Acusado de matar uma jovem de apenas 22 anos será o primeiro a sentar no banco dos réus. SEGURANÇA 5
Fátima Bezerra embarca para Portugal neste domingo, 26, em busca de investimentos. CÉSAR SANTOS 5
Presidente da estatal, Jean Paul Prates, projeta investimentos na bacia potiguar. PRINCIPAL 7
‘Este mundo da política é dos homens brancos’, diz Carol Dartora
Primeira deputada federal negra do Paraná fala sobre o racismo estrutural no Brasil. PRINCIPAL 3
16
CADERNOS
STYLE CIANO MAGNTA AMARELO PRETO @defato_rn /jornaldefatorn @jornaldefato
SANTOS
GERAIS/OPINIÃO
NESTA EDIÇÃO [
PÁGINAS] OPINIÃO P2 POLÍTICA P3 CÉSAR
P5
P6 BRASIL/MUNDO P8
MOSSORÓ/ESTADO P1 A 8
Última atualização: 25 de fevereiro de 2023 - às 18h30 164 SUSPEITOS 2.792.835 TOTALMENTE VACINADAS 585.727 CONFIRMADOS 3.039.365 PESSOAS VACINADAS (UMA DOSE) 8.715 ÓBITOS 8.487.332 DOSES APLICADAS MONITORAMENTO DE VACINAÇÃO BOLETIM DA COVID-19 NO RIO GRANDE DO NORTE - Nº 857 GESTO CONCRETO SERÁ DESTINADO PARA O ABRIGO DE IDOSOS LEITURA TRATA PROBLEMAS EMOCIONAIS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DEFINEM SOBRE INDICATIVO DE GREVE AMANHÃ ESTADO E PREFEITURA DE MOSSORO VÃO PAGAR DÍVIDA DE QUASE R$ 60 MI MOSSORÓ 3 MOSSORÓ 1 E 2 PRINCIPAL 6 PRINCIPAL 5
energia
abre
série de
do júri popular
Governadora tem agenda no setor de
em Portugal Petrobras reserva novas oportunidades no RN, diz Jean Feminicídio
primeira
julgamentos
MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023 | EDIÇÃO 6.599 – ANO XXIII | R$ 2,50
CADERNO TRAZ AÇÕES DO GOVERNO PARA MOSSORÓ A reoneração dos combustíveis é um palito de fósforo perto do recipiente de gasolina. O governo tenta evitar a "explosão" PRINCIPAL 4 tv domingo ODOYA, Rainha do MAR! mulher Dietas x Mau Hálito “Famílias que Lutam” Leandro Hassum explora novos caminhos
VAI RISCAR O FÓSFORO?
COMBUSTÍVEIS
A MESA DE DEUS, UM LIVRO PARA DEGUSTAR
des pensadores. Os heróis de Homero – em Corfu, Ítaca ou Troia – preparavam suas próprias refeições. Quem cozinhava era chamado mageiro, a mesma palavra que também usavam para designar sacerdote, não por acaso, com a mesma raiz etimológica de mago. Platão chegou a comparar a arte da oratória à da culinária. (...) Tanto sucesso faziam os cozinheiros que, na época do imperador Tibério Cláudio (reinou de 14 a 37), em Roma, havia mais escolas de cozinha que de filosofia.
É grande a bibliografia mundial sobre a história da alimentação, o pre paro da comida, os valores antropoló gicos, sociológicos, culturais e religio sos do que não aparenta mais do que a cotidiana providência de saciar a fome e aplacar a sede. A esses livros junta-se, agora, A mesa de Deus (Rio de Janeiro : Record, 2022), da pesquisadora e es critora Maria Lecticia Monteiro Ca valcanti. Será, doravante, citação obri gatória nos estudos do gênero que se fizerem, aqui e no estrangeiro.
Foram, segundo a autora, dez anos de sabe-se lá quantas leituras do Texto Sagrado, cuidadosamente registradas, como talvez nunca antes no Brasil: “Ler e reler a Bíblia, anotando todas as referências sobre o tema. Estudar os hábitos alimentares do povo hebreu, nos diversos momentos de sua trajetória. No Antigo e no Novo Testamento”. Apresentador da obra, escreve o cardeal português Dom José Tolentino Mendonça, prefeito, no Vaticano, do Dicastério para a Cultura e a Educação:
Para os leitores da Bíblia, o livro de Maria Lecticia oferecerá estratos complementares de conhecimento: constitui uma espécie de micro-história da Bíblia (...). Mas, ao mesmo tempo, é um livro de espiritualidade bíblica, um compêndio de exegese, uma refeição da Palavra. Não é apenas um ensaio exaustivo sobre a mesa bíblica: é um convite a entrar, um abrir da mesa, uma coreografia de odores, uma prática do saborear.
Sentimento já expressado por seu compatriota Eça de Queiroz:
A mesa constitui sempre um dos mais fortes, senão o mais forte, alicerce das sociedades humanas. Constitui a melhor e a mais solene cerimônia que os homens acharam para consagrar todos os seus grandes atos, imprimindo-lhes um caráter de união e de comunhão.
Poucas obras se oferecem tão ampla e substanciosamente para uma pesquisa sobre alimentos quanto a que reúne a palavra dos profetas e dos evangelistas: vai do fruto proibido (a maçã, a formar com a cobra mal disfarçados indicadores da relação sexual inaugurada por Adão e Eva) até a Última Ceia, em que, estranhamente, Cristo põe-se com os apóstolos de um só lado da mesa, como a posar para o afresco pintado por Leonardo da Vinci. Na missa católica, o sacramento da comunhão chega ao extremo de um rito simbolicamente antropofágico, quando Jesus nos convida a comer o pão do seu corpo e o vinho do seu sangue. Maria Lecticia percorre esses milênios da história humana com atenção e minúcia de admirável investigadora: beneditinamente, anota 3.594 menções bíblicas a animais, 343 a espécies
de plantas e 230 a vinho. A ilustrar-lhe as informações, referências a Gilgámesh e a Os Lusíadas, a São Tomás de Aquino e ao Padre António Vieira, a Guerra Junqueiro e a Fernando Pessoa. Na relevante e numerosa bibliografia que apresenta aos leitores, destacam-se Gilberto Freyre (Açúcar), Câmara Cascudo ( História da alimentação no Brasil ), Lévi-Strauss (O cru e o cozido), Eva Celada (Os segredos da cozinha do Vaticano) e Chiara Frugoni ( Invenções da Idade Média: óculos, livros, bancos, botões e outras inovações geniais) – este, a propósito dos assentos sem os quais não haveria como abancar-nos à mesa.
Sublinha a escritora o respeito e a admiração a que, desde a Antiguidade, fazem jus os cozinheiros:
Na Grécia Antiga, eram valorizados por quase todos os gran-
A mesa de Deus transcende as fronteiras da história e da investigação bíblica para chegar à filosofia, à mitologia, à literatura, à etimologia. Em meio a informações sobre carnes, ervas e temperos, o registro de que companheiro vem de cum panis, aquele com quem se partilha o alimento. A propósito da coroa de louro, usada por heróis gregos, imperadores romanos e atletas olímpicos, aprende-se com Maria Lecticia: “Suas folhas (em latim laurus) acabaram significando excelência no desempenho, daí vindo laureado. Dos frutos (em latim bacca) veio bacca laurea – e daí, em francês, bachelier (bacharel) e baccalauréat (bacharelado)”.
Poeta que viveu antes de Cristo, Horácio, para quem “nenhum poema escrito por quem bebe água pode durar para sempre”, traz-nos à lembrança o nosso Vinicius de Moraes, que dizia não saber de nenhuma grande amizade feita no balcão de uma leiteria... Louvores às bebidas, fermentadas ou destiladas, que aquecem o corpo e estimulam o espírito, daí a observação de Nietzsche: Havia entre os antigos romanos a crença de que a mulher só incorria em pecado mortal de duas maneiras: cometendo adultério ou bebendo vinho. Catão, o Velho, pretendia que o costume de beijar-se entre parentes tinha essa origem. Era um meio de vigiar as mulheres; o beijo significava: cheiram a vinho?
Tantas e tão enriquecedoras notas atestam os laços profundos entre a paixão gastronômica e o bem pensar, o saber escrever. Pena que, ao citar o mestre da culinária romana Marcus Gavius Apicius (25 a.C. - 37 d.C.), Maria Lecticia não tenha prestado a homenagem a que tem direito Roberto Marinho de Azevedo Neto (1941-2006), crítico de gastronomia do Jornal do Brasil entre 1975 e 1997, quando escreveu belas crônicas sob o pseudônimo de Apicius, cuja identidade verdadeira era convenientemente ignorada por restaurateurs, mâitres , garçons e por quem o lesse. Tome-se, como ilustração, o primeiro parágrafo de “Nos bistrôs”:
Gosto de novidades. Principalmente as já sabidas. Dirá o leitor que novidades assim... Respondo-lhe que assim não me agridem. Por certo, as que já vimos demais aborrecem um pouco. Soam como uma voz conhecida que no telefone grita, sorridente: “Adivinha quem é!” Mas as novidades intermitentes... Estas surpreendem e ainda trazem consigo um grau suficiente de lembranças que falam ao paladar. Pelo menos ao meu. Que os gostos são mais variados do que pensam os sensatos. Mesmo sei de pessoas que vão ver filmes de Wim Wenders com prazer. Pois há lugar de tudo sob o Sol, que é estrela muito compreensiva (ainda bem, piedoso leitor, senão estaríamos literalmente fritos).
Ao evocar o julgamento e a crucifixão de Jesus, caberia mencionar o romance Bar Pandera: redescobrindo o caminho (Brasília : LGE, 2008), em que o pernambucano Frederico Lucena de Menezes desmitifica a figura de Barrabás, liberto por Pôncio Pilatos ante o clamor público em sua defesa. Para o romancista, o povo pedia a salvação de Bar Abbas (o Filho do Pai, em aramaico), com o que, absolvido pelo governador da Judeia, o Deus-Homem não morreria na cruz, a Santa Ceia não teria sido a última e a história da cristandade se narraria de outra maneira...
Na conclusão, é a própria Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti quem melhor sintetiza A mesa de Deus:
A história do povo hebreu, como se viu, nos conta uma forte ligação entre alimento e fé. Com a religião (do latim re-ligare) sendo fator decisivo na formação dos hábitos alimentares daquela gente. Revelando história, geografia, clima, costumes, organização social, crenças. Influenciando modos de sentir, de pensar e de agir. Determinando comportamentos e preferências. Compreendendo a importância da partilha e da comunhão. Reforçando gestos de perdão, hospitalidade, amizade. Com Jesus pregando a inclusão de todos, em volta dessa mesa. E assim, através dos ensinamentos da Bíblia, pudemos contar a história dos alimentos na mesa de Deus.
dIreçÃO geral: César Santos dIretOr de redaçÃO: César Santos gereNte adMINIStratIVa: Ângela Karina deP. de aSSINatUraS: Alvanir Carlos
domingo, 26 DE fEvErEiro DE 2023 2 OPINIÃO
vASCoNCELoS o rganização: CLAu DE r A rCANJ o
ESPAÇo JorNALiSTA MArTiNS DE
www.defato.com E-MAiL: redacao@defato.com TWiTTEr: @jornaldefato_rn | rEDAÇÃo E ofiCiNAS: SEDE: Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 TELEfoNES: (084) 99836-5320 (Mossoró) | CoMErCiAL/ASSiNATurAS: (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685 AS CoLUnAS E mATÉRiAS ASSinAdAS SÃo dE RESPonSABiLidAdE dE SEUS AUToRES FILIADO À Carol
E DM í LS
Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.
Caminha
o N C AM i N h A Escritor, membro da Academia de Letras do Brasil edmilson.caminha@gmail.com
Professora, historiadora, mestre em Educação e doutoranda em Tecnologia e Sociedade. A educação pavimentou o caminho para Ana Carolina Moura Melo Dartora, de 39 anos, tornar-se a primeira negra a representar o Paraná na Câmara dos Deputados. Mesmo com a grande influência europeia em sua população, um em cada três paranaenses é negro – preto ou pardo, na definição do IBGE. Uma sub-representação histórica que faz da eleição da deputada Carol Dartora (PT) um marco na política brasileira e também no movimento negro.
Em 2020, Carol também fez história como a primeira vereadora negra eleita de Curitiba. “O racismo estrutural é muito grande no Paraná e invisibiliza os negros no estado”, resume a deputada. “Este mundo da política é dos homens brancos. Oligarcas, coronéis, famílias tradicionais, esses nunca tiveram dificuldade para se eleger”, completa a parlamentar em entrevista ao Congresso em Foco.
Carol foi autora da lei que instituiu a cota racial para concurso de servidor público na capital paranaense. A deputada também é fruto das ações de política afirmativa de acesso à educação. Foi com o apoio da família, de origem pobre, e das cotas que se formou em história na Universidade Federal do Rio de Janeiro, depois de estudar a vida toda em escola pública. Sua eleição também é resultado de uma rede de proteção do movimento negro, como a Coalizão Negra por Direitos e o projeto Qui-
‘Este mundo da política é dos homens brancos’
lombo nos Parlamentos, que financiou centenas de candidaturas pelo país afora e elegeu 26 parlamentares estaduais e federais. “Não fosse esse apoio, nossa realidade seria muito pior”, acredita.
MERITOCRACIA
Na eleição passada, foram eleitos 135 deputados autodeclarados pretos e pardos, cinco indígenas, três amarelos e 91 deputadas federais, entre as quais duas trans. Embora representem 28% da população brasileira, as mulheres negras ocupam apenas nove das 513 cadeiras (1,7%) na Câmara. Para a deputada paranaense, a mudança dessa realidade passa por uma reparação histórica e pela educação. “É preciso desconstruir as falácias que mantêm o racismo”, observa. “Não é difícil desconstruir esses argumentos. É preciso ter linguagem pedagógica. Não é concebível a ideia de mérito em um país tão desigual como o nosso. Dizer que as pessoas partem do mesmo lugar para fazer suas vidas na sociedade é mentira. Não partimos do mesmo lugar”, ressalta.
“A população negra foi excluída e explorada por 300 anos ao passo em que a maioria dessas pessoas é pobre. Essa população nunca foi incluída, nunca houve uma política de reparação. A população branca teve garantia de emprego e de educação. Além de empobrecidos, os negros foram proibidos de comprar terra e ir para a escola. É urgente a reparação por meio das cotas”, defende.
O Congresso terá de debruçar sobre o assunto entre este e o próximo ano. Expira em junho de 2024 a Lei de Cotas nos concursos públi-
cos, válida por dez anos. A Lei 12.990/2014 prevê uma reserva de 20% das vagas oferecidas em concursos públicos federais para pessoas negras. O critério inclui aqueles que se autodeclaram pretos ou pardos, conforme a classificação usada pelo IBGE.
TRANSVERSALIDADE
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, já adiantou que o governo prepara uma proposta a ser enviada ainda este ano ao Congresso para aperfeiçoar os mecanismos de entrada, mas também de ascensão dos servidores cotistas. “Sou professora e uso a educação na política. Vim de uma família muito pobre e as cotas e outras políticas de inclusão social foram fundamentais para mim, como o Minha Casa, Minha Vida. Precisamos ter garantia de direito de acesso a um espaço como o Congresso. Não chegamos aqui do nada. Mas, para isso, você precisa se alimentar, ter teto, escola. São etapas muitas vezes negadas para a população negra”, afirma.
Para a deputada, é preciso levar a discussão sobre igualdade racial para todos os ministérios e ampliar o debate. O assunto não pode ficar restrito à pasta da Igualdade Racial, hoje comandada pelo professor Silvio de Almeida, nem aos negros. “Todos precisam ser provocados a pensar a questão racial. A reforma tributária, por exemplo, é urgente para a mulher negra. São as pessoas mais impactadas pelo modelo tributário. Não há como discutir qualquer coisa no país sem considerar o viés de raça e gênero.” Como mostrou o Congresso em Foco, negros e mulheres fi-
caram fora da composição do grupo de trabalho que analisará, antes do plenário, a reforma tributária na Câmara.
IDENTIDADE NEGRA
na nossa história, nas cores, na comida, no nosso jeito de falar. Falamos iorubá e nem sabemos”, destaca Carol.
A deputada lembra que o Brasil é o país com a maior população negra fora da África. Mesmo assim, ressalta, muitos brasileiros ainda resistem a assumir sua identidade. “Alguns não se enxergam negros, porque sabem que assumir essa identidade seria trazer toda essa desigualdade sobre elas. Temos a discussão se os pardos são negros ou não, conforme classificação do IBGE. Mas eles estão no mesmo nível de desigualdade. Este país precisa passar por um encontro com sua própria identidade”, diz a paranaense.
Carol se tornou a primeira deputada federal negra do Paraná após receber 130.654 votos em outubro de 2022 e fez parte da equipe de transição do governo Lula no grupo de trabalho Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Antes de assumir como vereadora, a petista foi alvo de ameaça de morte por e-mail. O criminoso dizia que viajaria do Rio até Curitiba, com uma pistola, para matála e a insultou com termos racistas.
cassado, também no ano passado, sob a acusação de ter invadido um espaço religioso. Ele participou de um ato antirracista dentro de uma igreja após o assassinato de Moïse Mugenyi Kabagambe e de Durval Teófilo Filho, dois homens negros. O primeiro, um congolês de 24 anos, foi amarrado e espancado até a morte ao reivindicar o salário atrasado em um quiosque onde trabalhava no Rio. Já Durval foi morto a tiros por um vizinho, que alega tê-lo confundido com um ladrão. Ele tinha 38 anos e morava em São Gonçalo (RJ).
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, apontou o racismo estrutural como uma das razões pelas quais o vereador estava sendo cassado. “A situação aqui examinada, e talvez não por acaso, o protesto pacífico em favor de vidas negras, feito pelo vereador reclamante dentro de igreja, motivou a primeira cassação de mandato na história da Câmara Municipal de Curitiba”, ressaltou o ministro. Em seguida, Renato reassumiu o cargo.
Além das políticas afirmativas, como as cotas, também é preciso resgatar e difundir a história afrobrasileira e africana nas escolas como forma de despertar o orgulho e o reencontro da população negra com sua identidade. “Não tem como desvincular do Brasil a identidade negra. Se tirá-la, não sobra nada. A identidade negra está na nossa música,
No ano passado, quando ainda era vereadora, chegou a ser alvo de um pedido de cassação na Câmara Municipal por ter utilizado um carro oficial no interior do estado. Ela alegou, na ocasião, que seu trabalho não se restringia à capital e que a denúncia era movida por racismo. A Mesa Diretora arquivou o pedido, reconhecendo que não houve quebra de decoro no caso.
RACISMO ESTRUTURAL
O outro vereador negro de Curitiba, Renato Freitas (PT), chegou a ter o mandato
De acordo com Carol Dartora, episódios como os enfrentados por ela e pelo colega negro expõem a fragilidade da democracia no país. “Quando chegam ao Parlamento, pessoas como nós são facilmente cassadas por defender o que é urgente e necessário. Por sermos minoria, somos vítimas de violência política que chega a um nível absurdo. Esse tipo de cassação demonstra que nossa democracia está frágil e precisa ser aprimorada. É necessário garantir o exercício democrático do mandato de parlamentares mulheres e negros”, observa a deputada.
DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023 POLÍTICA 3
>> Primeira negra a representar o Paraná na Câmara dos Deputados fala sobre o racismo estrutural no país
CAROL DARTORA
EDSON SARDINHA Congresso em Foco
Não
''
tem como desvincular do Brasil a identidade negra. Se tirá-la, não sobra nada.”
Governo lula avalia reoneração parcial da gasolina e do álcool
>> Desoneração do PIS e da Cofins que incidem sobre combustíveis se encerra na próxima terça-feira, 28
Nilso N Klava e Bia N ca l ima GloboNews
Em meio ao impasse entre as alas política e econômica sobre manter ou encerrar a desoneração do PIS e da Cofins que incidem sobre a gasolina e o álcool, o governo avalia uma solução de meio termo: a reoneração parcial.
Medida provisória editada pelo governo no início do ano estipulou que a desoneração duraria até a terçafeira, 28. A ala política defende que a medida seja prorrogada. A ala econômica entende que, diante do impacto para as contas públicas, a cobrança dos impostos deve voltar integralmente.
A alternativa da reoneração parcial foi discutida numa reunião, na sextafeira, 24, entre Casa Civil, Petrobras e ministérios da Fazenda, e de Minas e Energia.
GasoliNa
A possibilidade que está na mesa e que será levada
Gleisi Hoffamann: “Não somos contra taxar combustíveis, mas fazer isso agora é penalizar o consumidor”
ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva prevê que a gasolina C, do consumidor, seja reonerada em 71% do PIS e da Cofins.
Ou seja, em vez de voltar a cobrar a totalidade do imposto, o que representaria
Economistas projetam
neração dos combustíveis
R$ 0,69 por litro do combustível, o governo cobraria R$ 0,49 por litro.
Álcool
Já em relação ao álcool, a reoneração seria menor, de 25%.
Ou seja, dos R$ 0,24 por litro, que representa a totalidade do tributo federal, o governo voltaria a cobrar R$ 0,06 centavos. O objetivo é manter a competitividade do etanol.
Nesta segunda-feira, 27,
o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem reunião com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda) e com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Se Lula aprovar a solução, uma no-
0,95%. Mas se for de fato reonerado, iria para 1,40%.
va medida provisória com as mudanças na cobrança dos impostos. deve ser assinada pelo governo.
Para amenizar o efeito da reoneração parcial, o governo espera que a Petrobras reduza o preço da gasolina nas refinarias nos próximos dias, já que o valor cobrado hoje pela gasolina está 6% acima do valor internacional, de acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis, a Abicom.
Na avaliação do governo, portanto, haveria espaço para a redução respeitando a política de paridade de importação (PPI).
emBates
A discussão da reoneração dividiu o ministério da Fazenda e a ala política do governo. Haddad vinha defendendo que o subsídio não fosse renovado, o que renderia aos cofres públicos uma recomposição de receita de cerca de R$ 29 bilhões neste ano.
Mas o próprio presidente Lula externou preocupação do impacto que isso poderia gerar para o bolso do consumidor e para a inflação.
Na sexta-feira, 24, adicionando mais uma argumentação ao embate, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), escreveu em uma rede social que voltar a taxar combustíveis agora é “descumprir compromisso de campanha”.
“Não somos contra taxar combustíveis, mas fazer isso agora é penalizar o consumidor, gerar mais inflação e descumprir compromisso de campanha”, disse.
A desoneração dos tributos federais PIS e Cofins sobre a gasolina e o etanol termina no dia 1º março. Caso a prorrogação da isenção, em estudo pelo governo federal não saia, a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) estima aumento nos postos, e economistas já projetam inflação de 1% em março.
Caso confirmado, será a maior variação mensal do índice de preços ao consumidor desde abril do ano passado.
Direto ao ponto: por que a gasolina deve subir?
- A medida provisória que assegurava a desoneração dos impostos (PIS/Cofins e Cide) sobre combustíveis perde validade no dia 28 de fevereiro
- A equipe econômica defende que a MP não seja prorrogada
- Abicom prevê reajustes nos postos por conta da reo-
- Analistas projetam impacto na inflação do mês, que pode ser a maior desde abril de 2022
alta de até
15% No aNo
A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) espera, com fim da desoneração, um aumento nos postos de R$ 0,6869 por litro, no caso da gasolina, e R$ 0,2418 por litro, no caso do álcool, se os impostos de fato voltarem a incidir sobre os combustíveis.
Mas parte desse aumento pode ser compensado pela Petrobras caso haja redução dos preços dos combustíveis nas refinarias.
A dinâmica dos preços administrados é o principal ponto de preocupação que tende a afetar a inflação neste ano, segundo Laura Moraes, economista da Neo Investimentos. Ela calcula que a gasolina deve subir 15% em 2023.
Além da previsão de retorno da cobrança do PIS/Cofins em março, há um debate em torno da reoneração de tributos estaduais, como ICMS, cuja discussão depende de um acordo entre estados.
— Acreditamos que essa volta dos impostos federais ocorra em março, o que deve fazer o IPCA desse mês subir 1,15%. A pressão poderia ser ainda muito maior pela perspectiva de aumento do preço do petróleo, mas isso é extremamente impopular e, considerando as decisões do governo até o momento, dificilmente ele entregariam todas essas altas. Mas fica esse risco no restante do ano
— diz a economista.
Laura adverte ainda que outros preços administrados, como as tarifas de ônibus de São Paulo e as taxas de água e esgoto, devem sofrer reajuste após um longo tempo de represamento.
Claudia Moreno, economista do C6 Bank, projeta IPCA de 5,8% ao final de 2023, mas sinaliza que a previsão pode ser alterada caso a desoneração dos combustíveis se encerre no dia 28 deste mês. O retorno dos combustíveis teria um impacto de 0,45 ponto percentual no ano.
— Nossa projeção de IPCA para março está hoje em
Em comentário, o Credit Suisse lembra que o governo ainda não definiu o restabelecimento dos impostos federais sobre combustíveis na próxima semana. Caso ocorra, a previsão de inflação para 2023, hoje em 5,8%, aumentaria 0,5 pontobase.
A Petrobras anunciou re-
ajuste do preço da gasolina em 7,5% no dia 24 de janeiro, mas parte desse valor não se refletiu na pesquisa do IPCA15 de fevereiro. A coleta se deu entre os dias 13 de janeiro e 10 de fevereiro, e os preços foram comparados com aqueles vigentes entre 14 de dezembro de 2022 e 12 de janeiro. Todos os combustíveis registraram queda de preço no período.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE TERMO DE NOTIFICAÇÃO 01/2023
Assunto: Notificação ref. Leilão 01/2022
Considerando os autos do processo SEI 04410042.001600/202204; Considerando a tentativa de notificação por Aviso de Recebimento (AR) sem sucesso; pelo presente NOTIFICAMOS o Sr. Antonio Silva, portador do CPF nº 333.984.701-06 e carteira de identidade (RG) nº: 384765051, residente e domiciliado na Rua da Felicidade, 44, Cruz de Rebouças, Iguaraçu/PE, CEP 53.625-115 para que, com base no Termo de Entrega datado no dia 29 de novembro de 2022, no qual a notificada teve aprovação para recolher todo o lote, porém não concluiu conforme demonstram os registros fotográficos 18524827, 18524848 e 18524863, colhidos no dia 02 de fevereiro de 2023, na condição de arrematante terá um prazo IMPRORROGÁVEL de 05 (cinco) dias úteis, contados da data desta publicação, para providenciar: - Envio de justificativas legais e técnicas dos motivos pelos quais não fez o recolhimento do material no prazo estabelecido em edital; - Juntar à resposta da notificação todas as provas e documentos que comprovem a materialidade das possíveis alegações levantadas. A resposta a esta notificação deverá ocorrer por AR ou SEDEX, no prazo estipulado, para o endereço R. Dr. Almino Afonso, 478 - Centro, Mossoró - RN, CEP 59610-210 ou no e-mail cpl@uern.br.
Mossoró, 24 de fevereiro de 2023
José Victor Pinheiro Azevedo Leiloeiro Oficial
Portaria nº 2968/2022 - GP/FUERN
DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023 4 GERAIS
inflação de 1% no mês se tributos voltarem em março
impasse
Gasolina pode subir R$ 0,69 com o retorno dos impostos
Antonio Cruz - Agência Brasil
c aroli N a Nali N Globo
Marcello Casal Jr - Agência Brasil
CÉSAr SANToS
cesar@defato.com
noVAS EnERGiAS EM PORTUGAL
Agovernadora Fátima Bezerra (PT) embarca neste domingo, 26, para Portugal, onde cumprirá agendas nas áreas de energias renováveis e do turismo. Serão seis dias de reuniões e audiências em empresas interessadas em fazer investimentos no Rio Grande do Norte.
A prioridade da governadora é apresentar a possíveis investidores o projeto do porto-indústria verde e o Programa Norterio-grandense de Hidrogênio Verde. O porto-indústria funcionará como base para a produção de equipamentos e energias renováveis no mar - offshore - e exportação de hidrogênio e amônia verde. Vai garantir sustentabilidade energética.
Esse projeto é prioridade, dada a sua importância para o desenvolvimento econômico e social do RN, inclusive, a governadora solicitou ao Governo Federal, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos, a liberação de R$ 130 milhões para indenizações de áreas onde será construído o
equipamento, em Caiçara do Norte, por meio de parceria com a iniciativa privada.
Em recente visita ao RN, o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, afirmou que a pasta se empenhará para garantir ao estado as condições de consolidar o projeto. Ele se comprometeu em incluir na agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na viagem à China o reforço na prospecção de investidores para o porto-indústria verde do RN.
A agenda da governadora prevê assinatura de memorando de entendimento com a empresa ENERFIN, reunião para tratar do acordo de cooperação com a EDP Renováveis, além de reunião com diretores da empresa Voltalia, todos do setor de energias renováveis. O Memorando de Entendimento é o primeiro passo para contratos que serão assinados futuramente, e possui um potencial estratégico, de redução de riscos e de diretrizes, com assessoria jurídica apropriada.
A EDP Renováveis é controlada por um grupo de portugueses e está presente em 28 países, incluindo o Brasil. Aqui no Rio Grande do Norte, inaugurou, no dia 9 de fevereiro deste ano, 14 parques eólicos nos complexos Boqueirão, Jerusalém e Monte Verde. Os novos parques irão operar em
fÁTiMA BEZErrA Governadora sobre a luta pela implantação do porto-indústria verde
CiDADE JUNiNA oNÉSiMo MAiA
O prefeito Allyson Bezerra (SDD) promete organizar o maior Cidade Junina da história de Mossoró, certamente, devendo superar a edição de 2022 que ele disse também que seria o maior da história. Noves fora a mania de grandeza do prefeito, a edição 2023 será lançada nesta terça-feira, 28, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A Secretaria de Cultura vai apresentar nova identidade visual.
Nesta data, em 2011, a cultura popular se despediu de Onésimo Pereira da Costa, o poeta mossoroense Onésimo Maia. Era um repentista como poucos, dada a sua agilidade e perspicácia na arte da improvisação. Foram 30 anos de carreira, participando de festivais, encantando plateias em todo o Nordeste brasileiro. Onésimo deixou o CD Terras Potiguares e uma seleção de cordéis.
Lajes, Pedra Preta, Monte Avelino e Caiçara do Rio dos Ventos.
A ENERFIN é a subsidiária da empresa espanhola Elecnor (Eletrificaciones del Norte), é uma das principais empresas do mundo na área de engenharia e infraestrutura, com presença em mais de 50 países. Em julho de 2020 iniciaram as operações do Complexo Eólico Ventos de São Fernando, localizado nos munícipios de São Bento e Caiçara do Norte, no RN. O Memorando de Entendimento visa o desenvolvimento de uma planta piloto para produção de hidrogênio verde, amônia verde e energias associadas no estado do Rio Grande do Norte.
A Voltalia é especialista em soluções de energia renovável, integrando os movimentos globais de transição energética e ecológica, comprometida em melhorar o meio ambiente global enquanto promove o desenvolvimento local. Atua em 20 países e em três continentes. Em outubro, quando as usinas solares atingiram 100% de operação comercial, a Voltalia alcançou o marco de mais de 1 GW em operação no RN. No que diz respeito ao turismo do estado, a governadora e equipe estarão presentes, a partir da quarta-feira, 1 º , no evento da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), umas das mais importantes feiras de turismo da Europa.
CADEirA Do PAi
De hoje até domingo, 5, o Rio Grande do Norte será governado por Walter Alves (MDB). É a primeira vez que o vice-governador assume a titularidade com a viagem internacional da governadora Fátima Bezerra (PT). Walter ocupará a cadeira que foi do seu pai Garibaldi Filho, governador do RN entre os anos de 1995 a 2002.
GrEvE
Nesta segunda-feira, 27, os professores da rede estadual votam o indicativo de greve pela implantação do novo piso salarial do magistério. A proposta apresentada pelo governo, com pagamento parcelado até dezembro, não foi aceita pela categoria. Espera-se uma nova proposta.
GASoLiNA
A primeira escola de Pedra Branca, na zona rural de Mossoró, foi inaugurada nesta data, em 1999, com ensino fundamental. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
O prefeito Allyson Bezerra (SDD) lança nesta segunda-feira, 27, a edição 2023 do Programa Semear, em solenidade na Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, às 9h. O Semear auxilia o homem do campo com distribuição de diesel para corte de terra.
Começa nesta segunda-feira, 27, a campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19. No primeiro momento atenderá pessoas a partir dos 70 anos. Mossoró disponibiliza mais de 2,2 mil doses.
O bispo dom Mariano Manzana lança neste domingo, 26, a Campanha da Fraternidade 2023, que coloca em debate o flagelo da fome. Como ação concreta, a Diocese direcionará a campanha para o Abrigo de Idosos. A celebração será na Catedral, às 11h.
A Escola de Artes de Mossoró está oferecendo 160 vagas para curso de violão e 50 vagas para curso de teclado. Os cursos são gratuitos. Interessados devem fazer inscrição até o dia 3 de março, na sede da escola, com atendimento das 8h às 17h.
O presidente Lula está disposto a convencer a sua equipe econômica para prorrogar a desoneração da gasolina e do álcool. A MP do governo Bolsonaro se encerra na terça-feira, 28. Se prevalecer a reoneração, o litro da gasolina subirá esta semana e a inflação subirá em elevador neste mês de março.
SoLiDAriEDADE
O radialista José Antônio, bastante popular com o Cidade Aflita, na Rádio Difusora de Mossoró, precisa da ajuda para se submeter à delicada cirurgia ocular, que custa mais de R$ 16 mil. Os amigos podem fazer doação de qualquer valor pelo pix (84) 98896-0186.
Reprodução
OMinistério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve acordo judicial milionário para garantir a continuidade do atendimento materno-infantil, oncológico e cardiológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por prestadores privados em Mossoró. O Estado se comprometeu em quitar a dívida de R$ 38.496.451,59 junto ao Município e em regularizar o pagamento da produção mensal. Já o Município assumiu a responsabilidade
de sanar a dívida de mais de R$ 21 milhões junto a dois prestadores de serviços de saúde.
A conquista é fruto de uma ação civil pública movida pela 1ª Promotoria de Justiça da cidade em desfavor do Estado e do Município de Mossoró por não estarem pagando os prestadores de serviço em saúde nessas áreas de atendimento citadas. O acordo foi homologado na 2 ª Vara da Fazenda Pública de Mossoró, onde tramita o processo.
O montante a ser pago pelo Estado, parcelado em 24 vezes, corresponde à competência de janeiro de 2018 a outubro de 2022. A primeira parcela ficou de ser quitada até o dia 30 de março de 2023 e as demais nos meses subsequentes.
O Município receberá os recursos e os destinará conforme descrito no acordo para a Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e Infância de Mossoró (Apamim), a Cardiodiagnóstico
Ltda e a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer de Mossoró. No que diz respeito às dívidas contraídas pelo próprio Município junto aos prestadores, ficou acordado o repasse de R$ 15.187.587,392 para a Liga Mossoroense (valor acumulado entre março de 2018 a dezembro de 2022) e de R$ 6.185.038,78 para a Apamim (débito entre fevereiro de 2018 a dezembro de 2022).
O Município não firmou acordo com a Cardiodiagnóstico neste momento, solicitando as partes o aprazamento de nova audiência para a continuação de tratativas.
DOMINGO, 26 DE fEvErEiro DE 2023 opinião 5
Estado e Prefeitura vão pagar dívida milionária
É NoTÍCiA
''
Temos uma grande oportunidade que não podemos deixar passar”
Estado e Município deverão quitar dívidas de quase R$ 60 milhões
BIBLIOTERÁPICA
Projeto trata problemas emocionais a partir da leitura
Já pensou em usar a leitura para tratar a sua ansiedade?
O projeto Biblioterapia na Prática, coordenado pela professora Edna Rangel, mostra que isso é possível. Com o intuito de tratar problemas emocionais, a ação propõe ser um espaço em que os alunos possam socializar e debater sobre dificuldades de leitura compreensiva, discutir acerca de textos e desenvolver crenças expansivas a respeito de si mesmos.
Os encontros da oficina ocorrem de forma semanal, toda quinta-feira, das 16h50 às 18h30, na sala 4 da ECT, trazendo uma dinâmica de leitura e discussão de textos literários com função biblioterápica.
As inscrições para novos participantes vão ser abertas no início do próximo período letivo, a partir de 6 de março, para alunos de todos os cursos, e podem ser feitas por meio do Sigaa, na aba Extensão.
A biblioterapia é uma forma de tratamento que traz a sistematização de práticas de leitura literária orientada para fins terapêuticos, oferecendo ferramentas que auxiliam no processo de reelaboração de questões internas e de como o sujeito se relaciona socialmente. Edna conta que muitos discentes relatam, durante as rodas de conversa,
Estudantes que formam a equipe integrante do Biblioterapia na Prática
que, a partir das leituras e discussões dos textos, passam a ver suas próprias vidas de forma diferente, com consciência das responsabilidades consigo mesmo, e se abrem para pensar nos próprios erros e limitações.
“A oficina tem me surpreendido e superado minhas expectativas, tanto pela procura como pela assiduidade. Os alunos que participam do projeto relatam melhoras em diversos aspectos da vida e estão super empenhados. A cada encontro, discutem animadamente os textos”, afirma a professora Edna.
O aluno Varelo Neto, do curso de Ciências e Tecnologia, conheceu o projeto por meio da própria professora Edna e conta que sofre muito por causa da ansiedade. Ele afirma que a oficina está
Aberto o 52º Concurso Internacional de Redação de Cartas
Estão abertas as inscrições para o 52 º Concurso Internacional de Redação de Cartas. O certame é realizado, no Brasil, pelos Correios e desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – é conduzida pela União Postal Universal (UPU).
O tema deste ano é “Imagine que você é um superherói e sua missão é tornar todas as estradas do mundo mais seguras para as crianças. Escreva uma carta para alguém explicando quais superpoderes você precisaria para cumprir sua missão”.
A participação se dá por meio das escolas da rede pública e privada de ensino que selecionam, entre as redações de seus alunos de até
15 anos de idade, duas cartas para representá-las. Em seguida, é premiada a primeira melhor redação de cada estado e, na fase nacional, é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de março, via site dos Correios. Já os resultados, estaduais e nacional, estão previstos para serem divulgados a partir do dia 8 de maio.
ÚLTIMOS CONCURSOS
Na última edição, em 2022, o tema foi voltado ao combate à crise climática: “Escreva uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climá-
sendo algo positivo, pois, além de ser uma forma de esquecer dos problemas externos, o projeto ajuda alunos com timidez a se sentirem mais livres, promovendo um novo ambiente social.
Para Varelo, um livro em especial marcou suas emoções. O estudante já havia lido a obra Homo Deus anteriormente, mas, ao reler em um dos encontros do projeto, afirma que a reflexão sobre a obra causou um impacto ainda maior. Um livro que conta a história da humanidade abordando temas sensíveis, como a fome, guerra e pobreza e que proporcionou um debate intenso entre os participantes.
“A obra me fez refletir muito sobre coisas como meu estilo de vida atual, se estou vivendo de uma ma-
tica.” Foram recebidas 1608 cartas, de 892 escolas públicas e privadas.
A carta vencedora foi da estudante do Paraná, Bárbara Yijiu Faria Sung, de 15 anos, que cursava o 2 º ano do ensino médio em Maringá/PR. Alunos de São Paulo e Goiás ficaram em 2 º e 3 º lugares, respectivamente. A carta vencedora internacional foi de um estudante da Turquia.
Os Correios participaram de quase todas as 51 edições anteriores, desde 1972. O Brasil já ganhou 3 medalhas de ouro (1972 /1988 / 2006), 2 medalhas de prata (1978 / 1980), 2 medalhas de bronze (1992 / 2015) e recebeu menções honrosas na etapa internacional em 2009, 2012, 2016, 2017 e 2018. Na classificação internacional, o Brasil ocupa a segunda posição, sendo superado apenas pela China (5 medalhas de ouro).
neira boa ou ruim, o que eu poderia fazer para melhorar em alguns aspectos e principalmente se estou aproveitando bem o meu tempo”, afirma Varelo.
Já para Edna, O Cavaleiro Preso na Armadura foi a obra mais marcante do projeto. Um livro que, de acordo com a professora, trabalha profundamente as armaduras que vamos colocando em nós mesmos.
Antes do Biblioterapia na Prática, Edna já aplicava o ato de ler para cuidar da saúde emocional. Por cerca de dez anos, a professora reuniu alunos de vários cursos da UFRN para trabalhar com leitura em hospitais, no presídio feminino João Chaves e no asilo de idosos Juvino Barreto, lendo para grupos tão distintos e obtendo resultados positivos.
Por meio do Concurso Internacional de Redação de Cartas, os Correios assumem o importante papel de responsabilidade social que vêm desenvolvendo junto à sociedade. Destaca-se também que os resultados da realização do concurso nos últimos 51 anos são bastante expressivos no cenário internacional. Desta forma, além de fomentar a educação no contexto nacional, a empresa também tem contribuído para alavancar, no campo educacional, a representatividade do país em esfera global. Com relação às premiações para este ano, o(a) 1º colocado(a) estadual e a sua escola irão receber, respectivamente, R$ 2,3 mil e R$ 2,5 mil, além dos certificados. Já na etapa nacional do concurso, o(a) vencedor(a) e sua escola ganharão, respectivamente, R$ 10 mil e R$ 10,5 mil, além do troféu e certificado.
PROSA VERSO
&
crispinianoneto@gmail.com
Bretas, expoente da Lava Jato no Rio, será julgado pelo CNJ e pode ser afastado do cargo de juiz
Éo feitiço virando contra o feiticeiro... A volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar!
Marcelo Bretas já foi chamado de “Moro do Rio”. Foi apresentado ao Brasil e ao mundo como mais um herói, paladino do combate à corrupção. Destruiu completamente a vida de Sérgio Cabral, tornando-o o mais condenado de todos os corruptos da história do Brasil, que chegou a ser levado a um tribunal amarrado de correntes.
Cabral chegou a dizer que tudo aquilo era porque sua esposa, reconhecidamente corrupta, não teria comprado as joias que possuía em lojas da família do juiz.
Agora é a vez de Bretas estar do outro lado do birô e corre o risco de perder a toga.
Ele será julgado no dia 7 de março pela corregedoria do CNJ - Conselho Nacional de Justiça. Bretas é alvo de três representações disciplinares que questionam sua atuação na Operação Lava Jato, informa a jornalista Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.
Ele poderá ser afastado do cargo com a abertura de um processo disciplinar.
Uma das representações contra o magistrado é assinada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que diz sofrer perseguição de Bretas.
O Moro do Rio é citado em três delações premiadas em que os réus fazem relatos sobre a atuação dele em acordos de delação premiada. Neles, o juiz aparece tentando direcionar réus para firmar delação, o que é proibido por lei.
LIXO E SUJEIRA
Sempre falei neste canto de página que um dia o Brasil meteria a mão no lixo e na sua forma de ver sua coleta contratada por prefeituras do Brasil. Na maioria dos contratos a menor sujeira que se vê é o próprio lixo. Agora a investigação de corrupção envolvendo a coleta de lixo em Santa Catarina já levou à prisão sete prefeitos e um vice, de partidos alinhados a Bolsonaro (PL), em um suposto esquema que destinaria 13% de propina dos contratos da empresa vencedora da licitação da coleta de lixo a agentes públicos. É bom que se diga que não é um problema só de Santa Catarina.
ABSURDO
Evangélicos que desconhecem o que é a liberdade religiosa querem impor a crença deles a todos os brasileiros. Além da polêmica ridícula com a Escola de Samba Gaviões da Fiel, que é, pasmem, uma escola de samba e não uma igreja, ontem um imbecil foi fazer pregação evangélica dentro de um terreiro de Umbanda. Foi expulso, no que obraram muito bem os membros daquele terreiro. Imaginem o que aconteceria se umbandistas fossem fazer um despacho dentro de um templo evangélico...
BANCO CENTRAL JOGANDO CONTRA
Boletim da Fundação Getulio Vargas alerta para a desaceleração da economia em vários setores e no mercado de trabalho. Trocando em miúdos: Juros altos do Banco Central sabotam economia brasileira. E ainda tem quem queira defender a tal independência de uma instituição que age à revelia dos interesses da nação, na torcida pelo fracasso da economia do País para prejudicar o governo de Lula. Simples assim.
IMAGEMQUE MARCA
São demais as diferenças entre a forma como o governo Lula trata dos assuntos de interesse nacional. O que vemos é a retomada de
tudo que foi destruído no (des)governo de Bolsonaro. A indústria automobilística pode ter uma retomada impressionante nos próximos anos, com investimentos vindos da China, que foi tão agredida no governo passado.
DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023 6 OPINIÃO/GERAIS
>> Experiência traz a sistematização de práticas de leitura literária orientada para fins terapêuticos
Divulgação - UFRN
GIOVANNA BELLATO Da ECT/UFRN
JeaN Paul
Petrobras reserva oportunidades no rio Grande do Norte
>> Presidente da estatal reafirma permanência no estado e projeta investimentos na bacia potiguar
Opresidente da Petrobras, ex-senador Jea n-Paul Prates (PT), reafirmou que a estatal vai permanecer no Rio Grande do Norte e que há “um oceano de oportunidades” no estado, referindose a investimentos no horizonte que incluem a perfuração de poços e a avaliação de áreas em águas profundas e ultraprofundas da Bacia Potiguar, além de medição de potencial eólico e geração de energia renovável offshore (no mar).
O tamanho da empresa no RN e novos caminhos que pretende trilhar foram apresentados por ele na Casa da Indústria, em Natal, na palestra “Uma visão de futuro: perspectivas para a produção de petróleo e energias renováveis”, que abriu as comemorações pelos 70 anos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), celebrados, oficialmente, em 27 de fevereiro.
“Uma feliz coincidência é que a Petrobras também está fazendo 70 anos em 2023”, disse Prates, reforçando, no início da palestra, que quer “reapresentar a Petrobras ao Rio Grande do Norte e o Rio Grande do
Norte à Petrobras”, fazendo referência aos planos da estatal de continuar no estado.
“A Petrobras fica no RN e isso não é uma frase fácil. Ela estava em marcha de ir embora, mas quer ficar”, ressaltou o executivo, pontuando que a companhia “está entranhada na história econômica do estado, nas universidades e no dia a dia das pessoas”.
A Petrobras está no Rio Grande do Norte há mais de 40 anos. Na unidade de negócios que engloba o RN e
Jean projeta investimentos a curto, médio e longo prazos
Desde janeiro à frente da Petrobras, Jean-Paul Prates disse, sem detalhes - em razão do período de silêncio que antecede a divulgação dos resultados da companhia - que, no curto, no médio e no longo prazos estão no radar, entre outras frentes de investimentos para o RN, a perfuração de poços e a avaliação de descobertas em águas profundas e ultraprofundas da Bacia Potiguar.
Ele também projeta a medição de potencial eólico e geração de energia renovável no mar, com o estado sediando as atividades neste segmento para todo o Brasil; pesquisas e análises de viabilidade da produção e exportação de hidrogênio verde e bio -
Medição do potencial eólico offshore utilizando boia
Ao falar sobre Pesquisa & Desenvolvimento de soluções de baixo carbono, um dos projetos que ele citou foi a Bravo, “Boia Remota de Avaliação de Ventos Offshore”, tecnologia desenvolvida com o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), sediado no Rio Grande do Norte, e o Instituto SENAI em Sistemas Embarcados (ISI-SE), de Santa Catarina, para a mais nova fronteira do setor de energia.
“Isso é espetacular”, frisou Jean Paul Prates, mostrando ao público que acompanhava a apresentação uma imagem da Bravo no mar.
A tecnologia é a primeira desenvolvida no Brasil para medição do potencial eólico offshore utilizando boia.
em medição eólica no Brasil, onde tem dado seguro para se investir em eólica no Brasil é no Rio Grande do Norte, graças ao Instituto SENAI de Inovação”, destacou o presidente da Petrobras, pedindo aplausos para o trabalho que o ISI-ER tem desenvolvido. O Instituto é a principal referência do SENAI no Brasil em energia eólica, solar e sustentabilidade. Faz parte do Sistema FIERN, por meio do SENAI-RN, representado no evento pelo diretor regional, Rodrigo Mello.
o Ceará são produzidos diariamente 20 mil barris de óleo equivalente (boed), 5,2 mil m3/dia de derivados e são empregadas 2.470 pessoas - números que, destacou ele, já foram bem maiores.
“Isso foi o que sobrou com a venda de ativos”, disse o presidente, acrescentando - ao apontar um mapa do Rio Grande do Norte que mostra as operações da empresa no estado: “O nosso desafio é olhar esse mapa e ver como a gente evolui nele”.
o ffs H ore
No que diz respeito à transição energética, um dos principais destaques no discurso do executivo foi a energia eólica offshore - a geração de energia com a futura instalação de parques eólicos no mar.
“O que a gente acredita é que a energia eólica offshore é a fronteira imediata da Petrobras e ela já vem trabalhando nisso”, disse Prates e emendou: “O Hidrogênio verde vem em seguida e com certeza é uma prioridade para nós”.
Os testes em ambiente marinho foram iniciados em dezembro do ano passado. O sistema que está em desenvolvimento deverá ter capacidade de medir velocidade e direção dos ventos, variáveis meteorológicas, como pressão atmosférica, temperatura do ar e umidade relativa, além de variáveis oceanográficas, a exemplo de ondas e correntes marítimas.
O lançamento da boia foi realizado a cerca de 15 km da costa de Areia Branca, com o apoio da Companhia Docas do RN (CODERN) e da empresa Intermarítima Portos e Logística, nova operadora do Terminal Salineiro de Areia Branca – Porto Ilha.
“É o estado pioneiro
Pesquisadores/as do ISI-ER são pioneiros/as em estudos, com medições, sobre o offshore brasileiro, desenvolveram projetos como o novo Atlas Eólico e Solar do Rio Grande do Norte e também estão à frente de projetos como o mais abrangente mapeamento em desenvolvimento no Brasil para identificar o potencial de geração de energia eólica com turbinas implantadas no mar, em convênio com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Os trabalhos, nesse projeto, incluem medições de velocidade e direção dos ventos em pontos estratégicos e o mapeamento de áreas para projetos eólicos offshore. A liberação de recursos para o desenvolvimento das atividades é fruto de articulação realizada em 2021 com participação do próprio Jean-Paul Prates, então senador, e dos também senadores da República Davi Alcolumbre e Marcio Bittar.
QAV; a capilarização e garantia de compra de óleo vegetal da agricultura familiar para Diesel R - diesel produzido pela estatal com conteúdo renovável - além de parcerias para recuperação e preservação da caatinga e dos mangues.
A palestra reuniu diversas autoridades e contou com discursos de abertura do presidente do Sistema
FIERN, Amaro Sales de Araújo, do presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, que deverá suceder o presidente Robson Andrade este ano no comando da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e do vicegovernador do Rio Grande do Norte, Walter Alves.
DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023 GERAIS 7
Jean Paul Prates durante palestra nos 70 anos da Fiern, em Natal
Jean Paul Prates: “Há um oceano de oportunidades no rio Grande do Norte”
Divulgação
Divulgação
LíDEr inDíGEna:
Garimpo chegou a novas áreas yanomami nos últimos anos
v itor a b Da L a - Enviado especial - Boa Vista (Roraima)
Ainvasão de garimpeiros às terras onde vive o povo yanomami, ou seja, o oeste de Roraima e o norte do Amazonas, não é um fenômeno novo. Na década de 70, iniciativas governamentais estimularam o garimpo na região. Na década de 80, veio a “corrida do ouro”.
Mas foram nos últimos anos que o garimpo ilegal atingiu outro nível, avançando por territórios que, até então, ainda se mantinham livres da atividade de exploração do ouro, segundo Júnior Hekurari Yanomami, líder indígena ouvido pela reportagem da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Júnior Hekurari é presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami (Codisi-YY) e da Urihi –Associação Yanomami. Ele tem sido voz ativa na tentativa de resolver a situação humanitária emergencial de seu povo.
O líder conta que o garimpo “sempre existiu” em algumas áreas do território yanomami, mas que, desde 2019, a situação piorou muito. “No Uraricoera, sempre teve algumas balsas. Eram umas dez. Nem passavam de 2 mil garimpeiros na terra indígena yanomami antes de 2016, 2017. Em 2019, eu entrava nas comunidades, principalmente Parima, Xitei, Homoxi. Eu fazia as reuniões de educação, de saúde. A gente não via [garimpo] como está agora. Em 2020, durante [a pandemia de] covid-19, avançou mui-
to, até na comunidade Keta”, afirma Júnior.
Segundo ele, recentemente foi aberta uma estrada que vai até a nascente do Rio Mucajaí, o que piorou bastante a situação “Foi estrago total. Nessas comunidades não tinha garimpeiros em 2019. Quando eu fui lá em 2021, pensei: ‘meu Deus, o que aconteceu aqui?’.
Júnior conta que a chegada do garimpo começou a gerar problemas novos para comunidades que ainda não conheciam esse tipo de invasão.
“Um pajé que morava na comunidade de Xitei fugiu por causa da presença dos garimpeiros. Ele não conseguia fazer pajelança. Era muito barulho dos motores. O garimpo ficava a 50 metros [da comunidade]. Como vai conseguir se concentrar e fazer ritual? Ele [chegou a fazer] uma reunião.
Radar na Amazônia
De acordo com a Comissão Pró-Yanomami (CCPY), ONG criada na década de 70 para defender essa população indígena, em 1975, o projeto Radar na Amazônia (Radam) descobriu depósitos de minerais como estanho, cobre, níquel, zinco, prata e diamante, além de cassiterita e ouro.
Logo depois, começa um afluxo de garimpeiros à terra indígena, em especial à área de Surucucu, para explorar os depósitos
de cassiterita, com o apoio de pistas de pouso que foram abertas por ali.
Ao mesmo tempo, o governo militar começava a implantar seus planos de integração nacional na região, com a abertura de uma rodovia, a Perimetral Norte, e programas de colonização da área por não indígenas. A própria Companhia Vale do Rio Doce, na época uma empresa estatal, também chegou a fazer prospecções nessa terra.
Algumas comunidades ganharam muitas armas de fogo [dos garimpeiros], como espingardas, pistolas. Essa liderança foi contra e foi embora pra região do Minaú. No Minaú, não tem [garimpo]”, conta Júnior, acrescentando que hoje são poucas as áreas yanomami livres do garimpo.
Um relatório divulgado em abril de 2022, pela Hutukara Associação Yanomami, liderada por Davi Kopenawa Yanomami, e pelo Instituto Socioambiental, organização não governamental (ONG) de defesa dos direitos indígenas, com base em dados coletados no ano anterior, mostrou que 2021 era, até então, o ano de maior destruição provocada pelo garimpo ilegal na região.
“Sabe-se que o problema do garimpo ilegal não é uma novidade na TIY [Terra In-
dígena Yanomami]. Entretanto, sua escala e intensidade cresceram de maneira impressionante nos últimos cinco anos. Dados do Mapbiomas [ONG de mapeamento do uso do solo] indicam que a partir de 2016, a curva de destruição do garimpo assumiu uma trajetória ascendente e, desde então, tem acumulado taxas cada vez maiores. Nos cálculos da plataforma, de 2016 a 2020 o garimpo na TIY cresceu nada menos que 3.350%”, informa o relatório.
De acordo com o documento da Hutukara, apenas de 2020 para 2021, a destruição provocada pelo garimpo na TIY cresceu 46%. “Esse é o maior crescimento observado desde que iniciamos o nosso monitoramento em 2018, e, possivelmente, a maior taxa anual desde a demarcação da TIY em
1992”, destaca o relatório. “O garimpo não apenas tem crescido em área, mas também tem se espalhado para novas regiões do território yanomami”.
O relatório mostra que entre as áreas com maior incremento do garimpo ilegal nos últimos anos estão Waikás, Homoxi, Kayanau e Xitei. Em Xitei, o crescimento foi de 1.000% de um ano para outro. Algumas áreas não apresentavam nenhum grau de degradação por garimpo em 2020 e passaram a registrar no ano seguinte, como Auaris (no extremo noroeste de Roraima), Parafuri e Waputha. Um novo levantamento feito pela Hutukara e pelo Instituto Socioambiental mostrou que o garimpo ilegal avançou ainda mais no ano seguinte. Imagens de satélite revelaram crescimento de 54% no desmatamento, provocado pela extração de ouro na Terra Indígena Yanomami de 2021 para 2022.
Esse primeiro contato já gerou os primeiros conflitos e problemas para o povo yanomami, uma etnia que vivia relativamente isolada até então (apesar dos primeiros contatos com os napëpë, ou “homem-branco” terem ocorrido na primeira metade do século 20).
Segundo a CCPY, o contato dos primeiros garimpeiros provocou a disseminação de doenças venéreas, tuberculose, surtos de gripe e mortes entre os yanomami. As roças dos indígenas também começaram a ser atacadas pelos invasores, em busca de comida.
Em 1980, de acordo com a Comissão Pro-Yanomami, ouro é descoberto na região do Ericó, atraindo mais de 5 mil homens apenas no garimpo de Santa Rosa. O afluxo de garimpeiros à terra yanomami continuou durante toda a década de 80 e culminou no que o Instituto Socioambiental, outra ONG de proteção dos indígenas, chamou de “corrida do ouro”, entre 1987 e 1990.
Isso, apesar de o governo federal decidir interditar parte da terra yanomami para proteger a população indígena, em 1982, e depois criar o Parque Indígena Yanomami, em 1984.
Apesar de uma ação do governo para retirar os garimpeiros, no início da década de 90, a extração ilegal de ouro continuou na área. Em 1993, a ação criminosa de um grupo de invasores resultou na morte de 16 yanomami, na região fronteiriça da Venezuela com o Brasil, no episódio que ficou conhecido como Massacre de Haximu.
Cinco garimpeiros foram condenados por genocídio pelos assassinatos, em 1996, naquela que foi a primeira condenação desse tipo de crime no Brasil.
ALUGA-SE CONSULTÓRIO MÉDICO
Aluga-se Consultório Médico, localizado à Rua Juvenal Lamartine, 807, Mossoró – RN, por meio período que vai das 12h às 18h, todo mobilhado e com frigobar. Indicado para Clínico Geral – Gastro ou Proctologia.
Contato: (84) 98133-7907
domingo, 26 DE fEvErEiro DE 2023 8 gerais C M A P
invasão de garimpeiros às terras onde vive o povo yanomami, no oeste de roraima e o norte do amazonas
Júnior Hekurari, presidente do Conselho Distrital de saúde indígena Yanomami e Ye’kuana - Condisi-YY
Fernando Frazão - Agência Brasil
>> Na década de 70 , iniciativas governamentais estimularam o garimpo na região quando surgiu a “corrida do ouro”
Conflitos com os napëpë
Rovena Rosa - Agência Brasil
CAMpAnhA dA frAternidAde
Gesto concreto será destinado para o Amantino Câmara
>> A Diocese de Mossoró destinará o valor arrecadado para ajudar na manutenção dessa importante instituição
e din A ldo Moreno da redação
Realizada sempre no Domingo de Ramos em todo o Brasil, a Coleta da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF), ocorrerá neste ano de 2023 no dia 9 de abril. A Diocese de Mossoró destinará o valor arrecadado para ajudar na manutenção dessa importante instituição, que sofre com as despesas do dia a dia para se manter atuante.
Com o tema Fraternidade e Fome, a CF deste ano quer chamar a atenção para a situação de milhões de brasileiros que estão passando fome. A campanha é inspirada no lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”.
Em todo o País, para doar à Coleta da Solidariedade no Domingo de Ramos, os fiéis devem participar das celebrações de sua comunidade ou paróquia e, assim, concretizar seu gesto. Essa coleta é muito importante porque, por meio dela, a campanha consegue apoiar diversos projetos sociais ligados ao tema da CF em todo o território nacional.
Além desta medida, a Diocese de Mossoró também está criando para trazer ajuda para o abrigo. Três iniciativas serão realizadas durante o período da Quaresma, que teve início na Quarta-feira de Cinzas e se estenderá até o Domingo de Ramos.
“Em cada coração de nossa cidade e região, o abrigo Amantino Câmara sempre acha um lugarzinho especial”, afirma bispo Dom Mariano Manzana.
Mas só o Gesto Concreto, que corresponde a 50% do valor arrecadado durante a coleta do Domingo de Ramos, não é suficiente para a manutenção do Instituto Amantino Câmara. Uma verdadeira força-tarefa, com várias frentes, foi pensada para que todos possam colaborar com o abrigo.
Campanha da Fraternidade aborda pela 3ª vez o tema
Esta será a terceira vez que a Campanha da Fraternidade tem como temática o combate à fome. O tema foi trabalhado em 1975, com o lema “Repartir o pão” e em 1985, “Pão para quem tem fome”. A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, então arcebispo de Natal, em Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.
Ela surgiu em 1962. Dois anos depois, a Campanha da Fraternidade se tornava uma
iniciativa nacional. O Brasil inteiro, em 1964, já celebrava a ação da fraternidade. Em 2024, vamos celebrar os 60 anos da campanha.
O último levantamento publicado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) revelou que o Brasil tem mais de 33 milhões de pessoas em insegurança alimentar. O número consta no 2 º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19.
De acordo com o estudo, eram 14 milhões de novos
brasileiros em situação de fome em pouco mais de um ano. A edição recente da pesquisa mostrou que mais da metade (58,7%) da população brasileira convivia com a insegurança alimentar em algum grau – leve, moderado ou grave (fome).
A Rede PENSSAN informou que, segundo o levantamento, o país regrediu para um patamar equivalente ao da década de 1990.
No Brasil de 2022, de acordo com a pesquisa, apenas 4 em cada 10 domicílios conseguiam manter acesso pleno à alimentação – ou seja, estavam em con-
“Nós queremos aproveitar da Quaresma para colocar ao centro da atenção o cuidado da responsabilidade do povo de Mossoró para uma instituição que é muita antiga de Mossoró. Essa instituição hoje é um sinal da caridade, do amor, do carinho que o povo de Mossoró tem para com a instituição do Amantino Câmara, que é o abrigo para os idosos no nosso município”.
Nesse sentido, o bispo Dom Mariano e o vigário geral da Diocese de Mossoró, Padre Flávio Augusto, têm conduzido várias reuniões, envolvendo os sacerdotes, as pastorais e comunidades, depois instituições e a própria sociedade, detalhando como a campanha será desenvolvida.
oUtrAS iniCiAtivAS
“A Diocese pensou para este período três importantes iniciativas para ajudar o Amantino Câmara”, explicou Dom Mariano. Além do Gesto Concreto, será realizado o sorteio de uma moto Honda Pop, doada por um empresário local. Os bilhetes, ao valor de R$ 10, já começam a ser vendidos a partir desta segunda-feira (27).
Os recursos arrecadados com o sorteio, que acontece no dia 9 de abril, Domingo de Ramos, às 11h, na Santa Missa celebrada na Catedral de Santa Luzia, serão destinados para aquisição dos equipamentos da sala de fisioterapia do Amantino e reforma da enfermaria.
dição de segurança alimentar. Os outros 6 lares se dividiam numa escala, que ia dos que permaneciam preocupados com a possibilidade de não ter alimentos no futuro até os que já passavam fome. De acordo com o 2º Inquérito, em números absolutos, eram 125,2 milhões de brasileiros que passaram por algum grau de insegurança alimentar. É um aumento de 7,2% desde 2020, e de 60% em comparação com 2018.
As estatísticas foram coletadas entre novembro de 2021 e abril de 2022, a partir da realização de entrevistas em 12.745 domicílios, em áreas urbanas e rurais de 577 municípios, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal.
Outra atividade pensada diz respeito à declaração do Imposto de Renda. O contribuinte, no ato da declaração, pode destinar 3% do valor a receber ou pagar para o Fundo Municipal do Idoso de Mossoró, sendo o Amantino Câmara a única instituição voltada para idosos apta a receber recursos desse fundo.
“É um projeto inovador essa frente que a Diocese está criando para trazer ajuda para o Amantino Câmara. Manter os idosos hoje não tem sido nada fácil, mesmo com o percentual de 70% que o abrigo recebe dos benefícios dos institucionalizados, enfrentamos dificuldades”, explica Ênia Maria, diretora do Amantino Câmara, acrescentando:
“Prestamos uma assistência de qualidade, oferecendo cuidados de enfermagem, com toda a higiene, profissionais capacitados, então só com essa frente é que as dificuldades serão amenizadas”.
@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn mossoró
A campanha no município será lançada neste domingo (26)
Mossoró (rN), doMiNgo, 26 de fevereiro de 2023
glauber soares
CONT. DA CAPA
A necessidade diária do local é de 160 fraldas geriátricas
OUTRAS PALAVRAS
JOSÉ NICODEMOS
aristida603@hotmail.com
O
BRASIL CUMPRE O
Passou o carnaval, e o grande povo brasileiro retorna às grandes dificuldades do todo dia. Foi apenas um momento de fuga da sua realidade, inaceitável. Digo inaceitável, porque tem jeito: depende da boa vontade dos homens da cúpula do poder. Não sou contra que se faça a festa do carnaval. Não, não é isso; sou contra, isso sim, que, a estas alturas, se desperdice.
Evidente que estou falando do patrocínio das prefeituras, brasis em fora. Digamos logo a palavra exata: desvio da finalidade do dinheiro público, notadamente a estas alturas em que mais de trinta milhões de brasileiros passam fome. Pode ser uma atitude com ampla compensação eleitoreira, o povo miúdo se deixa iludir facilmente, mas direi que não está certo. Não está.
Quem sabe esse dinheiro não é o que foi negado à fome nos bairros mais pobres, e à compra de medicamentos para as unidades de saúde mantidas pelas prefeituras? Mas isso é outra história; vamos, portanto, adiante, com enfoque em outros aspectos da realidade nacional. Aliás, novidade nenhuma, pois se trata de aspectos dessa realidade já tratados, aqui.
Repetidas vezes, é bem verdade. Mas é preciso, pela dureza, brutal, das circunstâncias. Nada de mais, pois. E o que é pior, e mais, sem perspectivas de uma solução, justa e democrática, para os problemas cruciais das populações desumanamente marginalizada. Ou melhor, digo, os mais pobres sem representação parlamentar, de verdade. Vê-se.
Por exemplo (deixem-me insistir nisso), o endividamento de milhões de famílias brasileiras, que não têm cair mortas, nos bancos e financeiras, de todo à mercê da extorsão (esse é o termo, não tem outro) da gula monetária dessa instituição, pode-se dizer, sem o controle do governo. E diga-se o governo atual prometeu corrigir essa indiferença dos governos antecedentes.
Nada feito até agora, neste sentido, e já é tempo: eis que depende, e apenas, dum simples ato administrativo, ou uma simples canetada, que é como as pessoas costumam dizer. Está visto que a situação dessas famílias endividadas não vai, mesmo, descontinuar. É preciso ser muito tolo, sei lá, para acreditar nisso. Sem dúvida possível, o Brasil não é um país justo.
Bom, é isso mesmo: na conversa banal do cotidiano, um assunto entra pelo outro, e nunca pode ser de outra forma. Assim, começamos falando do desperdício da verba pública no carnaval, e por fim estamos comentando sobre a desordem no governo brasileiro. Mas tudo a ver. Está na essencialidade dos governos sul-americanos, para dizer tudo de uma vez.
Da minha parte, confesso, já não creio mais num futuro melhor para este país, pelo menos em curto ou médio espaço de tempo. É o que está a nos entrar pelo olhos, nas evidências do dia a dia. De um lado, o circo, como é dito e ouvido, e do outro, o pão de cada vez mais escasso na mesa dos mais pobres. Se fosse ao menos pão e circo, tudo bem. O Brasil cumpre o seu destino.
REPARTIÇÕES SALÁRIO DESCASO
O tratamento nas repartições públicas em Areia Branca, posso dizer, é o melhor possível. Estive por dizer íntimo. Já aqui em Mossoró, é uma desgraça. O funcionário se julga dono da sua repartição, notadamente nos bancos oficiais. Fica o reparo.
A partir de maio, o salário mínimo fecha em mil, trezentos e vinte reais. Você nos mata de vergonha, mãe gentil. É o salário mínimo do presidente Lula, que tanto fala de combate à fome. E diga-se logo que o país possui recursos disponíveis.
LINGUAGEM
O serviço da coleta do lixo na cidade daqui é uma esculhambação no que diz à regularidade do horário. Não tem hora. Quem é o vereador do prefeito (sentido literal) capaz de reclamar do prefeito mais respeito à comunidade?
DOMINGO,
26 DE FEVEREIRO DE 2023
A necessidade diária do local é de 160 fraldas geriátricas e o valor mensal utilizado para a compra de medicamentos gira em torno de R$ 8 mil, em média. No momento, o Amantino Câmara conta com 62 idosos institucionalizados.
O Amantino Câmara é uma instituição sem fins lucrativos, que existe há mais de 80 anos, em Mos-
tualmente, o abrigo Amantino Câmara conta com capacidade para 65 idosos. Ele tem possibilidade de abrigar até 75 pessoas, mas por conta da pandemia da Covid-19 o número foi reduzido.soró. Atualmente, está localizado ao lado da Paróquia de São José, no bairro Bom Jardim. O Instituto Amantino Câmara foi fundado em julho de 1946. Ele conta com a ajuda de funcionários cedidos do estado, município e particulares.
O trabalho realizado no local é bastante respeitado pela sociedade mossoroense, que realiza, com frequência, campanhas de doações em prol da instituição. São entidades, universidades, empresas, estudantes, entre outros, que estão sempre buscando arrecadar alimentos, itens de higiene e dinheiro para a instituição.
- Necessidade diária de fraldas: 160 unidades
- Valor mensal utilizado para compra de medicamentos: R$ 8 mil, em média
- Idosos institucionalizados: 62
- Capacidade total: 75
FONTE: DIOCESE
SEU
Um – que Deus me perdoe – escritor me disse uma vez que a escrita não precisa de regras, ou aprendizado. Quis dizer que se deve escrever no rumo das ventas, como se costuma dizer. Não lhe dei resposta. Seria inútil. Vi logo. E é assim que esse (pretenso) escritor escreve seus livros, safe-se quem puder. Numa linguagem de todo desarticulada, ou seja, sem nexo nem sentido. Um miserável amontoado de palavras e frases, tudo na base do famoso samba do crioulo doido. Ora, toda arte exige aprendizado, uma técnica, e não será a arte de escrever – a que melhor exprime o homem – a única que se dispensa do conhecimento, a partir da gramaticalidade, que lhe dá todo o fundamento cognoscitivo. É que não pode haver texto sem gramática, assim como, por exemplo, não pode haver engenharia sem cálculo integral. Só no bestunto dos medíocres, que se metem a navegar, sem aparelhos, pelos mares profundos da arte literária. Ora essa, por que só a arte de escrever não requer aprendizado? Essa é boa. 2 MOSSORÓ
DESTINO
Amantino Câmara conta atualmente com capacidade para abrigar 65 idosos
Arquivo
A
O AMANTINO CÂMARA EM NÚMEROS
amina costa
Da Redação
Essa semana será decisiva para a rede estadual de ensino. A partir das 14h dessa segunda-feira, 27, os professores estaduais decidem se serão contrários ou a favor do indicativo de greve, durante assembleia convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), que ocorrerá na Escola Estadual Winston Churchill, em Natal.
Já a Regional do SINTE Mossoró convocou os trabalhadores e as trabalhadoras em educação da Rede Estadual de Ensino, que são lotados na 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), para a assembleia da categoria, na terçafeira, dia 28 de fevereiro, às 15h, na sede do sindicato. No local será realizada a votação de deflagração de greve.
Há alguns dias, os professores da rede estadual definiram a data da votação do indicativo de greve, após rejeitar a segunda proposta de pagamento do reajuste do piso salarial do magistério, feita pelo Governo do Estado. De acordo com a categoria, o que foi proposto não atende às reivindicações dos professores que atuam na rede estadual.
Na semana que antecedeu o Carnaval, o Governo do Estado enviou duas propostas para os professores e informou que se manterá sempre aberto ao diálogo com a categoria. Na primeira proposta, o Governo previa implementar o piso para todos os ativos e aposentados que ganham abaixo do piso, retroativo ao mês de janeiro, ainda no mês de março.
Para os ativos e aposentados que recebem acima do piso salarial, foi feita a proposta de dividir o paga-
educação
Professores estaduais definem amanhã sobre indicativo de greve
>>
pagamento do retroativo do piso do 2022), limitada a parcela a 2,5% da Receita Corrente Líquida apurada no 3 º quadrimestre de 2023”, informava a proposta enviada pelo Governo, por meio da Secretaria de Educação.
Consideradas ruins, ambas foram rechaçadas em mesa pela diretoria do Sindicato. “De forma unânime, os trabalhadores consideraram as proposições ruins e incompatíveis com o que reivindicam. Consequentemente, aprovaram a realização de uma nova assembleia no dia 27 de fevereiro tendo como pauta um indicativo de greve”, informou a comunicação do SINTE/ RN, ao anunciar a rejeição da proposta pelos professores.
Duas propostas enviadas pelo Governo foram rejeitadas pelos professores em assembleias
mento em três parcelas: a primeira em maio, com o percentual de 3%. A segunda parcela seria paga em setembro, com o percentual de 2,71% e a terceira, em dezembro, com os demais 8,66%. Já o retroativo seria implementado a partir de
Reivindicações dos professores incluem piso e celeridade no PCCR
Os professores da rede estadual solicitam o pagamento integral do reajuste de 14,95% do piso salarial do magistério, previsto no
início do ano pelo Governo Federal. Reivindica ainda a quitação do retroativo do piso salarial do ano de 2022, que, de acordo com
maio de 2024. A proposta foi totalmente recusada pela categoria.
A segunda proposta, enviada pelo Governo dois dias após a primeira, que previa a aplicação de 14,95% retroativo janeiro 2023, agora em março para
o sindicato, deveria ter começado a ser pago em janeiro deste ano, em 12 ou em até 18 parcelas, a depender da receita corrente líquida do Estado.
“Queremos o reajuste de 14,95% implementado de forma integral, de acordo com a carreira, paridade e integralidade entre ativos
os professores que recebem abaixo de R$ 4.420,55 (novo piso). Além disso, previa o parcelamento em duas vezes do reajuste para os que recebem acima do atual piso nacional.
“Para os demais: 1 - implantação de 5,79 % na fo-
e aposentados. Dito isto, como há necessidade da implantação passar pela Assembleia Legislativa, nossa expectativa é que o piso seja aplicado a partir de março, com efeito retroativo aos meses de janeiro e fevereiro. A quitação do retroativo do piso 2022 também integra nossa pau-
lha de maio (correspondente à inflação 2022 medida pelo IPCA); 2 – implantação de 8,66% na folha de dezembro (totalizando 14,95% para todos). O retroativo será pago a partir do mês de maio de 2024 (mês subsequente ao término do
ta, tendo em vista que o acordo firmado entre a categoria e o Governo do Estado foi quebrado”, informa o sindicato.
Além desses dois pontos, a categoria também cobra do Governo do Estado a celeridade na implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), da
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) informou que o reajuste dos professores e especialistas em educação é um compromisso irrevogável e ele será feito observando o equilíbrio das contas governamentais. O diálogo seguirá sendo o caminho adotado pelo Governo do RN para a negociação. Uma nova reunião com a categoria será marcada para a próxima semana.
Lei do Porte das Escolas e da regulamentação das Escolas em Tempo Integral. “É importante que dialoguemos com toda a comunidade escolar sobre a nossa luta; uma luta de classes e em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade social e referenciada”, informa a categoria.
DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023 Mossoró 3
Na semana que antecedeu o Carnaval, o Governo do Estado enviou duas propostas para os professores
o sINTE/rN realiza assembleia nessa segunda-feira, 27, para definir se vão deflagrar ou não a greve na rede estadual do ensino
Arquivo
eM ANdAMeNTo
Uern vivencia processo de recredenciamento
>> A partir desta segunda-feira, 27, até o dia 16 de março, todos os campi serão visitados por uma comissão do Conselho Estadual de Educação
Uma universidade só pode funcionar, ofertar seus cursos de graduação, pós-graduação, realizar pesquisa e desenvolver extensão se estiver legalmente autorizada. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), com mais de 54 anos de história, está atualmente passando por mais um processo de recredenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE) para permanecer com o seu status de universidade e continuar funcionando com sua autonomia, conforme prevê a Constituição Federal.
A partir desta segundafeira, 27, todos os campi (Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros) serão visitados por uma comissão responsável por avaliar a Instituição e fazer a verificação dos documentos processuais com as condições observadas in loco.
Uma vez concluída a etapa das visitas, a comissão avaliadora elabora um relatório que subsidiará o parecer dos relatores do Conselho acerca do processo. É este parecer que fundamenta o ato autorizativo do Estado sobre o recredenciamento da Uern, bem como a sua validade.
Antes das visitas que seguem até 16 de março, a própria Universidade, em dezembro de 2021, acionou
a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) solicitando a renovação do seu recredenciamento institucional.
Recredenciar uma instituição de ensino superior significa dizer que ela está apta a continuar a oferta de vagas e diplomação de alunos, tomando como referência uma formação acadêmica de qualidade, conforme explica a professora Ms. Rosa Maria Rodrigues Lopes, presidente da comissão interna que coordena o processo de recredenciamento da Uern.
“Significa que se adequa às exigências e critérios estruturais, organizacionais e pedagógicos estabelecidos por organismos de educação de referência, como o Ministério da Educação. Para a nossa Uern, o recredenciamento e, por conseguinte, uma boa avaliação, vem como uma confirmação do compromisso, do trabalho sério e responsável que traduzem muito de nossa história”, destaca.
Para o professor Dr. Wendson Dantas, titular da Assessoria de Avaliação Institucional (AAI) e membro da comissão interna, a manutenção e o funcionamento da Universidade como organização acadêmica depende justamente de um recredenciamento válido.
“E este ato é uma com-
provação da qualidade da educação ofertada pela Instituição, que pode continuar a emitir diplomas com validade em todo o território nacional e autorizar a abertura de novos cursos, por exemplo”, completa.
Ao longo do período de visita in loco, explica o professor, a comissão verificará toda a documentação enviada via processo eletrônico que estará disponibilizada na Universidade em formato digital e físico, fará avaliação das instalações físicas e das bibliotecas e irá se reunir com dirigentes, docentes, discentes, Comissão Própria de Avaliação (CPA), Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos e servidores técnicos administrativos.
A avaliação por qual passa a Uern leva em conta os parâmetros definidos na Resolução N º 05/2020CEE que refletem, de certo modo, as dimensões de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), estabelecido por meio da Lei Nº 10.861/2004.
As dimensões são distribuídas nos seguintes eixos: 1- Planejamento e Avaliação Institucional (Planejamento e Avaliação); 2- Desenvolvimento Institucional (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; Responsabilidade Social da Instituição); 3- Polí-
ticas Acadêmicas (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão; Comunicação com a Sociedade; Política de Atendimento aos Discentes); 4- Políticas de Gestão (Políticas de Pessoal; Organização e Gestão da Instituição; Sustentabilidade Financeira); 5- Infraestrutura Física (Infraestrutura Física).
O último decreto estadual que recredenciou a Uern foi publicado em 2018, com validade de 4 anos.
PrePArAção
A Uern possui um processo de autoavaliação institucional com uma história de 26 anos. E esse processo tem sido fortalecido e se desenvolvido de modo contínuo ao longo desse tempo, vindo a observar as dimensões de avaliação do Sinaes, as resoluções do CEE e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uern.
Em 2016, foi instituída a Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é responsável por esse processo, com o suporte da Assessoria de Avaliação Institucional (AAI).
O trabalho desenvolvido pelos dois setores tem fomentado uma cultura de avaliação contínua que vem conseguindo resultados bastante positivos no âmbito da autoavaliação e que se refletem na avaliação
externa, seja do CEE, do Ministério da Educação (MEC) ou de outros organismos da sociedade.
“Por exemplo, temos todos os nossos cursos de graduação reconhecidos pelo CEE e com resultados positivos no ENADE/Inep/ MEC, sobretudo com melhorias na nota Enade nos últimos anos. Na pós-graduação, os resultados do último ciclo de avaliação pela CAPES/MEC demonstrou uma melhoria do conceito da maioria de nossos programas. Temos ainda os cursos estrelados pelo ranking da Folha/Estadão, que é outro meio de avaliação externa”, exemplifica Wendson Dantas.
Internamente, os resultados da autoavaliação semestral e anual, no âmbito dos cursos, têm sido apropriados pela gestão que, por sua vez, tem focado na melhoria contínua dos seus resultados. “Isto nos deixa muito tranquilos quanto ao atual processo de recredenciamento, pois estamos fazendo bem o nosso dever de casa”, completa o professor.
A conquista da autonomia financeira, a implementação dos planos de cargos, carreiras e remunerações de técnicos e docentes, as políticas de assistência estudantil, as políticas de cotas sociais, étnico-raciais e para pessoas com deficiên-
cias nos processos seletivos internos, políticas afirmativas para inclusão, diversidade, gênero refletida na criação da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD), processo de internacionalização, implementação de mecanismos de transparência, fim da lista tríplice nos processos eleitorais, entre outras ações, reforçam uma atuação socialmente referenciada e impactam positivamente, segundo Wendson, no atual processo de recredenciamento.
Para o atual processo, a comissão de recredenciamento é constituída por servidores técnicos e docentes de todas as pró-reitorias, assessorias de governança e transparência, de avaliação institucional e pesquisador institucional. Esta comissão é responsável por acompanhar todo o processo, organizar a documentação necessária para os avaliadores e tem feito uma socialização sobre o trabalho desenvolvido junto à comunidade acadêmica, visitando todas as unidades universitárias.
“A Uern tem alicerçado seu crescimento na qualidade de seu ensino, associado à ideia de uma instituição de ensino inclusiva, includente e inovadora. A gestão representada pela reitora Cicília Maia e o vice-reitor Chico Dantas tem promovido o compromisso de compreender os processos acadêmicos e administrativos lançando um olhar no futuro, mas com o compromisso no presente, na superação de nossos desafios. Por isso que estamos em contínuo processo de melhoria e uma avaliação de recredenciamento só reforça e ratifica essa vontade coletiva de melhoria. A continuidade desse processo exige um esforço de toda comunidade acadêmica”, finaliza a professora Rosa Maria.
DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023 4 Mossoró
o último decreto estadual que recredenciou a Uern foi publicado em 2018, com validade de 4 anos
Ricardo Morais
>> Primeira série de julgamentos do Júri Popular deste ano em Mossoró ocorre entre 10 de abril e 25 de maio e deve julgar ao menos 18 processos de crimes contra a vida
banco dos réus banco dos réus
‘crimes contra a vida’, que incluem homicídios, tentativas e feminicídios.
Asegunda maior cidade do Rio Grande do Norte sedia no próximo mês de abril mais uma série de julgamentos do Tribunal do Júri Popular (TJP). A sequência de sessões leva ao banco dos réus acusados dos chamados
A série de julgamentos da primeira pauta deste ano do TJP na Comarca de Mossoró deve começar no próximo dia 10 de abril. Franceildo Cardoso de Sousa, 26 anos, senta no banco dos réus pelo crime de feminicídio que vitimou Ana Ka-
Inquérito revela que
agredida e morta na frente dos filhos
Os autos do Inquérito Policial (IP) da Delegacia de Homicídios de Mossoró (DHM), responsável pela apuração do crime de feminicídio que vitimou Ana Karoline, revelam que ela foi agredida e morta na frente dos filhos. O IP detalha que o ex-companheiro dela deu início às agressões físicas contra ela na presença dos filhos do casal.
Segundo a investigação policial, ao ver a mãe agredida a filha do casal saiu da residência para pedir ajuda na casa de um fami-
liar. “Na sequência, a ofendida fora imobilizada pelo pescoço com um ‘mataleão’, dado pelo seu agressor, e enquanto estavam trancados no interior do imóvel, o denunciado desferiu reiterados golpes de faca contra a vítima até que ela viesse a óbito”, narra a denúncia.
O documento menciona um Laudo de Exame Necroscópico que atesta o ocorrido na época dos fatos e destaca que a ação foi presenciada pelo filho mais novo do casal.
roline Ferreira de Oliveira, de 22 anos de idade. Ela foi morta a facadas pelo próprio pai dos filhos do casal.
O assassinato aconteceu no dia 16 de julho de 2022, por volta das 8h30min, na rua Marcos Luiz de Queiroz, no bairro Aeroporto, em Mossoró. A denúncia dá conta de que na ocasião, Franceildo, “em
contexto de violência doméstica e familiar, por motivo fútil, com emprego de meio cruel, consistente em golpes de faca, e mediante recurso que dificultou as chances de defesa” matou a ex-companheira na presença de um dos filhos do casal.
Os autos do Inquérito Policial (IP) da Delegacia
Juiz mantém prisão de acusado, após Defesa pedir transferência
Depois do crime de feminicídio que vitimou Ana Karoline, o acusado fugiu com paradeiro indefinido. Mas, em setembro de 2022, cerca de 45 dias após o ocorrido, ele foi detido ao se apresentar em uma delegacia no estado da Paraíba, onde estava foragido, e, em seguida, recambiado para Mossoró.
Na época da prisão, a Polícia Civil disse que ‘inúmeros elementos apontavam para Franceildo como autor do crime’ e falou que ele demonstrava uma ‘frie-
za bastante grande’, sem sinal consistente de arrependimento. Em janeiro deste ano, o juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró, Vagnos Kelly, manteve a prisão preventiva do réu no estado e negou o pedido de transferência dele para o sistema penitenciário da Paraíba feito pela Defesa.
O Assistente de Acusação propôs que a transferência do preso seja realizada somente após o júri, sob o argumento de que o procedimento de remoção
de Homicídios de Mossoró (DHM), responsável pela investigação do caso, mostram que no momento do ocorrido, a vítima estava em casa na companhia dos filhos menores de idade, quando chegou o ex-companheiro com o objetivo de assassiná-la, por supostamente não aceitar o fim do relacionamento.
resultará em “substancial gasto e logística relativos à ida e retorno do acusado para participação da Sessão”. Então, após os devidos trâmites jurídicos, o juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró, Vagnos Kelly, definiu na semana passada a data do julgamento do caso.
O magistrado marcou essa audiência do Tribunal do Júri Popular para o próximo dia 10 de abril, a partir das 9 horas, no fórum de Mossoró.
Qualificadoras
A decisão judicial acerca do caso pontuou também sobre cinco elementos tidos como possíveis qualificadores que incluem moti-
Feminicídio ocorrido em julho do ano passado em Mossoró deve abrir sequência de sessões do júri popular na cidade
vo fútil - crime cometido em razão de o acusado não aceitar o fim do relacionamento com a vítima; emprego de meio cruel - crime cometido com reiterados golpes de faca; recurso que dificultou a defesa da vítima - vítima imobilizada pelo pescoço com um “mata-leão” pelo acusado e que estavam trancados no interior do imóvel; crime cometido contra a mulher por razões da condição de sexo feminino, em contexto de violência doméstica e familiar; e crime presenciado pelo filho mais novo do casal. A decisão estabelece que todos esses pontos devam ficar a cargo de decisão do Tribunal do Júri Popular.
domingo, 26 de fevereiro de 2023 segurança 5 lustração da internet
vítima foi
fábio vale da Redação
cont. Pág.
Primeira série de julgamentos do ano em Mossoró deve seguir até 25 de maio
>> Além do feminicídio a ser julgado no próximo dia 10 de abril, outros julgamentos de demais crimes contra a vida devem ocorrer até o final do mês de maio próximo
Aprimeira série de julgamentos dos chamados ‘crimes contra a vida’, que incluem homicídios, tentativas e feminicídios, deste ano na Comarca de Mossoró deve seguir até o próximo mês de maio. O primeiro Tribunal do Júri Popular (TJP) deve ocorrer no próximo dia 10 de abril com a sessão do caso de feminicídio ocorrido na cidade em julho do ano passado e que vitimou Ana Karoline Ferreira de Oliveira, 22 anos.
Além de Franceildo Cardoso de Sousa, 26 anos, outros acusados de demais crimes contra a vida também devem sentar no banco dos réus nesta série de julgamentos da primeira pauta de 2023 do TJP em Mossoró. Após solicitação da reportagem, a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) encaminhou a íntegra da pauta da primeira sequência deste ano de julgamentos na Comarca da cidade.
O documento estabelece que a Primeira Reunião Ordinária do TJP deste ano em Mossoró acontece entre 10 de abril e 25 de maio e deve contar com 22 sessões, sendo 18 de processos já previamente definidos - incluindo dois feminicídios e uma tentativa - e quatro audiências reservadas para “Réu Preso, Meta CNJ, reaprazamentos e demais que estiverem prontos para júri”. Depois do primeiro júri envolvendo o caso Ana Karoline, no dia seguinte, 11 de abril, deve sentar no banco dos réus Erivagner Lucas Martins da Silva.
A denúncia narra que no dia 30 de março de 2022, por volta das 17h, na rua Manoel Antônio (Popoco), no bairro Alto de São Manoel, em Mossoró, o acusado, na companhia de outra pessoa, por motivo torpe, praticou o homicídio de Isaias de Oliveira Gomes com disparos de arma de fogo. O relato é de que os acusados teriam até passado pela casa da vítima com o
Como procedimento de praxe, crimes contra a vida também foram levados a júri popular em anos anteriores
fim de saber se ele pertencia a alguma facção criminosa.
A série de julgamentos é retomada no dia 17 de abril com o júri de Diego Rodrigues Marques. Ele responde pelo assassinato da ex-companheira ocorrido em abril de 2022.
A vítima foi encontrada na
época morta com marcas de tiros em estrada carroçável de Mossoró. No dia 18 de abril está programada a quarta sessão desta sequência de júris. O réu é Adriano Domingos da Silva. Narra a denúncia que no dia 13 de agosto de 2011, no bairro Nova Betânia, em Mossoró, ele
tentou matar a ex-companheira, fazendo uso de arma branca e mediante agressão física.
No dia 19 de abril, devem sentar no banco dos réus Gilkley Crystiano Batista e Pablo Diego Marcolino da Costa por homicídio ocorrido em 2013. Também deve haver ses -
Série de julgamentos em Mossoró em 2022 teve 41 casos
No ano passado, no mês de setembro, casos como o de uma tentativa de homicídio ocorrida na zona rural de Mossoró em
2015 e o de um assassinato em 2012 fizeram parte de uma série de julgamentos na cidade no segundo semestre de 2022. Na épo-
ca, uma mãe também sentou no banco dos réus pela morte do filho recém-nascido, ocorrida no ano de 2014.
Os julgamentos de crimes contra vida não devem acontecer apenas em Mossoró. Como em anos anteriores, outras comarcas do Rio Grande do Norte também devem sediar júris populares de casos de homicídio e tentativas. No ano passado, casos de destaque foram levados ao banco dos ré us na região do Alto Oeste do estado, como a condenação de um acusado de matar a companheira em 2019.
Ainda em 2022, a cidade de Caicó, localizada na região Seridó potiguar, também sediou uma série de julgamentos de acusados de homicídios e tentativas ocorridos entre 2013 e 2021.
A capital do estado também sedia sessões do TJP. Um dos casos de 2022 resultou na condenação de um homem a 18 anos e 7 meses de reclusão por ter matado a ex-companheira com facadas em agosto de 2021, em Natal, após o fim do relacionamento.
Ainda no ano passado, um homem foi condenado por matar a exmulher no ano de 2019, em João Câmara.
Jurados
sões nos dias 20, 24, 25, 26 e 27 de abril. A série de julgamentos segue nos dias 2, 3, 8, 9, 10, 11, 15 e 16 de maio, sendo os dias 22, 23, 24 e 25 do mesmo mês reservado para “Réu Preso, Meta CNJ, reaprazamentos e demais que estiverem prontos para júri”.
Um levantamento deu conta de que, ao todo, cerca de 41 casos foram levados ao plenário do Tribunal do Júri Popular (TJP) na comarca de Mossoró, entre junho e setembro do ano passado.
De 17 júris populares de processos de homicídios e tentativas, oito resultaram
A cada processo, 25 inscritos são sorteados para comparecer à sessão. Deles, sete são sorteados para formar o Conselho de Sentença, que julga o caso. Eles acompanham os interrogatórios e podem fazer perguntas por meio do magistrado. Ao fim, o juiz lê os pontos a serem decididos pelo voto da maioria dos jurados, questões como “O crime aconteceu? O acusado cometeu o delito? Houve agravante?” A seguir, o magistrado profere a sentença, na devida gradação.
em condenações de réus e seis em absolvições. A série de julgamentos em 2022 na cidade foi iniciada no dia 25 de janeiro. Como procedimento de praxe, crimes contra a vida também foram levados a júri popular em Mossoró em anos anteriores.
5
Arquivo
26 de fevereiro de 2023 6 Mossoró
Outras comarcas do RN também realizam julgamentos de crimes contra vida
DOMINGO,
Compra de clubes pela mesma empresa acende sinal de alerta
>> Família real do Qatar , dona do PSG, pode comprar o Manchester United
Por folh AP reSS Mesmo que, oficialmente, isso possa ser contestado.
No início deste mês, o presidente da Uefa, o esloveno Aleksander Ceferin, havia dito estar preocupado com a perspectiva de uma mesma entidade, pessoa ou empresa ser dona de diferentes times de futebol.
Poucos dias depois, o presidente do Qatar Islamic Bank, confirmou ter feito uma oferta para comprar o Manchester United (ING), um dos clubes mais famosos do planeta.
O sheikh Jassim Bin Hamad Al Thani tentou esclarecer que a proposta de 5 bilhões de euros (R$ 27,5 bilhões na cotação atual) era sua, como pessoa física, e não teria nada a ver com a família real do Qatar, da qual ele faz parte. Também seria independente do Qatar Investiment Authority, o fundo soberano do país, controlado pela monarquia e com patrimônio avaliado em US$ 450 bilhões (R$ 2,35 trilhões).
O Paris Saint-Germain (FRA ) pertence a Qatar Sports Investment, uma empresa subsidiária do fundo soberano. Isso pode fazer com que, na prática, o estado qatariano seja proprietário de duas das equipes mais poderosas da Europa.
“É um terreno cinzento. O regulamento da Uefa é de 1998 e fala que dois clubes não podem ser controlados pela mesma pessoa ou empresa. Mas qual é a definição de controle? Você pode ter 5% ou 10%, sem cargo de gerência, e interferir em mais de um clube. Claro que [a legislação] tem brechas”, define o advogado Marcos Motta, especialista direito desportivo internacional.
É um problema que pode ser trazido para o Brasil com a lei da SAF, que autoriza as agremiações a se tornarem sociedades anônimas. A Lei
Pel é , assim como a Uefa, proíbe que a mesma empresa/indivíduo seja dono de mais um time na mesma competição. Mas as normas precisam ser atualizadas para evitar casos dúbios.
“Deve haver discussão sobre teste de proprietários [se a pessoa interessada tem condições de ser dona], integridade da competição, sistema de licenciamento [as autorizações que o interessado precisa obter para adquirir uma equipe], fair play financeiro. Não vejo ninguém discutindo assuntos como esses na liga no Brasil. Quando você compra um clube, há impacto direto no mercado. Pode acontecer de acertar bal -
anço de um time vendendo ou comprando jogador de outro do mesmo proprietário”, completa Motta. No mês passado, o Botafogo acertou a ida do atacante Jeffinho para o Lyon.
Seriam 5 milhões de euros (R$ 27,4 milhões) por um empréstimo de cinco meses com opção de compra. Questionou-se na França o valor alto por uma negociação de tão curta duração. A
América e Santa Cruz concluem 1ª rodada do Quadrangular
A participação das monarquias dos Emirados Árabes, Qatar e Arábia Saudita (dona do Newcastle) carrega também a denúncia de sportswashing. Trata-se do uso do dinheiro estatal de nações ricas em petróleo como arma de geopolítica e melhoria de imagem na comunidade internacional. São três países acusados de desrespeito aos direitos humanos e de discriminar a comunidade LGTBQA+ e mulheres.
Apesar das regras da própria Uefa, há precedentes de equipes ligadas à mesma empresa disputarem a Champions League. Algo que pode acontecer com Man -
chester United e PSG, caso compartilhem uma conexão qatariana. “A Uefa abriu um precedente quando a Red Bull e seus respectivos times na Alemanha e Áustria disputaram a Champions League. Neste caso, após análise de documentação e depois de alguns compromissos firmados pela Red Bull de que não haveria nenhuma interferência na independência dos clubes, foi dado sinal verde a participação de ambos. Não há dúvida de que esse será o precedente a ser levantado pelo Qatar”, analisa Eduardo Carlezzo, advogado especializado em direito desportivo.
O América retoma a luta pela conquista do Campeonato Estadual. A equipe teve vários dias de preparação, sem jogos e, neste domingo, 26, enfrenta o Santa Cruz, no estádio Manoel Barretto –Barrettão, em Ceará-Mirim. Será o primeiro jogo das duas equipes no Quadrangular, equivalente a 2ª fase da competição e que foi aberto ontem com a partida entre Potiguar e ABC, em Mossoró.
O técnico Leandro Sena afirmou que já tem o time escolhido, mas que mudanças poderão surgir para que o Santa Cruz não tenha prévio conhecimento de suas intenções. “Vamos escalar uma equipe que pode surpreender o adversário. Sabemos o quanto é difícil jogar contra o Santa Cruz. Eles sempre fazem partidas muito orga-
nizadas”, comentou o treinador.
A equipe alvirrubra chega para o quadrangular pressionada após a derrota, na Arena das Dunas, no Clássico Rei contra o ABC. Sena reconhece a pressão, mas elogia o seu elenco. “É um elenco boa, que ainda precisa de reforços pontuais, mas que tem muita capacidade. Confio muito nesse time”, desabafou.
Os “mistérios” de Leandro Sena, no entanto, não devem incluir o atleta que começa o time e o jogador que briga pela artilharia do Brasil. O goleiro Bruno Pianissola e o atacante Wallace Pernambucano são escalações certas. “Alguns jogadores o torcedor já sabe”, disse. Com a vaga garantida no Campeonato Brasileiro da Série D em 2024, o Santa Cruz
o Lyon anunciou logo depois a compra de Jeffinho por 10 milhões de euros (R$ 54,9 milhões).
Transações entre clubes administrados pela mesma empresa não são inéditas. O Zaragoza (ESP) comprou o lateral Cafu em 1995 e o São Paulo colocou uma cláusula que proibia o jogador de ser revendido para o Palmeiras, que à época tinha a cogestão da Parmalat. Cinco meses depois, o lateral foi adquirido pela multinacional de laticínios e colocado no Juventude, onde também cuidava do futebol.
Cafu disputou dois jogos no Rio Grande do Sul, ficou cerca de um mês e foi para o Palmeiras. A preocupação com o MCO (Multiple Club Ownership, ou Propriedade de Múltiplos Clubes em inglês) é real porque especialistas de mercado perceberam um movimento nesta direção de bilionários interessados em esporte.
A Uefa detectou no ano passado que mais de 6500 jogadores ao redor do mundo estão registrados em equipes com proprietários que se encaixam no conceito de MCO.
A Eagle Football Holdings, de John Textor, além de Botafogo e Lyon, é dona da Molenbeek, da segunda divisão belga e tem 40% de participação no Crystal Palace, da elite inglesa.
torcida do alvinegro brasileiro protestou nas redes sociais. As duas agremiações pertencem ao empresário norte-americano John Textor Diante da repercussão,
A norte-americana 777 Partners, tem o Vasco, Genoa (ITA), Standard Liege (BEL), Red Star FC (FRA). Também possui participação acionária no Sevilla (ESP). Todos de primeira divisão em seus países.
O City Football Group, companhia que pertence à família real dos Emirados Árabes, é dona de oito clubes em oito países. Entre eles, o Bahia.
de Natal afirma que o objetivo é brigar pelo título potiguar. O time vai jogar reforçado contra o Alvirrubro. “A gente precisava se reforçar. Tínhamos muitas deficiências. Trabalhamos bastante e trouxemos jogadores interessantes e que se encaixam no esquema de jogo e com certeza vai nos ajudar”, comentou o técnico tricolor André Caldas.
Um dos reforços que se apresentou no Santa foi Vitinho. Formado nas categorias de base do ABC, o atacante
Vitinho, 20 anos, foi negociado com o futebol mineiro em 2021, após virar destaque no alvinegro de Natal. Em Minas Gerais, atuou pela Tombense e estava no Atlético Mineiro. O time ainda contratou o meia Figueiredo, 20 anos, que fez toda sua carreira com a camisa do Vitória/ BA, onde jogou a Copinha 2023. Por fim, Isaque, lateraldireito de 21 anos, que formou-se nas categorias de base do Juventus/SP, clube em que se profissionalizou e estava atuando.
DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023 esporte 7
– Instagram
futebol Reprodução
Países são acusados de desrespeito aos direitos humanos
entra como favorito ao título
Clube famoso no mundo, Manchester u nited pode ser adquirido pelos qataris
América
Canindé Pereira
FÁBIO OLIVEIRA
fabiowillard@hotmail.com
fabio willard de oliveira
TJD aplica multa e livra Potyguar da perda de pontos
OTJD entendeu que o Potyguar de Currais Novos deva ser punido apenas com o pagamento de multa de R$ 6 mil, e não com perda de pontos, por ter excedido o número de atletas amadores utilizados em três jogos do estadual deste ano. A denúncia, ofertada pelo Alecrim, baseia-se nos artigos 191 e 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), este último prevendo perda de pontos por uso irregular de atletas. Os auditores entenderam que os atletas estavam inscritos, portanto não estavam irregulares. Não levaram em consideração que o uso
IMAGEM QUE MARCA
Ainda rendendo saudades. Se estivesse entre nós, Paulo Júnior teria completado neste sábado (25), 39 anos de idade. Exjogador de Baraúnas, Potiguar (campeão em 2004), América, Salgueiro, Campinense e também clubes da França, Coreia do Sul, Bahrain, Emirados Árabes e Omã, PJ nos deixou em 2 de fevereiro de 2018, vitimado pela leucemia.
A SEMANA NA HISTÓRIA
Neste sábado (25), o ex-goleiro de Potiguar e Baraúnas, Ramon, completou 38 anos de idade. Aposentado do futebol desde 2014, hoje trabalha na Prefeitura de Itabira-MG.
''Os
destes, por infringir um dos artigos, seria irregularidade capaz de provocar a punição desportiva. Lembrando que para um atleta ser considerado utilizado na partida, basta constar em súmula. Mesmo que o atleta não entre em campo, ao ser inscrito na súmula ele já estará participando do jogo. Como cabe recurso à decisão do TJD, o que deve acontecer por parte do Alecrim, a FNF resolveu não marcar ainda os jogos da repescagem que definirão o rebaixado do estadual 2023. O Globo, já certo nessa disputa, aguarda a definição de seu adversário.
tenho a mesma “filosofia” de Vivi. Que sou mesmo que estar vendo. Mas não acho”
JACKSON, ex-atacante de Potiguar e Baraúnas, analisando sua fisionomia e semelhança com o irmão.
SURREAL
A segunda divisão no RN é algo surreal, onde o rebaixado, conhecido depois de uma repescagem, ainda disputa a divisão de acesso no mesmo ano de rebaixamento. Ou seja, tem duas chances, no mesmo ano, de não pagar o estágio de rebaixado fora de uma edição da divisão de elite.
CONSTATAÇÃO
Como o time que Alecrim montou para este estadual é frágil. O Periquito se não cair, será pelo acaso. Fosse hoje, o time atual nem subiria de divisão. O torcedor pode perguntar: como o Potiguar empatou com esse time? Também não entendo.
CONSTATAÇÃO II
O Santa Cruz melhorou consideravelmente desde o início do campeonato. Não é uma Brastemp, mas foi, entre os pequenos, o que mais evoluiu. Não creio em sua força na briga por título, mas tem potencial para brigar pela terceira posição.
FINAL
Acontece logo mais às 17h30, no Nogueirão, a final do 1 º Circuito Esportivo Mossoroense (CEM), entre Rancho da Caça, campeão da zona rural, e Time de Guerreiros, vencedor do polo da zona urbana.
TORCEDOR
FUTEBOL CLUBE
Reprodução
LUCAS SANTOS
Bairro Centro
Torcedor do Potiguar
FINAL II
Na preliminar, às 15h30, tem a definição do terceiro lugar, entre Jucuri (zona rural) e Chapecoense (zona urbana). A entrada é gratuita.
ESPAÇO
NDepois do jogo de ontem, contra o ABC, o Potiguar tem uma folga de duas semanas na tabela, até o próximo compromisso, também em Mossoró, contra o América. Depois sai para dois jogos fora, contra Santa Cruz e ABC.
DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023 8 ESPORTE
Reprodução
caras dizem que eu
mulher
Dietas x Mau Hálito
Visando levar uma vida mais saudável, algumas pessoas adotam dietas para ajudar no emagrecimento. Entretanto, algumas dietas, mesmo que indicadas por nutricionistas, podem gerar mau hálito nas pessoas, em decorrência dos alimentos que são continuamente consumidos e também dos que ficam de fora.
Nas dietas em que o consumo de carboidratos é pequeno ou quase nulo, o corpo começa a utilizar como fonte de energia a gordura já armazenada e não a glicose, que é a quebra preferida do organismo. Segundo a Cirurgiã Dentista especialista no tratamento da Halitose, Cláudia Gobor, “emagrecendo desse modo, o organismo entra no processo conhecido como cetose. Nele, o corpo converte a gordura em três tipos de cetose, incluindo a acetona, que confere à boca o mau hálito”.
Mesmo com essa alteração no hálito, a especialista afirma: “A dieta com menos carboidratos além de beneficiar o corpo como um todo, apesar do mau hálito, também ajuda na saúde bucal, já que não se consome açúcares e evita cáries”.
Para evitar o mau hálito nas dietas, a dentista recomenda: mascar chicletes sem açúcar para ajudar na salivação; manter uma boa higiene bucal; e
adicionar ervas frescas à água e ao chá.
Mesmo com dificuldade, é importante sempre tentar manter um estilo de vida saudável. “Para lidar com o mau hálito excessivo que aparentemente não tem causa, procure um dentista especialista em halitose para fazer o devido tratamento”, reforça.
CIANO MAGNTA AMARELO PRETO DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023 @defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn
Entenda por que algumas dietas podem provocar problemas relacionados à halitose entre pessoas que iniciam processos de dietas
CONTEXTO
Sérgio Chaves
GERALDO AZEVEDO
Zé Lima comemora mais um aniversário do seu programa “Coisas do Sertão” exibido na TCM Telecom e acionou os serviços da Master Eventos/Requinte Buffet para deixar a festa ainda mais completa. No palco, além de Zé Lima, o grande Geraldo Azevedo canta os seus sucessos. Será no sábado (4), com início às 21h, no Requinte. Os ingressos estão à venda nas óticas Finesse e Vênus ou pelo OutGo, com o 2 º lote promocional até a terça (28). As mesas só estão à venda no Requinte Buffet. Informações pelo 84/98135-0386.
KATHARINA GURGEL
Já no dia 10 será a vez de aplaudir Katharina Gurgel no show “Vaca Profana – Katharina Gurgel canta Gal Costa”, que terá ainda a participação da não menos talentosa Bia Gurgel, ex-The Voice Kids. Será no SESC Mossoró, a partir das 20h30. Esse show foi uma homenagem de Katharina aos 50 anos de carreira da musa da Tropicália. Vamos?!
MEU CARNAVAL
Carnaval tranquilo, em família em Natal, foi a opção do colunista para esse ano. Matando a saudade de minha mãe, irmãos e sobrinhos, além dos amigos queridos José Arnaldo Medeiros, José Carlos da Costa, Fernando Galvão e Guilherme Luz. Encontro rápido com Liége Barbalho em compras no Nordestão da Salgado Filho. Ela nos preparativos das comemorações dos seus 6.0. No domingo (19), fomos ver As Kengas no Centro Histórico. Bom demais!
CARNAVAL 2023
A coluna registra os dias de folia de alguns mossoroenses. A iniciativa de empresários movimentou a Rua do Brisa no Tibau, fazendo a festa com excelente público. Confira!
TRAGÉDIA
Enquanto nossos políticos não entenderem que salvar vidas e oferecer políticas públicas de qualidade são o papel mais importante de cada um deles, tragédias como as que aconteceram em São Paulo no Carnaval continuarão sendo notícia. Há mais de um ano do desastre em Petrópolis/ RJ, nem 10% das obras essenciais e prometidas foram sequer iniciadas. Essas obras de prevenção não dão voto, mas quando acontecem, todos correm para a frente das câmeras para mostrar serviço. Um dia aprendemos a votar corretamente. Tenho fé!
Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes... O importante é semear,”
CORA CORALINA
FESTA
Hoje é dia de festejar o professor Ângelo Gurgel, Clarissa Soares Fernandes Pinheiro, a prima Isabele Santos Dantas, a sra. Maria Emília Lopes Pereira e Everton Luís Nogueira. Amanhã (27), é dia de vivas para o vice-governador Walter Alves, Lorna Frota Rosado Fernandes, Kelly Freitas, Gessylane Marques, Guacira de Gouveia Mendes, Sandrinha Rosado, o exvereador Emílio Ferreira, o gente fina Chico Leite e Carlos Rosado. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!
AS FERAS
No programa As Feras desse domingo (26), eu, Saudade Azevedo e Nelsinho Filho vamos receber a sexóloga/psicóloga Izabelly Paulini no “Consultório das Feras” para conversar sobre a Volta às Aulas, um tema que aflige muitos estudantes, principalmente quando mudam de colégio/turmas. No “Vitrine”, vamos conversar com a única mulher pagodeira da cidade, Érika Fernandes, e saber um pouco sobre sua carreira, preconceito, e, claro, muita música. Tem ainda o Caldeirão das Feras, sorteio de brindes e aquela seleção musical de primeira. Esperamos vocês às 19h, na 93 FM/Nossa TV. Até lá!
CF 2023
Nesse domingo (26), às 11h, na Catedral de Santa Luzia, o Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana abre oficialmente a Campanha da Fraternidade 2023 em Mossoró. A CF desse ano tem como tema: “Fraternidade e Fome”, e como lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Em um momento difícil onde, segundo dados oficiais, mais de 30 milhões de brasileiros passam fome, a CF nos abre uma possibilidade de reflexão e de ação. Podemos e devemos ajudar ao próximo. Quem tem fome, tem pressa!
Érico
do
DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023 2 OPINIÃO
R. Antônio Vieira de Sá, 440 Tel.: 3317-4545 / 3316.0409
| sergiodefato@gmail.com
www.sergiochaves.com
O casal Andréa Rosado/Alex Moacir com Elizenir pilotaram festa das melhores no sábado.
O CEO da CGX Viagens, Carlos Gregório, em temporada no Egito.
Sandra e Larissa Rosado sendo recebidas por Rodolfo Nolasco na Rua do Brisa, no Tibau.
Brena Santos e Mariana Bezerra curtiram as maravilhas de Olinda/Recife.
Fafá e Ivana Linhares com Mariana Rosado em festa privê no Tibau.
faz festa em torno
aniversário da esposa, a juíza Luara Rosado, na quarta (1º). Tim tim!
Parabéns para a querida Liége Barbalho, colunista natalense, comemorando idade nova na quinta (2)!
Renata e Lizete Andrade. A “fada” de Mossoró comemora idade nova na terça (28). Saúde e paz!
Em Natal, vivas para a colunista Hilneth Correia, amiga querida, folhinha da terça (28)!
O neto Júnior Nunes e a esposa Lizana Lima com Luzia festejando o grande Chico Leite, aniversariante da segunda (27). Saravá!
Gracinha em coro de vivas para as irmãs Fafá e Ceição Rosado, aniversariantes da sexta (3). Parabéns!
Patrícia Targino festeja o marido, o advogado gente boa André Luiz, com aniversário na quarta (1º). Felicidades!
A publicitária Larissa Gabriele comemora a nova idade do maridão, o advogado João Paulo Saraiva, na terça (28). Parabéns!
CONEXÃO SAÚDE
NEY ROBSON VIEIRA ALENCAR conexaosaude.defato@outlook.com conexaosaude.defato@outlook.com
Remédio para emagrecer: o que funciona e o que não funciona?
Nos últimos anos, a indústria farmacêutica desenvolveu medicamentos cada vez mais eficazes para atuar no tratamento da obesidade. Alguns deles vêm apresentando bons resultados quando são usados com prescrição e orientação de médicos capacitados.
Esses remédios são indicados aos pacientes com o IMC acima de 30 (considerados obesos) e aqueles com IMC a partir de 27 (sobrepeso) que apresentam doenças associadas.
No Brasil, existem algumas opções de medicamentos para a obesidade, sendo que alguns têm maior potencial de perda de peso do que outros.
Como cada paciente responde de uma maneira, nenhum deve ser descartado, sendo que o acompanhamento médico é essencial.
LIRAGLUTIDA (SAXENDA)
Desenvolvida para tratar o diabetes, a substância passou a ter indicação para a obesidade depois que estudo s mostraram sua ação em diminuir uma média de 6% do peso dos pacientes, trazendo benefícios para a saúde cardiovascular, como a redução da pressão arterial e da gordura visceral.
A liraglutida age de maneira similar a um hormônio produzido no intestino, conhecido como GLP-1, que regula a produção de insulina pelo pâncreas, além de controlar o apetite e a saciedade ao enviar sinais para uma região específica do cérebro que faz esse controle, e retardar o esvaziamento do estômago.
A liraglutida é vendida como uma espécie de caneta com uma agulha fina na ponta para ser aplicada diariamente na região do abdome na quantidade orientada pelo médico. Pode ser usada em pacientes a partir de 12 anos, sendo as náuseas o principal efeito colateral em cerca de 20% dos pacientes no início do tratamento.
SEMAGLUTIDA (WEGOVY)
Também criada para o tratamento do diabetes, a semaglutida (“parente” da liraglutida) foi recentemente aprovada pela Anvisa para o tratamento da obesidade por apresentar resultados como uma redução de 15% no peso, conforme estudos realizados com a dose de 2,4 mg, como o divulgado no The New England Journal of Medicine
A substância funciona de maneira similar à liraglutida: é análoga ao hormônio GLP-1, portanto, age no centro da fome e da saciedade, além de promover um esvaziamento gástrico mais lento e melhorar a produção de insulina.
A diferença entre as duas fica por conta da aplicação semanal da semaglutida e de sua maior potência, uma vez que a substância age por um tempo mais prolongado no organismo.
A substância injetável já é comercializada para o tratamento da obesidade nos Estados Unidos e, em breve, deve estar à venda no Brasil.
TIRZEPATIDA
A substância demonstrou resultados muito promissores em 90% dos pacientes que usaram o medicamento, chegando a reduzir o peso em mais de 20% em um ano e meio de tratamento —nível semelhante ao de uma bariátrica. Esses dados estão no estudo Surmont-1 e o remédio deve revolucionar o tratamento para obesidade.
Além de oferecer a mesma ação da semaglutina e da liraglutina sobre o GLP-1, o novo fármaco também atua simulando outro hormônio secretado pelo intestino, o GIP (polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose).
Em conjunto, eles atuam na saciedade, no controle da glicose e em alguns outros mecanismos que ajudam a manter baixos os níveis de açúcar no sangue após a
ingestão dos alimentos por atuarem nas células beta no pâncreas. O medicamento ainda se mostrou seguro, podendo ser usado por tempo indeterminado.
ORLISTATE OU ORLISTAT (ORLISTAT STADA, LYSTATE E LIPIBLOCK )
Trata-se de uma substância que atua em uma enzima que faz parte da digestão, diminuindo a absorção da gordura ingerida pela alimentação em cerca de 30%. Dessa maneira, gera um aporte calórico mais baixo, levando ao emagrecimento e contribuindo para reduzir os níveis de colesterol
A desvantagem é que, como parte da gordura ingerida é eliminada pelas fezes, o paciente pode sofrer com gases e diarreia, além de ter interferência nos níveis de vitaminas que precisam de gorduras para serem absorvidas, como as vitaminas A, B, E e K.
ASSOCIAÇÃO DE BUPROPIONA COM NALTREXONA
Essa combinação de fármacos, até então usados separadamente para pacientes com quadros depressivos (bupropiona) ou em tratamento do alcoolism o ou de substâncias opioides (naltrexona), já foi aprovada pela Anvisa e deve ser lançada em breve no
mercado brasileiro com o nome de Contrave.
Sua principal indicação será o tratamento de obesidade daqueles pacientes que apresentam episódios de compulsão alimentar, algo que atinge cerca de 30% dos pacientes que apresentam algum grau de obesidade.
A naltrexona potencializa a ação da bupropiona, atuando nos níveis de dois neurotransmissores do cérebro: dopamina e noradrenalina. Isso possibilita que o paciente controle seu impulso por comer um alimento calórico pela busca da sensação de satisfação, além de reduzir a fome.
SIBUTRAMIN A
Trata-se de um fármaco de venda controlada que atua nos níveis de serotonina e noradrenalina, controlando a fome e a saciedade, para ajudar o paciente a seguir uma dieta com restrição calórica e evitar que ele coma por impulso.
O medicamento apresenta bons resultados na perda de peso com a vantagem de ter um custo bem mais baixo do que a liraglutida e a semaglutida. No entanto, é contraindicado para pacientes com risco cardiovascular, e aqueles com diabetes e hipertensã o não controladas.
Por isso, o fármaco só é vendido com a Receita B2 acompanha-
da do Termo de Responsabilidade do Prescritor, que deve ser devidamente emitido, preenchido e assinado pelo médico e também assinado pelo paciente.
TOPIRAMATO
Usado no tratamento da enxaquec a e da epilepsi a , esse medicamento anticonvulsivante é uma opção de tratamento para os pacientes obesos que têm um padrão compulsivo na alimentação, já que atua no centro da fome e da compulsão no cérebro, contribuindo para a perda de peso.
DIMESILATO DE LISDEXANFETAMINA (VENVANSE OU JUNEVE)
Lançada com o objetivo de tratar pacientes com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), em 2018 a substância foi liberada pela Anvisa para o tratamento da compulsão alimentar a fim de contribuir para a redução do peso.
Ela atua sobre a dopamina e a liberação de outros neurotransmissores no cérebro fazendo com que o paciente deixe de ter o impulso por comer. Mas é contraindicado para hipertensos ou pessoas que tenham outras doenças cardiovasculares, além daquelas com hipertireoidismo e glaucoma
DOMINGO, 26 FEVEREIRO DE 2023 SAÚDE 3
NEY ROBSON VIEIRA ALENCAR – é graduado em Odontologia pela UFPB, Pós-graduado em Prótese Dental pela USP e Especialista em Implantodontia
O desejo por emagrecer leva muitas pessoas a buscarem remédios que aceleram o emagrecimento. Em meio a isso, estão tanto pessoas que querem ter um corpo mais enxuto quanto quem sofre de obesidad e
Ficha Técnica
Direção: George Azevedo
ODOYA,Rainha do MAR!
Styling: Georgiano Azevedo
Fotografia: Lucas França
Modelos: Rayra Costa e Raiara
Amaral (cast 40 Graus Bahia)
Looks: George Azevedo Art
Calça macramê: Arte à Mão
Acessórios: Dua
“Como se saúda a Rainha do Mar?” é a frase que elucida a voz de Maria Bethania, no cântico “Yemanjá Rainha do Mar”. Entre os nomes: Dandalunda, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá, Inaê, Sereia, Mucunã, Maria, Dona Yemanjá… De origem das religiões de matrizes africanas,
Yemanjá, como é melhor conhecida no Brasil, conquistou filhos e amantes em todo território tupiniquim.
Comemorado no dia 2 de fevereiro, o Dia de Yemanja é reconhecido e aclamado em todo território brasileiro. Das grandes cidades, aos pequenos municípios, é no dia de Yemanjá que milhões de brasileiros reservam as cores brancas e azuis, oferendas e pedidos especiais para a Rainha do Mar.
Na moda, a narrativa não poderia ser diferente, para o momento, marcas investem no melhor estilo para reverenciar a Rainha do Mar. Pense em roupas e acessórios nos tons azuis e branco, desenhos e ilustrações que estampam Yemanjá. Vale tudo!
Para festejar o momento, embarcamos em Salvador, e produzimos um editorial repleto de saudações à Yemanjá. Com looks George Azevedo Art, em fotos de Lucas França e styling de Georgiano Azevedo.
CIANO MAGNTA AMARELO PRETO DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023 4 MULHER / MODA
Azevedo georgianoazevedo@gmail.com
Georgiano
que Lutam”
Neste domingo (26), acontece a 6ª edição do projeto Domingo Inclusivo. A programação é realizada no último domingo de cada mês no Parque Municipal de Mossoró, e é uma das ações promovidas pelo Coletivo “Famílias que Lutam”. DOMINGO conversou com a economista e advogada Francisca Itla de Araújo, que atua nas áreas Previdenciária e do Direito Médico e da Saúde com foco em Pessoas com Deficiência (PCD), idealizadora do grupo de famílias de crianças e adolescentes com deficiência, e atua com o intuito de discutir questões relacionadas à inclusão, e para mobilizar as famílias para lutar contra as violações de direitos, na tentativa de buscar soluções para o atendimento das demandas dos serviços públicos, necessários para manutenção da saúde, educação e qualidade de vida das pessoas com deficiência do município de Mossoró. Itla de Araújo enfatiza que o grupo busca ampliar as ações que já vêm sendo realizadas, como rodas de conversa para acolhimento, orientação jurídica, além dos eventos inclusivos. O Coletivo “Famílias que Lutam” conta com a parceria de clínicas, profissionais que trabalham na área como também universidades. A cada edição, uma dessas entidades se voluntaria para desenvolver o Domingo Inclusivo.
Boa leitura, Nara Andrade.
Entrevista
Professora Marcela Melo, referência quando se fala em método para correção de redação, fala dos 960 pontos conquistados por ela e pelo filho na prova de redação do ENEM. Página 4
Coletivo promove 6ª edição do Projeto Domingo Inclusivo no Parque Municipal de Mossoró, com programação de lazer, oportunidade de compartilhar vivências e acolher famílias participantes. Página 11
José Nicodemos
a Balada do impostor
• Edição – C&S Assessoria de Comunicação
• Editora – Nara Andrade
• Diagramação – Rick Waekmann
• Projeto gráfico – Augusto Paiva
• Impressão – Gráfica De Fato
• Revisão – Gilcileno Amorim
• Foto – Marcos Garcia
Redação, publicidade e correspondência
Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN)
Fones: (0xx84) 3323-8900/8909
Site: www.defato.com/domingo
E-mail: redacao@defato.com
DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.
Página 3
Página 14
2
edito R ial [ ín DI c E “Famílias
“Famílias que Lutam” colunas
DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023
3 DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023 o P i N i Ão [ c RÔ n I c A
m ARc ELA MELO
Mais uma vez, obtive o maior número de notas acima de 900 em Mossoró. Mas isso não é fruto do acaso. São muitas horas de trabalho empregadas tanto da minha parte quanto por parte dos alunos’
e N t R e V i Sta 4 DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023
PoR nARA AnDRADE naraandrade@gmail.com
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio saiu há pouco mais de uma semana e, como sempre, além da pontuação geral os candidatos têm curiosidade de conhecer a pontuação obtida na Redação, por ser a prova de maior peso e critério de desempate no Sisu ou nos vestibulares de instituições privadas de nível superior. E, mais uma vez, a professora Marcela Costa de Melo tem comemorado o expressivo número de alunos que conseguiram notas superiores a 900 pontos. No entanto, esse ano o sentimento durante
Quando iniciou a sua trajetória como professora de redação?
Como corretora de Redação comecei em 1993 nas escolas particulares de Fortaleza. Comecei muito jovem, pois ganhava concursos de Redação e no ano seguinte eu já prestaria vestibular na Universidade Federal do Ceará.
E o Insight de criar seu próprio método de correção?
Eu elaborei um método próprio quando eu já tinha 10 anos como corretora, mas apenas há 9 anos, quando resolvi abrir meu próprio curso, eu registrei esse Método, que me trouxe o melhor resultado no Enem em Mossoró desde então.
Quantos alunos já passaram por seu curso, tem esse dado?
Eu não tenho como mensurar a quantidade de alunos que eu tive ao longo da minha carreira, mas acredito que em média dois mil alunos por ano enquanto eu dava aula em escolas e cerca de 300 alunos por ano desde que eu montei o meu curso.
Você é uma referência quando se trata em correção de redação. A que atribui o sucesso do seu método?
A experiência sempre será o di -
todo o processo foi ainda maior devido a um aluno em especial, o seu filho Yago Melo. Marcela Melo, que desenvolveu seu próprio método de correção de redação, conta que o matriculou no seu próprio curso e assim como a maior parte de seus alunos ele obteve uma nota superior a 900. E para a sua grata surpresa, ela, que sempre faz o Enem, e Yago Melo obtiveram a mesma nota. Ambos ficaram com 960 na redação, e a professora afirma que essa coincidência a deixou bastante feliz.
e N t R e V i Sta 5 DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023
ferencial em um profissional nessa área, pois corrigir redação envolve uma análise minuciosa em diversos âmbitos, como na norma culta, na argumentação, nas competências do Enem e na estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Como estão os resultados desse ano? E as expectativas quanto às aprovações?
Mais uma vez, obtive o maior número de notas acima de 900 em Mossoró. Mas isso não é fruto do acaso. São muitas horas de trabalho empregadas tanto da minha parte quanto por parte dos alunos.
Esse ano, seu filho fez o Enem e atingiu uma excelente pontuação na redação. Essa é a primeira experiência dele?
Essa não foi a primeira vez que Yago fez o Enem. Ano passado, ele fez como treineiro, mas não havia feito o meu curso, deixei que ele caminhasse por conta própria, apenas para ter noção de como a prova procedia, e a estratégia dele não foi boa. Ele só teve tempo de passar a limpo a metade da Redação e por isso tirou um pouco mais de 400 pontos. Eu o matriculei no meu próprio curso e então, sim, ele conseguiu uma excelente nota, a mesma que eu tirei, 960.
Ele já sabe a área profissional que quer seguir? Vai seguir os passos da mãe?
Ele não quer ser professor, tampouco policial. A vontade dele é cursar Ciências da Computação. E eu achei excelente. Cada pessoa deve seguir sua própria vocação. Esse é o segredo do sucesso.
Como foi a fase de preparação dele para o Enem? Você é muito exigente em relação aos estudos dele, resultados?
Eu procurei não interferir no processo dele de aprendizagem, sobre-
tudo quando ele saiu da infância. Meu lema é que cada indivíduo deve arcar com as consequências dos seus próprios atos, porém sempre me mantive à disposição para ajudálo, caso precisasse.
Você, mais uma vez, fez a prova e também fez uma ótima pontuação, inclusive igual a do seu filho. Como foi para você receber esse resultado?
Eu fiquei extremamente feliz, pois sei que a maioria dos corretores não atribui nota 1000 a nenhuma redação, como uma espécie de política da própria instituição, tanto é que as notas 1000 vêm despencando a cada ano. Então, a nota 960 e a nota 980 são a nova nota 1000 de uns três anos para cá. Porém minha redação e
a de meu filho contiveram alguns pequenos erros, sim. Portanto, concordo com a nota.
Você sempre faz a prova do Enem. Por quê?
Eu sempre fiz a prova do Enem; inicialmente, para medir as pautas da folha de redação (faço isso com a minha identidade). Eu sou muito detalhista, então dar para o meu aluno uma folha idêntica a do Enem é extremamente importante. Mas se viesse uma nota mil, eu receberia de bom grado. Já tirei duas vezes 980. Na realidade, sentir as mesmas sensações e angústias que o meu aluno sente é importante para que eu possa ensinar de modo excelente, sabendo entender e respeitar todo o processo como um todo pelo qual o meu aluno passa.
6 DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023 e N t R e V i
Sta
“Famílias que Lutam”
>> coletivo promove 6ª edição do Projeto Domingo Inclusivo no Parque Municipal de Mossoró, com programação de lazer, oportunidade de compartilhar vivências e acolher famílias participantes.
7 DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023 iN clu SÃo
Neste domingo (26), acontece a 6ª edição do projeto Domingo Inclusivo. A programação é realizada no Parque Ecológico Professor Maurício de Oliveira, também conhecido como Parque Municipal de Mossoró, a partir das 16h, e é uma das ações promovidas pelo Coletivo “Famílias que Lutam”. A economista e advogada Francisca Itla de Araújo, que atua nas áreas Previdenciária e do Direito Médico e da Saúde com foco em Pessoas com Deficiência (PCD), faz parte da diretoria do coletivo e fala do trabalho desenvolvido pelo grupo.
Itla de Araújo explica que o Coletivo “Famílias que Lutam” é um grupo autônomo, formado por familiares de crianças e adolescentes com deficiência, e atua com o intuito de discutir questões relacionadas à inclusão, e para mobilizar as famílias para lutar contra as violações de direitos, na tentativa de buscar soluções para o atendimento das demandas dos serviços públicos, necessários para manutenção da saúde, educação e qualidade de vida das pessoas com deficiência do município de Mossoró.
Idealizadora do grupo, Itla de Araújo afirma que o trabalho surgiu a partir do diagnóstico de seu filho. Ela diz que era fácil perceber o quanto seria comum deparar-se com violações de direito relacionados à saúde, educação e, principalmente, perceber o quanto seria necessário trabalhar a temática da inclusão.
“Algumas necessidades foram unindo mães e fomos nos encontrando, mas o que culminou com o lançamento do insta e do grupo do whatsaap foi a mobilização contra o rol taxativo da ANS. Eu precisava contar ao maior número de pessoas, nós precisávamos agir, porque a mudança do entendimento do STJ prejudicaria demais nossas crianças, então fui atrás dos veículos de comunicação da cidade e conseguimos várias entrevistas. Fui convidando
algumas mães que já tinha contato, e aos poucos formalizamos o coletivo nas redes sociais”, relata.
Ela destaca que o grupo tem como objetivo proporcionar suporte emocional às famílias, majoritariamente representadas por mães que, na maioria das vezes, são as responsáveis por toda rotina de terapias, orientação jurídica. As voluntárias também são responsáveis pela mobilização das famílias de pessoas com defici-
ência, atuando quando necessário, levando as demandas à apreciação do Ministério Público, como explica a representante do grupo.
“No geral, buscamos desenvolver ações de mobilização social para promover a inclusão e a acessibilidade, e atuar junto aos governos municipais, estaduais e federais, levando pautas a serem discutidas, com a finalidade de obtermos a ampliação dos direitos dessas famílias,
8 DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023 iN
clu SÃo
o Domingo Inclusivo é mensal e acontece sempre no último domingo do mês, dentro do parque municipal.
o que significa mais vagas para consultas com neuropediatra, mais vagas para realização de terapias, entre outras”, frisa.
Itla de Araújo enfatiza que o grupo busca ampliar as ações que já vêm sendo realizadas, como rodas de conversa para acolhimento, orientação jurídica, além dos eventos inclusivos. “De forma que a Prefeitura de Mossoró lance maiores investimentos em políticas públicas voltadas
para as pessoas com deficiência de maneira geral, e inclua o evento Domingo Inclusivo no calendário do nosso município, como já ocorre com as atividades da Rio Branco, que acontece todos os Domingos”, reforça.
A advogada diz que o coletivo está atento às necessidades que impactam diretamente o desenvolvimento dos seus filhos que, segundo ela, vão desde a negativa da oferta
da professora auxiliar pelo município, estados ou pelas escolas particulares, como também diante das negativas das operadoras de plano de saúde em fornecer as terapias de qualidade.
“Já realizamos diversos protestos na tentativa de empoderarmos também outras mães, familiares a defenderem o direito dos seus filhos, familiares, por exemplo, a não aceitarem esperar mais de 2 anos em
9 DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023
filas de espera, por uma intervenção que deve ser precoce, como bem preconiza a lei Berenice Piana, e a lei brasileira de inclusão, como também a lutarem por terapias de qualidades”, comenta.
Atualmente, o coletivo reúne cerca de 125 famílias no grupo de Whatsapp. No entanto, as ações desenvolvidas contemplam bem mais famílias, como é o caso do projeto Domingo Inclusivo, uma programação aberta a todas as pessoas que tenham interesse de participar.
“Sabemos que as crianças autistas, com deficiência de uma maneira geral, precisam de algumas horas de terapia para estimular suas habilidades. Mas, essas habilidades não devem ficar apenas nas salas de terapias, elas só farão sentido se forem levadas para o mundo. Então, a importância do Domingo Inclusivo é justamente permitir às crianças momentos de socializar, de brincar e conhecer pessoas novas de forma muito divertida e aproveitar para usar as habilidades adquiridas nas terapias”, ressalta.
Outro ponto muito debatido pelo grupo, de acordo com Itla de Araújo, é a falta de acessibilidade do Parque Municipal. Ela explica que as crianças em cadeiras de rodas, por exemplo, não têm acesso aos brinquedos.
“Diante disso, iniciamos uma busca pela instalação de balanços inclusivos, e já tivemos a destinação de uma emenda impositiva do Vereador Tony, de R$70 mil; agora vamos aguardar a liberação por parte da prefeitura de Mossoró”, comenta.
A programação do Domingo Inclusivo é marcada por brincadeiras e atividades que tragam opções de lazer para as crianças, sendo também um momento para os pais compartilharem suas vivências e ainda de acolhimento para as famílias participantes.
O Domingo Inclusivo é mensal e acontece sempre no último domingo do mês, dentro do parque municipal. “No entanto, no mês de abril,
por ser o mês da Conscientização Mundial sobre o Autismo, mês este escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, para lembrar a data e chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), iremos realizar 5 edições, na tentativa de proporcionar a oportunidade de outras famílias participarem do evento, pois serão realizados nas praças dos seguintes bairros: Abolição IV, Liberdade II, Barrocas, Boa vista”, adianta.
O Coletivo “Famílias que Lutam”
conta com a parceria de clínicas, profissionais que trabalham na área, como também universidades. A cada edição, uma dessas entidades se voluntaria para desenvolver o Domingo Inclusivo.
“Essa ação é uma oportunidade de reunirmos famílias, amigos, profissionais e toda sociedade, numa tarde de atividades, lazer, diversão, trocas de experiências, acolhimento para as famílias que estão acabando de receber o diagnóstico, onde juntos, aprendemos, vivenciamos e celebramos as diferenças”, enfatiza.
iN clu SÃo 10 DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023
coletivo Famílias que Lutam reúne cerca de 125 famílias, mas ações como o Domingo Inclusivo contemplam um público bem maior
PERíODO de Quaresma
>> missionário Allan Patrick, responsável pela Missão Shalom em Mossoró, explica a representatividade do período que se estende da Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Ramos.
11 DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023 Religio S idade
Carnaval chegou ao fim, iniciando a Quaresma bastante representativa para a comunidade católica. O Missionário da Comunidade de Vida Shalom, Allan Patrick Freitas Silva, que é responsável pela Missão Shalom em Mossoró, ajudanos a entender melhor o significado desse período.
O missionário explica que a Quaresma orienta-se para a Páscoa. “O ‘retiro’ não é um fim em si mesmo, mas prepara-nos para viver – com fé, esperança e amor – a paixão e a cruz, a fim de chegarmos à ressurreição”, comenta citando a Mensagem da Quaresma do Papa Francisco em 2023. Ele explica que este período de 40 dias é um grande retiro proposto para todos os católicos, um tempo propício para fazer penitência. “Através da oração, do jejum e da esmola, podemos contemplar a beleza da Quaresma. O jejum mortifica a carne humana, além da abstinência de carne (no mínimo na Quarta de Cinzas e na Sexta-feira Santa) também podemos buscar realizar algum exercício de mortifica-
As cinzas são preparadas pela queima das Palmas usadas na Procissão de Ramos do ano anterior, ou seja, no encerramento da Quaresma do ano anterior.
ção, como deixar de murmurar, de acessar as redes sociais, de se abster de algo que goste de comer para doar aos pobres etc.”
Allan Patrick diz também que a Quaresma começa na liturgia da Quarta de Cinzas e termina no Domingo de Ramos da Paixão, onde se inicia a Semana Santa e nela o Tríduo Pascal, ápice da liturgia católica. “Nela celebramos um Deus que amou tanto o mundo que nos deu Seu Filho para com sua morte e ressurreição nos salvar da condenação eterna e nos deu o acesso ao Reino dos céus pelo Espírito Santo. A oração busca fazer com que intensifiquemos nossa relação com Deus”.
O missionário afirma que devemos meditar a liturgia diariamente, para cultivar a amizade com Deus e buscar participar da Santa Missa. Ele diz ainda que, por fim, a esmola consiste em partilhar gratuitamente com o outro, ou seja, é por meio das obras de caridade que devemos ir ao socorro dos nossos irmãos mais pobres em suas necessidades corporais e espirituais.
“A Quaresma é conhecida por ser um tempo de conversão, em que o cristão deve voltar-se para Deus, buscar a reconciliação com Ele e a mortificação de seus pecados. Mas, muito se engana quem acha que é tempo de tristeza. Considere que a mensagem da Quarta-feira de Cinzas, e a imposição dela, não é a mais alegre e positiva das mensagens”.
Religio S idade 12 DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023
Missionário também explica o significado das cinzas usadas quarta-feira, quando se encerra o carnaval, abrindo o Tempo da Quaresma
Religio S idade
O responsável pela Missão Shalom em Mossoró lembra que o recado basilar deste sacramento é: ‘Vais morrer’ — mas de uma forma um pouco mais poética: ‘Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar’.
“Seja como for, o fundamento da coisa é o mesmo: ‘Vais morrer’. Mesmo que se use a fórmula alternativa: ‘Arrependei-vos e crede no Evangelho’, arrepender-se não é a mais entusiástica e ‘convidativa’ das mensagens. As pessoas não estão se aglomerando na igreja para ouvir Jo 3, 16: ‘De tal modo Deus amou o mundo…’ e ganhar uma lembrancinha de valor, como um santinho ou uma medalha religiosa. Elas estão formando fila para receber umas cinzas sujas na testa, e para ouvir que irão morrer e precisam se arrepender antes que seja tarde”.
Allan Patrick comenta que o profeta Joel e São Paulo fazem apelos urgentes para que choremos e jejuemos por nossos pecados, dizendo que devemos nos arrepender e reconciliar com Deus. “O tempo da Quaresma é a ocasião perfeita para que possamos nos voltar para nós mesmos, a fim de nos conhecer e perceber que devemos nos deixar ser amados, de criar uma verdadeira amizade com Jesus e deixar-nos ser tomados por um desejo de mudança, para sermos consumidos pela alegria de viver com Cristo Ressuscitado”.
O Missionário também explica o significado das cinzas usadas quartafeira, quando se encerra o carnaval, abrindo o Tempo da Quaresma, que são preparadas pela queima das Palmas usadas na Procissão de Ramos do ano anterior, ou seja, no encerramento da Quaresma do ano anterior. “Lembram o Cristo vitorioso sobre a morte. A palma é símbolo de vitória e de triunfo. Assim, se os cristãos aceitam reconhecer sua condição de criaturas mortais, e transformar-se em pó, ou seja, passar pela experiência da morte, a exemplo de Cristo, pela renúncia de si mesmos, partici-
parão também da vida que ressurge das cinzas”.
Para o representante do Shalom, a ligação da imposição das cinzas com a Páscoa do Senhor, certamente não é fácil aceitar ser cinza. Contudo, a fé em Jesus Cristo ressuscitado faz com que a vida renasça das cinzas. Jesus Cristo faz brotar a vida, onde o ser humano reconhece sua condição de criatura necessitada da ação de Deus. É entrar na atitude pascal. Esta páscoa se vive na conversão,
através dos exercícios da oração, do jejum e da esmola. A imposição das cinzas não constitui um mero rito a ser repetido a cada ano. É celebração da vocação do ser humano, chamado à imortalidade feliz, contanto que realize o mistério pascal de morte e vida em sua vida terrena. Que possamos neste tempo desejar apenas uma coisa: olhar para Jesus, apenas para Jesus, para que assim tenhamos um coração que sinceramente anseia converter-se”, explica.
13 DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023
Durante período da Quaresma, católicos realizam abstinência de carne (no mínimo na Quarta de Cinzas e na Sexta-feira Santa)
outra forma de penitência pode ser abstenção de acessar as redes sociais
14 DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023 a Balada do i m P o Sto R
Pastel de Queijo
IngREDIEntEs moDo DE PREPARo
Ingredientes da massa
3 xícaras de farinha de trigo Finna
1 copo de requeijão de água morna
2 colheres de óleo
1 colher rasa de sal
Ingredientes do Recheio
300 g de queijo mussarela ralado
- Em uma tigela, coloque a farinha peneirada e o sal;
- Aos poucos, acrescente a água morna e o óleo; mexa até incorporar;
- Sove a massa até ela ficar homogênea. Faça uma bola e envolva-a em filme plástico e deixe-a por 30 minutos na geladeira;
- Com a ajuda de um rolo, abra a massa e corte-a no formato que desejar;
- Adicione o queijo no meio e
feche o pastel, pressionando as laterais com um garfo para o recheio não vazar na hora de fritar;
- Frite em óleo quente até dourar.
Dica: aproveite essa mesma massa e monte cones para fazer canudinhos e rechear com doce de leite ou brigadeiro.
tempo de Preparo: 1h30min
Rendimento: aproximadamente, 30 unidades
15 DOMINGO, 26 de fevereiro de 2023 ado Ro com ER
tv
defato com
>> Bastidores Com tecnologia e criatividade, o figurino do “The masked Singer Brasil” fica cada vez mais ousado
>> inside À espera da 2ª temporada de “Todas as Flores”, em abril, Luiz Fortes valoriza trajetória do misterioso Rominho
@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn moSSoRÓ (Rn), Domingo, 26 de fevereiro de 2023
>> principal À frente de “minha mãe Cozinha melhor que a Sua”, Leandro Hassum explora novos caminhos na tevê
pÁGina 3
fronteiras Sem
SeriaiS
Religião criminosa
>> por Geraldo Bessa
Destaques das séries e conteúdo “on demand”
Já está disponível na HBO Max a série de "true crime" "Prisioneira do Profeta", que expõe a traumática jornada de abuso mental e físico de Briell Decker, a 65ª esposa de Warren Jeffs, antigo líder da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Briell cresceu na comunidade poligamista da Igreja Mórmon FLDS, uma das maiores denominações fundamentalistas mórmons e organizações nos Estados Unidos. Aos 18 anos, foi forçada a se mudar da comunidade de Short Creek, estabelecida em uma pequena cidade pecuária no Arizona, para se casar com o conhecido pedófilo Warren Jeffs. A produção apresenta em detalhes a seita religiosa liderada por décadas por Rulon Jeffs e, anos depois, pelo seu filho, Warren. Durante os três episódios da série documental, Briell relembra sua longa jornada de superação e conta sobre os diversos casos bizarros envolvendo pedofilia, abuso sexual e poligamia entre os membros da igreja. Mais de 10 anos após a condenação de Warren Jeffs, Briell e ex-membros da FDLS dedicam suas vidas para educar o público sobre recuperação de traumas, cultos e viver a vida com liberdade. A série documental é uma produção Warner Bros. Discovery com a Everywoman Studios.
No fluxo
(Paramount+, seg, dia 27)
O Paramount+ estreia "Escola de Quebrada". Segunda produção cinematográfica da divisão de estúdios da Paramount produzido no Brasil, o longa é uma comédia juvenil que retrata a poderosa e apaixonante cultura jovem das favelas de São Paulo, onde a presença do funk brasileiro tem uma grande influência no estilo: o jargão, a estética, a roupa, a música e claro, no humor único e original. O filme conta a história de Luan (Mauricio Sasi), um jovem estudante de escola pública da Zona Leste de São Paulo que, cansado de sempre ser excluído dos grupinhos e, principalmente, ser invisível aos olhos de Camila (Laura Castro), quer ser respeitado e popular. Mas nesse universo, essa missão não parece ser tão simples. O elenco também conta com: Pathy Dejesus, Rogério Brito, Oscar Filho, Helião, Mawusi Tulani, Jéssica Barbosa, Cleide Queiroz, Aysha Nascimento, Juan Queiroz, Laura Castro, Nina Baiocchi, Hugo Gomes, Felipe Kott, Kekel Souza e Rub Brown.
Na voNtade
( s tar+, ter, dia 28)
Em "Abestalhados 2", do Star+, Paulo (Paulinho Serra), Manuel (Raul Chequer), Eric (Leandro Ramos) e Alex (Felipe Torres) têm um sonho em comum: fazer um grande filme de ação e aventura. Mas eles também têm um grande desafio: superar suas próprias confusões para chegar lá. Entretanto, nem mesmo o enorme talento desse quarteto para se meter em encrencas vai fazer com que desistam de realizar seu objetivo. Abestalhados e
apaixonados pelo que fazem, cada um à sua maneira, eles partem numa hilária aventura em busca do reconhecimento, do sucesso e da grana que falta, levando para isso a coragem, a cara-de-pau e um monte de gente na conversa, incluindo celebridades e um punhado de gente bacana. "Abestalhados 2" é uma divertida prova de que a dedicação e a amizade podem superar qualquer obstáculo. Por mais aloprado que ele seja.
aveS reSgatadaS (HB o , qua, dia 1)
O filme documental "Tudo O Que Respira", dirigido por Shaunak Sen e que concorre ao Oscar na categoria de Melhor Documentário, estreia na HBO Max. O longa segue dois irmãos que dirigem um hospital de aves dedicado ao resgate de papagaios negros feridos em Nova Deli, uma das cidades mais populosas do mundo, na Índia. À medida que a toxicidade ambiental e a agitação civil aumentam, a relação entre a família e os papagaios negligenciados formam uma crônica poética da ecologia em colapso da cidade e aprofunda as linhas de falha social. O documentário é apresentado pela HBO DOCUMENTARY FILMS em associação com a Submarine Deluxe e Sideshow Release. Produzido pela Kiterabbit Films e Rise Films em colaboração com a HHMI Tangled Bank Studios.
diSputa em família
( g lo B o P lay, qui, dia 2)
A novela "Como Uma Onda" chega ao Globoplay e convida o público a embarcar nas aventuras do açoriano Daniel, interpretado pelo ator Ricardo Pereira. Ao tentar fugir dos capangas do rigoroso pai de sua namorada portuguesa, ele é colocado em um navio com destino ao Brasil e vai parar no litoral de Santa Catarina, onde é encontrado sujo e maltrapilho por Lenita (Mel Lisboa), moça que o rapaz já havia conhecido brevemente em uma viagem dela a Portugal.
Domingo, 26 de fevereiro de 2023 2 televisão
>>
Sem fronteiras
gal, ver o entrosamento das mães com os filhos foi muito divertido. Também achei uma dinâmica bem surpreendente.
P – Por quê?
Com um pensamento rápido e uma personalidade inquieta, Leandro Hassum coleciona experiências em sua carreira. Ao longo das últimas décadas, o humorista tem explorado cada área possível de uma trajetória artística. De volta à Globo, onde se consagrou em programas dramatúrgicos de humor, ele retorna em um novíssimo papel: apresentador. À frente da primeira temporada de “Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua”, Hassum se mostra pronto para desbravar o entretenimento da emissora além da comédia tradicional. “Quero me divertir e ter aprendizados. Um reality é algo completamente novo para mim. Sou movido por esses desafios. Estou cercado de muitos detalhes novos dentro de um estúdio. Mas conto com uma equipe veterana nesse formato e que me ajuda demais”, explica.
No programa, quem coloca a mão na massa são os filhos. As mães só podem ajudar de longe, dando orientações e dicas. Hassum é responsável por comandar a dinâmica e ainda dá seus pitacos e dicas, e conta ainda com a parceria dos chefs Paola Carosella e João Diamante, que avaliam os preparos. “A parceria com o João Diamante e Paola foi muito bacana. Chegamos com muito medo, por seremos de universos diferentes; eu sou um cara do humor, a Paola vem de programas nos quais tinha que selecionar pessoas que que -
riam ser chefs, o João vem também de um universo totalmente diferente, muito rico, com uma valorização muito grande da nossa comida e do tempero brasileiro; eles têm personalidades totalmente diferentes e mesmo assim conseguimos achar uma liga”, elogia.
P – Você tem uma longa passagem pela Globo e agora volta em uma nova posição. Como está sendo encarar essa estreia na apresentação de um realityshow?
R – É algo muito novo na minha carreira. Então, tudo que eu encaro fazer é para me divertir e acumular algum tipo de aprendizado. Um reality é muito novo para mim, ainda mexe com culinária e tudo. Faço de tudo para ser um programa leve, divertido, família. Amo me desafiar em tudo o que faço, né? Seja na tevê, no teatro, na dublagem, dirigindo... Por enquanto, meu maior desafio está sendo me acostumar com o ponto eletrônico.
P – Como assim?
R – O ponto eletrônico é insuportável (risos). E não estou
falando da galera que fica no meu ouvido. Eles são ótimos. Mas, de repente, estou tranquilo gravando e vem uma voz no ouvido. Como é algo meio novo para mim, ainda não me acostumei com esse negócio. Pego uma colher e vem uma voz (risos). Mas não posso desconcentrar de tudo no estúdio, preciso fazer uma brincadeira, olhar o TP (teleprompter), falar com os jurados... É um novo aprendizado.
P – Como era o clima nas gravações?
R – As gravações foram muito gostosas. Estar de volta à Globo é muito bom, encontrar amigos, matar a saudade de uma empresa que fiquei durante 21 anos, fazendo um formato totalmente diferente e novo para mim, mais um desafio na minha carreira. Gostei mais das dicas que eu ficava roubando da Paola Carosella e do João Diamante. Foi muito bacana poder entender um pouco mais de cozinha porque, apesar de saber cozinhar bem, modéstia à parte, recebi dicas preciosas que acabamos, como amadores, não sabendo. Ver as famílias juntas também é muito le-
R – Me surpreendi com a forma como nós, na hora do desespero, somos capazes de realizar coisas. Até mesmo com a reação dos jurados – às vezes ficávamos assistindo enquanto o candidato estava produzindo e dizíamos: “não vai sair nada dali”; bate um desespero, uma angústia e, ao final, saíam coisas muito gostosas – às vezes, não (risos). Tivemos dias de comida bem esquisita, mas também coisas bem gostosas que os filhos com as mães realizaram.
P – Você é bastante conhecido pelos trabalhos com improviso. Tem encontrado espaço para criar em cima do roteiro do programa?
R – Sim, eu gosto muito de improvisar, saio do texto, falo à beça... Mas, para que tudo isso aconteça, eu preciso ser dirigido. Só consigo improvisar e brincar em cima do que já existe. Existe uma confusão enorme de falarem assim: “O Hassum é ‘indirigível’, indomável”. Na verdade, sou dócil e domável. Prefiro entregar mais e a direção me podar. É melhor do que ficar me segurando. Aliás, existe uma diferença entre improviso e gracinha.
P – Qual?
R – Quando você sai do texto e não tem um texto para onde voltar, isso não é improviso, é gracinha. Quando você improvisa e volta para a história, aí isso é um improviso bacana. Eu sou colaborativo. Tenho para onde voltar? Improviso. Se tirar o foco da ação, é gracinha.
principal
À frente de “minha mãe Cozinha melhor que a Sua”, Leandro Hassum explora novos caminhos na tevê
Domingo, 26 de fevereiro de 2023 televisão 3
Dores de crescimento
>> close
Heslaine Vieira fica surpresa com os rumos da nova temporada de “As Five”
Éinegável a importância que a extinta “Malhação” tinha para a teledramaturgia da Globo. Com a função de ser a principal porta de entrada de talentos da emissora, era notória a capacidade de revelar talentos, como Heslaine Vieira. Uma das protagonistas da premiada temporada de “Malhação – Viva a Diferença”, de 2017, a atriz se mostra feliz com a estreia da segunda temporada de “As Five” no Globoplay. Dois anos depois da estreia da primeira leva de episódios, o spin-off já está entre os programas mais vistos da plataforma e se destaca pela força de suas sequências e pelo retrato fiel das cinco protagonistas anos depois do último encontro. Apesar de conhecer sua personagem muito bem, Heslaine reencontrou Ellen em um outro momento da vida e se surpreendeu com os caminhos escolhidos pelo roteiro. “Essa é uma temporada de rupturas, lutos e recomeços. A vida profissional, amorosa, financeira dessas mulheres vai ser chacoalhada pelas pressões da vida adulta. É uma velha nova vida para Ellen e para mim enquanto atriz”, ressalta.
Nem nos melhores sonhos de Heslaine um teste para uma temporada de “Malhação” poderia render tantos outros projetos. Na produção original, ao lado das amigas Benê, Keyla,
Lica e Tina, papéis de Daphne Bozaski, Gabriela Medvedovski, Manoela Aliperti e Ana Hikari, respectivamente, a jovem preta e pobre utilizou sua inteligência para mudar de vida e chamou a atenção por seu foco e força de vontade. O primeiro ano da série derivada mostrou sua vida fora do Brasil como uma jovem cientista conquistando o mundo. Agora, de volta à São Paulo após concluir seu mestrado no renomado MIT, Instituto de Tecnologia da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, Ellen começa a trabalhar em uma
startup de tecnologia na equipe de Fábio, chefe abusivo vivido por Luiz Bertazo. “Eu e Ellen estamos juntas há bastante tempo e isso em vez disso me trazer tranquilidade, me deixa instigada para descobrir novas camadas. A personagem mudou totalmente. Foram conversas longas com a direção e também com a Maiara de Paula, nossa roteirista, para organizar tanta informação”, explica.
Entre um café e humilhações, é nos corredores da empresa que Ellen conhece Maura, advogada da empresa vivida por Tamirys O’hanna. Além de
ajudar Ellen a se posicionar diante de situações de preconceito, Maura é responsável por abrir os horizontes da personagem. “Desse contato, nasce uma amizade cheia de cumplicidade e as duas acabam se envolvendo, fazendo com que a Ellen questione sua orientação sexual”, conta. Como se não bastassem tantos dilemas, as coisas se complicam ainda mais quando descobre o interesse de sua grande amiga Lica por Maura, o que abala a amizade entre elas e cria um conflituoso triângulo amoroso. “Apesar deste contratempo, a relação das five continua uma delícia de fazer. Sou feliz por termos essa química forte. É só nos colocarem juntas com essas mesmas personagens para o jogo de cena acontecer”, gaba-se.
Natural de Ipatinga, Minas Gerais, a primeira aparição de Heslaine na tevê foi na incensada “Filhos do Carnaval”, superprodução nacional da HBO, de 2006. Alguns cursos de teatro depois, ela protagonizou a série “Pedro e Bianca”, na TV Cultura e, na sequência, entrou para a Globo, onde participou de títulos como “Dupla Identidade” e “Mister Brau”, até que “Malhação” apareceu em sua vida. Com uma terceira temporada de “As Five” já garantida e gravada, a atriz acredita que sua história com Ellen não deve acabar tão cedo. E, apesar de querer viver novas personagens, confessa que é sempre um prazer voltar ao quinteto. “É um grande presente ter nosso público ao nosso lado. Eles foram os grandes responsáveis por essa longevidade e continuam sendo. São engajados, articulados e lindos. As five ocupam um lugar muito especial para nós e para nosso público”, destaca.
4 televisão
Domingo, 26 de fevereiro de 2023
poética entidade
Gilberto Gil sempre tem algo interessante a dizer. Do alto da comemoração de seus 80 anos de idade, o cantor e compositor baiano exerce natural influência n a cultura brasileira por conta de uma obra plural e única. Personagem de diversos documentários e especiais de tevê, Gil é presença constante no audiovisual, onde fala o que quer sem grandes concessões para soar mais popular. No momento, ele é protagonista da série “Em Casa com os Gil”, da Amazon Prime Video, e também acaba de estrear a terceira temporada de “Amigos, Sons e Palavras”, talk-show do Canal Brasil. Embora a reunião familiar tenha seu valor documental, é no programa de entrevistas que o público consegue captar
a essência de Gil e seus convidados. Aliás, com grande autonomia, Gil consegue driblar nomes famosos ou que estão em destaque para focar em coisas que interessam e fazem mais sentido em seu próprio universo. Quem ganha com esse interesse genuíno é o programa, que por muitas vezes sai do protocolo do jogo de perguntas e respostas para discorrer sobre pequenas filosofias.
Os primeiros episódios da terceira temporada exemplificam bem sobre como o roteiro endossa a liberdade de assuntos. E claro que existe uma linha-guia, onde diversas canções da vasta discografia de Gil costuram o papo e fazem referências aos convidados. A graça está no fato de que até o formato pode ser usurpado. Ao
lado da também imortal Fernanda Montenegro, Gil pula a usual ladainha sobre o talento da veterana para abordar as múltiplas personalidades que uma pessoa famosa utiliza cotidianamente. Deixando o pedestal em segundo plano, é confortante acompanhar dois artistas consagrados fugindo de temas enfadonhos e repetitivos. Sempre em sintonia com novos nomes da música brasileira, o segundo episódio mostra a cantora e atriz Liniker em um papo enriquecedor sobre diversidade e respeito sem o usual tom educativo.
A naturalidade também dá o tom das apresentações musicais ao longo do “Amigos, Sons e Palavras”. Com sua voz já amadurecida pelo tempo e os acordes certeiros do violão,
Gil revisita sucessos e lados B com o mesmo entusiasmo e ciente de que o público gosta das mesmas músicas de sempre, mas que precisa estar de ouvidos abertos a algo que não teve a mesma chance de popularidade. Sem muita preocupação com firulas vocais ou afinação perfeita, o que importa é a representatividade das canções e como elas afetam o cantor e seus convidados. De quebra, vale até errar ou suprimir a letra de suas próprias canções. Com um cenário simples, mas bem iluminado, o programa funciona como uma sala de estar, fugindo do clima gélido e pouco casual dos estúdios de tevê. Próximo e cheio de aconchego, “Amigos, Sons e Palavras” é Gil em total estado de poesia.
Domingo, 26 de fevereiro de 2023 televisão 5
>> ponto de vista
À vontade e sem firulas, gilberto gil situa seus convidados no caminho da simplicidade na terceira temporada do “Amigos, Sons e Palavras”
reSumo daS NovelaS
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Segunda – Firmino tenta alertar José e Candoca. Joel e Anita se beijam. nivalda decide ir até a casa de Timbó ao ver Latifa com Tereza. noé procura Tertulinho, e Xaviera fica desconfiada. Lorena admira Firmino por suas atitudes. Deodora humilha o Coronel. Timbó consegue com Sabá um novo desconto na compra de sua casa. José e Candoca passeiam por uma cidade próxima de Canta Pedra. Firmino vai com Lorena atrás de José e Candoca.
Segunda – Lumiar mente para Jenifer e afirma que Ben não frequentava bailes funks. Duda questiona Sol sobre sua tatuagem. Jenifer faz as pazes com a mãe. Jenifer passa mal na faculdade, e Lumiar a socorre. Sol decide ir ao iCAES. Érika pula o muro da mansão para encontrar com Lui. Sol se lembra de quando viu Ben e Lumiar mais jovens no iCAES. Jenifer desmaia nos braços de Lumiar, e Sol se desespera. Theo questiona Ben sobre seu encontro com Sol.
Segunda – Helô prende moretti por intimidar testemunhas. Dante demonstra para oto sua preocupação com Bia, por achar que o rapaz ainda ama Brisa. guida ironiza moretti na cadeia. guerra coloca Ari como assessor da diretoria financeira. Helô avisa a Juliana que fará uma acareação com Brisa e oto. guida fotografa moretti algemado. Stenio avisa a moretti que o Juiz manteve a prisão e que o empresário será enviado ao presídio. oto chega à delegacia para fazer a acareação com Brisa. moretti coloca a roupa de presidiário.
Segunda – Sérgio e Joana contam aos filhos que irão se casar novamente. glória agradece a Poliana por ter perdoado Roger. Sem avisar ninguém, nanci foge com Waldisney e Valdinéia. Branca vê no noticiário da televisão que Waldisney escapou da polícia e fica preocupada com o paradeiro de nanci. Helô se despede dos colegas professores e passa o bastão, oficialmente, para o irmão Henrique. ETânia anuncia a Celeste que elas vão se mudar para o Jardim Bem-Te-Vi e que a ideia de liberar o evento no CLL foi para distrair a polícia e fazer a mudança de forma segura.
ACESSE
Terça – Firmino avisa a José sobre Fubá mimoso. Candoca tenta convencer José a não ir atrás de Fubá mimoso. Firmino se encontra com Fubá mimoso. Xaviera fala da desconfiança que teve com noé para Tertulinho. Coronel oferece dinheiro para noé deixar Canta Pedra. Sabá se desespera quando Timbó quase descobre uma de suas câmeras. Deodora convence mirinho a assinar um documento que o incrimina de desvio de dinheiro da prefeitura, e Floro fica incomodado.
Terça – Ben tenta conversar com Sol. Lumiar dá um falso recado de Sol para Jenifer e mente para o marido sobre o encontro com a mãe de sua aluna. Sol desconfia quando Jenifer conta que Lumiar deu um recado seu para ela. Vitinho pede para uma pessoa fingir ser fã de Wilma e ela se irrita quando a mesma se lembra dela por causa de Lui. Sol procura Lumiar, e as duas combinam de manter Jenifer e Ben afastados. o rosto de Lui volta ao normal.
Terça – guida envia a foto de moretti algemado para guerra. Cidália deixa claro a Ari que, como assessor financeiro, ele deverá submeter as decisões para aprovação a ela. oto percebe que Brisa quis protegê-lo na acareação. oto confessa que se passou por Alfredo Serra e livra Brisa de qualquer complicação. monteiro e Laís trocam acusações mútuas sobre o estado de Theo. Sara comenta com Dante que parece que ivan está fugindo dela. núbia pergunta a Ari, na frente de guerra, sobre ações que o filho teria transferido para ela.
Terça – Pinóquio demonstra para Jeff que está com ciúmes da Lorena com mario. Uma operação da Polícia Civil em busca da Tânia é realizada. o CLL promove a exposição com as fotos do marcelo. Luísa visita a exposição e se emociona. gleyce avista Celeste pela comunidade e desconfia da presença dela na região. Song termina com Luigi através de um vídeo. otto diz ao delegado que Celeste pode ser um caminho para alcançar Tânia. Poliana declara ao amigo João que acha fofo ele sempre estar disposto para ela. Tânia afirma a Celeste que a filha deve voltar a trabalhar na Luc4Tech.
Quarta – Candoca se coloca entre José e Fubá mimoso, mas não consegue afastar os dois. Xaviera leva Tertulinho para se confessar com Padre Zezo. Xaviera questiona Tertulinho sobre sua confissão. José domina Fubá mimoso. Lorena tenta consolar Candoca. maruan e Labibe chegam a São isidro. José teme que Candoca não o perdoe. Lorena conta com admiração para Labibe os feitos de Firmino. maruan agradece Firmino por cuidar de José. José e Candoca se reconciliam.
Quarta – Lumiar se enfurece com Theo. Lui tenta se explicar para Érika, que fica decepcionada. Ben procura Sol nas redes sociais e desiste quando Lumiar chega em casa. Rafa tenta convencer Clara a fazer terapia. Lui não consegue ficar com Carmem e se preocupa. Theo leva Kate até um apart hotel e ela fica deslumbrada. Érika não deixa que ivy conte para Anthony sobre problema de Lui. Fábio e Dora acertam com Julião um evento no refúgio.
Quarta – Ari inventa para guerra que resolveu mandar as ações para o padre de mandacaru. Ari diz a gil que fará a doação para o padre, com receio de Cidália descobrir. Helô comenta com Yone que sua experiência lhe diz que foi moretti quem plantou a bomba no carro de guerra. Chiara entrega convite do casamento com Ari para Brisa. oto recebe o convite de casamento de Chiara, enviado por guerra. Creusa acompanhará Brisa no casamento de Ari. isa marca uma sessão com psicólogo para os pais.
Quarta – Pinóquio cria bots para comentarem apoio ao casal LUC1 e Lorena. Amigos e família prestigiam a exposição de marcelo. Pedro se engasga e Vini salva a vida do garoto. Zezinho revê a família que o ajudou quando ainda era um morador de rua. os pais de Luigi explicam para garoto como funciona o processo do término.
Zezinho conta para gleyce que fez uma pesquisa da esposa que o abandonou quando tinha dependência química e descobriu que ela deu seus filhos para adoção. otto esquece do evento no CLL chega depois que acaba.
Domingo, 26 de fevereiro de 2023 6 televisão >> MalHaÇão globo –17h35 >> vai na FÉ 19h15 >> poliana MoÇa SBT –20H30 >> Mar do sertão glo bo –18h 15 >> travessia globo. –21h
não Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Fubá XaPadre sua Lorena chegam perdoe. feipor reconciliam.
Quinta – José pede para Fubá mimoso contar quem o contratou para matá-lo. Xaviera sugere que Tertulinho doe terras que estão ociosas. Lorena avisa a Padre Zezo que José está bem e que Fubá mimoso se arrependeu. noé conta para Deodora que aceitará o dinheiro do Coronel e ela implora que Pajeú o mate. Deodora manipula Tertulinho, que vai atrás de noé. Catão e o Coronel preparam uma emboscada para noé, que chega armado para o encontro.
Sexta – na disputa pela arma, noé é atingindo e Tertulinho se desespera. Xaviera tenta ser gentil com Deodora. Tertulinho expulsa a mãe de sua casa. Xaviera não consegue impedir que Tertulinho seja preso. Lorena e Firmino se beijam. Timbó flagra Rosinha e Tomás juntos por uma das câmeras de Sabá. o Coronel vai à delegacia e inocenta Tertulinho.
Sábado – o Coronel assume a culpa pela morte de noé para o Sargento Venâncio. Sabá se vangloria para nivalda por enganar novamente Timbó. Tomás e Rosinha encontram as câmerasespiãs. Lorena confirma para Labibe e Candoca que ficou com Firmino. A pastora Dagmar critica o Coronel por ter matado noé. Vespertino desiste de Deodora. o agiota diz a Floro que eles irão usar mirinho para continuar desviando dinheiro da prefeitura.
Lui decepcionadesiste conconsegue
Kate Érika sobre o Julião
resolveu Ari receio que planentrega o reenviado casapsicólo-
Quinta – Bruna confronta Theo, que a trata com hostilidade. Anthony posta um vídeo de Érika falando de Lui. Sol não consegue cantar para vender as quentinhas por causa de Theo. Lui se entristece ao ver o vídeo de Érika. orfeu convence Theo a fazer um negócio ilícito. Érika furta a agenda de Wilma. Theo se esconde quando vê guiga na porta de seu apart discutindo com Kate. Vitinho tem uma ideia para tentar ajudar Lui e o inscreve no evento de Julião.
Quinta – núbia não gosta de ver Brisa na festa. Stenio diz a Helô que moretti quer atribuir a guerra a paternidade de ivan. Leonor percebe o interesse de Talita por Caíque. Brisa discute com Ari e acaba jogando o rapaz na piscina. Brisa vê oto chegando à festa com Bia e conclui que ele era o pierrô. Brisa envia um vídeo para guerra, pedindo desculpas por seu comportamento na festa. oto comenta com Dante que não confia em guida. guerra não se sente bem e no hospital fica sabendo que terá de fazer nova cirurgia.
Quinta – gleyce revela ao filho que viu Celeste na comunidade com um homem. Jeff acha que Celeste está envolvida na fuga de Tânia. Ruth diz para Renato que a relação com Henrique é totalmente profissional. Luísa fica brava com otto. nicholas cumprimenta Celeste na Luc4Tech e Raquel questiona a relação deles. Pinóquio faz uma montagem de foto com ele e Lorena e admite para Sara que está apaixonado. Sem querer, Luigi exibe o vídeo da Song terminando com ele no telão da sala de aula. Song sai da sala chorando.
ACESSE
Sexta – Sol canta para atrair clientes e Theo tem uma fantasia com ela mais nova. orfeu ameaça Sheila. Sol se preocupa ao saber que Jenifer está se aproximando de Ben. Lumiar confirma a combinação com Sol para manter Jenifer e Ben afastados. Eduardo tenta se insinuar para Jenifer, mas ela avisa que tem namorado. Anthony se preocupa com os vídeos de Érika. Jenifer, Bela e Tatá fazem uma banca para recolher assinaturas e impedir que Yuri perca a sua bolsa na faculdade.
Sexta – Ari pede a núbia para fazer a mala de Tonho, e pede segredo à mãe. guida comenta com Cotinha sobra a proposta que recebeu do advogado Prates para alugar sua casa por dois meses. Laís e monteiro dizem a isa que o psicólogo informou que o caso de Theo é grave. moretti diz a Stenio que deseja pedir judicialmente um exame de DnA para a comprovação da paternidade de ivan. Prates avisa a Ari que alugou a casa de moretti. Joel não acredita na mudança de Zezinho. inácia mostra a mansão para Ari e núbia.
Sexta – nicholas liga o LUC2 para Luca analisar e o chefe repara que não está natural. Luca diz a Celeste que está difícil esconder o LUC2 de Raquel e Brenda. Luca quer que nicholas programe LUC2 para se apaixonar por Lorena. Luca Tuber diz a Celeste que está preocupado com as provas que otto entregou para a polícia. Luca faz um vídeo de divulgação do LUC1, mencionando que o androide voltará e, ainda, apaixonado por Lorena. Tânia compartilha com Celeste que tem um plano para otto se, futuramente, ele alegar que o LUC2 pertence a ele.
Sábado – Brisa e Bia discutem. gil alerta Ari para reação de guerra, quando o empresário souber que foi roubado. Ari diz a gil que conta com a ajuda de Prates. Brisa reage à tentativa de oto para ambos conversarem. Stenio avisa a Helô que teme pela segurança da delegada, pois montez, um dos homens que o sequestrou, fugiu da cadeia. Ari alerta gil para se preparar para o encontro com os representantes da licitação do casarão, deixando a entender que surpreenderá os participantes da reunião.
Sábado – Jairo obriga Theo a se afastar de Sol. orfeu avisa ao sócio que o negócio ilícito foi um sucesso. Lui tem uma conversa séria com Fábio. o cantor Buchecha ouve Sol cantando uma paródia com uma de suas músicas e fica feliz. Érika decide chantagear celebridades para conseguir notícias. Vitinho pede para Cristal se aproximar de Lui e tentar resolver seu problema. Jairo avisa a Sol sobre o teste para backing vocal de Lui, e Kate diz que se candidatará. comentarem família enrevê mopara o término. pesquisa depenfilhos CLL e
Domingo, 26 de fevereiro de 2023 televisão 7
Asensibilidade aguçada é uma característica gritante de Paulo Vinícius Coelho, também conhecido como PVC. O comentarista esportivo, que chega ao Paramount+ para dar o pontapé inicial nas transmissões de Libertadores da América e Copa Sul-Americana, tem o hábito de ir além dos dribles, gols e polêmicas de arbitragem que movimentam uma partida de futebol. Não à toa, ele tem uma coleção de histórias para levar ao ar a cada jogo. “Eu vivo de contar histórias. E é isso que quero seguir fazendo no Paramount+. Vou precisa me adaptar? Posso ter mais ou menos tempo? Claro. Mas as grandes histórias nunca somem. E, para isso, vamos ter a chance de estar no estádio buscando essas histórias que a câmera não foca”, aponta.
O paulistano PVC chega ao Paramount+ após três anos no SporTV. Referência dentro do jornalismo esportivo, ele atuou nas redações do “Diário do Grande ABC”, “Placar”, “Lance”, “Folha de S. Paulo”, “O Estado de S. Paulo” e CBN. O comentarista participou da cobertura de cinco Copas do Mundo e é autor de seis livros sobre futebol e jornalismo. Na tevê, também conta com passagens pela ESPN Brasil e Fox Sports. “Estamos animados e com muita dedicação e afinco para encarar esse início de projeto.
Contador de histórias
um desejo seu desbravar o recém-chegado streaming?
R – As pessoas sempre falaram que eu era multimídia. Eu acho que sou multiplataforma. Conto história na televisão, no rádio, no impresso, na internet... Mas realmente acho que preciso melhorar minhas relações com as mídias digitais. Acho que embate entre mídias sempre existiu e nunca deixará de existir. Vamos conviver, vamos contar histórias nas mídias digitais. A gente também é televisão, né? Somos diferentes, mas, ao mesmo tempo, somos algo que sempre existiu.
P – Ao longo das transmissões, você tem o hábito de resgatar diversas histórias e curiosidades. Como isso funcionará no streaming?
Temos algo muito bom nas mãos e que pode se perpetuar por muito tempo. Pode apostar que vamos terminar a temporada com o público querendo mais da gente”, torce.
P – Após um período no tradicional Grupo Globo, como você encara esse movimento de mudança focado no streaming?
R – É incrível estar numa companhia centenária como a Paramount. Quem nunca entrou num cinema e viu o símbolo da montanha envolvida pelas estrelas, presente desde o início da história do cinema e da tevê. A recepção do público foi muito rápida. Fiquei impressionado. Na rua, as pessoas viravam e falavam: “vou ver Libertadores com você, no Paramount+”. O público está atento a esse movimento de mudança nos eventos esportivos. Acho que esse movimento da Paramount+ e da chegada dos streamings aos eventos esportivos traz um fôlego novo ao jornalismo.
P – Como assim?
R – É importante ter mercado. E tem mercado. Dá a sensação que vamos voltar a crescer, ter mais lugares para gente competente que precisa trabalhar. Entendo isso como uma valorização do bom jornalismo, seja feito por jornalista ou ex-jogadores. Estamos dando mais opção para o público e isso nos obriga a correr atrás do melhor trabalho. A gente vem de um tempo que sabia que o jogo passaria, por exemplo, em três emissora abertas. Você podia ver um jogo na Record, com o Silvio Luiz, ou na Band, com o Luciano do Valle, ou na Globo. Agora as pessoas buscam na internet onde vai passar o jogo do time delas. A gente tem de fazer o torcedor vir buscar o jogo do time dele aqui (no Paramount+). Temos de ter a capacidade de dar opção para as pessoas. Por isso, temos de fazer a melhor transmissão.
P – Você tem passagens pela tevê, impresso e rádio. Era
R – Vou continuar contando minhas histórias. Sempre temos histórias para contar, mas eu preciso sempre estar atento ao espaço ou ao tempo que terei para essas histórias. Posso ter 15 histórias para contar durante um jogo. Se o jogo tiver bom, provavelmente não vou falar as 15. Se tiver ruim o jogo, vou contar os fatos imediatos da partida, mas também vou falar minhas histórias (risos).
P – Os jogos considerados de maior relevância contarão com narradores e comentaristas direto dos estádios. Para você, é importante estar in loco durante as transmissões?
R – Eu costumo falar que jornalista tem de estar na cena do crime. Para quê? Para ver o crime, as provas, o sorriso de alguém que pode simbolizar algo... Quando estamos no estádio, temos de ver e repassar o que a câmera não estar mostrando. Podemos encontrar histórias fabulosas.
>> cinco perGU ntas: Recém-chegado ao Paramount+, Paulo Vinício Coelho celebra nova fase profissional no “streaming”
8 televisão
Domingo, 26 de fevereiro de 2023
Coração aliviado
Nome completo: Allan Campos Oliveira.
Nascimento: 23 de agosto de 1992, no Rio de Janeiro/RJ.
Atuação inesquecível: Como Dj Cidão.
Interpretação memorável: José Loreto como José Aldo no filme “Mais Forte que o Mundo”, dirigido por Afonso Poyart e lançado em 2016.
Momento marcante na carreira: “Quando fui para a preparação de elenco de ‘Vai na Fé’ e conheci todos os atores que sempre assisti e de quem sou fã”.
O que falta na televisão: “Representatividade para pessoas trans”.
Integrar o elenco de uma novela pode se revelar um foco de bastante ansiedade para um ator. Desde o momento da seleção à construção da personagem, chegando inclusive à espera pela estreia. Alan Oliveira que o diga. Primeiro, assim que foi chamado para os testes, já experimentou a situação. Quando recebeu a resposta positiva para dar vida ao talentoso DJ Cidão de “Vai na Fé”, passou a esperar ansioso pela fase de preparação de elenco e, em seguida, pela hora de começar a gravar. “Hoje, lido bem com tudo. Mas acho que esse processo é bem normal de sentir antes de tudo começar”, explica o rapaz, que trabalhava como produtor de conteúdo digital antes de conquistar a chance de atuar na novela das 19h da Globo.
A ideia de fazer novelas era um sonho de infância. “Sempre fui noveleiro e lembro que, quando criança, ficava me olhando no espelho, falando e gesticulando como se estivesse atuando”, conta. Assim que descobriu que seus primeiros passos nessa área seriam na pele de um DJ, o ex-motoboy tratou de fazer uma pesquisa de campo. “Comecei a observar mais os caras nas baladas e até fazer perguntas. Vi filmes
e tenho estudado sobre os DJs, para chegar a uma atuação mais próxima da realidade”, entrega.
Na trama escrita por Rosane Svartman, Cidão é um cara de bem com a vida e engraçado –pelo menos na maior parte do tempo. Ele trabalha na mansão dos Lorenzo, tendo como chefe a amargurada Wilma, vivida por Renata Sorrah, e o famoso Lui, personagem de José Loreto. “Cidão faz os beats das músicas que o astro pop canta. Ele adora estar naquele mundo de fama, de glamour. E se inspira no Lui, gosta bastante dele”, descreve Alan.
Nas redes sociais, Alan se destacou por acaso. Em 2020, postou alguns vídeos sobre as mudanças físicas que aconteciam por conta da transição de gênero – ele é um homem trans – e alguns viralizaram. “Um ano depois, comecei a criar conteú-
do sobre meu dia a dia no trabalho de motoboy e, novamente, os vídeos viralizaram. Ali, já tinha tomado gosto por fazer isso e não parei mais”, diz.
A chance de inspirar outras pessoas trans com o alcance que a tevê aberta traz é outro fator que instiga Alan. “Hoje, é um assunto mais conhecido e falado. Mas acho que precisa melhorar, até porque ainda existe muito preconceito em cima disso”, avalia. Mesmo diante de uma sociedade ainda com muitos casos de transfobia, Alan acredita que um detalhe o favorece. “Tenho uma coisa que se chama ‘passabilidade’, que é quando uma pessoa trans parece fisicamente com uma pessoa cis. Acredito que isso me bota em um lugar de privilégio, me salva de sofrer muito preconceito”, reconhece.
O que sobra na televisão: “Representatividade para pessoas cis”.
C om quem gostaria de contracenar: Wagner Moura.
Se não fosse ator, seria: Professor de lutas.
Ator: Lázaro Ramos.
Atriz: Renata Sorrah.
Novela: “Avenida Brasil”, escrita por João Emanuel Carneiro e exibida originalmente pela Globo em 2012.
Vilão marcante: Nazaré Tedesco, papel de Renata Sorrah em “Senhora do Destino”, novela de Aguinaldo Silva, exibida originalmente pela Globo entre 2004 e 2005.
Que novela gostaria que fosse reprisada: “Avenida Brasil”.
Que papel gostaria de representar: “Um vilão”.
Filme: “Cidade de Deus”, dirigido por Fernando Meirelles e lançado em 2002.
Autor: Rosanne Svartman.
Diretor: Amora Mautner.
Vexame: “Na primeira noite que saí com a menina que namoro, vomitei na frente dela em uma festa”.
Mania: “De fechar as portas abertas”.
Medo: “De cobra”.
Projeto: “Continuar estudando e evoluindo na minha carreira no audiovisual”.
Domingo, 26 de fevereiro de 2023 televisão 9
>> raio x Produtor de conteúdo digital, Alan oliveira jura que ansiedade inicial pela estreia na tevê aos 30 anos já está controlada
Jogo duplo
Personagens envolvidos em tramas de suspense podem ser mais instigantes para alguns atores. Luiz Fortes, por exemplo, viu justamente a ambiguidade inicial do misterioso Rominho de “Todas as Flores”, novela do Globoplay, se transformar em uma das maiores preocupações em seu trabalho de construção. Essa, na verdade, acabou se tornando a parte mais difícil de todo o processo. “O mais complexo foi fazer o público ficar intrigado naquele contexto e ter dúvidas sobre o caráter da personagem. Construir camadas para ele e humanizá-lo se tornou meu maior foco. Rominho está sempre sendo colocado à prova e fazer o público entender isso era importante”, avalia.
Na história, Rominho é refém de uma facção criminosa envolvida com tráfico humano. Na fazenda em que está preso, ele conheceu Jéssica, papel de Duda Batsow, por quem se apaixonou. Mas, para se manter seguro por ali, já precisou ajudar pessoas ligadas à própria organização. A proteção excessiva que demonstra ter por Jéssica é que abre possibilidades para que se duvide se o personagem está se juntando aos criminosos ou se, estrategicamente, tenta se fortalecer para cuidar da amada e, quem sabe, conseguir fugir dali. “A repercussão da novela deixou todo mundo feliz e foi consequência de muita luta e dedicação. Foi bem interessante esse pri-
meiro contato com o público na minha estreia. Fiquei contente com os recados de pessoas emocionadas e inspiradas. É bom colher frutos de um trabalho feito com amor e carinho”, derrete-se o rapaz, que dá seus
primeiros passos na tevê com “Todas as Flores”.
A segunda temporada de “Todas as Flores”, que tem estreia marcada para 5 de abril, chegará com muitas cenas fortes, reviravoltas, drama e novas
doses de suspense. Pelo menos é o que promete Luiz. “Na primeira fase, o núcleo da fazenda começou a ter movimento e nessa seguinte vai ter vários conflitos e novidades que o público não imagina. Estou ansioso para ver cenas específicas, principalmente as mais pesadas”, diz, escondendo detalhes sobre o que está por vir. Além da estreia na plataforma de streaming, está prevista ainda para 2023, no segundo semestre, a exibição da novela na própria Globo. Porém, em uma versão editada para a faixa das 23h.
Luiz faz questão de mencionar que são justamente as sequências mais densas e fortes que ele mais curte gravar. “Gosto de mergulhar nesse mundo de cenas dramáticas e entender as camadas que cada uma tem por trás, em sua composição”, defende. Com “Todas as Flores” inteiramente gravada, Luiz dá a entender que já tem outros projetos para 2023. Só não conta se serão, também, na televisão. “‘Todas as Flores’ está sendo um projeto de muitos frutos. Foi uma experiência incrível e sou muito grato por ter feito parte desse sucesso. E também pelas portas que ele está abrindo”, celebra.
Paulista de 21 anos, Luiz iniciou a carreira profissional como modelo, aos 16 anos, mas também se dedicou ao esporte. Campeão paulista de vôlei e ex-atleta de categorias de base de futebol, ele mantinha a atuação presente em trabalhos de escola e também em vídeos que gravava por lazer. “O esporte foi um dos elementos mais importantes da minha vida. Hoje, muito do que sou e busco é consequência de 18 anos da prática em várias modalidades”, conta ele, que estudou na Escola de Atores Wolf Maya e, antes de ser escalado para “Todas as Flores”, fez testes para o seriado infantojuvenil “Malhação”.
Domingo, 26 de fevereiro de 2023 10 televisão
>> inside À espera da segunda temporada de “Todas as Flores”, em abril, Luiz Fortes valoriza trajetória do misterioso Rominho
>> Bastidores Com tecnologia e criatividade, o figurino do “The m asked Singer Brasil” fica cada vez mais ousado
Televisão é um veículo que usa e abusa das imagens. Por isso mesmo, o “The Masked Singer Brasil” foca não apenas na curiosidade por trás das identidades dos mascarados, mas também na grandeza dos espetáculos comandados por Ivete Sangalo. Os figurinistas Gabriel Haddad e Leonardo Bora, carnavalescos da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, são os responsáveis pela concepção e produção das fantasias. Acostumados aos grandiosos eventos da Sapucaí, a dupla concilia figurinos impressionantes com peças que sejam funcionais e misteriosas diante das câmeras. “As fantasias são pensadas para engrandecer as performances dos talentos que se escondem dentro delas, valorizando os espetáculos que artistas tão múltiplos conseguem dar. A preocupação mais óbvia é não revelar a silhueta de nenhum corpo, afinal, o objetivo do programa é tentar descobrir quem são os mascarados. Também nos preocupamos com o impacto visual das fantasias, trazendo algumas características do Carnaval como penas, pedrarias e bordados”, explica Gabriel.
A experiência carnavalesca da dupla foi um fator importante para a confecção das fantasias antes do início das gravações. Os dois trouxeram do mundo do samba uma série
Por baixo dos panos
de técnicas e macetes para produzir os figurinos. “O trabalho com o que o Carnaval nos oferece: o domínio técnico de uma série de pontos importantes para a execução das fantasias de um programa como o ‘The Masked Singer Brasil’. Há diferenças de linguagens, claro, dadas as naturezas distintas dos eventos, mas também pontos de contato – e estes foram os aspectos que mais enfatizamos quando executamos as fantasias. Estruturas, materiais, técnicas de acabamento, esculturas, tudo foi levado em conta”, afirma Leonardo.
Com muito brilho, versatilidade, elegância e homenageando alguns ícones da cultura nacional, o figurino do “Masked Singer” conta com uma série de materiais diferentes. A Broco Lee, que escondia a identidade de Erika Januza, foi feita de tecido de algodão e suas vestes eram uma mistura entre quimo-
nos de muay thai, judô, jiu-jítsu e kung-fu. Enquanto isso, a DJ Vitória-Régia possui luzes e tecidos translúcidos em sua confecção. “As inspirações são variadas, mas tocam, principalmente, num imaginário brasileiro, festivo e carnavalesco. Tentamos sempre fugir das leituras óbvias, entendendo que cada fantasia pode abrir um grande leque de possibilidades cênicas. O conjunto de fantasias da terceira temporada conversa com a tecnologia e com a alta costura”, ressalta Leonardo.
Apesar de contar com um acervo impressionante de fantasias, foi o personagem Circo que chamou a atenção nas últimas semanas. A fantasia, que revelou a identidade do atleta paraolímpico Fernando Fernandes, foi confeccionada pelo departamento de efeitos visuais da Globo, junto aos figurinistas do programa. O equipamento é composto por uma
plataforma elétrica motorizada, uma cadeira e um sistema de fixação exclusivo. O microfone foi adaptado um joystick, permitindo ao artista realizar toda a movimentação no palco. “A tecnologia embarcada é simples; nesse caso, o interessante é o desenvolvimento do aparato. Além da participação ativa de figurinistas e aderecistas, tivemos o apoio e a colaboração do Fernando Fernandes, promovendo um trabalho multidisciplinar integrado”, aponta João Rizzo, gerente de Efeitos Especiais da Globo. “Conseguimos resolver um desafio que a direção artística do programa nos trouxe: evitar que o público suspeitasse que se tratava de um cadeirante, preservando sua identidade, em linha com a magia do programa. A tecnologia viabilizou a acessibilidade e promoveu o encantamento do público”, completa.
Domingo, 26 de fevereiro de 2023 televisão 11
ZappiNg
Jogo de cena
>> por caroline BorGes
Humberto Martins tem um longo histórico profissional com Gloria Perez. Por isso mesmo, o ator não pensou duas vezes ao aceitar o convite para viver o empresário Guerra em “Travessia”, da Globo. “É muito fácil aceitar um convite da Gloria. Ela foi uma das responsáveis pela minha carreira, sempre tive uma admiração enorme. Ela fez muito por mim e me deu personagens muito bons”, explica o ator. Na novela das nove, Humberto tem contracenado com a novata Jade Picon, que vive a mimada Chiara. “Vejo o quanto ela quer crescer, ser uma boa atriz. É uma profissional excelente. Sempre chega com o texto na ponta da língua. Gosto vê-la em cena”, elogia
CeNaS fiNaiS
O elenco de “Mar do Sertão” viajou para Pernambuco para gravar as cenas finais da novela das seis. Sérgio Guize e Isadora Cruz participaram dos trabalhos. O folhetim tem previsão para acabar em março.
reviravolta No guarda-roupa
O “Esquadrão da Moda”, do SBT, ganhará um novo diretor. Márcio Esquilo assume a produção comandada por Renata Kuerten e Lucas Anderi. O programa inda não tem data de estreia definida.
trabalho No “StreamiNg”
Rogério Brito, que esteve no elenco de “Nos Tempos do Imperador”, foi escalado para o longa “Escola de Quebrada”, original Paramount+. A produção nacional estreia no próximo dia 3 de março.
NovoS ColegaS
O elenco da segunda temporada de “Dom”, original Globoplay, contará com a participação de Tainá Medina. Estrelada por Gabriel Leone e Flávio Tolezani, a produção estreia no próximo dia 17.
fim doS trabalhoS
Foram encerradas as gravações do longa “As Aventuras de Poliana – O Filme”. A produção é um “spin-off” das novelas infantis do SBT: “As Aventuras de Poliana” e “Poliana Moça”, ambas inspiradas no clássico da literatura infantojuvenil “Pollyana”. Com
laZer e trabalho
estreia prevista para 30 de novembro, a trama é estrelada por Sophia Valverde.
Nome de peSo
Maria Padilha irá integrar o elenco da segunda temporada de “Justiça”, original Globoplay. O projeto assinado por Manuela Dias está em fase de pré-produção.
previSão de eStreia
A série “As Aventuras de José & Durval”, original Globoplay, tem estreia prevista para maio. O projeto é protagonizado por Rodrigo e Felipe Simas. A trama conta a trajetória da dupla Chitãozinho & Xororó.
eStreia Como ator
O cantor Belo começou a gravar a série “Veronika”, original Globoplay. A produção é criada por José Junior e tem direção de Vera Egito e Silvio Guindane.
Com inúmeras novelas no currículo, Juliana Paes está testando novos formatos na tevê. A atriz tem se divertido ao integrar a bancada de jurados do quadro “Caldeirola”, do “Caldeirão com Mion”. “É uma sensação de voltar para casa. É muito bom saber que são os mesmos colegas que vão estar ali na bancada, a gente já virou uma família, com intimidade”, afirma. A produção está em sua segunda temporada e também conta com Robson Nunes, Otávio Müller e Nany People no time de jurados. “Temos novas regras, um novo jeito de olhar para os nossos calouros, mas a tendência é que a nossa inteiração fique sempre melhor. A sensação é que a gente estava de férias e estamos voltando às aulas, reencontrando os amigos”, aponta.
Domingo, 26 de fevereiro de 2023 12 televisão
Investimentos em segurança diminuem os índices de violência no Rio Grande do Norte. Natal e Mossoró têm redução de 48% e 15%
DE FATO RN
Porto-indústria verde do Rio Grande do Norte
ESTUDANTES DE MOSSORÓ TERÃO UNIDADE DO IERN
Governo do RN adquiriu área no bairro Santo Antônio para construir uma unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia. Outras ações do governo estadual para Mossoró vão garantir a entrega de 7.196 títulos de regularização fundiária em 15 conjuntos habitacionais > P 2
Rio Grande do Norte amplia número de estudantes em escolas de tempo integral
Governo do RN investe
R$ 122 milhões em estrutura e internet nas escolas
>
Hospital de Assú, reformado, passa a ser referência em saúde materna
Governo do RN instala primeiro consórcio de saúde na região do Seridó
Governo do RN disponibiliza
R$ 18 milhões de incentivos para cultura e esporte
> P 10
P 16
>
> P 14 e 15
MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023
P 3
>
P 7
P 8
>
Divulgação
Elisa Elsie
> P 4 CIANO MAGNTA AMARELO PRETO
Governo do Estado investe no projeto do porto-indústria verde que vai garantir sustentabilidade energética do Rio Grande do Norte
MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023
http://www.rn.gov.br
Medidas da gestão estadual na cidade atendem áreas da segurança, habitação, saúde, transportes e educação
Governo do RN garante apoio ao Mossoró Cidade Junina 2023
OGoverno do RN tem ações administrativas importantes na cidade de Mossoró que contemplam áreas como saúde, segurança, habitação, transportes, educação e cultura. Essas ações serão ampliadas em 2023, com destaque para a construção de uma unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IERN), no bairro Santo Antônio, zona norte.
A governadora Fátima Bezerra, durante audiência com uma comitiva de Mossoró, capitaneada pelo prefeito Allyson Bezerra, afirmou que a gestão estadual está cumprindo o papel institucional de celebrar parcerias com os municípios para ampliar as medidas em benefício da população.
A pauta da reunião constou de medidas nas áreas dos transportes, segurança pública, habitação e educação. A governadora destacou que em contato com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, obteve o compromisso de investimento federal no Aeroporto Dix-sept Rosado, de Mossoró, além da relicitação do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, de São Gonçalo do Amarante.
“O ministro Márcio França me disse que o aeroporto de Mossoró é considerado estratégico para a aviação regional, e que será um dos focos da Infraero para os próximos anos. E o Ministério está trabalhando em um plano diretor para a ampliação do equipamento”, explicou a governadora, que solicitou ao município estudos
complementares para permitir a ampliação da área hoje ocupada.
CIDADE JUNINA
O Governo do RN, mais uma vez, vai assegurar o reforço no policiamento para a realização do Mossoró Cidade Junina, considerado um dos maiores eventos do gênero do país. O governo do Estado vai reforçar a segurança da festa com o pagamento de diárias operacionais para os efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.
Em 2022, o Governo do Estado investiu R$ 600 mil na segurança do Cidade Junina. Todo o planejamento para emprego das forças de segurança do Estado foi feito pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar e está em condições de ser executado.
Além dos reforços dos agentes policiais, foram disponibilizados equipamentos de rádios comunicadores, Delegacia Móvel de Polícia, Plataforma do Centro de Comando e Controle, Plataforma de Observação Estática (com a torre de observação) e veículos especiais dos Bombeiros.
Além disso, na área de segurança pública, o Governo do Estado entregou mais quatro novas viaturas tipo SUV e 28 motocicletas para os dois batalhões de Polícia Militar e para a Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual. “Em breve, vamos inaugurar duas novas delegacias de polícia — uma Deprov e uma Delegacia da Mulher”, informou Fátima Bezerra.
Títulos de regularização fundiária contemplam 15 conjuntos habitacionais
O Governo do Estado trabalha para entregar 7.196 títulos de regularização fundiária em 15 conjuntos habitacionais de Mossoró, numa ação da Companhia Estadual de Habitação (CEHAB) em parceria com a prefeitura.
“São proprietários de imóveis em conjuntos habitacionais construídos, alguns há
Ações do Governo do RN para Mossoró
Construção do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia Entrega de 7.196 títulos de regularização fundiária em 15 conjuntos
Duas novas delegacias, sendo uma da Mulher, para reforçar segurança
Investimento para segurança do Mossoró Cidade Junina
Estudo de concessão pública do Terminal Rodoviário Diran Ramos do Amaral Parceria com Governo Federal para investimento no Aeroporto Dix-sept Rosado
cluindo o novo Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, do Governo do Estado, e unidades conveniadas como a Apamim, Hospital Wilson Rosado e a Liga Mossoroense contra o Câncer.
mais de trinta anos, que ainda não possuem o título de posse. Vamos regularizar isso e beneficiar todas estas famílias”, pontua a governadora Fátima Bezerra. Na audiência com a comitiva de Mossoró, foi informado também que a Secretaria de Infraestrutura do Estado está elaborando o edital para
concessão pública da rodoviária de Mossoró. Esta opção vai permitir melhorar os serviços prestados e a manutenção do local, inclusive assegurando arrecadação de ISS para o mu-
nicípio. Outras possibilidades de parceria foram tratadas para a área da saúde pública para otimizar a prestação do serviço na cidade de Mossoró, in-
Na Educação, a gestão estadual adquiriu área para a construção de uma unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Ficará localizada na zona norte da cidade, que compreende os bairros Santo Antônio, Bom Jardim, Barrocas, Estrada da Raiz e adjacências.
/governodorn /GovernodoRN /GovernodoRN
2 DE FATO RN Assecom/RN
Investimento do Governo do RN garantiu segurança ao Cidade Junina em 2022
Reprodução
Unidade do IERN será construída no bairro Santo Antônio
Hospital de Assú, reformado, passa a ser referência em saúde materna
OGoverno do Rio Grande do Norte entregou as obras de reforma e ampliação do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assú, principal cidade da região do Vale do Açu. A importante unidade hospitalar passa a contar com 65 leitos e oferecer quatro perfis de atendimento: UTI geral, clínica médica para dar suporte à UTI, centro cirúrgico com novos equipamentos e moderno centro obstétrico.
Para que a unidade seja referência em saúde materno-infantil na região do Vale do Açu, o Governo do RN investiu R$ 5,9 milhões na reforma e ampliação. Se levar em conta os leitos abertos para tratamento de pacientes Covid-19 e outras intervenções pré-pandemia, os investimentos feitos pelo governo estadual chegam a R$ 10 milhões nos últimos quatro anos.
“É muito bom poder realizar, no nosso Governo, obras importantes como essa para quem mais precisa, como as mulheres e gestantes, e também a população em geral, que agora poderão ter seus filhos e
Números
Novas instalações ampliam áreas de atendimento à população
O Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos passa a dispor de oito leitos direcionados à saúde mental e também salas específicas para exames como ultrassom, cardiotocógrafo/triagem, Raios-X, pequenas cirurgias e de estabilização dotadas com dois leitos.
Foram construídas, ainda, duas salas de PPP (ambiente único e de um leito só, para os três estágios do parto no mesmo local: pré-parto, parto e pós-parto, sem necessidade de ir para um Centro Cirúrgico), o que se torna uma grande comodidade para as parturientes locais.
As alas de enfermarias, de clínica médica e cirúrgica, isolamento, alojamento conjun-
to, sala de pré-parto e centro de recuperação, e duas salas de cirurgia passaram por uma significativa manutenção.
O secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, destacou que não só a reforma foi importante, mas também a aquisição de equipamentos de ponta. “É bom destacar e reconhecer que, para que esse hospital virasse referência, não só pela estrutura, mas também pelos equipamentos.”
Cipriano reforçou ainda que mais do que nunca deve haver parcerias. “Neste momento de implementação das ações no hospital, vamos precisar de união de esforços dos municípios da região com o governo, da articulação polí-
tica para captar recursos e garantir o seu custeio”, completou.
Dona Francisca Cazuza, de 67 anos, fez questão de ir à inauguração das novas instalações do hospital. Ela saiu de casa, em Ipanguaçu, logo após o almoço, porque queria ser uma das primeiras a chegar ao evento da entrega da obra de reforma e ampliação do hospital.
“Venho aqui nesse hospital desde sempre. Teve uma época que foi o meu marido que ficou em tratamento e eu passava mais tempo aqui do que em casa”, relatou a aposentada, confiante de que agora terá acesso a serviços de maior qualidade. “O pessoal daqui é muito bom e, agora, com o lugar reformado, vai fazer melhor!”
“Esse era um sonho antigo do povo de Assú. Aguardado há 40 anos, agora está sendo
filhas aqui, sem precisar sair da região”, destacou a governadora Fátima Bezerra, que visitou as novas instalação da unidade hospitalar.
Parte do hospital passou por uma reforma completa com serviços de reboco, piso, iluminação elétrica e hidráulica, cabeamento estruturado, acessibilidade e revisão na cobertura. Outra intervenção importante foi realizada na estruturação das fachadas e na instalação de ar-condicionado.
“Em mais de 20 anos é a primeira vez que este hospital passa por uma reforma dessa magnitude, e quero destacar o empenho do secretário Cipriano Maia e de sua equipe, o trabalho da equipe do Governo Cidadão e o compromisso do nosso governo em viabilizar para o Vale do Açu e região um dos mais importantes investimentos, que é fortalecer o SUS com essa importante reforma no Hospital Nelson Inácio”, ressaltou a governadora.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Gustavo Coêlho, destacou o empenho das equipes envolvidas, que tiveram de superar diversos entraves para que o benefício fosse finalizado: “Tudo correu com agilidade, em 2022; juntos, os setores financeiro, de contratos e engenharia do Governo Cidadão conseguiram readequar o projeto e realizar novas licitações e incluir serviços como o de ar condicionado e da fachada, para que se alinhassem aos benefícios da parte interna que foi praticamente reconstruída”, explicou.
concretizado”, disse o aposentado Antônio Azevedo. “Agora não será mais preciso sair daqui para Mossoró nem para Natal em busca de atendimento”, reforçou a também apo-
sentada, Amélia Bezerra. A área de abrangência do Hospital Nélson Inácio dos Santos cobre 12 municípios e uma população de 180 mil habitantes.
Governo do Estado investe R$ 10 milhões em reforma, ampliação e compra de equipamentos
/governodorn /GovernodoRN /GovernodoRN 3 DE FATO RN
MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023
http://www.rn.gov.br
Sala de cirurgia do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, na cidade de Assú
Raiane Miranda
10 milhões de reais investidos no Hospital de Assú nos últimos quatro anos 5,9 milhões de reais aplicados na reforma e ampliação 65 leitos do hospital oferecem quatro perfis de atendimento 180 mil pessoas estão na área de abrangência do Hospital de Assú
Municípios se unem para racionalizar custos, melhorar atendimento e ampliar oferta de serviços à população
Policlínica Regional do Seridó está em fase final de estruturação de equipamentos
Governo do RN instala primeiro consórcio de saúde no Seridó
Oprimeiro consórcio interfederativo de saúde do Rio Grande do Norte foi instalado em Caicó, na região do Seridó. A partir daí, estabelece-se novos caminhos para a saúde pública do Estado. Trata-se de um modelo de gestão de saúde pública no qual um grupo de municípios soma esforços entre si e com o Estado para prestar assistência à população, reduzindo gastos e ampliando o leque de serviços de média e alta complexidade. Uma outra vantagem é a redução da necessidade de deslocamento de pacientes para outros centros, como a Capital.
O Governo do RN destaca a importância da parceria entre prefeituras, Estado e Governo Federal. “É assim que deve ser: de mãos dadas para melhorar o atendimento à população”, disse a governadora Fátima Bezerra na solenidade
de instalação do consórcio. Ela lembrou que o Governo do RN liberou quase meio milhão de reais para adaptação do prédio da policlínica, que foi construído para ser uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), mas nunca entrou em funcionamento.
Nesta primeira fase serão oferecidos serviços de psiquiatria, oftalmologia, cardiologia, neurologia, neuropediatria, endocrinologia, reumatologia, cirurgia vascular, angiologia, nutrição, psicologia e fisioterapia, além dos exames de ecocardiograma, Holter, MAPA e ultrassonografia com Doppler Venoso.
Serão beneficiados mais de 300 mil usuários do SUS de municípios da 4ª Região de Saúde, em todo o Seridó, que necessitem de cuidados médicos e avaliação de especialistas, ofertando cerca de 3.000 consultas/mês. Pela proposta,
Consórcios Interfederativos
A denominação de cada consórcio contemplará a identificação da região a que se refere, podendo ou não reunir todos os municípios das tradicionais regiões de saúde do Rio Grande do Norte.
Os Consórcios Interfederativos de Saúde no RN foram instituídos pela Lei nº 10.798/2020, proposta pela administração estadual para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e fazer chegar a quem mais precisa atendimento de saúde público de qualidade, humanizado e eficiente.
o Estado arcará com 40% do custeio da unidade de saúde e os municípios com os 60% restantes.
“A região do Seridó tem sido pioneira em nossa gestão. Quando implantamos o Planifica SUS; o Telenordeste, que já está sendo utilizado pelos médicos da Atenção Primária
para consultas com especialistas de hospitais de referência, e hoje demos um passo importante com a implantação da policlínica e a instituição do Consórcio, que é a agência que vai gerenciar esse serviço, dando respostas efetivas à população”, enfatizou o secretário de saúde Cipriano
Maia.
O Programa de Policlínicas Regionais vai descentralizar a assistência especializada ambulatorial, regionalizar o atendimento ao cidadão, que passa a ter acesso aos serviços no território, referenciado pela Atenção Primária à Saúde (APS).
Hospital Regional do Seridó ganha centro cirúrgico
O Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, conhecido como Hospital Regional do Seridó, em Caicó, ganhou novo centro cirúrgico. A unidade passa a realizar mensalmente cerca de 120 cirurgias, sendo 30 procedimentos gerais e 90 ortopédicos.
A capacidade do novo centro cirúrgico foi ampliada e agora passa a contar com duas
salas cirúrgicas. A estrutura recebeu reforma completa das redes elétrica e hidráulica, expansão da rede de gases, central de materiais, expurgo, pintura e vestuários internos.
Além disso, foi criada uma sala de recuperação pós-anestésica, onde o paciente, após ser submetido à cirurgia, vai dispor de ventilação mecâni-
ca, monitoramento continuado, equipe para o acompanhamento, além de medicação e outros insumos.
A obra é mais um investimento do Governo do Estado na regionalização da Saúde do Rio Grande do Norte para realizar mais cirurgias nos hospitais regionais e assim diminuir a espera dos potiguares por esses serviços.
http://www.rn.gov.br /governodorn /GovernodoRN /GovernodoRN MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023 4 DE FATO RN
Elsie
Elisa
Centro cirúrgico do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes
Elisa Elsie
RN começa campanha de vacina bivalente contra a Covid-19
ORio Grande do Norte inicia nesta segundafeira, 27, a campanha de vacinação bivalente para reforçar o combate à Covid-19. O imunizante utilizado será o da Pfizer, único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacina conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.
O estado recebeu 132.400 doses do imunizante. A meta é atingir a cobertura vacinal de 90% da população-alvo, estimada em 869.059 pessoas.
Inicialmente, a campanha contemplará pessoas com 70 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, comunidades indígenas e quilombolas.
Em sua segunda fase, a campanha imunizará pessoas de 60 a 69 anos de idade.
Na terceira, gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias após o parto) de 12 anos ou mais.
A quarta fase é direcionada a trabalhadores de saúde e a quinta contemplará pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade a partir de 18 anos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos), bem como funcionários do sistema de privação de liberdade.
ESQUEMA VACINAL
Para receber o imunizante bivalente, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes. O intervalo mínimo para ser vacinado com a bivalente é de 4 meses após a última dose monovalente recebida.
Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina devem iniciar ou completar o esquema primário com duas doses da vacina monovalente. Em seguida, a dose de reforço bivalente Pfizer deverá ser administrada com intervalo de 4 meses da última dose do esquema primário.
Já as pessoas que completaram o esquema primário ou já receberam uma ou duas doses e reforço estão aptas a receber a dose de reforço bivalente, respeitando também o intervalo de 4 meses da última dose recebida.
COADMINISTRAÇÃO
As vacinas contra Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas ou em qualquer intervalo na população de 6 meses de idade ou mais.
As únicas contraindicações à vacina da covid-19 são hipersensibilidade ao seu princípio ativo ou a qualquer excipiente nela contido, bem como para as pessoas que já tiveram reações anafiláticas comprovadas a uma dose anterior da vacina.
Servidores da Saúde ganham progressão de nível
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN) publicou, este mês, a progressão de nível referente a 2021 dos servidores que atenderam aos critérios legais exigidos em seu Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Na relação consta os nomes daqueles que completaram mais dois anos de efetivo exercício e obtiveram média satisfatória em 2 avaliações de desempenho individual do servidor da saúde (ADISS).
O Governo do RN, por meio da Sesap, segue buscando garantir os direitos dos
Estado monitora casos de febre amarela
servidores, inclusive com a tramitação de processo de homologação dos resultados da avaliação de desempenho 2022, para seguinte progressão de nível dos servidores que atendam aos critérios nesse ano.
Esta progressão faz parte da valorização da carreira dos servidores efetivos, reconhecendo seu empenho na sua missão de atender com eficiência os usuários do SUS no Rio Grande do Norte e garantindo a continuidade da capacitação profissional para serviços cada vez melhores e mais qualificados.
A Secretaria de Saúde Pública do RN continua monitorando os casos de febre amarela em primatas do estado. Amostras de dois saguis de tufo branco foram enviadas para análise pelo laboratório de referência nacional, o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ).
Uma das amostras foi coletada no município de Espírito Santo (RN) no final de 2022 e o outro sagui pertencia ao Núcleo de Primatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Os dois casos são sugestivos para Febre Amare-
la e estão em investigação, após análise da Fiocruz. Os sintomas da febre amarela são parecidos com o de outras arboviroses, como dor de cabeça e dor no corpo. Já os casos graves podem causar icterícia e hemorragia. A taxa de letalidade fica em torno de 30 a 50%.
E não há um tratamento específico, apenas suporte aos sintomas, em ambiente hospitalar.
O Rio Grande do Norte não tem registro de circulação do vírus da febre amarela nas últimas décadas, mas passou a ser área de reco-
mendação de vacina desde 2020 devido à expansão da doença para novas áreas do país. A vacina da febre amarela foi implantada no estado em 2022. A cobertura vacinal gira em torno de 22%. Pessoas entre 9 meses e 59 anos de idade devem se vacinar. Atualmente, não há recomendação de dose de reforço. Se a pessoa já se vacinou contra a febre amarela alguma vez na vida ela está imunizada, mas caso não haja comprovação da vacina e a pessoa tenha dúvida se já tomou, ela pode se vacinar novamente.
MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023 http://www.rn.gov.br /governodorn /GovernodoRN /GovernodoRN 5 DE FATO RN Sesap/RN
Imunizante utilizado será o da Pfizer, único aprovado pela Anvisa
Vacina conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron
Expectativa é de geração de emprego e renda e ampliação do abastecimento de água no Distrito Irrigado
Governo delibera concessões fundiárias no Baixo-Açu
OGoverno do Rio Grande do Norte, valorizando a importância de ampliação da produção agrícola, como meio de geração de emprego e renda, fez novas concessões fundiárias no Distrito Irrigado do Baixo-Açu (DIBA). Com isso, as empresas interessadas na administração dos novos lotes passam a ter direito ao seu uso e exploração, favorecendo a capacidade produtiva na região do Vale do Açu.
As concessões foram aprovadas pelo Conselho de Gerenciamento de Patrimônio (CGP), durante a primeira reunião de 2023. São 9 concessões fundiárias à iniciativa privada de lotes do Diba.
O CGP é responsável pela política de gerenciamento dos bens da administração estadual e é formado por membros das Secretarias de Administração (Sead), Planejamento (Seplan) e Infraestrutura (SIN), do Gabinete Civil (GAC) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A concessão dos lotes efetiva o processo de licitação pública nacional iniciado em novembro de 2021 para administração e exploração de mais áreas de irrigação do Distrito.
De acordo com o secretário da Administração, Pedro Lopes, que também preside o CGP, trata-se de uma oportunidade para o desenvolvimento da região. “As concessões de direito real de uso, aprovadas pelo Conselho, asseguram o compromisso dos investidores em atuar para o desenvolvimento na área de fruticultura irrigada, resguardando o patrimônio estadual. O projeto do Baixo-Açu tem grande importância social no que se refere à geração de emprego e renda, bem como abastecimento de água para as populações”, destacou.
O Diba, que tem a gestão da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), é um dos mais promissores celeiros para a produção agrícola do RN, estando localizado em solos de alta fertilidade natural e relevo plano. Suas principais culturas cultivadas são banana, manga, mamão, coco verde e seco, capim para feno, sementes de feijão, milho, sorgo, abóbora, melão e melancia.
No atual governo estadual, o local teve um dos maiores investimentos da história, sendo R$ 16,4 milhões provenientes do Projeto Governo Cidadão, via empréstimo do
Faturamento deve chegar a R$ 100 milhões por ano
Banco Mundial, e ainda aportes de R$ 2,7 milhões feitos diretamente ao Estado, na forma de pagamentos feitos pelos irrigantes que arremataram lotes para exploração, por meio de licitação pública. O montante foi destinado ao Fundo de Desenvolvimento Agropecuário.
Para o titular da Agricultura, Guilherme Saldanha, os investimentos realizados em benefício da região ratificam o empenho do Governo do Estado com o Projeto do BaixoAçu, que é fundamental para o setor agrícola.
“Com o compromisso de gerar emprego, renda e oportunidade, o Governo do Rio Grande do Norte mais uma vez está promovendo regularização fundiária, entregando novos contratos oriundos da última licitação que foi feita nas últimas áreas do Baixo-Açu. São cerca de mais 600, 700 hectares a serem entregues à iniciativa privada, o que deve garantir investimentos da ordem de pelo menos 20 milhões de reais diretamente nessa área da agricultura irrigada. Além disso, vão ser criados milhares de empregos diretos na região do Vale do Açu, especialmente no projeto de irrigação Baixo-Açu”.
O Distrito de Irrigação do Baixo-Açu (DIBA) é localizado entre os municípios de Afonso Bezerra e Alto do Rodrigues, no Vale do Açu. Trata-se de um polo de agricultura do Rio Grande do Norte com infraestrutura consolidada para 6 mil hectares de perímetro irrigado. Com o investimento do Governo do Estado, houve muitas melhorias, principalmente na parte de infraestrutura.
A área experimenta uma fase positiva, de ampliação da produção, com perspectiva de faturamento em torno de R$ 100 milhões por ano. A Secretaria de Agricultura da Pecuária e Pesca (SAPE/RN) estima que o Baixo-Açu ampliará a produção das atuais 70 mil toneladas para mais de 150 mil em 2023.
O DIBA surgiu na década de 1990, projetado numa uma área de 9 mil hectares, sendo 6 mil com potencial para irriga-
NÚMEROS
ção. No entanto, até hoje apenas cerca de 2,5 mil hectares estão em operação, por isso, as ações que o governo estadual está implementando para atrair novos investidores.
No Baixo-Açu, diversas culturas são exploradas como banana, coco, manga, mamão, feijão, jerimum, feno, dentre outros. O DIBA está distribuído em 40 lotes empresariais (com média de 100 hectares para cada um) e 187 lotes destinados a pequenos produtores (com cerca de oito hectares para cada um).
Os produtores encontraram o caminho da Europa para exportar a produção, explorando mercados como Reino Unido e Holanda. Mas, também, faz o escoamento da produção, principalmente de banana, para o mercado local e regional, com destaque para Natal-RN e Recife-PE.
16,4 milhões de reais foram investidos
100 milhões de reais deve ser o faturamento por ano no Baixo-Açu
150 mil toneladas serão produzidas por ano
40 lotes empresariais em produção
http://www.rn.gov.br /governodorn /GovernodoRN /GovernodoRN MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023 6 DE FATO RN
Sape/RN
Produção de coco no Distrito Irrigado do Baixo-Açu
Produção de banana abastece mercado local e regional
Sape/RN
Arede estadual de ensino do Rio Grande do Norte chega à marca de 25 mil estudantes matriculados em escola de tempo integral. São 150 unidades escolares de ensinos fundamental e médio que ofertam a referida modalidade.
Os investimentos feitos pelo Governo do RN observam as metas do Plano Estadual de Educação. Essas 150 unidades são espaços de oportunidades. Na escola integral, os estudantes aprendem novas habilidades, praticam esportes e são incentivados a desenvolverem seus projetos de vida. “Para além do currículo, é neste ambiente que os estudantes podem traçar seus sonhos e começarem a alcançá-los”, destaca a secretária de Educação, professora Socorro Batista.
Diversas unidades estão recebendo materiais para laboratórios de informática, como é o caso das escolas estaduais Ferreira Itajubá, Atheneu, Antônio de Souza, Winston Churchill. “Nosso empenho é para fortalecer a oferta do tempo integral em nossa rede de ensino”, explica Agivan Lopes, coordenadora da equipe de implementação das escolas de ensino médio em tempo integral da SEEC.
Outro ponto importante nesse início de ano letivo 2023 é que, pela primeira vez, todas as unidades de ensino iniciaram as aulas com recurso disponível no caixa escolar para manutenção e pequenas reformas. Por meio do Pague Predial, mais de R$ 16 milhões foram distribuídos para todas as escolas conforme o número de estudantes.
MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023 http://www.rn.gov.br
RN amplia número de estudantes em escolas de tempo integral
Cada gestão escolar escolhe as intervenções que são necessárias, como reparos na alvenaria, esquadrias, pintura, vedação, telas, e, de acordo com os custos, contrata equipes locais e executa os trabalhos.
O Pague Predial foi disponibilizado no final de 2022 e os gestores escolares passaram por formação fiscal no começo do ano, para bom uso e prestação de contas do recurso. Equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação, da Cultu-
ra, do Esporte e do Lazer (SEEC) percorreu o estado para esclarecer dúvidas e auxiliar os diretores e técnicos financeiros.
Além dessas intervenções, outro importante conjunto de obras segue dentro do crono-
Formação inicial para escola de tempo integral no Rio Grande do Norte
grama: 10 unidades do Instituto Estadual de Educação Profissional, Inovação e Tecnologia (IERN) estão em construção, o que deve ampliar a oferta de vagas na rede de ensino técnico.
Números estudantes matriculados na rede estadual
Transporte Seguro para mais de 57 mil estudantes
200 mil 52 milhões
de reais serão aplicados na alimentação escolar estudantes
Com o retorno das aulas, mais de 57 mil estudantes voltarão a utilizar o transporte escolar. A SEEC realizou a compra de 86 ônibus escolares para a rede estadual de ensino. Os
veículos representaram um investimento de R$ 29,4 milhões, sendo 46 adquiridos dentro do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) e os outros 40, fruto de emendas da bancada federal.
57 mil 29,4 milhões
de reais investidos no transporte escolar
25 mil 16 milhões
estudantes matriculados em escolas de tempo integral
de reais distribuídos para o caixa escolar
Os novos ônibus fortalecerão as linhas e rotas administradas pelas prefeituras, dentro do regime de colaboração entre Estado e municípios estabelecido pelo Programa Estadual de Transporte Escolar (PETERN), e os itinerários em Natal, Mossoró e Pau dos Ferros administrados diretamente pela SEEC. Os ônibus atendem a todos os critérios de segurança e qualidade estabelecidos pelos órgãos de controle. Eles são adaptados para receber alunos com locomoção reduzida e vão atender, principalmente, as áreas rurais dos municípios. “Eles proporcionam robustez e conforto a todos os nossos estudantes, garantindo que o caminho até a escola seja seguro e tranquilo, seja no campo ou na cidade”, explica Álvaro Bezerra, subsecretário de Educação do RN.
Elisa Elsie
São 25 mil jovens matriculados em 150 unidades escolares de ensinos fundamental e médio
/governodorn /GovernodoRN /GovernodoRN 7 DE FATO RN
utilizam o transporte escolar
Secretaria de Educação realizou a compra de 86 ônibus escolares para a rede estadual de ensino
Vivi Nobre
http://www.rn.gov.br
Educadores serão distribuídos, conforme demanda, nas 16 DIRECs que contemplam todas as regiões do estado
RN convoca 1.112 professores e especialistas para o ano letivo 2023
Assecom/RN
OGoverno do RN convocou professores e especialistas de educação, em caráter temporário, sendo 1.112 profissionais para atender às demandas das unidades de ensino, tendo em vista o início do ano letivo 2023. Os educadores estão se apresentando às Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC) de origem.
No total, oito editais foram publicados no Diário Oficial do Estado, tanto para educadores da base comum quanto para o eixo tecnológico. Todos serão distribuídos, conforme demanda, nas 16 DIRECs, localizadas em Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim, Macau, Mossoró, Pau dos Ferros, Umarizal, Apodi, Assú, Angicos, Caicó, Currais Novos, Nova Cruz, Santa Cruz, João Câmara e São Paulo do Potengi. Os profissionais atuarão no ensino fundamental, no ensino médio, na educação especial e no sistema socioeducativo e prisional.
mática, segurança do trabalho, vestuário, alimentos, eletrotécnica e controle de produção.
“Os novos educadores as-
sumem no primeiro bimestre do ano letivo que se inicia. Buscamos atender todas as demandas existentes em nossas escolas, fazendo a distri-
buição dos educadores de maneira estratégica”, destaca a professora Socorro Batista, titular da Secretaria de Educação.
Educação prevê R$ 52 mi na merenda escolar Busca Ativa Escolar
A merenda escolar é, para muitos estudantes, a primeira e a principal refeição do dia. Nas mais de 600 unidades de ensino da rede estadual, diversos pratos são feitos, com produtos comprados pelas escolas por meio de transferência de recursos. Para 2023, a Secretaria de Educação prevê investimento de R$ 52 milhões na alimentação dos mais de 200 mil estudantes matriculados.
O Governo do RN realiza, com recursos próprios, a complementação do repasse do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com valores maiores do que os utilizados
pelo Governo Federal, que serão atualizados.
A distribuição desta verba sofre alterações conforme a modalidade de ensino, por exemplo, o valor per capita federal de um estudante de ensino fundamental e médio regular para ser alimentado por dia letivo é de R$ 0,36 e o valor per capita estadual é de R$ 0,46. No caso das unidades de ensino em tempo integral, o valor per capita federal repassado é de R$ 2,00 e o valor per capita estadual é de R$ 2,66.
BANDA LARGA
O ano de 2023 será marca-
do pela consolidação das ações do Geração Conectada, um dos eixos do PNEP que visa proporcionar à rede estadual a implementação e ampliação da literacia digital. Prova disso é que 8.978 professores estaduais já receberam notebooks para auxílio na preparação de aulas e a SEEC está concluindo a licitação que irá levar internet de banda larga para todas as escolas, com um investimento inicial de R$ 16 milhões.
Outros 3.500 notebooks foram entregues às escolas estaduais, 330 computadores para os Laboratórios de Informática dos 11 Centros de Educação Profissional e 206 kits para os laboratórios de Física, Química, Biologia, Matemática e de Ciências do ensino fundamental.
Com a retomada das aulas, é tempo de observar quem retorna para as salas de aula. Ninguém deve ficar fora da escola e a SEEC segue executando a Busca Ativa Escolar, metodologia realizada com a parceria da UNICEF e com os municípios por meio da União dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime-RN).
Trazer de volta quem deixou os estudos é uma das prioridades da gestão.
A Busca Ativa Escolar reúne representantes de dife-
rentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada ente tem um papel definido, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola. Essa ação tem como pilar o Regime de Colaboração entre Estado e Município.
Os convocados atenderão às disciplinas de música, educação física, filosofia, história, língua inglesa, língua espanhola, língua portuguesa, química, geografia, biologia, matemática, arte e sociologia. Os professores temporários atuarão no eixo tecnológico, nos cursos de administração, meio ambiente, infor/governodorn /GovernodoRN /GovernodoRN MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023 8 DE FATO RN
Governo do Estado reforça o quadro docente da rede pública com a convocação de mais 1.112 educadores e especialistas
Governo do RN investe R$ 122 milhões em estrutura e internet nas escolas
Escolas estaduais recebem melhorias na infraestrutura e conectividade
As escolas da rede estadual no Rio Grande do Norte passaram a contar, a partir da abertura do ano letivo, no dia 13 deste mês, com R$ 122,9 milhões para execução de serviços de manutenção predial e conectividade. O Governo do Estado assinou contrato para estes investimentos com empresas construtoras e com provedor de internet, com valores de R$ 60,4 milhões e R$ 62,5 milhões, respectivamente.
“Esta ação do nosso governo
hoje é simbólica. No dia em que retomamos as aulas presenciais na rede estadual, anunciamos importantes investimentos para infraestrutura física e para internet de qualidade em todas as escolas”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
“Os recursos estão reservados e vão dar estrutura necessária e adequada, atendendo estudantes, professores e a comunidade com mais conforto e tecnologia como ferramenta de aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem”, acrescentou.
Secretária estadual de Educação, professora Socorro Batista disse que os compromissos assinados são mais do que obras e internet. “São garantias para assegurar a cidadania. O atual Governo, que inicia sua segunda gestão, já havia implantado o Pag Predial, sistema que dá autonomia a diretores de escolas para contratarem diretamente pequenos serviços. Agora, o Governo chega com esta ação arrojada que exige o acompanhamento das diretorias regionais. E as empresas devem
colocar várias equipes trabalhando para atender as urgências”, pontuou.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho, destacou “a mais alta importância dos contratos porque garantimos o funcionamento das escolas em condições ideais. Estamos oferecendo condições para melhorar a qualidade da educação no RN”.
O professor Marcelo Júnior, diretor da 3ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), com sede na cidade de Nova
Cruz, disse que “cada pai e mãe de aluno quer, primeiro, professor em sala de aula, e, segundo, infraestrutura física para o filho estudar com dignidade. É o que o governo está fazendo.” Júnior fez referência aos 1.100 professores convocados neste início de ano letivo.
Os contratos firmados pelo governo estadual contemplam escolas representadas por 13 das 16 Direcs, isto por que o lote 2 da licitação foi cancelado e os lotes 6 e 16 fracassaram. Elas serão contempladas em nova licitação a ser realizada.
A licitação para contratação das empresas obedeceu à nova orientação. Antes, uma empresa só cuidava de todas as escolas. Agora, uma empresa pode ficar responsável por no máximo duas Direcs. As construtoras deverão prestar serviços, sob demanda, de manutenção predial com fornecimento de peças, equipamentos, materiais e mão de obra. Inicialmente, o valor médio de cada obra será de R$ 500 mil.
Geração
Conectada tem foco na inovação
Denominado Geração Conectada, o projeto de implantação de internet na rede estadual de educação tem foco na inovação. O contrato prevê a implantação de internet banda larga em todas as 615 unidades escolares no prazo de 90 dias.
A empresa Interjato será a responsável pela prestação dos serviços contínuos de telecomunicações, incluindo implantação, operacionalização, gestão e manutenção da rede WiFi, fornecendo equipamentos, gerenciamento e suporte.
O projeto prevê a escola como
um centro de conectividade para a educação e que ela será interligada ao Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc).
PRAÇAS
A gestão segura da rede permitirá criar pontos de conectividade em comunidades e praças para o uso público estudantil.
Tanto na zona urbana como na rural, o projeto prevê internet de alta velocidade in door (dentro da escola) e out door (fora da escola) no entorno da escola e em praças próximas às escolas.
A gerência da solução de dados e da solução de acesso sem fio será unificada numa mesma plataforma, no site central, sede da SEEC.
O processo para informatização do ensino contemplou 8.978 professores estaduais com doação de notebooks para auxílio na preparação de aulas e demais atividades pedagógicas.
Outros 3.500 notebooks foram entregues às escolas estaduais e 330 computadores para os Laboratórios de Informática dos 11 Centros Estaduais de Educação Profissional.
Diversas escolas estão recebendo itens para os laboratórios de informática, como as escolas estaduais Ferreira Itajubá, Atheneu, Antônio de Souza e Winston Churchill.
NÚMEROS
122,9 mi
60,4 mi
62,5 mi 8.978 330
de reais serão investidos nas escolas
para serviços de manutenção predial
para implantação da internet banda larga
professores contemplados com notebooks
computadores para os Laboratórios de Informática
Professores da rede estadual de ensino já receberam notebooks
Assecom RN
MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 26 DE FVEREIRO DE 2023 http://www.rn.gov.br /governodorn /GovernodoRN /GovernodoRN 9 DE FATO RN
http://www.rn.gov.br
Governo do RN solicita ao Governo Federal a liberação de R$ 130 milhões para indenizações de áreas onde será construído o porto
Porto-indústria verde vai garantir sustentabilidade energética
OGoverno do Rio Grande do Norte recebeu a garantia de apoio do Governo Federal para a implantação do porto-indústria verde no estado. O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, em visita técnica ao RN, afirmou que a pasta se empenhará para garantir ao estado as condições de consolidar o importante projeto. Ele se comprometeu em incluir na agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na viagem à China o reforço na prospecção de investidores para o porto-indústria do RN.
A governadora Fátima Bezerra solicitou ao ministro a liberação de R$ 130 milhões para indenizações de áreas onde será construído o equipamento por meio de parceria com a iniciativa privada. O Governo do RN já elaborou os estudos de viabilidade técnica, ambiental e localização que apontam o município de Caiçara do Norte como o melhor local.
O porto-indústria vai funcionar como base para a produção de equipamentos e energias renováveis no maroffshore - e exportação de hi-
drogênio e amônia verde.
“Temos uma grande oportunidade que não podemos deixar passar. Neste momento em que o mundo está em mudança da matriz energética baseada em combustíveis fósseis e poluentes, para energia limpa, o nosso Estado tem as melhores condições para a geração de energias renováveis”, afirmou a governadora.
O Governo do Estado fez os estudos em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mantém contato com possíveis investidores. O porto-indústria verde é pensado para servir como apoio à indústria das energias renováveis, fabricação e montagem de equipamentos e exportação. “O Rio Grande do Norte tem condições privilegiadas e o menor custo do mundo para produção de energia limpa, tanto que já temos grupos interessados”, destacou a governadora.
A previsão é que nos primeiros quatro anos, o portoindústria vai gerar 25 mil empregos e, a partir do quinto ano, 50 mil empregos. A capacidade de geração de energia limpa offshore no Rio Grande do Norte é de 140 gigawatts,
RN conta com maior complexo eólico do mundo
O Rio Grande do Norte passa a contar, oficialmente, com o maior complexo eólico do mundo, com potência instalada de 580 MW. A EDP Renováveis inaugurou o complexo composto por 14 parques eólicos situados nos municípios de Lajes, Pedra Preta, Pedro Avelino e Caiçara do Rio do Vento, e poderá produzir energia suficiente para abastecer mais de um 1,5 milhão de pessoas por ano.
O complexo com 138 turbinas eólicas foi instalado na região onde a empresa já tinha uma presença importante e, agora, conta com mais de 800 MW instalados e mais de 300 MW em construção. No total do Brasil, a empresa tem, atualmente, mais de 7 GW de energia solar e eólica em diferentes fases de desenvolvimento.
Este complexo inclui os parques eólicos Monte Verde I-VI, Boqueirão I-II e Jerusalém I-VI que, juntos, têm a capacidade de produzir mais de 3 milhões
de MWh/ano, energia suficiente para abastecer uma cidade com mais de 1,5 milhão de habitantes. Com este projeto, será evitada a emissão de mais de um milhão de toneladas de CO2 por ano.
Também têm um forte impacto no desenvolvimento socioeconômico da região já que, na fase de construção, os projetos contribuíram para a criação de 3.300 postos de trabalho.
Foram também criados 80 postos de trabalho fixos no complexo.
“Estes parques vão contribuir para o consumo de energia sustentável, para um Estado com menos emissões de carbono e ainda o desenvolvimento econômico local, motivos de orgulho para nós. Reafirmamos o nosso compromisso em deixar um legado positivo na região, na qual continuaremos a investir”, afirma Paula Dalbello, Country Manager da EDP Renováveis no Brasil.
Projeto do Porto-indústria verde do Rio Grande do Norte que ficará localizado em Caiçara do Norte
o equivalente à produção de dez usinas hidrelétricas de Itaipu, segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.
PROJETO
O Governo do Estado investiu R$ 1,1 milhão nos estudo técnicos, que vão dar seguran-
ça às empresas interessadas. É um sinalizador adequado para o investidor, criando um ambiente de confiança para o investimento e a Parceria Público-Privada (PPP).
O projeto está dividido em várias fases, e a fase atual, que é a fase um, foi justamente esse estudo de viabilidade, onde foi atestado que o pro-
Ficha Técnica dos parques
MONTE VERDE I-VI
jeto pode seguir adiante, o que foi autorizado pelo governo. Além de avaliar a localização geográfica, que culminou na escolha de Caiçara do Norte, o estudo apresentou um plano estratégico para operacionalização do porto-indústria e o desenvolvimento de sua cadeia produtiva e industrial.
O Complexo Eólico Monte Verde I-VI é o maior da EDP Renováveis em operação e em todos os 28 mercados da companhia. Também é o 14º maior em operação no Brasil e o 2º maior no estado do Rio Grande do Norte.
Começou a ser construído em abril de 2021, possui 319,2 MW de capacidade instalada e é composto por seis parques. No período de um ano de operação, o complexo evitará a emissão de mais de 600 mil toneladas de CO2.
Localizado nos municípios de Lajes e Pedro Avelino no estado do Rio Grande do Norte, o projeto contou com a construção de 48 km de estrada e gerou mais de 1.300 postos de trabalho. A capacidade de geração, por ano, é de 1.723.969 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com aproximadamente 910 mil habitantes ou por volta de 314 mil residências.
BOQUEIRÃO I-II
O Complexo Eólico Boqueirão I-II começou a ser construído em junho de 2021, possui 79 MW de capacidade instalada e é composto por dois parques. No período de um ano de operação, o complexo evitará a emissão de 305 mil toneladas de CO2.
Localizado nos municípios de Lajes e Caiçara do Rio do Vento no estado do Rio Grande do Norte, o projeto contou com a construção de 29 km de estrada e gerou mais de 1.000 postos de trabalho. A capacidade de geração, por ano, é de 875.220 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com aproximadamente 462 mil habitantes ou por volta de 159 mil residências.
JERUSALÉM
I-VI
O Complexo Eólico Jerusalém I-VI começou a ser construído em janeiro de 2021, possui 180.6 MW de capacidade instalada e é composto por seis parques. No período de um ano de operação, o complexo evitará a emissão de 150 mil toneladas de CO2.
Localizado nos municípios de Lajes e Pedra Preta no estado do Rio Grande do Norte, o projeto contou com a construção de 26 km de estrada e gerou mais de 1.000 postos de trabalho. A capacidade de geração, por ano, é de 431.246 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com, aproximadamente, 228 mil habitantes ou por volta de 79 mil residências.
Elisa Elsie
(RN),
10 DE FATO RN
/governodorn /GovernodoRN /GovernodoRN MOSSORÓ
DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023
Empresa potiguar responsável pela marca Loucos por Coxinha vai ampliar a sua produção no estado
Governo do RN cede área para promover a geração de empregos
OGoverno do Rio Grande do Norte tem mais de 3 mil imóveis incorporados ao seu patrimônio imobiliário. Desse total, alguns integram o Programa de Readequação Imobiliária do Estado, seja por se encontrarem em situação de desuso ou para garantir o melhor aproveitamento dos espaços. Um desses imóveis ganhou destino recentemente.
Trata-se de uma área com metragem de 59.777,00m², em Macaíba, na qual será implantada uma indústria de fabricação de produtos de panificação de empresa do ramo alimentício. O empreendimento deve contribuir com a geração de empregos na região e crescimento econômico para o RN.
A área fica localizada no Centro Industrial Avançado (CIA), Lote nº 35, no município de Macaíba, e é propriedade do Executivo Estadual, cuja doação foi pleiteada pela Nova Foods Comércio de Alimentos Ltda, empresa potiguar responsável
Números
pela marca Loucos por Coxinha, ainda em 2021. Após tramitado todo o processo ao longo de 2022 e receber parecer favorável dos órgãos competentes, o processo de doação do imóvel foi deliberado pelo Conselho de Gerenciamento de Patrimônio (CGP), responsável pela política de gerenciamento dos bens da administração estadual. A resolução com a efetiva aprovação da matéria foi publicada no Diário Oficial do Estado, dia 9 de fevereiro.
Para o secretário da Administração, Pedro Lopes, que também preside o CGP – formado por membros do GAC, Sead, Seplan, SIN e PGE/RN, a cessão do imóvel representa não só uma negociação entre o Governo do Estado e a iniciativa privada, mas também uma parceria importante no processo de retomada do desenvolvimento do Parque Industrial do Estado.
“Promover a otimização do uso do patrimônio imobiliário é uma constante do Governo do RN, bem como o fomento do
crescimento econômico estadual. Dito isso, a expectativa é de que a cessão do imóvel resulte em um ambiente de negócio que contribua para geração de mais empregos, aumentando na contribuição tributária, e dinamismo na indústria do Rio Grande do Norte”.
FOODSERVICE
De acordo com a empresa, o propósito da indústria de alimentos é ampliar o negócio de forma planejada e estruturada, em razão das instalações atuais (área e galpão) não terem mais espaço e capacidade para a sua expansão. Almeja ainda oferecer produtos de qualidade, com controle e escalabilidade, no mercado de foodservice, varejo e atacado, e continuar atendendo ao mercado de franquia, bem como continuar gerando emprego e renda no RN.
Em contrapartida à cessão do imóvel, a empresa se compromete a buscar de maneira constante o crescimento no
59.777 650 mi
metros quadrados de área para implantação de fábrica
de coxinhas serão produzidas por ano pela Nova Foods
Conselho aprova regularização de mais 62 imóveis
Promover a regularização fundiária de todos os imóveis pertencentes ao Governo do Rio Grande do Norte é fundamental para garantir não só a sua regulamentação, mas também o melhor aproveitamento desses espaços. Por meio do projeto de levantamento, cadastramento, regularização e registro deste patrimônio, desenvolvido pela Secretaria da Administração (Sead), o Executivo Estadual vem conseguindo legalizar e atualizar todas as suas propriedades.
Na primeira reunião do ano do Conselho de Gerenciamento de Patrimônio (CGP), responsável pela política de gerenciamento dos bens da administração estadual, foram aprovadas mais 62 regularizações fundiárias. Tratamse de escolas, postos de saúde, unidades de polícia, casas de cultura, entre outros, que passarão a ter regulamentadas as suas instalações.
O secretário da Administração, Pedro Lopes, que também preside o CGP, afirma que a regularização dos imó-
veis é fundamental para melhor eficiência e controle na gestão do patrimônio imobiliário do RN. “É dever do Estado cuidar do seu patrimônio, atuando com zelo e transparência, de modo a garantir o melhor aproveitamento dos espaços públicos, bem como a própria valorização patrimonial. A regularização fundiária é imprescindível nesse processo”, afirma.
A Subcoordenadoria de Patrimônio (Supat) já catalogou mais de 3 mil imóveis no Sistema de Patrimônio Imo-
mercado nacional, realizando sempre investimentos para expansão em todas as linhas de alimentos congelados e adquirir insumos no mercado local para produzir mais de cinco milhões de toneladas de alimentos por ano. Visando ainda um papel social, vai desenvolver projetos que impactem famílias norte-rio-grandenses na região.
A reserva da área industrial no lote nº 35 do CIA possibilitará o crescimento planejado e estruturado da empresa Loucos por Coxinha, sobretudo no que
diz respeito ao atendimento das necessidades de expansão física das suas instalações atuais.
Com 100% da sua capacidade instalada, o empreendimento prevê uma produção anual em torno de 650 milhões de coxinhas (5 milhões de toneladas de alimentos). O número é cinco vezes mais comparado à produção atual. Outro salto estimado, segundo projeções da empresa, diz respeito à geração dos empregos diretos, que sairão de aproximadamente 250 para 750 em média.
750 5 mi
empregos em média serão criados de toneladas de alimentos
biliário do Rio Grande do Norte (Sipat). O sistema de rastreio e mapeamento assegura o controle de inventário para a localização dos ativos imobiliários pertencentes ao Executivo Estadual. Do total de imóveis cadastrados, mais de mil unidades seguiram para processo de regularização fundiária e o CGP já deliberou para além de 350 bens.
Vale reforçar que as regularizações fundiárias vêm alcançando também os imóveis com prestação de serviços de competência municipal, a exemplo de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Isto é, muitos dos imóveis onde são realizados serviços de
educação (básica), saúde (básica) e assistência social continuaram a pertencer ao patrimônio estadual, mesmo que tais serviços tenham sido municipalizados após a promulgação da Constituição Brasileira de 1988.
“Isso fez com que se pudesse imaginar que os terrenos pertencessem aos municípios, quando na verdade nunca deixaram de ser propriedade do Executivo. Inclusive, muitos municípios sequer possuíam informações a respeito dos imóveis, o que corrobora ainda mais para a necessidade do nosso trabalho”, pontuou Marcus Vinícius, subcoordenador da Supat.
Governo faz concessão de área com metragem de 59.777,00m², em Macaíba
Divulgação
MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023
/GovernodoRN /GovernodoRN 11 DE FATO RN
http://www.rn.gov.br /governodorn
MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023
OGoverno do Rio Grande do Norte apresenta excelentes resultados do reordenamento do Programa Leite Potiguar (PLP), iniciado em 2019. Executado pela Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), o Programa começa 2023 como balizador do preço do leite no mercado estadual.
Este resultado, segundo o secretário-adjunto da Sethas, Adriano Gomes, faz parte da política de fortalecimento e valorização do Programa do Leite, que nos últimos quatro anos recebeu atenção especial do Governo do Estado.
Na primeira gestão, o atual governo concedeu um reajuste de mais de 80% no preço do litro do leite, que hoje é pago ao produtor no valor de R$ 2,54, acima da média nacional, que encerrou o mês de janeiro pagando R$ 2,52 ao produtor. Os números são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros da USP.
O Programa do Leite Potiguar é uma importante política pública de segurança alimentar e nutricional do Governo do Estado com distribuição diária de leite pasteurizado, bovino e caprino, às famílias em extrema pobreza no RN, ressalta Adriano Gomes.
No estado, o Programa garante a 75 mil famílias o acesso a um alimento nutritivo e proteico para famílias que atendem aos critérios como estar em situação de extrema pobreza e inscritas no Cadastro Único. Veja abaixo, os critérios para participar do Programa.
O decreto nº 25.447, de 19 de agosto de 2015, que regulamentou o programa definiu que o leite adquirido deve ser da produção local, ou seja, de produtores do território potiguar. Essa condicionante estimula a agricultura familiar, haja vista que metade dessa produção deve ser advinda da agricultura
http://www.rn.gov.br /governodorn
DE FATO
Programa baliza preço do leite pago ao produtor no mercado potiguar
familiar, destaca o coordenador Operacional de Desenvolvimento Social (CODES), Jan
Varela, da Sethas. “A distribuição gratuita do leite garante segurança alimen-
Critérios do Programa Leite Potiguar
tar e nutricional, principalmente para crianças em todo o território potiguar, além de fo-
mentar a cadeia produtiva de leite em todo o Estado”, assinala o coordenador da CODES.
I – FAMÍLIAS OBRIGATORIAMENTE INSCRITAS NO SISTEMA DO CADASTRO ÚNICO (CADÚNICO);
II – FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA;
III – FAMÍLIAS COM CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 1 (UM) A 7 (SETE) ANOS, 11 MESES E 29 DIAS DE IDADE;
IV – FAMÍLIAS COM IDOSOS A PARTIR DE 60 ANOS;
V – RENDA PER CAPITA FAMILIAR QUE NÃO ULTRAPASSE R$ 105,00 (CENTO E CINCO REAIS).
Governo investe na segurança alimentar e nutricional
O Governo do RN tem uma atenção especial à população em situação de vulnerabilidade social. A segurança alimentar e nutricional é garantida por meio dos Programas Restaurante Popular (almoço), Sopa Cidadã e Café Cidadão do Governo do Rio Grande do Norte.
São programas importantes destinados à população em vulnerabilidade, que depende das políticas públicas para ter melhor condição de vida. O Gover-
no do Estado investe por ano uma média de R$ 60 milhões oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).
Mesmo durante a fase mais aguda da pandemia da Covid19, o programa não deixou de atender o público-alvo, como trabalhadores de baixa-renda, pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza. O cardápio foi regionalizado para respeitar a cultura e hábitos alimentares.
Números do Programa
Restaurante Popular/Café Cidadão/Sopa Cidadã
- 42 mil refeições diárias
- 60 milhões de reais de Investimento anual
- São 112 unidades
- Restaurante Popular
(almoço): 56 unidades em 34 municípios - valor: R$ 1 por refeição
- Café Cidadão: 44 unidades em 36 municípiosvalor: R$ 0,50 por refeição.
- Sopa Cidadã: 12 unidades em 8 municípios - valor: R$ 0,50 por refeição.
- Gratuidade é assegurada
às pessoas em situação de rua, migrantes, apátridas e refugiados
- RN
Com reajustes de mais de 80% em 4 anos, preço do leite pago pelo Governo do RN está acima de indicador nacional
Sethas
/GovernodoRN /GovernodoRN
12
RN
Governo do Estado realizou transferência bancária aos que aderiram ao seguro em 81 municípios
Famílias agricultoras do RN receberão Garantia-Safra
Agricultor que comprovar prejuízos causados pela estiagem terá direito ao seguro
OGoverno do Estado do Rio Grande do Norte realizou transferência bancária no valor de R$ 1.686.162 - para o Governo Federal - referente à contrapartida estadual para composição do Garantia-Safra, que é pago às famílias agricultoras que comprovem prejuízos causados pela estiagem. Esse valor corresponde às 15.255 famílias agricultoras, de 81 municípios (Região 1), que aderiram ao seguro.
Contabilizando desde 2019 –ano 1 do primeiro mandato da governadora Fátima Bezerra, acrescido o valor de R$ 1.556.010 que se refere a 16.531 famílias, de 56 municípios (Região 2), que será pago dentro do novo prazo fixado pelo MDA, o Governo do RN totalizará o montante de R$ 11.910.846 referentes a quatro safras: 2018/19, 2019/20, 2020/21 e 2021/22. Quanto à safra 22/23, os prazos para adesão, pagamento de aportes e inscrições de municípios ainda estão em aberto.
“Todas as famílias que comprovarem prejuízos em suas plantações devido à estiagem terão o valor de R$ 850 assegurados, ou seja, nenhuma família potiguar deixará de receber o benefício. Mais uma vez, o Governo da Professora Fátima Bezerra demonstra sensibilidade e reforça seu compromisso com as famílias agricultoras do Rio Grande do Norte”, afirma o secretário Alexandre Lima, titular da pasta do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF-RN).
Valores das contrapartidas estaduais referentes a quatro safras desde 2019
Segundo ele, mesmo com as dificuldades que o governo vem enfrentando desde meados do segundo semestre do ano passado, causado pela desoneração do ICMS imposta pela gestão anterior do governo federal, o Rio Grande do Norte garante a sua parte quanto à composição do benefício.
O Garantia-Safra é um seguro para as famílias rurais que vivem
no Nordeste, Norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha e Espírito Santo. O agricultor e a agricultora familiar, que aderem ao programa, têm a garantia de receber o seguro, que é pago em caso de seca ou enchente.
O programa tem por objetivo assegurar a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões com risco de perda de safra, por
Agronegócio responde por 34,5% das exportações do RN
Capitaneadas por melões, melancias e pescados, as exportações oriundas do Agronegócio potiguar representaram mais de um terço do total exportado pelo RN em 2022. Dos US$ 736,8 milhões enviados ao exterior no ano passado pelo estado, nada menos que US$ 254,1 milhões (34,5%) foram oriundos do campo, em mais uma prova inequívoca da importância deste setor para a economia norte-riograndense.
Se excetuarmos o petróleo bruto (líder absoluto da
pauta, com mais de US$ 330 milhões exportados em 2022, equivalentes a 44,7% da pauta total), a relevância do setor agropecuário dispara e o setor passa a representar 62,5% das exportações do RN.
Entre os itens que mais se destacam na chamada “Pauta de Exportações do Agronegócio”, temos o melão, com US$ 97,6 milhões exportados (13,2% do total); a melancia, com cerca de US$ 44 milhões (5,97%); e os peixes em geral, com US$ 26,2 milhões (3,56%).
razão de estiagem ou enchentes. Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%.
O pagamento, disponibilizado pelo MDA, segue o calendário de pagamento dos benefícios sociais. Além do Estado e da União, contribuem para a
A pauta do agronegócio do Rio Grande do Norte também se destaca no cenário nordestino. Quando tomamos apenas as exportações de frutas e pescados, o estado ocupa o segundo lugar da região em exportações efetivadas no ano passado, com US$ 177,3 milhões atrás apenas do Ceará (que emplacou US$ 181,3 milhões) e à frente de estados como Bahia e Pernambuco.
Vale, ainda, destacar que os principais produtos do agronegócio potiguar vêm crescendo seus volumes exportados ao longo dos anos. A melancia, por exemplo, cresceu em 4 anos 193%, é o caso também dos peixes, que tive-
formação do fundo do Programa Garantia-Safra: prefeituras municipais e agricultores/as, com um pagamento de uma taxa por adesão de R$ 51 e R$ 17, respectivamente.
O Governo do RN contribui com o pagamento de R$ 102 para cada agricultor(a) que pagou os boletos, enquanto a União repassa R$ 346, totalizando R$ 850 por pessoa ou família.
ram um incremento de 116,5%. Mas o maior aumento individual se deu na lagosta, item do qual o RN teve um crescimento de incríveis 948%.
“Os números ratificam a percepção que sempre tivemos da assertividade do investimento realizado pelo Governo do Estado no apoio ao agronegócio potiguar. O peso destes itens em nossa pauta dá uma dimensão exata do potencial de geração de ocupação e renda que a atividade tem no nosso estado, além de injetar mais de R$ 1 bilhão na economia do Estado”, afirma o titular da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha.
João Vital - Assecom - Governo Cidadão
- Safra 2018/2019 - R$ 3.462.390,00 - Safra 2019/2020 - R$ 2.407.200,00 - Safra 2020/2021 - R$ 2.799.084,00 - Safra 2021/2022 - R$ 3.242.172,00
Total - R$ 11.910.846,00
http://www.rn.gov.br /governodorn /GovernodoRN /GovernodoRN 13 DE FATO RN
MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023
Natal e Mossoró têm redução de 48% e 15% em total de mortes violentas nos últimos quatro anos
Investimentos em segurança diminuem índices de violência no RN
Sesed RN
Além da expressiva marca de redução no número total de mortes violentas, o estado destaca ainda a queda nos índices de homicídios dolosos. Neste tipo criminal, no período de 2015-2018 foram registrados 6.477 ocorrências, contra 4.340 entre 2019-2022, com diminuição percentual em 33%.
Outro índice que apresentou atenuação nas estatísticas foi nos casos de latrocínio. O comparativo entre 2015-2018 com os quatro anos da atual gestão resultou em uma redução de 25,4%, ao sair de 284 ocorrências na gestão 20152018, para 212 registros deste crime na gestão 2019-2022. Diante da constante queda nos indicadores criminais, destaque importante para a redução nas ocorrências de feminicídio na gestão recém-concluída. A integração de trabalho entre as instituições de segurança pública e a Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) acarretou na redução em 49,3% dos crimes no Rio Grande do Norte. O número de ocorrências caiu de 138 ocorrências no período 2015-2018, para 70 registros na gestão 2019-2022.
Aprimeira gestão do atual governo do Rio Grande do Norte, encerrada no dia 31 de dezembro de 2022, alcançou uma marca histórica de redução no quantitativo de mortes violentas quando comparada aos quatro anos anteriores. Ao todo, o estado
Natal e Mossoró têm redução de 48% e 15% em mortes violentas
As reduções significativas nos índices de violência e criminalidade no Rio Grande do Norte podem ser constatadas nas duas maiores cidades do estado. Houve queda em Natal e em Mossoró, conforme os dados oficiais.
Na capital potiguar, comparando os últimos quatro anos com os quatros anos anteriores, a diminuição foi de 48,3%. Já em Mossoró, a redução foi de -15,7% no mesmo período.
Na série histórica das CVLIs, tratando de números absolutos, em Natal foram registradas 2.166 mortes violentas letais intencionais entre os anos de 2015 e 2018. Já entre 2019 e 2022, foram 1.120 ocorrências, o que representa a queda de 48,3%.
Em Mossoró, entre 2015 e 2018, foram 871 CVLIs, contra 735 registros da mesma natureza ocorridos entre 2019 e 2022, o que representa a redução de 15,6%.
registrou 2.563 Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLIs) a menos quando comparado o período de 2019/2022 em relação a 2015/2018. A redução foi de 31,9%.
Esse é o resultado prático dos investimentos feitos pelo Governo do Estado que contou com um intenso trabalho
de combate à criminalidade, a partir da integração e empenho de todo sistema de segurança pública. De acordo com dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), se-
Redução de homicídios por municípios
- NATAL (REDUÇÃO DE 48,3%)
Período: 2015-2018: 2.166
Período: 2019-2022: 1.119
- MOSSORÓ (REDUÇÃO DE 15,7%)
Período: 2015-2018: 871
Período: 2019-2022: 734
- PARNAMIRIM (REDUÇÃO DE 55,9%)
Período: 2015-2018: 569
Período: 2019-2022: 251
- MACAÍBA (REDUÇÃO DE 22,5%)
Período: 2015-2018: 333
Período: 2019-2022: 258
- CEARÁ-MIRIM
(REDUÇÃO DE 59,4%)
Período: 2015-2018: 345
Período: 2019-2022: 140
- SÃO JOSÉ DE MIPIBU (REDUÇÃO DE 22,2%)
tor responsável pela contabilização dos índices criminais, de 1º de janeiro de 2019 até 31 de dezembro de 2022 foram registrados 5.476 mortes violentas, contra 8.042 crimes da mesma natureza, registrados de 1º de janeiro de 2015 até 31 de dezembro de 2018, uma diminuição em 31,9%.
Entre todos os tipos criminais, a estatística de Lesão Corporal Seguida de Morte apresentou a maior redução no comparativo entre gestões. As 679 ocorrências na gestão estadual 2015-2018 foram reduzidas em 58,6% ao final da gestão 2019-2022, quando 281 ocorrências foram registradas.
- MACAU (REDUÇÃO DE 57,8%)
Período: 2015-2018: 176
Período: 2019-2022: 13
- EXTREMOZ (REDUÇÃO DE 33,9%)
Período: 2015-2018: 183
Período: 2019-2022: 121
- CAICÓ (REDUÇÃO DE 30,8%)
Período: 2015-2018: 130
Período: 2019-2022: 90
- PAU DOS FERROS (REDUÇÃO DE 37,5%)
Período: 2015-2018: 32
Período: 2019-2022: 20
- CURRAIS NOVOS (REDUÇÃO DE 31,0%)
Período: 2015-2018: 42
Período: 2019-2022: 29
Período: 2015-2018: 45
Período: 2019-2022: 19
- SÃO PAULO DO POTENGI (REDUÇÃO DE 68,9%)
Período: 2015-2018: 61
Período: 2019-2022: 19
- JOÃO CÂMARA (REDUÇÃO DE 52,8%)
Período: 2015-2018: 108
Período: 2019-2022: 51
- PATU (REDUÇÃO DE 26,1%)
Período: 2015-2018: 23
Período: 2019-2022: 17
http://www.rn.gov.br /governodorn /GovernodoRN /GovernodoRN MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023 14 DE FATO RN
Agentes de segurança durante o trabalho da “Operação Carnaval” 2023
Mais de 35 mil candidatos inscritos; provas serão realizadas em Mossoró, Natal, Caicó, João Câmara, Pau dos Ferros e Nova Cruz
Concurso oferta mais 1.128 vagas nos quadros da Polícia Militar
Números
agentes concursados foram convocados em outubro de 2022
para o cargo de Agentes de Polícia
escrivães já devidamente empossados
Quase 2 mil novos agentes de segurança foram nomeados nos últimos quatro anos
Onovo concurso público para ingresso na Polícia Militar do Rio Grande do Norte, com 1.128 vagas ofertadas, faz parte da ação do Governo do Estado que visa reduzir o déficit histórico nas corporações. Nos últimos quatro anos, o governo nomeou quase 2 mil novos agentes de segurança pública.
Em outubro de 2022, por exemplo, foram convocados 360 concursados para ingressos na Polícia Civil, sendo 276 concursados para o cargo de Agentes de Polícia (APCs), 39 escrivães (EPCs) e 45 para o cargo de Delegados (DPCs).
Havia um número reduzido de cargos de provimento efetivo de delegados, agentes e es-
crivães, uma vez que o último concurso público para preenchimento desses cargos foi realizado no ano de 2008.
Desde 2019, a atual gestão estadual atua em três frentes principais que foram fundamentais para a queda da violência no Rio Grande do Norte, como a convocação de policiais, que torna o estado com o maior número de policiais militares por habitantes no Nordeste; a valorização dos servidores da segurança e investimento em estrutura, equipamentos, tecnologia e inteligência.
Nesse período, o governo nomeou mais de 1.300 policiais militares. O Corpo de Bombeiros conta com novos 234 bombeiros e o quadro do ITEP foi
recomposto com mais 276 profissionais. Ainda em 2022, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária convocou 219 policiais penais.
NOVO CONCURSO
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), contratado para realizar o novo concurso da Polícia Militar, mais de 35 mil candidatos se inscreveram. São 1.128 vagas para ingresso no Curso de Formação de Praças (CFP) e 30 para o Curso de Formação de Praças Músicos, totalizando 1.158 vagas.
O Exame Intelectual será realizado nas cidades de Caicó, João Câmara, Natal, Mossoró,
Forças de segurança do RN garantem Carnaval tranquilo
Um trabalho integrado entre órgãos de segurança pública e instituições parceiras resultou em índices positivos no combate à criminalidade durante a Operação Carnaval 2023. Em continuidade à Operação Verão, o Rio Grande do Norte fortaleceu ações ostensivas, investigatórias, de fiscalização e educativas para garantir segurança aos potiguares e turistas por todo o Estado.
Durante os cinco dias de feriado e muita folia, cerca de 3.290 agentes estaduais de se-
gurança pública, além do apoio de estruturas municipais e federais, trabalharam pela garantia da ordem pública e pela tranquilidade da população norte-rio-grandense e também dos turistas.
Ao longo da Operação neste ano foram registrados 14 homicídios, uma diminuição de 30% em relação ao Carnaval de 2022, quando ocorreram 20 mortes.
MILITAR
O Comando-Geral da Po-
lícia Militar apresentou os dados consolidados levando em conta os números dos comandos de Policiamento da Capital, Policiamento Rodoviário Estadual, Comando de Policiamento Metropolitano, e Comandos de Policiamento Regionais. No total, em cinco dias de operação, foram 160 pessoas conduzidas, 14 armas apreendidas, 16 veículos recuperados, 36 conduzidos por embriaguez ao volante, 12 conduções por violência doméstica.
Nova Cruz e Pau dos Ferros no dia 26 de março. As demais etapas serão na cidade de Natal e poderão ocorrer em dias úteis, aos fins de semana ou feriados, exceto a investigação social.
A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal Militar, Noções de Direito Penal, Legislação Extravagante e Legislação da PMRN. O prazo de validade é de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.
CIVIL
As equipes da Polícia Civil lavraram 42 Autos de Prisão em Flagrante Delito, 33 Termos Circunstanciados de Ocorrência (T.C.O.), 16 Boletins de Ocorrência Circunstanciado (B.C.O.) e registraram 310 Boletins de Ocorrência (B.O.) em Delegacias Fixas e Unidades Móveis espalhadas nos municípios.
BOMBEIROS O Corpo de Bombeiros registrou 249 ocorrências, sendo 172 atendidas pelas centrais e 77 atendimentos nos polos da região metropolitana de Natal. Os militares efetuaram sete resgates em praias, e não registraram nenhum óbito em regiões com
concursados para o cargo de delegado
1.300
policiais militares foram nomeados pelo governo atual
novos bombeiros militares
profissionais recompõem o quadro do Itep-RN
novos policiais penais foram convocados
Guarda-Vidas. Entre os resultados das ações educativas, ao todo foram realizadas 4.969 orientações e 3.516 advertências em áreas de atendimento do Corpo de Bombeiros em todo o Rio Grande do Norte.
ITEP O Instituto Técnico-Científico de Perícia atuou de forma integrada com a Polícia Civil neste ano. As ações de análises químicas e identificação criminal aconteceram em áreas litorâneas de Natal, nas praias de Pirangi, Pipa e em São Miguel do Gostoso. A instituição também dobrou o efetivo de plantão na cidade de Caicó, um dos principais pontos de folia do RN.
MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023 http://www.rn.gov.br /governodorn /GovernodoRN /GovernodoRN 15 DE FATO RN
Assecom RN
360
39
276
45
276
234
219
OGoverno do Rio Grande do Norte publicou dois decretos de lei que, juntos, disponibilizam R$ 18 milhões por meio de leis de incentivo fiscal nas áreas da Cultura e do Esporte. Nos dois casos, os recursos estarão disponíveis para o exercício financeiro de 2023.
A partir do Decreto Estadual 32.423, o Governo do Estado destina R$ 13 milhões para projetos culturais por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo, o único do estado destinado a este fim. Conhecido como Lei Câmara Cascudo (Lei N° 7.799), criado em 1999, o programa já beneficiou inúmeras iniciativas por meio de renúncia fiscal para as empresas que investem em cultura.
O programa é um instrumento de democratização do acesso à cultura no RN e consiste na renúncia fiscal do ICMS por parte do Estado para que o valor correspondente à contribuição seja investido em projetos artístico-culturais.
A operacionalização é realizada pela Fundação José Augusto (FJA), por meio da Comissão de Cultura. O artista, grupo de artistas ou instituição interessada na captação dos recursos inscreve seu projeto, que será analisado para que seja decidida sua aprovação.
No primeiro semestre de 2023, a Fundação José Augusto (FJA) deverá anunciar a abertura do edital para inscrições dos proponentes.
Nos 23 anos de existência, o Programa Câmara Cascudo disponibilizou cerca de R$ 100 milhões, beneficiando mais de 620 projetos culturais do RN.
ESPORTES
Já o Decreto Estadual Nº 32.422 fixa para o exercício financeiro deste ano R$ 5 milhões para serem utilizados em pro-
Cultura e esportes recebem incentivos de R$ 18 milhões
jetos inscritos no Programa Estadual de Incentivo às Atividades Esportivas e Desportivas, denominado Programa de Incentivo RN Mais Esporte e Lazer Professor Sebastião Cunha.
O programa, criado em 2021, incentiva as práticas esportivas formais e não formais, desportivas e paradesportivas, em suas diversas modalidades, por meio da captação de recursos, pelos respectivos clubes e entidades, dos contribuintes do ICMS. Em 2022, foram apresentados 60 projetos, 32 aprovados e aptos a receber os recursos.
NÚMEROS
18 mi 5 mi 13 mi 100 mi 620
de reais para cultura e esporte em 2023
de reais para projetos de incentivo ao esporte
de reais para projetos culturais de reais já foram investidos por meio da Lei Câmara Cascudo projetos culturais beneficiados no RN
RN participa do processo de reconstrução do Ministério da Cultura
O Rio Grande do Norte participa do processo de reconstrução do Ministério da Cultura. Neste mês, o estado participou da reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, ocasião em que foram debatidas questões importantes para a reconstrução do Minc.
A secretária extraordinária da Cultura do RN, Mary Land Brito, juntamente com os secretários e dirigentes estaduais de Cultura, reuniu-se com a Margareth Menezes e sua equipe para apresentação do plano de trabalho do Minc e a criação de um cronograma de ações com as administrações estaduais. Foram debatidas questões importantes como a imple-
mentação das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2.
Do encontro foi extraída uma carta com as demandas prioritárias elencadas pelos gestores estaduais de cultura.
O documento contém questões como as datas das conferências nacional, estaduais e municipais de cultura que terão cronogramas com novas datas para as suas realizações.
Também foram debatidas ações de internacionalização de cultura brasileira e a operacionalização prática das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 com os suportes necessários para suas execuções em períodos distintos.
Mary Land avalia que a reunião com a ministra foi extre-
mamente positiva para a construção de um diálogo progressivo, permanente e afinado do MinC com o Fórum Nacional de Cultura que representa as demandas do país, além da criação dos comitês de cultura em todos os estados brasileiros. No encontro, a ministra apresentou a estrutura do Ministério da Cultura, explicando o funcionamento das secretarias aos dirigentes estaduais.
“O clima nestes dois dias de trabalho tem sido de muita emoção pela reconstrução histórica do Ministério da Cultura, com espírito de coletividade muito intenso entre os secretários de se ajudarem no processo da implementação da Lei Paulo Gustavo e da
prestação de contas da Lei Aldir Blanc. O MinC e os estados estão com o sentimento mútuo de ajuda, com leveza, diálogo e das construções que
precisam ser finalizadas e que terão a determinante participação da sociedade civil, através das suas representações”, afirmou Mary Land Brito.
http://www.rn.gov.br /governodorn /GovernodoRN /GovernodoRN
16 DE
RN
MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO DE 2023
FATO
Produção teatral recebe incentivos por meio da Lei Câmara Cascudo
Secretária da Cultura do RN, Mary Land, com a ministra Margareth Menezes
Recursos estão disponíveis para o exercício financeiro de 2023 e devem ser acessados por meio de programa de incentivo
Divulgação
Minc - Divulgação