DIFERENTES PAPÉIS
Nesta atividade, serão abordados os elementos que compõem o nosso “papel profissional”. Reflita sobre a sua trajetória até o momento e quais os pontos que precisam ser melhor desenvolvidos. Será essencial abordá-los com o seu mentor ao longo do encontro para, assim, traçar estratégias sobre como incorporar as melhorias no seu dia a dia.

Para ilustrar um pouco melhor este encontro, pense na seguinte cena:
Meu gestor na empresa pede-me para fazer uma atividade, por exemplo… ligar para um cliente! Eu faço isso e o cliente não atende a ligação e dou por encerrada minha tarefa. Quando meu gestor chega e pergunta se eu consegui ligar para o cliente, respondo que tentei 2 vezes e ele não atendeu e não fiz mais nada. Então ele me diz que eu deveria ter falado com ele, ou procurado o Fulano (outro gestor) e pedido outro telefone, ou poderia até ter mandado um email, ou notificado o cliente pelo Whatsapp…
Eu até teria feito tudo isso que ele me disse, mas fiquei inseguro em procurar meu gestor e dizer que eu não sabia o que fazer caso o cliente não atendesse o telefone. Também não sabia que poderia ter mandado mensagem pelo Whatsapp e não sabia com quem falar para tirar esta dúvida. Meu gestor pode ter ficado com a impressão de que eu sou preguiçoso, ou não sou proativo, e não é nada disso Pode ser que, se fosse meu professor quem tivesse pedido para que eu ligasse a um aluno, eu teria mandado uma mensagem no Whatsapp dele logo que visse que ele não estava atendendo o telefone. A diferença é que talvez eu me sinta mais livre para atuar e tomar decisões em um ambiente educacional, pois me sinto mais confiante e tenho essa autonomia, enquanto na empresa me sinto impotente ou inseguro pela posição que ocupo ali dentro.
Neste encontro queremos identificar quais são os tipos de relações que estabelecemos no trabalho ou em outros aspectos da vida e quais são as posturas, sentimentos e atitudes que tomamos diante disso.
Desta forma, sugerimos que você faça seu Mapa Mental tal qual o modelo proposto mais adiante. Para isso, você pode usar ferramentas como o Power Point e o Miro, mas basta uma folha em branco e uma caneta para que você consiga traçar o seu Mapa! Lembre-se que a estética servirá apenas para deixá-lo mais organizado e facilitar sua compreensão.
Importante: Esse mapa será utilizado na sessão com o seu mentor.
Para iniciar a construção do mapa, primeiro coloque o seu nome no centro e, em seguida, liste os grupos com os quais você se relaciona, como no exemplo abaixo:

Pense, então, nos grupos do exemplo acima. E crie os seus próprios. É fundamental para o exercício conter o grupo TRABALHO.

Agora você vai identificar três elementos: 1. pessoas; 2. a essência das relações; 3. e sentimentos.
Pessoas: Escreva o nome das pessoas mais importantes que fazem parte de cada um dos grupos escolhidos por você. Por exemplo, no grupo TRABALHO, temos: meu gestor.

A Essência das Relações: Ao lado destas pessoas, sugerimos que você pense e escreva qual a essência da relação que você estabelece com elas. Em alguns casos, podemos nos relacionar de muitas maneiras com a mesma pessoa, porém pedimos que você considere as interações que deixam mais evidente a essência da relação que você estabelece com cada uma. Por exemplo, com o meu gestor (PESSOA), eu estabeleço uma relação essencialmente de suporte, ou seja, essa é a principal marca da nossa relação (A ESSÊNCIA DA RELAÇÃO).
Não se esqueça de focar nas relações de trabalho, que são nossa prioridade nesta atividade. Para ajudar a identificar a essência da relação frente a cada uma destas situações, propomos alguns modelos (pense também nos seus opostos):
Presença Parceria Identificação Consideração
Competição Cumplicidade Afinidade Cordialidade
Autoridade Acolhimento Aprendizagem Ensinamento
Respeito Abertura Cooperação Coação
Suporte Adaptabilidade Submissão
No nosso exemplo, temos o seguinte Mapa:


Sentimentos: Por fim, tente pensar nos sentimentos que surgem a partir de cada relação. No exemplo que propusemos, eu me sinto muito à vontade de conversar e me abrir com meu gestor (PESSOA), pois tenho uma relação de suporte (ESSÊNCIA DA RELAÇÃO) com ele, uma vez que sempre se mostra disposto a sanar minhas dúvidas e me orientar frente aos desafios diários. Por isso, sinto grande confiança (SENTIMENTO) em executar minhas atividades.
O Mapa Mental do nosso exemplo acima ficaria assim: