
6 minute read
Literatura OUTROS EVANGELHOS. Pablo Hoff
OUTROS EVANGELHOS LITERATURA
O teólogo e prodigioso autor de livros cristãos, Pablo Hoff, expõe detalhadamente as novas ameaças que conspiram contra a fé cristã, e igualmente revê e descreve as seitas mais fanáticas e perigosas que existem na América do Sul.
Advertisement
Que é uma seita falsa? Segundo Josh Mc Dowell e Don Stewart, “é uma perversão, uma deformação do cristianismo. Como tal, rejeita os ensinamentos que a igreja cristã manteve ao longo da história”. O cristianismo é reconhecido como uma religião baseada na Bíblia e os cristãos como “o povo do Livro”. As seitas falsas geralmente aceitam alguns ensinamentos bíblicos, rejeitam outros e acrescentam novas doutrinas. Pregam “outro evangelho”, distorcendo a verdade “para sua própria destruição” (2 Pedro 3:16). Outra característica que identifica um grupo como uma seita falsa é aquela composta por pessoas que seguem cegamente um inovador de doutrinas e ideias.
Este livro foi escrito para que o crente evangélico possa conhecer as novas ameaças que conspiram contra a fé cristã. O livro Outros Evangelhos descreve e revê as seitas mais fanáticas e perigosas que existem na América do Sul. Escrito por Pablo Hoff em fins do século XX, conta suas histórias, resume suas doutrinas e fraquezas, e mostra respostas bíblicas que frustram suas doutrinas peculiares.
INIMIGOS DA FÉ Ao ler o Livro de Mórmon e os panfletos usados para ganhar adeptos, parece que os Santos dos Últimos Dias são ortodoxos quanto às doutrinas mais importantes. Manifestam que acreditam na Trindade, na divindade de Jesus Cristo e sua expiação, redenção e ofício de mediador. No entanto, os pesquisadores de essas doutrinas mediante a leitura dos sermões e revelações de seus profetas afirmam que desenvolveram uma teologia completamente nova baseada no desaparecimento da Igreja que Cristo instituiu. Seu Jesus Cristo

LITERATURA é outro, seu evangelho é outro, e seu Espírito Santo é outro. Os mórmons acreditam em muitos deuses, “estes deuses estão em ordem progressiva, alguns em uma etapa mais avançada do que outros”.
Pablo Hoff selecionou cuidadosamente alguns dos grupos mais fanáticos e perigosos da América Latina. Neste livro, conta sua história, apresenta a situação atual, resume suas doutrinas e fraquezas, e menciona respostas bíblicas.
As Testemunhas de Jeová não publicaram artigos de fé ou declarações de um sistema de doutrina. Negam categoricamente que adotaram as ideias do Russell. Afirmam extrair seus ensinamentos diretamente da Bíblia. Josh Mc Dowell observa, no entanto, que eles “abusam das Escrituras para apoiar suas crenças características”. Eles fazem isso principalmente citando textos fora de contexto, enquanto omitem outras passagens que são importantes para o assunto. Na prática, suas próprias publicações têm prioridade sobre as Escrituras. Além disso, os tradutores de sua versão da Bíblia são acusados de alterar certas passagens bíblicas a fim de harmonizá-las com as noções de Russell e Rutherford, que contradizem as Escrituras.
TANTAS SEITAS Dividido em duas partes, a obra do pastor Hoff contém informações relevantes sobre mormonismo, testemunhas de Jeová, espiritismo e ocultismo, astrologia, satanismo, hinduísmo ocidental, movimento da Nova Era, Adventismo do sétimo dia e as denominações “Somente Jesus”. Essa é a imagem completa dos grupos que ficaram ocultas na América Latina durante muitos anos e espalharam ideias errôneas.
De todas as formas de religião, o espiritismo é a mais antiga e mais condenável por Deus. O termo espiritismo se refere à crença de que é possível se comunicar com o mundo invisível dos espíritos, mesmo com os mortos, e obter sua orientação e ajuda. Diz-se que a serpente no jardim do Éden foi a primeira médium. As religiões dos antigos egípcios, assírios e babilônios incluíam elementos de ocultismo em suas cerimônias. Entre os cananeus e fenícios, a prática da feitiçaria era comum. Na Grécia, os oráculos de Delfi eram famosos, mas não sua maneira de anunciá-los. Charles R. Erdman diz: “A inspiração dos agoureiros e feiticeiros gregos foi expressa através de um frenesi que era extremadamente selvagem e se glorificavam em sua loucura absoluta”.
Floyd Woodworth, servo de Cristo, ao escrever o prólogo deste tratado comentou sobre o contexto da publicação. “Estamos cercados por inúmeros propagadores de todos os tipos de teoria filosófica e doutrina religiosa não bíblica. Muitas ideias entram em nosso mundo sem apercebermos disso. Esses agentes são muito visíveis na rua, mas não nos preocupamos em investigar suas ideias, ainda menos sua origem”, observa o pregador.

Neste livro, Hoff, missionário estadunidense que pregou a Palavra de Deus na Argentina, Bolívia e Chile, destaca a ideologia de certos grupos religiosos, não guiados pelas Sagradas Escrituras, que manipulam o autêntico e difundem caos e confusão entre os fiéis do Senhor. Este livro também permite identificar os inimigos da fé, conhecer suas crenças, desmascará-los.

Dividido em duas partes, a obra do pastor Hoff contém informações relevantes sobre mormonismo, testemunhas de Jeová, espiritismo e ocultismo, astrologia, satanismo, hinduísmo ocidental, movimento da Nova Era, Adventismo do sétimo dia e as denominações "Somente Jesus". Essa é a imagem completa dos grupos que ficaram ocultas na América Latina durante muitos anos e espalharam ideias errôneas sobre o cristianismo.
Os satanistas dizem que não estão à procura de membros. No entanto, a seita atrai pessoas, oferecendo ajuda para resolver diversos problemas; ganhar poder, posição e prejudicar seus inimigos. Primeiro, são introduzidos à magia, aparentemente inofensiva, com promessas de riqueza pessoal, sucesso em sua profissão ou atração sexual. Parece que o satanismo é a resposta a três ambições: poder, sexo e vingança. Satanás recruta seus seguidores entre aqueles que buscam o aberrante como um meio para alcançar seus fins egoístas, sem perceber que ficarão presos pelo maligno.
AMOR CRISTÃO Divulgado em 1993, a obra de Hoff estabelece, em sua última seção, os passos a serem seguidos para conquistar os simpatizantes dos outros Evangelhos. Nesse sentido, o autor menciona que o amor cristão pode fazer muito para desarmar aqueles que esperam ser rejeitados e perseguidos. Da mesma forma, indica que o partidário de uma religião é cego pelo deus deste mundo e é obra do Espírito Santo persuadi-lo de seus erros.
Algumas autoridades, ao estudar outros Evangelhos, já não qualificam os adventistas como uma seita falsa. Eles acreditam na inspiração da Bíblia, na Trindade, na divindade e no nascimento virgem de Cristo, em sua expiação e em muitas outras doutrinas evangélicas. Então, por que estudar Adventismo? Apesar de serem ortodoxas, têm outras doutrinas que não o são. Por exemplo, desviam algumas de suas crenças sobre a morte e o estado futuro do caminho bíblico. Exageram na observância do sétimo dia como o dia de repouso. Aceitaram a profecia de Elena de White quase como “inspirada” e a usam para interpretar a Bíblia. O obreiro cristão deve conhecer suas ideias estranhas e estar preparado para refutá-las. Pablo Hoff, no final da segunda parte de seu manifesto, examina, com precisão de relógio, a Igreja Católica Romana e apresenta algumas de suas doutrinas que não concordam com as dos cristãos. No entanto, com absoluta franqueza, testifica que a tarefa de detalhar conceitos católicos é complexa devido às condições variáveis de uma organização que tem um domínio e influência incontáveis e imensos.
Os protestantes conservadores aceitam a Bíblia como a única fonte de revelação e autoridade divina. Em contrapartida, a Igreja Católica Romana afirma que a verdade revelada é encontrada tanto nas Escrituras quanto nas tradições não escritas, tais como doutrinas sobre santos. Na prática, porém, a Igreja Católica Romana exerce o magistério (dignidade e autoridade do professor) sobre os ensinamentos. Os concílios determinam a doutrina, apesar da negativa do Vaticano de ser superior: “Este magistério não está acima da Palavra de Deus, mas lhe serve”. É evidente que a tradição sagrada, as Escrituras e a autoridade magistral da Igreja estão tão intimamente ligadas e unidas que não se pode ficar sem as outras.