3 minute read

a sustentabilidade

Positivas

Externas

Advertisement

Internas

Negativas

Contribuir para os desafios globais (ex: UN SDGs)

Perceção positiva do negócio com os stakeholders

Valores éticos pessoais

Desejo de fazer uma diferença e dar aos outros

Perda de clientes Resposta aos competidores

É sobre mim e não os outros É sobre dinheiro

Exercício para Reflexão 2: Que motivações são importantes para si?

Classifique as seguintes motivações por ordem de importância para si.

Motivação Classificação

1 Incorpora a empresa na comunidade local

2 Evita a regulamentação e legislação governamentais

3 Atrai boas pessoas

4 Faz sentido do ponto de vista económico

5 É melhor prevenir do que remediar

6 É uma coisa boa para fazer

7 Cria uma imagem positiva para o negócio

Depois de ter classificado as motivações de 1 a 7, discuta a sua classificação com outras pessoas da empresa e/ou outros gestores e líderes de outras (pequenas) empresas. Utilizando o feedback destas discussões, identifique até três implicações para o seu negócio, a curto e médio prazo.

Utilize a tabela abaixo para identificar como irá abordar uma destas três implicações.

Sugestão: Implicação: Que ação é necessária?

Como será empreendida?

Quando será empreendida?

Quem estará envolvido?

Como irá analisar a diferença criada pela ação?

Como?

Integrar a sustentabilidade nos processos e práticas empresariais 3

Se conseguirmos compreender porque precisamos de incorporar a sustentabilidade no desenvolvimento e gestão de uma empresa, a questão seguinte é o que podemos fazer para introduzir e incorporar a sustentabilidade e o que pode facilitar ou dificultar a implementação de diferentes atividades e práticas.

Há uma série de artigos disponíveis e guias «como fazer» na literatura profissional empresarial que enumeram as atividades ou práticas que as empresas podem introduzir para incorporar a sustentabilidade em diferentes aspetos do seu modelo empresarial. As atividades e/ou práticas mais frequentemente citadas incluem:

 Posicionar a sustentabilidade dentro da proposta de valor - ao longo dos últimos cinco anos, aproximadamente, tem havido um aumento no número de novas empresas em que a sustentabilidade é fundamental para a proposta de valor da empresa. Por exemplo, existem novos negócios como o EcoPing que fornece às empresas ferramentas para reduzir as emissões de carbono geradas pelos websites [6], o Projecto CeCe que ajuda as pessoas a encontrar marcas e lojas que vendem moda sustentável [7] e o Solar Foods que produz uma proteína natural combinando eletricidade renovável, ar e água misturados com bactérias. [8]

 Alterar ou modificar elementos da oferta do produto ou serviço - temos visto empresas de lazer e hospitalidade modificarem ementas com base na utilização de produtos orgânicos ou ingredientes mais sustentáveis.

 Reciclagem e gestão de resíduos - há um reconhecimento crescente da necessidade de as empresas explorarem a forma de gerir os resíduos eletrónicos através da reciclagem de equipamento, gestão do tráfego de correio eletrónico e redução do tempo que os funcionários passa online.

 Aquisição de materiais a fornecedores locais - uma forma de uma empresa reduzir a sua pegada de carbono é rever a sua abordagem às aquisições, servindo-se dos fornecedores locais sempre que possível.

[6] https://ecoping.earth/

[7] https://www.projectcece.co.uk/ [8] https://solarfoods.com/

 Revisão e mudança dos recursos utilizados para desenvolver e fornecer os produtos e serviços oferecidos - as empresas de diferentes sectores estão a rever a eficiência energética das instalações de produção e escritórios, a mudar para a utilização de energias verdes, a investir no desenvolvimento das suas próprias fontes de energia renováveis (por exemplo, instalação de turbinas eólicas, utilização de veículos elétricos e redução da utilização de produtos químicos nocivos).

 Gerir e desenvolver pessoas - a pandemia de Covid-19 proporcionou às empresas uma oportunidade para utilizarem recursos de trabalho remoto, ajudar os funcionários a trabalhar de forma mais flexível e reduzir a quantidade de deslocações para fins profissionais. Além disso, estamos a ver um grupo de empresas a introduzir proactivamente iniciativas para abordar as lacunas de género e diversidade no local de trabalho, como uma forma de reter pessoal com competências que são críticas para a concretização da proposta de valor da empresa.

 Gestão de relações com stakeholders externos - há oportunidades para desenvolver relações com diferentes grupos de stakeholders externos que apoiam a incorporação do negócio nas comunidades e redes locais. Por exemplo, no Reino Unido, a Mytime Active, em parceria com dois centros médicos locais, conseguiu obter com sucesso a prescrição do golfe, como forma de apoiar a saúde e a mobilidade das pessoas idosas.

Algumas destas iniciativas estão resumidas na Tabela 1 abaixo e um exemplo de como uma empresa introduziu algumas destas iniciativas é ilustrado no Estudo de Caso 3. A principal vantagem de tais listas é que são úteis na identificação de eventuais oportunidades para a introdução da sustentabilidade nos processos e práticas empresariais. Além disso, são úteis na identificação de atividades que já podem ter sido introduzidas, mas que não teriam sido consideradas como estando relacionadas com o desenvolvimento de um negócio sustentável. Ao listar tais atividades, começou a trabalhar numa política de sustentabilidade ou de responsabilidade social. Esta declaração não tem de ser um documento extenso, pode ser uma ou duas páginas A4 que refletem sobre:

 Porque está empenhado em introduzir a sustentabilidade no negócio

 Quais as atividades que introduziu

 Quais são os seus planos futuros para a incorporação da sustentabilidade no negócio.

O conteúdo para a sua política poderia basear-se nos resultados dos exercícios de reflexão dentro deste manual. Uma vez concluída, poderia ser publicada no seu website ou partilhada com os seus clientes, fornecedores e stakeholders utilizando os meios de comunicação social (por exemplo, um

This article is from: