Jornal Correio Regional de 22 de abril de 2023

Page 1

Página 3.

Brinquedoteca é fonte de saber e lazer para a criançada

Já no mês de março a Brinquedoteca Municipal iniciou atividades com as crianças de três a cinco anos da Educação Infantil. Também são envolvidos alunos de 1º ano do Ensino Fundamental (da Rede Municipal de Ensino).

Neste ano a brinquedoteca passou a ser responsabilidade do Departamento Pedagógico da SMEC sob a coordenação da professora Priscila Elena Zart da Silva, auxiliada pela sua colega Sandra Morais Leite.

Os principais ambientes lúdicos foram mantidos. Mas com ênfase a novos projetos. Um deles é “Qual o sabor da Lua?” através da contação da história sobre a obra literária do escritor Michael Grejniec. De maneira lúdica as crianças que visitam os espaços da estruturados são convidadas a embarcar em uma viagem imaginária até a lua com direito de contemplar de perto as estrelas.

Neste ano, conta com uma novidade, a sala da Lua e das Estrelas, onde as crianças são convidadas a brincar e a dançar, imaginando-se estar no espaço sideral. Levando em consideração a importância de trabalhar inúmeras possibilidades do universo infantil, esta sala foi projetada como um espaço diferente dos

ambientes que as crianças conhecem na escola, utilizando luzes coloridas, que instigam a curiosidade e o imaginário. Ornamentada com muitas estrelas coloridas, espelho, lâmpadas de luz negra para efeito neon e lâmpadas coloridas, neste espaço, enquanto dançam, as crianças observam os reflexos coloridos produzidos pela luz no espelho, as cores que se saltitam ao redor da luz negra, o reflexo das luzes piscantes no chão e nos CD´s utilizados na decoração.

E, o mais legal ainda, para viajar até a Lua e as Estrelas, é necessário um “meio de transporte”. Deste modo, a fim de despertar ainda mais a curiosidade das crianças sobre o espaço sideral, não poderia faltar o foguete da “Nasa”, todo montado com material reciclável.

Na brinquedoteca, muitos dos materiais, brinquedos e jogos, são confeccionados pelas professoras responsáveis com materiais alternativos, como papelão, plástico, sobras de madeira, aliando diversão à sustentabilidade. O ano de 2023 está reservando muitas surpresas para as crianças da rede municipal, proporcionando-lhes diferentes possibilidades de aprender brincando. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura)

Nei César Manica expõe o potencial da Expodireto no Fórum da Liberdade

O presidente da Cotrijal, Nei Cesar Manica, foi painelista da 23ª edição do Fórum da Liberdade, na manhã da sexta-feira (14/4), na PUC-RS, em Porto Alegre. Manica ministrou palestra no painel “Agronegócio: vilão ou o bolo do crescimento brasileiro?”, onde destacou o sucesso da Expodireto Cotrijal.

Esta foi a primeira vez que o agro foi tema de discussão no evento. Ao lado de Manica, participaram o ex-ministro da Agricultura no governo de Fernando Collor de Mello, Antônio Cabrera; o ex-ministro do Meio Ambiente no governo de Jair Bolsonaro, Joaquim Leite; e a influencer de agronegócios Camila Telles.

“Aproveitamos a oportunidade para mostrar, principalmente para população urbana, a importância do cooperativismo e a valorização que tem que ser dada ao homem do campo, que enfrenta muitos desafios para produzir, como a estiagem que prejudicou a última safra de

grãos. O produtor é um herói, permanecendo no campo”, avalia o presidente da Cotrijal. Manica apresentou dados da Cooperativa e da Expodireto, feira que no mês passado chegou a sua 23ª edição. Em cinco dias, o evento recebeu mais de 320 mil visitantes, contou com 80 países representados e registrou mais de R$ 7 bilhões de faturamento.

“Mostramos o potencial da Expodireto e o que ela representa para o agronegócio do Rio Grande e do Brasil, sendo hoje uma exposição internacional”, afirma Manica.

O presidente discursou para um auditório lotado e recebeu uma salva de palmas quando se posicionou contra invasões de terras. “Não abrimos mão da liberdade de ir e vir e da proteção da propriedade. E estaremos juntos defendendo o interesse dos produtores”, disse Manica. (Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal)

CIRCULA
DOS TRÊS CANTOS E TAPERA - ANO XLIII - Nº 2.505 - 22 DE ABRIL DE 2023 - VENDA AVULSA: R$ 4,00 44
EM CARAZINHO, NÃO-ME-TOQUE, VICTOR GRAEFF, ERNESTINA, TIO HUGO, COLORADO, LAGOA
Prefeito destaca sintonia das entidades tradicionalistas.
Presidente da Cotrijal Nei Manica ministrou palestra no painel “Agronegócio: vilão ou o bolo do crescimento brasileiro?” Brinquedoteca torna a aprendizagem prazerosa

ACIC RECEBE HOMENAGEM DA FEDERASUL PELOS SEUS

105 ANOS

O presidente da ACIC Júlio Eduardo Piva, juntamente com o vice-presidente da comercial Cassiano Scheibe Vailatti, o vice-presidente de prestação de serviços Jocélio Nissel Cunha e o vice-presidente da industrial Josué de Oliveira Prestes, participou do programa Tá na Mesa da Federasul (dia 12 de abril). A palestra do dia ficou a cargo de Esteves Colnago, ex-ministro do planejamento e ex-secretário especial do tesouro nacional, que abordou o tema “Novo Arcabouço Fiscal”.

A Associação Comercial e Industrial de Carazinho recebeu, na oportunidade, uma homenagem da Federasul pelos 105 anos de atividades completados no dia 15 de janeiro. O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, entregou uma placa, com mensagem de reconhecimento, ao presidente da ACIC, Júlio Eduardo Piva.

Francisco de Campos

AGENTES DA SEGURANÇA PÚBLICA SÃO HOMENAGEADOS NA CÂMARA

O Poder Legislativo de Carazinho fez sessão solene, segunda-feira (17/4), para entrega de honrarias a profissionais da segurança pública que atuam no município. Diego Rodrigues Dupont recebeu o título de Policial Militar Destaque do Ano. Denise Mosselini Cioquetta foi contemplada com o título de Servidora Destaque do Ano na Susepe. A Emilson Roberto Schmitz coube a homenagem de Bombeiro Militar Destaque do Ano. Jéferson de Farias Xavier é de Policial Civil Destaque do Ano.

Jéferson de Farias Xavier falou em nome dos homenageados e disse estar lisonjeado e grato pelo reconhecimento. Destacou a importância das carreiras no âmbito da segurança pública. Disse que fica feliz sempre que vê crianças dizen-

Foi realizada, de 12 a 14 de abril, a Gramado Summit. O evento, na cidade de Gramado (RS), é um dos maiores de empreendedorismo e inovação da América Latina.

O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Carazinho Zani da Costa Santos e a diretora Simone Braum estiveram presentes. “Aproveitamos para expandir conhecimentos sobre diversos temas apresentados pelos mais de 200 palestrantes. Também objetivamos trazer novas soluções para os associados da CDL - através de projetos e novas parcerias.”

Segundo Zani da Costa Santos: buscar novas ferramentas e alternativas de aprimorar o trabalho da entidade e o dos associados é um dos objetivos da CDL. “Faz parte de nosso papel enquanto entidade de classe!”

DALLAZEN MOSTRA ESTRUTURA DA AEGEA EM AUDIÊNCIA NA PREFEITURA DE CARAZINHO

O prefeito Milton Schmitz, recebeu na tarde da quarta-feira (12/4), uma visita institucional de representantes da AEGEA Saneamento. Finalidade: o diretor Fabiano Dallazen veio apresentar a estrutura, as melhorias, o sistema de manutenção e as técnicas de operação que empresa sustenta em todo o estado.

Além do prefeito envolveram-se no diálogo com os visitantes a secretária de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas, Vanderlise Girardello; o procurador jurídico Rodrigo Silveira; e o assessor jurídico Gustavo Viapiana.

Na companhia de Fabiano Dallazen estavama a gerente institucional da AEGEA Cíntia Kovaski e o diretor Rodrigo Lacerda.

do que querem ser policial ou bombeiro. “Fica nesta imagem - da criança - o alento de que o mundo pode sim ser um lugar melhor. Um lugar com menos guerra e mais tolerância - desde que o assim desejemos”.

A presidente do legislativo, Janete Ross de Oliveira, elogiou o trabalho dos homenageados e salientou que muitos de seus alunos desejam seguir carreira na segurança pública - “o que demonstra que essas profissões inspiram e são vitais para o bem estar da sociedade. Ficamos muito felizes por poder homenagear estes profissionais que colocam suas vidas em risco para o bem da sociedade. Parabéns a todos os profissionais da segurança pública... Em especial aos homenageados desta noite”.

CARAZINHO PODE TER OBSERVATÓRIO SOCIAL

A vice-prefeita Valéska Walber representou o governo municipal, dia 12 de abril na sede da Subseção da OAB Carazinho, na apresentação do projeto Observatório Social do Brasil (OSB).

“O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, que tem como objetivo reunir o maior número de entidades representativas da sociedade civil para contribuir com a melhoria e desempenho das ações locais. O Sistema OSB está presente em mais de 100 cidades e em 12 estados do país.”

Valéska Walber fez questão de dizer que, como cidadã e representante do poder público, acredita que o Observatório Social seja instalado, em um momento muito importante, para somar esforços. “E ter ações propositivas melhorando ainda mais a qualidade da gestão e o atendimento a população - que é o objetivo do governo municipal.”

Segundo o advogado e voluntário do observatório Douglas Müller: ambas as entidades (OAB e OSB) se assemelham nos objetivos institucionais. “A Subsecção de Carazinho cedeu seu espaço físico para a apresentação do projeto. Para a implantação do OSB é necessário que entidades, instituições, empresas e cidadãos apoiem sua criação... Somente com apoio maciço o observatório poderá ter força para prosperar e contribuir.”

MENSAGEM QUE PERMANECE CNPJ: 89.785.638/0001-99

www.facebook.com/

Registro, de domingo passado (15/4), da parceria entre o Governo de Carazinho e o SESC. O acordo viabilizou mais uma edição do Partiu Natureza - projeto implementado pelo Departamento de Esportes e Lazer que tem como diretor Gilson Haubert.

Na ocasião foram percorridos 11 quilômetros com 12 participantes e recolhidos mais de mil quilos de lixo no entorno do Rio da Várzea. Mas ainda há cerca de 50 toneladas de resíduos acumuladas nas margens do rio.

O Partiu Natureza teve apoio das secretarias de Obras, Geral de Governo e de Desenvolvimento (através do DEMA). Também contou com a eficiência da Patram (Patrulha Ambiental).

Diretor: Francisco de Campos MT/RS 4.406/Fenaj 4.410/15/19

Chefe de redação: Aline Brandt de Campos

CARAZINHO: Telefone: 54-99614-3040

Rua Almirante Tamandaré, 290/Esquina com a 15 de Novembro/Centro

NÃO-ME-TOQUE/RS: Telefone: 54-99614-3040

Na tarde de 11 de março o presidente da CDL Carazinho, Zani da Costa Santos, juntamente com outros dirigentes, recebeu a visita do presidente do Observatório Social de Brusque/SC, Claudemir Marcola, acompanhado do advogado Douglas Müller.

Claudemir Marcola deu todas as explicações sobre o processo de implantação de um Observatório Social em Carazinho. Trata-se de um instrumento que pode contribuir para a melhoria da gestão pública - tanto municipal quanto estadual e nacional.

Os observatórios sociais estão presentes em mais de 100 cidades brasileiras... Monitoram a gestão pública e popularizam ferramentas de educação fiscal e de inserção de micro e pequenas empresa no rol de fornecedores das prefeituras.

REGISTRO...

A diretora da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Carazinho Cleuza Hortêncio esteve presente, dia 12 de abril no auditório da Subseção da OAB Carazinho, na apresentação do projeto de implantação Observatório Social em Carazinho.

O evento contou com a presença de, entre outras pessoas, presidente do Observatório Social de Brusque/SC Claudemir Marcola, promotor Cristiano Ledur e advogado Douglas Eduardo Müller (que representará o observatório em Carazinho). “O objetivo do observatório é monitorar a gestão pública... Também visa popularizar ferramentas de educação fiscal e de inserção da micro e pequena empresa no rol de fornecedores das prefeituras municipais.”

- SÁBADO, 22 DE ABRIL DE 2023 2 Geral/Opinião
correioregionalrs.com.br Cenário
Geral
CDL CARAZINHO MARCA PRESENÇA NA GRAMADO SUMMIT
NATUREZA RECOLHE MAIS DE UMA TONELADA DE LIXO
PARTIU
CDL RECEBE EXPLICAÇÕES SOBRE OBSERVATÓRIO SOCIAL

As inscrições para o concurso público de professores da rede estadual de ensino foram prorrogadas até as 13h de 2 de maio. O Edital 1/2023, que estende o prazo, foi publicado pela Secretaria da Educação (Seduc) em edição extra do Diário Oficial do Estado, na segunda-feira (17/4). As inscrições são feitas no site www.institutoaocp.org.br.

A seleção é destinada para as áreas de Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena, com 1,5 mil vagas distribuídas entre as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

De forma inédita, o concurso atende às exigências do Decreto Estadual 56.229/2021 e tem reserva de vagas para pessoas com deficiência, indígenas, negros e transgêneros.

A prova objetiva do concurso, realizada pelo Instituto Aocp, terá 60 questões que contemplam língua portuguesa, conhecimentos pedagógicos, legislação da educação e conhecimento e habilitação do professor.

Depois desta fase, que é eliminatória e classificatória, serão realizadas as provas de redação e de títulos, conforme descrito no edital. Também haverá testes específicos para os docentes que pretendem atuar nas comunidades Guarani e Kaingang.

Ocorrerá aplicação de provas nos municípios de Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Estrela, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Soledade, Três Passos, Uruguaiana e Vacaria.

O resultado final do concurso público, após decididos todos os recursos interpostos, será homologado pela Secretaria da Educação e publicado no Diário Oficial do Estado e no site <www.institutoaocp.org.br>, em cinco listas para cada região e área/ habilitação em disputa, em ordem classificatória, com pontuação.

Prefeito destaca sintonia das entidades tradicionalistas

Na noite da segunda-feira (10/4) foi empossada a nova coordenação do Conselho Municipal de Tradições Gaúchas (CMTG) de Carazinho. A solenidade reuniu expressivo número de tradicionalistas, no CTG Rincão Serrano, anfitrião dos festejos da Semana Farroupilha em 2023.

O prefeito Milton Schmitz entregou o certificado de posse ao novo coordenador Gilberto Ross da Silva e ao vice-coordenador Turíbio Golhaz dos Santos que estarão à frente do CMTG no período previsto nos estatutos sociais.

Foram homenageados com um certificado de re-

Milton disse ser extremamente positiva a sintonia do CMTG com as diversas entidades tradicionalista de Carazinho

conhecimento, pelo trabalho desenvolvido na gestão 2019/2022, do CMTG, Turíbio Golhaz dos Santos e Paulo Salles. A distinção foi entregue pelo secretário-geral de governo Fernando Costa - Tenente Costa e pela dirigente de educação

Sandra Denise Bandeira Guerra.

O novo coordenador parabenizou os seus antecessores pelo trabalho de relevância em prol do

Valorização da cultura indígena motiva reunião

Representantes da aldeia indígena Vyikúpri de Carazinho estiveram, dia 13 de abril, no Departamento de Cultura. Travaram diálogo com a coordenadora Silvana Freitas de Souza e com o assessor Flávio Kolling. Entre os assuntos abordados na reunião esteve a realização de um evento organizado pela E.E.I.E.F. Kame Mre Kajrukre.

O professor Adilson Jacinto Xangre falou sobre a importância da cultura indígena. Destacou, ainda, a relevância de um encontro cultural, realizado em 19 de abril, na aldeia indígena Vyikúpri... “Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas - popularmente conhecido como Dia do Índio.”

O conselheiro de cultura do setor de povos tradicionais Valdir Leonardo Rodrigues (Jamaica) e o major da comunidade e professor de dança Sandro Galles também estiveram presentes.

tradicionalismo. Disse que: “uma andorinha só não faz verão... O CMTG mantém vivo o tradicionalismo através das geração. São muitas andorinhas a batalhar por esta causa”.

Além de parabenizar e desejar sucesso aos novos coordenadores o prefeito Milton Schmitz destacou a conexão do CMTG com os CTG’s e os tradicionalistas.

Projeto Trilhando Arte FUCCAR programa recital para julho

Aldeia indígena Vyikúpri teve evento em comemoração do Dia dos Povos Indígenas (19/4)

DetranRS aprimora segurança e serviços prestados à sociedade por seus credenciados

O DetranRS implantou, semana passada, sua nova estrutura de supervisão e fiscalização de empresas e profissionais credenciados, responsáveis por prestar os serviços de habilitação de veículos à população no estado.

A mudança visa estruturar o processo de fiscalização de Centros de Formação de Condutores (CFCs), Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs), Centros de Remoção e Depósito (CRDs), Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) e Estampadoras de Placas de Identificação Veicular (EPIVs), sendo realizado em três etapas. A primeira é a supervisão, responsável por orientar as empresas. A segunda etapa é a de fiscalização, na qual são apuradas as inconformidades. Já a última é a correção, realizada pela Corregedoria-Geral do DetranRS.

Desde fevereiro as aulas do Projeto TrilhandoArte FUCCAR estão acontecendo, levando muita alegria e descontração para os seus alunos e também muita cultura e conhecimento nas mais diversas áreas.

As 13 Oficinas de Música disponíveis no projeto estão com as vagas completas, oportunizando o conhecimento e a prática musical gratuitamente e com excelentes professores.

Durante as aulas, os alunos têm a oportunidade de aprender com os professores, que os incentivam a desenvolver as suas habilidades e explorar as suas criatividades.

Além disso, durante o Projeto TrilhandoArte FUCCAR os alunos têm a possibilidade de conhecer novas pessoas, fazer novas amizades

e de trocar experiências por meio da música e da arte.

O Projeto TrilhandoArte FUCCAR terá encerramento em julho, com um grande recital, onde os alunos mostrarão o que aprenderam nas aulas de músicas e nas diversas oficinas que o projeto dispõe e com certeza será uma noite especial e inesquecível para todos os envolvidos.

O Projeto TrilhandoArte - FUCCAR 25 anos é uma iniciativa da Fundação Cultural de Carazinho, viabilizado e financiado pelo sistema LIC Pró-Cultura-RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, tendo patrocínio da ELETROCAR, Farmácias Glória e Associadas, Supermercados Economia e COTRIJAL. (Assessoria de Imprensa da FUCCAR)

O diretor técnico Fábio Santos enfatiza a importância do trabalho de supervisão e de fiscalização, tendo em vista que o DetranRS é uma entidade reguladora das atividades dos seus credenciados. “Essa atividade é essencial para a formação de indicadores, que serão monitorados pela Secretaria de Segurança Pública, fortalecendo a identidade da autarquia enquanto órgão da segurança.”

Em constante treinamento e atualização, as equipes já começaram a atuar no novo formato e receberam novos integrantes, que atuam como multiplicadores. (Ascom DetranRS)

Órgão implantou nova estrutura de supervisão e fiscalização de empresas e profissionais credenciados

Piracanjuba volta a produzir em Carazinho e reativa postos de trabalho

O prefeito Milton Schmitz participou do Ideias na Mesa da ACIC, segunda-feira (17/4), com os convidados Marcelo Costa Martins (gerente-executivo corporativo para relação institucionais) e Anselmo Manoel Nascimento de Souza (gerente industrial) da Laticínios Bela Vista (Piracanjuba).

O chefe do executivo esteve prestigiando o encontro que oficializou a retomada da produção de derivados de leite, desenvolvidos nas instalações da Piracanjuba em Carazinho, no início de maio. Esta produção estava parada desde o ano passado. Os postos de serviços perdidos na ocasião serão reativados.

SÁBADO, 22 DE ABRIL DE 2023 - 3 Geral
Governo prorroga inscrições para concurso público de professores da rede estadual de ensino
Indústria atua na produção de derivados de leite

Brasil tem 1,6 milhão de pessoas trabalhando como entregadores ou motoristas de aplicativos

O Brasil tem hoje 1.660.023 pessoas trabalhando como motoristas ou entregadores de aplicativos. Os dados são inéditos e foram revelados em pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec).

O estudo analisou informações fornecidas pelas empresas iFood, Uber, 99 e Zé Delivery, e também entrevistou mais de 3 mil trabalhadores dessas categorias.

Foram coletados dados como faixa etária, gênero, raça e escolaridade. Assim, os pesquisadores puderam desenhar qual é o perfil da maioria das pessoas que trabalha como motorista ou entregador de aplicativo.

Perfil dos motoristas: A idade média dos motoristas é de 39 anos. 60% deles tem ensino médio completo. 62% são pretos ou pardos. 35% são brancos. 3% são amarelos. 1% é indígena. 95% são homens. 5% são mulheres.

Perfil dos entregadores: A idade média dos entregadores é de 33 anos. 59% deles têm ensino médio completo. 68% são pretos ou pardos. 29% são brancos. 2% são amarelos. 1% é indígena. 97% são homens. 3% são mulheres.

Antes dos apps: A pesquisa levantou, ainda, informações sobre qual era a fonte de renda dos motoristas e entregadores antes de assumirem essas funções.

Entregadores: 26% dos entregadores tinham ocupação prévia, mas abandonaram o posto para se de-

dicar exclusivamente aos apps. 31% tinham ocupação prévia e continuaram com essas atividades mesmo depois de iniciar o trabalho com entregas. 28% estavam procurando trabalho. 7% não estavam procurando trabalho. 2% nunca tinham trabalhado antes.

Motoristas: 45% dos motoristas tinham ocupação anterior e mantiveram essas atividades depois de começar a trabalhar com aplicativos. 36% estavam procurando trabalho. 22% tinham ocupação prévia, mas abandonaram as atividades para se dedicar aos apps. 3% não estavam procurando trabalho.

Depois dos apps: O estudo coletou informações sobre as atividades remuneradas desempenhadas

atualmente por entregadores e motoristas. 63% dos motoristas trabalham somente com apps. 37% dos motoristas têm outro trabalho. 52% dos entregadores trabalham somente com apps. 48% dos entregadores têm outro trabalho.

Remuneração: A remuneração média mensal tanto de entregadores como de motoristas é superior ao praticado pelo mercado para pessoas com o mesmo perfil socioeducacional em jornadas integrais (40 horas semanais). Vale destacar que o salário-mínimo vigente durante a coleta dos dados era de R$ 1.212.

Para motoristas, a renda líquida média varia entre R$ 2.925 e R$ 4.756. Para entregadores, o rendimento médio varia de R$ 1.980 a R$ 3.039.

Jornada: Apesar de as jornadas de trabalho das duas categorias serem muito variáveis, a pesquisa estimou o tempo médio de trabalho por semana. Vale lembrar que alguns atuam exclusivamente para os aplicativos e que outros utilizam as plataformas para complementação de renda. Motoristas trabalham, em média, de 22 a 31 horas semanais. Entregadores trabalham, em média, de 13 a 17 horas semanais

A pesquisa “Mobilidade urbana e logística de entregas: um panorama sobre o trabalho de motoristas e entregadores com aplicativos” entrevistou 3.025 pessoas entre agosto e novembro de 2022. O índice de confiança dos dados é de 95% e o erro amostral é de 2,5%.

(Fonte: G1)

IBGE: Vendas do varejo crescem 3,8% em janeiro

As vendas no comércio varejista no país cresceram 3,8% de dezembro para janeiro, a maior variação para o mês desde o início da série histórica, em 2000. Em relação a janeiro de 2022, o aumento foi de 2,6%, o sexto positivo consecutivo neste tipo de comparação. No indicador acumulado nos últimos 12 meses, a alta foi de 1,3%.

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na quarta-feira (12/4), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a primeira divulgação da nova série da pesquisa, que passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas, para retratar mudanças econômicas da sociedade.

O aumento apresentado em janeiro também é o maior para qualquer mês desde julho de 2021, quando houve alta de 3,9%. Segundo o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, cada mês tem sua especificidade no setor, mas ele destacou que desde setembro (1,1%) o volume de vendas no varejo não registrava alta. “É um resultado importante, porque o comércio vinha de resultados negativos ou estabilidade”, afirmou, em nota.

A alta do mês foi disseminada entre as atividades pesquisadas, já que sete das oito tiveram crescimento em janeiro. Destaque para o setor de tecidos, vestuário e calçados, que aumentou 27,9% após quatro meses de queda.

Outro grupo que influenciou no resultado do varejo nacional foi o de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com aumento de 2,3% após dois meses de diminuição no volume de vendas.

“Ambos os setores sinalizam uma recuperação em janeiro. Pelo resultado de dezembro, é possível considerar que movimentos como Black Friday e o Natal não foram positivos para as duas atividades. Com as quedas anteriores e a base de comparação mais baixa, houve um crescimento importante em janeiro, motivado principalmente por iniciativas pós-Natal”, disse Santos.

O único setor que registrou queda nas vendas em janeiro foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,2%), que já vinha de trajetória de perdas em dezembro (-0,5%). “Esse movimento foi muito influenciado por cosméticos e perfumaria, que seguem em queda e têm variações mais sensíveis, já que os artigos médicos e farmacêuticos costumam ter trajetória mais estável”, afirmou o pesquisador. (Fonte: Agência Brasil)

- SÁBADO, 22 DE ABRIL DE 2023 4 Economia

Foi aprovado, na segundafeira (10/4), o Projeto de Lei Complementar nº 02/2023. Com isto fica alterada a Lei Complementar nº 232/2019 e instituído o Sistema Municipal de Desporto e Paradesporto.

A alteração prevê recursos públicos para construção, recuperação e ampliação de espaços esportivos municipais. Também regulamenta a utilização, por terceiros, desses espaços e, ainda, estabelece requisitos necessários para isso.

O Departamento Municipal de Esportes e Lazer fica responsável por fiscalizar e cuidar para que seja mantida a destinação ao interesse público. Também encarrega-se de zelar pela integridade dos imóveis que são do patrimônio desportivo municipal.

Pinheiro joga com Russo Preto na abertura da Série C da Liga Gaúcha

A temporada 2023 começou na terça-feira (11/4), para o Pinheiro Atlético Clube, que novamente disputará a Série C da Liga Gaúcha de Futsal. No Ginásio da Fundescar a direção e a comissão técnica recepcionaram os atletas e deram início aos treinamentos que deverão ocorrer sempre em terças e quintas-feiras.

O comando da equipe foi confiado a Gustavo Schacht, o Guga, que tem vasto currículo, como atleta, pois jogou inclusive no exterior. Agora Guga tem a oportunidade de investir fundo na carreira de treinador. É o segundo ano dele no comando do Pinheiro Atlético Clube. “A prioridade é motivar os atletas a fazerem, dentro da quadra, o melhor em termos de técnica e tática. É claro que o senso de responsabilidade tem que estar também presente em cada um de nós em todas as circunstâncias”, frisa Guga.

Enquanto o time se prepara a diretoria e alguns apoiadores estão buscando os recursos financeiros necessários para viabilizar o projeto visualizado, pelo Pinheiro, neste ano. O presidente George Bandeira, o Malinha, está confiante... “É o início de trabalho e estamos fazendo o possível. Hoje (11/4)) começa o estadual para nós e esperamos que o time possa corresponder”.

A maioria dos atletas é de Carazinho. Alguns saíram da base do Pinheiro. Um deles é o fixo João Moica que, depois de defender outra agremiação (no ano passado), vestirá as cores do alvi-negro de Carazinho... “A expectativa é de um grande ano. É muito bom estar em casa novamente. Vamos trabalhar bastante para fazer um bom ano”, comentou João Moica.

O Pinheiro estreia na Série C, dia 26 de maio, em Não-Me-Toque, frente ao Russo Preto. No dia 3 de ju-

nho terá o primeiro compromisso em casa, diante do torcedor, com a visita do Soberano, de Sarandi.

Aqui a tabela de jogos da primeira fase:

26/5 - Russo Preto x Pinheiro (Não-Me-Toque), 3/6 - Pinheiro x David Futsal (Carazinho), 17/6 - Boca Juniors x Pinheiro (Passo Fundo), 24/6 - Pinheiro x Soberano (Carazinho), 1/7 - ASAF x Pinheiro (Campos

Borges), 8/7 - Pinheiro x AEEF (Carazinho). Returno (jogos de volta): 15/7 - AEEF x Pinheiro (Erechim), 22/7 - Pinheiro x ASAF (Carazinho), 29/7 - Soberano x Pinheiro (Sarandi), 5/8 - Pinheiro x Boca Juniors (Carazinho), 19/8 - David Futsal x Pinheiro (David Canabarro) e 26/8 - Pinheiro x Russo Preto (Carazinho). (Assessoria de Imprensa do Pinheiro)

Estão abertas, até o dia 2 de maio, as inscrições para o Campeonato de Futebol SocietyConstruindo Juntos - de NãoMe-Toque.

Podem se inscrever equipes nas categorias livre masculino, veterano e feminino. Valor das inscrições: R$ 250,00. As partidas terão como palco a Arena Society. Mais informações podem ser obtidas através dos telefone: 54-99174-7407 (Gabriel) ou 54-99313-5252 (Thiago).

SÁBADO, 22 DE ABRIL DE 2023 - 5 Esportes
O treinador é Guga - um nome que tem alto conceito no futsal de Carazinho
Estabelecidas as regras para uso dos espaços esportivos municipais
NMT com inscrições abertas para campeonato de Futebol Society

Domingo é dia de voleibol

O Ginásio da Fundescar abrigará, neste domingo (23/4), a 1ª Copa Regional de Voleibol Feminino Infanto. A entrada é gratuita.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CÂMARA MUNICIPAL DE CARAZINHO SÚMULAS DE TERMOS DE CONTRATO

3º TERMO ADITIVO DO CONTRATO 01/2020

CONTRATADO: PRINCIPIOS SERVIÇOS EM GERAL LTDA ME

CNPJ: 28.131.259/0001-90

OBJETO: serviços de limpeza

VALOR MENSAL: R$ 9.280,85

VIGÊNCIA: 04/03/2023 a 04/03/2024

BASE LEGAL: Lei Federal 8.666/1993, art. 57, II e § 2º

VINCULAÇÃO: Processo 01/2023. Pregão Presencial 02/2020.

4º TERMO ADITIVO DO CONTRATO 02/2019

CONTRATADO: INSTITUTO GAMMA DE ASSESSORIA A ÓRGÃOS PÚBLICOS - IGAM

CNPJ: 01.484.706/0001-39

OBJETO: Informativos técnicos

VALOR MENSAL: R$ 1.721,44

VIGÊNCIA: 05/04/2023 a 05/04/2024

BASE LEGAL: Lei Federal 8.666/1993, art. 25, caput II c/c artigo 57, II

VINCULAÇÃO: Processo 07/2023.

3º TERMO ADITIVO DO CONTRATO 02/2020

CONTRATADO: PROTEÇÃO MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA

CNPJ: 02.749.998/0001-57

OBJETO: medicina e segurança do trabalho

VALOR UNITÁRIO: R$ 13,90.

VIGÊNCIA: 04/05/2023 a 04/05/2024

BASE LEGAL: Lei Federal 8.666/1993, art. 57, II e §2º

VINCULAÇÃO: Processo 010/2023 Pregão Presencial 004/2020.

1º TERMO ADITIVO DO CONTRATO 02/2021

CONTRATADO: CITTÀ INFORMÁTICA LTDA EPP

CNPJ: 09.031.569/0001-99

OBJETO: SISTEMA DE GESTÃO INFORMATIZADO E INTEGRADO DO PROCESSO LESGISLATIVO.

VALOR MENSAL: R$ 6.265,90

VIGÊNCIA: 26/04/2023 A 26/04/2025

BASE LEGAL: Lei Federal 8.666/1993, art. 57, II e §2º

VINCULAÇÃO: Processo 011/2023 Pregão Presencial 02/2021.

Carazinho, 20 de abril de 2023.

Janete Ross de Oliveira Presidente da Câmara Municipal de Carazinho

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.389 em 2024

Reajuste segue previsão de 5,16% do INPC para este ano.

O salário mínimo em 2024 será de R$ 1.389. O reajuste consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024, enviado, dia 14 de abril, ao Congresso Nacional.

O reajuste segue a projeção de 5,16% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para este ano. A estimativa também consta do PLDO.

O projeto também apresentou previsões de R$ 1.435 para o salário mínimo em 2025 e de R$ 1.481 para 2026. As projeções são preliminares e serão revistas no PLDO dos próximos anos.

Até 2019, o salário mínimo era reajustado segundo uma fórmula que previa o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos anteriores mais a inflação oficial do ano anterior.

Nos últimos anos, o reajuste passou a seguir apenas a reposição do INPC, por causa da Constituição, que determina a manutenção do poder de compra do salário mínimo. O novo governo está discutindo uma nova política de valorização real (acima da inflação) do salário mínimo.

“Eventuais novas regras de reajuste, que prevejam aumentos reais para o salário mínimo, serão oportunamente incorporadas ao cenário fiscal quando da elaboração da lei orçamentária anual”, divulgou em nota o Ministério do Planejamento.

Segundo o Planejamento, cada aumento de R$ 1 no salário mínimo tem impacto de aproximadamente R$ 368,5 milhões no orçamento. Isso porque os benefícios da Previdência Social, o abono salarial, o seguro-desemprego, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e diversos gastos são atrelados à variação do mínimo. A conta considera uma alta de R$ 374,8 bilhões nas despesas e ganhos de R$ 6,3 bilhões na arrecadação da Previdência Social.

O valor do salário mínimo para o próximo ano ainda pode ser alterado, dependendo do valor efetivo do INPC neste ano e da nova política de reajuste. Pela legislação, o presidente da República é obrigado a publicar uma medida provisória até o último dia do ano com o valor do piso para o ano seguinte.

Em 2023, o salário mínimo está em R$ 1.304, com ganho real de 1,41%. Com o reajuste para R$ 1.320, previsto para 1º de maio, a valorização subirá para 2,8% acima da inflação de 2022.

O projeto original da LDO foi enviado ao Congresso com o teto de gastos ainda em vigor. O texto, no entanto, traz a permissão para que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024 preveja despesa primária em valor superior ao teto de gastos, condicionada à aprovação do novo arcabouço fiscal pelo Congresso Nacional. (Fonte: Agência Brasil)

Inflação desacelera para todas as faixas em março

Famílias de baixa renda foram as mais beneficiadas.

A inflação desacelerou para todas as faixas de renda em março divulgou, na sexta-feira (14/4), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o órgão, que desagrega o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) por classes sociais, as famílias de menor renda foram as que mais se beneficiaram.

Segundo o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, a inflação para as famílias de renda muito baixa somou 0,53% em março. A maior taxa ficou com as famílias de renda média-alta, com 0,81%.

Em relação a março de 2022, houve forte desaceleração para todas as classes sociais, mas a redução foi mais intensa para as famílias de menor poder aquisitivo, principalmente por causa da redução da alta nos preços dos alimentos em domicílio. Exceto pelos segmentos de pescados e de aves e ovos, os demais alimentos registraram variações de preços menores em março de 2023 em relação a março de 2022.

No acumulado em 12 meses terminados em março, as famílias de renda alta tiveram a inflação mais elevada (6,44%). A menor inflação foi registrada no segmento de renda média-baixa (4,38%). Entre as famílias de renda muito baixa, o indicador atingiu 4,60%.

Grupos

Influenciado pelas altas de 8,3% da gasolina e de 3,2% do etanol, o grupo transportes pressionou a inflação para todas as faixas de renda. No entanto, as famílias de maior renda sentiram menos o impacto por causa das quedas de 5,3% das passagens aéreas e de 1,6% do seguro veicular.

Mais dois grupos pressionaram a inflação em março, porém em menor intensidade. Na habitação, a alta de 2,3% nas tarifas de energia elétrica impactou principalmente as famílias de menor renda. No grupo saúde e cuidados pessoais, as famílias de menor poder aquisitivo sentiram a alta de 0,72% nos produtos de higiene pessoal, enquanto as de renda maior foram influenciadas pela alta de 1,2% nos planos de saúde.

O segmento de renda mais elevada também foi influenciado pelo grupo despesas pessoais. Principalmente pelos reajustes de 0,32% dos serviços pessoais e de 0,55% dos serviços de recreação em março.

Índice oficial de inflação, o IPCA fechou março em 0,71%, inferior à taxa de fevereiro (0,84%). Em 12 meses, o indicador acumula 4,65%, abaixo de 5% pela primeira vez em dois anos. (Fonte: Agência Brasil)

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CÂMARA MUNICIPAL DE CARAZINHO

PROCESSO ADMINISTRATIVO 005/2023 DISPENSA Nº001/2023

AVISO DE DISPENSA

A CÂMARA MUNICIPAL DE CARAZINHO, de acordo com a legislação vigente, torna público para conhecimento dos interessados, que o concurso público nº 001/2023 para o provimento do cargo de ASSISTENTE LEGISLATIVO ficará a cargo da empresa LEGALLE CONCURSOS E SOLUÇÕES INTEGRADAS EPP, conforme Processo Administrativo nº 005/2023 e Processo de Dispensa nº 001/2023, este fundamentado no inciso II do art. 24 da Lei Federal nº 8.666/93. Informações adicionais poderão ser obtidas na sede da Câmara Municipal, localizada na Avenida Flores da Cunha, n°. 799, na Cidade de Carazinho/RS, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min; ou pelo site www.camaracrz.rs.gov.br. Telefone para contato: (54) 3330-2322.

Carazinho, RS, 20 de abril de 2023.

Janete Ross de Oliveira PRESIDENTE

- SÁBADO, 22 DE ABRIL DE 2023 6 Publicações legais/Economia

Culinária

Pão na Air Fryer Ingredientes

Recheio (sugestão)

1/2 xícara (chá) de calabresa picadinha

1/2 cebola picadinha

1 dente de alho picadinho

1 fio de óleo

Queijo ralado para polvilhar

Pão

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento químico

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de sal

1/2 xícara (chá) de leite (120 ml)

1/2 xícara (chá) de água

2 colheres (sopa) de óleo

1 gema levemente batida para pincelar

Modo de preparo Recheio

Refogue a calabresa com a cebola e o alho no óleo até dourarem (você pode aplicar outros recheios, desde que sejam sequinhos, como frango desfiado, carne moída ou legumes refogados). Deixe esfriar.

Pão

Misture a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. Reserve.

Em tigela grande, misture o leite com a água e o óleo.

Adicione a mistura seca as poucos, enquanto amassa, até ficar homogêneo.

Abra porções da massa (aproximadamente 30 g) na palma da mão até formar um disco.

Recheie com cerca de 1 colher (sopa) da calabresa e polvilhe queijo ralado por cima.

Feche em formato de bolinha, vedando bem a emenda.

Coloque os pãezinhos no cesto da Air Fryer preaquecida a 200 °C (ou em assadeira untada com óleo para assar no forno).

Pincele com a gema e asse por cerca de 15 minutos ou até que fiquem dourados. (Fonte: www.anamariabraga.globo.com)

Pontos de venda:

Em Carazinho

Charadinha

Em frente ao Colégio Aparecida

Em Não-Me-Toque

LIVRARIA PAROQUIAL PAPELARIA ALTO JACUÍ

Em frente à prefeitura

Se você quer entrega a domicílio (gratuita) faça o pedido pelo WhatsApp 54-99614-3040

Para as crianças

Caça-palavras

Capuchinha

Podem ser consumidas as folhas, flores e sementes dessa planta. Ela possui sabor picante. Costuma ser preparada em molhos, patês, pães e saladas.

A capuchinha serve para tratar infecção urinária, acne, alergias na pele, caspa, eczema, escorbuto, falta de apetite, fortalecimento do couro cabeludo, pele envelhecida, insônia, problemas digestivos, retenção de líquidos, depressão e cicatrização de feridas.

Efeitos colaterais

Pode causar irritação gástrica.

Contraindicação

A capuchinha está contraindicada para pacientes com gastrite, hipotireoidismo, insuficiência cardíaca ou renal e mulheres grávidas ou em fase de lactação. (Fonte: www.tuasaude.com)

Soneto de separação

Eu amo tudo o que foi Tudo o que já não é

A dor que já me não dói

A antiga e errônea fé

O ontem que a dor deixou, O que deixou alegria Só porque foi, e voou E hoje é já outro dia.

(Fernando Pessoa)

SÁBADO, 22 DE ABRIL DE 2023 - 7 Variedades Valorizando a beleza da arte. Padrão profissional na produção de molduras de todos os estilos. Rua 24 de Janeiro, 53, a duzentos metros da Papelaria Rio Branco. Telefone/WhatsApp 54-99633-0399 Carazinho/Rio Grande do Sul VOCÊ NÃO PRECISA GASTAR MUITO PARA TER O MELHOR Poesia
Remessa sem frete para todo o território nacional
PANC
- O que é o que é... É alta quando é nova e baixa quando usada? - A vela.

Soledade:

Cotrijal atende em novo endereço

Atuando há pouco mais de um ano em Soledade, a Cotrijal reforça seu compromisso com os associados e com o agronegócio local. A cooperativa passa a atender em novo endereço para oferecer uma experiência melhorada ao produtor da região. Desde a segunda-feira, 17 de abril, os atendimentos são realizados no prédio localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 1869, em frente a agência Sicredi Missões.

“Esse investimento é para o associado. O prédio foi reformulado para que a gente possa acolher bem o produtor. Um espaço amplo e moderno em que vamos atender todas as demandas, desde a assistência técnica, a necessidade de insumos até a comercialização do grão”, explica Ronei Rader, gerente da unidade Cotrijal em Soledade.

A estrutura conta com área total de 452 m², incluindo espaço para atendimentos e acerto, além das salas de gerências, área técnica e um ambiente de treinamento com capacidade para 105 pessoas.

Um marco na história da Cotrijal em Soledade

A mudança faz parte do planejamento estratégico da Cotrijal que prevê melhorias nas unidades. Desde sua chegada em Soledade, a parte administrativa da cooperativa estava localizada junto ao silo no bairro Botucaraí.

“A cooperativa é do tamanho que o associado quer, e o produtor da região quer uma cooperativa forte, atuando do seu lado. Por isso entregamos esse espaço reestruturado onde era a antiga Coagrisol, pois queremos que o produtor se sinta em casa” declara o presidente da Cotrijal, Nei Cesar Manica.

No primeiro dia em novo endereço, autoridades e produtores visitaram a unidade para participar do momento de celebração.

“Onde tem o cooperativismo há a união de esforços, e a Cotrijal veio para somar em Soledade. Estamos felizes em ver esse espaço ser resgatado pela cooperativa e esperamos que bons negócios sejam feitos aqui”, afirma a prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini.

A imprensa, representantes de empresas e de sindicatos também estiveram presentes nesse dia que entra para a história da cooperativa no município.

“Esse é um momento de gratidão. A Cotrijal vem desenvolvendo um trabalho belíssimo, dando diversas oportunidades à nossa região para crescer junto com o cooperativismo. Com certeza a comunidade está contente com esse investimento realizado.”, comenta Carlos Rogério Matuella, presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG. (Departamento de Comunicação da Cotrijal)

Cotrijal e CCGL analisam ações conjuntas da cadeia do leite

A cadeia do leite continua vivendo momentos de transformações estruturais e conjunturais relevantes. Para analisar as particularidades da região atendida pela Cotrijal e traçar ações conjuntas, em benefício do produtor, dirigentes da cooperativa e da CCGL se reuniram dias atrás em Não-Me-Toque.

“Discutir presente e futuro, competitividade, infraestrutura, assistência técnica, produtividade dos fatores de produção, assistência técnica, mercado e modelo de negócios é visto como fundamental para a cadeia do leite na Cotrijal”, destacou o superintendente de Novos Negócios e Produção Animal da cooperativa, Renne Granato.

Durante a reunião, o grupo da CCGL recebeu informações atualizadas sobre as características da região, os serviços disponibilizados pela Cotrijal através do seu Departamento

Produção de grãos deve ter alta de 15% na temporada 2022/23

Conab espera expansão de 3,3% da área plantada.

A produção de grãos no Brasil no ciclo 2022/23 está estimada em 312,5 milhões de toneladas, acréscimo de 40,1 milhões de toneladas quando comparada com o período 2021/22. A alta é de 15%, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Veterinário e as perspectivas de futuro. Também foi pauta do encontro a contribuição das pesquisas na RTC para melhores resultados nas propriedades. Um plano de ações conjuntas será implantado a partir de maio, com foco no presente e futuro da cadeia.

Participaram da reunião, pela Cotrijal, o presidente, Nei César Manica; o vice-presidente, Enio Schroeder; o superintendente de Novos Negócios e Produção Animal da cooperativa, Renne Granato; o superintendente Comercial, Jairo Marcos Kohlrausch; e o gerente de Produção Animal, Alan Issa Rahman. Pela CCGL, o presidente, Caio Vianna; o diretor superintendente, Guillermo Dawson Júnior; o gerente de Suprimento de Leite, Jair Mello; e o gerente de Pesquisa, Geomar Corassa. (Departamento de Comunicação da Cotrijal)

Cenário da soja é apresentado para produtores

O tradicional evento que traz um panorama da situação da safra de soja brasileira e traça um cenário de mercado para as principais culturas do Rio Grande do Sul aconteceu, na noite da terça-feira, 11/4, no Restaurante do Parque da Expodireto Cotrijal.

É o primeiro evento regional realizado pela equipe do Rally da Safra neste ano. Percorreu mais de 40 mil quilômetros avaliando 1.050 lavouras em 12 estados.

O Rio Grande do Sul é o estado mais prejudicado na safra 2022/2023 - a terceira consecutiva sob a influência do La Niña no país. Pelo levantamento do Rally, a média de produtividade da soja deve ficar em 36,7 sacas/hectare, com perda de aproximadamente 6 milhões de toneladas. Mas no Brasil, a safra deve ser recorde: 155 milhões de toneladas, crescimento de 20% sobre 2021/2022.

André Debastiani, coordenador geral do Rally da Safra, destacou que a perspectiva de safra recorde no país, aliada à retração do dólar e dos prêmios de exportação e também ao aumento dos fretes, tem pressionado o preço da soja nos últimos meses. “A quebra de safra na Argentina, em mais de 24 milhões de toneladas, evitou uma queda ainda mais acentuada”, afirmou.

Para a safra 2023/2024, a expectativa é de aumento de área e de produção mundial, o que pode representar aumento de estoque

e levar a redução dos preços. “Ainda assim, pela redução dos custos dos insumos, tanto na soja quanto no milho e no trigo, é possível o produtor conseguir boa rentabilidade. É importante sempre estar atento aos cenários e fatores que influenciam o mercado e buscar uma boa relação de troca”, alertou.

Informações importantes

A Cotrijal sedia o evento regional de apresentação dos números do Rally da Safra há vários anos. “São dados concretos trazidos pela equipe da Agroconsult, uma consultoria com um trabalho sério na área de mercado, que nos auxiliam na tomada de decisão”, disse o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, ao agradecer, junto com o vice-presidente, Enio Schroeder, pela oportunidade de mais uma vez receber a programação. (Departamento de Comunicação da Cotrijal)

Na quinta-feira (13/4), o órgão divulgou, em Brasília, o 7º Levantamento da Safra de Grãos, momento em que os produtores entram na fase final da colheita das culturas de primeira safra. Em relação à área plantada, a Conab espera um crescimento de 3,3%, com a incorporação de 2,5 milhões de hectares, chegando a 77 milhões de hectares utilizados. “O bom desempenho é explicado não só pelo aumento de área, como também pela melhoria da produtividade de culturas como soja, milho, algodão, girassol, mamona e sorgo. No entanto, o resultado consolidado ainda depende do comportamento climático, fator preponderante para o desenvolvimento das culturas de segunda e terceira safras”, explicou a Conab.

A soja ainda é o produto com maior volume colhido no país, com uma produção estimada em 153,6 milhões de toneladas. Segundo a companhia, com o progresso da colheita em 78,2%, a boa produtividade nas lavouras segue sendo confirmada e está estimada em 3.527 quilos por hectare.

Milho

Para o milho, a Conab também aponta um aumento tanto em área como em produção. O cultivo do cereal é feito em cerca de 21,97 milhões de hectares pelo país, acréscimo de 1,8%, com aumento para a área semeada na segunda safra e redução na primeira. Já a colheita total do grão está calculada em 124,88 milhões de toneladas, influenciada pelo aumento da produção em 8,8% na primeira safra e 11% na segunda, podendo chegar a 27,24 milhões de toneladas e 95,32 milhões de toneladas, respectivamente. “Outro produto que apresenta crescimento é o sorgo, influenciado pela perda da janela ideal de plantio do milho em algumas regiões produtoras e por ser um produto mais resistente à estiagem”, explicou a Conab. A produção do grão pode ultrapassar 3,7 milhões de toneladas nesta safra.

Já para o arroz, a produção caiu e é estimada em 9,94 milhões de toneladas. “O menor volume produzido é explicado pela queda na área destinada ao produto, aliada às condições climáticas adversas registradas no desenvolvimento da cultura, sobretudo no Rio Grande do Sul, maior produtor do grão”, afirmou a companhia.

Houve queda também na área total semeada de feijão, estimada em 2,76 milhões de hectares. Somando as três safras, a produção do grão deve ficar em 2,95 milhões de toneladas.

Comércio

Neste levantamento, houve aumento das projeções de exportação de soja da safra 2022/23, que deve atingir 94,35 milhões de toneladas. Da mesma forma, a Conab também alterou os cálculos de consumo interno para o óleo de soja, que passaram de 9,15 milhões de toneladas para 8,29 milhões de toneladas.

Segundo o órgão, as reduções são explicadas pela menor demanda doméstica após a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de aumento do percentual de biodiesel ao diesel de 10% para 12%, e não para 15% como utilizado nas estimativas anteriores.

Com a queda, as expectativas para a exportação de óleo subiram para 2,6 milhões de toneladas. “A alta é motivada pela maior venda do produto para o mercado externo no primeiro trimestre de 2023, com elevação de 42,74% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Este aumento é motivado pela quebra da safra da oleaginosa na Argentina. A menor colheita pelos agricultores argentinos também deve influenciar nos embarques de farelo de soja para o mercado externo, podendo chegar a 20,74 milhões de toneladas”, explicou a Conab. (Fonte: Agência Brasil)

SÁBADO, 22 DE ABRIL DE 2023
Dirigentes estiveram reunidos na Cotrijal André Debastiani trouxe números da safra e falou sobre cenário de mercado
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.