Giovanna Athayde, Adriana Vettorello e Eliana Heberle comandarão pastas da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social de Lajeado, a partir de janeiro.
PÁGINA | 10
Expovale oportuniza busca por talentos
Dificuldade para encontrar mão de obra qualificada faz com que empreendimentos pensem em novas estratégias para atrair trabalhadores para as vagas disponíveis. Durante a feira no Parque do Imigrante, em Lajeado, expositores promovem ações em busca de profissionais para compor equipes.
PÁGINA | 6
Florestal é uma das empresas que além de divulgar seus produtos, busca potenciais trabalhadores
grupoahora.net.br
ANÁLISE, CURADORIA E OPINIÃO DE VALOR
Quinta-feira, 14 novembro 2024 | Ano 22 -
OPINIÃO | RODRIGO MARTINI
Estrutura para grandes eventos
Novo projeto de remodelação do Parque do Imigrante é de encher os olhos. É preciso pensar grande.
DA ERS130
OPINIÃO | DIOGO FEDRIZZI
Vamos aceitar os “tapa furos” da 332? Governo gaúcho não descarta, mas não parece disposto a incluir rodovia no plano de concessões.
Construtora busca mais 20 trabalhadores para construção da estrutura sobre o Rio Forqueta
Em meio às desconfianças de gestores municipais e de representantes de entidades e do setor produtivo com o andamento dos trabalhos na ERS-130, Engedal abre 20 vagas de emprego para atuação na construção da ponte sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio.
Prioridade da empreiteira catarinense é a contratação de carpinteiros e armadores. Porém, enfrenta dificuldades para encontrar profissionais qualificados. Nova etapa da obra começa hoje, com a concretagem. Estado mantém prazo de entrega para dezembro.
HÁ VAGAS
Feira avança sobre o desafio da mão de obra
AExpovale+Construmóbil ultrapassa o espaço para expositores e cria experiências para os trabalhadores. O evento se transformou em uma plataforma estratégica para empresas buscarem talentos e enfrentarem uma questão urgente: a escassez de mão de obra na região.
Ao percorrer o Centro de Eventos, é fácil perceber o esforço das empresas em captar trabalhadores. Banners, folhetos e estandes alertam para oportunidades. As organizações aproveitam a interação com as pessoas para apresentar vagas em aberto.
O vácuo de profissionais se torna um problema crescente e cada vez mais desafiador.”
Para além dos movimentos organizacionais, há uma equação difícil de ser resolvida. Está entre as expectativas das empresas e as ambições dos trabalhadores. Em um cenário de pleno emprego, as pessoas têm mais condições de escolha, isso obriga ao empregador desenvolver mecanismos tanto para atração de mais proponentes, quanto para manter o quadro atual.
Deste modo, a Expovale reflete as necessidades do mercado regional e incentiva uma análise crítica sobre as relações de trabalho, pois facilita a troca de ideias e o acesso às empresas.
O vácuo de profissionais se torna um problema crescente e cada vez mais desafiador. Em meio à desvalorização do conhecimento, do pouco interesse na qualificação profissional, é preciso haver um esforço multissetorial, das organizações do setor produtivo, das instituições de ensino, dos governos e das famílias.
Filiado à
Fundado em 1º de julho de 2002
Vale do Taquari - Lajeado - RS
Av. Benjamin Constant, 1034, Centro, Lajeado/RS grupoahora.net.br / CEP 95900-104
Os artigos e colunas publicados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Impressão Zero Hora Gráfica
Diretor Executivo: Adair Weiss
Diretor Editorial e de
“Fiz a escolha certa, de sempre buscar soluções ao invés de me perder nos problemas”
*Estagiária. Texto sob supervisão de Felipe Neitzke
Marcos, nos conte sobre o acidente que sofreu e como foi o processo de adaptação.
O acidente aconteceu em 20/09/1988. Íamos eu e mais três pessoas de carro. Estávamos indo para Triunfo. No trajeto, em estrada de chão, houve uma derrapagem em uma curva e batemos em um caminhão. Dois dos colegas, machucaram-se pouco, já eu, que não estava atento, sofri uma lesão na medula. O motorista faleceu. Como consequência da lesão, fiquei nos primeiros dias totalmente paralisado do pescoço para baixo. Após dez dias, meu lado esquerdo despertou, mas o direito não. Fiquei com sequelas, hemiparesia (paralisia parcial) de membro inferior e superior direito. Após muita fisioterapia e cerca de um ano em cadeira de rodas,
voltei a andar. Desde então, mesmo com limitações, levo uma vida praticamente normal.
Como foi o impacto imediato dessa mudança na sua vida?
O impacto imediato foi a concentração em melhorar o máximo possível, já que no início da lesão quanto mais exercitar, mais chances de recuperação. Claro, foi um choque, eu praticava muitos esportes, também tive o ano letivo interrompido. Porém, desde o início, sempre procurei ter uma atitude positiva, não fiquei e não fico remoendo o problema, tento encontrar soluções.
Como foi seu caminho até ingressar na Justiça do Trabalho?
Em 2005, me formei em Direito e, em 2006, prestei concurso para o TRT4. Em 2009, fui nomeado, e no ano seguinte fui convidado a ser secretário de audiências. Antes, tive que adaptar uma forma de digitar as Atas, o que requer precisão e rapidez. Como não tenho os movimentos finos da mão direita (não consigo mexer os dedos separadamente), passei a digitar normalmente com a mão esquerda e, com a mão direita, digito apenas com o canto
Livro “Tudo sobre nós, por nós – Trajetórias e vivências de pessoas com de ciência da Justiça do Trabalho”
do dedo anelar, com a mão um pouco na diagonal, sendo a única forma de não bater todos os dedos ao mesmo tempo nas teclas.
Como você percebe sua evolução profissional considerando os desafios?
Percebo minha evolução profissional como plenamente satisfatória. Realizo uma atividade que me dá prazer, além de secretariar as audiências, faço minutas de despachos ao juiz e atendimento ao público, o que me agrada bastante.
O aprendizado é de que fiz a escolha certa, em sempre buscar soluções ao invés de me perder nos problemas que, invariavelmente, aparecem na trajetória de qualquer um.
Como se sente em ter a história contada no livro da Justiça do Trabalho?
Sinto-me orgulhoso, afinal, foi e é um esforço que faço para contribuir com a Justiça do Trabalho e, por meio do livro, sinto o reconhecimento por tal esforço. A lição que tenho hoje é de que a capacidade do ser humano de se adaptar às dificuldades é enorme, basta ter uma atitude positiva e determinação. Ninguém pode impor limites a você, só você conhece seu verdadeiro limite.
Produtos: Fernando Weiss
Central de Jornalismo: Felipe Neitzke
Empresa busca mais trabalhadores para dar ritmo à obra na ERS-130
Engedal está com 20 vagas abertas para a construção da nova ponte sobre o Rio Forqueta
LAJEADO/ARROIO DO MEIO
Em meio às desconfianças de líderes regionais com o prazo para conclusão da obra, a Engedal busca acelerar a construção da nova ponte da ERS-130, na ligação entre Lajeado e Arroio do Meio. Para isso, está com vagas abertas para a contratação de mais profissionais. Hoje, são cerca de 40 pessoas que atuam no local. Das 20 oportunidades para atuação em Lajeado, a prioridade da empresa, conforme apurado pela reportagem, é a contratação de pelo menos dez, entre armadores e carpinteiros, e a intenção é de admissão imediata. Também estão na lista vagas para construtor de ponte, engenheiro de construção civil, engenheiro de concretagem e mestre de obras de pontes, entre outros. Nos últimos dias, a pouca movimentação de trabalhadores no local gerou críticas de empresários nas redes sociais. Um vídeo do diretor da Lyall Construtora e Incorporadora, Roberto Lucchese, com cobranças à empresa, ao governo gaúcho e aos deputados estaduais e federais mais votadnso no Vale teve grande repercussão. Desde que foi licitada pelo
O que já foi feito na obra da ponte 6 DE JUNHO
Início do projeto executivo
21 DE JUNHO
Equipes executam sondagens de solo
16 DE JULHO
Início da montagem do parque fabril e do canteiro de obras
14 DE AGOSTO
Conclusão das sondagens de solo
histórica de maio, a obra tem como prazo para entrega o mês de dezembro, o que já foi reiterado em diversas oportunidades por representantes do alto escalão do Palácio Piratini e pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).
Início da concretagem
O último avanço das obras da ponte ocorreu no fim de
outubro, quando a Engedal e a EGR concluíram a etapa dos estaqueamentos fora do leito do Rio Forqueta. Ao todo, foram colocadas 60 estacas do tipo cravadas para dar sustentação aos pilares de construção da nova travessia entre Lajeado e Arroio do Meio.
As estacas foram instaladas em quatro locais situados fora do eixo do rio para formar os blocos da fundação. Além do término desta importante etapa, as equipes também executaram perfurações para a colocação das estruturas que serão compostas dentro do fluxo do rio.
Uma nova etapa deve iniciar hoje, com a concretagem. Serão colocadas 24 vigas de 28 metros. As armações estão prontas, segundo a empresa responsável. Já das 48 estacas que ficam no leito do Forqueta, 16 estão prontas. Elas são dos três pilares que ficarão dentro da água.
A nova ponte está sendo construída com 172 metros de extensão – 51 metros maior e cinco metros acima da antiga – , além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço para
Eu fui lá no fim de semana ver a obra. Vai ser muito difícil que consigam cumprir com o cronograma. Mas estamos na torcida para que se confirme [o prazo]”
travessia de pedestres e ciclistas. O custo está estimado em R$ 14 milhões.
Transtorno grande
Prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel afirma manter “constante contato” tanto com o presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, quanto o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. E ambos afirmam a ele que a obra ficará pronta até o fim do ano. Mesmo assim, a desconfiança permanece.
30 DE AGOSTO
Conclusão do parque fabril
6 DE SETEMBRO
Início da produção das vigas e peças pré-moldadas
24 DE SETEMBRO
Início das fundações/estacas cravadas
21 DE OUTUBRO
Início das estacas raiz
25 DE OUTUBRO
Conclusão das estacas cravadas
“Eu fui lá no fim de semana ver a obra. Vai ser muito difícil que consigam cumprir com o cronograma. Mas estamos na torcida para que se confirme [o prazo], pois o transtorno tem sido muito grande tanto na Ponte de Ferro quanto na Ponte do Exército”, salienta.
Bruxel salienta que também recebe cobranças, mas ressalta que, nesta situação, fica de mãos amarradas. “Dizem que não estamos fazendo nossa parte, mas é uma obra do Estado. Cabe a nós cobrar dos que vão executar, fazer essa pressão e cobrança”.
Projeção da ponte car pronta em dezembro é vista com descon ança pela comunidade
Mateus Souza mateus@grupoahora.net.br
DANILO
MEIO
FOTOS: GABRIEL SANTOS
Etapa de concretagem das vigas deve iniciar hoje. Nova ponte terá 172 metros de extensão
É hora de bater o martelo
por um novo Parque do Imigrante
O novo projeto de remodelação do Parque do Imigrante é de encher os olhos. A um custo aproximado de R$ 15 milhões, e provocado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), a construção de um moderno e revigorado centro de eventos urge como uma premissa básica para consolidar não só Lajeado, mas todo o Vale do Taquari como um dos principais polos do turismo de negócios no Estado. Já estamos no caminho. Mas não podemos mais perder eventos para outras regiões do Rio Grande do Sul em função da pouca estrutura para grandes e médios eventos. E mais. Precisamos de infraestrutura para atrair feiras, seminários, jornadas técnicas e exposições que hoje são realizadas em outras cidades gaúchas, ou mesmo em outros Estados. É preciso pensar grande. Assim como os idealizadores do Parque do Imigrante pensaram na longínqua década de 60.
Benoitt
pensa em 2026
Recém-eleito vereador em Lajeado com 1.127 votos, o ex-secretário do Meio Ambiente Luís Benoitt (PL) tem ensaiado nos bastidores uma possível candidatura a deputado estadual em 2026. Talvez seja só especulação. Mas o fato é que o PL não pretende passar o pleito geral em branco aqui no Vale do Taquari. Assim como outros tantos partidos com diretórios instaurados em nossa região.
rodrigomartini@grupoahora.net.br
RODRIGO MARTINI
Blau reclama do barulho
- Prefeita eleita em Lajeado e atual vice-prefeita da cidade, Gláucia Schumacher (PP) estará de férias nos próximos 10 dias. E isso deve aumentar ainda mais a ansiedade dos futuros – e atuais – secretários municipais e demais cargos comissionados.
- Antes de sair de férias, ela anunciou ontem os três primeiros secretários. E são três mulheres: Giovana Linhares na Saúde, Eliana Heberle no Desenvolvimento Social, e Adriana Vettorello na Educação. Além delas, também já foram citados nos bastidores os nomes de Jairo Valandro para a Seplan, Mozart Lopes para Obras e Paula Thomas para a Cultura. Desses, Valandro é o mais próximo de ser anunciado.
Vereador mais experiente no plenário da câmara de Lajeado, Waldir Blau (MDB) tem sentido na pele os impactos da ponte do exército. O tráfego intenso no bairro Olarias, onde mora o parlamentar, tem sido pauta constante. Na câmara, Blau solicita envio de ofício às empresas BRF e Minuano para que orientem os motoristas a não buzinarem durante a noite naquele trecho urbano.
Spohr cobra plebiscito pela água
O debate sobre a renovação – ou não – com a Corsan/ Aegea tem agitado os bastidores em Lajeado. Interesses privados, coletivos e públicos se misturam em torno de um embate complexo sobre cifras bilionárias e, também, sobre o meio ambiente. Um debate que também repercute no plenário da câmara. Nesta semana, por exemplo, o vereador Ederson Spohr (MDB) sugeriu um plebiscito.
- Também em Lajeado, a vereadora Ana da Apama (PP) sugere à Amvat e ao Consisa um consórcio intermunicipal para promover a castração de cães e gato, visando o controle populacional dos animais e a mitigação dos impactos na saúde pública.
- Em Estrela, o governo anuncia a suspensão do “Chamamento Público para Credenciamento de empresas do ramo da construção civil para Elaboração de Projeto e Construção de Unidades Habitacionais de Interesse Social”. O edital é destinado às vítimas da enchente e serpa reagendado.
- Sidnei Eckert (MDB), o futuro prefeito de Arroio do Meio, enfrenta dificuldade para compor um sonhado secretariado técnico. Segundo ele, é difícil atrair profissionais com disposição para deixar os negócios em segundo plano.
- Prefeito reeleito em Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT) avisa que só anuncia novos secretários em dezembro. Já o prefeito eleito de Teutônia, Renato Altmann (PSD), quer apresentar a futura equipe ainda em novembro. E Jonas Calvi (PSDB) quer deixar para depois do Natal em Encantado.
Mutirão pela nova
ponte da ERS-130
A empresa contratada pelo governo estadual para a construção em apenas seis meses de uma nova ponte sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio, está clamando por ajuda. A empreitada já não era simples. E tomou proporções ainda mais dramáticas diante de uma dura realidade compartilhada com praticamente todo o setor produtivo da região: a falta de mão de obra. Assim como a imensa maioria dos empreendimentos regionais, a empresa reforça o sentimento de pleno emprego local e busca auxílio para completar o necessário quadro de funcionários na obra. Mas, e diferente de outros tantos negócios, a obra na ERS-130 tem uma peculiaridade que merece um esforço e um olhar ainda mais coletivo. A empresa precisa solucionar, o mais breve possível, um dos piores estragos logísticos causados pelas enchentes em todo o Estado. O pior no Vale do Taquari. Portanto, e por óbvio, não podemos só observar e cobrar de longe. Muitos menos torcer contra. Precisamos de um mutirão empresarial e político para, de uma forma ou de outra, acelerar a obra. Não pela empresa contratada e tampouco pelo Estado. Mas pelo bem do Vale do Taquari.
Vereadores propõem ouvir a população sobre aditivo
Audiência pública no Legislativo de Lajeado e até um plebiscito são sugeridos para ajudar na decisão sobre prorrogar vínculo com a Corsan/ Aegea por mais 40 anos
LAJEADO
Oimpasse sobre a assinatura do aditivo entre a Corsan/Aegea e o município de Lajeado se torna no principal debate público após o resultado das eleições. Frente a repercussão do assunto e o pedido do Ministério Público para o prefeito Marcelo Caumo apresentar uma decisão até a metade de dezembro, vereadores sugerem mais formas de ouvir a comunidade.
“Um assunto tão relevante para a população não deve ser decidido dentro de um gabinete, por uma única pessoa. Ainda há muitas dúvidas. Eu, como vereador, não sei como serão as tarifas, como será o modelo de tratamento de esgoto com caminhão limpa fossa. Algo tão relevante, precisa de uma discussão popular”, afirma o parlamentar, Éder Spohr (MDB).
Nesta terça-feira, Spohr apresentou um requerimento à presidência do Legislativo, solicitando apoio para realização de um plebiscito. “Temos de ter espaço para as pessoas se manifestarem e, se possível, uma votação para que a sociedade decida”, realça.
Na manhã de ontem, uma comitiva de vereadores e de assessores fizeram uma visita guiada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Moinhos. “Ouvimos muitas críticas dos moradores sobre o funcionamento. Viemos aqui para conhecer como é feito o processo”, diz o presidente da câmara, Lorival Silveira (PP).
A estação entrou em operação entre 2018 e 2019, com uma capacidade para tratar até 20
Na próxima semana, em data a ser con rmada, comitiva de vereadores agenda visita com acompanhamento técnico da Corsan/ Aegea na estação de tratamento de água, no bairro Hidráulica
mil metros cúbicos de água por dia. Hoje existem mais de 460 ligações, o que significa cerca de 1,3 mil moradias. Conforme Silveira , a visita demonstrou que a estação está operando de forma eficiente e com potencial para ampliar o número de ligações. De acordo com o coordenador regional da Corsan/Aegea no Vale do Taquari, Yuri Pacico, a cobertura de esgotamento sanitário em Lajeado é ínfima. Estimada em menos de 3% dos efluentes domésticos gerados na cidade.
“Lajeado está engatinhando ainda na questão do tratamento de esgoto e a cidade tem o grande desafio de atender o marco regulatório, de chegar a 90% das residências atendidas.”
Segundo a companhia, o atual contrato não prevê o volume de investimentos para universalização dos serviços, tanto de abastecimento de água quanto de tratamento do esgoto. Por isso, seria necessário revisar os termos, para dar segurança
jurídica por meio da troca do tipo de relação, de um contrato de programa, para concessão pública do serviço.
Termos propostos
Na audiência pública dessa segunda-feira, promovida pelo Ministério Público, diretores da Corsan/Aegea apresentaram as metas do contrato para atender os parâmetros do marco regulatório até 2028.
Para tanto, serão três sistemas diferentes, um formato pioneiro no país: o absoluto (coleta em rede específica até a estação de tratamento), misto (toda rede pluvial é tratada como se fosse esgoto) e fossa séptica (a Corsan assumiria a limpeza anual nas residências sem coleta). A ideia é garantir esses modelos até atingir a exigência nacional para depois estabelecer em toda a cidade o modelo absoluto.
A proposta será viabilizada por investimentos da ordem de R$ 290 milhões. De acordo com o diretor Regional de Operações da Corsan, Rodrigo Lacerda, a extensão do contrato até 2062 é necessária para que os recursos sejam amortizados ao longo do tempo, evitando o aumento de tarifas para a população.
Lajeado está engatinhando ainda na questão do tratamento de esgoto e a cidade tem o grande desa o de atender o marco regulatório”
YURI PACICO
COORDENADOR REGIONAL
DA CORSAN/AEGEA
“Estender o prazo do contrato possibilita que o investimento seja feito de forma sustentável, sem onerar o cidadão.”
Resistência
O Fórum das Entidades rechaça aditivo e defende a licitação. Para integrantes do conselho, a população de Lajeado e o poder público teriam mais benefícios com abertura de concorrência para serviços de água e esgoto. Pelo diagnóstico do grupo, nos moldes atuais, as tarifas, o tempo de contrato e a outorga (retorno aos cofres públicos pela exploração dos serviços básicos) seriam inferiores caso o governo optasse por uma concorrência pública.
Sistemas para atender o marco até 2028
Os três modelos de tratamento do esgoto para Lajeado estabelecem:
1 – Absoluto
Sistema de coleta de esgoto que transporta os efluentes domésticos para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Modelo mais comum para áreas centrais e mais densamente povoadas.
A rede de tubulações é direcionada para a estação, onde passa por processos de tratamento antes dos efluentes serem lançados nos mananciais.
2 – Misto (com uso da rede pluvial)
Sistema combina a coleta de esgoto doméstico com a água da chuva (rede pluvial).
Usado em áreas onde a infraestrutura permite a integração dos dois tipos de efluentes.
O processo faz com que a água da chuva e o esgoto doméstico sejam levados para a estação. Após o tratamento, os efluentes são lançados de forma segura no meio ambiente.
3 – Fossa séptica
Sistema de tratamento individualizado. É o mais comum em Lajeado. O problema está na falta de limpeza dos reservatórios. A Corsan/Aegea assumiria a coleta pelo menos uma vez por ano.
O modelo fossa, filtro e sumidouro é estabelecido como forma destinada para áreas mais afastadas ou rurais.
Os efluentes domésticos são direcionados para uma fossa séptica, onde passam por um processo de sedimentação e digestão anaeróbia. O lodo acumulado passa a ser removido por serviços de limpa fossa a cargo da Corsan.
FILIPE FALEIRO
Filipe Faleiro filipe@grupoahora.net.br
EXPOVALE + CONSTRUMÓBIL
Empresas aproveitam visibilidade da feira para recrutarem talentos
Dificuldade para encontrar mão de obra qualificada faz com que empreendimentos pensem em novas estratégias para atrair trabalhadores para as vagas disponíveis
Principal feira regional, a Expovale + Construmóbil serve não apenas para que os expositores mostrem seus produtos e ofereçam experiências marcantes para os visitantes. É uma oportunidade também para empresas, dos mais diversos ramos, recrutarem novos talentos, num momento onde a região convive com a falta de mão de obra qualificada. Quem circula pelo Centro de Eventos, espaço com a maior quantidade de expositores no Parque do Imigrante, percebe a grande quantidade de empresas em busca de trabalhadores. Divulgações das vagas de emprego abertas são fortalecidas com a entrega de folhetos e a presença de banners.
Entre as empresas que aproveitam esta janela, está a Florestal Alimentos. Em todos os dias da feira, pelo menos um representante do setor de recursos humanos está no estande para fortalecer a divulgação das oportunidades de emprego. A iniciativa se soma às demais ações, segundo a gerente de RH, Poliana Jacques. “Nosso estande é institucional, onde mostramos nossos produtos e proporcionamos experiência a adultos e crianças. Mas entendemos que também era propício
fazer divulgação das vagas de emprego. Estamos com dificuldades de contratação, em todos os níveis de mão de obra, tanto operacionais quanto administrativos”, comenta.
Mostrar os benefícios
A estratégia de apostar na visibilidade da Expovale para fortalecer a divulgação das oportunidades, para Poliana, tem sido
acertada e aproxima a empresa da comunidade. “Pela importância e relevância da feira para a região, o número de pessoas que circula ali, pensamos que é momento de mostrarmos as oportunidades que temos, os benefícios que a empresa oferece”. No estande, há a possibilidade das pessoas interessadas nas vagas preencherem currículos. “Nós queremos gerar esse fluxo, fazer com que as pessoas lembrem da Florestal como uma empresa de oportunidades de trabalho. Atuamos muito fortes nisso. Boa parte de nossas lideranças se desenvolveu dentro da empresa”.
Receptividade
Terceira empresa com maior valor adicionado fiscal em Lajeado em 2022, a Minuano Alimentos também aproveita seu espaço na Expovale para mostrar as oportunidades de emprego. E, tal qual outras indústrias da cidade, enfrenta desafios com a falta de mão de obra. A ponto de disponibilizar táxi e ônibus próprio para buscar candidatos que tenham dificuldade com transporte e locomoção. A analista de recursos humanos Lara Vitória da Silva destaca que a maior parte das vagas divulgadas no estande são para a área produ-
tiva, como auxiliares de produção. São oportunidades para todos os turnos, nas unidades de Lajeado e Arroio do Meio.
“A feira tem sido um bom espaço para isso. Estamos conseguindo atingir um bom público, mostrando nossos benefícios, o que acaba tornando o processo atrativo”, frisa Lara, que destaca a receptividade das pessoas.
Resolver a equação
O economista e consultor Eloni Salvi lembra que o movimento feito por empresas na Expovale não é novidade e se soma a outras ações, como a utilização de carros-som para a divulgação de vagas de emprego. Na avaliação dele, há “uma equação a ser resolvida” no debate.
“De um lado, falta as empresas olharem mais para si. Precisam ver que, muitas vezes, fazem ofertas que não são adequadas. Não tem clareza do que querem. Do outro, temos pessoas cada vez mais desmotivadas a buscarem conhecimento, a se qualificarem. Tem se disseminado a lógica de que não vale a pena estudar, e elas estão comprando essa lógica”, afirma.
Salvi compara a situação com a escolha de um produto. “As pessoas escolhem aquilo que é bom. Se vale a pena, vão atrás. É preciso ter ofertas realmente atrativas. E a Expovale é uma vitrine importante. Aproxima os agentes, e é mais fácil para conhecer e comparar as propostas”.
Grupo A Hora lança revista sobre infraestrutura regional
bibianafaleiro@grupoahora.net.br
Como a logística, o abastecimento e a comunicação impactam o futuro da região. Esses são questionamentos abordados na revista Infraestrutura, que será lançada pelo Grupo A Hora na noite de hoje, 14, às 17h, durante a Expovale + Construmóbil.
O momento conta com programação especial na rádio, direto do estande do Grupo A Hora na feira, com debate sobre os avanços e gargalos do segmento.
Diretor editorial e de produtos do A Hora, Fernando Weiss destaca as conexões digitais e telefônicas inoperantes, a
Programação especial no estande do A Hora na Expovale marca o lançamento da revista
trânsito como esse”.
energia elétrica interrompida, falta de água e queda das pontes durante as enchentes de maio, que reforçaram a necessidade do Vale investir e melhorar sua infraestrutura. “Jamais as fragilidades logísticas, de abastecimento e de comunicação
ficaram tão extenuadas”, afirma. Weiss acredita que o abalo provocado nas três áreas seja suficiente para se colocar em prática velhos movimentos e projetos que já poderiam ser positivos à região em tempos de crise. Ele destaca projetos desde a pavimentação de rodovias históricas, como a ERS-129 de Colinas a Roca Sales, de novas pontes sobre o Forqueta e o Taquari, da instalação de antenas de internet via satélite em locais estratégicos, até a qualificação do sistema de abastecimento de luz e água. Diante dessa urgência surge
a revista Infraestrutura, para nortear caminhos, apontar saídas e provocar debates e investimentos necessários. Por meio de um apurado trabalho jornalístico, a publicação se aprofunda nos temas relacionados à comunicação, logística e abastecimento.
Impactos
Doutora em Desenvolvimento Regional e presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini destaca que, no Rio Grande do Sul, o custo médio de logística dos produtos é muito alto.
“Nos EUA, é 9% do custo da mercadoria, aqui chega a 20%.
É um custo que já é muito alto para o nosso produto, porque a gente transita em estradas ruins Brasil afora, fica trancado em um
Cíntia ainda reforça a falta de aeroportos na região e a dificuldade, diante de uma crise como a vivida a partir de maio, de acessos entre diferentes áreas do estado.
“São prejuízos que não são considerados diretos, mas posso deixar de estar fazendo negócio. E daí se olharmos setores específicos, quando você olha para o agro, olha o impacto. Isso em todas as dimensões de estrutura, desde a comunicação, energia, água”.
A profissional diz ser necessário que as lideranças regionais olhem para o momento em que o Vale está e para as necessidades atuais de todos os municípios, para garantir qualidade de vida, sustentabilidade dos negócios e desenvolvimento regional.
VALE DO TAQUARI
Bibiana Faleiro
VALE DO TAQUARI
Estandes oportunizam aproximação entre empresas e potenciais candidatos
Mateus Souza mateus@grupoahora.net.br
BIBIANA FALEIRO
CENTRO DE EVENTOS
Parque do Imigrante recebe plano de modernização
Projeto para remodelação do espaço que recebe a Expovale + Construmóbil até domingo, 17, foi apresentado ontem, pela Acil e prefeitura de Lajeado
LAJEADO
Com custo estimado em R$ 15 milhões, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a prefeitura de Lajeado apresentam projeto de reestruturação do Parque do Imigrante. A proposta busca consolidar o local como um grande centro de eventos regional, e foi apresentada na noite de ontem, 13, durante a Expovale + Construmóbil, que segue com programação até domingo, 17. Para cobrir o investimento, a entidade comercial conta com o apoio da prefeitura de Lajeado, e não descarta financiamentos ou verbas estaduais e federais, já que o novo centro de eventos envolve diferentes áreas, como turismo, cultura e negócios.
Presidente da Acil, Joni Zagonel destaca que o novo projeto envolve desde a portaria B, em frente à Avenida Parque do Imigrante, restaurante, pavilhão 1 e saguão 1. “É um projeto muito bonito e viável, uma área que traz oportunidades para Lajeado sediar eventos que não eram sediados aqui”.
Segundo Zagonel, a ideia é também projetar o Vale como uma região de referência no setor de eventos. “A gente precisa, cada vez mais, se formar nisso, ser uma região inovadora”.
Espaço que serve de abrigo para pessoas atingidas pelas cheias na cidade, a remodelação também leva em consideração situações emergenciais. Município e Acil acreditam que o parque se tornará ainda mais qualificado para momentos de crise. Isso porque o projeto prevê salas de apoio administrativo, salas de reunião e eventos e um pequeno auditório. Assim como essa, outras propostas de reforma do parque já foram apresentadas nos últimos dez anos, e não saíram do papel. Desta vez, Zagonel garante que pela vontade dos integrantes da entidade e do poder público, o projeto deve ser executado.
Modernidade e preservação
Ideia é que o parque seja referência para eventos da região e do estado
Pensar o turismo
Projeto prevê modernização da entrada e primeiros espaços do Parque do Imigrante (restaurante, pavilhão 1 e saguão 1)
Uma das arquitetas responsáveis pelo projeto, Gabriela Stürmer Silva, da Norde Arquitetura, afirma que a proposta engloba diferentes programas de necessidades. Além de um novo pavilhão, remodelado e um pouco maior do que o existente, ela destaca a preocupação com a acessibilidade ao parque, que ganha destaque no projeto. Gabriela ainda cita um auditório para mais de 300 pessoas, áreas de restaurante independente do acesso pelo pavilhão, espaços de reunião, áreas de trabalho, segurança, camarim e diferentes salas para suporte, assim como uma cozinha.
Unindo modernidade e preservando a história, a
A programação da 23ª Expovale + Construmóbil segue nesta quinta-feira, 14, com agenda de eventos e negócios, além de painéis técnicos. Entre eles, se destaca o evento organizado pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), na manhã de hoje, às 8h30min. Com o tema “Turismo e Infraestrutura: o que falta para o Vale decolar”, o momento conta com apresentação do diretor executivo do Boulevard Encantado, Fabio Vitória; com o sócio-diretor e fundador do Laghetto, Plinio Rafael Ghisleni; e com o presidente do IDT-Cema e ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIHSP), Bruno Omori. Segundo o presidente da Amturvales, Charles Rossner, a ideia do painel é trazer pessoas envolvidas com infraestrutura, para começar a pensar também no desenvolvimento dos equipamentos turísticos.
identidade visual do projeto não descaracteriza a estrutura existente hoje. “O projeto se preocupou em dar uma cara nova ao parque, mas ao mesmo tempo considerando como ele é hoje”. Segundo Gabriela, esse cuidado já foi tomado na união dos pavilhões 2 e 3, feita ainda antes da feira deste ano. A ainda afirma ser necessário ainda desenvolver projetos complementares, mas seria possível iniciar a obra em 2025.
Detalhes do projeto
- Iniciativa prevê a remodelação dos espaços que integram a portaria B, em frente à Avenida Parque do Imigrante, restaurante, pavilhão 1 e saguão 1.
- Entrada do Parque será ampliada e modernizada.
- Haverá salas de reuniões, trabalho, eventos e suporte.
- Criação de uma cozinha de apoio aos eventos.
- Auditório para 300 pessoas.
- Programa de acessibilidade ao parque.
- Estrutura pensada para receber eventos muito além daqueles que já acontecem na cidade.
- Capacidade de manter vida no Parque ao longo do ano.
- Estrutura pensada também para os momentos de emergência, com estrutura adequada para ambiente de trabalho, e autoridades nos momentos de crise.
“A gente tem uma deficiência de leitos, algumas situações de poucas opções e falta de hotéis mesmo, com vocação turística. A gente precisa evoluir nesse sentido. Já temos opções, mas a gente sempre precisa melhorar e aumentar a nossa oferta”, afirma. Segundo Rossner, o fluxo de turistas na região deve aumentar nos próximos anos, motivado pela inauguração do Cristo Protetor e de outros produtos turísticos pelo Vale. “Aumentar o tempo de permanência é fator determinante para a gente conseguir desenvolver o destino turístico do vale. Então para aumentar o tempo de permanência a gente vai precisar de bons hotéis que tenham o foco em atender o turista”.
Hoje na Expovale
8h30min - Painel Amturvales –“Turismo e Infraestrutura: o que falta para o Vale decolar”Auditório do Pavilhão 4 13h30min - Palestra – “ESG como estratégia para negócios de impacto” - Auditório do Pavilhão 4 14h - Município de MuçumAvenida do Turismo 14h30min - Baile da Melhor Idade com Musical Star 3Pavilhão de Shows 17h - Palestra Sinduscom VT –“Desmistificando a argamassa estabilizada” - Auditório do Pavilhão 4 18h30min - BaitacaPavilhão de Shows 21h - Orquestra de TeutôniaPavilhão de Shows 21h - Acústico – Solon e Andreia - Espaço Lounge 22h30min - EletroRádioPavilhão de Shows
Bibiana Faleiro bibianafaleiro@grupoahora.net.br
BIBIANA FALEIRO
REPRODUÇÃO
vinibilhar@grupoahora.net.br
VINI BILHAR
Certel leva saúde e energia à Expovale + Construmóbil
ACertel está presente na Expovale + Construmóbil 2024. O evento abriu novamente seus portões ontem e irá até domingo. Em seu estande interno, a cooperativa conta com duas bicicletas que, ao serem pedaladas simultaneamente pelos visitantes, geram energia e saúde. Simultaneamente, os “ciclistas” assistem a um vídeo contando a história da Certel. No estande externo, construído pela Certel Artefatos de Cimento, estão representados os demais negócios, como o varejo, a comercialização de energia e a industrialização de artefatos de cimento. Os profissionais e diretores da Certel estarão presentes para interagir e tirar dúvidas, inclusive com um óculos 3D, com a visualização do projeto da Usina Hidrelétrica (UHE) Bom Retiro do Sul. Os visitantes concorrem ao sorteio de uma TV 55 polegadas, que acontecerá no domingo.
Sicredi Região dos Vales premia associados
A segunda rodada de sorteios da Promoção Cooperação Premiada do Sicredi Região dos Vales foi realizada em outubro. Nesta etapa, foram contemplados 100 associados com cartões presente no valor de R$ 4 mil cada. Os sorteios ocorreram nas
21 agências que integram a cooperativa, garantindo a distribuição de prêmios nos 18 municípios onde o Sicredi atua. Os cartões presente podem ser utilizados no comércio para a aquisição de diversos produtos ou serviços, incentivando a economia local.
Ao todo serão 400 cartões presente, totalizando R$ 2 milhões em prêmios. Fazem parte da promoção produtos como: crédito, investimentos, cartões, seguros, consórcios, entre outros. O Sicredi Região dos Vales realizará a próxima rodada de sorteio em dezembro.
Grupo Imec projeta 500 itens próprios
O Grupo Imec lançou, nessa quarta-feira, 13, na Expovale + Construmóbil 2024, duas marcas exclusivas, a Líder do Sul e a Confitá. A novidade diversifica a oferta de sortimento, mantendo a qualidade e custo-benefício aos clientes. Além disso, o grupo apresenta novidades em importados exclusivos.
Conforme o diretor comercial do Grupo Imec, Rafael Hübler, as duas marcas se somam as quatro já comercializadas pelo Grupo. “A marca Confitá, que vai circular em todas as categorias de produtos de não alimentos e, também, a nossa marca Líder do Sul que nasceu através do nosso Engenho, onde temos produtos já sendo desenvolvidos e vamos entrar em todas as categorias de alimentos”.
Além disso, o Grupo oferecerá biscoitos entre diversos outros produtos artesanais e coloniais. “Temos a marca Líder do Sul, lançamento hoje, com a linha de carnes Reserva Black, de animais das raças europeias mais conceituadas e todos criados em solo gaúcho. Além disso, a nossa linha de carvão sendo vendida nas nossas lojas, representando 40% das vendas do Desco e Imec”.
Os primeiros produtos da linha Confitá, disponíveis nas próximas semanas, são o papel higiênico e as pilhas. “Não serão vendidos somente na rede. Podem ser comercializados por outros parceiros.” O Grupo Imec vive a expectativa da inauguração dos Descos do litoral. A pretensão é chegar em 2025, a 500 itens produzidos pelas marcas próprias.
SEM COBRANÇA DE ITBI
Município isenta tributo de imóveis destinados aos atingidos pelas cheias
Liberação do Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis é uma exigência do governo federal para aquisição de moradias avaliadas em até R$ 200 mil com recursos públicos
LAJEADO
Por unanimidade, a câmara de Lajeado autorizou que o governo isente o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para imóveis destinados aos que perderam suas residências ou locais considerados inabitáveis.
A liberação do tributo é uma das diretrizes da União, no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida. O projeto encaminhado pelo Executivo não integrava a pauta
da sessão desta semana e avançou após acordo entre as bancadas e pausa de 15 minutos na reunião para análise do texto.
O governo federal publicou uma portaria no dia 5 de junho de 2024 em que se compromete a comprar os imóveis prontos ou
em construção com valor máximo de R$ 200 mil e destinação aos desabrigados.
Sérgio Kniphoff (PT) enfatizou a iniciativa da União para atenuar os problemas causados pelas catástrofes na área de habitação. “Espero que haja agilidade no
cadastro de outras famílias que ainda precisam de moradias, para que consigam acessar casas pelo governo federal Heitor Hoppe (PP) elogiou a iniciativa e estabeleceu que “seria incoerente o município cobrar ITBI”. Já Deolí Gräff
Projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de
(PP) observou a possibilidade de atenuar as dificuldades para aqueles que já acumulam várias despesas em função das enchentes. “Um suporte bemvindo”, complementa.
Paula Thomas (PSDB) celebrou a chance do Legislativo liberar de maneira rápida a proposta que facilita o acesso a moradia subsidiada com recursos públicos. “brigamos por isso, e temos que lembrar, que é um processo onde as famílias vão até a Caixa Econômica e buscam a solicitação, podendo comprar o seu imóvel, e, em contrapartida, o município isenta o ITBI”, resume.
Gláucia Schumacher anuncia primeiros nomes do novo governo
LAJEADO
Em reunião de transição ocorrida na tarde dessa quarta-feira, 13, a prefeita eleita de Lajeado, Gláucia Schumacher confirmou os três primeiros nomes para o secretariado de seu futuro governo. São três mulheres que foram escolhidas para chefiar as pastas da Educação, Saúde e do Desenvolvimento Social.
Novidade entre as futuras secretárias, a médica Giovanna Caribé Athayde Linhares comandará a pasta a Saúde, de maior orçamento. Médica natural de Minas Gerais, reside em Lajeado há quatro anos e, desde 2023, exercia a função de coordenadora médica dentro da secretaria. Na pasta do Desenvolvimento Social, será nomeada a administradora Eliana Ahlert Heberle. Natural de Estrela, é servidora pública aposentada do município de Lajeado e, em sua trajetória política, teve atuação destacada como secretária de Administração nos oito anos do governo da ex-prefeita Carmen Regina, entre 2005 e 2012.
Para a Educação, permanece Adriana Isabel Zanatta Vettorello. Nascida em Lajeado, é servidora pública há 30 anos, professora da rede pública e, desde 2021, exerce o cargo de secretária municipal. Também já foi supervisora e diretora de escola.
“Nas próximas semanas, seguiremos trabalhando e dialogando para finalizar a montagem da nossa equipe de governo”, afirma Gláucia. A ideia é finalizar esse processo até o dia 15 de dezembro, quando será concluído o processo de transição com o atual governo.
MARIA DE QUADROS PACHECO, 88, faleceu ontem, 13. O velório ocorre na Capela Velatória Católica de Canabarro, em Teutônia. O sepultamento ocorre hoje, 14, às 8h30min, no Cemitério Católico de Canabarro.
ALTO ESCALÃO
CULTURA E HISTÓRIA
Lajeado celebra o Mês da Consciência Negra
Programação iniciou ontem, e segue até o fim de novembro. Comunidade também celebrada o feriado do dia 20, pela primeira vez neste ano
Bibiana Faleiro bibianafaleiro@grupoahora.net.br
LAJEADO
Para celebrar o Mês da Consciência Negra, Lajeado recebe uma programação especial desde a tarde de ontem, 13. As atividades, que envolvem arte, cultura e história, seguem até o dia 28, organizadas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e pelo Centro de Cultura Afro Brasileira.
OBITUÁRIO
VIGILATO ZANETTE, 86, morreu ontem, 29. O velório ocorre na Igreja Capela Mortuária de Itapuca. O sepultamento será hoje, 30, às 10h, no Cemitério Católico São Miguel Arcanjo.
Desde ontem, a comunidade pode conferir a exposição “Yabás”, com uma mostra fotográfica sobre a ancestralidade e o protagonismo da mulher afrobrasileira. As fotografias ficam disponíveis na Casa de Cultura de Lajeado até o dia 20, feriado pelo Dia da Consciência Negra. Nesse dia, também ocorre a Festa Afro, a partir das 10h, no espaço Têca Eventos, localizado na Avenida dos Ipês, n° 1.300, no bairro Montanha. O evento conta com palestra, roda de samba e de capoeira, apresentações de Escola de Samba, grupo de danças afro, e comida típica, além da venda do acarajé. As atividades são
ITONI DORR BUNECKER, 82, morreu ontem, 29. O velório ocorre na Igreja São Lucas de Linha Wink, em Teutônia. O sepultamento será hoje, 30, às 10h, no Cemitério Evangélico de Linha Wink.
NOELI FATIMA RODE, morreu ontem, 29. O sepultamento
CRUZADAS
Ricardo Izecson (fut.)
Fora, em inglês
dor de TV
Principal verbo de ligação (Gram.)
Gramínea que cobre choças
Ricardo Tozzi, ator campineiro Imposto de Renda (sigla)
Destaques da programação
Quinta-feira (14/11)
8h30min, 10h, 14h e 15h30min - Hora do Conto Afro – para alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, na Biblioteca Pública Municipal.
14h30min - Cine CRAS Afro – Filme “Soul”, no CRAS Espaço Cidadania.
Quarta-feira (20/11)
10h - Abertura Festa Afro - Têca Eventos, localizado na Avenida dos Ipês, 1.300, no bairro Montanha.
10h30min – Palestra “Consciência Negra: uma construção necessária para todos nós” – Nadini da Silva.
12h – Almoço – Feijoada. Ingressos podem ser adquiridos pelo telefone (51) 99700-9655.
14h - Roda de Samba - Pagode do Rangel.
16h - Roda de Capoeira - Mestre Karkará.
16h30min - Apresentação do Grupo de Danças “Identidade - Danças brasileiras e afro-brasileiras”.
17h - Encerramento com o projeto “Da Imaginação para a Avenida” (Escola de Samba).
Quinta-feira (28/11)
14h30min – Filme “Green Book: O Guia”, no CRAS Espaço Cidadania
gratuitas e abertas à comunidade. Presidente do Centro de Cultura Afro Brasileira, Lisete Teresinha Machado destaca que a programação tem o objetivo de comemorar, junto à comunidade, o primeiro feriado nacional alusivo ao 20 de novembro, instituído por lei no ano passado.
“Por muito tempo, no mês da Consciência Negra, nos reuníamos para refletir sobre várias questões que nos incomodavam, como o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, religião, cultura, sempre enfocando a luta do Zumbi dos Palmares”, reforça Lisete. De acordo com ela, a
consciência negra simboliza o entendimento que as pessoas negras possuem sobre o valor da sua cultura e a importância de se reconhecerem como indivíduos que possuem direitos. Dessa forma, a busca pela justiça e a igualdade se tornou uma luta necessária.
HORÓSCOPO
ÁRIES: Em matéria de dinheiro, você saberá administrar seus recursos com habilidade e é possível até que consiga guardar um pouco de grana.
TOURO: No trabalho, suas habilidades manuais e ideias engenhosas vão contribuir para você se destacar e receber elogios.
GÊMEOS: No trabalho, o anseio por segurança será o maior incentivo para você se dedicar, garantir seu lugar ou mesmo sonhar com um cargo melhor.
LIBRA: A fase também é propícia para definir acordo ou negociação que pode trazer grandes benefícios.
ESCORPIÃO: Não vai faltar desenvoltura para sair da sua zona de conforto, sem falar que você esbanjará habilidade para se relacionar.
SAGITÁRIO: Tudo indica que vai encontrar boas saídas para imprevistos e dará conta dos deveres no trabalho.
Lisete ainda ressalta que o Centro de Cultura Afro Brasileira resgata o passado, valoriza o presente e acredita no futuro. “Já tivemos avanços em questões de leis, mas ainda lutamos contra o racismo, a discriminação e segregação racial, defendendo a igualdade social e a melhoria das condições de vida do povo negro”.
CÂNCER: Tome cuidado para não passar dos limites e tenha mais jogo de cintura para não entrar em atrito com o love.
LEÃO: Foque no trabalho, cumpra a sua parte sem chamar muita atenção e deixe os posts públicos sobre os seus feitos para depois.
VIRGEM: Entrevistas, cursos e concursos também devem trazer excelentes oportunidades: vai com convicção, foco e fé porque tudo pode dar certo.
CAPRICÓRNIO: Os assuntos de trabalho também contam com bons estímulos e seus dons criativos vão brilhar em parcerias profissionais.
AQUÁRIO: Sua produtividade vai subir e boas novidades devem surgir à tarde, quando os resultados das suas ações vão aparecer e frutificar.
PEIXES: Não vai faltar disposição para cuidar dos interesses do dia a dia, interagir e trocar ideias com quem convive e trabalha.
Página (abrev.) Circuito enoturístico da Serra Gaúcha Item do inventário Veículo ferroviário
"Vírus",
Evento contempla atividades artísticas e culturais
DIVULGAÇÃO
MUDANÇAS PARA 2025
ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO
Brasil volta a campo nesta quinta-feira, às 18h, quando enfrenta a Venezuela, fora de casa
Após golear o Peru na rodada de outubro das Eliminatórias para Copa do Mundo, a Seleção Brasileira volta a campo hoje, às 18h, para confirmar a espantar de vez a crise. A adversária é a Venezuela, oitava colocada com 11 pontos. O jogo será no Estádio Monumental de Maturín, na Venezuela.
Quarto colocado com 16 pontos, o técnico Dorival Júnior deve promover algumas mudanças no time time titular. Suspenso contra o Peru, Lucas Paquetá pode voltar ao
MUDANÇAS PARA 2025
time titular no lugar de Bruno Guimarães. Vini Jr é outro que deve entrar no lugar de Rodrygo. De boa atuação contra o Peru, Vanderson e Abner serão mantidos nas laterais. O provável time titular do Brasil deve ter Ederson, Vanderson,
Gabriel
e Abner; Bruno Guimarães (Lucas Paquetá) e Gerson; Raphinha, Vini Jr e Savinho; Igor Jesus. Já a Venzuela não conta com o zagueiro Yordan Osóri, lesionado, assim como o técnico Fernando Batista, ausente por motivo
de suspensão. A mandante da partida tende a iniciar o confronto com inúmeros jogadores conhecidos do futebol brasileiro, com destaque para Soteldo, atacante do Grêmio, e Savarino, meia do Botafogo, o provável time titular tem Romo; Aramburu, Ángel, Ferraresi, González; Martínez, Herrera, Rincón; Soteldo, Rondón, Savarino. No primeiro turno, jogando no Brasil, no dia 12 de outubro, as equipes empataram em 1 a 1. Gabriel Jesus abriu o placar aos 5min do segundo tempo, enquanto que Eduard Bello empatou aos 40min. De acordo com o levantamento do portal oGol, especialista em histórico de confrontos e estatísticas do mundo do futebol, Venezuela e Brasil já se enfrentaram em 29 oportunidades. O Brasil venceu 24 triunfos, contra apenas um da Venezuela. A única vitória aconteceu em um amistoso disputado em 2008.
CBF DIVULGA CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES
Gauchão vai iniciar em 12 de janeiro, um mês após o término do Brasileirão
A CBF divulgou o calendário do futebol brasileiro em 2025. Para interromper os jogos do Campeonato Brasileiro durante o Mundial de Clubes no meio do ano, os estaduais, como é o caso do Gauchão, vão ocupar um período menor no ano, com início em 12 de janeiro e final no dia 26 de março.
O Campeonato Brasileiro vai começar no dia 29 de março e vai até o dia 21 de dezembro. Doze rodadas da Série A serão disputadas antes da interrupção para o Mundial, que começa em 15 de
junho e vai até 13 de julho.
O torneio da Fifa, a ser disputado nos EUA, terá quatro clubes brasileiros: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e mais o campeão da Libertadores de 2024 (Botafogo ou Atlético-MG). Enquanto estes clubes estiverem no torneio da Fifa, os demais poderão fazer minitemporadas ou excursões pelo exterior.
O calendário publicado nesta terça-feira foi aprovado pela Comissão Nacional de Clubes e por quase todas as federações estaduais. A exceção foi a Federação Paulista de Futebol.
Dupla Gre-Nal inicia a temporada em 12 de janeiro
CALENDÁRIO 2025
Estaduais: 12/01 a 26/03 (16 datas)
Supercopa do Brasil: 02/02
Copa do Brasil: 19/02 a 09/11 (14 datas)
Série A: 29/03 a 21/12 (38 datas)
Série B: 05/04 a 22/11 (38 datas)
Série C: 13/4 a 26/10 (27 datas)
Série D: 13/04 a 28/09 (24 datas)
Libertadores: 05/02 a 29/11 (19 datas)
Sul-Americana: 05/03 a 22/11 (15 datas)
Recopa: 19/02 e 26/02 (02 datas)
Mundial de Clubes da Fifa15/06 a 13/07
Marquinhos,
Magalhães
Ezequiel Neitzke
No primeiro turno, jogando no Brasil, no dia 12 de outubro, as equipes empataram em 1 a 1
VITOR SILVA/CBF
ETAPA DE LAJEADO
CIRCUITO DOS VALES/OMEGA CONSTRUTORA DIVULGA TRAJETOS DA
4ª ETAPA
Prova tem largada prevista para a Avenida Piraí, nas proximidades do Sicredi Integração
OCircuito dos Vales/ Omega Construtora anunciou o trajeto da quarta etapa. O evento ocorre no dia 13 de outubro, com largada na Avenida Piraí, em Lajeado, nas proximidades da sede do Sicredi Integração.
A largada para as provas de corrida 3, 5 e 10km, caminhada 3 e 5km inicia na Avenida Piraí. Os atletas dos 3km seguem até o Subway, no Centro, quando fazem o retorno.
Os do 5km continuam pela Avenida Benjamim Constant até a Borges de Medeiros, quando ingressam na Rua Júlio de Castilhos e seguem até o local de chegada.
INSCRIÇÕES
A VOLTA DA BOLA LARANJA
Já os 10km seguem pela Benjamim Constant até a orla do Taquari, vão até o entrocamento com a BR-386, voltam e ingressam na Rua Décio Martins Costa até a Saldanha Marinho, quando retornam para Júlio de Castilhos para fazer o caminho de volta até a chegada.
As inscrições da corrida, ciclismo, caminhada e kids encerraram na semana passada. Cerca de 1,6 mil pessoas estão inscritas na quarta etapa. Outras informações podem ser obtidas na página do Circuito dos Vales no Instagram @circuito_dos_vales.
O Circuito dos Vales conta com o patrocínio de Omega Construtora e Incorporadora, Mega Compra, Do Estoque, Imec Supermercado, Uninter, Unimagem, Brasrede, Unimed e Óticas Carol. O apoio é de Divine Chocolates, Ponto da Bike, Padaria Bruxel, Importados da Laura e Valecross.
PROJETO “CULTURA EM MOVIMENTO”
O projeto “Cultura em Movimento” no Circuito dos Vales 2024 apresenta diversas atrações artísticas ao longo de 2024. Em Lajeado, o show ficará por conta da Orquestra da Slan.
LAJEADO RECEBE PARTIDAS DA LIGA NACIONAL DE BASQUETE
O projeto cultural conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio de Fasa, Metanox, Goemil, Girando Sol e Baldo. É uma realização do Jornal A Hora e do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.
GABRIEL KLEIN
CORRIDA DE RUA
Jogos do União Corinthians ocorrem nesta quinta-feira e sábado no Complexo Esportivo da Univates
A Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Federação Nacional das AABB’s e a Secretaria Municipal de Esportes de Taquari promovem no dia 12 de novembro a rústica do município.
Ezequiel Neitzke ezequiel@grupoahora.net.br
AO trajeto será de 4 e 8 quilômetros com largada na frente da AABB, a partir das 9h. O custo da inscrição é de R$ 90 (corrida), R$ 75 (sócios AABB) e R$ 65 (infantil). Elas podem ser feitas no site www.ticketsports.com.br.
Todos os atletas inscritos ganham uma camiseta, número de peito e medalha de participação. Os vencedores gerais e por categoria receberão troféus.
pós 15 anos, o Complexo Esportivo da Univates, em Lajeado, volta a receber um confronto da principal categoria de basquete do Brasil. Nesta quinta-feira e no sábado, o União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, disputa jogos válidos pelo Novo Basquete Brasil (NBB). Lajeado não recebia jogos de basquete adulto desde 2009, quando o Bira participou da competição pela última vez. Luis Carlos Ferrarini acompanhou de perto todos os jogos em casa naquele ano e já comprou
ingressos para assistir a partida desta noite. “O que me leva a ir ver os dois jogos é a saudade de ver jogos do Nacional aqui na cidade. O basquete é uma marca de Lajeado. Assim como é para Santa Cruz.”
AABB DE TAQUARI PROMOVE RÚSTICA
Ferrarini vai acompanhado da família e amigos, entre eles o filho Miguel, de seis anos. “Ele já demonstrou interesse pelo basquete, as vezes vê jogos da NBA comigo mas nunca viu um jogo grande assim ao vivo. Espero que ele goste”, cita.
Sobre a expectativa do confronto, destaca que espera ver duas vitórias do União Corinthians. “Tomara que nossa cidade dê sorte aos amigos de Santa Cruz e que eles sigam no topo da tabela do NBB.”
As partidas contra Minas e Brasília, nesta quarta e no sábado, respectivamente, foram transferidas para Lajeado por conta do ginásio Poliesportivo Arnão estar com as atividades do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart).
“A quadra e o ginásio para sediar uma partida do NBB precisam ter uma série de requisitos. Dentro disso, a opção mais próxima e viável foi o Complexo Esportivo da Univates, que foi vistoriada e aprovada pela Liga”, explica o diretor de Basquete do Ceisc União Corinthians, Diego Puntel.
Todos os atletas inscritos ganham uma camiseta, número de peito e medalha de participação
Após os confrontos em Lajeado, Ferrarini pretende ir com os amigos assistir jogos também em Santa Cruz do Sul. “A torcida deles é um show a parte.”
Saiba mais
O União Corinthians é o 10º colocado com 12 pontos. São cinco vitórias e duas derrota. Na rodada fora de casa ganhou de Botafogo e Vasco, mas perdeu para o Flamengo. Adversário nesta noite, o Minas é o vice-líder com 17 pontos. Enquanto que o Brasília é o quarto com 15.
COMO O MARKETING
O ESPORTE COM OUTROS OLHOS
ESPORTIVO PODE ESTAR NA EXPOVALE + CONSTRUMOBIL
QOual a relação entre o marketing esportivo e a Expovale? Com a retomada e união da Expovale e Construmobil, as oportunidades de conexão entre marcas, esporte e o público se tornam ainda mais evidentes. O marketing no esporte, tradicionalmente vinculado à exposição de marcas em camisas e placas estáticas no gramado, vem explorando novas formas de interação, e eventos de exposição se mostram como plataformas únicas para conectar marcas com o público de forma mais profunda e significativa. Em uma feira como a Expovale+ Construmobil que teve mais de 50 mil pessoas no primeiro final de semana de feira, onde as pessoas vêm com interesses parecidos e uma disposição para conhecer e experimentar, as entidades esportivas têm uma oportunidade de ouro. Estar presente em feiras como essa não só expõe o trabalho que essas entidades realizam, mas também permite que elas se conectem diretamente com empresas parceiras e com a comunidade. A interação com o público se expande nas redes sociais, multiplicando o alcance da marca de forma orgânica e gerando um efeito de “boca a boca” valioso.
Em vez de só colocar marcas em uniformes de jogo e placas publicitárias, é possível criar experiências que envolvem as marcas e, ao mesmo tempo, permitem ao público vivenciar o que o clube ou a entidade tem a oferecer. Imagine um espaço de um clube esportivo na Expovale + Construmobil, onde o público pode participar de uma atividade, conhecer os patrocinadores de perto e ainda comprar produtos licenciados. Esse tipo de interação aproxima o público dos valores do clube e reforça a relação com os patrocinadores, criando uma rede de apoio entre comunidade, empresa e esporte.
lá, leitor! Eu sou Gabriel Klein, sócio-diretor da GK Sports Marketing, e hoje convido você a sair das quatro linhas e embarcar comigo em uma jornada que acontece além dos campos e quadras: o marketing esportivo! A cada mês, nesta coluna, vamos explorar o que acontece nos bastidores do esporte, um universo muitas vezes invisível aos olhos do público, mas fundamental para o sucesso das competições e dos eventos que amamos acompanhar e participar. Ao longo da carreira, tive a sorte de estar envolvido em projetos e eventos esportivos, como o Maringá FC, a Copa América 2019 e a Confederação Brasileira de Rugby. Também tive a chance de colaborar com clubes gaúchos, como o Caxias, o Avenida e a Associação Lajeado de Esportes (ALE). Ser o único gaúcho na operação do primeiro jogo da NFL no Brasil, e vivenciar como os americanos entendem o produto “esporte”. Essas vivências me ensinaram que o esporte é mais do que os olhos do fã podem ver; ele é uma ferramenta de marketing que conecta marcas com o seu público, criando uma relação entre patrocinadores e torcedores.
O ESPORTE INSPIRA, UNE E MOBILIZA MULTIDÕES, E É ESSA CONEXÃO EMOCIONAL QUE AS MARCAS BUSCAM”
Mas o que significa, na prática, o marketing esportivo? Nesta coluna, vamos mergulhar nessas questões, descobrindo como o marketing aplicado ao esporte pode gerar resultados surpreendentes, tanto para equipes quanto para empresas que desejam associar suas marcas a valor que o esporte oferece: a paixão. O marketing esportivo vai muito além de apenas exibir uma logo em uma camisa ou colocar uma placa em um estádio. Ele envolve estratégias bem pensadas para engajar o público, criar histórias autênticas e ativar marcas de maneira criativa e impactante. Nos próximos meses, vou compartilhar exemplos práticos desse mercado em constante evolução. Exploraremos estratégias de patrocínio, ativações de marca que emocionam torcedores e tendências que estão transformando a gestão esportiva. Afinal, o esporte inspira, une e mobiliza multidões, e é essa conexão emocional que as marcas buscam. Cada ação de marketing é uma oportunidade de criar vínculos reais com o público, e é nisso que o marketing esportivo se torna uma poderosa ferramenta de negócios.
O MARKETING NO ESPORTE, TRADICIONALMENTE VINCULADO À EXPOSIÇÃO DE MARCAS EM CAMISAS E PLACAS ESTÁTICAS NO GRAMADO, VEM EXPLORANDO NOVAS FORMAS DE INTERAÇÃO.”
A GK Sports Marketing, na sua essência entende que o esporte é uma plataforma de marketing, por isso enxerga esse potencial em suas parcerias. Desde o lançamento da Expovale + Construmobil, focamos em criar um espaço recreativo e de negócios com os nossos parcerios. E surgiu a oportunidade com a Associação Lajeado de Esportes (ALE), que atua na formação de jovens atletas, a GK cria iniciativas para estreitar laços entre parceiros e a comunidade. Também, ao longo da feira podemos apresentar a ALE - Lajeado para novas empresas.
Ficou curioso? Todo mês estarei aqui no Jornal A Hora, trazendo essa visão diferente sobre como o marketing pode transformar o jogo, dentro e fora dos campos.
Essa união entre esporte e marcas dentro de feiras como a Expovale + Construmobil revela o potencial de engajamento e fidelização, transformando cada interação em uma oportunidade de encantamento. Ao colocar-se como parceira dos valores esportivos e sociais, a marca se torna mais do que um logotipo: torna-se lembrada como uma aliada dos ideais compartilhados pela comunidade. Então, venha nos visitar na Expovale + Construmobil.
Sócio Diretor da GK Sports Marketing
DIVULGAÇÃO
Ezequiel Neitzke ezequiel@grupoahora.net.br
Prova ocorre no dia 13 de outubro. Quarta etapa terá cerca de 1,6 mil participantes
Partidas do União Corinthians contra Minas e Brasília irão ocorrer em Lajeado
DIVULGAÇÃO
por Raica Franz Weiss
Sport Fest reunia
10 mil pessoas em Arroio do Meio
Aantiga Millenium, em parceria com o DJ Tampinha, organizava o Sport Fest na comunidade de Arroio Grande, em Arroio do Meio. Mais de 10 mil pessoas participaram do evento, que promoveu torneios de minifutebol, voleibol, show de moto, jipeiros na lama, boates e parque de diversões. Mais de 50 equipes disputaram o torneio de minifutebol. O time da Isentos Skol Beats, de Arroio do Meio, foi o campeão, com Shalana, de Travesseiro, em segundo lugar. A Florestal Automóveis de Lajeado ficou em terceiro e a Costaneira em quarto. No voleibol, participaram oito equipes e a final foi disputada pela Farmácia Petternina, de Arroio do Meio, e pela Flasch Bier, de Lajeado, que foi a vencedora.
STR de Cruzeiro comemorava 35 anos
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cruzeiro do Sul completava 35 anos de fundação. Para celebrar a data, diretores, funcionários e associados participaram de uma solenidade, organizada na frente da sede. Em 2004, o presidente do STR era Marco Hinrichsen.
Feira de exposições
do CACT em Estrela
O Centro de Artes, Ciência e Tecnologia de Estrela, uma escola de educação profissional na época, dava início a sua primeira exposição. A mostra era aberta à comunidade e apresentava trabalhos de pintura, escultura e tecelagem. Uma sala era equipada com recursos audiovisuais e outra com laboratório fotográfico para os visitantes. Várias espécies de animais também estavam expostas. A parte mais comentada pelos jornais
da época, foi a sala destinada à exposição das fases de formação de um feto humano. Participavam da exposição trabalhos de sete escolas de Estrela: Colégio Martin Luther, Colégio Santo Antônio, Escola Estadual Vidal de Negreiros, Centro Educacional Estrela da Manhã, Escola Evangélica Ipiranga do Corvo, Grupo Escolar de Arroio da Seca e Ginásio Comercial Canabarro.
Hoje é
Dia do Bandeirante
Dia Nacional da Alfabetização
Dia Mundial do Diabetes
Dia Mundial da Qualidade
Dia Mundial da Usabilidade
Santo do dia:
São José Pignatelli
FILIPE FALEIRO
Jornalista colunafaleiro@grupoahora.net.br
Quem tem medo do lobo mau?
Parece que no Brasil há muita gente. Em especial quando o assunto é reduzir a escala de trabalho de 6x1. A proposta de projeto popular ganha força país afora. Um movimento que nasce na internet e que terá manifestação nacional amanhã, sexta-feira, 15 de novembro. O curioso, é que o assunto levanta um medo surreal, como se embaixo da cama estivesse um lobo furioso pronto para lhe jantar. Importante deixar claro, não se trata de uma imposição, mas de uma proposta para que se elabore um projeto de lei de origem popular. De fato, é um grito de socorro para milhares de pessoas que se sentem injustiçadas por um formato de trabalho que não atende o que desejam da vida. Precisamos parar de olhar o nosso próprio umbigo. Não se trata do que “eu” penso. Ou da forma com que “eu” acredito. O fato é que existe um clamor popular, de pessoas assalariadas, que não se sentem representadas
Proposição popular precisa de 171 votos de deputados para começar a elaboração de um projeto de lei
dentro das empresas, nem pelos direitos garantidos com a CLT.
A Reforma Trabalhista, votada no pós-impeachment, não trouxe a modernização das relações de trabalho. Temos uma prova de que a mudança precisa ser mais profunda.
Em resumo, o debate é válido. Importante ouvir os argumentos
dos trabalhadores e dos empregadores. Vamos buscar referências, como outros países fazem? Por que experiências na Alemanha e na França, por exemplo, deram certo? Por que a redução da carga horária trouxe melhorias no desempenho dos trabalhadores e por consequência da economia?
Uma aula diferente
Dentro do programa
RUMO – O Futuro da Mão de Obra –estudantes do Ensino Médio de escolas públicas acessam alguns conteúdos adicionais às disciplinas do itinerário tradicional. São conceitos sobre comunicação, inteligência emocional, apresentação pessoal, trabalho em equipe. Assuntos vinculados ao mundo profissional. Na tarde de ontem, quarta-feira, 13 de novembro, tive a satisfação
de comandar algumas atividades com os jovens.
Abordamos técnicas de redação, uso de inteligência artificial para fortalecer argumentos e o debate ético sobre a aplicação dessas ferramentas no dia-a-dia.
Percebi muita preocupação dos adolescentes sobre o impacto dessas ferramentas no desenvolvimento cognitivo. Alguns expressaram que não conseguiriam ficar um dia sem usar a inteligência artificial para alguma atividade escolar.
ARTIGO
Veja bem, disseram que conseguiriam fazer qualquer atividade sem a ferramenta, mas levariam mais tempo. Reconhecem que ficaria melhor, mas a I.A garante mais comodidade.
Em cima disso, reforcei a todos. Há três regras básicas:
Não deixe a máquina pensar por você. Apresente seus argumentos, sua forma de ver o mundo e peça para a I.A lhe ajudar a organizar seus pensamentos;
A ferramenta de geração de conteúdo não é pesquisa. É uma assistente;
Cuidado com as informações. Há um grande problema em alguns sistemas. Em vez de responder “eu não sei”, os algoritmos inventam. A máquina mente.
OLUCAS SCAPINI
CEO empresas de transporte Scapini e Diretor da Fetransul
Lajeado ganha em qualificação e eficiência com a chegada do Sest/Senat
Sest/Senat possui 13 unidades no Rio Grande do Sul e 156 em todo o Brasil. Todas essas unidades são voltadas para atender os funcionários, empresas do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) e as comunidades locais, oferecendo cursos profissionalizantes, tratamento odontológico, quadras esportivas, entre outros serviços.
O planejamento desta estrutura leva em consideração a relevância fundamental que o TRC tem para a economia brasileira. Se focarmos apenas no RS, o estado possui mais de 154 mil quilômetros de rodovias construídas conectando-o com Santa Catarina, outros países, portos e aeroportos, nos colocando entre os principais contribuintes com o PIB da Federação, com uma porcentagem representativa aproximada de 6,5%.
Ciente da importância da região e da categoria, o SEST SENAT está sempre estudando como melhorar a qualidade do serviço e como cuidar da saúde de quem se dedica a esta área. Por meio desta visão, a organização decidiu construir uma nova unidade em Lajeado. A cidade possui cerca de 100 mil habitantes e conta com aproximadamente 10 mil colaboradores de transportadoras distribuídos entre 660 empresas.
O planejamento desta nova edificação visa distribuir este público entre as duas unidades da cidade e otimizar o atendimento. Com isso, ela contará com uma capacidade para realizar 53 mil atendimentos de saúde e treinamentos por ano.
Além dos serviços já mencionados, contamos com um Centro de Formação Profissional com salas de aula; cabine com simulador de direção para treinamento de motoristas de ônibus, de caminhão e van; laboratório de informática; um centro de promoção social que ofertará serviços de nutrição; fisioterapia, psicologia e um espaço multiuso para a realização de eventos, além de uma área de esporte com campo de futebol.
Vale ressaltar que a unidade estará aberta para toda a comunidade e não terá custos para ela, pois as empresas e transportadoras já arcam com estes gastos.
No último dia 16 de outubro, estive presente na Av. dos Ipês 1841, no bairro Jardim Botânico em Lajeado, para celebrar o novo capítulo desta história, para a inauguração da Pedra Fundamental da futura instalação. Este feito representa um marco muito importante, visto que retrata a expansão e o reconhecimento do TRC e os cuidados para suprir as necessidades da categoria.
A conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2025 e conta com um investimento de R$20 milhões. Porém, com as demais estruturas que estão sendo projetadas em outras localizações do estado, o investimento chega aos R$150 milhões. Ao final do período de obras, o Sistema Transporte CNT – Sest/Senat terá 17 unidades em funcionamento no RS, comprometidas em trabalhar pela reconstrução do Rio Grande do Sul, com ênfase nas localidades mais prejudicadas pelas enchentes.
A importância do TRC para a economia do estado
O Transporte Rodoviário de Cargas é o principal modal do Brasil, sendo responsável por mais de 65% de todas as mercadorias que circulam no país. Não obstante, no primeiro semestre deste ano, o setor gerou mais de 450 mil oportunidades de emprego, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Todavia, para este sucesso ser sustentável é necessário dedicação de quem trabalha na área e principalmente, cuidado com esses profissionais que fazem a diferença no dia a dia e é justamente isso que o Sest/Senat vem fazendo ao longo dos anos, e fará nessa nova unidade em Lajeado.
MÁRIO AGRA/DIVULGAÇÃO/CÂMARA DOS DEPUTADOS
Quinta-feira, 14 novembro 2024
Fechamento da edição: 18h
Vereadores articulam nova audiência
em Lajea D o
Proposta na câmara quer mais espaço para ouvir a comunidade, inclusive abre intenção para um plebiscito. No centro do assunto está o aditivo com a Corsan/Aegea. Companhia afirma que proposta é a melhor possível para universalizar o tratamento de esgoto na cidade
Debate
COMPLEXO MULTIEXPERIÊNCIAS
Boulevard Encantado prepara evento especial de inauguração
Somente na primeira semana serão 20 atrações, que incluem shows, atividades interativas e espetáculos para todas as idades
ENCANTADO
OVale do Taquari se prepara para receber seu primeiro complexo multiexperiências: o Boulevard Encantado, que abre suas portas oficialmente em 21 de novembro. Situado em uma área de 36 mil metros quadrados, o empreendimento pretende atrair visitantes de diversas origens e interesses com uma oferta diversificada de lazer, gastronomia, cultura e natureza.
A inauguração do Boulevard Encantado oferece uma programação especial repleta de shows, atividades interativas e atrações para todas as idades.
Parte das atrações que compõem a programação de inau-
ATRAÇÕES:
21 DE NOVEMBRO (quinta-feira):
18h - 20h - Solarium Fruki: Show de Billy & Brothers
20h30 - 21h30 - Solarium Fruki: Luauê
21h30 - 22h30 - Solarium Fruki: AeroWillis
18h - 21h - Ponte: Interação com a Cirkou Trupe
17h - 20h - Escada In nito: Luis Baner
22 DE NOVEMBRO (sexta-feira):
17h30 - 20h - Solarium Fruki: Show acústico com Marcelo Fortes
20h - 22h - Solarium Fruki: Banda Bico Fino
18h - 21h - Ponte: Interação com a Cirkou Trupe
18h - 20h - Escada In nito: Luis Baner
Espetáculo “Natal das Estrelas”
guração fazem parte do Projeto Cultural Celebrar, que conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Projeto é uma realização do Ministério da Cultura – Governo Federal –União e Reconstrução e conta com o patrocínio de Baldo/SA e Postos Buffon.
A abertura do complexo também marca a estreia do espetáculo de Natal inédito “EncantarisNatal das Estrelas”, produzido especialmente para o calendário de eventos do Boulevard. A primeira sessão ocorre na quinta-feira, 21, às 19h30, no espaço Multiverso Experience. Dirigida por Daniel Burghardt, a apresentação convida o público a atravessar um portal para uma experiência imersiva, onde projeções mapeadas e cenários físicos compõem o ambiente da Encantaris. Com um total de 46 apresenta-
ções até cinco de janeiro de 2025, Encantaris - Natal das Estrelas acontece às quartas, quintas e sextas-feiras às 19h, aos sábados às 17h e 19h, e aos domingos às 9h30 e 17h. Os ingressos custam R$ 85,00 e estarão disponíveis para compra em breve.
Saiba mais
Desenvolvido em 2022, o Boulevard Encantado traz uma proposta inovadora, reunindo marcas de destaque nacional e internacional, como Marquês Gastronomia, Bistrô Dália, Hot Dog do Charles, Thérapi, Lidio Carraro, Cia do Jardim, Indigo, Laghetto e Multiverso Experience. O espaço também conta com o apoio de patrocinadores, como Baldo e Sicredi, Fruki e Ambev.
23 DE NOVEMBRO (sábado):
14h - 18h - Pracinha Kids: Caça ao Tesouro
11h - 18h - Pracinha Kids: Atividades recreativas com tobogã e cama elástica
11h - 14h - Solarium Fruki: Show com Jê e Carol
17h - 19h - Solarium Fruki: Leandro Mallmann e Banda
19h - 20h - Solarium Fruki: Peça teatral “O Natal da Família Gentil”, pela Companhia Teatral Luz e Cena
20h - 22h - Solarium Fruki: Show com a banda Rebobinados
15h - 19h - Ponte: Interação com a Cirkou Trupe
18h - 20h - Escada In nito: Música ambiente com Guto Sax
Obras seguem constantes para deixar tudo pronto para a inauguração dia 21
FOTOS BRAYAN BICCA
E a 332, governador?
diogofedrizzi@grupoahora.net.br
DIOGO FEDRIZZI
Foi a pergunta que fiz a Eduardo Leite quando de sua passagem por Encantado na sexta-feira, 8, para a inauguração da pavimentação asfáltica da Rua do Cristo Protetor, trecho de 2,4 quilômetros que leva ao complexo turístico religioso.
A retomada do debate do plano de concessão das rodovias estaduais já anunciado pelo secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, gera nos líderes da região alta a expectativa de que a principal rodovia da região alta ainda possa ser incluída no Bloco 2, onde já estão contempladas as ERSs 128, 129, 130 e 453. Há o entendimento de prefeitos da Amat e da própria diretoria da CIC-VT de que os impactos e prejuízos causados na infraestrutura rodoviária e na logística regional após as enchentes históricas são argumentos mais do que suficientes para convencer o governo a mudar de ideia. O tráfego diário
de veículos, por exemplo, aumentou entre Encantado e Arvorezinha.
A resposta de Leite naquela sexta-feira de chuvisqueiro e frio, no alto do morro, não foi animadora. O governador não descarta, mas teme que a realização de novos estudos de viabilidade técnica para incluir rodovias atrase o processo.
A ideia do Piratini é “bater o martelo” da concessão no primeiro semestre de 2025. Ao mesmo tem-
po, o chefe do Executivo gaúcho garante investimentos via Daer nas estradas não concedidas.
E lembrar que a mesma pauta lá atrás gerou a insatisfação dos gestores da região alta, que romperam com a Amvat e criaram a Amat. Se nada mudar, teremos que ficar reféns e nos acostumar com as esporádicas operações tapa-buracos do Daer na 332, ou “tapa-furos”, como dizem alguns. Vamos aceitar?
Giuseppe forte na final do Enart
O CTG Giuseppe Garibaldi chega forte para mais uma final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) que ocorre no final de semana em Santa Cruz do Sul. A mais antiga entidade tradicionalista de Encantado e uma das mais respeitadas no Vale do Taquari compete pelo segundo ano consecutivo nas Danças Tradicionais Força A. Os preparativos começaram em janeiro e terminam na noite desta quinta-feira, 14, com o ensaio final. No ano passado, o grupo conquistou dois resultados expressivos, terceiro lugar na coreografia de saída e quarto lugar na apresentação de entrada. O tema de 2024 dá continuidade aos personagens do escritor gaúcho, Érico Veríssimo, autor da trilogia O Tempo e o Vento, com o casal Pedro Missioneiro e Ana Terra.
E pelo que ouvimos dos integrantes Sabrina Guedes, Romulo Klepker e Fernanda Zanon (foto) em
entrevista na Rádio A Hora, o esforço e a dedicação do grupo têm chance de repetir 2023 com a classificação para o Top 20. A apresentação no sábado, 16, está prevista para as 22h, no Ginásio Poliesportivo. O Grupo A Hora acompanha.
Festa histórica!
Agora é oficial. O complexo do Cristo Protetor será inaugurado em 6 de abril de 2025, mesmo dia do inesquecível içamento dos braços e do rosto da estátua. Nos bastidores já se projetam 15 dias de atrações. A ideia é conectar com a programação do aniversário dos 110 anos de Encantado, comemorado no dia 31 de março. E o Canto da Lagoa, é uma das possibilidades.
Em 2021, Bolsonaro disse que viria à inauguração do Cristo Quando esteve em Brasília, em maio de 2021, o prefeito de Encantado, Jonas Calvi (PSDB), convidou pessoalmente o então presidente Jair Bolsonaro para a inauguração do Cristo Protetor, prevista, na época, para dezembro daquele ano. E a resposta do principal líder da direita nacional foi positiva, apenas aguardaria a confirmação da data para viajar ao Rio Grande do Sul. O tempo passou e Lula assumiu a presidência. E agora?
Disputa
interna para a
presidência
da Câmara
Um provável acordo entre as bancadas aliadas ao governo de Jonas Calvi na Câmara de Vereadores de Encantado aponta que a presidência da Mesa Diretora nos próximos quatro anos será dividida da seguinte forma: dois anos para o PSDB e uma temporada cada para MDB e União Brasil.
Entre os tucanos, Valdecir Gonzatti e Cris Costa almejam liderar o parlamento no primeiro ano da nova legislatura. Pelo lado da oposição, já tem vereador do PP que defende o nome de Gonzattinho, por ser mais experiente. Será que a eleição vai ser com emoção, surpresas e rompimentos, igual a legislaturas anteriores? Trabalho para os articuladores. Eita!
Eu pergunto:
Você é a favor da redução da jornada de trabalho para quatro dias por semana, com direito a três dias de folga?
A proposta é da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e tem sido debatida na Câmara Federal.
- As ideias do vereador eleito (e mais votado), Daniel Passaia (União Brasil), já tem gerado murmurinhos nos bastidores da Câmara de Encantado antes mesmo de começar a próxima legislatura.
- Com o início da instalação das 50 unidades habitacionais, a expectativa é que os dois abrigos municipais de Encantado sejam desativados até o nal do ano. Com isso, um dos espaços, o Parque João Batista Marchese, cará liberado para receber eventos em 2025, entre eles, a Suinofest e o Canto da Lagoa.
- Em Nova Bréscia foram concluídas as obras de pavimentação asfáltica na estrada de Linha Estefânia.
DIOGO FEDRIZZI
DIOGO FEDRIZZI
ARQUIVO
MATHEUS
MANEJO DE RESÍDUOS
Estado trabalha na remoção de entulhos deixados pelas catástrofes
Além de Encantado, o município de Muçum também recebe os trabalhos
ENCANTADO
OGoverno do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), começou nesta semana a remoção dos entulhos deixados pela enchente de setembro de 2023, depositados no Parque João Batista Marchese em Encantado. Além do município, Muçum também recebe os trabalhos.
Ao todo, 9 mil toneladas de materiais serão recolhidas pela empresa CRVR e destinadas a um depósito em Minas do Leão, garantindo o correto descarte dos
DATA ESPECIAL
resíduos e prevenindo possíveis impactos ambientais. O trabalho será responsável pela remoção total dos entulhos gerados pelo desastre de setembro. Anteriormente, a SEMA já havia realizado a remoção de 6,7 mil toneladas. Além dos entulhos de setembro, o governo estadual acompanha a destinação de 7 mil toneladas de resíduos gerados pela enchente do final de abril e início de maio de 2024, que serão levados a um depósito licenciado na Linha Santa Terezinha.
Conforme o governo de Encantado, a iniciativa é fundamental para a recuperação das áreas afetadas. Além disso, respeita o manejo adequado de resíduos.
Trabalhos são realizados no Parque João Batista Marchese em Encantado
ACI-E promove evento para o Empreendedorismo Feminino
Empresária Vânia Pedó é a convidada do Happy Hour que ocorre no dia 19
“Happy Hour
Bate-Papo Mulher
SuperAção” terá mais uma edição
ENCANTADO
Para marcar o Dia do Empreendedorismo Feminino, o Núcleo de Mulheres SuperAção, da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), promove na terça-feira, 19, mais uma edição do “Happy Hour Bate-Papo Mulher SuperAção”. A convidada deste ano é a empresária, gestora do Bratti Supermercado de Encantado e diretora de Núcleos da ACI-E, Vânia Pedó. Conforme a coordenadora do Grupo de Trabalho do SuperAção, Aniela Prediger, as integrantes optaram em convidar uma mulher de Encantado como forma de valorizar e dar visibilidade às atividades desenvolvidas no próprio núcleo. “Nos anos anteriores, a palestrante sempre era de fora. A Vânia integra o SuperAção e tem tantas histórias legais para compartilhar. Queremos que as participantes compreendam o que o núcleo faz realmente por nós mulheres, além da evolução pessoal e profissional que esse trabalho
proporciona”, comenta.
O Happy Hour ocorre no Restaurante Dona Chica, com recepção a partir das 19h e início do bate-papo às 19h30min. Após, haverá jantar com o cardápio Dona Chica em Brasa e música ao vivo. O valor do ingresso é de R$ 60 para associadas da ACI-E e R$ 90 para não-associadas e eles podem ser adquiridos pelo link disponível nas redes sociais da associação. Para mais detalhes, os interessados podem contatar a ACI-E pelo telefone/ whats (51) 3751-2255. O patrocínio é de Ciamed, Sicoob, Sartah Acessórios e Sicredi Região dos Vales.
Saiba mais
Comemorado em 19 de novembro, o Dia do Empreendedorismo Feminino foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014 para homenagear e valorizar o papel das mulheres empreendedoras.
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
PROJETO PILOTO
Roteiro fomenta potenciais do turismo rural em Vespasiano Corrêa
Com dois dias de programação, evento foi uma aposta para impulsionar a economia local
VESPASIANO CORRÊA
Em um esforço que une tradição rural e inovação turística, Vespasiano Corrêa realizou a primeira edição do roteiro piloto “Nos Trilhos da Esperança”. Este projeto de turismo rural, nascido de uma longa preparação e capacitação oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vespasiano Corrêa, com apoio do STR de Encantado, prefeitura e Sicredi, tem a ambição de colocar a cidade e seus atrativos no mapa turístico regional e estadual. O evento ocorreu na última quinta e sexta-feira, 7 e 8, e logo no início do trajeto, o prefeito Tiago Michelon acompanhou o grupo e ressaltou a forma como o governo vem incentivando as potencialidades do setor. “Nos últimos quatro anos o turismo
renda”, disse.
cresceu consideravelmente em Vespasiano. Passamos de engatinhar nesse caminho para já conseguir caminhar e no futuro pudermos correr. A principal conquista foi conseguir fazer com que os empreendedores daqui acreditassem que o turismo não só é uma possibilidade comercial, como pode ser a principal fonte de
Este roteiro, além de explorar as belezas naturais da região, foi desenvolvido para responder à crescente demanda de visitantes atraídos pelo Viaduto 13, Cristo Protetor e pelo passeio Trem dos Vales. Após três anos de planejamento e adequações, o roteiro foi concebido para não só proporcionar uma experiência autêntica do meio rural aos visitantes, mas também gerar renda e oportunidades para a comunidade local.
Graziela Salvagni, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vespasiano Corrêa, comentou que a evolução do projeto foi um reflexo do trabalho em conjunto com o SENAR-RS. “A nossa parceria é muito evolutiva. Fizemos esse curso de turismo
para capacitar os empreendedores e melhorar os estabelecimentos.
Antes, a maioria deles não sabia exatamente o que era necessário para atuar no turismo rural”, explicou Graziela.
A busca por formação por parte dos empreendedores foi fundamental para impulsionar o projeto. Graziela relata que muitos deles, antes sem noção do potencial turístico de seus negócios, começaram a ver a possibilidade de integrar a rota e oferecer serviços que atendam às expectativas de um público cada vez mais exigente.
Novo olhar sobre
o turismo rural
A instrutora do SENAR-RS, Claudiana Castro, que conduziu a visita em Vespasiano Corrêa, observa que a cidade possui um “potencial riquíssimo” para
LOCAIS VISITADOS:
Igreja
Pousada Morada da Esperança
Pousada Jc
Café Bolo e Bule
Hotel Belvedere
Pedra da Tartaruga
Viaduto 13
Camping Paraiso Tropical
Restaurante Recanto do Nono
Invernada Blessmann
Cantina do Titi
fomentar o setor. “Trabalhar com turismo é algo contínuo, que exige qualificação, inovação e agregação de novos serviços. O projeto, que também formou produtores rurais e artesãos, foi pensado para que esses profissionais reconheçam o turismo como uma atividade que não apenas gera renda, mas também valoriza a cultura e o meio ambiente local”, disse. Com dez empreendimentos inicialmente capacitados, o município aposta que o turismo rural terá um impacto positivo na economia local, diversificando a oferta e garantindo uma experiência diferenciada ao visitante. Como este é um roteiro piloto, o feedback dos primeiros visitantes será fundamental para ajustes e melhorias. A expectativa é que o “Nos Trilhos da Esperança” seja mais que um roteiro turístico, tornando-se um símbolo de desenvolvimento econômico e social para Vespasiano Corrêa.
Nos últimos quatro anos o turismo cresceu consideravelmente em Vespasiano. A principal conquista foi conseguir fazer com que os empreendedores daqui acreditassem que o turismo não só é uma possibilidade comercial, como pode ser a principal fonte de renda”
O café da manhã foi no
Colonial Pezzi, local que possuí uma beleza natural a disposição dos visitantes
Matheus Giovanella Laste matheus@grupoahora.net.br
Moinho Colonial Pezzi
São João Batista
TIAGO MICHELON PREFEITO DE VESPASIANO CORRÊA
A Igreja São João Batista também esteve entre as paradas do grupo
Moinho
Abertura da visita ocorreu no pórtico de entrada do município
FOTOS BRAYAN BICCA
POLO PRODUTIVO
Seminário reúne produtores e lideranças para tratar da indicação geográfi ca da erva-mate
Programação ocorreu no recém inaugurado
Centro Vocacional e Tecnológico da planta em Ilópolis
AAssociação dos Amigos e Parceiros da Erva-mate do Polo do Alto do Vale do Taquari (AA Erva-Mate) promoveu um importante seminário para debater a Indicação Geográfica (IG) do produto, reunindo produtores, especialistas e autoridades dos municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Dr. Ricardo, Fontoura Xavier, Itapuca e Putinga. Entre os diversos palestrantes escalados, foi possível aprender e discutir sobre os impactos positivos da certificação de IG para a erva-mate local.
A IG é uma classificação que indica que um produto é patrimônio regional, onde normas e regras específicas já estão organizadas para preservar esta identidade. Um dos critérios para alcançar esse reconhecimento é que o objeto já seja parte da cultura do povo, tenha uma história de vínculo com a comunidade e esteja numa determinada área demarcada. Um exemplo é o Vinho do Porto, em Portugal, e Champanhe, na França. Se conquistar o selo, a erva-mate será a primeira do Vale a conseguir essa classificação.
O seminário ocorreu na última sexta-feira, 8, onde, no dia anterior, foi inaugurado o primeiro Centro Vocacional e Tecnológico
Programação reuniu especialistas no setor ervateiro e pesquisadores sobre o processo de IG
Trajetória e os desafios
Reconhecemos o produto de alta qualidade criado aqui, viemos aprender com vocês, não queremos que mudem seus meios”
da erva-mate do país. O local aspira revolucionar como a erva-mate é estudada e valorizada na região. O espaço conta com três laboratórios voltados para pesquisa e aprofundamento sobre a erva-mate, permitindo a realização de coletas e exames mais detalhados do produto.
O primeiro palestrante foi o coordenador de projetos de Agronegócios do Sebrae, André Bordignon, que salientou que os produtores não precisarão alterar sua forma de trabalhar com a IG. “Reconhecemos o produto de alta qualidade criado aqui, viemos aprender com vocês, não queremos que mudem seus meios”, salientou. Segundo os dados apresentados no seminário, o Brasil comporta 121 selos de IG em seu território.
A advogada e professora da UFRGS, Kelly Lissandra Bruch destacou que o processo de obtenção de uma IG é extenso e complexo. “Inicialmente, é preciso que os produtores se unam e formem uma entidade representativa para coordenar o projeto. Em seguida, eles precisam elaborar o caderno de especificações técnicas, documento que define as normas de produção e processamento para o produto ter as características desejadas. A partir daí, é preciso delimitar a área geográfica que atende aos requisitos naturais e humanos que conferem ao produto sua tipicidade”, explicou. Essa etapa é fundamental para estabelecer o vínculo entre o produto e a região, sendo que somente os produtores da área delimitada e que cumpram as especificações poderão usar o selo da IG. Kelly também alertou que a
obtenção de uma IG não é uma solução mágica para todos os problemas dos produtores, nem uma garantia de aumento de preços. “O maior valor do selo reside na organização dos produtores, na padronização da cadeia produtiva e no reconhecimento do produto pelos consumidores”, disse. No entanto, ela também apontou desafios: há riscos de conflitos internos entre grupos de produtores e de uma possível sobre-exposição da região, o que pode atrair especulação imobiliária e turismo insustentável.
Avaliação
Clovis Roman, presidente da AA Erva-mate, destacou a presença de mais de 170 participantes com ampla representatividade e apoio técnico. “Especialistas do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), incluindo um examinador especializado em IGs, membros do Ministério da Agri-
BENEFÍCIOS A PARTIR DA ESTRUTURAÇÃO DA IG:
- Agregação de Valor
- Melhoria do Processo Produtivo
- Preservação da Biodiversidade
- Cooperativismo
- Estímulo do Turismo
- Acesso a mercados diferenciados
cultura (MAPA), além de representantes de universidades como a Univates, a UFRGS e a UFSM, que contribuíram com pesquisas importantes, incluindo a identificação de marcadores específicos da erva-mate produzida na região alta do Vale do Taquari”, citou. A troca de experiências com outras instituições, como a Embrapa e o Instituto Brasileiro do Vinho, apresentaram estudos e práticas que podem colaborar com o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da erva-mate. “Tivemos a presença de técnicos da Emater e representantes dos cinco polos produtores de erva-mate, o evento foi um marco para a região do Alto Taquari e um grande sucesso para fortalecer o movimento em busca da IG, consolidando a integração e o apoio entre produtores e entidades técnicas e governamentais. Foi grandioso”, enfatizou Roman.
REGIÃO ALTA
Matheus Giovanella Laste matheus@grupoahora.net.br
FOTOS BRAYAN BICCA
O primeiro palestrante do dia foi o coordenador de projetos de Agronegócios do Sebrae, André Bordignon
VIVÊNCIAS ALÉM DA SALA DE AULA
Semana Cultural celebra educação, arte e comunidade
A 6ª edição do evento proporcionou oficinas, palestras e diversas atividades culturais
Matheus Giovanella Laste matheus@grupoahora.net.br
ENCANTADO
AEscola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mundo Encantado está promovendo a sexta edição de sua Semana Cultural, um evento que reúne arte, literatura e tecnologia em uma programação rica e variada, destinada a proporcionar aos alunos experiências e vivências que vão além da sala de aula tradicional. O evento, que iniciou na segunda-feira, 11, estende-se até hoje, 14, com atividades que abrangem desde oficinas até apresentações literárias e momentos de convivência entre a escola e as famílias. Segundo a diretora Kaise Radaelli, a Semana Cultural não é apenas um evento escolar, mas uma oportunidade de criar memórias e experiências além da sala de aula tradicional, favorecendo a socialização e estimulando habilidades, aprendizado e criatividade. “O evento foi idealizado para que os estudantes possam assumir um papel de protagonismo, oferecendo oficinas para os colegas e participando ativamente de atividades que ampliam seus horizontes culturais e criativos” salientou.
Desde o primeiro dia, os alunos da EMEF Mundo Encantado mergulharam em um ambiente transformado por oficinas de diversas áreas, envolvendo autores locais e figuras relevantes do cenário cultural. A abertura oficial aconteceu durante a tarde, mas as
atividades já começaram logo pela manhã, com oficinas de design gráfico no Canva e um bate-papo sobre fotografia e turismo com o jornalista Alício Assunção, que trouxe imagens da região do Vale do Taquari.
Na terça-feira, 12, o evento contou com um circuito de 12 oficinas, abordando temas variados, como grafite, música, astronomia e até o lançamento de foguetes, proporcionando aos alunos experiências únicas e criativas. À noite, o evento ganhou um tom ainda mais singular com o lançamento de um livro de histórias em quadrinhos, escrito pelos alunos do 5º ano, e a entrega do “Livro da Vida” para os estudantes do 9º ano, celebrando sua trajetória escolar.
Valorização dos autores regionais
Uma das marcas desta edição é a presença de autores locais, com nomes como Camily Moura, Gabriela Bertozzi, Laura Mottares, Lígia Scarello, Luis Henrique Poletto e Morgana Domênica Hattge. Ao longo da semana, esses autores participaram de conversas com os alunos, promovendo uma interação direta entre
escritores e leitores e incentivando o contato com a literatura regional. “Buscamos sempre trazer autores para esta aproximação, fortalecendo a relação dos alunos com a leitura e a cultura da nossa região”, explicou Kaise. Além das oficinas e palestras, a Semana Cultural inclui a tradicional Feira do Livro, evento que deu origem à própria semana cultural e que ocorre na escola há mais de uma década.
Entrega do Livro da Vida para a turma do 9ºAno
Livro de histórias em quadrinhos foi escrito pelos alunos do 5º ano
Camily Moura foi uma das escritoras da região a palestrar aos alunos
FOTOS MATHEUS LASTE
RECONHECIMENTO
Encantado homenageia 13 pessoas com os títulos de Cidadão Honorário e Benemérito
Solenidade ocorrerá durante a Semana da Câmara
ENCANTADO
ACâmara de Vereadores de Encantado concederá a 13 pessoas os títulos de Cidadão Honorário e Benemérito.
As homenagens serão entregues em solenidade no dia 22 de novembro de 2024, durante a programação da Semana da Câmara.
Os homenageados como Cidadãos Honorários serão a empresária Vanessa Goldoni Gonzatti, integrante da Associação Amigos de Cristo; a empresária Renata Casagrande Galiotto, CEO da Ciamed; a professora aposentada e comunicadora Angela Maria Sassi Reale; o empresário e ex-presidente do Consepro, Victório Armelindo Alba; os médicos Jorge Rafael Hurtado Bermudez, Clóvis Luiz Balbinot, Maurício de Oliveira Feldens e Fábio Brum Vitória; o empresário e professor aposentado José Carlos Gonzatti; a professora aposentada Flávia Orlandini; Miriam Pereira de Freitas, ex-conselheira tutelar; e a empresária Maria Raimondi Turatti, da Divine Chocolates. A professora aposentada e exvereadora de Encantado, Lúcia Moresco, será agraciada com o título de Cidadã Benemérita.
Sessão
O primeiro suplente do PDT, Gustavo “Pato” Radaelli, assumiu, na sessão desta semana, a vaga de Roberto Salton (PL) que se ausentou por motivos de saúde. Durante a reunião, os vereadores aprovaram o projeto que autoriza a abertura de créditos especiais de R$ 378,5 mil. A suplementação destes créditos busca incluir no orçamento o repasse federal referente a perdas do ICMS que serão aplicados em serviços na área da educação, obrigações tributárias e precatórios.
PROGRAMAÇÃO DE 18 A 22 DE NOVEMBRO
SEGUNDA-FEIRA - 18/11
18h - Abertura oficial da 27ª Semana da Câmara durante a Sessão Plenária Ordinária.
Local: Câmara de Vereadores de Encantado
TERÇA-FEIRA - 19/11
19h - Noite de homenagens com a entrega de Moções de Aplausos.
- Apresentação do Coral Vida e Canto.
- Logo após será servido coquetel
Local: Câmara de Vereadores de Encantado
QUARTA-FEIRA 20/11
8h - Apresentação cultural em homenagem ao Dia da Consciência Negra.
Local: Praça da Bandeira
QUINTA-FEIRA 21/11 (MANHÃ)
“Palestra para alunas do 9º ano das escolas municipais, estaduais e particular”.
8h45 - Recepção e café da manhã.
9h15 - Amor 2.0 e o “blá, blá, blá”
da Felicidade, com a jornalista e gestora de Felicidade e Bemestar, Danielle Harth.
Local: Auditório Brasil - Prefeitura
QUINTA-FEIRA 21/11 (TARDE) Alerta e Prevenção da Saúde da Mulher, com as idosas da Assedi” 13h30 - Recepção 14h - Processo de envelhecimento e as mudanças na capacidade de locomoção com a fisioterapeuta, Vanderlise Stefani Lorenzon.
1 4h45 - Alongamento, dança e
técnicas de relaxamento e bemestar, com a instrutora fitness e mestra reiki, Adriana Gallego. 15h30- Café da tarde
Local: Câmara de Vereadores de Encantado
SEXTA-FEIRA 22/11
19h - Noite de homenagens com a entrega dos Títulos de Cidadão Honorário e Cidadão Benemérito - Logo após será servido coquetel
Local: Câmara de Vereadores de Encantado
Vanessa Goldoni Gonzatti Empresária e integrante da Associação Amigos de Cristo
Maria Raimondi Turatti Empresária da Divine Chocolates e Sabory
Miriam Pereira de Freitas Ex-conselheira tutelar
Lúcia Moresco Professora aposentada e exvereadora
Victório Armelindo Alba Empresário e ex-presidente do Consepro
José Carlos Gonzatti Empresário e professor aposentado
Flávia Orlandini Professora aposentada
Clóvis Luiz Balbinot Médico
Fábio Vitória Médico e CEO do Boulevard
Renata Galiotto Empresária e CEO da Ciamed
Angela Maria Sassi Reale Professora aposentada e comunicadora
Jorge Rafael Bermudez Médico
Maurício Feldens Médico
365 VEZES NO VALE
365vezesnovaledotaquari@gmail.com
FÁBIO KUHN
Berghaus: casa de campo em região turística de Arroio do Meio
Do alemão, a palavra “Berghaus” significa “casa na montanha”.
Essa é uma das características da hospedagem localizada em um dos pontos mais altos do distrito de Forqueta, em Arroio do Meio.
A Berghaus Pousada abriu ao público em 2024 com a proposta de oferecer um ambiente amplo e aconchegante em meio à natureza. Tem um pátio enorme com árvores frutíferas, lavandas e até roda de fogo. A garagem fechada fica no térreo.
Na área interna, destaque para a sala com lareira integrada a uma cozinha completa. Junto desse ambiente está a enorme varanda onde é possível instalar redes e vislumbrar a paisagem panorâmica do interior arroiomeense e a área urbana de Lajeado.
Os dois quartos possuem características singulares.
A suíte tem banheiro com hidromassagem de frente a uma parede envidraçada para a mata verde. Também com banheiro próprio, o outro dormitório fica no mezanino.
Um dos diferenciais é a banheira com hidromassagem junto à suíte principal
Boa parte dos móveis de madeira foram construídos pela proprietária Margarete Hentges, que tem a carpintaria como um hobby. Dessa forma, a decoração presente na Berghaus é única.
O destino se torna ideal tanto para o casal que busca momentos românticos ou até para famílias ou amigos atrás do sossego interiorano.
Vale ressaltar que Forqueta já é conhecida pelo potencial turístico.
No distrito estão localizados pontos famosos como a charmosa Igreja de Pedra, a Agroecologia Ferrari (pioneira no sistema colhe e pague de orgânicos na região), o Alambique Maders e o Camping do Irineu.
Mais informações sobre o Berghaus Pousada podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp 51 98485-0822 ou na página oficial @berghauspousada no Instagram.
Casa de campo ampla, aconchegante e com decoração única surpreende os hóspedes em Forqueta, distrito de Arroio do Meio
Mapa do Rio Grande do Sul na cascata
Assim está a Cascata Três Quedas após a enchente histórica de maio. Um fato curioso é o formato do poço final se assemelhando ao mapa do Rio Grande do Sul. O destino fica em Vespasiano Corrêa e pode ser acessado pelo camping Recanto Cascata V13. A foto é do seguidor Sandro Pereira da Silva (@sandrops865). @natrilhadafoto_
O Jean Souza registrou com muita perfeição a beleza da Cascata do Trovão. O atrativo natural ca em Canudos do Vale com acesso respectivamente fácil por uma trilha de aproximadamente 500 metros.
Use a #365_vezes_no_vale e compartilhe as belezas da região conosco!