Jornal De Fato

Page 6

6 GERAIS/OPINIÃO

DOMINGO, 19 de setembro de 2021

Dia do Cliente

PROSA

Cosern celebra indicadores & VERSO históricos de fornecimento De volta ao Mapa da Fome de energia no RN V crispinianoneto@gmail.com

>> Potiguares tiveram energia elétrica disponível durante 99,91% de todas as 8.760 horas do ano

Cedida/Cosern

N

a semana de comemorações do Dia do Cliente (15 de setembro), a Neoenergia Cosern também celebrou os melhores indicadores de fornecimento de energia elétrica da sua história, parametrizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e referentes ao primeiro semestre de 2021. Ao final de junho, o DEC anualizado (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor) foi de 7,89, melhor do que o limite regulatório estabelecido pela Aneel de 11,35. Já o FEC anualizado (Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor) registrado no mesmo período na Noeonergia Cosern foi de 3,08 – melhor do que os 7,53 estabelecidos pela Aneel. No geral, em média, os potiguares tiveram energia elétrica disponível durante 99,91% de todas as 8.760 horas do ano. As eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica foram cada vez mais raras e, quando aconteceram, foram restabelecidas cada vez mais rápido. “Esses indicadores históricos são resultado dos investimentos em tecnologia e expansão de redes que se refletem na qualidade dos serviços prestados aos nossos 1,5 milhão de clientes”, comemora Márcio Caires, presidente da Neoenergia Cosern. “Estamos preparados para atender as demandas do reaquecimento da economia potiguar por energia elétrica nos próximos meses com novas obras – que

Subestação elétrica do município de Santa Cruz, na região do Trairi

não pararam mesmo nos períodos mais difíceis impostos pela pandemia”, destacou o presidente. Um dos investimentos mais importantes feitos pela Neoenergia Cosern em tecnologia para reforçar a qualidade do fornecimento é o emprego de uma tecnologia batizada de self healing (auto recomposição, na tradução do inglês) nos equipamentos telecomandados instalados na rede elétrica. No total, a Cosern já opera com 1.552 equipamentos telecomandados dos quais 688 são contemplados com a tecnologia “self healing”. De forma geral, a tecnologia identifica e isola trechos atingidos por eventos externos – quedas de galhos de árvores sobre a rede, por exemplo – e reestabelece o fornecimento de forma automática para o maior nú-

mero possível de clientes em até 60 segundos. Em outra frente de investimentos, a Neoenergia Cosern colocou em operação duas novas subestações elétricas no primeiro semestre de 2021, totalizando agora 73 centrais de distribuição desse tipo em todo estado – além de mais três subestações móveis. Em fevereiro, foi inaugurada a Subestação Elétrica Major Sales, na Região do Alto Oeste, que passou a beneficiar 35 mil potiguares em Major Sales, Tenente Ananias, Luís Gomes, Paraná e José da Penha. Em março, entrou em operação a Subestação Elétrica Santa Cruz, que reforçou o fornecimento para 80 mil potiguares em Santa Cruz, Lajes Pintada, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, São Bento do Trairi e Japi.

Decreto permite ampliar serviço de acesso à internet O presidente Jair Bolsonaro editou decreto para permitir que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) possa prever novos compromissos com as operadoras com o objetivo de ampliar os serviços de acesso à internet, especialmente nas localidades de baixa ou nenhuma conectividade. A norma foi

publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira, 17. O texto altera um decreto de 2018, que trata sobre políticas de telecomunicações. Com isso, os compromissos de expansão e de prestação dos serviços fixados pela Anatel em função da celebração de termos de ajustamento de

conduta, de outorga onerosa de autorização de uso de radiofrequência e de atos regulatórios em geral serão direcionados não apenas para investimentos em capacidade, como instalação de fibras óticas, mas expansão da cobertura de redes de acesso móvel e fixa, em banda larga. As mudanças fazem parte de

Serviço Re c o n h e c i d a p e l a Aneel como uma das três melhores distribuidoras do Brasil com mais de 400 mil clientes em qualidade de fornecimento, a Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes). Em caso de falta de energia, a Neoenergia Cosern orienta: - Enviar um Whatsapp para o número (84) 32156001. - Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou - Telefonar para o 116.

oltamos ao Mapa da Fome. Em 2014 o Brasil conseguiu uma das mais belas conquistas, que foi a saída do Mapa da Fome, como fruto de um trabalho “nunca antes visto na história desse País” de combater a insegurança alimentar com muita clareza, com políticas sociais e ações de apoio à agricultura familiar. Produzir alimentos e fazê-los chegar à mesa do pobre. No desgoverno de Bolsonaro quase 60% dos brasileiros sofrem com algum nível de insegurança alimentar e o desespero de não saber se a família vai ter o que comer ou não ter condições de garantir comida de verdade. O Governo Lula enfrentou a questão da fome com muita discussão com cientistas e técnicos, mas também com os setores produtivos e botou na roda pessoas que passavam fome, ou seja, aqueles que de fato precisavam dos alimentos e não apenas quem queria vender. Combater a fome não é apenas aumentar a produção de alimentos. O Brasil sempre produziu mais alimentos do que precisa. Desde que me entendo por gente, leio e escuto o slogan: “Exportar é o que importa”. Ninguém, em sã consciência é contra exportação de alimentos, pois é claro que esta ação ajuda equilibrar a nossa economia e o dinheiro que entra no Brasil a partir da venda de alimentos, principalmente commodities, serve para melhorar os investimentos na nossa agricultura e na indústria, inclusive de alimentos. O problema é exportar e deixar com fome aqui dentro do País. Isso é que não tem cabimento e levanta outro problema. Mostra que não basta produzir o alimento, mas que é preciso também distribui-lo com justiça social. Além disso, é preciso gerar empregos, pois nem todos estão no campo e mesmo os que estão não dão conta de plantar e colher tudo que precisam na mesa para alimentar a família com dignidade. E o emprego no Brasil virou uma tragédia com 15 milhões de desempregados e mais outro tanto de subempregados, desde que se aviltou a legislação trabalhista em que criaram os empregos fakes na tal reforma trabalhista, em que se permite dizer que há um emprego quando não se tem carteira assinada, não se tem direitos trabalhistas e nem salário fixo, imagine-se salários dignos. Estamos numa tragédia. E para sair dessa tragédia só trazendo de volta quem já tem experiência no enfrentamento da fome com sucesso reconhecido mundialmente.

Desintegrados Excelente observação de um tuiteiro: Os golpistas de 2016 foram desintegrados: Aécio, Marta, Cunha, Maia. Bruno Araújo, Leitão, Sardenberg, FHC. Não demora muito agora, todos de bundinha de fora. E olha que ele esqueceu de Romero Jucá e Cássio Cunha Lima. Onde se escondem? o que comem? Acrescente-se à lista: Roberto Jefferson, Flordelis e outros trastes.

Correios. Vender pra quê? O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, diz: A empresa Correios é estratégica para o País. Privatizá-la é uma irresponsabilidade. Haverá enormes prejuízos aos serviços postais, à população e aos trabalhadores. Em 2020, o lucro foi de R$ 1,53 bilhão, o maior em 10 anos. A quem interessa?

Atentem bem O PSDB de Doria e Leite nunca assinou um pedido de impeachment de Bolsonaro. O DEM de Mandetta também não. O MDB de Simone Tebet menos ainda. É fácil ser antibolsonarista só nas palavras.

iMAGEM QUE MARCA um remodelamento do programa Cidades Conectadas, do Ministério das Comunicações. Além disso, o decreto também permite que outros órgãos ou entidades públicas ou privadas possam realizar a implementação da rede privativa de comunicação da administração pública federal. Até então, essa função era exclusiva da Telebrás, estatal incluída pelo governo no programa de privatizações.

A Fundação José Augusto, com a presença da governadora Fátima Bezerra estará inaugurando no final da tarde de hoje um monumento à experiência de alfabetização de adultos em 40 horas, realizada em 1963 sob o comando do professor e filósofo da Educação, Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira. Paulo Freire nasceu em Recife em 19 de setembro de 1921, exatamente há cem anos. O monumento costa de um busto do professor e a referência: Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, tudo começou em Angicos-RN. Trata-se de um busto e uma referência às 40 horas de aulas que ficaram famosas no mundo inteiro. Mede12 metros de altura e fica localizado próximo ao Pico do Cabugi, justamente na metade da estrada entre Natal e Mossoró e também metade da estrada entre Fortaleza e Recife, terra natal do homenageado. A obra é de autoria do escultor Guaraci Gabriel, o único norterio-grandense a constar no Guiness Book, em função da grandiosidade das suas intervenções artísticas. A estátua fica a 2 quilômetros do Cabugi, mas a partir de um ângulo de visão escolhido pelo visitante sua visão encaixa em perspectiva, ficando como se o professor Paulo Freire estivesse integrado ao Pico do Cabugi, símbolo do Rio Grande do Norte em geral e em Angicos em particular.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal De Fato by Jornal de Fato - Issuu