JornalCana 347 (Outubro/Novembro 2023)

Page 32

32

USINAS

Usina Água Bonita homenageia herdeiros que impulsionaram o seu desenvolvimento Da pequena destilaria que moía 30 mil toneladas de cana, a usina hoje processa 1,7 milhão de toneladas Sediada no município de Tarumã, na zona oeste do Estado de São Pau− lo, a Usina Água Bonita, presta ho− menagem a um triunvirato de her− deiros, a quem se atribui grande par− cela de responsabilidade, pelo cresci− mento da empresa. Fundada em 1919, pela família Holzhausen, como uma pequena destilaria, hoje atua na pro− dução de etanol, açúcar e energia elétrica, ocupando posição de desta− que no cenário regional do segmen− to bioenergético. Grande parte do sucesso da usina, se deve a dedicação que os herdeiros Geraldo Nobile Holzhausen, Claudio Nobile Holzhausen (em memória) e Germano Holzhausen Neto, empe− nharam na condução do negócio. Com espírito de liderança eles bata− lharam ao lado dos colaboradores e familiares para levar o nome do Gru− po Água Bonita ao lugar de destaque que ocupa hoje. Geraldo iniciou sua carreira na Usina Água Bonita aos 17 anos como borracheiro, no ano de 1965. Na épo− ca, o engenho de aguardente moía 30 mil toneladas de cana. Apesar da insis− tência do pai em deixar a empresa e retornar aos estudos, Geraldo sur− preendeu o Sr. Guete (pai), assumin− do a área de produção agrícola e in− dustrial com apenas 24 anos de idade. No ano de 1978 deixou a área agrí− cola e continuou sua trajetória na in− dústria, com muito trabalho árduo, visão de futuro e paixão pelo setor su− croalcooleiro. Nesse período, a usina se qualificou rapidamente para a pro− dução de etanol, energia elétrica e açúcar, tornando−se referência em moenda na região.

Nestes 58 anos, Geraldo deixa um legado de dedicação, liderança e evo− lução contínua. “Acredito que a maior virtude do Sr.Geraldo seja a capaci− dade de adaptação ao novo, quando sugerimos o estudo da governança acreditávamos que haveria resistência dos mais velhos, mas com uma sabe− doria ímpar a geração do meu pai e dos meus tios ajudou a estudar e cos− turar todo o acordo de cotista e a transição dos profissionais de família pelos profissionais de mercado. É muito orgulho e admiração por este empresário e pai”, diz a conselheira Tânia Pires Holzhausen. Já Germano, iniciou sua carreira na Água Bonita no ano de 1978, com 23 anos de idade, quando ainda cur− sava a faculdade de agronomia de Pa− raguaçu Paulista/SP. No ano seguinte, formou−se e colocou em prática seus conhecimentos no cultivo de cana− de−açúcar. Teve em seu trabalho a busca por melhores práticas e empre− go de novas tecnologias na cadeia produtiva da cana−de−açúcar, desde o plantio da cana, tratos culturais e CTT, visando melhor produtividade com menor custo. Um dos seus grandes le− gados deixados durante sua carreira foi o bom relacionamento com os par− ceiros agrícolas da Água Bonita. “Hoje um novo ciclo se inicia na Água Bonita e o sentimento de dever cumprido por meu pai prova que va− leu a pena a etapa que agora se finda. Grandes conquistas foram alcançadas e muitos desafios superados junto a Fa− mília Água Bonita e o seu desejo é de muito sucesso para essa nova gover− nança”, afirma a conselheira Luana Holzhausen Fittipaldi. O tema da despedida dos empre− sários Geraldo e Germano,“Um pou− quinho de você misturado com um pouquinho de mim, multiplicou de 30 mil toneladas para 1 milhão e 700 mil toneladas a Família Água Bonita”, ex− pressa em números, o resultado da de− dicação dos herdeiros no período em que estiveram à frente da empresa, que se prepara para superar novos desafios nesse novo modelo de gestão.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.