4 minute read

Artigo Lucildo Ahlert

Next Article
Agradecimento

Agradecimento

Considerações sobre a Pesquisa TOP 100

Amarca, como identidade visual da organização, em termos de elementos de sua história e de seus produtos, para se distinguir de seus concorrentes com uma impressão positiva, é um fator importante.

Estratégias bem montadas, com divulgação aos consumidores, podem cativar as pessoas e gravar na mente delas o nome e de aspectos inerentes de sua marca. Uma comunicação efica permite criar lealdade, consciência e entusiasmo no consumidor, o que traz resultados e resulta no sucesso da empresa.

Assim, conhecer a marca que vem à mente das pessoas interessa às empresas, para conhecer a estima e o vínculo existente entre pessoas e a marca de determinado segmento. Mesmo que a marca mais lembrada n o significa que é a que o consumidor irá comprar, ela é o ponto de partida para iniciar o processo de compra e pode ser decisiva em uma compra por impulso.

Para ser a marca mais lembrada, há um longo caminho a percorrer, com muita divulgação, construção de credibilidade e atendimento constante das necessidades do público consumidor, com produtos de qualidade.

A Macrovisão, por ser contratada pelo Grupo A Hora, sente-se honrada e reconhecida em poder desenvolver esta importante pesquisa no Vale do Taquari.

De imediato, já que A Hora buscou o desenvolvimento de uma pesquisa com formadores de opinião, três grandes desafios precisaram ser superados: quais municípios deveriam fazer parte da amostra e qual deveria ser a proporção de sua distribuição; quais seriam os formadores de opinião que deveriam ser pesquisados; como viabilizar a pesquisa através do telefone, partindo do pressuposto de cem segmentos a serem pesquisados.

A escolha dos municípios mais representativos oi definida a partir da distribuição do valor adicionado de 2019, por setor econômico e município, do IBGE. Foram escolhidas duas regiões: Principal, na qual se localizam municípios com valor adicionado mais significativo e ecund ria, formada por municípios em que se localizam empresas industriais de destaque, restaurantes de renome, empresas produtoras de erva-mate e produtores de ovos.

Para adaptar a distribuição do valor adicionado bruto dos quatro setores do IBGE aos cinco grupos dos segmentos a serem avaliados, foram usados diversos procedimentos e estimadores. Com base em dados do anal ural, oi definida a import ncia da indústria alimentícia no Produto Interno Bruto (PIB), no ano de 2021, para ser adicionada A P A e retirada da T A. etor de do oi segmentado em dois grupos omércio e ervi o. Para isso foi considerada a representatividade do comércio segundo dados do A . o etor de oi retirado o segmento da educação a partir de estimativas do sistema ECONODATA para os municípios da região principal. Este percentual foi adicionado ao etor A T A , A, A A P A A A , para se trans ormar no rupo Entidades, Associações e Eventos. Com a defini o dos grupos econ micos, os cem segmentos, a serem avaliados, foram distribuídos aos respectivos grupos aos quais fazem parte.

Outra etapa importante da pesquisa foi desenvolvida pela Macrovisão, listando os possíveis Formadores de Opinião que atuam nos respectivos grupos econômicos, com suas caracter sticas profissionais, representando a população potencial da pesquisa. Essa relação foi analisada e discutida com o Grupo A Hora, que posteriormente resultou na relação de 1,2 mil nomes, potenciais Formadores de Opinião, organizados e informados pelo Grupo A Hora e complementados pela Macrovisão, que serviu como base de sujeitos potenciais para participar da pesquisa. A partir da lista oi definida uma amostra de 400 participantes, segundo cotas na propor o da import ncia de cada grupo econômico e dos municípios onde os

Lucildo Ahlert

PESQUISADOR, DIRETOR DA EMPRESA MACROVISÃO

formadores residem.

A pesquisa foi realizada por telefone, com tempo adequado, em que cada participante opinou sobre marcas dos segmentos pertinentes ao grupo econômico em que ele atua. Os sujeitos selecionados foram contatados assegurando-se o seu sigilo.

Analisando os resultados, observa-se que na maioria dos segmentos avaliados, um número acima de 65% dos entrevistados lembrou-se de alguma marca regional. Em um significativo n mero de segmentos existem marcas regionais bem sedimentadas na mente das pessoas predominando sobre as demais.

No entanto, existem segmentos em que poucos, ou seja, 65% ou mais, não conseguiram se lembrar de nenhuma marca. Os segmentos que apresentam essas características são os seguintes: Bebidas Destiladas / Cachaça; Granja de Ovos; Indústria de Implementos Rodoviários; Indústria de Refrigeração; Automação Industrial; Clínica de esson ncia agnética e adiologia nergia olar ngen aria Ambiental Chapeação; Empresa de Asfalto / Concreto; ervi os de quinas Pesadas esenvolvedora de o t are istemas de n orm tica esenvolvedora de ites Ag ncia ou st dio de Conteúdo e Publicidade; Tratamento De Resíduos; Cooperativa de Transportes; Aceleradora de eg cios tart-ups etc. Ambiente de Inovação. Por fim, como estratégia de nome de marca, parece não ser uma boa prática utilizar o nome do proprietário como referência. Isso, de certa forma, torna a relação mais pessoal com o cliente e não traz referência ao produto e visão e missão da empresa.

This article is from: