Boletim 10

Page 1

BOLETIM INFORMATIVO SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA Boletim Nº 10

1º Quadrimestre de 2018

EM DESTAQUE

CERIMÓNIAS DA SEMANA SANTA Mensagem do Provedor

Pag. 2

Destaque

Pag. 6 e 7

Notícias

Pag. 3, 4, 5 e 8

Irmãos

Pag. 10 e 11


SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA

Mensagem do Provedor Vivemos, muito recentemente, uma época festiva de enorme significado para os Cristãos, a Páscoa. O tempo da Quaresma, é uma ocasião/oportunidade para que cada ser humano se coloque perante o essencial e centre a sua vida no amor que se manifesta na abertura para Deus e para os irmãos, na comunhão com Cristo e com os seus semelhantes. Este tempo é, também, um tempo de reflexão sobre o sentido da vida, as mudanças culturais e sociais e, sobretudo, sobre os valores que orientam a nossa ação/ missão. A Misericórdia de Évora, cumprindo uma tradição secular da época Pascal, levou a efeito a Cerimónia do Lava-Pés, na Quinta-feira Santa, um momento que relembra a Última Ceia onde Jesus, num gesto de humildade, lavou os pés dos seus 12 discípulos antes de ser preso e, mais tarde, crucificado. Refiro-me, particularmente, à Cerimónia do Lava-Pés não por ser mais relevante de entre todas as cerimónias da Semana Santa mas porque foi o gesto escolhido, uma vez mais, pelo Papa Francisco para chamar a atenção para a misericórdia e para os problemas sociais, designadamente para todos aqueles que se encontram em risco de exclusão, numa celebração de grande profundidade humana. A Misericórdia, pela função que desempenha na comunidade onde está integrada, e no cumprimento da sua Missão, tem também um olhar atento e comprometido com todas as pessoas a que o Papa se refere na sua Mensagem. Esta Mensagem, gesto simbólico, constituiu para nós uma motivação adicional e um sinal de que não estamos sozinhos neste compromisso de dar resposta às necessidades de todos aqueles que, por razões diversas, não as conseguem suprir. É necessário “prosseguirmos com alegria e esperança o caminho da Fé e da Misericórdia, especialmente entre as camada mais frágeis da população, pobres espiritual e materialmente”, afirma o Santo Padre. Animados nesta reflexão e no nosso Compromisso, continuamos a nossa Missão. Gostaria, por último, de deixar uma nota relativa ao trabalho de profunda requalificação que a nossa Igreja, a Igreja da Misericórdia, tem vindo a ser alvo mas que em nada interferiu nas Cerimonias da Semana Santa. Quase ultrapassada que está a obra relativa a coberturas, fachadas, aos graves problemas estruturais e iluminação entraremos, muito brevemente, na fase de Restauro das Talhas e Azulejos e demais Património Integrado, um trabalho de minúcia que tentaremos, sempre que possível, conciliar com o normal funcionamento da Igreja, aspeto para o qual agradecemos a vossa compreensão. Francisco Lopes Figueira

Página 2


BOLETIM INFORMATIVO

Igreja da Misericórdia em Obras NOTÍCIAS

As Obras na Igreja da Misericórdia, sobre as quais já tínhamos dado nota no anterior Boletim, continuam. Depois das Coberturas e das Fachadas é agora a vez do interior da Igreja. Aqui, para além da iluminação, foram estabilizados os arcos da abóbada que se encontravam em risco de colapso e iniciamos o restauro da Talha Dourada. As Telas, de 1737, que representam as Obras de Misericórdia Corporais, da autoria do pintor eborense José Xavier de Castro, foram também restauradas e voltarão a ocupar o seu lugar logo que o restauro da respetiva talha envolvente esteja concluída. Até lá poderemos observar os Frescos, da segunda metade do século VXI, que foram colocadas a descobertos com a retirada das telas. As Telas dos Altares também já estão prontas para ocupar o seu lugar, depois de um trabalho de restauro de elevada técnica e minúcia. Também os Azulejos, que representam as Obras de Misericórdia Espirituais, datados de 1716 e da autoria do ceramista António de Oliveira Bernardes, entrarão muito brevemente em fase de restauro. Poderá, sempre que queira, acompanhar os trabalhos de restauro da Igreja, que continua aberta.

Página 3


SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA

NOTÍCIAS

Apresentação dos Documentos Orientadores da Ação da Misericórdia na Defesa da Vida A Santa Casa da Misericórdia de Évora apresentou à Comunidade os Documentos Orientadores da sua ação em torno da Defesa da Vida, resultantes de um exaustivo debate e reflexão sobre a temática “A Vida e a Morte” levado a cabo no seio do Conselho de Ética. Estiveram presentes nesta Sessão de Apresentação, para além da Mesa Administrativa, a Professora Margarida Almeida Amoedo e o Professor João Vaz Rodrigues, que integram o Conselho de Ética, e co-redigiram, com os restantes membros do Conselho, os Documentos apresentados. As suas intervenções centraram-se na importância destes documentos para a Ação da Misericórdia e para todas as Organizações que prestam cuidados, numa época de enormes desafios legislativos e éticos para a Defesa da Vida.

Página 4


BOLETIM INFORMATIVO

Apresentação do Livro “A Assistência na Documentação da Santa Casa da Misericórdia de Évora” NOTÍCIAS

O Livro “A Assistência na Documentação da Santa Casa da Misericórdia de Évora”, da autoria do arquivista Bruno Coelho e editado pela Misericórdia de Évora, é uma viagem aos Arquivos desta Instituição secular que pretende, de forma despretensiosa, dar a conhecer alguns aspetos da vida da organização bem como da vida social e económica de Évora e contribuir para a compreensão das dinâmicas das comunidades ao longo dos tempos. Uma cerimonia simbólica que contou com a presença de vários convidados e onde a apresentação esteve a cargo da Dra. Teresa Teigão, membro da Mesa Administrativa da Misericórdia.

Misericórdia de Évora assina Protocolo com a DGLAB A Santa Casa da Misericórdia de Évora e a DGLAB – Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas assinaram um Protocolo, que permite aprofundar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas duas instituições com vista a preservação e valorização do vasto espólio documental da Santa Casa. O Protocolo, assinado no Salão Nobre desta Santa Casa, com a presença do Senhor Provedor – Dr. Francisco Lopes Figueira e do Diretor do Arquivo Distrital de Évora – Dr. Jorge Janeiro, permitirá a disponibilização de documentação de valor histórico da Misericórdia, depositado no Arquivo Distrital, quer ao público em geral, quer a académicos e estudiosos. Página 5


SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA

DESTAQUE

Cerimónias da Semana Santa

A Igreja da Misericórdia acolheu, mais uma vez, as Cerimónias da Semana Santa. Esta época de relevante significado para os Cristãos, é vivida de forma especial pela Irmandade da Misericórdia e por toda a Comunidade que continua a juntar-se a nós nestas celebrações. Este ano a Cerimónia do Lava Pés, que representa a humildade de Jesus perante os seus discípulos, aqui representados pelos utentes dos Lares da Misericórdia, foi presidido pelo Capelão da Misericórdia, Cónego Joaquim Chorão Lavajo, ficando o Sermão do Mandato a cargo do Padre Fernando Lopes da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Página 6


BOLETIM INFORMATIVO

A Procissão do Enterro do Senhor, um dos pontos altos das Cerimónias Pascais, saiu da Igreja do Calvário debaixo de uma chuva intensa mas que não foi suficiente para demover os inúmeros Cristãos que integraram o cortejo e acompanharam o Senhor Morto ao longo do percurso ate à Igreja da Misericórdia, onde, teve lugar a celebração da tumulação do Senhor.

DESTAQUE

Ao longo do dia de Sexta-feira Santa a Igreja da Misericórdia acolheu a Solene ação Litúrgica, com recitação da Paixão, Homilia o Oração dos Fieis, Adoração da Cruz e Comunhão.

Estas cerimónias da Sexta-feira Santa foram presididas pelo Arcebispo de Évora, D. José Sanches Alves.

Página 7


SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA

NOTÍCIAS

Ciclo de Conferências 2018 - Misericórdia de Évora Santa Casa da Misericórdia de Évora iniciou o seu Ciclo de Conferências 2018 – Misericórdia de Évora, com a Conferência “A Misericórdia de Évora em Perspetiva Histórica”, que teve lugar na Sala dos Docentes da Universidade de Évora, que se encheu para ouvir a Professora Laurinda Abreu, do CIDEHUS-UE, que nos presenteou com uma Conferência recheada de detalhes interessantíssimos sobre a história da Misericórdia. O debate, moderado pela Dra. Ana Paula Amendoeira da DRCultura, permitiu, aos presentes, clarificar questões e detalhes ligados à história e ao papel da Misericórdia na Assistência, na região e no país. O Ciclo vai continuar e a próxima Conferência “A Igreja da Misericórdia, uma jóia do Barroco em Évora”, a cargo do Professor José Alberto Machado, da Universidade de Évora, e do Dr. Manuel de Lemos, tem lugar no próximo dia 5 de Julho, às 18 horas, na Igreja da Misericórdia.

Consórcio ALL - Alentejo Living Lab A Santa Casa da Misericórdia de Évora assinou um Protocolo de criação do Consórcio ALL – Alentejo Living Lab, liderado pela Universidade de Évora. Este projeto, que integra parceiros públicos e privados, empenhados e envolvidos no desenvolvimento de uma economia de bem-estar e de envelhecimento ativo, aposta na criação de um Ecossistema de bemestar assente na investigação científica, na inovação e no empreendedorismo. Pretende-se com este LivingLab, a criação de respostas junto das famílias e no domicilio, com a parceria do Setor Social.

Página 8


BOLETIM INFORMATIVO

Projeto MovimentArte NOTÍCIAS

A Santa Casa da Misericórdia de Évora aceitou o desafio lançado pelo Centro Humanitário de Évora da Cruz Vermelha Portuguesa para integrar o consórcio deste projeto, apoiado pelo Programa Escolhas, e assumir o papel de Entidade Gestora. O Escolhas é um programa que apoia projetos que promovam a integração social e educativa de jovens de contextos específicos e que e promovam, igualmente, a sua literacia digital. A Misericórdia tem promovido, com estes jovens, uma panóplia de atividades e propiciado o desenvolvimento de experiências diversas com um enfoque muito particular na Intergeracionalidade. Para além das atividades de animação conjunta (jovens e idosos do Recolhimento Ramalho Barahona), do contacto com as diversas profissões que fazem o dia-a-dia da Instituição os jovens têm proporcionado a relação dos nossos idosos com as novas tecnologias.

Página 9


SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA

IRMÃOS

E foram guardadas assim... A Santa Casa da Misericórdia de Évora no seu Boletim Informativo, relativo ao 1º. Quadrimestre de 2018, publicou um artigo com o titulo “E esta Páscoa foi assim … “, que no seu desenvolvimento, dizia “ Em relação à Procissão, as ruas do centro histórico de Évora, foram pequenas para acolher toda a população que se aglomerou não só para ver passar como se juntou ao cortejo da Procissão do Senhor Morto, festejo pascal organizado e promovido secularmente pela Santa Casa da Misericórdia de Évora “. Continuando no seu relato, aquele Boletim dava conta de “…este ano a Procissão pode contar com uma novidade na constituição do seu cortejo “. E a novidade, eram as imagens da Virgem Maria e de S. João (Evangelista), que “ estavam há muito, em avançado estado de degradação…. foram recuperadas as madeiras que constituíam os corpos das figuras…e do serviço de costura das nossa Instituição (é justo que se indique o nome da costureira Conceição). Dado que estas imagens- inseridas naquele Boletim apresentavam um aspeto muito bem concebido, isto é, um “trabalho cuidado”, pois houve a preocupação na seleção dos tecidos e galões e outros adereços, necessariamente teríamos de pensar na forma como iríamos guardar aquelas imagens no futuro, por cada procissão realizada, preservando-as de todas as circunstâncias que as pudessem degradar. Desta preocupação, nasceu, portanto, a ideia da construção de duas vitrinas, em madeira, que resguardassem e ao mesmo tempo dessem visibilidade das imagens. Estudado o modelo daqueles móveis, cuja execução seria feita pelos nossos serviços de carpintaria (carpinteiro Leonel), foi feito um orçamento, e apresentada a forma como seria evidente dignificar todo um trabalho já realizado, tendo em vista a valorização do património de arte sacra que a SCME iria possuir, o signatário deste artigo, levou o assunto a uma das Reuniões da Administração da SCME. (continua na pagina seguinte)

Página 10


BOLETIM INFORMATIVO

IRMÃOS

Os Membros apoiaram a ideia com o seu parecer favorável para a concretização da obra, que levou algum tempo – entre Julho/Agosto - a ser feita, e as duas vitrinas com sistema de iluminação, ficaram prontas e colocadas na sala contigua à sacristia da Igreja da Misericórdia, onde poderão ser apreciadas. Por ultimo agradecer aos trabalhadores que comigo colaboraram neste projecto, proporcionando momentos de união de ideias que resultaram no trabalho, que todos nos orgulhamos e que ponho à consideração da comunidade dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Évora e demais população em geral. Deixo aqui uma última consideração: ao escrever este pequeno artigo, apenas pretendi que ficasse registado em memorial descritivo, neste Boletim Informativo, o percurso e final de uma obra de arte sacra, que enriquece o património da Santa Casa da Misericórdia de Évora que ficará para sempre. O Mesário Joaquim Peixe

Arcebispo de Évora visitou os Lares no âmbito das Visitas Pastorais No âmbito da visita Pastoral o Revmo. Arcebispo de Évora, D. José Alves, honrou a Santa Casa da Misericórdia de Évora, com a celebração da Eucaristia na Igreja da Misericórdia. Para além desta celebração, a Misericórdia contou, ainda com a presença do Senhor Arcebispo no Lar Nossa Senhora da Visitação, onde visitou os utentes acamados, a quem deixou uma palavra de conforto e esperança, e celebrou a Eucaristia à qual e seguiu um almoço de confraternização com os utentes e a Mesa Administrativa. O Recolhimento Ramalho Barahona foi outro dos espaços desta Misericórdia a receber o Senhor Arcebispo, e a sua comitiva, facto que constituiu mais um momento de relação com os nossos utentes e funcionários que ficam sempre muito felizes com a sua presença, a sua amizade e as suas palavras de encorajamento.

Página 11


SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA

A Psicomotricidade e as Novas Tecnologias Com a evolução da era digital as terapias devem acompanhar as necessidades e explorar as diferentes potencialidades das novas tecnologias e dos seus benefícios ao aplicar nos cuidados aos idosos. Assim, qualquer área de intervenção terapêutica, lúdica ou mesmo recreativa utiliza como instrumentos de trabalho no dia-a-dia, os computadores, os tablets, os telemóveis e até algumas plataformas de videojogos para melhorar a qualidade de vida na terceira idade. A psicomotricidade acompanha essa tendência e alguns psicomotricistas utilizaram ou utilizamos os seus projetos terapêuticos, qualquer um dos instrumentos acima indicados na reabilitação psíquica ou motora desta população. São vários os estudos científicos que comprovam os seus benefícios e facilidade em manipular estes objectos, o que é adequado para todos os idosos, mas em especial para aqueles que têm limitações físicas e cognitivas mais acentuadas. Com o aumento exponencial do nível de dependência dos idosos nestas respostas sociais, por motivos de agravamento da sua saúde física e cognitiva, as novas tecnologias são sem dúvida essenciais e fazem parte do programa de intervenção desta psicomotricista da Misericórdia. A Psicomotricista, Marisa Monteiro

5 de Julho

CONFERÊNCIA - A Igreja da Misericórdia, uma jóia do Barroco em Évora

18 horas

CONFERENCISTAS:

IGREJA

- Professor José Alberto Machado

DA MISERICÓRDIA

Universidade de Évora

- Dr. Manuel de Lemos União das Misericórdias Portuguesas

Ficha Técnica Propriedade: Santa Casa da Misericórdia de Évora Contribuinte Nº 500 745 846 Rua Mendo Estevens, 6 7000-865 Évora

Telefone: 266 748 830 Fax: 266 747 509 Email: geral@scmevora.pt URL: www.scmevora.pt Facebook: www.facebook.com/ scmevora

Diretor: Francisco Lopes Figueira (Provedor) Redação: Mesa Administrativa, Conselho de Ética e Colaboradores Paginação: Ana Talhinhas Periodicidade: Quadrimestral Tiragem: 500 exemplares

Impressão: Gráfica Eborense Depósito Legal: ???????? DISTRIBUIÇÃO GRATUITA


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.