A Hora – 08 e 09/02/2025

Page 1


ANÁLISE, CURADORIA E OPINIÃO DE VALOR

Fim de semana, 8 e 9 março 2025 | Ano 22 - Nº 3799 | R$ 5,00 (dia útil) R$ 9,00 ( m de semana)

Decisão começa na Arena

Grêmio e Inter se encontram na nal em Gauchão marcado por polêmicas de arbitragem e posicionamento forte dos clubes.

PÁGINAS | 26 e 27

RECONSTRUÇÃO

DO VALE

A Hora instala câmeras para monitorar obras

Projeto internacional desenvolvido na região prevê 30 câmeras em pontos estratégicos e um aplicativo para a população acompanhar a reconstrução

das cidades, de estradas e pontes. As primeiras imagens disponíveis são da ponte na 130 e em Travesseiro com Marques de Souza.

PÁGINA | 5

INVESTIGAÇÃO DA PF

Mensagens levantam suspeitas em licitação

Conversas identificadas pela Polícia Federal em celular apreendido indicam possível direcionamento em

pregão do Consisa para favorecer empresa de Lajeado. Novo jurídico do consórcio busca acesso ao relatório.

PÁGINAS | 6 e 7

Longevidade com qualidade de vida

OPINIÃO

RODRIGO MARTINI

Consisa e a imagem após a investigação

OPINIÃO

VINI BILHAR

Unimed VTRP avança na digitalização

Envelhecer bem se tornou o desejo da maioria da população que busca chegar à fase idosa com autonomia. Tecnologia e prevenção são aliadas nessa busca e permitem viver mais

Compromisso com o Vale do Taquari

ARádio A Hora completa cinco anos de atividades neste mês, consolidando-se como uma das principais vozes do Vale do Taquari. Mais do que uma emissora, a 102.9 se tornou um espaço de informação, entretenimento e conexão com a comunidade, sempre atenta às demandas e transformações da sociedade. Diante dos compromissos com a retomada do Vale, o Grupo reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade, com atrações esportivas, culturais e como fórum permanente na busca de desenvolvimento sustentável e qualidade de vida.

Mesmo em um cenário marcado por transformações tecnológicas e mudanças nos hábitos de consumo, a emissora soube manter-se relevante.”

A reestruturação da grade de programação é um reflexo da capacidade da Rádio A Hora de se reinventar sem perder sua essência. A rádio busca mais do que informar, mas também promover o diálogo e a reflexão, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente e participativa.

Nestes cinco anos, foram muitos desafios. A 102.9 entrou no ar em meio a pandemia de coronavírus, esteve ao lado da comunidade regional durante as maiores tragédias climáticas da história do país. Mesmo em um cenário marcado por transformações tecnológicas e mudanças nos hábitos de consumo, a emissora soube manter-se relevante. A Rádio A Hora está preparada para os desafios da era digital, sem abrir mão da qualidade e da credibilidade que a tornaram uma referência no Vale do Taquari.

à

Fundado em 1º de julho de 2002

Vale do Taquari - Lajeado - RS

Av. Benjamin Constant, 1034, Centro, Lajeado/RS grupoahora.net.br / CEP 95900-104

Editor-chefe da Central de Jornalismo: Felipe Neitzke

Contatos eletrônicos:

assinaturas@grupoahora.net.br comercial@grupoahora.net.br faturamento@grupoahora.net.br financeiro@grupoahora.net.br centraldejornalismo@grupoahora.net.br atendimento@grupoahora.net.br

Os artigos e colunas publicados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Impressão Zero Hora Gráfica

Diretor Executivo: Adair Weiss Diretor Editorial e de Produtos: Fernando Weiss

“A literatura é um caminho ímpar para evoluir”

Ivete Kist nasceu em Pouso Novo e aos 6 anos, mudouseparaArroiodoMeiocom ospais,ondeestudouaté o Ensino Médio. Desde a infância,nutriucuriosidade pelomundo,preenchido pelaleitura. Formadaem Letras,foiprofessora,se tornou mestre, doutora epós-doutora.Escreveu quatrolivros.Ocupaa cadeira 15 da Academia LiteráriadoValedoTaquari e nesta semana, se tornou a segundamulherpresidente daacademia.Suarelação comaspalavrasédensa, poéticaeviva.

Andreia Rabaiolli centraldejornalismo@grupoahora.net.br

Qual sua relação com a leitura na infância?

Nasci em Pouso Novo e bem jovem, fui morar em Arroio do Meio. Desde sempre, me senti fascinada por livros. Eles eram uma forma de suprir essa vontade que eu tinha de conhecer as coisas. Há ainda o fato de meu pai ser professor da escola ali da comunidade de Pouso Novo. Portanto, havia convívio maior com livros, mapas e materiais didáticos.

Como foi sua trajetória escolar?

Eu sempre fui estudiosa. Achava que era a melhor coisa que eu podia fazer, estudar. Não que isso me causasse sempre prazer. Mas eu reconhecia que era um caminho para evoluir e para sanar a curiosidade que era muito grande. Não tinha TV, internet, essas coisas que hoje são quase banais. Então os livros eram o caminho.

Conte sobre seu afeto pelas palavras?

As palavras te permitem pensar, elas organizam ideias. Palavras que eu não conheço são dimensões do mundo, da vida que eu não conheço. Isso me lembra uma frase que é atribuída a Einstein, de que eu gosto muito. Ele disse assim: “A mente que se abre a uma nova ideia, nunca volta a seu tamanho original”. Isso quer dizer que o contato com os livros e novas ideias, nos permite expandir a mente, nossa compreensão e mesmo, nosso espirito.

O que a literatura pode fazer por uma pessoa?

Eu acho que é ajudar ela a se encontrar mais com a própria humanidade: a própria condição humana, o sofrimento, a alegria, a gratidão, enfim, todas as coisas: o amor, a morte, a dor. Quando você acompanha a trajetória de uma personagem, ao mesmo tempo, é a tua história, porque nós humanos partilhamos essa humanidade. Então, eu acho que a literatura é um caminho ímpar para evoluir. Ser denso para dentro.

Como é estar à frente de uma academia literária e como quer

conduzi-la?

É um desafio. Não encarei sem pensar muito, sem avaliar muito, sem sofrer muito para decidir. O que me decidiu foi o grupo que está comigo. Eu me sinto um grupo que anda junto. Não existe essa ideia de que uma andorinha faz o verão, ou a gente faz em grupo ou tudo dá em nada.

Qual a mensagem para jovens do Vale do Taquari?

Não sei se tenho mensagem para os jovens. Tenho uma maneira de ser e de acreditar, que pode contagiar. Acredito muito no conhecimento, na melhoria do pensamento que pode ser um jeito de evoluir e de viver mais feliz.

Eu, na velhice agora, dou graças a Deus por gostar tanto de leitura, porque é uma companhia fantástica que tenho, de grandes mentes, de grandes pensadores, de grandes pessoas que sentiram e sentem. E estão comigo. Então, eu espero que mais gente compreenda o caminho tão lindo, tão rico de humanidade, de alegria, também de alegria, que a leitura significa. E gostaria de poder ajudar mais gente a descobrir esse caminho que é maravilhoso.

Filiado

É preciso cuidar da imagem do nosso Consisa

OGrupo A Hora teve acesso a mais detalhes da investigação da Polícia Federal sobre a compra de telas interativas por intermédio do nosso Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa). E como preconiza o bom jornalismo, a redação se debruçou sobre o documento e publicou os fatos mais relevantes ao público regional, com o devido espaço (e consideração) para justificativas e contrapontos por parte dos investigados. É bom que se diga. Não há decisões judiciais e, portanto, ninguém pode ser considerado culpado, criminoso, corrupto ou qualquer outro termo que a gente

rodrigomartini@grupoahora.net.br

lê com frequência nas redes sociais. Por ora, reforço, existem indícios e suspeitas de mau uso do Consisa para um possível direcionamento de licitação, com suposta participação de agentes públicos e privados e, como consequência desses movimentos, outros contratos foram firmados com prefeituras gaúchas e de outros estados. Em resumo, a PF desconfia da relação muito

TIRO

- Na sessão desta semana da câmara de Lajeado, e após o desabafo de Ana da Apama (PP) sobre a relação com a prefeita Gláucia Schumacher (PP), teve vereador de oposição querendo emprestar o próprio tempo de fala à vereadora.

próxima entre o então assessor jurídico do Consisa e três representantes da empresa Smart Tecnologia. Como indício disso, a PF apresenta diálogos e encontros deles relacionados às impugnações apresentadas por outras empresas concorrentes, e que teriam sido rejeitadas pelo assessor jurídico. É uma desconfiança compreensível. Mas é uma desconfiança inicial, reforço. Não é uma condenação. E pelo fato de envolver o nosso Consisa, os fatos – e desconfianças – precisam vir a público. Acima de tudo, é preciso esclarecer as dúvidas e preservar a imagem do nosso consórcio intermunicipal, que inclusive está sob nova direção.

Ruptura precoce?

A imagem fotografada em 14 de janeiro passado já não retrata a realidade. À época, a presidente da câmara de Lajeado, Ana da Apama (PP), fez questão de demonstrar e verbalizar apoio e admiração à prefeita Gláucia Schumacher (PP). Menos de dois meses após o encontro no gabinete da chefe

do Executivo, porém, a impressão é que a “lua de mel” entre as duas líderes municipais acabou. E a insatisfação da vereadora foi verbalizada de forma dura no plenário do Legislativo. “Somos 15 vereadores, já tive quatro anos aqui e outros tiveram mais. Fomos enrolados como fumo e digo: por um ano que estarei como presidente, não importa se sou do partido ou não, mas as coisas têm que funcionar. O posicionamento da Gláucia com a câmara tem que mudar. Nenhum prefeito vai administrar município sozinho e nem silenciando como tá acontecendo. É não escutar, não dizer nada. Quem busca algo com o executivo precisa ser escutado”, disparou. “Chega de análise técnica, reuniões sem resultado. Eu como presidente da câmara estou decepcionada com

a prefeita e espero que mude. E sim, se tiver que trancar projeto a gente vai trancar. A prefeita precisa entender que somos importantes”, finalizou. Em resumo, a nova prefeita precisa se explicar aos vereadores...

- O colega Gabriel Santos flagrou um Luís Fernando Vanacor visivelmente emocionado na noite de quarta-feira, no canteiro de obras da nova ponte da ERS-130, entre Arroio do Meio e Lajeado. De fato, o presidente da EGR deve estar aliviado com a iminente finalização dos serviços.

- Karina Mezzomo assume a Secretaria de Turismo de Encantado, um dos cargos mais importantes e estratégicos entre todos os Executivos municipais do Vale do Taquari. Com experiência na Amturvales, ela terá a nobre missão de preparar o município para o futuro com o Cristo Protetor.

O pedágio e a concorrência com governo federal

Atrair investidores para a concessão das rodovias estaduais do Vale do Taquari é um desafio e uma preocupação latente entre o governo estadual e os líderes regionais. Afinal, ninguém quer repassar o futuro da nossa logística e segurança viária nas mãos de aventureiros ou empresas sem o cacife necessário ao montante de obras necessárias nos próximos 30 anos. E, para atrair empresas com tal capacidade, é preciso ofertar um produto atrativo. É

assim que o mercado funciona. Não há espaço para romantismo. E isso tem preocupado os agentes envolvidos no processo, reforço. Especialmente diante da concorrência com as concessões rodoviárias realizadas pelo governo federal, e que por natureza – e fluxo – são muito mais atrativas. Sobre isso, aliás, a União tem oferecido mais vantagens às concessionárias e prevê outros 14 leilões de rodovias até dezembro de 2025.

vinibilhar@grupoahora.net.br

Unimed VTRP avança na digitalização e amplia vendas online

DIVULGAÇÃO

AUnimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) registrou crescimento expressivo na captação de clientes pelos canais digitais em 2024. O volume de vendas para leads qualificados aumentou 14,9% em relação a 2023, e os contratos fechados pelo digital cresceram 151%. O avanço reflete a evolução da jornada de compra, combinando digitalização e suporte consultivo.

Para 2025, a cooperativa lançará a Simulação PJ, ferramenta online que permitirá a empresas simular investimentos e coberturas de planos de saúde. Após a simulação, a equipe comercial assumirá o suporte consultivo na escolha da melhor opção. Para a gerente de marketing da cooperativa, Diana Di Domenico, os resultados derivam

de uma construção sólida que envolve equipe interna e parceiros estratégicos. O crescimento

digital da Unimed VTRP resulta de um trabalho colaborativo com a agência Legacy 360.

Innovation Club inicia programação de 2025 em

Os encontros do Innovation Club retornam na próxima semana, promovendo inovação e empreendedorismo no interior do Rio Grande do Sul. A primeira edição de 2025 acontece no dia 13 de março, às 18h30, no Labilá, em Lajeado, com a participação de Danielle Cosme, fundadora da startup Clã Conexões.

Danielle apresentará o painel

“Seja a líder da sua própria jornada”, abordando empreendedorismo feminino, liderança e inovação. O evento busca inspirar profissionais e estimular a cultura empreendedora. As edições deste ano são gratuitas, com inscrições antecipadas pelo Sympla. A iniciativa conta com apoio da Acil e da Agil.

O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade de refletir sobre a força feminina e suas conquistas ao longo da história. Mais do que uma simples data, é um lembrete do papel essencial que desempenham em todas as áreas da sociedade. Muitos dizem que todo dia é dia delas, e de fato é. Esposas, irmãs, mães, tias e avós são exemplos de dedicação e resiliência. Mas a celebração não se limita a homenagens: reforça a importância da igualdade e do reconhecimento.

FRASE DO DIA

O agro deve ter uma participação importante no PIB, mas não se compara ao que vivemos em 2023. Além disso, os setores de indústria e serviços acabam tendo essa contaminação da taxa de juros elevada. O consumo também terá uma contribuição menor do que o visto em 2024.”

As mulheres não tomam espaço, conquistam. Seja como professoras, empresárias, donas de casa ou operárias, cada uma carrega consigo a marca da superação. Seus avanços não foram impostos, mas fruto de trabalho árduo e merecimento. Com a habilidade de ser muitas em uma só, equilibram diferentes papeis e transformam o mundo com sua visão única.

Lajeado A força e a conquista das mulheres

• Alimentos - Os preços das commodities alimentícias registraram alta em fevereiro, impulsionados pelo aumento do açúcar, laticínios e óleo vegetal, segundo a FAO. O Índice de Preços de Alimentos da ONU atingiu 127,1 pontos, com um aumento de 1,6% em relação a janeiro e de 8,2% na comparação anual.

• Energia - O ministro Alexandre Silveira anunciou que o projeto de reforma do setor elétrico será enviado ao Congresso dentro de 60 dias. O texto prevê ampliação da tarifa social, abertura do mercado para pequenos consumidores e ajustes nos subsídios das tarifas de energia.

A Hora começa instalação de câmeras para monitorar obras

ONDE FICAM AS PRIMEIRAS CÂMERAS

Projeto prevê transmissão ao vivo em 30 pontos estratégicos da região, além de um aplicativo gratuito com informações sobre a aplicação de recursos públicos em cidades atingidas pelas inundações

OGrupo A Hora iniciou a instalação das câmeras para monitorar as obras de reconstrução pós-enchentes que atingiram a região em 2023 e 2024. O projeto, financiado pelo Fundo Internacional para Mídia de Interesse Público (IFPIM, sigla em inglês), prevê a instalação de 30 aparelhos, além do desenvolvimento de um aplicativo que permitirá à população acompanhar as obras e fiscalizar a aplicação de recursos públicos.

O veículo do Vale do Taquari foi uma das três empresas de comunicação do país selecionadas. As duas primeiras câmeras já foram instaladas. Uma nas proximida-

des da ponte sobre a ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, para monitorar a fase final da construção da passagem destruída em maio do ano passado. A outra foi posicionada em Travesseiro, com foco na construção de uma ponte baixa que liga o município a Marques de Souza.

Os equipamentos cobrem áreas estratégicas, como pontes, estradas e obras de habitação. O trabalho será de forma gradual, com outras 28 câmeras previstas em cidades atingidas pelas inundações.

Segundo o diretor de conteúdo do A Hora, Fernando Weiss, a instalação desses equipamentos é uma resposta às lacunas de informação que marcaram o auge das enchentes. “A falta de monitoramento durante a tragédia deixou sequelas eternas. Agora, com as câmeras, cumprimos parte do

nosso papel social”, afirma. O objetivo do projeto do A Hora é garantir transparência na aplicação de recursos públicos destinados à reconstrução da região, além de auxiliar na cultura de prevenção junto à comunidade para futuros eventos climáticos. A iniciativa também busca engajar a população no acompanhamento das obras e na fiscalização dos investimentos.

Acesso gratuito

As câmeras transmitem imagens em tempo real, que serão acessíveis por meio de um aplicativo desenvolvido pelo Grupo A Hora, que está em desenvolvimento. Quem tiver interesse em acompanhar as imagens, pode acessar o portal do Grupo A Hora. Junto com isso, uma equipe multimídia produzirá reportagens

nova ponte.

e mapas interativos, centralizando informações sobre as obras e os investimentos públicos (também é possível acessar pelo QR Code na página).

Próximas instalações

Nos próximos dias, mais cinco câmeras serão instaladas em outros municípios da região.

Em Forquetinha, o equipamento acompanhará a reconstrução da ponte na comunidade de Bauereck. Em Roca Sales, a câmera ficará próxima à JBS, onde está prevista a construção de uma

Em Encantado, dois pontos receberão os equipamentos: o Belvedere, com vista para o Rio Taquari, a Curva da Ferradura e a cidade de Muçum, e o bairro Lambari, onde estão sendo construídas moradias para famílias desabrigadas. Já em Cruzeiro do Sul, a câmera irá monitorar a construção do Novo Passo de Estrela.

Além das câmeras, o projeto inclui o desenvolvimento de um aplicativo que permitirá o acesso às imagens em tempo real, com informações organizadas sobre os investimentos públicos. A plataforma também vai receber conteúdos enviados pela comunidade, como denúncias e sugestões.

“Vamos mostrar o que está sendo cumprido e o que ficou na promessa. A população poderá opinar e acompanhar cada etapa da reconstrução”, explica o consultor do projeto, Eduardo Tessler.

VALE DO TAQUARI
Reconstrução da ponte de Bauereck
Construção de estiva e nova ponte entre Marques de Souza e Travesseiro
Complexo habitacional do Novo Passo de Estrela
Obra da ponte na ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio
Nova ponte na área central, próximo da JBS
Área para construção de moradias aos atingidos pelas cheias
Vista do Belvedere para o Rio Taquari
Filipe Faleiro filipe@grupoahora.net.br
Aponte seu celular e acompanhe as imagens das duas câmeras já instaladas.

INVESTIGAÇÃO

Troca de mensagens levanta suspeitas em licitação do Consisa

Conversas embasam inquérito da Polícia Federal. Investigação questiona relação entre ex-assessor jurídico do consórcio e representantes da empresa vencedora. Novo presidente busca acesso aos detalhes do relatório e projeta reestruturação interna para preservar credibilidade

MENSAGENS ENTRE OS INVESTIGADOS

10/9/2021

- Advogado do Consisa-VT, Rafael Mallmann assina abertura de pregão para adesão à ata de preços do Consisa;

- No mesmo dia, envia documento em arquivo para Cliver Fiegenbaum, que atuava como “representante” da Smart Tecnologia à época;

20/9/2021

- Empresa de Curitiba encaminha pedido de impugnação do edital;

22/9/2021

- Rafael Mallmann assina parecer contrário ao pedido de impugnação do edital;

- No mesmo dia, foi feito o pagamento de honorários, com R$ 5 mil sendo enviados via Pix, a partir de uma empresa que tinha Fiegenbaum como sócio. O restante seria pago em dinheiro;

21/9/2021

- Marcelo Mallmann pergunta a Fiegenbaum se havia “alguma novidade”. Na resposta, ele afirma que Rafael Mallmann está “matando as impugnações”;

- No mesmo dia, Fiegenbaum pergunta para Rafael Mallmann quanto foi o acordo de honorários de seus serviços. O advogado responde: “R$ 15 mil”;

Orelatório da Polícia Federal sobre a compra de telas interativas por parte de municípios levanta suspeitas sobre processo licitatório aberto pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa-VT). A relação entre o ex-assessor jurídico da entidade e representantes da empresa vencedora do certame é um dos alvos da investigação no inquérito.

As conversas, obtidas após apreensão do celular de um dos investigados, apontam, conforme apuração da PF, a um suposto direcionamento do processo licitatório para beneficiar a Smart Tecnologia. A empresa foi a vencedora de dois pregões, um deles referente à ata de registro de preços (ARP) feita pelo consórcio. Um dos diálogos, para a PF, indica possível vantagem indevida recebida pelo então assessor jurídico do Consisa, Carlos Rafael Mallmann. O advogado teria atuado de modo a favorecer a Smart no certame, ao indeferir pedido de impugnação do edital, apresentado por uma empresa concorrente, de Curitiba. O valor, de R$ 15 mil, foi pago

- A suspeita da PF é de que os R$ 15 mil pagos ao advogado tenham relação com suposto direcionamento na licitação. Mallmann nega e afirma que o valor se refere a um serviço prestado à mãe de Fiegenbaum;

24/9/2021

- Fiegenbaum envia mensagem para Rafael Mallmann e pergunta quantos participantes concorriam ao certame. Depois, afirma: “está aparecendo só nós” e “ganhamos”, numa possível referência à vitória da Smart no pregão;

no dia 22 de setembro de 2021 por Cliver André Fiegenbaum, sendo R$ 5 mil em Pix e o restante em dinheiro. Mallmann nega que seja “vantagem indevida” e afirma se tratar de honorários referentes a um serviço prestado à família de Fiegenbaum, pois defendeu a mãe dele em processo resultante de um acidente de trânsito. Fiegenbaum foi chefe de gabinete de Mallmann quando este era prefeito de Estrela. Outro investigado pela PF e também citado como “representante” da Smart, Marcelo Mallmann atuou

como secretário municipal de Educação nos mandatos do exgestor estrelense.

Hipóteses criminais

Segundo a investigação da PF, quatro hipóteses criminais são levantadas a partir das conversas obtidas por meio da apreensão do telefone celular de Cliver André Fiegenbaum. Duas delas envolvem a ata de registro de preços do Consisa-VT. As incidências penais apontadas são “frustração de caráter competitivo de licitação” e

“corrupção passiva e ativa”. Para a PF, houve conluio entre os investigados para “fraudar e frustrar o caráter competitivo do pregão, que resultou na ata de registro de preços com o intuito de consagrar a Smart Tecnologia como vencedora e, por consequência, obterem vantagens para si”.

Compras fora do RS

Embora não façam parte do objeto da investigação, dois casos de aquisição de telas interativas por prefeituras fora do RS também são citadas no relatório para, de acordo com a PF, “ratificar o modus operandi do grupo”.

Mateus Souza
mateus@grupoahora.net.br

27/9/2021

- Fiegenbaum avisa Rafael Mallmann que Ricardo Giovanella Neto, diretor da Smart, passaria em sua casa;

21/10/2021

- Um mês após o certame, Rafael Mallmann manda mensagem para Fiegenbaum com uma foto de dentro da sede da Smart, perguntando: “cade tu?”.

Nossa maior intenção é que o Consisa tenha credibilidade, seja um consórcio sério e dê resultado positivo aos municípios associados”

O QUE DIZEM OS INVESTIGADOS

A Hora fez contato com os investigados no processo por telefone e WhatsApp. As defesas de Ricardo Giovanella Neto e Marcelo Mallmann encaminharam nota à reportagem. Rafael Mallmann refutou os apontamentos da Polícia Federal e diz que já enviou esclarecimentos. Cliver André Fiegenbaum não foi localizado.

CARLOS RAFAEL MALLMANN

“Não houve nenhum favorecimento. A minha atuação foi absolutamente normal, apenas mantive a regra legal. Quanto a questão da suposta vantagem indevida, eu defendia a mãe do Cliver em um processo de acidente de trânsito, onde ela ficou hospitalizada. Atuei como advogado dela. A sentença saiu em 30 de agosto de 2021. Depois, comecei a cobrar os honorários referentes a esse processo. Tem contrato, tem tudo. Encaminhei todos esses esclarecimentos à Polícia”.

DEFESA DE MARCELO MALLMANN

Os casos ocorreram nas cidades de Maracanaú, no Ceará, em Senador Canedo, em Goiás. Ambos entre 2021 e 2022, com a adesão das duas administrações municipais à ata de registro de preços do Consisa-VT. Diretor executivo do Consisa à época, Nilton Rolante foi procurado pela reportagem. Ele salienta que “o consórcio tem uma equipe de licitações qualificada, que atende todas as exigências da lei”. O dirigente não é investigado nem citado no relatório da PF.

Credibilidade

Presidente recém-empossado do Consisa-VT, o prefeito de Vespasiano Corrêa, Tiago Michelon, afirma que a nova gestão tem, como primeira missão, entender tudo o que acontece dentro do consórcio. “Todos esses fatos citados [na investigação] não ocorreram no nosso mandato. Mas, queira ou não, precisamos nos inteirar,

ENTENDA O CASO

• A PF investiga suspeitas de direcionamento em processo licitatório do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa-VT);

• O foco da investigação são as relações entre o exassessor jurídico do Consisa-VT e representantes da empresa vencedora da licitação;

• Conversas foram obtidas a partir da apreensão de celulares dos investigados;

• A PF aponta possível vantagem indevida recebida por Carlos Rafael Mallmann, que teria favorecido a Smart Tecnologia ao indeferir um pedido de impugnação do edital;

• Um pagamento de R$ 15 mil a Mallmann é investigado como possível propina, embora ele alegue que se trata de honorários por serviços prestados à família de outro citado na investigação;

• Não existe nenhuma condenação ou julgamento até o momento. Detalhes do inquérito da Polícia Federal vazaram nesta semana.

ouvir, dialogar e fazer uma reestruturação interna”, frisa. Michelon descreve o Consisa como “uma prefeitura à parte”, de estrutura grande e fundamental importância ao desenvolvimento do Vale do Taquari, bem como na questão do benefício de agilidade e preço aos municípios associados nas compras públicas. “É uma das principais ferramentas para melhorar, acelerar a gestão publica. E isso reflete na vida das pessoas”.

Quanto a investigação, Michelon cita que o Consisa se colocou a disposição da Polícia Federal e ingressou com pedido para que o novo assessor jurídico do consórcio, Jonas Caron, tenha acesso aos detalhes do relatório. “Nós estamos a disposição, pois é de nosso interesse ter isso o mais breve possível resolvido. Nossa maior intenção é que o Consisa tenha credibilidade, seja um consórcio sério e dê resultado positivo aos municípios associados”.

“Concernente à Operação Rêmora, Marcelo esclarece que, embora inconformado com o envolvimento e divulgação de seu nome em investigação policial sobre fatos que não praticou, não teve a oportunidade de ser ouvido sobre a situação, nem mesmo perante à Polícia Federal. Entretanto, tem a tranquilidade de que demonstrará não haver qualquer envolvimento ilícito seu nos fatos apurados, nem em qualquer outro, confirmando sua conduta ilibada e dedicada à educação há 24 anos.

Ainda, quanto ao questionamento sobre o exercício de cargo público quando da deflagração da operação, esclarece-se que, em razão da indevida exposição de seu nome em investigação policial, a qual vem causando transtornos injustificáveis para si e para sua família, optou por solicitar exoneração do cargo, a fim de dedicar-se a demonstrar sua inocência e a amparar sua família neste momento. Marcelo e seus procuradores reiteram que demonstrarão, assim que houver a oportunidade, a inexistência de qualquer ato ilícito praticado por Marcelo, confirmando a retidão que sempre manteve em sua vida privada e pública, permanecendo à disposição para eventuais esclarecimentos”.

DEFESA DE RICARDO GIOVANELLA NETO E DA SMART TECNOLOGIA

“Os procedimentos investigatórios tramitam em segredo de justiça, de molde que tanto as partes quanto os procuradores estão cingidos de falar sobre fatos constantes em tais expedientes. Não houve sequer denúncia oferecida ou conclusão peremptória das investigações, de maneira que os fatos descritos não transcendem os planos da ilação e conjectura.

A empresa Smart Tecnologia e seus integrantes sempre atuaram de forma escorreita e transparente em todos os certames licitatórios dos quais participaram. A empresa está consolidada nesse ramo há muito tempo, tendo angariado credibilidade junto aos órgãos públicos através do desempenho das melhores práticas e de cumprimento com rigor e ascetismo de todas as legislações.

Mesmo tendo os expedientes sido deflagrados e as medidas de busca e apreensão realizadas há mais de um ano, ninguém ainda foi ouvido, não tendo tido oportunidade de apresentar a realidade dos fatos. Marcelo e Cliver eram sócios de uma empresa que representava diversas marcas no mercado, sendo a nossa apenas uma das que eles representavam, e a Smart possui diversos outros representantes no Estado e no Brasil.

Temos a convicção que tudo será esclarecido em breve, e permanecemos à disposição das autoridades policiais e judiciárias para elucidação escorreita dos fatos, que é do interesse de todos”.

NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO

Docile investe R$ 100 milhões e mira faturar R$ 1 bilhão até 2026

Empresa de Lajeado, líder em exportação de guloseimas no Brasil, moderniza parque industrial e entra no seleto grupo das 100 maiores do setor do mundo.

Presidente Ricardo Heineck detalha os planos de expansão

ADocile Alimentos, indústria de Lajeado do segmento de candies, planeja investir R$ 100 milhões para modernizar o parque industrial e ampliar a capacidade produtiva. A estratégia é consolidar a marca no mercado, em especial dentro do país.

Conforme o presidente da empresa, Ricardo Heineck, o plano é construir novos prédios, melhorar equipamentos na geração de vapor e de máquinas para facilitar o processo produtivo.

Um dos destaques é a chegada da linha mais moderna, encomendada da Alemanha, destinada para balas de goma e gelatina. “Essa linha vai trazer ganhos significativos de produtividade e qualidade, essenciais para o crescimento que buscamos”, realças Heineck.

A empresa é a maior exportadora de guloseimas do Brasil pelo terceiro ano consecutivo. Segundo o executivo, 35% do faturamento atual vem de vendas para o exterior. “Nosso foco principal é o mercado interno, mas a exportação é fundamental para nossa credibilidade e expansão global”, afirma.

Nesta semana, a Docile entrou no seleto grupo das 100 maiores do setor de doces no mundo, um marco que Heineck classifica como “motivo de extremo orgulho”. “Chegar a um cliente nos Estados Unidos, na Inglaterra ou na Europa e dizer que somos uma das 100 maiores empresas do mundo é algo que gera respeito e consideração. Isso coroa o trabalho de toda a equipe”, comemora.

A Docile Alimentos emprega 1,7 mil pessoas, a maioria em Lajeado. Também há funcioná-

Ampliar unidades fabris e capacidade produtiva são a estratégia para os próximos dois anos. Com 34 anos de história, Docile ingressa na lista das 100 maiores empresas de doces do mundo

rios em Pernambuco e outros em escritórios e equipes comerciais em São Paulo.

Modelo de governança

A Docile Alimentos passa por uma reestruturação no modelo de gestão. Ricardo Heineck assumiu a presidência executiva nesta quinta-feira. No conselho estão os irmãos, Alexandre e Fernando. “Conto com o apoio deles para as decisões. Eles têm mais de 30 anos de experiência na indústria, e seria um desperdício perder esse conhecimento. A nova estrutura nos dá segurança e complementariedade”, destaca Heineck. Dentro do grupo de conselheiros, também estão executivos externos, prática adotada desde 2010 para fortalecer a governança e a tomada de decisões. “Ter pessoas de fora nos ajudou a construir uma sociedade mais tranquila, com menos ego e mais respeito”, avalia o presidente.

Desa os e oportunidades

Um dos principais desafios da empresa é atrair e reter talentos em um mercado com escassez de

Ricardo Heineck assumiu como presidente da empresa nessa quintafeira. De acordo com ele, participação do pai, Nestor, e dos irmãos, Alexandre e Fernando, são essenciais para o sucesso da marca

SOBRE A DOCILE

FUNDAÇÃO E ORIGEM

A Docile Alimentos foi fundada em 1º de setembro de 1991, na cidade de Lajeado, Rio Grande do Sul, criada pelo patriarca Nestor Heineck e pelos irmãos Ricardo, Fernando e Alexandre Heineck

A empresa começou como distribuidora de xarope de glicose, operando sob o nome Gluco Amido.

Em 1994, diversificou as operações, entrando na produção de sucos em pó e, posteriormente, de balas e pastilhas.

Em 1998, a empresa inaugurou um novo parque fabril e passou a se chamar Docile Alimentos.

Hoje, tem dois parques fabris: um em Lajeado e outro em Vitória de Santo Antão (PE).

mão de obra qualificada. “Máquinas a gente compra, mas pessoas capazes são o grande desafio. Temos que evoluir muito nesse sentido”, reconhece Heineck. Para ele, o cenário nacional,

DETALHES

A Docile produz mais de 2,6 milhões de quilos de guloseimas por mês, incluindo balas de goma, pastilhas, regaliz, chicletes, balas de gelatina, marshmallows e outros.

O portfólio conta com mais de 250 itens, atendendo tanto o mercado brasileiro quanto exportações para mais de 50 países.

A empresa recicla mais de 97% dos resíduos sólidos e usa energia solar nas operações.

de alta empregabilidade associado ao aumento na concessão de benefícios sociais interfere sobre o interesse da população em trabalhar no mercado formal. “Se colocássemos uma placa na

A Docile tem 1,7 mil funcionários

São 1,2 mil em Lajeado

200 na unidade de Pernambuco

Outros 300 são representantes espalhados pelo país

Nos negócios, o objetivo é consolidar a marca no país ainda assim, 35% do faturamento é da exportação

Destaque para vendas à Europa e aos EUA

A direção projeta investir

R$ 100 milhões

E alcançar R$ 1 bilhão de faturamento até 2026

A empresa de Lajeado entrou no grupo das 100 maiores do setor de doces no mundo

frente da Docile dizendo ‘contrata-se, sem carteira assinada’, teria fila de pessoas. É uma lástima”, opina o presidente, destacando a necessidade de políticas públicas que incentivem o emprego formal. “O que precisamos fazer é trabalhar por meio das entidades para tentar mudar isso. Mas essa é a realidade do nosso país e um desafio para os negócios.”

A Docile completa 35 anos como indústria neste ano. “Até 1999 trabalhávamos com máquinas antigas, reformamos e não tínhamos dinheiro para fazer investimentos”, relembra.

Para o futuro, Heineck traça como meta alcançar R$ 1 bilhão de faturamento até 2026. Junto com isso, planeja abrir uma unidade fora do Brasil em médio prazo. “É um projeto que começaremos a estudar no segundo semestre”, adianta Heineck.

RODRIGO GALLAS
DIVULGAÇÃO

LAJEADO-ARROIO DO MEIO

EGR reafirma ao Ministério Público entrega de ponte em 29 de março

Declaração ocorreu após vistoria do promotor de Justiça

João Pedro Togni no canteiro de obras

Opromotor de Justiça

João Pedro Togni afirmou que a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) mantém o compromisso de entregar a nova ponte da ERS-130 até o dia 29 deste mês. A declaração ocorreu após uma visita ao canteiro de obras, realizada nessa sexta-feira, 7, com a presença da prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, e do secretário de

Planejamento de Arroio do Meio, Pedro Luiz da Silva.

A inspeção faz parte do acompanhamento da obra estabelecido em um termo assinado entre o Ministério Público e a EGR em dezembro. Durante a visita, a empresa apresentou um cronograma atualizado dos trabalhos. “Pelo que foi apresentado, a obra será entregue no prazo”, afirmou Togni. Uma nova vistoria no local está agendada para a próxima semana, de forma a reforçar o monitoramento da execução dos serviços. O MP estabeleceu uma multa de R$ 30 mil por dia de atraso não justificado. A medida foi acordada com a EGR em 6 de dezembro de 2024.

Içamento das vigas iniciou nesta semana e deve ser nalizado nos próximos dias

GABRIEL SANTOS
Gabriel Santos gabrielsantos@grupoahora.net.br

FEIRA DO RECOMEÇO

ExpoMuçum marca retomada e renova esperança após enchentes

MJÇUM

A5ª ExpoMuçum, que segue até amanhã, 9, se tornou mais do que uma feira de negócios e entretenimento: simboliza a força e a resiliência da comunidade muçunense após as grandes enchentes que assolaram a região. Com expositores, shows e atrações que movimentam a cidade, o evento representa uma virada de página, trazendo otimismo e esperança para moradores e empreendedores que veem na feira um passo concreto rumo à reconstrução e a dias melhores.

“A ExpoMuçum é recomeço. É a superação de cada um de nós que vive aqui. Precisamos voltar a ter o orgulho de dizer que moro, trabalho e sou de Muçum. Amamos esse município e queremos continuar aqui”, reforça o presidente da comissão organizadora, Dilamar dos Passos, que destaca o empenho da equipe para garantir a realização do evento, interromFeira ocorre até amanhã, 9, no centro da cidade e projeta mais de 30 mil visitantes

pido desde 2017 em função da pandemia e das inundações que destruíram cerca de 80% da área urbana.

O prefeito Mateus Trojan usa o exemplo da reconstrução da ponte Brochado da Rocha como símbolo da força da comunidade muçunense. A passagem de veículos pela estrutura que liga Muçum a Roca Sales, sobre o Rio Taquari, foi liberada na quarta-feira, 5, e terá o ato de inauguração oficial às 10h de hoje. “A ExpoMuçum também demonstra a resiliência e a reconstrução da esperança e da autoestima de nossa população. Além da coragem de superar tudo o que passamos”, comenta.

Esperança na retomada

Precisamos voltar a ter o orgulho de dizer que moro, trabalho e sou de Muçum”

Sentimento parecido é compartilhado por quem sofreu na pele os efeitos das enchentes de setembro de 2023 e maio de 2024. Nos dois episódios, a água chegou até o forro do Mercado da Sandra, localizado na esquina da praça há 22 anos. A proprietária Sandra Bagnara Marcolin, 49, vê a ExpoMuçum como oportunidade para movimentar a economia local. “Que venham pessoas de fora.

Discursos das autoridades na abertura o cial ressaltaram o sentimento de otimismo, coragem e resiliência da população

PROGRAMAÇÃO

Precisamos de movimento e de consumidores”, afirma Sandra, que promete manter as portas abertas durante o evento.

Vagner Dalla Libera, 39, do Sorvete do Keko, percebe a adesão positiva da comunidade à programação. “Devagarinho, a rotina está voltando à normalidade. A feira traz esse clima de ação, de movimento”, conta o empresário que, mesmo com a necessidade de refazer os planos e instalar a fábrica em outra área mais segura, também conseguiu dar andamento ao projeto de expansão e abrir a filial da sorveteria em Encantado.

Otimismo e compromisso com o município guiam as ações do Sicredi Região dos Vales na comunidade muçunense. Tradicional apoiadora da ExpoMuçum, a instituição já trabalha na construção de uma nova agência em terreno próximo ao hospital, após o prédio atual ser afetado pelas inundações. O gerente Rodrigo Zanchet, o Bibi, projeta a inauguração ainda no primeiro semestre. Com estande próprio na feira, a equipe do Sicredi recebe os visitantes logo na entrada do Salão Paroquial. “Buscamos incentivar e auxiliar as pessoas do município para continuarem

investindo aqui. E aqueles que saíram, que se sintam animados a voltar. Nasci em Muçum e quero que tudo volte a ser como era antes”, conta Zanchet. A estrutura, montada nas ruas cobertas ao lado da Praça Cristóvão Colombo e no Salão Paroquial, conta com cerca de 50 expositores. São 33 estandes da feira comercial e 15 agroindústrias, além de espaços da praça de alimentação. O acesso ao evento é gratuito. A projeção é receber mais de 30 mil pessoas.

DIA 08/03 – SÁBADO 15h – Espetáculo Circense 16h30min – Banda 4Vilão 18h – Banda Gramophônica 21h – Serginho Moah e Banda 23h – Anjos do Hanngar

DIA 09/03 – DOMINGO 14h – Festival Kids com presença de Personagens Diversos 16h – Rainha Musical 18h – Badin 19h30min – Encerramento Oficial 20h30min – Adson e Alana

Diogo Daroit Fedrizzi diogo@grupoahora.net.br
Sandra é proprietária do mercado há 22 anos e mantém as portas abertas durante o evento
Vagner acredita na retomada da rotina após ser impactado pelas enchentes
Equipe do Sicredi recebe os visitantes no estande instalado no Salão Paroquial
FOTOS DiOgO FeDrizzi

CÂMARA DE LAJEADO

Ana da Apama cobra prefeita por mais diálogo com vereadores

Desde que assumiu a presidência, foi a primeira crítica mais forte da presidente do Legislativo voltada a prefeita Gláucia Schumacher. Criação do Conselho dos Direitos da Mulher é destaque entre projetos aprovados

LAJEADO

Mesmo com uma pauta composta por 10 projetos, a sessão da câmara de Lajeado dessa quinta-feira, 6, foi marcada por críticas da presidente Ana da Apama (PP) para Gláucia Schumacher, do mesmo partido. A vereadora questionou a falta de diálogo e ações efetivas da prefeita com o Legislativo e ameaçou barrar projetos do executivo caso não ocorra uma mudança na relação.

“Somos 15 vereadores, já tive quatro anos aqui e outros tiveram mais. Fomos enrolados como fumo e digo: por um ano que estarei como presidente não importa se sou do partido ou não, as coisas tem que funcionar. O posicionamento da Gláucia com a câmara tem que mudar! Nenhum prefeito vai administrar município sozinho e nem silenciando como tá acontecendo. É não escutar, não dizer nada.”, disse.

A vereadora reforça ainda, “quem busca algo com o Executivo precisa ser escutado. Somos em 15 aqui, com oito trancamos tudo o que quisermos e fizemos aquilo que a população está pedindo. Chega de análise técnica, reuniões sem resultado. Não adianta! Análise técnica do

lixo, das casas… por que não tem resposta? Eu como presidente da câmara estou decepcionada com a prefeita Gláucia, espero que mude. E sim, se tiver que trancar projeto a gente vai trancar. A prefeita precisa entender que somos importantes,” declarou.

Ana da Apama ainda cobrou a definição sobre a cedência de uma sede para os familiares de crianças autistas em Lajeado. A demanda estaria em análise pelo governo há mais de 20 dias, segundo a vereadora. Já a prefeita, não quis se manifestar sobre as declarações.

Conselho dos direitos da mulher

Na sessão que antecede o Dia Internacional da Mulher, dois projetos voltados ao público feminino foram aprovados por unanimidade. Um deles, cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim). O grupo será formado

por representantes de associações e da comunidade. “Não vai tratar só da violência, são outras pautas. Menos de 100 anos que ganhamos o direito de votar, participar das olimpíadas. Há 20 anos existe uma lei que protege as mulheres, a Maria da Penha. Queremos apenas igualdade no mesmo espaço, inclusive de fala”, resume Paula Thomas (PSDB). A vereadora também sugeriu a criação de uma galeria específica das presidentes mulheres do Legislativo.

A outra matéria criada desvincula o Centro de Referência e Atendimento à Mulher da Secretaria de Segurança Pública e insere o departamento na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social.

Motorista cedido ao governo

A câmara deu sinal positivo para cedência do motorista que consta no quadro de servidores da

Vereadora questionou a falta de diálogo e ações efetivas da prefeita com o Legislativo

Somos 15 vereadores, já tive quatro anos aqui e outros tiveram mais. Fomos enrolados como fumo e digo: por um ano que estarei como presidente não importa se sou do partido ou não, as coisas tem que funcionar”

casa para o executivo. A prática se justifica pela pouca utilização do profissional. A proposta da mesa diretora foi criticada por Marquinhos Scheffer (MDB) e Lorival Silveira (PP). “Entendo a vontade do servidor, mas precisamos de uma pessoa com conhecimento para quando nos deslocamos até Porto Alegre e outros locais”, sugeriu Silveira. Outro projeto aprovado na casa autoriza, em caráter emergencial, a contratação de dois agentes de combate a endemias. Avançou ainda a nomeação de “Valmir José Ruver” a “Rua A 28” do Loteamento Villa Rica do Bairro São Bento.

Plebiscito

Eder Spohr (MDB) solicitou uma consulta pública sobre a intenção do governo em assinar um aditivo no contrato com a Corsan para o fornecimento de água e tratamento de esgoto em Lajeado. O objetivo é apurar o posicionamento da maioria da população em relação a uma extensão no vínculo ou nova licitação na prestação dos serviços. O requerimento foi aprovado, porém a efetivação da consulta pública depende da mesa diretora da câmara.

Sobre o mesmo assunto, Jones Vavá (MDB) cobrou uma postura mais efetiva de fiscalização pelo governo. “Um estudo apresentado pelas comissões, ao Executivo, sobre a ineficiência do contrato da Corsan/Aegea, mostrou que renovar o contrato com uma empresa que não presta o serviço é um suicídio”, ponderou.

A polêmica se estende há pelo menos dois anos, desde que o então prefeito Marcelo Caumo sinalizou com a possibilidade de assinar o aditivo. O contrato de Lajeado com a Corsan encerra em 2032. O aditivo estenderia o vínculo por mais 30 anos.

A próxima sessão ocorre na terça-feira, 11, a partir das 17h.

ANA DA APAMA PRESIDENTE DA CÂMARA
HENRIQUE PEDERSINI

ACADEMIA LITERÁRIA

Ivete Kist toma posse da Alivat

Evento ocorreu na noite de quinta-feira, 6. Escritora está à frente de um grupo de 17 profissionais dedicados à literatura

Anova diretoria da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) foi empossada na noite de quinta-feira, 6. Além da presidente, Ivete Kist, também tomou posse a vice, Ana Cecília Togni, e outros 15 membros da instituição. A cerimônia marcou o início do ano literário na região e ocorreu na Casa de Cultura de Lajeado. Para a nova gestão, o desejo do grupo é impulsionar a leitura e popularizar a leitura, com mais

PROFESSORA E

encontros nas cidades da região.

Esse ano é destacado pela gestão feminina de duas professoras. Ivete Kist é a segunda mulher a comandar a entidade, sendo a primeira Ana Cecília Togni, há 20 anos. O grupo também se compromete em incentivar a leitura e a produção literária, fazendo colóquios literários e tornando a literatura mais acessível à população.

“Ser eleita para presidir a Alivat significa uma oportunidade de me envolver mais com a vida cultural da região. Vou ter melhores condições de contribuir com as iniciativas que visam incentivar a produção literária e que favorecem a difusão da prática de

NOVA DIRETORIA PARA O BIÊNIO 20252026

Presidente: Ivete Susana Kist

Vice-Presidente: Ana Cecília Togni

Secretária: Beatris Francisca Chemin

1ª Tesoureira: Nara Teresinha Knaack

2º Tesoureiro: Adriano Luís Turelli Spezia

1ª Diretora de Acervo: Silvana Rossetti Faleiro

2º Diretor de Acervo: Alexander Moreira

Diretoria de Eventos: Dirce Teresinha Becker Delwing, Ney Arruda Filho, João Tassinary

Diretoria de Divulgação: Deolí Gräff, Marcos Rogério Kreutz, Alício Jocemar de Assunção, Silvana Rossetti Faleiro

Conselho Fiscal: Lenira Almeida Heck, Marcos Rogério de Castro Frank, Sílvio Roberto de Farias, Marcos Antônio Bastiani

Ser eleita para presidir a Alivat signi ca uma oportunidade de me envolver mais com a vida cultural da região”

leitura”, destaca Ivete.

O primeiro colóquio da gestão está marcado para 10 de abril, em Muçum, na Escola Souza Doca. Será o 58º Colóquio da Alivat, e a nova diretoria planeja realizar eventos literários todos os meses ao longo do ano.

De Pouso Novo à cadeira 15

Nascida em Pouso Novo, Ivete Kist mudou-se para Arroio do Meio aos 6 anos, onde concluiu o Ensino Médio. Formada em Letras, sua trajetória acadêmica inclui mestrado, doutorado e pósdoutorado.

Autora de quatro livros, sempre manteve conexão com a cultura, a linguística e a educação.

Na Alivat desde 2011, Ivete ocupa a Cadeira nº 15.

Grupo da Alivat empossa conta com 17 escritores integrantes
ANDREIA RABAIOLLI

ATENDIMENTO ESPECIAL

Pesquisa revela satisfação com serviços da Apae e aponta áreas de melhoria

Levantamento indica excelência nos atendimentos prestados e destaca a importância do acolhimento e da qualificação profissional, além de indicar a necessidade de um espaço físico maior para a instituição

Maira Schneider mairaschneider@grupoahora.net.br

LAJEADO

AAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lajeado divulgou nessa sextafeira, 7, os resultados de uma pesquisa de satisfação realizada com as famílias atendidas pela entidade, que abrange 11 municípios parceiros. O levantamento se refere aos serviços prestados pela Apae, destaca pontos positivos e áreas que ainda demandam atenção. De acordo com o presidente da APAE, Marco Antônio, a pesquisa confirma a alta qualidade dos serviços oferecidos, mas também trouxe importantes insights para a melhoria contínua. “Já sabíamos que a Apae prestava um serviço muito bom, mas não nos níveis que a pesquisa veio a demonstrar.

Como gestores, é fundamental saber o que as famílias pensam para que possamos aprimorar nossa atuação”, comentou.

Um dos aspectos mais destacados pela pesquisa foi o acolhimento, com as famílias relatando que seus filhos são bem recebidos e tratados com carinho. Outro ponto positivo foi a valorização dos profissionais, que, apesar de não receberem salários tão elevados quanto o mercado externo, demonstram alta capacitação e dedicação. “Isso é gratificante, pois mostra que conseguimos manter uma equipe qualificada e comprometida com a qualidade dos serviços”, destacou Marco Antônio.

Com o resultado em mãos, a Apae já planeja melhorias para 2025. O presidente mencionou a busca por um espaço físico maior, uma das principais demandas apontadas pela pesquisa, e reafirmou o compromisso com o aprimoramento contínuo. “Estamos trabalhando em parceria com

a Prefeitura de Lajeado e outros órgãos para atender a essa necessidade”, afirmou. “A pesquisa nos mostrou áreas de melhorias, mas também evidenciou o trabalho dedicado que realizamos há 53 anos.”

Para a vice-presidente da Apae, Ana Cecília Togni, a divulgação dos resultados foi um momento especial para a entidade. “Foi uma oportunidade de apresentar aos municípios parceiros o impacto do trabalho realizado e a destinação dos recursos. Vamos usar essas informações para atender melhor as necessidades de nossos usuários”, disse.

Hoje, a Apae de Lajeado atende cerca de 500 pessoas nas áreas de saúde, educação e assistência social. São 130 alunos matriculados na educação especial, aproximadamente 300 pacientes vinculados à clínica de saúde e cerca de 45 assistidos pela assistência social. Cerca de 70% dos atendimentos são prestados para famílias locais.

Detalhes foram apresentados em evento na manhã dessa sexta-feira, 7
MAIRA SCHNEIDER

Informação e entretenimento na medida certa. Com base neste slogan, a Rádio A Hora consolida audiência e programa novidades para o mês de aniversário.

Em cinco anos de atividade, a 102.9 inova com uma grade voltada ao jornalismo, esporte, cultura e estilo de vida. Para a segundafeira, apresenta à comunidade regional uma série de novidades.

Conforme o editor-chefe da Central de Jornalismo, Felipe Neitzke, a nova grade mantém o modelo que equilibra jornalismo e entretenimento. “Neste mês especial, a programação foi reformulada para atender às demandas contemporâneas da sociedade, com foco em temas relevantes para o desenvolvimento regional e o bem-estar das pessoas”, afirma. Entre as novidades está o novo formato do programa Conexão Regional, que passa a contar com o colunista Rodrigo Martini na bancada, ao lado do jornalista Henrique Pedersini. O programa terá mais espaço para entrevistas e confronto de ideias, com foco em temas relacionados ao Vale do Taquari e vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h. No segundo ano de cobertura do futebol profissional, o programa A Hora Grenal agora terá 55 minutos de duração, indo ao de segunda a sexta a partir das 12h10min. O espaço esportivo ganha destaque na programação, com análises e informações sobre os dois principais times gaúchos. Programas tradicionais, como o Meu Negócio, apresentado por Rogério Wink, Pratas da Casa, voltado aos talentos culturais da região, Educame, com foco em educação ambiental, Rumo, sobre o futuro da mão-de-obra e Nossos Filhos terão novos formatos de podcast.

Estreia neste sábado

O programa Saúde em Dia,

NOVIDADES NA PROGRAMAÇÃO

Rádio A Hora reestrutura atrações no mês de aniversário

Em março, 102.9 completa cinco anos de atividades. Jornalismo, esportes e estilo de vida ganham mais espaço. Novas atrações começam no sábado

RESUMO DAS NOVIDADES

- Conexão Regional ganha novo formato, com Rodrigo Martini na bancada, a partir da segundafeira, 10 de março.

- A Hora Grenal amplia a duração para 55 minutos de segunda a sexta-feira, a partir das 12h10min.

- Programas tradicionais, como Meu Negócio, RUMO, Nossos Filhos e Pratas da Casa, recebem novos formatos em podcasts.

- Estreia do programa Saúde em Dia, com Aline Lachnett, neste sábado.

apresentado por Aline Lachnett, é uma novidade para o fim de semana. Com duas horas de duração, a atração ocupará a faixa das 10h às

12h, substituindo o Pra Você, que deixa a grade após quase cinco anos no ar.

Conforme a nova apresentado-

ra, o programa tem como objetivo abordar temas que envolvem o comportamento e a busca por mais qualidade de vida, assuntos

Apresentador do Show de Bandas, Roberto Krohn, se despede após 25 anos no ar

que aparecem como prioridade das famílias contemporâneas. “A sociedade moderna usufrui de tecnologia e conhecimento que garantem mais longevidade. Por isso, o programa tem como objetivo levar conhecimento sobre quais comportamentos podem contribuir com uma vida mais saudável”, diz Neitzke.

Além da transmissão pela 102.9, o programa também terá transmissão pelo A Hora TV no Youtube, pelas redes sociais e em formato de podcast.

Despedida e novas jornadas

Depois de 25 anos no ar, Roberto Krohn, apresentador do Show de Bandas, se despede dos microfones. O programa será substituído pelas Jornadas Esportivas e por programas voltados às atrações musicais, quando não houver jogos da dupla Grenal. Nesta semana, o comunicador Fabiano Conte também deixou o comando do Vale em Pauta. Substituído por Vini Bilhar. O programa foi reestruturado, com mais espaço para reportagens de rua, participação dos jornalistas e comunicadores espalhados pelo Vale do Taquari, com integrações ao vivo, trânsito e previsão do tempo. Bilhar também é responsável pelo Negócios em Pauta, todos os sábados, e participa dos programas A Hora Bom Dia e Frente e Verso. Conte se despediu do Grupo A Hora no sábado passado para dedicar-se a novos projetos na área da comunicação.

Saúde em Dia estreia neste sábado e substitui o programa Pra Você. Começa às 10h e vai até o meio-dia
Rodrigo Martini (e) se somana a Henrique Pedersini (d) no Conexão Regional
FELIPE NEITZKE
GRASI NABINGER
Filipe Faleiro

CIDADANIA

Abrigo São Chico promove campanha contra esmolas

Ação busca conscientizar a população sobre os impactos negativos da doação de dinheiro em semáforos e orientar sobre alternativas mais eficazes de ajuda a pessoas em situação de vulnerabilidade

Maira Schneider mairaschneider@grupoahora.net.br

Desde o início do ano, o Abrigo São Chico de Lajeado iniciou a campanha “Não dê esmolas, dê cidadania”, com o objetivo de alertar a população sobre os impactos negativos da doação de dinheiro a pessoas que pedem esmolas, especialmente em semáforos. A ação visa combater o uso do dinheiro para o financiamento de vícios, como drogas e álcool, e incentivar alternativas de ajuda mais eficazes.

A iniciativa surge em resposta ao crescente número de pessoas que, embora não estejam em situação de rua, permanecem nas ruas em busca de recursos financeiros. Segundo coordenadora do Abrigo São Chico, Luana Dias Pereira, o objetivo é entender as necessidades reais dessas pessoas, que muitas vezes buscam complementar a renda ou alimentar um vício. “Buscamos descobrir o que estava levando essas pessoas a permanecerem ali, para entender suas reais necessidades e ajudá-las de forma mais eficiente”, afirma.

A campanha conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento

Social e visa orientar a população sobre as opções de acolhimento disponíveis na cidade. Lajeado oferece dois abrigos, sendo um voltado para homens e outro para famílias, além de serviços como o Cras, Creas e Caps Álcool e Drogas, que fazem o encaminhamento para tratamentos.

De acordo com o educador social Jerônimo Schul é essencial que a comunidade tenha informações claras sobre como ajudar da maneira mais eficaz. “O problema não está em ajudar, mas em como se faz isso. A informação é fundamental para que as pessoas saibam que existem formas mais adequadas de oferecer suporte”, explica.

Resultados da campanha

A campanha já começa a mostrar resultados positivos, com a população se engajando mais ativamente. A equipe do Abrigo São Chico recebe mais chamadas de pessoas que sinalizam a presença de indivíduos em semáforos, permitindo que os profissionais

O problema não está em ajudar, mas em como se faz isso. A informação é fundamental para que as pessoas saibam que existem formas mais adequadas de oferecer suporte.”

JERÔNIMO SCHUL

EDUCADOR SOCIAL

intervenham para entender as circunstâncias e necessidades de cada um. “A intervenção é feita com foco na escuta e no encaminhamento adequado, não apenas para quem está em situação de rua, mas também para aqueles em risco de violação de direitos”, destaca Luana.

Buscamos descobrir o que estava levando essas pessoas a permanecerem ali, para entender suas reais necessidades e ajudá-las de forma mais e ciente.”

Serviços e acolhimento

O Abrigo São Chico, que não recebe pessoas sob efeito de drogas ilícitas, oferece um acolhimento temporário de sete dias, com possibilidade de extensão até que o indivíduo consiga se reestabe-

lecer e encontrar um emprego. Desde sua fundação em 2001, a instituição já atendeu mais de 2,5 mil pessoas. Hoje, o abrigo tem capacidade para acolher até 44 homens por dia, após a mudança de seu atendimento exclusivo para o público masculino em 2022, devido a questões de segurança.

A estrutura do abrigo oferece não apenas abrigo e alimentação, mas também apoio para que os acolhidos consigam retomar sua vida, com foco no mercado de trabalho e reintegração social. O serviço é mantido por recursos repassados pelo município de Lajeado, além de doações da comunidade e empresas.

Histórias de superação

Um dos muitos que encontraram apoio no Abrigo São Chico é “João”, nome fictício de um homem que, após passar por dificuldades pessoais, encontrou no abrigo uma oportunidade de recomeço. João foi acolhido pela primeira vez após se separar da esposa, quando entrou em um período de depressão e alcoolismo. Após várias tentativas de recomeçar, ele retornou ao abrigo, onde recebeu o suporte necessário para se afastar das ruas e tentar superar seus vícios.

“Eu fui muito bem acolhido, e sem o abrigo, com certeza estaria na rua, talvez até morto”, desabafa. João é apenas um exemplo de como o apoio oferecido pelo Abrigo São Chico tem sido fundamental para muitas pessoas que buscam recomeçar suas vidas longe dos vícios e das ruas.

LAJEADO
LUANA DIAS PEREIRA COORDENADORA DO ABRIGO SÃO CHICO
Desde sua fundação em 2001, a instituição já atendeu mais de 2,5 mil pessoas. Serviço é mantido por recursos repassados pelo município de Lajeado, além de doações da comunidade e empresas
Iniciativa surge em resposta ao crescente número de pessoas que permanecem nas ruas

DIA

Inspiração e coragem que constroem novas histórias

Em meio aos desafios da vida, Íris

Scherer e Magda Fell encontraram uma maneira de recomeçar e transformar a vida daqueles que as cercam com força, resiliência e propósito

Elas têm uma força que ecoa. São alicerces de seus lares, de sonhos e mudanças. Têm o poder de transformar desafios em oportunidades e gestos simples em verdadeiras inspirações. Quem ouve as histórias de Íris Scherer e Magda Fell sabe que essas mulheres são mais do que exemplos. São faróis de coragem, que fazem todos ao seu redor acreditarem no poder de transformar o mundo a cada passo.

Foi assim que Magda, 49, superou a diabetes e se tornou uma corredora e maratonista. O início de sua jornada não foi fácil. O que começou como o desejo de perder peso e melhorar a saúde, transformou-se em uma promessa para o pai, que faleceu há três anos. “Quando eu enterrei ele, prometi que ia mudar a vida, porque eu cuidei dele e vi que a doença é um caminho sem volta”, conta Magda.

A prática, que já era um hobbie, virou compromisso diário e trouxe a verdadeira transformação à família. A mudança de vida não se refletiu somente em Magda, mas também no marido e nos filhos, que abraçaram um novo estilo de vida saudável.

“Meu filho Cauã, que perdeu 70kg, foi uma das maiores vitórias dessa jornada. Agora ele tem 23 anos, mas obesidade criava limitações para ele quando criança, e isso para nós foi uma superação enorme,” relembra, emocionada.

A pequena Maria, agora com 10 anos, acompanhou desde o início as provas da mãe, o que fez brotar nela também a paixão pelo esporte. Hoje, a menina pratica atletismo e já se vê na disputa por medalhas junto com toda a família. “Eu adoro participar e estar junto. Sou uma das primeiras a

MAGDA FELL Eu me acho vencedora porque é um processo lento, mas que nos faz ser 1% melhor a cada dia”

acordar no dia das provas”, conta animada.

Para o marido de Magda, sua jornada de superação vai além da saúde. Ele vê nela uma mulher de força inabalável, que se reinventa a cada dia. “Ver ela nos inspira e é uma benção. Ela sempre foi uma grande mulher, mas o esporte trouxe só coisas boas para a vida dela. Hoje, a Magda é capaz de superar os próprios limites todos os dias e isso é lindo de ver”.

De mulher para mulher

Com uma rotina intensa de treinos, que inclui duas idas diárias à academia, Magda também divide o tempo com o trabalho e os afazeres domésticos. Para ela, essa rotina é algo que a faz admirar ainda mais as mulheres ao seu redor. “É difícil ainda mais para quem é mãe, trabalha e precisa tirar um tempo para cuidar de si. Porque não é só bater o ponto e depois você está livre. Tem todo o resto em casa para fazer, mas é possível”, ressalta. “Eu sempre digo: o que tu fala as pessoas escutam, mas o que tu faz é o exemplo que arrasta”.

Para Magda, todas as mulheres são fontes de inspiração, mas no mundo do esporte, duas colegas

do seu grupo se destacam: Rose e Romilda, que possuem uma determinação capaz de motivar a todos ao seu redor. Os próximos passos da jornada da corredora incluem completar a maratona da Travessia Tramandaí-Torres (TTT). “Este ano fiz no octeto, mas meu objetivo é fazer a maratona completa do ano que vem. A corrida traz lições de superação, saúde e coleguismo. Como diz meu instrutor Juliano, é 1% melhor a cada dia,” explica ela, com um sorriso de quem sabe que ainda tem muito a conquistar.

Uma nova missão

Se há algo que define Íris Scherer, é a capacidade de recomeçar. Para ela, o verdadeiro desafio veio após a aposentadoria. Sem grandes planos definidos para essa nova fase da vida, ela se viu diante de um obstáculo inesperado: o diagnóstico de câncer.

O ano era 2004. Entre o desafio do diagnóstico e duas cirurgias, Íris teve a certeza de que ninguém deveria enfrentar o tratamento sozinho. Foi essa convicção que a levou à Liga de Combate ao Câncer. “Comecei como voluntária em 2006, já na segunda reunião do grupo. Na época, nos reuníamos na casa da Maria e éramos os responsáveis por passar as orientações sobre os direitos dos pacientes”, lembra. “Hoje, o trabalho cresceu, mas o propósito continua o mesmo: acolher e orientar,” conta.

O voluntariado se tornou parte essencial da vida de Íris, que inclusive já presidiu a Liga. Hoje, o seu sonho de vida é conquistar a sede própria para a instituição. “Sem dúvidas é o que eu mais quero. Eu fui a única sobrevivente

do meu grupo de quimioterapia. E isso me deu força para seguir com essa missão”, afirma. Mas os desafios não pararam por aí. Em 2023, a perda do filho trouxe novas provocações. Em setembro do mesmo ano e em maio de 2024, as enchentes a obrigaram a deixar sua casa, onde morava há 35 anos. “Não queria sair, mas era a única opção. Perdi tudo, inclusive os materiais de artesanato, que tanto gostava de fazer. Hoje não consigo mais produzir, perdi a vontade, mas sei que preciso recomeçar”.

Eu fui a única sobrevivente do meu grupo de quimioterapia. E isso me deu força para seguir com essa missão.”

ÍRIS SCHERER

Questionada sobre o Dia da Mulher, Íris acredita que o dia seja importante para lembrar que homens e mulheres precisam caminhar em conjunto. “Falar sobre o dia da mulher é falar sobre resistência, e acolhimento. É para lembrar que estamos juntos e fazendo algo bom para incluir as pessoas. Precisamos de espaços para que todos sejam apoiados. Só assim seguimos adiante, principalmente as mulheres”.

FOTOS DIVULGAÇÃO

www.coquetel.com.br

Cruzadas

Wikipédia (Inform.)

(?) Reid, atriz

Fruto viscoso que ajudaria a controlar a glicose no sangue Fúria; cólera

Conteúdo da biblioteca (pl.) 100 m2

Eliminação de um time em uma competição Dádiva; prenda

Os leões, por seus hábitos alimentares

Olha fixamente Cálcio (símbolo)

Saudação ao telefone Enlouquecer (gír.)

Jesus e Maria, em relação a Davi (Bíblia)

El. comp. de “aurífero”

O indivíduo sem pigmentação na pele

(?) modo: de maneira geral (lat.)

(?) Kelly: a Princesa de Mônaco

Instrumento de sopro de orquestras

Et cetera (abrev.) Nascente

Utilidade do bibelô na estante

(?)-se: ficar restrito a

Em posição posterior Construiu a Arca (Bíblia) Quadrante de relógio solar

Falha Canção louvatória de igrejas

Coração, em inglês Os versos, no soneto

Waza-(?), golpe do judô Refúgio

Cantor de “Só pro Meu Prazer”

Monstros como o bicho-papão Multidão

Coleção de obras de um cineasta (?)-rosca, fita usada em canos

Hermes e Ares (Mit.)

Melhor amigo de Harry Potter (Lit.)

Feitio da antiga lira (Mús.)

4/dial — oboé — tara. 5/heart — ogros. 6/albino.

Estrutura como o fêmur (Anat.)

ÁRIES: Assuntos de família e de moradia serão prioridades. Finalize uma obra ou inicie uma construção e concretize os sonhos.

TOURO: As comunicações estão aceleradas. Tome a iniciativa nos relacionamentos, reúna amigos, ou fortaleça sua posição na equipe e intensifique a vida social.

GÊMEOS: Aproveite esta manhã para cuidar da beleza, da imagem e da saúde. Tirar um tempo para você será essencial ao seu equilíbrio e humor.

CÂNCER: Sonhos ganharão contornos nítidos e orientarão decisões. Será um bom momento para firmar a reputação, revisar metas e ampliar o diálogo.

LEÃO: Novidades de amigos, notícias de longe e convites podem alterar planos. Aproveite também para ampliar amizades.

VIRGEM: O amor inspirará mudanças. Se estiver só, uma amizade se tornará mais íntima. Reencontro especial à vista!

Equipe técnica do Estado visita região na próxima semana

(?) Lopes, compositor de sambas

Euclides da Cunha, escritor fluminense

Lembrete ao final da carta (abrev.)

O espanhol é ocupado por Filipe VI

Solução

LIBRA: Assuntos delicados e diferenças mais evidentes numa relação próxima pedirão uma dose maior de diplomacia, se quiser evitar conflitos.

ESCORPIÃO: Prazer, entusiasmo e novas experiências darão um delicioso sabor de aventura à vida. Quebre a rotina e esquente o clima no amor.

SAGITÁRIO: Revisite o passado e valorize as origens. Reencontros marcarão esta fase, que também levantará questões dos filhos e de convivência íntima.

CAPRICÓRNIO: Embarque num clima carinhoso com o par e crie planos a dois. Decisões e bons acordos darão mais segurança.

AQUÁRIO: A partir da tarde, espere por boas notícias na área financeira e comece uma fase de mais satisfação no trabalho.

PEIXES: Aproveite para reinventar a vida, iniciar um ciclo de maior realização pessoal e diminuir pressões financeiras.

Municípios organizam dois encontros. Primeiro ocorre em Teutônia e o segundo em Lajeado

VALE DO TAQUARI

Está agendada para sexta-feira, 14, uma nova fase do debate sobre o plano de concessão das rodovias. Equipe técnica da Secretaria da Reconstrução do Estado e equipe de Engenharia do BNDES, responsáveis pelo projeto, estarão no Vale.

Presidente da Amvat, Moisés de Freitas, confirma duas reuniões marcadas. Primeira deve ocorrer às 8h, na CIC Teutônia. Encontro vai reunir líderes do município sede, além de Estrela, Fazenda Vilanova e Westfália. A segunda reunião, agendada para 13h30min, na Univates, vai envolver representantes de Arroio e do Meio, Lejeado, Cruzeiro do Sul, Mato Leitão e Venâncio Aires. Líderes da região devem apresentar propostas de alteração ao projeto inicial do Estado. Debates buscam alternativas para a ERS-128 e a RSC-453, do primeiro grupo, e para a ERS-130 e a ERS-129, região dos municípios da segunda reunião.

Obituári O

CARMELINA TIECHER, 74, faleceu na sextafeira, 7. O sepultamento ocorreu no Cemitério São Pedro, em Encantado.

MARIA LURDES SCHNORR, 86, faleceu na quinta-feira, 6. Os atos fúnebres ocorreram no Memorial e Crematório Jardim Montanha dos Vales, em Santa Cruz do Sul.

JACY RENÉ BUFFON SANDRI, 87, faleceu na quinta-feira, 6. O sepultamento ocorreu no Cemitério Santo Antão, em Encantado.

Horós C opo

UMAS & OUTRAS

Se hace camino al andar

Não deu muita repercussão, mas considero muito boa a iniciativa de limpeza inicial do que foi destruído e já com um início de planejamento para a recuperação e reocupação futura da área portuária de Estrela.

Já disse uma vez e repito: não me incluo entre os que consideram esse espaço nobre como não mais aproveitável em função de um desastre climático.

E cito pelo menos duas estruturas remanescentes, com

engenharias adequadas, que resistiram bravamente às fortíssimas ¨torpedeadas¨ que levaram: Nutritec e Havan.

Não vou me admirar se passados alguns pares de anos muitas sementes empresariais vão brotar por alí e torço muito prá que isso aconteça!

Não conheço bem os caminhos jurídicos e institucionais a seguir, mas imagino que o mais sensato seria repassar a posse e a propriedade definitivas para a administração municipal e a

partir daí, através de articulações com entidades empresariais com participação efetiva em conselhos decisórios, deter a soberania local sobre esse importante espaço geográfico.

E a partir daí não creio que a médio prazo falte investidores potenciais, com algumas melhorias na infraestrutura, via vendas subsidiadas ou até doações, com a necessária segurança jurídica.

Os caminhos se fazem ao andar. Primeiro a gente começa, depois a gente melhora. DE ACORDO

ARTIGO

Fábulas modernas

Fábula é uma história curta que contem uma moral e, muitas vezes, tem animais como personagens. Entre as características principais da fábula destacam-se a narração alegórica, sem compromisso com a realidade e os seus ensinamentos. E’ um dos instrumentos usados para transmitir conhecimentos relacionados à moral e aos bons costumes.

As fábulas foram criadas, por Esopo no século VI a.C. Além dele, o principal autor do gênero é o francês La Fontaine. No Brasil, o nome de maior destaque é Monteiro Lobato.

“O Rei está nu” é uma fábula do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805 - 1875) que relata a história de um rei muito severo e vaidoso e que não admitia ser contrariado. Certo dia apareceu um homem se dizendo alfaiate e se ofereceu para fazer a roupa mais bonita que qualquer monarca, em todo o mundo, jamais havia tido. No entanto havia um porém, somente as pessoas inteligentes poderiam vê-la.

Não há como negar que as novas tecnologias da área das comunicações e as redes sociais organizadas a partir delas provocaram um forte abalo nos chamados meios tradicionais de informações. Não é somente na queda no volume de audiências, mas também no nível de credibilidade, com reflexos cada vez maiores nas receitas comerciais.

Já vai longe o tempo em que barragens de mídia pré-contratadas para formar (digamos assim..) a opinião pública era um mecanismo eficiente. Hoje é mais na base do ¨escreveu e não leu, o pau comeu!¨

Os meios de comunicação locais ou regionais não sofrem esse desgaste, talvez porque sabem preservar melhor a credibilidade, a isenção para ouvir ¨os dois lados¨, e a objetividade nas informações transmitidas, pautas e conteúdos.

Opiniões emitidas ficam por conta de cada um, democraticamente e sujeitas a chuvas e trovoadas, mas não refletem a soberana linha editorial.

De acordo com o estudo divulgado pelo Conselho Executivo das Normas Padrão (Cenp), um fórum importante de autorregulação do mercado publicitário, os investimentos em mídia estão passando por uma reviravolta histórica.

De acordo com o Cenp, no ano passado os investimentos em publicidade bateram nos 18 bilhões de reais, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior.

Acho muito pouco frente a realidade objetiva, mas eles tem que trabalhar com dados e estatísticas oficialmente declarados e contabilzados, mas deixemos isso pra lá.

De acordo com os fatos: 40% do total foram destinados a meios de comunicação via internet, 35% para a chamada TV aberta, 5% para TV por assinatura, 4% para o meio rádio, 1,5% para jornal impresso, 0,5% para revistas e o

resto não conta.

Há várias razões para essas mudanças de cenário, mas deixo isso por conta de profissionais do ramo que entendem bem mais do assunto.

É claro que os meios de comunicação radiofônicos/jornalísticos melhor estruturados já operam em canais multimída e também estão inseridos no item ¨internet¨, inclusive por aqui e com muita competência por sinal.

Mas o estudo serve para lembrar que uma proposta comercial de propaganda/publicidade apresentada com o reforço dessas mídias complementares precisa ser devidamente avaliada por eventuais contratantes. O ¨complemento¨ pelo jeito está ficando cada vez mais importante para atingir muitos públicos-alvo.

De acordo?

Nôno pro neto:

- Tu sabia que nas Ilhas Canárias não tem canários?

- Não sabia, que interessante.

- E nas Ilhas Virgens também não tem.

- Não tem virgens?

- Non, non tem é canários.

O rei, tocado pela vaidade, logo se interessou e o contratou. Providenciou todos os materiais solicitados : Fios de ouro, tecidos finos, adereços de diamantes e tudo que havia de melhor e mais valioso. Acomodou o “alfaiate” em um atelier e deixou que desenvolvesse seu trabalho.

Passadas algumas semanas, como não teve notícia, o rei foi ao local onde estava sendo confeccionada a roupa. Viu uma mesa vazia, e o homem fazendo inúmeros movimentos como se estivesse medindo, costurando, esticando...O rei, para não transparecer diante de seus súditos que não estava vendo nada, começou a elogiar. Por sua vez, os súditos presentes, que nada viam, para não passarem por ignorantes, também elogiaram. Após mais uma semana, o alfaiate deu o trabalho por terminado e convocou o rei para ir vestir a roupa. Este, para não deixar passar em branco, convocou todo o povo para um desfile onde ele mostraria sua nova roupa. Assim foi feito. Com o rei nu, e todos fingindo que viam as vestes reais, o desfile seguiu, mas ninguém se manifestava para não passar por burro. Somente uma criança gritou: “o rei está nu!!”.

A fábula demonstra que a vaidade pode cegar até os mais poderosos e o quão tolos parecemos, à proporção que nos tornamos mais vaidosos. Atualmente a expressão “o rei está nu” denuncia a tendência de muitos em ignorar o óbvio.

A outra fábula ou melhor dizendo ditado , está impregnado na sabedoria dos índios Dakota nos Estados Unidos: “Quando descobres que estás a montar um cavalo morto, a melhor estratégia é desmontar”.

No mundo seja empresarial, político ou até familiar por vezes deparamo-nos com o que pode ser considerado uma situação de “Cavalo Morto”. Só que ao invés de “descer do cavalo” e mudar a montaria (atitude), muitos insistem em trocar o cavaleiro ( políticos e times de futebol), comprar um chicote maior( pais severos), montar uma comissão para estudar o cavalo( empresas e governos), redefinir o conceito de morte( governos).

Apesar da simplicidade desse conceito, muitas empresas e governos continuam a “montar” em estratégias ou projetos fracassados, investindo tempo e recursos desnecessários ao invés de tomar decisões pragmáticas e eficazes.

365vezesnovaledotaquari@gmail.com

Patrocínio

Três destinos para acampar no Vale do Taquari 365 VEZES NO VALE

OVale tem empreendimentos com estrutura completa para os adeptos de acampamentos. Hoje apresentamos três desses destinos: o Camping Paraíso Santo Antônio (Colinas), o Camping Deker (Sério) e o Balneário Paraíso (Venâncio Aires).

Paraíso Santo Antônio

Às margens do rio Taquari, o Camping Paraíso Santo Antônio tem inúmeros locais para instalação de barracas na sombra das árvores e até abaixo do charmoso deck que se tornou cartão-postal da propriedade.

Para apoio dos campistas, o camping tem duas cozinhas compartilhadas com geladeira e mesas. Os banheiros possuem chuveiro quente. A estrutura se completa com o restaurante que oferece lanches e porções. O empreendimento foi batizado dessa forma por estar localizado na Linha Santo Antônio, interior de Colinas. Mais informações e valores podem ser obtidas no 51 99551-4676 ou pelo @ campingparaisosantoantonio no Instagram.

Camping Decker

Ponto turístico que deu a volta por cima após a enchente, o Camping Decker já é tradicional quando o assunto é acampamento. Está em atividade desde 1996 e oferece aos campistas um local charmoso e sossegado à beira de uma antiga represa de Sampaio, interior de Sério.

A estrutura para acampamen-

tos conta com pontos de luz e chuveiro quente. Dezenas de churrasqueiras estão espalhadas na sombra das árvores. Há ainda a opção do restaurante que serve lanches e faz jantares esporádicos.

O valor para passar o dia no camping é R$ 12,00. Cada pernoite de acampamento é cobrado um extra de R$ 20,00 por pessoa. Saiba mais no 51 99803-7156 ou pela página @camping.decker no Instagram.

Balneário Paraíso

Além de ter mais de mil metros quadrados de piscinas com rampa e toboágua, o Balneário Paraíso abre espaço aos acampamentos. O ponto turístico está localizado às margens da ERS 422,em Venâncio Aires.

A área de camping é uma das mais completas da região com 200 churrasqueiras e 22 quiosques. Tem um banheiro amplo com vários chuveiros quentes. O bar local vende lanches rápidos, bebidas e o açaí, novidade do ano.

Mais informações sobre o destino podem ser obtidas pelo 51 99616-1927 ou pela página do Instagram ou pelo @parkbalnearioparaiso.

localizado às margens do rio Taquari tem vários pontos para instalação de barracas com boa estrutura de apoio

FÁBIO KUHN
Balneário Paraíso tem uma das áreas de piscina mais completas da região e também abre para acampamentos
A antiga represa de Sampaio, em Sério, se transformou num camping popular com área de acampamento
Camping
FOTOS DIVULGAÇÃO

Liderança feminina na Alivat

Impulsionar a leitura e popularizar a literatura com mais encontros nas cidades da região é o desejo da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). Na noite de quinta-feira, 7, a instituição empossou a nova diretoria, presidida pela professora Ivete Kist. Como vice-presidente, está Ana Cecília Togni. Ivete Kist é a segunda mulher a comandar a entidade.

Lente Social

dos amigos escritores

Lisi Costa Leila Franz Bibiana Faleiro
Artur Watt e Marli Verruck Watt vieram da Bahia para prestigiar a cerimônia de posse
Ieda Maria e Eloni Salvi
Ivete entre os filhos Silvio Kist Huppes e Ivana Ferrazzo
Ivete Kist, Evania Schneider e Ana Cecília Togni

GRE-NAL 445

RIVALIDADE ACIRRADA NA PRIMEIRA PARTIDA DA DECISÃO

Clássico começa a decidir o Campeonato Gaúcho em edição marcada por confusões de arbitragem e tentativas de condicionamento de ambos os lados. Grêmio quer sair em vantagem na busca pela octa. Inter tenta surpreender o rival na Arena na perseguição por título que não conquista há nove anos

Caetano Pretto

caetano@jornalahora.inf.br

Arivalidade Gre-Nal ganha novo capítulo a partir deste sábado com o clássico de número 445. Se em outros tempos o Gauchão era tipo como

Histórico Gre-Nal

444 jogos 164 vitórias do Inter 141 vitórias do Grêmio

139 empates

604 gols do Inter 575 gols do Grêmio

Gre-Nal na Arena

24 jogos 9 vitórias do Grêmio 13 empates 2 vitórias do Inter 31 gols do Grêmio 13 gols do Inter

competição de pouco apreço e até desdém, a atual edição é especial.

O Grêmio busca igualar uma sequência que pertence apenas ao grande rival com a possibilidade

do oitavo título consecutivo. O Inter não quer deixar, e busca ainda a retomada de um título que não conquista desde 2016. A primeira parte da grande decisão ocorre neste sábado, às 17h45min, na Arena, com ampla cobertura do Grupo A Hora.

O Gre-Nal é além de tudo uma possibilidade para jogadores marcarem o seu nome na história da rivalidade e do clube que defendem. Atletas como Villasanti, João Pedro e Braithwaite que já deixaram gols em clássicos pelo Grêmio. Ou Alan Patrick, Borré, Fernando e Valencia, que já marcaram pelo Inter.

Em outros tempos, o clássico foi importante para personagens do Vale do Taquari. Morador de Lajeado, Thiago Matos foi lateral-direito do Inter no início dos anos 2000 e esteve em campo em dois clássicos no ano de 2003. “Posso dizer que tenho 100% de aproveitamento. Foram dois jogos onde o Inter chegava com retrospecto negativo e tinha time tecnicamente inferior ao do

Equipes se enfrentam um mês após o empate em 1 a 1 na Arena pela primeira fase

Grêmio, mas que serviram como mudança de comportamento para um clube que viria a ser campeão gaúcho e que anos depois ganharia títulos mais relevantes”, diz. Nos dois jogos, Thiago jogou como ala pelo lado direito. No Inter comandado por Muricy Ramalho, o time era composto por atletas experientes como Sangaletti, Luiz Alberto e Clemer, e jovens promessas como o próprio Thiago, Cleiton Xavier,

MANO A MANO

A equipe esportiva da Rádio A Hora realizou o Mano a Mano no programa A Hora GreNal dessa sexta-feira. Na disputa por posições, o time com os melhores do clássico ficou escalado com: Thiago Volpi; João Pedro, Vitão, Wagner Leonardo e Bernabei; Fernando e Villasanti; Vitinho, Alan Patrick e Carbonero; Braithwaite. O técnico da equipe foi Roger Machado.

Daniel Carvalho e Diego, gêmeo de Diogo. O Grêmio era mais pomposo e comandado por Tite tinha atletas como Danrlei, Anderson Polga, Ânderson Lima e Roger Machado, hoje comandante do Inter. “Lembro de em um dos jogos o Diego infernizar a vida do Roger. Deu muito trabalho. Eu pegava a bola e nem passava do meio-campo, entregava pra ele e ele ia pra cima, ganhou quase todas” lembra Thiago.

Outro atleta da região, atual morador de Lajeado e natural de Encantado, que vivenciou o clássico foi Gabriel Spessato. Ainda muito jovem, aos 10 anos, se destacou em competições de base atuando por uma equipe de Arroio do Meio e foi pinçado pelo Grêmio. No Tricolor, ficou até os 23 anos, tendo participado de dezenas de clássicos na base, mesmo que não tenha entrado em campo no maior jogo do estado como profissional. “Nunca contei exatamente os jogos, mas devem ter sido entre 30 e 40 partidas contra o Inter no período em que estive na base do Grêmio. Sempre jogos pegados, tensos, onde cada gol ou vitória poderia representar uma guinada na carreira de qualquer jovem jogador”, lembra. Mesmo sem ter vivido a experiência no profissional, Spessato relembra momentos que mostram como o jogo é o mais importante para qualquer jogador também na base. “Teve um jogo pela Efipan, competição muito

ARQUIVO PESSOAL
Gabriel Spessato viveu o Grêmio por 13 anos e acredita ter disputado cerca de 40 clássicos na base

Novos titulares no Grêmio

Gustavo Quinteros está suspenso e dará lugar à Leandro Desábato na casamata. Durante a semana, ele teve notícias positivas e negativas. Cuéllar teve constatado um edema muscular na coxa-esquerda e é desfalque. Camilo deve ser titular. Na pontaesquerda, Amuzu está liberado e foi relacionado. Ele deve ser titular pela primeira vez. No meiocampo, a disputa entre Monsalve e Cristaldo deve ter o colombiano como titular.

O provável Grêmio para o clássico tem: Thiago Volpi; João Pedro, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Camilo e Villasanti; Cristian Olivera, Monsalve e Amuzu; Braithwaite.

Surpresas positivas no Inter

A semana de trabalho apresentou boas novidades a Roger Machado. Três titulares treinaram normalmente ao longo da semana e podem retornar à equipe. Alan Patrick deve ser titular no meio-campo, enquanto que Wesley e Borré devem começar como alternativa no banco de reservas. A principal dúvida recai sobre a presença de Bruno Henrique, enquanto que Thiago Maia também deve voltar a ser opção.

O provável Inter para o GreNal tem: Anthoni; Aguirre, Vitão, Victor Gabriel e Bernabei; Fernando e Bruno Henrique; Vitinho, Alan Patrick e Carbonero; Valencia.

Arbitragem de Santa Catarina

A Federação Gaúcha de Futebol optou por escalar um árbitro de fora do estado. O escolhido foi Ramon Abatti Abel, de Santa Catarina. Este será o segundo GreNal de Ramon Abatti, árbitro Fifa. Seus auxiliares serão Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa-RJ) e Bruno Boschillia (FifaPR). O VAR será comandado por Daiane Muniz (Fifa-MS). importante aqui do estado e que na época era Sub-13. Perdemos a partida, ainda na primeira fase, goleada de 4 a 0. Na saída de campo e no vestiário ouvíamos torcedores dizendo que iriam nos matar, que era para sairmos do Grêmio, tudo muito drástico. No fim ainda conseguimos uma reviravolta e fomos campeões da competição, mas essa reação da torcida mostra o que o Gre-Nal representa.”

Thiago não teve uma trajetória tão extensa no Inter. Chegou em 2002 e permaneceu até 2004, mas pode colocar no currículo dois grenais que ajudaram a mudar

a história colorada. Spessato viveu 13 anos no clube e dividiu vestiário com atletas que viriam a ser figuras centrais da história vitoriosa futura como Luan, Everton Cebolinha, Edilson e tantos outros. Em comum entre as duas histórias, a prova do que representa o maior clássico do país e um dos maiores do mundo. “Gre-Nal não pode perder, mais do que a necessidade de ganhar, é preciso não perder”, destaca Thiago. “É um jogo que pode mudar uma carreira, não tem quem não se arrepie ao entrar em campo”, enfatiza Spessato.

OPINIÃO DA EQUIPE ESPORTIVA

Qual a expectativa para o clássico e quem pode ser o jogador decisivo do confronto?

“Se formos levar em conta os últimos clássicos, deveremos ter um jogo amarrado, truncado e de poucas chances de gol. O histórico recente não nos remete a bons jogos, especialmente quando existem duas intenções muito distintas em campo. Com o desejo do octa do Grêmio e a pretensão do Inter em voltar a levantar taça, nenhum dos times vai querer se expor, até porque esse deve ser o único título que a dupla pode alcançar em 2025. Pelo momento que vive e pela intensidade que vem demonstrando dentro e fora de campo, Cristian Oliveira deve ser o destaque do jogo. Especialmente por jogar contra o lado mais vulnerável da defesa colorada” –Vini Bilhar, narrador

“Espero um Gre-Nal tenso e nervoso, muito por conta dos fatores extracampo, não só da última semana mas do Gauchão inteiro. Será um jogo equilibrado, com nenhuma equipe muito superior a outra. O Grêmio com um time em formação, o Inter com um elenco mais consolidado mas que teve desfalques nas últimas partidas. Final não tem como palpitar sobre quem decidirá o jogo, pois são detalhes que podem definir o confronto” –João Lucas Catto , comentarista

“Será um jogo tenso por tudo que vimos nas últimas semanas. As diretorias dos dois clubes tomaram decisões e foram aos microfones sem a noção do que isso pode representar para as torcidas. Por isso, imagino um jogo guerreado e com muita influência do que está fora das quatro linhas. Dentro de campo, vejo um Inter mais organizado e consolidado, que além de tudo teve boas notícias com possíveis retornos de titulares. O Grêmio chega ainda procurando consolidar um trabalho e com duas quase eliminações para equipe inferiores. Por isso, vejo o Inter um pouco à frente do rival e acredito que Alan Patrick pode ser o desequilíbrio da partida” –Caetano Pretto, repórter

Transmissão especial

A cobertura do Gre-Nal 445 inicia às 15h30min com o Concentração na Rádio A Hora e youtube A Hora GreNal. A Jornada Esportiva inicia às 17h15min e, após o jogo, toda a repercussão segue no Prorrogação com as entrevistas, análise e opinião. O clássico tem narração de Vini Bilhar, comentários de Caetano Pretto e João Lucas Catto, reportagens de Henrique Pedersini e Jhon Tedeschi e plantão esportivo de Zique Neitzke.

Jogo da volta

Nessa sexta-feira, 7, a FGF definiu também a data e o horário do jogo da volta da decisão. Depois de jogarem na Arena, Grêmio e Inter voltam a se enfrentar no Beira-Rio no domingo, 16h, às 16h.

Thiago Matos (1º esq. agachado) disputou dois clássicos em 2003 e saiu vitorioso em ambos os duelos
LUCAS UEBEL

PISTA LOTADA

ABERTURA DA LIGA GAÚCHA TORNA LAJEADO A CAPITAL DO SKATE

Evento no fim de semana deve reunir cerca de 120 skatistas e público de mais de mil pessoas no Negretti Skate Park

Os melhores skatistas do estado estarão em Lajeado neste fim de semana para a primeira etapa da Liga Gaúcha de Skate Street. O evento vai movimentar o Negretti Skate Park entre o sábado e o domingo com presença de cerca de 120 competidores e expectativa de público de mais de mil pessoas.

A etapa de Lajeado é a primeira da Liga Gaúcha de Skate Street, que surge para unir e reforçar o esporte em todo o Rio Grande do Sul. Depois da prova no Vale do Taquari, ainda ocorrem etapas em Esteio, Passo Fundo, Santa Maria, Picada Café, Rio Grande e Sapiranga.

As provas ocorrem nas categorias Mirim, Iniciante, Feminino, Amador e Master. As três primeiras categorias tem disputas no sábado com início já pela manhã e seguimento na tarde. As principais categorias do evento, Amador e Master, ocorrem no domingo durante todo o dia.

A prova é organizada pela Associação de Skatistas e Similares de Lajeado – ASSLA. Um dos representantes do grupo, Anderson Segatto comenta sobre a responsabilidade de ter a etapa inaugural da temporada. “O objetivo do evento e da Liga é fazer

Estamos em uma posição bem importante de estar realizando um evento grande. Esse nal de semana Lajeado vai se tornar a capital do skate no estado.”

ANDERSON SEGATTO MEMBRO DA ORGANIZAÇÃO

a integração entre as associações, cidades e atletas. Cada associação é responsável por organizar a sua etapa. Uma organização que se junta para incentivar o skate gaúcho. Ficamos felizes e honrados em estar participando, ainda mais na primeira etapa. Estamos em uma posição bem importante de estar realizando um evento grande. Esse final de semana Lajeado vai se tornar a capital do skate no estado.”

Com mais de 100 skatistas confirmados e um público geral que deve passar das mil pessoas, Segatto reforça a importância do apoio da comunidade e também o que o evento pode representar para a cidade. “Esperamos atletas

de todos os cantos do estado e até de fora do Rio Grande do Sul. Pessoal que chegou ao longo da semana ou que vai chegar entre o sábado e domingo, então também movimenta a economia do município”, diz.

OPORTUNIDADE AO VALE

Mestre de cerimônias do evento, Diego Gomes, conhecido como “Diegão Narrador”, também exalta a oportunidade do Vale do Taquari receber um evento de grande magnitude do skate. “Estamos esperando muita gente no evento.

A Liga Gaúcha chega como o

maior campeonato do Rio Grande do Sul e Lajeado foi prestigiado como o evento inaugural. Será um evento muito bom. Quero que as pessoas saiam de lá muito melhor do que chegaram. Todo mundo está convidado.”

Ele ainda lembra o skatista destaque da região, João Segatto, campeão brasileiro no ano passado. “Ele vai nos representar muito bem e já sai como favorito em uma das categorias”, destaca.

CRONOGRAMA DO EVENTO

O evento inicia no sábado às 9h com o credenciamento e reconhecimento de pista para as categorias Mirim, Iniciante e Feminino. Os treinos iniciam às 10h e seguem até às 11h. A competição no Mirim inicia às 13h30min. A Iniciante começa às 14h10min e a Feminino às 15h10min. A primeira final ocorre já na tarde, às 16h30min, e a premiação será entregue às 18h.

No domingo o reconhecimento de pista para as categorias Amador e Master inicia às 8h. As baterias da Master começam às 9h e as baterias do Amador começam às 11h. A final do Master é às 15h e a final do Amador inicia às 15h40min. A premiação das principais categorias ocorre às 18h de domingo.

A etapa de Lajeado da Liga Gaúcha de Skate Street tem organização da ASSLA, com apoio da Prefeitura de Lajeado que montará toda a estrutura do evento. Os patrocínios são da JamRock, Pizzaria DiNapoli, Supermercados Imec, Cresol, Docile, Scapini Transportes, Tempus Urban Shop, Hype, Stronger e Like Videos.

Competição ocorre no Negretti
Skate Park de sábado pela manhã até domingo à noite
DIVULGAÇÃO

POR UM BEM MAIOR

COM RECORDE DE PARTICIPANTES, CORRIDA RUN MORE REÚNE MULHERES EM PROL DA LIGA

Evento terá participação de 1.700 mulheres neste domingo e reúnde fundos para Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela

Caetano Pretto caetano@grupoahora.net.br

Tradicional prova esportiva dedicada exclusivamente às mulheres, a Corrida Run More será realizada neste domingo, 9, como parte das comemorações do Dia da Mulher e da programação do XVIII Multimulher. O evento, promovido por Estrela, em parceria com a Run More, contará com a participação de 1.700 mulheres que poderão optar entre correr ou caminhar cinco quilômetros. Parte da arrecadação será destinada à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela.

Conforme Anelise Hausmann, presidente da Liga, o evento deve superar o recorde de público do ano passado, que teve mais de 1.500 participantes. “A Run More é uma das ações mais importantes da Liga. Além de ser uma das maiores corridas e caminhadas do Brasil, exclusiva para mulheres, parte da arrecadação é destinada à entidade. Com o resultado da corrida do ano passado, foi possível manter o trabalho da Liga para cerca de 110 assistidos por pelo menos cinco meses”, destaca.

A distribuição dos kits esportivos para as atletas inscritas iniciou na sexta-feira e segue no

PROGRAMAÇÃO PROGRAMAÇÃO

SÁBADO

9h às 16h – Retirada de Kits na Run More

DOMINGO

7h45min – Retirada de Kits no Parque Princesa do Vale

8h – Largada da corrida

8h05min – Largada da caminhada

8h45min - Recepção das atletas com apresentação da banda Julia Jorge.

9h15min - Entrega de brindes

9h30min - Divulgação da prélista de resultados

10h - Cerimônia de premiação

fim de semana. No sábado das 9h às 16h na Run More, em Lajeado, e no domingo às 7h45min no Parque Princesa do Vale.

A largada da corrida foi antecipada para as 8h devido ao calor

Evento deste ano deve bater o recorde de participantes da edição passada

intenso. Já a largada da caminhada será às 8h05. Em seguida, a programação inclui recepção das atletas com apresentação da banda Julia Jorge, entrega de brindes, divulgação da pré-lista de resultados e cerimônia de premiação.

Percurso e orientações

O trajeto da corrida e caminhada terá 5km de extensão, com largada no calçadão da Júlio de Castilhos, sentido centro. O percurso seguirá pelas ruas Bruno Schwertner e Cel. Müssnich, passando pela Ponte Alta e Avenida Rio Branco. O retorno será realizado na rótula junto ao pórtico de acesso, utilizando as mesmas vias.

A organização solicita a colaboração da população para minimizar a circulação de veículos nesses trechos entre 8h e 11h, garantindo a segurança das participantes.

DOMINGO DE ESTREIAS NO VALE DO TAQUARI

Taça Intermunicipal e Municipal de Canudos do Vale promovem a primeira rodada

ezequiel@grupoahora.net.br

O primeiro fim de semana esportivo no Vale do Taquari após o Carnaval é marcado por estreias. Canudos do Vale e a Taça Intermunicipal promovem a primeira rodada neste domingo. Em Canudos do Vale, a competição retorna após 17 anos. Os jogos ocorrem em Baixo Canudos, na sede do 22 de Outubro, último campeão. Neste ano, os jogos são apenas pela categoria titular. Além dos donos da casa, disputam o título da Copa Fabiano José Rohden o Minuano, Canarinho e Nova Berlim.

Às 14h, o E.C. Minuano enfrenta a S.E. Canarinho, abrem a competição. Logo depois, às 16h, é a vez do E.C. 22 de Outubro medir forças contra o E.C. Nova Berlim, fechando a rodada com mais um jogo disputado.

TAÇA INTERMUNICIPAL

A competição que integra as cidades de Westfália, Poço das

Antas e Teutônia terá oito times que foram divididos em duas chaves de quatro. O torneio é disputado nas categorias titular e aspirante.

OUTROS DESTAQUES

O fim de semana também conhecerá os cruzamentos das quartas de final do municipal de Progresso. Os confrontos ocorrem no domingo, em Campo Branco. Arroio do Meio promove a penúltima rodada da fase classificatória e deve apontar os primeiros eliminados nas três categorias.

TRANSMISSÃO

O Grupo A Hora transmite o jogo entre Copalto e Esperança, válido pela segunda rodada do municipal de Roca Sales. O Concentração inicia às 15h. Já a Jornada Esportiva abre às 15h40min. O confronto pode ser assistido na página do A Hora Esportes no Youtube e ouvida no dial 102.9 FM.

FUTEBOL AMADOR
Zique Neitzke
ARQUIVO
Fim de semana terá 54 partidas que são válidas por 12 competições

Dulce Feil recebia prêmio da JCI

A Câmara Júnior de Lajeado (JCI) – em inglês, Junior Chamber International – entregava o Prêmio Carlos Jacob Kieling de Liderança Comunitária em uma cerimônia no Clube Esportivo Sete de Setembro. A homena-

geada de 2005 foi a empresária Dulce Teresinha Feil, proprietária da Lajecópias. Em 2004, o contemplado foi Claudir Weiand, da Florestal Alimentos.

Na noite, também foi empossada a diretoria para o ano de 2005.

Sábado é Domingo é

- Dia Internacional da Mulher

Santo do dia 8: São João de Deus

Dia Mundial do DJ

Santo do dia 9: Santa Francisca Romana

O cargo de presidente local da entidade passava de Douglas da Cunha Mussolini para Marcela Cristina Warken. O título de presidente do Clube do Senado ia de Cesar Paulo Künzel para André Luis Kronbauer.

Vice-governador visitava obras do HBB

O governador em exercício e vice, Antonio Hohlfeldt, visitava as obras do Centro de Tecnologia Avançada (CTA) do Hospital Bruno Born de Lajeado. Ele desceu aos subsolos do HBB para verificar os bunkers feitos para o serviço de radioterapia. A primeira etapa da obra contemplava os dois subsolos, térreo e mezanino, com investimento de R$ 5 milhões, que estava prevista para ser entregue logo. O serviço de radioterapia seria oferecido dentro de três meses, mesmo com as obras do CTA ainda inconclusas. O investimento total previsto ultrapassava os 20 milhões. As obras do Centro tinham começado no início de 2002, com as escavações do subsolo, mas a estrutura completa do CTA só foi concluída em 2015.

Formatura da equipe da Umad

A equipe da Unidade Móvel de Atendimento Domiciliar (Umad) de Lajeado se formava em Licenciatura na Universidade de Passo Fundo. A Umad era uma espécie de ônibus-escola, que levava educação para o interior da cidade. O projeto se tornou referência na época e a

Secretaria de Educação e Cultura do Estado também formava professores para atuar nessas unidades em outros locais do RS.

Para a colação de grau, o prefeito de Lajeado, Alípio Hüffner, e o secretário de Educação, professor Rui Eckhardt, compareceram à

cerimônia. De Lajeado, colaram grau os professores Maria Inês Togni Eckhardt, Dinalva Terezinha Lamel, Tânia Beatriz Knapp, Terezinha Borghetti, Iara Neuls e Paulo Sérgio Arenhardt. Na foto, a comemoração da formatura, na presença do frei Isaias Borghetti.

HENRIQUE PEDERSINI

Jornalista

Lajeado

Na cidade mais populosa do Vale, a expressão crescer “tijolo por tijolo” faz ainda mais sentido. Casas, prédios, salas comerciais, condomínios, pavilhões industriais... os modelos de construções são os mais diversos. E por todos os bairros. Isso indica, sobretudo, a pujança econômica da cidade-referência na região. Gerenciar as liberações para todos estes m² de construção cabe à secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana, liderada por Alex Schmitt. O advogado e empresário do ramo imobiliário, abdicou do cargo de vereador para integrar o governo e já fez alterações na rotina da pasta, alvo de críticas por arquitetos e construtores ao longo dos últimos anos em função da burocracia. Em 2025, Lajeado emitiu 311 alvarás de construção. Destes 157 em fevereiro. No mesmo mês de 2024 foram 69 liberações. Nos

Novidade

não para de construir

chamados “habite-se” o salto é maior: de 74 ano no segundo mês do ano que passou para 248 em fevereiro de 2025.

Nos primeiros 59 dias desta temporada, o município autorizou mais de 66 mil m² de construção. Em todo 2024 foram 366,8 mil m²

e a tendência indica um crescimento nos próximos meses. Lajeado constrói e, via de rega, para cima. O desafio está no que por vezes não se percebe. Como: mobilidade, esgoto, escoamento de água e outras demandas que se mostram cada vez mais urgentes.

no turismo de Encantado Vereadores querem mais espaço

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, intensifica a montagem da sua equipe de governo para a sua segunda gestão. Um dos nomes oficializados é o de Karina Mezzomo para secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. A nova chefe da pasta tem experiência no ramo turístico. Além da graduação, ela trabalhou na Amturvales por um ano e meio e também administra o Hotel Hengu, de Encantado. Atualmente, a gestora cursa

Empreendedor e comunicador, apresentador do programa

Loja ou tela?

Oponto de venda físico vai desaparecer? Com o avanço digital e a popularização do e-commerce, essa dúvida surge cada vez mais. A pandemia acelerou a digitalização, mas agora, com a retomada, percebe-se um retorno mais intenso ao contato presencial. O home office também está sendo repensado até por empresas de tecnologia.

O ponto de venda

físico vai desaparecer?”

MBA em gestão pública.

Karina é de família tradicional de Encantado e com ligação histórica junto ao MDB, responsável pela indicação da nova secretária.

Nas mãos da gestora, a missão de dar sequência a projetos intensos, especialmente com a inauguração do Cristo Protetor no dia 06 de abril, a consolidação do Boulevard Encantado e construção do Hotel Laghetto, entre outros empreendimentos. dar

Em Lajeado o clima já foi mais amistoso entre a câmara e o governo. E o protagonismo para os vereadores nos debates importantes é a queixa em relação a prefeita Gláucia Schumacher.

Alguns dos integrantes da casa correm o dedo na tela do celular e protestam que Gláucia não responde as mensagens via Whatsapp. E não são apenas oposicionistas.

A relação, por hora, estremecida foi evidenciada por Ana da Apama (PP), presidente da casa e colega de partido da prefeita. “O posicionamento da Gláucia com a câmara tem que mudar!” ou ainda “eu como presidente da câmara estou decepcionada com a prefeita Gláucia, espero que mude. E sim, se tiver que trancar projeto a gente vai trancar. A prefeita precisa entender que somos importantes” foram frases de Ana na sessão desta semana.

Em tempo... nada que um telefone, um café no gabinete não resolva.

Se por um lado o digital ganha espaço, por outro, o ponto de venda físico continua oferecendo algo único: experiência e interação. Comprar na loja não é apenas adquirir um produto, mas sentir, testar, conversar e criar confiança. Para pequenos negócios, especialmente familiares, esse pode ser um grande diferencial. Mas é preciso adaptar-se. O comércio local tem um papel importante na economia, gerando empregos e fortalecendo as relações comunitárias. A experiência presencial proporciona um atendimento mais humanizado e personalizado, por enquanto algo difícil de replicar no ambiente digital. O ponto físico não pode ser apenas um local de venda. Ele precisa oferecer algo a mais, um motivo para o cliente querer ir até lá. Algumas estratégias podem ser decisivas. Primeiro, investir na experiência do cliente com um ambiente atrativo e aconchegante, que valorize a identidade da marca e crie uma conexão emocional. Segundo oferecer um atendimento diferenciado, onde o cliente se sinta valorizado e tenha suporte para suas dúvidas e necessidades. Terceiro, integrar físico e digital, permitindo que o consumidor transite entre ambos com facilidade, seja por meio de atendimento híbrido ou ofertas personalizadas. Quarto, criar eventos e momentos exclusivos, como workshops, degustações e experiências sensoriais, algo que o digital não proporciona. Quinto, valorizar a identidade local, oferecendo serviços e produtos regionais, fortalecendo parcerias locais, agregando valor à compra. Sexto, uma comunicação com formatação que engaje toda a experiência.

Além disso, investir em tecnologia dentro do ponto de venda pode ser uma vantagem competitiva. Sistemas de autoatendimento, pagamentos por aproximação, realidade aumentada e programas de fidelidade digitais são algumas das soluções que podem melhorar a experiência do consumidor e agilizar processos. A logística também precisa ser eficiente, permitindo que o cliente compre no digital, experimente e retire na loja, ou receba em casa com rapidez e segurança.

O futuro do ponto de venda (loja) não é desaparecer, mas evoluir. Negócios que souberem equilibrar tecnologia (tela) e contato humano terão vantagem. O comércio físico precisa se tornar um espaço de relacionamento, aonde o cliente não vá apenas para comprar. Portanto, não se trata de esperar o que vai acontecer, mas agir e transformar o ponto de venda numa vantagem competitiva. A tendência do varejo será híbrida, e aqueles que souberem explorar e investirem no melhor dos dois mundos estarão um passo à frente.

HENRIQUE PEDERSINI

Fim de semana, 8 e 9 março 2025

Fechamento da edição: 18h MÍN: 25º | MÁX: 40º

No decorrer da tarde de sábado, instabilidades voltam a ingressar e provocam o aumento da nebulosidade, que pode resultar em chuva isolada em direção a noite.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.