
7 minute read
r fi cos dos setores ooperativa de Transportes, Ambiente de nova o lube ocial e niversidade
Para a absoluta maioria dos entrevistados, o cooperativismo de transportes é desconhecido. Mais de 70% não soube indicar uma marca. A Vale Log de Arroio do Meio obteve a melhor pontuação, seguida logo atrás pela Comatra de Teutônia.
Tecnovates se sobressai em inovação
Quando o assunto é ambiente de inovação, o ecossistema da Univates está na cabeça das pessoas. Neste segmento, o Tecnovates é invocado pela maioria, seguido por outras marcas como Fruki, Vibee e Bi Machine. Neste segmento em particular, igualmente ainda existe um grande percentual de pessoas que não sabem opinar sobre marcas.

CLUBE SOCIAL

Univates é quase unanimidade
Não foi à toa que o prêmio de Marca das Marcas foi para a Univates em 2022. Na sua principal atividade fi m, a universidade é lembrada por quase 100% dos entrevistados, revelando uma soberania. A Univates entra em 2023 reconhecida pela opinião pública com destaque. AMBIENTE DE INOVAÇÃO
CTC dispara em lembrança
O Clube Tiro e Caça de Lajeado elevou sua percepção de marca desde 2018. Saltou dos 18% no público em geral para mais de 60% entre os formadores de opinião. Uma justifi cativa é o perfi l dos entrevistados desta edição. Em segundo está o Clube Comercial de Encantado seguido pela Soges de Estrela.
UNIVERSIDADE


A força do empresário em benefício da comunidade regional
Entidade de classe mais lembrada do Vale do Taquari na pesquisa TOP 100, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) completou cem anos de incentivo ao empreendedorismo em 2021. Protagonista em diferentes momentos históricos do desenvolvimento regional, a Acil é responsável pelas feiras
Expovale, Construmóbil e a Jornada da
Alimentação, os principais eventos de divulgação da força econômica do Vale do
Taquari.
Presidente da entidade na gestão 2022/2024, Graciela Ethel Black é a segunda mulher a ocupar o cargo. Ela destaca o orgulho e a responsabilidade de estar à frente da entidade durante a feira conjunta
Expovale+Construmóbil, que promete ser o

Graciela Ethel Black, presidente da Acil maior e melhor evento promovido pela Acil em sua hist ria. muito gratifi cante estar à frente de uma entidade com cem anos de história e tantas e variadas realizações como a Acil”, destaca.
Conforme Graciela, o resultado da pesquisa que consagrou a Acil como “Entidade de Classe” e a Expovale como Evento Regional re ete a união entre o respaldo conquistado ao longo de um século de história e o trabalho desenvolvido pela gestão da entidade, calcada nos princípios do associativismo e voluntariado. “Buscamos a meta de tornar a Acil cada vez mais conhecida, com objetivo de trazer um número crescente de pequenos e médios empresários para dentro da entidade. Eles podem se benefi ciar do associativismo e dar ainda mais respaldo para a multiplicidade de nossas ações”, comenta a presidente.
Entre as ações adotadas para ampliar a base de atuação estão a criação de novos cursos e qualifi cações, além de fortalecer os núcleos setoriais, como o Fórum da Mulher Empresária, e a criação


Em 2022, Acil promoveu extensa agenda de reuniões-almoço, incluindo palestras com líderes empresariais, economistas e sabatinas com os candidatos ao governo do RS

de novo núcleo, como o Grupo Técnico em Proteína Animal (GTPA). “No início da gestão tínhamos 330 associados e hoje são 359. Nossa expectativa é alcançar os 500”, projeta.
A direção da entidade também ampliou as ações focadas na inovação. Além de palestras, oficinas e qualificações sobre o tema, a Acil também foi uma das patrocinadoras do Startup Weekend – um dos principais eventos de incentivo à criação de startups. Realizado em setembro, o Startup Weekend Lajeado reuniu participantes para 54 horas de imersão para criar negócios inovadores na área da saúde.
A entidade também sedia até dezembro o Fórum de Governança em Empresas Familiares, em parceria com Instituto Brasileiro de Governança Corporativa “Buscamos a meta de tornar a Acil cada vez mais conhecida, com objetivo de trazer um número crescente de pequenos e médios empresários para dentro da entidade.”

Graciela Black
PRESIDENTE DA ACIL
(IBGC) – Capítulo RS. Também através de parceria com a Junior Achievement RS, está desenvolvendo o programa “Empreendedores do Amanhã”.
Voltado para empresas familiares de pequeno e médio porte, o rum apresenta conceitos e recomendações para a criação de estrutura de governança capaz de assegurar a sucessão das empresas e a perenidade dos negócios.
Já o Empreendedores do Amanhã visa auxiliar na formação de novos líderes por meio da formação em empreendedorismo, finanças pessoais e mercado de trabalho. Para isso, promove oficinas ministradas por mais de 100 voluntários nas 11 escolas públicas da rede estadual de Lajeado, alcançando 2.899 estudantes das séries finais dos ensinos fundamental e médio.
Ao assumir o protagonismo na atuação em prol da liberdade econômica, do empreendedorismo e do fortalecimento do setor privado, a Acil mantém a tradição de ser um dos bastiões do desenvolvimento regional. A liderança na pesquisa TOP 100 é resultado do legado construído pela entidade.
Cem anos de apoio ao desenvolvimento regional
Fundada em 1921 por um grupo de visionários liderados Carlos Fett Filho, a Acil assumiu protagonismo das demandas regionais. Entre as pautas históricas incorporadas pela entidade estão a construção da ponte entre Lajeado e Estrela, o incentivo ao associativismo por meio da criação de novas entidades, a criação e consolidação do Fórum das Entidades Empresariais, a duplicação da BR-386 e a organização das feiras Expovale, Construmóbil e Jornada da Alimentação.
Na década de 1950, a entidade liderou as tratativas para construção de uma ponte entre Lajeado e Estrela. Na época presidida por Olavo Gonçalves, a entidade ofereceu

no tam m oi marcado pela consolida o do F rum da Mulher mpres ria rupo organi a ca s da manh voltados para a uali ca o empresarial
um jantar ao então governador Leonel Brizola no ano de 1958, no ato de assinatura da concorrência pública para a obra. A ponte foi inaugurada em 1962, fruto da mobilização regional.
A BR-386 apresentou tráfego intenso já na década seguinte – época em que a duplicação da rodovia se tornou pauta na Acil. A entidade somou-se a outras lideranças empresariais e políticas nas campanhas pela duplicação do trecho Estrela-Tabaí, concluída em 2018 e, posteriormente, Lajeado-Carazinho, iniciada em 2021.
União entre entidades
A Acil teve papel importante no surgimento de outras entidades de classe na região. Em 1966, foi fundada a Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL), para fortalecer o lojista, inicialmente sediada no mesmo prédio da associação.
Nos anos 1980, a Acil protagonizou movimento pela união de esforços e discursos por parte das associações do setor. Nascia o Conselho de Entidades Empresariais, movimento que reuniu as entidades comerciais e industriais do Vale do Taquari e seria o precursor do Fórum das Entidades de Lajeado, retomado em 2016. Em 2005, a partir da vice-presidência de Integração Regional, a entidade também liderou o movimento para a fundação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT).
Feira eleva patamar regional
Durante as comemorações dos 75 anos de Lajeado, em 1966, a Acil liderou a 1ª Feira Nacional de Laticínios e Exposição Agropecuária (Fenal). O evento ocorreu no recém-construído Parque do Imigrante. A feira, idealizada pelo então presidente da entidade, Nilo Rotta, serviu como embrião para a Expovale, principal evento do Vale do Taquari.
Em 1967 um vendaval destruiu o parque e impediu a realização da segunda edição da feira. Por duas décadas o local ficou restrito realização de rodeios e exposições agropecuárias, até que, nos anos 1980, as entidades empresariais da região criaram a 1ª Feira Agropecuária. Dois anos depois, tem início Expovale que, em 1988, passa a ser promovida pela Acil, com planejamento, desenvolvimento e controle a cada dois anos.
Em 2003 a entidade organiza a primeira edição da Construmóbil – feira voltada aos segmentos da construção civil, mobiliário e decoração. Em nove edições, o evento consolidou-se como um dos mais importantes do setor no Rio Grande do Sul, atraindo investidores e visitantes de todo o estado.
A pandemia de covid-19 impediu a realização da Expovale em 2020 e da Construm bil em 2021. Com o fim das restrições, as duas feiras foram unidas em um grande evento em 2022. Com projeção de ser a maior feira já realizada no Vale do Taquari, a Expovale+Construmóbil inaugura um novo modelo de evento e promete ser mais um capítulo marcante na história centenária da entidade de classe mais lembrada da região.

Unida à Construmobil, Expovale chega a 22ª edição com projeção de ser a maior da história Nos anos 1980, Acil protagonizou o movimento pela criação do Conselho das Entidades Empresariais, precussor do Fórum das Entidades de Lajeado
