Page 1


2 Amunam realiza projeto em Formação Sociopolítica e Artesanato

Fundadora da Amunam é diplomada pelo TRE - PE A fundadora da Amunam, Eliane Rodrigues, recebeu a diplomação de II Suplente para o Senado de Pernambuco, pelo PSB, no dia 19 de dezembro de 2014, no Centro de Convenções, em Olinda. Comandada pelo Presidente da Corte Eleitoral, desembargador Fausto Campos, a solenidade de diplomação dos eleitos contou com a presença dos membros do Tribunal, além de autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo de Pernambuco, como o atual governador do Estado, João Lyra; o líder da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PDT); o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB) e a economista Renata Campos - viúva do ex-governador Eduardo Campos, falecido em agosto de 2014 - que foi ovacionada pelo público. A representação política de Eliane é fruto do trabalho social em defesa das mulheres, realizado ao longo de quatro décadas na Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul e Região Metropolitana do Recife. “No evento, foi inevitável a lembrança do ex-governador Eduardo Campos, que além de grande amigo, foi admirador e parceiro da Amunam na luta pelo social”, confessou Eliane. A dedicação da diplomação, no entanto, foi para as mulheres de Nazaré da Mata. “Elas são as protagonistas do trabalho da Amunam; a elas dedico essa diplomação”, concluiu.

Em parceria com o Fundo Elas e o Instituto Avon, a Amunam iniciou, no dia 11 de novembro, o projeto “Mulheres no Maracatu Rural – Vencendo Paradigmas e Fortalecendo as Raízes da Cultura Popular”, garantindo a participação de 30 mulheres nazarenas. A iniciativa tem duração de doze meses e objetiva o fortalecimento das culturas populares, com oficinas sociopolíticas que serão desenvolvidas no transcorrer de 2015.

Produtoras Culturais da Amunam promovem seminário da Diversidade Cultural A Amunam e o ponto de cultura Engenhos dos Maracatus, junto com a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) e outros parceiros, realizaram em 19 de setembro o seminário “Diversidade Cultural nas Pegadas do Canavial”, no município de Nazaré da Mata. O evento objetivou reunir protagonistas das manifestações culturais da região, para um diálogo com visões, enfoques, práticas e experiências sobre a diversidade da cultura da Zona da Mata Norte pernambucana.

Em clima de fim de ano, paira no ar o espírito do dever cumprido, de agradecimento pelas conquistas. Em clima de início de ano, nos envolve a sensação de força para enfrentar novos desafios, de desejo de dias ainda melhores. Essa é

E DI TO RIA L

a definição da Amunam para o ano que passou e o ano que chega: realização e

Eliane Rodrigues Coordenadora Executiva da AMUNAM

renovação. Nas páginas que agora chegam em suas mãos, um misto de tudo: celebração da vida nas apresentações culturais; realização de oficinas de leitura, de comunicação, de artes; contribuição no cenário político de Pernambuco; premiações (que venham mais!). Em todos os momentos, a união para o melhor. Em cada momento, o olhar conjunto, coletivo, social. O que há de vir, que seja para celebrarmos juntos! O molho, o tempero de tudo? Coração e seriedade sempre! Que a leitura dessa edição possa renovar em você a fé no trabalho para o bem comum. Juntos, somos mais! Boa leitura a todos.


3

Amunam recebe Prêmio “Leitura para Todos” do Ministério da Cultura “O conto que conto”, da Amunam, foi um dos 30 projetos sociais de leitura vencedores do prêmio Leitura para Todos, do Ministério da Cultura (MinC). O resultado foi divulgado em novembro - dentre os 233 projetos inscritos, dez foram selecionados no eixo Norte-Nordeste. Para a coordenadora da Amunam, Eliane Rodrigues, “o reconhecimento não alimenta a vaidade, mas revigora a vontade de continuar trabalhando os benefícios da leitura na comunidade com seriedade e alegria”, comentou.

O Prêmio Leitura para Todos tem como objetivo identificar e incentivar projetos voltados para a formação de leitores e para a promoção de acesso ao livro e à leitura nos diversos ambientes físicos e sociais. A estudante Jéssica Nascimento, de 15 anos, participa das rodas de leitura e dá um depoimento emocionante sobre um livro com o qual se identificou: “Fadas ou Borboletas (de Luís Norberto Pascoal) é um livro que começa triste, mas tem um final feliz. Conta a história de Angelina, uma

menina solitária que passou por maus bocados e, ao adormecer na calçada, sonha com belas borboletas que a ajudam a sair daquele sofrimento. Ela encontra um lugar cheio de pessoas boas - no mundo não só existem pessoas más, mas também pessoas que se preocupam com os outros. Angelina deixou de morar na rua e foi acolhida por uma Instituição, como nós aqui na Amunam, onde temos apoio em todos os sentidos principalmente, o amor. As aulas de leituras me ajudaram a gostar mais de livros e de ler histórias”,


4

Representantes da ONU MULHER visitam Amunam A Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam) recebeu, em 18 de novembro, a visita da ex-Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, acompanhada de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU). As visitantes tiveram a oportunidade de conhecer mulheres atendidas pela Instituição através do Programa Chapéu

de Palha Mulher, bem como os trabalhos desenvolvidos pela Associação, discutindo seus alcances e resultados. Durante a visita, foram realizadas apresentações culturais com elenco 100% feminino: Maracatu Coração Nazareno e Grupo Flores do Coco, criados e coordenados pela Amunam.

Amunam realiza oficina de Coco no Festival Pernambuco Nação Cultural A Amunam participou do Festival Pernambuco Nação Cultural, de 09 a 12 de setembro, na cidade de Taquaritinga do Norte, no agreste do Estado, através do Ponto de Cultura Engenhos dos Maracatus.

Lançado pela Amunam há mais de um ano, o grupo de coco de roda Flores do Coco foi tema da Oficina de Formação Cultural, na qual crianças e adolescentes puderam conhecer desde rimas e versos até o toque dos instrumentos.


5

Projeto Dando a Volta por Cima atende meninas e meninos na Amunam Um projeto, muitas respostas. Quando se põe o coração à frente, os resultados podem ser impressionantes. É assim com o projeto “Dando a Volta por Cima”, que viabilizou no período de janeiro a dezembro, o atendimento a sessenta crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica no município de Nazaré da Mata. De terça a sexta-feira, meninos e meninas de 8 a 17 anos participaram de oficinas de educação sexual, meio ambiente, artesanato com material reciclável, teatro, dança, informática e leitura. Como os objetivos são a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e sexual, foram oferecidas também oficinas de cidadania, propiciando o conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. O projeto, realizado pela Amunam, com o apoio do Programa Todos com a Nota (Governo do Estado de Pernambuco), através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Secretaria da Fazenda, vem promovendo uma transformação social na vida dos que são atendidos na Instituição ao longo de quase cinco anos.

SARAU DA POESIA Momento de grande aprendizagem, as crianças e adolescentes fizeram a leitura de poesias de sua autoria, além da participação de contadores de poesia de nossa região, entre eles mestre Erino, Tonho do Cavaco e André de Lica.

VIVÊNCIA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Exposição sobre as frutas e seus benefícios; painel sobre a importância de se alimentar bem. “Gostei muito dessa oficina porque comi frutas e aprendi que a banana tem vitamina A e B e fortalece os ossos”. (Micherlane Vitória Freitas da Paixão, 9 anos) TELINHA NA COMUNIDADE Temática da cidadania em forma de cinema para os bairros da cidade. A atividade realizou o sonho de crianças que não conheciam o cinema de perto. “Esse projeto mostra que a união faz a força e que podemos sonhar com dias melhores como foi mostrado no filme Um Plano para Salvar o Planeta”. (Jaqueline Moura, 13 anos)

DANÇAS CULTURAIS Inovação com pot-pourri de hip hop, ciranda e maracatu. “Estou aprendendo a valorizar mais minha cultura, sabendo a origem do maracatu Coração Nazareno e de outros maracatus. No próximo ano estarei participando do Coração Nazareno, saindo de cabocla pela primeira vez”. (Erika Jaiane Sabino de Paula, 14 anos)

OFICINAS DE ARTE EM GRAFITAGEM Ministrada pelo grafiteiro Jota Zerof, as oficinas mostraram a diversidade da expressão através do brincar com as cores, usar a imaginação, criar seu estilo e fazer acontecer. “A oficina de grafitagem está sendo maravilhosa. Vi essa arte nas paredes de cidade grande, mas não sabia bem a diferença entre grafitagem e pichação. Foi ótima a ideia de trazer essa arte para a Amunam. Quem aprende um pouco pode desenvolver o desejo de ser um grande artista assim como Jota Zerof”. (Jéssica Moura,15 anos)

INFORMÁTICA “Eu aprendi a salvar os textos que escrevo, a desenhar, aprendi para que servem as teclas e o nome delas, e também os cuidados sobre os perigos das redes sociais. Não devemos conversar com quem não conhecemos.” (Wiliany Karolaini de Freitas, 11 anos) “A aula de informática foi ótima, pois pude expressar o que eu queria nos meus textos, além de aprender a fazer várias coisas interessantes, como deixar a letra maior e colorida. Espero ter mais aulas tão boas quanto essa. Agradeço ao professor Gleimerson.” (Jaqueline Nascimento, 11 anos)


6

Maracatu Coração Nazareno participa da 8ª Edição do Festival Canavial 2014 O Maracatu de Baque Solto Coração Nazareno, da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam), abriu oficialmente o Encontro dos Maracatus promovido pela oitava edição do Festival Canavial 2014. O evento foi realizado no dia 16 de novembro, no Parque dos Lanceiros, em Nazaré da Mata. A programação do Festival este ano celebrou a “música rural e a consciência negra”, com shows, oficinas, mostra de cinema, festival de gastronomia e seminários, no período de 14 de novembro a 13 de dezembro, com programação nas cidades de Buenos Aires, Nazaré da Mata, Limoeiro, Olinda e Vicência. O Festival Canavial é um movimento articulado na Mata Norte do Estado, que surgiu em 2006 com a proposta de integrar a região através de vários projetos culturais. Nele estão envolvidos produtores culturais, associações, Pontos de Cultura, empresas, artistas, mestres, rádios comunitárias, antigos engenhos e grupos culturais engajados que mudaram a reali-

dade da região. Desde 2006 é parceiro da Amunam através da Rádio Comunitária Alternativa FM e Ponto de Cultura Engenho dos Maracatus.


7

Coordenadora da Amunam recebe Prêmio Mulher Evidência 2014 A coordenadora executiva da Amunam, a nazarena Eliane Rodrigues, foi contemplada com o Prêmio Mulher Evidência realizado em 13 de agosto no Hotel Golden Beach, em Piedade, no município de Jaboatão dos Guararapes. O evento foi coordenado pela jorna-

lista Cláudia Montes e, em sua quarta edição, contemplou outras 30 mulheres das áreas jurídica, cultural, administrativa e política, que lutam por uma vida melhor e promovem o crescimento de sua cidade, despertando a união e a valorização de seu povo.

O Prêmio Mulher Evidência 2014 concedido a Eliane Rodrigues é o reconhecimento ao trabalho cultural que tem desenvolvido com o Maracatu Feminino Coração Nazareno, fundado há 11 anos, através da Amunam, na Zona da Mata Norte do Estado.

Comunicadores da Amunam participam de capacitação da Rede Criar Brasil Por trás de uma aparente viagem de férias do casal Juan e Natália, está a aliciadora de menores Creusa, que oferece meninas para aventuras sexuais em uma praia paradisíaca. Esse é o enredo da radionovela sobre violência contra crianças e adolescentes produzida pelos participantes da Oficina Radiotube 2014 - Região Nordeste, que ocorreu em Olinda no final de outubro. Participaram da oficina dois jovens da Amunam, que aprimoraram técnicas de comunicação e discutiram a responsabilidade de co-

municadores e de educadores comprometidos com os direitos humanos. Para o comunicador social da Rádio Alternativa FM 98,5 KHZ, Bruno Ricardo, que participou da Oficina, a oportunidade para experimentar a prática de produção de rádio para o canal YouTube foi interessante e muito válida. “Quero investir sempre mais na comunicação comunitária respaldada nos direitos de crianças e adolescentes para conscientizar as pessoas e mudar a realidade à minha volta”, comentou.

Conheça a Radionovela da Oficina Radiotube 2014 em www.radiotube.org.br Radioatores: Bruno Ricardo (Juan), Vanessa Borges (Natália) e Joelma Oliveira (Creusa) Narração: Jorge Henrique Roteiro: Ingrid Kimberlly Vinheta: Kal Oliveira


8

Mensagens da Equipe: Perspectivas 2015 “Aprender é um dos passos básicos para nossa evolução, buscando direcionar nossas vidas pautadas em decisões verdadeiras e centradas no poder da Fé. Que em 2015 possamos ser transparentes conosco mesmos, não permitindo que as ilusões do ego deturpem nossa verdadeira felicidade”. (Fernanda Cristina) “Desejo que 2015 seja um ano de realizações, que todas/os consigam atingir todas as suas metas e que seja um ano de paz, saúde e alegria. O futuro é construído por nossas decisões diárias. Um dia nasce um primeiro passo, um longo caminho, um desafio, uma oportunidade e um pensamento: Que nesse ano as realizações alcançadas sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro. Feliz Ano Novo! Feliz 2015!” (Lucicleide Silva) “Que o menino Jesus possa fazer em nossas vidas transformações para vivermos num mundo sem desigualdades entre homens e mulheres”. (Mauricélia Lino) “O ano de 2014 foi um ano de grandes conquistas para as mulheres. Lutemos a cada dia, para que tenhamos um 2015 de transformação e sucesso no universo feminino.” (Eliane Rodrigues)

“Chegamos ao final de mais um ano e com ele muito do que pensei, sonhei e almejei, eu consegui realizar. E pensando nessa energia contagiante, quero externar meu agradecimento em dobro a Deus por ter me abençoado, à família por ter me apoiado e à instituição por ter me oportunizado os momentos. Sabedor dessas vitórias, desejo que em 2015 tudo de bom possa acontecer em nossas vidas e que nunca esqueçamos que a realização de nossas aspirações depende de nós”. Feliz 2015! (Salatiel Cícero) “Desejo que em 2015 Deus ilumine nossos caminhos para que sejam cheios de bênçãos e felicidade. Vamos acreditar nas realizações dos nossos sonhos. Feliz Natal e um Feliz Ano Novo”. (Roberta Lopes) “Aguardo 2015 com a perspectiva de que as mulheres possam ter uma vida sem violência. Sucesso a todas mulheres!” (Otenilda Oliveira) “Neste novo ano, desejo que os desafios lhes sirvam de inspiração para realizar seus sonhos, sentindo que a vida é um presente iluminado de Deus. Que todos os dias do Ano Novo sejam iluminados. Feliz Natal e próspero Ano Novo!” (Neide Lino)

“Que o ano que se aproxima seja repleto de harmonia, saúde e prosperidade e que tenhamos um feliz Natal e um Ano Novo abençoado”. (Marliete Jose) “Um Ano Novo repleto de amor, paz e que a cada dia nosso caminho seja iluminado pelo Espírito Santo de Deus. Feliz Natal e feliz Ano Novo!”. (Ana Maria) “Neste Natal e Ano Novo, desejo-lhe que aquela magia guardada durante todo ano seja presente nos corações daqueles que festejam o amor. Tenhamos um feliz Natal e feliz Ano Novo!”. (Vanessa Cristina)

Informativo Mulher Cidadã - Amunam 2014  

Jornal Quadrimestral da Amunam - Ano 11 . Nº 29 - Setembro a Dezembro de 2014.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you