Jornal de Fato

Page 5

opinião 5

sábado, 8 de fevereiro de 2020

césar santos cesar@defato.com

POLÍTICA

DE DOIS SENHORES

O

presidente da Assembleia Legislativa, que também é presidente do PSDB no Rio Grande do Norte, mas aliado do PT da governadora Fátima Bezerra, se apressou para publicar nota de congratulações a Rogério Marinho, o tucano potiguar que ascendeu ao cargo de ministro do Desenvolvimento Regional. Marinho foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (6). Até então, o novo ministro era ignorado pelo líder do tucanato potiguar, que optou por se dedicar à articulação política do governo do PT na Assembleia Legislativa. O mesmo PT que “satanizou” Rogério Marinho quando ele foi relator da reforma trabalhista e articulador da reforma da Previ-

''

dência. O PT potiguar também “castigou” Marinho quando ele aceitou o cargo de secretário especial da Previdência e do Trabalho no Ministério da Economia, sendo acusado pelo partido de Fátima Bezerra de ser parte do “governo ilegítimo”. Ao fazer parceria com o PT, o PSDB ignorou Rogério Marinho, principalmente depois que ele não conseguiu renovar o mandato nas eleições de 2018. Marinho não recebeu nenhuma palavra de solidariedade do líder do tucanato potiguar, que preferiu o silêncio por optar pela aliança político-administrativa com o PT de Fátima Bezerra. E agora? Agora, com Rogério Marinho comandando o ministério responsável por programas importantes como Minha Casa, Minha Vida, habitação popular, infraestrutura urbana e segurança hídrica, o líder do PSDB se derrete em prosa, com nota de congratulações e colocando-se à disposição do ministro. “Temos certeza que o Ministério do Desenvolvimento Regional está em boas mãos”, escreveu Ezequiel, para em seguida “bombar” com outra frase em elogios a

Temos certeza que o Ministério do Desenvolvimento Regional está em boas mãos."

política menor As principais lideranças políticas do RN enviaram congratulações a Rogério Marinho (PSDB), entendendo a importância de o RN ter o titular do Desenvolvimento Regional. Menos a governadora Fátima Bezerra (PT), que sequer mandou um “boa sorte" ao ministro. Marinho: “Sabemos de sua capacidade de trabalho e diálogo que mais uma vez será testemunhada pelos brasileiros.” A recaída de Ezequiel no ninho tucano, porém, não o faz se desgrudar de Fátima Bezerra e da máquina pública oxigenada por cargos de primeiro, segundo e terceiro escalões. Como bem disse o deputado Kelps Lima, do Solidariedade: “Ezequiel é sócio do caos no RN”, referindo-se à parceria do presidente da Assembleia Legislativa com o governo Fátima, visto, até aqui, como um grande desastre.

É NOTÍCIA 1

EZEQUIEL FERREIRA DE SOUZA

Presidente da Assembleia Legislativa do RN para Rogério Marinho.

é hora de luta 401

é hora de luta 402

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) retorna de São Paulo empolgada com a possibilidade de a Gol explorar voo comercial a partir de Mossoró. Só que, mesmo com a boa vontade da companhia aérea, não é tão fácil. O velho Aeroporto Dixsept Rosado, com seus problemas crônicos, é o maior obstáculo. E não seria, se a cidade lutasse pela construção de novo aeroporto. Urgentemente.

A Gol só trabalha com aviões Boeing, com capacidade bem acima das limitações do aeroporto de Mossoró, que só pode receber aeronaves com o máximo de 76 passageiros. Daí, a Gol teria que fazer parceria com companhias menores. A empresa TwoFlex, do vizinho Ceará, seria uma alternativa. E, mesmo assim, o aeroporto precisaria passar por novos ajustes. Melhor não se empolgar.

O Partage Shopping Mossoró abre hoje a sua programação de Carnaval com o projeto "Samba na Praça". O cantor Kacau Monteiro comanda o ritmo na praça de alimentação, às 17h.

o IBGE, a inflação oficial de janeiro foi de 0,21%, a menor 2 Segundo taxa para o mês desde a série histórica do Banco Central, iniciada com o Plano Real em 1994. A taxa é inferior ao 1,15% de dezembro e ao 0,32% de janeiro de 2019. governo Fátima Bezerra (PT) convocou 600 professores concur3 Osados. Eles vão preencher vagas em todas as regiões do Estado. A

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, afirmou que não escolheria o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A declaração foi dada em entrevista publicada nesta sexta-feira (7) pela revista eletrônica Crusoé.”Eu tenho outra indicação, pô”, disse o militar.

No entanto, ele não especificou quem seria o nome de sua preferência.”Não posso falar sobre minha indicação. Isso é segredo. É um magistrado também. Minha indicação seria essa, se o presidente, por acaso, me perguntasse. Óbvio que ele não vai emplacar, mas eu falo (se Bolsonaro perguntar)”. O ministro do Supremo Celso de Mello completa no próximo mês de novembro 75 anos e se aposentará compulsoriamente do cargo.

peça a marinho Pelo menos dois projetos importantes para o RN estão na mesa do ministro Rogério Marinho: a conclusão da barragem de Oiticica e a construção de mil moradias populares, previsto no Pró-Moradia. Só com a construção das casas o investimento será de R$ 55 milhões. Está nas mãos do ministro potiguar.

bastidores A governadora Fátima está trabalhando nos bastidores para aplacar a revolta de líderes sindicais com a reforma da Previdência. A “ponte" entre o governo e o sindicalismo está sendo construída pelo “Sindicato dos Professores" (Sinte-RN), que se converteu ao governismo junto com Fátima. O final de semana será de articulação.

convocação ameniza o déficit de sala de aula.

4

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comparou o servidor a um parasita: “O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático”, disse, ao defender urgência na reforma administrativa.

Fórum Estadual de Servidores marcou reunião para segunda5 Ofeira, 10, na sede do Sindsaúde, em Natal, às 9h. Na pauta: reforma da previdência. A princípio, a posição de rejeição está reafirmada. Mas, como tem um final de semana no meio...

Mourão diz que não escolheria o ministro Sérgio Moro para o STF CONGRESSO EM FOCO

Ezequiel tem sido o maior articulador político do governo do PT, dentro e fora da Casa Legislativa, papel que já havia cumprido no segundo turno das eleições que deram a vitória a Fátima Bezerra. Inclusive, foi com ele que Fátima posou para fotos tão logo as urnas confirmaram a sua eleição. Pois bem. Com o novo cenário, Ezequiel ensaia a velha estratégia de servir a dois senhores. Resta saber se ele terá habilidade suficiente para colocar no mesmo ambiente Fátima do PT e Marinho do presidente Jair Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro já mencionou mais de uma vez sobre a possibilidade de indicar Sergio Moro para essa vaga. No entanto, ele também tem citado o nome do ministro da Advocacia Geral da União, André Mendonça. Moro e Bolsonaro tem protagonizado uma série de atritos. O último deles foi sobre a possibilidade do ministério do ex-juiz ser desmembrado e criada uma pasta específica para Segurança Pública.

fatura O Sinte-RN indicou os titulares das 16 Diretorias Regionais de Educação (DIREC), empregou dirigentes, parentes e amigos em cargos de segundo e terceiro escalões na pasta da Educação.

Antônio Cruz/ABr

Vice-presidente da República, general Hamilton Mourão: “Tenho outra indicação, pô”


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal de Fato by Jornal de Fato - Issuu