2 minute read

Ser sustentável na cidade do Porto

Entrevista à gerente da Loja da Humana / moda sustentável

Este projeto contribui ativamente para a diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.

Advertisement

Há quanto tempo é que a loja existe na cidade?

Esta loja está na cidade há seis anos. Atualmente, há seis “ Humana” no Porto Como é feita a recolha da roupa?

As pessoas depositam a roupa que pretendem doar nos contentores verdes que existem dentro das nossas lojas. Posteriormente, faz-se a seleção e a que se encontra em bom estado é dividida pelos diferentes estabelecimentos que existem no País, para ser vendida e a restante é enviada para reciclagem.

Quais são as faixas etárias que mais visitam a loja? São apenas clientes portugueses?

Temos clientes de todas as idades e nacionalidades. Principalmente no verão, época de grande turismo.

Porquê comprar na Humana?

Qualidade, preços baixos, peças únicas e diferentes, apoio a projetos, moda sustentável… muitos são os motivos para optar pelas lojas secondhand.

Quais são os objetivos enquanto loja?

Continuar a crescer neste ramo e difundir a ideia de moda sustentável

Algumas sugestões para ser sustentável na cidade do Porto

• HUMANA (loja de roupa em segunda mão)

• Zero Plástico (loja)

• Ecologicalkids (loja e artigos para bebés)

• Refood (comunidade para ajuda alimentar)

• O’Kilo (loja de roupa em segunda mão)

• Mercearia 100 Saco (mercearia)

A partir do Trabalho de Cidadania e Desenvolvimento— Rodrigo, Lara, Mariana Sousa, Carolina

Mota - 11ºH

Como já vem sendo tradição, também este ano celebramos a Geografia, ciência cujo dinamismo nos inspira todos os dias e contribui para que sejamos cidadãos mais informados e responsáveis e desta forma possamos caminhar para um futuro mais sustentável em todos os domínios.

Partimos das palavras proferidas pelo atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 25 de abril deste ano “(…) a necessidade de ser "mais solidário" com os imigrantes, dizendo-se incapaz de compreender como é que um país, que é "pátria da emigração" consegue “ser egoísta perante os dramas dos imigrantes que são dos outros. (…)".

Jornal de Negócios (jornaldenegocios.pt)

Urge abordar este assunto, pois o nosso agrupamento recebe jovens de cerca de 26 nacionalidades diferentes, embora a realidade possa ser alterada a cada dia, e estamos conscientes da necessidade de acolher bem quem nos procura, pois, a demografia e a economia nacional dão sinais claros dessa vontade.

Logo, concentramos a nossa atenção na “Sustentabilidade Social” e olhamos para a (i) migração a partir dos números, procurando esclarecer alguns dos injustificados estereótipos com que por vezes nos cruzamos. É importante desconstruir os preconceitos e perceções sobre esta realidade social

Os materiais expostos - gráficos e a infografiaforam fornecidos pelo webinar # Estudo em casa apoia” e pelo site do observatorio-das-migracoeshttps://www.om.acm.gov.pt/ e posteriormente sujeitos a uma interpretação dialogada em todas as turmas, do básico e do secundário, com a disciplina de Geografia no plano de estudos.

Realizou-se o já habitual Concurso de Rosas dos Ventos, que contou com a participação dos alunos de 7ºano. Os premiados receberam livros de leitura oferecidos pela Porto Editora. No encerramento da programação do Dia da Geografia, foi projetado e comentado o filme “Os lisboetas”. Grupo de Geografia

This article is from: