Gastrô - 03/01/2020

Page 1

SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2020 CADERNO DO JORNAL A HORA NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE

FOTOS AMANDA CANTÚ

COMA SEM MEDO

Natural e saboroso D e forma artesanal, faz cerca de dois anos que a estudante de nutrição Carla Cristina Seltenreich, 24, produz sua própia pasta de amendoim. Foi depois que tornou-se vegetariana que a prática começou a ganhar espaço na rotina da estudante. Hoje ela é vegana e vende seu produto sob encomenda, mas ainda em pequena escala. “Minha ideia não é criar uma grande empresa para isso, e sim atender as necessidades das pessoas”. Mas todo mês ela tem produção. Para isso, compra os amendoins com casca e os torra. Na hora de descascar, recebe a ajuda da avó e tritura os grãos no processador. “O amendoim mesmo quando é aquecido solta um óleo que faz com que vire pasta”, explica Carla. Quando pedem, ela ainda mistura alguns ingredientes como melado ou cacau.

Um dos principais benefícios do produto é a fonte proteica vinda do amendoim, conforme conta a estudante. “Pra quem tem alimentação vegana é uma boa forma de substituir a proteína da carne”.

A ideia não é criar uma grande empresa, e sim atender a necessidade das pessoas” Carla Seltenreich

Com o que misturar?

A dica de Carla é não consumir a pasta de amendoim com alimentos secos, pelo ingrediente já conter uma textura com essa característica. Assim, sugere a mistura com banana, e geleia ou melado passados no pão. “Para mim funciona muito também consumir a pasta de amendoim an-

tes de algum exercício físico, porque ela é uma gordura”, destaca. Outra forma de consumir o alimento é como sorvete. Carla prepara uma receita de sorvete vegano com bananas congeladas e pasta de amendoim. Mas também é possível acrescentar outro ingrediente para dar o sabor desejado.

A mudança alimentar

Carla tornou-se vegetariana em 2012 depois de assistir ao documentário “Terráqueos”. A partir de então, mudou sua alimentação, mas não tinha conhecimento nutricional sobre os alimentos, para po-

der regular seus hábitos. Alguns anos mais tarde, depois de optar pelo vegetarianismo, se matriculou no curso de Nutrição. “É mais raro encontrar algum nutricionista que fale sobre o veganismo, pretendo seguir nessa área”. Por meio das redes sociais, Carla já compartilha informações sobre a escolha alimentar. Principalmente pelo perfil do Instagram @100meat. Em casa, ela também produz hambúrgueres veganos, feitos com feijão e beterraba, que também são encomendados pelos amigos. Ela já utilizou ingredientes como grão-de-bico e lentilha.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.