__MAIN_TEXT__

Page 1

ESPAÇO DO PROFESSOR

PESQUISANDO SONORIDADES: DESCOBRINDO HERMETO PASCOAL

MÚSICA


guia de ícones

assistir, apresentar (vídeo)

ouvir, colocar (música) para tocar

pesquisar, aprofundar, procurar

recuperar, retomar, relembrar

analisar, questionar, elaborar hipóteses, comentar (questionando)

registrar, criar, destacar, grifar, completar

comentar, explicar discutir, conversar demonstrar, experimentar, cantar, praticar (exercícios de música) dica


título

Pesquisando Sonoridades: Descobrindo Hermeto Pascoal apresentação A sequência de atividades proposta inspira-se na produção de Hermeto Pascoal. Baseia-se na pesquisa do artista sobre novas sonoridades pelo uso de materiais não convencionais para o fazer musical. Sugerem-se diferentes formas de produzir sons, com materiais encontrados no cotidiano escolar. Buscamos aproximar os alunos de novas maneiras de produzir e apreciar a música instrumental, em abordagem simples e dinâmica.

objetivos ••Conhecer as características sonoras da obra de Hermeto Pascoal; ••Conhecer e pesquisar diferentes fontes sonoras; ••Desenvolver a escuta e a percepção musical; ••Construir instrumentos com materiais não convencionais; ••Utilizar materiais reciclados para a produção musical.

áreas do conhecimento Música.


segmento

duração

Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

De 2 a 3 aulas.

recursos necessários ••Aparelho de som; ••Música “Fauna Universal”, disponível na internet; ••Vídeos Música na Lagoa e Sinfonia do Alto da Ribeira,

de Hermeto Pascoal, disponíveis na internet; ••Computador com recursos multimídia (som e imagem) e acesso à internet; ••Projetor ou tablet; ••Copo de plástico; canudo (de preferência grosso) ou tubo de caneta esferográfica; ••Água, bacias ou baldes e panelas de tamanhos materiais variados (plástico, ferro etc.); ••Folha para desenhar e material para registro gráfico (lápis de cor, canetinha etc.).


desenvolvimento 1º MOMENTO Apresente o tema do projeto: uma pesquisa de sons e timbres com utilização de materiais não convencionais, inspirada na obra de Hermeto Pascoal. Em seguida, pergunte aos alunos se conhecem alguma obra musical do compositor. Depois, questione com quais materiais ou recursos podemos produzir música. Após uma roda de conversa, diga ao grupo que eles conhecerão esse artista que inovou a forma de fazer música, utilizando materiais inusitados. Reforce que a obra dele é do gênero instrumental, algo que não estamos habituados a escutar no nosso dia a dia. Por esse motivo, é necessário que todos os alunos “aprendam” a escutar. Consulte o verbete sobre Hermeto Pascoal da Enciclopédia Itaú Cultural para saber mais sobre a vida e a obra desse artista. Destaque características e informações que considera mais importantes para apresentar ao grupo.

2º MOMENTO Apresente a música “Fauna Universal”. Após a audição da música (ou de parte dela), pergunte aos alunos quais instrumentos e sons eles conseguem identificar. Nessa música utiliza-se a instrumentação usual (acordeão e efeitos) juntamente com a voz executando a melodia com sonoridade atípica. Esse som “diferente” é produzido cantando e “assoprando” água em um canudo ou tubo. Após a conversa, conte aos estudantes que eles poderão experimentar produzir esse som.

PESQUISANDO SONORIDADES: DESCOBRINDO HERMETO PASCOAL

7


3º MOMENTO Com o auxílio de um copo com água e um tubo de caneta esferográfica ou um canudo de plástico, mostre como produzir o som escutado na obra de Hermeto Pascoal. Encha o copo com água até a metade e posicione o canudo diagonalmente. Pronto! Basta cantar a música assoprando o canudo e você terá um efeito sonoro surpreendente. É mais fácil emitir o som do instrumento quando se assopra o canudo pronunciando a sílaba “tu”. Experimente cantar uma música, substituindo a letra da canção pela sílaba “tu”. Procure explorar diferentes sonoridades. Pesquise junto com os alunos outras formas de se produzir sons, como, por exemplo, afundando e levantado o canudo ou, ainda, assoprando com intensidades diferentes: forte e fraca. Peça para que cada aluno escolha uma música para demonstrar ao grupo. Deixe cada um apresentar e, depois, sugira que escolham alguma delas para tocarem juntos. Você terá um coral de “vozes aquáticas assopradas”!

4º MOMENTO Apresente o vídeo Música na Lagoa, de Hermeto Pascoal, e solicite aos alunos, que comentem suas impressões sobre as características da música produzida. A investigação com crianças pequenas pode ser realizada com sondagens e intervenções diretas como, por exemplo: o que vocês mais gostaram dessa música? Quais são os instrumentos tocados pelos músicos? Como eles tocavam os instrumentos? Havia alguém cantando? Oriente a discussão observando os materiais com os quais a música foi produzida, a forma de produção sonora (por exemplo, o que é preciso fazer para que o som seja emitido e o tipo de sonoridade obtida) e organize as respostas.

8

ESPAÇO DO PROFESSOR


5º MOMENTO Sugira uma nova exploração sonora com utilização de água. Oriente a construção de um “tambor d’água”. O princípio é simples. Coloque água numa bacia ou balde até, pelo menos, a metade do recipiente. Ulitize outra vasilha, de tamanho menor, e coloque-a, com a abertura virada para baixo, dentro da bacia ou do balde com água. Essa vasilha será o tambor que deve ser golpeado para produzir som (é possível ver os músicos e Hermeto Pascoal tocando um instrumento similar no vídeo Música na Lagoa). Com auxílio de uma baqueta (ou material semelhante) cada criança deve experimentar tocar o tambor e observar sua sonoridade. Oriente os alunos para que, ao tocarem, movimentem a vasilha para dentro e para fora da água, pois o som se transforma de acordo com a imersão no líquido. Você pode utilizar vasilhas de diferentes materiais para mergulhá-las na água. Com isso, a sonoridade obtida será diversa. Tente, por exemplo, utilizar uma panela de ferro, um recipiente plástico ou até uma cabaça. Após todos experimentarem tocar o tambor d’água, mostre o vídeo Sinfonia do Alto da Ribeira, disponível na internet, e solicite que os alunos observem como Hermeto Pascoal e seu grupo de músicos realizam essa exploração musical com água. Ao final do filme, converse sobre as características da música escutada, observando diferenças e semelhanças com as atividades desenvolvidas e as informações sobre suas músicas.

6º MOMENTO Finalize a aula, trazendo referências e informações sobre a obra de Hermeto Pascoal e o gênero musical instrumental. Ressalte a importância de conhecermos e ampliarmos nossa cultura musical. Atente que as músicas do compositor não são tocadas no nosso cotidiano (por exemplo, nas rádios ou mídia geral) e que, para podermos apreciá-las, é necessário aprender a escutar as nuances de sua expressão.

PESQUISANDO SONORIDADES: DESCOBRINDO HERMETO PASCOAL

9


Proponha aos alunos que desenhem numa folha de papel as características mais marcantes dos vídeos assistidos e das atividades de exploração sonora. Incentive que representem graficamente os sons produzidos pelo copo assoprado com água e pelo tambor d’água. Esses desenhos constituirão um importante material de pré-notação musical (a partitura musical, a organização gráfica da linguagem musical com seu sistema de símbolos e registros).

reflexão final

O

professor pode observar e avaliar o trabalho de acordo com o envolvimento dos alunos na realização das atividades propostas. Também pode investigar o conhecimento adquirido pelas produções gráficas e pelo relato dos estudantes nas conversas sobre o tema. Organize um mural na sala de aula com uma exposição das produções dos alunos e com informações, fotos e referências que considere significativas. É desejável também documentar a sua prática por meio de relatórios pedagógicos (ou algum mecanismo similar que lhe pareça mais conveniente) para que, futuramente, possa retomar o processo de aprendizagem junto aos alunos.

10

ESPAÇO DO PROFESSOR


sugestões complementares

A

s atividades sugeridas nesse plano de aula constituem uma aproximação à obra de Hermeto Pascoal. O professor pode aprofundar o conhecimento sobre o artista e descobrir outras facetas de sua obra. Hermeto Pascoal influencia toda uma geração da música instrumental, construindo uma estética diferenciada com base na criação e no improviso. Seu campo de exploração sonora inclui todas as coisas do mundo, animadas e inanimadas. Pode-se, ainda, ampliar as referências musicais sobre o gênero instrumental e as novas sonoridades pesquisando compositores como Walter Smetak, Fernando Sardo, Naná Vasconcelos e Barbatuques. Eles se tornaram referências imprescindíveis desse universo sonoro. Lembre-se de que para a aprendizagem das crianças é fundamental retomar as atividades sugeridas no plano de aula em diferentes momentos. Pode-se retomá-las na íntegra ou por atividade de maior relevância, de acordo com a necessidade do grupo. Se possível, grave em vídeo ou áudio a produção musical dos alunos e apresente-o para a classe. Assim, todos podem avaliar as produções.

referências HERMETO Pascoal. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural. org.br/pessoa26091/hermeto-pascoal>. Acesso em: jan. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7. NANÁ Vasconcelos. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa14511/nana-vasconcelos>. Acesso em: jan. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7. WALTER Smetak. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural. org.br/pessoa9570/walter-smetak>. Acesso em: jan. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.

PESQUISANDO SONORIDADES: DESCOBRINDO HERMETO PASCOAL

11


núcleo enciclopédia Gerência Tânia Rodrigues Coordenação Glaucy Tudda Equipe Camila Nader Elaine Lino Lucas Rosalin (estagiário)

núcleo comunicação Gerência Ana de Fátima Souza Coordenação Carlos Costa Direção de Arte Arthur Costa Luciana Orvat (terceirizada) Projeto Gráfico Serifaria Produção Editorial Victória Pimentel

Profile for Itaú Cultural

Descobrindo Hermeto Pascoal e suas sonoridades  

O plano de aula é inspirado na produção de Hermeto Pascoal. Baseado na pesquisa do artista sobre novas sonoridades, sugere-se diferentes for...

Descobrindo Hermeto Pascoal e suas sonoridades  

O plano de aula é inspirado na produção de Hermeto Pascoal. Baseado na pesquisa do artista sobre novas sonoridades, sugere-se diferentes for...