






















cionar uma de suas parcerias de longa data, com o poeta e escritor Humberto Hermenegildo de Araú jo, isso para não citar outros nomes, como o próprio José Luiz Ferreira e a poeta Valdenides Cabral, estes dois últimos também afastados do pro grama e igualmente entusiastas das nossas letras.
No poema “Especulações em torno da palavra homem”, Carlos Drummond de Andrade nos traz uma verdadeira reflexão filosófica em torno do sentido da vida. É a partir desse pensamento – sobretu do quando o poeta mineiro ponde ra nos versos: “Quanto vale o ho mem?”, num mundo capitalista e desumano – que lamentamos cons ternados a notícia de que o professor Dr. Derivaldo dos Santos, junto com outros competentes professo res, foram descredenciados do PP GEL (UFRN). Não vamos debater questões burocráticas por não en tender muito bem como funcionam esses descredenciamentos. Contu do, vamos falar do ser humano e profissional capacitado que o pro grama perdeu.
Para nós, não cabe aqui julgar os que tomaram tal medida, baseada em critérios técnicos, porém como já afirmamos, reconhecemos (fala mos por dezenas de alunos e exorientandos dele) o grande profes sor e ser humano que Derivaldo dos Santos foi para o PPGEL, chegando inclusive à direção do programa, anos atrás. Com certeza se ele esti vesse na mesma posição hoje, agiria diferente para com os colegas.
Derivaldo dos Santos não é ape nas um professor com título de dou tor, ele é, humanamente, fora de série. Um profissional que ama o que faz, um intelectual sensível, in teligente, que nos relembra o mestre Antonio Candido no seu conhecido ensaio Direito à Literatura, para res saltar uma das grandes virtudes de le, uma das características mais nobres do ser humano: o senso de humanidade. Candido defende a humanização como “o processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emo ções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da bele za, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do hu mor. A literatura desenvolve em nós
a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreen sivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante.”
É essa uma das maiores virtudes desse professor que, desde sua origem humilde em Nova Cruz, vem con tribuindo há mais de vinte anos na formação de uma nova geração de professores, isso pra contar só na UFRN. Com efeito, ele contribuiu para educar e formar centenas de
profissionais que estão hoje no mer cado e não apenas como professores, pesquisadores, mas também como verdadeiros entusiastas da nossa lite ratura: Regina de Medeiros, Char lyene Souza, Kalina Paiva, Gilvan Oliveira, Sara dos Santos, Bruna Ca ballero, Marília Silveira, Ligia Mi chele, Célia Marilia, Aluísio Barros, dentre tantos outros que estão aí, atuando na sociedade, para provar.
Apoiador da cultura regional,
Derivaldo recebeu em 2016, das mãos do ex-reitor da UFRN Dió genes da Cunha Lima, o título de sócio benemérito da Academia Norte-rio-grandense de Letras, pe la sua contribuição relevante a nos sa literatura. Derivaldo organizou e participou de inúmeros eventos, palestras, além de incentivar a lei tura de autores potiguares, orientar ensaios, artigos, pesquisas. Para re forçar o que afirmamos basta men
Tendo em vista os méritos e vir tudes que Derivaldo possui, fizemos a relação com o poema de Drum mond; e, se tivéssemos oportunida de de falar ao professor, diríamos o que ele já nos disse tantas vezes: que o ser humano sempre valerá muito, independente de sua raça, cor, po sição política/ideológica ou religião; uma importância única, um signi ficado que transcende a sua existên cia, com relevância para os demais homens e mulheres. Derivaldo saiu como já dissemos lá de Nova Cruz para fazer a diferença na vida de tanta gente, seja em Natal, Currais Novos, dentre outros lugares por onde passou.
Descredenciar professores como Derivaldo, do PPGEL, nos pareceu uma falta de empatia para com pro fissionais que estavam ali há anos, como é o caso dele, que contribuiu tanto tempo com o programa, sendo evidentes as exigências e o cuidado do docente com seus orientandos. Tomaram uma atitude que talvez pudesse ser revertida, não levaram em conta, por exemplo, que passa mos nos últimos anos por uma pan demia, muitos docentes perderam familiares e amigos, e tiveram seque las, dado o momento opressor em que vivíamos. Atitude insensível, por ser o PPGEL um espaço de forma ção, da área de humanas, para a so ciedade. Por fim, o afastamento dos referidos professores nos parece tam bém ser uma medida excludente e elitista, justamente num ambiente que deveria romper com paradigmas seculares. Fica a impressão de que ali é um espaço para poucos.
Na realidade quem mais perde nessa história toda são os futuros ingressantes do programa, pois, co mo é sabido, com o descredencia mento desses professores, algumas linhas de pesquisa irão ficar suspen sas; e, com isso, por exemplo, dimi nuem as chances de surgirem novas pesquisas sobre literatura norte-riograndense, literatura e ensino etc.
Escrevemos este artigo em nome dos atuais alunos de Derivaldo, na pós-graduação: Aparecida Rego, David Tintino, Rosimary Alves, Grabriela Rocha... ao mesmo tem po que o dedicamos aos outros pro fessores afastados.
Sejamos como os discípulos do professor Keating, no filme Socieda de dos Poetas Mortos, que se revol tam contra a exclusão do professor do quadro docente da escola e, em um ato de protesto, sobem nas car teiras da sala de aula e recitam o pri meiro verso do poema “Oh Captain! My Captain”, de Walt Whitman.
Osenador Styven son Valentim (Podemos) dis se que não pretende renovar o mandato e que em 2026 tentará se eleger governador do Rio Grande do Norte. Pouco crédito. E não é nem pelo longo tempo que nos separa da pró xima sucessão estadual, mas, sim, pela flacidez da posição do senador. Nas eleições de 2022, ele foi candidato, mas não saiu da casa, não fez comício, abriu mão de
Mesmo sem fazer campanha, Styenson Valentim ainda recebeu 307 mil votos, ficando no terceiro lugar na disputa pelo Governo do RN. Será que ele teria mudado o pleito se tivesse feito campanha pe lo voto? Styvenson é uma incógnita.
Em entrevista a uma emissora de Natal, Styvenson Valentim afirmou: “Eu quero disputar o Governo. E terei mudanças no comportamento. Vou usar tempo de TV, tempo de rádio, começar a fazer divulgação parlamentar. Sempre devolvi dinheiro. Mas devolver dinheiro para o governo? Vou utilizar todas as armas que os outros usam.”
OPT admite que en frenta dificuldade para avançar com a PEC da Transição, que permitirá ao governo Lula excluir as despesas com o Auxílio Brasil (ou Bolsa Família) do teto de gastos. A possibilidade de conse guir a autorização do Con gresso para furar o teto por quatro anos ficou remota nos últimos dias. Também não há entendimento quanto ao valor que pode rá ser abrangido pela PEC.
O Centrão quer condi cionar seu apoio à propos ta à necessidade de reno vação da licença a cada ano e à transformação das emendas de relator em im positivas. A ideia é criar dificuldade para vender facilidade, obrigando o novo governo a negociar ano a ano.
Partidos aliados pro põem um meio-termo, com a liberação por dois anos. O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin lidera as negociações com uma de zena de partidos.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, coorde nadora de Articulação Po lítica da transição, disse que ainda falta consenso sobre o prazo da proposta de emenda à Constituição (PEC) que exclui da regra do teto de gastos públicos
o novo Bolsa Família, a PEC da Transição. A dis cussão é se os recursos do programa social ficarão fora do teto de forma per manente, por 4 anos ou menos que esse prazo. “É o maior ruído que temos dentro do Congresso”, ad mitiu Gleisi.
“Temos que ter mais previsibilidade no sentido da sustentabilidade da po lítica. Não pode ser um soluço, faz por 1 ano e de pois renova. Nós não va mos acabar com a fome, com a miséria, com as cri ses no país em 1 ano. Co mo queremos uma solução política que passe pela Ca
sa da representação do povo, acho que temos a responsabilidade de ofe recer uma solução de mais longo prazo, para dar pre visibilidade, não para o governo, mas para o povo, para que as pessoas não fiquem com medo, receo sos de terem interrompido o seu sustento antes de poderem ter uma saída”, argumentou Gleisi.
Um dos articuladores da PEC, o senador Paulo Rocha (PT-PA) diz que a proposta vai prever a libe ração de R$ 175 bilhões fora do teto de gastos a partir de 2023. Segundo ele, a medida só faz senti
Em entrevista à Reu ters, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do orçamento e provável autor da PEC da Transi ção, afirmou que o gover no precisará de deixar pelo menos R$ 100 bilhões fora do teto de gastos.
“Só temos condição de fazer o orçamento se tiver a PEC. Sem a PEC, não tem como, nem aumento de servidor, nem aumento de salário mínimo, nem Far mácia Popular nem nada, não tem o que fazer. O or çamento que está aí é ine xequível”, disse o relator.
Ser convocado para equipe de transição de go verno junto com Alexandre Frota não parece ser um prestígio. Pior ainda: Frota foi convocado para a equipe técnica da cultura. Nem o ator Zé de Abreu aguentou: “Colocar Alexandre Frota na transição na área da Cultura é um desrespeito à Classe Artística”, atirou nas redes sociais.
Os servidores públicos municipais de Mossoró serão liberados hoje às 14h, para assistirem a estreia do Brasil na Copa do Qatar. O atendimento nas re partições públicas estaduais também segue o horário especial. As agências bancárias também terão expe diente diferenciado, das 9h às 14h. A Canarinho enfrenta a Sérvia às 16h.
O vereador Tony Fernandes (Solidariedade) vol tou a cobrar o repasse das emendas impositivas ao orçamento 2022. Até agora, segundo ele, o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) não liberou um cen to sequer. Tony disse que as instituições que haviam sido beneficiadas com as emendas impositivas estão aguardando os recursos para reforçar as suas ativi dades. “Nós não estamos pedindo nada demais, apenas que paguem as emendas” diz.
Em resposta à decisão do ministro Alexandre de Moraes, o Partido Liberal (PL) enviou nesta quartafeira, 23, manifestação ao Tribunal Superior Eleito ral (TSE) pedindo que seja mantida a verificação ape nas sobre o segundo turno eleitoral e que, caso o tri bunal entenda necessário, adote providências sobre os dois turnos do pleito.
“A Coligação autora re quer seja mantido como escopo inicial da Verifica ção Extraordinária o Se gundo Turno da Eleição de 2022, e, uma vez constata do o mau funcionamento e a quebra de confiabilidade
dos dados extraídos de par te das urnas eletrônicas utilizadas no pleito, esse Tribunal Superior Eleitoral então adote, de forma con sequencial, observados os princípios do contraditório e da ampla defesa dos inte ressados, os efeitos práti cos e jurídicos necessários para ambos os turnos das Eleições Gerais de 2022”, disse.
Segundo a sigla, as ur nas eletrônicas utilizadas no primeiro turno foram usadas, também, no se gundo turno das eleições de 2022, mas, de acordo com a equipe técnica do Instituto Voto Legal, “o log
é o mesmo. O log é um só. O log começa no dia em que liga a urna e termina no dia em que desliga a urna”.
“Ocorre que, neste mo mento embrionário, esten der a verificação extraor dinária pretendida tam bém para o primeiro turno parece ser medida açoda da, especialmente porque, como efeito prático, traria a própria inviabilidade da medida ora pretendida, em razão da necessidade de fazer incluir no polo passivo da ação todos os milhares de candidatos que disputaram algum car go político nessas elei
ções, bem como seus Par tidos, Coligações e Fede rações’, afirmou.
Na terça-feira, 22, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o presidente do PL, Valde mar Costa Neto, entraram com uma representação no Tribunal Superior Elei toral (TSE) para pedir a anulação de parte dos vo tos feitos em cinco mode los de urnas no segundo turno das eleições de 2022. A alegação é de que houve “desconformidades irre paráveis de mau funciona mento” em determinados modelos.
Após o requerimento, o ministro Alexandre de Mo raes deu prazo de 24 horas para o partido apresentar também dados sobre su postos defeitos nas urnas durante o primeiro turno.
>> Centrão quer obrigar o futuro governo Lula a negociar ano a ano o “estouro” do teto de gastosReprodução
OPlenário do Senado aprovou as indicações dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Eles substituirão os ministros Napoleão Nunes Maia Filho e Nefi Cordeiro, respectivamente.
Os dois indicados foram sabatinados na terçafeira, 22, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Messod Azulay Neto destacou sua atuação à frente do Tribunal Regional Federal da 2 ª Região (TRF2), em especial na implantação do processo eletrônico. Também afirmou ser um juiz com perfil “garantista”, ou seja, defensor dos direitos fundamentais e das garantias processuais.
“Sou o que a doutrina nomeia de juiz garantista, comprometido com o cumprimento da Constituição e a defesa intransigente dos direitos e garantias individuais e a proteção do cidadão de possíveis excessos do Estado”, declarou.
Domingues afirmou que o “diálogo entre os poderes” é fundamental para o fortalecimento das instituições e da democracia. “O juiz atua na preservação da estabilidade da
A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 1132/22, que aumenta para 45% a margem do crédito consignado para servidores públicos federais. A MP foi aprovada com mudanças feitas pelo relator, deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), e será enviada ao Senado. Dos 45% de margem, 5% ficarão reservados exclusivamente para amortização de despesas ou saques de cartão de crédito e outros 5% para o cartão consignado.
Antes, o limite era de 35%, sendo 30% para empréstimos com desconto
em folha e 5% para o cartão de crédito. O empréstimo consignado é descontado automaticamente em folha de pagamento.
De acordo com o texto, quando leis ou regulamentos específicos não definirem percentuais maiores, o limite será aplicado como percentual máximo para empréstimos de empregados públicos federais da administração direta, autárquica e fundacional; servidores públicos federais inativos; militares das Forças Armadas; militares do Distrito Federal e dos ex-territórios federais;
pensionistas de servidores e de militares das Forças Armadas, do Distrito Federal e dos ex-territórios; e militares da inatividade remunerada.
Entretanto, fica proibida a abertura de novas consignações quando a soma dos descontos e das consignações alcançar ou exceder o limite de 70% da base do consignado.
A exemplo do que foi incluído na Lei 14.431/22, os servidores federais poderão destinar até 5% do empréstimo tomado para
a contratação de um cartão consignado de benefício.
Para os aposentados pelo Regime Geral da Previdência Social, norma do Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS (Resolução 1.348/22) define que esse tipo de cartão é uma forma de operação para contratar e financiar bens, serviços e saques e outros benefícios vinculados obrigatoriamente, como descontos em farmácias conveniadas e auxílio funeral e seguro de vida, sem limite de idade, no valor mínimo de R$ 2 mil cada um.
Ainda segundo essa resolução, o cartão consignado de benefício poderá ser ofertado por instituições financeiras e entidades fechadas de previdência complementar que atuem no consignado.
Fonte:atentos a isso na nossa atividade cotidiana e no diá-
logo interinstitucional”, afirmou.
Messod Azulay Neto é o atual presidente do TRF2. Professor universitário e desembargador desde 2005, é autor de diversos livros no campo do Direito. Sua indicação (MSF 73/2022) teve como relator o senador Carlos Portinho (PL-RJ) e recebeu 61 votos a favor e nenhum contra, com 2 abstenções.
Paulo Sérgio Domingues é desembargador no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) desde 2014. Ele foi presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). Sua indicação (MSF 74/2022) teve como relator o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e recebeu 57 votos a favor e 2 contra, com 3 abstenções.
O STJ foi criado pela Constituição Federal de 1988, em substituição ao antigo Tribunal Federal de Recursos. É a corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil. É de sua responsabilidade a solução definitiva dos casos civis e criminais que não envolvam matéria constitucional nem a justiça especializada.
Fonte: Agência SenadoO ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) é um dos alvos de uma operação da Polícia Federal que investiga supostas fraudes em convênios de prefeituras do estado de Roraima. Segundo o portal G1, a operação deflagrada nesta quarta-feira, 23, cumpriu 22 mandados de busca no estado expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal de Roraima, inclusive na casa do ex-senador, em Boa Vista.
milhões em contratos com prefeituras no estado em convênios com o governo federal entre 2012 e 2017. De acordo com investigações da PF e da Controladoria-Geral da União (CGU), ao menos R$ 15 milhões foram pagos em propina no esquema.
Agência Câmara
A investigação da PF apontou que três empresas de engenharia pagavam propinas que eram repassadas ao ex-senador e a servidores públicos que colaboravam com o esquema. As empresas investigadas seriam responsáveis pela execução de mais de R$ 500
A PF também aponta indícios de que o ex-senador interferia nos convênios em que houvesse a aplicação de verbas federais viabilizadas por ele. O parlamentar inclusive “travaria” o pagamento das emendas parlamentares de sua autoria caso não recebesse o repasse das propinas. Os recursos seriam repassados para Jucá por meio de familiares e de empresas e de empresas de que são sócios.
O STJ foi criado pela Constituição Federal de 1988, em substituição ao antigo Tribunal Federal de Recursos
Lula (PT) quer aprovar a “PEC da Transição” sem reduzir os qua se 200 bilhões de gastos acima do teto e Arthur Lira (Progres sistas) quer renovar o mandato de pre sidente da Câmara dos Deputados sem sobressalto. Temos aí a fome com o de sejo de comer. Logo, não custará aos dois a união política, mesmo que sob desconfiança de lado a lado.
Em Brasília, a informação corrente é que o PT sinalizou a Lira a possibilidade de aderir ao projeto de sua reeleição em troca do envolvimento maior dele na aprovação da PEC da Transição.
O processo não é tão fácil, mas é de simples entendimento. O partido de Lu la formaria um bloco parlamentar para a eleição da Mesa da Câmara com as legendas que integram a base parlamen tar do presidente Jair Bolsonaro (PL), como Progressistas e Republicanos. O número estimado de parlamentares é de algo entre 300 e 350 deputados. Em con trapartida, Lira ajudaria o governo elei
to a aprovar a PEC do Estouro.
O jornalista Caio Junqueira, da CNN, que cobre os bastidores de Brasília, aponta como sinal claro de união a po sição anunciada pelo Republicanos. O partido que apoiou formalmente a can didatura à reeleição de Bolsonaro, anun ciou em nota que não fará oposição a Lula, declarando-se “independente”, e que está fechado com a reeleição de Ar thur Lira.
“Outros partidos de centro que não integram a base atual de Bolsonaro já têm feito movimento mais incisivo nes se sentido: abriram diálogo com o go verno eleito e deverão integrar também o bloco de apoio a Lira. É o caso, por exemplo, de PSD, União Brasil e MDB”, observou.
Junqueira alertou, porém, que há fa tores importantes que podem dificultar essa negociação:
1 – “Esses partidos têm cobrado nos bastidores um posicionamento mais cla ro do governo eleito sobre a montagem do governo – e sua posição na Esplanada.O PSD, por exemplo, tem fei to cobranças nesse sentido. Na tarde desta quinta-feira, o presidente do Se nado, Rodrigo Pacheco, disse ainda não haver consenso sobre o texto da PEC”;
2 – “O Congresso atual quer evitar que o texto da PEC dê uma licença para gastar por quatro anos ao novo governo, uma vez que isso eliminaria o poder de barganha dos parlamentares diante do Palácio do Planalto. Em contraponto, a imposição de um waiver fiscal por ape nas um ano obrigaria o governo a sentar para negociar com o Congresso anual mente.”
3 - Um terceiro fator para a consoli dação do bloco para eleger Lira — e fazer nascer o embrião da base de Lula — é o PL. Nos bastidores a cúpula do partido tem sinalizado não querer integrar o bloco de Lira se o PT estiver nele.A pres são parte principalmente dos deputados bolsonaristas. O receio de Lira, segundo seus aliados, é que se o PL e seus 101 deputados não integrarem o bloco, pos sa surgir uma candidatura adversária viável.”
Pois bem.
Observando cada ponto costurado até aqui é possível apostar, sem medo de perder, que Lula e Lira vão alcançar os seus respectivos objetivos. Ou há dú vida?
Como diz a voz chata no Tik Tok: “Quem não tem as manhas não entra não”.
r I cardo LEWandoWs KI Vice-presidente do TSE sobre a representação do PL que pede anulação de votos de parte das urnas
A Prefeitura de Tibau recebeu mais de R$ 2,5 milhões de royal ties de petróleo em novembro, depositados nesta quarta-feira, 23. É líder do ranking estadual. O valor representa mais de meio milhão de reais em relação à segunda colocada, Mossoró, que teve direito a R$ 1,9 milhão. Areia Branca é a terceira colo cada no ranking do RN com uma quantia de mais de R$ 1,2 mi lhão.
O município de Macau tam bém recebeu mais de R$ 1,2 milhão em royalties de petróleo neste mês, na quarta colocação do ranking. Na sequência, Go vernador Dix-sept Rosado com R$ 1,03 milhão; Apodi, R$ 988 mil; Felipe Guerra, R$ 923 mil; Carnaubais, R$ 839 mil; Upa nema, R$ 835 mil; e Porto do Mangue, com R$ 678 mil, fecha a lista do grupo dos 10 maiores dos royalties.
Opresidente do Tribu
nal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ale xandre de Moraes, e coman dantes da Polícia Militar dos estados se reuniram nesta quarta-feira, 23, em Brasília. Por cerca de cinco horas, Mo raes e os representantes de 26 das 27 unidades federati vas discutiram as ações que as forças de segurança públi
ca dos estados e do Distrito Federal realizaram durante as eleições gerais de 2022.
Segundo o secretáriogeral do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), tenente-coronel da Polícia Militar da Bahia, José Luís Santos Silva, a conversa transcorreu em um “clima bem tranquilo, amistoso”. Silva disse à Agência Brasil que o encontro foi solicitado por Moraes e também serviu para que fossem avaliadas
A Prefeitura de Mossoró preparou o projeto “Estação Natal” para celebrar o ciclo natalino na Estação das Artes Elizeu Ventania. O prefeito Allyson Bezerra lançará no dia 1º de de zembro.
Estreia do Brasil na Copa do qatar contra a Sérvia, hoje, às 16h, altera o expediente nas repartições públicas de todas nas es feras municipal, estadual e federal. Fique de olho nos horários especiais, principalmente, nos serviços mais essenciais. inscrição ao Passeio Ciclístico da TCM pode ser feita até hoje, pelo www.eventbrite.com.br e na sede da emissora. O pas seio será realizado domingo, 27, com saída do Teatro Dixhuit Rosado, às 15h.
A Neoenergia Cosern lançou a campanha Best Week, com desconto de até 60% nas contas com atraso superior a 90 dias. Haverá isenção total de multas, juros e correção mo netária. A concessionária de energia elétrica quer zerar a inadimplência. Aproveite.
A Câmara de Mossoró aprovou a campanha Água Mais Vida, com objetivo de conscientizar o consumo de água pela po pulação. O vereador Naldo Feitosa (PSC), autor do projeto, diz que é preciso incentivar o hábito de beber água, essencial para a saúde.
saL
A Comissão de Meio Am biente da Câmara rejeitou o projeto de lei que incluía os apicuns e salgados como área de proteção permanen te. O projeto inviabilizaria a indústria salineira potiguar e a produção de camarão. Foi o trabalho do deputado Beto Rosado (PP) que der rubou o projeto na comis são.
Os professores da Uern rejeitam a proposta de 5% de reajuste salarial, apre sentada pela reitora Cicília Maia. A categoria considera um absurdo para quem está há 10 anos sem reajuste. Em assembleia da Aduern, os professores aprovaram um dia de paralisação na quar ta-feira, 30, de advertência.
O senador Styvenson Valentim antecipou em qua tro anos a candidatura ao governo do RN. Jura que disputará a sucessão de 2026. Ele foi candidato a governador este ano, sem pedir votos, sem mobiliza ção e, claro, sem ser levado a sério pela maioria.
A Comissão de Finanças e Fiscalização da Assem bleia Legislativa aprovou projeto, do Executivo, que autoriza o governo a socor rer financeiramente às con cessionárias e permissioná rias do transporte público intermunicipal. O projeto é a solução viável para recu perar o serviço no Rio Gran de do Norte.
“ideias para o planejamento de futuras eleições”.
“Vamos começar a desen volver um aperfeiçoamento das próximas eleições, mas isso ainda está em termos de intenções”, disse o policial mi litar, explicando que, por ora, não há previsão de reuniões para tratar do assunto. “Isso vai ficar para discutirmos em momento oportuno”.
Comandantes das PMs de apenas três estados não atenderam ao convite de Mo raes, mas as corporações de Santa Catarina e Paraná en viaram representantes, ao contrário da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, úni ca ausente no encontro.
Em nota, o TSE informou
que, ao fazer um balanço das ações que as polícias milita res desenvolveram durante as eleições, Moraes destacou a importância das iniciativas realizadas para garantir a integridade do pleito e a se gurança dos eleitores, mesá rios e servidores da Justiça Eleitoral devem ser amplia das por meio de “diálogo constante, investimentos e ações [conjuntas] entre Jus tiça Eleitoral e órgãos de se gurança pública”.
Ainda segundo o TSE, du rante a reunião Moraes agra deceu o empenho das forças de segurança, destacando o compromisso dessas institui ções com a democracia.
Como reconhecimento à
contribuição dos policiais militares, o presidente do TSE anunciou que vai conce der ao Conselho Nacional de Comandantes-Gerais a me dalha da Ordem do Mérito Assis Brasil. O TSE confere a homenagem a personalida des civis e militares, nacio nais e estrangeiras, que te nham prestado relevantes serviços à Justiça Eleitoral e à democracia em suas res pectivas áreas de atuação.
Desde que assumiu a pre sidência do TSE em meados de agosto, Moraes já se reu niu com comandantes das polícias militares em ao me nos outras duas ocasiões. A primeira apenas 8 dias após ser empossado. A segunda,
no dia 11 de outubro, já de pois da realização do primei ro turno das eleições.
Durante o segundo en contro com os comandantes, o ministro chegou a comen tar a importância de medidas que o TSE aprovou este ano, como a proibição dos eleito res portarem armas em um raio de 100 metros dos locais de votação e a obrigação de deixarem seus aparelhos ce lulares com os mesários an tes de se dirigir à cabine de votação. Na mesma ocasião, Moraes declarou que as PMs tinham “agido de acordo com as regras e regulamentos, tendo uma atuação forte, pre sente e discreta, sem trucu lência”.
Se confirmada a tese do PL, teria que anular toda a eleição”
crispinianoneto@gmail.com
questão de classe: desta vez, cerco da mídia a lula começou antes da posse
OGrupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) da Secre taria de Inspeção do Tra balho (SIT) resgatou 30 trabalhadores que foram encontrados na região de Mossoró em situação de trabalho análogo à escra vidão. Esses trabalhadores estavam em atividades de extração de folhas e pó da carnaúba, de pedras para lelepípedos e de sal mari nho.
Os fiscais realizaram o resgate em razão das pés simas condições de traba lho, vida e moradia encon tradas. Parte dos trabalha dores estava alojada em barracos de lonas (4) e ou tros em barracos de madei ra (6); alguns pernoitavam em alpendres improvisa dos (2); e a maioria ficava no meio do mato, embaixo de árvores (18).
“De qualquer forma, todos os locais disponibili zados não apresentavam condições de habitabilida de e conforto e desrespei tava frontalmente a digni dade dos trabalhadores”, avaliaram.
Ainda de acordo com o grupo de fiscalização, em geral, não foram forneci das camas, os trabalhado res dispunham de redes que trouxeram de suas ca sas; não dispunham de ar mários para guarda de seus pertences. Nos locais encontrados ou nas frentes de serviços, não havia ins talação sanitária, chuveiro,
lavatório ou lavanderias; as necessidades fisiológi cas eram feitas no mato. Não havia local para o pre paro, guarda e cozimento dos alimentos, tampouco local adequado para a to mada de refeições. Não fora disponibilizada água potável para o consumo.
Não foram tomadas medidas e cuidados visan do à Segurança e Saúde dos Trabalhadores, a exemplo: não realização de exame médico admis sional; ausência de mate rial de primeiros socorros; falta de equipamento de proteção individual. Al guns equipamentos utili zados acarretavam riscos graves e iminentes aos tra
balhadores e foram inter ditados.
Todos estavam sem o registro em carteira de tra balho. Além desses, foram flagrados mais 35 traba lhadores a carteira de tra balho assinada.
Os responsáveis foram notificados a regularizar os vínculos irregulares en contrados; quitar as verbas rescisórias dos emprega dos resgatados; a recolher o FGTS e as contribuições sociais previstas de todos os trabalhadores. Nos dias 21 e 22/11/2022, foi reali zada parte do pagamento das verbas rescisórias dos trinta trabalhadores, no montante aproximado de R$ 70 mil.
Os resgatados também terão direito a três parcelas de seguro-desemprego es pecial de trabalhador res gatado e foram encami nhados ao órgão municipal de assistência social de suas cidades, para atendi mento prioritário.
Participaram da ação fiscal de resgate, além da Auditoria Fiscal do Traba lho, o Ministério Público do Trabalho (MPT), a De fensoria Pública da União (DPU) e a Polícia Federal (PF). A operação fiscal con tinua em curso, entre os dias 15 de novembro a 25 de novembro de 2022. A coordenadora do GEFM é a auditora-fiscal do traba lho Gislene Stacholski.
O Brasil deve registrar 704 mil novos casos de cân cer por ano de 2023 a 2025, com destaque para as regi ões Sul e Sudeste, que con centram cerca de 70% da incidência. A estimativa foi divulgada nesta quartafeira, 23, pelo Instituto Na cional de Câncer (Inca).
A publicação Estimativa 2023 - Incidência de Câncer no Brasil mostra que o tu mor maligno mais inciden te é o de pele não melano ma, com 31,3% do total de casos, seguido pelos de ma ma feminina (10,5%), prós tata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
Segundo a pesquisado ra do Inca Marceli Santos, os casos no Brasil estão fi cando semelhantes, de uma forma geral, com os tipos de câncer que acometem os países mais urbanizados: mama, cólon e reto e pul mão.
Nas mulheres, o câncer de mama é o mais inciden te (66,54%), depois do de pele não melanoma, com 74 mil novos casos previs tos por ano até 2025. Nas regiões mais desenvolvi das do país, em seguida vem o câncer colorretal, mas, nas de menor Índice de Desenvolvimento Hu mano (IDH), o tumor do
colo do útero ocupa esta posição.
Nos homens, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, com inci dência de 67,86%, totalizan do 72 mil casos novos esti mados a cada ano até 2025, atrás do câncer de pele não melanoma. Nas regiões de maior IDH, os tumores ma lignos de cólon e reto ocu pam a segunda e terceira posição, e, nas menos de senvolvidas, o câncer de estômago é o segundo ou terceiro mais frequente.
Ao todo, foram estima das as ocorrências para 21 tipo de câncer mais inciden tes no país, dois a mais que
na publicação anterior, com a inclusão dos tumores de pâncreas e fígado.
De acordo com a pesqui sadora da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Inca Marianna Cancela, a equipe decidiu incluir esses cânceres por serem um pro blema de saúde pública em regiões brasileiras e tam bém com base em estima tivas mundiais. “O câncer de fígado aparece entre os dez mais incidentes na Re gião Norte, estando relacio nado a infecções hepáticas e doenças hepáticas crôni cas. O câncer de pâncreas aparece entre os dez mais incidentes na Região Sul, sendo seus principais fato res de risco a obesidade e o tabagismo”, disse Ma rianna.
Ricardo Kotscho, um dos comunicadores brasileiros que mais andaram perto de Lula e que continua tendo acesso direto a ele, escreveu um artigo na sua coluna Balaio do Kotscho, que aqui transcrevemos pela importância da reflexão, Vejamos: “De quem é este avião? Quanto custou? Quem está pagando? Em todas as campanhas anteriores de Lula, esta era a primeira pergun ta que os repórteres me faziam quando a gente chegava no aero porto num avião executivo. Na primeira, em 1989, ainda viajando em avião de carreira, um passageiro ficou indignado ao ver Lula a bordo: “Olha aí, o Lula, o metalúrgico... Agora só quer saber de viajar de avião...” Fui perguntar ao elemento se ele queria que Lula fizesse a campanha para presidente de ônibus ou montado num cavalo. A esta altura, Fernando Collor, o candidato empresário, já cruzava os céus do país só viajando em aviões particulares e ninguém queria saber quem pagava o voo. Nessa época, Lula não podia jantar num bom restaurante, mesmo que fosse a convite de alguém (ele nunca foi de botar a mão no bolso), que logo começa vam os comentários nas mesas ao lado. “Olha aí, o Lula, o meta lúrgico, agora só quer saber de comer camarão...” A pedido do próprio, parei de querer tirar satisfações quando ouvia essas coisas, mas aquilo me incomodava profundamente. Uma vez presidente, eleito e reeleito, esse preconceito de classe nunca deixou de existir, mesmo depois dele ser recepcionado com tapete vermelho nos mais elegantes palácios do mundo. Durante o governo de transição de FHC para Lula, em 2002, certa vez os assessores dele estavam jantando num restaurante na Academia de Tênis, às margens do Lago Paranoá. Os repórteres que nos seguiam vieram me pergun tar o que a gente estava comendo, que vinho era aquele, quanto custava, quem estava pagando. Ali eu vi que esse preconceito se estendia também à equipe do presidente eleito. Na verdade, era dirigido não às pessoas físicas, mas ao PT, o Partido dos Trabalha dores, que ousou chegar ao poder neste país de uma elite ainda fortemente escravocrata, dividido entre quem manda e quem obe dece, como bem sabe o general Pazuello. Na campanha deste ano, as coisas mudaram um pouco. Notei que, à medida que a eleição se aproximava, Lula contou com uma cobertura mais simpática de setores importantes da imprensa, até porque, a terceira via não deu certo e o único adversário que sobrou era simplesmente indefen sável. Vimos nas redes sociais, certamente publicado por bolsona ristas, um vídeo mostrando como a redação da Globo vibrou com a vitória de Lula na noite de 30 de outubro. A imprensa em geral, principalmente no exterior, recebeu o resultado com um misto de alívio e satisfação por ter evitado o pior. Mas essa lua de mel durou muito pouco, não chegou nem até a posse. Como se ti vesse um comando unificado, a mídia brasileira inteira caiu matando num discurso que Lula fez na semana passada, ao priorizar a responsabilidade social sobre a responsabilidade fiscal, para atender às emergências da miséria e da fome, um drama que ele conhece bem de perto, e o fez chorar.” Diante da extensão do artigo, vamos continuá-lo nas Notas Curtas.
Um novo DiscUrso DE vintE anos Continua Kotscho: “Não havia nada de novo no discurso. Desde a sua primeira campanha, o presidente eleito sempre disse que o mais importante era garantir três refeições por dia a todos os brasileiros, algo que foi alcançado nos seus dois mandatos. Vinte anos depois da primeira posse e às vésperas da terceira, o Brasil tinha voltado ao Mapa da Fome. A questão nem é ideológica, política, econômica. Esta relação neurótica da mídia com Lula, entre o amor e o ódio, vem desde que ele deixou de ser mero líder do novo sindicalismo para criar um partido político de baixo para cima, e se tornar a maior lide rança popular do país em todos os tempos”.
o mErcaDo qUE ama o privilégio “O dólar subiu, a Bolsa caiu, foi um fuzuê danado no “mercado” nervoso, que simplesmente não se conforma com o relevo que Lu la conquistou na cena política mundial, como estamos vendo agora mesmo na sua viagem ao Egito para participar da COP-27. É uma questão de classe social. Será que esse tal de Lula não se enxerga? Quem ele pensa que é? Nunca será do nosso clube.”
“Como é que um pau-de-arara, sobrevivente dos sertões nordestinos, e ainda por cima operário, que perdeu um dedo trabalhando no torno de uma metalúrgica, sem ter diploma universitário e sem saber falar inglês, se atreveu a furar a fila dos nobres brasileiros do andar de cima, militares e civis, que ocuparam a Presidência desde a Procla mação da República, festejada neste 15 de novembro?”
“Dois dias depois de recepcionar a Janja, mulher de Lula, numa entrevista amistosa no Fantástico, o braço impresso do império global fez um editorial criticando a proeminência que ela assumiu na campanha do marido. A mídia invocou até com a blusa que Janja usou na entrevista, que custou mais de R$ 2 mil, vejam só, que absur do, logo a mulher de Lula, o ex-metalúrgico. Para completar, Lula viajou ao Egito de carona no avião particular de um empresário ami go enrolado com a Justiça, um assunto que ganhou mais espaço no noticiário do que as propostas do presidente eleito para trazer o país de volta ao protagonismo na discussão do clima. Queriam que ele viajasse num avião de carreira, para ser hostilizado pelos fanáticos bolsonaristas em transe patriótico após a derrota, que atacaram os ministros do Supremo Tribunal Federal em plena Nova York?”
qUEm manDa pEtista não tEr avião?
“Assim voltamos ao início dessa história: de quem é o avião, quem pagou? Pois é, se Lula tivesse um jatinho particular como João Doria e tantos outros políticos, não haveria esse problema. No Brasil, só tem avião executivo quem manda, quem tem pedigree e muita grana, não quem obedece. Por nunca obedecer, não nomear quem o mercado quer e não manter o teto de gastos que nem existe mais, Lula vai continuar apanhando sempre, estando certo ou errado. Quem manda ninguém do PT ter um jatinho para oferecer a Lula? Eles não roubaram tanto, a maior corrupção mundial, segundo o probo juiz Sergio Moro, e suas viúvas na grande imprensa? Vida que segue.”
>> Trabalhadores foram encontrados na região de Mossoró em péssimas condições de trabalho e moradia
OÍndice de Clima Eco nômico (ICE) do Brasil, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cresceu 30 pontos do terceiro para o quarto tri mestre deste ano e chegou a 84,5 pontos, em uma esca la de 0 a 200. Esse é o melhor resultado do indicador, cal culado com base na avalia ção de especialistas em eco nomia, desde o terceiro tri mestre de 2021 (118,5 pon tos).
O Índice da Situação Atu al, que mede o presente, su biu 49,4 pontos no período e
aristida603@hotmail.com
Oito bilhões de pessoas em nosso planeta! Tomei um susto, eu que fazia bem por menos. É gente de mais. Nem quero pensar nas consequências disso, que eu diria irresponsabilidade dos gover nos, em toda parte do mundo, e desde não sei quando. O que é certo é que não se fez uma previsão de resultados, ou seja, o que daí poderia advir, e sob todos os aspectos.
Gente de mais é tão prejudicial do quanto a saúva à lavoura, dizia o nosso estilista literário maior, que se cha mava Jaime Hipólito Dantas, mostrando resultados ne gativos. Claro que a referência era ao demasiado cresci mento demográfico, coisa aí de cinquenta anos atrás. E sem controle da natalidade, por parte dos governos. Não haveria de resultar em boa coisa.
E eis que me vem à lembrança a figura grave, e respei tável, de seu Luiz Gabriel, velho estivador lá na minha terra. Àquele tempo, havia em toda cidade pequena o homem mais considerado e mais ouvido pela sabedoria dos seus conceitos e, desse modo, era sempre consultado, em determinadas circunstâncias, de ordem familiar e ou tras quaisquer. Caso de seu Luiz.
Não era ele, devo dizer, um homem de cultura letrada, não ia além das primeiras letras; mas era dotado de uma sabedoria prática por demais segura, coletivamente reco nhecida e respeitada. E de maneira tal, que tudo era com seu Luiz Gabriel, se era o caso de pedir um conselho, uma opinião. Para dizer tudo de uma vez, era o filósofo da cidade. O conselheiro.
Ora, quem que, nas situações mais graves, não procu rava-se aconselhar-se com seu Luiz? Até os mais lúcidos da cidade, geralmente representantes de agências de na vegação, que lhe davam assento honroso, também pela sua qualidade de líder sindical. Tinha seu Luiz, sempre prontas, as regras da legislação trabalhista vigente, e mui to bem interpretadas.
Mas ia mesmo falando do excesso de gente em nosso planeta, já naquele tempo ameaçadora. E quero dizer que muita vez, em conversa com seu Luiz Gabriel, ouvi-o fa lar das consequências disso, mais adiante. Ou seja: no mundo dos nossos dias. A começar pela criminalidade urbana, de todas as formas. Constata-se, hoje, o seu vati cínio, sem tirar uma só palavra.
Com outras palavras, é claro, explicava que os grandes aglomerados humanos, em toda parte do mundo, teriam, por força, de provocar neuroses, à conta do isolamento nas relações do convívio, e daí o passo largo para a vio lência urbana, perdidos os valores morais, milenarmente norteadores da humanidade. Isto para não falar no pro blema da fome.
Pois levei um grande susto ao tomar ciência de que somos, atualmente, oito bilhões de pessoas, e o que é mais, e pior, às voltas com a destruição, progressiva, das fontes naturais de alimentos. Numa desproporção terrivelmen te assustadora. E fico-me a pensar no que será da huma nidade, num mundo assim. Ai das gerações futuras! Afi nal, aonde vamos chegar?
Sabe-se que mais de dois terços da humanidade está passando fome, e junte-se à condição de um mundo superpopuloso, e ainda mais em pro cesso de destruição, a insensibilidade dos governos, sensivelmente descom prometidos com a luta social.
Nas grandes reuniões dos grandes do mundo, trata-se de tudo, menos de resolver, para valer, o gravíssimo, e desumano, problema da fome no mundo. Repito, mais de dois terços da humanidade está morrendo de fome, crônica e do estômago.
Trata-se, a meu ver, de um problema cuja solução definitiva exige a partici pação dos grandes do mundo, de uma forma ou de outra. Disse solução defi nitiva, porque de nada adiantam sim ples medidas emergenciais, mas sim de ordem estrutural.
O advérbio conjuncional “onde” equivale a “em que” apenas quando se refere a lugar físico: A casa onde (em que) ela mora fica na rua das Flores. A estrada onde (em que) ocorreu o acidente não tem sinalização. Em exemplos como os que se seguem, use corretamente – em que, no qual, na qual, e não onde, pois a referência não é a lugar físico: O técnico defi niu uma formação em que (e não onde) todos têm menos de trinta anos. Li o livro em que o poeta fala canta a sua infância. Observe que não há, aqui, referência a lugar físico. Outro uso do advérbio conjuntivo onde, que anda na moda, e que re pugna aos princípios da boa formação linguística, é este, por exemplo: O governador fez uma completa exposição dos problemas do Estado, onde destacou a grande carência de indústria. Que tal? Diga-se corretamente: O governo fez uma completa exposição dos problemas do Estado, com destaque para a carência de indústria. E note-se que esse tipo de cons trução anda na boca até de pessoas de certa presunção intelectual. Muito de lamentar.
chegou a 92,3. Já o Índice de Expectativas, que apura a avaliação sobre os próximos meses, avançou 10,2 pontos e atingiu 76,9.
O ICE brasileiro foi o que mais cresceu entre os dez países latino-americanos pesquisados no último tri mestre deste ano em relação ao trimestre anterior. Na mé dia, a expansão da região foi de 11,8 pontos.
Outras quatro nações ti veram altas além do Brasil: México (14 pontos), Para guai (13,6), Peru (7,8) e Bo lívia (3,8).
Cinco países tiveram
queda: Chile (-1,7 pontos), Argentina (-4), Colômbia (-4,1), Equador (-5,5) e Uru guai (-14,4).
Com a alta, o ICE do Bra sil tornou-se o terceiro maior da região, ficando atrás ape nas do Paraguai (114,7 pon tos) e Uruguai (108,2 pon tos). Na América Latina, o ICE médio é de 66,5 pon tos.
Os principais problemas apontados pelos especialis tas no país são a falta de ino vação, infraestrutura inade quada, falta de competitivi dade internacional, aumento das desigualdades de renda e falta de mão de obra quali ficada.
O entusiasmo dos brasi leiros com os descontos da Black Friday diminuiu em 43% nos últimos três anos, apontou uma pesquisa da plataforma de e-commerce Picodi.
Com base em dados de busca do Google Trends, o levantamento mostra que o Brasil está entre os princi pais países cujo interesse por descontos na data co mercial diminuiu significa tivamente desde 2019. A maior queda foi registrada na Turquia, com 81%, segui da por Nigéria (67%), Co lômbia (63%), Rússia (58%) e Polônia (54%).
No mundo, a porcenta gem da queda do entusias mo é a mesma registrada no Brasil, de 43%.
“Isto está muito prova velmente relacionado não somente à pandemia e à ins tabilidade financeira, mas também ao uso excessivo dos nomes ‘Black Friday’ e ‘Black Week’ para vendas que não as do final de no
vembro”, explica a pesqui sa.
Há países, por outro la do, que registraram aumen to de buscas por descontos da Black Friday, como Chile (33%), Japão (22%) e Fin lândia (1%).
Embora o interesse te nha diminuído, a Black Fri day continua sendo um dos períodos mais importantes para o comércio brasileiro. Na última sexta-feira do mês de novembro do ano passado, dia 26, o número de vendas foi 385% maior em comparação a um dia normal. No mundo, a cifra foi de 320%.
Quando a data comercial bate à porta, as categorias de produtos mais populares entre os brasileiros são mó veis, eletrônicos e eletrodo mésticos, vestuário e cos méticos, nesta ordem.
A pesquisa ainda mostra que o valor no carrinho bra sileiro fica em torno de R$ 626, com descontos de, em média, 31%. Em geral, o po tencial de economia é de R$ 283.
mundo, a porcentagem da queda do entusiasmo é a mesma registrada no Brasil, de 43%
>> O ICE brasileiro foi o que mais cresceu entre os dez países latino-americanos pesquisados no último trimestre deste anoMão de obra qualificada ainda é um problema no Brasil No a B surdo des C aso os G randes
e ntusiasmo com Black Friday diminuiu 43% no Brasil em três anostamara nassiF Cnn Brasil Business
AAgência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em aviões e aeropor tos. A medida visa reduzir o risco de contágio de covid19, considerando o aumento expressivo de casos da do ença nas últimas semanas.
A resolução, aprovada pela diretoria colegiada do órgão, entra em vigor na sexta-feira, 25.
Para subsidiar a decisão, a Anvisa realizou reunião com especialistas sobre o cenário epidemiológico da doença no Brasil. Participa ram representantes da So ciedade Brasileira de Infec tologia, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secre tarias Municipais de Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e Associação Brasileira de Saúde Coletiva, além dos epi demiologistas Carla Domin gues e Wanderson Oliveira.
“Os participantes da reu nião ressaltaram que os da dos epidemiológicos de mandam o retorno de me didas não farmacológicas de proteção, como o uso de máscaras, principalmente
no transporte público, aero portos e ambientes fecha dos/confinados”, explicou a Anvisa, em comunicado.
Acrescentou que o uso de máscaras estava previsto como recomendação desde agosto último, principal mente para pessoas com sintomas gripais e para o público mais vulnerável, como imunocomprometi dos, gestantes e idosos.
Além dos dados epide miológicos atuais, o com portamento com caracterís ticas de sazonalidade da pandemia também foi con siderado pela Anvisa.
“Nos últimos anos, ob servou-se no Brasil o au mento da transmissão do vírus nos meses de novem bro a janeiro, quadro que pode ser ainda agravado com o esperado maior fluxo de viajantes que se deslo cam pelos aeroportos para as férias escolares e festas de final de ano”, justificou a agência.
A Anvisa informou, ain da, que atua, mais uma vez, dentro de suas competên cias legais e “adaptando as regras atuais de forma pro porcional ao risco para a saúde da população”.
O papa Francisco disse nesta quarta-feira, 23, que os ucranianos sofrem atual mente com o “martírio da agressão” e comparou a guerra da Rússia na Ucrânia
ao “terrível genocídio” da década de 1930, quando o líder soviético Josef Stalin infligiu fome ao país.
Falando a milhares de pes soas na Praça de São Pedro,
“A agência continuará atenta, avaliando e acom panhando os dados epide miológicos, a fim de que as medidas possam ser revi sitadas sempre que neces sário, visando o cumpri mento de sua missão na proteção da saúde das pes soas”, completou.
A partir do dia 25 de no vembro será obrigatório o uso de máscaras faciais dentro dos terminais aero portuários, meios de trans porte e outros estabeleci mentos localizados na área dos aeroportos.
A norma proíbe a utiliza
ção de: máscaras de acrílico ou de plástico; máscaras dotadas de válvulas de ex piração, incluindo as N95 e PFF2; lenços, bandanas de pano ou qualquer outro ma terial que não seja caracte rizado como máscara de proteção de uso profissio nal ou de uso não profissio
nal; protetor facial (face shield) isoladamente; más caras de proteção de uso não profissional confeccio nadas com apenas uma ca mada ou que não observem os requisitos mínimos de fabricação, previstos na nor ma ABNT PR 1002.
Segundo a resolução, as máscaras devem ser ajusta das ao rosto, cobrindo o na riz, queixo e boca, minimi zando espaços que permitam a entrada ou saída do ar e de gotículas respiratórias.
A obrigação do uso de máscaras será dispensada no caso de pessoas com transtorno do espectro au tista, com deficiência inte lectual, com deficiências sensoriais ou com quais quer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, bem como no caso de crianças com me nos de três anos.
Conforme decisão da Anvisa de 13 de maio deste ano, permanece mantida a possibilidade de serviços de bordo em voos nacionais. Dessa forma, será permiti do remover a máscara para hidratação e alimentação no interior das aeronaves, bem como nas praças de alimen tação ou áreas destinadas exclusivamente à realização de refeições dos terminais e demais ambientes dos ae roportos.
Por fim, a norma aprova da prevê que, nos veículos utilizados para deslocamen to de viajantes para embar que ou desembarque em área remota, viajantes e mo toristas mantenham o uso obrigatório e adequado das máscaras faciais.
em sua audiência geral sema nal, Francisco citou o “Holodo mor”, ou morte pela fome, na qual milhões de ucranianos morreram. “Este sábado mar ca o aniversário do terrível genocídio do Holodomor, o extermínio pela fome de 193233 que foi causado artificial mente por Stalin”, disse ele.
“Rezemos pelas vítimas deste genocídio e rezemos por tantos ucranianoscrianças, mulheres, idosos – que hoje sofrem o martírio da agressão”, afirmou.
Por centenas de anos, a língua ucraniana e qualquer expressão da cultura ucra niana e identidade indepen
dente foram anuladas, pri meiro sob o Império Russo dos czares e depois pelos soviéticos. O Holodomor foi resultado dos esforços de Stalin para coletivizar a agricultura e erradicar o in cipiente movimento nacio nalista da Ucrânia.
Desde que a Rússia in
vadiu o país vizinho em fe vereiro, Francisco tem men cionado a Ucrânia em quase todas as suas aparições pú blicas. Várias vezes, ele alertou que a crise corre o risco de desencadear o uso de armas nucleares, com consequências globais in controláveis.
OHospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) suspendeu nesta quarta-feira (23) as vi sitas aos pacientes interna dos na unidade hospitalar por tempo indeterminado. A medida vale, inicialmente, somente para os visitantes. Ela não interfere na perma nência de pessoas que estão como acompanhantes dos internados.
A suspensão consta na portaria interna nº 035/2022, de 17 de novembro, ao qual a reportagem do JORNAL DE FATO teve acesso. Ela revoga outra portaria, de número 030/2022, de 15 de setembro. Ainda de acordo com o documento, o Serviço Social mediante rotina já es tabelecida de visitas às clíni cas deverá reforçar o uso de máscara para os acompa nhantes, orientações para evitar o fluxo nas enferma rias, bem como orientar a troca de acompanhantes pe lo período já estabelecido anteriormente.
Para tomar tal medida, a direção geral do Tarcísio Maia considera o recrudes cimento da pandemia da Covid-19 e em consonância com o Plano de Enfrenta mento da doença na unidade hospitalar.
O hospital também con
sidera a recomendação n º 37, publicada no dia 14 de novembro, onde estão as recomendações do Comitê de Especialistas da Secreta ria de Estado da Saúde Pú blica (Sesap) para o enfren tamento da pandemia. Por fim, cada coordenação deve rá enfatizar orientações às equipes quanto aos cuida dos e medidas preventivas para si e para os pacientes.
Portanto, não será permi tido entrar no Hospital Tar císio Maia sem o uso de máscara, nem será permiti do transitar dentro da unida de hospitalar sem o equipa mento de proteção facial. Só será permitido retirar a más cara fora do HRTM e não será permitido consumir ali
mentos e/ou líquidos nos corredores do hospital.
Outra nota técnica da Se cretaria Estadual de Saúde obtida pela reportagem con sidera também que a subli nhagem da variante Ômi cron, a BQ.1, mostra uma elevada capacidade de transmissão comparada às outras sublinhagens do No vo Coronavírus circulando atualmente no Brasil.
Outro ponto destacado é que a variante BQ.1 apre senta uma capacidade de transmissão que preocupa as autoridades de saúde de diferentes países e está re lacionada ao aumento dos números de novos casos em diferentes regiões do país.
sileiro durante a pandemia de covid-19 foi analisada pelo estudo.
>> Medida é por tempo indeterminado ela não interfere na permanência de pessoas que estão como acompanhantes dos internados
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) deliberou com a Câmara Técnica de Vacinação a am pliação da vacinação contra a Covid-19 para crianças de seis meses a 2 anos de idade, sem comorbidades. Inicial mente, a imunização para esta faixa etária era somen te para crianças com comor bidades.
Na tarde desta quartafeira (23), o Rio Grande do Norte recebeu do Ministério da Saúde um lote com 23 mil doses da Pfizer pediátrica. O imunizante é destinado para essa faixa etária. Na última terça-feira (22), o es tado recebeu 16.140 doses da CoronaVac. A Sesap des taca que com esse quantita tivo será possível retomar a vacinação contra a Covid-19 das crianças entre 3 e 4 anos, que havia sido interrompida pela falta de doses.
O último boletim publi cado pela Secretaria de Es tado da Saúde Pública (Se sap) mostra um número bastante alto em relação aos dias anteriores de casos no tificados nas últimas 24 ho ras. De acordo com o docu mento, publicado na tarde desta quarta-feira, o Rio Grande do Norte registrou no último levantamento 456 novos casos notificados e confirmados da doença. Com isso, o número de in fecções desde o início da pandemia está perto de 560 mil.
O último boletim epide miológico mostra que desde
março de 2020 o total de ca sos confirmados do novo coronavírus é de 559.810. Os casos suspeitos somam no momento 1.048 e estão em acompanhamento 1.936. Ainda segundo o boletim, o número de casos recupera dos chega a 549.387. Já os descartados somam 1.073.725.
Uma morte foi registrada em decorrência da Covid-19 em Natal no mesmo período. A vítima residia na capital. Neste período pandêmico, o Rio Grande do Norte regis tra 8.487 mortes provocadas pelo SARS-CoV-2, vírus cau sador da doença. São ainda 1.061 óbitos em investiga ção e outros 1.758 já descar tados para a Covid-19.
De acordo com RN Mais Vacina, apenas 6% das crian ças com essa idade estão totalmente vacinadas e 15% foram vacinadas com a pri meira dose.
“Seguimos também com as doses de reforço princi palmente para o público adulto jovem, que está com a vacinação em atraso. A ideia é vacinar nos ambien tes de trabalho, numa pactu ação dos munícipios com as empresas, para que se con siga diminuir as barreiras de acesso, completando o es quema vacinal com a tercei ra e quarta dose”, explicou a coordenadora de vigilân cia em saúde da Sesap, Kelly Lima.
O Rio Grande do Norte apresentou até outubro des se ano cobertura vacinal con tra a Covid-19 de 78,9% da população com mais de 3 anos de idade. A média na cional de vacinação da popu lação com uma das quatro vacinas disponíveis - Jans sen, CoronaVac, Pfizer e As traZeneca - ficou um pouco acima de 78% no período citado.
O percentual consta no estudo “Desigualdade no Acesso a Vacinas contra Covid-19 no Brasil”, que a
Oxfam Brasil lançou nesta quarta-feira (23/11) no 13 º Congresso de Saúde Coleti va promovido pela Associa ção Brasileira de Saúde Co letiva (Abrasco) em Salvador (BA).
O Brasil teve cerca de 700 mil mortes por covid-19 durante a pandemia, e a maioria delas (424 mil) ocorreu quando já havia va cina disponível, em 2021no ano anterior, morreram cerca de 195 mil pessoas no país. A gestão sanitária e estratégica do governo bra
Na Região Nordeste, ape nas 2,7% dos municípios apre sentaram cobertura superior a 80%. No Sul, 30%; no Sudes te, 27,2%; no Centro-Oeste, 11,8%; e no Norte, 1,1%.
O estudo mostra ainda que cidades com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) tiveram taxas de cobertura vacinal mais bai xas. A atuação negligente e desordenada do governo federal, a ausência de cam panhas públicas informati vas, a gestão inadequada e falta de estratégia nacional entre a União e os estados são apontados pela Oxfam Brasil como os principais fatores que impediram o pa
ís de atingir a meta vacinal de 90% contra a covid-19 estabelecida pelo Ministério da Saúde e deixou milhões de brasileiras e brasileiros expostos aos riscos da covid19 em diversas regiões bra sileiras.
“Nosso relatório revela como as desigualdades im pactaram de maneira decisi va o direito à saúde das bra sileiras e brasileiros, espe cialmente as pessoas que vivem em cidades e estados mais pobres, nos quais as fragilidades no sistema de saúde são maiores”, afirma Katia Maia, diretora executi va da Oxfam Brasil.
“Os grupos em maior situ ação de vulnerabilidade no país - crianças, povos indíge nas, mulheres, pessoas ne
gras, idosos e pessoas de baixa renda - foram os mais impactados pela má-gestão da estratégia de enfrentamen to da pandemia pelo governo federal”, afirma Jefferson Nascimento, coordenador da área de Justiça Social e Eco nômica da Oxfam Brasil.
O estudo lançado pela Oxfam Brasil foi realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitá rio (Cepedisa) da Faculdade de Saúde Pública da Univer sidade de São Paulo (FSPUSP), com base em dados do Vacinômetro Covid-19 da RNDS/SASISUS e do IBGE e entrevistas com gestores governamentais, represen tantes de organizações não governamentais e outros es pecialistas.
Na semana passada, a Sesap emitiu uma nota infor mativa aos municípios do RN recomendando o início imediato da terceira dose de reforço (quinta dose) contra a Covid-19 para as pessoas acima de 80 anos de idade.
A medida leva em consi deração, principalmente, a circulação mundial da va riante Ômicron BQ1 e iden tificação da variante BE.9 no Amazonas, a baixa adesão da D4 em idosos, além das re comendações do Comitê Científico, divulgadas no úl timo dia 14 de novembro. O estado já estava vacinando com a 5 ª dose as pessoas imunossuprimidas. Agora, podem procurar o reforço os idosos acima de 80 anos com um intervalo mínimo de 4 meses após a quarta dose. As vacinas a serem utilizadas no reforço são as da Pfizer, Jans sen ou AstraZeneca.
Secretaria amplia vacinação contra a Covid-19 para crianças
RN apresenta cobertura vacinal de 78% da população com mais de 3 anos até outubroreprodução edinaldo moreno Da redação
Festejam idade nova: Ricardo Mota, Emerson Barbosa, Mário Rosado, Cristina Duarte, Patrícia Leite, Ciro Menezes, Monique Mendes Melo, Jonas Filho, Ber nardo Azevedo, Jerônimo Vingtun Rosado Neto, Modesto Santos, Sheila Karine de Souza, Luzimar Gomes de Aquino, Isabel Barbosa do Nascimento, Fábio Bentes Ta vares de Melo, Flaviana Leite Fro ta. Parabéns, meus amores!!!
Então... mais uma copa para conta. Vamos torcer. Por um país mais justo. E, pelo hexa.
Violeta é uma cor com elevado poder de mudanças e transmutação de energias negativas em positivas, visando a elevação da consciência para um alcance maior do autoco nhecimento, gerando mudanças importantes em nossa vida. Segun do a numerologia, o ano de 2023 vai terminar com o número 7. O símbolo 7 pede que nos conectemos ainda mais com nossas essências, além de que seremos cobrados a seguir por um caminho de autoco nhecimento e diplomacia interna. Esse também é bastante associado com a espiritualidade e caracterís ticas que envolvem o desenvolvi mento da intuição, sabedoria, in trospecção, serenidade e paz. Logo, o tom que está relacionado ao nú mero 7 é Violeta ou Lilás.
A Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM) que neste ano de 2022 comemora quinze anos de existência , reunin do mulheres e suas produções artísticas e literárias, alcança um novo momento de grande impor tância para a sua história na cul tura mossoroense e potiguar. Inaugura dia 26 de novembro a sua sede, o Solar Eliza Paiva Ca valcanti, espaço doado pela presi dente de honra Socorro Cavalcan ti e que fica localizado na Avenida Cunha da Mota, 149, Alto da Con ceição (Mossoró/RN). A Arquiteta Márcia Rejane assinou o projeto da sede AFLAM.
Fofurômetro disparou no concurso Miss Mossoró Mirim. as lindinhas vitoriosas: Emily Roberta, a Miss Mirim; ana isabel, Miss internauta, thayana, alycia e luna com a bela Júlia Ketlyn, Miss Brasil Pré-teen universe 2022, que representará o Brasil em orlando
>> No dia 30 de novembro , os docentes farão uma manifestação reivindicando o reajuste salarial e as melhorias no PCCR
Após assembleia rea lizada nesta quartafeira, 23, os docen tes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) decidiram que vão paralisar as ativi dades no dia 30 de novem bro, para que seja realizada uma manifestação reivindi cando o reajuste salarial e melhorias no Plano de Car gos, Carreira e Remunera ção (PCCR) da categoria. A assembleia contou com am pla participação dos profes sores do campus de Mosso ró e dos campi de Assú, Natal, Pau dos Ferros e Cai có, que participaram de forma remota.
De acordo com a Asso ciação dos Docentes da Uern (ADUERN), os profes sores e professoras da uni versidade estão há quase 10 anos sem ter reajuste salarial. Informam ainda que a Reitoria da Uern apre sentou recentemente uma proposta de reajuste de 5%, que não foi aceita pela ca tegoria. “A proposição se quer repõe as perdas infla cionárias referentes a 2022”, informou a Aduern.
“Levamos nossa men sagem de que a proposta da reitoria de 5% de reajuste é
vergonhosa. São 10 anos sem termos nenhum au mento, muitos colegas não conquistaram nenhum be nefício com o PCCR. Não podemos aceitar um per centual tão rebaixado, ain da mais vindo da nossa própria reitoria”, comple menta a categoria.
Os docentes da univer sidade propõem um reajus te salarial de 15% para 2023, percentual aprovado pela categoria em assem bleias anteriores. O presi dente da Aduern, Neto Vale, fala sobre a falta de diálogo entre os professores e a
Reitoria e alega que a uni versidade está tentando impor o percentual que não é aceito pelos professores e professoras da universi dade.
“A Reitora da UERN fa la em diálogo, mas na ver dade insiste em impor de forma autoritária um per centual que desagrada grande parte da categoria. Todos os dias, escutamos colegas reclamando dessa proposta pelos corredores da universidade. Para quem tem uma gratificação de quase R$ 6 mil, é fácil igno rar 10 anos de defasagem
Com a proximidade do fim de ano, o grupo de vo luntariado Dom de Amar está preparando duas ações sociais para o mês de dezembro. No dia 14, ocorrerá o “Jantar Natali no”, que será marcado por um momento especial pa ra as pessoas em situação de rua que participam to das as quartas-feiras da ação que é desenvolvida pelo grupo.
No domingo seguinte, dia 18 de dezembro, os vo luntários chegam à comu nidade Camurupim, para servirem almoço e realiza rem a entrega de brinque dos e cestas básicas para cerca de 60 famílias da lo calidade. Para realizar essa ação, estão sendo ar
recadados alimentos, itens de higiene pessoal e brin quedos. Ao todo, 350 pes soas serão beneficiadas com as duas ações.
No jantar natalino, além do alimento à mesa, serão entregues às pesso as em vulnerabilidade so cial, mais de 60 kits de higiene pessoal (compos tos por creme dental, shampoo, sabonete, pres tobarba, desodorante e escova de dente). No al moço, que será promovi do na comunidade Camu rupim, mais de 60 famílias receberão uma cesta bási ca; 50 crianças ganharão brinquedos, além do al moço para mais de 250 pessoas.
Com a proximidade das
datas, o grupo intensifica o pedido de doações. Para a realização dos eventos so lidários, o projeto está em
salarial, mas para o resto dos docentes da UERN, não é”, avalia.
A Aduern aponta que desde o início das negocia ções o sindicato tem apre sentado dados que mos tram que a universidade tem recursos para garantir o reajuste, tendo recebido de janeiro a outubro deste ano o valor R$ 339 milhões do Governo do Estado e de outras fontes. Se essa mé dia for mantida, o acumu lado do orçamento da UERN pode chegar a R$ 400 milhões.
As expectativas do sin
dicato são de que os dados de 2023 sejam ainda me lhores. Para a Aduern, o impasse só será resolvido com a reprogramação do orçamento previsto para 2023. Definindo novos per centuais para “pessoal”, “investimento” e “custeio”. Além do dia Dia Estadual de Paralisação, que ocorre no dia 30 de novembro, também foram aprovadas as definições da próxima assembleia.
“Foi aprovado que na próxima assembleia a cate goria discutirá um indicati vo de greve, caso a Reitoria
não apresente uma propos ta que contemple as reivin dicações docentes. Ao final, foi aprovada uma comissão de negociação e mobiliza ção para dialogar com a Reitoria da universidade e organizar a categoria para a luta em defesa do reajus te e da pauta de reivindica ção docente”, informou o sindicato.
A comissão será forma da pela Diretoria da ADUERN, a professora Ri vânia Moura (que é presi denta do ANDES e docente da FASSO), Mirla Cisne (FASSO) Maria José Vidal (Natal), Jovelina Santos (Assú) e Alessandro Nóbre ga (FE).
O sindicato pede reajus te de 15%, 20% e 30,4%, respectivamente para 2023, 2024 e 2025 referentes às perdas salariais dos últi mos anos. A reitoria foi ta xativa em informar que não tem como dar a reposição. Além disso, pedem a elabo ração de um novo projeto de lei que contemple o re enquadramento dos pro fessores e professoras apo sentados no PCCR da Uern, bem como corrija qualquer tipo de distorção que preju dique a categoria no docu mento.
“Estamos há 10 anos sem receber um centavo de reajuste salarial e os percentuais apresentados pelo sindicato expõem a situação vivida pela cate goria. Da nossa parte, con sideramos que nossos di reitos subtraídos sejam repostos. É a hora de res peitar e garantir os direi tos a quem carrega essa instituição nos ombros. Chega de desrespeito com os direitos da categoria docente”, conclui o presi dente da Aduern.
campanha para arrecada ção do valor de 50 reais que, pode ser doado por meio do Pix (chave e-mail:
e propostas até as 09h00min do dia 12 de dezembro de 2022, para a licitação modalidade Tomada de Preços, do tipo menor preço glob al, para: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTA ÇÃO DOS SERVIÇOS DE PAVIMENTAÇÃO EM PARALELEPÍPEDO NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE ALEXANDRIA/RN,. Informações: cplalexandria@hot mail.com e fone: (84) 3381-2380. Rua Des. Ferreira Chaves, 305 – Centro – Alexandria/RN, no horário das 07h00min às 13h00min horas dos dias úteis, no endereço supracitado. Alexandria/RN, 22/11/2022 - Tiago André de Oliveira – Presidente da CPL.
doacoesdomdeamar@ gmail.com). Aos interessa dos, o Dom de Amar tam bém recebe a doação dos
produtos (itens de higiene pessoal, arroz, frango, ver dura, cesta básica e brin quedos).
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL
Aviso de TP nº 00008/2022
A CPL de Alexandria/RN. Torna público que estará rece bendo documentação de habilitação e propostas até as 11h00min do dia 12 de dezembro de 2022, para a licitação modalidade Tomada de Preços, do tipo menor preço glob al, para: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTA ÇÃO DOS SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO DE MURO DE CONTENÇÃO E DRENAGEM NA CRECHE, LOCALIZA DA NO BAIRRO NOVO HORIZONTE, ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE ALEXANDRIA/RN,. Informações: cpla lexandria@hotmail.com e fone: (84) 3381-2380. Rua Des. Ferreira Chaves, 305 – Centro – Alexandria/RN, no horário das 07h00min às 13h00min horas dos dias úteis, no en dereço supracitado. Alexandria/RN, 22/11/2022 - Tiago André de Oliveira – Presidente da CPL.
Diretamente do Qatar, Dr. Ever divulgou em seu Insta gram novidades em primeira mão do Samba na Praia, a festa mais esperada do verão de Tibau: A partir de hoje, as senhas já estarão à venda nas lojas A Graciosa.
A festa irá acontecer no dia 14 de janeiro com show de Xande de Pilares, Dudu No bre, Dr. Ever, André da Mata, Frequência 2 e Grupo Ciran da, com direito a comida e bebida inclusas. Bom de mais!
O
São
Hoje,
O restaurante Rancho Gastronomia vai abrir para almoço e estender até após o jogo com muitas novida des, precinhos especiais, descontos exclusivos e muito mais. Uma ótima opção!
A Tráfego Models vai anunciar em breve novida des sobre inscrições para o concurso Miss Universo Mossoró 2023. Quem será a sucessora de Miriam Benja mim?!?!
wr.ramalho@hotmail.com
Mais um caraubense brilhando! O prof. Dr Sairo Santos participou da primeira edição do Macambira – Festival Literário da Ufersa que aconteceu de 16 a 18 deste na UFERSA /Mossoró e foi classificado em primeiro lugar com a crônica “Rosa de Sairon” que irá compor o livro da 1ª edição do Concurso Literário da Edufersa. O evento envolveu o mundo da literatura, dança, artes cênicas, exposições fotográficas, jogos educativos, oficinas, palestras e lançamentos de livros. Aplausos!!
O amor nasce da leveza de um sorriso, dos olhares trocados, dos belos pensamentos e da magia do encontro. O amor é lindo e fascinante! Milena Marques e Maxsuel Ferreira se consagram marido e mulher perante o sacerdote dia 3 de dezembro na Matriz de São Sebastião, às 19 horas. Agradecemos o convite!
A festa da vida... O presente que Deus nos dá em brindar à vida: Hoje, radialista Toninho Praxedes; amanhã, Pastor Darci Praxedes; sábado, Socorro Batista e Alcione Gama; domingo, dra. Carolina Gurgel; e segunda-feira, Rosy Mary Diniz e Islânia Raíla. Vivas!!
A PONTO FESTA DO CAJUDia 26 acontece o 2º Leilão Virtual de São Sebastião. Colabore, acesse e faça sua participação ser emocionante.
Amanhã, dia de encontrar o grande poeta mossoroense Antônio Francisco no 6º Café com Cordel da Escola Municipal Jonas Gurgel. Obrigado à diretora Silvanir Pereira e coordenadora do evento Danusa Maia.
A
O radialista e diretor da Liderança FM Toninho Praxedes festejando seu níver hoje. A Liderança em festa. Vivas!
>> Evento chega a 40ª edição com ampla programação que envolve negócios e cultura
AFeira de Negócios de Serra do Mel (FENESMEL) é um dos pontos de destaque da tradicional Festa do Caju, que este ano volta a ser realizado após a suspensão em 2020 e 2021 em razão da pandemia da Covid-19. Aberta nesta quarta-feira, 24, o evento segue até sábado, 27, com ampla programação de negócios e cultura.
A 40ª edição da Festa do Caju promete atrair para Serra do Mel visitantes de toda a região em razão de novidades na programação e de atrações populares, como os shows de Felipe Amorim, Raí Saia Rodada, Márcia Felipe, Taty Girl, entre outras atrações.
Nesta quinta-feira, 24,
haverá desfile do Rei e Rainha do Caju Mirim, a partir das 19h. Após o desfile, show com o cantor Felipe Amorim, às 22h.
A programação segue na sexta-feira, 25, com a “Caravana do Caju 2022”, no ginásio da Escola Esta-
dual José de Anchieta, na Vila Brasília, a partir das 8h. Esse evento a Prefeitura de Serra do Mel tem a parceria do Sebrae, Embrapa, Banco do Nordeste e Emater-RN. As inscrições podem ser feitas às 8h e em seguida café da manhã.
O evento vai colocar em debate temas importantes como “Panorama do desenvolvimento de clones de cajueiro da Embrapa Agroindústria Tropical”; “Apresentação do novo clone de cajueiro-anão Bis 555, com foco em altitude eleva-
O
da primeira edição do Macambira –Festival Literário da Ufersa e foi classificado em primeiro lugar com a crônica “Rosa de Sairon”. Aplausos!!
da”; “Manejo de pomares de cajueiro visando maior produtividade”; e “Aproveitamento integral do caju com foco no processamento agroindustrial”.
Também amanhã, no largo da praça Cortez Pereira, a partir das 17h, acontece a abertura da segunda edição da Feira de Negócios de Serra do Mel (FENESMEL), que segue até sábado, dia 26. Já às 18h acontece a apresentação do projeto “Música na Escola”, que é
composto pelos alunos das escolas Vila Ceará e Amazonas, e conta com a parceria da empresa Voltalia.
Na sequência, às 19h, será realizado desfile do Rei e Rainha do Caju, e às 23h, shows com a Márcia Felipe e o cantor Raí Saia Rodada.
O encerramento da Festa do Caju 2022 acontece no sábado, a partir das 21h, com festa dançante no largo da praça Cortez Pereira com atrações locais e show da cantora Taty Girl.
QUINTA-FEIRA, 24
Desfile do Rei e Rainha do Caju Mirim
Show de Felipe Amorim
SEXTA-FEIRA, 25
Caravana do Caju 2022, no ginásio da Escola Estadual José de Anchieta, na Vila Brasília
Abertura da Feira de Negócios de Serra do Mel (FENESMEL), no largo da praça Cortez Pereira
18h – Projeto “Música na Escola”
19h –Desfile do Rei e Rainha do Caju
21h – Shows de atrações locais e regionais
23h – Shows de Márcia Felipe e Raí Saia Rodada SÁBADO, 26
17 h – Feira de Negócios de Serra do Mel (FENESMEL)
21h – Shows de atrações locais e regionais
23h – Show de Taty Girl
O anúncio desse montante para a reforma de delegacias de Polícia Civil do RN foi feito nesta quarta pela própria governadora Fátima Bezerra (PT). Acompanhada do vice-governador Antenor Roberto; do secretário estadual de Segurança Pública, coronel Araújo; da delegada-geral da Polícia Civil do Estado, Ana Cláudia Saraiva, e de outras autoridades, Fátima Bezerra garantiu a aplicação de 2,6 mi, provenientes de recursos próprios do Estado, para a execução desse projeto de recuperação/manutenção das unidades.
A governadora Fátima Bezerra avaliou a iniciativa como um passo importante para a Segurança Pública. “A atitude das senhoras e dos senhores à frente dessa área se mostrou assertiva”, disse ela à equipe do setor durante o ato de assinatura
da ordem de serviço, na Governadoria. A delegada geral da Polícia Civil do RN, Ana Cláudia Saraiva, informou que as primeiras delegacias contempladas com as obras já estão definidas: plantões Sul e Norte, de Natal, e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Mossoró.
Para o Governo do RN, a iniciativa se trata de um momento histórico para a Polícia Civil do RN. “Isso é retrato de um governo que respeita aqueles e aquelas que constroem a segurança pública do RN. Quem ganha é o povo potiguar!”, destacou material divulgado ontem pelo Executivo estadual, garantindo que todos os prédios de todas as delegacias da corporação serão beneficiadas com o investimento.
O Governo potiguar ressaltou que se trata de “um
contrato inédito, em alcance e valor” no estado. A expectativa do Estado é que ainda em dezembro deste ano se iniciem as melhorias nas estruturas físicas de algumas unidades de Mossoró e Natal. O Executivo lembrou que estão em reforma a 1ª DP de Mossoró, Delegacia Regional de Currais Novos, 2ª DP de Natal, 7ª DP de Natal e a 1ª DP de Natal (que vai para novas instalações no Centro da Cidade).
Nos últimos tempos, entidades representativas dos servidores da Polícia Civil do RN vêm cobrando exaustivamente melhorias estruturais. O Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Estado (SINPOL-RN) iniciou até recentemente uma série de visitas às delegacias para reivindicar investimentos na estrutura física dos pré-
Operações da Polícia Civil do RN prendem 16 no Agreste e quatro em Natal
operação contou com o apoio de aproximadamente 100 policiais civis de 21 delegacias do estado, que cumpriram mandados nas cidades potiguares de São Paulo do Potengi, João Câmara, Lagoa de Velhos, Parnamirim, Natal, Nísia Floresta, Tangará e em João Pessoa, capital da Paraíba.
dios das unidades e também no quadro de pessoal, diante de um alegado déficit de efetivo.
COMPLEXO DE DELEGACIAS
A Força-Tarefa SUSP Natal, de combate ao crime organizado, coordenada pela Polícia Federal (PF) e, em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal, cumpriu mandados diversos contra uma organização criminosa no Rio Grande do Norte e em mais outros seis estados do país.
Denominada de “Pélagos”, a operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (23), cumpriu na capital potiguar e nos estados do Acre, Rondônia, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro, 42 mandados de busca e apreensão e 34 de prisão preventiva, expedidos pelo Poder Judiciário do RN.
A ação, que contou com cerca de 240 policiais, visou desarticular grupo de pessoas suspeitas de integrar organização criminosa especializada no tráfico de drogas; além de cometer diversos outros crimes, com
atuação, sobretudo, na região metropolitana de Natal, segundo a PF.
A PF informou que com o avanço das investigações, em continuidade a uma operação desenvolvida anteriormente pela mesma Força-Tarefa, foi feita a identificação e formulados pedidos de medidas à Justiça, que expediu mandados de prisão contra outros integrantes do grupo criminoso ligados àquela ação.
Com isso, os detidos foram encaminhados à sede da Polícia Federal no bairro de Lagoa Nova, em Natal, e, posteriormente, conduzidos ao sistema prisional, à disposição da justiça. A PF explicou que o nome da operação é uma alusão à palavra oceano em sua perspectiva de profundidade e tamanho, o que denota a relação de forte influência da organização criminosa investigada na respectiva área de atuação.
As investigações da Polícia Civil resultaram na expedição de 26 mandados de busca e apreensão, além de 22 mandados de prisão preventiva. Ao longo da operação, 16 suspeitos foram presos, sendo um deles também em flagrante delito. A
Foram presos: Camilo Cassemiro Nunes, conhecido como “Camilo Bomba”, 33 anos; David Pereira Lopes, “Malvado”, 23; Alan Bezerra de Olveira, “Ostenta”, 35; Ranife Alves Mauricio, “Fantasma”, 22; Jonathan Batista dos Santos, “Locutor”, 25; Ronaldo Dantas de Lima Filho, “Ronaldo do Corte”, 22; Abimeleque Marques de Macedo, “Meleque”, 18; Anderson Augusto da Silva, “Andinho”, 19; Raí Franklin Mota da Silva, “Mosquitinho” e/
ou “Cabeça”, 26; Pablo Ramom da Silva, “Arisco”, 25; Jardel Lopes da Silva, “JJ”, 24; Francisco Emanuel da Silva Reis, “Vaqueirinho”, 21; Jeremias Felipe de Medeiros, “Jererê”, 22; Rodrigo Antônio Pessoa, “Rodrigo Japa”, 24; Breno Vicente Pontes, “Brad Boy”, 21; Rafael Lotério da Silva, conhecido como “Rafinha”, 20 anos.
Ao longo das buscas, foram apreendidos na posse de Jonathan Batista dos Santos, vulgo Locutor, maconha, balança de precisão e dinheiro fracionado, tendo ele também sido preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Todos os suspeitos foram conduzidos até a delegacia e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, à disposição da Justiça. Já policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Natal
deflagraram ontem também a operação “Impetus”. No decorrer das diligências, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, decorrente da suspeita de roubos e furtos, em desfavor de: Guilherme Carvalho Afonso, 21 anos, também conhecido como “Playboy”; Lucas Ferreira da Silva, 27; Aldeirton Franks Silva de Araújo, 31; e Nikael Gemyson Dias da Silva, 22 anos.
Também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no município de Parnamirim. Ao todo, foram apreendidos: maquinetas de cartão de crédito, entorpecentes, uma arma de fogo e munições, bem como um veículo HB20, uma moto, um jet ski, televisores, uma caixa de som, aparelhos celulares, roupas e outros artigos de grife, relógios de pulso e joias que, possivelmente, foram objeto de um roubo praticado em uma residência localizada no bairro Candelária, zona sul de Natal, em 31 de março de 2022.
Nesta quarta-feira (23), mais três policiais civis e um policial militar foram levados a julgamento no Rio Grande do Norte por uma ocorrência de fuga de presos da Defur há mais de 18 anos. Na semana passada, três agentes e um delegado foram absolvidos das acusações e, nesta quarta, os demais envolvidos no caso também foram inocentados.
Assim como no julgamento anterior, o promotor de Justiça Augusto Flávio Azevedo, que atuou no Tribunal do Júri, reconheceu a linha de atuação da defesa e pediu a absolvição dos policiais.
O entendimento é que os
policiais agiram no estrito cumprimento do dever legal e em legítima defesa, não comentando nenhum crime. Ao contrário disso, a equipe que atuou naquela ocorrência atuou para proteger a sociedade e evitar um fuga em massa.
O Sindicato dos Policiais Civis do RN (SINPOL-RN) parabenizou os policiais civis absolvidos pela vitória e comemorou o resultado. “Finalmente, depois de 18 anos de sofrimento e de acusações injustas, os colegas podem respirar aliviados e retirar o peso desse processo das costas”, comentou Edilza Faustino, presidente do sindicato.
>> Medida divulgada deverá beneficiar todos os prédios de todas as unidades da corporação com ações de recuperação/manutençãoGoverno do Rio Grande do Norte anunciou nesta quarta-feira (23) um total de 2,6 milhões para reformas de delegacias de Polícia Civil no estado. A medida divulgada ontem pelo Executivo potiguar deverá beneficiar todos os prédios de todas as unidades da corporação com ações de recuperação/manutenção. O contrato com a J&M Construtora, que tem vigência de 12 meses, foi assinado ontem.Reforma de delegacias vem sendo amplamente cobrada por entidades representativas da categoria
Policiais civis e militar são absolvidos em júri no RN por fuga de presos da Defur há mais de 18 anos
Em duas diferentes ações, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) prendeu 16 suspeitos na região Agreste do estado e outros quatro em Natal. Na primeira operação, policiais civis da 1ª Delegacia Regional de Polícia, com sede em São Paulo do Potengi, deflagraram nesta quartafeira (23), a ação denominada de “Fim de Festa II”, com o objetivo de combater uma organização criminosa atuante no referido município e região circunvizinha, voltada para a prática dos crimes de tráfico de drogas, homicídios e roubos.
ocupa até mesmo o Barce lona – clube defendido por Araújo –, que tem cobrado a seleção uruguaia para que o defensor seja preservado nas primeiras partidas, se gundo informações do jor nal Marca.
Uma possível formação inicial do Uruguai nesta es treia tem: Muslera (Rochet); Varela (Caceres), Godin, Gimenez e Olivera; Bentan cur, Vecino e Valverde; Ar rascaeta (Pellistri), Luis Suárez e Nunez.
Do outro lado, a Coreia do Sul participará de uma Copa do Mundo pela 11ª vez na história. O melhor resul tado alcançado foi a quarta posição em 2002, quando o país sediou o torneio ao lado do Japão.
A equipe sul-coreana é comandada pelo português Paulo Bento, que assumiu após a Copa da Rússia. Além de buscar a classificação para o mata-mata, o treina dor terá o desafio de enfren tar os compatriotas logo na primeira fase.
O Uruguai, 14º no ranking da Fifa, é um dos favoritos a supe rar a fase inicial no Grupo H, mas a batalha com Portugal, Co reia do Sul e Gana promete ser bem equilibrada. A se leção sul-americana estreia na Copa do Qatar nesta quinta-feira, 24, contra a
Coreia do Sul, às 10h (de Brasília), no estádio Educa tion City, em Doha.
Terceira colocada nas Eliminatórias Sul-America nas, atrás apenas de Brasil e Argentina, a equipe do técnico Diego Alonso busca o terceiro título mundial em 14 participações, e busca voltar à final da Copa após 72 anos. A última vez foi em 1950, quando a seleção uru guaia venceu o Brasil em casa, no episódio conhecido
Portugal e Gana fazem suas estreias no Grupo H da Copa do Mundo do Qa tar às 13h (de Brasília) des ta quinta-feira, 24, no Está
dio 974, em Doha.
Os portugueses contam com Cristiano Ronaldo, que recentemente rescin diu seu contrato com o Man
como Maracanaço.
A tarefa não será nada fácil. No Mundial da Rússia, em 2018, o Uruguai parou nas quartas de final, quando perdeu para a França por 2 a 0. Em 2014, caiu nas oita vas, quando perdeu para a Colômbia.
A garra charrua é a gran de força da seleção, mas a experiência e o faro de gol de Luis Suárez também dão esperança aos uruguaios. O atacante de 35 anos voltou
a jogar pelo Nacional de Montevidéu e quer levar a Copa para o país após um hiato de 72 anos.
Além da experiência dos veteranos, o Uruguai aposta também na renovação, com 13 dos 26 convocados sen do estreantes na Copa.
Nesta quinta-feira, a única dúvida do técnico Diego Alonso é o defensor Ronald Araújo, que se re cupera de lesão na coxa. A participação do lateral pre
Os destaques da Coreia do Sul, 28 ª colocada no ranking da Fifa, jogam atu almente em clubes da Ingla terra: o ponta-esquerda Son Heung-Min, 30, que defen de o Tottenham, e o meiocampista Hwang Hee-Chan, 26, que atua pelo Wol verhampton.
Son causava dúvidas por estar em recuperação de lesão na região no olho, mas deve participar da estreia atuando com uma máscara para proteção. Bento deve mandar a campo: Kim Seung-gyu; Kim Moonhwan, Kim Young-gwon, Kim Min-jae e Kim Jin-su; Jung Woo-Young, Hwang In-beom, Lee Jae-sung; Hwang Hee-chan, Son Heung-min, Hwang Ui-jo.
chester United em comum acordo, para conquistar o título inédito no Qatar.
O técnico Fernando San tos terá os 26 convocados à disposição e afirmou que vai fazer sua equipe jogar um futebol dinâmico e cria tivo nesta quinta-feira. Essa geração portuguesa vem
Diferentemente da Ar gentina e da Alemanha, a Espanha não deu chance para a zebra na estreia na Copa do Qatar.
No estádio Al Thuma ma, em Doha, a seleção que veste vermelho e que tem um título mundial (África do Sul-2010) passou com enorme tranquilidade pela Costa Rica, 7 a 0 (sua maior goleada em um Mundial), nesta quarta-feira (23) e li dera o Grupo E.
Os espanhóis estão com os mesmos três pon tos do Japão, só que com um saldo de gols superior. Os japoneses, em novo resultado inesperado nes te Mundial, venceram os alemães, de virada, por 2 a 1.
Na terça-feira, 22, a Ar gentina de Messi registra ra um dos maiores vexa mes de sua história futebo lística ao sucumbir ante a Arábia Saudita, também 2
a 1, também de virada.
Tecnicamente muito superiores aos costarri quenhos, os espanhóis abriram 3 a 0 já no primei ro tempo, com gols de Ol mo, Asensio e Ferran Tor res (que namora a filha do técnico Luis Enrique).
Na segunda etapa, am pliou com mais um gol de Ferran Torres, um de Gavi, o mais jovem da equipe, com 18 anos, um de Carlos Soler e um de Morata.
embalada com os títulos da Eurocopa, em 2016, e Na tions League, em 2018.
Já a seleção de Gana, com a menor média de ida de da Copa, quer aumentar a lista de zebras deste Mun dial e chocar o mundo. O técnico Otto Addo mostrou confiança nas Estrelas Ne
gras e disse não temer Cris tiano Ronaldo.
Portugal e Gana se en frentaram apenas uma vez em Copas do Mundo, e os europeus levaram a me lhor. Em 2014, no Brasil, Cristiano Ronaldo marcou, e Portugal venceu a partida por 2 a 1.
O Japão fez história na manhã desta quartafeira, 23, no estádio In ternacional Khalifa, ao vencer a Alemanha de virada por 2 a 1, em sua estreia na Copa do Mun do, pelo grupo E. É a primeira vitória da histó ria dos japoneses nos Mundiais revertendo um placar adverso.
Os alemães começa ram vencendo a partida com gol de Gundogan, mas os milagres do go leiro Shuichi Gonda, e os gols de Doan e Asano, deram o triunfo à seleção asiática.
Quem acordou cedo nesta quarta-feira, 23, para acompanhar Marrocos x Croácia, se decepcionou. Na abertura do quarto dia de Copa do Mundo, a atu al vice-campeã mundial não saiu de um empate sem gols com a seleção africana no estádio Al Bayt, em Al Khor, propor cionando o terceiro 0 a 0 do Mundial no Qatar —os primeiros foram na terça, 22, em Dinamarca x Tuní sia e México x Polônia.
Em sua estreia na Copa, a Bélgica derrotou Canadá por 1x0 nesta quarta-feira, 23. O gol da vitória foi mar cado pelo atacante Bes tway. No entanto, o time belga não teve vida fácil, pois os canadenses deram trabalho e ainda perde ram pênalti, com goleiro Courtois defendendo co brança de Davies.
>> Seleção aposta na renovação, com 13 dos 26 convocados sendo estreantes na Copa
Brasil e Sérvia se enfrentam nesta quartafeira, 24, no Lu sail Stadium, em partida vá lida pela 1 ª ro dada da fase de grupos da Copa do Mundo. A Sele ção chega para este con fronto sem nenhum des falque e extremamente preparada para mostrar porque tem sido conside rada uma das favoritas ao título da Copa.
Pelo outro lado, a Sér via chega inovada para este mundial com vários novos nomes, entre eles Vlahovic, para tentar avan çar de fase. O duelo come ça às 16h (de Brasília).
A expectativa é que o técnico Tite escale uma equipe ofensiva, com um quarteto de ataque forma do por Neymar, Raphinha, Vini Jr e Richarlison. Pa quetá deverá iniciar o jogo como segundo homem de campo, tornando a equipe ainda mais ofensiva, pois sua característica de jogo.
Brasil e Sérvia se en frentaram apenas duas vezes na história e em am bos os confrontos a Sele ção venceu os europeus. O primeiro jogo aconteceu em 2014, naquela ocasião a equipe brasileira venceu por 1 a 0, com gol de Fred. Este confronto foi o último
da equipe de Felipão, trei nador do Brasil na época, antes da Copa do Mundo daquele ano.
O último confronto en tre as seleções aconteceu na Copa de 2018, as equi pes se enfrentaram na fase de grupos e o Brasil venceu por 2 a 0, com gols de Pau linho e Neymar. Essa der rota eliminou os sérvios do
mundial.
Entre os jogadores do Brasil que iniciaram a par tida de 2018 e os que de vem começar o jogo desta quinta, apenas 4 permane ceram, os outros sete não foram convocados ou fica ram no banco, como é o caso de Gabriel Jesus. Pe lo lado da Sérvia o número é um pouco maior, cinco
jogadores permanece ram.
No entanto, os sérvios vivem grande fase e che gam à Copa do Mundo de pois de deixar para trás um grupo que tinha Portugal. Empolgado com uma gran de geração, o time de Dra gan Stojkovic conta com nomes como Vlahovic e Mitrovic no ataque.
MaRcOS SanTOS
msantos@defato.com
OBrasil chega a Copa do Qatar em boas con dições. Não é exagero dizer que o time de Tite é um dos favoritos, isso é fato, conside rando os jogos, a “liga” que a equipe deu, o bom momento de atletas como Neymar, Raphinha, Vinicius Junior e Richarlison, e a consistência do trabalho fei to há seis anos por Tite.
Mas isso é teoria. Na estreia contra o Sérvia nesta quarta-feira, 24, chegou o momento de colocar tudo isso na prática.
Com time com característica ofensiva, colocan do Paquetá no meio e Vinicius Junior aberto, Tite acerta e a equipe tende atacar sem trégua para mostrar logo de cara suas credenciais. É possível acreditar no Hexa!
''Hoje não é melhor do que eu. Ele é apenas um jogador mais famoso, só isso”
MohAMMED KuDuS, meia de Gana, acreditando ser mais jogador do que neymar, desdenhando craque brasileiro
A surpresa da Copa na rodada desta quartafeira, 23, foi o Japão, que anotou 2 a 1 de virada contra a Alemanha. As duas equipes protagonizaram um bom jogo. Depois do intervalo, os alemães con tinuaram apertando os japoneses, mas não acharam mais o caminho do gol. E ainda começaram a deixar espaços na defesa.
Neymar não ficou aba lado por não ter sido cha mado para a Copa do Mun do de 2010. Era na época um garoto de 18 anos que vivia sua primeira grande temporada como profissio nal pelo Santos. Sabia que, apesar da recusa de Dunga a seguir o clamor popular e chamá-lo, ele teria novas chances. Foi o que ouviu várias vezes do seu pai.
Doze anos depois, maior nome do futebol brasileiro e um dos melhores jogado res do planeta, Neymar ain da espera um Mundial dos sonhos. E pelo título. Aos 30 anos, flerta com uma aposentadoria da seleção brasileira que não muitos levam a sério. Disse que a Copa deste ano será sua
última.
Nesta quinta-feira, 24, o atacante será de novo a maior referência da seleção brasileira. Na estreia no torneio do Qatar, a equipe enfrenta a Sérvia às 16h (de Brasília), no estádio de Lu sail. O camisa 10 vive um dos melhores momentos da sua carreira.
"Acho que o Neymar chega para uma competi ção tão importante num nível muito bom. Agora sem lesão nenhuma e com preparação especial, ele chega muito bem", disse o zagueiro Thiago Silva, que será o capitão brasileiro no primeiro jogo.
Em 20 partidas oficiais pelo Paris Saint-Germain nesta temporada, Neymar
anotou 15 gols e deu 12 as sistências. Está a dois do recorde de Pelé, de 77 mar cados com a camisa da se leção brasileira.
Tão importante quanto os números é que, como lembrou Thiago Silva, o
maior nome da equipe che ga à Copa sem grandes preocupações físicas. É chance para apagar ima gem deixada nos dois tor neios anteriores de que participou: os de 2014 e 2018.
O apoiador Bebeto está de volta ao Santa Cruz de Natal. Sua contratação foi anunciada pelo tri color nesta quarta-feira, 23. Bebeto é cria do Glo bo FC e, por último, estava defendendo o Améri ca de Natal.
O que era especulação virou realidade. O arti lheiro da Série D de 2022, o atacante Ítalo Carvalho, fechou com o América. Ítalo estava no Manaus e fez 11 gols em 17 jogos.
Com o gol marcado ontem sobre a Costa Rica, o espanhol Gavi fica atrás somente de Pelé, que mar cou na Suécia-1958, e do mexicano Manuel Rosas, que balançou as redes no Uruguai-1930, na lista dos mais novos a fazerem gol em Copas. A Espanha goleou Costa Rica por 7x0.
O Vasco fará parte da pré-temporada nos Es tados Unidos entre os dias 14 e 21 de janeiro. Neste período, o time enfrentará o River Plate e o Inter Miami. Os duelos serão em Orlando e Mia mi, respectivamente.