A Hora – 30/04/24

Page 1

ANÁLISE, CURADORIA E OPINIÃO DE VALOR

Sustentabilidade e atenção ao Rio Taquari são temas de concurso estudantil do Viver Cidades

Presença feminina na política de Arroio do Meio

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Startup lajeadense participa de feira na Holanda

Excesso de chuva e secas. Ciclo de eventos extremos interfere sobre a cadeia produtiva de grãos, aves, suínos e leite. Comunidade científica alerta para episódios cada vez mais frequentes. Motivo é o aquecimento da terra, que altera o padrão das chuvas no sul do continente

CHUVA INTENSA, TRANSTORNOS, E CARÊNCIA DE DADOS

Acumulado em 48 horas passa dos 100 milímetros em Lajeado e Estrela e deixa região em alerta com a possibilidade de uma nova enchente. Ontem, alagamentos foram registrados em diversas cidades do Vale, com bloqueio de vias nos perímetros urbanos e nas zonas rurais. Simultaneamente, agentes públicos e voluntários participavam de capacitação oferecida por agência norte-americana especializada em desastres.

Seminário aponta caminhos à produção

Colégio Teutônia recebe autoridades, especialistas e agricultores para debater formas de mitigar prejuízos

americano. Seminário Pensar o Vale – os abalos climáticos e o impacto no campo – ocorre hoje, no auditório do Colégio Teutônia, a partir das 9h. Objetivo é ampliar conhecimento sobre fenômenos e estabelecer planos para garantir a produtividade.

Terça-feira, 30 abril 2024 | Ano 21 - Nº 3560 | R$ 5,00 (dia útil) R$ 9,00 ( m de semana) grupoahora.net.br 51 99253.5508 51 3710.4200 FAÇA SUA ASSINATURA
OPINIÃO RODRIGO MARTINI
NESTA EDIÇÃO PÁGINA | 3
OPINIÃO THIAGO MAURIQUE
PÁGINA | 5 GABRIEL SANTOS DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

sempre chega

As mudanças climáticas são uma preocupação global e o Vale do Taquari está no centro dessa questão. Nos últimos anos, os produtores rurais da região enfrentaram condições climáticas extremas, desde safras frustradas pela seca até anos com excesso de chuva, incluindo duas das maiores inundações em 150 anos no Rio Grande do Sul.

Para enfrentar esses desafios, é necessário ampliar o conhecimento sobre como os fenômenos cada vez mais comuns atingem as cidades e a produção rural. Nesse sentido, o Seminário Pensar o Vale – Os abalos ambientais e o impacto no campo – marcado para hoje, serve como um marco na busca de formas para mitigar os efeitos dos episódios extremos.

A interferência do homem no planeta traz efeitos cada vez mais perceptíveis. E isso exige rever condutas e ações. É necessário corrigir os rumos enquanto ainda há tempo.”

Trazer luz sobre esses eventos, interpretar tais fenômenos com base em evidências científicas e sair da leviana discussão política sobre o aquecimento da terra, deve ser base para todos líderes e responsáveis pelas tomadas de decisões.

A interferência do homem no planeta traz efeitos cada vez mais perceptíveis. E isso exige rever condutas e ações. É necessário corrigir os rumos enquanto ainda há tempo.

De uma forma ou de outra, a conta sempre chega. Como se diz no campo, se colhe aquilo que se planta. Se os sinais que a natureza oferece à humanidade forem desrespeitados, pode não haver mais futuro aos nossos descendentes.

/ CEP 95900-104

FAÇA SUA ASSINATURA 51 3710-4200

assinaturas@grupoahora.net.br comercial@grupoahora.net.br faturamento@grupoahora.net.br financeiro@grupoahora.net.br centraldejornalismo@grupoahora.net.br atendimento@grupoahora.net.br

“Queremos gerar oportunidades para as pessoas que querem crescer junto”

Ismael Müller é um dos diretores e fundadores da Metanox. A fábrica de tanquesdeaçoinoxfoi fundada em 2008 e em 2024completa15anos desdesuafundação

Daniély Schwambach daniely@grupoahora.net.br

Estagiária

Quais são os principais marcos e conquistas que a empresa alcançou ao longo desses 15 anos?

Acredito que seja ter formado um time muito forte, com pessoas comprometidas e trabalhadoras. Outro marco foi alcançar todo o Brasil e todo Mercosul com nossos produtos, conseguir atender nossos clientes com qualidade e ser referência no que fazemos.

Como você descreveria a evolução da empresa desde sua fundação até agora?

A evolução da empresa foi muito grande. Ela não evoluiu seguindo o mercado de trabalho. Na verdade, ela foi pioneira e fez muito mais do que o fluxo pedia. Por isso do crescimento. E ter consciência disso é muito gratificante para nós.

Quais foram os maiores desafios enfrentados pela

empresa ao longo dessa jornada e como foram superados?

Com certeza no início foi a falta de dinheiro. Sofremos com a falta de confiança no nosso trabalho, pois a marca ainda era pouco conhecida. Mas conseguimos superar todos os empecilhos com bastante trabalho e honestidade. Sempre produzindo o produto com qualidade e dedicação.

Quais são os planos futuros da empresa?

A empresa tem grandes planos, queremos inovar muito mais. E dentro deste processo, gerar oportunidades para as pessoas que querem crescer junto a nós, aquelas que acreditam na empresa, acreditam no projeto. Queremos que todos evoluam conosco.

Como você vê o papel da

equipe e dos funcionários no sucesso da empresa ao longo desses 15 anos?

Acho que em todos os momentos e situações entra o papel da equipe. Hoje, a Metanox não tem um grande time de vendas. A venda se faz porque somos lembrados pela qualidade, e isso vem de todos os setores. É um trabalho em conjunto, literalmente em equipe, funciona como se fosse uma engrenagem, para tudo fluir bem.

Quais conselhos você daria para outras empresas que estão iniciando sua história agora?

Trabalhe muito e não vise somente lucros. E, principalmente, sempre faça a coisa certa. Isso é o mais importante de tudo, sempre agir certo com tudo e todos.

Feira de Dia das Mães

Arvorezinha organiza uma programação nos dias 4 e 5 de maio. A Praça Dorival Scipione recebe, das 14h às 18h, uma feira artesanal, brinquedos infantis e atividades.

Dança Bom Retiro

A 10ª edição do evento ocorre entre os dias 22 e 26 de maio, no CTG Querência da Amizade, em Bom Retiro do Sul.

AGENDA

Teatro em Estrela

A peça “Tempo de Esperança” será reapresentada no dia 8 de maio, às 20h, no Centro Cultural Celso Brönstrup. Troque seu ingresso por 1kg de alimento não perecível.

GovTech Summit

O evento ocorre em Estrela no dia 13 de junho, com o tema “Os desaos e as oportunidades da transformação digital nos governos.”

Seminário do Agro

O evento ocorre hoje, 30, com o tema “Os abalos ambientais e o impacto no campo”. Programação ocorre o auditório do Colégio Teutônia.

Expomuçum

A 5ª Expomuçum será nos dias 30 e 31 de maio e 1º e 2 de junho, no complexo do Salão Paroquial e na Rua Coberta, em Muçum.

Circuito dos Vales/ Omega

Estrela recebe a segunda etapa no dia 19 de maio. As inscrições seguem até 8 de maio. O ponto de concentração será o Parque Princesa do Vale.

Fenachim

Venâncio Aires promove a 17ª Fenachim a partir de amanhã, 1º de maio, até o dia 5. Depois, o evento retorna entre os dias 9 e 12, no Parque Municipal do Chimarrão.

2 | A HORA EDITORIAL A conta
ABRE ASPAS
Terça-feira, 30 abril 2024
Os artigos e colunas publicados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Impressão Zero Hora Gráfica Filiado à Fundado em 1º de julho de 2002 | Vale do Taquari - Lajeado - RS Diretor Executivo: Adair Weiss Diretor Editorial e de Produtos: Fernando Weiss Contatos eletrônicos: Av. Benjamin Constant, 1034, Centro, Lajeado/RS grupoahora.net.br Editor-chefe da Central de Jornalismo: Felipe Neitzke
ACERVO PESSOAL
sob supervisão da jornalista Bianca Mallmann

Colégio Teutônia recebe hoje especialistas da região e do estado para avaliar como eventos climáticos extremos alteram padrão de chuva e exigem mais conhecimento dos agricultores para evitar prejuízos

Duas safras frustradas pela seca e um ano com excesso de chuva, tendo inclusive duas grandes inundações entre as maiores em 150 anos no RS. Todo o Estado e o Vale do Taquari estão no centro de um assunto que é preocupação global: as mudanças climáticas.

Como forma de ampliar o conhecimento sobre as alterações nos fenômenos do clima e como interfere na produção rural, ocorre hoje o Seminário Pensar o Vale – Os abalos ambientais e o impacto no campo.

O evento começa às 9h, no auditório do Colégio Teutônia. Ao longo do dia, serão dois painéis, mais três apresentações de experiências em propriedades rurais da região.

De 2020 até o ano passado, produtores rurais do Vale têm enfrentado condições distintas em relação aos plantios e o acesso à água. Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) alertam que o sul do continente americano é um dos locais do mundo a sentir eventos adversos mais extremos.

Em relatório apresentado pela Organização Meteorológica Mundial (OMN – uma das agências dentro da ONU), a última década bateu recordes de calor em todos os anos.

Esse aumento da temperatura no planeta interfere sobre o nível do mar e o derretimento das calo-

Seminário amplia debate sobre produção e mudanças climáticas

El Niño é o contrário e traz temporais e riscos de enchentes, como no ano passado. Fenômenos estão cada vez mais drásticos, alertam especialistas

tas polares. Conforme o meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Daniel Caetano, a comunidade científica tem observado que a incidência de períodos com mais ou menos chuva tem ido além dos fenômenos conhecidos como El Niño e La Ninã.

“Esses eventos intensos, as chuvas, que esperaríamos a cada 50 anos, vão ser em menos tempo”, alerta. Caetano ressalta que, embora não sejam eventos nunca antes observados, eles serão mais frequentes e, com o crescimento populacional, as catástrofes terão mais impacto social e econômico.

“Os picos estão cada vez mais próximos, com menos tempo de recorrência. Um exemplo foram as duas inundações do ano passado. Tivemos a grande enchente de

1941. No ano passado, houve duas grandes enchentes com marcas que superaram a de 70 anos atrás.”

O Seminário Pensar o Vale - Os abalos ambientais e o impacto no campo – é promovido pelo Grupo A Hora e pelo Colégio Teutônia, com o apoio de Emater/Ascar-RS e Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), e conta com o patrocínio de Reinigend Química do Brasil e da Cooperativa de Crédito Sicredi Ouro Branco.

“Temos de repensar nossa relação com o planeta”

O Promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach, será um dos painelistas no seminário. Integrante do grupo do Ministério Público (MP) que estuda a relação entre sociedade e mudanças climáticas, frisa a importância de uma atuação organizada de diferentes segmentos para mitigar os impactos dos eventos extremos.

“É preciso fazermos mais. Todos precisam se dar conta das novas necessidades, de novas abordagens, para garantirmos a sobrevivência não só desta geração, mas também das gerações do futuro”, destaca.

Para ele, momentos de debate e construção do conhecimento são fundamentais para aproximar a população, repartições públicas, especialistas e empresas, na busca por soluções. “Temos de repensar nossa relação com o planeta. Talvez tenhamos que desacelerar um pouco nesta visão de desenvolvimento. De nada adianta evolução econômica sem sustentabilidade”, defende.

Neste sentido, Diefenbach avalia como fundamental criar metas e formas de medir a interferência do homem sobre o padrão climático. “Para termos um sistema em equilíbrio, vamos precisar reavaliar cada intervenção. Seja na forma que usamos o rio e o ar-condicionado, como usamos os carros, ou mesmo, de como consumimos ou cortamos as árvores para construção de uma rua.”

Programação

Seminário Pensar o ValeOs abalos ambientais e o impacto no campo Recepção e credenciamento: 9h Abertura: 9h30min

TED

Márcio Piccinini, Produtor de Roca Sales, compartilha experiências e lições após perdas milionárias com a cheia de setembro Horário: 9h45min

Painel: Da porteira para fora Tema: Como os fatores externos impactam as propriedades e como mitigar perdas Horário: 10h15min

Painel 1

Sérgio Diefenbach, Promotor de Justiça

Rogério Ortiz |Porto, Geólogo e Economista

Daniel Caetano, Meteorologista da UFSM

Pablo Souto Palma, Geólogo e Secretário Executivo do Gabinete de Crise climática

À tarde

TED’s

Thalys Rian Stobbe, Capitão do Corpo de Bombeiros Militar, fala sobre medidas de segurança nas propriedades em caso de extremos climáticos Horário: 13h15min

Carlos Daniel Fries

Técnico da Emater, apresenta resultados do manejo do solo para produzir com El Niño e La Niña. Horário: 13h45min

Painel: Da porteira para dentro Tema: Como preparar as propriedades para conviver com situações extremas Horário: 14h15min

Painel 2

Giovani Feltes, Secretário Estadual de Agricultura

Antônio Sartori, Diretor da Brasoja Marcelino Hoppe, Agrometeorologista da Unisc Claudinei Moisés Baldissera, Diretor Técnico da Emater

A HORA | 3 Terça-feira, 30 abril 2024
VALE DO TAQUARI La Niña provoca redução no volume de chuvas, como foi nos anos de 2019 a 2022. FELIPE
NEITZKE/ARQUIVO ALDO LOPES/ARQUIVO

Mulheres na política de Arroio do Meio

A- A Famurs anuncia para os dias 27, 28 e 29 de maio, no Teatro do CEI, em Campo Bom, a realização do 42º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. Durante a programação do evento também ocorre a posse do Conselho de Administração da Famurs.

- Em Lajeado, os vereadores avaliam um projeto de lei de origem no Legislativo e que torna a Língua Alemã um Patrimônio Cultural do Município de Lajeado e prevê ações de valorização e dá outras providências.

- Outra proposta de lei em análise na câmara de Lajeado sugere a denominação de “Rogério Oliveira” para a Clínica Veterinária Municipal, localizada na Av. Benjamin Constant, no bairro Conventos. Em tempo, Oliveira foi um médico-veterinário de destaque na cidade e com forte participação nas exposições de animais na Expovale.

presença das mulheres é marcante na política de Arroio do Meio. A prevalência masculina ainda impera, é bem verdade, mas pouco a pouco elas têm conquistado mais e mais o necessário espaço nos mais diversos ambientes públicos da cidade. Na câmara de vereadores, por exemplo, são três representantes entre os 11 parlamentares, um número acima da média nacional quando se trata da representatividade feminina nos cenários legislativos. E tudo leva a crer que teremos forte presença das mulheres nas eleições majoritárias. Além da presença confirmada da atual vice-prefeita Adriana Meneghini (PDT) no pleito de outubro, ao lado do atual prefeito Danilo Bruxel (PP), o MDB e o PL também ventilam nomes para uma composição mais plural das respectivas chapas.

No caso do MDB, o nome de Andréia Barth surge como a possível précandidata a prefeita ao lado de Sidnei Eckert (MDB). A atual Diretora da Escola São Caetano já foi vista com o ex-prefeito em caminhadas estratégias pela cidade. Seria uma novidade na política de Arroio do Meio. Pelos lados do Partido Liberal (PL), o destaque vai para a ex-vereadora e ex-vice-prefeita Lúcia Horn, que recentemente assinou com a sigla capitaneada pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. Ela é cotada para liderar uma chapa própria do PL, assim como outros dois correligionários: André Vianini e Jorge Weizeinmann. Já o Partido dos Trabalhadores (PT) estuda a indicação de Paulo Grassi (PT) para concorrer a prefeito, e não divulgou eventuais nomes para composição da chapa.

- Também em Lajeado o Executivo abriu edital de licitação (pregão eletrônico) para contratar empresa responsável pelo tratamento das lagoas junto à estação de tratamento de efluentes do aterro sanitário. A sessão pública ocorre no dia 15 de maio.

- Ainda em Lajeado, o governo municipal anuncia para o mesmo dia 15 de maio a licitação para contratar a empresa responsável pela confecção do mobiliário para a reforma da prefeitura.

- Em Encantado, Cris Costa (PSDB) confirma o desligamento do Executivo e o retorno ao Legislativo municipal já nesta quarta-feira. Portanto, ele volta à câmara após poucos meses na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento.

- O Vale do Taquari está na iminência de sofrer impactos com as chuvas e as informações regionais ainda são confusas e desorganizadas.

Câmara avalia área ao Alsepro

Denuncismo, filtros e o anonimato

Procuradores municipais alertam para a escalada de denúncias anônimas e com pouca base ou credibilidade. O assunto chegou até a redação na semana passada e de fato merece uma atenção maior por parte dos agentes do Ministério Público e da sociedade em geral. Em primeiro lugar, é preciso defender a ferramenta do anonimato. Especialmente em cidades menores, onde o risco de eventuais retaliações e perseguições políticas costuma ser ainda mais próximo e delicado. Assim como é necessário ficar atento às denúncias para mitigar erros, equívocos, crimes e desvios de conduta. Mas, e diante dos riscos das eventuais e corriqueiras denunciações caluniosas, é preciso aprimorar os filtros para evitar desgastes políticos, injustiças e, claro, muita perda de tempo e produtividade. De novo. Uma denúncia, anônima ou não, requer um mínimo de credibilidade para ser levada adiante. Caso contrário, perde a sociedade. Perde a justiça.

Concurso para Meteorologista

A capacitação e qualificação da equipe de Defesa Civil (DC) de Estrela vai sofrer alterações nos próximos dias. E eu explico. Em dezembro do ano passado o governo municipal anunciou a intenção de realizar um concurso público para contratar o responsável pela DC na cidade. Em um primeiro momento, o processo seletivo previa um vasto leque de formação ao futuro agente. Entretanto, e após intensos debates internos, o Executivo vai alterar a proposta e exigir apenas a formação em Meteorologia. Ou seja, os agentes estrelenses querem um meteorologista concursado.

O governo de Lajeado encaminhou projeto à câmara para conceder “Direito Real de Uso” à Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) de uma área com 5,4 mil metros quadrados, na divisa dos bairros São Cristóvão e Alto do Parque. O terreno localizado na quadra entre as ruas Arthur Bernardes e Washington Luiz possui um pequeno ginásio e será concedido por cinco anos, com possibilidade de renovação por iguais períodos. De acordo com o PL, “a concessão destina-se ao desenvolvimento de atividades da Associação, assim como o compartilhamento do prédio com outras entidades que necessitem de sede para reuniões e atividades”.

Nova “superparada” em Estrela

O governo de Estrela abriu edital de licitação para a compra e instalação de uma nova “superparada” – ou “parada inteligente” – de ônibus nas proximidades do Hospital Estrela. A sessão pública para escolha da empresa ocorre no dia 13 de maio e a previsão é finalizar a instalação do novo dispositivo ainda em junho. E será muito semelhante à estrutura instalada em junho do ano passado na Rua Bruno Schwertner, que custou pouco mais de R$ 80 mil, e possui ar-condicionado, bebedouro e tomadas para recarregar aparelhos de celular.

4 | A HORA Terça-feira, 30 abril 2024
TIRO RODRIGO
rodrigomartini@grupoahora.net.br
MARTINI

Líderes atualizam lições sobre cheia em cenário de chuva intensa no Vale

Parceria do governo de Lajeado com a agência norte-americana deu continuidade a trabalho de capacitação de agentes públicos e voluntários. Enquanto isso, ausência de dados concretos causa apreensão na comunidade. Cemaden emite alerta para enchente na cidade

Números da chuva*

Em meio a preocupação com o risco iminente de uma nova enchente no Rio Taquari e a dificuldade para obter informações precisas, agentes públicos, representantes de entidades e voluntários intensificam ações e troca de experiências ao preparo para redução de impactos em desastres naturais. Em Lajeado, cerca de 50 pessoas participaram de evento no Tri Hotel.

A atividade é fruto da parceria entre o governo municipal e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, sigla em inglês). Em síntese, o momento foi de revisão das lições aprendidas com as cheias de setembro e novembro do ano passado, com o objetivo de identificar melhorias a serem implementadas em eventuais episódios.

Os participantes foram divididos em cinco grupos, onde cada um trabalhou dois pilares técnicos estabelecidos como cruciais para o controle de desastres: comunicação, cooperação, logística, liderança e planejamento.

“Foi feito um questionário com quatro perguntas, e daí saiu um relatório sobre cada item. Em cima disso, buscamos dar o melhor encaminhamento possível. Nós vamos trabalhar com a nossa realidade e ver como podemos conduzir essas situações”, frisa o secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli.

Acumulados de chuva, com base em dados do Inmet (atualizados às 18h)

Ibiraiaras: 57mm

Vacaria: 48,8mm

Jaquirana: 24,8mm

Guaporé: 44mm

Linha José Júlio: 97,6mm

Santa Tereza: 95,2mm

Muçum: 102,4mm

Encantado: 79,2mm

Barra do Fão: 111,8m

Estrela: 121,6mm

Bom Retiro do Sul: 100,6mm

Porto Mariante: 70mm

Taquari: 84,8mm

(*) Dados de 48 horas

Ineditismo

Conforme o consultor de assistência técnica da USAID, tenente-coronel veterano do Corpo de Bombeiros Militar de Brasília, Paulo José Barbosa de Souza, Lajeado é a primeira cidade afetada por um desastre natural a procurar a agência para um treinamento. “O que vocês fazem aqui é inédito e deve ser saudado. É a primeira cidade que se preocupa com um pós-enchente da forma como estão procedendo”.

O promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach, considerou a atividade como um ponto importante dentro dos movimentos da região para mitigar impactos em eventuais cheias. “É essencial, neces-

sário e estratégico e precisa ser repassado e repetido como uma constante”, pontua.

“Tocar na ferida”

Integrante de um dos grupos, a assistente social do Poder Judiciário, Renata Turcato, esteve na linha de frente no atendimento às famílias desabrigadas no Parque do Imigrante, em 2023. Para ela, a capacitação é uma oportunidade das pessoas “não desperdiçarem” o conhecimento e a vivência adquirida nos episódios anteriores. “Pensamos nisso sempre na perspectiva de tentar evitar a perda humana. Esse evento de reflexão não é um exercício de vaidades, de quem fez mais, mas sim do que precisamos melhorar estruturalmente para a gente ter a resposta o mais próximo do ideal em qualquer situação adversa”, observa.

Já o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Lajeado, Thalys Stobbe, frisa a importância de “colocar o dedo na ferida” para não permitir que a região enfrente o mesmo drama de setembro, quando dezenas de vidas foram perdidas.

“É olharmos para nós mesmos e veremos onde a gente errou ou acertou e o que temos que mudar para evoluir daqui para frente. A vítima não quer saber cor da farda, quem resgata ela ou vai reconstruir a casa depois. Ela quer um amparo da sociedade”, afirma.

Muita chuva e transtornos

Enquanto o evento ocorria, a tarde de ontem foi caótica em Lajeado. O acumulado de chuva passou dos 100 milímetros em 48 horas, o que trouxe transtornos com alagamentos em diversos pontos da cidade. Houve bloqueios na BR-386 e em mais de dez vias no perímetro urbano, além de congestionamentos nas avenidas Alberto Pasqualini e Benjamin Constant.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) indica risco moderado de inundação gradual nas áreas do rio Taquari e afluentes dos arroios Saraquá e do Engenho.

A tendência é de chuvas contínuas e acumulados expressivos nas próximas 48 horas, o que pode agravar

Detalhes sobre o fenômeno

– Previsão de chuvas intensas com acumulado de até 200 milímetros em sete dias; – Fenômeno El Niño influencia as chuvas no fim de abril e início de maio, com condições atmosféricas indicando volumes excessivos; – Meteorologistas destacam o empuxo da umidade amazônica para o sul do continente devido ao calor estacionado no centro do país e à presença de massas de ar frio da Argentina e do Uruguai;

– Acumulados excessivos de chuva ao longo de vários dias podem causar enchentes, deslizamentos e outros transtornos tanto em áreas urbanas quanto rurais.

o risco de inundação. Conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB/ CPRM) são mais de 2,9 mil pessoas em 735 moradias que vivem em áreas de risco para inundação.

A HORA | 5 Terça-feira, 30 abril 2024
Mateus Souza
mateus@grupoahora.net.br
Colaboração Filipe Faleiro LAJEADO
MATEUS SOUZA
Atividade no Tri Hotel trouxe experiências e relatos de quem esteve na linha de frente em 2023

Livro “Destemidos” retrata a evolução do cooperativismo

Obra literária é idealizada pela cooperativa Dália e também conta história dos 70 anos da instituição

Para resgatar a história do cooperativismo e documentar os 70 anos da Cooperativa Dália, foi lançada, na sexta-feira, 26, na Univates, a segunda edição do livro “Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos”.

A obra foi escrita por Tânia Tonet (In memoriam) e Charles Tonet, pesquisadores da Serra

Gaúcha, e conta a história da instituição até 2022. A publicação também retrata a evolução histórica do

cooperativismo, desde Rochdale, Manchester, na Inglaterra, até os dias atuais, com o início e o futuro

do modelo de empreendedorismo neocooperativista.

“Destemidos” mostra, ainda, a contribuição deste modelo de gestão, trazido pelos imigrantes ao Brasil, para o desenvolvimento da comunidade regional. O autor resgata a história da cooperativa Dália como um case do cooperativismo no Vale do Taquari. A primeira edição da obra foi impressa em 2017.

“Eu fui percebendo que não era só a história da Dália que nós estávamos pesquisando, era um verdadeiro case sobre a história do cooperativismo, do qual a Dália é um grande expoente. Nosso livro se divide em dois grandes eixos: a história do cooperativismo e a história da Dália como uma representação, um case dessa história”, reforça o escritor Tonet.

Para a geração futura

A definição por “Destemidos” simboliza a saga dos produtores

rurais que, ao longo das décadas, trabalharam para estruturar a Dália. Segundo o presidente executivo da cooperativa, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, se não fossem destemidos, não teria alcançado o patamar atual.

“Essa obra representa resgatar a história e eternizá-la ao longo dos anos, das décadas. Para que esses cases fiquem guardados, para que as próximas gerações possam usufruir e, através dessas informações, tomar decisões”.

Presidente do conselho da Dália, Gilberto Piccinini diz ser um entusiasta do cooperativismo e acredita na força do modelo de gestão para o desenvolvimento comunitário. Por isso, destaca a importância da história da Dália registrada em uma publicação.

“Com o tempo a gente vai aprendendo que os fatos históricos precisam ser registrados, porque as novas gerações precisam conhecer a história para não perder a sua origem”.

Viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a segunda edição do livro, revisada e atualizada, é uma realização da Affecto Assessoria e Produção Cultural. A obra conta com o patrocínio da Fasa, Baldo, Bremil, Cargill, Girando Sol, Docile e Diamaju. O financiamento é do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

6 | A HORA Terça-feira, 30 abril 2024
VALE DO TAQUARI Bibiana Faleiro bibianafaleiro@grupoahora.net.br Lançamento do livro ocorreu na sexta-feira, 26, na Univates, com a presença do presidente do conselho da Dália, Gilberto Piccinini, do escritor Charles Tonet e do presidente executivo da cooperativa, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas FELIPE NEITZKE

Turistas chegam à região após acidente no Chile

Grupo de 22 pessoas desembarcou em Porto Alegre na noite desse domingo, 28. Entre as duas vítimas do acidente de ônibus, uma moradora de Poço das Antas, identificada como Nora Edith Kunz

ARQUIVO PESSOAL

Parte do grupo de turistas que sofreu acidente de ônibus no Chile chegou à região na noite deste domingo, 28. Vinte e duas pessoas desembarcaram em Porto Alegre, pouco antes das 19h. A empresa responsável pelo transporte dos turistas leva cada um até sua casa.

Conforme a última atualização, dez pessoas seguem internadas em hospital na cidade de Calama. Outras seis estão em hotel, entre acompanhantes dos hospitalizados, motorista e guia. Há a expectativa de que parte deste grupo que ainda está no Chile volte ao Brasil nesta terça-feira, 30.

Duas vítimas

Uma das vítimas foi identificada como Nora Edith Kunz. Moradora de Poço das Antas, viajava com uma amiga e teria morrido durante atendimento médico.

Segundo a prefeita de Poço das Antas, Vânia Brackmann, Nora sempre foi uma pessoa muito engajada na comunidade. Atual-

mente, participava de conselhos municipais, mas também foi ativa e participante de diretorias com a Sociedade Esperança, OASE e Comunidade Luterana. “Ela era uma pessoa muito resolutiva”, destaca.

Sobre os atos fúnebres, a administração aguarda mais informações. A expectativa é que devam ocorrer entre quarta-feira e quinta-feira. “Tem todos os trâmites que os familiares estão cuidando”, cita a prefeita. Familiares da vítima chegaram no domingo ao Chile para iniciar o processo de traslado.

A outra vítima foi identificada como Elenice Terezinha Mezzomo Preto, moradora de David Canabarro. Ela era professora na Escola Instituto Educacional Estadual Assis Brasil, no mesmo município.

O acidente

O fato aconteceu na quinta-feira, 25, no quilômetro 27 da rota internacional 27CH, rodovia que liga Paso de Jama, na fronteira com a Argentina, e San Pedro de Atacama. Dos 40 viajantes que

Registro do desembarque em Porto Alegre de 22 sobreviventes do acidente no Chile

estavam no veículo, pelos menos 25 eram moradores da região do Vale do Taquari.

O passeio com destino ao deserto do Atacama teve início na terça-feira, 23. Restando 20 minutos para chegar ao destino, o ônibus de turismo sofreu o acidente, ainda por circunstâncias desconhecidas. A viagem era realizada pela empresa Vip Turismo, de Lajeado, em ônibus fretado pela DH Transportes, de Santa Maria. Além do Atacama, o grupo de turistas visitou a cidade de Jujuy, na Argentina.

Os passageiros também relatam que foram saqueados. Após o acidente, receberam atendimento médico e a bagagem ficou no local do acidente. No dia seguinte, quando alguns retornaram ao local para pegar seus pertences, encontraram as malas reviradas e todos os itens de valor foram levados.

Estrela decreta situação de emergência por conta da dengue

ESTRELA

Com 747 casos da doença, Estrela decretou situação de emergência em decorrência da dengue nessa segunda-feira, 29. Com validade de 180 dias, o documento flexibiliza investimentos no combate ao Aedes aegypti e habilita o município a tomar medidas emergências. Diante da situação, a Secretaria de Saúde busca intensificar as ações, sobretudo nos bairros com mais casos confirmados.

De acordo com o decreto, houve um aumento de 205% dos casos em relação ao mesmo período no ano passado. Além disso, o município apresenta alto índice de infestação, com percentual de 16,3, conforme análise do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) – o índice considerado seguro é abaixo de 1. Diante da situação, o município busca intensificar as ações, sobretudo nos bairros com mais casos confirmados. Além do decreto, a pasta projeta a utilização de drone para aplicação de larvicida nas localidades.

A secretária de Saúde, Márcia Scherer, explica que as orientações propostas pelo Ministério da Saúde não têm sido suficientes para diminuir a presença do mosquito. O drone agrícola deverá atingir os pontos mais difíceis de serem fiscalizados, como as calhas. O investimento entre equipamento e larvicida deve chegar a R$ 40 mil.

Casos ativos

Diante do aumento expressivo de confirmação da doença, o setor de Vigilância Epidemiológica estima que são 100 pessoas com casos ativos a cada semana.

Coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, Carmen Hentschke destaca que o pico do aumento de casos foi registrado

Por meio do decreto, ações devem ser intensi cadas

em abril. Com a diminuição da presença do mosquito na cidade, a expectativa é que as confirmações da doença diminuam nos próximos meses.

Diante do número expressivo de casos de dengue no município, a Secretaria de Saúde instalou as “Armadilhas de Ovitrampas” nos bairros da área urbana para avaliar o nível de infestação pelo mosquito transmissor da doença. Em comparação ao início do ano, a presença do inseto diminuiu quase pela metade.

De acordo com as análises, a infestação pelo Aedes aegypti ficou em 52%. Em janeiro, foi registrado índice de 95% por meio do mesmo método. Ainda que a diminuição chegue a 45%, a presença do mosquito ainda é considerada alta pelo setor de Vigilância Epidemiológica. Foram coletados 1,7 mil ovos, cerca de 1,3 mil a menos em relação ao início do ano.

A partir dos resultados, os agentes de endemia intensificam os trabalhos nas áreas mapeadas, principalmente nas com maior incidência de focos. Para acompanhar o ciclo do Aedes aegypti, a armadilha foi novamente instalada nos bairros e os resultados devem ser analisados na próxima semana.

A HORA | 7 Terça-feira, 30 abril 2024 VALE DO TAQUARI

thiagomaurique@grupoahora.net.br

THIAGO MAURIQUE

Startup de Lajeado integra feira na Holanda

Os cofundadores da startup Liquid Works, Derli Riffel e Rafael Monteiro, participaram da 46ª Intertraffic Amsterdã – a maior feira voltada à mobilidade inteligente do mundo, realizada na Holanda. Especializada em sistemas de gestão, a empresa se destaca por apresentar soluções em mobilidade, gerenciamento de estacionamentos rotativos privados e controle de vagas. Com 13 pavilhões e mais de 900 empresas expositoras, a Intertraffic é reconhecida por identificar tendências e lançar novas tecnologias para o setor.

De acordo com Riffel, a participação na feira teve o objetivo de encontrar soluções com Inteligência Artificial para controle de fluxo de veículos e pessoas. Também chamou atenção o uso de drones, principalmente para entregas. Outro destaque do evento foi a resiliência climática, tema totalmente interligado com a mobilidade urbana, além dos mais recentes equipamentos rodoviários já disponíveis no mercado.

“Este ano, presenciamos a implementação concreta de análises de dados complexos em tempo real, impulsionada por tecnologias de ponta como câmeras inteligentes, sensores Lidar e uma gama de dispositivos IoT (internet das coisas)”, aponta. Segundo Riffel, esses avanços ocorrem no âmago dos sistemas, capacitando-nos a compreender e moldar o futuro da mobilidade urbana de maneira mais eficaz e em tempo real.

“É crucial integrar essas análi-

ses com ações automatizadas para garantir uma mobilidade fluida e acessível para todos”, ressalta. A participação no 46ª Intertraffic Amsterdã resultou em quatro dias de imersão e troca com player de renome do mercado, startups e fornecedores. Para os diretores da Liquid Works, a participação no evento foi crucial para manter a empresa atualizada com as tendências globais da mobilidade urbana e preparada para os desafios iminentes.

Salva eleita segunda melhor cervejaria da América do Sul

A Salva Kraft Beer foi um dos destaques da II Copa Sul-Americana de Cerveja. A fabricante com sede em Bom Retiro do Sul conquistou sete medalhas no evento e ainda ficou com o título de 2ª melhor cervejaria do continente. Promovido em Bento Gonçalves, o evento reuniu empresas de cinco países e ocorreu em paralelo a 15ª Envase Brasil – feira internacional de máquinas, equipamentos e insumos voltada para o segmento de bebidas e alimentos.

A Salva conquistou medalha de ouro nas categorias Aged Beer, com a Eisbock, Classic Australian Pale Ale, com a Session IPA, e American Fruit Beer, com a Pastry Stout Morango Queimado. Também ficou com a medalha de prata nas categorias New Zealand Pale Ale, com a APA, Dry Stout, com a Dryer Machine, American Style Cream Ale, com a Premium Lager e International Pale Ale, com a Don’t CRYO Tonight.

FRASE DO DIA

“São R$ 130 bilhões até 2030. Isso é fruto do que é o mercado brasileiro, tanto em termos de produção quanto de mercado potencial para exportação. Esses investimentos vem nesse período de transição energética, não apenas visando o mercado local, mas certamente também para exportação.”

• Stock Center – Bandeira de atacarejos da rede Comercial Zaffari, o Stock Center inaugura hoje a unidade de Venâncio Aires. A loja será a 32ª com a bandeira do atacarejo e a 42ª de toda a rede Comercial Zaffari. A unidade fica na Av. Imperatriz Dona Leopoldina, ao lado do Parque do Chimarrão, com mais de 10 mil m² de infraestrutura, 8,2 mil itens no mix de produtos, além de 290 vagas de estacionamento e 32 caixas de atendimento. A empresa preparou 300 ofertas especiais para marcar a inauguração.

• Futuro em foco – A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), em parceria com o Pro_Move Lajeado, promove no dia 9 de maior a primeira reunião-almoço do mês. Com o tema “Futuro em Foco: Estratégias de Inovação para Comércio e Indústria”, o evento terá como palestrante o empreendedor serial e consultor em inovação Daniel Quintana Sperb. A reunião começa às 11h30min e as inscrições devem ser realizadas até às 12h do dia 8, no site sympla.com.br/ acilajeado, ao valor de R$ 85 para associados da Acil e R$ 115 para os demais interessados.

• Energia Solar - As novas instalações de geração própria de energia solar em telhados de residências e empresas atingiram um patamar recorde de R$ 8 bilhões em novos investimentos no primeiro trimestre do ano. Os dados fazem parte de mapeamento do Portal Solar, com base nos relatórios oficiais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Entre janeiro e março deste ano, cerca de 200 mil novos consumidores adotaram a energia fotovoltaica. Com isso, foram adicionados aproximadamente 2 gigawatts (GW) de capacidade operacional em telhados, fachadas e pequenos terrenos no Brasil.

8 | A HORA Terça-feira, 30 abril 2024
MÁRCIO DE LIMA LEITE PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FABRICANTES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (ANFAVEA) EM ENTREVISTA PUBLICADA NO JORNAL DO COMÉRCIO SOBRE OS INVESTIMENTOS DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA NO PAÍS

Tainá, Kailani e Vanessa formam a corte da Expovale 2024

A escolha das novas soberanas do evento ocorreu na sextafeira, 26. Corte é responsável por divulgar a feira, que ocorre em novembro

Depois de um desfile com mais de 12 candidatas de seis municípios do Vale, a região conheceu a nova corte da Feira Comercial, Industrial e de Serviços do Vale do Taquari (Expovale) + Construmóbil 2024. Em evento no salão da Acil na sexta-feira, 26, Tainá Eduarda Carvalho, 20, de Santa Clara do Sul, foi eleita a rainha. Kailani Barbiere, 21, de Lajeado, a 1ª princesa, e Vanessa Luise Fell, 28, representando Estrela, a 2ª princesa.

A partir do fim de semana, as soberanas escolhidas por cinco jurados qualificados na área, iniciaram o trabalho de divulgação da 23ª edição da feira, programada para novembro. O concurso também contou com voto popular. Vanessa foi quem recebeu o maior número de votos da comunidade. As coroas foram repassadas pela corte da Expovale 2022, a rainha Vitória Bettio, a 1º prin-

Este é um motivo de orgulho. Poder representar a nossa comunidade, cultura, valores e princípios diante de todo o estado. Com certeza vamos levar o nome da Expovale com muita responsabilidade”

cesa Joana Dullius e a 2ª princesa Luisa Capra, que estavam à frente do título desde o concurso feito em 2020.

Agora, a responsabilidade de representar o Vale segue com Tainá, Kailani e Vanessa. Para a rainha eleita, este é um motivo de orgulho. “É poder representar a nossa comunidade, cultura, valores e princípios diante de todo o estado. Com certeza vamos levar o nome da Expovale com muita responsabilidade”, afirma.

Tainá é também rainha de Santa Clara do Sul. Ela diz que o apoio da família e dos amigos foi essencial para que conquistasse

a coroa nos dois concursos.

Mais do que um concurso

Para a 1ª princesa eleita, Kailani, a participação no concurso foi um processo de desconstrução. Ela conta que queria ter participado da última corte de soberanas da feira, mas acreditava não estar preparada. “Ainda faltava passar por algumas situações para eu acreditar em mim, criar confiança para estar aqui hoje”, ressalta.

Com o apoio que tem recebido desde o início do concurso, Kailani diz, agora, estar preparada para representar o Vale e divulgar a Expovale com responsabilidade. “Ser soberana é muito mais do que um título, é a representatividade que a gente traz ao Vale. Tenho certeza de que vamos fazer isso dar muito certo”.

Tendo participado do concurso já na edição de 2016, Vanessa voltou às passarelas este ano e conquistou a coroa de 2ª princesa. “Esta era a última chance de realizar esse sonho. Vamos representar a feira com muita responsabilidade”, garante.

Expovale + Construmóbil 2024

A Expovale + Construmóbil 2024 ocorre de 7 a 10 e de 13 a 17 de novembro no Parque do Imigrante em Lajeado. É uma realização da Acil e prefeitura de Lajeado.

A HORA | 9 Terça-feira, 30 abril 2024 VALE DO TAQUARI
Bibiana Faleiro bibianafaleiro@grupoahora.net.br
BIANCA MALLMANN
Corte da Expovale 2024: 2ª princesa Vanessa, rainha Tainá e 1ª princesa Kailani
RAINHA DA EXPOVALE 2024
TAINÁ EDUARDA CARVALHO

Encontro da Avat foca na regulação de agências e papel da Agergs na região

Parlamentares se reuniram para uma palestra do diretor geral da entidade durante a FestLeite

Matheus Giovanella Laste matheus@grupoahora.net.br

ANTA GORDA

Na câmara de vereadores do município, integrantes e outras autoridades participaram de um encontro da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) com foco no papel regulador

da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). O ato ocorreu no sábado, 27, e constava dentre as atrações programadas para a oitava FestLeite.

A reunião iniciou com uma apresentação da condutora local, Rafaela Roman, que instruiu os participantes acerca dos pontos turísticos de Anta Gorda e as agroin-

A condutora local, Rafaela Roman, instruiu os participantes sobre os pontos turísticos e agroindústrias de Anta Gorda

dústrias responsáveis pelo fomento econômico da cidade. Após essa introdução, o diretor geral substituto da Agergs, Carlos Mussi Alvim, palestrou para o grupo. Ele informou sobre os serviços regulados pela agência e como a regulação em si é uma função administrativa que expressa a atuação indireta do Estado e é uma atribuição exercida por todos os entes da Federação. A regulação não é função exclusiva das agências reguladoras.

O diretor reforçou que a regulação tem a finalidade de proporcionar atuação técnica nos setores regulados, estabilidade setorial e segurança jurídica, atração de investimentos, tarifas justas para os usuários e universalização dos serviços públicos. Ao fim, Alvim respondeu perguntas dos parlamentares acerca do papel da Agergs em outras questões pertinentes do Vale do Taquari, entre elas a regulação de serviços como a RGE, Corsan e a questão do sistema free flow.

“Aperfeiçoar o processo legislativo”

O presidente da Avat, Marcos Bastiani, comentou que o momento teve o intuito de sanar as dúvidas dos vereadores e acabar com alguma desinformação que os colegas poderiam ter acerca das ações da Agergs. “Há muitos questionamentos em relação ao sistema de pedágios, a possível alteração na forma de cobrança do bloco dois. O diretor esclareceu diversos pontos duvidosos sobre a atuação da agência e no que os vereadores podem influir e auxiliar”, complementou.

Segundo Bastiani, esses encontros fazem parte do objetivo da Avat, de buscar conhecimento e subsídio para aperfeiçoar o processo legislativo. “É o mínimo que devemos aos nossos eleitores e cidadãos de todos os municípios do Vale do Taquari.”

10 | A HORA Terça-feira, 30 abril 2024
GIOVANELLA LASTE
MATHEUS

Município entrega obra e amplia asfalto no interior

Trecho em Sampainho recebeu investimento de R$ 4 milhões para 2,1 km

Com a recente inauguração do asfalto em Sampainho, a cidade de Santa Clara do Sul alcança uma marca significativa de quase 10 quilômetros de estradas asfaltadas em seu interior. O trecho foi o último a ser pavimentado, como parte de um investimento total de R$ 4 milhões.

A obra vai além da pavimentação, contemplando também melhorias como pintura, drenagem pluvial, sinalização e instalação de elevadas. O impacto da obra é sentido em toda a comunidade, abrangendo o centro comunitário, mercado, escola e igrejas locais.

Segundo o prefeito Paulo Kohlrausch, essa obra é de grande importância para o município, pois além de proporcionar bem-estar para a comunidade, também reduz os custos de manutenção, uma vez que a estrada deixa de ser de terra, tornando-se uma das mais importantes obras realizadas em Santa Clara do Sul.

Segundo ele, o asfaltamento traz benefícios significativos, facilitando o transporte da produção agrícola e elevando a autoestima da

comunidade. “Os moradores, em sua maioria produtores rurais, contribuem significativamente para a economia do município e merecem estradas em boas condições. Queremos promover o crescimento ordenado entre cidade e área rural”, ressalta o prefeito.

Com a conclusão deste trecho, o município soma agora 9,6 quilômetros de estradas asfaltadas, marcando um importante avanço na infraestrutura viária local.

Mais obras

Além do asfalto em Sampainho, o governo municipal tem planos e pretende seguir a agenda de investimentos. Entre eles, destaca-se a pa-

vimentação da estrada geral de Nova Santa Cruz em direção à avenida Paulo Decio Goergen, cuja licitação já está encaminhada e a obra deve iniciar dentro de 30 a 40 dias, com um investimento estimado em R$ 800 mil.

O projeto já aprovado na câmara de vereadores incluem a execução da pavimentação asfáltica em um trecho de 600 metros. Estão previstos também a conclusão do Parque da Revolução Federalista em homenagem aos colonizadores até o final de maio, o asfaltamento da rua 9 de fevereiro na área urbana e a inauguração de uma nova Unidade Básica de Saúde no Alto Arroio Alegre.

www.coquetel.com.br

Menear o corpo com graça e agilidade Continente de origem do atabaque A protagonista do processo penal

CRUZADAS

Sábado da malhação do Judas

Substância usada no tratamento da caspa

A mais antiga forma de música medieval Sentimento base da crendice

Fio de seda torcido para costura

Luiz (?) Scolari, técnico do Penta

Bicicleta dotada de propulsor (?) Motta, cantor de "Outono no Rio" (?) Damon, ator do Cinema

Iguaria da culinária russa

Forma de tratamento formal (abrev.)

Sulco deixado pelo arado

Caminho marítimo Arte, em latim

(?) fogo: agir como o incendiário

A água comum em poços perto da orla

Caixa de água aquecida Dano Tipo de pilha

Estado dos EUA

Designação infantil para o genitor

É sagrada na Índia Poeira vegetal

Pedra, em tupi

Time catarinense

Banda (?), a internet de alta velocidade (?) Costa: gravou a canção "Baby"

Fardo; peso Vontade (fr.)

Neste lugar A do céu é azul

"Caçador de (?)", sucesso de Milton Caso, em francês

Ivone Lara, sambista carioca

Partícula de sobrenomes escoceses

Alcaloide extraído do cacto peiote Vocábulos com significações opostas

HORÓSCOPO

ÁRIES: Quem anda sonhando com um novo relacionamento corre o risco de exagerar nas expectativas e acabar só.

TOURO: Fazer um curso ou reservar um tempo para curtir seus passatempos pode ser uma ótima maneira de dar um chega pra lá no estresse do dia a dia.

GÊMEOS: Pode ter boas novas com assunto que andava enrolado, ou com uma situação que estava te deixando confusa.

CÂNCER: Proteja seus relacionamentos e faça o possível para melhorar a convivência com os outros.

LEÃO: Talvez você sinta que está se sobrecarregando, mas não perca a fé que tudo vai se ajeitar aos poucos.

VIRGEM: Seu jeito descontraído também ajuda a melhorar a convivência com todo mundo e, de quebra, Vênus traz um jeito mais leve de encarar a vida.

Solução

LIBRA: Arrume seu canto do seu jeito, deixe tudo aconchegante, e aproveite para trocar os móveis de lugar ou comprar algo que estava querendo.

ESCORPIÃO: Bom momento para falar sobre uma sociedade com alguém de con ança, especialmente se já vinha amadurecendo essa ideia nos últimos dias.

SAGITÁRIO: Você vai sonhar com estabilidade e segurança em todas as áreas, mas pode assustar um contatinho se falar sobre compromisso logo de cara.

CAPRICÓRNIO: Se tem planos para viajar não deixe nada ao acaso e tenha um plano B para driblar os imprevistos que podem surgir pelo caminho.

AQUÁRIO: As nanças contam com as melhores vibes e pode receber uma grana que não esperava.

PEIXES: Encontro com os amigos ajuda a levantar o astral e Vênus promete ótimos momentos se colocarem o papo em dia.

A HORA | 11 Terça-feira, 30 abril 2024
PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS
© Revistas COQUETEL BANCO 1 3/ars — cas — itá. 4/élan. 6/boiler — retrós. 7/salobre. 9/mescalina. AC S ARA CO TE AR FE LI PE NE RE DM AT T CI CL OM OTO R CU SR EG O CA VI AR AR S SA LO BR E AA AI TA G A L L V A CA CO R P APA IC AR G A BO IL ER MA LI LM AC ME SC AL IN A AN TO NI MO S
21/03 a 19/04 20/0420/05 21/05 20/06 21/0622/07 23/0722/08 23/0822/09 19/02 20/03 20/0118/02 22/12 19/01 22/1121/12 23/1021/11 23/0922/10
SANTA CLARA DO SUL
Trecho em Sampainho contemplou boa parte da localidade DIVULGAÇÃO

FUTEBOL AMADOR

No ano passado, Serrano e Estudiantes decidiram o título do Regional na Série A

ASLIVATA COMEÇA A PREPARAR O REGIONAL

Competição deve ser disputada em cinco categorias: titular, aspirante, feminino, veterano e master

AAssociação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata) divulgou, com novidades, a projeção de

competições do Regional 2024. Além das tradicionais categorias aspirante, titular e veterano, os dirigentes tentarão promover os campeonatos master e feminino. No master, está liberado inscrever jogadores de qualquer cidade, com idade a partir de 50 anos, nascidos em 1974 ou antes. Para o feminino está liberado a participação de atletas de todo o estado e não há pré-requisitos em relação ao fato da atleta ser federada.

Em ambos os casos, para participar da competição, o clube deve ter ata da diretoria atualizada, CNPJ ativo, estádio em condições com vestiários para arbitragem e time visitante.

DEMAIS CATEGORIAS

O campeonato Série A segue no mesmo formato do ano passado, com os times podendo inscrever jogadores de onde quiser, sem pré-requisitos. A novidade fica para os atletas profissionais. Antes, se um jogador assinasse a súmula no ano, ele não poderia atuar na competição. Neste ano a regra é diferente. Caso não assine súmula em competição profissional a partir de 1º de julho de 2024 estará liberado para atuar. Isso vale no aspirante e também para Série B.

A Série B será apenas com atletas locais, sem poder pegar jogadores de outras cidades. Para ser considerado da casa, a pessoa deve possuir o título de eleitor no local onde quer jogar.

O veterano segue o mesmo requisito do ano passado, só podem atuar atletas com 40 anos, nascidos em 1984 ou antes.

Os clubes tem até julho para confirmar a participação. As reuniões técnicas ocorrem ao longo do mesmo mês.

12 | A HORA Terça-feira, 30 abril 2024
Ezequiel Neitzke ezequiel@grupoahora.net.br
CAETANO PRETTO/ARQUIVO A HORA

COPA DO BRASIL

SEGUNDO MAIOR CAMPEÃO, GRÊMIO INICIA JORNADA PELA SEXTA TAÇA

Tricolor estreia na terceira fase contra o Operário, no Paraná. Partida tem transmissão da Rádio A Hora

Segundo maior campeão, o Grêmio inícia na noite de hoje a caminhada rumo ao sexto título da Copa do Brasil. Diante do Operário, entra em campo às 20h no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná. A partida tem transmissão da Rádio A Hora.

Por estar na Copa Libertadores, o Tricolor não precisou jogar as duas primeiras fases e estreia na competição apenas no terceiro

mata-mata. Como adversário, tem uma equipe da Série B, mas que vive bom momento.

O Grêmio chega ao Paraná após derrota para o Bahia envolta em polêmicas de arbitragem, mas com atuação abaixo do que vinha apresentando. A tendência é que

alguns titures, outros jogadores não podem atuar por não estarem inscritos na competição.

No time titular, Rafael Cabral, que já atuou na Copa do Brasil pelo Cruzeiro, dará lugar a Marchesín. Pepê deve retornar no meio-campo. No ataque, Nathan Fernandes e Gustavo Nunes podem ser novidades após se destacarem contra o Estudiantes e começarem no banco em Salvador.

O provável time titular do Grêmio tem: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Fábio; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Nathan Fernandes, Diego Costa e Gustavo Nunes.

FANTASMA EM BOA FASE

O Fantasma de Ponta Grossa vive um bom início de temporada. No Campeonato Paranaense, a equipe parou nas semifinais, diante do campeão Athletico. Nas

Agenda

Copa do Brasil

3ª Fase

Hoje

19h – Bahia x Criciúma

20h – Operário x Grêmio

21h30min – Atlético-MG x Sport Amanhã

16h – Brusque x Atlético-GO

16h – Sampaio Corrêa x Fluminense

18h – Sousa x Bragantino

18h – Ypiranga x Athletico

19h – Fortaleza x Vasco

20h – América-RN x Corinthians

21h30min – Internacional x Juventude 21h30min – Flamengo x Amazonas

fases anteriores da Copa do Brasil, deixou Operário-MS e Villa Nova-MG pelo caminho. Na Série B, largou com duas vitórias sobre Avaí e Ituano e está com 100% de aproveitamento. Dos nomes conhecidos, destaque para os excolorados Rodrigo Lindoso e Marcelo Cirino. O provável time titular tem: Rafael Santos; Pacheco, Joseph, William Machado e Lucas Hipólito; Índio, Rodrigo Lindoso, Felipe Augusto e Vinícius Augusto; Marcelo Cirino e Ronaldo.

A HORA | 13 Terça-feira, 30 abril 2024
Renato Portaluppi poupe Jovem Nathan Fernandes deve ganhar uma chance no time titular LUCAS UEBEL

Protesto de agricultores na ponte do Rio Taquari

Mais de mil produtores rurais dos vales do Taquari e Rio Pardo participavam de uma movimentação na ponte sobre o Rio Taquari, entre Lajeado e Estrela. O protesto era organizado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e reivindicava maior auxílio governamental para enfrentar a estiagem que assolava a região.

Ao longo do dia, as pistas da BR-386 foram totalmente bloqueadas. A passagem só foi liberada para serviços de emergência. O engarrafamento chegou

a cinco quilômetros dos dois lados da ponte. Os protestos aconteceram em outras localidades do estado.

Hoje é

Aids crescia no Vale

Uma reportagem de 2004 alertava que os casos de Aids tinha aumentado 70% entre fevereiro de 2003 e abril de 2004. Os dados eram do Serviço de Assistência Especializada (SAE).

Na época, quase 250 pessoas estavam cadastradas no programa, criado em 1999. Cerca de 100 novos casos surgiram apenas no ano de 2003. Naquele ano, cinco pessoas tinham morrido por causa da doença. Conforme a reportagem, a maioria das vítimas eram mulheres casadas, que contraíram o vírus do marido, que mantinha relações sexuais fora do casamento.

de uma área de três hectares. Cerca de 20 lavouras estavam inscritas no concurso e nove já tinham sido colhidas. Naquele ano, a média era de 48,7 sacas por hectare. Em 2023, o Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja teve como campeão um produtor que colheu 134 sacas por hectare.

2004

Duplicação da BR-386 - O Governo Federal tinha passado a responsabilidade de 502 quilômetros de rodovias para o Governo Estadual. Entre essas estradas estava a BR-386, que precisava de duplicação num trecho de 33,5 quilômetros entre Estrela e Tabaí. Na época, 9 mil veículos trafegavam ali todos os dias. Em três anos, mais de duas mil pessoas tinham se envolvido em acidentes no local, com mais de 30 mortos.

14 | A HORA Terça-feira, 30 abril 2024
- Dia do Ferroviário - Dia Internacional do Jazz - Dia Nacional da Mulher Santo do dia: São Pio V “Excelente colheita de soja” Esse era o título de uma reportagem do Jornal Nova Geração de 1974. Na época, a administração municipal de Estrela organizava um Concurso de Produtividade para estimular a produção de soja no município. Na época, a colheita mínima era
Policiais acompanharam a movimentação ARQUIVO MUNICIPAL DE LAJEADO/O INFORMATIVO

Uso de energia renovável

AFundação Univates recebeu a Certificação de Uso de Energia Renovável, concedida pela Mercatto Energia, por ter reduzido a emissão de gases em 276,685 toneladas de CO2 equivalente entre janeiro e dezembro de 2023. O dióxido de carbono equivalente é uma medida padrão internacional de quantidade de Gases de Efeito Estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO2) e o metano. A redução deste volume de emissões equivale ao plantio de 1.976 árvores.

Lixo Zero

O Instituto Lixo Zero promove a primeira formação de embaixadores de 2024. As aulas são em plataforma digital. Para se inscrever, basta acessar o www.formacaolixozero. com.br. A rede conta com mais de 1900 membros em todo o Brasil. No Vale do Taquari, são duas representantes.

ARTIGO

Impactos Esporte e natureza

O seminário Pensar o Vale ocorre hoje, 30, a partir das 9h, no Colégio Teutônia. Os assuntos em pauta são os abalos ambientais e o impacto no campo. O evento é uma realização do Grupo A Hora e contará com a participação de técnicos, políticos e representantes de entidades. A entrada gratuita.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Lajeado realiza a 3ª Rústica do Meio Ambiente no dia 2 de junho. A realização é em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Todas as modalidades - cor-

rida adulta e infantil e caminhada adulta - terão largada e chegada no Parque do Engenho. O percurso inicia e termina junto à sede da Sema (Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, 15, bairro Americano). O início está previsto para as 8h30. Inscrições pelo site do Sesc (ecommerce.sesc-rs.com.br).

Enquanto Lajeado inscreve para rústica, Estrela comemora a adesão a primeira Caminhada Ecológica deste ano. Mais de 150 pessoas participaram da 11ª edição da atividade na Linha São Luís. Cerca de 300 quilos de alimentos foram arrecadados com a iniciativa, que não cobra taxa de inscrição, mas tem caráter filantrópico, em parceria com o Lions.

O elogio é o cimento de nossa base sólida

Nesta semana assisti o drama ‘I can only Imagine’ - baseado em fatos reais, retratando a vida do vocalista norteamericano Bart Millard. No filme vimos com muita clareza como o elogio (ou a falta dele), fazem falta no desenvolvimento salutar de uma criança. Um simples reconhecimento é fundamental. Igualmente importante é o reconhecimento do professor para os seus alunos. Penso quantas crianças são recuperadas pelos seus professores que dizem que acreditam neles, que eles são capazes, que eles devem ter sonhos porque cada um de nós é muito bom em algumas coisas que sabemos fazer. Na película acima citada, o artista somente consegue se libertar da catastrófica educação e influência negativa de seu pai, quando o filho retorna para casa e aproveita a última oportunidade que a vida lhe dá, através da redenção de seu pai, influenciado pelo Evangelho. Somente após essa imersão no seu passado vivido no presente, Bart consegue acreditar em si, fazer algo realmente bem feito e estourar nas paradas de sucesso. o reconhecimento e o elogio fazem milagres, facilitam e muito a caminhada na vida de cada pessoa.

Na minha geração o elogio explícito era muito raro na cultura germânica onde fui moldado, mas lembro de inúmeras situações onde o reconhecimento e o elogio disfarçados estavam presentes e me ajudaram a enfrentar meus medos e a acreditar no meu potencial. Inclusive lembro com muito carinho também de vários professores que reforçaram pontos que nos fizeram acreditar cada vez mais nas possibilidades.

Nos dias de hoje sabemos o bem que faz o incentivo na formação de cada criança, e inclusive em adultos que precisam desse combustível para fazer trabalhos cada vez melhores, assim como ser pessoas mais felizes. Ao mesmo tempo, temos à disposição treinamentos que nos ensinam como viver melhor através de ações que operam verdadeira transformação na vida das pessoas. Podemos elogiar reforçando pontos que a pessoa pode melhorar, porque através do elogio o envolvido se compromete. Devemos elogiar o menor progresso e cada progresso.

Se olharmos ao redor, todos os dias temos uma série de oportunidades para estimular, motivar, melhorar o desempenho e o nível de comprometimento das pessoas através do reconhecimento. Estudos, aliás nos mostram, que um dos principais motivos que fazem os profissionais deixarem uma empresa ou ficarem menos motivados a ter desempenhos maiores, é a sensação de falta de apreciação. As razões que mais ouvimos de quem não sabe ou não quer elogiar é a falta de hábito, falta de tempo, acreditar que as pessoas não precisam disso, falta de habilidade em fazer elogios ou medo de ser mal interpretado. Na prática, elogios não podem ser longos, exagerados, para não parecer falsidade. Precisamos fazer a conexão visual, reforçar o nome da pessoa, elogiar a qualidade e dar a evidência, o fato. E tudo isso dito de forma direta e em breves segundos. Sempre com evidências, a evidência que dá credibilidade às nossas afirmações.

Faça você também a diferença na vida das pessoas que convivem com você. Lembre de elogiar, reconheça as ações de seus filhos, de seus alunos, diga-lhes explicitamente porque você gostou de tal atitude. Construa uma base sólida para uma vida digna onde seu filho, ou seu aluno se comprometa consigo, encorajado pelos pais e professores, que são as pessoas mais importantes na solidificação do “acreditar em mim”.

A HORA | 15 Terça-feira, 30 abril 2024 LUCIANE FERREIRA
Jornalista
Em Estrela
DANNEBROCK
IVANOR
Gestor Educacional e Integrante da Equipe Dale Carnegie

Terça-feira, 30 abril 2024 Fechamento da edição: 19h

MÍN: 20º | MÁX: 27º

Instabilidades seguem atuando sobre o território gaúcho. Por conta disso, ocorrem períodos de céu encoberto com pancadas de chuva e temporais isolados.

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.