HAMMOCK STAND O produto foi desenvolvido a partir de uma proposta educacional da cadeira de Linguagem Estrutural do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAP. Dado a importância de conceber formas materiais com base em sua estrutura. Concebido a partir de uma malha triangular dentro de uma área de 10 x 6 m (com recuo de 2,50 m, nas suas laterais leste e oeste) a estrutura é composta basicamente por bambu e cordas de algodão.
A proposta foi criar um mobiliário que permitisse o uso dos estudantes em seu período de ócio na universidade, possibilitando um descanso confortável e próximo dos seus blocos. De forma lúdica as cordas coloridas são armadas com nós comuns e em macramê nos triângulos construídos a partir da estrutura de bambu, formando assim uma rede onde pode se sentar/deitar. Com 4 quadrados que obtêm 2 triângulos cada um (12 no total com medidas distintas), comportando uma a duas pessoas no máximo. Se localiza entre a saída do bloco G e do bloco A, chegando a entrar em contato visual com a Rua Bernardo Guimarães.
REFERENCIAL: DYMAXION SLEEP/ JANE HUTTON & ADRIAN BLACKWELL
As hastes de bambu são interligadas pela perfuração com uma furadeira e a inserção de uma barra rosqueada de aproximadamente 0.07 m entre os bambus, sendo usado a porca em conjunto com a arruela para obter a amarração. Desta forma promovendo uma estrutura de sobreposição criando uma forma simples e rígida que suportaria os usuários. Tem ‘superfície ativa’ como sistema estrutural principal. É formado basicamente pela composição dos elementos da superfície, formando mecanismos que reorientam forças, com resistência a compressão, tração e cisalhamento. Os elementos de superfície, desempenha função portadoras de cargas, podendo elevar-se livremente no espaço enquanto transmite cargas.
Dymaxion Sleep é uma estrutura de redes suspensos sobre um campo de plantas aromáticas. Melhor que andar pelo jardim, os visitantes deitam sobre ele, traduzindo a típica e solitária experiência de um jardim em um evento público. A estrutura de redes é desdobrada em um icosaedro, formado de 20 triângulos de metal. Cada triângulo é largo o suficiente para suportar uma única pessoa com corpo totalmente esticado, um casal entrelaçado ou uma acumulação de pessoas. A estrutura está ancorada em uma base de madeira que traça o icosaedro no solo. Minta, gerânio de limão, lavanda e erva são plantados abaixo, imitando a topografia da estrutura e definindo territórios perfumados para relaxar. A forma de cada camada desta superfície dupla, plantação e redes, é baseada no Dymaxion World Map do Buckminster Fuller. Dymaxion Sleep toma o nome do título de um artigo da revista Time de 1943, que descreve o regime de resfriamento polifásico de Fuller - trinta minutos adormecidos, seguido por seis horas de vigília - uma reconfiguração que ele usou para maximizar dinamicamente a produtividade do corpo. Nosso Dymaxion Sleep subverte o foco da Fuller em eficiência e trabalho e, em vez disso, maximiza o jardim como espaço de prazer e sonhos.