Page 1

Ano II - Edição 13- Feira de Santana - BA - Novembro/2012

Novembro traz chuva de volta O mês de novembro chegou e com ele mais uma edição do Almanaque que traz informações preciosas sobre assuntos variados. A começar pela chuva, que finalmente chegou e trouxe de volta a esperança para o homem do campo, que - a bem da verdade - espera mais que água e comida. Aguarda com ansiedade por alguém que acabe com este sofrimento, de tempos em tempos. Vamos falar também do alto número de casos de meningite registrado na região de Feira de Santana. Foram mais de cinqüenta e duas pessoas já morreram. Na cultura destaque para um grupo de adolescentes que estão arrasando no teatro e a estréia do filme Gonzaga - De Pai Pra Filho - película que está sendo

alvo de muitas críticas em todo o País. Temos também uma boa matéria sobre a banda 2RJÊ, que já muito conhecido pelo ex-nome: Audácia Pura. Pois é, trocaram de nome e você vai ficar sabendo o porquê.

TURISMO EM LISBOA TURISMO Torre de Belém

Terreiro do Paço Na seção de turismo, este mês o Almanaque faz um passeio por Lisboa, mostrando os encantos da terra de nossos patrícios, com fotos exclusivas feitas pelo nosso colaborador especial. E ainda uma matéria sobre a feira de carros antigos que será realizada em dezembro em nossa cidade. Aproveite esta edição também para ficar por dentro de todos os serviços oferecidos pela Master Saúde, nova empresa do setor de Estética e Saúde que está inovando em Feira de Santana. Portanto, muita informação para garantir conteúdo aos seus momentos de folga.

Fique Tranquilo, o MasterSaúde

Chegou Para Cuidar de Você Acupuntura Carboxiterapia Cirurgia Plástica Drenagem Linfática Dermatologia Endocrinologia Especialista em Coluna Medicina da Dor Medicina Estética Nutricionista Pilates Reabilitação da Coluna RPG Rejuvenescimento Facial

Av. Getúlio Vargas 3522.Centro. Feira de Santana 75

3625.5423

Atendemos Convênios


2

Novembro 2012

Chuva renova esperança

Vidas Secas Dona Crispiniana, uma senhora que já beira os 80 anos, com os cabelos grisalhos escondidos por um lenço curtido pelo tempo e o rosto tomado de sulcos, estava sentada numa pedra grande, no meio do rio. Tinha numa das mãos uma faca de tostão, na outra uma tilápia. A boca quase nua denunciava uma alegria incontida: finalmente, a chuva chegara e trouxera com ela alimento de sobra para a família. "Dá pra a família comer por 15 dias", comemorava a lavradora. Esta foi apenas uma das muitas cenas marcantes que, junto com os colegas da TV Subaé - onde sou repórter e apresentador - consegui registrar durante uma manhã de trabalho e que ganharam o Brasil em vários telejornais e programas noticiosos. A imagem da adolescente mergulhada nas águas da barragem de Jaguara com um peixe na boca e as mãos nas locas, seguida pelo pai, também emocionou a todos. Não havia o que temer. Ela tinha a certeza de que, naquelas pedras, estavam dezenas de outros peixes. E acertou. A enxurrada dos primeiros dias de novembro arrastou pra longe a mais temida das feras para o sertanejo: a seca, que ao mesmo tempo continua sendo uma indústria de votos para os políticos. As aguadas se encheram. O pescado reapareceu nos rios da região. O verde rebrotou nas paisagens antes tórridas. Mas apenas isso ainda não basta porque as chuvas cessam, a seca volta e a fome e a sede não param de bater à porta dos nossos ruralistas a todo instante, todo dia. Mais do que chuva, do que peixe, água e comida para o gado, o morador da zona rural precisa de uma

política concreta que viabilize a sobrevivência destas famílias nestes períodos de escassez. Não sou especialista no assunto, não sei o que sugerir, mas quem detém a caneta e a chave do cofre pode e deve - se debruçar sobre estudos que nos apontem uma solução para esta questão: a sobrevivência na estiagem prolongada. Eu sou só um contador de estórias e contar a miséria de quem sofre com a seca está me cansando. Não que ela não mereça ser mostrada. Mas precisamos mostrar como acabar com isso. Quem vai capitanear um projeto que garanta água de qualidade para quem produz alimento e manda pra cidade. Para que estas pessoas não precisem se desfazer do pouco que têm pra não morrer e não verem perderse a lavoura e o rebanho. Isso urge. Porque, enquanto você lê este artigo, os peixes de dona Crispiniana já passaram pelos pratos da família.

Uma boa leitura, Um forte abraço!

As chuvas que caíram no início deste mês em boa parte da região de Feira de Santana estão aos poucos minimizando os efeitos da seca, a maior sofrida pelo município nos últimos 30 anos, e trazendo de volta a esperança dos agricultores de que será possível recomeçar as lavouras, que foram destruídas, e retomar a criação dos rebanhos, dizimados pela estiagem prolongada. Até o fim do mês de outubro o sentimento do agricultor era de medo e incerteza. Não havia previsão de chuva para a região, as aguadas estavam vazias e os animais já estavam morrendo de sede. Mas no dia seis de novembro, um temporal caiu sobre a cidade, alagando ruas e avenidas, mas também reabastecendo as cisternas secas da zona rural. "Foi uma benção", define dona Basília. A agricultora e dezenas de outros moradores do distrito, um dos mais abatidos pela estiagem, lotaram a barragem com redes, tarrafas e varas de pesca, para garantir o sustento da família, numa das imagens mais impressionantes registradas após o aguaceiro do dia anterior. A água descia forte sobre a barragem, trazendo consigo cardumes de tilápias, marinheiras, tambaquis e outros tantos pescados, há muito desaparecidos daquelas bandas.pondo um ponto final à estiagem, que deve ficar para sempre na lembrança dos feirenses.

PEDREIRA RIO BRANCO Av. Miguel Pinto Santana - Nova Esperança

(75) 3604-7400


Novembro 2012

3

Nova Clínica de Saúde e Estética em Feira Você já pensou que encontraria em um só lugar tudo que você precisa para proporcionar o equilíbrio perfeito para ser corpo e mente? Pois é, a MasterSaúde inaugurada em setembro de 2012 é um presente da Masterclub para Feira de Santana. Fruto de um trabalho de qualidade, ética e dedicação realizado pela Masterclub na cidade há sete anos, surge a MasterSaúde. Um espaço clínico que reúne Bem estar, Saúde e Beleza. Planejada especialmente para você, na Mastersaúde você encontra os melhores profissionais ,atendimento humanizado numa busca incessante pelo que há de mais moderno. O cliente tem a segurança de receber o tratamento certo, por profissionais capacitados em instalações adequadas, bonitas e modernas. Nossas especialidades: Dermatologia, Rejuvenescimento Facial, Peelings, Toxina Botulínica, Mesoterapia, Redução de Gordura Localizada, Tratamento de Celulite e Estrias, Endocrinologia, Nutricionista, Especialista em Coluna, Reabilitação de Coluna , Cirurgião Plástico, Reeducação Postural, Pilates, Medicina Estética, Medicina da Dor e Acupuntura Além de uma excelente equipe de especialistas e profissionais nas mais diversas áreas, a nova clínica tem ainda um diferencial para a clientela: um estacionamento privativo, com segurança, que vai garantir mais comodidade aos seus clientes e amigos. "Investimos muito para que nossos parceiros tenham o melhor serviço, com o melhor atendimento e toda a segurança", salienta a empresária Silvana Freitas da Silva, que está feliz com o sucesso da Master Saúde. A clínica também inova quando atende diversos convênios, possibilitando maior facilidade para realização de consultas e tratamentos.

Carboxiterapia O que é: A carboxiterapia é uma técnica de estética não cirúrgica, indicada para tratar celulite, estrias, gordura localizada, flacidez da pele e também para estimular o crescimento do cabelo. É um tratamento não tóxico, simples e eficiente que estimula o metabolismo celular sem agredir o organismo. Como funciona a carboxiterapia O conceito da carboxiterapia baseia-se na injeção de dióxido de carbono (CO2) sob a pele. O gás age melhorando a circulação celular e a oxigenação dos tecidos. A sua aplicação é ampla e quando aplicado no rosto aumenta a produção de colágeno, nas nádegas reduz a celulite, no couro cabeludo estimula o crescimento dos fios de cabelo, na gordura localizada destrói as células de gordura. Para que serve a carboxiterapia As indicações da carboxiterapia são: " celulite " estrias " gordura localizada " flacidez " crescimento capilar A corboxiterapia está indicada como terapia complementar à lipoaspiração.

PRODUÇÃO DE CD

JINGLES

DVD

SPOTS VINHETAS MIXAGEM 5.1 em TOOLS HD3

Rua Boticário Moncorvo, 77 - 3º andar - Centro - Feira de Santana -BA 75. 3622-4447 e-mail: sonic.studios@hotmail.com


4

Novembro 2012

« Colonoscopia « Duplex Scan - A ultrassonografia dos Vasos Sanguíneos « Endoscopia Digestiva Alta « Escleroterapia de Pequenas Varizes « Ligadura Elástica das Hemorróidas « Manometria Anorretal « Pequenas Cirurgias « pH Metria e Manometria Esofágica « Procedimentos em Angiologia « Retossigmoidoscopia Rígida / Flexível « Ultrassonografia Anorretal « Ultrassonografia Geral Av. Getúlio Vargas, 854 e 844- Ed Meddi e Ed. Medical Service- 5º andar Fone: (75) 3603-5800 / Fax (75) 3603-5828 www.idad.com.br


Novembro 2012

5

Meningite avança na Bahia A meningite, uma das doenças que mais preocupam as autoridades de saúde, está avançando na Bahia e em Feira de Santana já fez várias vítimas. A inflamação das meninges também levou à internação uma professora da rede pública municipal no início do mês no HGCA - Hospital Geral Clériston Andrade. A professora Regiane da Silva Barbosa, 36 anos, deu entrada na unidade no dia 2, feriado de Finados, e teve o diagnóstico de meningite confirmado pelo Laboratório Central (Lacen). De acordo com informações passadas pela assessoria do hospital, a paciente está com a forma mais grave da doença, a meningite meningocócica - tipo C, e permanece internada na UTI - Unidade de Tratamento Intensivo no HGCA. Mas antes disso, ela chegou a ficar 72 horas junto com outros pacientes na sala vermelha, como é chamada a Emergência da unidade. "Isso é um absurdo. Ela tinha que ser transferida para o Hospital Couto Maia, em Salvador, que é especializado na doença", reclamou José Nunes Barbosa, marido da paciente.

CAUSAS DA DOENÇA Meningite é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos e, menos comumente, por certas drogas. A meningite pode pôr em risco a vida em função da proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central; por isso essa condição é classificada como uma emergência médica. Os sintomas mais comuns de meningite são dor de cabeça e rigidez de nuca associados à febre, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia). Algumas vezes, especialmente em crianças pequenas, somente sintomas inespecíficos podem estar presentes, como irritabilidade e sonolência. A presença de uma erupção cutânea pode indicar um caso particular de meningite; a causada por bactérias do tipo meningococos.

Vacina ainda é a única maneira de prevenir ESTATÍSTICAS De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, só este ano 32 casos de meningite foram registrados em Feira de Santana, sendo que 13 foram confirmados, 11 descartados e outros 8 continuam sob investigação. Quando os números tratam da doença na região, a preocupação das autoridades cresce ainda mais. Já foram registrados pela Segunda Diretoria Regional de Saúde 51 casos na região, com seis óbitos. Duas destas mortes foram registradas em Mairí, onde também ocorreu um terceiro caso.

Febre alta e rigidez da nuca são importantes sintomas


6

Novembro 2012

Os cantos e encantos de Lisboa

Lisboa é a capital, bem como a maior e mais importante cidade de Portugal. Considerada uma cidade global, Lisboa possui uma área metropolitana envolvente com inúmeras atrações turísticas. A Baixa Pombalina, Belém, Chiado ou Bairro Alto, são zonas onde afluem milhares de turistas e visitantes anualmente. Localizada na margem direita do rio Tejo, Lisboa é uma capital histórica, um pot-pourri com um caráter e um encanto fora do comum, onde 800 anos de influências culturais diversificadas se misturam com as mais modernas tendências e estilos de vida, criando contrastes verdadeiramente espetaculares. Capital de Império, Lisboa teve o seu expoente máximo de riqueza na época dos Descobrimentos, assegurando um património único de uma beleza rara. Chegar a Lisboa é uma experiência emocionalmente fascinante. Nos leva ao passado histórico das nossas origens. Portugal descobriu o Brasil e agora os brasileiros estão descobrindo e encantando-se com Portugal. Uma das primeiras atrações é o contato com o povo e a lingua portuguesa na sua mais pura tradição. A partir daí, passear pelas ruas de Lisboa é maravilhoso. O centro histórico da cidade é composto por sete colinas, sendo algumas ruas muito estreitas para permitir a passagem de veículos. Pela cultura, pela história, pela arquitetura, simplesmente passear descontraidamente pelos bairros é imperdível. O Bairro Alto é um dos locais mais atraentes para viver a cidade. Típico e popular possui imensos rasgos de modernidade, com lojas de roupa e de design e muitos bares. O encontro de pessoas, num ambiente eclético e multicultural, é uma das boas razões para passear pelo bairro. Descobrir todas as ruas, as ruelas e os becos, é imprescindível. Bons restaurantes lado a lado com livrarias intimistas, casas de chá emparelhadas com lojas de design e lojas de roupa de alguns dos mais conceituados artistas portugueses. É um bairro apaixonante, cheio de

A encantadora Praça do Rossio

Elevador de Santa Justa

NOVO ESPAÇO DE LAZER SPEEDWAY KART INDOOR VENHA VIVER A EMOÇÃO DE SER UM CAMPEÃO.

Av. João Durval, no Ville Gourmet 75

. 9856-2033 9847.7517


Novembro 2012 atrações, combinando arrojo e sofisticação com tradição e antiguidade. Depois do Bairro Alto, desça pelo Chiado, onde encontrará um ambiente ainda mais sofisticado. Ponto de encontro de jovens, artistas e intelectuais, o Chiado é a zona dos cafés emblemáticos, como "A Brasileira", das escolas de arte, dos teatros e da história viva. A zona do Carmo, vizinha do Chiado, tem alguns pontos fascinantes da história da cidad.A ligação entre o Carmo e a Baixa é feita através de outro monumento fundamental da cidade, o irresistível Elevador de Santa Justa. Já na Baixa, por tradição o centro comercial da cidade, encontrará um forte polo de concentração de lojas e um local único para passear. A Rua Augusta é a artéria principal da Baixa Pombalina, unindo o Terreiro do Paço, aberto para o rio e símbolo de poder, à belíssima Praça do Rossio. O bairro mais paradigmático em termos de patrimônio relacionado com os descobrimentos é Belém. Foi da sua praia, que partiram as naus do navegador Vasco da Gama à descoberta do caminho marítimo para a Índia. Belém, hoje, é uma área espaçosa, com amplos jardins, e imponentes monumentos. Junto ao rio, encontra-se o maravilhoso monumento classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, a Torre de Belém. Concebida no século XVI, a Torre de Belém é constituída por uma torre quadrangular com baluarte poligonal orientada para o eixo do rio Tejo. Muito mais recente, mas invocando ainda a grandeza da época dos Descobrimentos, encontra-se em Belém o Padrão dos Descobrimentos. Belém é fundamental, seja para passear pelos jardins extensos e de perder de vista, para admirar o rio ou simplesmente para descontrair-se com um delicioso pastel de nata, com sabor peculiar e único, marca registrada de Belém. Temos ainda o Mosteiro dos Jerônimos, implantado na grandiosa Praça do Império, o monumento integra elementos arquitetônicos e decorativos do gótico tardio e do renascimento, constituindo-se como um dos mais belos e grandiosos monumentos da capital, tendo sido também reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O Castelo de São Jorge localiza-se na freguesia do Castelo. O nome deriva da devoção a São Jorge, santo padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas. Ao longo do tempo o castelo, assim como as diversas estruturas militares de Lisboa, foi sendo remodelado. Ergue-se em posição dominante sobre a mais alta colina do centro histórico, proporcionando aos visitantes uma das mais belas vistas sobre a cidade e o estuário do rio Tejo. Na parte mais moderna da cidade destacamos o Parque das Nações que é um local belíssimo, com infraestrutura moderna e onde está localizado o Oceanário de Lisboa, importante ponto turístico, onde certamente é possível passar uma tarde muito agradável. Depois de passear por todos os recantos da charmosa Lisboa, reserve as noites para se emocionar com os mais diversos shows de Fado. Belíssimos, apaixonantes. O ambiente das casas noturnas, a atmosfera em meia luz, o canto melancólico e melodioso dos artistas. Tudo é espetacular. Geralmente os shows acontecem em restaurantes, onde podemos ainda apreciar um delicioso bacalhau português, regado a vinhos especialíssimos e desfrutando de um serviço de primeira. É uma experiência única para quem gosta de uma boa música, uma saborosa comida e um ambiente requintado.

Vista lateral do Mosteiro dos Jerônimos

Visão espetacular do Castelo de São Jorge

7


8

Novembro 2012

COM MUITA AUDÁCIA PRA VOCÊ!!! Novidade no universo da música. O samba na Bahia tem nova identidade: O grupo 2RJÊ. A banda (ex-Audácia Pura), já prepara o lançamento em alto estilo do seu novo DVD, totalmente autoral, que promete agradar muito ao público. Com quatro integrantes: Rafael (Suino) no cavaquinho, Rubem Mário (Rubinho) no banjo e os vocalistas Jeean Santana e Ney Jamaica, eles costumam tocar aquele samba de estilo nobre, com predominância do partido alto, mas mesclando samba canção, gafieira, samba dolente e samba de roda, desfilando sucessos da MPB. Porque a troca de nome? Essa é uma pergunta que vocês devem estar fazendo. É que existe uma banda com o nome Audácia Pura no Rio de janeiro que toca o mesmo estilo, então o grupo feirense teve que trocar a identidade. Agora o grupo tem novo nome, mas o suingue do 2RJÊ continua o mesmo. A rapaziada do samba continua com aquela pegada boa, de samba gostoso de ouvir e de dançar. O show de lançamento do novo DVD deve acontecer no início do próximo ano.

Além de canções como "Lâmpada Mágica", a música mais conhecida do grupo e "Demorou", primeiro sucesso, o 2RJÊ vai lançar "Tudo Por Causa Dela", que já promete seguir o caminho trilhado pelas melhores composições da banda, que após 12 anos de uma carreira sólida, passa por um momento muito especial. "O 2RJÊ vem com muita audácia pra você", revelou o vocalista Ney Jamaica. Para contratar o grupo para shows basta entrar em contato com a produção através dos telefones (75) 9134-0500 e (75) 3622-4447. Bailes de final de ano, réveillon, carnaval, tudo com muito gingado e muito samba. O 2RJÊ leva na bagagem experiências muito importantes e recordações memoráveis de participações em grandes shows de artistas conhecidos nacionalmente como Paula Fernandes, Dudu Nobre, Jota Quest e Exaltasamba. "Isso, com certeza, contribuiu para o processo de amadurecimento musical de todos os integrantes do grupo", avaliou

Essa é a nova identidade do samba na Bahia ESTADO DA BAHIA

Contato para show: 75. 9134-0500 3622-4447 e-mail: doisrjeproducao@hotmail.com


Novembro 2012

9

Os apaixonados por automóveis antigos vão poder fazer uma viagem no tempo nos próximos dias 8 e 9 de dezembro com a realização do Terceiro Encontro de Carros Antigos - Princesa do Sertão - evento que vai movimentar o final de semana e atrair milhares de colecionadores e admiradores deste tipo de empreendimento, que tem como principal objetivo divulgar marcas e modelos que já saíram das linhas de montagem há muitos anos. De acordo com o organizador da feira, José Carlos Magalhães, o evento vai reunir cerca de 300 colecionadores de carros antigos da Bahia e de outros Estados do Brasil. "Nós teremos aqui belíssimos exemplares como o Ford 29, o Belet, e também motos antigas. Raridades que enchem os olhos de quem gosta de automobilismo e de sua história. Aqui nós vamos receber uma aula sobre estas máquinas", revela entusiasmado o organizador, acrescentando que o Fusca será uma das marcas presentes na festa.

Um exemplar raro do Simca Chambord

José Carlos Magalhães, organizador do evento Olha que beleza esse Aero Willys

Um Gordini, carro muito admirado por colecionadores

EXPECTATIVA Este é o terceiro evento desta natureza realizado pela Car Clube Princesa do Sertão. Esta edição também está sendo organizada para ficar na história dos grandes eventos da cidade, com equipes de apoio logístico para recepcionar colecionadores e peças do acervo. Há também um clima de ansiedade pela possibilidade de os participantes do evento poder dirigir um destes bólidos antigos. O evento está previsto para começar às 9 horas da manhã no Vile Gourmet, na avenida João Durval Carneiro, e durante todo o dia serão realizadas apresentações musicais de artistas locais e bandas. A expectativa da organização do evento é que pelo menos seis mil pessoas circulem pelo Ville Gourmet nos dois dias do evento. "É uma oportunidade única de ver de perto automóveis e motocicletas que fizeram história", salientou Magalhães.


10 Novembro 2012

Jet Ski * Banana Boat Equipamentos náuticos motos * carros importados

(75)

3622-4240

O sonho de toda criança Confecções Calçados Acessórios

*

(75) 3491-4858

Em breve Fundação de Ensino Superior

enrique

ovaes

Centro Empresarial

enrique

ovaes


Novembro 2012

11

Aurora da Minha Vida Dias 8 e 9 de dezembro estará em cartaz a peça "Aurora da Minha Vida", no teatro Maestro Miro. A entrada será um quilo de alimento. Com direção do professor Luciano Freire, a montagem se passa em uma escola, quando uma velha professora e um antigo aluno se reencontram e relembram as histórias daquela escola nos anos de 80. A peça é uma adaptação do texto original de Naum Alves de Souza. No elenco Eduarda Lima, Laís Schwartz, Gabriel Fialho, Laudiane Santana, Daiane Castro, Daniela Castro, Victória Cordeiro, Júnior Moreira, Pérola Dias, Sabrina Santos, Samara Couto, Bianca Rodrigues, Sérgio Portto, Rafael Silva, Nataly Costa. Com certeza será uma excelente oportunidade para conferirmos de perto as novas estrelas da arte cênica em Feira de Santana, alunos do curso de teatro, que encerram mais um ano de atividades. Iniciativas dessa natureza movimentam os bastidores da cidade e têm oferecido espaços para que a juventude possa se engajar mais no mundo das artes, fomentando a cultura loca e revelando talentos que futuramente deverão brilhar em novas peças e palcos.

Atores do elenco da peça

No centenário de Luiz Gonzaga (1912-1989), uma biografia para o cinema do rei do baião seria mais do que bem-vinda. Nas mãos de Breno Silveira , no entanto, o que teria tudo para ser apenas um produto oficial ganha a capacidade de emocionar multidões. O filme "Gonzaga De Pai pra Filho",está sendo exibido no Cineplace do Shopping Boulevard e é uma das grandes promessas de bilheteria do ano, amparada por uma forte campanha de divulgação. Boa opção de entretenimento para quem gosta de um bom drama, mesclado com cultura popular brasileira.

BUSCAR NOVOS HORIZONTES... VIAJE TRANQUILO. NÓS CUIDAMOS DE VOCÊ!

A SINART é a melhor e mais completa prestadora de serviços em terminais rodoviários do Brasil.


12

Novembro / 2012

Fernando Pessoa

Jornal Almanaque - Novembro de 2012  

Jornal Almanaque - Edição Novembro de 2012. Feira de Santana-BA, Brasil.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you