Guia Curaçao Acessível

Page 1

Curaçao Acessível

GUIA ACESSÍVEL

Bon Bini,

Seja bem-vindo ao Guia sobre acessibilidade em Curaçao.

Acreditamos que autonomia é a chave quando o assunto é viagem. Por isso, o objetivo desta publicação é detalhar o nível de acesso das principais atividades turísticas dessa ilha caribenha, permitindo que a pessoa com deficiência ou dificuldade de locomoção possa escolher quais atrações se adequam melhor às suas condições físicas, bem como seu estilo de viagem.

Esperamos que aproveite e possa planejar sua jornada com qualidade. Afinal, quem decide até onde você pode ir, é você mesmo. Bon Bini a Curaçao.

Jéssica Paula
Vamos à Curaçao 4 www.passaporteacessivel.com.br Overview informações gerais O Essencial Documentos, idiomas, transporte Diversidade e Acesso Cenário para PCDs e LGBT+ 6 8 Panorâmica Cidade, roteiro em praias, passeios 14 Atividade Premium Experiência que vale a viagem - Seabob 28 Gastronomia Cafés, restaurantes, vida noturna 36 Hospedagem Indicação de hotel e resort Turismo e reabilitação Dolphin Therapy 40 30

OVERVIEW

Clima 30º

O sol brilha o ano inteiro

Moeda

Florin

O Real não é aceito. É possível utilizar dólar americano

Religião 80% Maioria católica

Água 28º

Temperatura média da água do mar

Cotação Florin 1,77

A cotação do florin em relação ao dólar é fixa

Tomadas 110v

O plug é "Tipo A” de dois pinos (padrão EUA)

PANORÂMICA

A água da ilha é potável e pode ser tomada direto da torneira! Além disso, o clima é estável e qualquer dia é dia de praia em Curaçao. A época em que menos chove é de março a junho. Recomendamos uma viagem de 5 a 7 dias cheios para usufruir do paraíso

Diversidade e Acesso

A ilha abriga 55 nacionalidades diferentes, o que dá origem a uma diversidade única.

Para PCD

É comum encontrar pessoas com deficiência nas ruas e praias. O nivelamento das calçadas e a ótima estrutura dos hotéis, restaurantes e pontos turísticos fazem de Curaçao um destino 5 estrelas para quem vive com deficiência ou dificuldade de locomoção.

Para LGBT+ A Ilha é receptiva à comunidade LGBT+ e inclusive é conhecida por ser o destino mais friendly do Caribe. Umas das atrações mais relevantes para a comunidade é a Parada que acontece anualmente, a Pride Curaçao.

O Essencial

Brasileiros não precisam de visto para entrar em Curaçao. No entanto, atente-se às documentações que são exigidas no aeroporto ainda em solo nacional. Sem elas, sequer poderá embarcar:

1. Passaporte válido;

2. Cartão de Imigração Digital preenchido. Mantenha uma cópia impressa com você. (Clique aqui para acessar);

3. Dentro de 48 horas antes da partida, preencha o cartão digital localizador de passageiros (PLC), mantendo uma cópia impressa do documento. (Clique aqui para acessar);

4. Certificado Internacional de Vacina contra febre amarela;

5. Seguro Viagem com cobertura para Covid.

Sinal de Celular

Hotéis e resorts da ilha têm boa cobertura wifi. No entanto, caso queira se manter conectado nas ruas de Curaçao, será necessário adquirir um chip assim que chegar ao aeroporto do país, ou no centro da cidade.

PANORÂMICA

BEM-VINDO . BIEN VENIDO . WELKOM . BON BINI

O idioma oficial de Curaçao é o papiamento, uma mistura de línguas que tem como base o espanhol, português, holandês e alguns idiomas do continente africano. Para quem domina as línguas de origem latina é possível entender algumas expressões com facilidade.

Por isso, o turista não precisa se preocupar. A população da ilha está bem adaptada a outros idiomas. O inglês é amplamente falado.

DUSHI e BON BINI

Dois termos que não faltam no vocabulário de quem frequenta Curaçao são "Bon Bini", que significa “seja bem-vindo”. E “Dushi” que, na tradução literal, quer dizer “doce”, “agradável” ou “belo”. Esse termo é utilizado a todo momento na ilha seja para dizer que algo está muito bom, ou mesmo como um vocativo, para chamar a outras pessoas de forma carinhosa.

PARA BRASILEIROS

Há guias de turismo brasileiros que atuam na ilha. Nossa equipe viajou com a Kesia, que atua há 20 anos em Curaçao.

@guiabrasileiroemcuracao

CURAÇAO

Há duas companhias aéreas de destaque que fazem a rota do Brasil até Curaçao a partir da cidade de São Paulo, ambas em voos com conexão (Colômbia ou Panamá).

Para pessoas com deficiência que não podem viajar sozinhas, a legislação brasileira garante o direito ao desconto de 80% na passagem de um acompanhante.

Clique aqui para acessar os procedimentos da Avianca e da Copa Airlines .

Transporte

A ilha tem 64km de extensão e 16km largura. Isso significa que é possível desbravar os quatro cantos do país em uma semana de viagem.

Nós recomendamos duas formas para se locomover: aluguel de carro ou contratação de um guia de turismo. Há possibilidade de alugar carros com rampas e outras adaptações para pessoas em cadeira de rodas.

A carteira de motorista brasileira dá direito à locação de veículos em Curaçao.

Até o seu hotel

Muitos hotéis fornecem serviço de traslado até o aeroporto. O Dolphin Suites Hotel, por exemplo, conta com carro adaptado para cadeirantes, além de profissionais preparados para receber o público com deficiência.

Transporte Público

Essa é uma das maneiras menos recomendadas de se locomover por Curaçao. Isso porque os micro-ônibus não têm horários fixos para passar nos pontos. Além disso, eles param em postos distantes de algumas das principais praias da ilha, fazendo com que sejam necessárias caminhadas longas em alguns trechos.

Também não recomendamos serviços de táxi, já que os valores se aproximam às diárias da locação de carro. Não há serviço de transporte por aplicativo.

Abaixo, estão os contatos das duas empresas de assistência à PCDs na ilha:

9 511 4888
+599
+5999 7676130 info@carincares.com www.carincares.com info@josephcares.com
ROTEIRO

Curaçao tem atrações para diferentes gostos e condições físicas. Para quem prefere algo mais radical, o terreno é perfeito para trilhas, passeios de mountain bike e quadriciclo. São mais de 70 locais próprios para mergulho e snorkel. Além de resorts com infraestrutura para todos os tipos de família e com diferentes níveis de acessibilidade

160 mil 01

Habitantes Cidade

02 Regiões

WiIlemstad é a única cidade de Curaçao. O destaque vai para seu centro histórico que remete à arquitetura holandesa mais colorida. Não é mero acaso que a ilha é conhecida como "caribe holandês". É como estar em uma Amsterdã ensolarada, com gente sorridente, bebida gelada e praias paradisíacas a poucos minutos de carro.

Água cristalina, à propósito, é o que não falta. É possível ver vida marinha mesmo nos canais urbanos. Outro fato interessante é que o centro da cidade é dividido em duas regiões com características distintas, ambas muito turísticas: Punda e Otrobanda.

Patrimônio da UNESCO

ACESSO

Não há degraus para acessar a ponte.

O vento, o som das embarcações, da água batendo no canal e das pessoas sobre a ponte flutuante favorecem a experiência sensorial dessa região.

Em Punda é possível caminhar com facilidade pelas ruas niveladas e com rampas em boa parte dos acessos, mesmo nas ruelas mais estreitas. O comércio é o forte dessa região.

Já em Otrobanda, as casinhas coloridas, coladas umas às outras, além de paredes com artes em grafite, trazem um charme inigualável.

A divisa entre as duas regiões é nítida graças ao canal Anna Bay. A ponte flutuante Queen Emma é a responsável por garantir que pedestres possam cruzar de um lado para o outro nesse cartão postal que, além de tudo, é divertido.

Sempre que uma embarcação passa pelo canal, a ponte se move para abrir caminho, o que se tornou uma atração turística. Você pode assistir o movimento em terra firme ou de cima dela. Nesse momento, as travessias de pedestres são interrompidas até que a embarcação termine de passar e a ponte volte à sua posição de origem.

Dica: O pôr-do-sol aqui tem um charme único.

Kas di Pal 'i Maishi

É no lado oeste da ilha que estão algumas das mais belas praias, bem como boa parte da história de Curaçao.

Aqui está também o museu-casa Kas di Pal’i Maishi (“Casa do Talo de Milho”), que é um centro de oficinas ao ar livre e proporciona um mergulho ao passado.

Aqui é possível conhecer os processos artesanais de produtos como óleo de coco, creme de aloe vera, ou mesmo como assar um pão tradicional.

ACESSO

O quintal é de terra batida, levemente irregular. Para acessar a parte interna da casa, há dois degraus de altura média e portas estreitas. Caso não sinta confortável em entrar, a experiência do lado de fora já vale a visita. Nesse caso, é possível pedir que a anfitriã traga alguns objetos de dentro para compor a narrativa.

É possível tocar nos objetos, carregar uma bacia de água na cabeça (mesmo que vazia) em uma atividade que remete às rotinas da época e ouvir canções tradicionais. Uma experiência sensorial que vale a pena.

Boka Tabla - Caverna

A próxima parada é no Parque Nacional Shete Boka , onde recomendamos dois pontos: a caverna e o mirante.

A pequena caverna se chama Boka Tabla. Por meio de uma escada estreita, é possível acessar a plataforma que permite ficar cara a cara com o impacto das ondas nas rochas internas. A força da natureza aqui é de impressionar até os mais corajosos.

Ao lado da entrada da caverna, há um deck onde é possível fazer fotos incríveis.

ACESSO

Há rochas e degraus altos e irregulares na trilha para a caverna, além de trechos estreitos, mais desafiadores para cadeiras de rodas tradicionais. A escada interna conta com corrimão de madeira. Fique atento ao piso de pedra molhado.

Dentro caverna, a experiência sonora é impressionante, graças ao alto volume que ecoa do choque das ondas com as rochas. Aproveite para molhar os pés e as mãos na plataforma lá embaixo, e sentir a forte umidade do local.

Boka Tabla - Mirante

O mirante fica em uma área rochosa que poderia facilmente remeter a um faroeste devido a seus cactos e rochas, não fosse o mar de movimento intenso e ondas que ficam altíssimas por entrarem em contato com os paredões de coral.

Um deck com dois bancos ao fundo é o local perfeito para desfrutar do cenário, seja para contemplar a força do oceano ou para fazer fotos memoráveis.

ACESSO

É possível estacionar o carro em frente à trilha para o mirante que é curta e tem pequenos pedregulhos.

Sinta as pedras no caminhar, o vento forte, os respingos das ondas e o alto som do encontro das águas com as rochas.

Reserve um dia inteiro para conhecer a outra ilha do país: Klein Curaçao. É necessário uma hora de barco em mar agitado, mas vale a pena. Será difícil acreditar na cores daqui.

A ilha é deserta e há três pontos de visita: a área de apoio onde os barcos de turismo atracam, o farol e um navio abandonado.

Os barcos saem às 7h da manhã e os tripulantes reforçam a orientação de não comer antes de embarcar para evitar enjoo. O café da manhã será servido na ilha, assim como o almoço. O retorno acontece às 15h, em um mar muito mais tranquilo.

Há opção de mergulho de snorkel guiado onde será possível conferir animais como tartarugas marinhas.

Dica: Muito protetor solar, principalmente se for até o farol e o navio. Prepare-se para ver golfinhos no caminho, seja na ida ou na volta.

Klein

ACESSO

Os barcos contam apenas com escadas de acesso e sem corrimão. A tripulação é muito solícita e disposta a auxiliar. Há uma embarcação adaptada que - até o momento dessa publicação - está com atividades suspensas. Segue contado de WhatsApp para atualização: +5999 465 2700

Na chegada à ilha, um bote leva os passageiros até a praia. Também é possível ir nadando. O acesso ao bote é por meio de escadas até uma plataforma onde se faz a transferência.

O caminho até o farol e o navio é plano, com alguns pedregulhos. O banheiro é improvisado, com porta estreita e sem adaptações.

O vento do barco, e o silêncio dessa ilha deserta vão te deixar extasiados. Não deixe de sentir as águas calmas e quentes desse lugar. Conte com ajuda da tripulação para te guiar, se necessário.

Kenepa Grandi

praias mais bonitas de Curaçao. E com razão. Ela fica a 40 km da cidade e recomendamos chegar cedo. Essa é uma praia pública e quase sempre está lotada. Se puder, opte por ir

ACESSO

A praia é composta por restos de corais e conchas, portanto vale utilizar um sapato para proteger os pés. Vale também chegar cedo pra ter aquele momento paradisíaco em uma praia com cara de isolada.

Há estacionamento em frente ao mirante. E depois é necessária uma caminhada de 10 minutos até a praia. Para aqueles com dificuldade de locomoção, é liberado o acesso direto à entrada da praia de carro, evitando, assim, a caminhada.

Cas Abao

Essa é uma das praias privativas mais famosas. Os valores são cobrados por carro: 6 dólares de segunda a sábado e 7 dólares aos domingos e feriados. Cas Abao é muito bem estruturada devido à sua taxa de manutenção e tem restaurantes e barracas para atender os visitantes. Assim como em Kenepa, a melhor forma de chegar é de carro alugado, ou ao lado de seu guia de turismo pois também é afastada do centro de Willemstad.

ACESSO

A areia aqui também é composta por restos de corais, conchas e muitas pedras. Não esqueça o sapato. É possível estacionar o carro em frente à entrada e não há degraus, nem desníveis para entrada na praia.

Porto Marie

Essa praia possui excelente estrutura e conta com um bar e restaurante, agência de mergulho com cilindro e snorkel, loja de vestuários e equipamentos aquáticos, espreguiçadeiras e guarda-sol.

A extensão da faixa de areia é bem pequena, por isso chegue cedo, pois ela lota com facilidade. Além de toda esta estrutura, ela possui rampa de acesso e um deck que sai do início da praia e vai até o mar, com uma escada de piscina ao final, dando um ar de elegância, sofisticação e facilitando o acesso já que, por meio dessa plataforma, é possível acessar a água sem precisar passar pela areia.

ACESSO

Ao chegar na portaria explique que há no carro uma pessoa com dificuldade de locomoção e será autorizado a estacionar bem próximo ao deck de acesso ao mar. Além disso, a estrutura da praia é composta por rampas e banheiros adaptados.

Karakter Beach Club

Próxima à praia anterior, Karakter, é uma praia privada e pertence ao Hotel Oasis Coral Beach Dive & Resort. O diferencial aqui está no conjunto da estrutura que oferece aos visitantes não apenas acesso à praia, mas também à sua piscina de borda infinita.

Além de bares, cafés e um restaurante à beira mar. É neste restaurante, inclusive, que muitos afirmam estar a melhor sobremesa de Curaçao, uma torta de maçã.

ACESSO

Por fazer parte de um hotel, o local conta com excelente estrutura para de acessibilidade. Há rampas em todo o trajeto, da entrada até o deck e banheiros adaptados.

Seabob

Essa é a atração PREMIUM de Curação. Para nós, é o tipo de atividade 5 estrelas, que vale a viagem por si só.

O “SeaBob” é uma tecnologia que lembra um jestski mais compacto e mais emocionante. Utilizando apenas um botão e posicionando seu corpo na direção desejada, pode-se escolher entre acelerar na superfície da água ou mergulhar como se estivesse se segurando em um golfinho, com a diferença de que você é quem controla ele.

Um instrutor te receberá no ponto de apoio onde há um restaurante colorido e bem instagramável. A praia aqui não é o foco, já que é feita por pedras. O profissional te passará as instruções sobre como manusear o Seabob e te conduzirá no roteiro por recifes de corais, cardumes e naufrágios.

ACESSO

Consideramos essa a melhor experiência para PCDs na ilha, já que mergulhar nessa profundidade e com tal liberdade seria possível apenas com muita prática e utilizando pés de pato. Sinta seu corpo em um movimento como nunca antes.

Também é possível conduzir o Seabob com apenas um braço.

Essa é a experiência mais sensorial do roteiro. A água tocando o corpo a uma velocidade surpreendente, é seu diferencial. Além da sensação nos ouvidos quando mergulhamos mais profundo e o contraste quando voltamos à superfície, sentindo o vento entrando novamente nos pulmões, será inesquecível.

Excelente hotel para pessoas que precisam de adaptações dentro e fora de seus quartos, consideramos a estrutura do Dolphin Suites, a mais completa para PCDs em toda ilha. E isso não é uma coincidência.

Aberto desde novembro de 2008, o Dolphin Suites é o primeiro hotel do Caribe projetado especificamente para este público.

Para além dos quartos plenamente adaptados, sua piscina conta com elevador e seu time de colaboradores e parceiros são especializados no atendimento a este público.

Desde o motorista que realiza o transfer do aeroporto ao hotel à massagista disponível sob agendamento no SPA, tudo é pensado para atender a diferentes tipos de deficiência.

HOSPEDAGEM

Serviços

O Dolphin Suítes oferece aluguel de cadeiras para banho que podem ser utilizadas tanto na praia mais próxima - que fica quase em frente ao hotel, quanto nas praias mais distantes.

O hotel também tem uma vasta lista de parceiros preparados para atender pessoas com deficiência.

Enquanto sua obra de extensão não é finalizada, o café da manhã é oferecido em um restaurante parceiro, do outro lado da rua, que também conta com estrutura de acessibilidade e fica em Mambo Beach, uma praia privativa repleta de bares e restaurantes totalmente acessíveis.

CONTATO Site: hwww.dolphinsuites-curacao.com Email: reservations@dolphinsuites-curacao.com WhatsApp: +5999 465 2700

Ávila

O equilíbrio perfeito entre natureza, estrutura e lazer. Esse hotel é o queridinho dos brasileiros em Curaçao.

O Ávila Beach Hotel é um resort de luxo à beira-mar, localizado no centro de Willemstad, e conta duas praias particulares. É o hotel mais antigo de Curaçao em operação.

Os quartos estão distribuídos em três alas que oferecem estadias completamente diversas. Com destaque para os quartos que são em estilo bangalô e possuem varandas de onde é possível praticamente tocar o mar.

Em seu restaurante é possível encontrar o que nossa equipe avaliou como a melhor Piña Colada de Curaçao, além da gastronomia internacional com diversidade de sabores. Você poderá ser servido em algumas das mesas ou espreguiçadeiras dispostas nas praias do hotel.

O local ainda conta com academia com vista para o mar, lojas e um pequeno museu que narra a história do hotel que cruza com fatos relevantes na história do país.

Ainda que não se hospede aqui, é possível usufruir de sua área comum, praias e restaurante, durante um Day Use.

O hotel conta com rampas ou elevadores em seus acessos, com exceção da academia que depende de escadas.

CONTATO Site: hwww.avilabeachhotel.com E-mail: info@avilabeachhotel.com Whatsapp: +5999 788 1949

Gastronomia

É claro que quem não é fã de ousadias achará um pouco estranho tomar uma sopa de iguana ou cactus, pratos famosos da ilha, mas sempre há opções mais próximas à culinária brasileira.

A verdade é que Curaçao, de certa forma, se parece bastante com o Brasil. Além das similaridades com o português, a cozinha tem alguns ingredientes que também vemos por aqui - não nos referimos a cactus e iguanas, fique tranquilo. Batatas, ensopados de carne com legumes, quiabo, arroz, polenta e feijão, além de peixes e muitos frutos do mar são alguns dos ingredientes utilizados nos pratos típicos do país. Experimente o Karni Stoba, com carne de boi macia, vegetais e diferentes temperos que dão um sabor muito especial à comida.

Hemingway

Com acesso à Mambo Beach, este é um restaurante pé na areia que serve desde café da manhã a drinks embalados por música caribenha à noite.

Comida internacional e drinks como Piña Colada são o forte do local.

www.hemingwaycuracao.com

As mesas são dispostas na areia. Os acessos são por meio de rampas. Banheiro é adaptado para cadeirante.

Brisa do Mar

Na costa de Caracasbaai, perto ao local onde se realiza o Seabob, o restaurante conta com vista para o mar e destaque para frutos do mar, além de porções, sanduíches e drinks.

Alguns pratos são inspirados em uma mistura de comida caribenha e culinária internacional.

www.brisadomarpopsplace.everyorder.io

Há rampa na entrada que dá acesso às mesas na varanda. Há degraus altos para acessar os banheiros.

Komedor Krioyo

Uma casa do século XVII convertida em restaurante que serve comida tradicional. O jardim ao lado do terraço oferece um parquinho para crianças.

Os pratos típicos incluem arroz e feijão com sabores adocicados, banana frita e carne com um leve tempero de canela.

www.de-gouverneur.com

Há rampas de acesso. O banheiro possui degrau de altura média e portas estreitas.

Mercado Central

Em Punda fica o Mercado Central. Além de encontrar lembrancinhas e artesanato, a comida é farta. É possível comer peixe fresco e comidas típicas de Curaçao como carne de iguana e sopa de quiabo. Os preços são baixos e o local é frequentado pela

A partir das 13h as barracas de comida começam a fechar. Ao lado, está o Mercado Flutuante, uma rua com barcos que vendem peixes e frutas.

Com piso plano, seu acesso conta com rampas e calçadas niveladas.

De Gouverneur

Perfeito para um jantar especial, ele fica no coração Seu destaque é a vista especial para a ponte flutuante e as casas coloridas que se iluminam

O cardápio é composto de pratos internacionais, bem como cozinha tradicional local com toque

www.de-gouverneur.com

Situado no segundo andar de um casarão histórico onde há acesso por elevador.

Mambo Beach

Essa é uma praia privada com bares e restaurantes de diferentes nacionalidades e quiosques à beira-mar.

Durante o dia, é possível usufruir da estrutura, pedir drinks e alugar espreguiçadeiras. Nos finais de semana, há festas com ritmos internacionais e caribenhos. Essa é uma das opções mais animadas da noite de Curaçao.

Acessos nivelados por rampas. Há elevadores para acessar o andar superior. Conta com banheiros adaptados. Destacam-se as tendas reservadas para PCDs, adaptadas a cadeirantes.

Dolphin Therapy

O Dolphin Therapy & Research Center de Curaçao (CDTC) é o principal centro de terapia assistida por golfinhos do mundo. Ele oferece um programa que tem sido considerado eficaz para aprimorar os níveis de cognição e mobilidade de pessoas com diferentes condições de desenvolvimento físico e intelectual.

Aqui são recebidas crianças e adultos com condições como autismo, síndrome de down, deficiências físicas e outras deficiências cognitivas e motoras com objetivo de aprimorar suas habilidades.

Apesar de ser controversa por manter os animais em tanques fechados, há famílias que relatam, por exemplo, que seus filhos começaram a falar ou mesmo caminhar ao lado dos golfinhos.

Os golfinhos trabalham em conjunto com uma equipe de terapeutas, treinadores e sob a supervisão de um conselho consultivo científico.

As terapias são realizadas em pacotes que custam cerca de 8 mil dólares e não incluem os custos com despesas de passagens, alimentação e hospedagem. É comum que famílias de todo o mundo se reunam em grupos para realizar eventos e arrecadar os valores necessários para a viagem.

O Centro fica dentro do aquário de Curaçao que conta com toda estrutura de acessibilidade, havendo inclusive plataformas com elevadores para proporcionar o acesso do pacientes às águas onde se encontram os golfinhos. Para conhecer mais sobre essa forma alternativa de terapia.

Para participar da terapia é necessário, primeiro, realizar uma avaliação online que inclui envio de relatórios médicos atuais.

Clique aqui para conferir a lista das condições tratadas por essa terapia e para conhecer mais sobre o CDTC.

Contatos Úteis

Emergência: 911

Ambulância: 912

Centro Médico de Curaçao: (+5999) 745 0000

Polícia Turística: 735 0044

Laboratórios para testes PCR - Covid

ADC

Site: www.adcnv.com

Telefone: (+5999) 434 5100

Lab de Med

Site: www.labdemed.com

Telefone: (+5999) 736 1030

Lab de Med

Site: www.labdemed.com

Telefone: (+5999) 736 1030

Quem Fez Imagens: Camila Santos Produção e Edição: Jéssica Paula Em parceria com Redescobrindo Ideias www.redescobrindo.com.br Curaçao Tourist Board (CTB) www.curacao.com

Sinta Você Mesmo

GUIA ACESSÍVEL

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.