1 minute read

Brinquedoteca é fonte de saber e lazer para a criançada

Já no mês de março a Brinquedoteca Municipal iniciou atividades com as crianças de três a cinco anos da Educação Infantil. Também são envolvidos alunos de 1º ano do Ensino Fundamental (da Rede Municipal de Ensino).

Advertisement

Neste ano a brinquedoteca passou a ser responsabilidade do Departamento Pedagógico da SMEC sob a coordenação da professora Priscila Elena Zart da Silva, auxiliada pela sua colega Sandra Morais Leite.

Os principais ambientes lúdicos foram mantidos. Mas com ênfase a novos projetos. Um deles é “Qual o sabor da Lua?” através da contação da história sobre a obra literária do escritor Michael Grejniec. De maneira lúdica as crianças que visitam os espaços da estruturados são convidadas a embarcar em uma viagem imaginária até a lua com direito de contemplar de perto as estrelas.

Neste ano, conta com uma novidade, a sala da Lua e das Estrelas, onde as crianças são convidadas a brincar e a dançar, imaginando-se estar no espaço sideral. Levando em consideração a importância de trabalhar inúmeras possibilidades do universo infantil, esta sala foi projetada como um espaço diferente dos ambientes que as crianças conhecem na escola, utilizando luzes coloridas, que instigam a curiosidade e o imaginário. Ornamentada com muitas estrelas coloridas, espelho, lâmpadas de luz negra para efeito neon e lâmpadas coloridas, neste espaço, enquanto dançam, as crianças observam os reflexos coloridos produzidos pela luz no espelho, as cores que se saltitam ao redor da luz negra, o reflexo das luzes piscantes no chão e nos CD´s utilizados na decoração.

E, o mais legal ainda, para viajar até a Lua e as Estrelas, é necessário um “meio de transporte”. Deste modo, a fim de despertar ainda mais a curiosidade das crianças sobre o espaço sideral, não poderia faltar o foguete da “Nasa”, todo montado com material reciclável.

Na brinquedoteca, muitos dos materiais, brinquedos e jogos, são confeccionados pelas professoras responsáveis com materiais alternativos, como papelão, plástico, sobras de madeira, aliando diversão à sustentabilidade. O ano de 2023 está reservando muitas surpresas para as crianças da rede municipal, proporcionando-lhes diferentes possibilidades de aprender brincando. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura)