14 minute read

GERAIS/OPINIÃO

diA do Cliente

Cosern celebra indicadores históricos de fornecimento de energia no rn

Advertisement

>> Potiguares tiveram energia elétrica disponível durante 99,91% de todas as 8.760 horas do ano

Na semana de comemorações do Dia do Cliente (15 de setembro), a Neoenergia Cosern também celebrou os melhores indicadores de fornecimento de energia elétrica da sua história, parametrizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e referentes ao primeiro semestre de 2021.

Ao final de junho, o DEC anualizado (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor) foi de 7,89, melhor do que o limite regulatório estabelecido pela Aneel de 11,35. Já o FEC anualizado (Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor) registrado no mesmo período na Noeonergia Cosern foi de 3,08 – melhor do que os 7,53 estabelecidos pela Aneel.

No geral, em média, os potiguares tiveram energia elétrica disponível durante 99,91% de todas as 8.760 horas do ano. As eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica foram cada vez mais raras e, quando aconteceram, foram restabelecidas cada vez mais rápido.

“Esses indicadores históricos são resultado dos investimentos em tecnologia e expansão de redes que se refletem na qualidade dos serviços prestados aos nossos 1,5 milhão de clientes”, comemora Márcio Caires, presidente da Neoenergia Cosern.

“Estamos preparados para atender as demandas do reaquecimento da economia potiguar por energia elétrica nos próximos meses com novas obras – que

Cedida/Cosern

Subestação elétrica do município de Santa Cruz, na região do Trairi

não pararam mesmo nos períodos mais difíceis impostos pela pandemia”, destacou o presidente.

Um dos investimentos mais importantes feitos pela Neoenergia Cosern em tecnologia para reforçar a qualidade do fornecimento é o emprego de uma tecnologia batizada de self healing (auto recomposição, na tradução do inglês) nos equipamentos telecomandados instalados na rede elétrica.

No total, a Cosern já opera com 1.552 equipamentos telecomandados dos quais 688 são contemplados com a tecnologia “self healing”. De forma geral, a tecnologia identifica e isola trechos atingidos por eventos externos – quedas de galhos de árvores sobre a rede, por exemplo – e reestabelece o fornecimento de forma automática para o maior número possível de clientes em até 60 segundos.

Em outra frente de investimentos, a Neoenergia Cosern colocou em operação duas novas subestações elétricas no primeiro semestre de 2021, totalizando agora 73 centrais de distribuição desse tipo em todo estado – além de mais três subestações móveis.

Em fevereiro, foi inaugurada a Subestação Elétrica Major Sales, na Região do Alto Oeste, que passou a beneficiar 35 mil potiguares em Major Sales, Tenente Ananias, Luís Gomes, Paraná e José da Penha.

Em março, entrou em operação a Subestação Elétrica Santa Cruz, que reforçou o fornecimento para 80 mil potiguares em Santa Cruz, Lajes Pintada, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, São Bento do Trairi e Japi.

serViço

Reconhecida pela Aneel como uma das três melhores distribuidoras do Brasil com mais de 400 mil clientes em qualidade de fornecimento, a Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Neoenergia Cosern orienta: - Enviar um Whatsapp para o número (84) 32156001. - Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou - Telefonar para o 116.

ProsA Verso&

crispinianoneto@gmail.com

De volta ao mapa da Fome

Voltamos ao Mapa da Fome. Em 2014 o Brasil conseguiu uma das mais belas conquistas, que foi a saída do Mapa da Fome, como fruto de um trabalho “nunca antes visto na história desse País” de combater a insegurança alimentar com muita clareza, com políticas sociais e ações de apoio à agricultura familiar. Produzir alimentos e fazê-los chegar à mesa do pobre.

No desgoverno de Bolsonaro quase 60% dos brasileiros sofrem com algum nível de insegurança alimentar e o desespero de não saber se a família vai ter o que comer ou não ter condições de garantir comida de verdade.

O Governo Lula enfrentou a questão da fome com muita discussão com cientistas e técnicos, mas também com os setores produtivos e botou na roda pessoas que passavam fome, ou seja, aqueles que de fato precisavam dos alimentos e não apenas quem queria vender.

Combater a fome não é apenas aumentar a produção de alimentos. O Brasil sempre produziu mais alimentos do que precisa. Desde que me entendo por gente, leio e escuto o slogan: “Exportar é o que importa”. Ninguém, em sã consciência é contra exportação de alimentos, pois é claro que esta ação ajuda equilibrar a nossa economia e o dinheiro que entra no Brasil a partir da venda de alimentos, principalmente commodities, serve para melhorar os investimentos na nossa agricultura e na indústria, inclusive de alimentos. O problema é exportar e deixar com fome aqui dentro do País. Isso é que não tem cabimento e levanta outro problema. Mostra que não basta produzir o alimento, mas que é preciso também distribui-lo com justiça social.

Além disso, é preciso gerar empregos, pois nem todos estão no campo e mesmo os que estão não dão conta de plantar e colher tudo que precisam na mesa para alimentar a família com dignidade. E o emprego no Brasil virou uma tragédia com 15 milhões de desempregados e mais outro tanto de subempregados, desde que se aviltou a legislação trabalhista em que criaram os empregos fakes na tal reforma trabalhista, em que se permite dizer que há um emprego quando não se tem carteira assinada, não se tem direitos trabalhistas e nem salário fixo, imagine-se salários dignos.

Estamos numa tragédia. E para sair dessa tragédia só trazendo de volta quem já tem experiência no enfrentamento da fome com sucesso reconhecido mundialmente.

desinteGrAdos

Excelente observação de um tuiteiro: Os golpistas de 2016 foram desintegrados: Aécio, Marta, Cunha, Maia. Bruno Araújo, Leitão, Sardenberg, FHC. Não demora muito agora, todos de bundinha de fora. E olha que ele esqueceu de Romero Jucá e Cássio Cunha Lima. Onde se escondem? o que comem? Acrescente-se à lista: Roberto Jefferson, Flordelis e outros trastes.

Correios. Vender PrA quê?

O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, diz: A empresa Correios é estratégica para o País. Privatizá-la é uma irresponsabilidade. Haverá enormes prejuízos aos serviços postais, à população e aos trabalhadores. Em 2020, o lucro foi de R$ 1,53 bilhão, o maior em 10 anos. A quem interessa?

Atentem bem

O PSDB de Doria e Leite nunca assinou um pedido de impeachment de Bolsonaro. O DEM de Mandetta também não. O MDB de Simone Tebet menos ainda. É fácil ser antibolsonarista só nas palavras.

decreto permite ampliar serviço de acesso à internet

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto para permitir que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) possa prever novos compromissos com as operadoras com o objetivo de ampliar os serviços de acesso à internet, especialmente nas localidades de baixa ou nenhuma conectividade. A norma foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira, 17. O texto altera um decreto de 2018, que trata sobre políticas de telecomunicações. Com isso, os compromissos de expansão e de prestação dos serviços fixados pela Anatel em função da celebração de termos de ajustamento de conduta, de outorga onerosa de autorização de uso de radiofrequência e de atos regulatórios em geral serão direcionados não apenas para investimentos em capacidade, como instalação de fibras óticas, mas expansão da cobertura de redes de acesso móvel e fixa, em banda larga. As mudanças fazem parte de um remodelamento do programa Cidades Conectadas, do Ministério das Comunicações.

Além disso, o decreto também permite que outros órgãos ou entidades públicas ou privadas possam realizar a implementação da rede privativa de comunicação da administração pública federal. Até então, essa função era exclusiva da Telebrás, estatal incluída pelo governo no programa de privatizações.

imAGem QUE MARCA

A FundAção José AuGusto, com a presença da governadora Fátima Bezerra estará inaugurando no final da tarde de hoje um monumento à experiência de alfabetização de adultos em 40 horas, realizada em 1963 sob o comando do professor e filósofo da Educação, Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira. Paulo Freire nasceu em Recife em 19 de setembro de 1921, exatamente há cem anos. O monumento costa de um busto do professor e a referência: Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, tudo começou em Angicos-RN. Trata-se de um busto e uma referência às 40 horas de aulas que ficaram famosas no mundo inteiro. Mede12 metros de altura e fica localizado próximo ao Pico do Cabugi, justamente na metade da estrada entre Natal e Mossoró e também metade da estrada entre Fortaleza e Recife, terra natal do homenageado. A obra é de autoria do escultor Guaraci Gabriel, o único norterio-grandense a constar no Guiness Book, em função da grandiosidade das suas intervenções artísticas. A estátua fica a 2 quilômetros do Cabugi, mas a partir de um ângulo de visão escolhido pelo visitante sua visão encaixa em perspectiva, ficando como se o professor Paulo Freire estivesse integrado ao Pico do Cabugi, símbolo do Rio Grande do Norte em geral e em Angicos em particular.

meio ambiente

rn está apto a aumentar para 75% a destinação correta do lixo

>> Estado deve sair do último lugar da região Nordeste em termos de destinação correta de resíduos sólidos

ORio Grande do Norte está na iminência de sair do último lugar da região Nordeste, em termos de destinação correta de resíduos sólidos, para se tornar um ambiente ecologicamente favorável ao manejo correto do lixo, alinhado ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos. A oportunidade que bate à porta de pelo menos 50% dos municípios potiguares se dá através da empresa Central de Tratamento de Resíduos – CTR Potiguar, instalada na zona rural de Vera Cruz (região Agreste).

“Com este aterro e o já existente em Ceará-mirim, operado pela empresa Braseco, somados aos outros que estão em fase de tratativas, nas regiões do Alto Oeste e Seridó, vamos passar dos 7% atuais, ou seja, 12 cidades, para 75% de municípios do estado que destinarão seu lixo corretamente”, comemorou a governadora Fátima Bezerra.

Atualmente, o RN é o pior estado do Nordeste em destinação de resíduos. Com índice acima de média regional, 93% dos nossos municípios descartam o lixo de forma incorreta, ou seja, os resíduos sólidos produzidos em 155 cidades do Rio Grande do Norte são destinados de forma inadequada e se amontoam em lixões, situação que além de afetar o meio ambiente, compromete a saúde pública.

“A CTR é a única empresa do Nordeste habilitada a participar no Leilão de Energia, com a produção de biomassa a partir dos resíduos sólidos. Nós já somos líderes em produção de energia limpa, e agora estamos trabalhando para diversificar ainda mais a matriz energética”, pontuou Fátima Bezerra.

Elisa Elsie

CTR Potiguar instalada na zona rural do município de Vera Cruz

A Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos (Semarh) é responsável pela gestão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, cujas diretrizes são alinhadas ao plano nacional. Em reunião realizada no último dia 31 de agosto com prefeitos do Alto Oeste e do Seridó, foi tratada a implantação dos sistemas coletivos de aterros sanitários das duas regiões; os referidos consórcios municipais envolvem 71 cidades.

“Tivemos de readequar os projetos para aterros e estamos caminhando para evoluir bastante na cobertura da destinação correta do lixo. Diante da realidade atual do nosso estado, é inegável a importância de projetos como esse da CTR, que têm como objetivo o controle do lixo e a geração de energia através da biomassa”, declarou o titular da pasta, João Maria Cavalcanti.

O diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Leon Aguiar, declarou que a empresa cumpriu todas as etapas de licenciamento, tendo obtido a licença de operação, documento que habilita a CTR para o processamento de mais de 500 toneladas de lixo diariamente, que é a capacidade atual da empresa na primeira fase de implantação do projeto. “A gente lamenta muito que os municípios não estejam fazendo a gestão correta dos resíduos. Por isso eu fico muito contente por fazer esse licenciamento, uma vez que é bastante comum recebermos denúncias de manejo incorreto de lixo”, argumentou.

Custo operacional é considerado baixo

Distante cerca de 50 km da capital do RN, Vera Cruz é um dos municípios potiguares que destinam corretamente o lixo. A prefeitura investe mensalmente de R$ 10 a 15 mil para envio dos resíduos ao aterro da CTR. Considerando o número aproximado de habitantes, a cidade está investindo por mês menos de R$ 1 por habitante.

“Quando a empresa se instalou aqui, havia dúvidas sobre a questão da viabilidade, e hoje só temos a agradecer por possibilitar que o município faça a destinação correta do lixo, além de gerar emprego e renda para a nossa região”, disse o prefeito Marcos Cabral. Nesse início de operação, a empresa está gerando cerca de 50 empregos diretos e 150 indiretos.

De acordo com cálculos feitos pela empresa, o custo operacional dos municípios por envio de cada tonelada de lixo fica em torno de R$ 0,75, conforme declarou um dos sócios da empresa, Dâmocles Trinta. Junto com os empreendedores Ilton Miranda, Mário Sérgio Lopes e Bruno Oliveira, o projeto demandou cerca de R$ 150 milhões de investimento até o momento. “A CTR Potiguar é um conglomerado visando desenvolvimento sustentável do RN. Atualmente, estamos consorciados com Parnamirim, Vera Cruz, Várzea, Bom Jesus e São José de Mipibu. É interessante que as prefeituras e a sociedade nos vejam como solução e não como problema”, pontuou.

O senador Jean Paul Prates, um dos responsáveis pela captação de empresas eólicas para o estado do Rio Grande do Norte, destacou a importância da CTR no âmbito da geração de energia com biomassa. “Vale salientar que temos uma central de tratamento de resíduo, que contempla um aterro. O lixo aqui é considerado um meio para geração de energia”, disse. Ele lembrou que de acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, quem destina lixo de forma inadequada não se isenta da responsabilidade pelo lixo. “No meio ambiente, quem gera o lixo é responsável por ele até o fim. Estamos cada vez mais próximos de nos livrarmos do peso que é enterrar os resíduos sólidos”, completou.

resolução define data e regras das eleições para prefeito de Guamaré

A Resolução nº 58/2021, que fixa instruções para as eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito em Guamaré, aprovada à unanimidade pela Corte Eleitoral e com parecer pela aprovação da Procuradoria Regional Eleitoral, foi publicada na edição do Diário de Justiça Eletrônico de sextafeira, 17.

O novo pleito será realizado porque o resultado da eleição de 2020 estava sub judice, já que o TRE-RN havia indeferido o registro de candidatura do candidato vencedor, Hélio Willamy Miranda da Fonseca. O Tribunal Superior Eleitoral julgou o recurso e, por unanimidade, manteve a decisão do Regional potiguar. Dessa forma, coube ao TRERN determinar as normas da nova eleição.

Sendo assim, a Resolução n. º58, de 16 de setembro de 2021 delimita prazos e normas para o pleito suplementar no município. Confira os principais pontos da norma:

data

O documento designa o dia 7 de novembro como data para realização das eleições suplementares. A votação terá início às 8h e as seções eleitorais devem fechar às 17h.

Funcionamento do cartório eleitoral

Entre os dias 1º de outubro e 08 de novembro de 2021, o Cartório da 30ª Zona Eleitoral funcionará das 13h às 19h nos dias úteis, com expediente interno de 13h às 14h e das 15h às 19h, em regime de plantão, aos sábados, domingos e feriados.

convenções

Partidárias

As convenções destinadas a deliberar sobre a escolha dos candidatos a prefeito e a vice-prefeito e a formação de coligações serão realizadas no período de 22 a 26 de setembro de 2021.

Pesquisas Eleitorais

As entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas a registrar, junto ao Juízo da 30ª Zona Eleitoral - Macau/RN, as informações previstas pelo art. 33 da Lei 9.504/97 para cada pesquisa, com até cinco dias de antecedência à divulgação.

ProPaGanda eleitoral

A propaganda eleitoral somente será permitida a partir do dia 02 de outubro de 2021, observados, em todas as modalidades, os prazos fixados no Calendário Eleitoral anexado na Resolução. Não haverá propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão, sendo admitidos todos os demais meios legalmente previstos.

JustiFicativa de voto

Não serão instaladas Mesas Receptoras de Justificativa no dia das eleições. O eleitor que deixar de votar por não se encontrar no domicílio eleitoral poderá justificar a ausência até 60 dias após o pleito, por meio de requerimento formulado perante a zona eleitoral em que se encontrar ou enviado diretamente por meio do Sistema Justifica, disponível na página da Internet do TRE-RN (www. tre-rn.jus.br).

Para o eleitor que estiver no exterior na data do pleito, o prazo será de 30 dias con-

O novo pleito será realizado porque o resultado da eleição de 2020 estava sub judice

tados a partir do retorno ao País.

diPlomação

A data da diplomação do Prefeito e do Vice-Prefeito eleitos será fixada em ato próprio pela Juíza da 30ª Zona Eleitoral, com prazo limite de 30 de novembro de 2021. O mandato da chapa vencedora encerra em 31 de dezembro de 2024.

O calendário detalhado das preparações e da realização do pleito e mais informações sobre as eleições suplementares estão disponíveis na Resolução n.º 58, publicada na edição nº 187/2021 do Diário de Justiça Eletrônico.

This article is from: