Meninos do Pinheiro buscam ajuda para ir a competição na Itália. Página 4.
Governo municipal fecha parceria por mais vagas na educação infantil
O prefeito Milton Schmitz, juntamente com o diretor presidente da Fundação La Salle Marcelo Cesar Salami, assinou, na tarde de 23 de no vembro, o Termo de Colabo ração que possibilitará a oferta de 196 novas vagas em turno integral, para o ano letivo de 2023.
Com a parcerização haverá a ampliação da EMEI Irmão Martin. Já EMEI Padre Gildo passara a funcionar no Bairro Princesa - na atual Princesi nha II que terá alterado seu nome para Padre Gildo. As vagas para as crianças matri culadas nestes educandários estão garantidas.
A escola da nova parceria permanecerá no atual endereço
(Rua Sergipe, 655/Antigo Juvenato). Se chamará Escola de Educação Infantil Irmão Martin José Weber e terá uma gestão compartilhada com a Fundação La Salle. A SMEC permanece com o controle de vagas através da Central de Vagas.
Além da parcerização, o governo está inves tindo em reformas e ampliações de escolas nos bairros Medianeira, Planalto e Santa Terezinha. Ainda deverá construir uma nova EMEI com recursos próprios. O projeto, desenvolvido pela
A Câmara de Vereadores de Carazinho aprovou, por unanimidade, segunda-feira à noite (28/11), dois pro jetos encaminhados pelo executivo. O primeiro - PL 115/2022 - autoriza a abertura de crédito suplementar de R$ 1 milhão e 100 mil para recapeamento das ruas: Er nesto Alves e Venâncio Aires. Também reperfilagem na Rua Gratulino dos Santos e pavimentação na Presidente Costa e Silva. O outro projeto - PLC 008/2022 - referese a alterações no Plano Diretor: parcelamento de solos para fins urbanos, índices urbanísticos e não permissão de loteamentos residenciais próximos a distritos indus triais.

Secretaria de Planejamento, foi apresentado no ato de assinatura. Serão mais 100 vagas em turno integral ou 200 vagas meio turno para a Educação Infantil.
Na presença da direção da Fundação La Sal
le, do promotor da Preduc Jú lio Ballardin e assessoras, da dirigente de educação Sandra Denise Guerra Bandeira, da coordenadora Cristina Vieira, demais secretários de gover no, vereador Alcindo Quadros e imprensa, o prefeito Milton Schmitz ressaltou que o mo mento é histórico para o muni cípio. “Todos esses investimen tos possibilitarão uma redução significativa da nossa demanda por vagas na educação infantil. Sabemos que ainda há muito por fazer. Mas é fato que nunca se investiu tanto em educação como agora.”

Para a dirigente de edu cação Sandra Denise Guerra Bandeira: o importante é que essas ações não estão fechan do escolas. “Ao contrário... Estamos ampliando vagas. E o melhor é que na Fundação La Salle serão todas em turno integral. A comunidade só irá se beneficiar.” (Assessoria de Imprensa da Prefeitura)
Miguel dá espetáculo de chula na final do Enart
O carazinhense Miguel Lampert, 17 anos, filho de Jonas e Silvia Lampert, é o campeão, categoria chula, do Enart 2022 (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha), cuja final aconteceu, de sexta-feira (18/11) a domingo (20/11), em Santa Cruz do Sul. Elencos de todas as partes do Rio Grande do Sul exibiram as suas aptidões, no par que da Oktoberfest, sob os aplausos de grandioso público.


Miguel Lampert, por muitos anos, expos suas habilidades em Carazinho. Aqui ficou, até 2019, como integrante do setor artístico do CTG Rincão Serrano. Depois passou a representar o CTG Lalau Miranda, da cidade de Passo Fundo, pelo qual sagrou-se campeão em Santa Cruz do Sul.
O jovem Miguel Lampert começou a praticar a dança da chula aos 7 anos. Desde o início destacou-se com muitas vitórias. Ga nhou troféus, nas categorias mirim e juvenil, o que lhe possibilitou o auge, agora, no Enart 2022.

O jovem passou por várias etapas regionais até chegar à finalís sima. Diz ter chegado a esses destaques graças aos ensinamentos recebidos de professores que, de pronto, vislumbraram nele grande talento. Os seus professores contam que ele só chegou ao estrelato porque é por demais aplicado aos treinamentos. “Um jovem de ca ráter excepcional”.

Francisco de Campos Preciso
Cenário Geral
KARATECAS DE CARAZINHO E SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO SUBMETIDOS A AVALIAÇÃO TÉCNICA
O pavilhão de esportes do Colégio Nos sa Senhora da Glória abrigou, no domingo (27/11), o exame de faixas das academias de Karatê Reigi Dojo (Carazinho) e Bushikan (Santo Antônio do Planalto).

Avaliações dessa natureza fazem parte do calendário anual da Federação Sul-Rio grandense de Karatê-Do Tradicional/Japan Karate Association. O diretor técnico essa
SMEC ABRE PROCESSO ELETIVO PARA INTEGRANTES DO CASCS/FUNDEB

O governo de Ca razinho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEC), acaba de abrir processo eletivo para escolha dos membros das Organiza ções da Sociedade Civil (OSC) que irão inte grar o novo Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e de Valoriza ção dos Profissionais da Educação (CACS/FUN DEB).

O período de ins crição começou em 28 de novembro (às 23h59min) e vai até 5 de dezembro. As inscrições devem ser feitas no sis tema on-line.
INFORMAÇÕES

Mais informações podem ser obtidas por meio do site <ht tps://www.carazinho. rs.gov.br/portal/edi tais/0/1/2224/>.
instituição, mestre Alfredo Aires, Faixa Pre ta 7º Dan, educador físico e árbitro inter nacional de karatê, mais uma vez esteve à frente dos trabalhos.
Mestre Alfredo Aires fez importantes considerações, sobre a arte do karatê, como modalidade de luta. Cerca de 50 karatecas de Carazinho e Santo Antônio do Planalto passaram pelos exames.
O momento de avaliação foi presenciado por familiares e amigos dos jovens pratican tes dessa arte marcial milenar. Quem deseja praticar karatê deve se dirigir à Academia Reigi (Rua Bento Gonçalves, 430, sala 4, em Carazinho).
Professores credenciados: Wanderlei e César (Carazinho) e Muriel e Denilson (Santo Antônio do Planalto).

MILTON RECEBE VISITA DE LIDERANÇA ESTUDANTIL
Representantes do Grêmio Estudantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presi dente João Goulart visitaram o gabinete do prefeito Milton Schmitz.
A visita, na tarde da quartafeira (23/11), teve por objetivo divulgar a campanha Novem bro Azul voltada à conscienti zação do câncer de próstata.

A conversa girou em torno da importância da saúde mas culina. A ênfase coube à pre venção através de exames pe riódicos (conforme orientação médica). O diagnóstico precoce pode facilitar a cura do câncer de próstata.
Propalar que, neste sábado (3/11), realiza-se o Bre chó da Apasfa. Local: Praça Albino Hillebrand (centro da cidade) - junto com a Feira do Produtor. Um dos des taques do brechó será a feira de adoção. Também haverá campanha de arrecadação de alimento de animais (ra ção principalmente).
Contar que a Sercesa está na final da Série Prata 2022. Isto porque, na noite do sábado (26/11), derrotou o Figueira (de Tupanciretã), no ginásio da Fundescar, com placar de 5x1. O grande público presente vibrou bastante com a vitória. Fizeram os gols da Sercesa: Jean, Vini Siqueira, Léo Borba e Tiago Jarré (2). Helian des contou para o Figueira. O adversário da agremiação carazinhense, na final do certame, será definido hoje (3/12) entre Ser Santiago e Ser Triunfo.


DOMINGO É DIA DE MAIS UM LANÇAMENTO DA EDITORA OS DEZ MELHORES
A Editora Os Dez Melhores marcou, para 4 de dezembro, a partir das 16 horas, o lançamento do livro Imparável, da escritora Júlia Massola. O ato vai ter lugar na Rua Carlos Barbosa, 68, em frente ao Restaurante Sacra’s, em Carazinho.
Além da sessão de autógrafos, com troca de ideias e abraços, vai rolar um pocket show com a jovem cantora Djenifer Bairros. Janaína Lauxen, proprietária da Os Des Melhores, diz: “Para nós será uma honra e uma grande alegria contar com presença de um expressivo volume de pessoas nesse dia tão especial para a literatura”.
Com muito prazer fazemos a divulgação de mais este bonito passo, da Editora Os Dez Me lhores, nas nossas redes sociais e inclusive no jornal Correio Regional (impresso e online). Queremos que Janaína Lauxen se alegre, neste domingo (4/12), com casa cheia. Toda a socieda de de Carazinho está convidada para este evento que celebra a arte e a literatura feita aqui em nos sa cidade.
Diretor: Francisco de Campos MT/RS 4.406/Fenaj 4.410/15/19
Chefe de redação: Aline Brandt de Campos
Arte final: Nícolas Folle
CARAZINHO: Telefone: 54-99614-3040
Rua Almirante Tamandaré, 290/Esquina com a 15 de Novembro/Centro NÃO-ME-TOQUE/RS: Telefone: 54-99614-3040
Registrar que a Tribuna Livre da Câmara de Vere adores foi bastante utilizada na noite de segunda-feira (28/11). Tiveram a chance de se pronunciar, nesse es paço mensal permitido pelo legislativo, sete instituições. Todas puderam falar de ideias, projetos e ações e, tam bém, serem questionadas por vereadores. Foi, para al guns, momento muito elucidativo, embora para outros não tenha sido dos mais agradáveis. É claro... Ninguém gosta de ser contrariado e o clima político atual é propí cio para que isso aconteça. Houve até quem se afastou do auditório. Mas muita gente ficou... Informar que ganharam tempo para uso da Tribu na Livre: Partido Progressista de Carazinho, Cpers Sin dicato/Núcleo de Carazinho, Partido dos Trabalhadores de Carazinho, Sindicato da Construção e do Mobiliário de Carazinho, Sindicato dos Trabalhadores nas Indús trias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Carazinho, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Máquinas, Implementos e Peças Agrícolas, Tratores, Motores e Forjarias de Não-Me-Toque e Região - Sindi máquinas RS e, ainda, Sindiágua Regional Planalto.
Destacar que o primeiro a se pronunciar foi o di retor do Sindiágua Regional Planalto, Natalino da Silva, que enfocou a retomada, por parte do governo do estado do Rio Grande do Sul, das tratativas com vistas à priva tização da Corsan. Ele contou, claro, que a intenção é sustentar e até fortalecer a movimentação do sindicato para evitar que a privatização se efetive. Em seguida foi chamado Alex Teixeira - representante do Sindicato da Construção e do Mobiliário. Não estava presente.
Divulgar que Luiz Sérgio de Ávila Machado, pre sidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Máquinas, Implementos e Peças Agrícolas, Tratores, Motores e Forjarias de Não-Me-Toque e Região - Sin dimáquinas RS, foi reprovado por alguns manifestan tes presentes no auditório. Foi interrompido em alguns momentos. Desagradou quando disse que “as manifes tações pós-eleições eram para “queimar pneus””. Senten ciou: “não adianta chorar e fazer bagunça... Se aceitar dói menos”. Isso irritou muitos cidadãos da plateia.
Revelar que o próximo a usar a tribuna foi Paulo Gilberto Gonçalves da Costa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecâ nicas e de Material Elétrico de Carazinho e Região. Ele foi menos incisivo que o presidente do Sindimáquinas. Mas não deixou de expressar aquilo que sente. Destacou a vitória de Lula e a votação petista ocorrida em Cara zinho. Conforme ele: “teria sido maior se não tivessem conseguido engajamentos que até agora nos surpreen dem”. Falaram ainda os vereadores Bruno Berté (PDT) e Alécio Sella (PP). Um de esquerda e outro de direita. No final da sessão, apesar dos sentimentos adversos, tudo terminou na mais plena paz.


Meninos do Pinheiro buscam ajuda para ir a competição na Itália
São treinadores da equipe: Eder Lange e Igor Bertoldi. A coordenação está a cargo de Josi do Carmo Lange. Junto com os pais dos jovens atle tas estão fazendo uma rifa com sorteio previsto para este sábado (3/12).


As pessoas que porventura estejam dispostas a colaborar podem entrar em contato com os integrantes da categoria de base do Pinheiro. O
Convite se deu por intermédio de um olheiro do Internacional
valor do número da rifa é R$ 20,00 e pode ser di recionado para qualquer um dos atletas que irão participar da competição.
Estima-se que o custo para cada jogador se aproxime de R$ 12 mil. Familiares e membros da direção do clube irão acompanhar os jogadores. O convite ao clube se deu através de Luan Gomes dos Santos, olheiro do Internacional, que esteve em Carazinho acompanhando treinamentos do Pinheiro.
Alguns dos atletas da categoria foram, inclusi ve, levados ao Internacional para testes nas cate gorias de base.
Carazinho obtém mais destaque no cenário esportivo
A aluna Ketlyn Dapper da Sil va, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pasqualotto, conquistou mais um título espor tivo... Desta vez na sexta etapa da Liga Escolar Gaúcha.


Treinada pelo professor Jaime Müller sagrou-se campeã (catego ria sub-15 feminina) e vice-cam peã (categoria sub-13 feminina)
- no tênis de mesa.
A competição se deu em Caxias do Sul e reuniu atletas de escolas municipais, estaduais e particula res. Davi Müller Três Pan conquis tou o vice-campeonato no sub-9 e terceiro lugar no sub-11.
Destaque especial para o téc nico Jaime Müller que também foi campeão na categoria veterano 60.
Fecomércio divulga pesquisa de final de ano
A Fecomércio-RS divulga os resultados da Pesquisa de Final de Ano 2022 diagnosticando as intenções de compra dos gaúchos para o na tal. Foram abordados 790 indivíduos dos quais 48,7% responderam que pretendem comprar presentes - totalizando a amostra mínima de 385 indivíduos. A partir desta amostra buscou-se identificar o perfil do consumo de presentes de natal em 2022. Público-alvo: pessoas entrevista das no período de 5 a 24 de outubro de 2022 na principal cidade de cada macrorregião do estado: Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas. “A pesquisa apontou que, em 2022, as pessoas vão presentear mais, mas o valor médio dos presentes tende a ser menor do que no ano passado. De maneira geral os consumidores es tão mais cautelosos quanto aos gastos com pre sentes neste fim de ano... Sinal de que os lojistas devem redobrar seus esforços de venda”, comen tou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Além da volta da normalidade estimular gastos com serviços e termos uma copa do mun do fora de época, impulsionando outros gastos, o que acaba por competir com o consumo de pre sentes no orçamento das famílias, a pesquisa evi denciou que, entre os que pretendem presentear, 44,4% indicaram que a renda familiar está menor em relação ao período pré-pandemia.

Entre os que não vão presentear, em 2022, razões econômicas são as principais motivações. Entre as justificativas: desemprego (16,6%), es tar economizando (15,6%) e falta de recursos (14,6%) são os principais motivos apontados por 38,2% dos entrevistados que não pretendem comprar presentes. Os que ainda não sabiam se presenteariam no natal eram 13,0% naquele mo mento - um percentual alto diante do histórico recente de pesquisas.
A pesquisa indicou que o gasto deverá ficar em R$ 561,28 com um volume médio de 4,3 pre sentes por consumidor. Esta pesquisa reforça o que já tinha sido verificado em outras: as mu
lheres presenteiam mais... Mas gastam menos. Entre os presentes mais escolhidos destaque para artigos de vestuário (66,2%), brinquedos (40,8%) e calçados (10,4%). Em relação a compras na Black Friday 50,6% dos entrevistados disseram que pretendem fazer compras de natal nesse mo mento.
Preço e atendimento são determinantes
A pesquisa mostrou que 63,9% dos que pre tendem presentear no natal de 2022 tendem a repetir as mesmas lojas que frequentaram no ano passado. “O percentual de pessoas que volta às mesmas lojas é muito grande. É fundamental garantir a primeira venda que abre portas para muitas outras”, ressalta Luiz Carlos Bohn. Entre os locais de compra, os mais citados são as lojas dos centros de cidades (62,9%); shopping centers apareceram com 21,6% das preferências; segui dos das compras na internet (com 17,4%). Ainda que as lojas físicas apareçam em destaque nas preferências dos consumidores 36,6% afirmaram ser influenciados por redes sociais no momento de consumir. O preço segue como fator determi nante para definir a compra, para 74,5% dos con sumidores, seguido pelo atendimento, destacado por 21,3%. Em 2022, mais uma vez, a última se mana deverá concentrar um grande volume de vendas. Entre os respondentes 54,3% deverão fazer compras de natal nesse período. Quanto pagamento: dinheiro é a forma mais indicada (42,3%) - seguido por cartão de crédito parcela do (24,7%). Entre os que pretendem parcelar - no cartão de crédito ou no crediário/carnê - 40,0% querem pagar em até 3 parcelas.
A pesquisa evidenciou ainda que, entre aque les que recebem 13° salário (57,4% dos entre vistados), os principais destinos dessa remune ração são poupar (30,3%), pagar as contas do mês (27,1%) e pagar contas em atraso (20,8%). A compra de presentes (19,9%) apareceu na sequ ência com percentual semelhante ao pagamento de contas em atraso.
Inscrições para cadastro reserva de contratação temporária da rede estadual estão abertas até
As inscrições para cadastro reserva de contra tação temporária para a Rede Estadual de Ensino estão abertas até o dia 12 de dezembro. O cadas tro é destinado a professores, servidores e espe cialistas da área de educação.
12 de dezembro
As inscrições devem ser realizadas pelo site
Ao finalizar a inscrição, o candidato vai rece ber um link, no e-mail pessoal, com um código
de acesso para incluir a documentação de forma totalmente on-line.
No ato da inscrição, no banco de professores e especialistas, o candidato deverá optar por com ponente curricular/cargo e coordenadoria. Já no banco de servidores deverá optar por cargo, mu
nicípio e coordenadoria.
O cadastro reserva da rede estadual é destinado aos professores, servidores e especialistas da área da educação. <www.educacao.rs.gov.br> e a documentação precisa ser incluída digitalmente durante o pro cesso. Basta acessar a aba “Vaga Contratos Tem porários” no topo da tela.
Em caso de dúvida o profissional deve entrar em contato com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de sua região. Em Carazinho a 39ª CRE fica na Av. Flores da Cunha, 1082/Cen tro.
Valor da publicação com comissão de agência (20%): R$ 3.900,00. Sem custo de produção. Tiragem: 4.500 exemplares. Secretaria Geral de GovernoDepartamento de ComunicaçãoLei nº 8.445.


Cipa deve prevenir o assédio sexual e a violência contra a mulher
Toda empresa que tiver Cipa passa a ter obrigação adicional de prevenir condutas de violência contra a mulher.
Sancionada em setembro deste ano, a Lei 14.457 instituiu o Pro grama Emprega + Mulheres e alterou pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como a licença-maternidade, o trabalho à distância, a flexibilização da jornada, banco de horas e antecipação de férias, por exemplo.
Paras especialistas no Direito do Trabalho: “essa lei é ampla e es timula empresas a implementarem medidas para maior empregabi lidade e acesso das mulheres no mercado de trabalho, além de criar mecanismos de proteção contra práticas inadequadas de assédio ou qualquer violência contra mulheres”.
Os advogados destacam uma importante alteração promovi da pela nova lei, que tem prazo de implantação, que diz respeito à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que passa também a ter parte importante na prevenção do assédio. Para isso, foram estabelecidas quatro medidas pontuais a serem cumpridas:

- Inclusão de regras de conduta e respeito sobre o assédio sexual e prevenção de violência contra a mulher, com ampla divulgação na empresa;
- Criação de um sistema de denúncia, que garanta o anonimato e que permita a investigação e medidas de punição, para apuração de qualquer ato de violência, assédio ou violência sexual contra a mulher;

- Inclusão de temas de prevenção e combate ao assédio nas rei teradas práticas de orientação e prevenção que a Cipa faz a cada ano, na Sipat,
- Anualmente, a realização de ações de capacitação e orientação sobre temas relacionados a violência, assédio, igualdade de gênero e diversidade no trabalho, por exemplo, para todos empregados em todos os níveis hierárquicos.
Toda empresa que tiver a obrigatoriedade de ter uma Cipa cons tituída, essa Cipa, além da prevenção de acidentes e danos físicos, passa a ter obrigação adicional de ter uma preocupação clara em prevenir condutas de violência contra a mulher. Essas medidas fo ram estabelecidas na lei e as empresas passam a ter obrigação de incluí-las até 21 de março de 2023.
Comdicacar oferece capacitação visando garantir mais acolhimento a crianças e adolescentes vítimas de violência
Profissionais
que integram as áreas de saúde e assistência social participaram, dias 24 e 25 de novembro, da oficina “Es cuta Especializada: a luz da ar ticulação da rede de proteção”. A coordenação foi do Comdi cacar (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Ado lescente).


Conforme o palestrante e psicólogo Rudinei Luiz Beltra me: o Comdicacar oportunizou uma capacitação para a imple mentação da Lei 3.431/17... “Que estabelece o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas e tes
Capacitação foi oferecida nos dias 24 e 25 de novembro

temunhas de violências. Além de atender de forma mais qualificada e evitar a revi timização de crianças e adolescentes a Lei 3.431/17 coloca a atribuição dos municípios a necessidade de criar protocolos, fluxos de articulações dos serviços.”
Estiveram presentes integrantes de Po lícia Civil, Brigada Militar e Ministério
STF
Público. “Estes órgãos são responsáveis pela proteção integral de forma articulada, quanto aos equipamentos e políticas, e que ainda são encarregados por analisar, instau rar o inquérito e investigar as situações de violência.”
PÚBLICO ALVO Fizeram a oficina: os coordenadores dos
adia julgamento da
CRAS (Centros de Referência de Assistên cia Social) Ouro Preto e Floresta, da Famí lia Acolhedora, representantes da SMEC (Secretaria Municipal de Educação), da 39ª CRE (Coordenadoria Regional de Edu cação), do Conselho Tutelar e do CREAS (Centro de Referência Especializado de As sistência Social).
Parte dos aposentados poderá aumentar os rendimentos.
Foi adiada, mais uma vez, a votação do proje to de “revisão da vida toda”. A proposta do INSS seria votada, na quarta (23/11), no Supremo Tri bunal Federal (STF), mas foi retirada de pauta. O pedido altera o cálculo das aposentadorias do INSS com a inclusão das contribuições feitas antes de julho de 1994.
O tema foi incluído na pauta de julgamentos da quarta (23/11) pela presidente do STF, Minis tra Rosa Weber, mas não chegou a ser julgado. “A revisão da vida toda” prevê que aposentadorias pedidas poderão ser recalculadas levando em consideração todos os salários de contribuição da vida do trabalhador no Período Base Cálculo (PBC). Pode, assim, aumentar o valor que recebe.
Hoje leva-se em consideração apenas os salá rios de contribuição após julho de 1994. Ou seja: quem trabalhava antes disso não tem o período em seu cálculo da aposentadoria. Os especialistas em direito previdenciário dão um bom exemplo sobre os benefícios dessa mudança.

“Uma pessoa, por exemplo, que teve cargos mais altos lá atrás e hoje está com cargos mais bai xos. Então, neste caso, o grande benefício para ele é poder contar estas contribuições e melhorar o valor de benefício da aposentadoria.”
Impacto financeiro
A equipe econômica do governo prevê impac to de R$ 46 bilhões, ao longo de dez anos, com a aprovação do projeto. Vale lembrar que a ‘revisão da vida toda’ não abrange todos os aposentados
do país. Podem se beneficiar da revisão aque les que fizeram poucos recolhimentos depois de 1994, quem recebia uma alta remuneração bem antes de 1994 e aqueles com baixos salários após 1994.
revisão da vida toda Confiança da indústria atinge o menor nível desde julho de 2020

Os aposentados que tiveram uma redução no valor de seus benefícios, nos últimos tempos, de vido ao sistema de transição, poderão pedir um novo cálculo mediante a inclusão de suas contri buições feitas, o que por sua vez, poderá aumentar o valor da aposentadoria.
A revisão não vale também para aposentado rias concedidas com base nas novas regras esta belecidas pela reforma da Previdência. Já que a Emenda Constitucional 103/2019 criou suas pró prias regras de cálculo de aposentadoria.
O que fazer agora?

A partir da aprovação da revisão é recomen dável que o primeiro passo do contribuinte seja procurar a consultoria de um advogado especia lista no tema. Cada caso é um caso e dependen do da situação a revisão da vida toda pode trazer benefício ou até mesmo prejuízo para o segurado. É preciso analisar as contribuições feitas antes e depois de 1994. E em alguns casos não vale a pena pedir a revisão.
Para fazer os cálculos é preciso ter em mãos carteiras de trabalho, carnês de contribuição, pro cesso administrativo de aposentadoria (requerido no site ou no aplicativo do INSS) e carta de con cessão do benefício a ser revisado.
O ICI (Índice de Confiança da Indús tria) caiu 3,6 pontos em novembro. Está em 92,1 pontos. Tra ta-se do pior resul tado desde julho de 2020, segundo dados publicados, dia 28 de novembro, pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Em novembro houve queda da con fiança em 14 dos 19 segmentos indus triais monitorados. O ISA (Índice Situ ação Atual) recuou 4,6 pontos, para 91,8 pontos. Já o IE (Índi ce de Expectativas) caiu 2,4 pontos para 92,6 pontos. Ambos atingem o menor nível desde julho de 2020, período crítico das restrições para conter o avanço da pandemia no Brasil.
de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023
Projeção foi apresentada ao governo de transição.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que a tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023. O dado foi apresentado, dia 23/11, ao grupo de Minas e Energia do governo de transição. A projeção da agência é que, no próximo ano, sete distribuidoras tenham reajuste superior a 10%; 15 distribuidoras, reajuste entre 5% e 10%; 17 distribuidoras, reajuste entre 0% e 5%; e 13 distribuidoras, reajuste inferior a 0%.
No relatório apresentado durante a reunião com o grupo de transição, a Aneel destacou que os percentuais de reajuste dependem de premissas que podem ser alteradas até a homologação dos processos tarifários.
No encontro com o grupo de Minas e Energia, foram abordados ainda temas como a abertura do mercado livre, a evolução das tarifas, a qualidade do serviço, questões relativas à tarifa social, universalização, qualidade do serviço e satisfação do usuário. “A Aneel apresentou um panorama das principais questões em discussão no setor elétrico, relativas aos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização, além dos temas que estão atualmente em debate e que merecem maior atenção da equipe de transição.”
Receita estabelece regras para renegociação de dívidas por meio da transação tributária

Novo ato contribui para reforçar a segurança jurídica na relação entre o fisco e os contribuintes.
Foi publicada, no Diário Oficial da União, de 22/11, Portaria RFB nº 247/2022, de 21 de novembro de 2022, que esclarece aspectos do processo de renegociação de dívidas por meio da transação tributária.
A nova portaria, que passa a disciplinar o tema, reforça a segurança jurídica para que tanto o fisco quanto os contribuintes possam ampliar a clareza quanto a este instrumento que reforça a possibilidade de uma solução consensuada para os litígios tributários, contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios do país.
Entre as novidades do novo normativo estão definição precisa dos recursos capazes de instaurar o contencioso administrativo fiscal e quais as matérias passíveis de recurso. Além dos débitos sujeitos ao Processo Administrativo Fiscal - PAF, também é possível transacionar débitos referentes a compensação considerada não declarada, a cancelamento ou não reconhecimento de ofício de declaração retificadora - comumente conhecidas por malha DCTF e malha PGDAS -D - e parcelamentos que se encontrem em contencioso prévio a sua exclusão, conforme previsto no tema 668 do STF.

A portaria também reconhece a impossibilidade de transacionar na pendência de impugnação, recurso ou reclamação administrativa para as transações em geral, pois a lei previu esta dispensa apenas para transação do contencioso de pequeno valor.
A norma define inclusive que é o deferimento da transação que suspende a tramitação do processo administrativo transacionado, ponto que gerava dúvidas em muitos contribuintes, além de tratar da transação sobre a substituição de garantias, de interesse especial para as empresas que desejam substituir o arrolamento de bens de terceiros que são corresponsáveis pelo débito por seguro garantia ou carta fiança, enquanto continuam discutindo o crédito tributário propriamente dito.
Também são tratadas questões operacionais como a necessidade de manter a adesão ao Domicílio Tributário Eletrônico - DTE durante todo o período de vigência da transação e o acesso dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil a Escrituração Contábil Digital (ECD) para fins de transação, que objetiva desburocratizar os procedimentos de comprovação da capacidade de financeira do contribuinte para honrar a transação, eventualmente dispensando a contratação de laudos específicos.
Dos Editais de transação lançados em 2020 e 2021, tivemos um total de 12.697 adesões e nas de grandes teses foram 53. Já nos editais lançados em setembro de agora o número de pedidos de adesão já passou de 2600. (Assessoria de Imprensa da Receita Federal)
16º Encontro de Vigilância em Saúde é sediado em Carazinho
Foi realizado em Carazinho, na manhã da quarta-feira (23/11), o 16º Encontro de Vigilância em Saúde. O evento se deu no Rancho Bier e teve a participação dos profissionais que integram a 6ª Coordenadoria Regional da Saúde.
Na abertura do conclave os profissionais foram recepcionados com um café da manhã e puderam assistir a apresentações dos tradicionalistas Miguel dos Santos Lampert (campeão de chula no Enart 2022) e Mateus dos Santos (habilidoso sanfoneiro).

O prefeito Milton Schmitz expressou o orgulho do município de estar recebendo pela primeira vez o encontro regional. “É uma alegria enorme ver está casa cheia de pessoas que cuidam da saúde”, enfatizou o chefe do executivo.
Durante o dia inúmeros aspectos, relativos a saúde, foram debatidos. Mereceram destaque as ações desenvolvidas


Alunos que integram oficinas de artes do Centro Cultural Sandra Citolin estiveram, dia 24 de novembro, na prefeitura. Foram recepcionados pelo prefeito Milton Schmitz e pelo secretário geral de governo Fernando Costa (Tenente Costa).
Milton Schmitz e Tenente Costa foram convidados para a 1ª Mostra Cultural de Artes. Os dois mostraram-se sobremaneira entusiasmados com o convite e desejam sucesso aos estudantes.
PROGRAMA

A 1ª Mostra Cultural de Artes poderá ser visitada nos dias: 28 de novembro (manhã), 29 de novembro (manhã e tarde), 1º de dezembro (tarde), 5 de dezembro (tarde), 6 de dezembro (manhã e tarde), 8 de dezembro (tarde), 12 de dezembro (manhã e tarde) e 15 de dezembro (manhã e tarde). Horários: das 8 às 11 horas e das 14 às 16h30min. O evento é aberto para toda sociedade (entrada gratuita).

durante a pandemia - quando Carazinho se sobressaiu em virtude dos cuidados estabelecidos. Uma das palestras que mais despertaram atenção foi da epidemiologista Mayara Mota de Oliveira que falou cobre o Monkeypox (Varíola dos Macacos).
A programação da tarde contou com apresentações do Conjunto Instrumental do Colégio Sinodal Rui Barbosa e do Centro de Artes Bianca Secco. A vice -prefeita Valéska Walber fez explanações sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.
Também participaram do evento a secretária de saúde Anelise Almeida, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Darci Guimarães, o coordenador da Vigilância em Saúde André do Prado, a diretora da Vigilância Sanitária Mônica Freitag, a promotora de Justiça Adriana Costa e profissionais da área da saúde.
A taxa de juros do cartão de crédito rotativo variou de 390,7% ao ano em setembro para 399,5% em outubro. O rotativo é a linha de crédito pré-aprovada no cartão e inclui, também, saques feitos na função crédito do meio de pagamento. No caso de inadimplência do cliente, o banco deverá parcelar o saldo devedor ou oferecer outra forma para quitar a dívida em condições mais vantajosas dentro de 30 dias.
Já a taxa do parcelado do cartão variou de 185,6% para 184,5%. Assim, a taxa de juros total do cartão de crédito variou de 89,8% para 95% em outubro.
No cheque especial, a taxa de juros cobrada foi de 134,3%, vinda de 132,5% em setembro. (Valor PRO)
Aneel: tarifa
Juro do cartão de crédito rotativo sobe para 399,5% ao ano em outubro
O rotativo é a linha de crédito pré-aprovada no cartão e inclui também saques feitos na função crédito do meio de pagamento.
O Instituto PROA, organi zação sem fins lucrativos que oferece formação gratuita a jovens, está abrindo 2 mil va gas para jovens gaúchos para 2023. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de de zembro no site <https://www. proa.org.br/. A oportunidade é voltada para quem tem en tre 17 e 22 anos e já concluiu ou está cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas. A iniciativa conta com o apoio da Secre taria Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, por meio da Fundação Gaúcha do Tra balho e Ação Social (FGTAS), e da Secretaria Estadual da Educação (SEDUC). As pre feituras de Canoas e de São Leopoldo também apoiam o programa.
Capacitação gratuita com aulas on-line

Para aproveitar a oportu nidade de se capacitar gratui tamente e ser encaminhado para o emprego, basta que os jovens egressos de escolas pú blicas se inscrevam no PROA. Depois da inscrição, os candi datos passam por uma prova simples de português e mate mática. Durante três meses, os estudantes aprovados no PROA cursam uma forma ção básica gratuita, que inclui aulas de Autoconhecimento, Planejamento de Carreira, Projeto Profissional, Racio cínio Lógico e Comunicação.

Após essa primeira etapa, eles podem optar por seis tri lhas com capacitações mais específicas nas áreas de Aná lise de Dados, Varejo, Admi nistração, Logística, Promo ção de Marcas e UX Design.
As aulas são 100% on-line e, uma vez por semana, os alu nos são acompanhados por tutores em aulas remotas ao vivo. Na programação, estão também desafios que promo vem a iniciativa e o espírito de equipe.
Indústria avícola presta homenagem a Francisco Turra
O ex-ministro da Agricultura, Francisco Tur ra, foi homenageado na noite da quarta-feira (23/11), pelo Sindicato das Indústrias de Produ tos Avícolas do Paraná (Sindiavipar). Turra foi presidente executivo por 14 anos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), período em que articulou a união das cadeias de aves e suínos do país e levou o Brasil ao primeiro lugar entre os exportadores de carne de frango.
Um dos principais embaixadores do agro bra sileiro, Francisco Turra recebeu a distinção Des taque do Setor Privado Organizado das mãos do presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial, Irineo da Costa Rodrigues. A premiação ocorreu durante o Jantar do Galo, no 7º Workshop Sindia vipar, realizado no Centro de Eventos da Lar, em Medianeira (PR).

Ao agradecer a honraria, Turra relembrou a importância da integração dos setores de aves e suínos do Brasil em favor de pautas semelhantes. Também destacou os resultados e o destaque do Paraná na avicultura nacional. “Aqui temos um estado que disparou nos últimos 15 anos e alcan çou o posto de maior produtor e exportador de carne de frango do país. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina trabalhamos agora para acompa nhar esse crescimento.”

O Workshop Sindiavipar 2022 marcou o re torno das atividades presenciais no setor avícola do Paraná. Atualmente, o estado é o maior pro dutor e exportador de carne de frango do país, representando mais de 40% dos embarques bra sileiros e 35% da produção nacional. Ao todo, o setor produz 4,9 milhões de toneladas anuais, sendo 3,1 milhões de toneladas (63%) para o mercado interno e 1,8 milhão de toneladas (37%) para o mercado externo.
Legado para o agro Filho de pequenos produtores rurais de Ma rau, no Norte do Rio Grande do Sul, Francisco Turra teve uma trajetória de sucesso no setor público antes da carreira no setor privado. Foi deputado estadual constituinte, deputado federal, além de ministro da Agricultura no primeiro go verno do ex-presidente Fernando Henrique Car

Ex-ministro recebeu distinção pela unificação das cadeias de aves e suínos do país e por ter levado o Brasil ao posto de maior exportador de carne de frango do mundo
doso, em 1998.
Ao ser escolhido para liderar as agroindústrias produtoras de frango brasileiras, Turra tornou-se conhecido no mundo todo. Depois de unir as cadeias da avicultura e suinocultura, como presi dente-executivo da Associação Brasileira de Pro teína Animal percorreu quase 100 países abrindo mercados, superando bloqueios e divulgando a produção agrícola nacional.
Em mais de uma década comandando a ABPA, a humildade de quem é criado no interior o fizeram respeitado nas mais importantes rodas de negócios do mundo. A paixão pelo agro levou o Brasil ao posto de segundo maior produtor e o maior exportador de carnes de frango e um dos três maiores produtores e exportadores de carne suína do planeta.
Atualmente, além de palestrante e consultor em agronegócios, Francisco Turra é presidente do Conselho Consultivo da ABPA. Também faz parte do Conselho de Administração da Associa ção dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO).
Crise Ambiental e Gestão Municipal
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) fará, no dia 8 de dezembro, o Seminário Sane amento, Crise Ambiental e Gestão Municipal. Destinado a servidores públicos e gestores dos órgãos fiscalizados pelo TCE-RS, além de co munidade acadêmica e sociedade, o evento será realizado no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (Av. João Pessoa, 52, 4º pavimento), em Porto Alegre, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
O congresso tratará de alguns desafios dos gestores públicos na área do meio ambiente, destacadamente as responsabilidades na área do saneamento e dos recursos hídricos, temas que passam a ganhar prioridade perante o quadro mundial de mudanças climáticas produzidas pelo
aquecimento global. Será abordada, também, a temática de avaliação institucional e de como os gestores devem lidar com indicadores de desem penho, o que é decisivo para as gestões exitosas, além de apresentar os resultados finais da pesqui sa realizada pela UFRGS sobre o desempenho das receitas municipais no período pandêmico.
As inscrições devem ser feitas por meio deste link (https://tcers.tc.br/escola/inscrico es-em-cursos-e-eventos/). Àqueles que optarem por participar online, podem inscrever-se aqui <https://ead.tce.rs.gov.br/moodle/course/view. php?id=474>.
Confira aqui a programação completa do evento <https://cloud.tce.rs.gov.br/s/443aqYB n7gDtfnZ>.
Convenção Imparáveis reúne representantes da Cotrijal em Restinga Seca
A Cotrijal promoveu, no dia 26/11, a convenção “Imparáveis 2022”, que reuniu parceiros comerciais da cooperativa no Resort Termas Romanas em Restinga Seca/RS.
Eduardo Bosse, coordenador de Nutrição Animal da Cotrijal, destacou o alto grau técnico das palestras, que tiveram o intuito de trazer novidades da área, além de técnicas de venda e motivação. “Foi uma grande satisfação reunir 45 pessoas da força de vendas do Comercial Rações, onde comemoramos os resultados do ano, além de termos buscado motivá-los através das palestras, para que no próximo ano, todos possam novamente atingir seus objetivos”, concluiu.
Na oportunidade também foram premiados com troféus, ven dedores e representantes, entre eles, Moisés Mistura, escolhido re presentante Ouro, e que há seis anos vem trabalhando na venda de rações, onde destacou o crescimento obtido em conjunto com a cooperativa. “Graças ao trabalho com a Cotrijal, ampliamos nosso número de lojas passando para três, onde conseguimos realizar um bom volume na venda de rações”, disse.
Os parceiros comerciais da Cotrijal conferiram palestras com o Médico Veterinário Renan Bagio, da Cargil Nutron, falando sobre “Nutrição para ordenha robótica”, o Coach Alexandre Fortes que abordou o tema “Vendas Estratégicas” e o empresário Márcio Man cio, com o tema “Ações que fazem a diferença”.
Por fim, Renne Granato, superintendente de Novos Negócios e Produção Animal da Cotrijal, disse que este evento serviu para re forçar ainda mais a aliança construída com os parceiros comerciais e também lançar um novo desafio de faturamento e vendas para o próximo ano. “A avaliação é extremamente positiva desta conven ção. Celebramos aqui os grandes números de 2022, mas também já queremos olhar para 2023, onde temos certeza que voltaremos a nos encontrar comemorando números quem sabe ainda melhores”, disse.
Premiados
- Representante Ouro - Mistura Comércio de Produtos Agrope cuários (Constantina). - Representante Prata - Avanta Representa ções (Chapada). - Representante Bronze - Lettrari Representações Comerciais LTDA (Campinas do Sul). - Vendedor Ouro - Tiago Letrari (Campinas do Sul). - Vendedor Prata - Tainã Junior Lasta (Constantina). - Vendedor Bronze - Marcel Antônio Karlinski (São Domingos). (Assessoria de Imprensa da Cotrijal)
Capacitação gratuita para o primeiro emprego com inscrições abertas no RSConvenção reuniu grupo de 45 parceiros comerciais da Cotrijal