

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XXV

Síntese da palavra do presidente
AEscola Bíblica Dominical do dia 5 de fevereiro de 2023 foi realizada, ao vivo, diretamente do Maanaim de Domingos Martins, Espírito Santo, com a participação dos pastores Gedelti Gueiros e Gilson Sousa.

Palavra inicial do Pr. Gilson
Sousa:
Saudamos todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus! Estamos iniciando a Escola Bíblica Dominical. O assunto, a ser apresentado, será sobre a
Igreja e seus mistérios, profetizados no livro de Cantares de Salomão.
Foram apresentados, pelo Pr. Gilson Sousa, alguns testemunhos sobre a Escola Bíblica Dominical, bem como algumas respostas recebidas.
Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:
Eu saúdo a todos com a paz do Senhor. Estamos aqui em um seminário de Unidos em Família com a participação de muitas crianças. Nós hoje, temos muito interesse nas crianças. São elas que vão enfrentar o mundo.
“Já despi as minhas vestes;
como as tornarei a vestir? Já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar?” Cantares 5:3
Há uma parábola onde Jesus fala dos últimos dias. O rei chegou à festa das bodas e viu, dentre os convidados, um homem que não estava trajado com vestido de núpcias.
“E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste nupcial. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.” Mateus 22:11-12
Aquele homem estava na festa, mas não estava preparado. O perigo é estar dentro da igreja, porém, sem uma experiência de salvação. Não precisamos saber nada de cultura, mas é importante termos consciência do momento que estamos vivendo. A Palavra precisa ter aplicação na nossa vida para o momento que estamos vivendo.
Pergunta
Lendo Cantares, capítulo 5, verso 6, a igreja infiel abre a porta. Quais as constatações que ela fez quando abriu a porta?
Resposta: “…o meu amado se tinha retirado, e se tinha ido…”;
A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XXV

“…busquei-o e não o achei; chamei-o, e não me respondeu. “O “Amado” já tinha ido para arrebatar a Igreja Fiel (a Noiva)”.
Ela abriu apenas uma fresta da porta. Nessa hora, o orvalho (os dons espirituais, o batismo com o Espírito Santo, a comunhão no corpo) está vindo sobre a vida da Igreja. Este é o orvalho que Deus tem enviado para o crente nessa hora da noite, em
virtude das suas lutas. O orvalho está vindo para aqueles que estão sem esperança, estão enfermos, aqueles que pensam que a vida acabou. Estamos tendo um refrigério. É o culto, a nossa casa, a nossa família. E o orvalho está descendo. E o grito da noite está aí: “aí vem o esposo”. As pessoas precisam ser renovadas, a cada dia.
O amado bateu, mas ela não
abriu. O texto não se refere ao mundo, mas à Igreja. São aqueles que sabiam que o Senhor viria, mas que estão apenas emocionados. As pessoas estão vivendo de emoção. Mas será que salvação é isso?

Abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada...
Você abriu a porta? Um dia você abriu. Mas foi no passado, quando aceitou Jesus. Mas e agora? Muitos perderam a bênção. Temos visto que muitos não se movem mais com as bênçãos do Senhor, com os dons espirituais.
Mas o amado está batendo. É a insistência do amado. Ele quer que você abra a porta. Esse é o momento que estamos vivendo. Ou a porta abre de uma vez ou permanecerá fechada. O amado está batendo à porta daqueles que já conheceram o Senhor. Se a voz foi ouvida, é preciso abrir a porta.
A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XXV
Ela conhecia a voz do noivo. Ela amava o noivo. Ninguém pode dizer que o crente que vai ficar não amava o Senhor. Mas o coração está fechado.
“Eu me levantei para abrir ao meu amado, e as minhas mãos destilavam mirra, e os meus dedos gotejavam mirra sobre as aldravas da fechadura.” Cantares 5:5
E o texto diz que quando ela resolveu abrir, o amado havia ido embora.
“Eu abri ao meu amado, mas já o meu amado se tinha retirado, e se tinha ido: a minha alma tinha-se derretido quando ele falara; busquei-o e não o achei; chamei-o, e não me respondeu.” Cantares 5:6
Não se pode passar o livro de Cantares sem se atentar para os marcadores proféticos. Esse é um marcador profético para uma Igreja que vai ficar. E a pergunta que deve ser feita para cada um de nós é se o coração está aberto. Ainda há

tempo de abrir.
Chamei e não o respondeu
O que eu vou fazer agora? Procurar os guardas? Estes guardas, os quais ela foi buscar, são os mesmos relatados no capítulo 3. São aqueles que estão cuidando deste cristianismo que aí está. Mas este cristianismo não vai dar conta da sua alma. Essa é a situação do momento que estamos vivendo.
O salto desta vida para a eternidade, a religião não sabe ensinar. Cada um deve cuidar de si. O inimigo está em todos os lugares para nos acusar, e nos censurar. Ele faz parte do grupo que vai nos perseguir amanhã. Quando a cobertura do sangue de Jesus, do Espírito Santo for tirada, acabou. A trombeta vai soar e a Igreja Fiel será levada. O toque da trombeta confunde o adversário, mas será esse toque que irá levar a Igreja para a eternidade.
Que o Senhor nos abençoe!
Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata
Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

Participações EBD - Exterior
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 05 de fevereiro de 2023.
Bolívia

Participação do irmão Normando Jose Molina Tarupayo, Igreja em Tarija, Pr. David Delgadillo:
Pergunta 1: É a igreja infiel, porque é aquela que ficou e já não ouvia a voz do amado, não estava pronta para o arrebatamento.
Pergunta 2: a) “Despi-me das minhas roupas, ...”: É uma igreja que tirou sua roupa de salvação, já não vive em função da Boda do Cordeiro, da santificação e se acomoda. b) “Lavei os pés, ...”: E também retiro de si toda experiência que teve em seu caminhar no Senhor e já não deseja caminhar, com a desculpa de uma limpeza que ela mesma se fez, ou seja, uma santificação em sua razão.
Pergunta 3: A igreja infiel não abre por completo a porta, não permite que entre o corpo de seu noivo que é o Noivo, só quer pequenas bênçãos, mas não tem nem quer nenhum compromisso.
Pergunta 4: É uma igreja que sente e vive uma emoção, é algo passageiro.
Pergunta 5: É uma igreja que demora a responder, que ora, começa a procurar o Senhor, mas o fez inoportuno.
Pergunta 6: Dá-se conta que o amado já não está, já ocorreu o arrebatamento e a igreja fiel subiu com o Amado e junto ao Espírito Santo.
Pergunta 7: No versículo 2 do capítulo 6 de Cantares está a resposta, Ele lhe disse: Abre-me, minha irmã, minha amiga, minha pomba, perfeita minha. É uma igreja que não poderá dizer que não escuto a voz do
Senhor.
Pergunta 8: Todos sentiremos o toque do Senhor, mas o abrir o coração depende do homem, nós como igreja fiel abrimos nosso coração para que o Senhor opere.
Canadá
Participação do irmão Erika Roberta Fernandes Guilherme, da Igreja de Vancouver, Pr. Adonias Guilherme:
Pergunta 1: Fala de quem está apenas numa religião dentro de uma denominação, de uma igreja acomodada.
Pergunta 2: a)Ela confirma que já se despiu das vestes de salvação e isso é um caminho sem volta. b) Ela não quer mais caminhar, evangelizar ou trabalhar para o Senhor.
Pergunta 3: Quando deixamos uma porta entreaberta demostra que não damos liberdade para a pessoa que está lá fora entrar. Isso acontece em uma igreja que quer o Senhor só para essa vida, e não pra vida eterna, não tem intimidade com ele.
Pergunta 4: O Cristianismo dos dias atuais vive de emoção e não da revelação e obediência.
Pergunta 5: Profeticamente essa Igreja teve a benção do Espírito Santo, mas pela sua infidelidade perdeu a comunhão, tendo agora um coração endurecido, envelhecida espiritualmente distante da obra do espirito.
Pergunta 6: Constatou que perdeu a sua chance, não tem mais como estar com o amado e ficou não vai participar da grande festa das bodas com o cordeiro.
Pergunta 7: O Senhor insistia para que a igreja infiel abrisse a porta do seu coração, Ele tinha o refrigério para as aflições dessa vida. Esse é o lamento de uma igreja que se arrepende por não atender a voz do amado, não evangelizar, não viver o projeto, não testemunhar não ser um vaso nas mãos do Senhor.
Coréia do Sul
Participação do Pr. Peter Jo, Igreja em Seul:
Pergunta 3: Em Cantares de Salomão 5:4, o noivo (Jesus) veio buscar a noiva (a igreja) enquanto Ele a ama. Da mesma forma, por Seu amor pela igreja, Jesus vem para se revelar à Sua igreja e bate à porta. Jesus quer que abramos voluntariamente a porta do nosso coração para recebê-Lo. Porque o desejo do Senhor é habitar conosco em nossos corações, falar conosco e ter comunhão íntima conosco. No entanto, quando Jesus mostra Seu amor e nos dá Sua revelação, Ele nunca nos força a abrir nossos corações para Ele. Cabe a nós decidir se abrimos a porta para Ele ou nos recusamos a abrir a porta. Em relação à fresta da porta, o noivo (Jesus) “colocou” Sua mão através da fresta da porta, porque Ele quer utilizar todas as oportunidades - não importa quão pequenas sejam - para tocar nossos corações. Quando isso acontece, cabe a nós agir imediatamente e abrir nossos corações inteiramente, não parcialmente, para que o Senhor possa entrar em nossos corações. Caso contrário, como visto no versículo 6 do capítulo 5 de Cantares de Salomão, perdemos a oportunidade.
Participações EBD - Exterior
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 05 de fevereiro de 2023.
Costa Rica

Participação da irmã Martha Gutiérrez Jiménez, da igreja em Bagaces / Guanacaste, Pr. Manuel Ángel Cortés Villalobos:
Pergunta 1: No estudo anterior vimos que no versículo 2 a igreja infiel descreve como dorme mesmo sabendo em seu coração que há um plano para ela. Consequentemente, o versículo 3 é uma continuação da descrição da igreja infiel.
Pergunta 2: a) No texto de Isaías 61:10 há uma referência que associa “salvação” a “vestes”; Desta forma, é possível entender que a igreja infiel se refere ao fato de ter perdido a Salvação e estar tão acomodada que não quer recuperá-la.
b) No texto de Efésios 6:16 há uma referência que associa os “sapatos” ao “evangelho”; dessa forma, é possível entender que a igreja infiel não tem mais o entendimento do evangelho. Do seu ponto de vista, ela já está limpa, pois quem nos limpa, ou seja, nos santifica, é o Espírito Santo na medida em que realizamos a sua Obra (João 13:8).
Pergunta 3: Dependendo da tradução, há versões que apontam para o ferrolho ou para a fresta da porta; mas, segundo outras traduções, faz mais sentido pensar no abrir da porta, no espaço quando a porta está entreaberta. Em todo caso, é evidente que o “amado” quer entrar, assim como hoje o Espírito Santo quer operar em nossa vida; mas haverá uma operação se houver facilidade de nossa parte, se nós mesmos não abrirmos a porta de nossos corações ao Senhor. Assim, a igreja fiel tem esta posição
afluente.
Pergunta 4: Semelhante à pergunta anterior, mas destacando que a igreja infiel está ciente da operação de Deus, conhece a palavra e pode até ter um culto na casa de Deus, mas deixa o “amado” de fora. De fato, a posição da igreja infiel era inicialmente a da igreja fiel, mas aos poucos ela se corrompe, entrando em religiosidades sem permitir a atuação do Espírito Santo.
Pergunta 5: Como havíamos estudado anteriormente, a mirra nos aponta para o “sofrimento”. Por um lado, a igreja infiel começa a se incomodar com as aflições desta vida, e procura o “amado” justamente quando precisa de um favor. Por outro lado, neste caso específico, os sofrimentos abundam, porque o Espírito Santo já não está ali para ajudar, nem o “amado” para responder. Este momento profético aponta para o fim das “dores de parto” (Romanos 8:22-30) e o início da “grande tribulação” (Mateus 24:15-28).
Pergunta 6: A igreja infiel descobre que não foi arrebatada. Ela abriu a porta quando a oportunidade já havia passado.
Pergunta 7: O “amado” falou com ele, conforme o versículo 2, pedindo que a porta lhe fosse aberta.
Pergunta 8: Ainda há tempo de ajustar nossas vidas e abrir a porta do nosso coração ao Senhor. O Espírito Santo está batendo na porta e está pronto para entrar se permitirmos.
Estados Unidos

Participação do irmão Eduardo de Souza, Igreja em Milford, Pr. Cleidson Pereira:
Pergunta 1: A igreja infiel está falando, porque está deitada acomodada, despreparada pro chamado do noivo.
Pergunta 2: a) A igreja infiel já desistiu da Salvação. b) Ela não tem nada mais pra falar pois ela mesma já não crer nem espera Jesus pra salvação!
Pergunta 3: Porque a igreja infiel não abriu seu coração por completo. Igreja infiel que não se entregou a ele.
Pergunta 4: A alma tem um vazio, mas vive pelas emoções. As pessoas tremem, ao ouvir as profecias, mas não mudam de vida!
Pergunta 5: Uma igreja infiel, que não atendeu a voz inconfundível do Amado. Ela que o conhecia, mas agora ficou com a mirra na mão, ficou com o sofrimento e com a culpa de não tem sido salva.
Pergunta 6: Ela constatou que não havia mais tempo, o Amado já se tinha ido.
Pergunta 7: Ele falou: irmã minha: ela tinha salvação. Amiga minha: ela tinha intimidade com o Amado. Pomba minha: ela tinha o Espírito Santo Minha imaculada: ela fora purificada pelo Espírito Santo de Jesus.
Pergunta 8: Jesus quer entrar nos corações.
Holanda
Participação da irmã Amanda Vicente Guanandy, Igreja em Amsterdã, Pr. Mauricio Ladeira:
Pergunta 1: Diz respeito a Igreja Infiel. A Igreja que não se encontra preparada e pronta para o arrebatamento.
Pergunta 2: a) A Igreja que está
Participações EBD - Exterior
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 05 de fevereiro de 2023.
nua, sem revelação e direção. Possui um testemunho impuro e vergonhoso. b) A Igreja que está apática, acomodada e sem a disposição de andar em comunhão com o Senhor.
Pergunta 3: Ele fez isso porque a entrega da igreja infiel não foi plena, apenas visual e superficial mas não íntima e verdadeira.
Pergunta 4: Nos fala de uma Igreja que possui apenas uma entrega frágil e ligada a sentimentos vazios, apenas expressada com gestos mas não com o coração entregue.
Pergunta 5: A Igreja Infiel busca o Amado de forma tardia e atrasada. Ela sofre grandemente (mirra) por não ouvir sua doce e segura voz.
Pergunta 6: Ela fez as seguintes constatações: “Meu amado se tinha retirado”; “Busquei-o e não o achei”; e “Chamei-o e não respondeu”. O Amado já havia partido para buscar sua Noiva (Igreja Fiel).
Pergunta 7: Ele havia dito: “Abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha”.
Inglaterra

Participação do irmão Halisson Ader Vieira dos Santos, Igreja em Oxford, Pr. Charlles Cibien:
Pergunta 1: Quem está falando é a Igreja infiel, porque aponta para as atitudes de uma igreja que abandonou o profético, despindo as suas vestes de Salvação e tirando os calçados. Abandonou a postura para a Salvação.
Pergunta 2: a) Abandonou as vestes da Salvação. As vestes nupciais para o dia do arreba-
tamento e que foram ganhas no dia que confessou o Senhor Jesus como Salvador. Abandonou também o testemunho (as vestes apontam para o testemunho, pois aos olhos de todos uma noiva se destaca em qualquer lugar) não anunciando mais a operação do Espírito Santo para Salvação. b) Tirou o evangelho na figura do calçado, ou seja, tirou a base para sua caminhada. Está acomodada e não anda mais no Caminho (Senhor Jesus). Preferindo outras prioridades para esta vida em detrimento ao Amor Verdadeiro.
Pergunta 3: O Senhor Jesus bateu, mas a porta não foi aberta totalmente, a entrega pessoal não foi completa, foi feita com reserva (fresta da porta). Aponta para uma igreja que quer a bênção, mas não quer o Salvador, vemos exemplo como: “Dez leprosos”, apenas um voltou, em “Apocalipse 3:20”, fala que o Senhor está a porta se alguém abrir Ele entrará em sua casa.
Pergunta 4: A aplicação profética da expressão aponta para uma igreja que ainda sente o toque do Senhor, mas está acomodada e vive de sentimentos e emoções. É a mesma experiência dos dois discípulos de Emaús, o Senhor falava, o coração ardia, mas se distanciavam de Jerusalém com suas lembranças religiosas.
Pergunta 5: A mirra fala do sofrimento. A igreja infiel viverá a Grande Tribulação, período de sofrimento, pois não foi arrebatada e, ao se levantar e abrir a porta, o Amado já tinha ido. Ela vai sofrer por ter rejeitado a oportunidade (Graça) dada pelo Amado.
Pergunta 6: As constatações foram: a) O meu amado se tinha retirado e ido; b) A alma da igreja infiel havia se derretido quando o Amado falara; c) Buscou e não o achou; d) Chamou e não respondeu.
Pergunta 7: O Amado tinha falado do seu amor para com a Igreja, de como Ele se daria para o nosso resgate, do projeto de Salvação. E ela rejeita todo aspecto profético que Ele apresenta a ela.
Pergunta 8: Refere-se ao desejo do Noivo (Jesus) de entrar no coração do homem. Que ele abra não apenas uma fresta da porta do coração, mas todo o seu coração para Jesus entrar.
Japão

Participação da irmã Mitsue Noguti, da Igreja em Aichi-ken / Toyota-shi, Pr. David Vieira:
Pergunta 1: A igreja infiel. Porque fala de uma igreja que não estava preparada para o arrebatamento.
Pergunta 2: a) “já despi os meus vestidos” - fala de uma igreja que tirou, rejeitou as vestes de salvação, suas vestes núpcias, já não vive mais para o momento profético do arrebatamento. b) “….já lavei os meus pés…” - fala de uma igreja acomodada ,dormindo espiritualmente , que não anda mais no Caminho que é o Senhor Jesus , já não evangeliza mais.
Pergunta 3: Porque a igreja infiel não quer um compromisso com o Senhor Jesus. Ela não abriu completamente o coração para o Senhor e sua obra, está mais interessada nas coisas terrenas do que as eternas, quer somente as bençãos para
Participações EBD - Exterior
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 05 de fevereiro de 2023. esta vida e não o abençoador.
Pergunta 4: Uma igreja infiel com pessoas emocionadas mais que não alcançou o momento profético, perdeu a sensibilidade de ouvir a voz do Senhor e a ação do Espírito Santo.
Pergunta 5: A igreja infiel levanta tarde mais o Amado já se tinha ido, e ela fica com sofrimento por não ouvir mais a voz do Amado.
Pergunta 6: Cantares 5:6 - Eu abri ao meu amado, mas já o meu amado tinha se retirado, e tinha ido; a minha alma desfaleceu quando ele falou; busquei-o e não o achei, chamei-o e não me respondeu. “o meu amado tinha se retirado, e tinha ido; busquei-o e não o achei, chamei-o e não me respondeu. O Amado já tinha ido arrebatar a Igreja Fiel (a noiva). A profecia já se cumpriu.
Pergunta 7: Cantares 5:2 - Eu dormia, mas o meu coração velava; e eis a voz do meu amado que está batendo: abre-me, minha irmã, amiga minha, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite. “abre-me, minha irmã, minha amiga , pomba minha, imaculada minha….”. A insistência do Senhor Jesus de chamar e salvar essa igreja .
Pergunta 8: O Senhor Jesus quer entrar no coração do homem, Ele quer que a igreja abra todo o coração para o Senhor Jesus entrar e não só uma fresta.
Libéria
Participação do Pr. Seth Kumi, do Maranatha Bible Church, na Monrovia:
Pergunta 4: À igreja que tem uma sensibilidade apenas emocional e aparente. Essa sensibilidade é muito utilizada nas expressões dirigidas ao Senhor Jesus, tais como: palmas, gritos, comunhão aparente etc. Essa igreja diz que ama a Jesus, mas não está interessada em Sua vinda. A sua sensibilidade aparente é em função do seu desejo das bênçãos do Senhor, apenas para esta vida. É que uma igreja que tem uma sensibilidade apenas emocional e expressa ao Senhor Jesus apenas com gestos e não de coração.
México
Participação da irmã Rita Pereira da Costa, da Igreja de Puebla - Pr. Alfredo Salguero:
Pergunta 1: Cantares 5:3 . A igreja infiel. Porque são expressões que falam acerca de uma igreja que não estava preparada para o arrebatamento. Não há como vestir de novo, abandonou o espiritual. Às vestes de salvação.
Pergunta 2: Cantares 5:3. a) A igreja infiel já despiu suas vestes de salvação, sua vestes núpcias; já não mais vive em função do arrebatamento. Não dá mais testemunho. b) Uma igreja que já está totalmente acomodada e não está mais disposta a andar no Caminho (Senhor Jesus). Essa igreja já não evangeliza mais , porque não tem testemunho de salvação para os outros.
Pergunta 3: Cantares 5:4. Porque a entrega da igreja infiel não foi completa. Uma igreja infiel que não abriu totalmente o seu coração, mas fez isso sob reservas. Uma igreja que está mais interessada na benção do
que no abençoador .
Pergunta 4: Cantares 5:4. Uma igreja que tem uma sensibilidade apenas emocional e aparente, que ela expressa ao Senhor Jesus apenas com gestos e não com o coração. Existe um grande vazio, sai como entrou na igreja.
Pergunta 5: Cantares 5:5. A igreja infiel toma a decisão de levantar-se e abrir a porta, porém tardiamente e com o sofrimento (mirra) por não ouvir mais a voz do “Amado “.
Pergunta 6: Cantares 5:6. “…o meu amado se tinha retirado…” “…busquei e não achei; chamei-o, e não respondeu. “O Amado “já tinha ido para arrebatar a Igreja Fiel ( a Noiva ).
Pergunta 7: Cantares 5:6. “… abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada…”. Deuteronômio 30:14-15.
Nigéria

Participação do Pr. Benjamin Alexander Ogbonnaya, da New Life United Church, em Anambra:
Pergunta 3: O amado, Jesus, coloca a mão apenas na fresta da porta, porque a porta não havia sido aberta por completo. A igreja infiel não abriu o seu coração totalmente para o Senhor Jesus. Ela tem reservas. A fresta é uma pequena parte da abertura. Isso quer dizer que a igreja infiel dá a menor parte para o Senhor e o Senhor quer que nós entreguemos a Ele todo o nosso coração. Por isso ele coloca a mão pela fresta, porque Ele quer entrar e fazer morada no nosso coração.
Participações EBD - Exterior
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 05 de fevereiro de 2023.
Nova Zelândia
Participação dos irmãos da Igreja em Auckland - Pr. Douglas Spanghero:
Pergunta 1: No capítulo 5, verso 3, quem está falando é a igreja infiel, porque neste momento em que a igreja deve ficar em extrema vigilância, com sua candeia(coração) cheia do Espírito Santo, ela dorme.
Pergunta 2: a) “...Já despi os meus vestidos...” - fala do momento em que a igreja infiel não valoriza, e põe de lado a Santidade, ou seja, já despi os meus vestidos, significa a benção da Salvação tirada. “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Hebreus 12:14. b) “...Já lavei os meus pés...” - fala daquele que participa apenas de uma religião, de uma denominação, ou seja, está acomodado, rejeitou o serviço do Senhor, não quer mais realizar a Obra, acha que não precisa de mais nada, se acha autossuficiente.
Pergunta 3: Porque o desejo do Noivo(Jesus), é de entrar no coração do homem, e que ele abra não apenas uma fresta do coração, mas todo o seu coração para Jesus entrar.
Pergunta 4: Fala daqueles que só desejam a benção, mas não desejam o abençoador, ou seja, querem realizar a Obra do Senhor do seu próprio jeito, da sua maneira, e não da vontade do Senhor. Mateus 22:14.
Pergunta 5: Fala do momento do sofrimento da igreja infiel, quando ela decidir abrir a porta, será tarde demais, o Noivo(Jesus) já arrebentou a sua igreja fiel.
Pergunta 6: a) O Noivo (Jesus),
levou a Noiva (Igreja Fiel). b) Se deu o arrebatamento. c) O Noivo (Jesus), se retirou.
Pergunta 7: “ ... eis a voz do meu amado, que estava batendo: abre- me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite:”
Panamá

Participação da irmã Karla Ortega, da igreja em Aguadulce, Pr. Vicente Castillo:
Pergunta 1: a igreja infiel. Fala de uma igreja insensível e acomodada.
Pergunta 2: a) Retirou as vestes de salvação, sem estar pronta para o arrebatamento. b) Acomodada, vivendo de experiências passadas, sem o anseio de ir em busca das almas perdidas e sem a experiência de caminhar com no caminho da salvação.
Pergunta 3: Uma igreja que entregou parte do seu coração, caminho melhorado, porém o Senhor insistiu com ela, deveria ter aberto a porta, e não somente contemplar um amor sem viver o amor.
Pergunta 4: Um amor aparente e sem profundidade, não conhece o noivo realmente o noivo, ele está do lado de fora, é a igreja infiel hoje, não conhece os mistérios de Deus, é um amor emocional.
Pergunta 5: A decisão será tomada tardiamente, o noivo irá embora, a porta da graça neste se fechará. O Espírito Santo e a igreja fiel estarão nas bodas do Cordeiro com o noivo.
Pergunta 6:: “…o meu amado se
tinha retirado, e se tinha ido…”; “…busquei-o e não o achei; chamei-o, e não me respondeu. “O “Amado” já tinha ido para arrebatar a Igreja Fiel (a Noiva)”.
Pergunta 7: “…abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada…”. A igreja infiel pode ser achada no meio da igreja fiel, por isso da vigilância constante.
Pergunta 8: refere-se ao desejo do Noivo (Jesus) de entrar no coração do homem. Que ele abra não apenas uma fresta da porta do coração, mas todo o seu coração para Jesus entrar.
Quênia
Participação do Pr. Peter Anjili, da Calvary Outreach Ministries, em Luanda:
Pergunta 5: A igreja infiel toma a decisão de levantar-se e abrir a porta, porém tardiamente e com o sofrimento (mirra) por não ouvir mais a voz do “Amado”. Esse momento é uma igreja infiel, pois nesse momento a igreja fiel já foi arrebatada. E a igreja infiel passará por lutas e provações. Os dedos dela destilando mirra mostra que ela vai passar por um sofrimento muito grande. E essa igreja, quando buscar o Senhor Jesus, não vai encontrá-lo, porque Ele já foi, a igreja já foi arrebatada, o Espírito Santo já foi tirado da Terra. Nesse momento profético, a igreja fiel já foi arrebatada. Um momento agora em que não há mais salvação para a igreja infiel.

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 05 de fevereiro de 2023.
Distrito Federal
Participação da irmã Jeane Miguel do Nascimento Freire, Igreja de Gama Oeste, Pr. Ivo Malaquias de Carvalho:
Pergunta 1: Igreja Infiel.
Pergunta 2: A igreja infiel perdeu o seu objetivo de salvação, sujou os pés, se contaminou com a sujeira do mundo. As vestes não representam mais o objetivo de salvação, não tem mais testemunho. 1Coríntios 10:21 não tem mais compromisso com o Senhor. Despiu as vestes de salvação por diversos motivos, sem santificação ninguém verá a Deus. A parábola da grande ceia onde muitos deram justificativas para não realizar a obra do Senhor, assim como a igreja infiel representada nos textos.
Pergunta 3: O Senhor bateu mas a igreja infiel não se entregou completamente não abriu totalmente o coração, a Palavra nos diz para servir ao Senhor de todo o coração. Uma porta que não abriu por completo, onde muitos esperam somente por bençãos para esta vida a Palavra relata que aquele que espera em Deus somente para esta vida é uma infeliz criatura. Lucas 22:31 o Senhor rogou para que a Fé de Pedro não desfalecesse, a Fé da igreja infiel desfaleceu. Vemos uma insistência da parte do Senhor para a salvação. A mão na fresta da porta, onde o Senhor quer se revelar.
Pergunta 4: As entranhas fala do interior, um cristianismo emocionado, um amor aparente. Mateus 15:8 o coração está longe do Senhor uma igreja que ensina preceitos dos homens. Cristianismo com emo-
ção sem conversão, o antigo testamento o sacerdote retirava do sacrifício a parte da emoção, porque o Senhor não quer participação. O evangelho de hoje não há negação do “eu” pelo contrário querem realizar as suas próprias vontades.
Pergunta 5: Ela se levanta mas já era tarde e tem as dores do lamento. O realizar da obra como um sofrimento um peso.
Pergunta 6: Ela constatou que tinha perdido a oportunidade. Depois que a porta se fechar não haverá salvação para os gentios.
Pergunta 7: Abre me irmã minha.
Pergunta 8: Jesus quer entrar no coração do homem, um coração limpo.
Minas Gerais
Participação da irmã Simone Aparecida de Aguiar, Igreja de Pouso Alegre, Pr. Paulo Sérgio Ferreira:
Pergunta 1: A igreja infiel. Porque são expressões que falam acerca de uma Igreja que não estava preparada para o arrebatamento.
Pergunta 2: a) A Igreja Infiel já despiu suas vestes de salvação, suas vestes nupciais; já não mais vive em função do arrebatamento. Não dá mais testemunho. b) Uma igreja que já está totalmente acomodada e não está mais disposta a andar no Caminho (Jesus). Essa igreja já não evangeliza mais, porque não tem mais testemunho de salvação para os outros. Apocalipse 3:17.
Pergunta 3: Porque a entrega da igreja infiel não foi completa. Uma igreja infiel que não
abriu totalmente o seu coração, mas fez isso sob reservas. Uma igreja que está mais interessada na bênção do que no abençoador.
Pergunta 4: Uma igreja que tem uma sensibilidade apenas emocional e aparente, que ela expressa ao Senhor Jesus apenas com gestos e não de coração.
Pergunta 5: A igreja infiel toma a decisão de levantar-se e abrir a porta, porém tardiamente e com o sofrimento (mirra) por não ouvir mais a voz do “Amado”.
Pergunta 6: “…o meu amado se tinha retirado, e se tinha ido…”; “…busquei-o e não o achei; chamei-o, e não me respondeu. “O “Amado” já tinha ido para arrebatar a Igreja Fiel (a Noiva)”.
Pergunta 7: “…abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada…” (verso 2).
Pergunta 8: Refere-se ao desejo do Noivo (Jesus) de entrar no coração do homem. Que ele abra não apenas uma fresta da porta do coração, mas todo o seu coração para Jesus entrar.
Pernambuco
Participação da irmã Eliane Maria da Silva, Igreja Da Ilha de Itamaracá, Pr. João Carlos Teixeira de Melo:
Pergunta 1: Quem está falando é a igreja infiel, porque ela está vivendo do que o mundo está oferecendo, ela não tem compromisso com o Espírito Santo. Ela não crer na volta de Jesus. Ela tem compromisso com o mundo.
Pergunta 2: a) ela tirou as vestes da salvação, ela saiu do ca-
Participações EBD - Brasil
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 05 de fevereiro de 2023. minho da salvação, não evangeliza, não ora, mas não tem, mas está comprometida com o mundo ela abandonou os dons espirituais as armas espirituais ela tem compromisso com o mundo voltou para as suas raízes. b) ela não evangeliza, não ouve mais a voz do Espírito Santo. Ela saiu do caminho da salvação.
Pergunta 3: Ao colocar a mão na fresta da porta Ele está querendo que ela abra o coração para que ele entre.
Pergunta 4: o meu amado tinha eu senti a presença dele, mas as minhas mãos só saiam sofrimento ela rejeitou o sofrimento de Jesus Cristo. Quando ela abriu a porta o amado já tinha ido embora. Não tem uma segunda salvação.
Pergunta 5: As minhas destilava sofrimento. Ela rejeitou a Cristo o seu sofrimento na cruz.
Pergunta 6: Quando ela abriu o coração o amado já tinha ido embora. Perdeu a salvação.
Pergunta 7: Ela está no caminho, ela já teve muitas experiências ela sentiu a presença do Senhor, mas agora ele saiu do caminho da salvação ela rejeitou o projeto, e voltou pro mundo essa é a igreja infiel, que trocou a benção da salvação pelas iguarias que o mundo oferece.
Rio Grande do Sul

Participação da irmã Leonora Maria Perlin Durlo, Igreja de Alegrete, Pr. Roberto Junior Almeida da Silva:
Pergunta 1: Profeticamente quem está falando é a Igreja infiel. Diante da sua situação espiritual, ela deixa claro que perdeu a benção do Espírito
Santo em sua vida, as vestes de salvação e o batismo com Espírito Santo.
Pergunta 2: a) A Igreja Infiel já despiu suas vestes de salvação, suas vestes nupciais; já não mais vive em função do arrebatamento. Não dá mais testemunho. b) Uma igreja que já está totalmente acomodada e não está mais disposta a andar no Caminho (Jesus). Essa igreja já não evangeliza mais, porque não tem mais testemunho de salvação para os outros.
Pergunta 3: Porque a igreja infiel não abriu totalmente seu coração para o noivo. Ela consegue ouvir a voz do amado dizendo: Abre-me! Ela sabe que está vivendo o momento profético da noite, que as profecias estão se cumprindo, o amado mostra pra ela que tem consolo e esperança para dar. Ela pode ver a mão de Jesus se apresentando na fresta da porta, pois o ministério de Jesus está operando nesta hora, porém ela não deixa que esse ministério opere na sua vida, nem deixa que essa mão conduza seus passos. O mais importante é o que ela pensa, a sua ideologia sobretudo. O ministério do Espírito Santo não tem valor para ela, é apenas algo para ser exaltado em seus cantos, porém é uma mão que não tem permissão para guiar, para admoestar e nem para edificar. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. Apocalipse 3:20
Pergunta 4: Uma igreja que tem uma sensibilidade apenas emocional e aparente, que ela expressa ao Senhor Jesus apenas com gestos e não de coração. O Cristianismo dos dias
atuais vive de emoção. Neste texto mostra profeticamente pessoas que se dizem cristãs, mas que vivem de movimentos e emoção. Elas dizem que amam a Jesus, mas não buscam fazer a Sua vontade. Em João 14:21 diz: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” Não adianta dizer que ama a Jesus, mas não guardar os seus mandamentos, não viver a palavra, não obedecer e andar conforme a doutrina verdadeira.
Pergunta 5: A igreja infiel toma a decisão de levantar-se e abrir a porta, porém tardiamente e com o sofrimento (mirra) por não ouvir mais a voz do “Amado”. Cantares 5:5 - “Eu me levantei para abrir ao meu amado, e as minhas mãos destilavam mirra, e os meus dedos gotejavam mirra sobre as aldravas da fechadura.”
Pergunta 6: “…o meu amado se tinha retirado, e se tinha ido…”; “…busquei-o e não o achei; chamei-o, e não me respondeu. “O “Amado” já tinha ido para arrebatar a Igreja Fiel (a Noiva)”. Cantares 5:6 - “Eu abri ao meu amado, mas já o meu amado se tinha retirado, e se tinha ido: a minha alma tinha-se derretido quando ele falara; busquei-o e não o achei; chamei-o, e não me respondeu.”
Pergunta 7: “…abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada…” (verso 2).

Perguntas da Semana
06 a 12 de fevereiro de 2023
Assunto: A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares. Texto base: Cantares Capítulo 5, versos 7 a 9. No capítulo 5, a palavra fala de uma Igreja Fiel que foi arrebatada e de uma igreja infiel que não foi arrebatada.
Perguntas para todos
Pergunta 1
Lendo Cantares, capítulo 5, verso 7, quem está falando? A Igreja Fiel ou a igreja infiel?
Pergunta 2
Ainda no verso 7, profeticamente, quem são: “...os guardas que rondavam pela cidade...”?
Pergunta 3
Continuando no verso 7, qual a aplicação profética das seguintes expressões:
a) “...espancaram-me, feriram-me;”
b) “...tiraram-me o meu manto...’
c) “...os guardas dos muros.”
Pergunta 4
Lendo Cantares, capítulo 5, verso 8, quem são, profeticamente, as “...filhas de Jerusalém...” e qual a aplicação profética do pedido feito a elas?
ou aponte a câmera para enviar uma participação escrita.
Clique
Clique
aponte a câmera para enviar uma participação em vídeo.
Clique
a câmera para acessar todos os Boletins Informativos.
Pergunta 5
Perguntas da Semana
06 a 12 de fevereiro de 2023
Continuando no verso 8, por que a igreja infiel define sua situação como: “...estou enferma de amor.”?
Pergunta 6
Lendo Cantares, capítulo 5, verso 9, uma pergunta é feita à igreja infiel, qual a aplicação profética desta pergunta e, profeticamente, a quem se refere a expressão: “...outro amado...”?
Pergunta 7
Ainda no verso 9, por que, profeticamente, a igreja que ficou é tratada como “...a mais formosa entre as mulheres”?
Pergunta para CIAs
Pergunta 8
Faça uma comparação entre a expressão contida em Cantares, capítulo 5, verso 5. “Eu me levantei para abrir ao meu amado...”, com o que está escrito em Lucas 12:36, “E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe.”

Programa Anunciando o Evangelho Eterno
Ocorreu, no último final de semana, o programa “Anunciando o Evangelho Eterno”.

Confira na tabela abaixo toda a grade horária de transmissão do programa no Brasil e em alguns países do mundo.
Veículo de Comunicação Local
Informe Semanal
30 de janeiro a 05 de feveiro de 2023
Dias e Horários*
YouTube Mundo Sexta-feira (21h)
RedeTV** Brasil Segunda a Sexta-feira (17h)
Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 96,1)
Pedro Canário (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 97,9)
Rádio SIM (FM 102,1)
Rádio SIM (FM 105,3)
Rádio SIM (FM 106,1)
Rádio SIM (FM 107,3)
Rádio SIM (FM 107,7)
Rádio Extremo Sul (AM 830)
Rádio SIRT FM (FM 104,5)
Rádio SIRT FM (FM 90,3)
Rádio Braz USA (AM 1360)
Anchieta (ES) Domingo (08h)
Pinheiros (ES) Domingo (08h)
Santa Teresa (ES) Domingo (08h)
Linhares (ES) Domingo (08h)
Aracruz (ES) Domingo (08h)
Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)
Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h)
Tete/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)
Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)
Massachusetts - EUA Domingo (14h)
*Horário de Brasília
** Na Rede TV os cultos são transmitidos de segunda a sexta-feira, às 17h. Estes cultos são retransmitidos às 22 horas, de segunda a sextafeira pelo canal da Igreja Cristã Maranata no YouTube.
Clique aqui ou aponte a câmera para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.
Informe Semanal
30 de janeiro a 05 de fevereiro de 2023
Transmissão especial para as Igrejas do Brasil
No domingo, dia 05 de fevereiro de 2023, às 15h00 (hora de Brasília), ocorreu a transmissão especial para as igrejas do Brasil. A apresentação foi feita pelo Pr. Valter Babo.
Primeira pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo diácono André Aparecido de Frei Inocêncio/MG.
Segunda pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo obreiro Nelyo Salomão de Campina Grande do Sul/PR.
Terceira pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo diácono Isaac Lima do Rio de Janeiro/RJ.
Quarta pergunta:
Esta pergunta foi respondida pela senhora Valéria Cardozo de Gaspar/SC.
Quinta pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo adolescente Thiago Santos de Peras de Maria da Cruz/ MG.
Sexta pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo jovem Tiago Maciel de Araguaína/TO.
Sétima pergunta:
Esta pergunta foi respondida pela senhora Sílvia Januária de Esmeralda/MG.
Oitava pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo intermediário Luan Almeida de Arapongas/PR e pela intermediária Eloisa Martins de Itapetim/PE.
Décima pergunta:
Esta pergunta foi respondida por Huagna Bento de Porto Seguro/BA, Vinícius Almeidas de Paraguaçu Paulista/SP e Letícia Pedrotti de Erechim/RS.

As transmissões foram realizadas por meio do canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

Transmissão especial para as igrejas do Exterior
Atransmissão especial para as igrejas do exterior ocorreu neste domingo, 5 de fevereiro de 2023, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.

Foi apresentado neste domingo os testemunhos das igrejas em Nagoya, e em Suzuka. Estas Igrejas estão sob a responsabilidade do ministério do Pr. David Vieira, de Washington, auxiliado pelos diáconos Rogério Fujisawa e Victor Takashi Shirase. No Brasil, foram relatados os testemunhos das Igrejas em Taubaté, São Paulo e Volta Redonda, Rio de Janeiro.
Irmã Kaori Fujisawa
Japão
Senhora na igreja em Nagoya
A paz do Senhor, depois que eu comecei a participar da Escola Bíblica Dominical muitas coisas mudou dentro de mim. Eu não sabia falar muito o português, eu cresci e fui criada aqui no Japão e estudei em escola japonesa. Então não tive muita oportunidade de falar a língua portuguesa. Então por muitas vezes eu não estava entendendo as perguntas da Escola Bíblica Dominical, mas mesmo assim eu participava da Escola Bíblica Dominical e fui aprendendo os mistérios da palavra de Deus e o amor de Deus por nós, e ao mesmo tempo aprendi o português também, e aos poucos eu comecei responder
Informe Semanal
30 de janeiro a 05 de feveiro de 2023
as perguntas, e o que me deixa mais feliz é que agora estou participando das aulinhas das crianças como tradutora, e ajudando as crianças que não entende muito a língua portuguesa para ensinar o ensino do Senhor, Eu quero agradecer ao Senhor porque Ele me trouxe na sua presença e me deu uma experiência maravilhosa, e quero continuar participando da Escola Bíblica Dominical para poder estudar mais a palavra de Deus.
Irmã Solange Shirase
Japão
Senhora na igreja em Nagoya
A paz do Senhor Jesus. Durante muito tempo eu busquei algo que pudesse satisfazer a minha alma. Satisfazer a minha experiência aqui em vida e nada era suficiente. Até que há mais ou menos um ano eu tive a oportunidade de conhecer a Obra do Espírito Santo de Deus aqui no Japão e receber a Jesus como meu único e suficiente Salvador. Eu não tenho nem palavras para descrever o quanto o Senhor tem edificado a minha vida. Ele tem me aperfeiçoado através da Sua Pala-
vra, através de entoar louvores e através dos cultos também. Aqui no Japão eu tinha muita vontade de ir à igreja, mas como era longe e aqui não é como no Brasil, que tem igrejas nos bairros uma perto da outra, tem bastante igrejas, mas aqui, infelizmente ainda não tem. Mas eu tive a oportunidade de acompanhar os cultos da Igreja Cristã Maranata, pelo YouTube e isso era o meu sustento espiritual na parte da manhã (fuso horário de 12 horas). Isso me edificou muito e foi muito maravilhoso. É claro que nada como estar presencialmente na igreja louvando ao Senhor e glorificando o nome do Senhor na igreja. Portanto quero dizer que em tudo o Senhor tem me abençoado e eu tenho tido ótimas experiências com a Escola Bíblica Dominical, os estudos bíblicos, conhecer o sentido profético da Palavra de Deus. É algo que tem acrescentado muito conhecimento à minha vida e tem fortalecido a minha fé a cada dia. Eu agradeço muito ao Senhor por tudo o que ele tem feito e agradeço também aos irmãos da igreja, esta Obra maravilhosa que tem chegado até aqui no Japão.
Informe Semanal
30 de janeiro a 05 de fevereiro de 2023
Classe de CIAs
Brasil
Igreja em Taubaté/SP
Resposta à pergunta 8, da Escola Bíblica Dominical de hoje, da classe de crianças, intermediários e adolescentes.
Professora: Lendo Cantares, capítulo 5, verso 4, na expressão: “O meu amado meteu a sua mão pela fresta da porta…”, faça uma relação desta expressão com o que está escrito em Apocalipse 3:20, na expressão: “…se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta…”.
Classe de crianças, intermediários e adolescentes: O Senhor Jesus quer fazer morada no coração de todos. A paz do Senhor Jesus.
Diác. Luiz Carlos Guimarães
Brasil
Igreja do Retiro, Volta Redonda/RJ
A paz do Senhor Jesus. A Escola Bíblica dominical tem sido uma bênção em nossas vidas. Eu comecei a observar que alguns irmãos deixavam de enviar suas contribuições, porque tinham dificuldade em usar o Sistema e outros até nem tinham acesso à internet. Então eu orei ao Senhor e comecei a imprimir as perguntas e distribuir na igreja para esses irmãos para que eles pudessem responder e, logo após, me devolvessem. E com a autorização deles, eu passei a enviar as contribuições deles. E isso tem sido uma grande experiência, porque os irmãos me perguntam se está certo, alguns adolescentes me ligam, mandam Whatsapp. Alguns até me perguntam se ti-
raram nota dez. Isso tem sido um grande aprendizado para todos nós. Ficamos muito felizes em ver o interesse e a participação dos irmãos. Que Deus continue abençoando a Escola Bíblica Dominical.
Irmã Michelle Brasil
Jovem na igreja do Retiro, Volta Redonda/RJ
A paz do Senhor Jesus. Vou contar uma experiência breve que eu tive numa Escola Bíblica Dominical. Quando em um momento eu me via na sala com pastor Gedelti, e ali eu sentia um vulto como se alguém estivesse se sentando no banco. Então eu olhei rapidamente e não vi ninguém. Nesse momento eu perguntei ao Senhor: “Senhor, foi um anjo que se sentou ao meu lado?”
E o Senhor me respondeu no Salmo 72:11 (“E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão”.
Testemunhos postados no portal - Exterior e Brasil
Irmão Gilvan
Hungria
Igreja em Budapeste
É uma bênção podermos participar da Escola Bíblica Dominical. Isso tem trazido um alento para o nosso coração, refrigério para a nossa alma e todas as vezes que nos reunimos para responder as perguntas, em comunhão com a igreja e em comunhão com os irmãos e a comunhão com o Espírito Santo, nós somos edificados. A Escola Bíblica Dominical tem vindo de encontro aos nossos
corações para nos edificar nesta última hora. Temos sido alvo da benção do Senhor nos ensinos transmitidos pela Escola Bíblica Dominical.
Irmã Bruna
Brasil
Igreja em Bela Vista, Itabira/MG
Eu não estava conseguindo ir aos cultos, e por isso estava muito agitada e inquieta. Hoje (29-jan) após chegar na Escola Bíblica veio sobre mim algo tão bom. Quando uma irmã glorificou ao Senhor, pela comunhão no culto, ali o Senhor me visitou e me deu o entendimento que o que eu estava sentindo era falta de estar no Corpo, junto com os irmãos. Agora, sim, já me sinto bem.
Assistência 0800
Durante este período de pandemia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento
Assistência 0800 e COVID
28 de janeiro a 03 de fevereiro de 2023
e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 08007073076.
As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatísticos dos atendimentos realizados.
A pandemia COVID-19
A situação da evolução da pandemia do Coronavirus (COVID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.
A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne-
cessidade de seguir as orientações já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispensáveis para o momento. O comunicado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.
Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de re-
Período de apuração: 28/01 a 03/02/2023
Fonte: Relatório de Assistência ICMPlantão 24 horas
uniões com aglomeração, em observância às orientações dadas pelas autoridades sanitárias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do quadro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Brasil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.
Agenda da Semana
06 a 12 de fevereiro de 2023
Cultos Virtuais
Data: Todos os dias
Horário: 20h
Local: YouTube
Clique aqui para assistir os cultos
Anunciando o Evangelho Eterno
Data: 10/02 (Sexta-feira)
Horário: 21h
Local: YouTube
Clique aqui para assistir o programa
Escola Bíblica Dominical
Data: 12/02 (Domingo)
Horário: 10h30
Local: YouTube
Clique aqui para assistir a EBD
Transmissão Especial - Exterior
Data: 12/02 (Domingo)
Horário: 12h
Local: YouTube
Clique aqui para assistir a transmissão
Transmissão Especial - Toda Igreja





Data: 12/02 (Domingo)
Horário: 15h
Local: YouTube
Clique aqui para assistir a transmissão
