JornalCana 347 (Outubro/Novembro 2023)

Page 18

18

MERCADO

Outubro/Novembro 2023

UMA JOIA RARA PARA O SETOR:

REDI@CANA IMPULSIONA A Maior Rede de Experimentação Digital e Inteligência Artificial para Avaliação das Melhores Práticas de Manejo para a Cultura da Cana-de-açúcar do Mundo

No último dia 29 de setembro, em Ribeirão Preto, durante o evento SMARTBREEDER SUMMIT23, foi lançada a RE− DI@CANA: uma joia rara para o setor Sucroenergético. Contaremos para vocês como e por que essa re− de promete revolucionar a experi− mentação e identificação das me− lhores práticas de manejo para ma− ximizar a produtividade e sustenta− bilidade dos canaviais. O primeiro passo é entender a contribuição de cada um dos mais de 1.000 fatores da complexa inte− ração planta−solo−ambiente− clima−manejo para a produtivida− de. Então, devemos saber o que é feito em cada pedacinho de terra e sua correspondente produtividade, acúmulo de açúcar, probabilidade de ocorrência de doenças e pragas, resposta à nutrição foliar e matura− ção natural e artificial, adaptabilida− de a operações agrícolas e colheita− bilidade, por exemplo. Durante os últimos 15 anos, reunimos o máximo de informa− ções possíveis, desde a cultura ante− rior, preparo e correção do solo, passando pelos tratos culturais e manejo, até a maturação e colheita e suas respectivas produtividades e quantidade de açúcar. Isso só foi possível com um trabalho intenso, constante e orquestrado de 110 usinas e mais de 3.000 colaborado− res, incluindo todos os níveis hie− rárquicos. Com o trabalho dessa rede colaborativa e tecnologias próprias de integração, armazena− mento, manutenção, controle de qualidade e enriquecimento de da− dos, construímos um oceano de in− formações.

DATA OCEAN®

O maior Banco de Dados Ag ríco− las do Mundo O setor deve se orgulhar por cons− truir o maior banco de dados agrícola do mundo com uma arquitetura pro− gramada em nuvem e atualizado auto− maticamente toda noite. Nele estão presentes 3,5 bilhões de informações de manejo de mais de 3 milhões de hec− tares, 600 mil talhões e 25 mil fazendas distribuídas em 6 estados brasileiros. Is− so significa que geramos mais de 2.2 mil dados por minuto e que temos o maior conjunto de informações para avaliar a resposta da lavoura a cada ope− ração de manejo, insumo, defensivo ou qualquer outra tecnologia utilizada pe− los produtores, em cada talhão. Cabe ainda ressaltar que atingimos uma qua− lidade média de dados Data Ocean.® de 85%. Sem dúvidas, um exemplo de Revolução Digital na Agricultura. O Data Ocean® conta com os mais rigorosos sistemas para o impe− dimento de acessos e aquisição inde− vidas de dados, tendo, inclusive, sua segurança sido certificada por empre− sas de Cyber Security de alto nível.

EXPERIMENTAÇÃO NÃO CONVENCIONAL Eco infor mática, Bioestatística, Analytics e Inteligência Artificial Dados pontuais obtidos em expe− rimentos tradicionais, com parcelas

pequenas, em locais com condições específicas, não são, na grande maioria das vezes, replicáveis para grandes áreas de produção com inúmeras situações de ambiente e manejo variáveis. A performance de tecnologias, insumos, defensivos e operações é determinada em condições controladas em experi− mento em parte de um talhão que não representa as condições da fazenda to− da e muito menos dos quase 2 milhões de talhões da área cultivada com ca− na−de−açúcar no Brasil. Portanto, su− butilizamos o potencial das tecnolo− gias de manejo, pois não determina− mos corretamente as condições nas quais elas devem ser utilizadas (Bula de Uso de Determinada Tecnologia — BULA TECH). Para solucionar esse problema, te− mos hoje uma Plataforma de Experi− mentação Digital e Inteligência Arti− ficial (REDI@CANA), através da união da Eco informática, Bioestatís− tica, Desenho Experimental, Big Da− ta Mining e Inteligência Artificial.

ç ão

mais modernas ferramentas de mi− neração de dados e inteligência Ar− tificial para que você possa apro− fundar seu entendimento do agro ecossistema, explicitando o conhe− cimento escondido no DATA OCEAN. Isso é feito utilizando algorit− mos como redes neurais, árvores de decisão, aprendizado profundo (Deep Learning) e algoritmos ge− néticos, como exemplos. Além do Setor Sucroenergético, convidamos a comunidade acadê− mica e científica para explorar as oportunidades que vão muito aquém da nossa capacidade de ima− ginação, incluindo, mas não se li− mitando a, fertilidade de solo, nu− trição de plantas, operações agríco− las, fitopatologia, entomologia, fi− siologia do acúmulo de biomassa e de sacarose, colheitabilidade e até mesmo testar métodos e algoritmos de aprendizado de máquina. Ob− viamente, toda a experimentação no Data Ocean® só é feita por meio de conjunto de dados (data sets) anonimizados, respeitando to− das as regras de Cyber Security e confidencialidade, além dos previs− tos na Lei Geral de Proteção de Dados 13.709/2018.

A estrutura de funcionamento da REDI@CANA® incorporou as técnicas de experimentação não convencional citadas acima e as

FAÇA PARTE DA RE DI VOC Ê TAM B ÉM !

EXPLORANDO AS OPORTUNIDADES REDI@CANA M ui t o a lé m d a n os sa i m a g in a −


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.