Waldemar Cordeiro - Fantasia Exata [Conceitos]

Page 23

arte + eletrônica = arteônica Para Waldemar Cordeiro, a

arte eletrônica visa a realizar obras interdisciplinares aproveitando pesquisas e descobertas no campo da neurologia e da psicologia [gestalt], processando nesse sentido imagens com a ajuda do computador

e não utilizá-lo para, simplesmente, fazer uma tradução de linguagem das formas tradicionais de arte. Através da arteônica, Cordeiro levantou diversas problemáticas, por exemplo a forma como as obras de arte são consumidas. Prevendo o crescimento populacional em grandes cidades como São Paulo, Cordeiro julgava que a arte seria mais conhecida (e consumida) por meio de reproduções mecânicas ou eletrônicas. Essas mudanças na veiculação da arte gerariam perda de informação e, portanto, mudança de sentido. “Mudança de comunicação é também mudança de informação”, acreditava Cordeiro. Mas o artista acreditava que a arteônica ajudaria a difundir amplamente a arte, porque utiliza o computador como suporte e matéria-prima. Pessoas de qualquer classe social ou localização poderiam ter acesso ao “original digital” de forma rápida e precisa e sem perda de informações da mensagem original.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Waldemar Cordeiro - Fantasia Exata [Conceitos] by Itaú Cultural - Issuu