ALTO ASTRAL!
/jornaldefatorn


MOSSORÓ (RN), DOMINgO, 30 DE juLhO DE 2023 | EDIÇÃO 6.727 – ANO XXIII | R$ 2,50
ALTO ASTRAL!
/jornaldefatorn
MOSSORÓ (RN), DOMINgO, 30 DE juLhO DE 2023 | EDIÇÃO 6.727 – ANO XXIII | R$ 2,50
do Fia para outros fins
>> gestão Allyson transfere recursos para programa que não cumpre os critérios de prioridade de utilização do Fundo da Infância e Adolescência. MOssORó 3
Está se aproximando o Dia dos pais! pensando nisso, nossa equipe STYLE preparou uma série de matérias com diferentes estilos de pais.
tvBRasil tem 1,32 milhão de quilOMBOlas
Além da
superfície
“terra e paixão”, Ângelo Antônio vive o violento e dramático Andrade
mulher
evento surgiu com a intenção de fomentar a economia criativa
domingo
O caic do bairro carnaubal, zona sul de Mossoró, completa 31 anos sem motivo para comemoração. abandonado, o equipamento deixou de cumprir a sua missão educacional e social. césaR saNtOs 5
CADERNO DESTACA AÇõES DO gOvERNO DO ESTADO
NESTA EDIÇÃO [ 16 págINAS]
Caroline Melo lança seu novo trabalho. a música “De Sol a Sol” é um feat com o cantor Giannini alencar
potiguar e Bahia iniciam mata-mata no Nogueirão
Alvirrubro precisa vencer em casa para ter vantagem no jogo da volta. esORtes 7 e 8
RN poderá ter 800 casos de câncer de cabeça no ano
Número consta em levantamento do Instituto Nacional do Câncer e gera preocupação. MOssORó 1
talento de Mossoró é uma das atrações do Brazil Word Fest
Cantora Márcia Lima fará show no maior festival da cultura brasileira na Europa . pRiNcipal 6
de luxo. Há duzentos anos, as barricadas na rue de La Chanvrerie; no século XX, o Maio de 1968, sob o lema “é proibido proibir”; agora, as explosões populares que respondem a policiais assassinos de jovem imigrante. A França como aprendemos na escola, em dois séculos de sonhos e de lutas.
Há livros que, sozinhos, valem por toda uma obra. Houvesse escrito somente Os Miseráveis, Victor Hugo já seria um dos maiores nomes da literatura mundial em todos os tempos. Mesmo quem nunca o leu certamente ouviu falar da história, de personagens e de trechos do romance publicado em 1862, tão famoso que se fez verdadeiro monumento da cultura francesa, traduzido para dezenas de línguas e ainda hoje lido no mundo inteiro. Minha edição, primorosa, é da Cosac & Naify (2002), 1276 páginas em dois volumes, belo trabalho de Rodrigo Lacerda, com capa e projeto gráfico de Mayumi Okuyama. Frederico Ozanam Pessoa de Barros assina a tradução e as 816 notas que enriquecem o texto, precisas o bastante para corrigir o autor quanto a datas e a referências históricas. Como em obras-primas da ficção – Moby Dick, Alice no País das Maravilhas A Revolução dos Bichos –, a riqueza d’Os Miseráveis não se revela no que simplesmente se conta, nos episódios da narração, nas aventuras dos protagonistas. Vai além da leitura superficial para, no texto profundo, dizer mais sobre a natureza dos povos, os bastidores da política, as entranhas do poder, as virtudes e baixezas de que se faz a humana condição. Assim, o livro de Hugo é muito mais do que a miséria de Jean Valjean, condenado a cinco anos de trabalhos forçados pelo roubo de um pão, acrescidos de mais catorze por tentativas de fuga; não se reduz à generosidade santa do bispo Bienvenu, à desgraça de Fantine, à crueldade de Thénardier, ao sofrimento de Cosette, à obsessão persecutória de Javert, à coragem de Enjolras. Parte o escritor da superficialidade do que flutua à tona para descer às raízes que sustentam a França no século XIX: a força do Estado, a violência da Justiça, a fraqueza dos cidadãos, o idealismo utópico da juventude. A história se passa de 1815 a 1832 – entre a batalha de Waterloo, que pôs fim ao projeto imperialista de Napoleão, e a revolta dos estudantes parisienses, dispostos a perder a vida para derrubar o rei Luís Felipe. Com aguda lucidez, percebe o romancista um caráter marcante do seu povo: a reação, quase instantânea, à violência da polícia, que leva milhares às ruas para incendiar automóveis e prédios, fogo que, na Paris em chamas, vai dos subúrbios pobres à sofisticada avenida Champs-Élysées, símbolo de riqueza e
A exemplo de outros mestres do romance (do Laurence Sterne de A vida e as Opiniões do Cavalheiro Tristram Shandy ao Julio Cortázar d’O Jogo da Amarelinha), Hugo não obedece aos limites teóricos do gênero e se dá liberdade para longas digressões, com verdadeiras aulas de história em que defende ideias filosóficas, valores políticos. Sobre Waterloo são nada menos do que 45 páginas, a que se juntam mais 14 a respeito da gíria, campo linguístico que muitos simplesmente ignoravam mas que lhe desperta grande interesse, como provam estas observações:
Que é a gíria? É ao mesmo tempo a nação e o idioma.
A gíria é ao mesmo tempo um fenômeno literário e um resultado social.
A gíria nada mais é que um guardaroupa em que a língua, tendo alguma má ação a fazer, se disfarça, revestindo-se ali de frases-máscaras e de metáforas-farrapos.
Do ponto de vista puramente literário, poucos estudos seriam mais curiosos e fecundos que o da gíria. É uma língua dentro da língua, (...) edifício subterrâneo construído em comum por todos os miseráveis.
Nenhum idioma tem mais metáforas que a gíria.
A gíria caminha mais em dez anos que a língua em dez séculos.
Porque Os Miseráveis tem de tudo: história, filosofia, mitologia, política, sociologia, linguística, mas, em especial, o elemento humano, pela maestria com que Hugo constrói personagens, compõe retratos, delineia perfis psicológicos.
Sobre Napoleão:
Quem era aquele corso de 26 anos?
Que significava aquele esplêndido ignorante que, tendo tudo contra si, nada a seu favor, sem víveres, sem munição, sem canhões, sem sapatos, quase sem exército, com um punhado de homens contra enormes esquadrões, precipitava-se sobre a Europa coligada, alcançando de modo absurdo vitórias impossíveis? De onde saíra aquele brilhante alucinado que, quase sem tomar fôlego, e com o mesmo jogo dos combatentes na mão, pulverizava, um após outro, os cinco exércitos do imperador da Alemanha (...)?
Sobre Luís Felipe:
Primeiro-ministro de si mesmo; excelente para fazer da pequenez das realezas um obstáculo para a imensidão das ideias; misturando a uma verdadeira faculdade criadora de civilização, de ordem e de organização
não sei que espírito de formalidade e de chicana; fundador e procurador de uma dinastia; tendo algo de Carlos Magno e alguma coisa de advogado; em suma, personalidade altiva e original, príncipe que soube dominar, malgrado a inquietude da França, e soube ser poderoso, apesar da inveja da Europa; Luís Felipe será classificado entre os homens eminentes do seu século, e seria colocado entre os governantes mais ilustres da história, se tivesse desejado um pouco a glória, ou se tivesse o sentimento do que é grande no mesmo grau do sentimento do que é útil.
Nada, porém, mais comovente do que a apresentação de um humilde personagem, Monsieur Mabeuf, e sua tocante paixão por livros raros, que lhe rendem o pouco de que precisa para não morrer de fome:
Vendera os últimos móveis que lhe restavam, depois tudo que tinha em duplicata, tanto roupas de cama como roupa pessoal; (...) mas conservava consigo os livros mais preciosos, entre os quais vários raríssimos (...) O Sr. Mabeuf saía com um livro e voltava com uma moeda de prata. (...) Volume a volume, toda a biblioteca foi consumida. Às vezes, ele dizia: — Afinal, já tenho 80 anos! –como se tivesse uma esperança oculta de chegar ao fim de seus dias antes de chegar ao fim de seus livros.
Hugo tinha, no século XIX, uma visão holística avant la lettre, por entender o mundo como uma gigantesca e harmoniosa unidade feita de homens, bichos, plantas e de tudo mais que compõe a natureza:
A álgebra aplica-se às nuvens; a irradiação do astro é útil à rosa; nenhum pensador ousaria dizer que o perfume do pilriteiro é inútil às constelações. Quem, pois, é capaz de calcular o trajeto de uma molécula? Como podemos afirmar que a criação dos mundos não é determinada pela que-
dIreçÃO geral: César Santos dIretOr de redaçÃO: César Santos gereNte adMINIStratIVa: Ângela Karina deP. de aSSINatUraS: Alvanir Carlos
da de grãos de areia? Quem conhece os fluxos e refluxos recíprocos do infinitamente grande e do infinitamente pequeno, a repercussão das causas nos precipícios do ser e nas avalanches da criação? O menor inseto é importante, o pequeno é grande, o grande é pequeno, tudo está em equilíbrio na necessidade, assustadora visão para o espírito. Entre os seres e as coisas há relações miraculosas; nesse inesgotável conjunto, desde o sol até o pulgão, nada se despreza; uns têm necessidade dos outros. A luz não leva para o firmamento os perfumes terrestres sem saber o que faz; a noite distribui a essência das estrelas às flores adormecidas. Todas as aves que voam têm preso nos pés o fio do infinito.
Desde Le Chemineau , a primeira película que levou Os Miseráveis às telas, em 1905, mais de 50 outras adaptações foram feitas para o cinema, o teatro e a televisão – algumas mundialmente famosas, outras menos conhecidas, como as apresentadas no México, na Turquia, na Rússia, na Índia, no Japão, no Egito, na Coreia do Sul... e no Brasil. É do ator e diretor Dionísio Azevedo o filme Os Miseráveis (1958), com Fernando Baleroni (Jean Valjean), Laura Cardoso (Fantine) e Débora Duarte (Cosette). Walter Negrão adaptou o livro para a Rede Bandeirantes, que, em 1967, levou ao ar a telenovela com Leonardo Villar, no papel de Valjean, e Maria Isabel de Lizandra (Cosette).
Na França, Raymond Bernard dirigiu, em 1934, a adaptação de André Lang, composta por três partes que somam quase cinco horas. Harry-Baur é Jean Valjean, Charles Vanel faz Javert e Charles Dullin encarna Thénardier, os três com desempenhos marcantes na história do cinema francês.
Baseada em um musical, Tom Hopper dirigiu a produção britânica que teve, em 2012, nada menos do que oito indicações para o Oscar – um deles, o de melhor atriz coadjuvante, conquistado por Anne Hathaway, como Fantine.
Nenhum melhor do que a adaptação de Didier Decoin para a minissérie, em quatro capítulos, dirigida por Josée Dayan, apresentada em 2000 pela televisão francesa. Nela, o roteirista vai além de Hugo em um ponto delicado, que não se vê no romance e apenas se insinua em filme norteamericano de 1952, com roteiro de Richard Murphy: o interesse sexual, quase incestuoso, do velho Valjean pela atraente Cosette moça, que criara como filha. No elenco, soberbo, brilham Gérard Depardieu (Valjean), John Malkovich (Javert), Christian Clavier (Thérnardier), Charlotte Gainsburg (Fantine) e Jeanne Moreau, como a Madre Innocente, diretora do convento onde estuda a pequena Cosette. É daqueles trabalhos em que a excelência dos artistas os confunde, para sempre, com os personagens que interpretam: depois que os vi, só penso em Valjean como Depardieu, em Javert com a figura de Malkovich, em Thénardier no corpo de Clavier, em Gillenormand representado por Michel Duchaussoy. Passados 161 anos, Os Miseráveis ainda comove milhões de leitores em todo o mundo. O motivo é o próprio Victor Hugo quem revela, no prefácio:
Enquanto, por efeito de leis e costumes, houver proscrição social, forçando a existência, em plena civilização, de verdadeiros infernos, e desvirtuando, por humana fatalidade, um destino por natureza divino; enquanto os três problemas do século – a degradação do homem pelo proletariado, a prostituição da mulher pela fome e a atrofia da criança pela ignorância – não forem resolvidos; enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis.
>> na “Conversa com o Presidente” da semana, Luiz inácio Lula da Silva (PT) fez revelações importantes ao jornalista marcos Uchôa e analisou o momento do governo, além de entrar em outros temas, alguns amenos e pessoais. Confira os principais trechos:
Marcos Uchôa — O Desenrola está dando uma repercussão na rua muito grande, porque muita gente já resolveu seu problema, muita gente tá muito perto de resolver, e isso tá criando um clima dinheiro no bolso e voltar a consumir, né?
Presidente Lula — Olha, você tá lembrando que isso foi uma peça de campanha. Durante a campanha a gente disse que ia fazer esse programa pra abater a dívida de quase 72% da população brasileira que estava endividada. Pessoas que estão endividadas com a conta de luz, com a conta de água. Pessoas que se endividaram porque usaram o cartão de crédito pra comprar comida em momentos difíceis. Você sabe que quem tem cartão de crédito, às vezes, esquece de que tem que pagar, né? Então, na hora de comprar você não vê dinheiro, você põe o cartão...
Marcos Uchôa — Pedacinho de plástico, né?
Presidente Lula — Mas, um tempo depois o valor na tua conta pra você pagar. Então, as pessoas estavam endividadas e nós resolvemos tomar a decisão de ajudar. Ou seja, nós estamos atendendo primeiro àquelas pessoas que devem até R$ 100, que quase todas vão ser zeradas, vão ficar livres. Depois, nós começamos com a turma que ganha até R$ 20 mil, sabe, que tem dívida em banco, os bancos estão chamando e me parece que é um sucesso extraordinário, tem gente reduzindo em 90% a sua dívida. E agora, em setembro, vai entrar o grosso, que são pessoas até R$ 5 mil, R$ 2 mil, R$ 1,5 mil, R$ 3 mil, pessoas que estão devendo no varejo. Pessoas que compraram e que tão devendo, e não conseguem pagar, e que tão no Serasa, e nós também vamos tentar ajudar. Então esse é o grosso que vai começar agora e será o grande teste do programa. Até agora, o sucesso do Desenrola é muito maior do que a expectativa.
Marcos Uchôa — Por falar em problema, presidente. A gente soube que o senhor esteve no hospital em São Paulo para tratar desse quadril, desse problema na perna que te incomoda. Explica pra gente o que tá acontecendo exatamente?
Presidente Lula — Eu tô como um jogador de bola que
não quer dizer pro técnico que está sentindo dor pra não ir pro banco. Ele quer continuar jogando, e ele finge que não tá doendo. Eu tenho um problema na cabeça do fêmur, faz tempo que eu tenho isso. Uma vez um médico me disse o seguinte: “Olha, presidente, a cabeça do fêmur, essa dor no quadril, só quem vai decidir operar é o senhor, porque é o senhor que sabe o limite da sua dor. Vai chegar um dia que você dizer ‘vai ter que operar’. Esses dias eu estava cortando o cabelo e o companheiro que corta o cabelo falou pra mim: “Presidente, eu fiz em setembro do ano passado. Eu fiz em setembro, presidente. Eu não conseguia mais sequer calçar o sapato. Eu tô inteiraço outra vez, tô até fazendo esteira”. Isso tudo me motivou a tomar uma decisão. Eu quero fazer a cirurgia porque eu não quero ficar com dor. Olha, deixa eu lhe falar uma coisa, Uchôa. Ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro, então, eu sinto que, às vezes, eu estou com mau humor com meus companheiros. Eu chego de manhã pra trabalhar, quando eu boto meu pé no chão já dói e eu tenho que falar bom dia sorrindo e, às vezes, eu não consigo falar. Às vezes fica visível no meu rosto que eu tô irritado, que eu tô nervoso. Aí você vai ficando uma pessoa incômoda, você vai ficando uma pessoa chata, você vai ficando uma pessoa que ninguém quer falar bom dia pra você mais com medo de
tomar um esporro, sabe. Bem, então, o que que eu tenho de decisão: eu tenho muitas coisas importantes pra fazer...
Marcos Uchôa — Muita viagem, né?
Presidente Lula — Eu não quero parar. Veja, eu, agora dias 9 e 8, eu tenho o grande encontro dos países amazônicos em Belém. Esse encontro é importante porque vai balizar a discussão da COP 28, que será realizada no final do ano, nos Emirados Árabes. A partir daí, Brasil, os países da América do Sul que fazem parte da Amazônia; mais os dois Congos, que nós convidamos pra vir na reunião; mais a Indonésia, são os países que têm muita reserva de floresta. Então, o que nós queremos é dizer ao mundo o que nós queremos fazer com a nossa floresta e dizer o que que o mundo tem que fazer pra ajudar. Porque prometeram US$ 100 bilhões, em 2009, e até hoje não saiu esses US$ 100 bilhões. Vai ser, possivelmente, a reunião mais importante. Nós temos o “Tratado Amazônico”, chamado OTCA, ou seja, há 45 anos não se reúnem os presidentes dos países. Então, é a primeira reunião que eu vou fazer com os países amazônicos para tomar uma decisão única, pra gente tentar discutir seriamente.
Marcos Uchôa — Tem o Brics...
Depois desse debate no
Amazonas, eu tenho os BRICS na África do Sul. É o BRICS importante, e a gente ainda não sabe se o Putin [Vladimir Putin, presidente da Rússia] vai ou não vai, porque tem uma condenação no Tribunal Internacional –que a África do Sul é signatária – e se o Putin for lá, pode ser que a justiça mande prender o Putin. O quê que vai acontecer? Então não sei se ele vai. É uma reunião muito importante, eu tenho que estar presente. Depois eu tenho que estar presente em uma outra reunião importante que é o G20, na Índia. E o Brasil recebe a presidência do G20 para 2024. Então, é extremamente importante essas reuniões e eu não quero faltar nenhuma delas. Dia 17 de novembro eu tenho que ir aos Estados Unidos, na ONU. Vou fazer o meu pronunciamento de abertura, e depois meu companheiro Biden [Joe Biden, presidente dos Estados Unidos] propôs um acordo entre mim e ele pra fazer um lançamento de um programa de geração de empregos, na ONU, também. Eu quero fazer. Vou preparar um documento pra fazer com o Biden.
Marcos Uchôa — E a cirurgia?
Então, é o seguinte: o que me sobra de tempo é outubro, sabe. Eu tenho que tentar calcular bem para que no meio de outubro, se for isso que eu for fazer, eu fazer a cirurgia. É uma cirurgia ra -
ções, e eu vou fazer porque eu não quero ficar com dor. Não é mole, Uchôa, você levantar com dor todo dia, de sábado e domingo, de segunda, você não pode entrar na piscina porque se você fizer movimento com os pés, dói. É um negócio, um negócio enjoado.
Marcos Uchôa — Você já levou o máximo que podia, né?
Presidente Lula — E eu, eu sou uma pessoa que gosta de brincar muito, eu sou uma pessoa de bom humor, sabe, e se eu ficar de mau humor, não vai ser legal, né. Você começa a brigar até com as cachorrinhas, sabe. Eu quero ficar de bom humor porque eu quero fazer esse país dar certo. Eu assumi um compromisso com o povo brasileiro. Eu não quero fazer nenhum milagre. Eu só quero que esse povo volte a comer bem, volte a trabalhar, que esse povo volte a morar, que as crianças possam estudar em escola de tempo integral, que nós vamos fazer o lançamento agora. Escola em tempo integral para garantir que as crianças tenham mais capacidade de estudo, mais tempo de estudo, e mais segurança porque está dentro da escola. A gente vai fazer isso.
zoavelmente rápida, sabe, duas horas e meia parece que você tá pronto. O médico me disse sexta-feira que, dependendo do meu estado físico, três horas depois eu posso estar dando passinho com andador, sabe. E depois vai depender da minha disciplina de recuperação. Então eu vou fazer. Enquanto eu estiver me recuperando, o Alckmin [Geraldo Alckmin, vice-presidente da República) fica no comando, sabe, com total tranquilidade. Eu tenho total confiança no Alckmin, ele é um parceiro extraordinário, e o Brasil vai em frente. A engrenagem já, já tá funcionando. Ou seja, quando você faz um motor muito grande, você testa ele com o motor pequeno. Na Villares, quando a gente fazia navio de 12 metros de altura, motor de navio de 12 metros de altura a gente fazia na Villares, quando você ia testar eles, era um motorzinho pequeno que acionava o motor grande. Então, as coisas começaram a funcionar, as políticas começaram a funcionar, as coisas começaram a engrenar, sabe, universidade, pesquisa, instituto, tudo tá funcionando. Bolsa família funcionando, PAA funcionando, a questão da segurança pública funcionando, a Polícia Federal funcionando, ou seja, as coisas estão indo. Então, eu estou com essa preocupação só de fazer. É uma tranquilidade do ponto de vista científico, porque a medicina está muito avançada nessas opera -
Marcos Uchôa — Essa coisa que você falou de estar bem em casa, né? E uma das coisas dessa semana que vocês fizeram foi o negócio da segurança alimentar, de cozinha solidária. Que é uma coisa bem básica, quer dizer, os programas de Governo que vão ligados a uma coisa mais que é a questão da fome, que é a questão das refeições, que é uma questão maior de até a CONAB ter estoque. Tudo isso também é nessa direção, né?
Presidente Lula — Uchôa, o PAA foi um dos grandes programas que nós criamos no meu primeiro mandato. Um programa excepcional porque você compra alimentos do pequeno e médio produtor rural, às vezes você compra o excedente, às vezes você compra porque ele não tem preço. O que você não deixa é o alimento estragar na roça e você compra isso. E você distribui esse alimento pra entidades filantrópicas. Tem milhares de pessoas que precisa desse alimento, aí o governo compra e distribui. E mais ainda, agora entrou as cozinhas solidárias, que essas cozinhas têm que estar ligadas a alguma instituição, alguma entidade que nós também vamos dar, sabe, comida pra essas cozinhas solidárias prepararem alimento para as pessoas que estão sem condições de se alimentarem corretamente. Eu vi uma reportagem esses dias que 30% do alimento se perde entre o campo e a cidade. Ou seja,
entre a produção e o consumo, 30% do alimento se perde. Ora, então não é possível que tenha gente com fome e perdendo alimento. Então é preciso que a gente cuide, é pra isso que criamos o PAA. Mas uma coisa importante é que nós criamos também o Mais Alimentos. O Mais Alimentos a gente criou pra aumentar a capacidade produtiva do pequeno produtor. Ou seja, se ele colhe 10 laranjas, ele pode colher 20. Se ele tira de uma vaquinha três litros de leite, vamos preparar pra ele poder tirar seis. E assim sucessivamente. Nós abrimos uma linha de financiamento de máquinas e implementos agrícolas para o pequeno e médio produtor. Sabe que o Brasil tem quatro milhões e 600 mil produtores que têm até 100 hectares de terra. Essa gente é que produz 99% das coisas que a gente come. Então, o Mais Alimentos tem como objetivo fomentar a modernização da possibilidade dele aprimorar a capacidade de trabalho, financiar uma máquina mais barata, um pequeno trator, uma pequena colheitadeira, sabe, coisas pra ele fazer irrigação.
Marcos Uchôa — Isso é negociação normal, né?
Presidente Lula — Em qualquer lugar do mundo você faz acordo. Mas aqui no Brasil tudo é dando que se recebe. Eu trato isso com mais clareza, eu trato isso com mais simpatia. Eu converso com o deputado, eu converso com o senador, eu mandei um projeto de lei, ele não é obrigado a concordar com o meu projeto de lei, e ele pode propor mudança, sabe, e, às vezes a mudança que ele propõe pode melhorar, às vezes pode piorar. Se piorar, eu veto. Se melhorar, fica. É assim que é o jogo, o jogo tem que ser à luz do dia, e é assim que vamos fazer, é assim que nós vamos governar esse país.
Marcos Uchôa — E a Reforma Tributária, de certa maneira, mostrou que isso é possível. Era uma reforma que há décadas se falava que não ia acontecer, que tinha muitos interesses. E passou, né? Quer dizer, mostrou que é possível esse acordo, e era desejável por todos os lados, né?
Presidente Lula — Deixa eu te dizer uma coisa: A política, a gente considera política a arte do impossível, porque na política tudo que parecia impossível pode se tornar possível. Vamos ver o seguinte: em 1989, qual era o analista político do Brasil que imaginava que fosse um torneiro mecânico e o Collor pro segundo turno? Os candidatos presidenciáveis era Ulysses Guimarães, senhor Constituinte; era Brizola, que fazia 15 anos que tava exilado e achava que era Presidente da República; era, era Maluf [Paulo Maluf, exgovernador de São Paulo],
era Afif, era Mário Covas [exgovernador de São Paulo], era Aureliano Chaves [exgovernador de Minas Gerais]. Eu era o quê? Eu era um bagrinho, eu era um lambari solto dentro de um lago pro jaú me comer, pros pintados me comer. Terminou eu indo pro segundo turno. Isso não tava na lógica da política. E veja que engraçado. Eu fui o segundo em 89, 94, 98, o primeiro em 2002, o primeiro em 2006, o PT foi o primeiro de 2010, 2014, o segundo de 2018, o primeiro agora. Então, as pessoas não podem tratar o PT como se fosse um partido insignificante. É o partido mais forte e mais organizado e mais forte desse país. E por ser o mais organizado e mais forte, é também o mais alvo de crítica de todo mundo; quem não é petista é contra petista. É que nem Flamengo. Quem não é Flamengo é contra o Flamengo. Quem não é Flamengo é incapaz de reconhecer que o Flamengo joga bem. Eu sou vascaíno, a Janja é flamenguista. A gente quebra o pau. Ela grita, ela fica nervosa, e o meu Vasco tá muito ruim. Benza Deus, o Vasco e o Corinthians precisam de um benzedor. E o que nós estamos vendo: a política tributária parecia impossível, sabe, o Haddad [Fernando Haddad, ministro da Fazenda] foi costurando o Chrispiniano, o companheiro Guimarães [José Guimarães, deputado federal líder do Governo na Câmara dos Deputados], o companheiro Jaques Wagner [senador líder do Governo no Senado Federal], o companheiro Padilha [Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais] foram conversando dali, conversa dali, tem uma coisa a mais aqui, uma coisa a menos ali, daqui a pouco tem o formato de uma política tributária aprovada que tem como ob-
jetivo baratear a quantidade de imposto, diminuir, sabe, simplificar com coisas menos burocráticas, e fazer com que a gente cobrando menos arrecade mais, porque todo mundo vai ser obrigado a pagar. Se isso der certo, é um bem pro Brasil, não é um bem pro Lula que já tá com 77 anos, é um bem pra quem nasceu agora, pro meu bisneto, pra minha bisneta. É isso que tá acontecendo no Congresso Nacional. Eu tenho conversado com Pacheco [Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal], tenho conversado com o Lira [Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados], tenho conversado com os líderes, o que eu sinto, na verdade, é que as pessoas estão com muito boa vontade de fazer as coisas acontecerem. O que eu sinto é isso. E é direito das pessoas quererem fazer acontecer, e falar o seguinte: “Olha, eu tô a fim de participar do governo”. Pra participar do governo, você pode ter um ministério. Agora, não é o partido que quer vir pro governo que escolhe o ministério, quem escolhe o ministério é o presidente da República, quem indica o ministério é o presidente da República, quem oferece o ministério é o presidente da República, sabe. E eu acho plenamente possível. Nós vamos discutir isso nesses próximos dias. Eu não tô preocupado. Ainda não fiz nenhuma conversa com ninguém. Eu vejo todo dia boato, boato, boato. ‘Lula conversou com não sei quem, Lula chamou não chamou não sei quem, Lula’… eu ainda não conversei com ninguém. Se for pra falar de mim, fale o seguinte: o presidente ainda não conversou com ninguém, se tiver gente falando que conversou com o presidente, é mentira. É mentira. Quando eu conversar, eu terei todo o interesse
que a imprensa saiba, porque não tem conversa sigilosa na minha vida política.
Marcos Uchôa — E não tem porque esconder, quer dizer, é uma coisa que é para o bem do Brasil. Por que teria?
Presidente Lula — É o técnico querer escolher o jogador que vai colocar em campo, ele fica “só no vestiário, só no vestiário”. Mas uma hora vai ter que colocar o cara em campo e todo mundo vai saber quem vai jogar. E você tem que escolher o cara que vai contribuir mais com o país.
Marcos Uchôa — Presidente, assim como o Congresso, o senhor tem a sensação na rua, no Congresso, de que há uma vontade no Brasil de ter mais paz? Paz tô falando no sentido de não ser tão agressivo, de poder negociar, de poder conversar, de poder, realmente, chegar a um acordo pro bem do país, e de deixar pra trás uma coisa que dividiu a gente? Isso tá caminhando nessa direção?
Presidente Lula — Eu acho que nós estamos caminhando nessa direção. Eu, eu sinto em todo mundo que fala comigo, mostra que tem um clima mais tranquilo. Ainda tem algumas pessoas viciadas no passado. Lamentavelmente tem algumas pessoas que parece que a cabeça ficou atrofiada e as pessoas não querem evoluir. Sabe, em todo lugar. No meio dos trabalhadores, no meio dos empresários, no meio dos intelectuais, no meio dos banqueiros, não é um ou outro sentimento. Tem muita gente. E nós não podemos ficar brigando com essa gente, o que nós precisamos é ir conversando, tendo paciência. Veja, quando acontece aquilo que aconteceu com o
Alexandre de Moraes [ministro do Supremo Tribunal Federal] no aeroporto de Roma, eu acho que um cidadão que faz isso, ele não é um ser humano que você pode ter respeito por ele. Ele é um canalha. Porque ele precisava pelo menos ser educado. O ministro tava com a mulher, o ministro tava com o filho. Porque se vale a moda desse cidadão, que vai xingar o ministro que votou uma coisa que ele não gosta, os ministros não terão mais sossego no Brasil. Ou seja, o voto vai ter que ser secreto pra que ninguém saiba naquilo que o ministro votou. Porque não é normal, não é normal. Eu tenho 77 anos, fiz oposição 50 e eu nunca xinguei uma pessoa no aeroporto. Se tivesse lá o meu pior inimigo eleitoral eu cumprimentava ele e ia sentar em outra mesa.
Marcos Uchôa — Presidente, o Flávio Dino passou agora em relação à questão do armamento, de ter um maior controle, diminuir o número de armas no Brasil, essa coisa que tava louca, que tava aberta, gente comprando 60 armas como se fosse um exército particular. Isso também é muito importante, né?
Presidente Lula — Olha, Uchôa, é extremamente importante. Veja, tinha uma confusão se pode utilizar arma, se pode liberar, se pode liberar CAC, se pode liberar. Não, eu acho que nós temos que ter claro o seguinte: por que um cidadão quer uma pistola 9 milímetros? Por que que ele quer? O quê que ele vai fazer com essa arma?
Vai fazer coleção? Vai brincar de dar tiro? Porque, no fundo no fundo, esse decreto de liberação de arma que o presidente anterior fez era pra agradar o crime organizado. Porque quem conse -
gue comprar é o crime organizado e gente que tem dinheiro. Pobre trabalhador não está conseguindo comprar comida, não tá conseguindo comprar material escolar do seu filho, não tá conseguindo colocar um brinquedo que o moleque precisa no Natal. Como é que as pessoas que trabalham vão comprar fuzil, vão comprar rifle, vão comprar 10 pistolas, 12 pistolas, 15 pistolas? Que diabo é isso? As pessoas querem comprar carne, as pessoas querem comprar óleo, querem comprar cebola, querem comprar, sabe, coisa pra comer, as pessoas querem comprar coisas pra escrever, querem comprar livro, sabe, as pessoas não querem violência. Então, tem uma meia dúzia de pessoas que quer “não, vamos abrir”. Eu, sinceramente, não acho que o empresário que tem um lugar pra praticar tiro é empresário, eu sinceramente não acho. Eu já disse pro Flávio Dino: “nós temos que fechar quase todos, só deixar aberto aqueles que são da Polícia Militar, do Exército, ou Polícia Civil”. É a organização policial que tem que ter lugar pra atirar, pra treinar tiro, não é a sociedade brasileira. Nós não tamos preparando uma revolução. Eles tentaram preparar um golpe, “sifu”, nós não. Nós queremos preparar a democracia, fortalecer a democracia, mais participação da sociedade brasileira, mais participação na política, mais participação na escola, mais participação, sabe, em show de artista, mais participação, sabe, na construção de coisas boas, de coisas positivas. Então pra que arma?
Marcos Uchôa — Até porque o número de mortes por policiais aumentou, né?
Presidente Lula — Eu sou totalmente contra. Eu quero que você saiba que o Brasil vai melhorar quando a gente entrar na era do livro, na era da cultura. Que é o que estamos fazendo agora com a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc. Não sei se você viu o sucesso da Lei Paulo Gustavo, noventa e sete por cento dos municípios brasileiros, melhor, 98%, se inscreveram pra receber o dinheiro. Ora, significa que você não tem noção do prefeito em receber 2 milhões pra cultura, receber 1 milhão, coisa que não tinha. Tinham acabado com o Ministério da Cultura, porque eles queriam criar o Ministério das Armas, o Ministério da Violência, o Ministério da Fake News, o Ministério da Mentira. Isso que eles queriam criar. E nós não. Nós queremos fazer com que o povo brasileiro volte, efetivamente, a ser feliz, e tranquilo. Não tem nada melhor do que um pai pegar no braço da sua, do seu filho, da sua esposa, e passear no sábado à tarde, no domingo à tarde sem nenhuma preocupação com violência.
Nesta segunda-feira, 31, completa 31 anos que Mossoró recebia o primeiro Centro Integrado de Apoio à Criança (CIAC), depois batizado de CAIC, no bairro Carnaubal, zona sul. Estava presente o embaixador Sérgio Paulo Rouanet, secretário nacional de Cultura, representando o presidente Fernando Collor de Mello, sendo recepcionado pela então prefeita Rosalba Ciarlini e o então governador José Agripino Maia.
O Caic recebeu o nome de Monsenhor Francisco Sales de Cavalcanti, por meio do decreto 654/92, de 10 de julho de 1992, assinado pela prefeita de Mossoró. Cearense de Boa Viagem, padre Sales dedicou a vida à luta social, por meio de sua atividade religiosa. Ele chegou a Mossoró em janeiro de 1945, nomeado diretor do Ginásio Santa Luzia, permanecendo no período entre 1946 a 1959. O religioso morreu em 5 de setembro de 1991, na Casa da Misericórdia do
Carmo, em Fortaleza - CE.
Depois do Caic do Carnaubal, a cidade recebeu a segunda unidade, localizada no conjunto Abolição II, zona oeste, com a mesma proposta de oferecer atividades diárias de educação, saúde, alimentação, esporte e lazer.
Por mais de uma década, os Caics cumpriram a missão. Mas, desde que a gestão foi transferida para o estado, as unidades foram fragilizadas em processo acelerado. O péssimo exemplo é o Caic do Carnaubal, hoje abandonado e transformado em grande lixão. A Escola Francisco Sales Cavalcanti, que funcionava no local, foi transferida para imóvel improvisado, e as outras atividades encerradas, em detrimento de crianças e adolescentes dos bairros da zona sul de Mossoró.
O Jornal de Fato já publicou quase uma dezena de reportagens denunciando o descaso e relatando a luta dos moradores do Carnaubal, Belo Horizonte, Alto do Xerém, Lagoa do Mato, Boa Vista e áreas adjacentes. Eles organizaram o grupo "Amigos do Bairro" para fortalecer o movimento em defesa do Caic.
Antes da pandemia, a Secretaria Municipal de Educação emitiu nota afirman-
do que a Prefeitura de Mossoró estava disposta a assumir o Caic para recuperálo. Por gravidade, seriam instaladas as Unidades de Ensino Infantil (UEI) Menino Jesus de Praga (Carnaubal) e Zélia Maria Guerra (Alto do Xerém). Ambas funcionam em prédios alugados.
Na época, a então secretária de Educação do município, Magali Delfino, disse que vinha tratando o assunto com o Governo do Estado desde 2017. As tratativas, porém, foram encerradas com a mudança de gestão municipal.
Recentemente, o líder comunitário
Otávio Lopes Filho filmou o local e distribuiu as imagens nas redes sociais. O velho imóvel está caindo aos pedaços e não oferece mínimas condições de recuperação da estrutura física. Precisará ser reconstruído.
Infelizmente, não há interesse anunciado por parte das autoridades, embora em cada campanha eleitoral as promessas sejam requentadas. As famílias dos bairros afetados são testemunhas.
Enquanto isso, crianças e adolescentes seguem privadas do equipamento que no passado concentrava, no mesmo ambiente, atividades diárias de educação, saúde e cidadania.
A bancada do prefeito Allyson Bezerra (União) quer potencializar na Câmara a cobrança de R$ 90 milhões que o gestor diz que o governo estadual deve a Mossoró. A ordem é ocupar a pauta para desgastar a imagem da governadora Fátima Bezerra na cidade.
Já a oposição está preparada para o acerto de contas, uma vez que o governo reclama que a Prefeitura de Mossoró deve mais de R$ 30 milhões à Companhia de Água e Esgotos (CAERN). Sobre essa conta, a ordem do prefeito é para a bancada repetir à exaustão que a prefeitura não deve nada, até, se possível, virar verdade.
oTÁVIo loPES FIlho
Líder comunitário quando lançou Amigos do Bairro em defesa do Caic do Carnaubal
Há exatos 30 anos, o Cine Cid de Mossoró encerrava as suas atividades, realizando a última exibição com o filme "Esqueceram de Mim 2". De propriedade do prefeito Dixhuit Rosado (falecido em 1996), o Cid foi inaugurado em 22 de julho de 1964, ocupando importante área do centro da cidade. No final da década de 90, transformou-se no Teatro Estadual Lauro Monte Filho.
Em 2002, nesta data, era inaugurada a primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Mossoró, localizada no Alto de São Manoel. Projeto inovador da segunda gestão da exprefeita Rosalba Ciarlini, que serviu de modelo para o Governo Federal implantar no país. Depois daí, Mossoró ganhou mais duas UPAs, localizadas nos bairros Santo Antônio e Belo Horizonte.
Oministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a suspensão do trâmite de todos os processos que tratam sobre a chamada “revisão da vida toda”, atendendo a pedido do Instituto Nacional do Se -
guro Social (INSS). O objetivo da decisão é garantir uniformidade e segurança jurídica para os beneficiários.
No julgamento de mérito do recurso, em dezembro do ano passado, o STF considerou possível a aplicação de uma regra mais vantajosa à revisão da aposentadoria de segurados que tenham
O cantor Vicente Nery é a principal atração do Festival Gastronômico de Tibau, neste domingo, 30. Tem ainda shows do cantor Núzio Medeiros e da banda Chama as Meninas. A partir das 18h.
A 17ª Feira do Livro de Mossoró receberá Luiz Fernando Pereira de Melo, um dos maiores pesquisadores da história e genealogia potiguar. Ele fará palestra sobre "Literatura, História e Genealogia do RN", no segundo dia de evento, 3 de agosto.
Mais de 700 mil pessoas visitaram a Feira do Livro de Mossoró ao longo de 16 edições. A primeira foi realizada em 2005 por iniciativa de Rilder Medeiros, com apoio da secretária de Educação Niná Rebouças. Este ano a feira acontece entre 2 a 5 de agosto, na Uern. Potiguar encara o Bahia de Feira de Santana no primeiro jogo do mata-mata do Brasileiro da Série D. A partida será disputada no Estádio Nogueira para um público limitado de pouco mais de 1.200 torcedores. No próximo domingo, a volta em Feira de Santana.
A semana começa com a expectativa de adesão à greve dos servidores estaduais de saúde lotados em Mossoró. A categoria se mobilizará a partir de quarta-feira, 1º de agosto, caso até lá o Governo do Estado não sente para negociar com o Sindsaúde.
nário do STF de 11 a 21 de agosto.
A ex-vereadora Larissa Rosado, de saída do União Brasil, ainda não desistiu do PCdoB. Ela aposta no "cabo eleitoral" Gutemberg Dias para convencer a direção do partido. Dias presidiu o PCdoB de Mossoró por longo tempo e tem trânsito livre na direção estadual. Por enquanto, nada decidido.
Já a ex-vereadora Aline Couto está com filiação ao PCdoB bem encaminhada. Ela quer e a direção do partido, também. Aline entende que a federação partidária com PT e PV pode viabilizar a sua candidatura à Câmara. Nas eleições de 2020, Aline foi a oitava mais votada, com 2.259 votos.
ingressado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) antes da Lei 9.876/1999, que criou o fator previdenciário e alterou a forma de apuração dos salários de contribuição para efeitos do cálculo de benefício. O INSS apresentou um recurso contra a decisão, cujo julgamento está pautado para a sessão virtual do ple -
O INSS argumenta que somente a partir do julgamento dos embargos de declaração será possível definir o número de benefícios a serem analisados, estimar o impacto financeiro e mensurar as condições estruturais necessárias ao cumprimento da decisão, bem como apresentar um cronograma de implementação factível.
Ao deferir o pedido, o ministro Alexandre de Moraes diz que é prudente suspender os processos que tramitam nas instâncias anteriores até a deci-
são definitiva do recurso pelo STF. Ele ressaltou que já existem decisões de tribunais regionais federais que permitiriam a execução provisória dos julgados e que alguns tribunais têm determinado a implantação imediata da revisão sem aguardar o trânsito em julgado do precedente do STF. “O relevante impacto social impõe que a tese de repercussão geral seja aplicada sob condições claras e definidas”, argumenta Moraes.
A decisão do Supremo de dezembro do ano pas -
sado permite que aposentados que entraram na Justiça possam pedir o recálculo do benefício com base em todas as contribuições feitas ao longo da vida. Antes da decisão, a revisão não era reconhecida.
O processo julgado pelo STF trata de um recurso do INSS contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que garantiu a um segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) a possibilidade de revisão do benefício com base nas contribuições sobre o período anterior a 1994.
É NoTÍCIA
Crianças e adolescentes precisam desse equipamento de inclusão social”Por Ag. BRASIl
InGlaTerra
ró, eu sempre falo isso”, comenta a cantora.
Acantora mossoroense Márcia Lima é uma das atrações do Brazil Word Fest, o maior festival da cultura brasileira na Europa. O evento acontece de 14 a 17 de setembro, em Londres (Inglaterra), durante a London Fashion Week. A artista sobe ao palco do festival nos dias 16 e 17, enaltecendo as suas raízes, com muito forró, xote e baião.
Márcia reside na Europa há quase cinco anos, período em que viu sua carreira alcançar um novo patamar, mas sem esquecer das suas origens nordestinas. Agora, pela primeira vez participando do Brazil Word Fest, seu orgulho em representar Mossoró é ainda maior.
“Representar Mossoró, estando aqui, demonstrar meu trabalho e a cultura da minha cidade, é um presente de Deus. A ficha ainda não caiu. Tenho certeza que um dos melhores lugares do mundo onde a gente pode viver a cultura é em Mosso-
Segundo Márcia, estar na Europa, propagando o forró, o xote e o baião é emocionante. “É uma dádiva de Deus. Nasci em Mossoró, cresci em Mossoró, e nunca imaginei que pudesse trazer essa marca aqui para a Inglaterra, com tanto amor, com tanta oportunidade, através da música”, disse, acrescentando:
“A música é uma porta muito larga aqui, que tem levado bastante meu nome na Inglaterra. As coisas têm acontecido. Com certeza tudo que tem acontecido, tem sido por causa do forró, da cultura nordestina, me destaquei aqui através dessa cultura”, enfatizou a mossoroense.
soBre o BrasIl
WorD fesT
O Brazil Word Fest possui uma programação vasta, que conta com mostras de dança, música, gastronomia e folclore; palestras em português e inglês; exposição de arte, livros, esculturas; feira e rodadas de
Izaíra ThalITa
Especial
Em turnê nacional, um dos novos talentos do humor da nova geração, sucesso na internet e nos palcos, Gio Lisboa chega ao Rio Grande do Norte com o espetáculo “Fora da Casinha” com sessão única, em Mossoró, 21 de setembro (quinta-feira, às 20h), no Teatro Lauro Monte Filho.
O stand up comedy traz um repertório divertido e bem-humorado do artista. No palco, o comediante ga-
rante boas risadas ao público com histórias engraçadas do seu cotidiano.
“Nosso show é uma imersão ao universo da comédia. Um evento diferenciado, com música, DJ, efeitos especiais de autotune, tiradas rápidas e divertidas e muita interação com a plateia”, comenta Gio Lisboa. Com apenas 25 anos, Gio Lisboa já faz parte de um seleto time de profissionais de destaque e há oito anos se dedica à comédia e ao stand-up comedy. Suas apresentações são adapta-
crispinianoneto@gmail.com
Assim começou o Jornal Nacional da última sextafeira, com William Bonner e Renata Vasconcelos:
Desemprego atinge a menor taxa para o 1º semestre desde 2014;
Desmatamento na Mata Atlântica é o menor...
INSS dispensa perícia para trabalhadores que buscam benefícios, visando acabar uma fila de um milhão e oitocentos mil pedidos em atraso;
Além disso, o dólar caiu ao menor valor em 15 meses, a Bolsa de Valores tem recorde de valorização em 7 anos, a nota de crédito do Brasil subiu depois de 5 anos.
Mesmo assim, ainda tem ignorantes sociais que acham que é sorte do Lula. Sorte é ter o Lula como presidente.
A agência de classificação de risco Fitch elevou a nota de crédito do Brasil de BB- para BB, com perspectiva estável. O país havia sido rebaixado para o patamar BB– em 2018, em meio à crise nas contas públicas e pela não aprovação, na época, da reforma da Previdência no governo de Michel Temer.
70 milhões de endividados estão negociando para limparem os nomes e voltarem a consumir e o Banco Central finalmente aponta para o início da queda de juros.
cantora márcia lima: “representar mossoró é um presente de Deus”
negócios com empresas do Brasil e da Europa; desfile de modas com marcas brasileiras e europeias, entre outras atrações.
O festival tem o apoio do
das de região para região além de ter, durante todo o show, a participação da plateia, fazendo com que cada apresentação seja realmente única e surpreendente. Por onde passa é um verdadeiro sucesso entre o público.
reDes socIaIs
Em 2019, começou a produzir conteúdo e, no ano seguinte, decidiu sair um pouco dos bastidores das comédias e ser o protagonista da sua própria história, focando em conteúdo para as redes sociais.
Começou a fazer turnês pelos clubes de comédia mais importantes do país e a postar trechos na rede social. No TikTok, mostra parte de suas apresentações para quase cinco milhões de seguidores, feito que conseguiu em apenas dois anos na plataforma. Um dos seus posts mais populares registra mais de 19 milhões de views! O conteúdo mostra Gio interagindo com uma pessoa da plateia.
TeleVIsÃo
Em 2021, surgiu o convite para ser comentarista na TV RBS, do grupo Globo. Gio Lisboa passou a apresentar quadro semanal no Globo Esporte, comentan -
Ministério do Turismo e Ministério da Cultura, e é um projeto aprovado pela Lei Rouanet. O evento é organizado pela revista britânica High Profile.
do e fazendo piadas dos principais jogos dos campeonatos de futebol. Além disso, virou comunicador da Rádio Atlântica, nos programas Pretinho Básico e Bola nas Costas, com comentários bem-humorados de seu personagem mais famoso, o Colorado. O personagem foi extinto em 2022, causando uma grande comoção para os fãs.
ProjeTos 2023
Reprodução Reprodução
Neste ano Gio Lisboa lançou o projeto “Comédia Caótica”, em formato inovador e usando recursos modernos e tecnológicos. Um show totalmente “Fora da Casinha”. Outra novidade já em andamento é o lançamento de um livro contando sua trajetória, em formato de narrativa.
ESPETÁCULO
“FORA DA CASINHA”
– MOSSORÓ
Data: 21 de setembro –quinta-feira
Horário: às 20h
Local: Teatro Lauro
Monte Filho - Centro, Mossoró - RN, 59610060 - Mossoró/RN.
Classificação: 14 anos
Gênero: Stand Up Comedy
Quando assumiu o ministério da Fazenda, Fernando Haddad tinha uma avaliação positiva de 10% entre os agentes do Mercado Financeiro. Depois da aprovação do Arcabouço Fiscal e da Reforma Tributária em sua primeira etapa na Câmara, a aprovação dele passou para 64%
Ainda tem quem poste nas redes sociais: “Ah, mas a economia tá melhorando porque o Guedes deixou tudo arrumado”. Só que Guedes deixou 33 milhões passando fome, dólar a quase R$ 6, juros mais altos no mundo, nota de crédito rebaixada, inflação descontrolada e gás a mais de R$ 100. Que está melhorando porque o povo fez o L.
Para quem fez 17
A estranha história do Mito que não conseguiu assinaturas gratuitas para fundar o partido Aliança 38, mas consegue milhares de pessoas para doar valores variados.
Para quem digitou 17 em 2018, o número mudou para 22 em 2022, mas digitaram o PIX de Jair Bolsonaro 769 vezes e assim enviaram, via PIX a bagatela de mais de 17 milhões para o mito que, mesmo fora do poder, continua gastando 6.500 reais por dia para vagabundar e conversar fezes coadas por onde anda.
DesorIenTaDos, Porém armaDos
Treze bolsonaristas invadiram, armados com canivetes e arma de choque, a área do Quartel-General de Brasília após os ataques do 8 de Janeiro. Foram presos por um soldado, mas logo liberados por um tenentecoronel, sob a alegação de que estavam “desorientados”. Um destes invasores é investigado pelo STF em Inquérito que apura os autores intelectuais e pessoas que instigaram os atos.
Nada de novo no front. Essa liberação é tão suspeita quanto as movimentações milionárias nas contas de Mauro Cid e as doações “generosas” recebidas por Bolsonaro. Nada disso vai escapar do crivo da CPMI do Golpe.
O COAF informa que a pequena empresa madeireira Cedro do Líbano que vendia para o governo e repassava dinheiro, através do ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente coronel Mauro Cid, para pagar as contas pessoais de Michelle Bolsonaro movimentou R$ 32 milhões em quatro meses. CPI do 8 de janeiro investiga motivo de repasses para militar da equipe de Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. A empresa recebeu R$ 16,6 milhões e desembolsou R$ 16,6 milhões entre o começo de janeiro de 2020 e o fim de abril deste ano. Segundo o jornal Estado de São Paulo, a movimentação de R$ 32,2 milhões foi considerada incompatível com o porte, o patrimônio, a atividade e a capacidade financeira da empresa (Estadão).
mossoró receberá “fora da casinha” com Gio lisboa
Compondo metade da estrutura dos troncos de madeira e sendo o elemento mais abundante nas paredes celulares vegetais, quem poderia imaginar que a celulose seria o ponto de partida científico para a invenção de um material e de um processo de síntese inéditos. Sua aplicação passeia pela área de tecnologia, em LEDs para telas e baterias, da saúde, nas áreas de biossensores, para a detecção de doenças, e da estética, para a fabricação de cosméticos.
grama de Pós-Graduação em Química da UFRN, gerou um depósito de pedido de patente para proteger a nova tecnologia.
Heloise ressalta que a carboximetilcelulose tem ampla aplicação industrial, sobretudo por possuir propriedades físico-químicas únicas, sendo promissora para aplicação nos mais diversos setores da indústria e de nanotecnologia. A pesquisadora destaca que, entre outras características, o material produzido é biocompatível e solúvel em água.
Carboximetilcelulose tem ampla aplicação industrial
Equipe de cientistas do Instituto de Química (IQ/ UFRN), coordenada pela professora Luciene Santos, desenvolveu um processo para a produção ultrarrápida de nano carboximetilcelulose, obtido a partir das fibras da celulose, utilizado para dar textura, viscosidade e promover uma secagem rápida dos alimentos, por exemplo. A descoberta, fruto da tese de Heloise Oliveira Medeiros de Araújo Moura, estudante do Pro -
“A inovação da patente está relacionada tanto ao material em si, que é o primeiro nano-biopolímero de coordenação derivado de celulose reportado na literatura, quanto ao processo de síntese, que consiste em um método inédito de conversão da celulose em meio homogêneo, rápido e que utiliza reagentes e solventes ambientalmente amigáveis, que podem ser obtidos a partir de resíduos e de biomassa, além de ser facilmente reutilizados em outros processos de síntese”, explica.
Orientadora do estudo, a professora Luciene da Silva Santos frisa que a invenção do grupo retrata um avanço em direção ao desenvolvimento de processos mais eficientes para o aproveitamento da biomassa de plantas em produtos de alta tecnologia. “A celulose utilizada pode ainda ser advinda do beneficiamento de resíduos agroindustriais, como o bagaço de cana-de-açúcar, tornando o processo mais sustentável, barato e pautado nos princípios da Química Verde. Essa é uma tônica aqui no nosso grupo no Laboratório de Tecnologias Energéticas (Labten). Posso dar como exemplo duas patentes concedidas recentemente que utilizavam, veja só, a areia da praia e o resíduo da cana-de-açúcar como matérias-primas”, descreve a docente. Outro exemplo de produção do Labten foi um catalisador com cinza da casca de banana, tema de uma reportagem já no ano de 2020.
Luciene destaca que são diversos os processos que o grupo de pesquisa tem desenvolvido na área de biorrefinaria, além de estarem trabalhando na aplicação efetiva do material des -
te pedido de patente.
Oriunda desse contexto, a tese de Heloise Moura, que engloba o processo que deu origem a esta patente e a outras duas publicações envolvendo a caracterização e a conversão de biomassas residuais, foi premiada como o melhor trabalho de doutorado apresentado no 14° Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRN, agora em ju -
lho, sob o título Innovative methodologies in the concept of biorefinery for the analysis and derivatization of lignocellulose, e com a orientação de Luciene Santos.
Especificamente sobre o depósito da patente, além das duas, participaram da pesquisa Anne Câmara, Rainízio Costa e Brendo Silva, atuando nos processos de síntese e análise do material, e o pro -
fessor Enrique Castellón, nas caracterizações instrumentais e na discussão de resultados. Denominado “Processo ultrarrápido de derivatização da celulose em nano carboximetilcelulose de zinco (nano-ZnCMC) via rota homogênea”, o pedido desta patente passa a integrar o portfólio de ofertas tecnológicas da UFRN, disponível para acesso em www. agir.ufrn.b r
O diretor da Agência de Inovação (Agir) da UFRN, Jefferson Ferreira de Oliveira, explica que as orientações e as explicações a respeito dos aspectos para patentear uma determinada invenção são dadas na própria Agir, unidade localizada no prédio da Reitoria.
Com mais de 600 ativos protegidos, o gestor faz questão de frisar, por sua vez, que o desafio momentâneo da Universidade é desenvolver estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação na
UFRN e a facilitar a transferência dessas tecnologias para o setor produtivo.
Na UFRN, a Agência é a unidade responsável pela proteção e pela gestão dos ativos de propriedade intelectual, como patentes e programas de computador. Entre suas atribuições, também tem responsabilidade na transferência de tecnologia desses ativos e organização dos ambientes promotores de inovação, acompanhando e estimulando, por exemplo, as atividades das incubadoras da Universidade, bem como as atividades dos parques e dos polos tecnológicos
>> Equipe de cientistas desenvolve processo para a produção ultrarrápida de nano carboximetilceluloseWilson g alvão UFRN Professora l uciene da s ilva s antos, orientadora do estudo d escoberta gerou depósito de pedido de patente
região que concentra a maior quantidade é o n ordeste, com 905.415 quilombolas, correspondendo a 68,2%
OCenso Demográfico 2022 mostrou que a população quilombola residente no Brasil é de 1.327.802 pessoas, correspondendo a 0,65% da população. Há 1.696 municípios com população quilombola e 473.970 domicílios particulares permanentes com moradores quilombolas.
Dados da pesquisa Censo 2022 - Quilombolas: Primeiros Resultados foram divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A região que concentra a maior quantidade é o Nordeste, com 905.415 quilombolas, correspondendo a 68,2% da população quilombola, seguida do Sudeste com 182.305 pessoas e o Norte com 166.069 pessoas, ambas contabilizando 26,24% da população quilombola. Com 5,57% da população quilombola, as regiões Centro-Oeste e Sul têm 44.957 e 29.056 pessoas, respectivamente.
A Bahia é o estado com maior quantitativo de população quilombola – 397.059 pessoas – o que corresponde a 29,90% da população quilombola recenseada. Em seguida vem o Maranhão, com 269.074 pessoas, o que corresponde a 20,26% da população quilombola recenseada. Somando a população quilombola da Bahia e do Maranhão tem-se 50,17% da população qui -
são 473.970 domicílios particulares permanentes com moradores quilombolas
lombola concentrada nesses dois estados. Roraima e Acre não têm presença quilombola.
Dos 5.568 municípios brasileiros, 1.696 tinham moradores quilombolas. Senhor do Bonfim (BA) destaca-se por ser o município com a maior quantidade absoluta de pessoas quilombolas, com 15.999, seguido de Salvador, com 15.897, Alcântara (MA) com 15.616 e de Januária (MG) com 15 mil pessoas.
Segundo Marta Antunes, responsável pelo Projeto de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, a distribuição geográfica dos quilombos tem vínculo com todo o processo de colonização e escravização, mas também com a resistência a essa situação histórica que levou a várias ocupações territoriais com concentração perto e ao longo dos rios.
“A população quilombola se identifica não só pelo
Foram contabilizadas 426.449 pessoas quilombolas nos municípios da Amazônia Legal, o que representa 1,60% da população residente total da região, sendo 32,11% do total da população quilombola residente no Brasil.
Foram recenseados 80.899 quilombolas residin-
do em territórios oficialmente delimitados, o que representa 48,38% da população quilombola nacional residindo em áreas oficialmente delimitadas, o que mostra um maior avanço do processo de regularização fundiária na Amazônia Legal em relação ao restante do país.
A presença da popula -
ção quilombola residente na Amazônia Legal nos territórios oficialmente delimitados é superior ao cenário nacional: enquanto na Amazônia Legal 18,97% da população quilombola reside em territórios delimitados, para o conjunto do país esse percentual é de 12,59%.
processo de escravização, mas principalmente pela resistência à opressão histórica como está no Decreto 4887”, disse.
Do universo de 72,4 milhões domicílios particulares permanentes ocupados recenseados no Brasil, 473.970 têm pelo menos um morador quilombola, correspondendo a 0,65% dos domicílios do país. Nas residências onde há pelo menos uma pessoa quilombola, a média de moradores é
A divulgação dos dados do Censo Demográfico 2022 referente aos quilombolas é celebrada por lideranças de diferentes organizações e entidades. A expectativa é de que o levantamento contribua para retirar essas populações da invisibilidade e fortaleça reivindicações por garantia de direitos e acesso a políticas públicas. No entanto, ao mesmo tempo em que classificam o momento como “histórico”, essas organizações apontam questões que precisam ser melhoradas em futuros levantamentos.
Esta foi a primeira vez que um Censo Demográfico contabilizou a população quilombola. Segundo os dados, são 1.327.802 de quilombolas no país, o que corresponde a 0,65% da população brasileira. Os resultados também mostram que essa população está distribuída por 1.696 municípios.
mais alta (3,17) do que no total de domicílios do país (2,79).
No universo das pessoas quilombolas residentes no país, as pessoas localizadas nos 494 territórios quilombolas oficialmente delimitados representam 12,59% dessa população (167.202 pessoas), de modo que 1.160.600 (87,41%) pessoas quilombolas encontram-se fora de áreas formalmente delimitadas e reconhecidas.
• O Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar que vai a todos os municípios do país. As informações levantadas subsidiam a elaboração de políticas públicas e decisões relacionadas com a alocação de recursos financeiros.
• Embora o Brasil realize uma operação censitária a cada dez anos, esta é a primeira edição a incluir no questionário um quesito para identificar os quilombolas.
• O Censo 2022 deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado duas vezes: primeiro devido à pandemia de covid-19 e depois por adversidades orçamentárias.
A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) considera a divulgação deste recorte do Censo uma conquista do movimento quilombola. “Estamos muito felizes de vencermos essa etapa. Esperamos reconhecimento em todas as esferas, tanto municipal, como estadual, como federal. Diante de um dado oficial, esperamos que os diversos órgãos nos reconheçam e nos deem acesso às políticas públicas”, disse José Alex Borges, coordenador executivo da Conaq.
Ele aponta que houve dificuldades relacionadas a cortes de recursos financeiros e recursos humanos, dificultando a contagem nos diferentes territórios, mas destaca a importância do levantamento.
“É um instrumento legal. Nós temos inúmeros levantamentos feitos pelo movimento quilombola. Mas não é oficial. A partir de agora teremos esses números oficiais e poderemos cobrar dos governantes recursos e políticas públicas para nos atender”.
Lideranças comemoram resultado de sondagem
Co N s C ie N tização
O número consta em levantamento do i nstituto Nacional do Câncer ( i NCA).
o Julho Verde é uma campanha que chama atenção para a prevenção
e di N aldo Mo R e N o da redação
ODia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado sempre no dia 27 de julho, é oportunidade para alertar sobre o tipo de câncer que deve at ingir, aproximadamente, mil potiguares em 2023. A estimativa consta no “Estimativa 2023”: Incidência de Câncer no Brasil”, divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).
O “Julho Verde” chama atenção para a prevenção deste tipo do câncer. A campanha foi criada pela Associação de Câncer de Boca e Garganta e apoiada pela Organização Mundial de Saúde. A escolha do mês de julho coincide com o Dia Internacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado na última quinta-feira (27).
Para conscientizar a po-
pulação sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, destaca a prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Somente neste ano, a estimativa é para 800 novos casos dos três tipos de canceres.
Conforme levantamento do INCA, são 410 casos de câncer da Tireoide, 260 da Cavidade Oral e 130 de Laringe. Deste total, são 330 em mulheres e 470 em homens. Dos 410 casos de Tireoide estimados, 350 casos d evem ser no sexo feminino e 60 no masculino. Ainda de acordo com o estudo, o câncer de Cavidade Oral deve atingir 160 homens e 100 mulheres, enquanto que no de Laringe são estimados 110 casos em homens e 20 em mulheres.
O objetivo da campanha é evitar o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes, como fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição.
“A campanha Julho Verde é uma forma de usar a simbologia das cores para manter o tema em mente durante todo o mês. Assim, aos poucos, as conversas sobre prevenção e diagnóstico se tornam mais naturais e eficazes”, explicou Andréa Oliveira, da equipe técnica do Programa Estadual de Controle do Tabagismo da Sesap.
Dados do Instituto Nacional do Câncer estimam para o triênio 2023/2025 o surgimento de 50 mil casos novos desses tipos de doença, por ano, no país. Esse tipo de câncer é o segundo mais incidente em homens no Brasil, com quase 20.000 casos. Além disso, o câncer
de cavidade oral é o quarto mais incidente em homens na região Nordeste.
siNtoMas
O câncer de cabeça e pescoço é um termo genérico que engloba uma série de tumores malignos que podem aparecer na boca, orofaringe, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide.
Os sintomas podem incluir o aparecimento de um nódulo, uma ferida que não cicatriza, manchas vermelhas ou esbranquiçadas na boca, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alterações na voz ou rouquidão por mais de duas semanas, além de caroços (linfonodos) no pescoço.
Abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis e uma boa higiene oral podem diminuir as chances
de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil.
O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo, figurando como uma das principais causas de morte e, como consequência, uma das principais barreiras para o aumento da expectativa de vida em todo o mundo.
Na maioria dos países, corresponde à primeira ou à segunda causa de morte prematura, antes dos 70 anos. O impacto da incidência e da mortalidade por câncer está aumentando rapidamente no cenário mundial.
Tal aumento resulta principalmente das transições demográfica e epidemiológica pelas quais o mundo está passando. Enquanto, do ponto de vista demográfico, observa-se
uma redução nas taxas de fertilidade e de mortalidade infantil e um consequente aumento na proporção de idosos na população, do ponto de vista da transição epidemiológica dá-se a substituição gradual da mortalidade por doenças infecciosas pelas mortes relacionadas às doenças crônicas.
O envelhecimento e a mudança de comportamento e do ambiente, incluindo mudanças estruturais, que têm impacto na mobilidade, na recreação, na dieta e na exposição a poluentes ambientais, favorecem ao aumento da incidência e da mortalidade por câncer.
FatoRes de RisCo Existem vários fatores que podem aumentar a predisposição de desenvolver câncer de cabeça e pescoço. Estão entre os principais: Fumar; Ingerir álcool em excesso; Má higiene bucal; Consumo frequente de bebidas muito quentes, como o chimarrão/mate; Exposição excessiva ao sol, sem a proteção adequada; Exposição a certos produtos químicos no ambiente de trabalho, como poeira de madeira, poeira têxtil, pó de níquel, colas, agrotóxicos, amianto, sílica, benzeno e produtos radioativos; Infecções virais como o vírus Epstein-Barr (EBV), que pode causar mononucleose infecciosa, e o vírus do papiloma humano (HPV), transmitido principalmente por meio de relações sexuais desprotegidas (inclusive sexo oral).
Nesta semana, uma decisão judicial movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 12 ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, determinou que a Prefeitura de Mossoró utilizasse os recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de acordo com as normas previstas na resolução.
Essa decisão ocorreu após o MP averiguar que 82,88% dos recursos existentes no FIA estavam sendo destinados para a manutenção do Programa Jovem do Futuro, recém-criado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Além de comprometer significativamente o orçamento, o projeto não cumpre os critérios prioritários para ser financiado pelo Fundo.
“OvalordeR$1.742.708,00 é para custear o projeto em 2023, em apenas 04 (quatro) meses de duração, e que para 2024 foi aprovada igual quantia para mais uma edição do projeto. Somadas, as quantias autorizadas para financiamento do programa "Jovem do Futuro" nos anos de 2023 e 2024, representam atualmente mais de 80% (R$ 3.485.416,80) do saldo total do FIA, aproximadamente R$ 4.205.183,06. Dessa feita, nos moldes até aqui apresentados, há dúvidas sobre a observância dos princípios e ditames legais quanto à aprovação do projeto e consequente utilização dos valores do FIA para sua execução”, aponta a sentença.
Após ser divulgada a decisão, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania não se pronunciou sobre o assunto e divulgou novas etapas do programa. Na quinta-feira, 27, foi divulgada a abertura do processo seletivo de estudantes da UERN para atuarem como bolsistas/ estagiários. Já na sextafeira, 28, tornou-se pública a decisão sobre recursos ao resultado da análise de documentos do processo seletivo para acesso ao programa.
De acordo com a proposta do programa, 1 mil jovens serão beneficiados com ações desenvolvidas pelo Município, visando garantir aos adolescentes formação cidadã, qualificação para o mercado de trabalho e empreendedorismo. No entanto, de acordo com a Resolução do FIA, os recursos devem ser aplicados, primeiramente, em ações de incentivo ao acolhimento, sob a forma de guarda, de crianças e adolescentes, e em programas de atenção integral à primeira infância em áreas de maior carência socioeconô-
rçamento
o Programa Jovem do Futuro não cumpre os critérios de prioridade para a utilização dos recursos, mas continua em vigor e com novas etapas divulgadas
Imagem meramente ilustrativa
mica e em situações de calamidade.
“Deve ser vedada a utilização dos recursos do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente para despesas que não se identifiquem diretamente com a realização de seus objetivos ou serviços determinados pela lei
que o instituiu, exceto em situações emergenciais ou de calamidade pública previstas em lei. Esses casos excepcionais devem ser aprovados pelo plenário do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente”, informa o Artigo 16 da Resolução nº137/2010.
Dessa forma, a decisão apontou que foi verificado o perigo, diante da continuidade da execução do projeto, financiado com recursos do FIA. “A continuidade pode comprometer em poucos meses, significativamente, o fundo e a finalidade para a qual foi criado (socioedu-
Conforme informou a ação movida pelo Ministério Público, ainda em 2022, foi verificado que, dentre os projetos existentes e já aprovados pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), não havia o devido monitoramento sobre a forma
como os recursos estariam sendo utilizados.
O órgão Ministerial averiguou também que, desde então, tem diligenciado extrajudicialmente em conjunto com o Município, o COMDICA e as Secretarias de Assistência Social, de Planejamento e Finanças a fim de definir
estratégias para seu fortalecimento. Mesmo diante da falta de monitoramento, o Conselho aprovou, em 2 de maio de 2023, durante sessão única, a utilização de recursos do FIA para financiar o Programa "Jovem do Futuro", proveniente da Prefeitura de Mossoró.
cação, entidades de acolhimento e primeira infância em situação de vulnerabilidade, art. 260, §2o, ECA), havendo a necessidade premente de resguardar e preservar os recursos do FIA”, aponta a decisão.
A decisão aponta um prazo de 15 dias para que a
“Consta que na reunião deliberativa os conselheiros presentes também aprovaram a reprogramação do plano plurianual (2023 e 2024) de ação e de aplicação dos recursos do FIA de Mossoró para contemplar e incluir o projeto recémaprovado. Depreende-se, ainda, dos documentos acostados e da ordem cronológica dos acontecimentos, que o projeto
Prefeitura e o COMDICA apresentem uma contestação. “Advindo documentos e/ou preliminares com a resposta, dê-se vista dos autos ao Ministério Público, para, no prazo de 15 (quinze) dias, se pronunciar a respeito, conforme artigos 350 e 351 do CPC”.
"Jovem do Futuro" foi aprovado pelo Conselho Municipal sem a existência de qualquer documento com a íntegra do programa, sem constar a discriminação das ações, sem constar os detalhes das atividades e tampouco sem indicar os valores a serem gastos em cada etapa, constando apenas o valor final a ser utilizado”, apontou o Ministério Público.
>> Nos próximos dias serão realizados o Viva Uern - Rio Branco, o ELO Uern, a Feira de Profissões e a Feira do Livro de Mossoró
AUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) inicia, a partir deste domingo, 30, quatro importantes eventos que vão movimentar a comunidade interna e externa ao longo desta semana. Realizará a Viva Uern - Rio Branco, o ELO Uern, a Feira de Profissões e sediará, no Campus Mossoró, mais uma edição da Feira do Livro de Mossoró.
Quem for hoje à Avenida Rio Branco, no Corredor Cultural de Mossoró, no período da tarde, vai se deparar com várias ações relacionadas a esporte, saúde e educação promovidas pelo projeto Viva Uern - Rio Branco. O objetivo é de apresentar à sociedade o que a Universidade produz em termos de ensino, pesquisa e extensão.
Os polos da educação e da saúde, concentrados no Memorial da Resistência, ofertarão atividades lúdicas com crianças, trilhas formativas, exposições, testagens de doenças, vacinação, práticas de higiene, roda de conversa, feirinha de artesanato, entre outros.
Enquanto isso, no polo esportivo, sediado na Praça dos Patins Sadraque Tavares, haverá um aulão de dança.
“Nos polos teremos atividades lúdicas com crianças, testagem para detecção de doenças, exposição, aulão de dança urbana, educação em saúde, vacinação, café educativo, roda de saúde, entre outras ações, além da presença de artesãos com a comercialização de artesanato, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes”, adiantou o professor Saulo Gomes, titular da Diretoria de Educação e Ações Comunitárias da Proex.
Confirmam presença as faculdades de Educação Física (FAEF), de Ciências da Saúde (FACS), de Letras e Artes (FALA), de Enfermagem (FAEN) e de Educação (FE) e departamentos.
No fluxo contrário, as pessoas indo até à Universidade, cerca de 2 mil estudantes do ensino médio, de aproximadamente 50 escolas, conhecerão de perto as instalações, o corpo docente e os cursos de graduação da Uern por meio do evento
Feira de Profissões. Os futuros estudantes universitários poderão ainda visitar laboratórios, bibliotecas, avaliar o perfil profissional e o mercado de trabalho de cada área.
Realizado nos campi de Mossoró, Assú, Natal, Patu e Pau dos Ferros nesta terça-feira, 1 º de agosto, o evento é voltado àqueles que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para concorrer a uma vaga no ensino superior. No Campus de Caicó, o evento será realizado no dia 18 de agosto.
“A escolha de um curso de nível superior é uma decisão crucial na vida desses jovens, e muitos deles ainda têm dúvidas sobre qual carreira seguir. Nesse contexto, a Feira de Profissões proporciona diversas vantagens. Essa experiência prática possibilita que os estudantes vivenciem a atmosfera acadêmica e explorem a estrutura física da instituição, ajudando-os a visualizar-se como futuros universitários em cada área
de interesse”, comentou o professor Saulo Gomes.
Os(as) graduandos (as) da Uern serão voluntários (as) na recepção dos (as) futuros (as) universitários(as).
Com início nesta segunda-feira, 31, em formato híbrido (presencial e remoto) em todos os campi, o ELO Uern será realizado até a próxima sexta-feira, 4 de agosto, com o objetivo de renovar a aliança universidade-sociedade, oportunizando vivências e partilhas entre discentes, técnicos administrativos, docentes e a comunidade.
Na abertura, às 8h, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), no Campus Mossoró serão conhecidos os projetos vencedores do IX Salão de Extensão da Uern. Os três projetos melhor avaliados, por Unidade Acadêmica, serão agraciados com certificado. Os trabalhos que conquistarem o 1º lugar em suas unidades receberão o troféu ELO Uern.
O evento chega a sua segunda edição com a proposta de envolver toda a comunidade acadêmica na
discussão e exercício prático da extensão universitária junto aos públicos da comunidade que estão envolvidos com as ações, projetos e programas de extensão realizados pela Uern. Será um momento de divulgação das ações de extensão e de troca de experiência entre a academia e a comunidade.
“É no ELO Uern que buscamos apresentar a força da extensão universitária realizada pela comunidade uerniana e pelos parceiros externos que tornam essa experiência muito bonita e gratificante. Temos uma programação bem diversificada, gratuita, que qualquer pessoa interessada pode participar”, explica o pró-reitor de extensão, professor Esdras Marchezan.
Com uma repercussão a nível estadual e consolidado no calendário mossoroense, a Feira do Livro de Mossoró será realizada, pelo segundo ano seguido, no Campus Mossoró da Uern.
A 17 ª edição do evento acontece de quarta-feira, 2, a sábado, 5, nos espaços das faculdades de Ciências
Econômicas (FACEM), Letras e Artes (FALA) e Educação (FE).
O jornalista Rilder Medeiros, organizador da Feira do Livro, conta que essa será a maior edição em termos de variedade e opções de livros, muitos com preços promocionais.
“Esperamos que essa seja a Feira com maior representatividade editorial de todos os anos, com as livrarias trazendo e expondo livros de editoras de todo o país e de todos os tamanhos”, disse.
A programação conta com palestras, apresentação de escolas, bate-papos com autores e artistas, lançamento de livros, poesia, exposição, contação de histórias, dança, teatro e música.
Iniciando as comemorações pelos 15 anos, a editora universitária Edições Uern marcará presença mais uma vez na Feira do Livro.
No seu espaço, a Edições Uern terá exposição de obras impressas, QR codes para acesso a livros digitais, palestras, conversa com autores, entre outras atrações.
“As expectativas para a 17ª Feira do Livro de Mossoró são as melhores possíveis. A Edições Uern ganha nova oportunidade de mostrar nosso catálogo, aumenta o espaço físico e a participação nas atividades da Feira e se mostra à sociedade e à comunidade acadêmica”, comentou o professor Fabiano Mendes, diretor da editora.
>> registro ativo no rio g rande do n orte aumentou mais de 145%, entre 2017 e 2022, passando de 8.903 para 21.839; foram mais de três mil apreensões nos últimos dois anos
Fábio Vale da Redação
Oregistro de arma de fogo no Rio Grande do Norte junto ao Sistema Nacional de Armas (SINARM), da Polícia Federal (PF), aumentou mais de 145%. O dado sobre um maior acesso ao equipamento no estado, entre os anos de 2017 e 2022, é do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado recentemente e que chama a atenção para o fato de que “as armas de fogo seguem sendo o principal instrumento utilizado para matar no país”.
O número passou de 8.903 registros de arma de fogo ativos em 2017 para 21.839 em 2022. Em 2019, foram 13.798; 16.169 em 2020; e 19.282 em 2021. O levantamento, que não traz
dados de 2018 sobre isso, dá conta também de mais de 25 mil armas de fogo com registros expirados no Sinarm/PF, entre 2021 e 2022.
Com relação à quantidade de armas de fogo apreendidas no estado potiguar, segundo instituições estaduais e PF, foram mais de três mil registros nos últimos dois anos. Em 2021, foram 1.522 apreensões e 1.597 em 2022, totalizando 3.119 de armas de fogo retiradas de circulação. Desse total, forças de segurança ligadas à Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social foram responsáveis por mais de 2.800 apreensões e 248 pela PF.
No campo de atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o número de armas de fogo apreendidas no RN
nos dois últimos anos foi de 126. Quanto a registros de porte e posse ilegais de arma de fogo, entre 2021 e 2022, o RN teve mais de 1.100 casos de porte e 581 situações de posse. A publicação atribui essa quantidade expressiva de armas de fogo em circulação a um alegado “descontrole na política de armas de fogo no Brasil a partir de 2017, mas que se intensificou sobremaneira a partir de 2019”.
O Anuário de Segurança 2023 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) informa que 76,5% das mortes violentas intencionais no país foram praticadas com uso de arma de fogo, e chama a atenção para uma “necessária e urgente retomada de políticas responsáveis de controle e rastreamento de armas de fogo”.
As estatísticas do Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2023 detalham também números sobre gastos no setor. A publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) aponta que despesas realizadas no Rio Grande do Norte nessa área cresceram quase 56% de 2021 para 2022, e que no gasto por pessoa nesse campo, o estado figura como o sétimo menor do país.
Segundo o levantamento, as despesas realizadas com a Função Segurança Pública no RN na área de policiamento aumentaram 55,8 % de 2021 para 2022, passando de mais de R$ 53 milhões para mais de R$ 83 milhões. Na área de Defesa Civil, o aumento foi de 42%, passando de mais de R$ 19 milhões para mais de R$ 27 milhões. No setor de “Informação e Inteligên-
cia”, o estado potiguar não consta com dado em 2021, e mais de R$ 3 milhões em 2022.
No total das despesas realizadas no território potiguar, a segurança pública figurou em 2022 com 7,9%; contra 8,2% em 2021; 8,4% em 2020; e 9,9% em 2019. No gasto per capita com segurança pública no ano passado, o Amapá liderou o ranking nacional com R$ 1.236. O RN aparece na 21ª colocação na despesa média nessa área por habitante: R$ 421,88; ou com o sétimo menor valor do país. O Maranhão figura com o menor gasto por pessoa em segurança pública em 2022: R$ 304,36.
“O que tivemos em 2022, na média dos estados, foi o crescimento das despesas em segurança pública quando comparado com os valores de 2021, mas pratica-
mente para a retomada do patamar anterior à pandemia. Ou seja, ainda que o gasto tenha mostrado elevação, a proporção de recursos destinados à segurança pública é menor do que em 2019 para a maioria dos entes. Apenas 7 estados (AP, CE, ES, PR, RS, RO, RR) tiveram crescimento na proporção de gastos em segurança quando comparado com as despesas totais realizadas entre 2019 e 2022”, detalhou trecho do Anuário.
Segurança priVada
O RN conta atualmente com quase 10.800 vigilantes privados com curso na área válido. No ano passado, eram mais de 11.250 profissionais nessa condição no estado. Com vínculos ativos, eram 6.906 em 2021; 6.943 em 2021; e 6.717 em 2023.
>> Dados do Anuário da Segurança 2023 dão conta ainda da violência contra crianças e adolescentes no estado, com situações também de abandono e explorações diversas
Os dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2023 dão conta ainda da violência contra crianças e adolescentes. A publicação constata que mais de 130 vítimas, entre 0 e 17 anos, foram mortas no Rio Grande do Norte entre 2021 e 2022. Além dessa violência letal intencional, o levantamento traz números preocupantes também sobre situações de abandono e explorações diversas contra menores de idade.
Mais de 130 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos foram vítimas de mortes violentas intencionais no RN, entre 2021 e 2022. Foram 132 menores de idade assassinados no estado nestes dois anos, com a grande maioria sendo da faixa etária de 12 a 17; e apenas dez casos de 0 a 11 anos. Em todo o país, somente no ano passado foram 2.500 mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes, resultando em quase sete casos por dia.
“Em ambas as faixas etárias, as armas de fogo são os principais instrumentos do crime. No entanto, quando as vítimas possuem de 0 a 11 anos, mais de 40% dos crimes são cometidos com armas branca ou por meio de agressão. Esses dados explicitam como a violência doméstica explica parte importante das mortes de
0 a 11 anos, enquanto a violência urbana é o que está por trás das mortes entre aqueles que possuem de 12 a 17 anos”, destaca
trecho da publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgada na semana passada.
O Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2023 trouxe ainda dados sobre violência nas escolas do país. A publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostra que o sistema de educação e ensino formal do Rio Grande do Norte também foi afetado por essa problemática. O levantamento traz um mapeamento sobre a interrupção do calendário escolar de 2021 em decorrência de episó -
dios de violência pelo país. De acordo com o Anuário, a pesquisa trouxe que 12 entrevistados no estado, ou 0,7% do total, disseram ter tido o calendário escolar de 2021 interrompido durante vários dias por episódios de violência. Quanto à percepção de diretores sobre a ocorrência de situações de violência na escola em que trabalham no RN, em relação a atentado à vida, 57 entrevistados ou 5,7% disseram
“poucas vezes”; e nove, ou 0,5%, falaram em “várias vezes”.
Em situações envolvendo lesão corporal, 53 entrevistados ou 3,2% do total de diretores de escolas no estado, responderam “várias vezes” ter percebido esse tipo de ocorrência no ambiente escolar. Já casos de roubo ou furto, 176 entrevistados ou quase 11% falaram em “poucas vezes”; enquanto 32 ou 2% disseram “várias ve -
Além dessa violência letal intencional, o levantamento traz números preocupantes também sobre situações de abandono e
explorações diversas contra menores de idade. Segundo o Anuário, o RN registrou 211 casos de abandono de incapaz, en -
tre crianças e adolescente de 0 a 17 anos de idade, entre 2021 e 2022, sendo 102 no primeiro ano e 109 no outro. Divididos por faixa etária, foram 54 ocorrências entre 2021 e 2022, de 0 a 4 anos, sendo 32 no primeiro ano e 22 no outro. De 5 a 9 anos, foram 83 ocorrências, sendo 36 em 2021 e 47 em 2022.
Ainda conforme o levantamento do FBSP, de 10 a 13 anos, foram 42 notificações, sendo 20 no primeiro ano pesquisado e 22 no segundo. De 14 a 17 anos, foram 32 casos, sendo 14 em 2021 e 18 em 2022. Quanto a situações caracterizadas como abandono material para menores de idade, que envolve especificamente ausência de ajuda financeira, o estado contabilizou 23 registros nestes últimos dois anos, sendo oito em 2021 e 15 em 2022. Acerca de pornografia infantojuvenil, foram 44 casos no RN, entre 2021 e 2022, envolvendo vítimas de 0 a 17 anos, sendo 18 no primeiro ano e 16 no segundo.
Além disso, o estado notificou 600 situações de maus-tratos contra crianças e adolescentes, entre 2021 e 2022, sendo 232 no primeiro ano e 368 no outro, resultando em um aumento de mais de 58%. A faixa etária predominante das vítimas foi de 5 a 9 anos de idade. Quanto a situações de exploração sexual infantil no território potiguar, 19 menores de idade foram vítimas desse crime nos últimos dois anos, sendo dois no primeiro e 17 no segundo, com a maioria tendo de 14 a 17 anos. Ademais, 299 crianças e adolescentes sofreram lesão corporal dolosa no contexto de violência doméstica no estado, entre 2021 e 2022, sendo 114 no primeiro ano e 181 no segundo. Também predominou a faixa etária de 14 a 17 anos de idade.
zes”. Ocorrências de tráfico de drogas em escolas potiguares foram notadas “poucas vezes” por 39 diretores, ou seja, 2,4% dos entrevistados.
A presença do álcool no ambiente escolar também foi notada “poucas vezes” por 49 entrevistados ou 3%; contra 69, ou 4,2%, envolvendo a percepção acerca da permanência de pessoas sob efeito de drogas. Sobre porte de arma de fogo e/ou branca, 25 (1,5%) responderam “poucas vezes”; assédio sexual teve 32 (2%); discrimi -
nação, 194 (11,8%); bullying, incluindo ameaças e ofensas verbais, teve 547 (33,4%) percepções de “poucas vezes”; e tiroteio ou bala perdida, teve 23 (1,4%) “poucas vezes”.
Em todos os casos, no geral, “nunca” predomina expressivamente. O mapeamento também tratou de situações de invasão e depredação do espaço e patrimônio escolar, condições de segurança na entrada e saída da escola, dentre outros pontos. “Os recentes ataques ou tentativas de ataques violentos
a escolas no Brasil tornam urgente a formulação de políticas públicas de prevenção desse grave fenômeno social. De 2002 a 2022 foram consumadas ao menos 16 ocorrências dessa natureza no país. Somam-se a elas outras sete transcorridas no presente ano, 2023. Motivados, sobretudo, por discursos de ódio, bullying, racismo, misoginia, intolerância étnica ou religiosa, tais ataques exigem uma resposta pública para o enfrentamento do problema”, enfatiza trecho do Anuário.
Série d
>> Alvirrubro busca construir vantagem em reencontro com Nogueirão
Líder isolado do Campeonato Brasileiro, com 40 pontos, o Botafogo entra em campo neste domingo, 30, às 16h, no estádio Nilton Santos com três missões: continuar em lua de mel com seu torcedor, confrontar a boa fase do Coritiba, ainda na zona de rebaixamento, e ver o técnico Bruno Lage vencer pela primeira vez. A partida é válida pela 17 ª rodada.
Um desafio e tanto para o técnico português Bruno Lage buscar sua primeira vitória no comando do Botafogo. Ele substituiu o conterrâneo Luís Castro, que aceitou uma proposta milionária do Al Nassr, clube da Arábia Saudita que tem Cristiano Ronaldo como principal estrela.
par com a falta de vitória. São 11 pontos de vantagem sobre o segundo colocado Grêmio. Em 16 partidas, são 13 vitórias, um empate e apenas duas derrotas. Ao lado do rival Flamengo, tem o melhor ataque, com 28 gols marcados e tem a melhor defesa da competição, com apenas nove gols sofridos.
Além disso, o Botafogo não perde desde a nona rodada, dia 3 de junho, quando foi derrotado pelo Athletico por 1 a 0. Desde lá foram seis vitórias seguidas e um empate com o Santos, justamente, na última rodada.
OPotiguar inicia neste domingo, 30, contra o Bahia de Feira, a fase eliminatória da Série D do Brasileiro, na tentativa de conseguir uma vantagem para o segundo e decisivo jogo em Feira de Santana, no próximo sábado, 5. A bola rola às 17h, no estádio Leonardo Nogueira, que volta a sediar partida depois de três semanas interditado, mas agora com público reduzido para 1.294 pessoas por questão estrutural.
E é nesse fator Nogueirão que o alvirrubro mossoroense se apoia para tentar fazer o resultado hoje. Jogando em casa, diante do seu torcedor, o Potiguar está invicto no campeonato e boa parte da pontuação na fase anterior foi obtida no Nogueirão, sendo determinante para a equipe ter chegado a fase de mata-mata.
“Junto com o espírito guerreiro da equipe, o incentivo do torcedor, somos
fortes em casa, e vamos buscar se prevalecer disso, mas, claro, tomando os cuidados necessários com o adversário, que não chegou à toa”, disse o meia Giovanni Carioca, que reforça a equipe depois de cumprir suspensão.
Vencer hoje é o plano do “Time Príncipe” para ter a vantagem no jogo da volta, na Arena Cajueiro, que possui gramado sintético e que o Bahia de Feira usa como arma para superar os obstáculos.
“Vai ser resolvido lá (na casa do adversário), mas não podemos deixar tudo para o segundo jogo, então temos que construir o resultado, ter uma certa tranquilidade”, comentou Giovanni.
Sobre a formação titular, o técnico Robson Melo guarda sob segredo duas posições: a lateral-esquerda e a meia de armação.
Gabriel Silva e Pedrinhodisputam uma vaga na lateral, já que o titular Izaldo está suspenso, e na meia há incerteza entre Vitinho ou Giovanni.
Esses dois iniciarão de titular, restando saber em que posição. Se for Vitinho na meia, Taipu será sacado para entrada de Robert Fischer, o que torna o time mais ofensivo. Mas se a opção for por Giovanni, Vitinho seguirá na referência de ataque.
BAhiA de FeirA
O Bahia de Feira chegou em Mossoró neste sábado e tinha treino de desintoxicação e de reconhecimento do gramado do Nogueirão na parte da tarde. Antes da viagem, o técnico Thiago Souza atendeu a imprensa local e disse que a fase matamata não permite erros.
“Temos que conseguir fazer uma grande partida, não cabe mais erros. Qualquer deslize agora signifi -
O Campeonato Estadual do RN 2023 já teve o América como campeão e, além disso, definiu os times classificados à Série D de 2024, restando apenas saber quem será rebaixado para a segunda divisão. A resposta como ser dada neste domingo, 30, às 15h, no Frasqueirão, em Natal, com o primeiro duelo entre
Alecrim e Globo, iniciando a briga contra o descenso.
Lanternas das respectivas chaves na fase final do Estadual, as equipes entram em campo vivendo situações totalmente opostas. O Periquito, mandante do jogo de hoje, fez apenas oito partidas em 2023 e não venceu nenhuma, empatando três e perdendo outras cinco.
Por conta da briga judicial que travou contra o Potyguar de Currais Novos nos tribunais, em âmbito estadual e nacional, o Alecrim se desfez do elenco e agora precisou montar uma nova equipe para esses dois jogos. Pesa contra ele o desentrosamento, mas a equipe vai tentar se prevalecer da experiência de al-
ca eliminação, não tem tempo de recuperação”, comentou o treinador que, como praxe, não adiantou os 11 iniciais.
PotiGuAr
Diego Almeida, Lucas Serafini, Victor Souza, Anderson Júnior e Gabriel Silva (Pedrinho); Sidney, Marquinhos Taipu (Robert Fischer) e Giovanni Carioca; Wilson, Vitinho e Michel. téc.: robson Melo
BAhiA de FeirA
Alan, Wesley, Paulo Paraíba, Peterson e Alex Cazumba; Abuda, Paulinho e Philip; Ronan, Deon e Kesley (Kanela). téc.: thiago Souza
Local - estádio Nogueirão
Hora – 17h
Juiz – thaillan Azevedo Gomes/AP Assistentes – luan Patrique/AP e Salmon lopes/AP
gumas peças e sobretudo da vontade de manter o alviverde na elite.
Por sua vez, o Globo FC tem uma equipe já armada por ter há pouco disputado a Série D, sendo eliminado na primeira-fase, o que traz certa tranquilidade e confiança para buscar a permanência na elite. No Estadual, a “Águia” só teve duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Alguns atletas como o atacante Paulinho chegaram para reforçar a equipe nesses dois jogos extras.
Na sua estreia, Lage empatou por 1 a 1 com o Patronato-ARG, pela Copa Sul-Americana. Pelo Brasileirão, empatou com o Santos por 2 a 2, na rodada passada, em jogo em que o time carioca chegou a estar perdendo por 2 a 0. Embora não tenha vencido, o líder mostrou superação, o que deu tranquilidade para Lage trabalhar durante a semana.
A liderança folgada do Botafogo e os números também amenizam para o treinador não se preocu -
As boas notícias não param. Para a partida contra o Coritiba, Bruno Lage terá o retorno do meia Eduardo, um dos destaques do time no Brasileirão até agora. O meia desfalcou o líder contra o Santos, por conta de uma lesão no ouvido direito, mas se recuperou e está à disposição. Ele vai entrar em campo com uma pequena proteção no ouvido por causa dos choques e impactos do jogo.
Em contrapartida, o técnico terá dois desfalques. O zagueiro Adryelson está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e o atacante Luís Henrique sofreu uma lesão no ombro direito.
AGeNdA joGoS, doMiNGo (30)
SÉRIE A
11h – São Paulo x Bahia
16h – América/MG x Palmeiras
16h – Botafogo x Coritiba
18h30 – Goiás x Grêmio
SÉRIE B
11h – Tombense x Criciúma
15h30 – Novorizontino x Vila Nova
18h – Ponte Preta x Vitória
SÉRIE C
16h – América x Paysandu
16h – CSA x Pouso Alegre
19h – Botafogo x Manaus
19h – Figueirense x Amazonas
SÉRIE D
15h – Parnahyba x Nacional/AM
16h – Brasil de Pelotas x Patrocinense
16h – Brasiliense x Athletic
16h – Operário/VG x Portuguesa
16h – Pacajus x Retrô
17h – Potiguar x Bahia de Feira
17h – Princesa do Simões x Ferroviário
fabiowillard@hotmail.com
fabio willard de oliveira
Se a gente analisar os números, há um equilíbrio entre Potiguar e Bahia, observando a performance de ambos na primeira fase da Série D. O Potiguar, terceiro colocado no grupo 3, tem leve superioridade na campanha em termos de pontuação, com seis vitórias, cinco empates e três derrotas. Já o Bahia, segundo colocado no grupo 4, teve cinco vitórias, seis empates e três derrotas. Esse equilíbrio também se repete nos gols, com ataque e defesa se nivelando. O time mossoroense fechou a fase com um saldo cinco (16-11), enquanto o baiano teve saldo seis (15-9). Como fator animador, mas não uma garantia, que indica uma diferença no aproveitamento para o confronto deste domingo, especificamente, está o fato de que o Potiguar tem
um histórico bem positivo como mandante, ao contrário de seu adversário, como visitante. Em sete jogos, o colecionou cinco vitórias e dois empates. Já o Bahia, tem sido um visitante mais conservador. Em sete jogos fora de casa, não venceu nenhum. Perdeu três e empatou quatro. Parece claro que é um time que se fecha quanto atua longe de casa, talvez porque está mais acostumado a jogar na grama sintética do seu estádio, onde o jogo se torna mais rápido. Como visitante, no gramado tradicional, atua mais fechado, tanto que as três derrotas fora de casa foram por 1 a 0, enquanto os quatro empates foram no 0 a 0. Vamos ver, logo mais, se teremos alguma surpresa em relação a esse histórico de ambos.
''Você jogou no Moto Club?
Ele faz o clássico baiano contra o Bahia, né? ,,
allan frEDEriCo, preparador físico do Potiguar em 2013, em diálogo com o atacante Júnior Juazeiro. Estava bem na geografia do futebol.
Os números acima podem até animar, mas não devem iludir o Potiguar. O Bahia de Feira de Santana é um adversário difícil, dentro ou fora de casa, onde os placares geralmente são magros.
aDvErsário Extra
Por outro lado, o Potiguar já deve se preocupar com a volta. É que o alvirrubro não atuou ainda em gramado sintético. Precisará realizar uma preparação específica, em campo semelhante de piso e dimensões.
araCati
O gramado sintético onde o Potiguar realizará a sua preparação, será a arena Jussiê Cunha, em Aracati-CE, cidade distante 84km de Mossoró. O campo tem 85m x 60m. Será ao menos um treino nesse espaço.
trEino
Utilizando do direito previsto no regulamento, o Bahia tinha um treino programado para este sábado (29) no Nogueirão. Da mesma forma, tendo solicitado, o Potiguar treinará na Arena Cajueiro, de propriedade do Bahia, e palco do segundo jogo.
EsquEnta
Parece trocadilho, devido o horário e calor de Mossoró, mas não é. Para atrair seus torcedores, o Potiguar fará um “esquenta” embaixo das arquibancadas do Nogueirão. Portões abrem às 13h. Animação do cantor Carlinhos Nave.
transmissão
neste sábado (29), completou seis anos da morte do ex-secretário de esportes, radialista e escritor Lupércio Luis. Aqui, em 2013, eu recebia o velho “Lupa” no programa Camisa 10 (TCM), para lançamento, à época, do livro de sua autoria, Futebol de Mossoró - Pequenas Grandes Histórias. Também na imagem, os amigos jornalistas Marcos Santos, Kléber (ex-atleta e preparador de goleiros) e Renato Severiano.
Na próxima quinta-feira (3), o ex-ponta de lança, Paulo isidoro, ídolo no Atléico Mineiro, Grêmio e Cruzeiro, e com passagem pela seleção brasileira, completa 70 anos de idade.
Reprodução
O Portal F9 transmite Potiguar x Bahia de Feira, hoje, com início da jornada às 16 horas. A narração é nossa, com reportagem de Letícia Oliveira e comentários de Arthur Alves.
torCEDor
FUtEbol ClUbE
abraham linColn
Abolição IV
Torcedor do Flamengo
Idealizada pela empreendedora Jéssica Mendes, a Feira Bangalô chega a sua oitava edição. O evento que já se consolidou na cidade acontece no próximo dia 5 de agosto, das 17h às 21h, na Cervejaria Cabocla, seu local de origem.
A idealizadora do evento, Jéssica Mendes, afirma que a expectativa para esta edição está a melhor possível. “A Bangalô está chegando a um novo rumo, alcançando novos ares e novas perspectivas, até o final do ano ainda faremos duas grandes feiras. Então, essa é só o gostinho pra o que está por vir”, destaca.
A organizadora do evento diz que espera um público superior a dois mil visitantes ao longo do dia.
A feira, que foi criada como forma de incentivar os pequenos negócios e fomentar a economia criativa, contará com representantes de três diferentes segmentos. Ao todo serão mais de 60 expositores. Além de diferentes produtos e serviços, também terão flashs de tatuagem com preço especial, área gastronômica mais ampla, intervenções artísticas com malabarismo usando fogo.
A programação também inclui apresentação de quatro atrações musicais de bandas autorais da cidade de Mossoró.
“As expectativas são de um público ainda maior e mais interação com as pessoas durante o evento, com uma programação que foi escolhida de acordo com pedidos de nosso público e de intervenções artísticas mais envolventes”, frisa.
Jéssica Mendes diz ainda que a intenção dos organizadores não é apenas promover um dia de vendas, “queremos que a feira seja apenas um degrau para essas microempresas se tornarem grandes negócios”.
A feira surgiu em 2022, quando Jéssica Mendes viu nas feiras de rua um potencial para divulgar sua empresa que estava apenas no virtual, ajudando não só com vendas, mas também em divulgar e estreitar os laços com seus clientes. Na época, Mossoró não contava com esse tipo de feira constante na cidade, então chamou alguns amigos para se unirem e em 9 de julho de 2022 estreava a primeira feira bangalô na Cervejaria Cabocla. Para saber mais sobre o evento os interessados podem acessar o perfil no Instagram @feirabangaloo e conferir expositores confirmados, programação e atrações.
www.sergiochaves.com | sergiodefato@gmail.com
festa
Hoje é dia de vivas para o dr. Bernardo Américo Rosado de Sá e sua filha Roberta Rosado, Ana Elisa Gadelha Moura, Helena Jacinta Belmont, Aparecida Souza, Nilton César e Allandson Wesley. Amanhã (31), é dia de festa para Caroline Frota dos Santos, Inácio de Loyola, a sra. Cerly Dias da Cunha, a artista plástica Nôra Aires, Johnson Peixoto, Rômulo Augusto Soares Gurgel e Karla Haryana. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!
@Em m artins, os amigos da imprensa receberam todo o apoio da Prefeitura municipal para os dias do Festival e saíram tecendo elogios pelas gentilezas. Ponto para a prefeita mazé gurgel!
@E já que estamos falando em martins é bom lembrar que o Festival de Fondue do Hotel Serrano continua até o fim de agosto, movimentando o hotel da empresária Aparecida Sabino nos fins de semana. Recomendo demais!
@o publicitário Jozeíldo Rodrigues é o responsável pelo marketing do Boteco gol Bar, empreendimento da dupla Sérgio Fábio e márcio mossoró, localizado na d iocesana, onde antes funcionou o Prime. na quinta (27), eles receberam a imprensa e convidados para apresentar o novo cardápio e os projetos que já começam a entrar em prática nesse mês de agosto.
@ m úsica de qualidade é uma das propostas do bar. André da m ata, Katharina g urgel, Swing da Cor, Alan Jones, marília Kardenally, Alzineth, Caroline m elo e Ewerton Linhares são algumas das atrações já confirmadas com shows de quinta a domingo.
@Por lá, prestigiando o evento anotamos m arilene Paiva, g eorgiano Azevedo, Lizana Lima, João Paulo, nilton giacomelli, Zeza Fernandes.
Lílian martins, Railson Carlos, Jaedson Freitas, Cinthia Sá, Bia gurgel, nadja Comanecci e muitos outros. noite ótima, comida saborosa e uma roda de samba improvisada com André da m ata e várias participações. Foi show!
@Estamos planejando a festa do segundo aniversário do programa
As Feras, que deve acontecer no começo de setembro. Logo, logo trarei detalhes!
@A colunista natalense Liége Barbalho convidando para a sua tradicional promoção Feijão Society, que acontece no sábado (12), a partir das 12h30, no Holiday inn natal. As pulseiras de acesso estão à venda na Tabacaria do Tota, na Afonso Pena. Sucesso, Liége!
Sérgio ChavesTodos procuramos o amor, em nossa confusão, até encontrar o caminho de volta à compreensão de que o amor é o que já somos.”
o Festival gastronômico e Cultural de martins foi realmente “Uma mistura de paixões”. Shows e apresentações culturais levaram um grande público todos os dias à cidade serrana em um ambiente calmo e de paz. destaque para Jorge Vercillo, Santana, Frequência 2 com nida Lira cantando djavan, André da mata e o grupo Lyricus. Foi sucesso!
Maria José Gurgel entregando o prêmio de 1º lugar do Festival Gastronômico ao Chef Lourival Júnior do Restaurante papar & papear da cidade de São Miguel.
os empresários Jean Carlos e Vinícius com a governadora Fátima Bezerra.
Próximo sábado (5), estaremos em Pau dos Ferros atendendo ao convite do amigo Lisboa Batista, colunista d e Fato na Princesinha do o este, que realiza a 21ª Festa dos d estaques, evento maior da cidade e região. n oite para homenagear os destaques profissionais da cidade que irão receber o Troféu “Professora m aria Elisa de Albuquerque m aia”. d ecoração assinada pela Comemore d ecorações e a boa música da dupla Thásya Araújo/Raimundo Sabaió e a banda Skema Sertanejo. o colunista aqui grifa o cerimonial. Sucesso, Lisboa!
Meus queridos Tuca Viegas/ Kadidja e Marluce Bezerra.
Colunista De Fato em pau dos Ferros, Lisboa Batista realiza a Festa dos Destaques no sábado (5)!
R. Antônio Vieira de Sá, 440 Tel.: 3317-4545 / 3316.0409
Kátia prepara a festa para comemorar a vida do marido, o engenheiro Yuri pinto, na sexta (5).
Casal Lorene Rosado/Gorgias oliveira. Ela com idade nova na quarta (2), recebe os parabéns da coluna!
o bacana Francisco Lins em coro de vivas para a musa
N e OJIB a O NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia começa no dia 5 a sua turnê Norte/Nosdeste, denominada Turnê da Liberdade e Mossoró será a única cidade do interior a receber os dois espetáculos. No dia 12 acontece a apresentação da ópera nordestina “Dulcinéia e Trancoso” com a Orquestra NEOJIBA e coro juvenil sob a regência de Lucie Barluet. No dia 13 acontece o concerto da Orquestra NEOJIBA e o Coro Juvenil sob a regência de Ricardo Castro. Os espetáculos começam às 20h, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado e a entrada é gratuita com retirada de ingressos no www.sympla.com.b r. Vamos?!
conexaosaude.defato@outlook.com conexaosaude.defato@outlook.com
AOral Clínica completa nesta segunda-feira, 21, 25 anos de atividades e tem hoje muitos motivos para comemorar. Com a felicidade de completar bodas de prata de existência, somos uma das mais tradicionais clínicas odontológicas do Brasil.
Essa trajetória vitoriosa teve início em 1988, quando, decidimos, junto com Kátia Maia, inaugurar a primeira unidade de atendimento na cidade de Mossoró. Naquele momento, somávamos muita vontade e espírito empreendedor.
Com o crescimento pautado em inovação e planejamento, a Oral Clínica atua no mercado odontológico de duas formas:
1 - Prestação de serviços aos parceiros dentistas;
2 – Realização de procedimentos especializados, sobretudo, nas áreas de Implantodontia e reabilitação oral.
Nós, fundadores, somos enfáticos na manutenção da tradição e no atendimento Humanizado, priorizando o atendimento mais amplo, muito mais do que um tratamento dentário, na busca do procedimento de excelência.
Ao longo dessas duas décadas e meia, aconteceu uma série de momentos marcantes, sempre com o espírito de pioneirismo e de empreendedorismo. A Oral Clínica foi pioneira em Radiologia Odontológica, Implantes Dentários e neste atual momento promovendo uma verdadeira revolução nos tratamentos odontológicos por meio do Fluxo Digital na Odontologia.
O sucesso da Oral Clínica está no comprometimento com nossos pacientes e na busca incessante pela excelência. Hoje, com esta maturidade, com uma estrutura moderna, equipe qualificada e materiais e equipamentos de última geração, somos não apenas um diferencial de trabalho, mas, principalmente, referência no segmento da saúde bucal.
“Para nós, é fundamental respeitar os anseios e as particularidades de cada paciente, dando toda a atenção e carinho que ele merece”, afirma Dra Kátia Maia.
Para oferecer um atendimento de altíssima qualidade aos seus pacientes, a Oral Clínica tem consciência da necessidade de constantes investimentos na melhoria e capacitação de seu corpo clínico, funcionários e colaboradores. Somos um time com mais de 50 colaboradores, que unem experiências e know-how para
atender as pessoas que buscam um tratamento odontológico de qualidade. Ao longo de 25 anos, já foram
atendidas mais de 130 mil pessoas que escolheram a Oral Clínica para resgatar a autoestima e o prazer de voltar a sorrir.
CRo – 1675
diretor da oral Clínica graduação UFPB
Especialista em implantodontia
Pós-graduação em Reabilitação oral – USP; membro da Academia Brasileira de osseointegração- ABRoSS
membro da Sociedade Brasileira de odontologia Estética – SBoE
diretor do instituto de Ensino e Pesquisa oral Clínica
Professor do ioC Cursos
Sabemos da nossa responsabilidade porque estamos cuidando de projetos de vida e de sonhos. E isso, podemos afirmar, é
muito gratificante, principalmente em ter a certeza da satisfação e da confiança que as pessoas têm com a marca Oral Clínica.
CRo – 1625
diretora da oral Clínica graduação UFRn
Especialista em Radiologia odontológica UFPE
Responsável pelo serviço de imagem e diagnóstico da oral Clínica
Professora do ioC Cursos
pai e filho com look DogVille e tênis Sergio’s Calçados.
Bruno, com camisa e bermuda DogVille; Enzo, camisa DogVille e bermuda Meus Amores. Tênis slip on Sergio’s Calçados.
está se aproximando o mês de agosto, e justamente vem o Dia dos Pais! Pensando nisso, nossa equipe st YL e preparou uma série de matérias com diferentes estilos de pais. Na primeira, focamos a coleção de tênis e sapatos s ergio’s Calçados no melhor estilo “ tal Pai, tal filho”, tudo combinando dos pés à cabeça. a final, todo filho se inspira no paizão, não é mesmo?!?!
no clássico preto & Branco! Look DogVille e tênis Sergio’s Calçados.
o verde militar aparece no tênis Sergio’s Calçados e no look DogVille. os cintos e mochila são Sergio’s Calçados.
Que tal o calçado combinadinho com a T-shirt?
Look DogVille + Sergio’s Calçados.
o tênis abotinado traz modernidade ao look. Aqui, uma proposta Sergio’s Calçados com looks nude. o pai, com calça e camisa DogVille e bolsa Sergio’s; o filho, camisa Meus Amores e calça DogVille.
fICHa tÉCNICa:
Direção de Moda / styling: Georgiano azevedo
fotos Pedro sobrinho
Beleza: salão fernando fernandes
Modelos: Bruno Nogueira e enzo Nogueira ( tráfego Models)
Looks: DogVille e Meus amores
Calçados: sergio’s Calçados
IERN de São Miguel, no Alto Oeste, alcança mais de 35% das obras
Jornal de Fato
R$ 16 mi L hõ ES
Governo do RN garante recursos para infraestrutura do Aeroporto Dix-sept Rosado, de Mossoró. Será o maior investimento já realizado no aeroporto nas últimas décadas, em parceria com a Infraero > P 2
Raiane Miranda
Pau dos Ferros RN Literatura Ecoposto Saúde > P 6 > P 7 > P 8 > P 3
>
>
Opresidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, atendeu pleito do Governo do Rio Grande do Norte e garantiu recursos na ordem de R$ 16 milhões para investimento no Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró. Será o maior investimento já realizado no aeroporto nas últimas décadas, levando em conta a necessidade de fortalecer a infraestrutura aeroportuária.
Esse investimento vai ser principalmente em áreas vitais para a segurança, como construção de cerca, muro, iluminação e sinalização. Toda essa melhoria vai proporcionar ampliação da capacidade do equipamento, que está sob a administração da Infraero desde o fim de dezembro de 2022. O presidente da Infraero virá ao Rio Grande do Norte em agosto para assinar a ordem de serviço.
A governadora Fátima Bezerra, que se reuniu com o presidente da Infraero em Brasília, priorizou a ação de melhoria do aeroporto de Mossoró, por entender a importância que o equipamento tem para avançar o processo de desenvolvimento econômico local e regional.
O entendimento entre Governo do RN e a Infraero é um forte indicativo para a ampliação da parceria para o desenvolvimento de outros aeroportos do Estado, como o de Caicó. “Nós vamos cada vez mais dotar o Rio Grande do Norte da infraestrutura aérea necessária para a promoção do desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, afirma a governadora.
O Dix-sept Rosado, de Mossoró, é um dos nove aeroportos administrados pela Infraero neste modelo de parceria Brasil afora. A requalificação do Aeroporto - que necessita de inves-
Aeroporto Dix-sept rosado, em Mossoró, terá a sua infraestrutura fortalecida
timentos do Governo Federalcontou com o desenvolvimento de estudos para possibilitar o
Em dezembro de 2022, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), assinou com a Infraero um contrato para Gestão e Operação do Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró. A empresa assumiu a gestão e operação por um prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período até o limite de 60 meses.
Os serviços prestados pela Infraero incluem a gestão administrativa e operacional com gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao seu funcionamento, bem como o atendimento aos requisitos estabelecidos nas legislações vigentes. A companhia também é responsável pelas atividades de fiscalização operacional, vistorias e inspeções,
aumento de sua capacidade, para que possa comportar aeronaves maiores e companhias
segurança aeroportuária, meio ambiente, comercialização de áreas externas, manutenções preventivas, apoio de TI, entre outras.
O contrato com a Infraero não é só um projeto de gestão. A meta é ampliar a capacidade de atendimento do aeroporto com a mudança, com um projeto de desenvolvimento para que ele se transforme em uma grande área comercial e que se torne realmente em um aeroporto estratégico para o sistema de aviação civil do país.
aéreas. Em essência, o projeto de desenvolvimento prevê que o aeroporto se transforme em
Há 50 anos, a Infraero atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária.
Sua rede é composta, atualmente, por 19 aeroportos, além de dez contratos de gestão e operação junto a Estados e Municí -
uma grande área comercial, estratégica para o sistema de aviação civil do país.
pios, incluindo Mossoró. A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.
A17ª edição da Feira do Livro de Mossoró, uma das maiores do gênero no estado, terá incentivo do Governo do Rio Grande do Norte para aquisição de acervos literário e pedagógico. Serão investidos R$ 423.564,00 no evento que acontecerá entre os dias 2 a 5 de agosto, no campus central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
A Feira do Livro de Mossoró ocupará um espaço de quase mil metros quadrados de área com livrarias, editoras, espaços de exposição para autores independentes e apresentação de atividades culturais.
O Governo do Estado também já garantiu investimento da ordem de R$ 804.250,00 à Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ), que também será realizada no mês de agosto.
Esses investimentos fazem parte do RN Literário 2023, lançado pelo Governo do Estado. O programa incentiva a cultura da leitura, destinando recursos financeiros às escolas da Rede Estadual de Educação para aquisição de acervo literário e pedagógico durante as feiras de livros. O lançamento da edição 2023 do programa RN Literário ocorreu neste mês de julho.
Neste ano, o investimento totaliza R$ 1.227.814. Os recursos são próprios do Estado, sendo 40% destes destinados para aquisição de obras de autores, livros ou produtos editoriais do Rio Grande do Norte. Essa medida visa valorizar e dinamizar a cadeia produtiva do livro no estado.
Com base no quantitativo de matrículas de cada escola, os recursos do RN Literário serão repassados diretamente para o Caixa Escolar das unidades de ensino. Essa abordagem visa promover a participação da comunidade escolar nas Feiras de Livros de Natal e Mossoró, possibilitando que as próprias escolas selecionem obras que atendam às necessidades de professores e estudantes, contribuindo para a composição, renovação e ampliação do acervo das bibliotecas escolares.
A governadora Fátima Bezerra destacou a importância do investimento do RN Literário para a formação literária dos estudantes. “Os recursos garantem que todos os nossos jovens tenham acesso ao livro e à leitura, seja pela compra dos títulos ou pela participação das escolas nas feiras de livros de Natal e Mossoró”, disse.
A iniciativa é conduzida pela SEEC, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE), e integra a política estadual de leitura. O Governo do RN se compromete a ampliar o acervo bibliográfico das escolas da Re -
de Estadual de Ensino, fomentando a leitura, enriquecendo o espaço das bibliotecas escolares e proporcionando o acesso aos livros a toda a comunidade escolar.
“Além de renovarmos os acervos das nossas escolas,
estamos fortalecendo a produção de obras potiguares, uma vez que parte dos recursos utilizados pelas instituições de ensino devem ser para a compra de obras de escritores e escritoras da nossa terra. Somos responsáveis pela for -
mação da maior geração de leitores do RN e não mediremos esforços para ofertar um ambiente que propicie esse gosto, que é da leitura”, destacou a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN, durante o evento.
Para garantir a eficiência nas compras, os procedimentos são coordenados e orientados pela CODESE, por meio do Núcleo do Livro, Leitura e Biblioteca (NULLB), em conjunto com as 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC).
1,227 804 mil 423 mil 16
Diretorias Regionais de Educação e Cultura participam da coordenação
O lançamento do RN Literário fez parte da programação do Módulo 2 do Curso para Mediadores de Leitura, promovido pelo PROLER Po -
tiguar. O programa PROLER, conduzido pelo Núcleo do Livro, Leitura e Biblioteca (NULLB), tem como objetivo estimular iniciativas de fo -
mento à leitura em diferentes contextos e promover a formação de mediadores de leitura, consolidando práticas leitoras em espaços escolares e não escolares.
O curso reuniu especialmente professores regentes de Biblioteca da rede estadual de ensino, além de técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DIREC) e do Órgão Central
da SEEC, entre outros profissionais da educação.
O PROLER Potiguar busca, por meio dessa formação, ampliar o impacto positivo da leitura na vida dos estudantes, incentivando o gosto pela literatura e o desenvolvimento de habilidades que vão além das salas de aula, proporcionando a formação de cidadãos mais críticos e participativos.
As obras de construção da unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) no município de São Miguel, na região do Alto Oeste, alcançaram 35,2% de execução, de acordo com a mais recente medição, realizada em 30 de junho.
A unidade receberá o nome de Raimundo Fernandes, ex-presidente da Assembleia Legislativa do RN, falecido em 30 de março deste ano, que representou São Miguel e o Alto Oeste durante a sua atividade política.
A população de São Miguel e cidades vizinhas vai ser muito beneficiada. É uma escola modelo com toda a infraestrutura necessária: laboratórios, biblioteca, quadra de esportes, teatro,
tudo para um ensino de qualidade e boa formação da nossa juventude, com promoção da cidadania. “Os alunos vão sair daqui com uma profissão e preparados para a vida”, declarou a governadora.
O Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) reúne um conjunto de ações estruturantes que
96
milhões de reais são investidos
iniciarão novo momento da educação estadual do RN, entre elas a instalação de 12 IERNs. Dez estão em construção. A empresa que venceu a licitação tem prazo até 31 de dezembro deste ano para concluir as obras da unidade de São Miguel. Cada unidade do IERN terá infraestrutura de 8.000 metros quadrados, com 12 salas de aula, quatro laboratórios, área de convivência, bloco administra-
tivo, quadra poliesportiva coberta, refeitório, cozinha, banheiros, salas dedicadas ao ensino profissionalizante, biblioteca, auditório, além de ampla área verde interna e externa.
Todo o complexo contará com uso eficiente de energia limpa fotovoltaica e estação de tratamento das águas pluviais.
Os IERNs são inspirados no modelo consagrados dos Institutos Federais, mas construídos e
mantidos pelo Governo do RN. Eles partem de um novo conceito, em que as unidades serão referência na educação profissional e desenvolvimento de tecnologias e inovação na rede estadual de ensino. As unidades ofertarão cursos adequados à realidade sociocultural local e matriz econômica em potencial da região em que estão inseridas. A construção dos 12 IERNs está orçada em R$ 96 milhões.
8.000 12 35%
unidades do IERN estão em construção
metros quadrados tem cada unidade de IERN
alcançados da construção do IERN de São Miguel
Unidade do IErn de São Miguel está com as obras bastante aceleradas
A governadora Fátima Bezerra sancionou lei, oriunda de projeto de iniciativa do deputado Francisco Medeiros, aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais da atual legislatura, propondo que o IERN de São Miguel receba o nome do exdeputado estadual e ex-prefeito do município, Raimundo Nonato Fernandes, em reconhecimento aos serviços prestados pelo ex-parlamentar à
Região e ao Rio Grande do Norte.
Raimundo Fernandes nasceu no município de São Miguel em 11 de julho de 1942. Auditor fiscal, foi deputado estadual durante oito mandatos a partir de 1982. Foi deputado Constituinte em 1989 e presidiu a Assembleia Legislativa de 1993 a 1995.
Nas eleições de 1994 foi candidato ao Senado da República, período em que a esposa Nirinha
Fernandes o substituiu no mandato no Legislativo estadual. Em abril de 2009, afastou-se do exercício parlamentar e assumiu a Secretaria de Estado da Articulação com os Municípios.
No último mandato, concluído em janeiro de 2023, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Faleceu em 30 de março/23, aos 80 anos de idade, vítima de acidente doméstico.
Mossoró (rN), doMiNgo, 30 de julho de 2023 http://www.rn.gov.br
OGoverno do Rio Grande do Norte refirma o seu compromisso com a educação com investimentos em todos os setores. Na cidade de Pau dos Ferros, região do Alto Oeste, por exemplo, serão investidos recursos da ordem de R$ 3,5 milhões na reforma da Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo. O lançamento do edital ocorreu durante visita administrativa da governadora Fátima Bezerra.
Os investimentos fazem parte do processo de fortalecimento da educação pública de qualidade que está acontecendo no Rio Grande do Nor -
te. “A gente quer ver a escola com um ambiente adequado e os professores com condição de ensinar”, afirmou. Ela ainda destacou que o RN é o único estado do país que cumpre fielmente esta lei na sua integralidade.
As obras contemplam a construção de quadra poliesportiva padrão FNDE, reforma/ ampliação da cozinha, banheiros e vestiários, adequações de acessibilidade, instalações elétricas e subestação de energia. Com 52 anos de existência, esta será a primeira vez que a unidade escolar passará por uma grande obra.
Localizada no bairro Paraí-
O Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, retomou as cirurgias de urgência, gerais e ortopédicas, menos de uma semana após o incêndio que afetou uma das salas de cirurgia da unidade. A unidade é referência na região do Alto Oeste, com atendimento à população de mais de 40 cidades.
As equipes estão utilizando uma sala para atender os casos de urgência, evitando a transferência para Mossoró. Enquanto isso, uma empresa contratada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAPRN) está trabalhando na manutenção preventiva das duas salas do centro cirúrgico que não foram atingidas direta -
mente pelo fogo. A expectativa é de que as duas salas sejam liberadas ao longo da próxima semana, o que vai permitir a retomada das cirurgias eletivas. A mesma empresa também está trabalhando nos reparos estruturais da sala onde aconteceu o incêndio.
Os recursos para reparar e reequipar a sala cirúrgica foram garantidos pela governadora Fátima Bezerra em menos de 24h depois do acidente, quando visitou a unidade no domingo, 23.
Quando ocorreu o incêndio, as medidas foram tomadas de imediato pelo Governo do Estado. A governadora deu destaque à rapidez da resposta
so, a escola compõe a 15ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc) da Secretaria de Educação do RN, foi inaugurada em 1971 como Colégio Normal de Pau dos Ferros. Atualmente, conta com 413 alunos do Ensino Médio e 30 professores, funcionando em tempo integral.
O diretor da Escola, Daniel J. do Nascimento, agradeceu o empenho da governadora e contou que todos na escola ansiavam por esta reforma. “Duas palavras definem esse momento: persistência (a unidade não passava por melhorias há mais de 30 anos) e gratidão por este anúncio de hoje”, disse.
413
professores compõem o quadro docente
3,5 mi
Números jovens estudam na Escola Dr. José Fernandes de Melo de reais serão investidos na reforma
1971
foi o ano de inauguração da escola com o nome de Colégio Normal
Hospital regional Dr. Cleodon Carlos, em Pau dos Ferros articulada pela Sesap desde os primeiros momentos. Desde o incidente o fluxo de atendimentos foi direcionado para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, garantindo a assistência de urgência. As cirurgias eletivas e ortopédicas que estavam marcadas para
Pau dos Ferros foram redirecionadas para os hospitais regionais de Apodi e Assú.
A direção da unidade, com apoio da Sesap, abriu um procedimento de apuração de informações sobre o ocorrido. Os dados serão trabalhados de forma conjunta com os traba -
lhos do Instituto TécnicoCientífico de Perícia, que já fez o levantamento do local neste domingo e deve emitir um laudo dentro de dez dias. A informação preliminar é de que o incêndio aconteceu por uma falha em um material elétrico.
OGoverno do Rio Grande do Norte segue ampliando os investimentos para melhorar a infraestrutura do Corpo de Bombeiros Militar. A prova disso é a ordem de serviços assinada pela governadora Fátima Bezerra para a construção da nova sede da corporação em Pau dos Ferros, municípios do Alto Oeste potiguar.
Pau dos Ferros passará a ser sede do 2º subgrupamento e do 3º grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. O investimento faz parte do projeto de interiorização do Corpo de Bombeiros que atualmente está presente em oito cidades: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Caicó, Assú, Currais Novos, Mossoró e Pau dos Ferros.
Será uma obra no valor de R$ 1,5 milhão para beneficiar diretamente 37 municípios com população de 320 mil habitantes, levando proteção e segurança, o que vai favorecer o desenvolvimento econômico e geração de renda da região.
Para Gustavo Coelho, secretário de Estado da Infraestrutura, essa construção é mais um desafio que a administração estadual assume e que será realizada por uma empresa do município, com prazo de oito meses para conclusão. E o comandante do CBM-RN, coronel Luiz Monteiro afirmou que as instalações próprias e os novos equipamentos possibilitarão a prestação de melhor serviço à população.
O subgrupamento em Pau dos Ferros será composto por 37 bombeiros que atenderão 37 cidades com população de 320 mil habitantes. E disponibilizará dois carros de comba-
te a incêndio, uma ambulância, uma caminhonete, uma viatura administrativa. A previsão é prestar um mil atendimentos por ano.
A construção é parte de
- 430 promoções de praças e 63 de oficiais.
- Somente no primeiro trimestre de 2023 o Governo do RN investiu R$ 792.658,12 em obras, veículos e equipamentos para o CBMRN.
- Foram mais de 2,5 mil ocorrências atendidas em todo Estado.
- Em junho deste ano, 47 novos soldados foram incorporados e outros 102 entrarão em novo curso de formação que iniciará agora no fim de julho.
uma série de obras e reformas em parceria da Secretaria de Estado da Infraestrutura com o Corpo de Bombeiros. O projeto foi elaborado pelo Corpo de Bombeiros, a SIN fez a licitação e será responsável por fiscalizar a obra.
O quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Pau dos Fer-
ros será construído na margem da BR-405, km 03, Centro. O valor da obra é de R$ 1.557.536,09, com recursos oriundos do Fundo Especial de Reaparelhamento do CBM - FUNREBOMA. A empresa responsável pela obra é a Hertz Construções e Serviços Eireli - EPP.
Obra no valor de R$ 1,5 milhão vai beneficiar diretamente 37 municípios da região do Alto Oeste
http://www.rn.gov.br
Mossoró (rN), doMiNgo, 30 de julho de 2023
Recursos para a execução dos projetos de engenharia do Ecoposto são no montante de R$ 6 milhões
As obras de reurbanização e modernização da Lagoa do Rosário, no município de Martins, serão iniciadas nos próximos dias. As melhorias são fruto de convênio do Governo do RN com a prefeitura do município.
Governo do Estado investe na estruturação da Unidade de Conservação do Monumento Natural Cavernas de Martins (MONA). A unidade, criada em 2022 pelo Governo do Estado, é a maior do bioma caatinga. Tem 3.538,45 hectares e abrange os municípios de Martins, Umarizal e Portalegre. O projeto está na fase de trâmites administrativos e bu-
rocráticos. Segundo o diretor do Idema, Leon Aguiar, os recursos para a execução dos projetos de engenharia são no montante de R$ 6 milhões, proveniente de compensações ambientais da empresa de energias renováveis Casa dos Ventos. Em visita ao local onde vai ser construído o Ecoposto, a governadora Fátima Bezerra destacou que o município de Martins e o RN ganharão uma
- O MOnA Cavernas de Martins está localizado em área de Importância Biológica e de Prioridade para Conservação extremamente alta para o bioma da Caatinga, segundo o Ministério do Meio Ambiente.
- na área do MOnA foram catalogadas 112 espécies de plantas e 189 espécies da fauna silvestre, sendo 84 espécies de aves; 13 espécies de anfíbios; 22 espécies de répteis; 14 espécies de morcegos; 16 mamíferos terrestres e 40 espécies de invertebrados.
- A região é rica em afloramentos rochosos, inselbers e grutas, que compõem a paisagem regional.
- A Casa de Pedra é a cavidade mais visitada, formada por material cárstico (tipo de relevo geológico caracterizado pela dissolução química das rochas), sendo a segunda maior caverna de mármore do Brasil, com 300 metros de área.
- Os estudos realizados ampliaram o conhecimento das cavidades naturais de 25 para 92, sendo 78 cavernas e 14 abrigos, evidenciando o potencial da pesquisa espeleológica e arqueológica.
nova estrutura em apoio à atividade turística, que tem forte impacto em diversos setores da economia e alta capacidade de geração de empregos e renda.
Além disso, a iniciativa do Governo do Estado contribui para a preservação ambiental e promove o desenvolvimento econômico e social sustentável”.
A estruturação para o funcionamento da Unidade de Conservação permitirá, inclusive, sua utilização pelas esco-
las com aulas de campo dinâmicas e integradas à natureza.
O Ecoposto de Martins, assim como o de Tibau do Sul, denominado Mata da Pipa, inaugurado em junho último, abrigará a sede administrativa do órgão ambiental, base de apoio à pesquisa e monitoramento, sala de reuniões para o Conselho Gestor, ponto de visitação, promoção de ações de educação ambiental e estacionamento.
O convênio prevê o repasse de R$ 970 mil pela administração estadual e contrapartida de R$ 107 mil da prefeitura. A primeira parcela, no valor de R$ 300 mil foi repassada ao município que será o responsável pela execução das obras que irão readequar o passeio, quiosques e a iluminação. O restante dos recursos será liberado em duas parcelas mediante comprovação da aplicação da parcela anterior.
O investimento valoriza a história e a cultura de Martins e ainda contribuirá para ampliar as opções de lazer da população e de atração turística para os visitantes.
Mossoró (rN), doMiNgo, 30 de julho de 2023
http://www.rn.gov.br
/governodorn /Governodorn /Governodorn
Unidades também receberão equipamentos para instalação de internet pelo programa Geração Conectada
As escolas estaduais Zuza Januário e Dom José Adelino, localizadas em Caicó, vão passar por obras de reformas e também receberão instalação de internet do programa Geração Conectada. A governadora Fátima Bezerra assinou as ordens de serviços durante agenda administrativa na cidade seridoense.
“É uma alegria estar aqui anunciando investimentos que vão trazer benefícios importantes para os estudantes e professores de Caicó e região do Seridó, queremos melhorar cada vez mais a infraestrutura das nossas escolas”, disse a governadora.
A reforma da Escola Estadual Zuza Januário faz parte do pacote de 60 unidades de ensino a serem reformadas com investimento do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP). O valor da obra é de mais de R$ 616 mil reais. A escola possui 196 estudantes e 20 professores.
Já a reforma da Escola Estadual Dom José Adelino faz parte do cronograma de obras da SEEC e contará com um investimento de mais de R$ 483 mil reais. A escola conta com 319 estudantes e 30 professores.
A secretária estadual de Educação, Socorro Batista, anunciou investimentos também nas escolas estaduais Antônio Aladim e Dinarte Mariz. “Lembrando que todas as escolas dispõem do Pacto Predial, que é um programa criado pelo governo Fátima, que destina às escolas recursos para manutenção permanente”, complementa.
Além das obras de recuperação estrutural e do recebimento de aparelhos de arcondicionado, ambas as escolas receberão os equipamentos para a instalação de internet banda larga dentro da ação do programa Geração Conectada.
PNEP
O Programa Nova Escola Potiguar tem como carro chefe a construção dos 12 Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) em diversos municí -
de fato
O Governo do Rio Grande do Norte também firmou convênio com a Casa do Estudante de Caicó (CEC) para obras de reforma daquela unidade. “É um convênio grandioso, é uma grande inovação por parte do governo, olhando para os estudantes do ensino superior”, afirma a secretária de Educação, Socorro Batista, lembrando que já havia sido realizado um serviço emergencial na Casa do Estudante.
Além das obras para manutenção das instalações físicas, no valor total de mais de R$ 172 mil reais, o convênio também visa à aquisição de alimentos, material de limpeza para a higienização dos espaços e
material de expediente para o bom funcionamento da Instituição durante um ano, no valor global de R$ 620 mil, oriundos da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). O convênio tem vigência de um ano, até agosto de 2024.
A obra contempla a manutenção das instalações físicas com substituição do piso e revestimentos, reforma geral dos banheiros, instalações hidráulicas, forro de gesso, substituição de portas e pintura.
Criada há 63 anos, em 1960, a Casa do Estudante de Caicó atende estudantes de várias regiões do estado e de outros estados e tem capacidade para 50 alunos.
Cada escola em Caicó receberá 33 chromebooks formando um carrinho laboratório por unidade de ensino
pios do estado do Rio Grande do Norte, mas o programa é ainda mais amplo. Entre várias outras ações estruturantes está também a entrega de novos laboratórios de informática e equipamentos, bem como a conexão de internet em escolas da rede estadual, por meio dos cabeamentos da Infovia Potiguar.
A entrega de banda larga nas escolas é um investimento da ordem de R$ 62,5 milhões e prevê a implantação em todas as unidades escolares. Esse eixo do PNEP é chamado de Geração Conectada,
um eixo pedagógico com foco na inovação. Durante a solenidade também foram entregues chromebooks para as escolas que dispõem de ensino técnico profissionalizante pertencentes à 10ª Diretoria Regional de Educação e Cultura. Cada escola receberá 33 unidades totalizando um carrinho laboratório por unidade de ensino. Ao término desta entrega a essas unidades, serão distribuídos 198 chromebooks, representando um investimento médio de R$ 544 mil.
Caicó: Escola Estadual Calpurnia Amorim e Centro Educacional José Augusto;
Jardim do Seridó: Centro de Educação Felinto Elisio;
Jucurutu: Escola estadual Newman Queiroz;
Ouro Branco: Escola estadual Manoel Correia;
Serra Negra do Norte: Escola estadual Professora Leomar Batista.
http://www.rn.gov.br
/governodorn /Governodorn /Governodorn 9 de fato
Mossoró (rN), doMiNgo, 30 de julho de 2023
Obra de R$ 2,2 milhões inclui aumento do Centro Cirúrgico e da Clínica Médica, com 24 novos leitos
Após abrir leitos e transformar a unidade em referência de ortopedia para o Seridó, o Governo do Rio Grande do Norte vai investir mais R$ 2,2 milhões para ampliar o Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes, em Caicó. A ordem de serviço, que autoriza o início da obra, foi assinada pela governadora Fátima Bezerra.
O trabalho inclui, entre outros serviços, o aumento de áreas como o centro cirúrgico e a clínica médica, incrementando 24 leitos ao hospital e a sala para instalação de um novo raio-x. “Esse hospital nos dá uma lição de humanidade há muito tempo, salvando inúmeras vidas, atendendo 8 mil pessoas por mês. Por isso, cada vez mais, garanto que vamos investir para fortalecer o SUS”, destacou a governadora.
Além da ampliação desses setores, o investimento também inclui a reforma do laboratório e da lavanderia, a melhoria da estrutura física e adequação das instalações elétrica, hidráulica e de esgotamento sanitário. Tais medidas têm como objetivo garantir maior segurança sanitária aos procedimentos, pacientes e profissionais de saúde que atuam na unidade.
Ao fim da obra, o centro cirúrgico, que foi reformado e reaberto em fevereiro deste ano, e a clínica médica ganharão novos leitos. O aumento da área vai incrementar o serviço de procedimentos ortopédicos, que até o fim de junho já realizou mais de 400 cirurgias.
“Esse é um dia de grande vitória. Um momento importante para um SUS ainda mais forte no Seridó, dentro do projeto de regionalização da saúde
que fortalecemos nessa gestão”, pontuou a secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho.
O investimento em Caicó é parte de um trabalho conjunto acertado entre as secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Infraestrutura (SIN) englobando 11 obras em unidades de saúde, a partir de emendas parlamentares federais destinadas ao RN. O pacote de obras supera o total de R$ 45 milhões e serviços já foram iniciados em Mossoró, Currais Novos e Canguaretama. “Chegar até aqui foi muito esforço, de muitas mãos. De todo esse trabalho, importante destacar que mais de R$ 10 milhões são assegurados diretamente pelo orçamento estadual”, completou o secretário Gustavo Coelho, titular da SIN.
O Hospital Regional de Caicó atende, em média, oito mil pacientes por mês e realiza cerca de 350 internações, recebendo prioritariamente pacientes de 25 municípios do Seridó e também de outras regiões. “Trabalhamos para entregar um serviço de qualidade à população. Com essa obra a assistência vai ficar ainda melhor”, disse o diretor do hospital, Caio Dantas.
O investimento firmado junta-se a outros já feitos no Hospital Telecila Fontes desde 2019, como a reforma nas instalações de urgência e emergência, entregue em dezembro daquele ano, e a instalação do tomógrafo, em 2020. Nos quatro anos recentes, a Sesap convocou mais de 300 servidores temporários e mais 70 efetivos para atuar no hospital, além de ter feito um incremento de 42% na força de trabalho dos setores meio (higienistas, copeiros, cozinheiros, maqueiros, motoristas).
A Secretaria de Saúde do RN está finalizando os últimos trâmites em conjunto com os municípios do Seridó para inaugurar a policlínica da região, que vai funcionar em Caicó.
A previsão é que a inauguração ocorra dentro das próximas semanas. A policlínica é o primeiro resultado da política de consórcios de saúde instituída pelo governo.
O Consórcio de Saúde do Seridó foi o primeiro a ser formalmente constituído no RN.
Dentro da agenda administrativa na cidade de Caicó, a governadora Fátima Bezerra destacou dois importantes investimentos para cultura local e regional. A Casa de Cultura Popular “Sobrado do Padre Brito Guerra” e o Centro Cultural Adjuto Dias passam por reformas, que juntas ultrapassam investimentos da ordem R$ R$ 1 milhão.
A Casa de Cultura Popular “Sobrado do Padre Brito Guer-
ra”, administrada pela Fundação José Augusto (FJA), é um prédio histórico, construído em 1811. O local recebeu R$ 473 mil em investimentos, que incluem uma reforma de instalações elétricas e hidráulicas, banheiros, substituição do piso de madeira e da cobertura e pintura, além da instalação de um café-bar.
O espaço conta com exposições e atividades culturais especiais durante os dias de ce-
lebração à Sant’Ana.
Já o Centro Cultural Adjuto Dias passa por uma intervenção ao longo deste ano, com obras na cobertura, forro de plateia, iluminação, piso de palco, climatização e pintura interna, além de recuperação das poltronas, do piso da plateia, esquadrias, instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias. O investimento total do Governo no espaço de cultura é de R$ 650 mil.
Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes é referência de ortopedia na região SeridóMossoró (rN), doMiNgo, 30 de julho de 2023
http://www.rn.gov.br
/governodorn /Governodorn /Governodorn
de fato
Dentro dos próximos meses, o Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, vai receber um investimento de R$ 3,4 milhões do Governo do Rio Grande do Norte para ampliações e reformas. Deste total, R$ 2,5 milhões são oriundos de emenda de bancada federal. Com essa importante ação, a unidade chegará aos 100 leitos disponíveis para a população da região.
O início da obra foi autorizado com a assinatura da ordem de serviço pela governadora Fátima Bezerra. “Não é uma obra qualquer. Vamos melhorar a vida do povo de Currais Novos e de todo o Seridó. Em 40 anos de existência essa é a primeira reforma de caráter estruturante”, afirmou a governadora.
O investimento no Hospital Mariano Coelho é parte do pacote de obras em 11 unidades de saúde costurado entre as secretarias de Estado da Infraestrutura e da Saúde Pública (SESAP/RN). A ação iniciada em Currais Novos é a terceira fruto dos recursos de emendas parlamentares e do orçamento do Governo, que juntos ultrapassam os R$ 48 milhões.
“Esse é mais um registro do grande trabalho que fizemos de forma conjunta, para garantir o investimento em 11 obras. Já começamos em Canguaretama e Mossoró; agora é Currais
Novos. Em breve, vamos iniciar mais outras”, destacou o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho.
O investimento no hospital, que é referência em cirurgias eletivas e atenção materno-infantil, conta com a ampliação do centro cirúrgico, que vai dobrar de tamanho, da ala obstétrica, lavanderia e pavilhão de repouso. Além disso, serão reformados os setores de pediatria, enfermaria da clínica mé-
O Governo do Estado iniciou o processo para a instalação de uma nova policlínica no Rio Grande do Norte. As secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Infraestrutura (SIN) assinaram a ordem de serviço para a recuperação do prédio que será a Policlínica do Agreste/Litoral Sul, na cidade de Canguaretama.
Para a secretária de Saúde Pública, Lyane Ramalho, a no -
va obra representa o compromisso do Governo do Estado na ampliação da saúde pública. “É o começo de uma nova realidade para a saúde do Agreste e do Litoral Sul potiguar. E mostra que o governo está trabalhando diariamente em prol de melhorias para a população”, afirmou a gestora.
A futura unidade é planejada para atender mais de 20
dica, posto de enfermagem, área de convivência externa e consultórios de atendimento.
“Esse investimento vai proporcionar um aumento importante na capacidade de cirurgias eletivas, uma qualificação no atendimento das grávidas. É um investimento para salvar vidas”, pontuou a subsecretária de Gestão e Planejamento da Sesap, Kátia Correia.
Até junho deste ano, o hospital regional realizou mais de
municípios da região com diversas especialidades médicas, exames e pequenas cirurgias. O plano traçado pela Sesap é que a unidade seja gerida pelo consórcio de saúde a ser formado em parcerias com as gestões locais, seguindo o modelo que já vem sendo colocado em funcionamento no Seridó e no Vale do Açu.
O investimento de R$ 3,7 milhões para reforma e adequação do prédio faz parte de um pacote de obras para a saúde pública, financiado por emendas parlamentares e recursos próprios do Governo, com um valor total superior a R$ 48 milhões.
2.100 internações, 1.300 cirurgias e 350 partos. “O Hospital Mariano Coelho é referência para o nosso Seridó. Sei disso porque já fui atendido e cirurgiado aqui. Esse investimento é essencial para que cada vez mais a população seja mais e melhor atendida”, pontuou o deputado estadual Francisco Medeiros, representando a Assembleia Legislativa.
A ampliação da unidade se soma também à reforma do
milhões de reais na reforma e ampliação do Hospital Regional de Currais Novos
milhão de reais em novos equipamentos entregues no ano de 2020
3,4 1,5 500
mil reais na reforma do banco de leite do hospital
2.100
internações já foram realizadas este ano no Hospital
1.300 350
cirurgias realizadas no primeiro semestre
partos realizados em seis meses
banco de leite do hospital, iniciada em 2022, com um investimento aproximado de R$ 500 mil, além de outro de R$ 1,5 milhão que o governo entregou em novos equipamentos para a unidade em 2020, proporcionando a ampliação dos atendimentos e procedimentos cirúrgicos. “O Governo está marcando a história do Hospital Mariano Coelho. Essa cidade só tem a agradecer”, disse Odon Júnior, prefeito de Currais Novos.
do RN aplicará R$ 3,4 milhões na ampliação e reforma da unidade que é referência para o Seridó
Mossoró (rN), doMiNgo, 30 de julho de 2023
ASecretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN) aumentou em, pelo menos, 15% a capacidade de realização das cirurgias ortopédicas no Rio Grande do Norte entre 2021 e 2023. A expansão é resultado do trabalho feito pela Sesap especialmente na rede de hospitais públicos do interior, como no caso de Mossoró, Pau dos Ferros, Assú e Caicó.
O crescimento, em números concretos, foi de 7.388 cirurgias feitas em 2021 e 8.503 neste ano. O aumento é ainda maior, levan-
do em consideração que ainda estão sendo fechados os cálculos das cirurgias em dois dos 14 hospitais que realizam esse tipo de procedimento - Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros) e Prontoclínica Paulo Gurgel.
Os dados, relativos ao 1º semestre de cada ano, foram apresentados pela equipe da Sesap em reunião realizada com o Ministério Público (MPRN) a respeito da situação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), a maior unidade pública de saúde do estado.
A secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho, destacou o esforço do Governo do Estado, por meio da Sesap, em ampliar a linha de atendimento da ortopedia, que é a maior demanda registrada no HWMG atualmente. “O governo olha para a linha de cuidado como um todo e vem investindo forte na capacidade dos hospitais do interior em resolver a maior parte dos casos, evitando assim que o Walfredo sofra ainda mais pressão”, disse a gestora.
A melhoria da rede fora da Região Metropolitana também
se reflete nos dados de atendimentos de traumas ortopédicos.
Até junho, foram feitos 18.928 atendimentos nos quatro hospitais de referência da Sesap para esses casos, dos quais 53% foram nos hospitais regionais de Pau dos Ferros (Dr. Cleodon Carlos), Caicó (Telecila Freitas Fontes) e Mossoró (Tarcísio Maia).
Os gestores da Sesap também apresentaram aos representantes do MP-RN, coordenados pela promotora Iara Pinheiro, o esforço conjunto que vem sendo feito dentro do Walfredo Gurgel para desafogar a unidade. A Se-
Sesap RN
sap ainda comprometeu-se a diminuir ao máximo a quantidade de pessoas em espera por leito dentro do Walfredo, mantendo a força-tarefa que vem atuando há cerca de dez dias.
“Precisamos evitar que o Walfredo atenda casos de menor complexidade, focando na sua especialidade. E também trabalhar para combater essa epidemia de acidentes de trânsito, em especial de motocicleta, que representam mais de 700 atendimentos por mês”, ressaltou Tadeu Alencar, diretor do Hospital Walfredo Gurgel.
Para isso, a Sesap propôs um trabalho em parceria com o MPRN e os municípios para ampliar a capacidade de atendimento dos casos ortopédicos de menor complexidade em centros populacionais, que hoje não contam com nenhum serviço desse tipo. Assim, a pressão no Walfredo Gurgel pode ser diminuída e a população melhor atendida.
O trabalho da secretaria foi elogiado pela promotora Iara Pinheiro, em especial pela transparência com relação aos dados e às medidas tomadas, que garantiu a disponibilidade em atuar conjuntamente junto aos municípios na abertura de novos serviços de saúde e agilidade na transferência de pacientes.
8.503 CIRuRGIaS Já FoRaM REaLIzaDaS EStE aNo
18.928 atENDIMENtoS DE tRauMaS oRtopéDICoS
53% DoS atENDIMENtoS FoRaM REaLIzaDoS EM MoSSoRó, pau DoS FERRoS E CaICó
14 HoSpItaIS REGIoNaIS REaLIzaM pRoCEDIMENto CIRúRGICo oRtopéDICo
A Secretaria de Estado da Saúde Pública lançou este mês o selo SUS Aqui se Ensina, certificando 45 instituições. A iniciativa visa incentivar o ensino nos serviços de saúde do Rio Grande do Norte e valorizar o avanço na qualidade dos serviços prestados aos potiguares.
“Nós entendemos a saúde de forma ampliada. A construção de uma política tem que ser feita de forma conjunta, ao lado da ciência. E esse selo é mais um passo importante nesse sentido”, afirmou a secretária de Saúde, Lyane Ramalho.
Hoje a Sesap conta com mais de 40 cursos pactuados em contrapartidas com instituições de ensino superior,
3.400 estágios, 300 residentes, 50 projetos e 60 pesquisas em curso. É uma forma de priorizar a formação dentro dos serviços. A Sesap está fazendo uma ação importante para os alunos e para a população, que ganha com um serviço cada vez melhor.
As 30 unidades de saúde e 15 entidades de ensino receberam o selo, estratégia pioneira no país, como um reconhecimento formal do fortalecimento dos espaços que conectam a formação ao atendimento dentro da rede SUS potiguar. A cada um ano, um novo edital será aberto para seleção de novos locais certificados.
A certificação foi idealizada
pela Subcoordenadoria de Gestão da Educação na Saúde da Sesap, dentro da política de avanço da rede potiguar de educação permanente em saúde. Por meio de um edital, a gestão selecionou as entidades habilitadas para receber o selo.
Representando as entidades certificadas, a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cicília Maia, destacou a importância do reconhecimento por parte do selo SUS Aqui se Ensina. “Fico feliz que o pensar da reestruturação do SUS no RN está passando pelo ensino, pela educação. A UERN estará sempre aberta às parcerias”, afirmou.
Crescimento da capacidade é fruto de investimentos em expansão da rede nos hospitais do interior do estado
“A gente não se dá conta do grande número de pessoas que se empenharam para que a gente conseguisse superar todos os desafios postos. Muito trabalho nos espera, a partir do momento que entrarem em efetivo exercício. Estamos montando estratégia de formação e distribuição em postos de trabalho.”, compartilhou o presidente. Dentre os que trabalharam para esse momento, estão os servidores temporários. Alguns se despedem da instituição, outros foram aprovados e serão efetivados. Herculano e Fátima Bezerra agradeceram também a eles.
O secretário de Estado da Administração, Pedro Lopes, afirmou que o processo faz parte da política de reestruturação do Estado. “Os temporários cumpriram grande papel dentro da administração pública. Sem eles, não existiria Fundase, não existiria Educação, Saúde Pública. Eles foram essenciais, mas o Estado precisa de servidores efetivos, que deem continuidade à prestação do serviço público”, comentou Lopes.
577
Após 25 anos sem concurso público, o Governo do Rio Grande do Norte iniciou neste mês de julho o processo de posse dos 577 candidatos aprovados no certame para cargos efetivos da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN).
São agentes socioeducativos, técnicos de nível médio e superior, analistas socioeducativos (psicólogos, assistentes sociais e pedagogos) e analistas administrativos (contador e analista de sistemas). Eles vão atuar na sede da instituição e nas dez unidades de atendimento nas cidades de Natal, Parnamirim, Caicó e Mossoró.
A Fundase é responsável pela execução das medidas socio-
educativas em meio fechado aplicadas aos adolescentes que cometeram atos infracionais.
Na recepção aos novos servidores, a governadora Fátima Bezerra destacou que o momento é especial não só para a vida de cada novo servidor como também para o Estado: “Cuidar da juventude é um dos mais belos compromissos. A missão de vocês é muito nobre, muito singular. Do cuidado de vocês depende a garantia de dignidade e cidadania aos jovens que precisam do sistema socioeducativo. Nesses tempos de tanta violência, vocês têm noção do trabalho que cabe a vocês”, disse.
Além do reforço de pessoal para o trabalho, as contratações cumprem etapa fundamental
Os 420 novos agentes socioeducativos da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN), convocados pelo Estado, participaram de acolhimento realizado pelos gestores da instituição. O grupo foi dividido em quatro turmas para conhecer as diretrizes da instituição e do trabalho desenvolvido nas dez unidades do estado.
A etapa é condição para entrar em efetivo exercício,
que se dará a partir de agora. O acolhimento foi realizado nas cidades de Natal, Caicó e Mossoró.
Durante o encontro, os agentes foram informados sobre rotina e locais de trabalho. A legislação que fundamenta o trabalho socioeducativo foi mencionada pelo presidente da Fundase/RN, Herculano Campos, lembrando que o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) trata
de um acordo entre governo e Ministério Público do Rio Grande do Norte para conclusão do processo que culminou na intervenção judicial, entre 2014 e 2018 na então Fundac. A fase foi lembrada pela governadora como dramática, em que o Estado precisou reconhecer que não conseguia administrar o setor. “Não foi fácil superar toda essa história.”
O promotor de justiça Marcus Aurélio de Freitas Barros, que acompanhou todo o processo de intervenção, emocionouse ao constatar que a Fundase conseguiu se reestruturar e pode se tornar referência nacional no atendimento socioeducativo a partir de uma nova fase.
“Não chegaríamos nesse dia se não tivéssemos um governo
de questões que abrangem desde a estrutura física dos centros de atendimento até a ação dos trabalhadores do setor.
Herculano enfatizou o caráter educativo das medidas de internação e semiliberdade aplicadas a adolescentes e criticou a cultura de punitivismo. Destacou ainda a importância de cultivar a relação educativa. “Muitos agentes reivindicam armas. O Supremo Tribunal Federal (STF) reiterou a inconstitucionalidade disso. Essa busca por aumento de poder sobre o adolescente tem em vista fazer julgamentos diários, aprofundar a sanção que ele está recebendo, o resultado da medida, um castigo”, alertou.
com sensibilidade, que reconhece o valor de um trabalho com adolescentes em grande vulnerabilidade social. Quando veio a lei do Sinase, a Fundação não conseguiu suportar as responsabilidades. Foram várias mãos que executaram muitas tarefas e atividades para chegar até aqui.
A Fundase precisa muito mais que técnicos, analistas… precisa de pessoas que percebam como podem, no exercício de suas funções, transformar a vida de outras pessoas”, destacou o promotor.
O presidente da Fundase, Herculano Campos, ressaltou que o ato da posse dos servidores é resultado de um profundo e sério trabalho com muitos diferentes e grandes desafios que precisaram ser vencidos.
“O nosso trabalho é de caráter relacional em face do adolescente, das famílias, de vítimas e da sociedade, que cobra atitude. Se você quer reiterar a punição, acho que está no lugar errado. A medida socioeducativa requer fazê-los refletir sobre as razões que o fizeram cometer o ato infracional, as implicações disso para a vítima, para os familiares dela e a sua própria família”, continuou o presidente.
A ideia foi reforçada pelo gerente de Atendimento Socioeducativo, Pedro Paiva, que é agente socioeducativo de carreira. “É fundamental mostrar ao adolescente que você não está contaminado pela cultura
candidatos foram aprovados em concurso público
420
agentes socioeducativos passaram por acolhimento
anos é o tempo que a Fundase não tinha concurso público
da violência, nem nas atitudes nem na linguagem. Ele precisa ver em você alguém que vai levá-lo à mudança de paradigma”, comentou, ao destacar que é preciso conhecer o socioeducando. “Se você não acompanha, não conhece, também não terá capacidade de detectar questões de segurança”, completou.
O assessor do Núcleo de Segurança Institucional, Raimundo Aribaldo, reforçou que a segurança não se separa da ação educativa: “Nossa meta é estabelecer como a segurança se insere na socioeduação. A segurança não diz respeito apenas aos agentes, mas a todos os servidores da unidade”.
http://www.rn.gov.br
/governodorn /Governodorn /Governodorn
de fato
Dez internos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, estão trabalhando para a empresa responsável pela obra de reforma e ampliação do Módulo de Segurança na unidade prisional. Da remuneração dos privados de liberdade, 25% são destinados ao Fundo Penitenciário para ser reinvestido no Sistema Carcerário e para o ressarcimento ao Estado, referente aos custos com a manutenção do preso.
Dos contratados, cinco são pedreiros, três auxiliares de obra, um soldador e um encanador. Todos são classificados com excelente conduta carcerária, voluntários, aptos e capacitados ao serviço. A jornada de trabalho é de oito horas diárias, mas não existe vínculo empregatício, nem direitos trabalhistas ou encargos sociais, conforme a Lei de Execuções Penais.
“O trabalho no Sistema Prisional tem vantagens para os internos, para as empresas e para o Estado. É uma atividade que vamos ampliar no Rio Grande do Norte”, disse o secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi.
O privado de liberdade que trabalha tem um dia de pena remido para cada três de serviços realizados. Esse acompanhamento é feito por meio de relatórios da Polícia Penal encaminhado para as Varas de Execuções Penais.
O diretor da empresa, Leon Ferreira, explicou que ao assumir a obra não conhecia o programa envolvendo trabalho com mão de obra presidiária. Ele garante que a experiência tem sido bastante positiva. A empresa começou a obra com os próprios funcionários e, em seguida, foi incluindo aos poucos os apenados nos serviços. À medida que os trabalhos avançaram e as expectativas vinham correspondendo satisfatoriamente, foi aumentando o número da mão de obra carcerária.
“Hoje, a obra conta com mais mão de obra do presídio do que de funcionários do quadro da empresa. Posso relatar que estou satisfeito, também,
Internos da Penitenciária de Alcaçuz são contratados para trabalhar em obra
Mossoró (rN), doMiNgo, 30 de julho de 2023
O Rio Grande do Norte se destaca como o sétimo estado do país com mais atividades educacionais, dentro do processo de ressocialização do apenado. Os dados são do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).
Segundo o último ranking, 74,27% dos internos em regime fechado do Estado estão envolvidos em alguma atividade educacional, seja matriculado nos cursos regulares de educação fundamental ou ensino superior, cursos de qualificação ou projetos de leitura no cárcere, este último envolvendo mais de 4 mil internos dos regimes fechado e semiaberto. Em sala de aula são, aproximadamente, 900 internos estudando regularmente.
São 993,56 m² de área construída, sendo 527,66 m² destinados ao pátio de sol.
Uma das celas é adaptada para pessoas com necessidades especiais.
Projeto envolve a reforma do pavilhão da carceragem, a construção de um pátio cercado com passarela de segurança e o setor de Apoio Administrativo, com alojamento masculino e feminino, banheiros, copa, recepção, parlatório e guarita.
A SEAP assinou a ordem de serviço no dia 22 de março com a empresa Apian Engenharia. Os processos licitatórios foram iniciados em 2022 e convertidos para o orçamento geral do Estado em 2023.
As melhorias são orçadas em R$ 1,1 milhão.
por estar fazendo parte de um trabalho social de inclusão, com a reabilitação dessas pessoas”, afirma.
O interno B.M.J, 27 anos, está preso há três anos e oito meses. Para ele, o maior inimigo da ressocialização é o ócio. “O trabalho te dá objetivos, novos ideais e as condições de não regressar ao cri -
me”, disse. Alcaçuz tem internos altamente qualificados. Um dos operários da obra trabalhou em grandes empresas montando torres de energia eólica em diversos estados do País.
O diretor de Alcaçuz, policial penal João Paulo, explicou que todos os internos do projeto abriram conta bancária e
a remuneração é destinada à família; há também uma conta judicial com acesso à progressão para o regime semiaberto e ao Estado. “O trabalho hoje é o principal mecanismo de transformação do preso. Com ele o privado de liberdade tem a remição da pena, uma renda quando for egresso e uma capacitação”, esclareceu.
O recorde de pessoas privadas de liberdade inscritas no último Exame Nacional do Ensino Médio das Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL), que ocorreu em janeiro de 2023, também confirma a importância da política social dentro do sistema prisional. Foram 1.378 internos realizando as provas. O quantitativo é o dobro do registrado em 2021. O exame é utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Atualmente, 78 detentos fazem curso superior no Estado e outros 800 estão matriculados em cursos regulares.
Outro recorde foi a realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL), para 2.632 internos do regime fechado. Em quatro anos (entre 2019 a 2022), o RN saiu de último para quarto colocado em número de inscritos no Encceja, no Brasil, proporcionalmente ao tamanho do sistema prisional.
Para o ENEM PPL e o ENCCEJA PPL, os internos se prepararam o ano inteiro por meio de aulas a distância e cursos regulares nas unidades prisionais, em parcerias com instituições públicas e voluntárias.
Privado de liberdade que trabalha tem um dia de pena remido para cada três de serviços realizadosAugusto Bezerra - SESED
Aparceria do Governo do Estado com o Governo Federal vai beneficiar a segurança pública do Rio Grande do Norte com investimentos da ordem de R$ 41,2 milhões.
Os valores estão previstos no edital do programa Escola Segura. A fatia do Fundo Nacional de Segurança Pública destinada ao estado é de R$ 35,3 milhões, o que corresponde a 3,5% do valor total do FNSP.
A previsão é de que metade desse valor seja repassada em agosto e o restante até o fim de 2023.
No edital Escola Segura, o Rio Grande do Norte vai receber R$ 3 milhões para investimento em ações de prevenção, rondas, qualificação de profissionais da área de segurança, pesquisas e monitoramento cibernético. Além disso, três municípios potiguares tiveram projetos aprovados no edital do Ministério da Justiça e vão receber um total de R$ 2,9 milhões para aplicação direta nessa área.
O maior repasse está previsto para Ceará-Mirim (R$ 999 mil). Os outros municí -
pios contemplados no estado são Vera Cruz (R$ 974 mil) e a capital Natal (R$ 937 mil).
Adicionalmente, o Rio Grande do Norte tem cinco
municípios entre os 163 listados como prioritários para projetos de Cultura no contexto do Programa Nacional de Segurança Pública
com Cidadania, o Pronasci
2. São eles Macaíba, Mossoró, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. O valor total do edital para o pa -
ís é de R$ 30 milhões.
VIAtURAS
Começam a chegar as 300 viaturas locadas pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), para reforçar o sistema de segurança pública potiguar. Ao todo, serão 200 veículos para a Polícia Militar e 100 para a Polícia Civil.
Os veículos foram alugados junto à empresa CS Brasil. Inicialmente, o contrato é de 30 meses, com R$ 19 milhões já depositados nas contas da SESED, sendo R$ 7 milhões para pagamento ainda este ano e R$ 12 milhões para 2024. Para o exercício de 2025, o Governo do Estado ainda definirá se utilizará recursos próprios ou do Fundo Nacional de Segurança Pública.
Os recursos já garantidos são parte dos R$ 100 milhões anunciados pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública em março deste ano, após uma série de atos criminosos ocorrida no estado.
41,2 35,3 3 300 19
milhões de reais serão investidos em ações do programa Escola Segura
milhões de reais são do Fundo Nacional de Segurança pública
milhões de reais serão investidos em prevenção, rondas e qualificação de profissionais
novas viaturas vão reforçar as polícias Militar e Civil
milhões de reais já foram depositados para locação de novos veículos
Um marco importante para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Assim a governadora Fátima Bezerra classificou a conclusão do Estágio de Adaptação que marca a formação de 78 novos oficiais da saúde que ingressarão na corporação.
O Rio Grande do Norte estava há 20 anos sem a realização de concurso para oficiais da saúde na Polícia Militar. “Este é um momento muito singular. Porque lá se vão mais de 20 anos. Mais de duas décadas que esta instituição, a gloriosa Polícia Militar do meu Estado, esperava por este momento”, ressaltou a governadora.
Os oficiais ingressaram por meio de concurso realizado em janeiro de 2022, que contemplou 78 vagas para Oficiais de Saúde. A turma recebe
o nome de Francisco Edênio Rego Costa, homenagem póstuma ao Capitão da Polícia Militar, médico e corregedor do Conselho Regional de Me -
dicina do Rio Grande do Norte (Cremern).
O estágio teve início em janeiro de 2023 e agora chega ao término, celebrando a prepara-
ção e capacitação dos profissionais. “Nós, que fazemos parte da Polícia Militar, esperávamos há muito tempo este momento”, afirmou o coronel Alarico Azevedo, comandante-geral da Polícia Militar do RN. Ele ressaltou a importância da solenidade depois de mais de 20 anos. “Não são dois anos, não são 12 anos, são 20 anos de espera. Estamos formando hoje o grupamento, os oficiais do quadro de saúde da Polícia Militar, que irão trabalhar em nosso Hospital da Polícia em Natal e em Mossoró. Eles estarão dando suporte a todo nosso efetivo da Polícia Militar e também à população do Rio Grande do Norte”, afirmou Coronel.
http://www.rn.gov.br
Mossoró (rN), doMiNgo, 30 de julho de 2023
agosto será encenada a peça “Cinderela”, em sessões agendadas antecipadamente com as escolas.
Um palco histórico de portas abertas para a população potiguar apreciar e consumir a arte produzida por artistas locais e nacionais. O Teatro Alberto Maranhão (TAM), mantido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto, apresenta sua programação de espetáculos para o mês de agosto.
Destaque para a presença
de grandes companhias brasileiras de dança como a Cia. Debora Colker, os espetáculos musicais de artistas potiguares como o cantor Dudu Galvão, o tributo ao cantor e compositor Manassés Campos, o Festival Internacional de Corais e o concerto mensal da Orquestra Sinfônica do RN.
A programação de agosto é celebrada pela direção do teatro como um grande momento
“Cão sem Plumas”
Data: 2 de agosto
Horário: 20h
Deborah Colker faz em “Cão sem Plumas”, baseado no poema homônimo de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), seu primeiro espetáculo de temática explicitamente brasileira. A estreia internacional aconteceu em 3 de junho, no Teatro Guararapes, em Recife.
“Aqui é o meu lugar” - Dudu Galvão
Datas: 3 e 4 de agosto
Horário: 19h
Musical potiguar com trilha sonora assinada a quatro mãos por Khrystal e Sérgio Groove, mostra um trabalho calcado no musical “Romã”, que traz um sentimento de cura e esperança para um mundo massacrado por uma pandemia e que precisa se reerguer, por meio da fé em si mesmo.
Open Dance Brasil
Datas: 5 e 6 de agosto
Horário: 9h
Apresentação de encerramento no RN da 2ª edição nacional do projeto de dança contemporânea que insere grupos, academias e bailarinos independentes de todo o país no cenário mundial. O intuito é promover o intercâmbio de profissionais, a descoberta de talentos e a visibilidade de trabalhos produzidos no país.
tributo a Manassés Campos
Data: 11 de agosto
Horário: 20h
Homenagem especial da família, dos amigos e artistas em memória do cantor e compositor potiguar, Manassés Campos, falecido no início deste ano, que construiu sua carreira artística defendendo a canção autoral potiguar, por meio da participação em diversos festivais de música, além de lançar os discos “Nós” e “Varal do Tempo”.
Festival Internacional de Corais de Natal
Datas: 18 e 19 de agosto
Horário: 19h
Segunda edição do evento que tem por finalidade proporcionar ao público o incentivo à cultura, a troca de experiências entre sete coros regionais, nacionais e internacionais e o público por meio de uma mostra de música coral de diversos estilos de trabalhos desenvolvidos por grupos das categorias infantil, jovens e adultos que apresentação quatro peças musicais.
Orquestra Sinfônica do RN
- Data: 30 de agosto
Horário: 19h30
Mantida pelo Governo do Estado, por meio da FJA, a Orquestra Sinfônica do RN, sob a regência do maestro Linus Lerner, prossegue em agosto com o Projeto Movimento Sinfônico, destacando o Programa Concertos- Prata da Casa.
após a reabertura do equipamento em dezembro de 2021. “O mês de agosto é muito importante para o Teatro Alberto Maranhão, pois consolida o retorno ao nosso palco de grandes companhias nacionais como a Cia. Debora Colker, que apresentará no dia 2 agosto o espetáculo “Cão sem Plumas”, baseado na obra de João Cabral de Melo Neto. Teremos também pautas com artistas musi-
cais do RN como Dudu Galvão, com ‘Aqui é Meu Lugar” e Tanda Macedo, que promove um resgate do forró de raiz”, destaca o diretor do TAM, Ronaldo Costa.
Além das pautas abertas às produções nacionais e locais, o TAM está realizando, mensalmente, sessões do Projeto Escola que exibe espetáculos infantis para alunos do ensino fundamental e médio. Em
Ronaldo Costa acrescenta que a sociedade potiguar vem despertando a sua consciência patrimonial e compreendendo o que o Teatro Alberto Maranhão significa para a história do RN. “Recebemos diariamente inúmeros visitantes que ficam encantados em conhecer a beleza e a grandeza deste monumento. São pessoas aqui do estado e muitos turistas que elogiam esse nosso patrimônio artístico e histórico”, destacou.
Com um sistema de iluminação e sonorização modernos, capacidade para 600 espectadores em poltronas, camarotes, frisas, o TAM recebe o público para apresentações de teatro, dança e música em agenda permanente em quase todos os meses do ano.
O teatro reabriu suas portas em 17 de dezembro de 2021, após seis anos de paralisação das atividades. As obras de restauração do prédio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foram executadas pelo Governo do Estado, com investimento de R$ 13 milhões, sendo R$ 10,5 milhões em obras e equipamentos e R$ 2,5 milhões da implementação da caixa cênica.
As obras incluíram a renovação das estruturas elétricas, hidráulicas e de acessibilidade
do espaço, climatização, paisagismo, reestruturação do palco e camarins, ações de combate a incêndio e implementação de sistema de esgoto.
Outros detalhes chamam a atenção do visitante como o serviço manual de restauro das janelas e esquadrias centenárias e das poltronas e cadeiras dos camarotes e frisas, agora revestidas com tecido que não espalha chamas em caso de incêndio.
O prédio começou a ser construído em 1898, quando o bairro da Ribeira abrigava o de-
senvolvimento da capital. Foi inaugurado em 1904, em estilo chalé com dois pavimentos, em arquitetura eclética e elementos da art nouveau, movimento artístico iniciado na Europa, muito usado na época. Foi originalmente batizado de Teatro Carlos Gomes, homenageando o mais importante compositor de ópera brasileiro, autor de “O Guarani”. Em 1957, seu nome passou a homenagear o ex-governador Alberto Maranhão. Desde então é palco de centenas de espetáculos potiguares, brasileiros e internacionais.
Na entrevista desta semana, a cantora Caroline Melo fala do lançamento de sua nova música de trabalho. A canção ‘De Sol a Sol’, que é um feat com o cantor Giannini Alencar, é um forró com leve romantismo de autoria do compositor Fabinho Monteiro. DOMINGO conversou com a artista durante a semana, antes do tão esperado lançamento para saber como estava a expectativa para mais esse importante momento de sua trajetória. Caroline lembra que além da canção, que já está disponível em todas as plataformas digitais, também será lançado o clipe, na próxima terça-feira, dia 1 º de agosto. Segundo a cantora, o nome de Giannini Alencar surgiu imediatamente quando ela decidiu gravar a canção, e ao ser convidado, ele aceitou de cara o feat. A artista também falou do ótimo momento que vem vivenciando em sua carreira, que deu uma guinada a partir do ano passado. Ela também frisou que a participação no concurso para ser a nova vocalista da Banda Mastruz com Leite foi um marco importante para ampliar horizontes, já que com a repercussão de sua participação seu nome passou a ser conhecido por pessoas de todo o Nordeste e de todo o país. Caroline Melo também fala sobre referências, próximos projetos a serem realizados ainda neste segundo semestre de 2023, e sobre a intensa temporada do São João, com apresentação de destaque, inclusive na capital, em show no Arena das Dunas.
Boa leitura, Nara Andrade.
psicólogos e estudantes de Psicologia. Página 8
• Edição – C&S Assessoria de Comunicação
• Editora – Nara Andrade
• Diagramação – Rick Waekmann
• Projeto gráfico – Augusto Paiva
• Impressão – Gráfica De Fato
• Revisão – Gilcileno Amorim
• Foto – Marcos Garcia
Redação, publicidade e correspondência
Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN)
Fones: (0xx84) 3323-8900/8909
Site: www.defato.com/domingo
E-mail: redacao@defato.com
Página 3
Página 14
De Sol a Sol’ foi a que mais mexeu comigo. O Sol faz parte das raízes que carrego, e essa mistura de forró, amor e sol me empolgou muito.”PoR nARA AnDRADE naraandrade@gmail.com
A cantora mossoroense Caroline Melo lançou no sábado, 29 de julho, o seu novo trabalho, a música Sol a Sol, que é um feat com o cantor Giannini Alencar. A cantora define a composição de Fabinho Monteiro como um forró com leve romantismo. DOMINGO conversou com a artista durante a semana, antes do tão esperado lançamento para saber como estava a expectativa para mais esse importante momento de sua trajetória. Caroline lembra que além da canção, que já está disponível em todas as plataformas digitais, também será lançado o clipe, na próxima terça-feira, dia 1º de agosto. Segundo a cantora, o nome de Giannini Alencar surgiu imediatamente quando ela decidiu gravar a canção e, ao ser convidado, ele aceitou de cara o feat. A artista também falou do ótimo momento que vem vivenciando em sua carreira, que deu uma guinada a partir do ano passado. Ela
Dia 29 (ontem) você lança mais um trabalho. Como está a expectativa para o lançamento?
Expectativa grande. O trabalho foi feito em parceria com Giannini Alencar, que além de excelente artista é um grande amigo. Estou muito feliz e ansiosa para mostrar ao público como ficou.
O que o público deve esperar do lançamento?
Uma mistura de forró com leve romantismo. São duas vozes (eu e Giannini) que se encontraram para contar uma história linda de amor.
Qual o horário do lançamen-
também frisou que a participação no concurso para ser a nova vocalista da Banda Mastruz com Leite foi um marco importante para ampliar horizontes, já que com a repercussão de sua participação seu nome passou a ser conhecido por pessoas de todo o Nordeste e de todo o país.
“Foi, sim. Meu nome foi muito citado por várias pessoas de várias regiões do Brasil e até fora. Com certeza, foi um episódio marcante na minha carreira. Sou muito grata à banda Mastruz com Leite pela oportunidade e às pessoas que até hoje permaneceram e acompanham o meu trabalho”. Caroline Melo também fala sobre referências, próximos projetos a serem realizados ainda neste segundo semestre de 2023, e sobre a intensa temporada do São João, com apresentação de destaque, inclusive na capital, em show no Arena das Dunas.
to e como conferir o novo trabalho?
A música estará disponível em todas as plataformas digitais a partir de 12h do dia 29 de julho, e o clipe está disponível no dia 1º de agosto.
A música de Sol a Sol é um feat com o cantor Giannini Alencar. Como surgiu a ideia dessa parceria?
Não me veio outro nome à cabeça. Como a música fala de um sentimento por outra pessoa, já sabia que daria um feat. E como sou fã do trabalho de Giannini, logo fiz o convite e ele de cara aceitou.
Como foi o processo de esco-
lha dessa música? De quem é a composição?
A composição é de Fabinho Monteiro. Ele me enviou algumas músicas dele para que eu pudesse escolher e gravar. Todas são lindas, mas “De Sol a Sol” foi a que mais mexeu comigo. Pedi opinião de um amigo, e ele no mesmo instante também sugeriu essa música. O Sol faz parte das raízes que carrego, e essa mistura de forró, amor e sol me empolgou muito.
Você também compõe?
Não costumo compor, mas já gravei uma composição minha em parceria com uma colega, que em breve irei lançar, e também estou
em processo de criação de outra música com mais dois amigos.
Você já trabalha na cena musical há alguns anos. Profissionalmente, sente que sua carreira deu uma guinada este ano?
Sim. Com certeza. Na verdade, desde o ano passado pra cá meu trabalho tem tomado uma proporção muito boa, e a tendência é que as coisas fluam ainda mais. Assim espero.
A participação no concurso para ser vocalista da banda Mastruz com Leite foi um marco importante para ampliar horizontes?
Foi, sim. Meu nome foi muito citado por várias pessoas de várias regiões do Brasil e até fora. Com certeza, foi um episódio marcante na minha carreira. Sou muito grata à banda Mastruz com Leite pela oportunidade e às pessoas que até hoje permaneceram e acompanham o meu trabalho.
Quais as principais referências para seu trabalho?
Inspiro-me muito no nosso Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Mas também tomo muitos outros bons artistas como referência. Nosso Nordeste é rico, e me inspiro muito nele.
Junho foi um mês intenso. Além de presença garantida anualmente no MCJ, você também fez um show com grande destaque em Natal. Como foi para você o mês de maior destaque para artistas desse segmento do forró?
Foi incrível! No mês de junho eu me realizo. Eu amo o que faço, e o São João pra mim é sempre um marco muito grande. Estive no São João de Natal pela primeira vez, e fiquei muito honrada
com o convite. Foi uma noite maravilhosa.
Além do lançamento, quais os projetos para esse segundo
semestre de 2023?
Com certeza, virão outros lançamentos e a gravação do meu primeiro EP, que já estamos planejando, além de clipes e feats.
Apsicóloga e pedagoga Lenise Costa de Oliveira está lançando seu primeiro livro. Com o título “A Criança e o Adolescente em Movimento - comportamentos e fases”, a obra, que está sendo lançada como um e-book é a primeira da carreira profissional de Lenise e é voltada para qualquer pessoa que se interesse por temas relacionados às fases da infância e adolescência e em como lidar com esse público em diferentes situações.
Lenise Oliveira diz que iniciou o exercício de sua profissão atuando no atendimento do público infantil, e desse período surgiu o embasamento para a produção deste e-book. “Tenho larga experiência profissional, nas diversas áreas da Psicologia, passando pela Social, Educacional, Hospitalar (Geral e Psiquiátrica) e a Clínica. Além de todos esses setores em que desenvolvi meus trabalhos, também atuo como palestrante focando em temas ligados à criança e ao adolescente”, comenta.
A autora explica que o livro é voltado para pais, professores, psicólogos e estudantes de Psicologia. Ela conta que a ideia de escrever sobre este tema surgiu a partir de uma participação em um programa de rádio, aqui em Mossoró, com temas variados.
“Ia ao programa, semanalmente, falar de temas variados relacionados à criança e ao adolescente. Tinha todo esse conteúdo escrito e guardado. Resolvi atualizar alguns temas e organizei para publicação, foi assim que surgiu meu e-book”, lembra a psicóloga.
E, de acordo com a autora, a ideia de tornar seus escrito em livro e publicá-lo surgiu durante a pandemia, quando começou a digitar tudo o que tinha guardado e organizar os temas. “Por muito tempo meu público-alvo era as crianças, diante do acompanhamento que eu
Autora explica que livro reúne seus escritos e estudos sobre os mais variados temas relacionados à educação infantojuvenil
fazia nas sessões de terapia eu estudava os casos e anotava todo o procedimento que me ajudou a compor o conteúdo exposto no meu e-book”.
Sobre o livro, a autora foi enfática. “Meu e-book tem um diferencial, ele funciona como um manual onde as pessoas interessadas podem tirar as dúvidas diante da educação das crianças e dos adolescentes. Ele não invalida a busca pelo profissional, mas ajuda e orienta no melhor caminho a seguir.”
O e-book “A Criança e o Adolescente em Movimento - comportamentos e fases”, de autoria da psicóloga e pedagoga Lenice Oliveira está sendo comercializado na plataforma da Hotmart, onde todos podem acessá-lo por meio do link disponibilizado na biografia do perfil da profissional no Instagram (@diariodamentesa). Na página, a profissional compartilha conteúdos de diferentes temáticas da psicologia.
“Abordo sempre sobre a Psicologia, esclarecendo sobre a Psicoterapia e a necessidade que cada pessoa tem de ir ao encontro ao autoconhecimento através do processo terapêutico. Crianças e adolescentes também têm seu destaque”.
“A Criança e o Adolescente em Movimentocomportamentos e fases” é o primeiro livro de autoria da psicóloga e pedagoga da Lenise Costa de Oliveira.
>> Associação de Surdos de Mossoró e Região (ASMOR) está com inscrições abertas para um curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
AAssociação de Surdos de Mossoró e Região (ASMOR) está com inscrições abertas para um curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O período para se inscrever na capacitação se estende até o dia 4 de agosto. A Presidente da Asmor, Adriana Angélica da Silva, falou sobre a realização do curso. De acordo com a representante da entidade realizadora da programação as aulas iniciam a partir do
dia 8 de agosto. Adriana Angélica da Silva explica que o curso contará com turmas de três diferentes níveis de formação.
Adriana Angélica, que também é professora de Libras, reforça a importância da realização do curso aqui na cidade. “O objetivo do curso é tornar a língua de sinais brasileira mais conhecida e permitir que a sociedade tenha acesso à comunidade surda”.
Curso contará com turmas de três diferentes níveis, conduzidas por professores surdos com formação na área.
E as turmas são voltadas a professores, estudantes, área da saúde, familiares e público geral, como explica a presidente da ASMOR. Adriana Angélica explica que para os interessados em participar da qualificação devem se inscrever por meio de link disponibilizado na biografia do perfil no Instagram da Associação de Surdos de Mossoró e Região (@asmormossoro).
“As inscrições foram abertas no dia 17 de julho e ficam disponíveis até o dia 4 de agosto. O valor do investimento para adquirir o curso é de um total de R$210, podendo ser dividido em 3x”, explica.
O curso, que tem certificado com
O objetivo do curso é tornar a Língua de sinais brasileira mais conhecida e permitir que a sociedade tenha acesso à comunidade surda
60 horas, além de tornar a língua mais conhecida, ainda favorece a inclusão da pessoa surda na sociedade, como faz questão de enfatizar a presidente da ASMOR.
Cada turma está disponibilizando 20 vagas, com três horas de aula uma vez por semana. E cada turma será conduzida por professores sur-
dos com formação na área.
A Associação de Surdos de Mossoró e Região fica na Rua Maria Leopoldina, n º 38, Bairro Aeroporto I. Para mais informações sobre o curso e demais atividades promovidas pela entidade, os interessados podem entrar em contato por meio do telefone (84)98738-4825.
molho de Tomate:
• 4 colheres (sopa) de azeite;
• 1 cebola picada;
• 2 dentes de alho picados;
• 10 tomates sem pele, sem sementes e picados;
• 1 litro de polpa de tomate;
• sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto. molho Branco com couve-Flor:
• 5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina;
• 1 cebola picada;
• 5 colheres (sopa) de farinha de trigo;
• 2 litros de leite;
• 3 colheres (sopa) de azeite;
• 2 dentes de alho picados;
• 1 maço de couve-flor, somente as flores;
• sal, salsinha, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto.
Para a montagem:
• 1 embalagem de Lasanha Estrela (500 g);
• 400 g de presunto;
• 400 g de mussarela;
• queijo parmesão ralado.
- Comece cozinhando a couve-flor, escorra e reserve.
- Numa frigideira média, aqueça o azeite, refogue o alho, acrescente a couve-flor, acerte o sal, salpique a salsinha e deixe refogar por mais 2 minutos.
- Retire do fogo, separe algumas flores para decorar a lasanha e reserve o restante.
- Prepare o molho branco.
- Numa panela média, aqueça a manteiga ou a margarina, refogue a cebola e doure a farinha de trigo.
- Junte 2 litros de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar.
- Acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada.
- Bata no liquidificador o molho branco com a couve-flor refogada no alho e reserve.
- Prepare o molho de tomate.
- Numa panela média aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, junte os tomates, polpa de tomate e 2 xícaras (chá) de água.
- Deixe apurar, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o orégano.
- Retire do fogo e reserve.
- Monte a Lasanha Direto ao Forno num refratário grande e fundo.
- Divida o molho de tomate, o molho branco com couve-flor em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e a mussarela e o presunto em 2.
- Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho de tomate, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho branco com couve-flor, fatias de presunto, tiras de lasanha, molho de tomate, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho branco com couve-flor, fatias de presunto, tiras de lasanha, molho de tomate, molho branco com couve-flor, flores de couve-flor inteiras reservadas para decorar e finalmente queijo parmesão ralado.
- Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos.
- Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.
Dica: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.
Rendimento: 15 porções
Tempo de Preparo: 1 hora e 50 minutos calorias por Porção: 472 kcal
defato com
>> Bastidores Com trama recheada de ação e temas polêmicos, “Chamas da Vida” completa 15 anos de exibição
>> inside no elenco de “Vicky e a musa”, Pedro Caetano aguarda outras estreias no globoplay e netflix
>> principal no ar em “Terra e Paixão”, Ângelo Antônio vive o violento e dramático
Andrade
pÁGina 3
Wham!" é o novo documentário original da Netflix, que mergulha na jornada da famosa banda homônima rumo ao estrelato. Dirigido por Chris Smith, o filme da Netflix traça o período de 1982 a 1986, quando os melhores amigos George Michael e Andrew Ridgeley embarcaram na busca por se tornarem megastars. O documentário é uma representação genuinamente autêntica da ascensão do Wham! ao sucesso mundial e ao lugar nos corações de muitos fãs e faz uso de um acesso sem precedentes aos arquivos pessoais de ambos os astros, apresentando imagens inéditas, entrevistas raras, francas e nunca antes ouvidas para explorar o tempo de George e Andrew sob os holofotes.
(Globoplay, ter, dia 1)
Já disponível no Globoplay, "Hoje é Dia de Maria" é a fábula infantil de uma menina órfã de mãe, cuja madrasta a seduziu com favos de mel para depois lhe dar o fel. Sua madrasta a enterrou nas terras do pai viajante e lá cresceu um capim muito verde. Quando o pai retornou, ao passar por aquele terreno, ouviu o canto da menina e a desenterrou, ressuscitando-a. Cansada do inferno no lar, causado pela madrasta, Maria foge em busca das franjas do mar, e faz um longo passeio pelos contos populares brasileiros. Exibida originalmente em 2005, a série foi criada e dirigida por Luiz Fernando Carvalho a partir de uma seleção de contos retirados da oralidade popular brasileira, recolhidos pelos escritores Câmara Cascudo, Mário de Andrade e Sílvio Romero. No elenco, Carolina Oliveira, Letícia Sabatella, Rodrigo Santoro, Daniel de Oliveira, Stênio Garcia e Laura Cardoso , entre outros.
(H bo Max, qua, dia 2)
Com roteiro e direção de Mike Mills, o longa "Sempre em Frente" estreia na HBO Max. Na trama, Johnny é um jornalista que trabalha para a rádio e precisa fazer uma viagem a trabalho. Quando a irmã pede que ele ajude a olhar o sobrinho Jesse por uns dias, Johnny decide levar o garoto no passeio pelos Estados Unidos. Ao longo dos dias, os dois começam a se conhecer melhor. Realizado em preto e branco, a produção recebeu indicações aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Direção no Film Independent Spirit Awards e de Melhor Ator Coadjuvante no BAFTA. No elenco, Joaquin Phoenix, Gaby Hoffmann e Jaboukie Young-White.
( p ri M e Video, qui, dia 3)
O Prime Video estreia a comédia Original Amazon "Novela".
A história apresenta ao público o drama cômico de Isabel (Mo -
nica Iozzi), roteirista que luta para se tornar autora de uma novela das 21h e que, quando finalmente tem essa chance, é traída por seu mentor, o experiente e trapaceiro Lauro Valente (Miguel Falabella). A partir daí, uma sucessão de eventos inexplicáveis tira a paz da autora, do elenco e de toda a equipe da trama. Herson Capri, Marcello Antony, Suzy Rêgo, Yara de Novaes, Tarcísio Filho, Maria Bopp, Pedro Ottoni, Luana Xavier, Ary França, Caio Menck, Leandro Villa, Elisa Pinheiro e Gabriela Loran também estão no elenco. A produção de oito episódios foi desenvolvida pelo VIS Américas, divisão da ViacomCBS, a série é produzida pelo Porta dos Fundos para o Amazon Studios, tendo João Falcão como supervisor artístico, Tereza Gonzalez como produtora pelo VIS e Fernanda Neves como produtora executiva pelo Porta dos Fundos. Novela foi criada por Gabriel Esteves e Valentina Castello Branco, que também lidera a equipe de roteiristas formada por Débora Guimarães e Mariana Pinheiro. A direção é de Gigi Soares e Renata Pinheiro.
(Star+, S ex, dia 4)
O drama sul-coreano "The Golden Spoon" acompanha a troca de vidas entre dois amigos, um pobre e um rico. Lee SeungCheon (Yook Sungjae) é um aluno de ensino médio que odeia viver em um ambiente de pobreza e é amigo de Hwang Tae-Yong (Lee Jongwon), filho de uma família rica e dona de uma grande empresa . Um dia, Seung-cheon encontra uma senhora que tenta vender uma colher dourada, dizendo que, com essa colher, ele poderia trocar os pais dele. Caso ele comesse três vezes com aquela colher na casa de alguém da mesma idade que ele na casa dessa pessoa, eles trocariam de vida um com o outro. A vida de Seung-cheon sofre, então, uma mudança drástica. Dirigida por Song Hyun-wook e estrelada por Yook Sung-jae, Lee Jong-won, Jung Chae-yeon e Yeonwo, a produção é baseada no "webtoon" de mesmo nome do Naver, publicado em 2016, pela HD3.
Televisão é trabalho árduo. Há mais de 30 anos diante do vídeo, Ângelo Antônio conhece cada detalhe e percalço que envolve um novo projeto na tevê. Ainda assim, o ator, que integra o elenco de “Terra e Paixão”, tem encarado momentos difíceis no set da trama das nove. A rotina exigente de gravações do horário nobre, no entanto, está longe de ser o problema. Complexo mesmo é vivenciar as falas e atitudes deploráveis de Andrade, o violento marido de Lucinda, papel de Débora Falabella. “É muito difícil dizer as coisas que ele diz, fazer as coisas que ele faz, pensar as coisas que ele pensa. Não é fácil. Tento deixar essas coisas saírem de mim e não voltarem mais”, afirma.
Na obra assinada por Walcyr Carrasco, Andrade é dono da pousada da região. Casado com Lucinda, ele é pai do pequeno Cristian, de Felipe Melquiades. Bebe demais, tornando-se bastante agressivo. Ao descobrir que a cunhada Anely, vivida por Tata Werneck, faz strip-tease online, ele passa a chantageá-la. “O Andrade é um cara que ainda não cresceu muito, que precisa amadurecer como ser humano e a Lucinda é aquela mulher que protege, que cuida, é a provedora”, ressalta.
P – Em “Terra e Paixão”, você volta a trabalhar com Walcyr Carrasco. Como está sendo retomar essa parceria conhecida de outros projetos, como “O Cravo e a Rosa” e
P – Recentemente, foram ao ar diversas cenas em que o Andrade agride a Lucinda. Você conta com algum cuidado ou delicadeza a mais para realizar essas sequências?
R – Então, o mais difícil é dizer as coisas que ele diz, fazer as coisas que ele faz, pensar as coisas que ele pensa. Não é fácil. Vou tentando deixar essas coisas saírem de mim e não voltarem mais.
P – Personagens que levantem debates sociais e atuais são importantes para você?
“Verdades Secretas II”?
R – O Walcyr é um grande autor. A trama de “O Cravo e a Rosa”, por exemplo, é uma obra-prima da televisão. É uma alegria estar com ele novamente. É muito bom fazer parte desse elenco incrível. Tenho muito prazer em trabalhar com esse elenco e essa equipe.
P – O Andrade é um personagem complexo, dramático e que levanta uma importante discussão sobre a violência contra mulher. O que tem sido mais instigante em encarar esse projeto?
R – É um desafio. Sair vivo de um personagem assim já será bom. O Andrade é um ser humano complexo, fácil de cair em um estereótipo qualquer, que além de tudo é alcoólatra, que, na verdade, é uma doença que precisa ser tratada com atenção e cuidado e não como problema de caráter.
P – Então, você acredita que há um caminho de redenção para o personagem ao longo da trama?
R – Eu acho que é um personagem que quer ser uma pessoa melhor. No fundo, eu acho que o Andrade quer ser uma pessoa melhor. Nesse momento da história, ele é uma pessoa que gosta de infernizar a vida dos outros, né? Ele inferniza a vida da mulher, da cunhada... Vou descobrindo esse personagem e entrando nesse universo conforme as gravações avançam.
P – Como assim?
R – Inicialmente, fui vendo a relação do personagem com o filho. Não sabia muito bem como era. Então, fomos criando uma relação de empatia e brincadeira. Já começou com brincadeiras que, de certa forma, são violentas. Brincadeiras de chute, soco... Aquilo já está dentro do personagem. Já vê um pouco como seria a relação daquela família. Na primeira cena que fizemos juntos foi muito legal, tivemos uma unidade, uma cumplicidade. Naquele momento da primeira gravação eu senti tudo o que pode ser essa família.
R – Acho que temos um papel importante de abrir conversas dentro de um momento importante atual da sociedade. Estamos abrindo conversas sobre como estamos vivendo hoje. Por que ainda somos violentos? Por que ainda há violência contra mulher? Como sair dela? Vamos usar essa discussão para sair disso. Como podemos estimular e alimentar os homens a saírem desse lugar de machismo, violência, homofobia, agressividade... Tem muita coisa de ego. Acho que superar nosso ego é nos tornamos pessoas melhores. Espero que esse personagem nos ajude a nos tornar pessoas melhores.
R – A nossa sociedade tenta transformar suas próprias sombras, desemprego, miséria, desigualdade, tirar dela mesma a responsabilidade e projetar num determinado indivíduo. Escolhe normalmente o mais fraco, o mais pobre e coloca a culpa, como se fosse um problema dele, do caráter. Cria um bode expiatório. “Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra”.
Arotina de gravação de uma novela nunca é fácil. São dias intensos de trabalho e muitas horas em estúdio para a realização das mais diversas cenas. Tulanih, no entanto, encarou com tranquilidade o dia a dia puxado de gravações no set de “Vai na Fé”. A dificuldade, na verdade, estava no texto dramático para dar vida à manicure Janaína. A personagem chegou ao enredo de Rosane Svartman com uma importante missão: engrossar a lista de vítimas de abuso sexual do vilão Theo, papel de Emílio Dantas. “Não é fácil interpretar uma personagem como a Janaína. Teve uma cena que eu chorei quando li e praticamente não dormi na noite anterior da filmagem. Interpretando a Janaína, me vieram tantas histórias lidas e ouvidas sobre casos de estupro. É algo muito duro. Gatilho para todas nós e ainda mais para mulheres negras, que representamos o maior índice de vítimas de crimes dessa natureza. Além disso, nós carregamos na história de nossos corpos abusos e violências sexuais desde que o Brasil escravizava pessoas”, explica.
Na história das sete, Jeniffer, de Bella Campos, quer provar que o empresário abu-
sou de outras mulheres, além de sua mãe Sol, interpretada por Sheron Menezzes. Em um primeiro momento, Janaína se recusa a denunciar o vilão. Ela, porém, decide fazer a denúncia contra o crápula ao longo dos
capítulos. “A personagem chega virando o rumo da história. Ela constrói uma linha dramática emocionante. Conheci algumas ‘Janaínas’ ao longo da vida e é de uma grandeza e responsabilidade imensa tocar
no tema que a personagem aborda. Me sinto honrada em dar corpo e voz à Janaína”, afirma Tulanih, que já acompanhava a novela antes de integrar o elenco. “Tenho amigos de longa data no elenco. Com o tempo, fui ficando encantada com tudo: o roteiro, o elenco, os personagens, a fotografia, a maneira como estava sendo dirigida… E quando descobri que ia participar dessa obra linda e aclamada, eu fiquei muito emocionada”, completa.
Para dar vida a uma personagem tão intensa em pouco tempo de preparação, Tulanih usou referências próximas de seu dia a dia. A atriz usou o próprio salão que frequenta na vida real para se inspirar nos trejeitos de Janaína em cena. “Fiquei observando a manicure que sempre me atende. Isso me ajudou nas cenas em que eu aparecia fazendo a unha da Jeniffer, mas acredito também ter emprestado um pouco da dor que eu e muitas outras mulheres carregamos por já ter sofrido alguma violência. Não necessariamente sexual, mas toda mulher tem algum relato de violência e/ou falta de respeito”, aponta.
Aos 34 anos, Tulanih tem encarado um ano de 2023 com bastante trabalho. A atriz, que também é formada em Teatro pela Unirio, esteve no elenco da série “Olhar Indiscreto”, da Netflix, em que interpretou a delegada Inês. Ela também está no especial “Falas Negras”, em que viveu uma manifestante. “Desde que me entendo por gente sou encantada por atuação. Muito novinha, em casa, eu já adorava imitar pessoas, criar cenários, reproduzir cenas de novelas e filmes…”, relembra.
>> close no ar em “Vai na Fé”, Tulanih chega ao enredo para causar reviravoltas na história central
Não tem jeito, o sucesso de um reality show está diretamente ligado à escolha de seus participantes. E, pelo menos desde a temporada passada, o “No Limite” mostra acerto nesse aspecto. Em 2021 a aposta foi em um time exclusivamente de excom petidores do “Big Brother Brasil”, em 2022 foram escolhidos anônimos e na atual temporada o programa embarcou em uma seleção que mistura alguns nomes já conhecidos na televisão com uma grande maioria ainda desconhecida. E vale dizer que a combinação fez bem à dinâmica. Mesmo porque, ali, o que determina a continuidade de um aspirante ao prêmio de R$ 500 mil no jogo é não só a sua habilidade de convivência, mas também de sobrevivência na Amazônia. Ser famoso ou não pode passar despercebido em qualquer votação, já que quem escolhe o eliminado não é o público.
Um ponto de destaque da atual temporada de “No Limite” é que muitas pessoas escaladas
parecem totalmente dispostas não apenas a encarar uma aventura de sobrevivência, mas também causar nos relacionamentos interpessoais. E temas bastante debatidos nos últimos anos na tevê vêm, constantemente, dando as caras, gerando muita interação do público nas redes sociais. Amanda, por exemplo, que começou a aparecer quando levantou a bandeira da gordofobia, não hesitou em deixar de lado a sororidade ao se juntar com o grupo de homens da equipe Jenipapo, depois de ser persuadida por Marcos – que, na verdade, só buscava encurtar o caminho para uma sonhada final 100% masculina.
E, vale lembrar, “No Limite” é uma versão brasileira do programa sueco “Expedition Robinson”, cuja adaptação mais conhecida é a americana “Survivor”. Ali, os participantes das próprias equipes votam para se eliminarem. E nem sempre as capacidades de sobrevivência sobrepõem as de convivência.
Em relação à audiência, dá
para supor que a recepção foi do a ideia ali é fazer com que o elenco
positiva. Afinal, apesar do fraco registro de 14 pontos de média da estreia, os conflitos que surgiram depois levantaram os números no horário, garantindo 15,8 e 15,1 no segundo e terceiro episódios, respectivamente. Pudera, afinal, em tão pouco tempo, teve muita traição e provas bem elaboradas para divertir o público. Além disso, a primeira eliminação se mostrou até estratégica. Mônica Carvalho, aos 52 anos, pareceu estar ali apenas para reclamar da falta de café e fazer merchan da reprise de “Mulheres de Areia”, novela na qual estrela a abertura, na faixa do “Vale a Pena Ver de Novo” da Globo. Não fez a menor falta.
No segundo ano à frente do “No Limite”, Fernando Fernandes segue se dando bem. Atleta e integrante do “BBB 2”, o paulistano já é a cara do programa, representando o espírito aventureiro e também a diversidade, já que é cadeirante desde 2009, quando sofreu um acidente de carro e perdeu o movimento das pernas. Se
co desafie suas próprias condições de resistência, dificilmente haveria uma inspiração melhor que o paratleta, que se tornou tetracampeão mundial em paracanoagem em 2012. Ano passado, ele até parecia estar mais roteirizado. Em 2023, porém, sua desenvoltura é tanta que dá para achar que ele precisa conter as palavras para não ajudar as equipes durante as provas.
Depois de ter retornado à grade da Globo com uma edição exclusiva de ex-BBBs em 2021, o “No Limite” agora também se mostra um possível celeiro de aspirantes ao confinamento na casa cenográfica dos Estúdios Globo. No grupo dos famosos, por exemplo, a estratégia de cada um se mostrou bem distinta. Paulo Vilhena e Carol Nakamura entraram dispostos a se posicionar, enquanto Claudio Heinrich parece mais focado no prêmio de R$ 500 mil. Não à toa, nas redes sociais, já há muitos usuários sugerindo a entrada de Paulo e Carol no “Big Brother Brasil”.
traições e rivalidades aguçadas já nos primeiros episódios, “no Limite” mostra que escolha do elenco desta temporada foi acertada
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Segunda – marê arma um plano para que orlando se case com gilda e salve marcelino. Valente se emociona ao empinar uma pipa com Tobias. Frei João conversa com Severo e Luís sobre Clara e Darlene. Darlene é ríspida com gaspar, que se enfurece. Ademar descobre que Sônia rompeu com Júlio. Todos comemoram a notícia do casamento de Érico e Verônica. marê e orlando explicam seu plano de resgate a marcelino para os religiosos. Darlene confronta João.
Segunda – Belarmino flagra Jenifer e Rafa na sala de documentos. Sol se desespera por não conseguir convencer a filha mais velha deixar a casa de Theo. Theo exige que Sol prove que se separou de Ben. Sol pede para Lui fingir ser seu namorado. Lumiar comenta com Ben que Sheila sabe tudo sobre a empresa de Theo. Vitinho convence Lui a ajudar Sol. Fábio mente para Lui em nome de Lumiar. Jenifer e Rafa decidem ir ao galpão escondidos de Theo.
Segunda – Caio reage quando Jonatas insinua que o carro de Daniel pode ter sido sabotado. nice conta a irene que Antônio ofereceu dinheiro para Berenice comprar o bar. irene inventa para Antônio que Berenice está com uma doença contagiosa. Lucinda se compromete a ajudar Aline a aprender a plantar com um engenheiro especialista em tecnologia. Caio pergunta a Ernesto se o dinheiro que ele ganhou tem a ver com os freios do carro que Daniel estava dirigindo no dia do acidente.
Segunda – Telma utiliza o mP3 e coloca a música do ex-marido para as filhas escutarem, mas Karen não gosta. Romeu declara que Julieta é linda por fora e por dentro e que a admira muito. Julieta responde Romeu afirmando que ele é o menino mais carinhoso que ela conhece. Vera e Bernardo chegam até a casa da família Campos e se deparam com Romeu próximo de Julieta. Romeu e Julieta falam que foram educados para serem pessoas corretas e explicam que são melhores amigos e que não vão sair da sacada até que as famílias se acertem.
Terça – gilda fica exultante com a decisão de orlando de se casar com ela. João agradece as palavras de Darlene. Ademar sofre por ter perdido Sônia e acaba magoando ione. orlando revela a marcelino o plano que bolou com marê para salvá-lo de gilda. marcelino comenta com neiva sobre o plano de marê contra gilda. gilda anuncia seu casamento com orlando aos funcionários do hotel e logo todos na cidade ficam sabendo. gaspar confronta gilda sobre o assassinato de Lucília.
Quarta – gaspar afirma a gilda que foi o único homem que a amou. marê gosta de saber que marcelino está recuperando sua saúde. Severo aconselha João sobre suas dúvidas quanto a Darlene e o sacerdócio. Ítalo, orlando e marê comemoram o investimento recebido em seu hospital. gilda aciona Sílvio novamente contra marê, intenção de afastá-la do hospital e de orlando. Albuquerque diz a Lívia que não simpatiza com Valente.
Terça – Anthony conversa com Lui e Sol sobre a foto do casal. Belarmino conta para Theo que prendeu Jenifer e Rafa conforme o ordenado. Érika reage com despeito ao ver a postagem de Anthony sobre Sol e Lui. Kate e Bruna explicam para Ben sobre o caso de Sol com Lui. Jenifer encontra uma nota dos lotes informados por orfeu. Lumiar hostiliza Lui. Theo resgata Jenifer e Rafa do galpão. o investigador de Ben anuncia suas descobertas sobre Theo.
Terça – Caio não acredita que o dinheiro de Ernesto é herança de família. Andrade pede a nice que não conte a Lucinda que eles já se conheciam. Ernesto liga para alguém dizendo que Caio está desconfiado e pede garantia de que não ficará preso. Berenice diz a Antônio que não tem doença contagiosa. Caio sofre um atentado e Aline o ajuda. Aline diz a Caio para não procurá-la mais enquanto estiver com graça. irene fica nervosa quando Antônio diz que Caio será seu sucessor. Caio procura Jurecê.
Terça – mariana comenta com Amanda que se recorda quando era babá de Romeu e deixava ele brincar com Julieta. nando conta aos amigos que Romeu estava namorando com Julieta. Alex e Rosalina afirmam que não confiam mais em Romeu. Romeu revela a Karen que o que sente por Julieta é muito forte e acha que é amor. Telma leva mauro para o Armazém e o judoca convida mariana e Amanda para treinar na futura academia dele. Daniel fica com ciúmes. Julieta desabafa com Daniel e o pai expõe que Bernardo o ajudou com os projetos do restaurante.
Quarta – Theo finge emoção durante o jantar com Jenifer e Rafa. Sol avisa a marlene que Jenifer voltará para casa. Jenifer e Rafa sentem-se enjoados depois do jantar. Ben e Sol namoram. Theo leva Jenifer e Rafa para o hospital e avisa Sol, que se desespera. Sheila e Belarmino destroem todas as provas contra Theo na empresa. Ben avisa a Sol, Jenifer e Rafa que a Polícia Federal investigar a empresa de Theo. Wilma se recusa a ir à pré-estreia do filme.
Quarta – irene diz a graça que o plano para casar com Caio deve ficar só entre elas e gladys. iraê alerta Caio. irene e Vinicius trocam elogios. Luigi e Anely se aliam para encontrar as barras ouro de Cândida. Lucinda deixa claro a Andrade que ele sairá de casa se não mudar sua atitude. Caio acredita que a noiva e o filho que ela espera sofrem risco de morte. Caio promete não abandonar graça e o bebê. Caio avisa a Aline que se casará com graça.
Quarta – o perfil também publica uma notícia sobre os furtos no Residencial Verona e Leandro fica preocupado com a reputação. Romeu diz Alex e Rosalina que se a rivalidade do Lado Torre e Lado Vila for maior que a amizade entre eles, melhor é cada um seguir em frente. Ellen, ian nath mostram a caixinha dourada a Clara, que revela que ela, Hélio, Leandro, Flávia e Fausto enterraram aquilo há muito tempo, com objetos que os representassem para selar a amizade desenterrar no futuro. Julieta declara ao avô, Hélio, que não vai mais frequentar o CEC.
não Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
único que Severo Darcomehospital. na orlando. com
jantar Jenisentem-se namoram. avisa a destroBen irá recusa
Quinta – marê pede que orlando a ajude a encontrar provas contra gilda. Chega o dia dos casamentos de Érico e Verônica e orlando e gilda. Júlio se emociona com o casamento da mãe. Todos admiram a beleza de Sônia e Ademar tenta novamente se aproximar da moça. Anselmo se irrita por ter perdido Verônica. Embriagado, gaspar promove uma cena no casamento de gilda. Lívia sente uma forte pontada na barriga e Tobias se assusta.
Sexta – Valente cuida de Tobias. Ítalo revela a Lívia que ela está sofrendo de uma gravidez imaginária. marê se muda para sua nova casa e aconselha Júlio a repensar sua situação com Sônia. Albuquerque acredita que Lívia mentiu para ele sobre sua gravidez. marcelino comemora que orlando dormirá com ele. orlando afirma que agora gilda precisa obedecê-lo. ione desconfia de Sônia e Ademar. marê apoia Lívia. gilda arma para que marê seja demitida do hospital.
Quinta – Sheila mente para Theo. Bia faz as pazes com Tatá. Cecília fica tensa ao saber que Simas e Sabrina têm outra filha. Ben conta a Lumiar que Sheila não compareceu ao depoimento. Theo tenta recuperar a conta de banco que Sheila encerrou. orfeu tenta convencer Jenifer a deixá-lo dar informações sobre Theo. Bela leva Simas e Sabrina a um encontro dos aquilombados para falar sobre Cecília. orfeu pede para se encontrar com Ben.
Quinta – Anely comenta com Lucinda sobre sua desconfiança de que gladys tenha contratado o médico e a enfermeira para dizer que graça estava doente, com o objetivo de sensibilizar Caio. Anely fotografa um código que encontra na Bíblia de nice. Ademir aconselha Caio a ficar com Aline. Anely é flagrada por Berenice no quarto de nice e acaba contando que existem barras de ouro escondidas no bar. Angelina comenta com Lucinda que viu irene pagando dois atores. irene seduz Antônio.
Sexta – Ben tenta fazer um acordo com orfeu. Lui vai para o Refúgio. orfeu manda para Ben o registro de tela de uma conversa com Theo sobre contrabando. Sol divulga a coreografia de sua música nas redes sociais. Ben fala sobre orfeu para Theo, que finge não se intimidar. Lui chega ao Refúgio e pede a ajuda de Fábio e Jade para surpreender Lumiar. Wilma posa para uma sessão de fotos. Um grande empresário se oferece para contratar Sol.
Sexta – Aline impede que Andrade agrida Lucinda. Caio flagra Luigi em seu quarto. Antônio revela a irene que o geólogo acredita que existem diamantes nas terras de Aline. Luigi mostra a Anely fotos dos códigos que conseguiu no quarto de Caio. Kelvin conta a Ramiro sobre as barras de ouro. Antônio fica furioso ao descobrir que a segunda parcela da dívida de Aline foi paga. Aline agradece a Caio por pagar seu empréstimo. Dalva fica preocupada com a visita de Ademir a Ernesto. Caio pergunta a graça se ela está querendo enganá-lo.
Sábado – Theo se enfurece por não conseguir expor sua vitória para Ben. Sol fica feliz ao saber que existe uma prova contra Theo. Wilma fica radiante com seus fãs. Lui prepara uma noite romântica com Lumiar. mauro se irrita com as mudanças que Sol faz durante uma sessão de fotos e Kate fica preocupada. Kate consola Bruna, enquanto Wilma aconselha Jairo. Chega o dia da inauguração do restaurante de marlene e Bruna. Wilma recebe um convite e fica radiante.
Sábado – gilda insiste para que marê seja afastada do hospital. Tobias sofre e Valente se preocupa com o menino. Érico se muda para a casa de Verônica. Júlio diz a orlando que trabalhará no caso da investigação da morte de Lucília. Albuquerque alerta gilda sobre as ameaças de gaspar. gilda exige que o depoimento de Catarina seja alterado no julgamento de marê e aciona gaspar. orientado por Valente, Tobias conversa com Lívia sobre a gravidez imaginária. se gladys. elogios. de Andrade Caio sofrem gracom
Sábado – graça finge um desmaio e Caio garante que honrará o compromisso com ela. Antônio se sente traído por Caio. Caio pergunta a Antônio qual o interesse que ele teria nas terras de Aline. Vinicius e irene se encontram. Luigi e Anely observam irene e Vinicius juntos. Ademir diz a Caio que as desconfianças do sobrinho sobre Ernesto podem ter fundamento. Andrade reclama de Lucinda com nice. Petra atropela Andrade. Caio e Aline se encontram.
notícia
Leandro diz a Torre eles, o ian e que Fausto objetos amizade e Hé-
Quinta – Julieta diz que faz tudo o que a família pede e que agora quer mudar e fazer as coisas do jeito dela. Uma assembleia de moradores proíbe as crianças do Pedalzera de entrar no Residencial Verona. Romeu aponta que não quer mais jogar tênis. Romeu tenta sair do condomínio, mas Fausto bloqueia o garoto. mariana tenta conversar com a filha, que prefere ficar sozinha. mauro abre a academia, mas não faz inauguração, já que só mudou o endereço do estabelecimento. mauro convida Telma para uma aula experimental e ela aceita.
Sexta – Telma detesta o treino de mauro. Daniel acha que mariana deve procurar uma outra escola de artes marciais. Ellen, ian e nath levam Dimitri até o quarto de ian para entregar o item da caixa dourada, mas o tesouro sumiu. Téo pede para Lívia escolher entre ele e Julieta. Patrick fala para Julieta que viu Karen e Romeu e duvida que seja somente amizade. mauro afirma a mariana que gostaria que ela treinasse em sua academia. Ellen, ian e nath devolvem o desenho de Flávia para Dimitri e revelam que Clara Campos era amiga de Flávia.
P - Como essa nova dinâmica influencia nas trapalhadas do Leleco?
Leandro Hassum sempre arranja um jeito de valorizar comediantes de gerações mais antigas nos projetos que cria ou participa. No caso de “Família Paraíso”, ele nem precisou pensar tanto nestes detalhes, já que o eixo central da história é ambientado em um centro de convivência de idosos, justamente dar destaque a humoristas experientes. Exibida aos domingos, a série acaba de estrear sua segunda temporada e conta com nomes como Ataíde Arcoverde, Arthur Kohl, Cosme dos Santos e Teca Pereira. “A chance de trabalhar com alguns dos meus ídolos fez o projeto me conquistar instantaneamente. Temos um elenco incrível e maduro, que sabe tudo de timing de humor e televisão. Por isso, encaro esse trabalho como uma aula. Aprendo um pouco mais a cada dia de gravação”, avalia.
Natural de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, Hassum estreou na tevê no final dos anos 1990, fazendo diversas pontas em novelas como “Pecado Capital” e “Andando Nas Nuvens”. Na década seguinte. Hassum acabou encontrando o sucesso popular a partir de humorísticos como “Zorra Total”, num quadro que dividia com Marcius Melhem e que deu origem ao humorístico “Os Caras-de-Pau”. Após duas décadas de sucesso na Globo, em 2019, não renovou o con-
trato com a emissora e se envolveu em projetos com a TNT e a Netflix. De volta ao Grupo Globo, e agora contratado por obra, ele valoriza a liberdade que o novo vínculo proporciona. “Fui e sou muito feliz na Globo. Preciso estar em constante vivência da arte e o melhor formato para desenvolver o meu ofício e dar vazão à criatividade é em um esquema de maior autonomia. Acho que essa independência se tornou um caminho saudável no audiovisual brasileiro”, avalia.
P – A primeira temporada de “Família Paraíso” foi muito bem recebida pelo público de domingo. Isso influenciou no retorno da série ao ar ou já estava programado?
R – O resultado da primeira temporada foi bem surpreendente para a equipe. A gente sabe que domingo é um dia complicado. Ao mesmo tempo,
existia a confiança no potencial popular da série. Fez sucesso no Multishow e ampliou o público quando estreou na Globo. Essa recepção fez a produção ganhar mais investimento em cenários, história e elenco. Acredito que a segunda temporada valoriza e expande a história.
P - Em que sentido?
R - A tevê aberta tem mais dinheiro (risos). Está tudo muito mais bonito, os novos episódios mostram a casa remodelada, com mais cor e uma direção de arte bem elaborada. Os personagens também vêm com figurinos mais definidos. Além dessas questões técnicas. Essa temporada conta com um reforço nas participações especiais. Foram belos encontros com nomes como Serjão Loroza, Lúcio Mauro Filho e Ary Fontoura, por exemplo.
R - O Leleco ganha mais entrosamento com a casa. Agora é como se, definitivamente, fosse um funcionário. A Shirley (Cacau Protássio) tem um novo cargo, como diretora administrativa, e o Leleco fica mais como um cuidador. Os moradores já conhecem meu personagem. Às vezes, ele enche o saco de todo mundo. Mas, no fim, são as atitudes dele que mantêm todo mundo feliz e esperto.
P - Em 2019, você decidiu não renovar seu contrato com a Globo e ficar livre para trabalhar em outras empresas. Como foi essa experiência?
R - Muito valiosa. Estava na Globo há 21 anos, apresentava projetos e eles não eram aprovados. Senti que poderia desenvolver minhas ideias em outros canais e plataformas. Meses depois, já estava no ar no TNT e fazendo filmes para o streaming. No início de 2022, o Multishow me chamou para conversar sobre o projeto “Família Paraíso”.
P - Como foi essa reaproximação?
R - Saí da Globo muito bem, com as portas abertas para voltar caso tivesse algum projeto que fosse bom para mim e para a emissora. Os contratos de prazo longo são insustentáveis no mercado de hoje. Então, é uma relação muito saudável. Além da série, acabei também sendo chamado para participar do “Batalha do Lip Sync”, quadro do “Domingão com Huck”, e para ser apresentador do programa “Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua”. Voltei para casa e ainda estou tendo a oportunidade de renovar minha relação com a tevê.
exalta evolução técnica e participações especiais da nova temporada de “Família Paraíso”
sobre temáticas pouco faladas desse universo”.
O que sobra na televisão: “Mais do mesmo. Sobra erotização, informações fúteis, propagação de uma cultura de ostentação que não reflete a realidade da maioria dos brasileiros, sensacionalismo, histórias de mortes, drogas, assédios e afins. Entendo a importância de falar sobre alguns desses temas, mas poderia ter um equilíbrio maior”.
Com quem gostaria de contracenar: Lázaro Ramos, Tony Ramos, Lilia Cabral e Laura Cardoso.
Há algum tempo, André Nepomuceno se dedica a produzir conteúdo focado no público infantil e nos pais e responsáveis na internet. Mas, curiosamente, seu trabalho mais recente na tevê é justamente na pele de um atirador de elite em “Negociador”, série do Prime Video. Um papel que rendeu bastante satisfação, apesar de ser um tanto distante dos planos que André tem para o futuro, como apresentador e influenciador para crianças. “Chamou minha atenção a grandiosidade do projeto como um todo e, principalmente, a oportunidade de observar, de perto, o treinamento do GATE (Grupo de Ações Táticas da Polícia Militar do Estado de São Paulo)”, revela.
A chance de André entrar em “Negociador” foi através de uma dinâmica seletiva para o elenco. “O processo foi bem agradável. Não me senti em um teste. Foi muito leve e intenso”, recorda. Para a preparação, ele conta que essa etapa já ajudou, a partir de uma imersão na atmosfera em que se passa a série realizada ainda nas audições que selecionaram os atores. “Depois, com o elenco aprovado, tivemos a oportunidade de vivenciar a rotina de um batalhão do GATE”, entrega.
Nessa vivência com os oficiais, André recebeu explicações sobre manuseio de armas e comunicação, além de treinamento físico, tático e estratégico. “Tudo foi extremamente novo. Achei puxado, eles são verdadeiros atletas”, valoriza o carioca. Com a experiência, o ator não hesita na hora de responder o que acha que deve ser mais desafiador na rotina dos atiradores de elite. “O mais difícil, na minha opinião, é manter calma e equilíbrio emocional diante da situação acontecendo ali, em tempo real. Deve ser um exercício emocional constante”, supõe.
Nome completo: André dos Santos Nepomuceno.
Nascimento: 17 de junho de 1986, no Rio de Janeiro, RJ.
Atuação inesquecível: No musical “A História de Paulo Benjamim de Oliveira – O Paulo
da Portela”. “Vivi Cartola e Mario, o pai do Paulo da Portela e marido da Joana, mãe do Paulo, interpretada por pela atriz e cantora Zezé Motta, em 2015”.
Interpretação memorável: “São muitas, mas destaco as do saudoso Milton Gonçalves e do Tony Ramos”.
Momento marcante na carreira: “Durante as gravações da série ‘Juca’ (HBO Max), minha mãe estava vivendo um problema de saúde que me desestabilizou muito. Por vezes, achei que não iria dar conta de entregar a leveza e alegria que a personagem propõe”.
O que falta na televisão: “Um programa infantil apresentado por um homem preto brasileiro. Que trabalhe a infância e suas ramificações de forma séria e respeitosa. Que não subestime as crianças, que aproxime os pais e ponha luz
Se não fosse ator, seria: “Empresário ou empreendedor do setor gastronômico ou de eventos. Mas eu gosto de muitas coisas”.
Ator: Tony Ramos.
Atriz: Laura Cardoso.
N ovela: “Vamp”, escrita por Antônio Calmon e exibida originalmente pela Globo entre 1991 e 1992.
Vilão marcante: Nazaré, papel de Renata Sorrah em “Senhora do Destino”, novela de Aguinaldo Silva exibida originalmente pela Globo entre 2004 e 2005; e Carminha, personagem de Adriana Esteves em “Avenida Brasil”, folhetim escrito por João Emanuel Carneiro e exibido originalmente pela Globo em 2012.
Personagem mais difícil de compor: “Os vilões”.
Que novela gostaria que fosse reprisada: “Sonho Meu”, escrita por Marcilio Moraes e exibida pela Globo entre 1993 e 1994. “Marcou muito a minha infância”.
Que papel gostaria de representar: “Um personagem intenso e com algum tipo de distúrbio emocional”.
Filme: “Esqueceram de Mim”, dirigido por Chris Columbus e lançado em 1990.
Autor: João Emanuel Carneiro e Ariano Suassuna.
Diretor: Jeferson De.
>> raio x Apaixonado pelo universo infantil, André nepomuceno interpreta atirador de elite em “negociador”
Pedro Caetano sempre valorizou um bom processo de preparação para um novo projeto. O ator, no entanto, precisou lidar com um esquema diferente ao integrar o elenco de “DNA do Crime”, nova série original Netflix, que ainda não tem data de estreia na plataforma de streaming. Um dos últimos nomes a integrar o casting da produção, Pedro chegou na trama policial quando o processo de preparação e os laboratórios estavam bem adiantados. “É uma série de muita ação, com uma estrutura enorme e que exige um pr eparo muito grande. Acabei entrando no processo em cima da hora e perdi o período de preparação, o que me exigiu uma concentração e dedicação ainda maiores. Mas foi um processo muito transformador e gratificante, estar com uma equipe tão boa, numa história tão complexa, com tanto cuidado com os detalhes. Estou bem ansioso para ver o resultado”, explica.
Com direção de Heitor Dhalia, a trama é inspirada na investigação real da Polícia Federal sobre o assalto no Paraguai à base de uma transportadora de valores envolvendo brasileiros, em 2017. A produção contou com gravações em Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e São Paulo. Na história, Pedro vive o delegado federal Rossi, um profissional dedicado que é designado para investigar e perseguir uma quadrilha de assaltos a patrimônio e que vê nessa missão sua grande opor-
tunidade de ascensão na carreira. “Já tinha feito alguns policiais na carreira, mas fazer o Rossi foi bem diferente. ‘DNA’ é uma série com ação do início ao fim, além da tensão criada pelo roteiro até nas cenas de pouca ação e mais texto. Isso exige um engajamento físico constante, a tensão precisa estar no corpo presente. Tivemos o acompanhamento de policiais reais que foram fundamentais para trazer mais verdade às cenas”, conta.
Enquanto “DNA do Crime” não chega ao serviço de streaming, Pedro curte a recente estreia de “Vicky e a Musa”, que está disponível no Globoplay. Na história, ele vive Silas, pai da protagonista Vicky, interpretada por Cecília Chancez. Marido apaixonado por Fafá, de
Chris Vianna, ele ama estar com os parentes e trabalha como mestre de obras, supervisionando reformas na vizinhança.
“A família da Vicky é uma família negra que foge dos estereótipos negativos tidos como normais pela sociedade. A realidade dessa família, embora simples e humilde, não os priva de ter uma relação de afeto, de carinho, de escuta, respeito e, principalmente, com a possibilidade de sonhar através da arte”, aponta Pedro, que celebra a oportunidade na produção musical. “É um projeto com leveza, mas que toca em pontos importantíssimos a serem debatidos, que resgata grandes sucessos da música, celebrando artistas do passado e conectando com artistas mais atuais. Acho um projeto realmente ma-
ravilhoso. Tenho a certeza de que o público vai se identificar”, completa.
“Vicky e a Musa” não é a única produção de Pedro para o Globoplay. Recentemente, ele também finalizou as gravações da série “Reencarne”. Estrelado por Taís Araújo, o drama policial abordará a temática espírita e terá a direção de Bruno Safadi. O projeto ainda não tem data de estreia prevista. “É uma série difícil de ser definida. Tem romance, tem suspense, tem comédia, tem mistérios sobrenaturais, mas tem complexidade, profundidade, é um roteiro inteligente, bem construído e que prende a gente. Faz a gente torcer pelos personagens, até pelo vilão. ‘Reencarne’ vai fazer você se reconectar com seu interior”, avalia.
aguarda outras estreias no globoplay e netflix
Ateledramaturgia da Record teve seu apogeu durante a segunda metade da primeira década de 2000. O alto investimento da emissora em novas contratações a partir de 2005 acabou por encher seu casting de apostas e nomes tradicionais que estavam insatisfeitos ou sem espaço na Globo. Com rostos conhecidos e histórias centradas em romance e muita ação, a Record chamou a atenção do público a partir de títulos como “Prova de Amor”, “Vidas Opostas” e a saga mutante de “Caminhos do Coração”. Cerca de um ano e meio depois do sucesso de “Bicho do Mato”, Cristianne Fridman, coautora da novela ao lado de Bosco Brasil, foi escalada pela Record para fazer sua estreia solo no recéminaugurado horário das 22h. De olho no esquema ágil das tramas do horário, a autora se inspirou em sua admiração pelo trabalho do Corpo de Bombeiros, dividiu os núcleos entre a zona periférica da Baixada Fluminense e o bucolismo urbano do bairro carioca da Urca e colocou um incêndio criminoso como o elo entre os personagens na frenética “Chamas da Vida”, que completa 15 anos de exibição neste mês. “O horário de exibição me permitiu falar sobre assuntos cotidianos de forma mais aprofundada. Então, abordei drogas, pedofilia, transmissão de HIV entre jovens e aborto. Tive total liberdade para trabalhar e, ape-
sar dos sufocos normais de uma obra muito longa, fui bem feliz na empreitada”, destaca a autora.
Na trama, Carolina, protagonista de Juliana Silveira, é uma cineasta determinada e batalhadora que não quer saber de assumir o negócio dos pais, Walter e Arlete, de Antônio Grassi e Jussara Freire: a fábrica de sorvetes GG. O sonho da mocinha é seguir o próprio caminho e abrir uma produtora de vídeo. Ela está em um namoro morno com Tomás, vivido por Bruno Ferrari, rapaz que não a ama e que está sendo manipulado pela mãe, a inescrupulosa Vilma, de Lucinha Lins, a manter o relacionamento para que esta possa retomar a presidência da fábrica de sorvetes. O finado marido da vilã é um dos fundadores da GG e foi expulso da sociedade após suspeitas de desvios financeiros. Durante um incêndio criminoso na fábrica, Carolina é
salva pelo bombeiro Pedro, de Leonardo Brício e os dois se apaixonam perdidamente. No entanto, muitas pessoas são contra essa relação. Além de Tomás e Vilma, o namoro desperta a ira de Ivonete, a exnamorada do bombeiro, interpretada por Amandha Lee. “Carolina foi meu primeiro papel adulto. Apesar de ser a mocinha da história, ela tinha seus momentos de raiva e corria atrás de seus objetivos de forma dinâmica. Além disso, tinha um apelo sensual. Foi um novo momento para mim”, analisa Juliana.
Pedro cuida dos três irmãos mais novos desde a morte dos pais: o pequeno Rafa, a adolescente Vivi e o rebelde Antônio, personagens de João Vithor Oliveira, Letícia Colin e Dado Dolabella. Ao lado da namorada e de outros amigos, Antônio acaba se envolvendo com o tráfico de drogas e outros delitos cometidos por uma gan -
gue que aterroriza o bairro de Tinguá, em Nova Iguaçu. Além dos problemas com o irmão mais velho, o protagonista precisa ajudar Vivi a se recuperar do trauma de ter sido estuprada e ameaçada pelo pedófilo Lipe, de André de Mauro. Fora do âmbito familiar, Pedro encara uma rotina pesada no Corpo de Bombeiros. Entre salvamentos e desastres, ele acaba sendo a base de sua equipe, formada por Júnior, Eurico, Cazé e Guilherme, personagens de Gabriel Gracindo, Raymundo de Souza, Milhem Cortaz e Roger Gobeth. A descoberta de que Guilherme contraiu o vírus HIV acaba unindo ainda mais o grupo. “Mesmo com assuntos tão pesados, a novela era leve e fugia do óbvio. Pedro era um herói bem ocupado e cheio de problemas. Dessa forma, não caiu no heroísmo chato de ficar em eterna disputa pela mocinha”, relembra Brício.
Com trama recheada de ação e temas polêmicos, “Chamas da Vida” completa 15 anos de exibição
>> por caroline BorGes
Bárbara Reis rapidamente encontrou conexões com a batalhadora Aline, de “Terra e Paixão”, da Globo. A atriz ficou animada com a chance de viver uma personagem forte e intensa diante do vídeo. “Ela tem uma constante sede de justiça. Quer transformar o sonho do marido em legado para o seu filho”, explica. Estreando no posto de protagonista do horário nobre, Bárbara chegou ao elenco do folhetim através de testes. “Quando o produtor de elenco me ligou nem acreditei que seria um teste para a protagonista. Demorou a cair a ficha. Me preparei e fui. Senti que naquele dia estava potente, preparada, e sai muito confiante”, vibra a atriz, que também pode ser vista na série “Negociador”, original Prime Vídeo.
O “Fantástico” ganhará novo cenário a partir do dia 6 de agosto. Para celebrar os 50 anos da revista eletrônica, o palco será ampliado, contará com LED por baixo do piso e três novas telas, que por vezes permitirá colocar os entrevistados no palco virtualmente, em forma de holograma.
Paulo Vieira desbravará Mato Grosso na terceira temporada de “Avisa Lá que Eu Vou”, do GNT. O humorista passará por Rondonópolis e Barra dos Garças na nova leva de episódios. Com estreia prevista para o ano que vem, a produção também irá ao ar no “Fantástico”.
Conhecida dos vídeos do Porta dos Fundos, Noemia Oliveira fará sua estreia nas novelas. Ela estará no elenco de “Fuzuê”, próxima trama das sete. Na história, ela viverá Kirida, assessora para todos os assuntos na Fuzuê. Eficiente, intensa e um pouco atrapalhada, ela divide-se em mil para conseguir dar conta de tanto trabalho, mas defende que missão dada é missão cumprida. Sonha em crescer na Fuzuê e impressionar Otávio Augusto, papel de Val Perré, por quem nutre uma paixão platônica. O folhetim estreia no próximo dia 14 de agosto.
Malu Rodrigues finalizou as gravações da série “Amor da Minha Vida”, original Star+. Com estreia prevista para o ano que vem, a comédia romântica conta a história de Bia e Victor, interpretados por Bruna Marquezine e Sergio Malheiros. Os dois são melhores amigos e grandes confidentes um do outro. Enquanto ele vive um relacionamento antigo que caiu no tédio, ela coleciona namoros curtos, dos mais diferentes tipos, sem nunca acreditar no amor. Vale lembrar que Malu pode ser vista também na série “Vicky e a Musa”, que acaba de chegar ao catálogo do Globoplay.
Rayssa Bratilieri, que também está no elenco da série “Amor da Minha Vida”, começou a gravar suas primeiras cenas na trama de “Elas por Elas”, próxima novela das seis. O folhetim tem estreia prevista para setembro.
Daniel Rocha gosta do retorno do público. Não à toa, ele tem ficado animado com a repercussão de seu trabalho em “Amor Perfeito”. Na história, ele vive o advogado Júlio, que engatou um romance com a doce Sônia, papel de Bárbara Sut. “A gente fica muito feliz com essa torcida do casal nas redes sociais. Bárbara e eu sempre tentamos atender todo mundo, respondendo às mensagens e menções nas redes. É muito legal fazer um casal pelo qual as pessoas torcem”, vibra o ator, que já conhecia Bárbara de outros trabalhos. “Tem sido uma parceria incrível. Ela é uma atriz fantástica”, completa.