
1 minute read
Neemias Queta um Português na NBA
Quem é Neemias Queta?
Neemias Queta nasceu em Lisboa em 1999, no Vale da Amoreira. É o primeiro e único português até agora, jogador da NBA. Entrou para a liga, dia 30 de junho de 2021 como a escolha número 39 do Draft da NBA, selecionado pela equipa dos Sacramento Kings. O seu primeiro clube foi o Barreirense, onde jogou na época 2016/17, na época seguinte jogou pelo Benfica B e A. Na temporada 2018/19, foi para os Estados Unidos jogar na equipa universitária Utah State. Na mesma temporada, a sua equipa venceu a 2ª Divisão do Europeu de Sub 20, no entanto, não disputou a final, por causa de uma lesão.
Advertisement
Neemias Queta e a temporada na G League. Recentemente, Neemias Queta acabou a temporada na G Lea- gue, sendo eleito para o cinco ideal da G League, e também para a melhor equipa defensiva da liga. Neemias Queta foi selecionado para MVP (Most Value Player) da fase regular. Terminou com médias de 16,8 pontos, 8,8 ressaltos, 2,4 assistências e 1,9 desarmes. O treinador dos Stockton Kings, Bobby Jackson, acredita que Neemias Queta vai estar numa melhor equipa da NBA na temporada de 2023-24, pois tem vindo a progredir muito. Por fim, adicionei um Qr-Code do vídeo de Neemias Queta, Dream Big, onde podemos dar conta de tudo que ele teve de fazer para entrar na NBA . Este vídeo foi realizado por André Braz, para a liga portuguesa de basquetebol, Betclic.
Miguel Camisa, 9ºD
Entrevista - continuação da página 22
Que ações poderia a Câmara Municipal implementar para melhorar este ambiente?
Era preciso um serviço comunitário. Muito sinceramente, pelo que vejo aqui dentro, e ao contrário do que se tem vindo a falar, já desde a minha altura como aluna, vocês não sabem fazer reciclagem. Por exemplo, acho que devia ser obrigatório pôr a mão na massa e pegar nas coi sas que vocês põem pelos cantos, lixo todo mal dividido, calçar umas luvas até aos ombros e fazer a separação do lixo, vendo que realmente é importante. No fim, veríamos os montes grandes de plástico, embalagens, e coisas que trazem de lanches. Vocês falam todos muito nas mudanças ambientais, mas depois, na prática, pouco que se vê…Não digo todos, mas a maioria.
