6 minute read

r fi cos dos setores a eteria e istr , arm cia e ruteira

Next Article
Agradecimento

Agradecimento

Quiero Café ocupa espaço

Desde 2018, a marca Quiero Café ocupou espaço, apesar da diversifi ca o neste setor. la deixa para tr s a Padaria Suíça – primeira em 2018 –, e se isola na liderança com quase 60%. É um fenômeno, certamente, impulsionado pela sua expansão em franquias. Em segundo aparece o Frame, seguido pela Padaria Suíça.

FRUTEIRA

São João dispara entre farmácias

A Rede de Farmácias São João é líder absoluta no segmento. Mais de 50% dos entrevistados lembram da São João quando perguntados sobre uma marca de farmácia. Panvel e Droga Raia vêm em segundo e terceiro, mas com percentuais menores. CAFETERIA E BISTRÔ

Degasperi tem espólio regional

Uma das marcas familiares mais consolidadas é a Fruteira Degasperi. Fundada por Leonildo Degasperi, a fruteira se expandiu na região e hoje é lembrada em quase todas as cidades. Ela é líder absoluta pela segunda vez, com ampla vantagem sobre as demais marcas. E com um detalhe: cresceu quase 30 pontos percentuais desde 2018 em lembrança de marca.

FARMÁCIA

Degasperi chega à terceira geração com inovação e empreendedorismo

Olegado do nono Degasperi chega à terceira geração com ar empreendedor e inovador. Os netos Gustavo e Giovani “tomaram gosto” pelos negócios da família – o que indica vida longa aos estabelecimentos comerciais conhecidos como “Fruteira Degasperi”.

Gustavo conta que Leonildo De Gasperi, o nono, cultivava laranja e bergamota em arques de ou a. s fil os, entre eles Paulo, vendiam as frutas na cidade e perceberam o interesse das pessoas em comprar outras variedades. Há mais de 30 anos, era fundada a primeira fruteira, em Lajeado. A veia empreendedora levou ao crescimento

Gustavo recebeu o troféu em nome da família

do negócio, e cada um dos cinco irmãos abriu seu estabelecimento.

Paulo, pai de Gustavo e Giovani, se estabeleceu em Estrela. Na rua Coronel Mussnich, a sede, construída há 15 anos, passou por uma reestruturação, em 2021. Manteve as frutas como foco principal, ampliou o mix de produtos e criou uma nova identidade. Em homenagem ao avô, passou a se chamar “Casa Santo Nono, por Degasperi”.

A sucessão familiar ocorre de forma natural. Gustavo, ainda adolescente, ajudava com pequenas tarefas fora do horário escolar. Hoje, aos 25, domina todos os processos e divide algumas tarefas com o pai. A mãe, Carmen, é referência para os clientes e está na operação diariamente.

Em agosto, Giovani, 19, com apoio do pai, assumiu a loja da Rua Duque de Caxias, no bairro Florestal, em Lajeado.

Sobre o destaque no Top 100, Gustavo afirma muito gratificante saber que o nosso trabalho está sendo reconhecido.”

Tradição e tecnologia em prol da experiência do consumidor

Pelo segunda vez, Imec é a marca mais lembrada na categoria Supermercados. Com 67 anos de tradição, grupo aposta em estratégias digitais para manter a fi delidade dos clientes

Com 67 anos de história no Vale do Taquari, o Imec Supermercados foi a marca mais lembrada na categoria Supermercados, pela segunda vez. A empresa une o legado de quase sete décadas às novas ferramentas tecnológicas para efetivar o propósito de “servir para encantar”, e assim se manter relevante na memória dos consumidores. O diretor comercial e de marketing do grupo, Eneo Karkuchinski afirma que a empresa busca ser não apenas um lugar onde as pessoas fazem compras, mas um espaço no qual as expectativas dos consumidores são atendidas, seja no ambiente digital ou físico. “Queremos

Diretor Comercial e de Marketing, do Grupo Imec, Eneo Karkuchinski, e o presidente da empresa, Leonardo Taufer promover uma experiência positiva em qualquer ponto de contato do cliente com o Imec.”

Para isso, o grupo empresarial adotou uma mudança estratégica na forma de se comunicar. A empresa deixou de veicular anúncios na TV aberta para trabalhar com mais assertividade no ambiente digital. Além disso, criou o Imec Mais, programa de relacionamento com mais de 190 mil pessoas cadastradas que permite compreender os hábitos de consumo dos clientes de forma a oferecer descontos e experiências personalizadas.

Karkuchinski afirma que a plataforma visa prover experiência semelhante à das pessoas que eram atendidas pelos irmãos Rizzieri e Luiz Bortolini no início da empresa. “Quando os donos do negócio atendiam os clientes no balcão da empresa, eles se sentiam exclusivos. A plataforma oferece

descontos de acordo as preferências de compra de cada cliente, oferecendo atenção exclusiva.”

A empresa também desenvolveu forte trabalho nas mídias digitais, que hoje se tornaram ponto de contato com 75 mil clientes no Facebook e outros 35 mil no Instagram. Tudo isso aliado à melhoria contínua das lojas, campanhas promocionais e sortimento de produtos, além de pesquisas de satisfação.

De acordo com o presidente do Grupo Imec, Leonardo Taufer, as ações adotadas para aproximar a empresa dos seus consumidores são fundamentais para o crescimento da organização. “Vivemos um cenário no qual as pessoas têm sua atenção dividida entre diferentes ambientes. Precisamos ser humildes, compreender os novos tempos e perceber que a forma de consumir está se transformando.”

Com essa estratégia, a empresa projeta para 2022 um crescimento de 40% na comparação com 2021. Conforme Taufer, os resultados são reflexo também do sucesso nas vendas do e-commerce – uma forma de estabelecer conexão com o cliente sem que ele precise ir às lojas. “Ser reconhecido pela segunda vez como a marca mais lembrada no TOP 100 mostra que estamos no caminho certo.”

“Precisamos ser humildes, compreender os novos tempos e perceber que a forma de consumir está se transformando.”

Leonardo Taufer

PRESIDENTE DO GRUPO IMEC

Apoio às comunidades

O propósito de servir e encantar também está presente nas ações em benefício dos municípios onde o Imec atua. Iniciativas como a Noite dos Queijos e Vinhos e o Movimento do Bem são marcas da trajetória da empresa.

Em 2022, a Noite dos Queijos e Vinhos arrecadou um total de R$ 120 mil, dinheiro que foi totalmente destinado às entidades dos municípios onde o evento foi realizado. Já o Movimento do Bem consiste em diversas ações como arrecadação de donativos, dia do voluntariado, feira de adoção de animais e campanhas de doação de sangue, voltados para organi a es beneficentes das 17 cidades onde o grupo atua.

A atuação no Vale do Taquari também se completa com a participação ativa em feiras como a Expovale/Construmóbil. Conforme Leonardo Taufer, a feira tem relevância para toda a região e oferece a oportunidade de estabelecer conexão com os clientes. “Neste ano, teremos um estande onde as pessoas se sentirão acolhidas. Não vamos para a feira fazer negócios, mas sim para posicionar a marca.”

Segundo o presidente do Grupo Imec, eventos como a Expovale, e outros que a empresa patrocina e participa, integram a proposta de fazer parte da vida das pessoas, não apenas quando elas estão nos supermercados. É mais um forte elemento na construção do futuro da marca Imec.

This article is from: