Copa_abril

Page 19

Brasileiras & Brasileiros, Inc.

||

Vol 20

||

Num 4 || April 2014

||

www.JornalBB.com

|| Caderno da Copa

|| Page 19

Fala Torcedor! Você acha que, em nome da “Paz na Copa” os protestos de rua no Brasil deveriam ser temporáriamente proibidos? Beto Moraes (Boston) Acho que proibir as manifestações seria um golpe duro na democracia. Ir às ruas reivindicar é um direito adquirido pelo povo e foi a forma como o Brasil mudou a partir dos anos 80. A imagem do Brasil pode ficar arranhada? Pode. Mas penso que a melhor solução seria uma campanha para inibir os “black blocs” e atrair esta multidão para uma trégua em prol do país.

Izabel Flores (Boca Raton) Protestar é um direito e como tal não pode ser proibido. Principalmente se a intenção é ocultar a realidade de um povo que está cansado de ser ignorado. Nas ruas, talvez suas vozes sejam ouvidas. É uma pena que no meio de uma luta justa, haja tantos interesses mesquinhos. A verdade é que com Copa ou sem Copa, o Brasil precisa mudar.

Ady Coutinho (West Palm Beach)

Kleber Serrano (Miami) Eu penso que protesto é um direito do povo num mundo democrático. Mas a indústria do protesto brasileiro deixou para fazê-lo no período mais próximo da Copa. Creio que proibição não seria a postura correta, mas o povo e os administradores dessa indústria deveriam deixar para fazer protestos em outra ocasião, pela “paz na Copa” e “pela PAZ em si.”

Laine Furtado (Boca Raton )

Existem muitas formas de protesto. O silencioso muitas vezes fala mais alto. Se o brasileiro quer protestar durante a Copa, fica aí minha sugestão. Em vez de manifestações de rua que vão depor contra a imagem do Brasil, use alternativas que vão falar mais alto. Não comprem tickets para os jogos, não consumam produtos relacionados com a Copa, usem camisas ou bottons com frases como: Por um Brasil mais justo.A forma como o Brasil será lembrado amanhã depende da nossa attitude hoje. Escolha de forma inteligente.

Lais Rodrigues (Orlando) Eu acho que se proibir vai ser pior, vai causar revolta porque os ânimos estão muito alterados. É um risco que se corre. E se houver revolta a polícia terá que intervir. É uma “bola de neve”.

Carlos Salles (Deerfield Beach)

Penso que a Copa no Brasil será em clima igual ao Carnaval, com uma vantagem; durará mais que o reinado de Momo. O país vai parar durante os jogos e sempre em clima de festa. Não concordo com a proibição dos protestos. Eles devem acontecer sim, mas de forma pacífica, e durante a Copa seria perfeito. Assim mostrará ao mundo a insatisfação do povo brasileiro com um governo corrupto formado por um bando de políticos ladrões inescrupulosos.

Fábio Lobo (Orlando)

Edilberto Mendes (New York) Os protestos de rua são legítimos. O que falta à população é foco, um objetivo. Como sempre os brasileiros perdem as oportunidades por transformarem os grandes momentos em carnaval...

A liberdade de expressão é fundamental em qualquer democracia. Trata-se de um conceito básico, que independe da visibilidade extra que uma nação democrática adquire por conta de eventos internacionais. Nas palavras de Voltaire, “eu desaprovo o que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lo”. Assim, proibir a manifestação do povo durante a Copa do Mundo é algo absurdo, que traria muito mais prejuízos que benefícios ao Brasil. Entendo, contudo, que a atuação dos “mascarados” não deva ser tolerada. Quem reivindica algo legal e legítimo não precisa cobrir o rosto; fazer isso é atestado de intenção criminosa e tentativa gratuita de desestabilização. Uma carta sem assinatura é desprezível e o “autor” merece punição ao invés de crédito... o mesmo se aplica a quem esconde a face ao “lutar” por algo! A Copa é um momento grandioso para fazer valer a voz do povo, mas o povo não pode --e não quer-- ser representado pela bandidagem ou manobrado conforme intenções eleitorais deste ou daquele grupo.

Roberto de Souza (Orlando)

Bill Coelho (Fotojornalista)

Nao creio que no momento atual em que existe uma enorme insatisfação coletiva em todo o país, seja possivel a existência da PAZ justamente durante o período da Copa. Os protestos acontecem agora, justamente no momento em que a imprensa mundial estará voltada para o Brasil. Os protestos são justos e oportunos, mas, lamentavelmente junto vêm os vândalos convertendo esses protestos em anarquia, prejuí-zos econômicos e desastrosamente em perdas de vidas.

Nunca! Os protestos são legítimos, e qualquer tipo de proibição cheira a ditadura. Não podemos, aos poucos, trazer de volta a época da repressão. Hoje proibe as passeatas, amanhã a divulgação de determinados assuntos que “incomodam” aos nossos políticos e depois? Amanhaceremos, um belo dia, com a boca fechada, sem podermos nos expressar. Principalmente os jornalistas, que são os primeiros a serem atingidos, e depois, é claro, os estudantes. Por isso, NUNCA! Os protestos fazem parte da DEMOCRACIA...Isso, desde que não vire bagunça paga por idiotas interessados em descaracterizar algo legítimo.

Não. Proibir os protestos, mesmo quem em “prol da Copa”, é ferir o direito à liberdade de expressão previsto na Constituição Federal do Brasil. O que o governo brasileiro pode fazer é treinar a sua força policial e se preparar com antecedência para a possibilidade de possíveis manifestações, a fim de evitar a violência nos protestos, que, se ocorrerem, impedirão o bom andamento do torneio, isto é, impedirão a ida aos estádios, a concentração das equipes, o trabalho da mídias, entre outras ações. O povo não pode ser calado por causa da Copa, tampouco o povo pode impedir o direito de escolha e de ir e vir de quem deseja ir aos estádios.

Chris Delboni (Miami Beach)

Quando cheguei em Washington com 21 anos, o que mais me fascinou neste país foi o ativismo pacifico, as passeatas na capital, a noção de que uma pessoa pode fazer a diferença e, faz ainda mais, quando se junta a um grupo com os mesmos valores, por uma causa. Protestos nunca devem ser proibidos. É a lei fundamental de uma democracia: liberdade de expressão. Porém, eles não podem nunca servir de desculpa para baderna. Mas não é o governo que deve proibi-los ou impedi-los, e sim o povo, os praticantes e participantes, que deve afastar os baderneiros e lutar pela paz e pela ordem para que o protesto gere um resultado concreto e positivo em prol da causa em questão.

Fernando Mariano (Orlando)

Não há dúvida que, dentro de um processo democrático, é louvável ver manifestações nas ruas – basta lembrar o recente “Occupy Wall Street”… O problema é que no Brasil pessoas mal intencionadas se aproveitam dessas manifestações para fazer depredações com a certeza da impunidade… pode parecer incrível mas até hoje a OAB tem uma turma de advogados jovens no Rio e em São Paulo para tirar da cadeia esses vândalos, sem nada cobrar. Por esse motivo da impunidade sou totalmente a favor de serem probidas manifestações!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.