Ácidos para a beleza da pele! Página 04 - CADERNO MULHER
Nanuque, 20 de Agosto de 2020 - Ano XII - Nº 199 - Circulação: Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo
PLATÔ DA PANDEMIA
POPULAÇÃO TEM QUE FAZER SUA PARTE Advogada explica em quais situações mulheres vítimas de violência podem pedir pensão após divórcio Apenas o fato de ser sido vítima de violência doméstica não coloca a obrigação de pensão ao marido após o divórcio, mas há situações que podem determinar que o agressor custeie uma pensão temporária e até pensão vitalícia. É o que afirma a advogada Marielle Brito.
Página 11 Lafayette de Andrada defende reforma administrativa O deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) defendeu a reforma política em live promovida pelo Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (Conbrade). O tema foi Reforma Política e Sistemas Eleitorais e reuniu o setor advocatício e o público interessado no assunto.
Afirmativa foi do deputado estadual Carlos Pimenta ao participar de sessão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais
A
o ser entrevistado esta semana para o programa Visão Parlamentar, da TV ALMG, o deputado estadual Carlos Pimenta, presidente da Comissão da Saúde, fez uma análise sobre o momento em que o Brasil e Minas se encontram, com a estabilização do número de casos de Covid-19 e as mortes, porém em um patamar alto, mais conhecido como platô da pandemia. O parlamentar falou sobre a atuação do Poder Público no combate à pandemia e da necessidade de mudança no comportamento por parte da população.
De acordo com Carlos Pimenta, no caso de Minas, o Estado está alcançando uma média que vem se mantendo. “A expectativa é de que dentro de algumas semanas já comecemos a sentir a queda, pois esse é o comportamento da qualquer pandemia. O vírus tem um período de crescimento e de declínio”, pontua. Com relação à alta ocupação de leitos em UTIs em várias cidades do Estado, o que pode acarretar risco de colapso no Sistema Público, o parlamentar/médico acha que, segundo
Posto reinaugurado
C
FIEMG entrega 1.6 mil respiradores ao Estado
Página 05
Página 07 NANUQUE
SERRA DOS AIMORÉS
Página 07
O combate à pandemia do coronavírus em Minas Gerais acaba de ganhar reforço. Nesta sexta-feira (14/8), 1,6 mil respiradores fabricados pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom foram recebidos pelo governador Romeu Zema, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Os equipamentos, doados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), serão distribuídos a hospitais e municípios, respeitando critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e considerando o diálogo com as prefeituras
conversas que teve com colegas da área, entre eles infectologistas, pesquisadores e cientistas, o Estado já bateu o teto e que não deve haver colapso, mesmo com muitos casos nesse momento. Mas segundo ele, quem vai ditar a situação a partir de agora, é a população, acrescenta. “Eu entendo que o Sistema de Saúde Pública em Minas foi testado. Nós empurramos esses casos e deu tempo de o Sistema Hospitalar se preparar. O governo agiu a tempo e hora e o Sistema deu conta do recado”, comenta.
Gabriela Rocha Moreira - “inicialmente posto dará atendimento prioritário aos infectados pelo novo coronavírus”
Página 03
om recursos próprios, a Prefeitura Municipal reinaugurou, na sexta-feira (14), o Posto Central de Saúde Vereador Moacir José da Silva no centro da cidade de Serra dos Aimorés. A cerimônia de reinauguração contou com as presenças de autoridades municipais e populares. Segundo autoridades, a população ganha ampla e moderna instalação com espaços divididos entre consultórios médicos, consultório de enfermagem, sala de procedimentos, sala de inalação, copa, sala de administração e gerência e sanitários públicos. Em sua fala, a secretária de Saúde, Gabriela Rocha Moreira, enfatizou a importância do equipamento e informou que a unidade atenderá pacientes com sintomas da Covid-19.
Município prioriza COVID e esquece da dengue e chikungunya
N
um momento de extrema preocupação pelo medo provocado pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Nanuque dá um exemplo de extrema inépcia na prevenção a doenças endêmicas que podem levar perigo à população, tão fragilizada nesses dias de dificuldade
por conta da pandemia. Apesar dos extensos protocolos que visam inibir a proliferação da COVID-19, o Governo Municipal se mostra despreocupado quanto às doenças provocadas pela dengue e a chikungunya, conforme denúncia de um munícipe ao Em Tempo.
Página 04
CIDADE INICIA REABERTURA GRADUAL DO COMÉRCIO Com prejuízos incalculáveis, lojistas se preparam para reerguerem de uma crise sem precedentes, nunca vista na história recente do país Página 10