
1 minute read
Devaneio
Aurélia caminha no seu ateliê e pensa: «Gostava de saber como seria o meu futuro, se irei ter carreira ou não!». Nessa noite começa a sonhar com o seu passado distante e com o futuro. Quando acordou, decidiu ir contar o sonho a sua irmã Sofia, mas, quando chega à sala, encontra Santo António. Fica surpreendida e começa a falar com ele:
- Quem és tu?
Advertisement
- Isso pergunto eu…. Quem é a senhora? - questionou Santo António.
- Estás no meu ateliê e eu nem te conheço!
- Não? É a minha casa desde o tempo da criação do Partido Socialista Português, em 1875. «Será que voltei atrás no tempo, como no sonho?»pensou Aurélia de Sousa. Rapidamente, encarou Santo António e perguntou-lhe:
- Em que ano estamos?
- Em 1902, o ano das Companhias Reunidas de Gás e Eletricidade. - afirmou Santo António.

«Que estranho avancei no tempo… Como é que o Santo António está aqui em pleno ano de 1902?» - questionouse interiormente a pintora.
- Como é que te chamas? Santo António? –perguntou a artista, confusa.
- AH, AH, AH, eu não sou o “Santo António”, eu chamo-me Aurélia de Sousa, sou uma pintora que está a fazer um autorretrato, vestida de Santo António. E tu deves ser eu, mais nova, certo?
- Sim, sou eu… Vou ter um futuro nas artes?
- Sim, muito sucesso, até vais a Paris.
- Uau !, Mas agora como é que volto para o meu tempo?
- Não sei, experimenta dormir de novo.
- Certo, mas… Aurélia de Sousa olha para o lado e vê um pássaro na varanda, está deitada na cama e acabou de acordar, vai rapidamente ver se a sua irmã está em casa e pergunta-lhe que dia é. Fica a saber que ainda é 1882. Na verdade, tudo sempre foi um sonho, mas foi o que lhe deu inspiração para nunca desistir e a inspirou a pintar o quadro Santo António.
No dia 22 de maio, a Biblioteca Escolar promoveu uma exposição comemorativa para celebrar o Dia do Autor Português. Essa data especial foi uma oportunidade para destacar e homenagear os escritores portugueses e a sua contribuição para a literatura.
A exposição apresentou uma variedade de obras de autores portugueses consagrados, abrangendo diferentes géneros literários, desde poesia e romance até contos e literatura infantil. A partir de biografias dos autores realizadas pelos alunos nas aulas de Português, selecionaram-se livros representativos que ilustrassem a diversidade e a qualidade da produção literária em Portugal, o que permitiu aos utilizadores da Biblioteca aprender mais sobre a vida e o contributo destes escritores para a cultura portuguesa.
