3 minute read

Música VIVER POR CRISTO. Com mais de um

VIVER POR CRISTO MÚSICA

O hino de Thomas Obediah Chisholm, com mais de um século de existência, é um louvor que mostra a ligação que corresponde aos fiéis com o Redentor, como resultado de sua morte no Calvário.

Escrito em 1917 nos Estados Unidos pelo poeta Thomas Obediah Chisholm, oferece uma visão profunda das obrigações daqueles que confiam no Senhor. Publicado em incontáveis hinários de todas as denominações evangélicas do mundo, o louvor Viver por Cristo enfatiza o vínculo que deve existir entre os crentes e o Filho de Deus em virtude de seu sacrifício na cruz. Traduzida em muitas línguas em seus mais de cem anos de existência, a poesia de Chisholm tem uma história muito particular. O compositor Carl Harold Lowden, autor dos acordes da canção, compôs em 1915, uma agradável melodia para os cultos infantis onde está sua origem. No entanto, em 1917, depois de ouvir várias opiniões, o compositor considerou que sua obra deveria ter uma letra de bênção. Depois de orar muito, Lowden decidiu pedir a Chisholm que escrevesse a letra para sua composição. Então lhe enviou uma carta e sugeriu o título e o tipo de versos que ele poderia usar. Vinte e quatro horas depois, porém, o autor respondeu que não sabia como ajudá-lo; imediatamente lhe escreveu de novo e sugeriu que deixasse Deus guiá-lo. Após duas semanas, nasceu o belo hino “Viver por Cristo”.

FORMIDÁVEL COMPOSITOR Criador de mais de 1.200 hinos, Chisholm veio ao mundo em um chalé de madeira na cidade de Franklin, estado de Kentucky, em 29 de julho de 1866. Guiado pelo Espírito Santo, entregou-se a Jesus aos vinte e sete anos quando ouviu o Evangelho da boca do missionário Henry Clay Morrison, presidente do Asbury College, que o levou aos pés do Salvador. Em 1903 foi ordenado ministro de Deus.

Fiel às Sagradas Escrituras até sua morte em 29 de fevereiro de 1960, o servo do Altíssimo descreveu certa vez os propósitos que o motivaram a escrever cânticos cristãos. Neste sentido, afirmou: “Procurei ser fiel à Palavra e evitar temas frívolos; também desejei muito que cada hino pudesse transmitir uma mensagem de fé aos corações para quem foi escrito”.

Carl Harold Lowden nasceu em 12 de outubro de 1883, na cidade de Burlington, estado de Nova Jersey. Lowden era um cristão com um talento musical notável que usou desde muito jovem

VIVER POR CRISTO

1 Viver por Cristo a vida veraz; Servi-lo em amor no mundo falaz; Fiel ao que ordena a voz do dever, Eis o caminho de um puro viver.

2 Viver por Cristo que Se deu por mim; Sofrendo na cruz angustia sem fim; O amor me impele a Cristo atender, Seguir-lhe os passos com real prazer.

3 Viver por Cristo onde eu estiver, Fazendo em Seu nome o que for mister; E pronto a sofrer agrura e pesar, A cruz levando e sem murmurar.

4 Viver por Cristo, o meu Salvador; Andar sempre à luz do Seu grande amor, Levar aos perdidos a salvação, Cumprindo alegre a Sua missão.

CORO Meu Salvador bendito, A ti me entrego enfim. Fizeste o sacrifício Na cruz por nós por mim. Só Tu és meu Senhor; Dou-te meu coração. Em mim, vive ó Jesus, então, E eu viverei em Ti.

para espalhar a mensagem do Senhor. Durante várias temporadas, ensinou música no Instituto Bíblico da Pensilvânia. Também liderou os coros e louvores de uma igreja batista em Camden por vinte e oito anos.

O compositor foi também o editor de música de uma grande congregação estadunidense durante doze anos. Da mesma forma, ao longo de sua vida, compôs vários hinos de adoração e consagração e propiciou a criação de estrofes como Viver para Cristo. Um cântico que, baseado na Bíblia, faz conhecer a maior bênção concedida pelo Redentor: a salvação. Morreu em 27 de Fevereiro de 1963.

This article is from: