3 minute read

Dia do Diploma

Celebração referente ao ano letivo 2021/22

Advertisement

No dia 7 de junho de 2023, pelas 17:00 horas, a escola organizou uma ação formal de entrega de diplomas de Mérito e de Excelência aos alunos que se distinguiram no ano letivo 20212022, procurando assim sublinhar a importância do sucesso escolar e da formação global do Aluno, nos termos previstos no Regulamento Interno deste Agrupamento.

Um relógio de pé bate as horas e lembra-me de como gosto de controlar o tempo; Um lustre brilha na sala de jantar e faz-me viajar para um outro lugar – o café Magestic; Um serviço de chá recorda-me momentos de conforto e bem-estar, à volta de uma mesa; Uma galinha de loiça transporta-me para o quintal da minha avó, onde as galinhas correm, à solta.

Ana Beatriz Barbosa, 10º H

O Museu ecoa em nós Memórias de experiências passadas, Lugares que nos remetem para outros lugares, Sensações que já vivemos, Desejos e sonhos que nos habitam,

Yasmin Gomes, 10º H -

Estas foram as palavras que iniciaram a Performance/Happening apresentada no Museu Marta Ortigão Sampaio, no dia 28 de maio, pelas 15 horas para encarregados de educação/pais, familiares, professores, técnicas do Museu e diretor do museu do Museu do Porto e Bibliotecas.

Um projeto da conceção e dinamização de técnicas do Museu do Porto – Casa Museu Marta Ortigão Sampaio – desenvolvido na área de Cidadania e Desenvolvimento e no âmbito do Projeto

Cultural de Escola, pelos alunos e docentes da turma do 10º H.

No espaço-museu e no espaço-escola, durante o presente ano letivo e durante 12 sessões, alunos, professores e técnicas desenvolveram uma atividade possibilitadora de uma reflexão e interiorização de valores, numa prática de cidadania ativa, através da fruição/apropriação de um dos espaços patrimoniais da cidade.

Três grupos de alunos desenvolveram atividades a partir dos temas Retrato/Representação; Manifesto – Direitos e Condição de Ser Mulher Hoje e no Passado - e Colecionismo- objetos que se colam ao corpo. Estas atividades desenrolaram -se, respetivamente, na sala de Sofia, na sala de jantar e no escritório do Museu.

“ Invisíveis”

Crystal Beings”

A Escola Secundária Aurélia de Sousa foi convidada a colaborar com a artista Luísa Mota e a participar na performance com os “Invisíveis”, “Crystal Beings”. Projeto Cultural de Escola (PCE)

“Criystal Beings”, “Invisíveis”, seres irreconhecíveis que envergaram um fato espelhado, invadiram a nossa escola, em fevereiro e recentemente apresentaram-se, na Quinta da China, a 2 de junho.

O impacto foi surpreendente para todos, não só para os que assumiram passar a “invisíveis”, mas também para os outros, que curiosos, os seguiram.

Ser “um invisível”, um “ser” de identidade anónima, um desconhecido, foi vivenciado por um grupo de alunos de turmas/anos distintos e irá, garantidamente, perdurar nas memórias dos momentos excecionais de participação num projeto, onde se “questionou a criatividade manifestada no quotidiano e diversas práticas de expressão artística, em particular, a Performance e o seu poder disruptivo no panorama social e político, através de diálogos, jogos e meditações”.

Sendo marcante a aparição dos “invisíveis”, percorrendo os espaços da ESAS, contudo visitar a Quinta, na histórica casa que foi outrora da família de Aurélia de Souza, foi uma experiência da maior intensidade emocional. Foi sentir a energia telúrica do lugar e ir ao encontro da pintora e da sua obra, permitindo viajar pelo imaginário e recriar as imagens da época da “Aurélia”, contemplando a paisagem dos varandins de sua casa e buscando a inspiração para as suas obras. Coincidência, ou não, como se de uma herança cármica se tratasse, também nesta família que hoje ocupa a sua casa, se pressente a energia no Feminino.

Esta oportunidade, única e irrepetível, partiu do programa “De Corpo Presente”, iniciativa do Museu da Cidade e MNSR (Museu Nacional Soares dos Reis) para o qual a ESAS foi convidada a participar, integrando a intervenção de Luísa Mota.

Mais tarde, a artista, manifestando interesse em dar continuidade à parceria com o nosso PCE, idealizou a performance no espaço da Escola e na Quinta da China.

Quem é Luísa Mota?

Luísa nasceu no Porto, onde atualmente reside e trabalha. É licenciada em Belas Artes na Goldsmiths College e Mestre em Escultura na RoyalCollegeofArt. Tem-se revelado uma artista multifacetada, exibindo o seu trabalho, desde 2007, em exposições coletivas, individuais e em eventos ligados às artes performativas, nacional e internacionalmente, onde explora vários meios de expressão artística.

This article is from: