SEXTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2020 CADERNO DO JORNAL A HORA NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE
COMA SEM MEDO
Harmonia entre delícias
A
Páscoa é a época mais doce do ano e, além de bons momentos com quem amamos, também enche a nossa casa de chocolate. Não importa qual o seu sabor favorito, para acompanhar tanta doçura, um bom vinho pode ser o parceiro ideal. Vinho e chocolate formam aqueles pares perfeitos da gastronomia, mas a combinação precisa ser certeira para um felizes para sempre. Por isso é importante harmonizar, ou seja, buscar um equilíbrio complementar entre o doce do chocolate e o sabor do vinho escolhido. O sommelier Alexandre Giacomelli explica que uma combinação harmoniosa e atraente aprimora e apura os nossos sentidos. “A harmonização ideal permite apreciar e enriquecer o prazer do momento. Os sabores
são apurados pelo nosso paladar e se tornam únicos pela sensibilidade gustativa particular de cada pessoa” Para harmonizar vinho e chocolate é importante que os dois componentes apareçam de forma equilibrada, observando as especificidades que são indispensáveis na escolha do vinho e na composição do chocolate, explica o profissional. Quanto mais doce o chocolate, o vinho poderá parecer mais adstringente, amargo, ácido, menos frutado e menos doce. Isso ocorre porque o chocolate, bem como alguns vinhos, trazem taninos em sua composição, o que pode marcar a sensação de adstringência e amargor, que se intensificará no caso de vinhos muito tânicos. Desta forma, o ideal é atentar para o amargor do vinho e do chocolate na hora de combinar.
Chocolate ao leite + Vinho do Porto Ruby
O chocolate tem sabor intenso, o que pode se sobrepor ao gosto do vinho caso este seja neutro e discreto. Neste caso você deve optar por um vinho de igual intensidade.
Chocolate branco + Vinho Moscatel
A gordura contida no chocolate branco exige um vinho com maior teor de acidez, considerando que quanto mais doce for o chocolate, maior será a percepção de acidez no vinho.
Chocolate amargo + vinhos encorpados
Os chocolates meio-amargo ou 70% a 90% cacau têm menos gordura e sabor mais acentuado. Por serem mais marcantes, harmonizam bem com vinhos com a mesma característica, como as versões com taninos distintos.