereiro (768 admissões).
Inclusão socIal / São sete cursos e cerca de 270 pessoas atendidas neste primeiro semestre de 2025
Uma iniciativa voltada para a melhoria da qualidade de vida e para o acesso a informações. Esse é o Uern 60+, programa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, realizado por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), e que desenvolve ações voltadas às pessoas com mais de 60 anos de idade.
“O Uern 60+ surgiu no ano de 2024, quando foram formadas duas turmas, ambas com aproximadamente 30 alunos. Mas só a partir da Resolução 23/2024 foi instituído o programa Uern 60+ com ações voltadas para ensino, pesquisa, extensão, inovação e pós-graduação no âmbito da Uern”, comentou o professor Saulo Gomes, Diretor de Educação e Ações Comunitárias (DEAC/PROEX).
Essa iniciativa da Uern está em consonância com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU - ODS 2030, em especial com o ODS 3, que busca a promoção da saúde e do bem-estar para todos, em todas as idades, mas também em articulação com as áreas da saúde e desporto, meio ambiente, tecnologia e trabalho, direitos humanos, arte, cultura e letramento.
Neste primeiro semestre de 2025, estão sendo oferecidas sete atividades de extensão, as quais estão dis-
tribuídas em quatro campi da Universidade, sendo três em Mossoró, um em Caicó, em Natal e em Pau dos Ferros, e um que acontece na praia de Diogo Lopes, no município de Macau. Ao todo, foram distribuídas 270 vagas entre esses cursos. As aulas iniciaram no dia 22 de abril e seguem até o dia 11 de julho.
As atividades que são desenvolvidas com os idosos incluem orientações sobre cidadania e qualidade de vida, educação midiática e letramento digital, cultura oceânica, vida saudável e bem-estar para indivíduos 60+. “Esses cursos podem variar a cada semestre, dependendo das propositivas que os professores submeterem. Em 2024, conseguimos atender 60 pessoas e, nesse primeiro semestre de 2025, já tivemos um salto muito representativo, chegando a quase 270 inscritos”, disse Saulo Gomes.
AVISO DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2025 – CP/PMP
O Município de Portalegre/RN, por intermédio da Prefeitura Municipal, e da Comissão de Contratação designada pela Portaria nº 106/2024, torna público que, em atendimento as exigências da Lei nº 14.133/2021 c/c Decreto Municipal nº 713 de 21 de fevereiro de 2024, estará recebendo proposta de preço e documentação de habilitação para Credenciamento para contratação de leiloeiro oficial para a realização de leilões em atendimento das necessidades do Município de Portalegre/RN. O Termo de Adesão ao Credenciamento e a Documentação de Habilitação deverão ser encaminhadas, EXCLUSIVAMENTE por meio eletrônico, através do Portal de Compras Públicas (www.portaldecompraspublicas. com.br), a partir do dia 06 de maio de 2025 às 08h00min. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios: www.gov.br/pncp, www.portaldecompraspublicas.com.br, www.portalegre.rn.gov.br, pedido pelo e-mail: licitportalegre@gmail.com ou na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, sito a Rua José Vieira Mafaldo – 122 – Centro – Portalegre/RN – CEP.: 59.810-000, a partir da publicação deste Aviso. Portalegre/RN, 30 de abril de 2025. EUFRÁSIO DANTAS ROCHA JÚNIOR Comissão de Contratação Portaria nº 106/2024
A adesão ao programa tem sido grande e, por isso, a avaliação de organização também tem sido muito positiva. Segundo Saulo, “o Uern 60+ trouxe resultados bastante expressivos, e isso se dá pelo investimento que a Universidade faz em relação à concessão de bolsas para os estudantes de graduação e também pelo maior envolvimento de professores em relação às ações. A gente ampliou os espaços de atuação, então a gente saiu também dos muros da universidade, podendo ofertar o programa também em outros espaços”.
MelhoRia Nas Relações sociais dos idosos
Com o passar dos anos e o avanço da idade, é fundamental que os cuidados com a saúde física e mental da pessoa idosa sejam priorizados. Fazê-lo se sentir capaz de realizar determinada ati-
vidade e, para além disso, fazer com que se sinta parte, ativamente, de uma sociedade, é fundamental para o seu bem-estar. Nesse sentido, atividades como as que são desenvolvidas pelo Programa Uern 60+ têm um impacto notável na vida dessas pessoas.
“Percebemos que houve um nível de socialização maior desses idosos, de elevação da sua autoestima, da concepção de que ele é protagonista também na sua história e que ele tem muito ainda a aprender”, reforçou o professor Saulo Gomes.
Cada atividade de extensão tem a propositiva, também, de oferecer aos participantes oportunidades que, possivelmente, muitos deles nunca tiveram, por exemplo, estar em uma sala de aula. “Aquele idoso ou aquela pessoa idosa que não teve a oportunidade de estudar em virtude de outras atividades que foram ocu -
AVISO DE LICITAÇÃO
EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO N.º 014/2025 – PE/PMP
Exclusiva ME/EPP
O Município de Portalegre, por intermédio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Infraestrutura, e por intermédio do Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 004/2024 – GP/PMP, torna público que às 08h00min do dia 15 de abril de 2025, realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 014/2025, tipo Menor preço por ITEM, para Registro de Preço para a possível aquisição de peças e acessórios para os veículos de médio e grande porte, pertencentes a frota da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, com fundamento na Lei nº 14.133/2021, do Decreto nº 688, de 26 de dezembro de 2023 e do Decreto Municipal nº 695, de 27 de dezembro de 2023, da Lei Complementar nº 123/2006 e demais normas que regem a matéria e as exigências estabelecidas no Edital.
A sessão pública será realizada no site www.portaldecompraspublicas.com.br, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 15 de abril de 2025, às 08h00min.
O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios: www.gov.br/pncp, www.portaldecompraspublicas.com.br, www.portalegre.rn.gov. br, pedido pelo e-mail: licitportalegre@gmail.com, ou na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, sito a Rua José Vieira Mafaldo – 122 – Centro – Portalegre/RN – CEP.: 59.810-000, a partir da publicação deste Aviso. Portalegre/RN, 30 de abril de 2025.
EUFRÁSIO DANTAS ROCHA JÚNIOR Pregoeiro Municipal Portaria nº 004/2024 – GP/PMP
pando a sua vida e que fez com que ele saísse das salas de aula, hoje o programa Uern 60+ lhe dá a oportunidade de compreender e de entender a sua participação na sociedade, do quanto ele pode contribuir para o seu desenvolvimento social e pessoal, e isso vai abrir portas para outras possibilidades também”, afirmou Saulo Gomes.
letRaMeNto digital oRieNta sobRe uso seguRo das Redes sociais
O curso de letramento digital é um dos destaques dentro do programa, visto que, atualmente, as redes sociais fazem parte da rotina e, por isso, é fundamental que as pessoas idosas possam aprender a usá-las de forma correta, combatendo assim a exclusão digital.
Saulo Gomes destaca a
importância desse curso. “Através do Programa Uern 60+, ele tem a oportunidade de compreender melhor sobre a importância das redes sociais e do uso do telefone celular, o cuidado que ele deve ter para não ser usurpado, roubado através de uma ligação telefônica ou de uso de um aplicativo de maneira indevida. Então o curso dá uma série de orientações para que ele, de fato, compreenda o seu espaço de protagonismo na sociedade”.
A proposta visa não só aprimorar as habilidades digitais, mas garantir maior conexão da pessoa idosa com o mundo contemporâneo de uma forma eficaz e segura. O curso de letramento digital, na Uern Mossoró, ainda dispõe de algumas vagas. Os interessados podem entrar em contato com a Proex/Uern, pelo instagram @proexuern.
Rua Ozéas Pinto, nº 140, Centro, Viçosa – RN. CEP: 59.815-000 - CNPJ: 08.158.198/0001-48 E-mail:
CONCORRÊNCIA ELETRÔNICA AMPLA PARTICIPAÇÃO
Prefeitura Municipal de Viçosa
CONCORRÊNCIA ELETRÔNICA Nº 001/2025 - CE
O Governo do Município de Viçosa, Estado do Rio Grande do Norte, através da Prefeitura Municipal de Viçosa, por intermédio do Agente de Contratação, designado pela Portaria n.º 003/2022 – GP/PMV, torna público que às 08:00 do dia 16/05/2025, fará realizar licitação na modalidade CONCORRÊNCIA, na forma ELETRÔNICA, de nº 001/2025 - CE, com critério de julgamento Menor preço Global, para contratação de empresa especializada para prestar serviços de coleta, limpeza pública e transporte de resíduos sólidos urbanos do Município de Viçosa (RN), nos termos da nos termos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto nº 113, de 26 de dezembro de 2023, e demais legislação aplicável e, ainda, de acordo com as condições estabelecidas no Edital e Anexos. A sessão pública será realizada no site https://www.portaldecompraspublicas. com.br/, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 16/05/2024 às 08:00. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios https://www.portaldecompraspublicas.com.br/, www.vicosa.rn.gov.br, ou na Sala de Licitações da PMV, sito a Rua Ozéas Pinto, 140, Centro, cidade de Viçosa - RN, a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente. Viçosa/RN, 30 de abril de 2025. FRANCISCO CANINDÉ DE SOUSA NUNES Agente de Contratação
Da prisão pro livro / Nova obra do jornalista e escritor potiguar Márcio Morais traz histórias de vida de mulheres que passam ou passaram pela experiência de viver dentro de celas
Transportar para páginas de um livro histórias de vida de mulheres que passam ou passaram pela experiência de viver dentro de celas do sistema prisional. Esse é o roteiro principal de uma nova obra que está sendo produzida pelo jornalista e escritor potiguar Márcio Morais.
“Ecos do Cárcere”. Esse é o nome do novo livro que será lançado por Márcio Morais, que também é policial penal do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. Em conversa com a reportagem do Jornal DE FATO, ele falou sobre essa nova obra. Márcio lembrou, inicialmente, que já lançou quatro livros em série dentro da temática do sistema prisional.
Foi a série intitulada de “Por Trás das Grades”, que inclui o último livro, que foi o volume 4, lançado no mês passado. Sobre a obra “Ecos do Cárcere”, Márcio contou como surgiu a ideia de produzir esse livro. “Vendo que pouco se fala na questão da mulher encarcerada, eu resolvi lançar esse livro”, disse ele, chamando a atenção para a quantidade de internos e também de internas do sistema carcerário estadual.
“Atualmente, no estado, temos 13.463 internos, sendo que 901 são mulheres. Então, a gente vê que o número de mulheres que tem se envolvido com o mundo do crime é grande. Quase mil mulheres. Isso, presas; fora as que morreram, fora as que ainda não foram presas”.
Autor diz
Márcio também pontuou acerca da finalidade do livro. “Então, assim, o objetivo desse livro, a exemplo do Por Trás das Grades, é de alertar a juventude sobre a questão do crime, da prisão, que não tem futuro. Porque quem se envolve com o crime tem dois caminhos: prisão e morte. Não vejo ninguém se aposentar no mundo do crime”, ressaltou ele, em tom de alerta.
“Além disso, o objetivo maior do livro é mostrar que existe um número muito grande de mulheres envolvidas com o mundo crime e também lançar luz sobre como é a vida delas”, acrescentou, chamando a
atenção para uma ideia equivocada que ainda existe que crimes só podem ser cometidos por homens. Márcio adianta que a produção do livro já vem ouvindo mulheres presas e ex-detentas que ‘entraram de corpo e alma no crime’, e que mataram pais, irmãos.
Márcio Morais revelou também que depois que o livro for lançado, vai realizar uma ação em escolas,
com palestras com a participação de duas ex-detentas. “Vou visitar escolas das principais cidades da região, como Mossoró, Areia Branca, Apodi, Pau dos Ferros, Alexandria, Umarizal, Caraúbas, e fazer palestras nas escolas, junto com as ex-internas para que elas falem para os jovens, principalmente, meninas, sobre as consequências de se envolver com o mundo do crime”.
Livro deve ser lançado em três meses
O jornalista e escritor
Márcio Morais informou que a previsão de lançamento do livro “Ecos do Cárcere” é dentro dos próximos 90 dias. “Eu ainda vou fazer reuniões. Vou conversar com quem está dentro do cárcere, com quem já está fora. Mas que, de uma forma ou de outra, teve envolvimento com o mundo do crime”. Márcio disse que as entrevistas também buscarão ouvir as dificuldades enfrentadas pelas mulheres depois de ganharem liberdade e saírem das cadeias. “A gente vai ouvir quem está fora do cárcere, sobre as barreiras que encontram fora das grades. Porque, muitas vezes, a sociedade cobra, mas não dá oportunidade. Todo mundo tem direito de errar e de buscar a recuperação, a reparação do dano”, afirmou ele. O jornalista e escritor acrescentou que o livro abordará ainda o porquê dessas mulheres terem entrado no mundo do crime. “Vamos buscar mostrar toda a trajetória dessas internas e ex-internas. Desde a juventude, a passagem pela prisão e a liberdade”, explicou.
Autor, que também é policial penal, chama a atenção para o que considera ser um número considerável de mulheres envolvidas com o mundo do crime
Continuação / Produção da obra foi aprovada em seleção da Secretaria de Cultura do RN, com recursos do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)
Ojornalista e escritor Márcio Morais disse estar muito feliz com a produção deste novo livro Ecos do Cárcere. “Estou com o coração vibrando por ter tido meu projeto aprovado. Sou um escritor independente que já coloquei quatro livros no mercado literário”.
A obra sobre mulheres do cárcere teve o projeto editorial contemplado no Edital de Fomento do Livro, Leitura e Literatura 13/2024, promovido pela Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, com recursos do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), plenamente homologado pelas fases de mérito cultural e de habilitação.
Márcio frisa que Ecos do Cárcere vai revelar histórias reais de mulheres envolvidas com o crime, a partir de pesquisa em presídios do RN. O jornalista e escritor potiguar contará com recursos do Edital de Fomento ao Livro, Leitura e Literatura, para produzir o livro. A obra vai documentar histórias reais de mulheres do cárcere no estado, que trocaram a liberdade pela vida no crime.
Márcio Morais: “Estou com o coração vibrando por ter tido meu projeto aprovado. Sou um escritor independente que já coloquei quatro livros no mercado literário”
‘Quero mostrar os caminhos sem volta e evitar que outras jovens sigam esse destino’, diz autor
“Já acompanho essa realidade há anos como repórter, escritor e policial penal. Agora, vou poder aprofundar e transformar essas vivências em livro, dando voz a personagens reais que precisam contar suas histórias de vida”, destacou Morais, que tem mais de 15 anos de atuação no sistema prisional do estado.
Segundo o autor, o livro será uma ferramenta de reflexão e conscien-
tização. “Muitas mulheres entram no crime por necessidade, abandono ou coerção. Quero mostrar os caminhos sem volta e, quem sabe, evitar que outras jovens sigam esse destino”, explicou. A editora Unilivreira, que se destaca por atuação no segmento de Literatura do Cárcere, e publicou livros referenciais como “A Escolha Errada” e “De Tambaba a Prisão”, deverá produzir este novo livro.
Escritor acumula neste ano lançamentos de três livros
O jornalista e escritor potiguar Márcio Morais acumula neste ano lançamentos de três livros: o volume 4 do Por Trás das Grades, o Ecos do Cárcere
e o livro sobre o assaltante Pedro Rocha, que também foi tema de reportagem recente do Jornal DE FATO.
Márcio Morais é autor
Escritor tem usado rede social para divulgar trechos
O jornalista e escritor potiguar Márcio Morais tem utilizado um perfil em uma rede social para divulgar trechos do livro sobre o ex-assaltante de bancos Pedro Rocha. Nesta semana, ele publicou o registro de uma foto do personagem da obra em frente a uma agência bancária, com a
legenda “O crime não compensa”.
A postagem relatava que, “em um dia comum no Banco do Brasil de Apodi, Pedro, tímido, hesitou ao entrar. Era a primeira vez em mais de 40 anos que atravessava a porta de um banco sem a intenção de assaltar. Hoje com 67 anos
da série Por Trás das Grades, que já conta com quatro volumes, sendo o mais recente lançado neste mês de abril. Ele também trabalha em uma obra sobre a trajetória criminosa do ex-assaltante de bancos Pedro Rocha Filho.
Tanto o Por Trás das
de idade, longe do mundo do crime, saúde debilitada, naquele momento, ele entrava em uma agência como cidadão comum, sem fuzil, sem touca ninja para esconder o rosto, sem adrenalina que um assalto proporciona; entrou de mãos limpas, cabeça erguida, com o chapéu na cabeça, herdado do seu saudoso pai, Pedro Rocha”.
A publicação continuou: “Ao olhar ao redor, os olhos se encheram de lágrimas:
Grades quanto a obra sobre o ex-assaltante de bancos Pedro Rocha já foram assuntos de matérias publicadas pelo Jornal DE FATO, como a reportagem veiculada em fevereiro deste ano acerca do livro que trata da história de Pedro Rocha.
‘Tanto dinheiro que tirei daqui... e hoje não tenho nada’”. Outra postagem trouxe Pedro Rocha em frente a uma igreja no município de Janduís, terra natal dele. “Longe das manchetes policiais que o consagraram como criminoso, Pedro ressurge aos olhos do povo como filho, amigo e irmão — um homem marcado, mas não esquecido. A narrativa revela o poder do carisma, da memória afetiva e do perdão coletivo”.
FUTEBOL / Cariocas tentam se recuperar após derrota para o Botafogo, e pernambucanos buscam a primeira vitória
Carlos Castilho/Fluminense
Rio – De olho nas primeiras posições do Brasileirão, o Fluminense terá mais um desafio pela frente. Neste sábado, 3, o tricolor carioca terá pela frente o Sport, pela sétima rodada da competição, no Maracanã, às 18h30.
O clube carioca está em quinto lugar, com 10 pontos, quatro atrás do Flamengo, primeiro colocado do campeonato. A equipe busca voltar ao caminho das vitórias no Brasileiro, após empatar por 1 a 1 com o Vitória e perder por 2 a 0 para o Botafogo.
O desempenho do Fluminense na Copa do Brasil também não agradou. Na última quarta-feira, o clube conseguiu uma vitória apertada sobre a Aparecidense, por 1 a 0, pelo jogo de ida da terceira fase do torneio. Após o apito final, vaias foram ecoadas no Maracanã.
Por outro lado, o Leão da Ilha é o único clube que ainda não venceu. Lanterna da competição, com apenas
dois pontos, o clube perdeu quatro jogos e empatou dois. Na última rodada, foi derrotado pelo Red Bull Bragantino, por 1 a 0.
O atacante Germán Cano se recupera de uma distensão no ligamento do joelho esquerdo e não estará à disposição da comissão técnica. A tendência é que Everaldo, contratado para ser a ‘sombra’ do argentino, seja utilizado no setor.
O lateral-esquerdo Gabriel Fuentes pode ganhar sequência entre os titulares. Após mais de um mês longe dos gramados por conta de uma lesão muscular, o colombiano fez seu retorno no último jogo e disputa a titularidade com Renê.
Autor do gol contra a Aparecidense, o atacante Keno também pode seguir entre os onze iniciais. O veterano tem chance de aparecer na vaga de Canobbio, que não vive boa fase desde que o técnico Renato Gaúcho assumiu o cargo. O escolhido deve formar o trio
Keno deve ser mantido no time titular do Fluminense de ataque com Arias e Everaldo.
Desfalque nas últimas duas partidas por conta de uma conjuntivite, o volante Hércules volta a ser relacionado. Ele provavelmente começará entre os reservas,
Ceará e Vitória medem forças neste sábado, 3, às 18h30, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Em momentos parecidos, os dois times buscam se consolidar fora da zona de rebaixamento e dar sequência a uma campanha mais estável na elite nacional.
O Ceará ocupa a 9ª posição na tabela, com oito pontos, e vem de empate por 1 a 1 com o São Paulo na Arena Castelão, resultado que manteve a invencibilidade da equipe em casa. Já o Vitória aparece na 14ª colocação, com seis, e também empatou na rodada passada: 1 a 1 com o Grêmio, em Salvador.
O histórico do confronto entre os clubes mostra equilíbrio em números gerais e domínio recente do time baiano. Em 41 partidas, o Vitória soma 15 vitórias, contra 13 do Ceará e 13 empates. Os últimos três encon-
tros, todos em 2023 — dois pela Série B e um pela Copa do Nordeste — terminaram com vitórias do rubro-negro.
Para os cearenses, a partida representa a chance de confirmar a força dentro de casa e se manter entre os dez primeiros. Já os baianos tentam reencontrar o caminho das vitórias longe de seus domínios, onde ainda não venceram nesta edição da Série A.
Tanto o Ceará quanto o Fortaleza optaram por mandar seus jogos no Presidente Vargas. A decisão foi tomada para preservar o gramado da Arena Castelão, que vem recebendo uma sequência intensa de partidas e apresenta sinais de desgaste.
Do lado do Ceará, o técnico Léo Condé deverá manter a base da equipe que enfrentou São Paulo e Palmeiras nas últimas rodadas. A principal referência do time segue sendo o atacante Pedro Raul, que vive boa fase e
tem se destacado com a camisa alvinegra, sendo um dos artilheiros da temporada.
Por outro lado, o departamento médico ainda concentra atenções. O atacante Carlos Eduardo iniciou tratamento por conta de uma lesão no músculo posterior da coxa. Renato Kayzer e Willian Oliveira, que já estavam em recuperação, seguem fora – o primeiro por uma lesão na coxa, e o segundo, no joelho.
Confiante na evolução da equipe, Carpini reforçou seu comprometimento com o projeto e evitou qualquer sinal de abatimento.
“Eu tenho muita convicção no meu trabalho, eu não jogo a toalha nunca. Se eu não tivesse convicção no meu trabalho e na capacidade do elenco eu nem teria vindo, porque a situação era muito mais complicada”, declarou o treinador.
enquanto Martinelli e Nonato devem ser titulares no meio-campo. O último tem a concorrência de Facundo Bernal.
O zagueiro Thiago Silva, com uma lesão muscular na coxa direita, e o meia Riquel-
me Felipe, com uma entorse no joelho esquerdo, seguem longe dos gramados. Os também meias Isaque e Renato Augusto, ambos em processo de recondicionamento físico, aumentam a lista de desfalques.
O provável time será Fábio, Samuel Xavier, Ignácio, Juan Freytes e Gabriel Fuentes (Renê); Martinelli, Nonato (Bernal) e Ganso; Jhon Arias, Everaldo e Keno.
No Sport, o lateral-esquerdo Dalbert, recuperado de um problema na panturrilha, e o atacante Pablo, liberado após tratar uma lesão no adutor da coxa esquerda, são novidades e reforçam as opções do técnico Pepa. Além da dupla, o volante Rivera, que cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo no último jogo, também está de volta e deve ser titular.
O Sport não deve contar com o atacante Gonçalo Paciência, que está no departamento médico tratando um incômodo na coxa. Por outro lado, o volante Sérgio Oliveira, em transição depois de um desconforto muscular, tem mais chance de ser relacionado. Caso esteja apto, disputa vaga entre os onze iniciais com o jovem Zé Lucas.
Para fechar o sábado, 3, de Brasileirão, Bahia e Botafogo se enfrentam na Fonte Nova, em Salvador, a partir das 21h, em confronto válido pela 7ª rodada do campeonato.
Os dois chegam motivados para o confronto, já que vêm de vitórias tanto no Campeonato Brasileiro como na Copa do Brasil. Enquanto os baianos bateram ninguém menos do que o Palmeiras, no último fim de semana, e depois o Paysandu, ambos fora de casa, os cariocas superaram o Fluminense em clássico e atropelaram o Capital para colocar um pé nas oitavas de final da copa.
Pelo Brasileiro, até aqui, eles fazem campanhas parecidas. O Bahia soma nove pontos, enquanto o Botafogo tem oito. Ambos vislumbram a vitória para terminar a rodada dentro do G-4.
O confronto marcará o reencontro de Renato Paiva, atual técnico do Glorioso, com o Tricolor, onde trabalhou em 2023.
Vivendo um grande momento, com quatro resultados positivos em sequência, o Bahia deve manter a mesma base de time que atuou contra o Palmeiras, visto que contra o Paysandu alguns jogadores importantes, como Everton Ribeiro e Jean Lucas foram poupados e ficaram no banco de reservas.
Rogério Ceni deve escalar: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Erick Pulga, Ademir e Lucia-
no Rodríguez (Willian José).
No Botafogo, o técnico Renato Paiva tem baixas consideráveis. Barboza e Gregore estão suspensos, enquanto Savarino e Matheus Martins, lesionados. Além de suspenso, Barboza também se recupera de lesão no pé.
A provável escalação será John; Vitinho, Jair, David Ricardo e Cuiabano; Patrick de Paula (Allan), Marlon Freitas e Jefinho; Artur, Igor Jesus e Mastriani.
SÁBADO, 3
18h30 – Ceará x Vitória
18h30 – Corinthians x Inter
18h30 – Fluminense x Sport
21h – Bahia x Botafogo
DOMINGO, 4
16h – Grêmio x Santos
16h – Vasco x Palmeiras
18h30 – Cruzeiro x Flamengo
SEGUNDA, 5
19h – Bragantino x Mirassol
20h – Juventude x Atlético/MG
FUTEBOL / Jorge do Rosário censura gestão e lembra que processo de PPP pode não avançar devido questão judicial
Oempresário do setor da construção civil, Jorge do Rosário, comentou sobre a situação do Estádio Municipal Leonardo Nogueira, o Nogueirão, e criticou a Prefeitura de Mossoró pela demora em resolver uma pauta que se arrasta desde 2021, ano em que o prefeito Allyson Bezerra anunciou oficialmente a municipalização do estádio.
“Penso que o caso do Nogueirão é delicado e urgente, mas não está sendo tratado com a importância e os cuidados que o assunto exige. A Prefeitura realiza reuniões com alguns dirigentes esportivos, promete lançar um edital, seja para permuta ou comodato, mas até agora não apresentou sequer um planejamento mínimo”, criticou Jorge, que representa o Sinduscon Mossoró (Sindicato da Indústria da Construção
Civil de Mossoró) junto à Fiern (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte).
A mais recente promessa da gestão municipal, feita em reunião recente, é a publicação de um edital neste mês de
msantos@defato.com
Amaio, com o objetivo de atrair empresas para uma Parceria Público-Privada (PPP) sob regime de comodato. O mo-
7ª rodada do Brasileirão segue neste sábado, 3, com quatro partidas importantes envolvendo clubes em diferentes situações na tabela. Os confrontos prometem impacto direto tanto na parte de cima quanto na zona de rebaixamento.
A abertura do sábado será às 18h30, no Estádio Presidente Vargas, onde o Ceará, 9º colocado com oito pontos, busca manter sua posição no meio da tabela diante do Vitória, atual 14º com seis. Ambos vêm de empates na última rodada: o Ceará ficou no 1 a 1 com o São Paulo, fora de casa, e o Vitória empatou por 1 a 1 com o Grêmio, em Salvador.
Duas partidas simultâneas ocorrem às 18h30. Na Neo Química Arena, o Corinthians (12º, com sete pontos) tenta se reabilitar da goleada sofrida para o Flamengo por 4 a 0. O adversário será o Internacional, 6º colocado com nove pontos, que vem embalado após vitória por 3 a 1 sobre o Juventude.
No mesmo horário, o Fluminense, atualmente 5º com 10 pontos, recebe o Sport no Maracanã. O time carioca busca recuperação após perder por 2 a 0 para o Botafogo no clássico da última rodada. Já o Sport, penúltimo colocado com quatro pontos, tenta reencontrar o caminho das vitórias após o empate sem gols com o Fortaleza em uma partida recheada de polêmicas.
Encerrando a noite, às 21h, o Bahia mede forças com o Botafogo na Arena Fonte Nova. Os baianos surpreenderam ao vencer o Palmeiras por 1 a 0, fora de casa, e ocupam o 7º lugar, com nove pontos. Já o Botafogo, 8º com os mesmos nove, vem embalado após bater o Fluminense no Nilton Santos.
Botafogo
O Botafogo confirmou as lesões de Savarino, Barboza e Matheus Martins, porém, não divulgou prazos para as voltas dos jogadores. Savarino e Matheus tiveram lesão muscular na coxa e Barboza sofreu contusão no pé esquerdo. Por isso, os três são desfalques no jogo deste sábado, contra o Bahia.
Dudu fora do Cruzeiro
O Cruzeiro oficializou nesta sexta-feira, 2, a rescisão contratual com o atacante Dudu. O atacante, 33 anos, está livre no mercado e pode assinar com qualquer clube. Ele deixa o clube mineiro quatro meses depois de sua contratação. Nesse período, ele fez apenas 17 jogos, com dois gols marcados. Foram cinco partidas pelo Brasileirão, três pela Copa SulAmericana e nove pelo Campeonato Mineiro.
JJ demitido
O Al-Hilal está próximo de fazer uma troca em seu comando técnico ainda nesta temporada. O time saudita encaminhou a demissão do português Jorge Jesus, que perdeu o prestígio na equipe após a eliminação para o Al-Ahli na Liga dos Campeões da Ásia, na última terça-feira, e, inclusive, já sondou um possível substituto: Ramón Díaz, ex-Corinthians
Opção
Jorge Jesus voltou a ganhar força na CBF após a negociação frustrada com o técnico Carlo Ancelotti, do Real Madrid. No entanto, a entidade evita detalhes devido ao assunto sobre o “novo técnico da seleção” se arrastar por tempo, gerando certo desgaste. Abel Braga, do Palmeiras, também está na agenda.
delo prevê que o investidor reconstrua o Nogueirão, implante infraestrutura no local e tenha o direito de explorar comercialmente a área por 35 anos, no bairro Nova Betânia. No entanto, como o estádio ainda está sob análise judicial, o processo pode não avançar.
“Com certeza, se isso não for resolvido logo na justiça, é uma questão que afastará investidores em potencial. Em tese, é da natureza do empresário ter sempre um pé atrás em negociar com poder público”, comentou Jorge.
A ação judicial mencionada foi movida no ano passado pela antiga gestora do estádio, a Liga Desportiva Mossoroense (LDM), e tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública. A LDM alega, com base em provas apresentadas, que houve diversas irregularidades e fraudes no processo de reversão do terreno do Nogueirão para o controle da Prefeitura, o que culminou na municipalização em 2021. Com isso, a entidade pede a retomada da
administração do estádio. Como ex-presidente do Potiguar e entusiasta do esporte, Jorge do Rosário espera uma solução em breve.
“Desejo demais que encontremos uma solução o mais breve possível. Além de ser desportista, defendo que o futebol é a maior e a mais popular manifestação cultural de qualquer cidade. Já é uma razão que justifica qualquer esforço”, disse ele.
“É vexatória essa situação do Nogueirão, que vem de longe, mas que precisa ser resolvida, porque Mossoró precisa, pode e merece”.
Mesmo que o projeto de reconstrução avance, Jorge também demonstrou preocupação com os clubes locais: Potiguar, Baraúnas e Mossoró EC.
“Existe ainda uma questão prática: onde os clubes de Mossoró jogarão enquanto o novo estádio não for construído? Mesmo sendo otimista, considerando que tudo corra bem, ainda teremos, no mínimo, dois anos sem estádio”, concluiu.
ABC enfrenta Ituano e busca primeira vitória na Série C
O ABC entra em campo neste sábado, 3, em busca da sua primeira vitória na Série C do Campeonato Brasileiro. Se conseguir, também seria a primeira vez que conseguiria o resultado diante do rival, o Ituano/SP. A partida está marcada para as 17h, no estádio Frasqueirão, em Natal. De acordo com estatísticas da plataforma oGol, os dois clubes se enfrentaram duas vezes em jogos oficiais. Ambos ocorreram na Série B de 2023, quando o Ituano venceu, em casa, o jogo do primeiro turno por 3 a 0, enquanto a partida do returno acabou em empate por 1 a 1 no Frasqueirão.
Sob o comando de Evaristo Piza, o ABC tem um aproveitamento de 38% nos jogos oficiais. Dentro do universo em que predominam os empates, a equipe conquistou apenas uma vitória em sete partidas. A única derrota sofrida sob o comando de Piza neste período foi no clássico contra o América, na decisão do Campeonato Estadual. Neste sábado, o alvine-
gro potiguar retorna ao seu estádio para enfrentar o Ituano, vice-líder da Série C. Para chegar às rodadas finais com boas chances de classificação, a matemática do torneio indica que uma equipe precisa somar oito pontos a cada 15 disputados. Assim, o ABC entra em campo na quarta rodada ciente da importância dos três pontos para manter-se dentro dessa média inicial.
O desempenho em casa será decisivo para a trajetória do clube na competição. Piza acredita que o time está evoluindo e espera que os atacantes aproveitem melhor as oportunidades criadas.
“A repetição da formação seria o ideal? Pode ser, considerando a referência que tivemos nos 20 minutos contra o CSA em casa. O objetivo é dar mais uma oportunidade para que os atletas transformem essas boas jogadas em gols. Isso também abre uma possibilidade de estratégia diferente: começar com um time mais leve”, explicou o treinador.
Jornal de Fato • sábado, 3 de maio de 2025
atenção / Como garantir saúde física e emocional no pós-parto
Maria Beatriz Melero Colaboração
Opuerpério é uma das etapas mais desafiadoras da vida de quem acabou de dar à luz. O período se inicia logo após o parto e, embora se considere que ele dura cerca de seis semanas, não tem um tempo exato, e muitas mães podem ter seus efeitos emocionais por mais tempo.
Trata-se de um momento de intensas transformações físicas e emocionais, marcadas pela recuperação do corpo, os ajustes hormonais e a chegada de um novo ser à rotina familiar. Nesta fase, não é apenas o
recém-nascido que precisa de cuidados. A puérpera também requer atenção — e não apenas médica, mas também psicológica, afetiva e prática.
Entenda a seguir por que o puerpério é um período tão delicado, quais são os cuidados mais importantes e como o autocuidado pode (e deve) fazer parte dessa jornada.
Desafios
O pós-parto envolve dores, limitações e uma necessidade constante de repouso. Segundo a ginecologista e obstetra Carla Betarelli, do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista, alimentação equilibrada, boa hidratação e descanso adequado são essenciais para que a puérpera
se recupere — e também para que consiga amamentar com segurança. “O corpo precisa se recuperar do parto — seja ele normal ou cesariana — e, ao mesmo tempo, estar bem para cuidar de uma nova vida que depende da mãe para tudo”, explica.
Mas o desafio vai além do físico. O impacto emocional também é significativo, especialmente por conta da queda repentina dos hormônios, como a progesterona.
“As oscilações hormonais geram algumas questões emocionais, tristeza fácil e um pouquinho de ansiedade. Somado a isso, temos a novidade de um bebê, o que pode gerar um pouco de insegurança e um pouco de dúvida”, completa Carla.
a amamentação e seus obstáculos
Apesar de frequentemente
idealizada, a amamentação pode ser um processo doloroso e cheio de incertezas. Muitas mulheres enfrentam dificuldades com a pega do bebê, feridas nos mamilos e medo de não conseguir produzir leite suficiente.
Fernanda Andrade, coordenadora de Enfermagem da startup L2D Saúde Digital, relata como a educação sobre o tema e o apoio às puérperas nesse momento contribuem para tornar a amamentação um momento mais tranquilo. Ela coordena o projeto da empresa na Santa Casa de Tatuí (SP) e no Hospital Municipal de Itupeva (SP), que acolhe mulheres durante o puerpério por 60 dias.
“São mães que relatam dor ao amamentar, sangramento da mama e do mamilo. Com a orientação de como ter a pega correta ou a posição adequada, conseguimos fazer com que o
momento não seja sinônimo de dificuldade ou dor.”
Desmistifican D o o puerpério
Os mitos ainda fazem parte do imaginário popular e impactam diretamente o bem-estar da mulher. Alguns dos mais comuns e que são considerados falsos:
- não poder levantar a cabeça após a anestesia: as técnicas atuais permitem que a mulher se levante e tome banho já no primeiro dia após o parto; - não poder lavar os cabelos por 45 dias: higiene pessoal é permitida e recomendada; - amamentar impede nova gravidez: amamentação não é método contraceptivo seguro; - só pode comer canja: alimentação deve ser variada e equilibrada, inclusive com peixes e legumes.
O lançamento do livro “Para todo o mal, a cura”
O livro “Para todo mal, a cura” foi lançado oficialmente na segunda-feira (28), em happy hour na loja Cia. Marítima. É a quarta coletânea organizada por Rafaella Costa e Marilene Paiva (que ainda se recupera, e bem, de uma cirurgia), dessa vez voltada para a área médica. São 44 médicos e médicas narrando suas trajetórias até se consagrarem os profissionais que são. O casal Raíza Leite e Enver Freire se uniu à dupla, já divulgando a Feira Bem Mais Saúde, que acontece em agosto e tem como público-alvo profissionais da saúde. Socorro Paiva assinou o buffet.
Gorete e os filhos Herbert Júnior, Andréa, Cláudia, Cristiane e Guilherme fazem a festa neste sábado para comemorar o esposo e pai, Herbert Vieira. Saúde e paz!
Meus queridos Careca e Lucinha Figueiredo. Careca com idade nova na quarta (6)!
Liga
Os infelizes são ingratos; isso faz parte da infelicidade deles.”
ViCtor HUGo
Andréa Rosado enche de mimos o marido, o bacana Alex Moacir, folhinha da terça (5)!
Parabéns e votos de saúde e paz ao Pe. Flávio Augusto Forte Melo, aniversariante da sexta (9)!
Casal Herman Lima/ Carmem. Ela com idade nova na sexta (9), e a coluna antecipa a festa. Felicidades!
Noguchi Filho e Ediane em recente evento. Ediane é outra aniversariante festejada da quarta (6)!
a Liga de mossoró – estudos e Combate ao Câncer começa o mês com campanha linda na rua em comemoração aos 25 anos de atividades na instituição. o ator igor Fortunato, agora na Globo, é o rosto da campanha. TV, outdoors e redes sociais já começam a divulgar nessa primeira semana.
R. Antônio Vieira de Sá, 440
3317-4545 / 3316.0409
Fernanda Gadelha faz festa neste sábado (3), para comemorar o aniversário do marido, Luís Henrique Moura. Parabéns!
O oftalmologista Gil Carneiro recebe o abraço da coluna pela idade nova na quarta (6)!
Presente
Vivas para a cantora Bia Gurgel, comemorando a vida na quarta (6)!
Gomes Sobrinho/ Rosa. Ela brindando à vida na quinta (8). Tim tim!
e, como sempre, a coluna dá dicas do presente para o dia das mães. indico sem medo de errar opções como Carmen steffens, o boticário, Tressê, apreciatte, sensacionally, eveline soares brand e officiale. Nelas você encontra o presente ideal para sua mãe com ótimos preços e condições.
Hoje é dia de vivas para o industrial Herbert Vieira, Julierme Torres, Roberto Germano, Clecivânia Fernandes mariano, o arquiteto igor azevedo, Luís Henrique moura, Ronney Vale, Cid Campos, Francisco Soares de Queiroz e o deputado estadual ezequiel Ferreira de souza. Amanhã (4), é dia de festa para Gabriela Torquato de Holanda, a arquiteta Vera Cidley Paz de Lira e Castro, sara Hayanna, José Valério Cunha, a cantora Conceição andrade e Geíza Pinto. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!
O Requinte Buffet já lançou sua programação para o almoço especial do dia das mães. além das delícias assinadas por socorro Paiva e sua equipe (mesa fixa de entrada, buffet completo, sobremesas e bebidas, exceto as alcóolicas), tem a boa música de edson moura. Tudo começa ao meio-dia e as reservas podem ser feitas pelo 84 981080188. Vamos?!
Giullio e Érica anzilotti preparam com esmero o Camarote La Goccia blu para o Pingo da mei dia no próximo dia 7 de junho. open bar e open food (com tudo que se tem direito e as atrações musicais exclusivas como Renata Falcão, Forró dos 3, Ferro na Boneca e arnaldinho Netto. as vendas acontecem no La Goccia blu, no blu Point (Vila Grega) e no outGo. Não tenham dúvidas que esse é o melhor camarote do Pingo!
o amigo Lisboa batista, colunista maior de Pau dos Ferros, anuncia mais uma edição da sua tradicional Festa dos Destaques, evento que movimenta toda a sociedade do Alto Oeste e que vai acontecer no dia 2 de agosto. momento de valorizar os profissionais da região. o colunista aqui, mais uma vez, assina o cerimonial da noite!
conexaosaude.defato@outlook.com
rUHaMa roCHa
Especial
Asaúde bucal é essencial para o bem-estar geral, mas muitos brasileiros enfrentam desafios relacionados à fragilidade dentária. Essa condição pode ser compreendida de duas formas: problemas na estrutura do dente (dentina/esmalte) e questões de estabilidade ou manutenção na boca (gengiva e osso).
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2020/2023), 41,2% das crianças brasileiras de 5 anos possuem um ou mais dentes com cárie não tratada, e 10% necessitam de tratamento odontológico de urgência. Entre adolescentes de 15 a 19 anos, 43,9% apresentam dentes cariados não tratados, e 11,4% precisam de atendimento urgente. Nos adultos, aproximadamente metade sofre de cárie, e pelo menos metade necessita de próteses dentárias. Entre os idosos, 36,27% não possuem nenhum dente, e 70% precisam de próteses.
Para o dr. Paulo Augusto Tomoiti Yanase, dentista da Oral Sin, maior rede de clínicas de implante dentário do país, a perda de estrutura dentária está frequentemente associada a alguns fatores. “Má higiene oral, hábitos alimentares inadequados e práticas parafuncionais, como o bruxismo (hábito de apertar e ranger os dentes) são uns dos motivos. Já a mobilidade dental pode ser consequência de doença periodontal, traumas, e próteses mal adaptadas”, afirma o dentista.
A relação entre alimentação e saúde dos dentes é significativa. O consumo excessivo de alimentos industrializados, ultraprocessados e ricos em açúcar, aliado à higiene bucal inadequada, cria um ambiente propício para o desenvolvimento de cáries. Além disso, a alimentação influencia a saúde geral e a imunidade do indivíduo. A rotina alimentar e de higiene afetam diretamente o pH bucal, fator determinante para o equilíbrio da microbiota oral. Além disso, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019 revelam
que 34 milhões de brasileiros com mais de 18 anos perderam 13 dentes ou mais, e 14 milhões perderam todos os dentes. “A prevenção é sempre o melhor caminho. Uma boa higiene bucal, alimentação balanceada e visitas regulares ao dentista são essenciais para evitar a fragilidade dentária e suas consequências”, complementa Tomoiti.
Para manter os dentes limpos e saudáveis, procedimentos como profilaxia e raspagem são recomendados. Em casos de cárie ou perda de estrutura dentinária, restaurações e facetas podem ser eficazes para fortalecer os dentes. Manter uma rotina de manutenção preventiva é fundamental para avaliar a fragilidade dentária, possibilitando um acompanhamento mais próximo, comparativos e diagnóstico precoce.
“A fragilidade dentária é um problema significativo no Brasil, afetando todas as faixas etárias. A conscientização sobre as causas e a adoção de medidas preventivas são fundamentais para reverter esse cenário e promover a saúde bucal da população”, finaliza o dentista.
SaÚDe BUCaL / O consumo excessivo de alimentos industrializados, ultraprocessados e ricos em açúcar, aliado à higiene bucal inadequada, cria um ambiente propício para o desenvolvimento de cáries.
como evitar o enfraquecimento dos dentes?
Prevenir o enfraquecimento dos dentes é sempre mais eficaz do que tentar tratar o problema depois que ele já ocorreu. Aqui estão algumas medidas que você pode adotar para proteger seus dentes e mantê-los fortes por mais tempo:
Higiene bucal adequada escove seus dentes pelo menos três vezes ao dia e use fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e prevenir cáries. Não se esqueça de visitar o dentista regularmente para checkups e limpezas profissionais.
Controle do bruxismo se você tem o hábito de ranger os dentes, converse com seu dentista sobre o uso de uma placa de mordida, que ajudará a proteger seus dentes durante o sono.
NEY ROBSON VIEIRA ALENCAR 1 2 4 5 3
Alimentação saudável Consumir alimentos ricos em cálcio e vitamina D ajuda a
fortalecer os dentes. Alimentos como leite, brócolis, grão-de-bico e amêndoas são excelentes opções para manter a saúde dental.
Evite alimentos duros e pegajosos
Alimentos muito duros ou pegajosos podem danificar os dentes, causando rachaduras ou desgaste excessivo. evite mastigar objetos duros.
Tratamento ortodôntico
Se a má posição dos dentes for a causa da fragilidade, um tratamento ortodôntico pode ajudar a corrigir o problema e distribuir as forças de mastigação de maneira adequada.
A Quadra, charmoso espaço de eventos da empresária Pat Justino Vaz, em Brasília (DF), recebeu a 5ª edição do Festival Nordestesse, dias 23, 24 e 25 de abril, com a participação de 13 marcas dos estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte -, além de uma convidada especial do Rio de Janeiro: Milá.
Na programação, os convidados puderam conferir de pertinho as coleções Juliana Santos, Tempo, Bossa de Maria, George Azevedo Arte, Lizzi, Milá, Santa Resistência, MOA, Adriana Meira, Patu, Almacor e Cearensy, com cast da agência Scouting e produção Marina Sakamoto. O desfile aconteceu no jardim da Quadra, em clima sunset, em que cada marca mostrou o poder da moda autoral, suas manualidades exclusivas, tecidos diferenciados e modelagens modernas. Cada uma com seu DNA forte. Um verdadeiro encanto!
ficHa - técnica
produção de moda: Marina Sakamoto fotos: ALIVE e Metrópoles casting: Scouting Brasília
DOMINGO inicia o mês de maio evocando a força e o talento potiguar ao trazer na reportagem especial desta edição uma entrevista para lá de interessante com Maria Elvira, jovem promissora da cidade de Viçosa, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, concedida ao competente Márcio Morais para o portal O Vale do Apodi, de propriedade do jornalista com passagem pela redação do Jornal de Fato e outros veículos do estado, além de acumular no currículo as atividades de escritor e policial penal.
“Cantora, compositora, poetisa e gestora cultural, Maria Elvira é tudo isso e muito mais. Com uma sensibilidade única, ela transforma sentimentos em arte e faz da cultura sua missão de vida. Em uma conversa envolvente com o nosso Portal O Vale do Apodi, Maria Elvira compartilha sua trajetória na música, as influências que moldaram sua arte, os desafios enfrentados como mulher no cenário artístico e os sonhos que hoje se concretizam também na gestão da Cultura e Turismo do município de Viçosa.”
O parágrafo acima é o de abertura da entrevista muito bem conduzida por Márcio e sensivelmente respondida pela talentosíssima Maria Elvira. Confira!.
Boa leitura!
Ângela Karina
Balada do Impostor
Música
Maria Elvira: a alma musical e cultural de Viçosa.
artista visual
Napoleão Nunes: metáforas do efêmero embelezam a realidade
artigo de opinião: Ação da mente
• Edição – C&S Assessoria de Comunicação
• Diagramação – Augusto Paiva
• Projeto gráfico – Augusto Paiva
• Impressão – Gráfica De Fato
• Editora e Revisão – Ângela Karina Redação, publicidade e correspondência
Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320
Site: www.defato.com/domingo E-mail: pautadefato@gmail.com
DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.
JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS
Jornalista
@paiva_reboucas
Em uma das prateleiras da estante lá de casa repousa, ou melhor, tenta repousar, um 14-bis de papelão. Comprei o modelo em escala numa loja de Petrópolis (RJ), uma dessas lembranças que unem história e afeto. Precisa ser montado peça por peça, até se transformar numa miniatura do protótipo criado por SantosDumont — o primeiro avião da história a decolar por meios próprios. Um símbolo brasileiro de invenção e ousadia.
O problema é que o avião parece, à primeira vista, montado ao contrário. A hélice, ao fundo, parece ser a parte traseira. E aquilo que tem jeito de calda, na verdade, é a frente da aeronave. Ao contrário dos modelos modernos, o 14-bis desafia a lógica visual de quem cresceu vendo jatos cortando o céu com as asas à frente. O resultado é que, toda vez que minha esposa ou nossa diarista limpam a estante, o avião é virado. Elas ajeitam, com convicção, as asas para a frente e reposicionam a hélice para trás, contrariando o que diz a história — e também o manual do brinquedo.
Já tentei explicar, reposicionar, mostrar imagens, contar a façanha de 1906. Mas não adianta. Na semana seguinte, lá está ele novamente, na versão corrigida pela intuição contemporânea. E embora eu ache graça na insistência silenciosa com que o avião é revirado, não consigo deixar de pensar sobre o que isso revela.
Há ali um pequeno retrato da dissonância cognitiva: quando algo de-
safia o que acreditamos saber, preferimos ajustar os fatos à nossa lógica do que rever o próprio raciocínio. O cérebro recusa o desconforto. Em vez de assimilar a diferença, moldam o objeto ao molde da familiaridade. Não por maldade ou desinformação, mas porque é mais fácil e menos exigente pensar com base no que já está internalizado. Pensar dá trabalho. Rever certezas, mais ainda.
Esse comportamento, que começa com um avião de papelão, se espalha como poeira sobre questões muito mais sérias. Boa parte das pessoas forma suas convicções sobre a Bíblia, sobre Marx, Adam Smith ou mesmo sobre a Constituição, não por leitura, mas por ecos. Vão repetindo frases soltas, ensinadas por terceiros ou captadas em vídeos virais, sem nunca ter lido uma página sequer desses textos. Em vez de ir à fonte, adotam a versão mais confortável. E, assim, constroem certezas sobre fundações que nunca pisaram.
Mais grave ainda é quando parte da imprensa, que deveria zelar pelo rigor da informação, rende-se à tentação de confirmar o que o público quer ouvir. Em vez de desafiar seus leitores a refletir, reforça suas certezas. Deixa de ser ponte e vira espelho. Com isso, muitos veículos acabam agindo com o mesmo impulso de um grupo de WhatsApp: deformam, exageram, simplificam. Quando deveriam iluminar, preferem acalmar.
Enquanto isso, meu 14-bis continua sendo virado e desvirado, num ciclo silencioso entre o instinto e a memória. E eu sigo recolocando-o na posição certa, não por teimosia, mas como um lembrete. Porque compreender algo exige mais do que observar. É preciso aceitar que o mundo nem sempre será como imaginamos. Às vezes, voar exige justamente o contrário daquilo que parece certo.
Para Tiago Rebolo, Bruno Barreto e Bruno Araújo.
4 d omingo
PoR máRcIo moRaIs Especial
Cantora, compositora, poetisa e gestora cultural, Maria Elvira é tudo isso e muito mais. Com uma sensibilidade única, ela transforma sentimentos em arte e faz da cultura sua missão de vida. Em uma conversa envolvente com o nosso Portal O Vale do Apodi, Maria Elvira compartilha sua trajetória na música, as influências que moldaram sua arte, os desafios enfrentados como mulher no cenário artístico e os sonhos que hoje se concretizam também na gestão da Cultura e Turismo do município de Viçosa.
Confira a entrevista e descubra o talento e a força dessa jovem promissora da cidade de Viçosa, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte.
Como e quando você descobriu sua paixão pela música?
A música sempre foi uma característica minha. Desde muito nova tive vontade de tocar, principalmente violão. Meu primeiro contato mais direto foi como integrante da Orquestra Filarmônica Padre Dário Torboli, aqui em Viçosa. E desde os 12 anos, já participava de atividades escolares cantando. Depois disso, fui aprendendo a tocar vários instrumentos.
Quais foram as maiores influências musicais na sua formação como cantora?
Cássia Eller, Rita de Cássia, Maria Gadú, Gal Costa, Maria Bethânia, Los Hermanos, Chico César, entre outros.
Você lembra da sua primeira apresentação? Como foi essa experiência?
Lembro, sim. Foi numa atividade escolar, cantando “O Segundo Sol”, da Cássia Eller. Na ocasião, só cantei. Depois, passei a integrar o violão nas apresentações. A voz tremia, mas tive muito apoio dos professores, principalmente Giordanio Freitas, que sempre foi um alicerce para mim. Foi ali que percebi que tinha mesmo um chamado pra música.
Você é cantora, compositora, musicista e poetisa. Como se sente com todos esses dons?
Abençoada. Tudo vem de Deus, e para Ele são todas as coisas. Ao mesmo tempo, assumo uma responsabilidade gigante. Sou muito feliz por ter esses talentos.
Como funciona seu processo de composição?
Costumo dizer que “a música nasce”. Não é por encomenda, é
por inspiração. Às vezes, do nada, sinto a necessidade de colocar algo pra fora. Pego um papel, gravo a melodia no celular para não esquecer e vou construindo a música naturalmente.
Suas músicas refletem experiências pessoais? Tem alguma com significado especial?
A maioria reflete, sim. Tem uma música, não muito conhecida, que gosto muito. Ela fala sobre quem precisa se entender com a poesia que carrega dentro de si. É quase um hino pra mim. E tem uma que fiz para minha avó, Dona Zirô — essa é ainda mais especial.
Qual foi o maior desafio enfrentado nas apresentações?
O maior desafio tem sido a re-
sistência do público com o repertório de MPB. Muitos pedem músicas que não condizem com meu estilo. Isso incomoda, mas também me destaca. É por isso que acabo sendo chamada para eventos mais específicos e especiais.
Já pensou em escrever um livro?
Sim. Inclusive, estou trabalhando em uma obra poética chamada “Arrumação”. Em breve, pretendo lançá-la.
Como você vê a música brasileira hoje?
Confesso que me preocupo. As letras estão mais pobres, as melodias, repetitivas. Temos perdido qualidade sonora. Mas há artistas que me encantam, como Martins e Rubel, representantes
dessa nova MPB.
Jornal de Fato
O que você gosta de fazer quando não está envolvida com música?
Adoro me envolver com questões burocráticas. Depois que você entra nesse mundo, não tem mais volta. Também gosto de explorar a tecnologia voltada ao audiovisual.
Tem alguma história engraçada dos bastidores?
Sim! Já perdi uma participação com um artista nacional porque a equipe dele me confundiu com outra pessoa. Situação inusitada, mas que hoje rende risadas.
Como surgiu o convite para assumir a Secretaria de Cultura e Turismo de Viçosa?
Foi um convite do meu amigo, prefeito Ramon. Ao contrário do que muitos pensam, não pleiteei o cargo. Foi uma surpresa e, desde então, venho me dedicando com muito carinho e afinco.
Como concilia a carreira musical com a função de secretária?
É complicado, na maioria das vezes. As agendas nem sempre batem. Mas com fé em Deus e vontade de crescer com honestidade, vou conseguindo equilibrar as coisas.
Sua experiência artística influencia sua gestão?
Sem dúvidas. Fazer parte da cena artística local me permite entender melhor as demandas dos artistas. Isso traz mais sensibilidade à gestão.
Como a secretaria tem apoiado as atividades culturais em Viçosa?
Apoiamos diretamente vários potenciais. Exemplo disso é a banda de música e o grupo de artesãos, que recebem apoio desde o autoconhecimento até a produção, com recursos que chegam à ponta.
Que legado você espera dei-
xar na Secretaria?
Trabalho para que as pessoas enxerguem o potencial cultural de Viçosa. Espero deixar ações estabelecidas que ampliem o acesso à cultura, formem e capacitem artistas, integrem a cultura a outras áreas e descentralizem as atividades culturais.
Há algum evento ou iniciativa marcante na sua gestão?
Sim. Destaco a criação do grupo “Mulheres em Círculo” e o “Nosso Festival Cultural”, criado durante a JOCEV’S. São marcos importantes e com grande impacto.
8 d omingo
Jornal de Fato
Maria Elvira é mais do que uma artista: é um símbolo de talento, sensibilidade e compromisso com a cultura do Rio Grande do Norte. Natural de Viçosa, no Alto Oeste potiguar, ela vem se destacando como cantora, compositora, poetisa e, mais recentemente, como gestora pública à frente da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Sua arte, enraizada nas vivências do sertão e nos sons da alma, tem conquistado corações por onde passa — inclusive o da governadora Fátima Bezerra.
Fã declarada do trabalho de Maria Elvira, Fátima não esconde a admiração que sente pela artista. Sempre que visita a região Oeste, a governadora faz questão de parar para ouvi-la cantar, e até se juntar a ela em momentos de pura emoção e musicalidade. “Maria Elvira representa a alma cultural do nosso povo. Canta com o coração e toca quem escuta”, já disse Fátima em uma das ocasiões em que esteve ao lado da artista.
A relação entre as duas é marcada pelo respeito mútuo e pela paixão em comum pela cultura popular. Nas apresentações de Maria Elvira, não faltam versos autorais, canções que exaltam as raízes nordestinas e reflexões poéticas que dialogam com a realidade das mulheres do sertão. Seu talento é inegável — e seu pa -
pel como gestora cultural só fortalece ainda mais sua importância para Viçosa e para o estado. Com uma trajetória construída com dedicação, Maria Elvira se firma como um dos grandes nomes da nova geração de artistas do RN. Seu trabalho vai além
do palco: inspira, representa e transforma. E é justamente essa força que a faz ser reconhecida pelo povo e reverenciada por autoridades, como a governadora Fátima Bezerra, que vê em Maria Elvira o reflexo da resistência e da beleza da cultura potiguar.
PoR máRcIo DE LIma Dantas Especial
Napoleão Nunes (Natal, 1978), no seu ofício de artista visual, exercitou uma variedade de técnicas, tanto no uso da pincelada quanto na apreensão de eventual tema, expressando toda uma gama de multifária capacidade de rubricar a apreensão de uma enormidade de objetos, animais, autoestradas das cidades, nu feminino, escultura em grés cerâmico vidrado, pássaros nas folhagens e rosto de criança.
O escopo que serve de substrato para a borboleta evidenciar sua breve vida como Metáfora nos conduz ao símbolo da transformação. Sua vida é uma sucessão de quatro etapas: ovo, larva, pupa (crisálida) e imago (adulta). O fato de se transformar e ficar presa durante algum tempo, sem guarida, sem substância de maior função vital, sem companhia, sem conselho de mãe, deixa-a angustiada para se desvencilhar desse cárcere.
Com efeito, a borboleta vem a se tornar um símbolo detentor da noção de transformação, de um vir a ser, do que aguarda, do efêmero da natureza que vem a se renovar, assim como o círculo solar e o círculo lunar. Dessa feita, transforma-se em uma bela Metáfora de tudo o que flui e transmuta-se, sendo da natureza, estando aí na realidade, nos canteiros que dividem o meio da rua, nos jardins das casas modestas dos subúrbios, nas herdades nas quais habitam os abastados.
Em assim sendo, a Metáfora
da beleza das borboletas, variegadas em cores múltiplas, desenhos multicoloridos, outorga o advento de um pulsar espiritual dos mais marcantes e mais intensamente emergindo do que emana também de uma simbologia que registra o recomeço das coisas, do dia, dos relacionamentos interpessoais. Por isso que seria bom evocar a pupa (crisálida) e o imago (adulto). O certo é que todas as culturas reverenciaram a borboleta como observada e cultuada, conduzindo a uma espécie de persignação, em um louvor ao recomeço, às boas energias, alternando-se, em uma efeméride em que o sol rebrilha a cada dia, iluminando cada borboleta.
Sucede que as tomadas de longe (Orla de Cabo Branco), rio com uma ponte, sendo uma ilha separando as duas margens, a praia de Ponta Negra, a praia de Cabo Branco, as aves (Galo de Campina), o cardume de peixes, o cachorro, as mulheres nuas, não passam de puro pretexto para exercitar a capacidade de captar a luz de um dia no qual esplende o sol, clareando, de perto ou de longe, a amplitude da transparência plena de Apolo a demonstrar seu poder sanativo. Por enfim, buscamos demonstrar ao longo deste texto que a multiplicidade encontrada na obra de Napoleão Nunes referenda o fato de o artista não está em busca de um estilo, uma dicção, uma gramática, que possa ser sua assinatura e o contemplador de longe já possa afirmar que “aquela tela pertence a Napoleão Nunes”.
Na verdade, a quantidade de técnicas e temas é tão grande que ninguém poderia chancelar esse
quadro com borboletas e flores ou a orquídea entre folhagens verdes como inerente à rubrica do artista. De jeito qualidade se poderia deixar de salientar sua verve, sua capacidade, sua confiança na sintaxe do seu domínio do pictórico. O que sucede com Napoleão Nunes é tão-somente um processo de Metalinguagem, ou seja, quando o código se volta sobre si mesmo. Ao invés de tratar de outro objeto, de outro conceito, de outra comarca, seja lá o que for, menos o código se voltar sobre si mesmo.
Quero dizer acerca do conjunto que essa série circunscreve,
que não foi por acaso, mas muito mais que o expressivo pictórico colocado em evidência. Quer dizer, o artista coloca o código para falar dele mesmo. Estamos tratando da Metalinguagem (esse conceito vem da Linguística, estou me apropriando e transferindo suas categorias de análise para a arte pictórica).
Vejamos por quê: a obsessão da borboleta pousar sobre várias cores e formas, assim como o lugar de repouso, as flores e seu colorido, normal ou dobradas; e, finalmente, as exquises orquídeas e sua opulenta maneira de estar nos jardins ou no meio do
mato. Vejamos como essa gramática funciona. Se a pintura ou o desenho busca não se voltar sobre algum aspecto da realidade, em uma atitude de realismo muito próximo aos elementos que estão ao redor do pintor, mas se compraz em pintar pintando. Por exemplo, um pintor cujo tema que consta na tela é alguém que pinta uma paisagem ou elabora um retrato.
No caso de Napoleão Nunes,
são inúmeras as pinturas de borboletas sobre uma flor, ou orquídeas. Vamos nos deter somente nessas três imagens, bem claro que o artista variou tanto na forma quanto na técnica. Eis que encontramos mulheres nuas, Orla de Cabo Branco, peixes, rosto de criança, paisagens rurais. Essa invariante, da borboleta sobre a flor, longe de ser uma obsessão do artista, desenvolve-se como o fulcro de onde se dissipa
aquela que vai ser a comarca da Metalinguagem. É o cerne de onde o artista, com suas pinceladas espessas, com suas pinceladas em forma de pequenos retângulos miúdos, busca extrair, por meio de uma justaposição, o efeito tanto da cor quanto da luz solar. Bem diferente das pinceladas mais suaves da pintura acadêmica, buscando retratar o real do jeito que ele se apresenta e não distorcendo (no bom sentido) em
nada, como se fosse um retrato ou se pintasse por meio da fotografia.
Para encerrar, o que chamei aqui de Metalinguagem é um se deter de um (código = pintura) e que se ousa ficar sobre ele mesmo (código = fazer/fazendo uma borboleta sobre uma flor). Sucede dessa maneira: como se o teatro discorresse acerca do teatro. A quantidade do que falei só pode ser por conta de uma coisa: o artista busca, através de um exercício contínuo que não chega a enfadar, pelo contrário, esmera-
se, com as pinceladas consistentes, com encorpamento de tinta, aqui ou acolá exercitando uma sombra ou outra.
Com efeito, nenhum estilo histórico poderia ser mais adequado ao exercício de uma pintura que se volta sobre si mesma: o Expressionismo tão peculiar de Napoleão Nunes. Mesmo o Expressionismo nos seus primórdios, no início do século XX, esse artista ainda consegue chantar diferenças, mesmo porque o nosso sol é bastante diferente do hemisfério norte, cuja luminosidade res -
plende uma transparência que ressalta as nossas cores e nuances. Por fim, gostaria de dizer que a Metalinguagem – o artista pintando os mesmos temas – conduziu-nos a pensar dessa maneira.
Há uma mensagem que evidencia ela mesma, ou seja, a insistência de fixar sobre um mesmo tema, como se necessitasse aprender a arte do Expressionismo e o que encontrou de melhor para o prazer do domínio foram apenas três elementos: orquídea, beija-flor e qualquer espécie de flor.
A R t UR L EI t E
Expositor Espírita prea838998@gmail.com
“Fazei isto em memória de mim.” Jesus. (lucas. 22, 19)
Desde os tempos mais remotos, mesmo quando ainda primitivos e ignorantes, o Ser dispõe de um dos maiores poderes concedidos ao homem pelo Criador; trata-se da mente, expressão do Espírito que encerra todo o potencial que, cedo ou tarde, desperta, de um modo ou de outro, neste ou naquele campo, até que atinja uma coletânea de conquistas que conduzirá o homem à sabedoria.
Ainda na Antiguidade um oráculo recomendava “conhece-te a ti mesmo”; que Sócrates, filósofo grego, insistia: “conhece-te a ti mesmo.”
“o conhecimento de si mesmo é a chave do melhoramento individual” (item 919ª do Livro dos Espíritos).
A mente é seara em que brotam as ideias, onde reúnem, constantemente, a ação que estimula Criações novas.
Caso o Ser pensante pudesse vislumbrar com os próprios olhos as correntes de pensamento, reconheceria sua soberania. Mas tais vibrações não seguem por sendas isoladas, estão em regime de comunhão, conforme os princípios da afinidade.
A bússola que norteia a evolução do Ser é a força motriz do pensamento. Porém, todo movimento do pensamento parte da mente. De tal fonte germinam as ideias que vão florindo durante o processo evolutivo do Ser.
Viver sem pensar, ou sem meditar em seu poder de criar, inibe a capacidade criadora que o Ser se destina para sua marcha evolutiva, desconectando-se do atributo da vontade.
O ato de pensar, ainda não controlado por boa parte dos Seres, é inteligente e criador. Por diversos fatores, como influências negativas ou a falta do autoconhecimento, é relativamente incipiente as pessoas capazes de elaborar suas ideias de maneira construtiva. A vontade, por sua vez, é o Sol que ilumina e alimenta o campo mental. Tal energia permeia a mente. O processo de conhecimento e evolução do Espírito acontece a partir da mente, que vai se ampliando conforme a movimentação das energias, que vão acoplando-se à estrutura mental.
Onde está escrita a lei de Deus? – Na consciência. (item 621 do Livro dos Espíritos).
O poder e ação da mente é alimentado pela força que a vontade exerce sobre o pensamento. Somente sob a proteção de uma ação inteligente, o pensamento pode singrar a intimidade da consciência, que é guardiã da louça onde está escrito a Divina Lei ou Lei Natural. Em tal ponto é percebido o inquestionável valor de uma consciência aprimorada que poderá conduzir, sem equívocos, o livre-arbítrio.
Sem o devido cuidado na elaboração das ideias, não haverá equilíbrio de pensamento, podendo empalidecer a lúcida atuação do livre-arbítrio na atuação da vontade, desestimulando e enfraquecendo a força do querer produzir.
A mente é o espelho da Vida, é soberana sobre as ações do Ser. Fecundando ideias, gerando manifestação de poder, atuando na vida funcional de cada um.
No fluxo mental está energias que movimentam o pensamento, que é modificado por meio das aquisições do Ser.
Todo conhecimento tem ação direta na estrutura mental, por intermédio da inteligência; tal faculdade se desenvolve e se expande à medida que é acionada e exercitada através do pensamento.
Todo Ser humano é portador de inteligência, mas alguns ainda não a desenvolve.
Seu desenvolvimento e atuação amplia-se a partir da reflexão, modulando no pensamento um conjunto de verdades, permitindo um melhor fluxo mental com maior lucidez.
Renovar, mudar, transformar, são ações da mente.
Tais ações necessitam de salutar alimento que ativam sua vontade e a estrutura de formação de novas e sublimes ideais. Vivendo o Ser sob a influência do Bem, sendo educado para uma formação mental digna do homem de bem, que é aquela que pratica as leis de justiça, Amor e caridade.
A vontade é um precioso atributo do Ser em desenvolvimento. No princípio do processo evolutivo, o Ser é guiado pelos instintos. De modo gradual, a mente conquista a razão. É então que a vontade se manifesta como um poderoso impulsionador do progresso.
Há mais um estímulo a ser considerando, além da vontade, é o sentimento. Ela se relaciona com o sentimento, com o querer, com os anseios do coração.
Os bons sentimentos fortalecem a boa vontade, e a boa vontade é precioso recurso de aprimoramento das tarefas que o bom Ser se propõe a realizar em seu campo de ação.
À medida que o Espírito avança evolutivamente, suas habilidades mentais se expandem, ou seja, a mente, como seu atributo, capacita-se de recursos maiores, tanto sobre o aspecto intelectual como sobre o aspecto moral e ele se distancia da precisão da corporeidade.
A mente constitui-se de um núcleo de forças inteligentes, envolvidas por um sutil envoltório (corpo mental). Dela partem as ondas mentais que retratam a condição evolutiva do Ser; havendo uma contínua ligação com os que comungam do mesmo sentimento, a evolução da mente, administradora das existências, através das experiências na dimensão espiritual e na dimensão física, partindo do simples em direção ao complexo, da ignorância em direção do saber, atendendo ao princípio da perfectibilidade inerente a cada Ser.
Jornal de Fato
Um camarão empanado infinitamente mais crocante que a média dos camarões fritos, graças aos flocos de arroz. o toque de mestre é da chef Telma Shiraishi, que criou esta receita para deixar a tradicional marmita japonesa, o bentô, ainda mais especial. Ele é fácil de fazer, mas tem um truque que você não pode pular: deixe os crustáceos já empanados descansando por dez minutos antes de fritar. Assim, a clara seca e os flocos de arroz não saem pulando por aí.
IngredIentes
1 kg de camarão-rosa médio (cerca de 20 unidades)
2 claras de ovo
¾ de xícara (chá) de amido de milho
2 xícaras (chá) de flocos de arroz
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto gomos de limão-siciliano a gosto para servir
3 xícaras (chá) de óleo para fritar
modo de preparo
Limpe o camarão e retire a cabeça, a casca e as tripas — deixe o último segmento da casca com o rabinho para a apresentação ficar mais bonita.
Num prato fundo, coloque as claras e bata levemente com um garfo para que fiquem mais fluidas. Em outros dois pratos,
coloque separadamente o amido de milho e os flocos de arroz. Tempere os camarões com sal e pimenta a gosto.
Para empanar: passe o camarão pelo amido de milho e bata bem para tirar o excesso; em seguida, mergulhe na clara e deixe escorrer o excesso; por último, passe pelos flocos de arroz, pressionando delicadamente com as mãos para cobrir toda a superfície. Coloque os camarões empanados numa travessa e deixe descansar por 10 minutos antes de fritar — isso faz com que a clara seque e os flocos de arroz fiquem mais grudados nos camarões.
Leve uma panela com óleo ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, forre uma travessa com papel-toalha.
Com cuidado, segurando o camarão pelo rabinho, mergulhe de 3 a 4 unidades no óleo quente e deixe fritar por alguns minutos, até que estejam crocantes e levemente dourados. Com a escumadeira, transfira os camarões para a travessa forrada com papel-toalha e repita a operação com o restante. Sirva a seguir com gomos de limão para espremer a gosto.
Se você não encontrar flocos de arroz, pode preparar o empanado com farinha de rosca caseira.
Tempo de preparo: Até 2h
Serve: Até 4 porções Bom apetite!
Jornal de Fato • sábado, 3 de maio de 2025
>> Débora Bloch exalta maturidade para encarnar a vilã Odete Roitman, de “Vale Tudo”
Destaques das séries e conteúdo “on demand”
por Geraldo Bessa
> Estreia na Netflix, "O Eternauta" é uma adaptação liveaction da icônica graphic novel argentina de ficção científica, criad a por Héctor G. Oesterheld e Francisco Solano López. A trama se inicia em uma noite de verão em Buenos Aires, quando uma misteriosa e mortal nevasca assola o continente, dizimando milhões de pessoas. No entanto, a tempestade não é um fenômeno natural, mas sim o primeiro ataque de uma força alienígena invisível, que dá início a uma invasão da Terra. Juan Salvo (Ricardo Darín), um dos poucos sobreviventes, se vê diante da missão de liderar um grupo em meio ao caos, enfrentando tanto o imenso frio quanto a ameaça extraterrestre.
No requinte (Apple TV+, seg, dia 5)
Série francesa da Apple TV+, "Carême – O Rebelde da Culinária" narra a extraordinária trajetória de Antonin Carême (Benjamin Voisin), o primeiro chef celebridade do mundo. Nascido na pobreza durante a Revolução Francesa, ele ascendeu ao estrelato culinário na europa do início do século XiX, servindo figuras influentes como Napoleão, o czar Alexandre e os Rothschilds. Ambicioso e talentoso, Carême deseja mais do que apenas fama – ele quer redefinir a gastronomia. No entanto, sua ascensão não passa despercebida, e políticos poderosos o recrutam como espião a serviço da França. dividido entre sua paixão pela culinária e os perigos da intriga política, ele se vê diante de escolhas difíceis: buscar vingança ou conquistar tudo o que sempre sonhou – riqueza, prestígio e amor.
Novo momento (Prime, ter, dia 6)
o longa " o utro Pequeno Favor" acompanha e mily Nelson ( b lake Lively) em sua nova vida após sair da cadeia. a pesar das grandes reviravoltas, ela se permite viver grandes aventuras com sua parceira Stephanie Smothers ( a nna Kendrick) em território italiano. a ilha de Capri se torna um ambiente do luxuoso casamento de e mily com um empresário super rico. No entanto, os preparativos do casório se transformam em um completo caos com muitos convidados glamourosos, traições e crimes inimagináveis.
Linha cruzada (Max, qua, dia 7)
Na série francesa " m alditos", uma poderosa matriarca cigana e seus dois filhos travam uma batalha implacável para proteger seu clã, ameaçado de expulsão no sul da França. Com a elevação das águas na região de Camargue colocando em risco o território onde vivem há gerações, a família é forçada a cruzar a linha da legalidade, mergulhando em um submundo sombrio e repleto de perigos. e ntre alianças incertas e enfrentamentos com forças externas, o trio luta para manter unida sua comunidade, enquanto um segredo devastador, oculto há sete anos, ameaça vir à
tona e desestabilizar tudo o que ainda resta. No elenco, Céline Sallette, Pablo Cobo e d arren m uselet.
Engano absurdo (Disney+, qui, dia 8)
Criada por Jeff Pope, a série "Caso Jean Charles: Um brasileiro morto Por engano" revive o drama real do brasileiro morto pela polícia britânica, em 2005. após atentados em Londres, Jean Charles foi erroneamente identificado como suspeito e baleado no metrô. O drama investiga os erros que levaram à tragédia e mostra as consequências institucionais e humanas do caso. Com múltiplos pontos de vista, a produção expõe um dos episódios mais controversos da história recente da segurança no Reino Unido.
Revolução pessoal (Netflix, sex, dia 9)
em "Rosa de Versalhes", Lady oscar, uma importante figura na Revolução Francesa, e marie antoinette, a jovem que se tornaria rainha, tem seus caminhos cruzados. enquanto a primeira precisa usar trajes masculinos para integrar o exército francês e ser um soldado digno para revolucionar a história de seu país, a outra não possui grandes preocupações além de se tornar uma mulher nobre e graciosa. em um grande confronto, o anime reforça as questões sociais, de gênero e políticas que assombram as terras de Versalhes no final do século XViii
Existem situações que apenas a maturidade e o tempo podem possibilitar. Débora Bloch percebeu isso rapidamente ao receber o convite para viver a clássica vilã Odete Roitman no remake de “Vale Tudo”. Aos 61 anos, a atriz não titubeou e nem ficou receosa de interpretar a personagem original de Beatriz Segall. Com maturidade e lucidez que apenas os anos de janela podem dar, ela começou a criar sua Odete sem qualquer amarra com o passado ou questionamentos do público. “É uma personagem maravilhosa. Um texto que qualquer atriz quer interpretar. Aos 45 anos de carreira, me sinto presenteada com essa personagem. Estou na idade certa para viver a Odete. Acho que estou madura para isso”, argumenta.
A novela, que está no ar há pouco mais de um mês, começa agora a ter as primeiras cenas protagonizadas por Odete Roitman. Sem avisar, a dona do Grupo Almeida Roitman decide retornar ao Brasil. A chegada da personagem gera uma tensão na família e mexe profundamente com todos, especialmente,
com Heleninha, vivida por Paolla Oliveira. “Odete é muito interessante e, infelizmente, muito atual. Representa um pensamento conservador, preconceituoso, retrógrado ainda presente no mundo. É uma mulher que não sabe reconhecer, não entende o valor do nosso país. Estou fazendo uma Odete que represente essa personagem no Brasil de hoje”, aponta.
P – Ainda no ano passado, você estava no ar em “No Rancho Fundo”. Como surgiu o convite para reviver a clássica Odete Roitman?
R – Eu fiquei muito feliz. Eu ainda estava realmente gravando “No Rancho Fundo”. O burburinho já rolava na época. Todo mundo se perguntava quem faria a Odete em um remake. Quando saiu a confirmação, o elenco todo vibrou comigo (risos). Foi uma festa nos estúdios. Sou muito feliz de ser convidada para viver uma personagem como a Odete. Personagens como ela são raros.
P – Como assim?
R – A Odete é uma puta personagem. Estamos falan-
do de uma personagem muito bem escrita. Ela é o retrato de uma classe brasileira que despreza o Brasil. Ao mesmo tempo, ela se beneficia dele, suga suas riquezas. Ela é uma personagem muito interessante e muito atual.
P – A exibição original da novela é de 1988, no período de redemocratização no Brasil, após 21 anos de ditadura militar. De que forma você acredita que a trama siga contemporânea?
R – Infelizmente, acho que tem muita Odete por aí. A gente está vendo a volta, tanto no Brasil quanto no mundo, de pensamentos conservadores, preconceituosos e retrógrados. É uma pena porque, ao longo dos últimos anos, conseguimos caminhar tanto nas questões humanistas. Nunca imaginei que fosse ver o mundo em uma ode de ideias tão ultrapassadas, fascistas e conservadoras. Estamos vendo o mundo caminhar para isso e a
Odete representa esse pensamento. Estou criando uma Odete que represente esse Brasil de hoje e essa maneira de se comportar na sociedade.
P – O público apresenta um certo fascínio pelas vilãs. Mesmo com todas as problemáticas que envolvem a personagem, você acredita que ela possa cair no gosto do público?
R – Acho que o mundo vem esquecendo como esse discurso que a Odete reproduz é perigoso. Por isso, acho importante a dramaturgia falar sobre isso. Se amarem odiar a Odete, acho bacana.
P – Como foi seu contato com a obra original para recriar Odete Roitman em 2025?
R – Na época original, eu via um pouco da novela porque estava no teatro também. Eu comecei a rever, mas depois achei que aquilo não estava me ajudando.
Close / Lorena Lima dá vida a Laís, que tem um casamento homoafetivo no remake de “Vale Tudo”
Aatriz Lorena Lima sabe bem da força simbólica que uma personagem pode ter. No ar no remake de “Vale Tudo”, exibido na faixa das 21h da Globo, ela interpreta Laís, que vive com Cecília, papel de Maeve Jinkings, um casamento estável, com dez anos de união e uma pousada para administrar em Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, que é referência em sustentabilidade. “Ela é o tipo de pessoa que enfrenta a vida com sorriso no rosto. É do mar, do sol e da praia”, define Lorena. Na versão de 1988, Laís e Cecília foram vividas por Cristina Prochaska e Lala Deheinzelin, respectivamente.
A novela clássica escrita originalmente por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères ganha, nesta releitura de Manuela Dias, um olhar mais atento para temas contemporâneos. “Dá um pouco mais de atenção nessa trama dos casais homoafetivos. Fala do processo de adoção”, adianta Lorena, destacando também a evolução da representatividade na teledramaturgia. “Existe
um histórico de casais homoafetivos na televisão brasileira e estamos tendo muito zelo e cuidado”, garante.
No folhetim, Cecília é irmã de Marco Aurélio, personagem vivido agora por Alexandre Nero – na primeira versão, Reginaldo Faria era o intérprete. Vinda de uma família de classe média do Rio de Janeiro, é advogada ambientalista e atua em causas ecológicas ligadas à preservação de reservas e combate ao tráfico de animais. Já Laís tem origem diferente: é filha de pais hippies e cresceu em Paraty, cidade que adotou como sua. Gosta de acordar cedo, velejar, mergulhar e praticar qualquer atividade ligada ao mar. Juntas, formam um casal que transmite afeto, cumplicidade e presença. “Vamos fazer com que não tenham dúvidas de que é um casal. Não são só amigas, têm um casamento estabelecido”, avisa Lorena. Na década de 1980, ficava claro que se tratava de um casal, mas era considerada uma situação incômoda para outros personagens e gerava cenas de preconceito explícito. Na versão original,
Cecília saiu de cena tragicamente, morta em um acidente de automóvel.
A conexão entre Lorena e Maeve foi imediata, o que facilitou a construção da relação entre Laís e Cecília. “Quando a gente se encontrou pela primeira vez, perguntaram há quanto tempo a gente já se conhecia. Acharam que era de outros carnavais. Foi uma sorte, um achado. É uma conexão bonita e sincera”, conta Lorena. Para a atriz, essa solidez em cena tem um papel fundamental. “É importante dar consistência para esses casais na teledramaturgia. Queremos que isso tenha mais solidez. Foi um caminho natural com a Maeve porque a gente pensa bem parecido sobre isso”, afirma.
Essa é a primeira vez que
Lorena atua em uma novela das 21h da Globo. Antes de “Vale Tudo”, sua participação em “Vai na Fé”, sucesso da faixa das 19h exibido em 2023, já havia chamado atenção. Na história escrita por Rosane Svartman, ela interpretou Grazi, uma das muitas vítimas de abuso de Theo, vivido por Emilio Dantas, e uma das principais responsáveis pela condenação do vilão. Agora, com Laís, a atriz experimenta um novo lugar em cena. “Laís tenta levar a vida de uma forma leve, mas sem tirar a responsabilidade de cada coisa. Ela se preocupa com os outros, quer construir a sua família, quer manter sua esposa segura e quer, com ela, adotar uma menininha linda, o que vai acontecer mais para frente”, adianta ela, que tem apenas 25 anos.
ponto de vista / Sob o comando de Daniel, “Viver Sertanejo” é bela carta de amor ao gênero musical e à vida no campo
As manhãs de domingo, tradicionalmente, são o ponto de encontro de produções mais leves e institucionais e, por muitos anos, agraciaram o público da música sertaneja mais regionalista em programas como o “Viola, Minha Viola” e “Sr. Brasil”, que são reprisados à exaustão até hoje pela TV Cultura e pela TV Brasil. Sentindo que falta algo do tipo em sua grade dominical, a Globo encomendou um projeto nos mesmos moldes para ser exibido na sequência do tradicionalíssimo “Globo Rural”. Previsto para ser realizado no esquema de temporadas, o “Viver Sertanejo” estreou em dezembro do ano passado, junto com a programação de fim de ano da emissora. Com boa audiência e ótima avaliação interna, o programa acabou ganhando sobrevida e também um lugar fixo na programação. Sob o comando de Daniel, que já revelou se inspirar em apresentadores como Inezita Barroso, Rolando Boldrin e Lima Duarte, o programa funciona como uma viagem aos diferentes interiores brasileiros.
Com experiência como ator, apresentador e jura -
do, o carisma quase ensaiado de Daniel funciona bem diante do vídeo justamente por saber como se portar em cena. À vontade na locação, que é sua própria fazenda em Brotas, no interior de São Paulo, o cantor abre as portas de sua casa para um elenco de peso, mas irregular. Com produção musical azeitada, bela captação de som e cenários inspiradores, Daniel recebe personagens interessantes do calibre de Chitãozinho & Xororó, Renato Teixeira, Roberta Miranda e Trio Parada Dura. Além dis-
so, faz um carinho na própria geração musical ao receber duplas como Gian, Edson & Hudson e Rick & Renner, nomes que explodiram nos anos 1990. Por fim, conversa também com a novíssima geração do gênero e é nesse momento que o programa ganha em popularidade, ao conseguir conquistar um público mais novo e repercutir nas redes sociais, mas também soa raso em números musicais sem viço de figuras como Ana Castela e Tierry. Para não ficar engessado só nas canções e no papo, é
bem-vinda a capacidade da produção de mostrar não apenas os costumes do interior, mas também o funcionamento da bem estruturada propriedade de Daniel. No roteiro do programa, cabe a pescaria, o churrasco fogo de chão, o cafezinho do final de tarde, a colheita da horta, a confusão do galinheiro e a ordenha do leite tirado na hora. É nesse momento que o programa vai além e faz de suas edições boas experiências para o público. Pelo investimento e ambição técnica, o resultado do “Viver Sertanejo” se aproxima bastante do quadro “Bem Sertanejo”, que Michel Teló apresentou com sucesso no “Fantástico”. Em edição revista e ampliada, o programa surge mais robusto, apesar da postura mais fria de Daniel.
Segunda - Clarice revela a Beto e Beatriz que foi Juliano quem tirou a vida de Valéria. Beatriz convence Clarice a deixar a mansão dos Alencar. Beto se casa com Bia no hospital. Ronaldo conhece Camila. Clarice agradece o apoio de Gregório na recuperação de sua memória. Jacira convida Alfonso para ir a sua casa. Clarice afirma a Zélia que se mudará para a pensão de i olanda. Celeste sofre com o preconceito das amigas ao descobrirem sua gravidez. Alfonso se encanta com Teresa. Juliano descobre que Bia se mudará para a casa de Beto.
Segunda - Abel exige uma explicação de Davi e Leo. marlon leva Jussara para a emergência. sofia desabafa com Samuel. Bárbara e Danilo estranham o atraso de m arlon. abel demite Leo. s ofia sofre por ter que se despedir de Leo. eduardo sabota as luvas de Carlos para lutar contra m arlon. Bárbara vence sua luta e é elogiada pelos empresários americanos. d avi leva Leo para casa. alan percebe algo estranho nas luvas de Carlos e comenta com o enfermeiro do hospital. m arlon é derrubado durante sua luta.
Terça - Juliano impede Clarice de deixar a mansão e a amordaça. Beatriz tem um mau pressentimento com sua mãe. m aristela decide internar Clarice com a ajuda de Pimenta. Beatriz pede ajuda a b eto e b asílio para descobrir o que houve com sua mãe. Raimundo desconfia de Camila. Alfredo sente ciúmes de Alfonso. Bia se muda para a casa de Beto. Pimenta dopa Clarice.
Quarta - b eatriz e b asílio invadem a mansão à procura de Clarice. Zélia garante a Teresa descobrirá o paradeiro de Clarice. m aristela irrita quando Bia garante que ficará na casa Beto. Astrid confronta Zélia sobre a permanência de Celeste na m agnifique. Lígia defende Celeste de Zélia. Beatriz e Teresa pedem ajuda a Gregório para resgatar Clarice. Lígia conhece Camila. se entristece com o comportamento de Beto. Gregório manipula Pimenta e entra no quarto Clarice.
segunda - Raquel diz a ivan que teme ser presa por conta do conteúdo da mala. m aria de Fátima aconselha Solange a convidar Odete para jantar em sua casa, como parte de um plano para separar a amiga de afonso. ivan e Raquel decidem guardar o que encontraram em um cofre de banco. Renato e Leila se encontram. Raquel mente para maria de Fátima ao dizer que doou os pertences de Rubinho. ivan desconfia de que o conteúdo da mala pertença a Renato. maria de Fátima comenta com César que sentiu que Raquel e i van mentiram para ela. Odete chega à casa de Solange.
Terça - marlon retoma a luta e expõe a sabotagem de Carlos. Leo não conta para stephany que foi demitida. samuel decide ligar para Leo, mas não consegue falar com ela. marlon se aconselha com Alan. Samuel se diverte com Sofia. Bárbara avisa a m arlon que eles foram selecionados para lutar em m iami. Rosa mostra fotos da antiga sede da Boaz para Sofia, e a menina pede para visitar o local. d avi encontra Leo na Feira de s ão Cristóvão. Costa chama Kami para dançar no concurso de forró. marlon reclama da pressão de bárbara para aceitar o convite de ir para miami. Lucas vê Kami dançando com Costa e filma os dois.
Quarta - bárbara percebe o incômodo de marlon com o beijo de davi e Leo. sofia e Filipa se encantam com as histórias de Rosa sobre a Boaz. Costa abor da Lucas e exige que ele apague seu vídeo com Kami. marlon protege Lucas. davi e Leo se divertem no parque de diversão. Samuel se incomoda saber que davi ficou com Leo. Kami destrata Cos ta. Filipa se alegra com os elogios que recebe Danilo. Abel entrega para Sofia uma medalhinha que era usada por e llen. Lucas conta para Ryan sobre Kami e Costa, e ele se preocupa. marlon fende Kami de Vespa e Costa, que se enfrentam frente da fábrica.
segunda - Lavínia faz exigências no grupo Luíses. Gabriel e Pilar realizam a caça ao tesouro com os alunos. e lisa enfrenta Norma e afirma que vai estudar e seguir seus sonhos. Thomas está preocupado com a possível falência da Lolipopus. shirley mostra a Fafá um cartão-postal enviado da suíça por Goma que explica que ele vai se casar e está feliz. shirley e Wanda dão uma aula sobre disciplina e foco para elisa. Gabriel sente saudade de Pilar e beija a ex-namorada. a Lolipopus enfrenta uma crise de vendas. Norma toma a espada de Lucas.
Terça - odete registra o momento em que maria de Fátima cumprimenta Afonso. Celina e Afonso percebem que Odete flerta com o garçom que foi contratado para o jantar na casa de Solange. Solange se sente insultada por Odete. Solange se surpreende com a reação de Afonso ao saber da tentativa de suborno de sua mãe. maria de Fátima comemora com César a briga entre Solange e Odete. Heleninha revela a ivan que voltou a pintar por causa da conversa que teve com ele. bartolomeu avisa a eunice que foi demitido. Fátima questiona Raquel quando a mãe lhe entrega um envelope de dinheiro dizendo que é pagamento do seguro de Rubinho.
Terça - Devido à transmissão da Copa Sul-Americana, o SBT não exibirá a novela.
Quarta - m aria de Fátima comenta com César sua suspeita de que Rubinho possa ter roubado dinheiro de marco aurélio. Fernanda aconselha mãe a contar a Bartolomeu que será modelo uma campanha. Raquel sente ciúmes da proximi dade de ivan com Heleninha. Poliana diz a Raquel que maria de Fátima o procurou. maria de Fátima provoca um acidente para sensibilizar Raquel. ciano alerta ivan sobre sua relação com Heleninha, insinuando que ela demonstra estar interessada no executivo. Celina diz a Odete que Heleninha está nervosa com a exposição e sim com a expec tativa do encontro com ivan.
Quarta - César começa a produzir um documen tário sobre a crise na Lolipopus. dalete e elisa dam Thomas a preparar novas balas. Norma desesperada com a falta de açúcar e ameaça Tho mas, dalete e elisa. Na caça ao tesouro, anna contra uma caixa com uma bússola dentro e bilhete que menciona que o tesouro foi enterrado em 1997, em uma brincadeira do avô com o dela, Paulo. enquanto isso, Paulo continua perdido na caverna de Peruaçu, em minas Gerais.
mansão que aristela se casa de permanência Celeste Gregório b ia Beto. quarto de
Quinta - Gregório pede que Clarice tenha paciência para deixar a clínica. Celeste teme ir à escola e sofrer retaliações. m aristela tenta disfarçar para m iranda a presença de b asílio em sua casa. Beatriz, Beto, Gregório e Teresa pensam em como resgatar Clarice. Alfredo tenta descobrir os pontos fracos de Alfonso. Zélia tenta vender as joias de Clarice. b asílio arma para que a sociedade saiba detalhes de seu casamento com m aristela. e ugênia e b ia defendem Celeste dos ataques das amigas. Juliano e m aristela descobrem que Geraldo está vivo.
arlon encantam aborcom divertem incomoda ao Cosrecebe de medalhinha Ryan deenfrentam na
César roubado aconselha a modelo de proximiRaquel Fátima LuHeleninha, interessada não expec-
Quinta - Vespa e marlon intimidam Costa. durval decide ajudar Ryan a falar com d edé. m arlon se aconselha com Luisão. Kami conta para Leo e Yara que marlon ajudou a salvar sua vida. Vespa manda Lucas entregar um celular para dedé. marlon decide aceitar o convite para lutar em miami. Leo sente a falta de Sofia. Breno se desespera com as ideias de Filipa para a nova coleção da Boaz. Sofia sente medo da nova babá. Jacques gosta de saber que as ideias de Filipa trarão um grande gasto para Boaz. Todos estranham o comportamento de sofia. Leo começa a vender bolos na faculdade de stephany. samuel e davi levam sofia para ver Leo.
Quinta - maria de Fátima finge passar mal ao ver Raquel na exposição de Heleninha e Odete a observa. Raquel enfrenta odete e diz a ivan que Heleninha teve uma crise de ciúmes quando a viu. Tiago fica preocupado com o sumiço da mãe. Heleninha chega em casa acompanhada por policiais. maria de Fátima propõe a Raquel que as duas aluguem um apartamento. Odete incentiva Heleninha a não desistir de i van. Fernanda aceita jantar na casa de André. Raquel aluga um apartamento no prédio de ivan para morar com a filha. odete procura maria de Fátima para perguntar qual a relação dela com Raquel.
documenajufica Thoenum enterrado pai perdido
Quinta - em abstinência de açúcar, Norma desmaia. Lavínia redecora todo o esconderijo dos Luíses e diz que deseja se tornar líder do grupo. dalete pergunta a Thomas por que a história de moisés o afeta tanto e Thomas revela que foi abandonado pela mãe. Lavínia manipula os colegas para se tornar a nova diretora-chefe do jornal do colégio. Norma proíbe todos de saírem do colégio.
Sexta - Beatriz engana Pimenta e invade o quarto de Clarice. m aristela faz uma aliança com Geraldo. m aristela se desespera ao ser rechaçada por suas amigas. Camila afirma a Ronaldo que deseja apenas se divertir. Raimundo propõe que Celeste e e du se casem em cerimônia religiosa. Geraldo desaparece. Jacira pede que Alfonso se afaste de Teresa. Bia sente ciúmes de Ronaldo com Camila. Beatriz prepara-se para tirar Clarice da clínica psiquiátrica.
Sábado - Gregório consegue tirar Clarice da clínica. m aristela ameaça m iranda e suas demais amigas da alta sociedade. Bia arma contra Camila, por ciúmes de Ronaldo. Alfonso confessa a Alfredo que é seu irmão. Na casa de Teresa, Clarice se preocupa com a situação de Beatriz. Basílio e b eto preparam-se para resgatar b eatriz da clínica. Vera e Lígia arrumam Celeste para seu casamento com e du. Nelson observa de longe a cerimônia de e du e Celeste. Juliano procura Clarice.
sexta - Leo se surpreende com a visita de sofia. Abel exige que Samuel vá para a fábrica e leve Sofia para a escola. Jacques se insinua para Filipa. sofia grava o endereço de Leo. Filipa decide ser a modelo para as novas lingeries desenhadas pela equipe de Breno. Samuel tenta convencer Abel a demitir a atual babá de s ofia e recontratar Leo. s amuel e d avi descobrem os vídeos feitos pela nova babá de sofia. marlon flagra Lucas roubando e faz um acordo com ele. Filipa se incomoda com a lingerie desenhada pela equipe de b reno. Yara presencia d edé falando com Ryan pelo celular e conta para Kami.
sexta - maria de Fátima revela a odete que Raquel é sua mãe. o dete se alia a m aria de Fátima. eunice conta a bartolomeu sobre seu trabalho como modelo. ivan estranha a mudança de maria de Fátima em relação à mãe. Raquel conta a ivan que conversou com Renato e que tem certeza de que a mala não é dele. Raquel expulsa César de seu restaurante, ao se deparar com ele no local perguntando sobre Fátima. m aria de Fátima escuta Raquel dizer a i van que entregará o conteúdo da mala a marco aurélio.
Sábado - Sofia pede ajuda para encontrar o endereço de Leo. Yara implica com davi. abel descobre que Sofia fugiu de casa. Sofia é abordada, no ônibus, por um homem suspeito. Samuel encontra uma pista sobre o paradeiro da irmã mais nova. Leo se desespera ao saber da fuga de Sofia. Kami repreende Ryan por dar um celular escondido para dedé. Leo encontra sofia. Vespa manda Lucas trabalhar no galpão de Alan como espião. Sofia implora que abel recontrate Leo. Leo conta para s ofia sobre o bebê que perdeu. Samuel avisa a Abel que contratará Leo para cuidar de sofia.
Sábado - Raquel se nega a dar a chave do cofre para ivan e pede um tempo para pensar. Fátima e César combinam como impedirão Raquel de entregar de ir até marco aurélio. Raquel vai ao banco com Gilda. Gilda é atropelada por Olavo e Raquel se desespera. Olavo leva Raquel e Gilda para casa. Raquel esconde uma sacola em casa. Solange faz um teste de gravidez. Luciano nota a preocupação de i van. Fátima dopa Raquel e Gilda para tentar achar o que a mãe escondeu.
s exta - Goma b ehr retorna a m ilagres. Lavínia prepara uma pauta sobre a vida dos colaboradores do colégio. Anna flagra Senor mexendo em suas coisas. Lavínia publica uma matéria com foto de César e elisa, insinuando que os dois estão em um relacionamento. Goma quer retomar seu império na Lolipopus. Norma chama César para conversar e exige que o veterinário se afaste de elisa. anna e m oisés desconfiam que s enor seja filho de celebridades.
CinCo perGuntas / Rosane Svartman aposta em trama maternal em “Dona de Mim”
Rosane Svartman idealiza suas novelas a partir de dois conceitos-chave: reflexão e entretenimento. Uma das novelistas mais frutíferas e bem-sucedidas dos últimos anos, ela quer emocionar e divertir o público, mas também levá-lo a algum tipo de movimentação em torno das pautas na trama. Em “Dona de Mim”, a autora enfoca o tema da maternidade sob diversos pontos de vista. “A história fala sobre a maternidade de forma prismática, abordando diferentes possibilidades do que é ser mãe, incluindo a escolha de não ser, e o impacto direto na vida das mulheres da trama”, resume.
Natural de Memphis, cidade estadunidense no Tennessee, Rosane veio para o Brasil ainda criança. Por aqui, se formou em Cinema e se destacou no roteiro e na direção de longas como as comédias “Como Ser Solteiro” e “Mais Uma Vez Amor”. Na tevê, trabalhou na equipe de direção da trupe do “Casseta & Planeta – Urgente!” e no roteiro de séries como “Dicas de um Sedutor” e “Guerra e Paz”. Após ser roteirista por duas temporadas de “Malha-
ção”, acabou sendo escalada para o complexo horário das sete, função em que mostrou seu talento para o ofício com o êxito de tramas como “Totalmente Demais”, “Bom Sucesso”, e especialmente, “Vai na Fé”. “Uma novela das sete tem como ingrediente muito importante a mistura de gêneros, pois temos um público muito diverso, com adultos, crianças e adolescentes na frente da televisão nesse horário. Então, a história precisa ter um pouco de humor, de drama, de aventura, além de gerações diferentes retratadas para conseguir engajar todas as camadas do público”, ensina.
P – Com “Bom Sucesso” e “Vai na Fé” no currículo, você hoje é uma das autoras mais bem-sucedidas do horário das sete. Como isso influencia ao criar uma nova história?
R – Não carrego o êxito desses trabalhos como um peso, mas é claro que existe uma expectativa. Sigo com o mesmo método de trabalho e acredito que a criação está ligada ao instinto. Minha meta a cada novela é ter a sensibilidade de intuir o espírito do momento, os assuntos de interesse, as trajetórias e os personagens que a sociedade deseja acompanhar.
P – O que você entrega ao público em “Dona de Mim”?
R – Através da Leona (Clara Moneke), a história fala sobre a maternidade de forma prismática, abordando diferentes possibilidades do que é ser mãe, incluindo a escolha de não ser, e o seu impacto direto na vida das mulheres da trama. A protagonista é uma personagem que entra em um buraco e consegue sair dele transformada, uma gigante.
P – Como assim?
R – A Leona é uma mulher que passou pelo trauma de ter uma gravidez tardia interrompida. Ela já tinha comprado roupinha, feito chá de fralda, já se sentia mãe. E, quando ela perde essa criança, abre mão de tudo. Do casamento, da faculdade, ela realmente não consegue seguir adiante. Mas essa é a história pregressa da Leo. Quando a trama começa, ela é uma mulher batalhadora e alto-astral que tenta esconder sua dor, mas nem sempre consegue. A trajetória dela na novela é de superação dessa dor.
P – Que outros assuntos a novela também vai abordar?
R – Além das diversas formas de maternidade, vamos falar de segurança pública, envelhecimento, saúde mental, esporte e outros temas que provocam conversa, mostrando pontos de vista e reflexões. Tudo isso sem deixar de lado o entretenimento e o objetivo de contar uma boa história.
P – A Clara Moneke foi um dos grandes destaques de “Vai na Fé”. Como foi a escolha dela para protagonizar “Dona de Mim”?
R – Ela é um talento, uma atriz que ilumina qualquer cena. Foi por isso que fez tanto sucesso em “Vai na Fé”. Quando começamos a pensar no elenco, eu já tinha Clara em mente e o Allan (Fiterman, diretor artístico) estava encantado com o trabalho dela em “No Rancho Fundo”.
r aio-x / Maurício Pitanga se surpreende ao retornar à tevê na pele do honrado capitão Adna na 13ª temporada de “Reis”
Depois de um período de estudos no Canadá com planos para se mudar para Los Angeles, Maurício Pitanga foi surpreendido por um convite que mudou sua trajetória. Com 33 anos e quase duas décadas de carreira, o ator dá vida ao Capitão Adna em “Reis – A Esperança”. Trata-se da 13ª temporada da série bíblica da Record, disponível na plataforma de streaming Univer Vídeo, mas ainda sem data definida para estrear na Record. “Tinha planos diferentes, mas apareceu esse personagem e não tive como dizer não”, revela.
Adna é um dos homens de confiança do Rei Asa, interpretado por Ricky Tavares. “Ele é estrategista, mas ligado a princípios e valores. É aquele tipo de personagem que não aparece para causar polêmica, mas para sustentar a estrutura de quem lidera. Isso é uma força em si”, define o ator, que se sentiu imediatamente conectado à essência do papel. “Ele representa honra, lealdade e bravura, o que me tocou de cara”, afirma.
Para o personagem, Maurício passou por preparação intensa de combate e equitação, além de revisitar memórias de sua infância no interior fluminense. “Cresci montando cavalo no pelo e fazendo freio de cabresto. Foi um reencontro com algo muito íntimo”, conta ele, que nasceu em Resende, no Rio de Janeiro. O reencontro também aconteceu nos bastidores, já que contracena com Ricky Tavares, com quem fez seu primeiro teste na televisão, e Gabriel Barreto, com quem modelou na juventude.
Nome completo: Maurício Sacramento Pitanga. Nascimento: 4 de junho de 1991, em Resende, RJ.
Atuação inesquecível: “Vivendo Paco em ‘Dois Perdidos Numa Noite Suja’, de Plínio Marcos. Foi um mergulho intenso e transformador”.
Interpretação memorável: Marlon Brando como Don Vito Corleone no filme “O Poderoso Chefão”, dirigido por Francis Ford Coppola e lançado em 1972.
Momento marcante na carreira: “Quando entrei como uma participação em
‘Malhação Sonhos’ e acabei me tornando um dos vilões da trama. Mudou minha trajetória”.
O que falta na televisão: “Mais risco artístico e representatividade real”.
O que sobra na televisão: “Pressa. Às vezes, falta tempo para o processo criativo respirar”.
Com quem gostaria de contracenar: Robert De Niro.
Se não fosse ator, seria: “Infeliz! Mas, talvez, advogado ou psicólogo, porque sempre gostei de entender o comportamento humano”.
Ator: James Dean.
Atriz: Viola Davis.
Novela: “Avenida Brasil”, escrita por João Emanuel Carneiro e exibida originalmente em 2012.
Vilão marcante: Coringa, interpretado por Heath Ledger no filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, de Christopher Nolan, lançado em 2008.
Personagem mais difícil de compor: Paco, em “Dois Perdidos Numa Noite Suja”. Que novela gostaria que fosse reprisada: “Caminho das Índias”, escrita por Gloria Perez e exibida originalmente em 2009.
Que papel gostaria de representar: “Um personagem histórico com muitas camadas ou um anti-herói intenso”.
Filme: “Clube da Luta”, dirigido por David Fincher e lançado em 1999.
Autor: Nelson Rodrigues.
Diretor: Martin Scorsese.
Vexame: “Falar com alguém pensando ser uma pessoa que não é”.
Mania: “De ensaiar texto andando pela casa, como se estivesse em cena”.
Medo: “De perder alguém que eu ame”.
Projeto: “Um longa autoral em desenvolvimento, com foco em temas sociais e existenciais”.
inside / Com o fim do “BBB 25”, Ana Clara se prepara para assumir novos projetos na Globo
Ana Clara tem sido figura fácil na programação dos canais Globo. A exBBB recentemente encerrou sua participação no comando do programa “Big Show”, do Multishow, com o fim do “Big Brother Brasil 25”. Agora já se apronta para novos projetos diante das câmeras. Antes de reassumir o “Estrela da Casa” em agosto, a apresentadora também baterá ponto no GNT, onde apresentará uma nova temporada do “Panela Quente”. Mesmo ficando pouco tempo fora dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, Ana Clara celebra a agenda intensa de projetos na emissora. “Está ótimo. Estou muito feliz com tudo isso. Ninguém está reclamando do trabalho, não (risos)”, vibra.
O “Estrela da Casa”, que estreou na grade da Globo ano passado, voltará ao ar com algumas mudanças no formato. O programa mistura música e convivência e dá espaço para que novos artistas busquem uma oportunidade de ganhar o Brasil por meio da música. Mais focado
na competição musical do que na convivência do confinamento, o formato original trará novidades nas dinâmicas e nas provas, mas os participantes seguem com o mesmo objetivo: batalhar vantagens e lutar pelo primeiro lugar no pódio das paradas musicais. “Fizemos algumas mudanças no formato para atender ao público. Esse ano, por exemplo, todos os participantes irão cantar nas noites de terça. Todos participarão do Festival. Seguiremos com mentores e mentoras para acompanhar os participantes. Com o fim do ‘BBB’, a equipe de reality já começou essa seleção”, explica.
A música, inclusive, tem se tornado cada vez mais frequente na carreira de Ana Clara. Além do “Estrela da Casa”, a apresentadora também participa das transmissões de grandes festivais da emissora, como Rock in Rio e Planeta Atlântida. Em maio, a ruiva também encabeça a transmissão da Globo, ao lado de Kenya Sade, do show da cantora Lady Gaga na Praia de Copacabana. “Eu
sempre curti muito música. Falam que eu sou eclética, mas não gosto dessa palavra. Eu sou bagunça. Gosto de todo tipo de música”, aponta.
Aos 28 anos, Ana Clara ficou nacionalmente conhecida em 2018, ao participar da 18ª temporada do “Big Brother Brasil”, quando ficou em terceiro lugar. Desde sua estreia
na tela da emissora, ela tem emendado programas na Globo, na tevê fechada e no Globoplay. “Fiquei muito feliz com a nova temporada do ‘Estrela da Casa’. Uma honra apresentar esse programa. Foi meu primeiro grande projeto no horário nobre. Voltamos em agosto e com alguns dias a mais”, celebra.
Bastidores / Sucesso recheado de polêmicas, trama debochada de “Uga Uga” celebra 25 anos de exibição
Ao longo de todo os anos 1990, Carlos Lombardi foi lapidando o modus operandi de suas novelas recheadas de ação, diálogos espertos e forte apelo sexual. A fórmula chegou ao seu ápice com “Uga Uga”, que completa, este mês, 25 anos de exibição. Após ter escrito êxitos como “Perigosas Peruas” e “Quatro Por Quatro”, o autor precisava de uma boa história para voltar ao ar em seu velho conhecido horário das sete.
No final de 1999, a inspiração chegou através de uma matéria de jornal. Na reportagem, uma família de grileiros de terra na Amazônia foi atacada por uma tribo indígena. O pai e os dois filhos mais velhos conseguiram escapar. Mas o mais novo, foi capturado pela tribo. “Achei a história crível e fiquei na curiosidade para saber o que teria acontecido com o menino que ficou com os índios. A partir desse mote, criei uma trama com muitas possibilidades e que me trouxe problemas e felicidades”, conta.
No folhetim, o jovem Adriano, de Claudio Heinrich, sobreviveu a um ataque
que matou seus pais, biólogos que faziam uma pesquisa na Amazônia. Encontrado pelo Pajé Anru (Roberto Bonfim), teve uma vida tranquila na tribo de Anru, onde passou a ser chamado de Tatuapu. Louro e branco, Adriano chamava a atenção por ser diferente do biótipo indígena. “Foi um dos processos de preparação mais engraçados que já tive para um personagem. Aprendi o básico de tupi-guarani e caprichei nos exercícios físicos. Desde o início, eu sabia que iria ficar muito tempo sem roupa diante das câmaras”, explica Heinrich.
A vida do jovem muda radicalmente ao ser, finalmente, achado por seu avô, o amargurado Nikos, de Lima Duarte. Depois de ser levado para a cidade, descobre ser o único herdeiro da fortuna da família após a morte de seu avô. Entre prós e contras, Tatuapu precisa se adaptar ao novo cotidiano e driblar os parentes que estão de olho na herança: os tios Anísio e Santa, de Tato Gabus Mendes e Vera Holtz, e o primo Rolando, de Heitor Martinez. “Era fantástico ser filho da Vera e
contracenar com o Tato e o Lima. Fazer comédia é sempre um exercício e essa novela foi um teste dos mais difíceis”, valoriza Heitor.
O único porto seguro de Tatuapu era a amizade com Baldoch, de Humberto Martins. Misterioso e sempre em uma eterna fuga, o coração do ex-sargento só amolece quando está próximo de Maria João, de Viviane Pasmanter, a ex-noiva que ele foi obrigado a largar no altar. “Minha personagem tinha perdido a fé no amor e foi ficando cada vez mais simples e sem vaidade. Era ótimo gravar sem tanta maquiagem ou figurino mais elaborado. Uma libertação”, relembra Pasmanter.
Outra que iria mudar a vida do protagonista na cida-
de grande era a revoltada Bionda, de Mariana Ximenes. No entanto, a paixão do casal teria de passar por cima da submissa Gui, de Nívea Stelmann. “A Bionda era um furacão, uma jovem fiel às próprias vontades e muito subversiva para a época. Eu tinha 18 anos e amei embarcar nessa aventura”, ressalta Ximenes.
Ambientada no bairro de Santa Teresa, região central do Rio de Janeiro, a novela foi dirigida por Wolf Maya e Alexandre Avancini e a produção passou por locações como a Costa Rica e pequenas cidades serranas fluminenses como Lumiar e Vassouras. No numeroso elenco de quase 80 nomes destaque para os desempenhos de Marcos Pasquim, Danielle Winits, Nair Belo e Ângelo Paes Leme.
> Mariana Sena tem mergulhado em um novo mundo ao viver a intensa Glorinha em “Garota do Momento”, da Globo. A atriz, que tem poucas ligações com o universo da moda, rapidamente se encantou com a vaidade da personagem da novela das seis. “Fiquei muito interessada pelo senso de moda e beleza dela. É o meu oposto. Não sou uma pessoa focada nisso. Acho até que deveria ser mais ligada em moda. Mas não sou apegada. Gosto como a Glorinha usa a vaidade e o empoderamento através da beleza”, elogia.
No elenco
Daniel Blanco estará na próxima temporada de “DNA do Crime”, original Netflix. A produção estreia no próximo dia 4 de junho.
Horário nobre
Bárbara Reis voltará às novelas. A atriz está no elenco de “Três Graças”, próxima novela das nove. A produção contará com autoria de Aguinaldo Silva.
Gente que chega
Rocco Pitanga entrará no elenco de “Garota do momento”. o personagem do ator ajudará Clarice, papel de Carol Castro, com sua memória.
Trabalho antigo
Recém-saído de “Volta por Cima”, aílton Graça poderá ser visto na série “Pablo e Luisão”, original Globoplay. Criada por Paulo Vieira, a produção de humor estreia no dia 22 de maio.
Cinema nacional
estrelado por antonio Fagundes, o filme “deus É brasileiro” chega à Netflix. o longa estreia no dia 24 de maio.
Encontro de craques
Os craques Roberto Carlos e Ronaldo estarão no documentário “Baila, Vini”, original Netflix. A produção contará a trajetória do jogador Vinicius Jr. ao longo dos últimos anos. o projeto estreia dia 15 de maio.
No cronograma
a trama de “a Caverna encantada” contará com 290 capítulos no total. a novela do SBT encerrará as gravações no final de maio.
Noite de premiação e por falar em sbT, Regina duarte gravou uma participação no “Troféu imprensa”. A premiação irá ao ar no dia 4 de maio.
Participação especial
Rodrigo Kenji fará uma participação especial na próxima temporada de “Sessão de Terapia”, original Globoplay. Com estreia prevista para o ano que vem, a produção é protagonizada por selton mello.
No embalo miguel moro faz sua estreia no horário nobre da Globo. Aos 13 anos, o jovem ator carioca vive Bruno em “Vale Tudo”, filho de ivan e Leila, interpretados por Renato Goes e Carolina dieckman. O ator, que já coleciona obra bíblicas no currículo, está animado com o novíssimo projeto. “O Bruno é completamente diferente dos personagens bíblicos que já fiz. estou adorando essa mudança. ele é um menino alegre, enfrentará um problema com celulares, que tem acontecido atualmente com os jovens hoje em dia nas cidades”, adianta.