AH - Conexão | 25 de janeiro de 2014

Page 1

857

Fim de semana, 25 e 26 de janeiro de 2014

Museu mantém acervo de 500 peças Utensílios doados pela comunidade contam a história de como viviam os antepassados FOTOS DANIELA BARONI

Teutônia

um vestido de casamento preto de 1920. Na área destinada às profissões, uma central telefônica, máquinas de costura e instrumentos odontológicos. O museu realiza periodicamente exposições temáticas alusivas às datas significativas do ano. Está fica na avenida Um Oeste, no Centro Administrativo. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Nos finais de semana, das 14h às 17h. As excursões precisam agendar horário.

P

onto turístico do município, o Museu Henrique Uebel tem no acervo raridades que retratam a vida urbana e rural da comunidade. Utensílios domésticos, musicais, implementos agrícolas e fotos fazem parte do patrimônio. Criado em 1993, preserva 500 peças, a maioria doada pela comunidade. No ano passado, o local recebeu cerca de dois mil visitantes. O prédio foi construído em estilo enxaimel, típico da colonização alemã. Um dos destaques da coleção é o equipamento composto por sete instrumentos musicais: piano, gaita, teclado, bateria, sopro, gaita de boca e bandoneon. Eles eram tocados simultaneamente pelo músico Henrique Uebel. Pelo feito, Henrique era conhecido como homem orquestra. O músico morreu em 1973 e para homenageá-lo a administração municipal o condecorou como patrono do museu. A família Uebel contribui com outro item, um globo com o mapa mundi, esculpido à mão na madeira pelo tio de Henrique. Instrumentos musicais como piano, gaita e trombones podem ser apreciados. O visitante pode conhecer aparelhos eletrônicos antigos, como rádios de 1920. Divididos por temáticas, existe um espaço com os utensílios domésticos, principalmente das décadas de 30 a 60, entre eles um moedor de café e geladeiras. Ferramentas usadas na agricultura, como o ralador de mandioca, utilizado para obter a farinha e o polvilho, e o ventilador de cereais, de 1950, que servia para a limpeza das sementes. Outra peça que provoca curiosidade do público é o harmônio, instrumento musical vindo da

Em seus quadrantes encontram-se o Museu Henrique Uebel, o Relógio das Flores, a Praça das Tradições e o lago no formato do mapa do município. Desde 2009, por iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo, Westfália faz parte com três pontos de visitação. O centro administrativo municipal, a Igreja Evangélica Sião e o Paraíso Paissandu são as atrações do município.

Rota Germânica

Museu funciona de segunda a sexta-feira das 14h às 17h

Alemanha, em 1940. No espaço, há sapatos de pau, calçado típico dos descendentes de alemães, e

No ano passado, o local recebeu cerca de dois mil visitantes.”

O museu é ponto turístico da Rota Germânica. O roteiro inclui 15 pontos de visitação, 12 em Teutônia e três em Westfália. Nesses locais, o visitante pode conhecer um pouco da cultura germânica. O artesanato de sapato de pau, o restaurante com gastronomia típica, e empreendimentos como o Engenho Quatro Ventos e o Antick Haus Bergmann. A sede da administração municipal é o cartão-postal da cidade. Construída em 64 módulos, área de 5,8 mil metros quadrados, com estilo arquitetônico em enxaimel.

Instrumento criado por Ubel

Homenagens Braian!

Muitas felicidades pelos seus 3 aninhos, que completa hoje, dia 25/01. E que continue sempre sendo este menino esperto e inteligente. É o que desejam seus pais, Gaspar e Janete, e o mano Wesley.

Utensílios domésticos das décadas de 30 a 60 estão em exposição


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
AH - Conexão | 25 de janeiro de 2014 by Jornal A Hora - Issuu