Jornal Correio Regional de 10 de junho de 2023

Page 1

Câmara autoriza cedência de veículo para a Polícia Civil. Página 3.

Asfalto chega a mais de 50 ruas em Carazinho

Com investimento, superior a R$ 11 milhões, o governo de Carazinho, fará nos próximos meses a pavimentação de mais de 50 ruas.

As vias serão divididas, em oito lotes, o que permitirá celeridade às obras. O trabalho, das equipes da Secretaria Municipal de Obras, respalda o compromisso do prefeito de melhorar a qualidade de vida da população.

O projeto, da Secretaria de Planejamento, prevê pavimentação urbana com CBUQ. Ainda haverá meio-fio e drenagem em diversas ruas. Trabalho tecnicamente correto.

Bem recentemente foram concluídas as obras de asfaltamento de uma das principais vias de Carazinho: a Av. Rio Branco (Bairro Glória).

Participando de uma reunião de avaliação de estratégia, dias atrás, o prefeito Milton Schmitz, a titular da Seplan Vanderlise Girardello, os engenheiros Alexandre Scheider e Vanusa Pereira, o secretário de obras Estevão De Loreno e o seu assessor Fernando Cavalheiro.

Bem recentemente foram concluídas as obras de asfaltamento de uma das principais vias de Carazinho: a Av. Rio Branco (Bairro Glória)

O crônico problema da segurança é amplamente debatido pelas autoridades

Abecar dá posse solene a novo quadro diretivo

Foi oficialmente empossada, na noite de 31 de maio, a nova diretoria da Abecar (Associação dos Policiais Militares de Carazinho) 2023/2024. O mandato vai até o final de maio de 2024. A cerimônia teve como palco a bem equipada sede da entidade - localizada na antiga Vila Militar (Vila Rica).

Gerson Maioki deixou as funções de presidente. O novo quadro diretivo tem: Presidente: Alceno Silveira. Vice: Flávio Maioki.

As instituições responsáveis pela segurança alegam falta de efetivo e outros recursos

Com a participação das forças de segurança pública do município, FEPAM e Corpo de Bombeiros, houve uma reunião, dia 1º de junho, no gabinete do prefeito Milton Schmitz. Estiveram lá, portanto, os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal - GGI-M.

O encontro se fez necessário face ao crescente número de homicídios, registrados em Carazinho, em dias recentes. Também no rol das discussões foram postas questões ligadas à criminalidade de modo geral (diferentes espécies de crime).

Foi este considerado “um debate de ideias, altamente produtivo, que corresponde aos objetivos do GGI-M”.

Na reunião foram discutidas e planejadas ações

como a implantação de mais câmeras de segurança, ampliação do efetivo das polícias civil, militar e também do Corpo de Bombeiros, vigilância nas escolas... Isto além de demandas referentes a recursos indispensáveis para o aprimoramento da segurança pública em âmbito municipal.

Estiveram presentes na reunião o secretáriogeral de governo, Tenente Costa; o secretário de desenvolvimento, Gilmar Mantovani Maroso; o assessor jurídico Gustavo Viapiana; o diretor de indústria e comércio, João Batista Andrade; o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Ivânio Lima Martins; o presidente da OAB - Subseção Carazinho, Adolf Papke; e a coordenadora do anos finais da SMEC, Janecir Marcon.

Secretário: Valter Saraiva. 2ª secretária: Naia-

ra Martinelli. Tesoureiro: Gerson Maioki. 2º tesoureiro: Valdir Cassol.

REGULARIZAÇÃO

Fernando Costa - Tenente Costa, associado que exerce as funções de secretário geral do governo de Carazinho, esteve presente e abordou questão que interessa muito à Abecar: a regularização do terreno onde a sede está situada. Assegurou que, depois de passar por uma série de trâmites burocráticos, esta questão está prestes a ser resolvida.

CIRCULA
CANTOS E TAPERA - ANO XLV - Nº 2.512 - 10 DE JUNHO DE 2023 - VENDA AVULSA: R$ 4,00 45
EM CARAZINHO, NÃO-ME-TOQUE, VICTOR GRAEFF, ERNESTINA, TIO HUGO, COLORADO, LAGOA DOS TRÊS
O presidente agora é Alceno Silveira

Francisco de Campos

Cenário Geral

Espaço Vital

Charles Setti, logo após exonerado da Secretaria de Desenvolvimento de Carazinho, pediu desligamento do MDB (partido do atual governo municipal). Mas constata-se que não deixou a política e, claro, nem perdeu a esperança de algum dia retomar uma posição que lhe possa ser generosa - como nos tempos da Eletrocar e, em seguida, na secretaria da qual foi afastado para dar lugar a Gilmar Mantovani Maroso.

É ADVERSÁRIO

Como era de se esperar Charles Setti se mostra inclinado a colocar pedras no caminho de uma chapa que possa, nas eleições municipais de 2024, ser aprovada e apoiada pelo governo que hoje aí está, ocupando a sala principal do prédio histórico da esquina da Av. Flores da Cunha com a Rua Bernardo Paz (ao lado do Banco do Brasil).

Muita gente, com ou sem aptidão, sonha um dia ocupar a sala onde hoje é amplamente cortejado o prefeito Milton Schmitz. Charles Setti não pensa tão alto assim. Limita-se a escolher um possível candidato para dar o seu “apoio” que, a meu ver, não influi para cima e nem para baixo. Charles Setti é, ninguém pode negar, um homem de palavras a jato. Quero dizer: tem um discurso ágil, objetivo e tecnicamente correto. Só que, quando na ação, os seus superiores não enxergam nele a mesma eficiência e, pimba, acaba dando lugar para outro.

APOIO FRUTO DE MÁGOA

Muito bom o fato de Clarles Setti já estar revelando o nome de quem as suas ditas costuras políticas recomendam apoiar. Asseguro que o “escolhido” dele nem em troca de um baú repleto de ouro receberia meu voto. Eu voto em quem tem história de sucesso. Eu não

posso votar, por um dever de consciência, em quem deixa escritório de advocacia ou até um grupo de comunicações para garimpar uma “mamatinha” no contexto político.

Como diz o atual governo: “Carazinho pode mais”. Eu digo: “Carazinho merece mais”. Não dá para entregar um município próspero como este nas mãos de “guri”. Eu fico abismado como o Charles Setti tem a coragem de revelar que já empenhou seus préstimos em favor do quem sequer fez um “curso de capacitação para o primeiro emprego”. Este curso - para quem não sabe - é tão ou mais importante do que aqueles que nos rendem um diploma no final.

SUGIRO: REZAR É PRECISO

Vai por aí Charles Setti. Vai. Deus o proteja. Afinal: “errar ou não acertar por inteiro é humano” (dizem os que têm o costume de cometer poucos acertos). (Francisco de Campos/diretor do Jornal Correio Regional)

SINDICAR DE CORPO E ALMA EM PROL DO SUCESSO DA FESTA DO COLONO

Moisés Kanopf dos Santos, presidente do Sindicar, lidera como de costume a organização dos festejos alusivos ao Dia do Colono e do Motorista (25/7). A comemoração irá se consolidar dois dias antes, no domingo (23/7), porque o 25/7 cai numa terça-feira. Mesmo assim não há a menor dúvida de que será, mais uma vez, uma festa de sucesso (repleta de atrativos e alegria).

O Sindicar (Sindicato das Empresas de Transportes de Carazinho e Região) conta, nesta iniciativa, com vários parceiros. Um deles é a Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Bairro Borguetti).

Moisés Kanopf dos Santos conta que o programa festivo terá feições semelhantes às do ano passado. Será aberto, de manhã cedo, com a missa no Capitel da BR-386, proximidades do Posto Bufon. A tradicional carreata (procissão com presença de veículos de todos os portes) sairá da celebração e dirigir-se-á à sede da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde haverá benção do padre Darci De Carli.

Um farto churrasco, ao meio-dia, será novamente servido no CTG Unidos Pela Tradição Riograndense. Mais informações sobre os festejos podem ser obtidas na sede do Sindicar ou pelo telefone 54-3329-6570.

Diretor: Francisco de Campos MT/RS 4.406/Fenaj 4.410/15/19

Chefe de redação: Aline Brandt de Campos

MENSAGEM QUE PERMANECE

CNPJ: 89.785.638/0001-99

www.facebook.com/ correioregionalrs.com.br

CARAZINHO: Telefone: 54-99614-3040

Rua Almirante Tamandaré, 290/Esquina com a 15 de Novembro/Centro

NÃO-ME-TOQUE/RS: Telefone: 54-99614-3040

 Contar que a vice-prefeita Valéska Walber recebeu, em seu gabinete, na manhã da sexta-feira (2/6), o grupo de mulheres As Poderosas do CAPS II. Objetivo: tratar de demandas relativas

 Registrar que, no sábado (3/6), houve mais uma edição da Feira do Produtor na praça Albino Hildebrand. Funcionou, com bom movimento de público, das 8h30min às 12 horas. Os produtos disponibilizados, como de costume, apresentavam qualidade que comprova o elevado capricho dos nossos feirantes. A Biblioteca Guilherme Schultz Filho compareceu para divulgar suas ações, emprestar livros e receber doações. Sim!!! A feira também é lugar de fazer doação de livros à nossa biblioteca.

 Divulgar que as manhãs ensolaradas, de dias recentes, propiciaram a limpeza de espaços importantes para a os carazinhenses como as praças Albino Hillebrand (centro) e Alfredo D’Amore (em frente ao hospital). A informação é de que este será um trabalho contínuo das equipes de limpeza da prefeitura. Sem dúvida... Capricho nunca é demais.

à saúde da mulher, ao empoderamento feminino e, também, dar dicas para uma vida saudável. Valéska Walber, sem dúvida alguma, desfruta de simpatias e confiança da mulherada.

 Informar que, de acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias de violência cometida contra pessoas idosas no Brasil. As ações do “Junho Violeta” buscam, justamente, conscientizar a população sobre como combater os abusos contra os mais velhos. O mês faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Abuso Contra Idosos (15/6).

 Colocar aqui uma curiosidade... “Como jogador os torcedores brasileiros conheciam bem dribles, passes e lançamentos de Hernanes, que começou a carreira no Unibol, passou pelo São Paulo, chegou à seleção brasileira na Copa de 2014 e, depois, seguiu para a elite do futebol mundial. Mas existe outra versão do astro menos conhecida: a de mensageiro da fé. O Profeta, como foi apelidado por declamar versículos bíblicos para pessoas próximas, decidiu, já aposentado dos campos, disseminar ainda mais o Evangelho”.

 Dizer que, assim, nasceu Carta do Profeta, livro publicado pela Citadel Grupo Editorial. “A cada meditação sobre a Palavra de Deus, que eu fazia, passei a revelar o entendimento que obtinha. Nesse processo compreendi o que era verdadeiramente ser profeta. É aquele que sempre tem uma mensagem importante e reveladora para passar às pessoas”, frisa Hernanes. Sei que este não é um tema para brincadeira. Mas dá para pensar que, depois da derrota de 1x7 para a Alemanha, o jogador resolveu partir fixamente para a reza.

 Publicar que, na noite de 1º de junho, a CDL Carazinho fez um jantar, para os associados, no Salão Social do Palácio do Comércio. O presidente da CDL Carazinho, Zani da Costa Santos, em nome do quadro diretivo, recepcionou calorosamente os associados. Foi, digamos, um momento de integração, confraternização e networking. Zani da Costa Santos ainda falou sobre o conjunto de atividades da CDL e deu informações relativas às próximas ações (campanhas, engajamentos e eventos).

- SÁBADO, 10 DE JUNHO DE 2023 2 Geral/Opinião
Preciso
O Charles está com raiva e, por isso, vai com outro

Vem aí a Copa Darci Guimarães de Voleibol

Está marcada, para 24 e 25 de junho, em Carazinho, a 1ª Copa Darci Guimarães de Voleibol. A organização corre por conta dos esportistas Darci Guimarães (professor de educação física e diretor de escolinha de futebol) e Cristiano Alves. Os jogos deverão acontecer, simultaneamente, em seis ginásio de esporte. Confirmaram participação elencos de diversas partes do Rio Grande do Sul e, também, do Paraná e de Santa Catarina.

O nome do professor Darci Guimarães figura na iniciativa como forma de homenagem pelos 42 anos de história do projeto esportivo Trianon (do qual ele é o coordenador). Pelo Trianon passaram, nesse espaço de tempo, centenas de crianças e adolescentes que ainda hoje fazem parte do esporte gaúcho e de outros estados brasileiros.

Os jogos, portanto, terão como palcos os ginásio: UACC, Fundescar, Acapesu, Patronato Santo Antônio, Colégio Nossa Senhora da Glória e La Salle. Não haverá cobrança de ingresso. Recomenda-se, entretanto, que pelo menos um quilo de alimento não perecível seja entregue na portaria. Toda a arrecadação será canalizada a famílias carentes de Carazinho.

Ideias na Mesa recebe o corregedor geral da justiça Giovanni Conti

Câmara autoriza cedência de veículo para a Polícia Civil

A Câmara de Vereadores de Carazinho aprovou, segunda-feira (5/6), dois projetos encaminhados pelo executivo. O de número 045/2023 autoriza a abertura de crédito especial, no orçamento vigente, para compra de um veículo a ser cedido para ações de segurança pública (Polícia Civil). Já o de número 046/2023 altera a Lei Municipal nº 8.342/2018, abrindo a possibilidade (autorização) de cedência do veículo cuja aquisição foi, através do projeto 045/2023, autorizada.

Não se fizeram presentes na votação das matérias os vereadores Daniel Weber, Alécio Sella e Adriel Machado. Cabe salientar que Adriel Machado só não participou da votação do segundo projeto. No primeiro se fez presente e deu voto favorável.

Darci Guimarães - Há 42 anos colocando gente na atividade esportiva

Ginásio da Fundescar é palco de taekwondo

Carazinho será palco do 3º Open Taekwondo... Mais uma organizado do governo Municipal através do Departamento de Esportes.

O certame de arte marcial está programado para este domingo (11/6), a partir das 8 horas, no Ginásio da Fundescar. Tem apoio da Federação Gaucha de Taekwondo e da Academia Liberdade de Carazinho.

Vá e leve sua família para curtir mais este espetáculo de esporte e arte. Os organizadores agradecem, antecipadamente, pela sua participação.

Giovanni Conti falou sobre o papel da Corregedoria Geral da Justiça do Estado portante órgão de justiça. “Foi uma oportunidade para aproximar a Corregedoria Geral do TJRS da comunidade ao demonstrar o que vem desenvolvendo em prol dos gaúchos.”

A ACIC (Associação Comercial e Industrial de Carazinho) fez, no dia 5 de junho, mais uma edição do Ideias na Mesa. O convidado especial foi o corregedor geral de justiça do TJRS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) Giovanni Conti. Ele estava acompanhado dos juízes do TJRS Bruno Massing de Oliveira e Luís Antônio de Abreu Johnson.

Giovanni Conti falou sobre o papel da Corregedoria Geral da Justiça do Estado. Expôs projetos e trabalhos desenvolvidos pela corregedoria - como a criação de novas varas regionais, postos de atendimento nas cidades que não possuem Comarca, implantação de sistemas automatizados para garantir a agilidade operacional, entre outras inovações e aprimoramentos. “Tudo para garantir que a justiça no Rio Grande do Sul seja cada vez mais rápida e igualitária.”

Segundo dirigentes da ACIC: o encontro teve como objetivo trazer esclarecimentos sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido por esse im-

Programa Desenrola contempla famílias com dívidas de até R$ 5 mil

Estiveram presentes nesse evento: vice-presidente da Área Comercial Cassiano Scheibe Vailatti (representando o presidente Júlio Eduardo Piva), os vice-presidentes Josué de Oliveira Prestes, Jocélio Nissel Cunha e Antônio Augusto Guerra Bocorny. Também compareceram membros do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e de diretores da entidade. Também estiveram presentes o secretário de desenvolvimento Gilmar Maroso, o presidente da OAB Subseção de Carazinho Adolf Papke, o juiz da 3ª Vara Cível e diretor do Foro de Carazinho Márcio Cesar Sfredo Monteiro, o juiz da 1ª Vara Criminal de Carazinho David Reise Gasparoni, a juíza da 2ª Vara Cível de Carazinho Caroline Subtil Elias, a defensora pública do RS Daniele Lima e representantes de associados da ACIC. (Assessoria de Imprensa da Acic)

Aquece Carazinho: puro êxito em mais uma campanha de amor

Com a chegada do inverno e os dias mais frios a solidariedade é uma das formas de aquecer quem precisa. Por isso, através de parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social com a Eletrocar e outras instituições, foi desenvolvida a Campanha do Agasalho 2023: Aquece Carazinho, no período de 1 a 30 de maio. Uma corrente solidária, de união de es-

forços e amor, que chegou ao ponto culminante na quarta-feira (31/5), considerada Dia D da campanha, na Praça Albino Hillebrand. A ação rendeu inúmeras peças de invernos (roupas, calçados, agasalhos...) para a camada mais carente da população. Em resumo: todo esforço empreendido na campanha resultou no mais absoluto sucesso.

A secretária de desenvolvimento social, Andréia Schmitz, diz que a doação é um ato de

empatia e solidariedade. “Quem doa de coração transmite uma energia boa... Uma forma de acolhimento do corpo e da alma. Agradecemos a todos que colaboraram para que nossa campanha fosse um sucesso”.

A equipe do desenvolvimento social esteve presente no ato de recebimento das doações. Também compareceram representantes das instituições parceiras.

Muita gente trabalhando para minorar carências

Mais uma ação de amor e solidariedade foi efetivada, na segunda-feira (5/6), com a entrega de cestas básicas e agasalhos frutos de mais uma campanha beneficente desenvolvida, neste início da estação fria, em Carazinho.

O expressivo volume de donativos está sendo canalizado, como de costume, a famílias atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Carazinho. Para receber os produtos se fez presente a secretária Andréia Schmitz.

Andréia diz que “essa colaboração vem somar e fortalecer ainda mais a responsabilidade e a seriedade do trabalho desenvolvido pela sua secretaria”.

Voltado a pessoas de baixa renda programa começa em julho.

Em elaboração desde o início do ano para aliviar a situação de pessoas endividadas, o Programa Desenrola terá a medida provisória (MP) publicada ainda esta semana, disse na segunda-feira (5) o ministro da fazenda Fernando Haddad. Segundo ele: a MP será editada agora para permitir a entrada em vigor do programa em julho.

O programa de renegociação de pequenas dívidas, explicou Haddad, será limitado a famílias que ganhem até dois salários mínimos e estejam de-

Fernando Haddad vendo até R$ 5 mil. O Desenrola, informou o ministro, deverá beneficiar cerca de 30 milhões de pessoas.

Segundo o ministro, o Desenrola levará cerca de um mês para entrar em vigor por causa de burocracias. Nos últimos meses, o lançamento do programa foi adiado sucessivas vezes porque a B3, a bolsa de valores brasileira, estava elaborando o sistema informático para os credores aderirem às renegociações. “Tem uma série de providências burocráticas a serem tomadas até abertura do sistema dos credores”, justificou o ministro.

Apesar de o programa estar atrelado à vontade das empresas credoras, o ministro se disse otimista em relação ao Desenrola. “O programa depende da adesão dos credores, uma vez que a dívida é privada. Mas nós entendemos que muitos credores quererão participar do programa dando bons descontos justamente em virtude da liquidez que vão obter, porque vai ter garantia do Tesouro [Nacional]”, comentou Haddad.

Em troca de participar da negociação, a empresa credora terá garantia do Tesouro caso o devedor não consiga honrar os compromissos. Para Haddad, o fato de o Tesouro cobrir eventuais calotes incentivará os credores a oferecerem o máximo de desconto possível aos devedores.

“O programa funcionará como um leilão. A ideia é que o credor dê o maior desconto possível, porque ele tem um estímulo para isso [a garantia do Tesouro Nacional]”, explicou o ministro.

Segundo Haddad, bancos oficiais, como o Banco do Brasil, participarão do programa. Ele disse que a instituição financeira considerou positiva a modelagem do Desenrola e estimou que o programa terá sucesso. O ministro afirmou que bancos privados também estão interessados em aderir ao Desenrola.

Uma pesquisa de seis nomes

É certo que uma série de pesquisas, sobre tendências do eleitorado, estão em andamento, tanto em Carazinho quanto em outras cidades do Brasil. Afinal: 2024 é ano de eleições municipais.

Veja, a seguir, os seis nomes que aparecem numa pesquisa detectada, dias atrás, em Carazinho: Adriano Strack (Podemos), Aylton Magalhães (União Brasil), Daniel Weber (PP), João Pedro (PSDB), Tenente Costa (MDB) e Valéska Walber (MDB).

É bom destacar que a ordem dos nomes nada tem a ver com posição na pesquisa. Foram colocados com respeito à ordem alfabética. Se fosse por preferência a ordem podia ser bem outra. E alguns nomes mais seriam colocados. É isso daí gente!!!

SÁBADO, 10 DE JUNHO DE 2023 - 3 Geral
A solidariedade dos carazinhenses é sempre constatada nas campanhas em favor dos carentes

Coprel

se mantém entre as dez melhores do país

Em mais um ano, a Coprel se mantém no ranking entre as melhores distribuidoras de energia elétrica do Brasil, de acordo com a pesquisa do Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor de 2022. A divulgação do resultado aconteceu no dia 25 de maio, em Brasília, durante evento promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

Coprel Ecologia chega à 19ª edição: iniciam as inscrições de produtores interessados em recuperar APPs

Das 105 concessionárias e permissionárias avaliadas, a Coprel está no oitavo lugar

Das 105 concessionárias e permissionárias avaliadas de todo o país, a Coprel está no 8º lugar.

O Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor consiste em um reconhecimento às distribuidoras de energia elétrica no Brasil que se destacam na qualidade do atendimento e na satisfação dos consumidores. O índice é calculado a partir de pesquisas de opinião realizadas com os clientes das distribuidoras (no caso da Coprel, com os cooperantes), abrangendo diversos aspectos relacionados ao fornecimento de energia, como qualidade da energia, atendimento ao consumidor, resolução de problemas, informações e comunicação. As notas atribuídas nas pesquisas servem de base para a construção do índice.

A Coprel registrou um crescimento de 3,27% no índice geral de satisfação dos cooperantes em comparação com a última pesquisa divulgada. Desde que a pesquisa da ANEEL passou a abranger as cooperativas, em 2014, a Coprel sempre esteve entre as 10 melhores permissionárias do país. E desde 2016, permanece entre as 10 melhores distribuidoras do país, ou seja, possui uma das 10 melhores notas englobando tanto as cooperativas como as concessionárias.

O Diretor Geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, compartilha que as cooperativas reúnem os melhores resultados de satisfação nas pesquisas.

“Os melhores índices de satisfação do consumidor ocorrem nas cooperativas, nas distribuidoras de menor porte, porque naquele ecossistema a distribuidora conhece praticamente todos os consumidores e consegue personalizar o melhor atendimento possível para o consumidor de energia elétrica”.

Em 2022, a pesquisa ouviu mais de 29 mil consumidores de 632 municípios brasileiros. Na Coprel, a amostragem definida pela ANEEL foi de 160 entrevistas para cooperantes residentes nas áreas urbanas de 7 municípios: Ibirubá, Marau, Muliterno, Quinze de Novembro, Santa Cecília do Sul, Tapera e Tunas. As pesquisas foram realizadas nos meses de agosto e setembro de 2022.

“Permanecer entre as 10 melhores distribuidoras do Brasil é um reconhecimento do nosso compromisso com a qualidade da energia e com a satisfação dos cooperantes. A pesquisa é de extrema importância, pois nos fornece uma percepção valiosa sobre a opinião e as necessidades dos cooperantes, a partir do olhar técnico da ANEEL. Continuaremos investindo em tecnologia, capacitação e soluções inovadoras para proporcionar uma experiência ainda melhor para aqueles que estão ligados à Coprel. Estamos comprometidos em enfrentar os desafios do futuro e atender às demandas das famílias, empresas e indústrias que contam com nossos serviços”, destaca o presidente Jânio Vital Stefanello. (Departamento de Comunicação da Coprel)

Junho começa com encontro do PIM em Carazinho

A gestação é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher. Para que essa fase seja vivida de maneira mais saudável dezoito gestantes e puérperas, assistidas por Primeira Infância Melhor (PIM) e Programa Criança Feliz, têm assistido palestras informativas sobre gravidez e pós-parto.

Os encontros acontecem duas vezes ao mês. Na quinta-feira (1º de junho) a palestra ficou a cargo da médica clínica geral Patrícia Orsolin. Além de compartilhar experiências da maternidade Patrícia Orsolin destacou a importância dos exames feitos durante a gestação, do cuidado do puerpério (período pós-parto) e dos testes nos recémnascidos. O público pode fazer perguntas - que foram, prontamente, respondidas pela médica.

“Neste tipo de atividade as gestantes encontram uma rede de apoio que auxilia, também, com itens do enxoval e das lembrancinhas de maternidade. As futuras mamães também recebem visitas domiciliares, duas vezes por semana, de integrantes da equipe do PIM.

Produtores interessados em receber mudas de árvores nativas para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em suas propriedades já podem contatar as prefeituras participantes do Projeto Coprel Ecologia. Em reunião virtual preparatória, dia 6 de junho, representantes de 17 prefeituras receberam as orientações da cooperativa para mais uma edição do Coprel Ecologia. Na oportunidade também foi apresentada a análise do plantio realizado no ano passado.

O projeto Coprel Ecologia é desenvolvido desde 2004, chegando em sua 19ª edição. Por meio desta iniciativa, a cooperativa vai além da recuperação florestal obrigatória necessária em decorrência das atividades de construção e manutenção de redes elétricas, envolvendo produtores e prefeituras em um projeto ambiental que já proporcionou o plantio de 625 mil mudas de árvores nativas, e a recuperação de 562 hectares de APPs.

O coordenador do Meio Ambiente de Tupanciretã, Jhefferson Andreatta, destaca o crescente interesse dos agricultores locais para entrar no projeto: “A nossa expectativa quanto a esse projeto, em 2023, 2024, é aumentar expressivamente o número de mudas para serem implantadas. No ano passado, em parceria com o agricultor, nós colocamos numa única região 500 mudas. Esse ano, pela campanha feita pela coordenadoria, pela conversa com os agricultores aqui da região, nós já temos cinco interessados, podendo ser aumentado para oito. Então, temos a expectativa desse ano sair, do ano passado, de 500 para 3 mil mudas. Estou muito feliz, estou muito contente com o interesse dos agricultores, da comunidade. Vamos trabalhar para que a gente chegue lá no ano que vem com uma porcentagem de mudas que pegaram próximo ao 100%”.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Pontão, Everton Oliveira, salienta a importância do projeto para o município: “Com muita satisfação a gente participou dessa reunião, dessa prévia que nós tivemos agora em 2023. A gente já vem participando do Coprel Ecologia faz anos e a gente está muito contente, os produtores também, onde a gente vem fazendo o plantio, ajudando, dando toda a assistência que o município precisa para que seja obtido com grande sucesso. A Coprel, com esse grande trabalho que está fazendo com o Coprel Ecologia, vem aí para nos ajudar a preservar e fazer os plantios nas áreas de APP. Nosso município está

Inscrições para a edição de 2023 do projeto vão até o final de junho

muito grato”.

COMO FAZER PARTE?

Para participar do Coprel Ecologia, os interessados devem contatar as prefeituras participantes do projeto e efetuar sua inscrição. O plantio mínimo é de 500 mudas por propriedade (também podendo ser dividido em duas ou mais propriedades, em casos que as áreas sejam lindeiras e constituam um mesmo corredor ecológico), e deve ser realizado em APP. A Coprel fornece as mudas certificadas de exemplares nativos e estacas para que o produtor realize o plantio de acordo com as normas técnicas que visam um melhor índice de sobrevivência das plantas. As prefeituras participam do Coprel Ecologia realizando o contato e orientação aos participantes em cada município, a logística de entrega das mudas para os produtores, e também auxiliam a Coprel no acompanhamento e fiscalização do plantio.

Nesta edição participam do projeto: Alto Alegre, Campos Borges, Ciríaco, Cruz Alta, David Canabarro, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Mormaço, Não-Me-Toque, Pejuçara, Pontão, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Santo Antônio do Planalto, Selbach, Sertão, Tapejara, Tapera, Tupanciretã, Victor Graeff e Vila Maria.

No encontro com os representantes do município, ficou definido que as prefeituras terão até o final do mês de junho para realizar o pedido da quantidade de mudas necessária. No mês de agosto, a Coprel realizará o evento de entrega das mudas e premiação das prefeituras e produtores que tiveram melhor desempenho no plantio realizado em 2022.

(Assessoria de Imprensa da Coprel)

O inverno de 2023 deve apresentar um índice elevado de chuvas e ser menos rigoroso em termos de temperaturas em todo o Rio Grande do Sul.

É o que aponta o Boletim do Clima elaborado pelo Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

“Nos próximos meses, o evento El Niño favorecerá a ocorrência de precipitações regulares, com altos volumes acumulados ao longo do segundo semestre”, explica o meteorologista e coordenador do Simagro, Flávio Varone.

O boletim também mostra que as temperaturas máximas devem ficar próximas ou ligeiramente acima da média no mês de junho e inferiores nos meses de julho e agosto. As temperaturas mínimas devem ser maiores que o esperado nos meses de junho e julho e serem inferiores à média, na maioria das regiões, no decorrer do mês de agosto.

O último evento intenso, similar ao que é esperado este ano, ocorreu entre os anos de 2015 e 2016, causando danos e prejuízos, com cheias e inundações. Em 2015, o trimestre que vai de setembro a novembro foi classificado como extremamente úmido em diversas regiões. O período de dezembro a fevereiro de 2016 apresentou normalidade na maioria das áreas e umidade extrema no noroeste do estado. De acordo com Varone, a ocorrência desse El Niño, com chuvas abundantes nos próximos meses, poderá prejudicar o desenvolvimento da safra de inverno, especialmente no fim do ciclo e durante a colheita, podendo atrasar o início da safra de verão.

Chuvas: Junho: acima da média na maioria dos municípios, com valores próximos da normalidade nos setores norte e nordeste. Julho: acima da normalidade em todas as regiões. Agosto: chuva acima da média em todo estado.

Temperaturas máximas: Junho: próximas da média na metade leste e com valores acima do normal nas demais regiões. Julho: abaixo da média na maioria das regiões e próximas da normalidade nos setores sul e leste. Agosto: abaixo da média na maioria das regiões e próximas da normalidade na faixa leste.

Temperaturas mínimas: Junho: acima da média normal em todas as regiões. Julho: valores próximos da normalidade no oeste e no norte e acima da média histórica nas demais regiões. Agosto: abaixo da média histórica nos setores oeste e norte, com valores próximos ou ligeiramente acima da normalidade no restante do estado.

- SÁBADO, 10 DE JUNHO DE 2023 4 Cooperativismo/Geral
El Niño deve trazer chuvas abundantes nos próximos meses
Encontros acontecem duas vezes por mês

Estudantes visitam a Câmara de Vereadores

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram na segunda-feira (5/6). Interessados em participar do certame, a ser aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, têm até 16 de junho para fazer o cadastro na Página do Participante. A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho.

O edital com o cronograma e também com as regras para o Enem 2023 foi publicado no início do mês. Além de apresentar as datas e os horários do exame o texto detalha os documentos necessários e as obrigações - incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.

A publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Anísio Teixeira (Inep) traz, ainda, critérios para correção das provas e procedimentos de pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso.

Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.

Informações sobre visitas podem ser obtidas através do telefone 3330-2322

Estudantes de Carazinho têm a oportunidade de aprender, na prática, como leis municipais são criadas. Também podem debater, com a equipe da Câmara de Vereadores, problemas de seu bairro ou da cidade. Dentro de um programa institucional, de relacionamento com a sociedade, o poder legislativo recebe visitas de alunos de escolas públicas e particulares e, também, de integrantes de associações e entidades.

O programa Visite a Câmara de Carazinho, institucionalizado pela Resolução de Mesa nº 04/2023, tem o objetivo de promover integração com estudantes e incentivar a população a exercitar a cidadania e conhecer o trabalho do poder legislativo.

A primeira visita, após a implantação do programa, aconteceu no dia 1º de junho. Na parte da manhã trinta alunos, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Marquês de Caravelas, visitaram a “Casa do Povo”. Os estudantes estavam acompanhados das professoras Débora Rodrigues Bugs e Vanessa Carpes Trindade.

A tarde foi a vez de estudantes do Colégio La Salle visitarem a câmara. Sessenta alunos, do 3º ano do Ensino Fundamental, conheceram a Câmara de Vereadores acompanhados das professoras Carina Schwaab e Kely Oliveira e de monitoras.

Centro Cultural Professora Sandra Citolin agora é identificado por logomarca

Os desenhos expostos no mural expressam a imaginação e a criatividade dos jovens que acompanham as oficinas de aprendizagem do Centro Cultural Professora Sandra Citolin. As artes dos estudantes foram colocadas em concurso interno que apontou a logomarca da instituição. O resultado foi divulgado no dia 6 de junho.

Na quarta-feira (31/5) a Escola Municipal de Ensino Fundamental Piero Sassi fez uma panfletagem relativa à campanha “Maio Amarelo - No trânsito, escolha a vida!”. A ação teve lugar na Rua Salgado Filho - proximidades da escola.

Estiveram presentes o diretor Etelvino Rodrigues de Almeida, a coordenadora Jaice de Farias, integrantes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e um grupo de alunos.

Coube aos alunos a tarefa de entregarem - a pedestres e tripulantes de veículos - o material informativo. Na verdade houve ali um apelo altamente positivo de conscientização e cuidados no trânsito. Os panfletos foram elaborados pelos próprios alunos.

Nas visitas, monitoradas, os estudantes aprendem sobre o papel e a importância do poder legislativo, conhecem as instalações, assistem a um vídeo e, ainda, podem conversar com os vereadores presentes. Também conhecem o Plenário - local onde ocorrem as votações de projetos de lei. Ao final das visitas são distribuídas cartilhas com informações sobre o poder legislativo.

A professora Débora Rodrigues Bugs agradeceu a oportunidade. Lembrou que a visitação fortalece o que se trabalha em sala de aula... “oportunizando um novo olhar sobre a política e sobre os problemas sociais.”

Segundo a presidente Janete Ross de Oliveira: através deste projeto de visitação guiada a instituição contribui para a formação sociopolítica e cidadã dos carazinhenses. “O conhecimento dos direitos e deveres por parte dos indivíduos é fundamental para o exercício pleno da cidadania”.

Além de escolas, sociedade civil, empresas, entidades e associações podem agendar as visitas através do link <https://www.camaracrz.rs.gov.br/ visita-institucional>. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 54 3330-2322. (Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Carazinho)

Sorg recebe inscrições para mais um curso de Técnico em Enfermagem

As pessoas interessadas em participar devem ficar atentas ao prazo de inscrição que vai até 25 de junho. Este curso é um dos grandes atrativos da Escola Estadual Cônego João Batista Sorg (em Carazinho).

Para se candidatar a uma vaga na nova turma é preciso acessar o site <www.educacao.

rs.gov.br>, no link Chamada Pública Escolar, ou se dirigir à secretaria do educandário (Rua Marechal Floriano, nº 688, Centro). São 25 vagas para este curso que tem formado profissionais que hoje são essenciais em instituições da área de saúde. A prova de seleção está prevista para 3 de julho, a partir das 19 horas, na escola.

O nome da vencedora foi anunciado pelo professor de música Jonatas Moura e pela coordenadora do centro Jacqueline Daudt. O desenho, de Rafaela Steffens Nogueira, é o escolhido pelos jurados: coordenadora adjunta de educação Cristina Vieira; coordenadora de atenção básica Denise Del Ri; artista plástica Ilse Ana Piva Paim, Gilberto, Gabriela e Lucas (os últimos três são membros da família da saudosa professora Sandra Citolin).

Com o status de ser logomarca o desenho de Rafaela Steffens Nogueira será utilizado em estampas de camisetas e numa série de outros espaços. Os jurados também aprovaram o desenho de Gustavo Pedruzzi - que será utilizado no marketing do Centro Cultural Professora Sandra Citolin.

Dois jovens se destacaram no concurso que apontou a logomarca

Os estudantes de medicina beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão financiar até R$ 60 mil por semestre. O anúncio foi feito na quinta-feira (1º/6) pelo ministro da educação Camilo Santana. O novo valor representa um reajuste de 39,6%, em relação ao teto anterior, que estava em R$ 42,9 mil semestrais.

Em vídeo postado nas redes sociais o ministro disse que a decisão foi tomada para evitar a desistência de estudantes que não conseguiam arcar com as mensalidades do curso de medicina. Segundo o ministro: a determinação partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O novo teto entrará em vigor no próximo dia 14 e será aplicado não apenas nos novos financiamentos... Mas também nos financiamentos a estudantes já matriculados. Responsável por gerir o Fies, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informou que o novo teto valerá apenas para os cursos de medicina, que têm mensalidades mais caras. Para os demais cursos está mantido o valor máximo de R$ 42.983,70.

Com o teto atual os estudantes de medicina beneficiários do Fies conseguiam financiar R$ 7,14 mil de mensalidades - montante obtido pela divisão do valor semestral por seis meses. Caberia aos próprios universitários pagarem a diferença. Isso porque as mensalidades dos cursos privados de medicina variam de R$ 8 mil a R$ 12 mil. O novo teto permitirá o financiamento de mensalidades de até R$ 10 mil.

Por meio do Fies as instituições privadas de ensino superior recebem o valor financiado diretamente do FNDE. Em troca o estudante começa a pagar o financiamento após receber o diploma.

Milton recebe visita de estudantes

O prefeito Milton Schmitz recebeu, dia 1º de junho, alunos das turmas 131 e 132 (3º ano do ensino fundamental) do Colégio La Salle. Os estudantes estavam acompanhados das professoras Carina Schwaab e Kely Oliveira e de monitoras.

As professoras estão abordando, em sala de aula, questões relacionadas ao município. A visita ao prefeito teve como objetivo conhecer o poder executivo e unir teoria e prática.

O prefeito Milton Schmitz esclareceu dúvidas dos estudantes. Falou, ainda, sobre curiosidades do município.

SÁBADO, 10 DE JUNHO DE 2023 - 5 Educação
Inscrições para o Enem vão até o dia 16 de junho
Escola
Piero Sassi entra na luta contra os excessos no trânsito
Estudantes, professores e membros do DMT fazem a conscientização do “Maio Amarelo”
Fies financiará até R$ 60 mil por semestre de cursos de medicina
Milton Schmitz esclareceu dúvidas dos estudantes

Equipe da saúde investe na manutenção da saúde bucal

O Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, lembrado na quarta-feira (31/5), foi marcado por ações de avaliação de lesões que podem estar relacionados à doença. Trata-se de doença crônica não transmissível que tem como principal fator de risco o tabagismo. A ativi-

dade, na Praça Albino Hillebrand, ficou a cargo de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Ao longo do dia foram feitas 37 avaliações. Este trabalho apontou dois casos de possível lesão e dois de suspeitos. Além do exame, gratuito, houve orientações sobre cuidados bucais. As pessoas receberam a recomendação de que fiquem atentas a feridas na boca que não cicatrizam em menos de quinze dias. “Isto pode caracterizar estágio inicial da doença. Na dúvida aconselha-se procurar uma unidade de saúde.

Prefeito de Sarandi mostra apreensão a respeito do piso salarial da enfermagem

EDITAL DE LEILÃO e INTIMAÇÃO

1º Leilão, dia 20 de Junho de 2023, às 14h.

2º Leilão, dia 04 de Julho de 2023, às 14h.

LOCAL: On-Line através do Portal https://rechleiloes.com.br

ALEXANDRE RECH, Leiloeiro Oficial, matriculado na JUCISRS sob nº. 268/2010, devidamente autorizado pelo EXMO. SR. DR. TOMAS SILVEIRA MARTINS HARTMANN, JUIZ de Direito da Vara Judicial da Comarca de Não-Me-Toque/RS, venderá em Público Leilão, na forma da lei, em dia, hora e local acima citados, o(s) bem(ns) penhorado(s) a seguir relacionado(s): Processo n° 5000048-37.2018.8.21.0112: Exequente: Martinho Jose Scholze / Executado: Darlan Becker.

Bem(ns): UM TERRENO COM ÁREA DE 928,50M² (NOVECENTOS E VINTE E OITO METROS E CINQUENTA DECIMETROS QUADRADOS), situado neste município, no distrito de São José do Centro, no lado par de uma rua sem denominação, distante 107,10m, da esquina com a Av. Emilio Kerber, sendo o lote nº 295, da quadra 05, com as seguintes confrontações e dimensões: ao NORTE, 35,60m, com uma rua sem denominação; ao SUL, 35,50m, com o lote nº 259, de Alciro Albano Auler; ao LESTE, 27,30m, com o lote nº 519, de Ilário Schaeffer e; a OESTE, 25m, com o lote nº 259, de Alciro Albano Auler dentro do seguinte quarteirão: NORTE, rua sem denominação; SUL, rua Reinoldo Schaeffer; LESTE, Av. Emilio Kerber; OESTE, área rural. Possui uma benfeitoria não averbada. O imóvel está registrado sob o nº 7.460, do C.R.I de Não-MeToque/RS, e foi avaliado em R$-120.000,00 (cento e vinte mil reais)

Cônjuge meeira: Vanice Maria Sprandel Becker (R.6/7.460).

Indisponibilidade: junto ao processo nº 500016396.2018.4.04.7118 do Juízo Substituto da 1ª Vara Federal de Carazinho/RS (Av.8/7.640).

Penhora: junto aos processos nº 500016396.2018.4.04.7118 do Juízo Substituto da 1ª Vara Federal de Carazinho/RS (R.9/7.460), 002092872.2018.5.04.0561 da Vara do Trabalho de Carazinho/RS (R.14/7.460), 5000048-37.2018.8.21.0112 da Vara Judicial da Comarca de Não-Me-Toque/RS (R.12/7.460).

Depositário: Darlan Becker.

Informações pelo site http://rechleiloes.com.br, e-mail: contato@rechleiloes.com.br ou pelos Fones: (0xx55) 99978-9496 ou (0xx54) 99122-6399.

Não-Me-Toque/RS, 10 de junho de 2023. Alexandre Rech - Leiloeiro Oficial

A definição de um piso salarial maior para os profissionais da área de enfermagem trouxe desafios para as prefeituras de todo o país. Desde a assinatura do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) - que regulamenta o piso salarial para profissionais da enfermagem que varia de R$ 2,3 mil a R$ 4,7 mil - gestores municipais têm ficado apreensivos.

O prefeito de Sarandi (RS), Nilton Debastiani, expõe que para cobrir os gastos do reajuste, o município tem necessidade de um repasse de no mínimo R$ 100 mil por mês, R$ 1,2 milhão por ano. O prefeito avalia que, caso não haja o repasse do valor necessário para o cumprimento do reajuste, o município precisará se adaptar com cortes de investimentos em programas existentes.

“Nós queremos que eles ganhem esse valor. Eu acho que merecem. Mas faz parte de um contexto. Nós temos outras categorias dentro do município também e todas elas merecem. Porém: desde que haja uma fonte para suportar essas despesas”, frisa o prefeito.

No dia 30 de junho, durante uma reunião na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em Brasília, houve ampla discussão em torno do piso salarial da enfermagem. Estavam presentes gestores municipais de todo o país. O presidente da confederação, Paulo Ziulkoski, expressou que, embora não sejam contra o reajuste do piso, a exigência de que as prefeituras finan-

Enfermeiras do SAE vão ao quarto Infecto Tchê

Prefeito de Sarandi Nilson

Debastiani

ciem esse aumento pode trazer mais dificuldades para os orçamentos municipais.

“Acho que todo mundo tem que ganhar bem e os enfermeiros merecem. Agora: tem que ter dinheiro para pagar. Neste período, faltando um ano e meio para terminar os mandatos dos atuais prefeitos, os municípios brasileiros já estão ultrapassando o limite de gastos em todas as áreas, com contas no vermelho. O que pode ser feito? Se um piso deste entrar em vigor aprofunda-se a crise”, pondera Paulo Ziulkoski.

A CNM informou que a revisão do salário mínimo, para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, vai gerar um acréscimo de R$ 10,5 bilhões nos gastos dos municípios. A PEC 25/2022 está atualmente estagnada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Um grupo de prefeitos vem fazendo um esforço para persuadir os parlamentares a colocarem a proposta em pauta para votação.

Escola Sorg tem amplo programa de atividades na Semana da Enfermagem

Foi desenvolvido, na Escola Cônego João Batista Sorg, recentemente, amplo programa de atividades em razão da 19ª Semana da Enfermagem. Foram abordados, entre outros temas, Imunizações, Curativos, Parada Cardiorrespiratória e Cuidados com paciente crítico em UTI. “Agradecemos aos profissionais que dispuseram do seu tempo para compartilhar conhecimentos”, destacam integrantes da equipe diretiva do educandário.

Atividades envolveram alunos e professores do educandário

As enfermeiras que atuam no Serviço de Assistência Especializada (SAE), Cristiane Sbardelotto e Rosane Fátima Ebertz, estiveram no 4º Infecto Tchê, organizado e coordenado pela Sociedade Gaúcha de Infectologia.

O conclave, realizado em Porto Alegre, envolveu profissionais de saúde que atuam no cuidado de pessoas portadoras de HIV. As palestras, conforme as enfermeiras de Carazinho, tiveram alto conteúdo didático.

Enfim: elas tiveram a oportunidade de se inteirar das mais novas tecnologias utilizadas no tratamento das pessoas com HIV. Estão aptas a falar e tratar de PCDT HIV/AIDS e hepatites virais. Boas meninas. São responsáveis por um trabalho de valor inestimável.

Vacinação contra a gripe continua em Carazinho

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) continua em Carazinho em virtude da sobra de doses. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS): a vacina está disponível para todas as pessoas com idade a partir de seis meses... Vai ser aplicada enquanto houver disponibilidade/estoque.

A imunização é de extrema importân-

cia. Reduz a circulação do vírus da gripe e impede o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e inclusive distúrbios cardíacos.

A secretaria alerta que, face às baixas temperaturas, é necessário que os grupos vacináveis procurem o posto de saúde e/ ou a Sala Central de Vacinas para garantir a imunidade.

- SÁBADO, 10 DE JUNHO DE 2023 6 Saúde/Publicações legais
Cristiane Sbardelotto e Rosane Fátima Ebertz, estiveram em Porto Alegre, no 4º Infecto Tchê, organizado e coordenado pela Sociedade Gaúcha de Infectologia

Pontos de venda:

Em Carazinho

Em frente ao Colégio Aparecida

Em Não-Me-Toque

LIVRARIA PAROQUIAL PAPELARIA ALTO JACUÍ

Em frente à prefeitura

Se você quer entrega a domicílio (gratuita) faça o pedido pelo WhatsApp 54-99614-3040

Culinária Para as crianças

Pudim de leite com bolo de chocolate

Ingredientes

(Atenção: Requer tempo para assar, esfriar e gelar)

Calda

1 xícara (chá) de açúcar

1/2 de xícara (chá) de água

Pudim

5 ovos

1 lata de leite condensado + 2 vezes a mesma medida de leite

integral

Bolo de chocolate

150 g de margarina

1 xícara (chá) de açúcar

4 ovos

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de chocolate em pó

1/2 xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de fermento químico

Modo de preparo

Remessa sem frete para todo o território nacional

Calda

Numa fôrma de cone central (cerca de 22 cm de diâmetro), misture bem a água com o açúcar.

Leve ao fogo alto, mexendo de vez em quando, até ferver e começar a dourar.

Transfira para uma superfície fria e, com cuidado, vire a fôrma para espalhar pela lateral. Reserve.

Pudim

No liquidificador, bata os ovos com o leite condensado e o leite por 2 minutos.

Despeje na fôrma caramelada e reserve.

Bolo de chocolate

Na batedeira, bata a margarina com o açúcar até obter um creme.

Adicione os ovos e bata bem.

Em velocidade baixa, acrescente aos poucos a farinha e o chocolate, alternando com o leite, até incorporar.

Agregue o fermento e bata somente para misturar.

Despeje sobre a massa de pudim (vão misturar um pouco, mas depois se separam).

Leve ao forno preaquecido a 220 ºC, em banho maria, por aproximadamente 45 minutos ou até firmar (fure e veja se não está mais líquido).

Deixe esfriar e leve à geladeira por ao menos 4 horas antes de desenformar e servir. (Fonte: anamariabraga.globo.com)

Esotérico

O que são as pedras dos signos?

Cada signo tem um ou mais cristais correspondentes à sua energia - que podem ser utilizados para limpar e equilibrar as vibrações.

Usar essas pedras para meditações ou no dia a dia traz alguns benefícios (como proteção e sabedoria). Além disso: carregar um amuleto atrai energias positivas sintonizado com a essência.

A pedra de cada signo:

Áries: cornalina

Touro: quartzo rosa

Gêmeos: ágata de fogo

Câncer: pedra da lua

Leão: pirita

Virgem: amazonita

Libra: quartzo verde

Escorpião: granada

Sagitário: lápis-lazúli

Capricórnio: ônix

Aquário: sodalita

Peixes: ametista

Outro ponto importante que você precisa saber sobre é que cada pedra precisa de limpezas e energizações. Mas quando for pesquisar sobre limpezas e energizações lembre-se de procurar pelo que é direcionado ao que você está usando no momento. (Fonte: https:// www.eusemfronteiras.com.br/as-pedras-dos-signos/)

Charadinha

- O que é o que é... Tem cidades, lojas, ruas e nenhuma pessoa?

- O mapa.

- O que é o que é... Tem asa mas não voa... Tem bico mas não bica?

O bule.

SÁBADO, 10 DE JUNHO DE 2023 - 7 Variedades Valorizando a beleza da arte. Padrão profissional na produção de molduras de todos os estilos. Rua 24 de Janeiro, 53, a duzentos metros da Papelaria Rio Branco. Telefone/WhatsApp 54-99633-0399 Carazinho/Rio Grande do Sul VOCÊ NÃO PRECISA GASTAR MUITO PARA TER O MELHOR

Registro

Foi oficialmente lançado, segunda-feira (5/6), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o concurso Árvores Gigantes. Além de identificar as maiores árvores da região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul, tendo por foco uma espécie arbórea florestal nativa a cada ano, o concurso divulgará a espécie junto à população. Isto valorizando a biodiversidade da flora nativa da região. Neste ano a árvore escolhida é a Araucária (pinheiro brasileiro/ aquele que gera o pinhão).

Na primeira etapa do concurso haverá a seleção de dez árvores gigantes (pinheiro brasileiro) em Passo Fundo, Carazinho e Mato Castelhano. Já a segunda etapa terá o critério técnico de seleção e a classificação da circunferência da árvore. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Agricultura de Carazinho, por meio do contato 54-3331-8845, até 15 de agosto de 2023. Veja o regulamento completo em <https://bit.ly/42EsL8Z>.

Dia do Meio Ambiente tem alerta de estudantes em Carazinho

Cotrijal dá respaldo ao concurso Árvores Gigantes

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Cotrijal anunciou apoio ao concurso Árvores Gigantes, lançado pelo Laboratório de Manejo da Vida Silvestre da Universidade de Passo Fundo (Lamvis/UPF).

Projeto proporcionou atividade na Escola Estadual de Ensino Básico Érico Veríssimo

A iniciativa tem como objetivo identificar as maiores árvores da região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul, tendo por foco uma espécie arbórea florestal a cada ano, a fim de valorizar a biodiversidade da flora nativa da região. As árvores vencedoras serão usadas como matrizes para produzir mudas de boa qualidade com o intuito de melhorar as condições de vida da fauna silvestre.

Para a primeira edição do concurso, a escolhida foi uma espécie muito conhecida pelos gaúchos, a Araucária angustifólia, também chamada de pinheiro-brasileiro.

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, a UCAPI (União dos Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores), em parceria com a Védera, realizou o projeto “Abelhando nas Escolas”, na tarde da segunda-feira, dia 5/6, a convite da professora Juliana Machado Nunes, na Escola Estadual de Ensino Básico Érico Veríssimo.

Objetivo da realização: proporcionar aos estudantes do 5° ano a oportunidade de conhecerem mais sobre as abelhas, tanto as com ferrão como as desprovidas desse instrumento. Desta forma aprenderam bastante sobre a importância desses polinizadores para a preservação do meio ambiente.

Ao longo do dia os estudantes uma dinâmica, ministrada por especialistas da UCAPI e da Védera, que abordaram temas como organização das colmeias, diferentes espécies de abelhas (com ou sem ferrão) e a relação delas com o meio ambiente.

Os estudantes também puderam experimentar os sabores únicos do mel de Apis (abelhas com ferrão) e do mel de asf (abelhas sem ferrão).

Essa experiência sensorial permitiu que entendessem a diversidade de sabores e características presentes nos diferentes tipos de mel.

A professora Juliana Machado Nunes destacou a importância da atividade. “Acreditamos que é fundamental despertar nas novas gerações o interesse e a consciência ambiental. Mostrar o papel relevante das abelhas e, ainda, enfocar o que elas fazem na preservação dos seus habitats”.

O tema das abelhas faz parte de um Programa de Sustentabilidade da 39º CRE. Segundo o CEO da Védera, César de Souza, “o projeto ‘Abelhando nas Escolas’ proporciona aprendizado e descoberta para os jovens”. “Através dele é possível vivenciar na prática o papel crucial das abelhas na manutenção da biodiversidade”, destaca a professora Juliana Machado Nunes.

A UCAPI e a Védera agradecem pela parceria da Escola Estadual de Ensino Básico Érico Veríssimo e pelo apoio da comunidade escolar. Reconhecem a importância da união de esforços para conscientização e preservação do meio ambiente.

Projeto Abelhando 2023 já presente nas escolas de Carazinho

A Escola São Martin (Bairro Oriental) teve, no dia 1º de junho, uma atividade bem diferente. Os integrantes da UCAPI (União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores) Valdir Maurer e Cesar de Souza estiveram no educandário para falar sobre as abelhas e sua importância para o ecossistema. Foi a primeira atividade do Projeto Abelhando nas Escolas em 2023.

Os estudantes, acompanhados de professores, tiveram a oportunidade de ver de perto uma colmeia de abelhas sem ferrão (subespécie mandacaia). Chamou atenção dos pequenos o zumbido característico do momento em que as abelhas estão produzindo o mel.

Valdir Maurer e Cesar de Souza também apresentaram a roupa de proteção que os apicultores utilizaram para o manejo das abelhas. Fizeram demonstração de funciona o fumigador (utilizado para espantar as abelhas no momento da colheita do mel). No final os estudantes puderam experimentaram mel produzido em Carazinho.

A diretora Bianca Parizotto destacou que a escola procura trabalhar com propostas

de interesse das crianças. “Sugeri aos professores que abordassem, em sala de aula, a importância das abelhas para o ecossistema.

A ideia foi acolhida com entusiasmo. A visita da UCAPI fechou com chave de ouro.”

Bianca Parizzoto diz que, recentemente, a curiosidade sobre um casal de corujas que

mora nos arredores da escola foi motivação para um projeto. “Agora a visita dos apicultores repercutirá muito nas salas de aula.”

PROJETO: Cesar de Souza diz que a UCAPI pretende levar o projeto para todas as escolas que tiverem interesse. “Basta entrar em contato conosco e combinar.”

A coordenadora de Meio Ambiente da Cotrijal, Deisi Sebastiani Nicolao, acompanhou o lançamento do concurso, acompanhada da assistente de Meio Ambiente, Djulia Berwig. “É uma iniciativa relevante, que vai contribuir para a preservação da fauna e flora da região, e que vem ao encontro do trabalho que desenvolvemos junto ao Parque da Expodireto Cotrijal, através do Projeto Bosques Gaúchos”, afirma Deisi.

As duas mudas de araucária recebidas durante o lançamento foram plantadas junto ao parque da Expodireto, no Espaço da Natureza. Com área de cerca de 11 hectares, o espaço engloba a Casa do Meio Ambiente, um lago, área de árvores frutíferas e também o Projeto Bosques Gaúchos, criado em 2005, através de parceria com a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, e que tem espécies de sete formações vegetais representativas do Estado.

Em 2023, parceria da Cotrijal e da UPF proporcionou a revitalização dos bosques durante a Expodireto Cotrijal.

Como participar

O prazo para se inscrever no concurso é até o dia 15 de agosto. Podem ser cadastradas araucárias localizadas nos municípios de Passo Fundo, Carazinho e Mato Castelhano. É possível fazer a inscrição pelos números (54) 3312-9201 (Secretaria de Meio Ambiente de Passo Fundo), (54) 3311-1193 (Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Passo Fundo), (54) 3331-8845 (Secretaria de Agricultura de Carazinho) ou 3313-3822 ramal 36 (Secretaria de Meio Ambiente Mato Castelhano).

O limite de inscrição é de uma árvore por pessoa. Serão selecionadas até 10 árvores gigantes em cada município participante do concurso e, posteriormente, selecionadas 10 a nível regional, tendo como critério técnico de seleção e classificação a circunferência da árvore obtida na altura do peito (1,30 m). As árvores inscritas no concurso serão vistoriadas e auferidas por equipe técnica constituída no município onde a árvore candidata está localizada.

Mais informações sobre o concurso Árvores Gigantes estão disponíveis no regulamento ou no Instagram do Lamvis. (Departamento de Comunicação da Cotrijal)

SÁBADO, 10 DE JUNHO DE 2023
Deisi Nicolao e Djulia Berwig plantaram mais duas mudas de araucária no Espaço da Natureza Valdir Maurer e Cesar de Souza estiveram no educandário para falar sobre as abelhas e sua importância para o ecossistema
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.