

>> Problema ocorre nas três UPAs da cidade. Os aparelhos foram lacrados no início da semana por falta de pagamento, segundo relatos de servidores. A gestão Allyson Bezerra terceirizou os exames
1
Lula designou o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, para dialogar com os Estados Unidos
Festa do Bode começa hoje com exposições e muita festa
Palominha irá reforçar o Baraúnas na “Segundona” “Não vou me humilhar”, diz Lula ao afirmar que não ligará para Trump
Atacante estava no futebol sergipano defendendo o Falcon. Palominha é o sexto reforço anunciado pelo Tricolor para a disputa da competição.
3
tarifaço
RN não tem condições de mandar o nosso sal para os e Ua
>> Uma história dentro da história
>> O risco da esquerda manter-se no poder
>> Crianças sem aula porque não tem professores o P inião Va NDa ma RI a Jac INTO
>> Vasco e Cruzeiro têm missão de confirmar classificação
Organização: Clauder Arcanjo
clauderarcanjo@gmail.com
VANDA MARIA JACINTO
Escritora, autora do livro Rabiscando os caminhos da prosa.
v.m.j@hotmail.com
Dia 25 de julho – Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no Brasil. A data foi instituída através do Decreto de número 12987, de 2 de junho de 2014. Lei de autoria de Lindbergh Farias, sancionada pela então Presidente Dilma Rousseff.
Tereza de Benguela ficou conhecida como a mulher escravizada que virou Rainha no Quilombo do Piolho ou Quariterê. Período em que assumiu os cuidados com o Quilombo, após a morte do escravo Piolho, seu marido, morto em combate.
Embora não se tenha muitas fontes fidedignas de informações, conta-se que, no século XVIII, quando a mulher não tinha nenhum crédito, pois reinava a sociedade patriarcal, Tereza de Benguela, escrava, negra, destacou-se entre os seus pares como uma mulher de garra, digna de conduzir o destino do Quilombo do Piolho ou Quariterê – um dos maiores da região do Rio Guaporé, no pantanal mato-grossense –, onde negros e indígenas se guardavam da escravidão tirana.
Enquanto líder do quilombo, Tereza o dirigiu por duas décadas. Sua luta ferrenha foi forjada a ferro e sangue. Nesse período, conseguiu organizar a produção agrícola, o comércio e a defesa.
Dona de um pensamento democrático, articulou um parlamento com aqueles que se dispunham a ajudá-la. Composto por vários conselhos, dentre eles, o deliberativo, tão importante nas tomadas de decisões, pois as ações empreendidas na comunidade eram determinadas, segundo este Conselho.
Direção Geral: César Santos
Na comunidade, produziam, além dos alimentos para o consumo, como milho, feijão, mandioca e banana; também cultivavam o algodão para as vestes e o artesanato. Navegava em barcos imponentes, pelo Rio Guaporé, exercendo a troca comercial com os brancos, onde, além de outros produtos necessários à comunidade, havia a troca de itens por armas. Manter a força militar bem equipada era preciso, assim, quando não eram trocadas, eram roubadas das vilas próximas.
As ferragens, que os escravos fugidios traziam atreladas ao corpo, eram transformadas em ferramentas para o cultivo. Dominavam o uso da forja.
A grande líder quilombola resistiu durante um longo tempo, contudo, o que se tem conhecimento, é que, nos idos de 1770, o Quilombo Quariterê foi atacado pelos Bandeirantes –membros das Bandeiras –, em expedições a mando de particulares, no intento não apenas de descobrir riquezas no interior do Brasil, mas também resgatar escravos indígenas e negros fugitivos.
Assim, liderando a resistência de tal ataque, ela foi capturada e assassinada, teve a cabeça exposta no centro do quilombo. Há quem diga, entretanto, que ela se suicidou na captura. Outros retalhos contados relatam que alguns quilombolas fugiram do ataque e que formaram uma nova comunidade, que também foi dizimada em 1795 pelas forças armadas de Luis Pinto de Sousa Coutinho.
Pela nossa incultura dos fatos, essa parte da história não é lembrada. O tempo vai apagando os resquícios da nossa
vivência, assim também é com Tereza. Algumas poucas memórias descendentes perduram na linha do tempo. Em 1994, a Escola de Samba Viradouro homenageou essa grande mulher, trazendo como tema: “Tereza de Benguela – Uma Rainha Negra no Pantanal”. Na história brasileira, ela é assim chamada.
Nem sempre a Lei decretada traz à tona as lembranças de um passado tão glorioso como foi o dela e de tantas outras Terezas.
Vemos diversas Terezas no dia a dia: acordam cedo para trabalhar, criam seus filhos sozinhas, enfrentam preconceito, discriminação, violência, desca-
so. Também essas são guerreiras.
Sabemos das desigualdades de gênero que afetam a todas as mulheres, é preciso seguir na luta, reforçando que o verdadeiro valor não está nos rótulos que nos são dados, mas, sim, na competência e na grandeza da alma.
TARIFAÇO / A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, oficializada na semana passada, entrou em vigor nesta quarta-feira, 6
mou Lula, em entrevista à agência de notícias Reuters veiculada nesta quarta-feira (6).
Opresidente Luiz
Inácio Lula da Silva (PT) disse que não ligou para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “porque ele não quer telefonema”.
“Eu não tenho por que ligar para o presidente Trump porque, nas cartas que ele mandou e nas decisões, ele não fala em nenhum momento em negociação. O que ele faz são novas ameaças”, afir -
“Não vou me humilhar”, acrescentou.
“Ele pode falar comigo quando quiser. Vamos ver o que acontece, eu amo o povo brasileiro”, declarou Trump, finalizando afirmando que “as pessoas que governam o Brasil fizeram a coisa errada”.
A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, oficializada na semana passada, entrou em vigor nesta quarta-feira, 6. O Rio Grande do Norte será bastante impactado com o ta -
rifaço, principalmente em segmentos como o sal marinho e o pescado (veja matéria na página 4).
O governo norte-americano justificou as tarifas como uma “emergência nacional” em razão das políticas e ações “incomuns” e “extraordinárias” do Brasil.
Entre as críticas do governo Trump ao Brasil estão práticas comerciais consideradas “desleais” - o que inclui o Pix -, decisões do Judiciário contra redes sociais e plataformas americanas e a situação político-jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegí-
vel e é réu em um processo sobre um suposto plano golpista.
Lula designou o vicepresidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comér-cio, Geraldo Alckmin (PSB), para dialogar com os Estados Unidos.
Tanto Alckmin como Fernando Haddad (ministro da Fazenda) e Mauro Vieira (ministro das Relações Exteriores) já estabeleceram conversas com seus homólogos nos Estados Unidos, em uma preparação de terreno para uma possível comunicação direta entre Lula e Trump.
O texto da medida provisória (MP) com as ações planejadas pelo governo federal, em resposta ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra os produtos com origem no Brasil, seria enviado ao Palácio do Planalto pelo Ministério da Fazenda ainda nesta quarta-feira, 4.
O ministro Fernando Haddad antecipou que se trata de “um plano muito detalhado para começar a atender, sobretudo, aque-
les que são pequenos e não têm alternativas à exportação para os EUA. A maior preocupação é com o pequeno produtor.”
Haddad também informou que o plano prevê medidas de concessão de crédito para as empresas mais impactadas pelo tarifaço; e aumento das compras governamentais. “Ele está pronto. Ontem nós procuramos entender a encomenda do presidente em relação ao detalhamento. Dissemos para ele que a questão empresa por empresa não precisa evidentemente ser tratada em lei. Pode ser objeto de regula-
mentação. Provavelmente o ato do presidente será uma medida provisória, para entrar em vigor imediatamente”, acrescentou.
De acordo com o ministro, as medidas focam na garantia da soberania nacional e da aplicação da lei da legislação brasileira pertinente ao caso, disse Haddad ao avaliar como inaceitável a tentativa de interferência do governo norte-americano no Judiciário brasileiro.
“O Executivo está zelando pelo interesse nacional”, disse ao reiterar pedido de uma união nacional que
nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br
O risco da esquerda manter-se no poder
Foram raras as vezes que os Estados Unidos interferiram tão profundamente em um país latino-americano. O tarifaço de 50% sobre importação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos entrou em vigor, atingindo 906 municípios que têm relações comerciais com os americanos e não escaparam da tarifa adicional imposta por Trump. O volume de comércio entre os dois países era altamente satisfatório. Em 2024, atingiu US$ 92 bilhões. Em termos econômicos, não havia razão para punir o Brasil.
O levantamento feito pelo Estadão leva em conta os 30 produtos mais exportados pelo Brasil aos Estados Unidos em 2024 e os segmentos que foram alvo da sobretaxa adicional de 40% decretada por Trump.
Da mesma forma que esta coluna sugeriu em 28 de julho último, a imprensa internacional (NYT e outros) manifestou a opinião de que “a rota mais limpa para a solução passa pelo próprio Bolsonaro: ele precisaria pedir diretamente a Trump que aliviasse ou retirasse as tarifas, provavelmente quando o lobby industrial se tornasse muito barulhento e os números de Lula nas pesquisas subissem além do conforto”.
A mídia internacional propõe o que já sugeri no artigo publicado em 28 de julho: se o objetivo de Trump é ajudar Bolsonaro ao impor o tarifaço ao Brasil, seria necessário que Bolsonaro o ajudasse numa solução e evitasse que a pretendida ajuda se transforme em mais uma dificuldade. Para isto, Bolsonaro teria que tomar uma atitude que deixasse clara a sua posição neste episódio. A atitude seria se dirigir a Trump, seu amigo, e fazer veemente apelo para a suspensão imediata do tarifaço, concedido prazo de 90 dias para negociação.
Na hipótese desse “gesto” não ocorrer, o quadro se complica e aconteça o que acontecer em 2026, Bolsonaro não terá ninguém para culpar, além de si mesmo e seus adeptos radicais. Inevitavelmente, as consequências políticas oferecerão a Lula a oportunidade de se posicionar em favor da soberania e do nacionalismo, ao mesmo tempo em que se aproxima do BRIC. Poderá ocorrer um consenso político interno contra os Estados Unidos, em resposta ao unilateralismo de Trump. Para o futuro do Brasil será um desastre, abrindo chance de a esquerda se manter no poder, até com posição mais radical do que atualmente.
Hoje na História
1498 - Cristóvão Colombo chega ao Caribe. 1879 – É registrada a maior precipitação de neve no Brasil, quando a cidade gaúcha de Vacaria ficou coberta sob 2 metros de gelo.
1941- O líder da União Soviética, Joseph Stalin, militar e político russo que concentrou em suas mãos mais poder do que qualquer outra figura na História, assume o controle supremo de todo o exército soviético.
1944 – Pablo Picasso termina o famoso quadro O tomateiro. 1955 – Início dos trabalhos de construção do Metropolitano de Lisboa.
1991 – Tim Berners-Lee coloca on-line o primeiro website, inaugurando a World Wide Web.
2006 – Sanção da Lei Maria da Penha no Brasil.
2008 — O início da Guerra Russo-Georgiana sobre o território da Ossétia do Sul.
CurtinHas
Filme
envolva empresários e governadores da oposição, uma vez que os estados são afetados.
Nesse sentido, o ministro cobrou dos governadores que cumpram as prerrogativas do cargo, no sentido de defender os interesses de seus estados. Para Haddad, o mesmo vale para o empresariado: “Precisam ligar para a oposição e pedir que parem de atrapalhar o país”, afirmou.
Haddad informou que a reunião com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, já tem “data e hora fixada”. Será na próxima quarta-feira, dia 13.
“Sob o sol da Toscana” – NETFLIX - Durante uma viagem pela Toscana, uma escritora que acabou de se divorciar decide restaurar uma vila em ruínas.
Frase
“Há caminhos de luz escondidos nas trevas; para achálos, porém, é preciso ir sozinho”. - No túmulo do poeta potiguar Augusto Severo Neto
TariFaço no rn
No RN, segundo levantamento do “Estadão”, as empresas dos municípios que exportavam os 30 produtos mais vendidos para USA, envolviam os valores em dólares americanos a seguir indicados: Macaíba (U$ 7.79 milhões); Mossoró (U$ 10 milhões); Currais Novos (U$ 1.55 milhões); Parelhas (U$ 4.77 milhões); Natal (U$ 20 milhões); Parnamirim (U$ 27 milhões); Baía Formosa (U$ 6;06).
China abre ComérCio
China confirma abertura de mercado para 183 exportadores brasileiros de café após tarifas dos EUA.
Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
“TARIFAÇO” / Presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Sal diz que setor está sob risco se novas rotas de exportação não forem firmadas
DA REDAÇÃO
Nós não temos mais condições de mandar o nosso sal para os Estados Unidos.” A afirmação é do presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Sal do Rio Grande do Norte, um dos setores da economia potiguar mais afetados pelo tarifaço do presidente norte-americano Donald Trump. A ameaça às exportações de sal marinho é fato concreto desde esta quarta-feira, 6, quando a tarifa de 50% entrou em vigor.
Airton Torres chama a atenção para a fatia importante dos Estados Unidos nas exportações do sal marinho. O país responde por 47% de todos os negócios que a indústria salineira da região de Mos-
soró tem com o exterior, destino que vai deixar de ser viável com a sobretaxa de Donald Trump.
“Isso significa dizer que nós não temos mais condições de mandar o nosso sal para os Estados Unidos. Estamos falando da ordem de 550 mil toneladas de sal por ano", afirmou Airton Torres em entrevista ao jornal O Globo.
O Rio Grande do Norte produz 98% do sal marinho do Brasil, respondendo por 4 mil empregos diretos e, consequentemente, desempenhando um papel importante na economia, principalmente, na região da Costa Branca, influenciada por Mossoró, onde está concentrada a indústria salineira potiguar.
O sal marinho está em risco se novas rotas de exportação não forem firma-
dos Estados
Donald Trump, assinou medida nesta quarta-feira, 30 das. “O mercado do sal está limitado a essa região aqui do Oceano Atlântico. O sal é um produto de baixo valor e que não consegue ser competitivo quando as distâncias forem muito maiores", explica Torres.
Setor da pesca pode perder até 1,5 mil empregos
O setor pesqueiro tem motivo para grande preocupação, isso porque 80% do atum pescado por embarcações potiguares têm os Estados Unidos como destino. Na busca por novos mercados, há um entrave: desde 2018 o Brasil não exporta o pescado para a Europa, quando uma fiscalização apontou que a cadeia produtiva não atendia a critérios do mercado europeu.
O estado exporta hoje em torno de 3 mil toneladas de atum por ano, de acordo com o sindicato da indústria de pesca, que devido ao tarifaço, considera o risco de embarcações sequer saírem para pescar. “Só no setor da pesca de atum industrial, mais de 1.500 empregos serão perdidos. Fora todo um contexto desenvolvido por empresas que têm 30, 40 e
AVISO DE LICITAÇÃO – EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO N.º 021/2025 – PE/FMAS
AMPLA PARTICIPAÇÃO, LICITAÇÃO EXCLUSIVA – ME/EPP e Cota de até 25% (vinte e cinco por cento) do objeto para a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte COM PRIORIDADE DE CONTRATAÇÃO ATÉ O LIMITE DE 10% DO MELHOR PREÇO VÁLIDO as MPES sediadas no limite geográfico do Município de Portalegre/RN e no limite geográfico da microrregião de Pau dos Ferros/RN. O Fundo Municipal de Assistência Social de Portalegre/RN, por intermédio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, e por intermédio do Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 004/2024 – GP/PMP, torna público que às 08h00min do dia 20 de agosto de 2025, realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 021/2025, tipo Menor Preço por Item, para Registro de Preço para a Contratação de empresa para prestação de serviços funerários, o qual se configura como Benefício Eventual – auxílio funerário, destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social no município de Portalegre/RN, amparado na Lei Municipal Nº 434/2019 e Resolução do CMAS nº 03/2019, com fundamento na Lei nº 14.133/2021, do Decreto Municipal nº 688, de 26 de dezembro de 2023 e do Decreto Municipal nº 695, de 27 de dezembro de 2023, da Lei Complementar nº 123/2006 e demais normas que regem a matéria e as exigências estabelecidas no Edital.
A sessão pública será realizada no site www.portaldecompraspublicas.com.br, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 20 de agosto de 2025, às 08h00min. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios: www.gov.br/pncp, www.portaldecompraspublicas.com.br, www.portalegre.rn.gov.br, pedido pelo e-mail: licitportalegre@gmail.com, ou na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, sito a Rua José Vieira Mafaldo – 122 – Centro –Portalegre/RN – CEP.: 59.810-000, a partir da publicação deste Aviso. Portalegre/RN, 05 de agosto de 2025. EUFRÁSIO DANTAS ROCHA JÚNIOR Pregoeiro Municipal Portaria nº 004/2024 – GP/PMP
50 anos", ressalta Arimar França Filho, presidente do Sindipesca-RN.
“A preocupação ela é real porque há uma perda estimada de US$ 70 milhões, US$ 100 milhões por ano. E essa realidade precisa ser revista", conclui Roberto Serquiz, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).
Governo adotou medidas para atenuar impactos do “tarifaço”
O secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, o Cadu, afirmou que a sobretaxa de 50% aos produtos brasileiros exportados para o Estados Unidos afetará 70% da produção do Rio Grande do Norte destinada ao mercado externo. Isso pode ter um impacto “devastador” em setores importantes da economia potiguar, como o de frutas, granito, pescado e, principalmente, o de sal marinho.
AVISO DE LICITAÇÃO – EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO N.º 023/2025 – PE/PMP
LICITAÇÃO EXCLUSIVA – ME/EPP – Lei Complementar nº 123/2006
O Município de Portalegre/RN, por intermédio da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Agricultura, e por intermédio do Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 004/2024 – GP/PMP, torna público que às 14h00min do dia 19 de agosto de 2025, realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 023/2025, tipo Menor Preço por Item, para Registro de Preços para a eventual aquisição de materiais diversos, incluindo tubos de PVC, corda de nylon, fiação elétrica e bombas submersas, destinados à construção e operação de poços tubulares profundos no Município de Portalegre/RN, com fundamento na Lei nº 14.133/2021, do Decreto Municipal nº 688, de 26 de dezembro de 2023 e do Decreto Municipal nº 695, de 27 de dezembro de 2023, da Lei Complementar nº 123/2006 e demais normas que regem a matéria e as exigências estabelecidas no Edital. A sessão pública será realizada no site www.portaldecompraspublicas.com.br, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 19 de agosto de 2025, às 14h00min.
O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios: www.gov.br/pncp, www.portaldecompraspublicas.com.br, www.portalegre.rn.gov.br, pedido pelo e-mail: licitportalegre@gmail.com, ou na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, sito a Rua José Vieira Mafaldo – 122 – Centro –Portalegre/RN – CEP.: 59.810-000, a partir da publicação deste Aviso. Portalegre/RN, 06 de agosto de 2025.
EUFRÁSIO DANTAS ROCHA JÚNIOR Pregoeiro
No Rio Grande do Norte, a sobretaxa de 50% passa a incidir sobre 45 itens dos 47 produtos da pauta de exportações para o mercado norteamericano. Isso significa que 96% da produção potiguar destinada aos Estados Unidos sofrerá com a sobretaxa, excetuando os derivados de petróleo e, possivelmente, as castanhas de caju.
O Governo do Estado
anunciou que empresas que exportam para os Estados Unidos vão ter um incentivo fiscal extra, proporcional ao quanto venderam para o mercado americano. O decreto nº 34.771/2025 aumenta a desoneração do ICMS às empresas beneficiadas pelo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proedi).
O Município de Major Sales/RN, por intermédio da Comissão de Contratação, designada pela Portaria nº 100 de 12 de maio de 2025, torna público para conhecimento dos interessados, que às 14h00min do dia 25 de agosto de 2025 (Horário de Brasília/DF), fará realizar licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 2025.07.31.010, tipo “menor preço por item”. A presente licitação tem por finalidade a escolha de empresa especializada para fornecimento fracionado de aparelhos de ar condicionados, peças de reposição e execução dos serviços de instalação, manutenção preventiva e corretiva de condicionadores de ar e de outros equipamentos eletroeletrônicos, a fim de atender demanda das secretarias municipais e órgãos que integram a estrutura administrativa do município de Major Sales/RN, com recursos próprios e de convênios que serão consignados na LOA - Lei Orçamentária Anual - exercício de 2025, nas quantidades, especificações e demais condições descritas no Termo de Referência. A qual será realizada pelo Agente de Contratação Pedro Henrique Silva Oliveira, por meio do endereço eletrônico www.novobbmnet.com.br, plataforma do sistema BBMNET.
Major Sales/RN, 06 de agosto de 2025 Pedro Henrique Silva Oliveira Agente de Contratação Portaria nº 100/2025
DesapareciDos / Campanha busca ampliar a identificação de pessoas desaparecidas por meio da coleta voluntária de material genético de familiares
As unidades do Instituto TécnicoCientífico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN) estão intensificando sua atuação durante a Semana Nacional de Coleta de DNA. A campanha que busca ampliar a identificação de pessoas desaparecidas por meio da coleta voluntária de material genético de familiares teve início na última terçafeira (5) e prosseguirá até o próximo dia 13. Esta é a terceira campanha nacional de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas realizada (as anteriores foram em 2021 e 2024). Os pontos de atendimento no estado ocorrem nas sedes do ITEP em Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó. Segundo o ITEP, a coleta é gratuita, rápida, segura e indolor. O último balanço do MJSP mostra que no Rio Grande do Norte há 373 pessoas desaparecidas. Não há dados por município. De acordo com o Governo do RN, a campanha faz parte da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que em 2024 coletou 1.645 amostras de DNA de familiares de 1.292 desaparecidos em quase 300 postos pelo Brasil.
Podem participar da campanha pais biológicos da pessoa desaparecida; filhos e cônjuge (desde que haja filho em comum e a criança também participe); e irmãos biológicos (preferencialmente de ambos os pais e do sexo masculino, se houver). Estas coletas já ocorrem cotidianamente, mas, durante os dias da campanha, os estados e Distrito Federal realizarão uma força-tarefa para estes procedimentos.
Dia D da campanha ocorre no próximo dia 13 de agosto
(escova de dentes, escova de cabelo etc.).
O “Dia D” será em 13 de agosto, quando haverá atendimento especial no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil (DEGEPOL) em Natal, na Av. Interventor Mário Câmara, 3532 – Cidade da Esperança (CEP 59060 400). Neste dia e local também será possível registrar o Boletim de Ocorrência (BO), indispensável para participar da coleta.
A coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas possibilita o cruzamento com perfis genéticos de pessoas encontradas viv as e falecidas com identidade desconhecida nos Bancos Estaduais, Distrital e Nacional de perfis genéticos. É uma ferramenta a mais para localização de pessoas desaparecidas, e uma chance para famílias que ainda não tenham doado o seu material genético.
Ponto S de Atend I mento no R n
- Natal
Laboratório de Genética Forense do ITEP/RN Av. Interventor Mário Câmara, 3532 – Cidade da Esperança, Natal/RN (CEP 59070-600)
- Mossoró
Unidade Regional do ITEP/RN Rua Vicente Fernandes, s/n – Aeroporto, Mossoró/RN (CEP 59607260) - Contato: (84) 98137-2429 | laboratoriomossoro@itep.rn.gov.br
- Caicó
Unidade Regional do ITEP/RN Rua Severiano Alves da Costa, s/n – Samanaú, Caicó/RN (CEP 59300-000) - Telefone: (84) 98137-2147
- Pau dos Ferros
Unidade Regional do ITEP/RN R. Uriel Fernandes da Silveira – Manoel Domingos, Pau dos Ferros/RN (CEP 59900-000) - Telefone: (84) 98152-7490 | subcoordenacaopdf@itep.rn.gov.br
PMMS - AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 2025.07.31.009
O Município de Major Sales/RN, por intermédio da Comissão de Contratação, designada pela Portaria nº 100 de 12 de maio de 2025, torna público para conhecimento dos interessados, que às 08h00min do dia 22 de agosto de 2025 (Horário de Brasília/DF), fará realizar licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 2025.07.31.009, tipo “menor preço por item”. A presente licitação tem por finalidade a escolha de empresa especializada para fornecimento fracionado de medicamentos da atenção básica, hospitalar, psicotrópicos e correlatos, a fim de atender demanda específica da Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales/RN, com recursos próprios e de convênios, consignados na LOA - Lei Orçamentária Anual - exercício 2025, nas quantidades, especificações e demais condições descritas no Termo de Referência. A qual será realizada pelo Agente de Contratação Pedro Henrique Silva Oliveira, por meio do endereço eletrônico www.novobbmnet.com. br, plataforma do sistema BBMNET.
Major Sales/RN, 06 de agosto de 2025
Pedro Henrique Silva Oliveira Agente de Contratação Portaria nº 100/2025
cesar@defato.com
Atenção, Ministério Público: as crianças residentes nas comunidades de Cordão de Sombra I e II, Maracanaú, Sítio do Meio, Arisco e São Raimundo, na zona rural de Mossoró, estão com o direito à educação comprometido. Falta professor na Escola Raimundo Galdino da Silva para as séries iniciais. A única professora da primeira série teve que se ausentar para cuidar da saúde há quase um mês. As crianças estão sem aula. A denúncia não é do titular da coluna, é das mães que estão desesperadas, e ao mesmo tempo revoltadas, com a situação de abandono. Se não for pedir muito, MP, faça uma visita ao Cordão de Sombra, converse com as mães, veja a situação in loco. E, também, se não for pedir muito, peça encarecidamente ao prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) para ele cumprir a simples obrigação de garantir educação às crianças. Peça com jeito, como se fosse um favor, afinal, ele, o prefeito, montado em 78,02% dos votos se acha intocável, blindado, o dono de tudo. De fato, tem alguma razão, afinal, até aqui ele segue sem ser incomodado pelas instituições fiscalizadoras, mesmo com todas as denúncias já apresentadas e formuladas e que apontam coisas absurdas. Mas voltando à educação das crianças da zona rural, o abandono imposto pela gestão municipal é algo absurdo e inaceitável sob todos os aspectos. Pior ainda é que tudo isso está acontecendo na “Cidade Educação” que existe pintada na milionária propaganda oficial.
Prefeito Allyson, venha na nossa comunidade fazer o seu papel que é dever”
A Câmara Municipal de Apodi realiza hoje eleições para Mesa Diretora. O atual presidente Filipe Augusto (Progressistas) será reeleito como candidato de consenso das bancadas governista e oposicionista. Contudo, um grupo insatisfeito vai questionar a antecipação das eleições na Justiça.
A documentação exigida para participação da ação é um BO do desaparecimento (ou registro na hora, no Dia D); documento oficial com foto do familiar doador; e se possível, levar objetos pessoais da pessoa desaparecida que contenham material biológico 1 2 3 4
JÉSSICA
Mãe de aluno da Escola Raimundo Galdino da Silva, em Cordão de Sombra III
Com tarifa de 50% imposta pelos EUA, o sal marinho da região de Mossoró perde o poder de competitividade com o resto do mundo. O RN é responsável por 95% do sal brasileiro e gera 4 mil empregos diretos. Se não conseguir novas rotas de exportação, teremos uma crise sem precedente.
Começam hoje os shows populares da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Areia Branca. Sobem ao palco Paranoicos, Felipe Amorim e Lucas Basse, a partir das 22h.
Nesta data, em 1890, nascia o primeiro Rosado legítimo de Mossoró: Jerônimo Rosado Filho, herdeiro de Jerônimo Rosado e Maria Amélia Henriques Maia. Faleceu em 1920, com seu corpo sepultado no São Sebastião.
A Exposição Nacional da Raça Morada Nova vai apresentar ao público da Festa do Bode 2025 os ovinos deslanados adaptados ao semiárido nordestino. A exposição da raça Soinga é outra novidade. A partir de hoje.
Hoje é celebrado o Dia do Rio Grande do Norte. A data é uma referência à fixação do Marco de Touros, um marco histórico na costa do estado, que ocorreu em 7 de agosto de 1501.
O tarifaço de Donald Trump, já em vigor, também castiga o pescado potiguar, com ênfase na produção do Atum na região da Costa Branca. Entre janeiro e junho de 2025, o RN exportou 11,5 milhões de dólares para os EUA. Perdas estimadas para este ano variam entre US$ 70 e 100 milhões.
O Instituto de Educação Profissional, Inovação e Tecnologia (IERN) de Mossoró receberá o nome de Professor Felipe Caetano, que fez história nos quadros da Uern e na cultura. Proposição da deputada estadual Isolda Dantas (PT), transformada em lei pela governadora Fátima Bezerra (PT).
Felipe Caetano deixou um legado na educação e cultura de Mossoró. Foi ele que idealizou o Festival de Teatro da Uern (FESTUERN). Na política, trabalhou em grupos importantes e reforçou campanhas eleitorais. Ele morreu em 19 de dezembro de 2020, vítima da Covid-19.
CONSTRUÇÃO
O IERN de Mossoró será a 13ª unidade construída pelo Governo do Estado. O edital já foi lançado, devendo a obra ser iniciada em 2026. O instituto será construído no bairro Santo Antônio, na zona norte da cidade.
“OPERAÇÃO UMBRA” / Diligências realizadas ontem para cumprirem 10 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão no RN, CE, PE e SC
APolícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (6), a “Operação Umbra” com o objetivo de prender integrantes de uma organização criminosa local que atua na região potiguar do Potengi e em Natal. A polícia civil do RN informou que parte dos alvos é oriunda do município de São Tomé e de bairros da capital potiguar, como Felipe Camarão.
Segundo a polícia, durante a ação, foram cumpridos dez mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão, expedidos com base em inquéritos que apuram crimes como extorsão mediante grave ameaça e homicídios. A polícia disse que as investigações apontam que parte dos alvos exerce liderança em uma facção criminosa e vinha praticando diversos atos violentos, gerando temor na população local.
Ainda de acordo com a polícia, dos dez alvos com mandados de prisão temporária expedidos, oito foram localizados e presos.
“Dois alvos, ambos localizados no estado do Ceará, não foram encontrados e
Grupo é acusado de crimes na região potiguar do Potengi e em Natal
seguem sendo procurados.
Durante as investigações, foi constatado que três dos alvos presos romperam com uma facção criminosa da qual faziam parte e passaram a integrar um novo grupo criminoso com atuação na região do Potengi. A ruptura entre as facções teria sido motivada por conflitos internos e resultou em
diversos atos de violência”, detalhou a polícia.
As diligências foram realizadas de forma simultânea em Natal (nos bairros Felipe Camarão e Cidade da Esperança), Nova Parnamirim, Tangará, Carpina/PE, Fortaleza/CE e Itapema/ SC. A corporação lembrou que além disso, um dos investigados possui envolvi-
Na noite da última segunda-feira (4), uma grande operação foi realizada para conter um incêndio de gran-
Abuso infantil
des proporções em um lixão na cidade de Guamaré. O fogo teve início por volta das 19h e só foi completamen-
te controlado às 4h da madrugada desta terça (5).
Os detalhes da ocorrência foram divulgados nesta
mento direto no homicídio de um ex-prefeito do município de São Pedro/RN, fato que segue sob apuração. A polícia explicou que o nome da operação, “Umbra”, vem do latim e significa “sombra”, simbolizando a forma clandestina e ardilosa de atuação dos investigados, que agora enfrentam a devida resposta do Estado.
quarta (6), pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado, acionado para atender ao chamado. A ação contou com o trabalho da guarnição de Assú, com apoio fundamental da Prefeitura de Guamaré e da Defesa Civil, que atuaram de forma conjunta
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (6), operação “Dados Imundos” com o objetivo de apurar os crimes de armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil. A PF informou que as investigações indicaram que o investigado armazenava e compartilhava material contendo imagens de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. A ação cumpriu um mandado de busca e apreensão na cidade de Marcelino Vieira, no Alto Oeste potiguar. Segundo a PF, as investigações terão continuidade com a realização de exames periciais, que deverão esclarecer, com maior precisão, todas as circunstâncias relacionadas aos crimes em apuração.
A Justiça do Rio Grande do Norte reformou uma sentença de primeira instância, reconhecendo a ilegalidade de uma portaria conjunta que autorizava o serviço de funerárias no recolhimento e transporte de corpos de vítimas de morte violenta no Estado. Com a reformulação da sentença divulgada ontem, ficou estabelecido que esse tipo de atuação precisa ser executado de maneira exclusiva pelo Instituto TécnicoCientífico de Perícia (ITEP/RN).
SINDPPEN-RN diz que policiais precisaram conter “bombado do elevador” que teria ficado agressivo na cela
Por meio de vídeo postado nesta quarta-feira (6), em rede social, o Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (SINDPPEN-RN) se pronunciou sobre acusação de agressão feita pelo homem preso por desferir mais de 60 socos na então namorada, dentro de um elevador em Natal.
Na publicação, o SINDPPEN-RN inicialmente prestou “solidariedade e total defesa aos Policiais Penais que estão sendo acusados injustamente pelo covarde que tentou matar uma mulher com 61 socos”. O sindicato ressaltou que os profissionais atuam dentro da legalidade e da manutenção da ordem e controle do Sistema Prisional, tratando todos os presos de maneira igual, conforme estabelece a lei.
“Esperamos que as autoridades também ouçam
para conter as chamas e evitar maiores danos ao meio ambiente e à população.
os Policiais Penais e não se deixem levar por narrativas inverídicas de um preso que já demonstrou claramente ser violento e perigoso para a sociedade”, destacou a entidade. O vídeo publicado pelo SINDPPEN-RN tem declarações da presidente do sindicato, Vilma Batista, que cumpre agenda em Brasília.
Nele, ela explica que mesmo sem o preso ter conseguido na Justiça o direito de uma cela individual, a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (SEAP) disponibilizou uma cela somente para ele. Segundo a presidente do SINDPPEN-RN, o preso teria ficado agitado na ocasião, alegando que a cela era pequena. Ainda conforme Vilma Batista, os policiais penais então tiveram que agir para contê-lo, pois ele teria ficado violento e agressivo.
O Corpo de Bombeiros destacou que esse tipo de ocorrência em terrenos baldios e lixões tem se tornado frequente. A corporação ressaltou que além dos riscos à saúde pública e ao meio ambiente, o fogo pode se alastrar e atingir áreas residenciais, colocando vidas em perigo. A instituição pede que a população evite o descarte irregular de lixo e que denuncie qualquer prática que possa causar incêndios.
Na manhã desta quarta-feira (6), foi realizada uma operação integrada no município de Lagoa d’Anta/RN com o objetivo de cumprir mandado de prisão expedido pelaJustiça. Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidas duas armas de fogo tipo revólver, além de substâncias análogas a entorpecentes como maconha, cocaína e crack. O suspeito alvo do mandado foi detido.
Motos barulhentas
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da Operação Sossego, realizou a remoção de 506 motocicletas com escapes barulhentos em Natal e Parnamirim neste ano. Ausência de silenciadores, escapes furados, falta de filtros, descargas livres, dentre outros, estiveram na mira do policiamento de trânsito, que segue com a fiscalização intensificada.
FUTEBOL / Atacante estava no futebol sergipano defendendo o Falcon
Oatacante Raul Palominha vai defender o Baraúnas no Campeonato Potiguar da Segunda Divisão. Há um acordo entre as partes, e a contratação deve ser oficializada nesta quarta-feira, 6.
Com 26 anos, Palominha é natural de Mossoró e foi revelado pelo Potiguar em 2018. Desde então, passou por diversos clubes do Nordeste, e seu último time foi o Falcon, de Sergipe. Conhecido pela velocidade e habilidade no drible, o atacante atua preferencialmente pelas pontas.
Ele é filho do ex-atacante Paloma, e sua contratação conta com o aval do técnico Marcelinho Paraíba.
Até o momento, Palominha é o sexto reforço anunciado pelo Tricolor para a disputa da competição. Antes dele, o clube acertou com o zagueiro Guizão (ex-Santa Cruz/RN), o goleiro Henri-
que Silva (ex-Esporte de Patos/PB), o meia Gustavo Henrique (ex-Retrô/PE), além do zagueiro Neto Lisboa e do volante Ciro, ambos emprestados pelo Sousa/PB.
A Segunda Divisão do Campeonato Potiguar começa no dia 5 de outubro, um domingo. O Baraúnas estreia fora de casa contra o Visão Celeste, de Parnamirim. Campeão e vice garantirão vaga na elite estadual em 2026. Confira os jogos do Leão mossoroense na primeirafase do campeonato:
5/10
Visão Celeste x Baraúnas 12/10
Baraúnas x Mossoró 15/10
Quinho FC x Baraúnas 19/10
Baraúnas x Univap de Apodi 29/10
Alecrim x Baraúnas 2/11
Baraúnas x Potyguar Seridoense Palominha é atacante de beirada e deve ser anunciado pelo Leão
msantos@defato.com
Nesta quinta-feira, 6, serão definidos os últimos classificados para as quartas de final da Copa do Brasil, com a conclusão da rodada de volta pelas oitavas. O Vasco recebe o CSA em casa, enquanto o Cruzeiro visita o CRB, em Alagoas.
Pela lógica — considerando estrutura, investimento e qualidade do elenco — Vasco e Cruzeiro são os favoritos para avançar, especialmente o time carioca, que terá o apoio de sua torcida em São Januário. Qualquer outro desfecho seria considerado uma zebra. No entanto, a Copa do Brasil é conhecida por suas surpresas. Volta e meia, o torneio se mostra traiçoeiro, e por isso não se pode descartar um resultado inesperado.
série c
CBF e os clubes debateram nesta semana por melhorias para a s érie C do Campeonato Brasileiro. Representantes dos 20 clubes da competição apresentaram ao presidente da entidade, Samir Xaud, alguns pedidos para a atual edição e também para os próximos anos.
Pedidos
Entre os pontos apresentados pelos clubes da s érie C estão a utilização do Var pelo menos nos jogos da última rodada da primeira fase – a ferramenta já está confirmada para os quadrangulares decisivos – e também uma cota extra de r $ 250 mil por time. a lém disso, os clubes solicitaram já para as últimas rodadas o uso do método chamado de bolas múltiplas, que já era usado na Premier League e passou a ser adotado no Campeonato Brasileiro e s érie B deste ano, para que a reposição de bola seja mais rápida nos jogos.
sob análise
Outro pedido da Série C foi para que os quartos árbitros
nos jogos não sejam da federação local, como é feito habitualmente. Todas as demandas estão sendo analisadas pela CBF.
contratação vascaína
O Vasco chegou a um acordo com o rennes, da frança, para contratar andrés Gómez. O atacante colombiano de 22 anos será emprestado por um ano, com opção de compra prevista no contrato.
Em apodi, o futsal está em alta
Um forte investimento no futsal, com recursos provenientes da esfera política, tem colocado o esporte apodiense em destaque no cenário nacional. ano passado, o time foi vicecampeão brasileiro, e neste ano briga por coisas grandes.
corinthians
a diretoria do Corinthians está em negociação com Vitinho, ex-Botafogo e ex- f lamengo. O atacante está livre no mercado e tem características que agradam o técnico d orival Júnior.
Vasco enfrenta o CSA lutando por vaga às quartas da Copa BR
Rio – Vivendo um jejum de vitórias, o Vasco enfrenta o CSA/AL nesta quinta-feira, 6, em duelo decisivo pela Copa do Brasil. Quem vencer avança às quartas de final do torneio. A bola rola a partir das 20h, em São Januário.
O Gigante da Colina está sem ganhar desde a retomada do futebol brasileiro após a parada para disputa da Copa do Mundo de Clubes. A equipe já acumula sete partidas sem vencer, além de ter sido eliminado na Copa
Sul-Americana. O técnico Fernando Diniz não poderá contar com o zagueiro João Victor, expulso na partida de ida. Além disso, o atacante Adson também está fora, machucado. Entretanto, Diniz pode ter Philippe Coutinho como titular no meio-campo. A provável formação será Léo Jardim; Paulo Henrique, Lucas Freitas, Maurício Lemos e Lucas Piton; Hugo Moura e Tchê Tchê; Rayan, Coutinho (David) e Nuno Moreira; Vegetti.
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE MuNIcípIO DE SãO MIGuEl/RN sites: www.novobbmnet.com.br e www.saomiguel.rn.gov.br
Nº 002/2025
Objeto: Objeto: Credenciamento de empresa especializada para prestação de serviços laboratoriais, conforme especificações e valores constantes na Tabela SUS. Retificação do Iten 4.1.3 do Termo de Referência (Anexo I). Sessão pública: 27/08/2025 às 09:00horas (Horário de Brasília-DF) no Setor de Licitações, Sede da Prefeitura, rua Padre Tertuliano Fernandes, 46, Centro, São Miguel/RN. Informações: licitacao@ saomiguel.rn.gov.br.
Ítalo Matheus Targino Moreira Secretário Municipal de Saúde.
TOM OFENSIVO / Presidente dos Estados Unidos cria força-tarefa para Jogos Olímpicos e volta a atacar atletas transgênero
Joyce N. Boghosian/Oficial Casa
Opresidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a adotar um tom ofensivo contra atletas transgênero. Ao criar uma força-tarefa para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, afirmou: “Os Estados Unidos não vão permitir que homens roubem troféus das mulheres”.
Trump adotou uma série de medidas contra pessoas transgênero desde que voltou à Casa Branca, no início do ano. Em uma delas, em fevereiro, assinou decreto banindo mulheres e meninas transgênero dos esportes femininos.
“A guerra contra os esportes femininos acabou”, disse o presidente, naquela ocasião, em uma cerimônia de assinatura com dezenas de garotas
alinhadas atrás dele. “Minha administração não ficará de braços cruzados vendo homens vencerem e agredirem atletas femininas”.
O republicano retomou nesta semana o tema e também voltou a enfrentar as autoridades democratas de Los Angeles e da Califórnia, com as quais tem uma rela-
ção tensa. Ele mesmo presidirá a força-tarefa ligada à segurança dos Jogos, anunciada na terça-feira (5).
Participarão do grupo de trabalho vários altos funcionários do governo e assessores próximos de Trump, incluindo o vice-presidente, JD Vance.
Diante das câmeras,
Trump assinou o documento que estabelece a forçatarefa e prometeu “mobilizar todo o governo federal para garantir que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos sejam seguros, ocorram sem contratempos e sejam um sucesso histórico”. Para isso, antecipou, usará “a Guarda Nacional e pessoal
militar em serviço ativo”.
O presidente norte-americano ordenou o envio da Guarda Nacional à Califórnia em junho, contra a recomendação do governador do estado, o democrata Gavin Newsom, algo extremamente incomum.
Afirmou que queria restabelecer a ordem em Los Angeles após os protestos contra as detenções de migrantes por parte das autoridades migratórias federais.
Na terça, Trump atacou o governador e a prefeita de Los Angeles, a também democrata Karen Bass, qualificando-os como “pouco competentes” e acusandoos de gerenciar mal a resposta aos devastadores incêndios florestais de janeiro nessa metrópole.
A animosidade do presidente em relação às autoridades democratas da Califórnia suscitou temores de que haja atrito na organização do
megaevento olímpico.
Los Angeles foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2028 em 2017, durante o primeiro mandato de Trump.
Casey Wasserman, presidente do comitê organizador dos Jogos de Los Angeles, anunciou que a chama olímpica viajará aos 50 estados dos Estados Unidos. Procurando minimizar a tensão, disse a Trump que, se ele quiser carregar a tocha, será “mais que bem-vindo”. Não seria a primeira vez. Trump carregou a chama olímpica pelas ruas de Nova York antes dos Jogos de Atenas, em 2004.
Fã de espetáculos esportivos, Trump terá em seu segundo mandato a Copa do Mundo de 2026 e os Jogos Olímpicos de 2028 com os Estados Unidos como anfitrião. Neste ano, o país recebeu também a Copa do Mundo de Clubes.
Jornal de Fato •
@jornaldefato /jornaldefatorn
CAOS NA SAÚDE / Pacientes estão sem acesso a exames porque Prefeitura não pagou a empresa terceirizada
Estima-se que o Mossoró Cidade Junina 2025 custou aos cofres públicos algo em torno de R$ 50 milhões. Os números não são oficiais porque não há transparência na gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), mas mostra que o município tem um orçamento bilionário e que pode bancar festas populares em praças públicas.
No entanto, problemas em áreas vitais como saúde e educação, principalmente, levantam questionamentos se os recursos públicos estão sendo aplicados corretamente. Se a prioridade é a realização de festas, com o discurso de fortalecimento da economia por meio do turismo, as outras áreas se apresentam comprometidas.
Nesta semana, por exemplo, nenhuma das três Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) está realizando exames. Os usuários são orientados a pagar laboratórios privados porque a empresa que fornecia os serviços nas UPAs suspendeu o atendimento por falta de pagamento.
A reportagem do Jornal de Fato ouviu de servidores das unidades de saúde que uma empresa de Natal, contratada para oferecer os aparelhos utilizados em exames, decidiu lacrar os equipamentos das UPAs do Alto de São Manoel, zona leste; do bairro Santo Antônio, zona norte; e da unidade do Belo Horizonte, zona sul.
“Os técnicos da empresa chagaram aqui, lacraram os aparelhos e disse que a Prefeitura não honra o pagamento há quase um ano”, disse um servidor de UPA, que pediu para não ser identificado temendo perseguição por parte do prefeito Allyson.
O servidor afirmou que todo os equipamentos utilizados nas UPAs para reali-
zação de exames foram interditados. Por gravidade, foram suspensos exames como hemograma, dosagem de enzimas cardíacas, urina, entre outros. “Aqui, não estamos fazendo mais nada de exame”, atestou uma servidora da UPA do São Manoel. Além da interdição dos
equipamentos, os servidores reclamam que as UPAs deveriam ter aparelhos próprios para realizar exames, mas a gestão municipal se nega a fazer o investimento. “As festas promovidas com dinheiro público são um sucesso, muita gente, muita mídia, mas o atendimento na rede municipal de saúde está em
caos por falta de cuidados básicos e de investimento”, relata a servidora.
Segundo os relatos, a situação foi comunicada à Secretaria Municipal de Saúde, que nada fez até o momento. As UPAs são unidades de prestação de serviços médicos de urgência e emergência. Muitos dos pa-
cientes que acorrem a elas precisam se submeter a exames urgentes. A demora na realização desses procedimentos pode significar a perda de vidas.
A reportagem do Jornal de Fato tentou contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas não obteve retorno.
Prefeitura terceirizou serviços que eram do PAM do
Bom Jardim
A situação precária nas Unidades de Pronto-Atendimento reflete o avançado sucateamento da rede municipal de Saúde. A oposição afirma que esse processo foi iniciado na primeira gestão do prefeito Allyson Bezerra, quando ele teria, de forma deliberada, fragilizado a estrutura pública para transferir serviços à iniciativa privada.
É o caso do Posto de Atendimento Médico (PAM) do Bom Jardim, bairro da zona norte de Mossoró. Mesmo a unidade tendo material e estrutura para realizar exames laboratoriais, a gestão Allyson contratou uma empresa, por um valor milionário, para realizar exames em pacientes da rede pública.
A oposição afirma que a gestão municipal se especializou em terceirizar suas responsabilidades, que vai além da saúde. Na educação, mais de 70% dos professores são oriundos de processos seletivos, vínculos precários de trabalho que impactam diretamente na qualidade do ensino.
Também tem os serviços de secretarias, órgãos e autarquias, cujos os servidores são, em sua maioria, contratados por empresas terceirizadas. A oposição afirma que é uma forma de transferir para iniciativa privada a maior parte do dinheiro do contribuinte mossoroense.
marilene.paiva@gmail.com
O colunista Márcio Custódio vai receber luluzinhas para um jantar cheio de charme em sua residência, em Tibau Beach. A noite será sob o luar de agosto, com direito a boas risadas, delícias do Requinte Buffet e uma homenagem especial à elegante Aninha Borges. Promessa de vibes boas e memórias brilhantes! Aninha é tudo!
> Pelo menos 300 pessoas passaram pelo Requinte Buffet ontem à noite, lançamento do livro “Entre Pele e Alma”, assinado pela dermatologista celebrada no Brasil e no mundo, filha da nossa terra, doutora Samara Véras, referência de competência, beleza, talento, trabalho muito sério.
> A noite contou com a produção ímpar de Chrystian de Saboya, referência de bom gosto e festas (únicas e memoráveis) no RN.
> Tudo impecavelmente bonito, chique, de encher os olhos.
> Christian usou o seu acervo maravilhoso.
O Requinte nunca viu tantas obras de arte, vasos de flores das décadas de 20, 30, 60.
> E flores maravilhosas, arranjos deslumbrantes.
> A mesa de doces estava um colosso, permeada por vasos de porcelana antiquíssimos.
> O buffet impecável, da amiga Socorro Paiva.
> E Ericka Natuza???!!! Cantou e encantou. Repertório de altíssimo nível musical.
> “Noir, c’est noir.” Os convidados de Samara Véras, em grande maioria, optaram por looks pretos. Afinal, é sempre uma boa aposta.
> Uma combinação perfeita. Eles sempre acertam. Marinaldo Rocha, make e hair, e Fátima Carlos nos modelos.
> Tudo realmente sensacional e Samara feliz da vida pela conquista, livro lindo, alma plena.
Com elegância à flor da pele, a dermatologista Samara Véras celebrou o lançamento do seu livro Entre Pele e Alma vestindo um noir classique, by Fátima Carlos, ombro a ombro e transpassado — tão sofisticado quanto o conteúdo que compartilha em cada página.
beleza da médica Samara Véras. Sensacional!
Apagam velinhas hoje: Thiago Silveira, Débora Carioca, Laine Thereza, Ildone Barros, Pedro Júnior, Paulo Júnior, Kiev Sidney, Segundo Torres, Cláudio Dias, Arenildo Firmino, Isadora Dantas de Souza, Albertina Maria, Domingos Neto, Delano Hélio de Vasconcelos Freire, Cleidinete Thukka, Messias Rodrigues. Parabéns!
“Haja ou não deuses, deles somos servos.”
O mês de agosto é um mês intenso em Mossoró. Agenda cheinha de eventos e todo mundo se movimentando em torno dos acontecimentos da cidade, o que é uma maravilha. Entre tantos e muitos, quem fechará agosto é a Feira Bazar da Vida e Feira Bem Mais Saúde, nos dias 28, 29 e 30 de agosto, no Garbos Recepções e Eventos; antes disso, todos os sábados, até lá, estão sendo realizadas blitzes na Avenida João da Escóssia, bem na altura da loja Cia Marítima, das 10h às 13h, com distribuição de brindes. Agende.
O empresário Luiz Nogueira da Costa, da Chega Mais Beach, continua reinando absoluto quando o assunto é empreender. Nasceu para isso, tem o negócio correndo nas veias e o coração sempre pulsando em busca do melhor para os seus clientes. E, por trás de tudo isso, algo que nunca será substituído por curso nenhum: a essência natural do ser humano que é – íntegro, boa gente, amigo de verdade.
wr.ramalho@hotmail.com
o amigo gente fina Cacio santos, o poderoso lá da cidade de Janduís, enviou saVe tHe date para a sua grande e tradicional feijoada Cs dia 13 de setembro, às 12h15, em sua 15ª edição e sempre com muito sucesso. Cacio é uma pessoa maravilhosa que ama Caraúbas e que conquistou a amizade de muitos dessa terra.
poDCASt FEEDBACK
o amigo gente fina Carlos augusto, que comanda o Podcast feedback, disse: “hoje, às 19h, escutem, assistam pelo youtube da difusora de Mossoró a entrevista superimportante sobre feMiniCÍdio com o dr. Murilo Baessa, delegado titular da delegacia de narcóticos. Com certeza, muitas orientações válidas e importantes para toda a sociedade.
VIDA
quem celebra a vida? as amigas graça Batista, Lucinha Praxedes e Viviane Linhares; amanhã, meu irmão Valdécio ramalho que reside em recife-P e , Jaída Marques, Leysson Carlos, Cláudia Carneiro e Celiane Linhares; sábado, o enfermeiro Édino elton fernandes e Hércules fernandes; segunda, dia 11, Liduína Cunha, Cizinha nunes e Lira fernandes.
evento escolar como uma feira desperta sempre vocações que se transformam em sonhos. de 26 a 29 deste a escola estadual Prof. Lourenço gurgel convida para a 13ª feira de Ciências com o tema: desconecte para criar: o Poder da tecnologia Moderada. Este evento é muito importante para os estudantes, para a escola e para a sociedade. Aplausos!
Inteligência tem nome: Dr. Marcos Araújo! Ele ministra palestra junto com o ex-ministro, senador e deputado Federal Roberto Freire, dia 29 deste no Teatro Alpha Lira. Além de inteligente é um lord.
Foi o maior prazer rever na Festa dos Destaques a colega da imprensa, a amiga Soraya Vieira.
é gente fina! O aniversariante de amanhã Leysson
> Notícia boa! Para Mossoró e região. No Hospital da Mulher Parteira Maria Correia estará em funcionamento até o fim deste mês o Centro de Parto e leitos de UTI.
> a a ssistência f amiliar s ão Luiz celebrou 76 anos de atuação cuidando de vidas e honrando memórias. Aplausos!
> a Liga de Mossoró com a campanha a gosto Branco em enfrentamento ao câncer de Pulmão. Prevenção é tudo!
Caprifeira / Evento se consolida como uma importante vitrine para o setor rural do estado, gerando muitas oportunidades de negócios
Começa nesta quinta-feira, 7, a 25ª edição da Festa do Bode, que é considerada a maior caprifeira do Rio Grande do Norte. O evento segue até o domingo, 10, e ocorre no Parque de Exposições Armando Buá, localizado ao lado da Ufersa, com uma programação diversificada que reúne agropecuária, gastronomia, cultura e música.
Realizada pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), a Festa do Bode integra o Calendário Estadual de Exposições Agropecuárias do RN. O evento se consolida como uma importante vitrine para o setor rural do estado, gerando oportunidades de negócios, visibilidade para os
criadores e lazer para a população.
Os primeiros animais que estarão expostos durante todo o evento começaram a chegar ao parque desde a última terça-feira, 5. De acordo com Aluísio Sousa, coordenador de Pecuária da Secretaria Municipal de Agricultura, os primeiros animais foram os bovinos da raça Gi e caprinos das raças Boé e Sânem.
Durante os quatro dias de evento, as pessoas que estiverem no Parque de Exposições vão poder ter acesso a exposições de caprinos, ovinos e bovinos, bem como torneios leiteiros, feira da agricultura familiar, stands institucionais, festival gastronômico e diversas ações que são destinadas para os públicos de todas as faixas etárias.
A 25ª edição do evento traz algumas novidades em relação às edições anteriores. Uma delas é a estreia da raça Guzerá na programação oficial. Cerca de 40 animais, entre matrizes e reprodutores de alto padrão genético, estarão em exposição e participando dos torneios leiteiros. O Guzerá é uma raça de dupla aptidão (carne e leite), adaptada ao clima semiárido
e com forte presença em eventos agropecuários do estado, como a Festa do Boi, em Parnamirim, e a Exposição Agropecuária do Seridó, em Caicó.
Outra estreia importante é a Exposição Nacional da Raça Morada Nova, ovinos deslanados adaptados ao semiárido nordestino. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Mossoró, por
meio da Seadru, e a Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Caprinos e Ovinos (Ancoc).
A Festa do Bode também será palco da etapa nordestina da exposição da raça Soinga, desenvolvida no Rio Grande do Norte. A programação inclui ainda a Copa Soinga Ancoc, que homenageia o criador José Paz de Melo. De acordo com a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (ANORC), que organiza os eventos das raças bovinas, a expectativa é de crescimento no número de expositores e animais. Estima-se a participação de mais de 300 animais e mais de 30 expositores durante os quatro dias da festa. programação
A 25ª edição da Festa do Bode, maior caprifeira do Rio Grande do Norte, começa nesta quinta-feira, 7, e contará com aproximadamente 40 atrações, entre
nacionais e locais, para animar mossoroenses e visitantes nos quatro dias de evento.
A festa é realizada pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), e faz parte do Calendário Estadual de Exposições. As atrações vão se apresentar em quatro espaços montados no Parque de Exposições Armando Buá. Os espaços são a Vila do Forró, a Vila do Bode, o Recanto do Cordeiro e o palco principal do parque. Entre os destaques musicais, nomes como Toca do Vale, Sirano & Sirino, Bonde do Brasil, Katia Cilene, Swellen Pimentel e Aleff movimentam os palcos a partir desta quintafeira. O evento também valoriza a cena local com artistas como Cláudio Ney e Juliana, Dani Rebouças, Rodrigo do Acordeom, Kalberg Azevedo, entre outros.