3 minute read

Personalidade Articula o egional

Rafael Fontana Articulação Regional

“Todo esse envolvimento foi natural. Faço porque tenho prazer em fazer”

O encantadense Rafael Fontana foi reconhecido como personalidade em Articulação Regional

Do Cristo Protetor de Encantado ao Trem dos Vales, Rafael Fontana, 50, tem grande representatividade na região. De forma voluntária e com esforço em equipe, colocou o turismo do Vale no mapa nacional e internacional, e foi reconhecido como personalidade Top 100 em

Articulação Regional.

Fontana é empresário e atua há mais de 15 anos com eventos e como incentivador do turismo. A liderança já estava no sangue do encantadense desde a escola quando, por meio do Grêmio

Estudantil, trouxe o primeiro Congresso

Estadual de Estudantes ao município. Nos anos 90, se envolveu com a organização do Canto da Lagoa, e também fez parte da Semana Italiana e do Encontro de Municípios do Mercosul na cidade.

Fontana chegou a ser vereador, participou de diversos conselhos regionais e presidiu entidades como a Associação Comercial e Industrial de Encantado e a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

Ao longo dos anos, organizou comitivas nacionais, eventos temáticos em diferentes cidades do Vale e colocou muitos esforços a favor do turismo regional. “Todo esse envolvimento foi natural. Faço porque tenho prazer em fazer”, destaca.

Para Fontana, o envolvimento voluntário é incentivado por experiências ao longo da vida. “A gente é um pouco da convivência com a família, com os amigos, com o trabalho, com quem a gente se aproxima da sociedade também. É uma série de fatores que vão nos moldando como pessoas”, acredita. Em 2019, o empresário chegou a estar ativo em nove entidades.

O Trem dos Vales

Coordenador do projeto, Fontana foi o principal responsável por colocar o Trem dos Vales nos trilhos da região. A locomotiva chega ao Vale uma vez por ano, desde 2019, para percorrer um trajeto de 46 quilômetros pela Ferrovia do Trigo. Entre as cidades de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum, o passeio apresenta aos turistas 23 túneis e 15 viadutos.

Nos planos do empresário está o projeto de tornar o trem um atrativo regular para o Vale, com passeios em todos os fins de semana. Fontana acredita na iniciativa como incentivo para unir a região. “A nossa força é essa diversidade cultural e econômica. Temos várias empresas, segmentos, propriedades rurais que nos dão força”, destaca.

No período de passeios, a cada ano, a região se beneficia com os visitantes. Além de tornar as cidades conhecidas, a iniciativa movimenta a economia e beneficia mais de 350 estabelecimentos. Nos quatro anos de projeto, a locomotiva já recebeu cerca de 80 mil passageiros.

A iniciativa também ganhou os trilhos entre Colinas e Roca Sales que, neste ano, concretizou a 1ª edição do Trem da Imigração. O trajeto de 17 quilômetros passa pela Ferrovia Tronco Principal Sul, com uma paisagem entre morros às margens do Rio Taquari. Dois túneis e três viadutos compõem o cenário da ferrovia, inaugurada em 1960. A GENTE É UM POUCO DA CONVIVÊNCIA COM A FAMÍLIA, OS AMIGOS, O TRABALHO, COM QUEM A GENTE SE APROXIMA DA SOCIEDADE TAMBÉM. É UMA SÉRIE DE FATORES QUE VÃO NOS MOLDANDO COMO PESSOAS”

O Cristo de Encantado

Ao lado da Associação Amigos de Cristo, Fontana também foi um dos responsáveis por tirar o projeto do Cristo Protetor do papel. Mesmo antes de ser inaugurada, a estátua atrai milhares de turistas ao Vale, e incentiva empreendedores da região na criação de novos estabelecimentos para receber os visitantes. Com 43,5 metros de altura, o monumento é considerado um dos maiores do mundo.

This article is from: