Jornal Almanaque

Page 1

Ano II - Edição 14 - Feira de Santana - BA - Dezembro/2012

Um brinde a 2013!

Chegamos a mais um final de ano e a edição de dezembro do Almanaque brinda nossos leitores com um mundo de novas imagens e informações, que marcaram o ano de 2012. Este mês abordamos, é claro, as discussões feitas pela Universidade Estadual de Feira de Santana sobre a seca que atinge a região e que nortearam a Feira do Semi Árido realizada pela Instituição. Na seção de saúde, temos novidades: pesquisadores descobriram que cães podem descobrir tumores em pessoas através do faro.

Papai Noel salta de paraquedas para alegria das crianças Também não faltam as imagens de Papai Noel e vários super heróis saltando de paraquedas para distribuir presentes e lanches a quase 300 crianças de Feira de Santana. A edição lembra ainda de personalidades brasileiras e estrangeiras que faleceram este ano, como o jornalista Joelmir Beting, o arquiteto Oscar Niemeyer e a apresentadora Hebe Camargo.

Cães farejadores na luta contra o câncer E, ao contrário do que se pode imaginar, ter neurônios demais pode ser problema, em vez de solução. E o que pode ser uma revolução na ciência: o vírus da AIDS está ajudando a curar pacientes com leucemia. O Almanaque também dedica uma reportagem ao problema do transporte clandestino em Feira de Santana e volta a viajar pelo território baiano, através das imagens do fotógrafo Ângelo Pinto, eficiente colaborador.

Belezas naturais de Paulo Afonso, na Bahia

O jornalista Joelmir Beting morreu aos 75 anos Apesar das perdas, foi um ano prazeroso, repleto de informações e noticias e acompanhado de perto por este periódico mensal. E aqui agradecemos a sua opção por esta leitura, ao tempo em que somos gratos também aos colaboradores e parceiros, que tornaram possível a realização deste projeto. Então, só nos resta desejar a todos um Natal cheio de Luz, Fraternidade e Paz, e que 2013 seja um ano repleto de muitas realizações.

Saber viver é desenvolver a capacidade de fazer da Vida uma Obra de Arte... Feliz Natal! Feliz Ano Novo!


2

Dezembro 2012

Algumas palavras... Quando sentei em frente ao computador ainda não tinha em mente ao certo o que dizer neste ultimo editorial do ano. Pensei em algo bem especial, com bonitos adjetivos e frases de efeito, mas nada me ocorreu. Tudo o que eu pensava parecia-me pequeno ou simplório demais para traduzir em dimensões exatas o que representou o ano de 2012 para nós do Almanaque e da Obra de Arte. Aí, resolvi apenas dizer a verdade. Pra começar completamos um aninho de vida em outubro. Foi uma alegria imensa, se imaginar a quantidade de jornais e outras publicações que sequer vingam neste período. Fizemos boas edições - sem falsa modéstia. Tivemos e ainda temos ótimos colaboradores. Foi um ano brilhante, com muita informação sobre os mais diversos assuntos, desde a saúde até economia e turismo. Como diz um amigo meu, falamos de "parto de pulga, a atracação de navio". Comercialmente falando, vivemos umas "turbulências" de dar enjoo em qualquer piloto experiente no mundo dos negócios, mas passaram com a mesma velocidade que se aproximaram do nosso projeto. Continuamos flutuando com a leveza de um pássaro e a responsabilidade de um Legacy, com a certeza de que nosso foco continua o mesmo, a única diferença é que está ainda mais próximo, como se a certeza da experiência nos acrescentasse um "zoom" às nossas habilidades. O ano que está terminando mostrou-nos muita coisa e nos ensinou a jamais duvidar das forças divinas. Quando menos esperávamos, um dilúvio amenizou o sofrimento do sertanejo, o apagão deixou milhões de pessoas às escuras, descobrimos que o limão serve para a cura do câncer e que ainda resta um pouco de dignidade e justiça neste País. E o mais importante: que um ex-faxineiro seria a pessoa certa para limpar a porcaria que bandidos do colarinho branco continuam fazendo nos arredores de Brasília. Agora, só nos resta agradecer aos parceiros do Almanaque e da Obra de Arte pela companhia em 2012. E desejar que todos nós tenhamos um 2013 tão bom quanto este ano que passou - acho que melhor é difícil. Aproveito também para agradecer principalmente a Deus por todas as oportunidades e conquistas. E que você, meu amigo leitor, possa um dia considerar que cada minuto de sua vida vale muito e perceba o quanto é rico. Ninguém pede pra nascer. Morremos sem querer. Por isso, aproveite o intervalo.

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! Uma boa leitura, Um forte abraço!


Dezembro 2012

3

Cães conseguem detectar câncer de pulmão

Neurônios demais prejudicam Ter neurônios demais não é necessariamente uma boa notícia. Embora se costume associar a morte de células a doenças, este processo é fundamental para o desenvolvimento de um ser vivo. Mas, embora o funcionamento da enzima caspase - responsável por esta degeneração - fosse conhecido, ninguém sabia por que ela cumpria este papel. O mistério foi desvendado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Em seu novo estudo, publicado pelo "Journal of Neuroscience", a equipe do neurocientista Stevens Rehen descobriu que, sem esta enzima, ocorrem alterações perigosas no cérebro. Até 80% das células deste órgão ficam com mais ou menos cromossomos do que o esperado. O Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (Lance), comandado por Rehen, inibiu a atividade da caspase em camundongos. Quando seu funcionamento é anulado, não há morte celular, um processo que ocorre principalmente durante o período fetal, mas que se prolonga até a infância. - Na formação de vários órgãos do corpo, é preciso matar uma quantidade significativa de células - ressalta Rehen. - Camadas inteiras do cérebro são eliminadas. Se a caspase não estiver ativa, este órgão fica enorme, e o animal não consegue sobreviver mais do que três semanas no útero. Concluímos que no máximo 30% das células cerebrais podem ter uma quantidade atípica de cromossomos. A ultrapassagem desta cota tornaria inviável o ajuste das sinapses, ou seja, a conexão entre os neurônios. Rehen compara a atividade da enzima caspase à construção de uma estrada: é preciso ajustá-la para o tamanho dos carros que passarão por ali. Sem a morte celular, a "bagunça" provocaria a morte do animal.

Cães farejadores são testados para identificar câncer de pulmão em seres humanos

Segundo estudo, neurônios demais "bagunçam".

Os cães têm uma grande capacidade para detectar o câncer de pulmão com seu olfato apurado, uma descoberta que abre caminho para um diagnóstico precoce desta doença, afirma um estudo realizado na Áustria. "Os cachorros não têm qualquer problema para identificar os pacientes com tumores cancerígenos", explica Peter Errhalt, chefe do departamento de pneumologia do hospital de Krems (nordeste da Áustria) e um dos autores da descoberta. Os cães do estudo sentiram o cheiro de 120 amostras de hálito de pessoas doentes e saudáveis e conseguiram identificar em 70% dos casos as que sofriam com câncer de pulmão. Este resultado é tão promissor que está previsto um novo estudo de dois anos com amostras de 1.200 pessoas, indicou Peter Errhalt em coletiva de imprensa. Os resultados do estudo austríaco coincidem com outros testes realizados nos Estados Unidos e Alemanha. O cientista alemão Thorsthen Walles afirmou que “Na respiração dos pacientes com câncer de pulmão, são expelidas susbtâncias químicas diferentes da respiração de pessoas não doentes. Os cães são sensíveis a estes odores e conseguem detectar a presença da doença em um estágio precoce” O objetivo em longo prazo é determinar quais são exatamente os odores que os cachorros são capazes de detectar, explica Michael Muller, do Hospital Otto Wagner de Viena, que colaborou com o estudo.

Fique Tranquilo, o MasterSaúde

Chegou Para Cuidar de Você Acupuntura Carboxiterapia Cirurgia Plástica Drenagem Linfática Dermatologia Endocrinologia Especialista em Coluna Medicina da Dor Medicina Estética Nutricionista Pilates Reabilitação da Coluna RPG Rejuvenescimento Facial

Av. Getúlio Vargas 3522.Centro. Feira de Santana 75

3625.5423

Atendemos Convênios


4

Dezembro 2012

« Colonoscopia « Duplex Scan - A ultrassonografia dos Vasos Sanguíneos « Endoscopia Digestiva Alta « Escleroterapia de Pequenas Varizes « Ligadura Elástica das Hemorróidas « Manometria Anorretal « Pequenas Cirurgias « pH Metria e Manometria Esofágica « Procedimentos em Angiologia « Retossigmoidoscopia Rígida / Flexível « Ultrassonografia Anorretal « Ultrassonografia Geral Av. Getúlio Vargas, 854 e 844- Ed Meddi e Ed. Medical Service- 5º andar Fone: (75) 3603-5800 / Fax (75) 3603-5828 www.idad.com.br


Dezembro 2012

Médicos usam vírus da AIDS para combater leucemia A garota americana Emma Whitehead, de 7 anos, conseguiu combater uma leucemia - câncer que atinge os glóbulos brancos do sangue, responsáveis pela defesa do organismo - graças a uma técnica experimental que usa uma forma deficiente do vírus da Aids para alterar as células do sistema imunológico e fazer com que o próprio paciente elimine a doença. As informações são do site do jornal "The New York Times". Os resultados obtidos por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia em 12 pessoas foram apresentados nos dias 9 e 10 deste mês, em uma reunião da Sociedade Americana de Hematologia, em Atlanta. Emma já havia passado por sessões de quimioterapia, mas a doença voltou duas vezes. Desesperados, os pais procuraram um tratamento novo no Hospital Infantil da Filadélfia, que começou em abril e utilizou a variedade modificada de HIV para reprogramar o sistema de defesa dos pacientes e matar as células cancerosas. O tratamento com o remédio tocilizumab, porém, quase matou a menina - que teve 40,5° C de febre, ficou inconsciente e quase irreconhecível de tão inchada. Ela precisou respirar por aparelhos, e familiares e amigos chegaram a se despedir dela. Hoje, mais de sete meses depois, o câncer desapareceu - mas a cura só é considerada total após um período de cinco anos. Emma voltou à escola, tem tirado notas altas e lê até 50 livrinhos por mês. Ela foi a primeira criança e um dos primeiros seres humanos a ter sucesso com a nova técnica, que dá ao sistema imune do próprio paciente a capacidade permanente de combater a doença. A garota, que é filha única, foi diagnosticada em 2010 com leucemia linfoide (ou linfoblástica) aguda, que danifica o DNA de um grupo de células na medula óssea, que acabam sendo substituídas por células doentes. Matéria publicada no site G1

Pacientes sem corda vocal cantam em coral

5

Coral teve dez pacientes que retiraram a laringe (Foto: Luna D'Alama/G1) Dez pacientes que foram diagnosticados há alguns anos com câncer de laringe e submetidos a uma cirurgia para retirada total dessa parte da garganta, incluindo as cordas vocais, participaram de um coral no Hospital A.C. Camargo, especializado no tratamento de tumores, em São Paulo. Sete homens e três mulheres, todos com mais de 60 anos, interpretaram seis músicas ao lado de um grupo de fonoaudiólogos, que fizeram a segunda voz, e da chefe da área, Elisabete de Angelis, que tocou violão. O evento, realizado pelo segundo ano, marcou o Dia do Fonoaudiólogo, no domingo (9\12). As canções escolhidas pelo coral "Sua voz" foram "A banda", de Chico Buarque, "Samba da bênção", de Vinicius de Moraes - intercalada com a leitura de uma poesia -, "Trem das onze" e "Tiro ao Álvaro", de Adoniran Barbosa, "Whisky a Go Go", conhecida na versão de Roupa Nova, "Peixe vivo" e "Bate o sino". Segundo a fonoaudióloga Elisabete de Angelis, o grupo - que tem outros dois participantes, que faltaram à apresentação - ensaia uma vez por mês e canta por meio de três métodos diferentes: laringe eletrônica (que deixa a voz metalizada), prótese traqueoesofágica ou, ainda, voz esofágica, em que a pessoa treina para fazer o ar passar pelo esôfago e, então, conseguir falar. Essas duas últimas técnicas precisam da ajuda dos dedos para produzir os sons, e a prótese esofágica é a que garante uma voz mais forte, fluente e compreensível.

Emma e a mãe, Kari, (Foto: Jeff Swensen/The New York

Matéria publicada no site G1


Dezembro 2012

Especial de Natal

Natal, uma festa grandiosa O significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo e sua comemoração anual, que acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro. O nascimento de Jesus é o significado do Natal hoje em dia. Natal (com inicial maiúscula) é o nome da festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo. O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado. A história do Natal está descrita na Bíblia, nos evangelhos de Mateus e Lucas. De acordo com a história do Natal descrita na Bíblia, Jesus nasceu em Belém, em um estábulo. "E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens". (Lucas 2:1-14) As comemorações de Natal incluem a presença de diversos símbolos tradicionais como a ceia de Natal, árvore de Natal, o Papai Noel, as músicas, a troca de presentes, o presépio, a iluminação e outras decorações natalinas. A atmosfera é de solidariedade, paz, amor e fraternidade. O espírito natalino envolve a todos nesta época, numa tradição mantida através dos tempos, que promove a confraternização de familiares e amigos.

Papai Noel e Super Heróis chegam de paraquedas

Foto: Correio Feirense

6

Papai Noel troca as renas e o trenó por paraquedas Que Papai Noel sempre surge do céu - de helicóptero ou no trenó puxado pelas renas - todo mundo sabe. Mas já pensou o bom velhinho descendo do céu de para quedas e acompanhado de vários super heróis? Pois, foi o que aconteceu no sábado, dia 8 de dezembro, no Aeroporto João Durval Carneiro em Feira de Santana, quando centenas de adultos e crianças puderam acompanhar a triunfal aterrissagem da trupe na pista do aeródromo. Além da chegada emocionante dos paraquedistas fantasiados de super heróis dos quadrinhos e desenhos animados, a criançada também teve direito a distribuição de brinquedos. Foram mais de 300, entre bolas, bonecas, carrinhos e bicicletas, além de lanches, que fizeram a alegria de muitas crianças, já que todas convidadas são alunas de escolas da rede pública. O evento foi realizado pelo IBDSN - Instituto Baiano de Desenvolvimento Social do Nordeste, uma ONG que atua em Feira de Santana e região, em parceria com uma empresa de transporte que funciona em Aracaju e já realiza o evento há 10 anos. Iniciativas como esta ajudam a manter viva a tradição e a magia do Natal no coração das crianças, especialmente as mais carentes, que acreditam no velhinho de grandes barbas brancas, que distribui presentes e alegria.


Especial de Natal

Dezembro 2012

7

Papais Noéis anônimos presenteiam crianças Milhares de crianças carentes de Feira de Santana tiveram seus pedidos atendidos este ano por diferentes "Papais Noéis" que se sensibilizaram com o Projeto Papai Noel dos Correios escolheram uma das muitas cartas postadas nas agências da ECT na cidade. Até o fechamento desta edição, cinco mil cartas com os pedidos mais variados já tinham sido postadas nos correios e cerca de duas mil já haviam recebido a resposta dos "padrinhos". O projeto Papai Noel dos Correios já existe há 23 anos e faz parte da rede de responsabilidade social da ECT. A campanha funciona assim: crianças que estudam em creches ou escolas públicas ou ainda acolhidas em associações filantrópicas escrevem e enviam suas cartinhas para as agências. Os interessados vão até lá, escolhem a carta que lhe convier e faz a entrega do presente solicitado na mesma agência.

bondade humana, nos sonhos", conclui Carolina. Ela revelou que sempre teve vontade de participar deste projeto e está muito feliz com a oportunidade de realizar o desejo de uma criança.

A logística de distribuição dos presentes é de total responsabilidade dos Correios, que monta uma verdadeira força tarefa para que as crianças tenham entregues os seus presentes até antes da véspera do Natal, o que é feito na própria escola, creche ou associação da comunidade. Em Feira, o presente mais solicitado a Papai Noel foi bicicleta, mas algumas crianças chegaram a pedir até material escolar.

Carolina Cavalcante escolhe a carta da afilhada Para o office-boy Alexandre da Cruz Santos o projeto dos Correios não é mais novidade. Pela segunda vez ele participa e foi entregar no dia 11 os presentes, na agência dos Correios do Capuchinhos. "Não há nada mais gratificante do que proporcionar a felicidade de uma criança", confidenciou. Ele levou um caminhão e uma boneca, que serão entregues aos afilhados escolhidos através das cartinhas selecionadas. Para Alexandre Santos, é importante que toda a sociedade abrace este projeto.

A estimativa é entregar 1.500 presentes neste Natal A enfermeira Carolina Isabel Bacelar Cavalcante está participando este ano, pela primeira vez, do Projeto Papai Noel dos Correios. No dia 11 deste mês ela foi à agência, acompanhada de sua filha, para escolher a cartinha da criança que irá presentear. " Quero dar uma boneca grande, para fazer a felicidade de alguma menina que sonha com este presente", revelou a "madrinha noel", acrescentando ainda que essa ação é de grande importância, para não deixar que as crianças mais carentes fiquem esquecidas no Natal. "Acreditar no Papai Noel é uma fantasia linda, é acreditar na

Maise

CONFECÇÕES

Bermudas R$ 10,00

Ajude a realizar sonhos! Alexandre Santos entregando os presentes

Um show de preços baixos!

Calça jeans R$ 30,00

Biquines R$ 35,00

Maise

CONFECÇÕES Rua Capitão França, 6.064 Centro - Feira de Santana


8

Dezembro 2012

Belezas naturais e encantos de Paulo Afonso Possui clima semiárido, com temperatura média elevada em torno dos 30 °C, chegando a 40 °C entre dezembro e janeiro. Julho é mês o mais frio com temperatura girando em torno de 22 °C.

Uma bela vista durante passeio no rio

Turistas se divertem nas águas de Paulo Afonso O fotógrafo Ângelo Pinto esteve no município de Paulo Afonso, Bahia, encantando-se com as belezas naturais da região, além da grande quantidade de opções existentes para o entretenimento dos visitantes. Uma região muito próspera e com belezas e recursos naturais indescritíveis, objetivo das lentes que produziram belíssimas fotografias. A Cachoeira de Paulo Afonso é um famoso conjunto de quedas d'água localizado no Rio São Francisco, na altura do município baiano de Paulo Afonso, com quedas d'água de até 80 metros de altura, que alimentam uma série de usinas do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso. Uma cidade bem organizada, com diversos hotéis, restaurantes, pizzarias, espaços públicos muito bem cuidados, além de guias turísticos capacitados e que ajudam o visitante a conhecer bem a região. As expedições, que iniciaram em 1553 a penetração do rio São Francisco, estão ligadas a história da Cachoeira de Paulo Afonso, que nos meados do século XVIII era habitado por portugueses, que encontraram no local pacíficos índios e junto a eles cultivaram a lavoura e a criação de gado. A principal característica de Paulo Afonso é ter sido a primeira usina subterrânea instalada no Brasil e suas turbinas encontrarem-se a mais de 80 metros abaixo do nível do rio São Francisco.

Parte da estrutura subterrânea da usina

A área territorial de Paulo Afonso possui relevo formado por planaltos e depressões. A cidade está a 243 metros acima do nível do mar. Diversos acidentes físicos podem ser encontrados na região, como a Cachoeira de Paulo Afonso, o cânion do Rio São Francisco e o Raso da Catarina. Principais pontos turísticos " Balneário Prainha; " Cachoeira de Paulo Afonso; " Cânions do São Francisco; " Complexo hidroelétrico; " Monumento o Touro e a Sucuri; " Monumento dos Trabalhadores; " Parque Belvedere; " Parque das Mangueiras; " Ponte metálica; " Teleférico. O turismo de Paulo Afonso tem aumentado muito nos últimos anos, em função dos festejos do São João da região, Copa Vela e Carnaval fora de época. O Ministério do Turismo adicionou Paulo Afonso como uma das 115 cidades consideradas roteiros turísticos do Brasil.

A Ponte Metálica é uma das atrações turísticas

Essa é a nova identidade do samba na Bahia ESTADO DA BAHIA

Contato para show: 75. 9134-0500 3622-4447 e-mail: doisrjeproducao@hotmail.com


Guia do Sabor

Dezembro 2012

o

PEDREIRA RIO BRANCO Av. Miguel Pinto Santana - Nova Esperanรงa

(75) 3604-7400

9


10 Dezembro 2012

Seca é tema de debates na UEFS Milhares de pessoas, entre professores, estudantes, sindicalistas e trabalhadores rurais participaram da oitava edição da Feira do Semi-Árido, evento realizado no campus da UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana, entre os dias quatro e sete deste mês, com a principal finalidade de discutir e planejar políticas públicas para os territórios de identidade. A formação de políticas públicas e o uso político da seca foram os temas que nortearam as discussões durante o evento, que contou com a presença do Secretário Estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli,e do Reitor da UEFS, José Carlos Barreto. O evento teve ainda programação cultural. O público pode apreciar apresentações como repentes e cordéis. Destaque para o Grupo União do Distrito de Bonfim de Feira que atraiu os olhares dos visitantes com a apresentação de samba de roda.

Seca persiste castigando o homem do campo

Oscar Niemeyer morre aos 104 anos Maior nome da arquitetura brasileira, e um dos ícones da arquitetura mundial, Oscar Niemeyer Soares morreu na noite de quarta-feira (05/12), aos 104 anos, de insuficiência respiratória. Ele completaria 105 anos no dia 15 deste mês e estava internado desde o dia 2 de novembro no Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro, a princípio para tratar de uma desidratação. Niemeyer permaneceu lúcido até terça-feira, e a família estava ao lado dele no momento da morte. Em maio deste ano, Niemeyer já havia sido internado outras duas vezes, no mesmo local, apresentando quadros de desidratação e pneumonia. Em abril, o arquiteto passou ainda 12 dias internado devido a uma infecção urinária. Nascido em 15 de dezembro de 1907, Niemeyer formou-se como arquiteto e engenheiro na Escola Nacional de Belas Artes, em 1934. Logo depois, começou a trabalhar no escritório dos renomados arquitetos Lúcio Costa e Carlos Leão. Mesmo sem remuneração, o emprego serviu de trampolim para Niemeyer conquistar o respeito de figuras importantes. Um ano de muitas perdas Várias personalidades do Brasil morreram neste ano de 2012. Relembre algumas destas celebridades que se imortalizaram pelas suas obras e ações. O jornalista Joelmir Beting morreu no dia 29 de novembro, aos 75 anos O ator e diretor Marcos Paulo - 11/11 aos 61 anos A apresentadora Hebe Camargo - 29/09 aos 83 anos O cantor Tinoco - 04/05 aos 91 anos O escritor e cartunista Millor Fernandes - 27/03 aos 88 anos O humorista Chico Anysio - 23/03 aos 80 anos O cantor Wando - 08/02 aos 66 anos

Eles se tornaram imortais no coração dos brasileiros

PRODUÇÃO DE CD

JINGLES

DVD

SPOTS VINHETAS MIXAGEM 5.1 em PROTOOLS HD3

Rua Boticário Moncorvo, 77 - 3º andar - Centro - Feira de Santana -BA 75. 3622-4447 e-mail: sonic.studios@hotmail.com


Dezembro 2012

Transporte clandestino: risco iminente Na ânsia de chegar rápido ao destino, muita gente tem optado pelo transporte clandestino, que em função da falta de fiscalização está crescendo e tomando proporções gigantescas, inclusive, com esquema de gerenciamento mais organizado do que muitas empresas. Em Feira de Santana, a ação dos clandestinos tem atingido em cheio os empresários do setor de transportes, além dos investidores que movimentam outros setores do Terminal Rodoviário da cidade, como farmácias, lanchonetes e lojas de lembranças. De acordo com levantamento feito pela Sinart, empresa que administra o terminal em Feira de Santana, nos últimos cinco anos, o movimento de passageiros na rodoviária caiu cerca de 60% graças à ação dos clandestinos. "Praticamente existe uma rodoviária ilegal atuando do outro lado da Avenida Presidente Dutra com mais de cem veículos atuando, como vans e até carros particulares", protesta Selmo Oliveira, supervisor da Sinart, salientando que a fiscalização não tem dado conta porque os clandestinos são muito mais numerosos. Estimativas da Agerba - agência que regula o transporte de passageiros calculam que mais de mil veículos estão atuando clandestinamente na Bahia, sobretudo na região de Feira de Santana. Se cada carro consegue transportar, no mínimo, quatro passageiros, são quatro mil passagens a menos vendidas no Terminal Rodoviário de Feira de Santana. "É um prejuízo enorme para quem paga impostos", alerta Selmo Oliveira. O que muita gente não leva em conta é que, ao utilizar este tipo de serviço clandestino, está colocando sua vida em risco, pois os motoristas dos carros não são profissionais treinados e capacitados e muitos veículos não possuem as mínimas condições de segurança, além de estarem totalmente descobertos em caso de acidente ou roubo. "Vários acidentes já aconteceram com este tipo de veículos, inclusive causando a morte dos passageiros, cujas famílias ficam sem ter a quem recorrer para obter o seguro. Isso já não acontece quando a pessoa viaja através de uma empresa legalizada", instruiu.

Rodoviária esvazia por causa dos clandestinos

11

Dom Itamar Vian ordena cinco padres

Feira de Santana ganha cinco novos padres Neste mês de dezembro, a Arquidiocese de Feira de Santana vai ganhar mais cinco padres, todos ordenados pelo arcebispo metropolitano dom Itamar Vian. Os novos padres são: Luciano dos Santos, ordenado dia 1º, em Irará; José Ribeiro Oliveira, em Santo Estevão; Leomário Gonçalves dos Santos, Campo Limpo, em Feira de Santana e Zorimar Fernandes da Silva, em Jacobina. No dia 15 às 18 h, em Santo Estevão, Dom Itamar vai ordenar padre, também, o diácono Roberto Bessa Santos, da congregação dos Pobres Servos da Divina Providência. A ordenação dos novos padres deixa feliz a comunidade Católica de Feira de Santana e região, vez que o número de homens que entram para o seminário vinha diminuindo nos últimos anos. A Arquidiocese de Feira de Santana abrange hoje 39 paróquias em 19 municípios da região, onde atuam 82 sacerdotes. Muitos passaram pelo Seminário Santana Mestra, situado no Papagaio, onde cursam duas Faculdades durante sete anos. "São necessários três anos no curso de Filosofia e mais quatro no de Teologia para que estejam prontos para ordenação", explica o Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian.

BUSCAR NOVOS HORIZONTES... VIAJE TRANQUILO. NÓS CUIDAMOS DE VOCÊ!


12

Dezembro / 2012

Fernando Pessoa


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.