
4 minute read
Pesquisa e metodologia
PESQUISA TOP 100 REVELA:
Quase 100% das marcas mais lembradas são locais

Apenas três vencedoras têm suas unidades principais fora do Vale do Taquari. As demais têm sede local
OGrupo A Hora realizou a segunda edição da pesquisa Top 100 de Marcas Mais Lembradas no Vale do Taquari, em 2022. Os vencedores foram revelados durante evento empresarial no Clube Tiro e Caça de Lajeado, no dia 21 de outubro de 2022. Na ocasião, 96 organizações foram premiadas com o troféu que simboliza o mérito às marcas mais lembradas no seu respectivo segmento.
O resultado é baseado em um rigoroso levantamento coordenado pelo professor Lucildo Ahlert, da empresa Macrovisão. Foram ouvidas 400 pessoas, escolhidas entre 1,2 mil formadores de opinião, nas seis microrregiões de Lajeado, Estrela, Teutônia, Arroio do Meio, Encantado e Taquari.
Chama atenção mais uma vez o alto número de empresas locais que despontam na pesquisa. A força das marcas regionais teve crescimento em relação a 2018, quando foi realizada a primeira edição. Apenas três não são genuinamente locais. As demais todas têm suas sedes principais no Vale do Taquari. Há quatro anos este número chegou a nove.
O avanço e fortalecimento das marcas locais adentram para a constituição de franquias, filiais e redes de lo as. Algumas mais expoentes como Benoit, Imec, Univates, Sicredi, Languiru, Dália e Fruki são percebidas com maior frequência pelos entrevistados. Marcas recentes, como a franquia Quiero Café, igualmente despertam lembrança entre o público.
A novidade nesta pesquisa foi a inclusão de vários novos segmentos como atração turística, ambiente de inovação e aceleradoras de startups e desenvolvedoras de software. Apesar de atividades mais recentes, são áreas que revelam marcam fortes como o Cristo Protetor, Tecnovates, Inovates e BI Machine.
O grande avanço na pesquisa atual para a primeira edição é a participação dos

entrevistados. Dos 1,2 mil formadores de opinião indicados para o levantamento, 403 foram efetivamente contatados. Destes, apenas três não aceitaram responder ao question rio qualificado e reali ado ao telefone. Acabaram substituídos por outros três nomes. Na opinião do coordenador Lucildo A lert, isso demonstra a confiabilidade que os formadores de opinião têm na pesquisa”.
A exemplo da pesquisa anterior, ainda existe um número expressivo de segmentos desconhecidos enquanto marcas. Alguns chegam a mais de 70% de “não lembrança” de nenhuma marca. Isso denota o tamanho do espaço para ser ocupado por algumas marcas nestes segmentos.
Além das marcas mais lembradas, a revista em suas m os também tra as cinco Personalidades do Ano em Articulação Regional, Espírito Comunitário, Gestão Pública, Inovação e Empreendedorismo. Esses foram indicados pela pesquisa e escolhidos por um comitê interno do Grupo A Hora, formado por jornalistas, publicitários, executivos e conselheiros. Os critérios para a legitimar a escolha consideram méritos inerentes ao respectivo campo de atuação do premiado e, todos os escolhidos, precisam alcançar 100% de aprovação por parte dos de integrantes do comit .
Metodologia e abrangência
A pesquisa Top 100 2022 teve como objetivo conhecer as marcas mais lembradas de cem segmentos selecionados, através da percepção de formadores de opinião que atuam em diversos setores econômicos do ale do Taquari. A pesquisa classifica-se metodologicamente como quantitativa por cotas, vislumbrando a região do Vale do Taquari através de envolvimento dos municípios mais representativos, definidos a partir da distribuição do valor adicionado de 2019, por setor econômico e município, do IBGE.
Para avaliar as marcas foram sugeridos 100 segmentos, distribuídos em cinco grupos: Agropecuária e Indústria Alimentícia; Indústria; Comércio; Serviços; e Entidades, Associações e Eventos.
Para adaptar a distribuição do valor adicionado bruto dos setores do IBGE aos grupos dos segmentos a serem avaliados, foram usados diversos procedimentos e estimadores. Ao setor da Agropecuária foi adicionado um valor estimado da Indústria Alimentícia, que, segundo o Canal Rural, representa 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano base de 2021. Assim, a Indústria, que representava 32,73%, no IBGE passa para 22% como Grupo Indústria e, com isso, o Grupo Agropecuária e Indústria Alimentícia passa a ter a representatividade de 17%. O Setor de Serviços do IBGE, que engloba também o comércio, foi segmentado em dois grupos: Comércio e Serviços, além da retirada do segmento da educação, que foi adicionado ao Setor da Administração, defesa, Educação e Saúde Públicas e Seguridade Social, que se transformou no Grupo Entidades, Associações e Eventos. A estimativa da representatividade do comércio foi baseada em dados do SEBRAE, que apresenta 81,3% das empresas existentes nos seis principais municípios pesquisados: Lajeado, Estrela, Teutônia, Arroio do Meio, Encantado e Taquari. A pesquisa oi reali ada por tele one, mediante consulta e marcação prévia de data e horário, entre os dias 13 de julho a 30 de agosto de 2022. Foram indicados 1,2 mil formadores de opinião do Vale do Taquari. Destes, 403 participantes foram selecionados, proporcionalmente, aos grupos de segmentos a serem pesquisados nos municípios das seis microrregiões onde os pesquisados residem.
Para cada grupo de segmentos em que oram avaliadas marcas, oram definidos integrantes com suas características profissionais que atuam nesse segmento na condição de Formadores de Opinião, representando a população potencial para participar da pesquisa.
O resultado detalhado, o ranking das marcas em cada setor e as informações complementares da pesquisa estão publicados nas p ginas a seguir, com gr ficos e os nomes das marcas indicadas.
