Jornal Correio Regional de 20 de maio de 2023

Page 1

Sábado também é dia de vacinação em Carazinho. Página 6.

Sindicar é persistente no cenário filantrópico

O Sindicar - Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Carazinho e Região, sob a liderança do abnegado profissional do direito e, também, de competência reconhecida no cenário empresarial, Moisés Kanopf dos Santos, vai muito além do seu compromisso com o associado. O Sindicar, graças ao senso de liderança de Moisés, transmitido evidentemente aos membros do quadro social, atua de forma bem expressiva no campo filantrópico.

Vamos falar aqui de uma das mais recentes ações beneficentes do Sindicar. Quinze famílias carentes de Carazinho receberam, dia 10 de maio, com aberto sorriso nas faces, setenta e cinco quilos de alimentos, entregues por Moisés dos Santos, em nome do Sindicar. Esses produtos, da mais elevada importância para quem enfrenta momentos de dificuldade, foram arrecadados pelo Sindicar, a título de ingresso, dia 3 de maio, na palestra motivacional de Léo Marcondes. Esteve ao lado de Moisés dos Santos, no ato de entrega, a secretária executiva da entidade, Tatiane Kamphorst.

Quem conhece Moisés Kanopf dos Santos tem ciência da sua sensibilidade e, sobretudo, dos esforços que faz em favor das causas relevantes de Carazinho. É um dos líderes, aqui residentes e atuantes, que têm o emblema do município gravado na testa. O Sindicar é uma das instituições que exercem enorme influência na busca daquilo que Carazinho e seus habitantes precisam.

Feira do Produtor tem uma série de inovações

organiza

projetos

No dia 1 de junho a CDL Carazinho fará um jantar, para seus associados, no salão social do Palácio do Comércio.

O momento é de confraternização e apresentação dos projetos que a CDL coloca em andamento como: Núcleo da Mulher Empreendedora, CDL Jovem, Mérito Lojista e Homens na Cozinha.

O jantar é por adesão. Mas cada associado, em dia com as mensalidades, tem direito a um ingresso cortesia.

As reservas de convites devem ser feitas, diretamente na CDL, até o dia 30 de maio. Informações são fornecidas pelo telefone 54-3330-1555.

Valéska diz que a Feira do Produtor é uma forma de valorização dos que produzem

Com o chimarrão em mãos muitos carazinhenses foram à Praça Albino Hillebrand, na manhã ensolarada do sábado (13/5), conferir as novidades da Feira do Produtor. Além de alguns novos expositores a feira apresentou uma série de ações, sugeridas pelo governo municipal, através do gabinete da vice-prefeita Valéska Walber.

A feira nesse sábado teve inclusive distribuição de mudas de diferentes espécies - mereceram destaque as de chás - proposta pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Emater. Houve, ainda, exposição e comercialização de artesanato, a cargo da Casa do Artesão.

Outro fator importante foi o cuidado relativo à saúde. A equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), com uma unidade móvel, fez inúmeros testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. A ação teve a participação de acadêmicas de Biomedicina e Enfermagem da Ulbra Carazinho.

A Praça Albino Hillebrand foi palco, até, de uma Feira de Adoção de Animais. A ação, que integra o programa Carazinho: Amor pelos Animais, agradou efetivamente todos que lá estiveram. A vice-prefeita, que deu acompanhamento à Feira do Produtor, destaca a importância da programação desenvolvida. “A feira valoriza de forma estimulante aqueles que produzem”, frisa ela.

A Feira do Produtor é realizada, sempre aos sábados, na Praça Albino Hillebrand. Também estiveram por lá o diretor de indústria e comércio João Batista Andrade e o diretor de esportes Gilson Haubert.

27 de maio é dia de coleta de sangue em Carazinho

O hospital de Carazinho, em parceria com o Hemocentro de Passo Fundo - Hemopasso, também com apoio da Secretaria de Saúde de Carazinho, está organizando, para o sábado, 27 de maio, mais uma Campanha de Captação de Sangue. A ação terá lugar em frente ao hospital (das 8h às 16 horas). A unidade móvel do Hemocentro virá a Carazinho exclusivamente para essa finalidade. A coleta será feita por ordem de chegada dos doadores e de acordo com a capacidade da unidade móvel. Ainda, para melhor funcionamento do processo de coleta, metade das senhas será distribuída de manhã e o restante à tarde.

CIRCULA
TIO HUGO, COLORADO, LAGOA DOS TRÊS CANTOS E TAPERA - ANO XLV - Nº 2.509 - 20 DE MAIO DE 2023 - VENDA AVULSA: R$ 4,00 44
EM CARAZINHO, NÃO-ME-TOQUE, VICTOR GRAEFF, ERNESTINA,
Alimentos foram arrecadados, a título de ingresso, no Centro de Eventos Magestic, na palestra motivacional de Léo Marcondes
CDL
jantar para orientar sobre seus

Francisco de Campos

Cenário Geral

ABERT APRESENTA RELATÓRIO SOBRE VIOLAÇÃO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Em 2022, o Relatório ABERT, sobre Violações à Liberdade de Expressão, voltou a registrar dois casos de assassinato de jornalistas pelo exercício da profissão. Desde que a ABERT começou a monitorar os casos de agressão, contra profissionais de comunicação, em 2012, apenas em 2019 e 2021 a imprensa brasileira não foi atingida pela forma mais letal de violência.

Foram registrados, nesses anos, entretanto, 137 casos de violência não letal, que envolveram pelo menos 212 profissionais e veículos de comunicação. Os números significam que, a cada dois dias, a imprensa brasileira sofreu algum tipo de ataque.

Os dados foram apresentados pelo presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, na quarta-feira (10/5), em Brasília. O relatório da ABERT teve a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)... Também teve apoio da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e do Instituto Palavra Aberta.

Em relação a 2021 o documento aponta que houve uma redução de 5,52% no número de casos não letais e de 7,83% no contingente de vítimas. “Não há motivo para comemorar. Enquanto um jornalista estiver na mira, de quem tenta calar ou atrapalhar o trabalho da imprensa, a liberdade de expressão não será exercida em sua plenitude”, destacou Lara Resende.

Em 2022 as agressões físicas estiveram no topo da lista de violações ao trabalho jornalístico. Foram 47 casos contra os 34 do ano anterior... Um aumento significativo de 38,24%.

O número de vítimas também subiu de 61 para 74... Aumento de 21,31%.

CARAVANA DA CAUSA ANIMAL VAI ÀS ESCOLAS

O governo de Carazinho, através da vice-prefeita Valéska Walber, criou a Caravana Educativa da Causa Animal, para um contato com as escolas. Na quartafeira (10/5) a caravana esteve no colégio Notre Dame Aparecida. O coordenador do Programa de Bem-Estar Animal Jair da Cruz e do fiscal da causa animal Rodrigo Polidorio deram acompanhamento.

A vice-prefeita conversou com os estudantes sobre a importância de garantir a defesa dos animais. Também enfocou aspectos, como cuidado e respeito, buscando a conscientização dos jovens. Outros temas abordados: adoção, posse responsável, castração, maus-tratos, abandono e instrução a respeito das leis que regem a causa animal.

Mereceram destaque, da parte de Valéska Wa-

lber, o Conselho Municipal de Bem Estar Animal (COMBEA) e o Programa Bem-Estar Animal. São iniciativas da prefeitura voltadas às políticas públicas e à proteção dos animais.

Carazinho figura como pioneiro na criação, em 2017, de uma política pública em benefício dos animais. Isto além do Centro de Castração de Pequenos Animais inaugurado em 2019.

Preciso

 Registrar que o farmacêutico Mauro Mazzutti, da equipe das Farmácias Glória/Rede Associadas, vem fazendo palestras, em organizações empresariais, sobre Envelhecimento Saudável, um dos temas mais em voga neste momento no Brasil. No dia 9 de maio ele contribuiu com esse trabalho, na abertura da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), em importante empresa da Carazinho. Mauro Mazutti já escreveu, inclusive um livro, sobre métodos de prevenção e manutenção da saúde. É um profissional que cumpre, de maneira brilhante, o seu papel no seio da sociedade.

 Publicar que o MDB-RS já aprontou o planejamento de 2024. O presidente do partido, Fábio Branco, deu nesta semana mais um passo para o fortalecimento das futuras candidaturas. Em véspera de iniciar uma série preparatória para as eleições municipais, no interior do estado, ele reuniu terça-feira, 16 de maio, os 33 coordenadores regionais. O encontro, no Hotel Continental (em Porto Alegre), teve como foco a unificação de discurso e o alinhamento de ações.

 Dizer que o MDB-RS aproveitou o momento para estabelecer metas que possam mantê-lo no protagonismo. Hoje o partido tem 136 prefeitos - entre os quais Sebastião Melo/na capital gaúcha - e o próprio Fábio Branco - em Rio Grande. São, ainda, 121 vices e 1.156 vereadores. Em recente reunião com a executiva do RS o presidente nacional, Baleia Rossi, destacou que conta com a força do partido no Rio Grande do Sul para sua manutenção como o maior, em número de prefeitos no país, com um total de oitocentos.

MENSAGEM QUE PERMANECE CNPJ: 89.785.638/0001-99

www.facebook.com/ correioregionalrs.com.br

No dia 9 de maio o Presidente da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Carazinho), Júlio Eduardo Piva, recebeu a visita da assistente de relacionamento com clientes, do SEBRAE/RS Ana Paula de Moura da Silva. Ela estava acompanhada do gestor de educação empreendedora Ricardo Marcelo Ninov e da analista de relacio-

namento com o cliente Tracy Cavalini. Júlio Eduardo Piva diz ter travado, com os visitantes, demorado diálogo sobre temas relevantes da atualidade. Viabilizou-se, desta forma, o planejamento de projetos, a serem implementados na ACIC, com foco no desenvolvimento integral das pessoas.

ESPAÇO TALENTOS LOCAIS DA CÂMARA DE VEREADORES

TEVE A MOSTRA “PARTO E NASCIMENTO HUMANIZADOS”

Fonte de emoção, força e entrega. Estas palavras podem definir a mostra “Parto e Nascimento Humanizados” que esteve em andamento no Espaço Talentos Locais da Câmara de Vereadores de Carazinho. Foram mais de trinta imagens fotográficas que mostravam momentos de famílias, gestantes, partos, chegada de bebês... Emocionantes as fotografias de momento pele a pele e da amamentação. As imagens foram organizadas pela enfermeira obstetra, doula e consultora em aleitamento materno Carla Alessandra Zorzo.

Segundo Carla: a exposição - que chegou a sua segunda edição/foi a primeira em Carazinho - busca plantar “sementinhas de humanização do parto e reflexão em torno da possibilidade de acolher e respeitar a família, principalmente a mulher, em um momento tão singular”.

O parto humanizado dá maior assistência à mulher no pré-natal, durante o nascimento da criança e no pós-parto. O parto pode ser natural ou por meio de cesárea. “O parto, se for realizado de forma adequada e acolhedora, pode ser uma experiência gratificante para a mãe e a família”, pondera Carla.

A presidente Janete Ross de Oliveira diz estar comovida com a beleza da exposição e, principalmente, com a emoção que cada fotografia transmitia. “Esta exposição inspira famílias e mulheres a terem partos de forma mais acolhedora e respeitosa... Também a entenderem o que isto significa... Por isso estamos muito felizes com o tema de agora no Espaço de Talentos Locais”.

As visitas à exposição “Parto e Nascimento Humanizados” puderam ser feitas até 12 de maio.

Diretor: Francisco de Campos

MT/RS 4.406/Fenaj 4.410/15/19

Chefe de redação: Aline Brandt de Campos

CARAZINHO: Telefone: 54-99614-3040

Rua Almirante Tamandaré, 290/Esquina com a 15 de Novembro/Centro

NÃO-ME-TOQUE/RS: Telefone: 54-99614-3040

 Informar que a Secretaria de Desenvolvimento Social de Carazinho recebeu, na tarde da sexta-feira (12/5), da Nossa Rádio e da Deltasul, artigos arrecadados em uma campanha recém-concluída. O prefeito Milton Schmitz, acompanhado do secretário-geral de governo Fernando Costa - Tenente Costa e da equipe de desenvolvimento social, recebeu as peças de roupas e calçados doadas pela população em atenção a apelo da emissora de rádio e da loja de móveis e eletrodomésticos. “Esta ação faz a diferença na vida de muitas famílias. As doações minimizarão o sofrimento de inúmeras pessoas durante a estação fria. Quem sabe seja possível até salvar muitas vidas.”

 Contar que as linhas de transmissão de energia elétrica da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foram o fator principal do acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas, em novembro de 2021, no distrito de Piedade de Caratinga, município de Caratinga (MG). A conclusão consta do relatório final apresentado, segunda-feira (15/5), pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão militar subordinado ao Comando da Aeronáutica. O laudo do acidente também descartou erro humano do piloto da aeronave Geraldo Martins de Medeiros. Também não houve falhas mecânicas e operacionais da aeronave.

 Divulgar que o deputado federal Luciano Azevedo, ex-prefeito de Passo Fundo, marcou presença, segunda-feira (15/5), no Ideias na Mesa, da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Carazinho). A recepção ao convidado, a cargo de altas lideranças do campo empresarial, foi liderada pelo presidente Júlio Eduardo Piva.

Luciano Azevedo diz que o seu lema de trabalho, em Brasília, é “A Região em Brasília”. Isto quer dizer que seu mandato será pautado pelos anseios desta região.

 Destacar que o presidente Júlio Eduardo Piva, em palavras dirigidas ao deputado Luciano Azevedo, frisou que um dos compromissos prioritários da ACIC é apoiar as propostas de Defesa da Liberdade, da Redução da Carga Tributária, da Desburocratização e da Responsabilidade Fiscal. Sem dúvida é bastante acertada a busca de afinidade de Carazinho com o deputado Luciano Azevedo. Trata-se de um político inteligente, dinâmico e versátil no diálogo com a sociedade. Oxalá a ACIC traga mais líderes deste quilate às suas reuniões.

- SÁBADO, 20 DE MAIO DE 2023 2 Geral/Opinião
ACIC E
SEBRAE/RS REFORÇAM PARCERIA

Definidas as regras para o Enem 2023

Inscrições ficam abertas de 5 a 16 de junho.

O edital com cronograma e regras para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já está disponível, para os interessados em participar do certame, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. As inscrições ficam abertas de 5 a 16 de junho.

Além de apresentar datas e horários dos exames o Edital nº 30 detalha os documentos necessários, bem como as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato poderá ser eliminado. A taxa de inscrição é R$ 85,00 e deve ser paga até 21 de junho.

A publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) traz também critérios de correção das provas e procedimentos para pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso e, ainda, orientações sobre horários e locais das provas.

Horários

Os portões de acesso serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. As provas começam a ser aplicadas às 13h30min. O término será às 19 horas (no primeiro dia) e às 18h30min (no segundo). Estão previstas exceções de horário em casos específicos. Exemplo: participantes com solicitação de tempo adicional aprovada ou com pedido de recurso de vídeo para a prova em libras.

As inscrições devem ser feitas na Página do Participante, no portal do Inep, onde outros acessos indicam cronograma, tutoriais e orientações, além de uma área com dissolução das dúvidas mais frequentes dos candidatos. O texto detalha como será feita a reaplicação do teste e as situações em que poderá ocorrer - como problemas logísticos e doenças infectocontagiosas.

Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no Portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.

Inspirar as pessoas que estão ao seu entorno e fazer a diferença na sociedade. Com este objetivo o evento Mulheres que Inspiram, idealizado pelo governo de Carazinho, destacou 15 mulheres da sociedade cujo trabalho faz a diferença nos segmentos em que atuam. A homenagem se deu, na quinta-feira (10/5), no Restaurante Q’Assado.

Mulheres que inspiram movimentos nos mais diversos setores da sociedade. Seja na saúde, na educação, na cultura, no voluntariado, na agricultura, no esporte, na segurança ou em diversas outras áreas. Do relevante trabalho da enfermeira à produtora rural que deixa a marca do feminino no agronegócio... Todas são inspiradoras.

Numa mensagem em vídeo a abertura do evento foi feita pela primeira-dama e secretária de desenvolvimento social Andréia Schmitz que, por motivo de saúde, não pôde estar presente.

Além de saudar as homenageadas a primeiradama ressaltou que “as ações desenvolvidas pela assistência social se aproximam do voluntariado de muitas dessas mulheres que, no atendimento do dia-a-dia, têm como prioridade o cuidado e a empatia com o ser humano.

Nas palavras do prefeito Milton Schmitz, assim como da vice-prefeita Valéska Walber, foi acentuado o respeito e o reconhecimento às mulheres que, com esforço, competência e dedicação, executam seus trabalhos. O secretário geral de governo, Fernando Costa - Tenente Costa

Milton e Valéska acentuaram o respeito e o reconhecimento à criatividade feminina

também ressaltou a importância da homenagem e parabenizou a todas pelo Dia das Mães.

A artista plástica Ilse Ana Piva Paim, uma das homenageadas, fez um agradecimento em nome de todas as outras. Ressaltou a representatividade e a importância das ações desenvolvidas pela força feminina.

Após a cerimônia de entrega do troféu Mulheres que Inspiram foi servido um jantar preparado pela equipe do Q’Assado. Um agradecimento à cantora Suellen Giongo que tornou a noite extremamente agradável.

Educadores de Carazinho têm capacitação para o combate ao trabalho infantil

Prefeitura amplia o espaço pavimentado do Bairro Sassi

Mais uma obra sonhada por moradores de Carazinho, há muitas décadas, está sendo entregue com a qualidade necessária e condizente com a cidade.

Na tarde da sexta-feira (12/5) o prefeito Milton Schmitz esteve inspecionando o desenrolar das obras de pavimentação asfáltica na Rua Arthur Bernardes (Bairro Sassi). Ficou satisfeito e elogiou o trabalho de chefia do secretário Estevão De Loreno.

Além do prefeito Milton Schmitz estiveram observando o asfalto da Rua Arthur Bernardes o atendente de pavimentação Eládio Carvalho e demais membros da equipe da Secretaria Municipal de Obras.

Mães do Grupo Semear são homenageadas e elogiadas

O governo de Carazinho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, fez uma homenagem às mães integrantes do Grupo Semear. Na tarde da terça-feira (9/5) as mães compartilharam momentos de alegria regados de um bem elaborado chá, ofertado pela secretaria. Houve ainda sorteio de brindes e entrega de mimos.

A primeira-dama e secretária de desenvolvimento social, Andréia Schmitz, destacou a importância de ser mãe e “o quanto devemos ser felizes pela nossa existência. No final agradeceu a todos pela presença.

O prefeito Milton Schmitz disse que “mãe é a figura mais importante de nossas vidas... Que mãe é tudo em uma família... A perda de uma mãe significa ausência de um pedaço de nós”.

Na terça-feira (9/5) as assessoras pedagógicas da SMEC (Secretaria Municipal de Educação de Carazinho) Márcia Menta da Costa e Rosimar Zanrosso, acompanhadas pelas orientadoras educacionais das escolas de ensino fundamental Alfredo Scherer, Capitão Aristides Gabriel Haeffner, Piero Sassi, Eulália Vargas Albuquerque, Patronato Santo Antônio, Pedro Vargas e Presidente Castelo Branco, participaram de uma capacitação do Ministério Público do Trabalho. Tema das atividades: A atuação do MPT no combate ao trabalho infantil - MPT na Escola.

A capacitação foi sediada em Passo Fundo e foi ministrada pela procuradora Patrícia de Mello Sanfelice - do Ministério Público do Trabalho. Houve vários formas de reflexão a respeito das alternativas de combate ao trabalho infantil. Tam-

bém se colocou no foco: o conjunto de prejuízos advindos do trabalho infantil.

As turmas de 4° ao 9° ano participarão agora do projeto denominado: Resgate a Infância. Serão divididas em três grupos: Trabalho Infantil, Aprendizagem Profissional e Saúde e Segurança na Escola.

Os trabalhos desses grupos serão selecionados e, se de boa qualidade, premiados, nas categorias conto, poesia, música e desenho. O projeto tem como ponto culminante o Prêmio MPT na Escola.

Também participaram do treinamento representações dos municípios de Marau, Sarandi, Barros Cassal e Erechim. O grupo de Carazinho diz que “a capacitação permitiu um grande e útil aprendizado”.

Comdicacar acolhe Patrícia Wagner entre os seus membros

Foi empossada, na manhã da quinta-feira (11/5), em ato efetivado no gabinete do prefeito Milton Schmitz, a conselheira tutelar Patrícia Wagner, que tem mandato até 9 de janeiro de 2024.

Durante o ato a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICACAR), Aline Zirbes, falou da importância das ações do Conselho Tutelar em parceria com algumas secretarias do governo municipal.

Já a nova conselheira, Patrícia Wagner, reforçou o comprometimento com a população de Carazinho e confessou estar feliz com a receptividade dos colegas do COMDICACAR.

Para o prefeito Milton Schmitz: o trabalho das conselheiras tutelares é de extrema importância pela garantia de um ingrediente que se chama bem -estar social. “São pessoas que dedicam tudo o que sabem em benefício das crianças e dos adolescentes.”

Estudantes

Em reverência ao Dia das Mães, celebrado no domingo (14/5), dois alunos da Escola Municipal Pedro Pasqualotto - Hectory Paes (8º ano) e Manuela John da Silva (Jardim da Infância), foram à prefeitura de Carazinho. Objetivo: cantar e encantar os servidores e o público em geral com um momento muito especial.

Com duas bem escolhidas canções os estudantes homenagearam as mães e agradeceram ao governo municipal pelo apoio sempre incondicional à educação de quem vive em Carazinho.

SÁBADO, 20 DE MAIO DE 2023 - 3 Geral
vão à prefeitura cantar em reverência às mães
Quinze mulheres que inspiram são distinguidas pelo governo de Carazinho
Representantes de Carazinho confessam que tiveram um momento de grande aprendizado Patrícia Wagner mostrou-se feliz com a receptividade dos colegas do COMDICACAR
Os dois alunos da Escola Pedro Pasqualotto cantaram e encantaram
Milton Schmitz teceu elevadas considerações a respeito do trabalho da Secretaria Municipal de Obras Milton disse que a mãe é tudo no seio de uma família

Carazinho oficializa reconhecimento à Defensoria Pública

Diariamente milhares de gaúchos procuram o atendimento da Defensoria Pública, em todo o estado, nas mais diversas áreas do direito.

Para celebrar o Dia Nacional da Defensoria Pública, 19 de maio, prédios e monumentos públicos destacam os profissionais e a instituição com uma iluminação de cor verde.

Considerando a alta relevância do motivo, o governo de Carazinho deu cor verde à iluminação do prédio da prefeitura, no período de 15 a 19 de maio.

Esta é uma forma de reconhecimento à Defensoria Pública que dedica auxilio a cidadãos em situação de vulnerabilidade e necessidade de assistência jurídica.

Coprel recebe comitiva da Organização das Cooperativas Brasileiras

Equipe da OCB conheceu funcionamento da Coprel e acompanhou as obras da PCH Tio Hugo

Discussões sobre sustentabilidade, novos negócios e a abertura do mercado de energia marcaram a visita da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) a Coprel. Realizado na terça-feira (9/5), o intercâmbio busca fortalecer o vínculo entre a OCB e a cooperativa. O encontro possibilitou à organização conhecer melhor o funcionamento da Coprel, além de entender suas demandas. Na ocasião, a equipe também visitou as obras da PCH Tio Hugo. Participaram da comitiva o Coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCB, Marco Morato, a Trainee da Gerência de Relações Institucionais - Ramo Infraestrutura, Thayná Côrtes Pereira, e o Coordenador de Ramos - Saúde, Consumo, Infraestrutura, Transporte e Trabalho, Hugo Andrade. O grupo foi recepcionado pelo presidente da Coprel e da Infracoop - Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura, Jânio Stefanello, e os facilitadores Edson Pedrotti, Herton Azzolin, Luis Fernando Volpato, Marcos Eidt e Mateus Stefanello. Hugo visitou a Coprel pela primeira vez nesta ocasião, o que não significa que não a conhecesse:

“É impressionante, mesmo em assuntos que não necessariamente estão relacionados à Coprel, ela é uma referência. Vir e mergulhar um pouco dentro da cooperativa, conhecer o seu funcionamento, está sendo uma experiência muito rica para nós”, comenta.

O centro administrativo municipal recebeu iluminação de cor verde

Para Thayná, que é Engenheira de Energia, também foi a oportunidade de visitar a Coprel pela primeira vez. E nestas primeiras impressões, perce-

beu o quanto a cooperativa busca as novidades que possam melhorar a vida do cooperante: “A Coprel se preocupa com a demanda dos cooperados, então isso é bem legal. Por exemplo, a Telecom foi uma demanda que chegou. Mesmo sendo cooperativa de energia, pensaram: os cooperantes precisam e a gente vai fazer”. Ainda a respeito sobre a variedade de serviços da Coprel, ela comenta: “Isso integraliza vários serviços e só desenvolve as comunidades, os municípios, além de oferecer serviços de grande importância”.

No mesmo sentido, Marco aponta: “Achei fantástico essa visão de criar a Coprel Soluções. Isso é a materialização de ouvir os cooperantes e entender o processo. Quando você presta esse tipo de serviço, significa que você tem uma afinação muito grande com o seu público, você está entregando para ele uma solução, você está facilitando a vida dele e você está criando um novo negócio, com novos colaboradores, gerando emprego e renda ali na região.” Marco também vê grande potencial para o futuro do cooperativismo no Brasil, cujo crescimento passa pelo mercado de energia: “A gente acredita muito na evolução do ramo infraestrutura. Hoje nós temos 20 milhões de cooperados vinculados ao sistema OCB. Nós somos 20 milhões de consumidores de energia. Então, é essa a nossa aposta, e a gente trabalha para isso: que nossas cooperativas de infraestrutura sejam capazes de suprir todo o cooperativismo”. (Assessoria de Imprensa da Coprel)

- Recursos de pontuação CNH

- Recursos de suspensão do direito de dirigir

- Cassação da CNH

- Recursos de multas

-

Coprel fortalece presença em Quinze de Novembro

O cooperativismo é um movimento social e econômico, de pessoas que têm um objetivo em comum, baseado na visão colaborativa. No sistema cooperativista o controle é compromisso de todos os membros que participam ativamente das decisões. É a partir destes princípios que a Coprel realiza periodicamente os eventos nos municípios da sua área de atuação, buscando ouvir a comunidade e entender quais são as principais demandas para melhor desenvolver seus serviços e atividades.

Nos eventos, principalmente na reunião da Coprel, a cooperativa apresenta os seus empreendimentos e os dados de investimentos nas áreas de energia, telecom e soluções. Além de compartilhar o que já foi feito, a Coprel também apresenta planos futuros em que os cooperantes podem opinar e contribuir para a tomada de decisão. Para auxiliar neste trabalho de conhecer as necessidades de cada município, nestas reuniões são eleitos os conselheiros consultivos. Estes líderes representam a cooperativa na comunidade, e atuam como um contato mais próximo que conecta os cooperantes com a Coprel.

Além da reunião, a cooperativa também realiza um importante evento com os estudantes: o Coprel na Escola. Criado para aproximar a Coprel dos futuros cooperantes, este projeto trabalha ativamente com as pautas de economia de energia elétrica, segurança e preservação do meio ambiente através de dinâmicas lúdicas que representam um momento de muita aprendizagem para os alunos.

Dias atrás o município de Quinze de Novembro recebeu os eventos da Coprel com a participação de mais de 500 pessoas. No dia 10 de maio o projeto Coprel na Escola reuniu os alunos e professores do 1º ao 6º ano de toda a rede escolar municipal e do interior. Com a apresentação de teatro “A Luz e a Escuridão” e a presença dos mascotes Coprelito e Coprelita o aprendizado e a diversão são garantidos.

E no dia 11 de maio a reunião da Coprel contou com a presença de 193 cooperantes que puderam estar mais próximos da cooperativa e conhecer quais são os investimentos para 2023 no município e região. Representando a Coprel, participaram o presidente Jânio Vital Stefanello, o secretário Décio Floss, e os facilitadores Herton Azzolin, Luis Fernando Volpato e Mateus Stefanello.

Na oportunidade, também foram eleitos os novos membros do Conselho Consultivo. Foram eleitos: Andreia Klasener, da localidade de Santa Clara; Valdemar Deutsch, de Linha Progresso: e como suplente Valdir Klein, de Linha Jacuí.

Em Quinze de Novembro, a Coprel conta com 1.355 cooperantes e 209 km de rede. A cooperativa atende todo o interior do município e o distrito de Sede Aurora. Ainda soma um número expressivo de cooperantes nos condomínios residenciais de lazer situados próximos ao Lago Passo Real. Nos últimos cinco anos, foram investidos mais de R$ 6 milhões no sistema elétrico e mais de R$ 2 milhões em internet. O município conta com 100% de cobertura de internet fibra ótica na área urbana e 90% na área rural. (Departamento de Comunicação da Coprel)

- SÁBADO, 20 DE MAIO DE 2023 4 Cooperativismo/Geral
Em dias recentes o projeto Coprel na Escola fez reunião com os cooperantes naquele município
MULTAS SOS Cristina Rauber 54-99928-9217 Fabiana Santos 54-99602-8763 Assessoria de trânsito especializada em:
Consultas de multas e CNH

Farsul faz proposta para renegociação de dívidas

A estiagem que afetou o estado na safra de verão é responsável por uma perda de 16,3 milhões de toneladas. Atingiu especialmente as lavouras de milho e soja. Os produtores impactados pela seca têm a possibilidade de prorrogação dos prazos de pagamento de dívidas - conforme aponta o Manual do Crédito Rural. A Farsul indica a reorganização orçamentária como forma de permitir acordos entre bancos e agricultores.

Apesar de figurarem no Manual do Crédito Rural as prorrogações estão com dificuldade de serem concretizadas pela falta de recursos federais. Já em março já estava empenhada quase a totalidade do orçamento do ano para as rubricas que cobrem os Custos Administrativos e Tributários (CAT) e a Equalização da Agricultura Familiar. Em Nota Técnica a Farsul, por meio da sua assessoria econômica, avaliou em R$ 215,9 milhões os recursos necessários para cobrir a parte do governo federal nesses acordos.

A proposta da Farsul é que o valor seja remanejado do orçamento da Formação de Estoques Públicos - AGF - que é de R$ 715.982.401,00. Até o momento foi empenhado o montante de R$ 42.663.316,14 - menos de 6%. Um levantamento da assessoria econômica da Farsul destaca que apenas o Banco do Brasil vem conseguindo efetivar essas prorrogações sem problema. As demais instituições financeiras têm interesse - mas estão esbarrando na falta de recursos. “Estamos apresentando o problema e, também, a solução, mas a decisão de fazer ou não é política”, comenta o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz.

Abono PIS/Pasep é pago com valor do novo salário mínimo

O abono PIS/Pasep começou a ser pago segundafeira (15/5) com o valor do novo salário mínimo: R$ 1.320.00. Neste mês recebem o PIS (Programa de Integração Social) trabalhadores nascidos em julho e agosto e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) funcionários públicos com final de inscrição 4 e 5.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o benefício será pago a 4,4 milhões de pessoas, num total de R$ 4,4 bilhões. O trabalhador pode consultar se tem esse direito por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br.

Os que recebem o PIS pela Caixa Econômica Federal são 3,8 milhões de trabalhadores de empresas privadas. Outros 545 mil são servidores públicos com direito ao Pasep pago pelo Banco do Brasil.

Com a alteração no valor do salário mínimo, no dia 1º de maio, o abono vai variar de R$ 110,00 a R$ 1.320,00 de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base de 2021.

Confira aqui as datas de pagamento

PIS: Nascidos em janeiro - 15 de fevereiro. Nascidos em fevereiro - 15 de fevereiro. Nascidos em março - 15 de março. Nascidos em abril - 15 de março. Nascidos em maio - 17 de abril. Nascidos em junho - 17 de abril. Nascidos em julho - 15 de maio. Nascidos em agosto15 de maio. Nascidos em setembro - 15 de junho. Nascidos em outubro - 15 de junho. Nascidos em novembro - 17 de julho. Nascidos em dezembro - 17 de julho.

PASEP: Final de inscrição 0 - 15 de fevereiro. Final de inscrição 1 - 15 de março. Final de inscrição 2 e 317 de abril. Final de inscrição 4 e 5 - 15 de maio. Final

de inscrição 6 e 7 - 15 de junho. Final de inscrição 8 e 9 - 17 de julho.

Quem tem direito

O abono salarial é pago aos trabalhadores que atendem aos seguintes critérios:

• estar cadastrado no PIS/Pasep, há pelo menos cinco anos, contados a partir da data do primeiro vínculo;

• ter recebido de empregadores que contribuem para o PIS (Programa de Integração Social) ou para o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) até dois salários mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado;

• ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;

• ter seus dados do ano-base de 2021 informados pelo empregador corretamente na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial.

Como consultar

• Para consultas no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, será necessário que o trabalhador atualize o aplicativo; depois, para verificar o valor, o dia e o banco de recebimento, basta acessar a aba “Benefícios” e, então, “Abono Salarial”.

• Informações adicionais poderão ser solicitadas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e nas unidades das superintendências regionais do trabalho, pelo telefone 158 ou pelo email trabalho.uf@economia.gov.br (substituindo-se os dígitos UF pela sigla do estado de domicílio do trabalhador).

Pagamento na Caixa

• Recebem prioritariamente os trabalhadores com conta na Caixa (conta corrente, conta poupança ou conta digital).

• Crédito via aplicativo Caixa Tem (conta poupança social digital aberta automaticamente pelo banco).

• O pagamento também será realizado em agências da Caixa, lotéricas, autoatendimento, Caixa Aqui e demais canais de pagamentos oferecidos pelo banco.

Pagamento no Banco do Brasil

• No Banco do Brasil, o pagamento do abono salarial é realizado prioritariamente como crédito em conta bancária, transferência via TED ou presencialmente, nas agências de atendimento.

Antônio da Luz

Campeonato nacional de tiro tem etapa aqui

A prefeitura de Carazinho, através do Departamento de Esportes, em parceria com o Clube de Tiro Caça e Pesca, teve representante na primeira etapa do Campeonato Nacional de Tiro 22LR.

A disputa aconteceu, no sábado (13/5) e no domingo (14/5), tendo como palco o Clube de Tiro Caça e Pesca de Carazinho. Entre as pessoas presentes foram sorteados brindes exclusivos.

SÁBADO, 20 DE MAIO DE 2023 - 5 Economia/Geral

Rua Humberto de Campos 177, Bairo Operario, Carazinho Telefone 54-9 9222-7888 Whatsapp 54-9 9953-9510

Estado registra quase trinta mortes por dengue em 2023

Até o dia 11 de maio o Rio Grande do Sul já registrava 13.419 casos confirmados da doença.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à Secretaria da Saúde (SES), confirmou, na quinta-feira (11/5), mais três óbitos por dengue no Rio Grande do Sul. Todos os casos eram de mulheres com comorbidades.

Um dos óbitos, ocorrido em 7 de maio, é de uma residente no município de Ijuí (de 80 anos). Outro, de uma mulher de 87 anos, que faleceu em Roca Sales, no dia 29 de abril. Por fim, no dia 21 de abril, uma moradora de Encantado, de 89 anos, veio a óbito. Com isso o número de mortes por dengue no estado subiu para 26 em 2023.

Antes, na quarta-feira (10/5), o Cevs teve a confirmação de mais duas mortes: em 22 de abril, uma mulher de 70 anos, com comorbidade, residente em Roca Sales; e, em 29 de abril, um homem de 87 anos, também com comorbidade, morador de Santa Maria.

A SES reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Evita-se assim o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

Principais sintomas da dengue: febre alta (39°C a 40°C) com duração de dois a sete dias; dor retro-orbital (atrás dos olhos); dor de cabeça; dor no corpo; dor nas articulações; mal-estar geral; náusea; vômito; diarreia; manchas vermelhas na pele com ou sem coceira.

Como se proteger

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, como limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada, impedem a reprodução do mosquito, reduzindo o risco de novos casos. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o mosquito.

Situação epidemiológica no estado

Neste ano (mês de maio) o Rio Grande do Sul já registra 13.419 casos confirmados da doença, dos quais 12.249 são autóctones. Isto é: quando o contágio acontece dentro do estado. As demais ocorrências são importadas. Ou seja: situações em que residentes do Rio Grande do Sul foram infectados em viagem.

Em 2022 o estado registrou seus maiores índices da doença em toda a série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil importados. Ao todo aconteceram 66 óbitos em razão da dengue no ano passado.

Incorporados ao SUS dois medicamentos contra anemia

Remédios devem estar disponíveis no sistema público em até 180 dias.

O Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS) dois medicamentos para tratamento da anemia. A previsão é que a ferripolimaltose e a carboximaltose férrica estejam disponíveis no sistema público de saúde em até 180 dias.

Segundo o ministério, a ferripolimaltose é indicada para o tratamento da anemia por deficiência de ferro e intolerância ao sulfato ferroso, enquanto a carboximaltose férrica é indicada para adultos com anemia por deficiência de ferro e intolerância ou contraindicação aos sais orais de ferro.

A anemia é uma doença que causa a redução da concentração de hemoglobina - proteína responsável por transportar o oxigênio pelo sangue. Crianças, gestantes, lactantes, meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados.

“O Ministério da Saúde reforça que somente médicos e cirurgiões-dentistas, devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios para tratamento”, destacou a pasta.

Smec traça estratégias de segurança escolar e investe na saúde mental

A orientação atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização.

O governo de Carazinho, através da Secretaria Municipal de Educação, fez na noite da segundafeira (8/5) o painel “Segurança e Saúde Mental na Escola: um diálogo sensível e eficaz”, destinado a professores e equipes diretivas da Rede Municipal de Ensino.

O público alvo da atividade foi acolhidos com a fala do capelão da ULBRA - pastor Elton Fisher - e, em seguida, houve as boas-vindas do prefeito Milton Schmitz, que enfatizou o apoio do executivo à prevenção e ao combate à violência nas escolas e fora delas.

O conclave teve acompanhamento de autoridades municipais de diferentes áreas de atuação. Entre elas: a psicóloga e vice-prefeita Valéska

Walber, a promotora de justiça da infância e da juventude Adriana Costa, a delegada do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV) Heládia Ane Zanchet Cazarotto e o 1º tenente Gerson Rodrigo Agostini - do 38º Batalhão de Polícia Militar (38ºBPM).

A mediação ficou por conta da dirigente municipal de educação Sandra Denise Bandeira Guerra. Ela observa que “foram momentos importantes de discussão e reflexão acerca de tema da mais elevada importância”.

Representantes de diferentes setores se colocaram à disposição dos servidores municipais para, juntos, estabelecerem ações de promoção da segurança escolar.

Vem aí um pregão presencial para serviços veterinários

O COMBEA (Conselho Municipal do Bem Estar Animal), juntamente com o Setor de Bem Estar Animal, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, informa que foi lançado, no dia 12 de maio, o EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL, que ocorrerá em 26 de maio de 2023, destinado à CONTRATAÇÃO de pessoas físicas e/ou jurídicas, para prestação de serviços veterinários, exames, internações, atestados/ laudos para animais de rua em situação de risco e maus-tratos e, também, procedimentos cirúrgicos em cães e gatos de pequeno, médio e grande portes (também equinos).

Segundo a presidente do COMBEA, Denise Dal Ri Braun, este edital busca a continuidade dos atendimentos veterinários no município (que vinham sendo ofertados). Tem como foco manter o suporte aos inúmeros pedidos oriundos da fiscalização do bem-estar animal, de ONGs, de

A Secretaria da Saúde de Carazinho, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, vem intensificando a vacinação contra a covid-19. Também vacina contra a gripe e cumpre o que é estabelecido na multivacinação (para crianças

protetores independentes habilitados e, inclusive, das forças policiais.

Ressalta-se que cada veterinário ou clínica veterinária deverá comparecer, na data agendada (26/05), portando envelope com os documentos e as propostas constantes no rol de exigências do edital, a fim de participar do certame.

Qualquer informação ou dúvida, de ordem técnica, bem como aquelas decorrentes de interpretação do edital, serão esclarecidas, quando necessário, aos interessados. Isto sempre no horário de expediente: das 8h15min às 11h45min e das 13h30min às 17 horas, na Prefeitura de Carazinho, Setor de Licitações, Av. Flores da Cunha, n.º 1264/Centro. Também pelos telefones 54-33312699 e 54-3331-1083, com antecedência mínima de 3 (três) dias da data marcada para recebimento dos envelopes. Não serão aceitas impugnações via e-mail.

Saiba mais: <https://bit.ly/3O04C93>.

e/ou adolescentes que estão com doses em atraso). As vacinas serão aplicadas, também neste sábado, na Sala Central e no posto de saúde do Bairro Princesa.

O Ministério da Saúde anunciou, na sexta-feira (12/5), a ampliação da vacinação contra a gripe. Desde segunda-feira (15/5) toda a população acima de 6 meses pode receber a dose. O objetivo, segundo a secretaria, é expandir a cobertura vacinal contra a doença, antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar. Até o momento 21 milhões de pessoas foram imunizadas30% do grupo prioritário.

“A orientação atende pedidos de estados e municípios que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias próprias para operacionalizar a imunização. Assim atendem às necessidades de cada região.

Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas em todo o país. A meta é vacinar 90% da população”, destacou o ministério, por meio de nota.

A vacina contra a gripe estava sendo aplicada, apenas no público prioritário, formado por idosos acima dos 60 anos, crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde e da educação, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, profissionais de transporte coletivo e portuários, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, trabalhadores das forças armadas e do sistema prisional e população privada de liberdade. No comunicado do ministério reforçou que a imunização é fundamental, porque reduz a carga da doença, sobretudo em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde. Até o fim de abril pelo menos 253 mortes por gripe foram confirmadas no país.

- SÁBADO, 20 DE MAIO DE 2023 6 Saúde
Pintura Polimento Espelhamento Qualidade assim o cliente paga e ainda agradece Nicolas Folle
Chapeação
Saúde amplia vacinação contra a gripe para todos que têm mais de seis meses
O combate à violência escolar leva à busca de alternativas de prevenção
Sábado também é dia de vacinação em Carazinho

Pontos de venda:

Em Carazinho

Em frente ao Colégio Aparecida

Em Não-Me-Toque

LIVRARIA PAROQUIAL PAPELARIA ALTO JACUÍ

Em frente à prefeitura

Se você quer entrega a domicílio (gratuita) faça o pedido pelo WhatsApp 54-99614-3040

Culinária Para as crianças

Buraco quente assado

Ingredientes

1 tablete de fermento biológico fresco (15 g)

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de óleo

1 e ½ xícara (chá) de água (360 ml)

500 g de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

2 gemas ligeiramente batidas para pincelar

Recheio

750 g de carne moída

250 g de linguiça fresca desfeita e bem picada (você pode substituir por carne moída e deixar sem linguiça)

1 xícara (chá) de tomate sem sementes picado

½ xícara (chá) de cebola picada

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 xícara (chá) de queijo prato ralado (100 g)

3 colheres (sopa) de salsinha picada

Sal

Modo de preparo

Misture o fermento com o açúcar e o óleo até dissolver.

Adicione a água, a farinha e o sal e misture.

Transfira para uma superfície enfarinhada e sove bem até ficar lisa e elástica.

Abra a massa em formato retangular e coloque-a em assadeira enfarinhada.

Deixe crescer, coberta com um pano umedecido em água, por 1 hora e meia.

Divida a massa em 3 porções e, com um rolo, abra cada uma até obter retângulos de 15 x 40 cm.

Distribua 1/3 do recheio no centro de cada retângulo, no sentido do comprimento, e feche, dobrando as laterais sobre o recheio.

Cuidadosamente, vire os pães recheados para deixar as emendas voltadas para baixo.

Corte cada pão em 6 fatias e acomode-as em assadeiras enfarinhadas.

Pincele com a gema batida e deixe em repouso por mais 30 minutos.

Asse em forno médio preaquecido (180 °C) por cerca de 30 minutos ou até dourarem. Sirva quentes.

Recheio

Junte todos os ingredientes e tempere com sal a gosto.

Reserve na geladeira até o momento de empregar. (Fonte: anamariabraga.globo.com)

PANC Beldroega

A Beldroega tem alto teor de ômega 3. É indicada para controlar os níveis de colesterol e garantir o bom funcionamento do sistema circulatório. É fonte das vitaminas A, B, C e antioxidantes. Fortalece a imunidade (prevenindo gripes e resfriados), o sistema nervoso e cardiovascular. Atua como antioxidante. Planta é rica em cálcio, ferro, potássio e magnésio. Fornece cálcio - importante para a formação e fortalecimento dos ossos e dentes; ferro - responsável pelo transporte de oxigênio entre as células; potássio - indispensável para a saúde dos músculos, ossos e do sistema cardiovascular; magnésio - importante para o transporte de energia e funcionamento dos hormônios. Tem propriedades diuréticas, analgésicas e anti-inflamatórias. Tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias Como usar a beldroega na cozinha?

Para consumir a beldroega no dia a dia, a nossa sugestão é apostar no preparo de chás. Basta fazer uma infusão com as plantas e prontinho! Além disso, a beldroega pode ser usada em sucos, vitaminas, sopas, saladas, risotos, omeletes e massas para dar mais sabor e acrescentar em termos nutricionais. (Fonte: https://www. conquistesuavida.com.br/noticia/para-que-serve-a-beldroega -planta-comestivel-que-nasce-em-solo-brasileiro_a11725/1)

Poesia

A todos

A todos trato muito bem sou cordial, educada, quase sensata, mas nada me dá mais prazer do que ser persona non grata expulsa do paraíso uma mulher sem juízo, que não se comove com nada

cruel e refinada que não merece ir pro céu, uma vilã de novela mas bela, e até mesmo culta estranha, com tantos amigos e amada, bem vestida e respeitada aqui entre nós melhor que ser boazinha e não poder ser imitada. (Martha Medeiros)

a beleza da arte. Padrão profissional na produção de molduras de todos os estilos.

SÁBADO, 20 DE MAIO DE 2023 - 7 Variedades
Rua 24 de Janeiro, 53, a duzentos metros da Papelaria Rio Branco. Telefone/WhatsApp 54-99633-0399 Carazinho/Rio Grande do Sul VOCÊ NÃO PRECISA GASTAR MUITO PARA TER O MELHOR
Valorizando
Remessa sem frete para todo o território nacional

Inscrições abertas para feira de artesanato na cidade de Olinda

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), vinculada à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), abre inscrições para a 23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato - FENEARTE. Artesãos e entidades representativas poderão se inscrever, até 22 de maio, no site: 23ª FENEARTE (inscrições de 08/05/2023 a 22/05/2023) - Artesanato Gaúcho <artesanatogaucho.rs.gov.

br>.

Para se candidatar como artesão individual é necessário residir no Rio Grande do Sul, possuir Carteiras Estadual e Nacional de Artesão, dentro do prazo de validade, habilitação para as matérias-primas e técnicas correspondentes aos produtos que deseja expor, registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e condições para viajar e realizar a comercialização de seus produtos durante a feira.

Já as entidades representativas (pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos) devem ser legalmente constituídas; possuírem sede no Rio Grande do Sul; registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), inclusive os integrantes que serão beneficiados; e condições de enviar um representante para a comercialização dos produtos durante a feira.

Produtoras da Cotrijal acompanham palestra sobre identidade cooperativa

Cotrijal e UPL fazem doação para Apae de Não-Me-Toque

Cotrijal e UPL Brasil, empresa de insumos agrícolas, realizaram a doação de 50 cestas básicas, para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Não-Me-Toque, na tarde da segundafeira (8/5). A ação faz parte do programa Cooper UP, desenvolvido pela UPL, com a Cotrijal nas condições de participante.

“O Cooper UP atua em diferentes pilares, entre eles a parceria com as cooperativas para destinar incentivos à instituições sociais que realizam belos trabalhos” explica o consultor técnico da UPL, Diego Strack.

Além de Strack, participaram da entrega das cestas o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, e o gerente comercial insumos da Cotrijal, Diego Wasmuth. As doações foram recebidas pela diretora da APAE, Mirceia Kellermann.

“É uma alegria para nós da Cotrijal poder ajudar, junto com a UPL, uma instituição tão importante para a região como a APAE de Não-Me-Toque”, afirma Schroeder.

O surgimento, a evolução e os princípios do cooperativismo foram aprofundados, por Maria Inês Borges da Fonseca, na palestra feita de forma on-line, na tarde de 3 de maio. Diretora da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Ascar-Emater/RS (Cresal) ela fez essa abordagem para mostrar a importância das mulheres participarem ativamente da cooperativa.

“É fundamental entendermos esse movimento e estarmos cientes da importância social e econômica que teve ao longo da história e ainda exerce em todo o mundo”, destacou a palestrante. “O cooperativismo foi construído em bases sólidas e seus princípios permanecem muito fortes e precisam ser percebidos e vividos na prática por todo o quadro social”.

Em 2020, o cooperativismo já congregava 1,2 bilhão de cooperados, em 3 milhões de cooperativas, em todo o mundo, gerando 280 milhões de empregos. No Brasil, o movimento alcançou 14,6 milhões de cooperados, em 6,8 mil cooperativas, com 425,3 mil empregados. E no RS, segundo o último levantamento, eram 3,06 milhões de cooperados, em 455 cooperativas, que geravam 68,3 mil empregos.

Investimento em formação

Esta foi a primeira atividade de formação realizada neste ano através do Programa Mais Elas, organizada em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop). A programação foi acompanhada pela coordenadora pedagógica do Escoop, Paola Londero.

“Queremos levar conhecimento além da propriedade para as mulheres, para que elas se sintam parte da cooperativa e ajudem na busca por melhores resultados”, destacou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

“É a sequência do trabalho iniciado em 2023 e com foco muito bem definido nas prioridades que as próprias mulheres integrantes dos núcleos nos apontaram”, completou o vice-presidente, Enio Schroeder.

O programa tem a coordenação da área de Desenvolvimento Cooperativista - ligada à Unidade de Marketing - e prevê uma série de ações de formação, ao longo do ano, tanto junto aos oito núcleos femininos quanto ao Comitê Mais Elas, que conta com 11 integrantes consideradas as porta-vozes das mulheres junto à cooperativa. (Departamento de Comunicação da Cotrijal)

Maio Amarelo motiva conscientização sobre boa conduta no trânsito

O governo de Carazinho, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), desenvolve a programação do Maio Amarelo com o tema “No trânsito escolha a vida.”

Neste ano, o município tem ampla programação, com presença da equipe do DMT na Rede Municipal de Ensino - através de um ciclo de palestras educativas e distribuição de material didático sobre as blitz no trânsito (efetivadas mais intensamente neste período).

Com o objetivo de movimentar e conscientizar a população, sobre segurança no trânsito, a programação é direcionada a adultos, jovens e adolescentes... Aqueles que já são motoristas. Em função disto, no período, não haverá a Escolinha de Trânsito, que era realizada em anos anteriores.

No dia 31 de maio a Campanha terá encerramento com as atividades programadas para o já tradicional Dia do Desafio.

Os alimentos serão destinados para o preparo das refeições dos 146 assistidos pela instituição. Atualmente a APAE de Não-Me-Toque presta a assistência em turno integral de 98 pessoas com deficiência, com idades de 1 ano e 4 meses até 76 anos. Além disso, a instituição realiza o atendimento educacional especializado de outros 48 alunos em contraturnos escolares.

“Agradecemos imensamente as doações e sem dúvidas esses alimentos vão fazer diferença para a nossa APAE. Ficamos muito felizes pelo reconhecimento e apoio” comenta Kellermann.

A APAE atua há 48 anos no município e, desde fevereiro de 2022, presta serviços na nova sede, localizada na Avenida Edmar Trennepohl, no Bairro Três Irmãos. (Departamento de Comunicação da Cotrijal)

SÁBADO, 20 DE MAIO DE 2023
Cinquenta cestas básicas foram doadas para a instituição Direção da Cotrijal saudou as mulheres na abertura da programação Campanha será encerrada no Dia do Desafio
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.