1 minute read

Definir o contexto: Porquê?

Por toda a Europa, em resposta a uma série de fatores, os governos nacionais estão a introduzir legislação, políticas e metas climáticas que visam a transição para uma economia e uma sociedade neutras em carbono. Por exemplo, em 2020, a Comissão Europeia lançou a sua estratégia de longo prazo para 2050, que delineou um compromisso para atingir a neutralidade climática até esse ano. Definiu-se a neutralidade climática como uma economia com zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa (União Europeia, 2020).

Poderá ter visto declarações semelhantes por parte do seu próprio governo nacional. Por exemplo, no Reino Unido, o governo comprometeu-se a reduzir as emissões de carbono em 78% até 2035, antecipando as metas anteriores em 15 anos. Na Alemanha, a primeira lei climática nacional foi aprovada em 2019 e atualizada em 2021, delineando objetivos anuais de redução para diferentes sectores até 2030, com vista a cumprir um compromisso de redução das emissões em 65%.

Advertisement

Ao mesmo tempo, estamos a assistir à adoção de compromissos semelhantes por parte das empresas. Basta ligar a televisão e ver os anúncios publicitários para ficar a saber o que as empresas estão a fazer, quer seja a McDonald's a utilizar óleo de cozinha usado como biodiesel para reduzir as emissões de carbono da sua frota de camiões, ou a Amazon a aumentar o seu investimento em energias renováveis para sustentar as suas operações.

Para as empresas, particularmente as de menor dimensão, haverá uma série de desafios na transição para uma economia neutra em carbono, nomeadamente o acesso a recursos e apoio empresarial adequados para atender à escala de mudança necessária. No entanto, haverá diversas oportunidades para desenvolver novos produtos e serviços para satisfazer necessidades emergentes e mudar processos e práticas dentro das empresas, acrescentando valor às relações com diferentes grupos de stakeholders.

Este manual analisa esses desafios e oportunidades, bem como eventuais ações e estratégias para gerir a integração da sustentabilidade nos diferentes elementos do seu modelo de negócio, desde a ideia até à ação. Começa por rever o que se entende por sustentabilidade e redução de carbono, analisando em seguida as razões pelas quais os gestores e líderes precisam de incorporar práticas sustentáveis no desenvolvimento e gestão dos seus negócios e como as empresas podem encarar os desafios e oportunidades e introduzir a sustentabilidade nas suas práticas e processos.

This article is from: