A Hora – 09/04/25

Page 1


grupoahora.net.br

Falhas em estações deixam RS vulnerável a desastres climáticos

Estudo mostra que 15 das 56 unidades tem lapsos de informações

Relatório entregue ao comitê científico do Plano Rio Grande aponta que 26,7% das estações meteorológicas do Inmet no RS apresentam falhas. Das 56 unidades (45 convencionais e 11 automáticas), 15 têm problemas recorrentes. A única da região, em Teutô-

nia, teve pane durante as chuvas de abril e maio do ano passado. O estudo revela que há estações que não operam à noite ou nos fins de semana por falta de pessoal. O Inmet anuncia plano para instalar 98 novas estações a partir deste ano. Especialistas alertam para apagão.

EGR finaliza últimos detalhes da estrutura sobre o Forqueta. Nova ponte recebeu camada de asfalto e sinalização. Liberação

Inadimplência recorde em Lajeado

Juvir Costella garante: rodovia que liga Encantado a Soledade será remodelada.

OPINIÃO VINI BILHAR

Fruki lança versão zero em garrafa de vidro

Empresa atende demanda, e guaraná zero ganha versão em garrafa de vidro 600 ml.

Projeto “Uma Casa por Dia” será um dos destaques do RS Innovation Stage na manhã de hoje, com a presença de líderes locais. Pro_Move Lajeado volta a colocar região em evidência e se junta a outros ecossistemas de inovação gaúchos em espaço do Inova RS. EVENTO NA CAPITAL Iniciativa do Vale abre atividades do South Summit

Manter estações meteorológicas inoperantes em plena era de mudanças climáticas revela grave descompasso entre necessidade e ação. Estudo feito para o comitê científico do Plano Rio Grande expõe falhas em 26,7% das estações do Inmet no RS, incluindo a única unidade do Vale do Taquari, localizada em Teutônia.

Considerar aceitável que sensores falhem durante eventos extremos – como aconteceu nas chuvas de abril e maio de 2024 – significa risco de morte para milhares de moradores das áreas ribeirinhas.

“O Vale do Taquari conhece o custo da desinformação. Não há justificativa para continuar às cegas. Garantir dados meteorológicos confiáveis constitui obrigação do poder público e direito básico à população.”

A estação de Teutônia coleta dados essenciais sobre temperatura, umidade e precipitação. Sem essas informações, perde-se a capacidade de prever e mitigar desastres. Investir em monitoramento e prevenção não constitui gasto, mas economia.

Cada real aplicado poupa dez em reconstrução. O plano do Inmet para instalar 98 novas estações a partir de 2025 representa avanço, porém chega tarde para região que sofreu tragédias históricas.

Também é preciso exigir manutenção nas estações existentes. O Vale do Taquari conhece o custo da desinformação. Não há justificativa para continuar às cegas. Garantir dados meteorológicos confiáveis constitui obrigação do poder público e direito básico à população.

Av. Benjamin Constant, 1034, Centro, Lajeado/RS grupoahora.net.br / CEP 95900-104

Contatos eletrônicos:

assinaturas@grupoahora.net.br comercial@grupoahora.net.br faturamento@grupoahora.net.br financeiro@grupoahora.net.br centraldejornalismo@grupoahora.net.br atendimento@grupoahora.net.br

Os artigos e colunas publicados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Impressão Zero Hora Gráfica

“Nossa

missão é divulgar a cultura e as tradições gaúchas”

SanirFreytagépatrão

doCentrodeTradições Gaúchas Querência da Mata, de Mato Leitão desde janeirodesteano.Viunos lhosaportadeentrada paraotradicionalismoe hojelideraaentidadecom orgulhoededicação

Como começou sua história com a cultura tradicionalista e com o CTG?

Em 2012, meu filho mais velho começou a dançar na invernada juvenil e minha filha na invernada pré-mirim no CTG Chaleira Preta, de Venâncio Aires. Foi aí que começou o meu envolvimento com a cultura tradicionalista e o Centro de Tradições Gaúchas Querência da Mata, de Mato Leitão.

Quais foram os principais desafios e conquistas da sua gestão até agora?

Minha gestão começou no início deste ano. O maior desafio até o momento foi organizar o departamento artístico. Já a maior conquista que considero foi levar as invernadas em um rodeio artístico.

Como o CTG tem se envolvido com a comunidade de Mato Leitão e na preservação das tradições gaúchas na cidade?

A entidade costuma participar dos eventos municipais promovendo cursos de dança, cavalgadas e marcando presença em rodeios levando o nome do município. Nosso papel é estar atuante no movimento tradicionalista divulgando a cultura e tradições gaúchas.

O CTG realiza algum evento tradicional que já

virou referência na região?

Dentre os eventos temos a Cavalgada da Lua Cheia, o Fandango de Formatura do Curso de Dança, Cavalgada Regional dos Vales das Prendas, cavalgada em busca da chama crioula, além do Rodeio Campeiro, fandangos, Missa Crioula no aniversário da entidade, almoço com tradicional costelão e atividades culturais

Como é feita a preparação dos grupos de dança? Há incentivo à participação de jovens e crianças no CTG?

Temos dois grupos de dança: invernada juvenil e mirim. Os ensaios ocorrem semanalmente. O departamento cultural faz provas anuais para seu prendado interno. O trabalho com os jovens é feito na área campeira sempre incentivado pelos laçadores mais experientes. Na área artística, com apresentações de dança nas escolas, além de atividades no CTG como, passeio a cavalo, charrete, dentre outros.

Quais são os principais de-

safios enfrentados hoje pelos CTGs em geral?

O recurso financeiro sempre é um grande desafio. A ajuda que temos é através das leis culturais, mas demandam muita dedicação e tempo das patronagens que fazem serviço voluntário.

O que o público pode esperar do CTG Querência da Mata nos próximos meses?

A entidade cresceu muito nos últimos anos e, tenho certeza, que vai continuar crescendo. Temos muitas atividades programadas para os próximos meses como, na próxima sexta-fera, 11, inicia o curso de dança. No dia 1º de maio, acontece a Cavalgada das Prendas. Dia 7 de junho, nosso fandango. Em agosto realizamos a cavalgada em busca da Chama em Caxias do Sul. Em setembro teremos diversas atividades farroupilhas. Em outubro, promovemos a Cavalgada da Família, Cavalgada de Integração da Entidade. Em dezembro, ocorre o Rodeio Crioulo e jantar festivo de final de ano.

Filiado à
Fundado em 1º de julho de 2002
Vale do Taquari - Lajeado - RS
Diretor Executivo: Adair Weiss
Diretor Editorial e de Produtos: Fernando Weiss
Editor-chefe da Central de Jornalismo: Felipe Neitzke
Maira
ARQUIVO PESSOAL

MONITORAMENTO E PREVENÇÃO

Relatório aponta falhas em quase 30% das estações do Inmet

Estudo entregue ao comitê científico do Plano Rio Grande aponta lacunas de informações e demora de até um ano para manutenção de sensores automáticos

Filipe Faleiro filipe@grupoahora.net.br

Estações hidrológicas e meteorológicas, tanto automáticas quanto convencionais (que dependem de um operador), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estão sucateadas e com vácuos no funcionamento.

Essa é a conclusão de pesquisa desenvolvida pelo vice-reitor da Unisinos, Artur Eugênio Jacobus. Integrante do comitê científico do Plano Rio Grande, o professor fez uma pesquisa sobre o funcionamento dos aparelhos no estado.

“A ausência de dados afeta a confiabilidade de previsões e de estudos sobre o clima, com potencial impacto nas ações de prevenção e resposta a eventos extremos”, destaca. O estudo foi apresentado ao comitê gaúcho e entregue ao Inmet. “Dois aspectos me chamaram atenção. Nas convencionais, o monitoramento 24h por dia, toda a semana, não acontece. É como se funcionasse apenas em horário comercial. Não monitoram a noite, nem nos fins de semana. Isso, está claro, é falta de pessoal. Já as automáticas, a questão é manutenção”, explica. Como o instituto é referência tanto no país quanto para modelagem em agências internacionais, a qualidade da informação fica comprometida. “Para se ter uma ideia, nas automáticas há o problema de sensores que param de funcionar por um tempo, ou pior, repassam leituras equivocadas.”

Ao todo, são 45 convencionais e 11 automáticas. Pelo estudo, 15 apresentaram falhas recorrentes na geração dos relatórios. Esse número alcança 26,7% das estações do instituto. No Vale do Taquari, existe apenas uma estação, fica em Teutônia.

Apagão no

momento crítico

Durante as chuvas incessantes do fim de abril e início de maio de 2024, a estação de Teutônia parou

Inmet promete investir em mais 98 estações no RS a partir deste ano. Alerta do comitê cientí co é para garantir contratos com manutenção previstas nos aparelhos automáticos

de funcionar. “Fica muito difícil fazer um estudo climatológico, que precisa de continuidade, para se ver o padrão ao longo dos anos e das décadas”, destaca Jacobus. A estação de Teutônia não tem como missão acompanhar a subida dos rios, ou o risco de enchentes, mas de captar temperatura, umidade e quantidade de chuva naquela microrregião do Vale do Taquari.

As falhas, segundo Jacobus, criam o que ele chama de “deserto de informação”. Essa ausência compromete a eficácia dos modelos de previsão e da modelagem hidrodinâmica”, frisa o professor e continua: “a estação precisa operar com regularidade. Um estudo climático sério exige pelo menos 30 anos contínuos de dados.”

Um caso emblemático é o de Porto Alegre. “O monitoramento e relatórios sobre temperatura, chuva e nível do Guaíba começaram em 1910. Agora, em 2024, deixamos de registrar porque falta operador ou manutenção? É inaceitável.”

Soluções e caminhos

Para Jacobus, a solução envolve reforçar o quadro técnico do Inmet e criar um sistema de manutenção rápida, com contratos específicos para suporte em campo. Em termos estaduais, o comitê avalia junto com o Piratini a compra de estações e de

equipes para garantir o funcionamento com dinheiro do Fundo da Reconstrução do RS (Funrigs).

“O problema não é só investimento. Em termos do Inmet, hoje há menos servidores do que se tinha há 20 anos. O mundo trabalha com sistemas de monitoramento em tempo real, com qualidade e resposta rápida. O Brasil precisa entender que informação climática é infraestrutura crítica.”

O relatório elaborado por Jacobus foi encaminhado à direção do Inmet e à imprensa. Ele afirma que pretende continuar o monitoramento e buscar articulações com cientistas de dados, universidades e outros órgãos públicos para ampliar a discussão sobre a qualidade da rede.

“Antes esse assunto interessava a poucos, agora é uma questão pública. Precisamos pressionar por melhorias. Não podemos mais aceitar trabalhar com o que temos. Precisamos de informação com qualidade e continuidade.”

Resposta do Inmet

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, está em curso um plano de recuperação e ampliação da rede de monitoramento meteorológico no país, com olhar especial para o Rio Grande do Sul. Entre as ações previstas, está a instalação de 98 novas estações automáticas,

HISTÓRICO DO NÚMERO DE ESTAÇÕES EM FUNCIONAMENTO

• De 1961 a 1990, haviam 325 estações com dados publicados

• Até 2010, subiu para 334

• Em 2020, caiu para 190

com início previsto para o segundo trimestre de 2025. Os recursos são oriundos de crédito extraordinário liberado pelo governo federal.

O Inmet também aponta um aumento de 46% no orçamento para 2025, destinado à produção e divulgação de dados meteorológicos e climatológicos. O plano inclui ainda a criação de 27 novas unidades de apoio meteorológico, uma em cada unidade federativa, substituindo os antigos seis distritos meteorológicos, além da convocação de novos profissionais por meio de concurso público.

A instituição afirma que todas essas medidas integram o Planejamento Estratégico 2025-2031.

• São 45 estações convencionais (com operador) no RS

• Outras 11 automáticas

• CONVENCIONAIS COM PROBLEMAS

Porto Alegre, Santa Vitória do Palmar, São Luiz Gonzaga, Bagé, Cruz Alta, Caxias do Sul, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Pelotas (completamente inoperante desde janeiro de 2024) e Bom Jesus

• ERRO MAIS COMUM Falta de monitoramento durante a noite e nos fins de semana.

• SANTA MARIA A única estação convencional que nunca teve interrupções.

• AUTOMÁTICAS INOPERANTES

Mostardas (desde abril de 2024), Ibirubá (dezembro de 24), Santa Rosa (fevereiro de 25), Torres (agosto de 24), Teutônia (falha no sensor durante chuvas de abril e de maio de 24).

CONSEQUÊNCIAS:

• População sem acesso a informações básicas do tempo;

• Previsões menos precisas por falta de dados;

• Impossibilidade de atualizar médias climáticas o ciais;

• Dificuldade para avaliar extremos e anomalias do clima;

• Comprometimento de estudos e pesquisas.

DIVULGAÇÃO

rodrigomartini@grupoahora.net.br

“Vamos ter uma nova ERS-332”, promete o secretário Juvir Costella

Após praticamente finalizar a construção de uma nova ponte em tempo recorde sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, a Secretaria Estadual de Transporte e Logística passa a se movimentar com mais intensidade para cumprir duas outras promessas feitas ao Vale do Taquari. A primeira é mais conhecida do público geral. Trata-se da recuperação de trechos pavimentados da ERS 129, entre Estrela e Colinas, e da pavimentação asfáltica de sete quilômetros (da mesma rodovia) de chão batido no

famigerado trecho entre Colinas e Roca Sales, uma das únicas vias de ligação regional nos últimos 11 meses. A segunda promessa do Estado talvez não seja de tamanho conhecimento do público regional. Mas nem por isso perde em importância. Trata-se da recuperação e “remodelação” de 97 quilômetros da ERS-332, entre Encantado e Soledade. É a “Rota da Erva-Mate”. Um trajeto que também serve ao turismo mas, acima de tudo, é a principal rota de escoamento da produção e entrega de insumos ao principal polo ervateiro do Estado

– sem falar em outras cadeias econômicas em Doutor Ricardo, Relvado, Putinga, Ilópolis, Anta Gorda e Arvorezinha. “Vamos ter uma nova ERS-332”, avisou o secretário estadual Juvir Costella, durante entrevista ao Frente e Verso. A previsão é investir R$ 200 milhões para permitir o tráfego de caminhões ainda maiores, garantir muito mais agilidade logística à região, e o principal: melhorar a segurança dos motoristas em geral e comunidades lindeiras. E nós vamos cobrar, é claro!

- Ao menos duas chapas devem concorrer ao comando do MDB de Estrela. Uma será encabeçada pelo vereador Douglas Daroit. E a outra pela ex-secretária municipal de Saúde, Márcia Scherer.

- Já em âmbito regional, tudo indica que a coordenação do MDB vai ficar mesmo com o ex-prefeito de Estrela e ex-deputado estadual, Elmar Schneider (MDB).

- Em entrevista ao Conexão Regional, na segunda-feira, o presidente da câmara de Estrela, Ernani de Castro (MDB), falou sobre a cassação do mandato em função da participação dele em um churrasco pago por empresa privada durante as eleições. Em resumo, ele demonstra tranquilidade com relação à futura análise do recurso no TRE, e confirmou a contratação de advogados de POA.

- O governo de Lajeado formou a Comissão de Revisão do estacionamento rotativo pgo em vias públicas. Fazem parte do grupo Guilherme Cé, vice-prefeito; Alex Schmitt, secretário de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade; Elisânegla Hoss, assistente superior; Natanael Zanatta, procurador geral; e Vinícius Renner, coordenador de trânsito.

- A câmara de Teutônia deve iniciar nos próximos dias, e antes tarde do que mais tarde, a reforma do telhado do chamado “castelinho” dos vereadores.

- Já o governo de Teutônia contratou empresa de consultoria para estudar o melhor modelo de recolhimento de resíduos sólidos, e também para auxiliar na elaboração do edital de licitação para a concessão do serviço. Em tempo, o Executivo de Lajeado também buscou este caminho.

Frente Parlamentar Contra os Pedágios projeta audiências públicas

Idealizador da Frente Parlamentar Contra os Pedágios, o deputado estadual Paparico Bacchi (PL) participou do programa Conexão Regional de ontem. Além dele, participaram do importante debate o também deputado estadual Felipe Camozzato (Novo) e os empresários e líderes regionais Nilto Scapin e Adelar Steffler. E, entre as novidades divulgadas por Bacchi, destaque para a realiza-

ção de pelo menos 10 audiências públicas referentes ao processo de concessão do Bloco 2, que envolve – entre outras – as nossas rodovias estaduais. E será de suma importância que a grande maioria desses encontros sejam realizados no Vale do Taquari, a região mais impactada pelos pedágios e, também, pelas históricas e trágicas enchentes de 2023 e 2024.

Leite confirma Edivilson

Deputado estadual, ex-prefeito de Rio Pardo, e irmão do ex-presidente da assembleia e atual conselheiro do TCE/RS, Edson Brum, Edivilson Brum (MDB) garantiu nesta semana mais um importante passo na trajetória politica. Conforme antecipamos, ele foi nomeado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) como o novo Secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação. Na assembleia, quem assume a vaga de Brum é o suplente Tiago Simon (MDB). E há quem diga que isso fortalece a provável candidatura a governador de Gabriel Souza (MDB).

INOVAÇÃO NA CAPITAL

South Summit abre hoje com destaque para iniciativa do Vale

Projeto “Uma Casa por Dia” será apresentado em programação no palco RS Innovation Stage. Pro_Move Lajeado estará presente também em espaço do Inova RS, com outros ecossistemas gaúchos

Acapital dos gaúchos se torna, nesta semana, a capital nacional da inovação. Porto Alegre, a partir de hoje, recebe empreendedores, estudantes e agentes públicos de todo o país para a quarta edição do South Summit Brasil. A programação, que se estende até sexta-feira, 11, novamente tem o Vale do Taquari em posição de destaque. Presente nas primeiras edições, o Pro_Move Lajeado levará até o Cais Mauá os bons exemplos de projetos em execução no Vale do Taquari, com destaque para as propostas voltadas a reconstrução após a maior tragédia climática da história do RS. São iniciativas como o “Uma Casa por Dia”, responsável por garantir moradias a famílias desabrigadas pelas enchentes.

O case do Pro_Move será apresentado hoje, às 9h, no palco RS Innovation Stage. Estarão presentes o diretor executivo da Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil), Tiago Guerra, o promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach, a prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher e a superintendente executiva da Unimed VTRP, Rosilene Knebel. Conforme Guerra, a ideia é mostrar o papel da quádrupla

Casas para famílias atingidas pelas enchentes são construídas no bairro Floresta

hélice como agente para a execução de projetos de alto impacto social. “Um dos destaques é essa participação ativa, principalmente na experiência de maturidade de um ecossistema que atuou na resposta à catástrofe de maio de 2024”, comenta.

Espaço de exposição

Além da participação no RS Innovation Stage, o Pro_Move se soma a outros ecossistemas de inovação espalhados pelo RS para integrar um espaço de exposição dentro de um “marketplace” no South Summit Brasil. A iniciativa é do Inova RS, programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação, ligado à Secretaria de Inovação, Ciência e

Tecnologia.

“Vamos estar, juntamente com outros ecossistemas gaúchos, expondo as nossas atividades dentro de um pavilhão de exposição. É um dos diferenciais da presença no evento deste ano. Isso nos permitirá muitas conexões, conversando com representantes de outros movimentos”, frisa Guerra.

Consolidação

Para Guerra, o South Summit é um grande momento de consolidação da estrutura de inovação do RS, que busca retomar a competitividade econômica. “E o Pro_Move visa encontrar e potencializar os resultados econômicos que o ecossistema pode gerar, não só para Lajeado, mas também para a região”.

No evento, é possível, segundo ele, conhecer startups que trazem

O Pro_Move visa encontrar e potencializar os resultados econômicos que o ecossistema pode gerar, não só para Lajeado, mas também para a região".

South Summit

– O evento anual surgido em Madrid reúne empresários, investidores e empresas para criarem alianças e descobrir inovações disruptivas. O sucesso de Madrid inspirou uma maior expansão para ecossistemas globais no Brasil, na Coreia do Sul e em outros países, cada um deles adaptado para promover o potencial empresarial local e, ao mesmo tempo, ligar-se à rede global da South Summit;

– Atualmente, com uma presença em três continentes, South Summit é conhecida como “The Most Valuable Network for Entrepreneurship & Business”, e oferece um ecossistema vibrante durante todo o ano que apoia a inovação sustentável, ligações significativas e crescimento com impacto.

Uma Casa por Dia

– Iniciativa alia tecnologia social e solidariedade para acelerar a construção de moradias dignas e seguras, atendendo às famílias impactadas pelas enchentes;

soluções validadas ao redor do mundo. “Ali, conseguimos ver essas tecnologias e trazer para colocar em prática na nossa cidade, visando acelerar o desenvolvimento econômico e social”.

– Até o momento, o projeto já arrecadou R$ 6,8 milhões, convertidos em 51 casas para o Vale do Taquari, além de apoio à reconstrução de Cruzeiro do Sul;

– Além da construção de moradias, a proposta busca promover a emancipação social das famílias beneficiadas.

ESTADO
Mateus Souza mateus@grupoahora.net.br
TIAGO GUERRA
DIRETOR EXECUTIVO DA AGIL
MATEUS SOUZA

vinibilhar@grupoahora.net.br

Fruki lança guaraná zero em garrafa de vidro

AFruki Bebidas acaba de lançar o Fruki Guaraná Zero Açúcares na clássica garrafa de vidro de 600ml, unindo tradição e saudabilidade. A novidade atende à demanda de consumidores que valorizam a experiência da embalagem icônica, presente desde os anos 1970. A iniciativa segue a tendência crescente do mercado de bebidas com menos açúcar. Segundo a Euromonitor, o segmento cresceu 19,6% em 2023 e deve dobrar até 2028. No Brasil, 39% dos consumidores já consideram a ausência de açúcar como fator decisivo na escolha.

Júlio Eggers, diretor da Fruki, ressalta a atenção da empresa ao movimento dos clientes e mercado, não abrindo mão do sabor Fruki. A nova versão já está disponível em bares, restaurantes e mercados.

10ª edição do Sesc Circo já contagia Lajeado

FRASE DO DIA

até o dia 13, artistas do Brasil e da América Latina. Serão 22 espetáculos, totalizando 38 sessões, além de oficinas, cortejo e a Caravana Cedelinho, com atrações gratuitas em escolas, ruas e na Lona Sesc Circo, na Av. Piraí. O grupo Re Tri Circo abre a programação, seguido do tradicional Circo Zanni, de São Paulo. O cortejo de abertura foi ontem a noite. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco. O público é convidado a doar 1kg de alimento ao Sesc Mesa Brasil.

Não há competência atribuída ao BC na lei. Sem regulamentação, não há competência para atuação da supervisão e sanção de nossa parte. Nossa atuação não abrange o controle ou a regulação de operações específicas relacionadas com apostas de quota fixa.”

• Ovos - As exportações brasileiras de ovos aumentaram 342,2% em março, totalizando 3.770 toneladas, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal, ABPA. O surto de gripe aviária nos EUA impulsionou a demanda pelo produto brasileiro.

• Tecnologia - A Anatel aprovou a expansão da operação da Starlink no Brasil, autorizando o lançamento de mais 7,5 mil satélites até 2027. A empresa de Elon Musk já possui aval para operar 4,4 mil unidades.

Inadimplência em Lajeado bate recorde

A inadimplência no comércio de Lajeado alcançou em fevereiro o maior índice desde 2018, chegando a 30,9%. O dado, divulgado pela CDL Lajeado com base em levantamento da CDL Porto Alegre em parceria com a Equifax Boa Vista, revela que 20.243 pessoas físicas do município estão com alguma restrição de crédito, cheque ou protesto. O número representa um aumento de 2,1% em relação ao último levantamento feito há seis meses. O perfil mais comum dos inadimplentes em Lajeado são homens, com idade entre 30 e 34 anos, e renda entre R$ 1.402,00 e R$ 2.000,00.

No Rio Grande do Sul, o padrão se repete na faixa etária e na faixa salarial, mas com predominância feminina (44,32%).

Desde ontem Lajeado é a capital estadual da arte circense com a
10ª edição do Sesc Circo. O maior festival do gênero no RS reúne,
ANA FERREIRA/DIVULGAÇÃO
BIBIANA FALEIRO
RAWPIXEL/DIVULGAÇÃO

AGRONEGÓCIO

Univates sedia hoje fórum estadual sobre suinocultura

O Estado e as associações que organizam o fórum escolheram o Vale do Taquari pela importância da criação

Prevenção de doenças nas propriedades e exploração de ferramentas digitais são focos da programação desenvolvida pela secretaria de agricultura do RS

OBITUÁRIO

ORLANDA RECKZIEGEL, 62, faleceu ontem, 8. O velório ocorre na Capela Velatória Católica de Parural São Caetano, em Arroio do Meio. O sepultamento ocorre

LAJEADO

Cadeia produtiva importante dentro da economia do Vale do Taquari, a suinocultura é o tema central de um fórum que ocorre em Lajeado nesta quarta-feira, 9. A programação é desenvolvida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e tem foco voltado para biosseguridade em todo o processo desde a criação até a exportação da proteína animal. A intenção é debater estratégias para controlar a propagação de doenças nas propriedades. As palestras ocorrem na Univates, a partir das 14h.

O Estado e as associações que organizam o fórum escolheram o Vale do Taquari pela importância da criação e processamento de carne suína além de oferecer um protagonismo a região prejudicada intensamente pelas enchentes dos últimos dois anos. “Queremos trazer como os cuidados com a biosseguridade impactam na produção. Além disso, é importante apresentar ferramentas digitais para agilizar serviços e perspectivas de mercado”, define a coordenadora do Programa de Sanidade Suídea da secretaria estadual.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, Valdecir Folador, os cuidados para garantir o status positivo de bem-estar animal na suinocultura gaúcha é o principal argumento para manter alto o rendimento nas exportações. “Do nada adianta investir milhões da

PROGRAMAÇÃO:

14h - Abertura do evento

14h15min - Impactos da biosseguridade nas explorações comerciais de suínos - Werner Meincke, consultor da Agroceres PIC e ex-presidente da ACSURS

14h45minImplementação da IN 10/2023 - Gabriela Cavagni, coordenadora do Programa de Sanidade Suídea da Seapi

15h - A PDSA como ferramenta para biosseguridade - Alencar Machado e Glênio Descovi, Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada da UFSM

15h20min - Perspectivas para o mercado de produtos suínos no RS e Brasil - José Roberto Fraga Goulart, presidente do SIPS

porteira pra dentro se não tiver sanidade nas propriedades. É o que garante o reconhecimento do mercado externo”, explica. O Fórum também tem o apoio do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) e Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (Sips).

hoje, 9, sem horário definido, no Cemitério Católico de Bela Vista, em Arroio do Meio.

ADELAIDE MARIA LEDUR, 69, faleceu ontem, 8. O velório ocorre na sala “B” das Capelas Diersmann, no bairro Alto da Bronze, de Estrela. O sepultamento ocorre hoje, 9, sem horário definido, no Cemitério Municipal de Novo Paraíso, em Estrela.

RUDINES LUIZ RABAIOLLI, 69, faleceu na segunda-feira, 7. O sepultamento ocorreu no Cemitério Santo Antão, em Encantado.

IRACI BAGNARA DEMARCHI, 75, faleceu na segunda-feira, 7. O sepultamento ocorreu no cemitério da comunidade Linha Alegre, em Muçum.

ARQUIVO

10ª EDIÇÃO

Sesc Circo estreia com foco na cultura e na educação

Maior evento circense do Rio Grande do Sul, iniciativa ocorre de 8 a 13 de abril, na Avenida Piraí, no bairro São Cristóvão

LAJEADO

Oficinas, apresentações em escolas e espetáculos circenses marcam a programação do Sesc Circo, que vem pela segunda vez consecutiva a Lajeado. Desde ontem, 8, as atividades ocorrem na lona da Avenida Piraí, no bairro São Cristóvão, além das ruas da cidade. As atividades, culturais e educativas, seguem até domingo, 13.

A 10ª edição do Sesc Circo, considerado o maior festival circense do Rio Grande do Sul, reúne artistas renomados de diversas regiões do Brasil e do exterior, que se destacam como referências mundiais na arte do circo. Os participantes também são de locais como Porto Alegre, São Paulo, Distrito Federal e Curitiba, além de atores locais.

Neste ano, os espetáculos ainda contam com a Palhaça Maçaroca, interpretada por Pati De La Rocha, como mestre de cerimônias. A artista atua com palhaçaria desde 2015, é produtora e idealizadora do espetáculo Cabarezin, vencedor de três Prêmios Açoria-

nos em 2022, além de ser produtora do Festival Palhaças do Sul. Ela também é atriz, iluminadora e sonoplasta.

O sucesso da edição anterior do Sesc Circo em Lajeado foi o que trouxe o evento para a cidade outra vez. Betina Durayski, diretora do Sesc no município, afirma que comunidade abraçou o festival de 2024, com sessões lotadas. “Lajeado é a única cidade no estado que está recebendo toda essa programação do festival. Além de toda a programação gratuita na lona, a gente também tem espetáculos nas escolas, e esta é a importância do evento”, destaca. Betina ressalta esta como uma edição comemorativa aos 10 anos do projeto. Segundo ela, são 21 espetáculos e mais de 36 sessões que compõem o festival.

Além de toda a programação gratuita na lona, a gente também tem espetáculos nas escolas, e esta é a importância do evento.”

Números de destaque

Nos destaques da programação, a coordenadora de Artes Cênicas, Visuais e Artes do Sesc-RS, Jane Schoninger, cita o Circo Zane, grupo de São Paulo com mais de 30 anos de experiência, que abriu a programação do festival na tarde de ontem.

Outra atração é um espetáculo gaúcho chamado “Esplendoroso Meio-Circo”, da companhia

Furdunço Coletivo de Circo, com artistas de grande trajetória com a arte de rua, que se reuniram durante a enchente do ano passado. O grupo começou a se apresentar em abrigos de Porto Alegre e montou um espetáculo próprio.

“Todos esses grupo trazem técnica, além de toda a comicidade. Também vale conferir o parque do circo, que vai estar montado no largo da lona. São vivências circenses com diversos equipamentos de circo para crianças e famílias”.

Segundo Jane, a programação é elaborada a partir de muita pesquisa. “A gente acredita que um festival assim tem grande importância, porque ele acaba tendo muitos espetáculos num curto período de tempo”. Jane acredita que o formato possibilita para uma comunidade, o desejo de continuar se interessando e consumindo a cultura.

Sobre o festival

O Sesc Circo é um festival do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, que busca apresentar uma diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas circenses, com espetáculos gratuitos para a comunidade, a fim de aproximá-la da cultura.

Entre os participantes do evento, estão artistas de fora do estado, como o Circo Zanni, de São Paulo

JANE SCHONINGER,

Todos esses grupo trazem técnica, além de toda a comicidade.

Também vale conferir o parque do circo, que vai estar montado no largo da lona.”

Os ingressos para os espetáculos na lona estão disponíveis de forma gratuita. Os interessados em participar da atividade podem retirar o ticket online, pelo site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais. Para os espetáculos na lona durante a noite e no fim de semana, o Sesc Lajeado faz a arrecadação de 1 kg de alimento não perecível, que será revertido ao Programa Mesa Brasil. Mais informações pelo WhatsApp (51) 98924-4318.

QUARTA-FEIRA (9/04)

9h às 11h - Oficina de Malabares 9h30min e 15h30minCaravana Circo Cedelinho

10h - Todo Lugar é um Circo

10h - Crashhh

14h às 16h - Oficina Circo Nós

15h - 2 Lunáticos

15h e 20h - Clake

19h - Circo de Rua

20h - Circolando Por Aí

QUINTA-FEIRA (10/04)

9h às 11h - Oficina de Malabares e de Bolhas

9h30min - Caravana Circo Cedelinho

10h - Junto

10h, 15h e 20h - Bate Pra Tua

Patota

15h - Circo da Rarley

18h - Oficina de Bolhas

19h - O Riso Mágico de Marcelino

20h - Circolando Por Aí

SEXTA-FEIRA (11/04)

9h às 11h - Oficina de Acrobacia de Solo

10h - O Circo da Rarley

10h - O Incrível Circo do Churumello

15h - Junto

15h e 20h - Charivari Circo

15h30 - Caravana Circo Cedelinho

17h às 21h - Parque do Circo

19h - Performance com Churumello Circus

21h - Folia Fiapo de Manga

SÁBADO (12/04)

15h às 19h - Parque do Circo

16h - Concerto em Ri Maior

17h - Ripsódia

18h - Asfalto

19h - O Incrível Circo do Churumello

20h - O Esplendoroso Meio-Circo

21h - Pocket Cabaré do Amor Rasgado

DOMINGO (13/04)

15h às 19h - Parque do Circo

16h - Aipim, o Palhaço das Pernas de Pau

17h - O Esplendoroso Meio-Circo

18h30min - Ripsódia

19h30min - Concerto em Ri Maior

Bibiana Faleiro bibianafaleiro@grupoahora.net.br
BIBIANA FALEIRO

ALE REPRESENTA O VALE NO GAUCHÃO SUB-17

Principal competição de base do estado

inicia na sexta-feira

Caetano Pretto caetano@grupoahora.net.br

Ocalendário de competições de base da Federação Gaúcha de Futebol em 2025 inicia nesta sexta-feira, 11, com os jogos da primeira rodada do Gauchão Sub-17. O campeonato irá contar com a participação de 16 equipes, distribuídas em dois grupos com oito times cada. A Associação Lajeado de Esporte –ALE, é a representante da região na competição.

Esta será a terceira edição do Estadual da categoria após a implementação do ranking FGF das Categorias de Base.

A ALE está no Grupo A junto do atual campeão Juventude, Grêmio, Aimoré, Apafut, Gramadense, Novo Hamburgo e São Luiz. No Grupo B estão Internacional, Caxias, Cruzeiro, Inter de Santa Maria, Progresso, Sulbrasil, Esportivo e Cruzeiro de Santiago, os dois últimos estreantes na primeira divisão após conquistarem o acesso no ano passado. Na primeira fase, os clubes jogam entre si dentro dos grupos em turno único, com os quatro melhores de cada chave avançando para as quartas de final. Os dois últimos colocados na classificação geral serão rebaixados para o Gauchão Sub-17 A2 2026. As

quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta.

No ano passado, a ALE encerrou a participação na primeira fase, com a quinta colocação do Grupo B.

ESTREIA FORA DE CASA

Em um grupo forte com Grêmio e Juventude, a equipe lajeadense estreia contra um dos adversários diretos pela classificação. A primeira partida ocorre fora de casa, contra o Aimoré, neste sábado,

12, às 15h, no Estádio Cristo Rei. O primeiro jogo em casa é na segunda rodada. No sábado, dia 19, a ALE recebe o São Luiz.

ÚLTIMOS CAMPEÕES

Nas últimas dez edições do Gauchão Sub-17 cinco equipes já levantaram a taça. O Grêmio abre a estatística com três títulos (2014, 2015 e 2023), empatado com o Internacional (2017, 2018 e 2021). As outras edições foram vencidas por Juventude (2022 e 2024), Cruzeiro (2019) e Progresso (2016).

DUPLA

A Dupla GreNal conhece seus adversários na terceira fase da Copa do Brasil na tarde de hoje. Na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a entidade sorteará os confrontos a partir das 15h.

As 32 equipes classificadas foram divididas em dois potes. Por estarem bem ranqueados, Grêmio e Inter estão no pote 1 e enfrentarão os integrantes do pote 2. Após os duelos, serão sorteados os mandos de campo.

Ao contrário das duas fases anteriores, serão jogos de ida e volta entre os clubes. Os confrontos estão previstos para 30 de abril e 21 de maio, respectivamente.

Dos 32 clubes que irão disputar a próxima etapa, 20 se classificaram na segunda fase, caso do Grêmio. Além do Tricolor, CSA, Vila Nova, Athletico-PR, Ceará, Maracanã-CE, Náutico, Capital-DF, Retrô-PE, Operário-PR, Botafogo-PB, Bragantino, Criciúma, Novorizontino, Maringá, Brusque, Fluminense, Atlético-MG, Vasco e ApareciSorteio ocorre às 15h na sede da CBF, no Rio de Janeiro

POTES POTES

POTE 1: Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, AtléticoMG, Fluminense, Botafogo, Fortaleza, Grêmio, Bahia, Internacional, Bragantino, Vasco, Santos, Cruzeiro e Athletico-PR.

POTE 2: Ceará, Criciúma, CRB, Operário-PR, BotafogoPB, Brusque, Novorizontino, Paysandu, Náutico, Aparecidense, Retrô, Maringá, Maracanã, Capital-DF, CSA e Vila Nova.

dense-GO garantiram vaga.

A eles se juntam os 12 times que entram diretamente na Copa do Brasil: Botafogo, Palmeiras, Bahia, CRB, Inter, Paysandu, Flamengo, Santos, São Paulo, Corinthians, Fortaleza e Cruzeiro.

Por participar da terceira fase, as equipes recebem R$ 2.315.250. Caso passem às oitavas de final, a premiação é de R$ 3.638.250.

COPA DO BRASIL
Caetano Pretto caetano@grupoahora.net.br
ALE está no Grupo A junto do atual campeão Juventude e também do Grêmio
ARQUIVO A HORA
DIVULGAÇÃO

CRAQUES CONSAGRADOS REFORÇAM O REGIONAL ASLIVATA

Competição

tradicional do Vale do Taquari contará com atletas experientes no cenário nacional

Zique Neitzke ezequiel@grupoahora.net.br

Aaposta em jogadores consagrados no futebol gaúcho e nacional sempre esteve presente no Regional Aslivata – Copa Certel/ Sicredi. Na edição deste ano, não será diferente. Diversos atletas com passagens por grandes clubes do país reforçarão as equipes da competição, trazendo ainda mais qualidade e experiência ao torneio.

Segundo informações do empresário Juliano Souza dos Santos, o “Feijão”, entre os nomes de destaque está Roberson. Com passagem destacada por Grêmio, Juventude e Internacional acertou com o Tiradentes, de Nova Bréscia. Outro jogador rodado pelo Gauchão que também jogará a competição é o lateral-esquerdo Xaro, que acertou com o Estudiantes.

Diogo Oliveira, meio-campista com passagens por Criciúma, Chapecoense, Paysandu e Juventude (entre 2012 e 2014), também defendeu o Brasil de Pelotas na Série B do Brasileirão e atuou pelo Caxias entre 2020 e 2021. Agora, vestirá a camisa do Brasil,

de Marques de Souza.

O atacante Rogerinho, ex-Juventude e Náutico, jogará pelo Nacional de Forquetinha. No mesmo time, estarão outros jogadores de renome, como o meia Cleiton Velasques e o atacante Gustavo Sapeka, que recentemente disputou o Campeonato Sul-Mato-Grossense com o Dourados.

Outro reforço importante é o zagueiro Wagner Freitas, que tem passagens por Aimoré, Esportivo e Bagé. Ele defenderá o Serrano, de Encantado.

Além desses, Edgar, Gui Bitenka e Jô da Bike estão negociando com duas equipes e devem definir seus destinos nos próximos dias.

TRADIÇÃO MANTIDA

A presença de jogadores de alto nível no Regional Aslivata não é novidade. A competição já contou com nomes históricos do futebol brasileiro, como Wilson Mathias, Eduardinho, Alê Meneses, Tarciso Flecha Negra, Iarley, Carlos Miguel e Sandro Sotilli. Essa tradição reforça o prestígio do torneio e a importância para o cenário esportivo da região. O presidente da Aslivata, Vianei Hammes, destaca a relevância dessa participação: “No meu ponto de vista, engrandece a competição e se torna uma referência, fazendo com que cada vez mais tenhamos procura de atletas para jogar o Regional da Aslivata”.

Roberson, com passagem destacada por Grêmio, Juventude e Internacional, acertou com o Tiradentes, de Nova Bréscia

O lateral-esquerdo Xaro, gura frequente no Gauchão, acertou com o Estudiantes

NOMES JÁ CONFIRMADOS NOMES JÁ CONFIRMADOS

• GAÚCHO TEUTÔNIA: Márcio Lima, Vini Santos, Maicon Santana e Yan Lima;

• BRASIL MARQUES DE SOUZA: Totto e Diogo Oliveira;

• SERRANO ENCANTADO: Wagner Freitas, Gabriel Lagoa, Everton Faísca e Saldanha;

• NACIONAL FORQUETINHA: Renato Ferraz, Rogerinho, Gustavo Sapeka, Leonardo Paim, Patrick Bento, Pablinho e Cleiton Velasques;

• ESTUDIANTES LAJEADO: Carlão, Xaro, Wangler, Jota e Felipe Gedoz;

• TIRADENTES NOVA BRÉSCIA: Roberson FORTES E LIVRES MUÇUM: Fábio Rockembach.

FOTOS DIVULGAÇÃO

Lajeado recebia o maestro Mignone

Dezenas se reuniram na Sala de Música do Colégio Evangélico Alberto Torres, em Lajeado, para acompanhar o concerto do casal composto pelo maestro Francisco Mignone e pela esposa e pianista Maria Josephina. O local ficou pequeno para tantos interessados. Na noite, o diretor do Ceat, na época, Friedhold Altmann, con-

vidou a pianista lajeadense Alda Jaeger para descerrar uma placa de prata que marcava a passagem do casal de músicos. Todas as músicas apresentadas na noite eram de autoria do maestro Mignone. Ele foi um conhecido compositor brasileiro do século XIX, estudou com Mário de Andrade e foi diretor do Theatro Municipal do Rio

Relógios únicos em Santa Clara

O ferreiro Olavo Scherer, 68, se dedicava à fabricação de relógios em Santa Clara do Sul. Nascido no bairro Imigrante, em Lajeado, se mudou para Santa Clara do Sul logo depois do casamento, nos anos 1960. Começou com a construção de relógios em 1988 e aprendeu o ofício sozinho.

Alguns modelos levavam em torno de seis meses para serem concluídos e chegavam a custar

35 mil. O maior deles pesava 900 quilos e tinha 2,6 metros de altura, feito totalmente em madeira e aço inox. Em 2005, Olavo já tinha vendido 13 relógios para lojas de Porto Alegre e tinha ainda outros cinco em casa, o mais barato custava em torno de R$ 8 mil. Além de relojoeiro, Olavo também trabalhava na perfuração de poços artesianos na comunidade.

Araujo se aposentava na Corsan

Depois de 34 anos de trabalho, o servidor Luiz Alberto de Souza Araujo, de 53 anos, se aposentava da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Na época, ele atuava em Arroio do Meio e, com a aposentadoria, pretendia viajar pelo Rio Grande do Sul Natural de Bom Retiro do Sul, Araujo iniciou sua trajetó-

ria na companhia em 1971, como chefe da Unidade de Saneamento de Lajeado, onde permaneceu até 1986. Dali, passou para Arroio do Meio. Em 1994, foi transferido para São Sebastião do Caí. Voltou para Lajeado logo depois, onde ficou até 2003 e foi transferido novamente para Arroio do Meio até 2005.

de Janeiro. Filho de imigrantes italianos, Mignone teve incentivo musical desde criança e sua obra inclui numerosas canções, óperas e balés.

Na foto, em primeiro plano, a pianista Maria Josephina, e, em segundo plano, da direita para a esquerda, o maestro Mignone, a professora Doralisa, Cláudio Heemann e Alda Jaeger

Enquanto isso…

Casamento do Príncipe Charles – O atual Rei Charles do Reino Unido (na época, ainda príncipe) se casava com Camila Parker Bowles em 9 de abril de 2005. O casamento ocorreu em uma cerimônia civil na prefeitura de Windsor, a primeira entre a família real, seguida por uma celebração religiosa. Esse foi o segundo casamento de ambos. Eles mantinham um caso extraconjugal por anos até que Camila se divorciou do ex-marido em 1995 e Charles se divorciou da Princesa Diana em 1996. Lady Di morreu em um acidente de trânsito um ano depois e o público demorou a aceitar Camila por causa da adoração por Diana.

Hoje é
- Dia Nacional do Aço
- Dia Nacional da Biblioteca
Santo do dia: Santa Casilda de Toledo

Quarta-feira, 9 abril 2025

Fechamento da edição: 18h MÍN: 15º | MÁX: 25º

O tempo ainda não ca totalmente rme na região.

Arte do circo nos palcos de Lajeado

Maior evento circense do estado chega à 10ª edição, e é sediado pela segunda vez seguida no Vale. Programação segue até domingo, 13, com oficinas, apresentações e participação das escolas. Festival ocorre em uma lona montada na Avenida Piraí, no bairro São Cristóvão.

SESC CIRCO
PÁGINA | 11

Cidades organizam feiras para incentivar consumo de peixe

Propriedades rurais e espaços públicos serão pontos de venda de pescado vivo na região

destaque para a venda de peixes vivos, oficinas culinárias e a valorização da produção local.

Com a chegada da Semana Santa, municípios do Vale do Taquari se organizam para oferecer à população pescado fresco e de qualidade, diretamente do produtor rural. A tradição de consumir peixe durante este período, além de respeitar costumes religiosos, movimenta a economia local e valoriza o trabalho de piscicultores familiares. Feiras são organizadas em diversas cidades, em datas que se estendem de 11 a 18 de abril, com

Em Progresso, a comercialização ocorre já nesta quinta-feira, 11 de abril, na propriedade de Giomar Massolini, conhecido como Beto, em Selim. A partir das 8h, o público encontrará carpa capim e jundiá ao valor de R$ 15 o quilo. Outras carpas e cascudo serão vendidos a R$ 12/kg, enquanto a tilápia sairá por R$ 10/kg.

Já em Marques de Souza, a venda segue em 14 de abril, na propriedade da Família Mertz, na comunidade de Linha Bastos. Estarão disponíveis as espécies jundiá, por R$ 20/kg, e carpa

A variedade de espécies oferecidas, como carpas (capim, cabeça grande, prateada e húngara), tilápia, jundiá e cascudo, garante opções para todos os gostos e bolsos

húngara, por R$ 13/kg. A ação é promovida pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. “É uma ótima oportunidade para adquirir peixes frescos, direto do produtor local, valorizando a agricultura familiar”, destaca o extensionista rural Diovane Ferreira. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (51) 9 8010-5752.

Cruzeiro do Sul

No município de Cruzeiro do Sul, a principal feira será realizada no dia 17 de abril, das 16h às 19h, no Parque Poliesportivo. Além disso, a cidade organiza uma oficina de pescado no dia 16, no Pavilhão da Comunidade Católica. A atividade irá ensinar técnicas de corte, evisceração e preparo de pratos com peixe. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (51) 9 9729-3532. Conforme a extensionista da Emater, Letícia Mairesse, também estão sendo organizadas feiras menores em outras comunidades, com detalhes a serem confirmados.

Santa Clara do Sul

A cidade deve manter o modelo adotado em anos anteriores, com venda em até duas propriedades, em locais a serem confirmados.

Sério

Em Sério, a feira principal será realizada em Lajeado, no Parque dos Dick, de 11 a 18 de abril, em parceria com a feira do produtor. Além disso, haverá comercialização direta em propriedade rural de Marciano Favaretto, em Linha Santa Madalena, atenderá os consumidores nos dias 12, 16 e 17, pela manhã.

Canudos do Vale

A cidade neste ano não promoverá feira de peixe, conforme comunicado do

secretário de Agricultura, Fabrício Ledur.

Forquetinha

Forquetinha terá duas feiras com destaque para a diversidade de espécies. Na localidade de Bauereck, Adelsinho Welzbacher organiza a venda no dia 17 de abril, a partir das 8h, com carpa capim, carpa cabeça grande, carpa prateada e tilápia, todas por R$ 15/kg. As carpas terão peso médio de 5 kg e as tilápias, 1,8 kg. Já na Vila Storck - Travessão, Osório Storck promove a feira em três datas: 15, 16 e 17 de abril, das 9h às 18h. Serão comercializadas tilápias com peso médio de 500g, ao preço de R$ 13/kg.

Boqueirão do Leão

A Secretaria de Agricultura ainda aguarda reunião com os feirantes, marcada para sextafeira, 11 de abril, quando deverão ser definidos os detalhes da organização das feiras locais.

É uma ótima oportunidade para adquirir peixes frescos, direto do produtor local, valorizando a agricultura familiar”

Quarta-feira, 9 abril 2025
Boqueirão do Leão • Canudos do Vale • Cruzeiro do Sul • Forquetinha • Marques de Souza, Progresso • Santa Clara do Sul • Sério
DIOVANE FERREIRA EXTENSIONISTA RURAL
Ezequiel Neitzke ezequiel@grupoahora.net.br

Forquetinha dá continuidade ao recolhimento de entulhos deixados pela enchente

Ação busca apoiar moradores na recuperação das propriedades e promover a limpeza urbana

FORQUETINHA

AAdministração Municipal de Forquetinha segue empenhada em concluir o recolhimento dos entulhos acumulados após a enchente que atingiu a região. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para garantir a limpeza urbana e auxiliar os moradores na recuperação de

suas propriedades. Segundo o secretário de Agricultura e do Meio Ambiente, Mércio Ludwig, o apoio da comunidade é essencial para o sucesso da ação. “Reforçamos que a colaboração da comunidade é fundamental para manter a cidade limpa, segura e bem organizada”, enfatiza. Os cidadãos que ainda possuem resíduos deixados pela enchente devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e do Meio Ambiente para agendar o recolhimento. Os contatos podem ser feitos pelos telefones (51) 9.9120-0602 ou (51) 3840-0245.

A expectativa da administração é finalizar o recolhimento o mais breve possível, priorizando as áreas mais afetadas e

garantindo que os resíduos sejam destinados de maneira correta e ambientalmente responsável. Além disso, a Prefeitura pede a compreensão e a colaboração dos moradores para que depositem os materiais de forma organizada, facilitando o trabalho das equipes responsáveis pela coleta. A ação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo município para restabelecer a normalidade e garantir a preservação da saúde pública e do meio ambiente.

Com o esforço conjunto entre a administração municipal e a comunidade, Forquetinha busca se reerguer após os danos causados pela enchente, reafirmando o compromisso com a qualidade de vida dos moradores.

Alunos revivem o passado em encontro com moradores

Atividade na EMEF Frei Vicente Kunrath promove troca entre gerações e valoriza a história local

C ANU d O s d O VA l E

Nessa segunda-feira, 7, os alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Vicente Kunrath, em Canudos do Vale, tiveram uma tarde repleta de aprendizado, memórias e histórias de vida. Como parte das comemorações pelos 29 anos de emancipação do município, celebrados no próximo dia 16, a escola promoveu um encontro entre gerações, onde os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre o cotidiano do passado. Convidados especiais, os moradores Ivo Pfad e Elir Kappes compartilharam experiências de infância e juventude, abordando como eram os tempos de escola, as tarefas em casa e as brincadeiras que faziam parte do dia a

dia de décadas atrás. A conversa despertou curiosidade nos jovens e rendeu momentos de riso, surpresa e identificação.

A atividade contou ainda com a participação da terapeuta Erika Rodrigues e do agente de saúde Domingos Justino Chieza, que trouxeram reflexões sobre a importância do cuidado com o bem-estar físico e emocional, além de destacarem o valor da escuta e do diálogo em todas as fases da vida.

Mais do que uma aula diferente, o encontro reforçou o papel da escola como espaço de construção de vínculos e identidade. Ao unir memória e educação, a iniciativa contribui para formar cidadãos mais conscientes de suas raízes e da história da comunidade em que vivem.

Município investe em livros para fortalecer alfabetização

Obras da autora Eva Furnari passam a compor o acervo das instituições de ensino da rede municipal, incentivando o gosto pela leitura desde a infância

C ANU d O s d O VA l E

Com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura, ampliar o vocabulário das crianças e fortalecer o processo de alfabetização, a Secretaria Municipal de Educação de Canudos do Vale realizou a aquisição de novos livros infantis para as escolas da rede municipal. As obras selecionadas são da premiada autora Eva Furnari, conhecida por sua escrita criativa

e envolvente, capaz de prender a atenção dos pequenos leitores. A ação busca enriquecer as propostas pedagógicas já aplicadas nas salas de aula, promovendo a consciência fonológica e fonêmica, a compreensão oral e a capacidade de reflexão das crianças.

Os livros passam a integrar o cotidiano escolar, sendo utilizados como ferramentas de apoio no desenvolvimento da linguagem e da imaginação.

A Secretaria destaca que o investimento reforça o compromisso do município com uma educação pública de qualidade e com a formação de leitores críticos desde os primeiros anos escolares. Para a gestão, proporcionar o contato com a literatura na infância é um passo fundamental na construção de cidadãos mais conscientes, criativos e preparados para os desafios do futuro.

A ação busca enriquecer as propostas pedagógicas já aplicadas nas salas de aula

A expectativa da administração é finalizar o recolhimento o mais breve possível, priorizando as áreas mais afetadas e garantindo que os resíduos sejam destinados de maneira correta
divulgação
Moradores Ivo e Elir compartilharam experiências da infância e juventude
divulgação

Audiência pública discute regularização de áreas atingidas

Evento reuniu autoridades e comunidade para debater a atuação da Justiça e esclarecer dúvidas sobre a situação fundiária nos locais devastados pela enchente

Cruz E iro do Sul

Aefetividade da atuação do sistema de Justiça do Estado em cenários de calamidade pública e a situação fundiária de áreas atingidas por enchentes foram temas centrais da audiência pública “Enchentes no Vale do Taquari”, realizada na noite da

última quinta-feira, 3 de abril. O encontro ocorreu no Salão Paroquial da Comunidade Católica, no Centro de Cruzeiro do Sul, e foi promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Rio Grande do Sul.

Com a presença de autoridades, representantes do Judiciário, moradores e lideranças comunitárias, o evento abriu espaço para o diálogo direto entre a população afetada pelas enchentes e o sistema de Justiça.

Um dos principais focos da audiência foi a avaliação da resposta das instituições jurídicas diante das catástrofes climáticas que têm afetado a região nos últimos anos.

Durante a audiência, também foram debatidos os entraves e as

alternativas para a regularização fundiária dos terrenos localizados em áreas de arraste – regiões onde as águas da enchente causaram maior destruição e desestruturação do solo. Muitos desses lotes não foram contemplados pelo programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), o que tem gerado incertezas quanto à possibilidade de reconstrução e reassentamento das famílias.

Representantes do Judiciário explicaram os critérios legais que envolvem o enquadramento dessas áreas nos programas de regularização e destacaram a necessidade de articulação entre municípios, Estado e União para garantir soluções seguras e viáveis para os atingidos.

A decisão de construir a travessia provisória foi motivada pela demora no processo de reconstrução das duas pontes destruídas pela enchente

Mato Leitão busca solução para ligação com Cruzeiro do Sul

Passagem sob o Arroio Sampaio será construída enquanto tramita o processo de reconstrução das pontes destruídas na enchente

MATo l E i TÃo

O governo de Mato Leitão confirmou a construção de uma travessia provisória no Arroio Sampaio, na localidade de Sampaio Baixo, garantindo a ligação com Cruzeiro do Sul. O prefeito Arly Stöhr (Flecha) destacou que a medida é urgente e necessária para restabelecer o trânsito de veículos entre os dois municípios, interrompido desde a enchente histórica do ano passado. A nova travessia será instalada nas proximidades da antiga ponte conhecida como “Passo Fundo” e permitirá a passagem de todos os tipos de veículos. Atualmente, a administração municipal trabalha na obtenção das licenças ambientais para dar início às obras. “Com certeza vai amenizar o problema. É muito importante garantir essa travessia até que a nova ponte esteja pronta”, afirmou o prefeito.

Reconstrução das pontes

A decisão de construir a travessia provisória foi motivada pela demora no processo de reconstrução das duas pontes destruídas pela enchente em maio de 2024: a Ponte de Ferro e a Ponte Passo Fundo. Os projetos técnicos já foram finalizados e encaminhados para análise da Defesa Civil Nacional, em Brasília, mas ainda não há previsão para o início das obras.

O governo federal garantiu o empenho de verba para as reconstruções, e os governos de Mato Leitão e Cruzeiro do Sul formalizaram parceria para acelerar o processo. A empresa Ribeiro e Anjos Empreendimentos e Engenharia, da Bahia, será responsável pela obra da Ponte de Ferro, enquanto a DG Participações e Construções, de Teutônia, atuará na Ponte Passo Fundo.

A expectativa da comunidade é de que a travessia provisória amenize os transtornos enfrentados pelos moradores, enquanto aguardam a conclusão das obras definitivas.

Governo do RS lança edital para obras habitacionais

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul publicou o edital para a elaboração do projeto e execução de obras no loteamento

São Gabriel, em Cruzeiro do Sul.

A iniciativa faz parte do Programa A Casa É Sua – Calamidade, integrante do eixo

Reconstrução do Plano Rio Grande, e visa atender 97 famílias atingidas pelas enchentes no município.

O terreno, situado no bairro

São Gabriel, possui área de 3,7 hectares e contará com infraestrutura completa, incluindo

terraplanagem, rede de abastecimento de água, rede de esgotamento sanitário, iluminação pública, sinalização viária, arborização urbana e implantação de praça.O valor global da licitação é de R$ 7.426.672,88, abrangendo tanto a elaboração dos projetos executivos quanto a preparação do terreno.

A licitação será conduzida pela Central de Licitações (Celic), a pedido da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab). A abertura dos envelopes está marcada para o dia 22 de maio, às 9h.

Evento ocorreu na última semana no Salão Paroquial da Comunidade Católica de Cruzeiro do Sul
divulgação
O terreno, situado no bairro São Gabriel, possui área de 3,7 hectares e contará com infraestrutura completa
divulgação

Asfalto avança em Bela Vista do Fão com novos trechos pavimentados

obras somam mais de r$ 1,5 milhão em investimentos e reforçam segurança, mobilidade e valorização imobiliária no distrito de Marques de souza

A ampliação da malha asfáltica segue em ritmo acelerado no distrito de Bela Vista do Fão, interior de Marques de Souza. Dois novos trechos estão sendo pavimentados: 139 metros da Avenida Alberto Zanoni, com investimento de R$ 517 mil, e 500 metros da Avenida Luiz Conte, onde são aplicados R$ 1 milhão. A execução é da empresa PAP Construtora, de Lajeado, vencedora da licitação pública.

Para os moradores e empreendedores da região, as obras representam um avanço aguardado há tempos. “Acaba a poeira, traz mais segurança e valoriza os imóveis. A gente percebe que a estrutura do distrito está melhorando, e

isso ajuda a atrair investimentos. Para nós, comerciantes, é um grande avanço”, destaca Ivo Kich, que possui um estabelecimento comercial em uma das esquinas beneficiadas. O empresário Reni Compagnoni também vê a iniciativa como um passo importante para a economia local. “Agora esperamos que o asfalto siga em direção à BR-386, o que vai facilitar muito o escoamento da produção da madeireira”, afirma.

De acordo com o prefeito Fábio Mertz, a pavimentação urbana é uma das prioridades da atual gestão. “Essas obras são resultado de muito trabalho e articulação. Precisamos promover desenvolvimento, valorizar a comunidade e melhorar a vida de quem vive e empreende aqui”, ressalta. Ele acrescenta que

Nova ponte está concluída na Avenida Herbert Biehl

Obra marca mais um avanço na reconstrução do município após a enchente de maio de 2024

A nova ponte na Avenida Herbert Biehl está finalizada, representando um passo importante na recuperação da infraestrutura do município após os danos causados pela enchente de maio de 2024. A obra recebeu um investimento de R$ 478 mil e já apresenta um novo cenário à comunidade local. Além da estrutura principal da ponte, o projeto contempla calçadas, que estão em fase final de execução, e a instalação do meio-

Para os moradores e empreendedores da região, as obras representam um avanço aguardado há tempos

os benefícios vão além da mobilidade, refletindo em mais segurança, conforto, valorização dos imóveis e qualidade de vida.

Essa não é a primeira vez que o distrito de Bela Vista do Fão é contemplado com obras de

fio, já concluída. No momento, as equipes trabalham na preparação da base da via para posterior aplicação da capa asfáltica. Para o prefeito Fábio Mertz, a revitalização da área representa mais do que a recuperação física: “É uma ação que garante segurança no trânsito, valoriza os imóveis ao redor e melhora a qualidade de vida dos moradores.” A entrega da nova ponte é parte do esforço contínuo do município para reconstruir e modernizar suas estruturas urbanas, reforçando o compromisso da administração com a retomada do desenvolvimento e bem-estar da população.

infraestrutura. Anteriormente, a comunidade recebeu um quilômetro de asfalto entre o centro do distrito e a localidade de Barrinha, na divisa com Progresso. A obra foi viabilizada por meio de parceria entre a Administração Municipal

e o Governo do Estado, através do programa Pavimenta RS.

Com a continuidade dos investimentos, Bela Vista do Fão reforça seu papel como polo de desenvolvimento rural e industrial no município.

Iniciada a construção de cruzamento entre avenidas

obra busca melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança no principal acesso ao município de Travesseiro

A construção de uma nova intersecção entre a Avenida Benjamin Dörr e a Avenida 10 de Novembro já está em andamento. A empresa vencedora da licitação iniciou as obras com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança aos motoristas e pedestres que utilizam o trecho.

O projeto faz parte de um conjunto de ações para modernizar o sistema viário da região, considerando o intenso fluxo de veículos no local. A intersecção conecta dois importantes corredores de tráfego e é considerada essencial para facilitar o deslocamento, especialmente no acesso ao município de Travesseiro.

De acordo com o Secretário Municipal de Obras, Márcio Busch, a iniciativa está alinhada com o planejamento estratégico de mobilidade da cidade. “Estamos pensando no futuro da mobilidade urbana, pois quando a ponte estiver concluída, precisamos

ter um acesso mais seguro e organizado para quem transita diariamente por esse trecho tão movimentado”, destaca.

A expectativa é que a obra contribua significativamente para a redução de acidentes, já que o cruzamento atual apresenta riscos devido à falta de sinalização adequada e ao grande volume de veículos. Com a conclusão dos trabalhos, a administração municipal prevê um trânsito mais seguro e eficiente para os moradores e visitantes da região.

A nova intersecção também faz parte dos preparativos para

a inauguração da ponte que está em fase final de construção. O investimento busca não apenas atender às demandas atuais, mas também antecipar soluções para o crescimento urbano e o aumento do tráfego esperado nos próximos anos.

A previsão é que a obra seja concluída nos próximos meses, dependendo das condições climáticas e do avanço dos trabalhos. Enquanto isso, a administração municipal pede atenção redobrada dos motoristas que transitam pelo local durante o período de intervenções.

Marques de s ouza
A obra recebeu um investimento de R$ 478 mil e já apresenta um novo cenário à comunidade local
divulgação
A previsão é que a obra seja concluída nos próximos meses
divulgação
Marques de souza
divulgação

Audiências públicas discutem o futuro

urbano e rural de Cruzeiro do Sul

Diagnóstico do novo Plano Diretor envolve poder público, técnicos e comunidade para definir diretrizes que vão orientar o crescimento do município

CRUZEIRO DO SUL

OMunicípio de Cruzeiro do Sul vive uma etapa decisiva na elaboração do seu novo Plano Diretor. Por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, em parceria com a Univates e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, são feitas audiências públicas para discutir o futuro da cidade e do interior. Na última quinta-feira, dia 3, os moradores das localidades rurais participaram dos encontros que ocorreram no salão da Escola 25

de Julho e no salão da comunidade da Maravalha. Durante as audiências, os participantes puderam compreender a importância do Plano Diretor e como ele será construído de forma colaborativa, com a contribuição da equipe técnica, da prefeitura, do legislativo e da população.

A equipe responsável destacou que o Plano Diretor é um instrumento legal que define como será aplicado o Estatuto da Cidade em nível municipal. Ele influencia diretamente o cotidiano dos cidadãos, pois trata de aspectos como infraestrutura, mobilidade, acessibilidade, meio ambiente, patrimônio cultural, habitação, regularização fundiária e desenvolvimento socioeconômico. Entre os dados apresentados, chamou atenção o crescimento da frota de veículos: de 6,3 mil em 2010 para 11,2 mil em 2024 –um aumento de 76,6%. Também foi apontado que a maioria da população está na faixa dos 55 aos

Secretaria de Saúde atualiza documentos

A expectativa da secretaria é a conclusão do trabalho nos próximos 60 dias

A Secretaria Municipal da Saúde de Santa Clara do Sul iniciou um importante processo de atualização dos documentos obrigatórios da área de enfermagem, conforme as exigências do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN-RS). A iniciativa surge após visita técnica realizada pela fiscalização do órgão. Os documentos a serem atualizados não passavam por revisão formal desde 2009, e sua reestruturação representa um avanço na organização e qualificação dos serviços de saúde no município. Para a secretária

59 anos de idade e que 64% dos habitantes vivem na zona urbana. Após a apresentação técnica, os participantes puderam fazer perguntas, registrar considerações e entregar sugestões por escrito,

que serão analisadas e poderão compor o documento final.

A próxima audiência está marcada para esta quinta-feira, dia 10, às 19h, no salão da comunidade católica do Centro, voltada

Ana Paula Bald trata-se também uma surpresa. “Não sabíamos que o município não atualizava estes documentos há tantos anos. Agora tudo será regularizado, conforme a regra vigente”, informa.

Entre os materiais que serão elaborados e padronizados estão o Manual de Normas e Rotinas de Enfermagem, o Planejamento e Programação de Enfermagem, o Dimensionamento da Equipe de Enfermagem (incluindo cálculos e justificativas) e os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) da Enfermagem.

A expectativa da secretaria é a conclusão dos trabalhos nos próximos 60 dias.

aos moradores da zona urbana.

A participação da população é essencial para garantir que o Plano Diretor reflita as reais necessidades e potencialidades de Cruzeiro do Sul.

Governo lança campanha “Valorizado 2025”

para fortalecer o comércio

Prefeitura promove sorteio de vales-compras para estimular consumo no município

Can UDOS DO Va LE

A Prefeitura de Canudos do Vale deu início à campanha “Canudos do Vale Valorizado 2025”, uma iniciativa que busca fomentar a economia local e beneficiar consumidores. A ação conta com sorteios de vales-compra, que devem ser utilizados exclusivamente no comércio do município. Os participantes poderão retirar suas cartelas na prefeitura e concorrer a prêmios que variam de R$ 500 a R$ 5 mil em vales-compra. Os sorteios estão programados para ocorrer em duas datas: 27 de junho de 2025 e no evento “Natal na Praça”, o que garante oportunidades para os consumidores ao longo do ano.

A campanha contempla duas categorias: Comércio/Serviço e Produtor Rural, assegurando que diferentes setores da economia municipal sejam valorizados. Para concorrer, é necessário preencher corretamente os dados na cartela e estar em situação regular junto ao fisco municipal. Segundo a prefeitura, a inicia-

A campanha contempla duas categorias: Comércio/Serviço e Produtor Rural, assegurando que diferentes setores sejam valorizados

tiva reforça o compromisso de Canudos do Vale com o desenvolvimento econômico local, incentivando a população a consumir dentro do município e fortalecen-

do os negócios regionais. Para mais informações, os interessados podem procurar a prefeitura e garantir sua participação na campanha.

A equipe destacou que o plano é um instrumento legal que define como será aplicado o Estatuto da Cidade
FOTOS divulgaçãO

Mebe’s da Trilha prepara 4º passeio em Picada Serra

Percurso de 70 km reúne motos e quadriciclos em um dia de adrenalina, natureza e confraternização

MARQUES DE S OUZA

Acomunidade de Picada

Serra, interior de Marques de Souza, se prepara para receber mais uma edição do passeio promovido pelo grupo Mebe’s da Trilha. No sábado, 12 de abril, ocorre o quarto encontro organizado pelo grupo, que foi criado em novembro de 2021 por amigos da localidade com o objetivo de reunir apaixonados por trilhas em meio à natureza. A concentração e a largada estão marcadas para as 13h30min, no salão comunitário da Comunidade Católica São Paulo. O percurso terá 70 quilômetros de extensão, com trilhas limpas, bem sinalizadas e preparadas especialmente para a circulação de motos e quadriciclos. A organização prevê estrutura adequada para os participantes, incluindo ponto neutro com fornecimento de água, frutas e refrigerante ao longo do trajeto.

Como forma de incentivo, os 100 primeiros inscritos receberão camisetas personalizadas do

evento. Após o passeio, os trilheiros serão recepcionados com um almoço no estilo picadão, com carnes de rês, frango e porco, promovendo um momento de confraternização entre os participantes.

As inscrições antecipadas podem ser feitas pelo site

www.trilhainfoco.com.br, ao valor de R$ 85. No dia do evento, o valor passa para R$ 100. Informações adicionais podem ser obtidas diretamente com os organizadores, Júnior (51 9.9149-5133) e Gabriel (51 9.8051-1360), ambos disponíveis via WhatsApp.

Resta uma vaga para o mata-mata

Última rodada ocorre em Bela Vista do Fão, a partir das 13h30min

MARQUES DE SOUZA

O Campeonato Municipal de Futebol 7 de Marques de Souza promove neste sábado, a última rodada da fase classificatória. Os jogos ocorrem em Bela Vista do Fão, a partir das 13h30min. Até o momento, sete times já estão classificados para as quartas de final. A rodada vai definir o último time. Guarani B e La Máfia são os times que entram em campo buscando a vaga. O Guarani B encara o Bragantino A e o La Máfia pega o São José. Nos outros jogos, o Juventos pega o Nova Aliança, o Bragantino B encara o Máfia Independente e o Guarani A joga contra o União Tamanduá. Na última rodada tivemos União Tamanduá 2 a 2 Bragantino A, Mafia Independente 1 a 0 Nova

Rodada vai conhecer os times classificados para as quartas de final

Aliança, La Mafia 5 a 1 Guarani B, Juventos 1 a 2 Guarani A e Bragantino B 5 a 2 São José. A classificação tem Bragantino B e Guarani A (17 pontos), União (14), Máfia Independente (13), Nova Aliança (11), Bragantino A (10), São José (9), Guarani B e La Máfia (3) e Juventos (sem pontuar).

9ª rodada

14hLa Máfia x São José 14h50minJuventos x Nova Aliança 15h40minBragantino B x Máfia Independente 16h30minBragantino A x Guarani B 17h20minGuarani A x União Tamanduá

FOTOS divulgaçãO
Os 100 primeiros inscritos receberão camisetas personalizadas do evento

Medalhista olímpica brasileira de maratona aquática

Nativas do Japão

Número de cordas do berimbau

Perder o entusiasmo (fig.)

Cruzadas

Time de futebol em que Richarlison atua O número 3,1416 (Mat.)

Escola de engenharia aeronáutica (SP)

Narcóticos Anônimos (sigla)

Ressalva estatística de toda pesquisa eleitoral 1, em romanos

Profissional (abrev.)

Sulca a terra O pior é aquele que não quer ver (dito)

Recusam; refutam

Carlos Saura, cineasta

Grande divisão da história da Terra Sabrina (?), apresentadora de TV Órgão do qual o Brasil é parceiro chave

Pronome demonstrativo (fem. pl.)

Ave doméstica de bico achatado

Produtor de planta andina Forma das rampas de skate

Exame para estudantes do Ensino Médio (sigla)

Cercanias de uma cidade

Cada artigo de um contrato

Cantor de "Máquina do Tempo" (?) Versolato, estilista brasileiro

Matériaprima do chocolate

Walter (?), cineasta Incerto; vacilante

Rui Barbosa, jurista brasileiro

Atividade econômica de Aruba (abrev.)

Sentar, em inglês Não é? (red.)

Carta que inicia o naipe do baralho Filme de Denis Villeneuve

ÁRIES: Você pode se abrir a experiências sem perder o que já foi construído e alcançar um maior equilíbrio entre segurança e prazer.

TOURO: Um longo ciclo chegará ao fim impulsionando mudanças na carreira e novos rumos. Caminhos de crescimento financeiro estarão abertos.

GÊMEOS: Firme um contrato profissional e garanta estabilidade financeira. Aproveite também para ampliar o alcance da sua voz e consolidar a carreira.

CÂNCER: Você poderá fazer um fundo reserva para uma viagem ou curso. De um passo maior na direção de um futuro brilhante.

LEÃO: O uso de novas tecnologias no trabalho permitirá otimizar o tempo e ganhar espaço para a vida íntima e familiar.

VIRGEM: Você poderá dar um passo poderoso na carreira, aumentar seus recursos e promover mudanças positivas em sua vida.

Bater (as horas)

LIBRA: Conquistas na carreira e planos de viagem manterão o astral em alta. Expanda os horizontes e abra espaço a novos relacionamentos.

ESCORPIÃO: Você poderá também se curar de um sintoma crônico de saúde com um novo tratamento ou mudança de hábitos.

SAGITÁRIO: Encerre processos do passado e reestruture a vida. Temas do casamento, filhos e projetos pessoais ganharão visão mais ampla.

CAPRICÓRNIO: Equilibre a balança entre o dever e o prazer, você encontrará soluções originais para viabilizar um projeto autoral.

AQUÁRIO: Firme acordos financeiros no trabalho, renove suas estruturas, reformule antigos padrões e concretize mudanças.

PEIXES: Apesar da falta de previsibilidade, você terá os recursos necessários para cumprir os compromissos.

Conectivo aditivo de frases (Gram.)

Valtteri (?),

F1, reserva na Mercedes (2025)

piloto finlandês de
Horós C opo

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.